Política

CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Governo

Portugal realiza troca de Obrigações do Tesouro

Necessidades de financiamento líquidas para este ano deverão situar-se em 8,6 mil milhões de euros. Troca permitirá prolongar para 2026 e 2028 dívida em circulação com maturidade em 2020 e 2021.
China

Morreu Li Peng, ex-primeiro-ministro chinês

Li Peng morreu esta segunda-feira, em Pequim. Pertencente á ala dura do Partido Comunista chinês, mandou o exército pôr fim aos protestos da praça Tiananmen.
Tecnologia

Mais de 70% dos cabo-verdianos têm telemóvel 

Número é o menor desde 2016. O inquérito também estima que 81,8% dos agregados familiares cabo-verdianos têm pelo menos um aparelho de televisão, enquanto o uso de telefone fixo e rádio cai.
Manifestações

Manifestações param a cidade de San Juan

As manifestações pararam uma das principais avenidas da cidade, fecharam universidades e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo. A população pede a renúncia de Ricardo Rossello.
Caixa Geral de Aposentações

Lista das subvenções vitalícias continua oculta

1.072
O PS achava que não era precisava de uma nova lei, mas avançou com proposta que nunca chegou a ser votada. O Governo diz que só há publicação da lista com nova lei.
Greve

Greves nos setores da Justiça marcaram legislatura

A área da justiça fica marcada por contestações e greves nesta legislatura. As reivindicações relacionam-se com a carreira, o estatuto e a atualização dos salários. Espera-se um "verão muito quente".
Eleições

PS aprova listas de candidatos a deputados

O processo para a escolha dos candidatos a deputados do PS começou no início deste mês. As comissões indicaram dois terços dos deputados, enquanto António Costa ficará responsável pelo outro terço.
Política

Catarina Martins pede exigência aos eleitores

A líder do Bloco de Esquerda considera que num país "desigual e injusto" como Portugal, os eleitores têm de ser exigentes. Sem a maioria absoluta do PS, o país é mais seguro.
Estados Unidos da América

Acordo entre Trump e democratas evita "shutdown"

O presidente americano chegou a acordo com o Partido Democrático sobre o orçamento de Estado para evitar paralisação da administração federal. Pelosi e Schumer falam em reforço da segurança nacional.
Eleições

Ferro e Centeno na lista para deputados em Lisboa

Ferro Rodrigues e Mário Centeno integram respetivamente em terceiro e em quinto lugar a lista de candidatos a deputados do PS por Lisboa, liderada por António Costa.
Maioria de Esquerda

Mais quatro anos de geringonça? /premium

367
Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.
Ministério da Defesa

A reacção do MDN à entrevista do CEMGFA

644
Diplomata Cravinho, V. mercê é uma vergonha. Por certo conhece a lastimável frase de antigo e já desaparecido maioral do PS para um humilde guarda da PSP que apenas cumpria o seu dever. Aplica-se a si
PS

Santos Silva é cabeça de lista por Fora da Europa

Líder socialista vai fazer avançar uma carta de peso por um círculo menos óbvio, apontando o MNE Santos Silva a cabeça de lista por um círculo onde o PS não elege desde 1999.
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

552
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Transportes Marítimos

Soflusa. Sindicatos equacionam levantar greve

A administração da Transtejo/Soflusa ofereceu um aumento de 28 euros para todas as categorias de trabalhadores. Sindicatos aceitaram proposta, que ainda terá de ser ratificada até 31 de julho.
Direito de resposta

Direito de Resposta

Direito de resposta de Magda Sofia Marques Rodrigues sobre o artigo “Mãe da antiga secretária de Álvaro Amaro apanhada pela PJ a destruir documentos da câmara”.
Animais

Transferências para autarquias suspensas

117
Os veterinários aplaudem a decisão do parlamento de cessar o diploma que transferia para os municípios competências de proteção, saúde e segurança dos animais. Dizem que medida era incompreensível.
Ordem dos Médicos

Ordem acusa Costa de confundir o seu papel

312
Costa criticou o exercício dos poderes regulatórios de algumas ordens profissionais, em especial a dos Médicos. OM diz que declarações são “incompreensíveis e factualmente erradas".
Serviço Nacional de Saúde

SNS "não pode ser só uma história bonita", diz PM

367
António Costa inaugurou esta segunda-feira cinco unidades de saúde nos concelhos de Sintra e Amadora. Salientou a proximidade entre o Estado e as autarquias e disse: "O futuro constrói-se aqui".
Agricultura

Granizo. Governo apoia agricultores afetados

Setecentos agricultores foram afetados em todo o concelho do Mogadouro. A linha de crédito terá quatro anos de duração e um ano de carência e vai financiar culturas afetadas pelo granizo.
CDS-PP

PSD questiona Cristas sobre centristas acusados

PSD de Oliveira do Bairro diz que silêncio de Cristas sobre acusação de 17 centristas de violação da lei do Orçamento é "inadmissível". PSD quer que Cristas diga se concorda ou não com acusação.
Reino Unido

Votação para escolher sucessor de May já terminou

Votações para o novo primeiro-ministro britânico terminaram esta segunda-feira. Escolha foi feita por 160 mil membros do Partido Conservador. Resultado será conhecido esta terça-feira.
Política

Escócia. Jo Swinson líder dos Liberais Democratas

A deputada escocesa venceu esta segunda-feira a eleição para a liderança do partido dos Liberais Democratas, derrotando Ed Davey. A deputada diz que se sente "honrada".
Greve

Motoristas. Nova greve terá mais consequências

Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias ameaça consequências mais graves que em abril para a greve que começa em 12 de agosto. Supermercados e outros serviços vão ser afetados.
Ucrânia

Ucrânia. Observadores legitimam eleições

A missão de observação internacional da OSCE diz que eleições respeitaram as liberdades fundamentais e foram competitivas. Peritos dizem que houve transparência e organização.
Língua Portuguesa

Português vai ser língua curricular em 32 países 

288
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que quer divulgar ainda mais o português. Santos Silva adianta ainda que a integração do português em liceus na Argélia e na Turquia está em projeto-piloto.
Refugiados

Refugiados. Governo propõe "acordo provisório"

A Secretária de Estado da Administração Interna defende que os navios com migrantes devem poder entrar nos portos "enquanto a nova Comissão Europeia não estiver estabilizada".
PS

PS. Costa e Ana Catarina Mendes cabeças de lista

Listas de candidatos a deputados do PS serão aprovadas na terça-feira. Costa e Ana Catarina Mendes repetem liderança. Mário Centeno e Ferro Rodrigues também deverão integrar lista do PM.
Música

Yangyang Ruan conquista título de Melhor Pianista

Jovem chinês recebeu o título no Concurso Internacional Santa Cecília, que decorreu na Casa da Música, no Porto. O pianista interpretou um Concerto de Frédéric Chopin, numa prova que durou 35 minutos.
Óbito

AIEA. Reações de pesar à morte do diretor-geral

O Japão, Estados Unidos, Irão e União Europeia lamentaram a morte do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano, de 72 anos.
Emigrantes

Começa processo de apoio ao regresso de emigrantes

Programa confere a redução da tributação em 50% dos rendimentos do trabalho e dos rendimentos empresariais e profissionais, durante cinco anos, para os cidadãos que regressem a Portugal em 2019/20.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Governo

Investimento de 300 milhões para zona ribeirinha

O projeto pretende intervencionar 64 hectares de área e posicionar Portugal num "espaço de referência no contexto internacional nos domínios das ciências marítimas e marinhas e à economia azul".
Partidos e Movimentos

Rui Rio acusa PS de copiar propostas do PSD

134
O líder do PSD acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?"
Médicos

Ordem. António Costa critica práticas dos médicos

163
O primeiro-ministro critica as práticas regulatórias dos médicos e considera "obrigatório" ter recursos humanos necessários em Portugal. Costa critica o limite imposto à formação.
Eleições

Macau. Único candidato a chefe do executivo 

Ho Iat Seng, empresário macaense, apresentou a sua candidatura com 378 assinaturas entre 400 membros. É o único candidato a chefe do executivo de Macau para as eleições de 25 de agosto.
Eleições

PSD. Ruas corre por Viseu, Sonia Ramos por Évora

Fernando Ruas é candidato por Viseu. Sónia Ramos por Évora. Filipa Roseta em Lisboa e Hugo Carvalho pelo Porto. PSD apresenta 16 cabeças de lista que nunca estiveram nesta posição e cinco repetentes.
Migração

Alemanha pede distribuição estável de migrantes 

O governo alemão apela a esforços conjuntos de todos os países da União Europeia para o problema dos resgates de migrantes do Mediterrâneo.
Estradas

Requalificação da EN 125 é urgente, diz PSD

218
O cabeça de lista do PSD por Faro fala de uma obra "muito urgente para milhares de cidadãos que se sentem abandonados" e pede para o Governo "não cometer os mesmos erros".
Primeiro-Ministro

97% vão ter médico de família, diz António Costa

Se os concursos em marcha forem concluídos, António Costa garantiu que 97% dos portugueses vão ter médico de família. Os restantes 3% "serão rapidamente resolvidos no início da próxima legislatura".
Ensaios do Observador

Brexit e o parlamento: o segredo por trás do caos /premium

114
O mundo tem assistido atónito a um aparente caos no funcionamento do parlamento britânico por causa do Brexit. O que se passa? E porquê? Ensaio de Jorge M. Fernandes e de Mafalda Pratas Fernandes.
Inglaterra

Secretário de Estado britânico demite-se 

Alan Duncan invocou incompatibilidade com Boris Johnson enquanto potencial sucessor de Theresa May. Mais de 12 membros do governo podem demitir-se caso Johnson ganhe a liderança do partido.
Macau

Mais de 20 milhões de pessoas visitam Macau

O número de excursionistas e de turistas aumentou 34,2% e 8,2%, respetivamente, em termos anuais, totalizando 20.284.633 de visitantes, que permanecem durante um período médio de 1,1 dia.
CTT

CTT investe 90 mil euros em posto de Santarém

Este é o segundo novo Centro de Entrega a entrar em operação no âmbito do Plano de Modernização e Investimento, onde a empresa vai investir 40 milhões de euros na rede postal e logística até 2020.
Política

Primeiro-ministro da Papua Nova Guiné na Austrália

O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné visita Austrália, numa altura em que o país tenta contrariar a influência chinesa no Pacífico Sul. Marape descarta possível discussão sobre o assunto.
Ucrânia

Ucrânia. Maioria absoluta para Zelensky

Primeira vez que um partido obtém maioria desde a independência do país. De acordo com as projeções, o partido de Zelensky terá pelo menos 226 das 450 cadeiras no parlamento.
França

Macron muda autarquias antes das eleições

A menos de um ano das eleições municipais em França, Macron e as entidades políticas francesas iniciam uma reconfiguração das autarquias. Novo partido pode trazer mudanças à política local.
Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

134
É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas
Espanha

Espanha. PSOE e Podemos ainda não têm coligação

Os dois partidos deixaram o tempo passar e tentaram chegar a acordo em contrarrelógio antes do debate de tomada de posse. O Podemos ainda não garantiu apoio, mas ainda há tempo até quinta-feira.
Partidos e Movimentos

Gonçalo Lopes substitui Castro na Câmara de Leiria

Presidente da Câmara, Raul Castro, foi anunciado como candidato às legislativas pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria e teria de abandonar o cargo até 41 dias antes do dia das eleições.
Japão

Japão. Shinzo Abe venceu as eleições

Apesar de garantir a maioria no órgão legislativo (141 lugares num total de 245), Abe não alcançou o número de lugares necessários para poder pressionar uma revisão constitucional.
PSD/CDS

A beira do precipício

724
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Brasil

Bolsonaro: divulgar dados "prejudica imagem"

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou que mais de mil m2 de floresta tinham sido destruídos na primeira metade de julho sem informar o ministro do Ambiente. Bolsonaro não gostou.
CDS-PP

Corrupção. CDS abre caminho para delação premiada

125
CDS quer avançar com o estatuto do denunciante (excluindo os hackers) e reforçar o estatuto do arrependido, de forma a que as autoridades tenham um instrumento próximo da delação premiada.
Bloco de Esquerda

Violência doméstica. BE reafirma proposta 

Catarina Martins apresentou este domingo o programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as áreas da igualdade e direitos sociais, com o lema "Direitos fortes contra o conservadorismo e preconceito"
CDS-PP

CDS desafia PS a apresentar contas

648
“Não é possível nem é maduro discutir programas eleitorais sem apresentar contas”, aponta o coordenador do programa eleitoral do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes.
PS

Capoulas Santos em Évora e Jamila Madeira em Faro

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e a coordenadora da bancada do PS para a área da saúde, Jamila Madeira, vão encabeçar respetivamente as listas de candidatos a Évora e Faro.
Eleições Legislativas

Centro de cibersegurança fará ações com partidos

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) planeia estabelecer, como já fez no passado, uma sala de situação e acompanhamento para o dia das legislativas.
Maioria de Esquerda

E se Cavaco Silva não tivesse dado posse a Costa? /premium

1.398
O PS, BE e PCP não chegaram em 2015 com um programa para governar mas sim com um projecto de poder. Era esse o momento certo e provavelmente único para o porem em prática. Puseram-no.
Política

Portugal: um país anestesiado

279
A um país anestesiado basta acenar com o Simplex, versão revisitada. Ninguém vai questionar. A anestesia é de efeito prolongado. O problema é se o país entra em coma.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

280
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
Programa Eleitoral do PS

Desafio a PGR, asas para Centeno e Constituição

563
António Costa já tem programa para ir a votos em outubro e apresentou-o num discurso longo onde destacou o combate à corrupção com avisos para a procuradora e o uso dos instrumentos legais nesta luta.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)