Política

Extrema Esquerda

Para que servem o BE e o PCP? /premium

O país anda à procura de onde surgirão os 'coletes amarelos' à francesa, mas estes podem aparecer onde menos se espera: entre o próprio eleitorado da esquerda.
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

Bernardino Soares, justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
Fenprof

Fenprof ameaça Governo com "ano desgraçado"

Na base do alerta dos sindicatos ao Governo está a contagem integral do tempo de serviço congelado. Também o reposicionamento nos escalões da carreira de alguns professores está a gerar problemas.
DCIAP

Novo diretor do DCIAP manda recados para Ivo Rosa

480
Albano Pinto defendeu a utilização da prova indireta como forma de combate à corrupção e invocou convenções internacionais que defendem esse tipo prova que costuma ser rejeitada por Ivo Rosa.
Pesca

Governo paga 800 mil euros por suspensão da pesca 

O período de apresentação de candidaturas do regime de apoio à interrupção temporária da pesca da sardinha foi alargado para 20 dias após início da paragem e modificadas as condições de elegibilidade.
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
Ministério Administração Interna

Ministro tem "toda a confiança" na polícia

Eduardo Cabrita sublinhou que "a tranquilidade e a serenidade" são essenciais e garantiu que todas as matérias que forem suscetíveis de investigação serão esclarecidas.
Igreja Católica

Jornadas. Marcelo espera confirmação do Papa

As Jornadas da Juventude são um primeiro momento de encontro global dos jovens após o sínodo dos bispos que lhes foi dedicado em outubro. Nele foi reforçada a necessidade de continuar com os jovens.
Comentário Político

"Quadratura do Círculo" vai passar para a TVI24

180
O histórico programa de comentário político, que é emitido esta semana na SIC Notícias pela última vez, vai mudar-se para a TVI24. Mantém-se o painel e o horário.
PSP

BE e SOS Racismo acusados de incitarem à violência

1.962
Paulo Rodrigues considerou "inadmissíveis" os comentários que "colocam a população contra a polícia" e porque criam a ideia de que é legítimo tentar agredir as forças de segurança.
Governo

Nova lei da paridade em vigor após ciclo de 2019

A ministra da Presidência defendeu em reunião que a nova lei não deve ser aplicada com pressa, mas de forma cuidadosa, de forma a que a representação política seja mais equilibrada em Portugal.
Rui Rio

CGD. Rui Rio acusa esquerda de "hipocrisia"

491
Rui Rio acusa os partidos de esquerda de "hipocrisia" ao dizerem que "é preciso continuar a investigar" a gestão da CGD, recordando que foram eles quem decidiu encerrar a comissão de inquérito.
Bloco de Esquerda

BE Almada: "Subserviência e cartilha" de Mortágua

1.947
Carlos Guedes, deputado do BE em Almada, queria abster-se no Orçamento do PS/PSD. Joana Mortágua queria votar contra. Eis o gatilho de uma guerra que culminou numa espécie de expulsão de braço no ar.
PCP

PCP realça "resiliência" do SNS

Jerónimo de Sousa considera que o conjunto das propostas entregues na Assembleia da República confirma não estarem ainda garantidas as condições necessárias para uma revisão progressiva da Lei.
Marcelo Rebelo de Sousa

Jamaica. Marcelo pede que se evitem generalizações

332
O Presidente da República esteve na Baixa de Lisboa após os confrontos entre manifestantes e polícia e apelou a que não se generalizem comportamentos isolados.
Ambiente

CO2. Menos 60 milhões de barris para neutralidade

O ministro do Ambiente afirma que todos os setores da economia portuguesa terão que contribuir para a redução das emissões, com destaque para a produção de energia, indústria e agricultura.
Porto

Arrábida. Relatório do PS enviado para o MP

No relatório, fundamentações legais declaram a nulidade do PIP de 2009. Uma centra-se no facto de a obra viabilizada em 2009 ter uma dimensão superior à prevista no PIP de 2002 aprovado pela câmara.
Setúbal

Ministra diz que dragagens são fulcrais para Sines

A ministra do Mar defende que se a intervenção no Porto de Setúbal não for feita os portos não crescem. BE mostra-se preocupado com expansão no que toca aos impactos negativos para os golfinhos.
Cabo Verde

Cabo Verde investe 6,3 milhões em formações

O Governo pretende transformar o desemprego jovem em oportunidades para o país e para os jovens cabo-verdianos. O programa contempla 5.000 jovens com estágio e mais 5.000 com formação profissional.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede ajuda a diplomatas

O primeiro-ministro salienta para a importância de projetar uma "imagem digna do país". O governante chamou a atenção dos diplomatas sobre o posicionamento do país em relação à agenda global.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: "Reino Unido tem um problema consigo próprio"

O ministro dos Negócios Estrangeiros entende a proposta de Theresa May como um plano para realizar reuniões para que possa haver um plano que possa ser aceite na Câmara dos Comuns.
Ucrânia

Ucrânia. Timoshenko na candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".
CDS-PP

Jamaica. CDS critica silêncio do ministro

534
O CDS-PP acusou Eduardo Cabrita de ter deixado os polícias serem "queimados em lume brando" das críticas e avisou que se tiver havido excesso de violência o caso deve ser investigado.
Moçambique

Secretária de Estado portuguesa visita Moçambique

A visita ocorre num contexto de crise no país, mas a governante portuguesa assegura que se insere "no quadro normal das consultas políticas com Moçambique".
Ministro da Educação

Ministro defende propinas pagas por empresas 

100
O fim das propinas é defendido por dirigentes do PS, do BE, do PCP. No entanto, o ministro do Ensino Superior alerta para "a necessidade de alargar a penetração do ensino superior em Portugal".
Enfermeiros

Lisboa. Greve dos enfermeiros com 68% de adesão

A greve dos enfermeiros na região de Lisboa e Vale do Tejo ronda já os 68% de adesão. O presidente do Sindicato afirma que os números revelam "a grande onda de insatisfação" da classe.
Serra da Estrela

Bloco quer extinguir concessão turística na Serra

Os bloquistas consideram que o contrato com a Turistrela, a empresa com a concessão da Serra da Estrela, pode ser revertido, dado que a empresa "está continuamente a contornar e violar a lei".
Polícia Judiciária

PJ em greve na primeira semana de fevereiro

Os inspetores, seguranças e pessoal administrativo da Polícia Judiciária vão realizar uma paralisação durante várias horas por dia na primeira semana de fevereiro (de 4 a 8) e nos dias 11 e 12.
CTT

CTT. Controlo público só com autorização da UE

Há no PS vários setores que defendem o regresso do controlo público dos CTT, mas vice-presidente da bancada avisa que é "quase impossível" reverter processo de privatização e nacionalizar empresa.
Racismo

Assessor do BE reitera alusão a "bosta da bófia"

6.808
O dirigente do SOS Racismo e assessor do BE acredita que a extrema-direita quer desacreditar a luta contra o racismo, colando-a à agenda de um só partido, o Bloco de Esquerda.
Estados Unidos da América

EUA. Congressistas querem resolver o 'shutdown'

A solução deverá ser conseguida sem a interferência do Presidente Donald Trump, que disse estar orgulhoso pelo 'shutdown'. A paralisação deixa mais de 800 funcionários públicos sem salário.
Hackers

Hacker suspeito de espiar emails do Governo

251
A PJ suspeita que Rui Pinto, suspeito de ter acedido aos emails do clube, é também responsável por um ataque similar feito a vários ministérios já que o método e os servidores foram os mesmos.
Mortalidade

Marcelo preocupado com mortalidade infantil

Perante o aumento da mortalidade infantil, Marcelo Rebelo de Sousa defende que é necessário apurar causas para que "não se volte a repetir no futuro" a subida do número de mortes no 1º ano de vida.
PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

891
Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros iniciam a greve de quatro dias

A classe protesta contra o encerramento do processo negocial sobre a carreira e apelam à "correta contagem dos pontos para todos os profissionais". Paralisação começa hoje em Lisboa e Vale do Tejo.
Democracia

O custo da não-participação

105
Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Lei Eleitoral

E você sente-se representado pelos seus deputados? /premium

Não é aceitável que o eleitor tenha de estar fisicamente num dado dia e num local específico para votar. Num futuro próximo é incompreensível se não pudermos votar através de um site ou de uma app.
Política

Portugal é diferente… e não é para melhor /premium

Onde Portugal é diferente para pior é que a vida política está monopolizada pelo governo, ou por quem ocupa o Estado e pelas corporações que querem fazer parte deste, nomeadamente os sindicatos.
Saúde

Ministra diz que Lei de Bases pode ser melhorada

A ministra da Saúde, Marta Temido, a Lei de Bases da Saúde é passível de "muitas sensibilidades" mas a proteção dos cidadãos "exige intervenções que contemplem respostas para o futuro".
Relações Internacionais

Poder das línguas ibéricas é mote de novo projeto

727
Os dois Institutos vão apresentar obras para mostrar o potencial e o poder do português e do espanhol, tanto na área da literatura como da economia, ciência e comunicação internacional.
Porto

Marcelo "apaixonado" pelo novo Matadouro do Porto

O Presidente da República declarou hoje o seu apoio ao projeto de reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto, que aguarda luz verde do Tribunal de Contas para iniciar a obra.
Greve

Lisboa. Bombeiros mantêm greve por falta de acordo

Sindicato não chegou a acordo com o Governo, apesar de terem havido avanços no que diz respeito à questão do estatuto da carreira. Sapadores Bombeiros de Lisboa iniciam hoje uma greve de 15 dias.
Economia

Governo: previsão de crescimento do PIB é realista

Em dezembro, o Banco de Portugal piorou as projeções de crescimento de Portugal, esperando que o PIB aumente 1,8% este ano, contra as previsões do Governo de crescimento de 2,2%.
Ministério da Defesa

Ministro espera acordo com Embraer em 2/3 meses

As negociações com a Embraer chegaram a um impasse e, se a empresa não baixar o preço, o Estado admite procurar alternativas. O valor previsto para a compra é 827 milhões de euros em 12 anos.
Bloco de Esquerda

Saúde. BE critica proposta ambígua do Governo

Catarina Martins entende que a proposta de lei do Governo é insuficiente e não faz aquilo que o Governo diz que quer que a lei faça. As taxas moderadoras são um dos aspetos que divide BE e Governo.
Ministério Da Justiça

Trabalho sobre violência doméstica trará melhorias

Ministra defende que é possível fazer mais e melhor quanto à violência doméstica. Francisca Van Dunem comentava o relatório europeu que avaliou as medidas contra a violência contra as mulheres.
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

11.230
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Reino Unido

Candidaturas dos europeus tornadas gratuitas

O estatuto de residente permanente será atribuído àqueles com cinco anos consecutivos a viver no Reino Unido, enquanto os que estão há menos de cinco anos no país terão um título provisório.
CDS-PP

Cristas "não mexe um milímetro" na estratégia 

141
A líder centrista apelou a uma conjugação de votos nos partidos do centro de direita para que nas próximas eleições legislativas, a 6 de outubro, não vença a atual solução governativa de esquerda.
Mortalidade

Mortalidade infantil. Ordem quer apurar causas

220
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

2.516
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE aconselha "habituais cuidados" aos portugueses

Antecipando as manifestações de oposição e a favor do governo de Nicolás Maduro, agendadas para quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela a que tudo decorra pacificamente.
Presidente da República

Marcelo viaja com camionistas 

5.311
O Presidente da República partiu esta segunda-feira do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto de Lisboa num camião de transporte de mercadorias para conhecer os problemas de quem os conduz.
Bombeiros

Bombeiros iniciam greve e vão reunir com o Governo

Os bombeiros protestam contra a proposta do Governo de regulamentação do estatuto do bombeiro profissional, que pretende unificar estas carreiras. A greve começa às 20h e decorre até 5 de fevereiro.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Eurostat

Portugal com o segundo maior excedente da UE

130
Números do Eurostat dizem respeito apenas aos três meses entre julho e setembro, mas Portugal iguala a Bulgária e fica apenas atrás de Malta.
PSD

PSD: Vai entrar ação para destituir Mota Pinto

976
Paulo Colaço, apoiante de Rui Rio desde o primeiro minuto, pediu a demissão do Conselho de Jurisdição Nacional para poder interpor uma ação disciplinar a exigir a demissão de Mota Pinto.
Trabalho

Patrões não querem discutir disparidade salarial

O Governo quer que os parceiros sociais discutam a criação de um mecanismo para combater a diferença salarial. Presidente da CIP questiona legitimidade da medida.
Catarina Martins

O Bloco é de extrema-esquerda? /premium

1.211
O BE quer destruir o capitalismo, vê o mercado como nocivo para as relações humanas, o Estado como o único proprietário e a intolerância política como arma. Puro extremismo vestido de vermelho.
Televisão

Vi o programa do RAP: não houve sinal de Marcelo /premium

1.433
Alberto Gonçalves tem dúvidas da relação do humor com a política, mas não tem dúvidas de Ricardo Araújo Pereira. Lançou-se ao novo "Gente Que Não Sabe Estar" teve pena que tenha durado só 21 minutos.
PSD

Marcelo, o conspirador /premium

136
O pior destes 10 dias no PSD foi a interferência de Marcelo. Que o PSD se queira autodestruir, é problema seu. Que o Presidente não saiba agir dentro dos seus limites institucionais, é problema nosso.
Corrupção

Marques Mendes: "Vara é a ponta do icebergue"

2.829
Comentador afirma que banqueiro é apenas parte de rede liderada por Sócrates que tinha como objetivo "controlar o país". E relembra que Vara teve "autorização do Banco de Portugal".
Rep Democrática do Congo

União Africana cancela missão a Kinshasa

União Africana cancelou missão à República Democrática do Congo, agendada para segunda-feira, após ter sido anunciada a vitória de Felix Tshisekedi nas eleições presidenciais da RDCongo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)