457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Política

E o vencedor é...

Como decidir sem avisar ninguém? O Governo explica

Há limites para a prepotência. Decisão do aeroporto do Montijo mostra um Governo em roda livre. Tema surge depois do caos no SNS. Será que é o especialista em comunicação a fazer o trabalho de casa?
Rádio Observador

O que muda no aeroporto de Lisboa? Ligue 910024185

O Governo avança com a construção do aeroporto complementar do Montijo, mas assume que Alcochete será o futuro aeroporto de Lisboa. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Conferência de Imprensa

Pista sobre a solução para a alimentação do futuro

Nunca comemos tantos animais marinhos. Qual poderá ser a solução? Um trabalho do Público no âmbito da Conferência dos Oceanos. Como estar tão em forma como McCartney aos 80 anos? O The Times explica
Fact Check

Mariana Mortágua declara apoio a Putin?

Publicação nas redes sociais sugere que Mariana Mortágua apoia a Rússia e o presidente Putin. Não há notícias dessa alegada declaração proferida pela deputada e o BE garante que a imagem é falsa.
Aeroportos

Anúncio de novos aeroportos "ilegal e inaceitável"

Várias organizações portuguesas de defesa do ambiente divulgaram um comunicado conjunto em que consideram o anúncio de avanço dos aeroportos no Montijo e Alcochete "ilegal e inaceitável".
IRS

Acaba o prazo para entregar a declaração do IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para entregarem a declaração de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2021. Até ao momento, já foram entregues 5,5 milhões de declarações.
Óbito

Paula Rego. Portugal cumpre dia de luto nacional

Paula Rego faleceu a 8 de junho, aos 87 anos, e o seu funeral vai realizar-se esta quinta-feira, em Londres. Em Portugal cumpre-se dia de luto nacional, como havia anunciado o Governo.
Noticiário

3h. Governo ataca PSD sobre novo aeroporto

Ministro das Infraestruturas diz que Montenegro recusou o pedido de consenso do primeiro-ministro. E o número de vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja pode ultrapassar os 1500.
PSD

PSD quer compensar pensionistas por atrasos

O PSD entregou um projeto-lei que visa compensar monetariamente os cidadãos pelos atrasos no pagamento de pensões de velhice. O partido dá ao Estado 60 dias para atribuir uma pensão provisória.
Guiné Equatorial

Pena de morte. PR revela "boa notícia" de Obiang

Obiang revelou a Marcelo que abolição da pena de morte foi aprovada pelo parlamento equato-guineense e promulgação será "muito rápida". Abolição da pena de morte foi um dos compromissos do país.
Governo

Governo português elogia presidência checa

Tiago Antunes manifestou estar de acordo com as cinco prioridades políticas definidas pela próxima presidência checa do Conselho Europeu. Apoio à Ucrânia é a principal preocupação.
PSD

Parlamento aprova requerimento do PSD 

O requerimento foi aprovado com votos favoráveis de todos os partidos na reunião (PS, PSD, IL e Chega), sendo que não estavam presentes deputados do BE e PCP.
Aeroportos

Aeroporto. PCP quer ouvir Pedro Nuno Santos na AR

PCP quer ouvir Pedro Nuno Santos numa "audição de urgência" para prestar esclarecimentos sobre o plano Montijo/Alcochete. Comunistas insistem em afirmar que não é esta a solução que o país necessita.
Marcelo Rebelo de Sousa

Guiné. Marcelo pede respeito pelos valores da CPLP

O Presidente da República Portuguesa espera que as eleições na Guiné-Bissau, antecipadas para 18 de dezembro, cumpram "valores da CPLP".
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
Oficina da Liberdade

Ditadura por encomenda.

É uma contradição de princípio afirmar a «legitimidade democrática» de uma lei que consubstancie uma intensa restrição aos direitos e às liberdades.
Oceanos

Aquamarcelo

Saberá o Sr. Presidente que a Europa é responsável por menos de 1% da poluição marinha? E será que tudo isso se fará bem feito com manifestações de jovens? Quando tudo é importante, nada é importante.
Aeroportos

Aeroporto. Plataforma defende avanço de Alcochete

"Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não!", defende redução de prazos e o avanço imediato da construção de uma pista complementar em Alcochete. Porta-voz opõe-se à solução transitória do Montijo.
Parlamento

Comunidade Israelita refuta antissemitismo

A Comunidade Israelita de Lisboa refuta as acusações de antissemitismo feitas pela Comunidade Israelita do Porto, sublinhando que as acusações revelam-se "contraproducentes e desprovidas de sentido".
Jair Bolsonaro

Bolsonaro promete ministério às industrias

Jair Bolsonaro prometeu um ministério aos industriais do país caso vença as eleições presidenciais. Líder do Brasil diz que presidência foi prejudicada por pandemia e guerra na Ucrânia.
Itália

Draghi deixa cimeira por problemas no Governo

Mario Draghi deixou a cimeira da NATO para regressar a Roma para presidir ao Conselho de Ministros, num momento de tensão na coligação governamental. Lorenzo Guerini vai representar o país na cimeira.
Aeroporto de Lisboa

O que muda com a decisão do novo aeroporto

Sem avisar oposição nem Presidente, Governo muda planos e junta Montijo e Alcochete na nova solução aeroportuária para durar décadas. Da nova ponte à concessão da ANA. O que muda em 10 respostas.
Aeroportos

Aeroporto. Montijo é "necessidade urgente"

Presidente da Câmara do Montijo defende a construção do aeroporto como " uma necessidade urgente" do país. Autarca socialista afirmou-se "satisfeito" com a decisão do Governo.
Noticiário

22h. Aeroporto. "PSD escolheu colocar-se de fora"

O Ministro das Infraestruturas diz que, ao pedido de consenso feito pelo primeiro-ministro, o líder eleito do PSD, Luís Montenegro, respondeu acusando o governo de "incompetência".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende parceria com o Quénia

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu uma "parceria para sempre" com o Quénia, realçando o peso da emigração portuguesa. O Presidente da República elogiou a liderança do seu homólogo queniano.
Aeroporto de Lisboa

Governo "fez o que é da sua responsabilidade"

Pedro Nuno Santos diz que não tem o dever de informar o Presidente da República sobre todos os despachos que assina e atira culpas ao PSD de Montenegro por se ter colocado "fora da discussão".
Governo

Escolas. Prorrogado contrato de 232 assistentes 

Sofia Ribeiro avançou a prorrogação de 232 contratos feitos com desempregados nas escolas dos Açores. Os assistentes operacionais que trabalhem terão a prorrogação "até ao final do ano letivo".
Ministro da Educação

Ministro da Educação ouvido a pedido do PCP

O Ministro da Educação vai ser ouvido no parlamento devido às mudanças do regime de mobilidade por doenças. As novas regras permitem definir uma distância máxima de 50 km em relação à residência.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Ministro ouvidos na AR

Foi aprovada a audição do ministro da Administração Interna e da ministra do Trabalho sobre combate à violência doméstica. O PAN diz que os dados sobre o problema são "avassaladores".
Semáforo Político

Ordem dos Engenheiros: "Montijo não é solução"

"O ideal era Alcochete ir já avante." O Bastonário da Ordem dos Engenheiros,  Fernando Almeida Santos, defende um aeroporto de raiz: "a estrutura temporária no Montijo não é a solução". 
Noticiário

19h. Oposição junta nas criticas ao Governo

O futuro aeroporto vai ser em Alcochete. Entre a oposição, há unanimidade na critica à solução do governo. Ainda neste jornal, a Confederação do Turismo considera o novo aeroporto uma "ótima notícia".
Estado da Nação

Debate sobre estado da Nação alterado para dia 20

A conferência de líderes alterou o calendário do Parlamento antecipando para 20 de julho o debate sobre o "estado da Nação". Para dia 21 fica agendada a proposta de lei sobre os emigrantes.
Sintra

FP-25. Ex-condenado vai receber medalha de mérito

Teodósio Alcobia foi autarca na Junta de Freguesia de Agualva–Mira Sintra, eleito pelo Bloco de Esquerda, durante dois mandatos e vai receber uma medalha de mérito. Passado nas FP-25 divide partidos.
Noticiário

18h. Aeroporto. Partidos criticam decisão

Executivo avança com aeroporto do Montijo, mas é em Alcochete que vai estar o futuro aeroporto de Lisboa. Partidos criticam esta medida. Ainda, a reação em direto do autarca do Seixal a esta decisão.
Função Pública

Mexidas nas carreiras não levam a perda salarial

Secretária de Estado da Administração Pública assegurou estar em contacto com o Ministério das Finanças para que nenhum trabalhador fique a receber menos por via das tabelas de retenção na fonte.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto. Marcelo e Montenegro sem informação

Marcelo diz desconhecer "contornos concretos" da solução do Governo. Luís Montenegro, que assumirá a presidência do PSD no domingo, não foi informado da decisão sobre o aeroporto de Lisboa.
Noticiário

17h. Aeroporto. Opções Montijo e Alcochete avançam

Aeroporto complementar no Montijo mantém-se, mas o aeroporto de Lisboa muda-se para Alcochete assim que nova infraestrutura estiver pronta. Ainda neste jornal, BE critica arranque de Cimeira da NATO.
Ministério da Saúde

"Peço desculpa". Temido assume falhas na Saúde

Marta Temido admite falhas na garantia de serviços no verão. Novo estatuto do SNS deve ser discutido na próxima semana em Conselho de Ministros. Ministra admite contratações diretas por hospitais.
NATO

Catarina Martins critica começo da cimeira da NATO

A coordenadora do BE acusa a NATO de nunca ter defendido a democracia e os direitos humanos. Catarina Martins considera o começo da cimeira como "cinismo da política internacional".
Marcelo Rebelo de Sousa

NATO: Marcelo assinala "aditamento" sobre a China

Em declarações o Presidente da República diz que "a NATO assume que a China é protagonista mundial e, portanto, tem de se definir em relação à China" referindo uma mudança ou um aditamento.
Cultura

DGArtes: prazo de candidaturas alargado

O prazo de submissão de candidaturas vai ser prolongado, em resposta a um problema técnico na plataforma de acesso, disse o diretor-geral, Américo Rodrigues.
Congresso do PSD

PSD/Beja quer criar "verdadeira laranja mecânica"

O PSD/Beja vai levar ao congresso nacional do partido uma moção. Os sociais-democratas pretendem criar "uma verdadeira laranja mecânica" e refletir "sobre o percurso nos últimos 20 anos".
Noticiário

14h. Braga. Cirurgia pediátrica fecha à noite

Das 20h às 8h fica apenas assegurada a observação de crianças já internadas. Ainda não há data para regresso à normalidade
Fact Check

Mariana Mortágua está "a favor de Putin"?

Publicação viral alega que deputada do Bloco de Esquerda está a favor do regime de Vladimir Putin. É falso.
Noticiário

13h. Saúde. Ministra assume responsabilidades

Marta Temido avança que o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde vai ser aprovado na próxima semana em Conselho de Ministros. Neste jornal, vamos em direto até à Assembleia da República.
Função Pública

Subir salários de entrada custa 37,5 milhões

Sindicatos dizem que subida proposta pelo Governo vai ser "absorvida" pela retenção na fonte de IRS. Este ano, aumento chega a 17 mil assistentes técnicos e custa 14 milhões de euros brutos.
Noticiário

12h. José Eduardo dos Santos. Saúde "preocupante"

Atualização do estado de saúde foi feita pelo atual presidente de Angola, João Lourenço que está em visita a Lisboa. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa defende que NATO está a responder à altura da Rússia
António Costa

Costa: Cimeira da NATO começou "da melhor maneira"

O primeiro-ministro salientou a importância do reforço da "aliança defensiva" para a construção da paz num momento em que a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO foi aceite.
António Costa

Portugal acompanhará reforço de tropas da NATO

O primeiro-ministro espera que a NATO defina a "distribuição das capacidades que são necessárias" afirmando que Portugal vai acompanhar da forma que for possível.
Livros

Bienal de São Paulo: Marcelo é "difusor do livro"

O Presidente português, que vai estar na abertura Bienal Internacional do Livro de São Paulo, é "difusor dos livros" e exemplo para o Brasil, disse o presidente Câmara Brasileira do Livro.
Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
Ambiente

Campos de golfe: BE quer rega com águas residuais

O BE propõe que a rega dos campos de golfe seja feita na totalidade com águas residuais reutilizadas. Bloquistas falam no "pior ano de seca desde 1931", o que exemplifica a "gravidade da situação".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Cartazes das legislativas afixados. Até quando?

Por falar em poluição, já lá vão cinco meses desde as legislativas, mas em várias praças do país continuam os cartazes de campanha. Quantos meses mais serão precisos para limpar esta poluição visual?
Congresso do PSD

PSD. Paulo Colaço não se recandidata à Jurisdição

Paulo Colaço anunciou que não se vai recandidatar à presidência do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Os motivos prendem-se com o renascimento da "democracia e política" no seio do partido.
Timor-Leste

Comissão Parlamentar timorense visita Portugal

A visita pretende "reforçar a qualificação política e técnica dos processos de discussão e decisão pública em matéria orçamental e de supervisão das finanças". Esperam-se reuniões e contactos na AR.
António Costa

Defesa: PM recusa compromisso em atingir 2% do PIB

As dificuldades em atingir a meta devem-se ao "enorme crescimento da inflação, com uma pressão sobre as taxas de juros, e a grande determinação que temos de uma forte redução da nossa dívida pública".
E o vencedor é...

PR sugeriu que há homens incompetentes nas FA?

Frase de Marcelo, na base, é positiva. Talvez não seja para dizer num púlpito enquanto se desvia atenções sobre questões climáticas. "No pain, no gain" e de facto foi penoso ouvir o fundador da Prozis
Noticiário

9h. Costa. Portugal em sintonia com NATO

A Aliança Atlântica vai aprovar um reforço das forças de reação rápida, que devem estar prontas até ao próximo ano. O primeiro-ministro garante que Portugal vai fazer parte desse reforço.
Conferência de Imprensa

Se Putin fosse uma mulher, haveria guerra?

Guerra e género abordados pelo The Guardian a pretexto das declarações de Boris Johnson sobre a "masculinidade tóxica" no conflito. Encomendar comida, da poluição à má nutrição: para ler no El País.
Função Pública

Governo e sindicatos discutem valorização salarial

A secretária de Estado da Administração Pública e as estruturas sindicais Fesap, Frente Comum e STE reuném-se na Presidência do Conselho de Ministros para discussão de melhores condições laborais.
Governo

Concertação social discute acordos de mobilidade

Governo e parceiros sociais reúnem-se na Concertação Social para discutir os acordos de mobilidade de trabalhadores. A simplificação do regime jurídico de estrangeiros também está em cima da mesa.
Segurança Informática

Governo é um dos principais alvos de ciberataques

A Presidência do Conselho de Ministros, responsável pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, é o setor da área governativa com mais problemas de segurança informática.
Noticiário

7h. Zelensky vai falar na cimeira da NATO

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai falar esta quarta-feira no arranque da cimeira que reúne na capital espanhola mais de quarenta chefes de Estado e de Governo.
Noticiário

3h. Culpa de Cabrita não vai ser reavaliada

Juíza considera que não há factos necessários para concluir a responsabilidade do antigo MAI. E a filha de Jose Eduardo dos Santos acusa João Lourenço de se tentar aproveitar da hospitalização do pai.
Governo

Concertação Social. Processo "levará tempo"

Governo mantém a meta de fechar o acordo de rendimentos na Concertação Social no outono. Mas secretário de Estado do Trabalho alerta que é uma responsabilidade que tem de ser partilhada.
PSD

PSD. Lisboa com proposta para erradicar pobreza

Distrital de Lisboa define erradicação da pobreza como "desígnio nacional" que será atingido através da mobilização de recursos com diferentes origens", entre os quais do PRR.
Política

Anima (ou a responsabilidade da memória)

Às vezes penso que podia sentar-me numa cadeira e começar a contar o 25 de Abril desde o início. Privilégio maior: podia contá-lo da primeira fila, vi tudo, deitei fora algumas coisas, retive imensas.
Aborto

Há urgência climática e oceânica. E a obstétrica?

Guterres abriu a Conferência dos Oceanos garantindo que há “uma urgência oceânica” equivalente à do clima. É preciso azar. Temos tudo o que é urgências menos as obstétricas, que davam tanto jeito.
Noticiário

00h. Zelensky: "São precisas penas de prisão" 

Declarações de Volodimir Zelensky, num vídeo divulgado esta noite, em que contabiliza mais de 2,800 mísseis russos que atingiram cidades ucranianas.
Transportes

Parlamento quer investimento na linha do Oeste

Os cinco projetos de resolução em votação no plenário foram aprovados. Os partidos reforçam ao Governo a importância do investimento ferroviário da zona oeste.
Assembleia Da República

Rever estatuto das Ordens, imperativo democrático

As Ordens Profissionais não existem para representar interesses profissionais. Existem sim para defender os direitos fundamentais dos cidadãos e salvaguardar o interesse público.
Partido Chega

Chega quer ouvir ministra sobre criança de Setúbal

O Chega solicitou uma audição parlamentar com Ana Mendes Godinho, sobre o sistema de proteção de menores. Em causa está a morte de uma menina de três anos em Setúbal.
Assembleia Da República

Legalizar a escravatura?

A prática da prostituição acarreta, com frequência, danos físicos e psíquicos distintos dos inerentes a qualquer outra atividade regular. Não pode equiparar-se a uma prestação de trabalho ou serviços.
Governo

Portugal em condições de submeter PAC a Bruxelas

A ministra da Agricultura e Alimentação diz que Portugal está em condições de submeter o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum. Maria do Céu Antunes diz que é um plano "único para o país".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.