790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

Política

Em direto/ PS à frente em sondagem para eleições europeias

Sondagem da Intercampus mostra socialistas em primeiro lugar e Chega com intenções de voto mais baixas do que nas eleições legislativas.
Incêndios

Federação pede mais tempo para limpeza de terrenos

Presidente da Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais diz que prazo até final de abril "não é exequível" e pede alargamento até "fim do mês de maio ou até 15 de junho".
Ministério da Defesa

SMO. Melo diz que "não há condições políticas"

Num jantar organizado pela Universidade Europa, iniciativa de formação política do PSD, Nuno Melo defende que o país "não precisa de um Serviço Militar Obrigatório".
Noticiário

7h. Sánchez não põe em causa ambições de Costa

Fontes europeias ouvidas pelo Observador dizem que António Costa continua a ser favorito para liderar Conselho Europeu. Ainda a entrevista de João Galamba, o conflito em Gaza e as eleições no FC Porto
Noticiário

6h. Hamas estuda contraproposta de Israel

O Hamas diz que quando concluir o estudo do documento oferece uma resposta. E ainda, dia de eleições para a presidência do Futebol Clube do Porto.
Noticiário

4h. IPMA. 8 distritos sob aviso amarelo

Os avisos amarelos estão em vigor entre as 21h desta sexta-feira e as 9h de sábado. E ainda, Hamas está a estudar contraproposta de Israel para nova trégua.
Noticiário

3h. Galamba diz que já foi "mais próximo" de PNS

João Galamba revela que Pedro Nuno Santos não lhe disse nada nos últimos meses, nem no dia das buscas. E ainda, há 8 distritos sob aviso amarelo devido a previsões de queda de neve.
Noticiário

2h. SMMP discorda da ida da PGR ao Parlamento

O Sindicato dos Magistrados avisa que seria uma violação da separação de poderes. E ainda, a Ministra da Saúde vai responder às expectativas dos sindicatos na medida do possível.
Noticiário

1h. Galamba contra audição da PGR no Parlamento

O ex-ministro diz que não lhe parece correto que Lucília Gago seja chamada ao Parlamento. E ainda, Miguel Pinto Luz diz que PSD e CDS construíram a Aliança Democrática contra o desafio do populismo.
João Galamba

Galamba. Ida da PGR ao Parlamento não faz sentido

Na primeira entrevista após o envolvimento na Operação Influencer, o ex-ministro revela que está afastado do líder do PS, diz que uso do carro com motorista era legal e acredita que será inocentando.
Presidente Marcelo

Desculpem incomodar, mas posso defender Marcelo?

As expressões "urbano" e "rural" fazem parte da história do PSD e era isso que o Presidente estava a contar aos jornalistas estrangeiros. É absurdo transformar uma explicação num insulto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Nem chefe nem Estado

Não foi bem o “prestígio” do cargo que o prof. Marcelo implodiu: foi mesmo a autoridade do cargo, que com dificuldade voltará a ser o que era. Se é que volta.
Noticiário

00h. "Não há condições para o serviço obrigatório"

Ministro da defesa considera que há outras possibilidades para além de integrar o serviço militar obrigatório na vida dos jovens já que "não há condições para voltar com a obrigatoriedade".
Presidente Marcelo

Escravatura, perdões e reparações

A escravatura e o seu comércio acabaram, não porque o Ocidente tenha sido vencido por um novo Império, mas por vontade própria da nossa sociedade civil, que fez valer os direitos da vida humana.
Literatura

Eros, Hesíodo e o princípio do caos

O dever de tirar algo de bom de todos aqueles pensamentos que por vezes assaltam o nosso espírito, quando estamos perdidos, desorientados, esquecidos do objetivo e do destino, depende apenas de nós.
Eleições Europeias

Moules Frites para todos. Quase todos

O tacho é grande, saboroso, e às vezes até tem uns mexilhões ensopados em vinho branco, só que não dá para todos.
Eleições Europeias

Misturar alhos com Bugalhos

É com certeza um ousado golpe de coragem para Montenegro e Melo a colocação de Sebastião Bugalho na cabeça da lista da AD às europeias, resta saber se este é também um golpe de desespero.
Nuno Melo

Nuno Melo não defende serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa abordou outras opções e que se tem "de criar condições para que os jovens possam ter esta opção que tem de ser atrativa". Falou do papel da NATO na paz global e das europeias.
Pedro Passos Coelho

Sequestro intelectual

O Dr. Pedro Passos Coelho, por mais que se queira apoucar, tem sim impacto nos  portugueses, que não ficam indiferentes às suas oportunas intervenções.
Eleições

Círculo de Compensação

O círculo de compensação eleitoral corrige as distorções dos sistema eleitoral e garante uma representação mais proporcional no parlamento.
PGR

MP alerta que PGR não pode abordar casos concretos

Paulo Lona, entende que não faz sentido a PGR ir ao parlamento falar de processos mediáticos que estão na mira dos deputados, pois seria uma "violação da separação de poderes".
Observadores

As surpresas nas lidas de candidatos às europeias

Durante dias, muitas fontes pareciam convencidas de que Rui Moreira lideraria a lista da AD. Durante esses mesmos dias, também ninguém sabia que era Marta Temido o nome na cabeça de Pedro Nuno Santos.
Noticiário

23h. Galamba contra audição da PGR

"Não me parece correto" diz o ex-ministro das Infraestruturas. Galamba discorda assim da posição assumida pelo presidente da Assembleia da República, que defendeu que a Procuradora-geral da República.
União Europeia

Jogada de Sánchez não derruba ambições de Costa

Há dúvidas sobre o que Sánchez fará na segunda-feira: se fica na Moncloa ou sai e passa a entrar nas contas europeias. Costa ficaria com concorrência, mas não afastado da corrida ao Conselho Europeu.
PSD

Costa? "Temos a tradição de apoiar portugueses"

O deputado do PSD diz que caso o PPE assegure a presidência da Comissão e do Parlamento e os socialistas fiquem com o lugar do Conselho Europeu, então esse lugar deve ser entregue a António Costa.
Noticiário

22h. Rafah. Israel disponível para negociar

Segundo a Axios, as autoridades israelitas avisaram o Egito de que estão dispostas a negociar reféns com o Hamas. Ainda, Miguel Pinto Luz diz que AD foi construída para desafiar o populismo.
Governo

Pinto Luz realça o papel da AD contra o populismo

O ministro falava sobre os vários desafios que se colocam à União Europeia onde incluiu o populismo, afirmando que a forma de "combater o populismo: é implementar políticas públicas de qualidade".
Nações Unidas

Haiti. 7 países contribuem para força de segurança

A missão internacional de apoio à segurança no Haiti, aprovada pela ONU em outubro para apoiar a polícia local no combate aos grupos de crime organizado, dispõe atualmente de 16,8 milhões de euros.
Justiça

5 detidos libertados devido à greve dos oficiais

O Sindicato dos Funcionários Judiciais acusa a ministra de atirar para os sindicatos as responsabilidades no incumprimento de prazos que resultam da "incompetência pura" dos serviços de Justiça.
União Europeia

Pizarro sobre listas: "Tenho algum amargo de boca"

O ex-eurodeputado socialista elogia a lista do PS mas revela "algum amargo de boca" por "não ter sido aproveitada a experiência" dos eurodeputados que desempenharam funções durante os últimos anos.
Noticiário

21h.Enfermeiros rejeitam greve durante negociações

Álvara Silva, vice-presidente da ASPE, considera a greve “um elemento de luta demasiado importante" para ser convocada nesta fase. Ainda, Presidente da República pede que não se desista da democracia.
Política

Angola apoia Portugal no Conselho de Segurança

Luís Montenegro recebeu esta sexta-feira em São Bento João Lourenço, num encontro que serviu para confirmar a "cooperação bilateral" entre Portugal e Angola.
PGR

Esquerda admite, Chega é contra PGR no Parlamento

BE mostrou-se favorável a uma ida da PGR ao parlamento, enquanto o Livre e PAN querem discutir a questão em assembleia de líderes. PCP não inviabilizará um requerimento e Chega crítica "imprudência".
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Justiça

PGR pode ser chamada? E tem de falar? 7 respostas

Presidente da Assembleia da República defende que PGR deve ir ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre casos com consequências políticas. Mas isso é possível? E já aconteceu no passado?
Tira-Teimas

FC Porto. Renovação de Conceição faz sentido?

Manuel Pizarro considera que Pinto da Costa "prestou mais um serviço ao clube" e resolveu o assunto. Nuno Encarnação não entende a pressa e acredita que deviam esperar pelos resultados das eleições.
Ministério da Saúde

Médicos saúdam abertura. Enfermeiros mantêm greve

Médicos esperam para ver e FNAM sublinha que nova equipa ministerial tem "postura mais séria" que a anterior. Já o Sindicato dos Enfermeiros não quer esperar mais e decidiu manter greve de dia 10.
Noticiário

20h. Ministros aprovam orgânica do Governo

O executivo de Luís Montenegro tem agora todos os instrumentos para poder governar. Ainda neste jornal, Manuel Pizarro concorda que a Procuradora-Geral da República seja chamada ao Parlamento.
25 de Abril

Marcelo: "estamos atentos" à defesa da democracia

Falando perante alunos de escolas secundárias e de universidade, o Presidente afirmou que o "25 de Abril foi feito por jovens de 20 e 30 anos" e incentivou os jovens a trabalhar "pela mudança".
25 de Abril

Eanes sabia que a descolonização seria trágica 

António Ramalho Eanes afirma não ter dúvidas de que "o PCP, talvez acossado pela extrema-esquerda, preparava-se efetivamente para estabelecer em Portugal um regime totalitário".
Eleições Europeias

Europeias. Líderes do Volt e RIR são candidatos

No caso do Volt Portugal, o cabeça de lista será o copresidente do partido, Duarte Costa. Já o RIR aposta na presidente Márcia Henriques, tendo como número dois, Vitorino Silva.
Assembleia Da República

Antigos deputados propõe mudar lei eleitoral

O documento intitulado "Declaração para a qualidade da democracia", da Associação de Ex-Deputados à Assembleia da República sugere mudanças na lei eleitoral, na segurança interna e na justiça.
Direto ao Assunto

"AD não tira conclusões nacionais das europeias"

O vice-presidente do PSD e número 2 da lista das europeias, Paulo Cunha, rejeita leituras nacionais destas eleições e diz que a escolha de Sebastião Bugalho foi "consensualíssima". 
Crime

Governo admite aumento alarmante de alguns crimes

Relatório de segurança interna aponta para o aumento de crimes com tráfico de pessoas e para uma maior violência das redes criminosas. Também os crimes de corrupção subiram.
Escócia

Escócia: PM quer governar sem maioria

Humza Yousaf, primeiro-ministro escocês, quebrou o acordo de coligação com os Verdes, abandonando as metas climáticas a que se tinha proposto. Oposição vai apresentar moção de censura.
André Ventura

Reparações. Ventura ameaça com moção de censura

Ventura declarou que as afirmações de Marcelo foram "infelizes" ou "politicamente infundadas", acrescentando que as ações violariam "os deveres que o Governo e PR têm com a sua pátria".
Greve

Enfermeiros mantém greve após reunião com ministra

 "Os problemas são tão conhecidos e tão graves, há tantas injustiças e tanta discriminação, que os enfermeiros querem respostas muito mais cedo", declarou o sindicato. A greve irá realizar-se dia 10.
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Semáforo Político

A luta pelo "dono" do 25 de Abril

Pedro Nuno Santos discorda que a Revolução seja dos Cravos e André Ventura acordou e decidiu ir gritar para a Assembleia. Já Marcelo Rebelo de Sousa continua a dizer o que não pode.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Cultura. "Subfinanciamento tem de ser resolvido"

Ricardo Araújo (PSD) admite uma reorganização no setor, e diz que a AD quer celebrar datas que assinalem a "identidade portuguesa". Mara Lagriminha (PS) acusa o Governo de ter um programa "vazio".
25 de Novembro

CDS quer sessão solene anual no 25 de Novembro

O grupo parlamentar do CDS-PP apresentou um projeto de deliberação para que passe a haver uma sessão solene evocativa do 25 de Novembro de 1975 todos os anos. E, desta vez, pode mesmo avançar.
Cascais

Quinta dos Ingleses. Ocupantes têm de sair em maio

Em causa está a realização de um projeto urbanístico que prevê a requalificação da Quinta dos Ingleses, em Cascais, através da criação de um parque urbano e da construção de habitações.
Partido Chega

Évora. Futuro líder do Chega cria novas concelhias

César Silva lidera a única lista que se apresenta às eleições para a Comissão Política Distrital de Évora do Chega, que se realizam no domingo, entre as 14h00 e as 19h00, na sede do partido político.
Educação

Escolas fechadas em agosto não mudam férias

Em agosto, as escolas vão fechar portas durante os dias 12 e 23, sendo de acordo com o Ministério uma maneira de "compensar a intensidade e a exigência das tarefas" na reta final do ano letivo.
Parlamento

Europeias. AR prepara-se para ficar a meio gás 

Nos 15 dias de campanha para as europeias, a Assembleia da República vai ceder o palco à campanha eleitoral, mas mantêm-se em funcionamento, sobretudo nas comissões.
Gabinete de Guerra

"Que a visita de Blinken efetivamente resulte"

Anthony Blinken faz "uma data de promessas", mas nenhuma teve efeito no Médio Oriente. Já na Ucrânia, num cenário de escassez de recursos humanos, a vitória de Zelensky pode ainda estar longe. 
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno e PS solidários com Pedro Sánchez

Pedro Nuno manifestou através das redes sociais a sua solidariedade com Sánchez, afirmando que a liderança de Pedro Sánchez "contribui ativamente para as ótimas relações" entre Portugal e Espanha.
Noticiário

16h. Relações Portugal Angola "no seu melhor"

Luís Montenegro e João Lourenço querem continuar cooperação em várias áreas. Livre quer Conferência de Líderes a discutir pedido de esclarecimentos a Lucília Gago.
Vichyssoise

“Disparate” de Marcelo e duelo Bugalho vs. Temido

António Capucho, antigo ministro, foi o convidado de uma Vichyssoise onde se discutiram as declarações de Marcelo sobre as ex-colónias e as escolhas de AD e PS para as europeias.
Ministro das Finanças

Trabalhadores do fisco querem reunir com ministro

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos querem saber quais são as intenções do governo relativamente às condições de trabalho da Autoridade Tributária e Aduaneira.
25 de Abril

25 Abril: deputada da IL intimidade e insultada

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, disse, através de um post na rede social X que a liberdade é de todos e que a esquerda se apropria da festa, afastando quem pensa de forma diferente.
Médicos

Médicos. Maioria já fez 150 horas extraordinárias

A presidente da FNAM alerta para a necessidade de respostas rápidas para evitar situações "caóticas" nas urgências este verão. Joana Bordalo e Sá elogia postura negocial "mais séria" da nova ministra.
Noticiário

15h. Capucho. "Declarações de PR deploráveis"

António Capucho considera deploráveis declarações de Marcelo sobre Costa, Montenegro e reparação colonial. Sindicatos dos Enfermeiros otimistas depois de reunião com ministra da Saúde.
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
Índia

Começa a 2ª fase das maiores eleições do mundo

Uma onda de calor, com temperaturas de até 51º Celsius, pode complicar a segunda fase (de sete) de votação da nação mais populosa do mundo, a Índia.
Partido Chega

Bruno Nunes jura lealdade a Ventura em livro

Bruno Nunes lançou um livro onde conta o seu percurso dentro do Chega, desde que conheceu Ventura até à eleição de 50 deputados. E quis desconstruir o que se diz sobre intenções de derrotar Ventura.
PAN

Pedro Fidalgo Marques é cabeça de lista do PAN

Candidato é licenciado em Dança e pós-graduado em Ciência Política. Nas eleições legislativas de 10 de março concorreu a número três no círculo eleitoral de Lisboa.
Política

Aguiar-Branco: Lucília Gago deve ir ao Parlamento

Presidente da Assembleia da República diz que Lucília Gago deveria falar para não se criar um clima de suspeição, pois não acredita que "haja uma conduta premeditada, à esquerda ou à direita".
Brasil

Brasil. MNE defende "políticas de reparação"

Referindo que não lhe cabia comentar sobre uma questão de "política interna portuguesa", o ministro das Relações Exteriores do Brasil citou as políticas de reparação já aplicadas no seu país.
Catalunha

Campanhas eleitorais arrancam na Catalunha

As eleições na Catalunha foram antecipadas e tiveram logo um impacto direto na governação de Espanha: o executivo de Sánchez desistiu de avançar com uma proposta de Orçamento do Estado para este ano.
Noticiário

10h. Marcelo foi "longe demais", dizem PS e IL

Neste jornal, o debate entre Carlos Pereira e Mário Amorim Lopes sobre a reparação colonial. Ainda nesta edição, a reunião entre sindicatos médicos e ministra da Saúde e o conflito em Israel.
Explicador

Reparação colonial: Marcelo foi longe demais?

Carlos Pereira diz que o PR foi "longe demais" num tema "extremamente sensível". Mário Amorim Lopes acusa Marcelo de querer estar no "centro da agenda" com as declarações sobre o passado colonial.
Noticiário

9h. Crime. PJ detém suspeito de branquear fortunas

A detenção foi feita em coordenação com as autoridades norte-americanas ao abrigo da Operação Samurai. Ainda, a Federação Nacional dos Médicos garante que está disponível para diálogo com o governo.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
António Guterres

Guterres celebra transição presidencial no Haiti

O secretário-geral da ONU recebeu "com satisfação" a confirmação da renúncia do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry e pediu que implemente o acordo para o regresso à democracia plena.
O Bom, o Mau e o Vilão

Pedro Nuno acha que o 25 de Abril é só da esquerda

Aguiar Branco (que mostrou equilíbrio), Mariana Mortágua (que atacou o capitalismo) e Pedro Nuno Santos (que confundiu uma manifestação com um voto) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Resposta Pronta

"Queremos um protocolo melhor que o anterior"

Em dia de reunião com a ministra da saúde, Joana Bordalo e Sá garante que não vai aceitar que os médicos percam direitos. A presidente da FNAM pede mais salários e melhor progressão nas carreiras.
Noticiário

8h. Saúde. FNAM rejeita "perda de direitos"

A ministra da Saúde recebe hoje, pela primeira vez, os sindicatos do setor. Ainda neste jornal, uma pessoa foi detida no desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade.
Conferência de Imprensa

25 de Abril: antes e depois de 1974

O que era proibido antes de 25 de Abril de 1974? Recordamos as proibições que afetavam sobretudo as mulheres. "E onde está o 25 de Abril na sua vida?" Os políticos responderam à pergunta.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Sector da saúde está a precisar de uma revolução?

A organização da saúde pública precisa mesmo de uma revolução. Ontem, estiveram paradas 28 ambulâncias do INEM por falta de técnicos. Uma das áreas centrais do Estado social continua a falhar.
Noticiário

7h. MNE brasileiro defende "política de reparação"

Neste jornal, continuamos a dar destaque às declarações do Presidente da República sobre "pagar os custos" pelo que fez na época colonial. Ainda o 25 de Abril e o conflito em Gaza.
Parlamento Europeu

UE aprova resolução contra ingerência estrangeira

Na resolução, o Parlamento diz-se chocado com alegações de que alguns eurodeputados foram pagos para disseminar propaganda russa e que vários participaram nas atividades do "Voz da Europa".
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde inicia reuniões com sindicatos

Aumentos salariais, melhores condições de trabalho e progressão na carreira são algumas das exigências que os sindicatos já vinham reivindicando, e que serão debatidas novamente com o novo Governo.
25 de Abril

Guterres destaca papel do povo no pós-25 de abril

"Não teríamos consolidado a democracia se o povo não tivesse ido repetida e massivamente às ruas de Portugal para dizer que queria a democracia no nosso país", declarou o secretário-geral da ONU.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um presidente woke ou apenas falador?

Esta foi a batata quente que Marcelo decidiu atirar para as mãos de Montenegro e de todos nós. Sem especificar a que se referia, sem fundamentar o que quer que fosse, dando azo a todas as especulações
Oficina da Liberdade

Os europeus e o lobo federalista

Como todos os “saltos” europeus, este acontece após vários pequenos passos que determinam o caminho, tornando-o quase irreversível.
Eleições Europeias

Quando um Sebastião incomoda muita gente

O incómodo é mesmo o jornalista-comentador ser o cabeça de lista que para muitos não deveria ser, porque Bugalho é o que é, um jovem que sempre se assumiu de direita, católico e conservador.
Eleições Europeias

A União Europeia – essa construção jurídica

Seis em cada dez cidadãos (60%) estão interessados nas próximas eleições europeias de 6 a 9 de junho e 73% dos cidadãos afirmam que as acções da UE têm um impacto na sua vida quotidiana.
Marcelo Rebelo de Sousa

O que revelou Marcelo aos jornalistas estrangeiros

As declarações num jantar com a imprensa estrangeira caíram como uma bomba na véspera do 25 de Abril. Marcelo falou do filho, dos primeiros-ministros, da PGR e do custos da reparação do colonialismo.
Congresso do CDS

Um CDS Renovado?

O percurso governativo em coligação torna-se num desafio demasiado oneroso para o CDS-PP 50 anos depois da revolução de abril de 74.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora