Política

Bloco de Esquerda

Catarina Martins pede mais transportes

Na feira da Brandoa, a líder bloquista elogiou a descida do preço dos passes por representarem "uma poupança muito significativa" para as famílias, mas pediu mais investimento em transportes públicos
Política

Santana Lopes insiste na "convergência" à direita

116
O líder do Aliança admite que o partido não nasceu por sua causa, mas "por causa das políticas que há muitos anos" entende "que devem ser definidas". Insiste que é preciso uma convergência à direita.
Moçambique

Terrorismo, dívida e paz desafios em Moçambique

Consultora diz que estes são os principais problemas para resolver antes das próximas eleições de 15 de outubro. Ainda assim, o país é considerado um dos 5 melhores países para investir em África
Política

Salazar /premium

469
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
PSD

Ao centro, o PSD não ganhará eleições /premium

108
Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS
Jerónimo De Sousa

PS, PSD e BE pedem explicações à Câmara de Loures

544
PSD junta-se a PS e Bloco que pediram explicações de todos os contratos adjudicados ao genro de Jerónimo de Sousa, bem como os critérios das mesmas. E já enviaram requerimentos.
Serviço Nacional de Saúde

A Economia e a Política da Saúde /premium

A nova Lei de Bases da Saúde deve ter algum grau de generalidade para perdurar mesmo com diversas maiorias políticas, mas não pode ser tão genérica que seja inútil.
França

Coletes amarelos. Confrontos violentos em França

Manifestações dos "gilets jaunes" em França envolveram dezenas de milhares de pessoas, naquele que foi o décimo sábado consecutivo de protestos contra as políticas da administração francesa.
Eleições Europeias

PM. É possível romper austeridade sem sair do euro

1.021
Costa disse que o governo conseguiu devolver salários e pensões e que, ainda assim, atingir défice mais baixo em toda a história da democracia portuguesa. E sem sair do euro e da Europa
PSD

Jardim. PM é "adversário" da autonomia da Madeira

O presidente honorário do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, apontou o primeiro-ministro como o "adversário" da autonomia e aconselhou os dirigentes sociais-democratas a "internacionalizarem" o tema.
Política

PSD/Madeira rejeita "imposição colonial" de Lisboa

Miguel Albuquerque disse no congresso regional do partido que os sociais-democratas do arquipélago rejeitam "a imposição colonial" a partir de Lisboa. E promete combater "jacobinismo centralista".
Serviço Nacional de Saúde

PCP. SNS "faz melhor e mais barato" que o privado

1.435
Secretário-geral comunista defende que o setor público "faz melhor e mais barato" do que o privado na saúde. Jerónimo de Sousa também responsabilizou o PSD e o CDS-PP pelo estado do SNS.
CDS-PP

Cristas: Costa "quer pintar o país de cor de rosa"

590
Presidente do CDS-PP faz críticas ao Governo, sobretudo na área da saúde que, diz, está em "rutura". Cristas afirma que austeridade continua, só que "escondida".
Governo

Governo: 191 pedreiras em situação crítica

Relatório divulgado pelo Expresso dá conta de "situações críticas" em 13% das pedreiras que dependem do Estado central. Dados serão base de Resolução do Conselho de Ministros
Ministro da Educação

Pais prometem protesto em escola de Gaia

100
Falta de funcionários é a principal queixa que orienta o protesto marcado para a próxima segunda-feira. Tutela garante que está "a acompanhar a situação".
Igualdade de Género

Lei da paridade em dúvida para as Europeias

Deputada Elza Pais afirma que desfecho e timing da lei, que ainda está a ser discutida no Parlamento, são imprevisíveis. Falta saber se haverá "acordo entre os partidos e com que amplitude".
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde contra providência cautelar

Ministério deduziu oposição à providência cautelar da Associação Nacional de Cuidados Continuados. Em causa o pagamento de mais de um milhão de euros
Eleições Europeias

Marisa Matias: "Bloco não é um partido populista"

1.619
A eurodeputada e cabeça de lista do partido às eleições europeias fala em "facilitismos" no debate eleitoral e rejeita a etiqueta de populista. Para maio, prevê a "implosão do bloco central".
Miguel Albuquerque

Albuquerque aclamado líder do PSD/Madeira

Em ano de eleições na Madeira, arranca este sábado o XVII Congresso Regional do PSD/Madeira que vai aclamar Miguel Albuquerque como Presidente do partido. Rio encerra os trabalhos
PSD

Onde vais Rio que eu canto /premium

1.921
O dr. Rio passou pelo Colégio Alemão, pela Faculdade de Economia e pela vida em geral e, não obstante, conseguiu chegar aos 60 anos convencido de que o PSD é um partido de esquerda.
Ministério da Agricultura

Capoulas Santos diz que verbas não estão perdidas

114
Capoulas Santos afirma que Portugal está nos primeiros lugares na execução dos fundos comunitários, mostrando-se perplexo com críticas da Confederação dos Agricultores de Portugal.
Hospital de Santa Maria

Diretores receiam afastamento de presidente

Diretores do Centro Hospitalar Lisboa Norte enviaram carta à ministra da Saúde a mostrar preocupação e estranheza pela não recondução de Carlos Martins no cargo de presidente.
António Costa

Costa quer dinamizar relações transfronteiriças

António Costa espera que fronteira seja ponto de ligação com Espanha, uma vez que considera ser essencial dinamizar as relações transfronteiriças. O tema terá lugar na próxima Cimeira Luso-Espanhola.
IRS

Fesap diz que descida do IRS não chega

As tabelas do IRS asseguram um aumento de 21 euros, mas para os sindicatos este ajustamento mantém a "injustiça salarial" criada com a fixação da remuneração base da função pública nos 635 euros.
Ministério da Saúde

Farmácias hospitalares: contratações para breve

Ministra da Saúde diz estar a fazer-se um esforço para contratar mais profissionais e que novas contratações podem acontecer nos próximos dias, situação esta que importa ser ultrapassada rapidamente.
Saúde

Costa defende serviços primários no interior

1.285
António Costa dá prioridade no SNS ao investimento nos cuidados continuados integrados e nos cuidados de saúde primários e quer levar os cuidados de saúde mais próximo das populações do interior.
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Assembleia Da República

Microplásticos. Desincentivos sim, chumbos não

Assembleia analisou cinco diplomas apresentados pelo PAN, PEV, CDS-PP e Bloco de Esquerda sobre as consequências ambientais e para a saúde pública da presença de microplásticos nos produtos.
Nações Unidas

34 Mortos e 59 feridos após as eleições no RDCongo

Devido à gravidade da situação a União Africana recomenda a suspensão do anúncio dos resultados finais. A porta-voz da ONU do RDCongo não vai anunciar a data dos resultados finais e pede "calma".
PSD

Rio 2.0. A estratégia do (novo) líder do PSD

395
Dirigiu-se uma última vez aos conselheiros, já perto das 4h da manhã, para explicar que ia mudar. Ouviu as críticas com "humildade" e disse-lhes o que queriam ouvir: agora sim, é hora de atacar Costa.
Os Verdes

Portalegre. Verdes denunciam demolição de edifício

O partido diz ter recebido uma denúncia de que a Administração da Sociedade Corticeira Robinson "estaria a demolir a antiga fábrica Robinson", classificada como património industrial.
Angola

Fim da dupla tributação entre Portugal e Angola

A proposta que pretende pôr fim à dupla tributação em Portugal e Angola foi esta sexta-feira aprovada pelo parlamento português e vai a votação na quarta-feira na Assembleia Nacional angolana.
Moçambique

Moçambique prepara membros da CNE para as eleições

A formação abrange 102 distritos e pretende qualificar os membros da CNE para se familiarizarem com todo o processo eleitoral. As eleições gerais deste ano serão as sextas na história de Moçambique.
PS

"Cada um trata do seu" partido, diz António Costa

O líder socialista recusa intrometer-se na crise interna do PSD, afirmando que "cada um trata do seu" partido. Há uma semana, Luís Montenegro desafiou Rui Rio a convocar eleições diretas antecipadas.
PCP

Câmara de Loures repudia "eventual promiscuidade"

5.253
A autarquia liderada por Bernardino Soares contesta em comunicado a notícia da TVI, sobre os cinco contratos por ajuste direto com o genro do secretário-geral do PCP.
Cuidados Continuados

Governo afasta riscos nos cuidados continuados

Marta Temido diz que os cuidados continuados são uma "aposta" e que "exigem um grande desenvolvimento e forte investimento" apesar da dívida de 6,4 milhões de euros à respetiva associação.
Parlamento

Parlamento chumba legalização da canábis

1.368
Os projetos do BE e do PAN que previam a legalização da canábis não passaram no Parlamento. Os votos favoráveis de vários deputados socialistas não foram suficientes para atingir a maioria.
PSD

Montenegro promete paz. Até outubro, pelo menos

220
Desafiador reage à vitória de Rui Rio e promete não o atacar publicamente até às eleições. Luís Montenegro diz que "acordou um gigante adormecido" e não exclui voltar no pós-legislativas.
União Africana

RD Congo. UA quer suspender resultados eleitorais

Reunidos na capital da Etiópia, chefes de Estado e de governo africanos consideraram "existirem sérias dúvidas sobre a conformidade dos resultados provisórios".
PSD

Porque é que Rui Rio ganhou e vai perder /premium

307
Porque é que Rui Rio vai perder? Por este pormenor: a manobra de António Costa resultou de uma bipolarização do debate político, notória desde a Guerra do Iraque (2003) e a Grande Recessão (2008).
PSD

11 horas de reunião num resumo de leitura rápida

120
Foi um Conselho Nacional que pareceu um Congresso à antiga. Críticos de Rio não pouparam nos ataques e líder recebeu apoio de Menezes. Batalha jurídica culminou em voto secreto e Rio saiu vencedor.
PSD

Vencedores e vencidos do "impeachment" (falhado) /premium

677
Rui Rio ganhou com margem suficiente para calar os críticos. Salvador Malheiro venceu o trono de novo homem do aparelho. Montenegro ficou a mais de 500 metros da liderança. Hugo Soares também perdeu.
PSD

Rio, maratonista, dá banho de política a críticos

2.033
Rio conseguiu fazer aprovar a moção de confiança com 25 votos de vantagem e relegitimou liderança. Com habilidade política, e em maratona, venceu os críticos e capitalizou apoios para onda eleitoral.
Governo

2019 no mundo e em Portugal

Vinte anos depois do calendário, passada a crise, 2019 é o ano em que política, social e economicamente entramos realmente no novo século. Este Governo está aflitivamente impreparado para o enfrentar.
Política

O Povo é sempre o mesmo

218
Trump e Bolsonaro não apareceram de gestação expontânea, antes pela sementeira criada pelos partidos e políticos que nada fazem, mas que dizem que tudo deve mudar para que, afinal, tudo fique na mesma
PCP

Contratos com genro de Jerónimo. PCP ataca TVI  

14.479
O genro de Jerónimo de Sousa celebrou seis contratos com a autarquia comunista de Loures, cinco dos quais por ajuste direto, conta a TVI. PCP diz que reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".
PSD

Rio e Menezes. Um abraço que selou uma guerra

164
Foi a surpresa do Conselho Nacional e uma reconciliação à antiga. Depois de anos "às turras", Menezes disse que apoiava Rio e que compreendia que não o tivesse apoiado no passado. No fim: o abraço
Enfermeiros

Não é possível corrigir 20 anos numa legislatura

Saúde e Finanças não aceitam aplicar a todos os enfermeiros o mesmo congelamento. Governo quer estabelecer paz social no SNS, mas admite haver pontos em que aproximação aos sindicatos não é possível.
CDU

João Ferreira pede uma "outra Europa"

154
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu uma mudança de fundo para alcançar uma "outra Europa". Na apresentação oficial, negou ser anti-europeísta e atacou a direita - onde inclui o PS.
Conversas à Quinta

A revolta em que os monárquicos perderam de vez

190
A "Monarquia do Norte" foi a mais bem conseguida das revoltas monárquicas, mas a sua derrota representou o fim definitivo das aspirações à restauração da causa real em Portugal. Faz agora 100 anos.
Bombeiros

Bombeiros desmobilizam com garantia de respostas

Bombeiros que contestam proposta de regulamentação do estatuto do bombeiro profissional desmobilizaram após garantia de que as suas reivindicações serão entregues esta quinta a António Costa.
Greve

Enfermeiros suspendem greve até 30 de janeiro

Os sindicatos que convocaram a greve cirúrgica afirmam haver margem para continuar a negociar, adiantando que está garantida a criação de uma carreira com três categorias, incluindo a de especialista.
PSD

Rio lembra passado de derrotas de Montenegro

185
O presidente do PSD contra-atacou acusações dos críticos e diz que quem teve "falta de coragem" foi Luís Montenegro quando decidiu não avançar há um ano. Lembrou ainda que nunca perdeu eleições.
Greve

Soflusa. Nova greve agendada para final de janeiro

Os trabalhadores vão voltar a fazer greve nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro para reivindicar a progressão de carreiras. A paralisação vai condicionar as ligações fluviais Barreiro-Lisboa.
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Autoridades Locais

Descentralização. Financiamento começa já este ano

O financiamento para a assunção de novas competências pelas autarquias serve o processo de descentralização em curso, para aquelas que queiram já exercer. As transferências começam já este ano.
Ministério do Ambiente

Serviços deixam de vez plástico descartável

Ministro do Ambiente quer erradicar os plásticos descartáveis de vez. Desde o início do ano, foi proibida a aquisição do material para a administração e empresas públicas. Restam apenas os "stocks".
PSD

Conselho Nacional deixa bancada do PSD a meio gás

Quando a norte se preparava a batalha que vai decidir o futuro do PSD, a sul, havia uma sessão plenária na AR. Os deputados laranja tiveram de escolher a sua luta.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros mantêm a greve de 4 dias 

A greve irá decorrer no dia 22 de janeiro na região de Lisboa e vale do Tejo. No dia seguinte na região Centro, dia 24 na região norte e no último dia nas regiões do Algarve, Alentejo e Açores.
PSD

Rio fica. Moção aprovada por margem de 25 votos - como aconteceu

603
Foi o dia mais longo da vida recente do PSD. Críticos de Rio não pouparam nos ataques e líder recebeu apoio de Menezes. Batalha jurídica culminou em voto secreto e Rio saiu vencedor. Moção aprovada.
Conferências

Conferências do Estoril. Marques Vidal confirmada 

191
Um prémio Nobel da Paz, um antigo presidente e uma antiga Procuradora-Geral da República entram numa sala. Não é piada. Foram divulgados mais nomes da edição de 2019 das Conferências do Estoril.
Enfermeiros

Enfermeiros. Exigências acima dos 500 milhões

1.157
Segundo a ministra da saúde, não é possível atender a todas as reivindicações "por várias razões", a primeira delas a obrigação de quem governa ser "com a satisfação das necessidades dos cidadãos".
Colômbia

Colômbia. Sobe para 21 o número de mortos

Um carro bomba explodiu na Escola Polícia Geral de Santander, em Bogotá. Governo Português expressa condolências às famílias das vítimas mortais e deseja a rápida recuperação dos feridos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)