761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

Geração V

As ideias do Livre para o regresso dos jovens

Isabel Mendes Lopes senta-se à mesa com Mariana Costa, Bárbara Carmo Ferreira, Bernardo Neves e Guilherme Guerra para um café e uma conversa moderada por Vasco Galhardo, do Eu Voto.
Atualidade

A semana de quatro dias faz sentido?

Isabel Mendes Lopes, candidata número 2 do Livre por Lisboa, senta-se à mesa com quatro jovens para um café e uma conversa moderada por Vasco Galhardo, do Eu Voto.
Noticiário

15h. Assunção Cristas na campanha da AD

A antiga líder do CDS e antiga ministra da agricultura vai discursar num comício em Ourém logo à Noite. Ainda, Luís Montenegro classifica como "muito imaginativa" a leitura de uma queda da AD.
Legislativas 2024

Nova Direita defende estratégia migratória

Ossanda Líber, líder do Nova Direita, defendeu uma política de imigração “seletiva, que salvaguarde o interesse económico do país, o interesse da integração e que trate [os imigrantes] com dignidade".
Legislativas 2024

Contra PS absoluto, zero cenários. O guião do BE

Bloco concentra-se em atacar propostas da direita e agarrar-se a temas mais polémicos da campanha, sem falar em cenários ou governos com o Chega. PS é criticado, mas quase sempre falando do costismo.
Legislativas 2024

Livre. SNS "precisa de condições" para funcionar

Rui Tavares diz que o Serviço Nacional de Saúde "só precisa de condições" para dar uma resposta aos utentes. "Quando tem condições faz um trabalho extraordinário", defende o porta-voz do Livre.
Legislativas 2024

PAN defende "mais incentivos" para comércio local

Inês Sousa Real alerta que é preciso "repensar o modelo de funcionamento das grandes superfícies" para que "não sequem todo o comércio" tradicional e defende "mais incentivos" para o comércio local.
Saúde Mental

Unidades terão equipas dedicadas à Saúde Mental

A Saúde Mental foi considerada uma prioridade de investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na Saúde, com a alocação de 88 milhões à área. Os projetos-piloto arrancam em 15 Unidades Locais.
Noticiário

14h. Queda da AD é "imaginativa", diz Montenegro

Montenegro recusa falar em "queda" e continua a desvalorizar as sondagens. Ainda, também a Iniciativa Liberal reagiu aos dados mais recentes das sondagens em que aparece com os mesmos 6%.
Legislativas 2024

Carta aberta pede revogação da lei da eutanásia

Um grupo de 100 personalidades, incluindo juízes e advogados como Afonso Teixeira de Mota e Rui Gomes da Silva, pede em carta aberta aos partidos que se comprometam a revogar a lei da eutanásia.
Legislativas 2024

Rui Rocha: "Está na altura de pedir maioria clara"

A sondagem que dá a IL a manter-se nos 6% levou Rui Rocha a tentar capitalizar a subida da AD, para pedir uma maioria clara para os dois partidos. E voltou a recorrer à imagem das três mesas do poder.
Noticiário

13h. Montenegro acha "imaginativa" queda da AD

Montenegro foi questionado sobre a última sondagem que coloca a AD à frente mas com diminuição nas intenções de voto: recusa falar em "queda". Ainda, Putin acusa NATO de preparar ataque à Rússia.
Fact Check

PNS disse que vai "gamar Portugal inteiro"?

A edição de som e imagem deu origem a uma criação digital que enganou vários utilizadores nas redes sociais. É falso que o secretário-geral do PS tenha apontado Ventura como a "solução para o país".
Direto à Campanha

Montenegro tem uma nova preocupação: o ADN

Pedro Nuno esteve em Vendas Novas mas não quis discutir o novo aeroporto. Montenegro esclarece a diferença entre AD e ADN para evitar confusões. Raimundo aposta em arruadas longe das grandes cidades.
Legislativas 2024

PAN quer suspensão de explorações de lítio

Inês Sousa Real defende que é "fundamental suspender" os projetos de exploração de lítio em curso. Quanto a sondagens diz que "regresso de um grupo parlamentar" permite "ter mais forças".
Nações Unidas

Guterres alerta para crise ambiental

O secretário-geral da ONU marcou presença na cimeira UNEA-6, o principal órgão de tomada de decisões ambientais do mundo. Guterres avisou que o clima "está a implodir" e que "a culpa é da humanidade".
Legislativas 2024

CGTP: país "dispensa novo referendo" sobre aborto

A CGTP acusa Paulo Núncio, vice-presidente do CDS que defendeu novo referendo ao aborto, de sonhar "com o regresso a um passado tenebroso que marcou a vida de gerações de mulheres".
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses marca greve

Os enfermeiros reivindicam uma atualização da tabela salarial, remunerações justas, melhores condições de trabalho e dignificação da carreira. A greve abrange enfermeiros do setor público e social.
Noticiário

10h. Putin: NATO "prepara-se" para atacar Rússia

Neste jornal, os destaques do discurso do Estado da Nação do presidente da Rússia. Ainda o arranque do quinto dia de campanha e a antevisão dos jogos da Taça de Portugal.
Explicador

Faz sentido reabrir o debate sobre o aborto?

Correia de Campos garante que despenalização do aborto foi importante para reduzir desigualdades entre as mulheres. José Ribeiro e Castro entende que o debate em torno do aborto nunca este fechado.
Legislativas 2024

PTP vai a votos "para combater o fascismo"

O Partido Trabalhista quer "ajudar as forças democráticas a terem mais um representante" e defende que a primeira área a precisar de intervenção é a justiça, que"transitou incólume do Estado Novo".
Noticiário

9h. Banco Alimentar pede "realismo" ao Governo

A instituição alerta para o aumento da pobreza e pede uma mudança na forma como se olha para o problema. Ainda as estratégias de PS e AD para captar votos ao centro.
E o vencedor é...

Há limites para o "fanatismo" da Climáximo?

Marcelo diz que já começa a ser banal, mas a verdade é que os "ataques" da Climáximo podem tornar-se ainda mais perigosos. E se alguém aceitar o corpo de segurança pessoal de António Costa, é cobarde?
360º

Um puxão de orelhas na AD, PNS esfrega as mãos

Faltam dez dias para as eleições. Montenegro puxa as orelhas na equipa, Pedro Nuno Santos esfrega as mãos. Putin fala à nação e espera-se uma resposta sobre a situação na Transnístria.
Noticiário

8h. Montenegro destaca diferença entre AD e ADN

Siglas de AD e ADN são parecidas e o líder social democrata teme que eleitores se enganem quando forem votar. Ainda neste jornal, mais de 1.400 cartões de "Pessoa com Doença Rara" atribuidos em 2023.
Conferência de Imprensa

Quanto custam as medidas dos programas de PS e AD

Para o PS, as medidas da AD custam mais do que é anunciado. Será que as contas batem certo? Conheça "terroristas em part-time" do Japão que prejudicam a imagem do restaurante onde trabalham.
Fact Check

Portugal é o segundo país mais desigual da OCDE?

Mariana Mortágua refere que Portugal é segundo país mais desigual da OCDE. Os números não o indicam. Mas a lider do BE avançou também dados da distribuição da riqueza que estão praticamente certos.
Noticiário

7h. PS e AD tentam captar eleitores do centro

Isto numa altura em que há um elevado número de indecisos. Ainda os comícios da última noite, os conflitos na Ucrânia e Israel e um olhar aos jogos desta quinta-feira da Taça de Portugal.
A História do Dia

Como chegou Pedro Nuno Santos aqui? 1ª Parte

Esta é a primeira de duas partes de um perfil político do secretário-geral do PS. Como um “privilegiado” se assume socialista e tenta cumprir um sonho. Rita Tavares, jornalista, é a convidada.
Legislativas 2024

Vasco de Mello responde indiretamente a Mortágua

Vasco de Mello não quis revelar se contribuiu para algum partido, pouco depois de receber a IL. Mas diz que "faz muito pouco sentido" que o financiamento partidário seja arma de arremesso político.
Legislativas 2024

Pedro Nuno focado em adversários (e jura o oposto)

Afinal não é 90% do tempo para propostas e o resto para os ataques políticos. No comício onde se queixou de o criticarem por só falar dos adversários, o socialista falou sobretudo... dos adversários.
Legislativas 2024

AD desprotege centro. Pedro Nuno tenta dramatizar

Aparição de Passos, Moedas (também) a falar sobre imigração e Núncio a falar sobre aborto atiraram Montenegro (demasiado) para a direita. Pedro Nuno, que parece em dificuldades, tenta capitalizar.
Noticiário

00h. PNS rejeita estar sempre a criticar AD

Secretário-geral do PS rejeita estar sempre a criticar a AD num discurso onde atacou Passos Coelho, Paulo Núncio e Luís Montenegro. Ainda neste jornal, BE diz que o voto útil vai deixar arrependidos.
Habitação e Urbanismo

Bons modos de atrasar licenças de obras

Acelerar processos é reduzir a burocracia. Não há outra maneira de acelerar processos. E reduzir a burocracia é simplificar regras e regulamentos. É um voto de confiança no cidadão.
Legislativas 2024

Árvore das Patacas

Por alguma razão a maioria dos países da nossa dimensão da União Europeia nos estão a deixar para trás. O sonho nacional é o da árvore das patacas, distribuir sem produzir.
Legislativas 2024

Foi bonita a festa, pá

Muitos crêem que estes cenários são fantasiosos e que nada têm a ver com a realidade. Estão confiantes que o que conta são as promessas que ouviram papaguear. Foi bonita a festa, pá. Vamos em frente.
Legislativas 2024

Voltar à economia planificada, qual soviete… 

Temos nós capacidade para pagar mais impostos para os investimentos de alguns, que podem correr mal e onde, no fim, todos pagamos pois a empresa que recebeu milhões em subsídios entrou em insolvência?
Eleições

O "Tempo Novo" do PS

Em 2015, António Costa anunciou o “Tempo Novo” do PS. O desfecho está à vista de todos. Para que alguma coisa mude, temos de mudar alguma coisa.
Partido Chega

Estaremos assim tão longe de 1910? 

Tanto em espaço temporal, como em modus operandi, as semelhanças entre o Partido Republicano Português e o  Chega fazem-nos questionar se serão filhos de pais diferentes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.