Dark Mode 110kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Política

Turismo

Turismo. Investimento deve visar fixar turistas

"Nós não queremos uma abordagem do 'toca e foge', queremos uma abordagem mais completa", afirmou a secretária de Estado do Turismo.
Presidente da República

PR promulga alterações sobre eleições nas CCDR

Até agora, os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - eram nomeados pelo Governo.
António Costa

Hiroshima. Costa apela aos "valores da paz"

"É um momento para refletir sobre os valores da paz e da cooperação entre os povos e para assegurar que os primeiros bombardeamentos nucleares tenham sido os últimos", escreveu António Costa.
CDS-PP

CDS acusa Governo de abandonar agricultores

O líder do CDS lembrou os apelos da bancada centrista para a criação de apoios "como linhas de crédito com garantias do Estado" para atenuar os prejuízos dos agricultores afetados pelo mau tempo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo de férias no Porto Santo

Marcelo Rebelo de Sousa vai ser recebido no aeroporto pelo autarca da ilha, que pretende expor as suas preocupações ao Presidente, ainda de que forma informal.
PCP

Pesca lagostim. PCP propõe ao Governo mudar a lei

O PCP quer saber se o Governo está disponível para levantar a proibição de pesca profissional de lagostim-vermelho-do-Louisiana e se conhece o estado atual desta espécie na bacia.
Sociedade

Não tenham sonhos. Tenham ambição

103
O principal problema do país é a pobreza estrutural. A incapacidade de quem nasce pobre conseguir melhorar a sua condição de vida é uma das causas do atraso português.
Politicamente Correto

Força, camaradas, mais um esforço! /premium

Precisamos de importar praticamente tudo, dos bens de consumo material às atitudes políticas. Nisso somos, de facto, muito bons.
Pandemia

Jusqu'ici tout va bien /premium

Portugal já era um país com uma economia estagnada. Agora ficou também menos livre e menos plural, subitamente empobrecido, com pior saúde, com mais desigualdades sociais e com pior acesso à educação.
Estados Unidos da América

EUA dá recompensas para deter piratas informáticos

Estados Unidos têm acusado os governos da Rússia e da China de promoverem grupos de piratas informáticos com planos de usar plataformas digitais para interferirem nas eleições presidenciais.
Educação

Governo quer reverter taxa de insucesso dos PLA

Os horários e a dificuldade de conciliação com a vida profissional são duas das razões para a taxa de insucesso de 40% nos atuais cursos.
António Costa

DGAV critica afirmações de Costa

O grupo de trabalhadores lamentou que o governante tenha afirmado, em 24 de julho, no debate sobre o Estado da Nação, no Parlamento, que a DGAV "não está feita para cuidar de animais de estimação".
Resposta Pronta

Viagens. "Insistência é positiva, mas vem tarde"

Governo vai apresentar novo relatório. Associação de Hotéis do Algarve vê insistência com bons olhos, mas Elidérico Viegas, presidente, afirma: "Fator decisivo será a diminuição dos infetados".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR não comenta quarentena imposta nos Açores

2385
Segundo o Tribunal Constitucional, as autoridades açorianas violaram a constituição ao impor a quem chegasse à região uma quarentena obrigatória de 14 dias por causa da pandemia de Covid-19.
PCP

Alfa. PCP defende integração da ferrovia na CP

PCP aponta que o acidente em Soure, "não envolvendo estranhos ao sistema ferroviário e tendo como intervenientes elementos centrais deste sistema", gera "justas preocupações".
Resposta Pronta

"Não acredito numa crise humanitária no Líbano"

Fernando Nobre, presidente da AMI, destaca a "resiliência" do país em que já esteve por quatro vezes e defende que a recuperação será "rápida". Garante que Portugal está "pronto" para ajudar.
Coronavírus

App Stayway e recomendações para Avante "em breve"

Aplicação poderá ser utilizada por "todos os residentes em Portugal", mas continua sem data definida. Julho foi o mês com maior número de testes e SNS é responsável por 50% do total de testes feitos.
Futebol

Governo trabalha no regresso dos adeptos

Pedro Siza Vieira assumiu que o Governo "não sabe" quando os adeptos vão poder regressar aos estádios de futebol, mas garantiu que "estão a ser criadas condições para um contexto que será difícil".
Bloco de Esquerda

BE tem "disponibilidade para negociar" com Costa

Para Catarina Martins, "se o PS quiser negociar políticas de esquerda, sabe que encontra no BE a disponibilidade e a vontade de o fazer", mas quer concentrar-se em medidas imediatas e no OE.
Incêndios

Oleiros critica Governo por falta de indemnização

O autarca de Oleiros criticou o Governo por ainda não ter indemnizado a família de um trabalhador da câmara que morreu num incêndio em 2017. Indemnização foi aprovada em parlamento.
Médicos

Governo fixa 2.400 vagas para internato médico

149
O Governo fixou em 2.400 o número de vagas para ingresso e frequência do internato médico no próximo ano, segundo um despacho publicado em Diário da República.
Bloco de Esquerda

Presidenciais. BE apresentará candidatura 

A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou que o seu partido "não faltará" à responsabilidade de contribuir para uma candidatura presidencial.
Ministério da Saúde

Concurso para médicos de família com 435 vagas

Com um atraso de mais de duas semanas, o Ministério da Saúde abriu o concurso para os recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar. São 435 vagas, mais 37 do que no ano passado.
Resposta Pronta

Incêndios 2017. Família ainda espera indemnização

Autarca de Oleiros, Fernando Marques Jorge, pede justiça pela "única" família que não foi indemnizada após incêndios de 2017. "Até hoje, o Governo não cumpriu nem disse nada face ao que foi aprovado".
Estados Unidos da América

Trump encoraja voto por correio na Florida

O Presidente dos Estados Unidos está agora a encorajar os eleitores no estado de Florida a votarem por correio, apesar de criticar a prática em geral e em particular no Nevada.
Bloco de Esquerda

BE. Integrar assistentes operacionais nas escolas

"Estes trabalhadores foram contratados a título precário com a desculpa de que não correspondiam a necessidades permanentes do sistema", salienta Joana Mortágua.
Política

A insustentável leveza da desgovernação

Tenhamos esperança que venha a TVI, agora, pôr alguém a gritar mais alto, para o bem de todos nós. Se gritos nos salvassem, Portugal já havia pago a dívida pública!
EFACEC

Há mais interessados na compra da Efacec

"Tivemos já novas manifestações de interesse além daquelas entidades que apresentaram propostas no processo que anteriormente estava em curso", disse Pedro Siza Vieira.
Veterinária

Susana Pombo designada diretora-geral da DGAV

"A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, designou, hoje, em regime de substituição, a mestre Susana Isabel Ferreira Guedes Pombo", para exercer as funções de diretora-geral da DGAV.
Resposta Pronta

Líbano. "Não há registo de portugueses feridos"

Embaixada está a contactar portugueses registados e não há feridos. Secretária de Estado das Comunidades adianta que donos do apartamento estavam fora. Cônsul honorário português foi "afetado".
Presidente da República

Marcelo não sabe se Juan Carlos vem para Portugal

O Presidente não quis comentar uma eventual deslocação do antigo Rei de Espanha para Portugal e se isso seria um embaraço diplomático para o país. República Dominicana nega a sua entrada no país.
Avante!

Avante!. DGS está "a apreciar" documento do PCP /premium

782
Falta um mês para o início da Festa do Avante!. O PCP diz que "ainda não colocou limitações" às entradas (a média é de 100 mil pessoas), mas haverá lugares marcados nos espaços principais.
Partido Chega

II Convenção Nacional do Chega em Évora

3649
A convenção "contará com a participação dos diversos partidos europeus, parte da família europeia do Chega, o grupo Identidade e Democracia (ID)", garantiu Ventura.
Governo

Aviões C-295. Governo correu atrás do prejuízo

"Fizemos, em final de 2018, a melhor negociação possível para o Estado português nas circunstâncias e as circunstâncias não eram favoráveis", lamentou João Gomes Cravinho.
Bloco de Esquerda

BE denuncia perda de rendimento de 80 pessoas

De acordo com o BE, os trabalhadores visados "asseguram o funcionamento das piscinas municipais há anos, mas não tiveram qualquer contacto da autarquia, pelo menos numa primeira fase".
Bloco de Esquerda

BE questiona Governo sobre segurança ferroviária

O BE questiona se "está o Governo disponível para investir, junto com a Infraestruturas de Portugal, na dotação do 'convel' em todos os veículos de serviço e no reforço da formação dos condutores".
Sindicatos

Governo acusado de despedir pessoal não docente 

Em causa, estão os funcionários contratados a termo resolutivo certo para o ano letivo 2017-2018 cujos contratos, que terminam em 31 de agosto, não podem voltar a ser renovados, por impedimento legal.
Coronavírus

CDS-PP questiona quebra de consultas

De entre um conjunto de 14 perguntas, o CDS pretende saber como estão os Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar a responder às necessidades dos cidadãos sem Covid-19.
PSD

JSD questiona Governo sobre alojamento estudantil 

Alexandre Poço mostra preocupação "na medida em que a remoção de camas nos quartos e nas residências pode significar para muitos alunos a perda de alojamento".
Coronavírus

Mais um funcionário do Parlamento com Covid-19

Como o primeiro funcionário infetado está em casa já há duas semanas e este segundo há semana e meia, a "cadeia de transmissão ficou fechada", disse fonte parlamentar.
Juan Carlos

Escândalos de Juan Carlos, o rei caído em desgraça /premium

113
Máquina de contar dinheiro instalada no palácio, alegados subornos, amizades tóxicas e aventuras sexuais. Decadência do antigo monarca espanhol começou há muito. Mas só se conhece a ponta do iceberg.
PSD

PSD decide sobre quebra de disciplina de voto

Conselho de Jurisdição Nacional do PSD vai deliberar em setembro sobre a quebra na disciplina de voto por parte de sete deputados sociais-democratas na votação que decidiu o fim dos debates quinzenais
Trabalho

Lidl diz que oferece "condições de excelência" 

221
A Lidl Portugal recusou as acusações do CESP, garantindo que "respeita inteiramente o direito dos colaboradores" à greve e que oferece "condições de trabalho de excelência".
Bielorrússia

Presidente da Bielorrúsia promete manter aliança 

O Presidente da Bielorrússia prometeu manter uma estreita aliança com a Rússia, numa altura em que Alexander Lukashenko está a tentar conquistar um sexto mandato como chefe de Estado.
Universidades

Movimento de sete universidades alerta Marcelo

O movimento associativo Académicas., composto pelas Associações Académicas de sete universidades, alertou o Presidente da República para as dificuldades financeiras dos estudantes universitários.
Política

Ninguém perguntou aos jovens que Portugal querem

539
Não envolver a juventude na discussão sobre que Portugal queremos, para nós e para aqueles que vierem depois de nós, é um ato de cobardia que não tem faltado a quem decide hoje.
Política

Que se lixem as eleições

634
Se há programa, se há gente capaz, à direita e ao país só resta a esperança num líder de oposição unificador, com capital político suficiente, que corporize um projecto ambicioso para Portugal.
Cabo Verde

Cabo Verde. Autárquicas no dia 25 de outubro

As oitavas eleições autárquicas deverão custar ao Estado mais de 3,6 milhões de euros, segundo uma estimativa governamental que consta da lei do Orçamento do Estado.
Coronavírus

PME. Novas medidas "são de bradar aos céus"

"A permissão para os bares noturnos e as discotecas poderem abrir das 08h00 às 20h00, em serviço de pastelaria, só pode ser uma brincadeira de mau gosto", afirmou a CPPME
Sindicatos

Lidl acusado de não respeitar direito à greve

"Em causa estão situações muito precárias e pessoas que há anos procuram melhorar a sua situação laboral, mas ganham entre 300 e 400 euros", disse Bruno Silva, do CESP.
PS

PS/Açores. Novo ciclo é garantia de obras públicas

Manuel Costa frisou que existe um "grande ciclo de investimento público para os próximos anos", destacando a "competente atuação da construção civil num momento muito crítico da pandemia".
PCP

PCP repudia quem nega que há racismo em Portugal

955
Rui Fernandes repudiou "todos aqueles que continuam a querer negar que existe um problema na sociedade portuguesa". Aditou ainda, "Há racismo em Portugal, isso o PCP nunca disse o contrário".
CDS-PP

Açores. CDS critica Governo Regional

Segundo o líder parlamentar do CDS na Assembleia Regional, "o governo recusa persistentemente valorizar, após reuniões e promessas que se arrastam" as carreiras dos técnicos de saúde.
PS

PS. Alterações a regime dos trabalhadores do Mira

PS recomenda alterar a resolução de Conselho de Ministros de 24 de outubro para que seja garantida "a salvaguarda das regras da DGS até finalização do período de instalação das soluções transitórias".
Bloco de Esquerda

BE questiona Governo sobre rio Estorãos

Maria Manuel Rola sublinhou que "o rio Estorãos viu o seu caudal praticamente desaparecer nas últimas semanas do mês de julho", situação que "indignou a população local", por ver o rio ameaçado.
Desporto

Apelo urgente a púbico em competições desportivas

CDP aplaude a "abertura de espírito" demonstrada pela tutela em relação à cultura, contudo entende que a mesma deveria ser "extensível" às competições desportivas.
Coronavírus

Zero mortes, um governante emocionado. E a app?

1048
O secretário de estado, Lacerda Sales, emocionou-se ao anunciar ao país que esta segunda-feira não houve registo de mortes por Covid-19. Sobre a aplicação de rastreio não quis adiantar informações.
Bandex

"O milagre chama-se Portugal" por Bandex

Um ano depois de ter começado a fazer canções semanais para a Rádio Observador, Bandex deixa a modéstia de lado e passa a ser o tema da canção. O nosso "cantor" vai de férias.
Coronavírus

Só abriu uma linha de apoio social na Cultura 

168
O Ministério da Cultura tinha anunciado que eram três as linhas que iam estar disponíveis, para trabalhadores, empresas artísticas e espaços culturais, mas afinal só uma abriu.
Política

Perfil de um Governo que não responde

1248
Um Governo que nada sabe, um Governo que pouco responde. Um Governo que foge às responsabilidades. Eis o nada exemplar legado de António Costa, que Rui Rio vai sustentando.
Animais

Cadelas apressadas parem cachorros cegos

517
Cães e gatos são estranhos à natureza, são organismos que geneticamente modificámos para nosso proveito. Há países onde conservar a natureza passar por os eliminar. Cá juntamos tudo sob a mesma alçada
Governo

TAP nacionalizada sim, se formos país pobre

No meio de tudo isto, não haverá uma grande injustiça? O Estado salva a TAP, mas deixa cair as pequenas empresas? Quanto contribuirão as PME para o nosso PIB e para a criação de emprego?
Debate Quinzenal

A Direita à procura do Preste João

172
Portugal precisa de um reino do Preste João como de pão para a boca, sob pena de ser definitivamente aglutinada pela ambição e populismo de Ventura.
Racismo

"Portugal não é racista", disse o Chega em Lisboa

2041
O partido Chega promoveu este domingo uma manifestação em Lisboa para dizer que "Portugal não é racista" e tentar afastar "esse fantasma" que assola o país sempre que algo de trágico acontece.
Resposta Pronta

"Tudo incluído" cresce no Algarve 

135
João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, confirma: a pandemia provoca quebra de 60% a 70% na taxa de ocupação da hotelaria.
Animais

A trituradora /premium

620
Chegou a vez dos veterinários. A geringonça atira-se aos técnicos com a firmeza de uma trituradora. O activismo faz xeque-mate à competência. E, por agora, ganha.
Coronavírus

Suspensos no tempo /premium

O prolongamento da situação torna indiferente a actuação dos partidos profissionais e daí que já se sinta a crise de credibilidade dos sistemas partidários.
Política

Passos Coelho é o líder da direita /premium

1747
A direita um dia voltará ao poder, resta saber que direita. Uma grande coligação com um PSD forte, liderado por Passos Coelho. Ou uma aliança entre o PSD de Rio, com cerca de 30%, e o Chega de Ventura
Eleições Presidenciais

As presidenciais ou o plebiscito ao prof. Marcelo

345
Não senhores jornalistas, comentadores, influenciadores e governantes do regime, não compramos a vossa narrativa de que o Presidente Marcelo tenha feito um mandato magnífico!
Ministério da Cultura

Erros meus, má fortuna…

270
Graça Fonseca não é empática e não se lhe conhece qualquer motivação para dialogar com o amplo sector da Cultura. Sendo assim, estamos perante um erro de "casting", o que é normal, mas trágico.
Acidentes e Desastres

Alfa. Marcelo pede respeito nas investigações /premium

559
Um dia após o acidente com um Alfa Pendular, Marcelo visitou o local onde tudo aconteceu e os três feridos internados. Garantiu que o caso é “raríssimo” e “continua a ser seguro viajar de comboio”.
Açores

BE/Açores fala em "desconfinamento irresponsável"

O Bloco de Esquerda dos Açores acusou o presidente do executivo regional, o socialista Vasco Cordeiro, de "tentar lavar as mãos das suas responsabilidades" o processo de desconfinamento.
PS

PS/Açores pronto para campanha com alterações

117
O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, assegurou que o partido está com trabalho "muito adiantado" de preparação para a campanha eleitoral deste ano, que terá alterações "bem profundas".
PS

PS ataca hipótese de negociações PSD/Chega 

2926
Partido Socialista diz que só "condução política em contramão" pode justificar que PSD admita negociar com o Chega. Socialistas acusam PSD de "rutura com a sua cultura social-democrata".
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre cuidados paliativos

108
O CDS-PP lembra que o Governo deveria apresentar até 31 de julho um cronograma onde identifica prazos e montantes para a concretização das medidas para o reforço dos cuidados paliativos.
Óbito

"Influenciou aqueles que com ele aprenderam"

Em comunicado, a ministra da cultura destacou o "autor de uma obra historiográfica de referência" e descreveu-o como "um historiador exemplar, um homem de cultura e um professor que marcou".
Óbito

Marcelo lamenta morte de "amigo de muitos anos"

Em reação à morte do historiador, o Presidente da República disse que Joaquim Veríssimo Serrão "deixou numerosos discípulos, em particular na Academia Portuguesa de História, de que foi presidente".
Museus

Rita Rato inicia funções no Museu do Aljube

Nova diretora entra em funções a partir de hoje. Ex-deputada do PCP foi escolhida numa processo de recrutamento da EGEAC que foi alvo de várias críticas por falta de experiência na área.
Museus

Rita Rato. Da JCP à direção do Museu do Aljube /premium

379
Rita Rato foi escolhida para dirigir o Museu do Aljube e entra este sábado em funções. Deixou o Parlamento em outubro depois de 10 anos sentada na bancada do PCP.
Universidades

Sobre a crítica da crítica 

257
O manifesto dos 67 académicos contra Riccardo Marchi não conseguiu abster-se daquela “crítica” que consiste na fácil e sempre tentadora desqualificação intelectual e moral do adversário.
Bloco de Esquerda

BE. Fundos dos Açores vão sofrer cortes

José Gusmão sublinhou que o próximo quadro comunitário europeu irá trazer cortes em "todos os fundos estratégicos" para os Açores. "Vamos ter de nos bater para encontrar soluções", vincou o bloquista.
Iniciativa Liberal

IL questiona diferenças entre bares e restaurantes

1215
IL pergunta ao Governo qual foi a justificação para a "discriminação" de horários entre discotecas/bares e restaurantes e diz não perceber comparação a cafés e pastelarias ao invés de restaurantes.
Discriminação

Populismo de esquerda e racismo

1190
Não podemos assumir inequivocamente, que quando um cidadão branco mata um cidadão negro, ou vice-versa, o tenha feito, garantidamente, por uma questão de cor de pele.
Estado

Lançada estratégia de inovação do Estado

Governo anunciou lançamento da estratégia de inovação e modernização do Estado e da Administração Pública para 2020-2023, um processo que envolveu cerca de 1.000 pessoas.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR destaca importância da união de empresários

Marcelo Rebelo de Sousa disse que "a primeira conclusão é de unidade", porque "estão todas unidas nos mesmos objetivos", e considerou que "isso é muito importante porque são objetivos nacionais"
Estados Unidos da América

Fraude? Democratas e republicanos acham possível

Uma sondagem da Ipsos/Reuters dá conta de um elevado grau de suspeição dos dois lados da política norte-americana. Ambos os lados estão preocupados com fraude, desinformação e supressão eleitoral.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa recorda Mário Castrim

O líder do PCP recitou o poema "Urgente", que fala dos "camaradas na frente de combate", do militante comunista, jornalista e escritor Mário Castrim. Esta sexta-feira Mário Castrim faria 100 anos.
Coronavírus

Bares e discotecas que retomem podem ter 'layoff'

O gabinete do ministro Pedro Siza Vieira disse em comunicado que os bares e discotecas que retomem a atividade como cafés ou pastelarias podem continuar a recorrer ao layoff simplificado.
PS

PS confia que números do PIB vão melhorar

Carlos Pereira declarou que o partido confia na melhoria dos números do PIB nos próximos trimestres e " que os portugueses podem olhar para o futuro com esperança".
Novo Banco

Novo Banco perdeu 56 milhões a vender Pinheirinho /premium

558
Venda da Herdade do Pinheirinho, em Grândola, foi fechada já este ano abaixo do valor do balanço e da última avaliação, revelam valores dados por Novo Banco em resposta a 16 perguntas do PSD.
São Tomé e Príncipe

Parlamento são-tomense rejeita moção de censura

Primeiro ministro são-tomense considerou que decisão "demonstra a vitalidade da democracia em São Tomé e Príncipe" e que "prerrogativa" dos 14 membros do grupo parlamentar da ADI foi "extemporânea".
Partido Chega

Ventura convida Rui Rio para manifestação

278
"Disse o dr. Rui Rio que admitia conversar para futuras pontes. Domingo é o dia para concretizar esses passos. Poderemos estar juntos na praça do Município", lê-se na missiva que Ventura enviou a Rio.
Novo Banco

Marcelo pede urgência na auditoria ao Novo Banco 

335
Segundo aviso em três dias: o Presidente da República quer que os portugueses conheçam o resultado da auditoria ao Novo Banco. E o mais rápido possível, porque são eles que estão a pagar.
Greve

Novos horários na STCP levam a greve

123
STCP anunciou que um conjunto de linhas de autocarro vai passar a circular mediante o horário de agosto e ter novos trajetos e paragens. Trabalhadores alegam falta de condições sanitárias.
Partido Chega

Chega falou com PSP sobre manifestação de domingo

980
Esta concentração foi convocada depois do anúncio de várias manifestações antirracistas, homenageando o ator português Bruno Candé, assassinado a tiro no sábado passado.
Madeira

Máscara obrigatória dá imagem de insegurança

Paulo Cafôfo referiu que a decisão do executivo madeirense já originou "muitos cancelamentos de reservas de pessoas [que] tinham escolhido a Madeira como destino das suas férias".
PCP

PCP culpa pandemia e Governo por queda do PIB

Agostinho Lopes aponta três explicações para esta quebra, o contributo negativo da procura interna, as limitadas e insuficientes medidas do executivo e as falhas para dinamizar investimento público.
CDS-PP

Quebra do PIB é "trambolhão significativo"

O líder do CDS-PP vê a quebra do PIB como "um trambolhão muito significativo" e defendeu, por isso, que o Governo deve aproveitar para "falar menos de obras públicas e mais de investimento privado"
Ensino Superior

Marcelo facilita pagamento de propinas em atraso

O diploma promulgado esta sexta-feira por Marcelo Rebelo de Sousa prevê a criação de um mecanismo para ajudar os alunos do ensino superior a pagar as propinas em falta.
Animais

Governo quer passar tutela dos animais domésticos

O Governo está a estudar a passagem da tutela dos animais domésticos para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ou para outro organismo do Ambiente.
Gabinete de Crise

Imunidade de grupo muito longe

É preciso continuar a estudar mais e com mais metodologia. Depois do esforço de confinamento, o Inquérito do Instituto Ricardo Jorge à população revela números expectáveis.
Cultura

Cultura: ministra diz ter condições para continuar

316
Graça Fonseca diz que o "momento drink" resultou de palavras retiradas do contexto: "Tem piada nas redes sociais". Mas reconhece: maioria no setor recebeu apoio de 219 euros nos últimos meses.
Novo Banco

Novo Banco. PS aguarda auditoria tranquilamente

João Paulo Correia afirmou que os socialistas aguardam tranquilamente a auditoria ao Novo Banco para tomarem posição e considerou que Rui Rio tem andado nervoso. BE quer ver conclusões perliminares.
Comentário

"Só agora é que o governo reparou no Novo Banco?"

217
O comentário da economista Susana Peralta ao adiamento da divulgação da auditoria ao Novo Banco. "É estranho o governo e PR estarem agora preocupados com uma auditoria".
Assembleia Da República

Estudo: 4 em 10 deputados foram eleitos três vezes

Estudo conclui que "os cerca de 3.600 lugares ocupados ao longo dos 44 anos [1979-2019], quase 1.500 permaneceram no lugar durante 12 anos". O PCP é o partido que mais mantém os seus deputados.
Streaming

Streaming. Governo prefere investimento direto

O Governo considera "muito mais interessante" ter operadores televisivos estrangeiros empenhados em investirem diretamente em produções portuguesas do que a pagarem taxas.
Itália

Salvini diz ser alvo de "injustiça sem sentido"

Em agosto de 2019, Matteo Salvini bloqueou durante 20 dias um navio com 150 pessoas a bordo que tinham sido resgatadas de embarcações precárias. É acusado de sequestro.
Economia

Economia cai 16,5%, a maior quebra de sempre 

406
PIB caiu 16,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e 14,1% em relação ao trimestre anterior. Procura interna e exportações, afetados pela pandemia, explicam queda.
Estados Unidos da América

Trump diz que não quer adiar eleições 

Presidente dos EUA diz que não quer adiar eleições, mas teme que haja "fraude" no sistema de votação por correio. Especialistas dizem que declarações servem para desviar atenção da recessão económica.
Ministério da Cultura

Graça Fonseca lamenta homicídio de Bruno Candé

Bruno Candé Marques, 39 anos, morreu no sábado após ter sido baleado, várias vezes, em plena Avenida de Moscavide, concelho de Loures.
António Guterres

Guterres: multiculturalidade é riqueza, não ameaça

António Guterres fez uma reflexão sobre a identidade, uma palavra que "tem sido muito mal usada, recentemente, por alguns líderes políticos de várias partes do mundo, como um fator divisão".
PS

PS vai dar prioridade ao combate à precariedade

José Luís Carneiro referiu que nesta situação estão incluídos "trabalhadores independentes ou trabalhadores informais sem qualquer tipo de apoio da rede social do Estado".
Habitação e Urbanismo

Programa Da Habitação ao Habitat prolongado

As intervenções-piloto incidem sobre os bairros da Quinta da Fonte (Loures), de Cabo Mor (Gaia), de São Pedro de Elvas (Elvas) e da Zona da Escola Técnica (Viana do Castelo).
ADSE

ADSE quer alargar beneficiários

A nova presidente diz que vai gerir o instituto em diálogo com os parceiros e concorda com o alargamento do universo de beneficiários para ajudar a garantir a sustentabilidade do subsistema de saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Governo em crise encosta-se ao Presidente

161
O chefe de Estado explica que, no sistema semipresidencial, o governo "fica encostado" ao Presidente em momentos de crise, que por sua vez "tende a apagar-se" em períodos de estabilidade.
Democracia

Requiem

167
O último baluarte da democracia fiscalizada, responsável, orientadora e popular, caiu. O Governo, que deveria ser executor, é agora planeador, decisor, legislador, omnipotente e irresponsável.
Governo

Governo prepara lançamento de 6 lojas do cidadão

O Governo está a preparar o lançamento de seis novas lojas do cidadão e uma aposta em soluções móveis que possam levar estes serviços a zonas com menos habitantes.
Rui Rio

O PS vai dar um Orbán a Portugal? /premium

312
Talvez o destino do PS, com a sua tendência de tudo concentrar no Estado e de tudo controlar na sociedade, seja dar um dia um Orbán a Portugal, tal como os seus antepassados lhe deram um Salazar.
Ministério da Cultura

JSD critica ministra da Cultura

774
Para Alexandre Poço, as declarações proferidas esta semana por Graça Fonseca revelam "uma elevada desvalorização e falta de respeito pelos profissionais que devia defender".
Política

O manguito do dr. Rio /premium

Que irónico será, caso aconteça, que Rio se torne Primeiro-Ministro, depois de todo o carnaval de "recentrar o partido" e de "verdadeira social-democracia", mas ao lado do Chega.
Oficina da Liberdade

Seis bons motivos para pagar novos impostos

487
Países como a Holanda e a Irlanda já perceberam que podem atrair investimento e gerar emprego se aliviarem a carga fiscal sobre as empresas. Faria todo o sentido que Portugal fizesse o mesmo.
Governos Regionais

As ilhas são mais-valia para Portugal 

131
Ao Estado e à União Europeia exige-se uma de duas opções: ou financiam os custos da nossa insularidade e ultraperiferia, ou concedem-nos os instrumentos legais para podermos fazer um caminho próprio.
Resposta Pronta

Animais. Troca de ministérios "é um absurdo total"

545
Ricardo Lobo, da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, tece duras críticas à proposta de retirar os animais de companhia da tutela da DGAV e Ministério da Agricultura.
País

Praias portugueses já tiveram 9 milhões de pessoas

"Num só dia chegámos a ter mais de um milhão de pessoas, num conjunto de praias. Mas o comportamento da maioria tem sido de grande rigor", disse o ministro Matos Fernandes.
Resposta Pronta

Estratégia anti-corrupção é "manifestamente pouco"

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico critica o plano para uma futura estratégia anti-corrupção. O plano vai ainda ser analisado pelo governo.
PSD

PSD/Açores contra saída da Ryanair da Terceira

Para o líder do PSD-Açores, José Manuel Bolieiro, não é "virtuoso" a ilha perder as ligações da transportadora aérea low-cost. É preciso garantir "o interesse público da região".
PSD

PSD questiona autarca de Viana do Castelo

José Maria Costa dito que encara com "serenidade" o desfecho dos casos judiciais impostos ao município. Num dos processos está em causa Plano de Pormenor do Parque da cidade.
Açores

PSD/Açores defende parceria com a UMAR

O dirigente partidário, José Manuel Bolieiro, apontou a necessidade de valorizar o papel da mulher, tendo sustentado que, como revelam dados estatísticos, "ainda há uma discriminação remuneratória".
Açores

Açores. Eventual saída da Ryanair seria negativa

José Manuel Bolieiro disse que o mercado privado "não pode ser controlado pelas soluções públicas" e que eventual abandono da operação para a Terceira por parte da Ryanair seria negativo para a ilha.
CDU

Moção da CDU pelo subsídio de risco rejeitada

O documento apresentado esta quinta-feira pela vereadora Cláudia Marinho pretendia que a autarquia deliberasse "manifestar a sua solidariedade e apoio aos trabalhadores e às suas estruturas sindicais.
Governo

Governo "acredita num interior próspero"

"Governo acredita num interior próspero, posicionando na linha da frente a ciência e a inovação. Ao contrário do que muitas das vezes ouvimos, o interior não é só população idosa", disse Ana Abrunhosa
Estado

Ensaio. Porque falta visão estratégica ao Estado? /premium

115
Em que medida Portugal aplica mal os seus recursos? Por que razão falta planeamento económico e financeiro? E, sobretudo, por que motivo chegámos a esta situação? Um ensaio do economista Abel Mateus.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo lamenta morte de bombeiro de Cuba

O PR "falou pessoalmente com a mãe do bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba" e "dirigiu os mais sentidos pêsames àquela associação, aos seus familiares e amigos".
Agricultura

Agricultura. "Governo não pode desmantelar a DGAV"

António Costa classificou como "absolutamente intolerável" o incidente que levou à morte de 73 animais em Santo Tirso, e admitiu repensar o quadro legal e a "orgânica do Estado" nesta matéria.
Novo Banco

Lone Star nega ter comprado imóveis do Novo Banco

Fundo dono do Novo Banco recusa ter comprado imóveis do Novo Banco. E diz que as notícias que têm vindo a público não passam de "especulação infundada".
CDU

CDU quer esclarecimento sobre abrigo de animais

A CDU salienta que, nos termos da Lei, compete às câmaras municipais executar as medidas necessárias ao cumprimento da decisão de encerramento destes locais.
Empresas

Empresas pedem criação de fundo de tesouraria

"Num momento em que muitas empresas não conseguem faturar, era muito importante que o Governo olhasse para este setor", declarou Jorge Manuel Pisco.
PSD

PSD. Administração portuária da Figueira da Foz

Candidatura da obra de aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do Porto da Figueira da Foz, promovida pela administração portuária, não cumpriu condições de acesso a fundos da UE.
TAP

TAP já tem presidente executivo interino

Ramiro Sequeira, Chief Operating Officer (COO) da companhia desde 2018, vai ser presidente executivo interino da TAP. A notícia foi avançada pelo jornal Eco e confirmada pelo Observador.
CDS-PP

Ovar. CDS entrega dossiê de mudanças a Marcelo

Fernando de Almeida e Daniel Malícia entregaram informação detalhada sobre a realidade do concelho que, "mais de quatro meses após o início da pandemia, está numa situação económica muito difícil".
Novo Banco

Novo Banco. BE quer saber quem comprou os imóveis 

534
Requerimentos para saber beneficiários últimos das vendas de ativos e imóveis do Novo Banco têm como destinatários a comissão de acompanhamento, Fundo de Resolução e Banco de Portugal.
Corrupção

Corrupção. O que propõe o novo plano? /premium

223
Grupo de trabalho aprova mecanismos de justiça negociada. Privados poderão vir a ter planos de prevenção contra a corrupção e canais próprios de denúncia para uso dos funcionários e clientes.
Rui Rio

Rui Rio afasta criação de Bloco Central

Rui Rio considerou que o facto de o PSD se ter abstido na votação para deixar passar o orçamento suplementar do Governo e posição idêntica ter tido o PS "não é um Bloco Central".
Ministério do Ambiente

Ministro aponta "desconhecimento" do líder do PSD

Rui Rio classificou o investimento na produção de hidrogénio como "projeto extremamente perigoso", considerando que o país não tem "condições para aventuras nem para ideias megalómanas".
José Sócrates

Sócrates diz-se alvo de "velhacas acusações" 

"Com a fineza de espírito muito própria de quem frequentou colégios estrangeiros o Dr. Rui Rio resolveu responder às críticas que fiz com alusões indiretas ao processo Marquês" queixou-se Sócrates.
Coronavírus

Professores do BE acusam Ministério da Educação

Um grupo de 20 professores bloquistas denuncia "orientações irresponsáveis" do Ministério da Educação para o ano letivo 2020/21, sobretudo no distanciamento social.
Comentário

"As excepções abrem a porta aos surtos"

As 19 freguesias em estado de calamidade passam a contingência. Análise de Filomena Martins, diretora-adjunta do Observador, ao Conselho de Ministros: "É preciso clarificar e uniformizar as medidas".
CDS-PP

JP pede demissão da ministra da Cultura

161
A Juventude Popular pede a demissão de Graça Fonseca e alude ao episódio em que a ministra se recusou a responder a pergunta de jornalistas sobre dificuldades no setor e de os convidar para um drink.
PCP

Dirigente do PCP ignora apelo de Costa

Dirigente comunista Francisco Lopes ignorou, num artigo publicado hoje no Avante, o apelo do primeiro-ministro para uma "base de entendimento" à esquerda, criticou o PS e defendeu o "reforço do PCP".
Cinema

Instituto do Cinema “leva burocracia ao delírio" /premium

109
Midas Filmes não pôde concorrer a subsídio por não ter enviado documento que já constava de candidaturas anteriores. Secretário de Estado Nuno Artur Silva responde com novo concurso dentro de dias.
PAN

Almaraz. PAN apresenta queixa contra Espanha

O partido assinala que "é a segunda vez" que denuncia "o incumprimento" das Convenções de Espoo e Aarhus por parte de Espanha e acusa o Governo português de "inércia" nesta matéria.
PSD

PSD. Sanções a deputados devem ser travadas /premium

790
Maioria dos membros da jurisdição, onde Rio não tem maioria de apoiantes, discorda da aplicação de sanções a deputados que votaram contra o fim de debates quinzenais com o primeiro-ministro.
Sob Escuta

Barreto aponta "má gestão política" da pandemia

191
Considera que houve "má gestão política" da pandemia, diz que na Educação aconteceu "um desastre" e critica o Presidente da República pelo "optimismo desbragado". António Barreto está "Sob Escuta".
António Costa

Fundos europeus. Portugal não se pode queixar

127
Em entrevista à Visão, Costa disse que é preciso "aproveitar bem aquilo que a Europa disponibilizou". Sobre o OE, pede que não se some uma crise política à sanitária, económica e social já existentes.
PS

PS: é o momento para se analisar leis laborais

Ana Catarina Mendes afirma que a atual pandemia demonstrou "como a fragilidade dos contratos de trabalho coloca em causa a vida das pessoas e o posto de trabalho".
Museus

António Guterres homenageado no Museu do Côa

265
António Guterres foi homenageado no Museu do Côa por, há 25 anos enquanto primeiro-ministro, ter tomado a decisão de cancelar a construção da barragem do Baixo Côa.
Noticiário

7h. PM: "Bloco central é como procurar gambozinos"

Em entrevista à Visão PM revela que escolheu Costa Silva depois de ler artigos do engenheiro na imprensa e depois de uma entrevista à RTP. Sobre futuro do PS não pretende "designar sucessor".
Política

A via mística da direita /premium

O mais lamentável é a curiosa mistura do Sermão da Montanha e da não-violência à Gandhi que Marcelo julgou oportuno introduzir pelas suas palavras no coração dos portugueses.
Rui Rio

Novo Banco. Rio diz que há uma questão "criminal"

A venda de imóveis pelo Novo Banco abaixo do preço de mercado pode ter contornos "criminais", diz o líder do PSD. Rio admite que podia ter deixado cair a TAP. E não descarta negociação com o Chega.
Marcelo Rebelo de Sousa

Álvaro Beleza elogia Marcelo Rebelo de Sousa

Na ótica de Álvaro Beleza, o atual chefe de Estado "tem desempenhado muito bem o seu lugar", pelo que "essa questão é natural".
TAP

Deputados do PS questionam funcionamento da TAP

Os parlamentares Paulo Pisco, Carlos Pereira, Lara Martinho e Paulo Porto dão conta da "frustração" expressa por emigrantes portugueses por não terem condições para voar na TAP.
Política

PCP dá cinco razões para realizar Avante /premium

224
O PCP está há mais de um mês a preparar o recinto para a Festa do Avante. A expectativa sobre a realização mantém-se e o partido responde agora às principais críticas que têm sido feitas.
Energia

O projecto do hidrogénio, um projecto absurdo

917
Este projecto não só não é rentável, como não é necessário. A sua implementação só condenaria os portugueses a um fraco crescimento económico e a baixos salários. Por muitas décadas.
A página está a demorar muito tempo.