771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

E o vencedor é...

Acordo entre PSD e Chega dá razão à esquerda?

A balbúrdia eleitoral continua, desta vez com a velha questão do elevado número de votos nulos da emigração. Caso o PSD não aceite o Chega está a aliar-se à esquerda e o Governo tem os dias contados?
360º

A "Operação Papagaio" está no ar...não está no ar

Ao quarto episódio, há várias versões e poucas certezas sobre o que aconteceu no plano para tomar a rádio. Ventura diz ter trazido garantias de Belém
Conferência de Imprensa

Já pensou em distribuir cartas e contar pinguins?

O posto de correios mais a sul do mundo está a contratar funcionários para separar correspondência e contar pinguins. E em Portugal foram gastos mais de mil milhões de euros em telemóveis em 2023.
Legislativas 2024

Em direto/ Esquerda Europeia saúda diálogo contra Chega

O ‘Spitzenkandidat’ (candidato principal) do Partido da Esquerda Europeia à Comissão Europeia, Walter Baier, saúda as “tentativas de diálogo” à esquerda contra a extrema-direita em Portuga.
Noticiário

7h. Livre. Isabel Mendes Lopes líder parlamentar

Deputada eleita nestas legislativas é vista como a "escolha natural" para o cargo. Ainda o manifesto de militantes do PSD que pedem um acordo com o Chega e os avisos de Charles Michel sobre a guerra.
Myanmar

Guterres alarmado com bombardeamentos no Myanmar

Civis relatam ataques da junta militar e Guterres pede à comunidade internacional que reforce a proteção aos refugiados e que exija responsabilidades pelas "graves violações" do direito internacional.
Legislativas 2024

Isabel Mendes Lopes é líder parlamentar do Livre

Nova deputada integrava o gabinete parlamentar do Livre desde 2022, quando Rui Tavares foi eleito deputado único. É engenheira civil e descrita como a "escolha natural" para o cargo.
Novo Governo

Tempo de mais políticas e menos táticas

O novo Governo tem de saber conciliar a necessidade de ser mais político com a resolução dos problemas mais urgentes. É preciso menos táctica para satisfação intelectual. 
Legislativas 2024

Os delírios do Rui e do André

Para ir ao encontro de 1,1 milhões de eleitores do Chega, Montenegro tinha de desrespeitar o voto de 1,8 milhões de votantes na AD. É matemática. Que Rui Tavares também aplica de forma criativa.
PS

Os resistansos

“Mesmo na noite mais triste, em tempos de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que faz um cartaz giro no Photoshop”.
Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Novo Governo

Um “bico de obra”…

Graças à “geringonça”, o PS quase que liquidou o PCP e o Bloco. Sem dúvida, uma lição que Montenegro poderia aproveitar à direita.
Novo Governo

O mito de Pandora

Não haverá futuro numa sociedade dividida, motivada no rancor e na desesperança. Gente fraca e sem qualificação não fará forte a nossa gente.
Legislativas 2024

De que ri Luís Montenegro?

Montenegro tinha uma estratégia, em vez de ouvir o que lhe diziam no café resolveu ouvir o que lhe diziam nos salões em Lisboa.
PSD

Militantes do PSD exigem acordo Montenegro-Ventura

Rui Gomes da Silva e outros seis sociais-democratas pedem a líder do PSD que reconsidere "não é a não" a Ventura, que coloque "interesses de Portugal em primeiro lugar" e feche acordo para quatro anos
Legislativas 2024

À espera dos votos da emigração

Somos 1,5 milhões de eleitores espalhados pelos quatro cantos do mundo e elegemos 4 deputados; votamos, mas as contas ficam para o fim. A mensagem é clara.
Noticiário

23h. Marcelo preocupado com Chega no Governo

Informação apurada pelo Observador junto de fontes presentes nas reuniões entre o Presidente da República e os partidos políticos. Ainda neste jornal, o Chega na frente nos votos da emigração.
Legislativas 2024

Ventura garante que Marcelo não veta Chega

André Ventura tinha uma lista de questões para apresentar ao Presidente da República e saiu de Belém, segundo disse, com a garantia de que Marcelo Rebelo de Sousa não o impede de chegar ao governo.
Noticiário

22h. Emigração. Chega pode eleger dois deputados

Com metade dos votos da emigração contados, Chega segue na frente e pode eleger dois deputados, diz o Público. Ainda, o rescaldo da greve dos jornalistas da semana passada.
Nações Unidas

Guterres destaca Portugal na proteção dos oceanos

Na cerimónia de doação de uma tapeçaria portuguesa, Guterres, destacou o importante papel de Portugal na proteção dos oceanos, agradecendo a António Costa pela "liderança nesta matéria".
Guerra na Ucrânia

Putin diz que quer trabalhar com adversários

Putin recebeu os adversários e afirmou que todos têm "objetivos comuns". Os outros candidatos à presidência felicitaram o Presidente pela vitória, que o deixa mais seis anos no Kremlin.
Legislativas 2024

Marcelo disse aos outros o que não disse a Ventura

Ventura foi a Belém e saiu certo de que Marcelo não tem nada contra o Chega estar no governo, mas partidos que tiveram audiências na semana passada ouviram essas preocupações do Presidente.
Noticiário

21h. Marcelo recusa comentar palavras de Ventura 

Marcelo Rebelo de Sousa recusa comentar palavras de André Ventura sobre possibilidade do Chega chegar ao governo. Ainda, contagem dos votos dos emigrantes termina ainda hoje.
Noticiário

20h Bolieiro diz não ter lições para dar à AD

José Manuel Bolieiro diz não ter lições a dar à AD, mas admite poder ser inspiração para Luís Montenegro. Ainda, as clarificações de André Ventura sobre a conversa com Marcelo.
Direto ao Assunto

"Bloco aproximou-se do PS e teve consequências"

Antigo deputado do BE considera que o partido foi penalizado por causa da estratégia da direção liderada por Mariana Mortágua. "É preciso mudar o rumo, já nas Europeias", defende Pedro Soares.
Direto ao Assunto

Método de Hondt. BE foi quem mais votos perdeu

Com o método de Hondt, o BE foi o partido que, em valor absoluto, menos votos conseguiu converter em mandatos, nas Eleições Legislativas. É o que explica Henrique Oliveira, matemático do IST. 
Segurança Social

Pensões. Relatório entregue antes do novo governo

Peritos querem apresentar conclusões à atual ministra da Segurança Social, antes da tomada de posse do novo Governo que deverá acontecer no final do mês. Relatório final ainda está a ser finalizado.
Sustentabilidade

Costa: troca dívida por investimento azul e verde

António Costa defendeu a troca de dívida por investimentos relacionados com a transição climática, mencionando Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, países que trocam dívida por este tipo de investimento.
Política

Costa "despede-se de Guterres nas Nações Unidas

Costa frisou a mudança na participação e na visão portuguesa no âmbito da ONU desde o 25 de Abril e aproveitou a oportunidade para se "despedir de António Guterres como secretário-geral da ONU".
Pai, já fui ministro

"Um dia de trabalho no ministério tinha 12 horas"

Teixeira dos Santos foi Ministro das Finanças nos governos de José Sócrates. Quando recebeu o convite, ligou logo ao irmão. O pedido de resgate foi o momento mais difícil.
Comentário

“O PS levou ao colo o Chega em duas legislaturas”

Jorge Barreto Xavier considera que “há culpas no cartório da esquerda para crescimento do Chega”, mas não só. Percebe o partido enquanto voto de protesto, mas “os radicalismos devem ser evitados”.
Conflito Israelo-palestiniano

António Guterres exige atuação em Gaza 

O nível catastrófico de fome em Gaza é "o mais elevado registado em qualquer parte". Após várias tentativas de cessar-fogo, os palestinianos "sofrem níveis aterradores de fome e sofrimento".
Semáforo Político

PS quer meter AD e Chega no mesmo pacote?

"Mais uma mensagem contraditória". Alexandra Leitão defende que PS ainda pode formar Governo e a direita "fica com ónus de o mandar abaixo". Ainda, Marcelo é o causador da crise política?
Serviço Nacional de Saúde

SNS tratou em casa mais de 10 mil doentes em 2023

A hospitalização domiciliária aumentou 12,3%, face a 2022, e tem sido uma aposta do Serviço Nacional de Saúde "com resultados positivos para os doentes e para as instituições".
25 de Abril

25 de Abril. Cabo Verde apresenta comemorações

O governo cabo-verdiano apresentou o programa e comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da libertação dos presos políticos. A cerimónia contará com a presença do chefe de Estado português.
Infraestruturas

Câmara "não é tida nem achada" quanto à VCI

O autarca queixa-se da Câmara não ser ouvida quanto à VCI e reforça as críticas às Infraestruturas de Portugal. O atual Governo remeteu para um próximo executivo as decisões sobre o trânsito na via.
Legislativas 2024

Mais de 1 milhão de votos não elegeram deputados

Estudo permite observar a falta de representatividade existente em círculos eleitorais onde os partidos mais pequenos não conseguem alcançar o limiar de votos necessário para obter um mandato.
Guerra na Ucrânia

Oposição fala em falsificação maciça nas eleições

Opositor russo e "dissidente procurado" acusou a comissão eleitoral de "desenhar os números" expressão russa para a manipulação dos resultados. "Eles podem anunciar qualquer nº que quiserem", disse.
Ensino Superior

Associações de estudantes alvos dos partidos

Estudo da UA explica que partidos procuram "alcançar objetivos definidos em campanha eleitoral, captar talento para os quadros partidários e influenciar a opinião pública no meio estudantil".
Noticiário

16h. ONU. 210 mil a passar fome em Gaza

Nações Unidas alertam que a população da Faixa de Gaza passa por altos níveis de insegurança alimentar. E ainda, Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que ataque a Rafah seria "desastre humanitário."
Noticiário

15h.MNE: Eleição na Rússia "não tem credibilidade"

João Gomes Cravinho diz que a União Europeia não reconhece a validade da eleição que reelegeu Vladimir Putin. Ainda, relatório da ONU revela que há 210 mil pessoas a passar fome em Gaza.
Noticiário

14h. Chega. Filipe Melo arguido em processo

Filipe Melo, deputado do Chega, arguido em processo por, alegadamente, mentir em julgamento. E ainda, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede reformas no setor.
Museus

Quatro museus integrados em Rede Portuguesa

O Ministério da Cultura indica que a credenciação de museus consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus. A Rede Portuguesa de Museus integra agora 169 membros.
António Costa

Conselho Europeu passa vídeo na despedida de Costa

A reunião dedicada às questões internacionais, como o conflito entre Israel e o Hamas e a guerra da Ucrânia, vai incluir um vídeo de despedida para o primeiro ministro português desde 2015.
Metro do Porto

Metro do Porto: Câmara quer manter o elétrico

Questionado sobre atrasos na construção do Metro do Porto, o presidente da Câmara disse que defende a manutenção da linha do elétrico e aguarda pelos resultados da comissão de acompanhamento.
Moçambique

Antigo líder da Renamo exige congresso

O atual líder da Renamo, Ossufo Momade, enfrenta uma onda de oposição interna. Membros do principal partido de oposição acusam-no de violar os estatutos e de querer impedir que o substituam no poder.
Resposta Pronta

Emigrantes querem ter "real peso político"

Votos de portugueses no estrangeiro começam a ser contados e "podem ser decisivos". Pedro Rupio, ex-conselheiro das comunidades quer um reforço do "peso político". A solução? Eleger mais deputados.
Noticiário

10h. CNE confirma aumento dos votos de emigrantes

Os votos dos portugueses residentes no estrangeiro começam a ser contados esta manhã. Ainda a reação de Bruxelas à vitória de Putin nas eleições e a taxa de inflação na zona euro e na UE.
E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
Noticiário

8h. Votos dos emigrantes começam a ser contados

A votação pode ser decisiva. Também hoje, Marcelo recebe o Chega em Belém. Ainda neste jornal, a entrevista de Cavaco Silva à Rádio Observador, a reeleição de Putin e o conflito em Gaza.
Conferência de Imprensa

Mais uma produção "estranha" da Netflix

O estranho programa sul-coreano da Netflix onde uma mulher vira nugget de frango. E conheça o Project December, a ferramenta da IA que promete diálogos com qualquer pessoa, até as que já morreram.
Legislativas 2024

Alexandra Leitão defende um Governo do PS 

No dia em que se começam a contar os votos da emigração em Lisboa, a coordenadora do programa do PS é favorável à formação de um governo socialista, caso este obtenha maioria de votos.
Legislativas 2024

Votos dos emigrantes começam a ser contados

Até quarta-feira vão ser contados os votos das comunidades portuguesas no estrangeiro. 1,5 milhões de cartas com os boletins de voto vão contar para a eleição de 4 deputados nacionais.
Noticiário

1h. PR lamenta morte do poeta Nuno Júdice

Marcelo Rebelo de Sousa lembra “um autor decisivo numa época de transição da poesia portuguesa”. Também o ministro da Cultura lamenta a morte do professor, poeta e ficcionista.
Política

A angústia económica

Ao contrário do que ouvimos repetidamente durante a campanha eleitoral, a política democrática assenta fundamentalmente no modo como percecionamos a realidade, como nos sentimos em relação à realidade
Noticiário

00h. Ténis. Nuno Borges revalida título em Phoenix

Nuno Borges bateu Matteo Berrettini, antigo número seis mundial, em dois sets e revalidou challenger de Phoenix, nos Estados Unidos. E ainda, Vladimir Putin ganha eleições e deixa aviso ao Ocidente.
Forças Armadas

Quem não deve ser o/a novo/a Ministro/a da Defesa

Não deverá ser alguém que precise de dois anos para conhecer os dossiês militares e de dois anos para decidir sobre esses assuntos. Deverá antes deter muita experiência prévia em assuntos militares.
Marcelo Rebelo de Sousa

Será Marcelo o adulto na sala?

Poderá Marcelo ser o adulto da Sala e desta forma libertar, e se ultrapassar, o compromisso das linhas vermelhas assumido por Luís Montenegro?
Novo Governo

O que se segue?

Se a AD assume a vitória, tem o ónus de dar a Portugal um governo estável para os próximos 4 anos. Mas é necessário fazer uma questão: se não negoceiam com o PS nem com o Chega, vão negociar com quem?
Serviços públicos

Estado? Sim, mas em pé de igualdade

Deixo para reflexão a seguinte pergunta: e se alargássemos à saúde e à educação pública o modelo concorrencial? Seria diferente? Acredito que sim. 
Legislativas 2024

Resistir a que fascismo?

Talvez um dia os pseudo-anti-fascistas consigam livrar-se da sua intransigência e falta de vergonha e honestidade intelectual.
Política

Dívida ou Vida, Poder ou Fazer: os nossos Catch 22

Propomos uma reflexão sobre algumas das principais circularidades em paradoxo em Portugal. 
André Ventura

Most Valuable Player: André Ventura

Se há vencedor nas legislativas de 2024 é o Partido Chega e, incontornavelmente, André Ventura.
Partido Chega

Chega. A vitória seria a sua derrota

Quem vota no Chega, vota com uma espécie de orgulho revoltado. Mas, baseado na minha experiência clínica, sugiro que este comportamento não passa de uma expressão mal disfarçada de um orgulho ferido.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos