Política
CDS-PP

Francisco R. dos Santos deve anunciar candidatura

Líder da JP marcou anúncio para terça-feira no Porto minutos depois de Marques Mendes ter dito que se candidataria ao CDS. Fonte não confirma, mas diz que declarações são "sobre o assunto".
Luís Marques Mendes

Ferro Rodrigues foi "infeliz"

Luís Marques Mendes disse que o Presidente da Assembleia foi "exagerado" quando quis proibir Ventura de usar a palavra "vergonha". E repete que Costa e Centeno estão em "rota de colisão".
Jornalismo

"No El Mundo, não sabia de onde vinham as balas" /premium

David Jimenez dirigiu por um ano um dos mais influentes jornais espanhóis e desvendou o lado negro do jornalismo num livro. Foi um best-seller. Políticos e empresários adoraram. Os jornalistas não.
Presidente Marcelo

PR: País já não faz de conta que não há sem-abrigo

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "as consciências estão mais despertas" e que este é um movimento que não pode parar. "É preciso fazê-lo com o Estado, com municípios, com responsáveis políticos."
Presidente Marcelo

Marcelo desvaloriza divergências Costa-Centeno

O Presidente da República considera que António Costa defendeu a posição portuguesa enquanto Mário Centeno foi porta-voz do Eurogrupo.
Partido Chega

Vergonha: Cartaz era "uma surpresa", diz Ventura

O partido de André Ventura colocou um cartaz a dizer "Vergonha" mesmo ao lado do parlamento. André Ventura diz que era "uma surpresa para amanhã" e que não deixará de usar a palavra.
Assembleia Da República

Lei permitiu a partidos escaparem a multas

A Lei de Financiamento dos Partidos, aprovada em 2018, permitiu que multas no valor de centenas de milhares de euros a partidos prescrevessem. Autoridade fiscalizadora com falta de meios.
Partido LIVRE

Polémica com Joacine "não é o fim do Livre"

Em entrevista, o fundador do Livre recusa efeitos drásticos da crise interna após polémicas com Joacine Katar Moreira, mas ainda assim deixa críticas à deputada e ao seu assessor.
Assembleia Da República

Aqui entre nós, Ferro Rodrigues é tonto /premium

Ferro Rodrigues ouve alguns camaradas tratarem o Chega como sendo de extrema direita e leva isso a sério. Resultado: trata um pequeno partido, com um deputado, como uma ameaça salazarista. É patético.
Ferro Rodrigues

“Vergonha” foi usado 2198 vezes na AR em dez anos

133
"Vergonha" foi usada 2198 vezes. Das quais, 259 pelo PS, 371 pelo PSD, 594 pelo PCP, 359 pelo Bloco, 264 pelo CDS-PP, 120 pelo PEV e 2 pelo PAN, que deve ser o menino querido de Ferro Rodrigues.
Aliança

Santana propõe congresso extraordinário da Aliança

O líder da Aliança propôs ao Senado um congresso extraordinário na primeira metade de 2020, para "estruturar e clarificar o rumo" do partido, com os olhos postos nas eleições que se avizinham.
PAN

PAN quer políticos a dizer se são da maçonaria

405
O PAN vai apresentar um projeto de lei para que políticos recebam formulário com um "campo de preenchimento facultativo" onde responderão se pertencem a "associações de caráter discreto".
PSD

Montenegro: Governo e Costa são uns "empatas"

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro disse, em Coimbra, que o seu partido não pode ser "conivente" com os atuais Governo e primeiro-ministro, que não resolvem o que é importante.
Cabo Verde

Líder do PAICV quer participação de simpatizantes

Janira Hopffer Almada, candidata única à liderança do PAICV, propôs que a eleição do presidente do partido seja alargada a simpatizantes e que as regras para exercício do cargo sejam melhor reguladas.
PSD

Montenegro aponta falhas nos dados dos militantes

241
Menos 50 mil militantes nos cadernos eleitorais e falhas na nova plataforma. Campanha de Luís Montenegro denuncia irregularidades. Mas secretário-geral adjunto diz que erros foram logo resolvidos.
Conselho Europeu

Costa diz não ter divergências com Centeno

104
Costa diz que "não há qualquer divergência" entre si e Centeno, quanto ao orçamento da zona euro. O assunto motivou uma discussão entre ambos no Conselho Europeu, diz o Expresso.
Sondagens

Sondagem. PS lidera, Livre cai a pique

696
O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos percentuais em relação ao resultado das legislativas.
Isaltino Morais

"As casas estão caras porque os Governos querem" /premium

443
Em entrevista, Isaltino Morais diz que Governo "deve estar a dormir" para não reverter alteração à lei dos solos, feita durante a troika. E revela, finalmente, o que vai acontecer com o comboio SATU.
Arrendamento

Novo programa de arrendamento isento de tributação

O programa Arrendamento Acessível é o primeiro "em que Portugal está isento de tributação, tanto em IRS como em IRC dos rendimentos auferidos", anunciou a secretária de Estado da Habitação.
Política

PS e PSD entregam listas conjuntas para conselhos

A lista conjunta inclui a recondução de Vítor Manuel Pereira de Faria (Magistratura), Manuel de Magalhães e Silva (MP) e Mark Kirkby e Cristina Santos Penedos (CNE). Os órgãos irão a votos no dia 20.
António Costa

Costa regressa à Índia na quinta para reunião

994
António Costa vai deslocar-se a Nova Deli para discutir as relações bilaterais, sobretudo no plano económico e "temas de âmbito regional e global de mútuo interesse" com o chefe do governo indiano.
PSD

PSD indica marido de deputada para Conselho do MP

1949
Marido de Mónica Quintela, advogada que ficou conhecida por defender o homicida Pedro Dias, surge indicado numa lista entregue pelo PSD. Rio diz que é de "má-fé" comparar este caso ao familygate.
PSD

"Querem inventar no Montenegro um Passos B"

173
José Eduardo Martins não vê características especiais a Montenegro para liderar o PSD, e de Rui Rio diz ter feito um "mandato péssimo". Só Pinto Luz foge da "cartilha". E elogia Passos Coelho.
Projeto de Lei

Autarcas exigem despacho favorável de projetos

Em causa está o chumbo dos projetos do Programa de Rendas Acessíveis e do Matadouro, chumbados pelo Tribunal de Contas, decisão justificada pelo regime legal de parcerias público privadas.
Agricultura

Agricultores: corte de 20 milhões é "inaceitável"

A Confederação dos Agricultores de Portugal considerou ser "inaceitável" o corte de cerca de 20 milhões de euros nas medidas agroambientais, prejudicial para agricultores e ambiente.
Governo

Tolerância de ponto para 24 e 31 de dezembro

1018
António Costa explica a tolerância de ponto, nos dias 24 e 31 de dezembro, tem em conta a "deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência".
UNITA

UNITA solidário com trabalhadores angolanos

UNITA, maior partido da oposição angolana, solidarizou-se esta sexta-feira com a manifestação dos trabalhadores contra perda do poder de compra dos salários e precariedade e pela justiça social.
António Costa

PM admite divergência com Centeno sobre orçamento

António Costa voltou a admitir divergências com o presidente do Eurogrupo devido à “fórmula mal desenhada” do instrumento, mas afastou “constrangimentos”.
PSD

"Se Miguel Pinto Luz não for à 2ª volta, não voto"

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado e ex-apoiante de Rui Rio está agora com Miguel Pinto Luz na corrida à liderança do PSD. Recusa escolher entre Rio e Montenegro. Ouça na Vichyssoise.
Eleições

Antigo PM argelino eleito presidente

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de governo, foi eleito para suceder o presidente Abdelaziz Bouteflika, à primeira volta. O político argelino de 74 anos foi eleito com 58,15% dos votos.
Eleições

Presidenciais Argélia. Menor afluência de sempre

A taxa de votantes foi de 41,14%, a mais baixa das eleição pluralistas do país. A eleição era rejeitada pelos contestatários de Abdelaziz Bouteflika que viram no sufrágio uma manobra do regime.
Eleições

Guiné-Bissau. Disputa final para a presidência

Dois antigos primeiros-ministros guineenses iniciam campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais. Os candidatos têm até ao dia 27 para convencerem os eleitores de que são a melhor opção.
Orçamento do Estado

Governo e sindicatos discutem aumentos salariais

O Governo volta a reunir-se com os sindicatos da função pública para discutir a proposta do aumento salarial. O impacto do aumento salarial da função pública deverá ser de 60 a 70 milhões de euros.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo com cinco vezes mais votos

966
Presidente da República poderia hoje ser reeleito com 69,9% dos votos diz uma sondagem para o Jornal Económico. Cinco vezes mais do que outros candidatos. Em segundo está Jerónimo com apenas 4%.
Reino Unido

Boris, o cão e um Pai Natal nas capas dos jornais

Há um Pai Natal na capa do The Guardian, mas os restantes jornais optaram por uma fotografia de Boris Johnson. Uma boa parte, com o seu cão — que lhe fez companhia no momento em que foi votar.
Reino Unido

Reino Unido. Libra valoriza-se com projeções

Desde que foi anunciada a projeção dos resultados das eleições, que deram vitória por maioria absoluta aos conservadores, a libra subiu 1,94% face ao dólar e 1,58% relativamente ao euro.
Caso José Sócrates

Pinóquio, 10 milhões de ursos ibéricos e Sócrates

137
Portugal teima em mostrar que, se aparecer um urso pardo à porta de uma discoteca a dançar funk brasileiro, nós, então, teremos um urso pardo – maior e mais gordo – à porta de um talho a cantar fado.
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
Desporto

Eleições gerais no Reino Unido

Emissão Especial da Rádio Observador sobre as eleições gerais no Reino Unido. Com Bruno Cardoso Reis e Marcos Farias Ferreira em estúdio e reações em direto do Reino Unido e de pub em Lisboa.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Chumbados projetos de lei

14876
Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão.
PAN

AR. Deputada do PAN engana-se e troca intervenções

4718
O momento era sobre antigos combatentes, mas a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, subiu à tribuna para falar... do problema dos sem-abrigo. Um momento insólito no debate parlamentar.
Saúde Pública

Amianto. Quatro projetos de lei chumbados

O parlamento deu luz verde a apenas dois dos sete diplomas sobre o amianto que estiveram esta quinta-feira em votação. Os projetos de lei do BE, PCP, PEV e PAN foram rejeitados com votos contra do PS.
Ponte 25 de Abril

Concessão à Fertagus prorrogada até 2024

O prazo da concessão da travessia ferroviária do Tejo à Fertagus foi prorrogado até 30 de setembro de 2024, tendo sido ainda aprovado um decreto-lei que visa rever as bases da exploração do serviço.
Conselho Económico E Social

Conselho Económico. PS propõe Correia de Campos

O PS propôs a recondução de António Correia de Campos como presidente do Conselho Económico e Social, uma candidatura não subscrita pelo PSD, pelo que cada deputado deverá "votar livremente".
Parlamento

Quantas vezes usou Ventura a palavra "vergonha"?

2791
Nas nove sessões parlamentares em que interveio, André Ventura repetiu mais de 20 vezes a palavra "vergonha" e seus derivados. Hoje foi repreendido por Ferro Rodrigues e respondeu com mais quatro.
Parlamento

AR. Da Coreia ao Camboja: 43 minutos para 42 votos

Presidente da Assembleia da República recorda o apelo feito aos partidos para "o consenso político no sentido da dignificação do parlamento". Livre e Chega apresentaram quase metade dos votos.
Partido LIVRE

O parecer sobre a "semana horrível" do Livre

Em mais de 15 horas de audições, a Comissão de Ética e Arbitragem ouviu 10 pessoas. O parecer é assinado entre Lisboa, Chaves, Coimbra e Bruxelas e afirma que "subsiste um problema político".
Serviço Nacional de Saúde

Trabalhadores de saúde em greve a 20 de dezembro 

Os trabalhadores da saúde vão cumprir um dia de greve a 20 de dezembro, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, alertando para a "progressiva degradação" das condições de trabalho.
Assembleia Da República

Nacionalidade. Aprovadas alterações do PAN e PCP

As alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP foram aprovadas esta quinta-feira pela Assembleia da República, que aprovou também as resoluções do BE e do PAN para mais pessoal na saúde.
Parlamento

“Se voltar a fazê-lo será novamente repreendido”

22018
Presidente da Assembleia da República desvaloriza caso, mas diz que não tolera que um deputado classifique de vergonhosa a "atividade parlamentar". Ao Observador, distingue Mortágua do que fez Ventura
Orçamento do Estado

Função Pública. Aumento rondará 26,25 euros

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo resultará num aumento de 26,25 euros líquidos para um trabalhador que ganhe cerca de mil euros, ou seja, um aumento mensal inferior a dois euros.
Polícia

PSP e GNR insatisfeitos com reunião com o Governo

124
Os sindicatos e associações da PSP e GNR saíram insatisfeitos da reunião com o Governo. Pagamento dos retroativos de oito anos, num valor de cerca de 80 milhões de euros, será feita de forma faseada.
António Costa

Marcelo elogia "prestígio europeu" de Costa

1252
O Presidente da República, a propósito do programa "Desportistas no Palácio de Belém", apontou as semelhanças entre desporto e política, elogiando o "prestígio europeu" de António Costa.
Serviço Nacional de Saúde

Marcelo: reforço é oportunidade para repensar SNS

"É boa notícia haver mais dinheiro para a saúde", afirmou o Presidente da República, defendendo que "tão importante como o dinheiro é o sistema de gestão, como é que vai ser gerido".
Atletismo

PR condecorou Dabó por "testemunho de humanidade"

436
O Presidente da República condecorou o atleta guineense Braima Dabó "pelo testemunho de humanidade". Dabó cruzou a meta com Jonathan Busby aos ombros.
Parlamento

As três repreensões de Ferro a André Ventura

23331
Primeiro, o uso da palavra "vergonha". Depois, o abuso do instrumento regimental dos votos. E depois a gafe sobre a "lista de amigos de Portugal". O dia em que Ferro puxou as orelhas a André Ventura.
Conversas à Quinta

NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos

As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
Luís Montenegro

"Também votarei a favor de propostas do governo" /premium

387
Candidato às diretas admite que votará a favor de várias propostas do governo quando for líder do PSD. Diria convictamente "não" à regionalização e diz que Cavaco Silva é a sua grande inspiração
Orçamento do Estado

Pinto Luz sobre OE2020: voto madeirense é natural

Miguel Pinto Luz afirmou encarar "com naturalidade" que os deputados do PSD na Madeira votem a favor do Orçamento de Estado dizendo que a única obrigação deste é "defender os interesses da região".
PSD

Rui Rio é líder parlamentar há um mês em part time

281
Foi eleito há mais de um mês e há mais de um mês que não reunia os deputados. Rio tem-se feito representar nas conferências de líderes pelo vice e esta terça não foi à reunião com Governo sobre OE.
Orçamento do Estado

Ministros estão reunidos a debater Orçamento

Ministro de Estado e da Economia preside à reunião do Conselho de Ministros, dada a ausência de António Costa. No sábado, os ministros voltam a reunir-se para aprovar a proposta de OE.
Política

Matteo Salvini investigado em Itália

Matteo Salvini está a ser investigado por possível uso abusivo de aviões e helicópteros da polícia e dos bombeiros. Apenas cinco pessoas podem utilizar estes transportes, "salvo casos excecionais".
José Sócrates

Sócrates defende Lula da Silva 

1233
José Sócrates defendeu novamente Lula da Silva. "Há um ciúme profundo da elite brasileira contra o Lula", diz o antigo primeiro-ministro, criticando a alegada perseguição judicial contra o político.
Branqueamento de Capitais

Registo dos donos efetivos das empresas adiado

631
Criado para promover a transparência das transações comerciais e combater o branqueamento de capitais, o registo dos donos efetivos das empresas voltou a ser adiado pelo Ministério da Justiça.
Estado

“Papel? Qual papel?”

O transporte de matérias perigosas deve ser regulamentado, mas o emaranhado de requisitos administrativos e burocráticos, papéis, taxas e taxinhas é tal que o megaprocesso só pode não funcionar bem
Transportes Públicos

Transportes públicos vão ter reforço de 20 milhões

O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos vai ter um reforço de pelo menos 20 milhões de euros, anunciou o PS, considerando que o debate convocado "é precipitado".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Greta é símbolo das gerações mais jovens

Greta "é um símbolo de gerações mais jovens, mas também de uma chamada de atenção a todos aqueles que, sendo menos jovens, não levam tão a sério o problema das alterações climáticas", afirmou Marcelo.
Orçamento do Estado

Catarina Martins. Proposta inaceitável do Governo

Catarina Martins, coordenadora do BE, considerou que proposta apresentada pelo Governo para os aumentos da função pública é "inaceitável" argumentando que 0,3% "não é aumento, não se vê, não existe".
Governo

Governo quer promover democracia entre jovens

O Governo quer promover a educação para a cidadania e a participação democrática entre os jovens. Entre as medidas a adotar estão o Plano Nacional de Literacia Democrática e o estudo da Constituição.
Alterações Climáticas

Ministro quer oceanos com "relevância merecida"

Para o ministro do Mar, as resoluções da cimeira do clima da ONU devem dar "a relevância merecida" aos oceanos, que devem ser vistos "como também uma valia que está ameaçada".
PSD

Rio reafirma que autárquicas são objetivo nuclear

"Se voltamos a perder mais ainda do que já perdemos nas últimas três e, particularmente, nas últimas duas, o partido começa efetivamente a definhar de uma forma já estrutural", disse.
Iniciativa Liberal

Que futuro para a Iniciativa Liberal?

125
A Iniciativa Liberal deve evitar o perigo que de um discurso demasiado virado para a vertente económica, deixando de lado questões como as alterações climáticas ou a nova disciplina de História.
Orçamento do Estado

Aumentos no Estado? O filme das reviravoltas /premium

FESAP saiu da reunião a dizer que o Governo ia usar a fórmula de atualização das pensões na subida salarial. Finanças esclareceram mas de forma dessincronizada com o secretário de estado do Orçamento.
Orçamento do Estado

Para que servem os 1.540 milhões para a Saúde? /premium

O Governo anunciou um reforço de 800 milhões de euros para a Saúde em 2020. Será suficiente para acabar com a suborçamentação? E os 8.400 novos profissionais chegam para as necessidades do setor?
CDS-PP

A idade certa para ser Líder

186
Francisco Rodrigues dos Santos está no uso pleno das suas capacidades e era bom para ele, para o CDS, e para o país a título de exemplo, que a sua geração fosse à luta, mostrando o que vale.
Regionalização

No regionalizar é que está o ganho?

É curioso que muitos dos que defendem a regionalização o façam a nível nacional mas o recusem a nível europeu, preferindo uma federalização com poderes cada vez mais concentrados no centro da Europa.
Orçamento do Estado

Taxas moderadoras na saúde acabam até 2023

1832
Orçamento do Estado vai ter calendário para o fim das taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários que acontecerá de forma gradual até ao final da legislatura.
Regionalização

Regionalização. PR diz que Costa "foi mais longe"

O chefe de Estado disse que o primeiro-ministro "foi mais longe" ao remeter para a regionalização para a próxima legislatura e recusou pronunciar-se "para além do termo dos [seus] mandatos".
Sem-abrigo

Sem abrigo. Ministra nomeia gestor para estratégia

174
Henrique Joaquim vai ser o gestor nacional da estratégia de apoio às pessoas sem-abrigo. "Uma pessoa com muita experiência", afirmou a ministra do Trabalho, sob a alçada da qual irá trabalhar.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo

"Estou tranquilo, como sempre estive", garantiu o ex-ministro da Defesa em relação ao início da instrução do processo de Tancos. Azeredo Lopes vai ser ouvido a 3 de fevereiro.
Saúde Pública

Amianto em discussão no parlamento na quinta

A presença de amianto em edifícios e equipamentos públicos vai ser discutida na quinta-feira. O PAN exige a sua remoção e Os Verdes, BE e PCP exigem um plano de calendarização e acesso à informação.
PSD

Direita contra mudanças na Lei da Nacionalidade

153
Socialistas lembram que o direito de solo já está consagrado na Lei da Nacionalidade, reconhecem pertinência da proposta do PAN, mas opõem-se, como toda a direita, à alteração da Lei.
Orçamento do Estado

OE. Quem é o pai do plano para o SNS?

158
Governo apresentou plano de 800 milhões para SNS. PCP diz que o já o conhecia "há uns tempos". BE diz que Executivo o seguiu. Uma picardia sobre um conteúdo que nenhum dos dois acha suficiente.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: excedente orçamental para pagar dívida  

289
Nas vésperas da aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o excedente orçamento é importante para diminuir a dívida.
Assalto em Tancos

Conselho não recebeu pedido para Costa depor

O Conselho de Estado não recebeu qualquer solicitação para que o primeiro-ministro seja ouvido no caso Tancos, garantiu Marcelo, explicando que a decisão não exigirá uma reunião deste órgão.
Função Pública

Governo esclarece: salários sobem 0,3% em 2020

148
Ministério das Finanças esclareceu em comunicado que os salários vão aumentar 0,3% para todos os trabalhadores. Em 2021, salários sobem acima de 1%.
Partido LIVRE

Tensão entre CDS e Joacine por símbolos nacionais

O debate sobre a lei da nacionalidade obrigou a deputada única do Livre a pedir à mesa da Assembleia a defesa da honra. Telmo Correia, do CDS, acusou o Livre de destratar símbolos nacionais.
Ensino Superior

Ensino Superior. IL chama agência de acreditação 

937
Em causa está o chumbo de um curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, que o partido considerou ter critérios "pouco claros", considerando a elevada procura e a falta de médicos no SNS.
Orçamento do Estado

OE2020. Conselho de Ministros reúne-se no sábado

O Conselho de Ministros reúne-se no sábado para aprovar a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2020, que deverá ser entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira.
Greve

Sindicatos franceses apelam a reforço da greve

O governo de Emmanuel Macron perdeu o apoio do principal sindicato que apoiava a reforma do sistema de pensões em França. "Ultrapassou-se uma linha vermelha", disse Laurent Berger, líder sindicalista.
Rui Rio

Rio com Cristina: não cozinhou mas falou de comida

174
Houve corridas de carros telecomandados, indiretas para Montenegro e coincidências da infância passada no Colégio Alemão do Porto. Rui Rio não cozinhou, como havia prometido, mas abriu o jogo
Saúde

Orçamento da Saúde reforçado em 800 milhões

782
O Conselho de Ministros aprovou Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, que inclui um reforço de 800 milhões de euros para 2020 e a contratação de até 8400 profissionais da saúde.
Israel

Israel: caminho aberto para novas eleições

Os deputados israelitas aprovaram um projeto-lei que abre caminho a novas eleições. Caso não haja acordo, sufrágio será a 2 de março de 2020. Este é o terceiro ato eleitoral em menos de um ano.
Função Pública

Prémios na Função Pública serão retomados a 100%

A medida surge depois de vários anos de congelamento. Em 2018 começaram a ser repostos, com 50% do total a chegar aos bolsos dos funcionários públicos.
Advogados

BE quer regular as relações laborais na advocacia

José Manuel Pureza diz que a "grande maioria" dos advogados em Portugal está em situação de precariedade e, sobretudo para os mais jovens, "o exercício da advocacia é feito sem direitos básicos"
Macau

Macau: nomeados membros do Conselho Executivo

O chefe do Executivo eleito de Macau deu a conhecer os 11 membros do Conselho Executivo, que mantém três dos elementos anteriores.
Crónica

A melancolia da realidade /premium

Não há convite possível á vontade para intervir na vida colectiva se se persistir na pegajosa ficção de que está tudo bem e no disfarce de que Portugal pisa o melhor caminho (para chegar onde?)
Maioria de Esquerda

Isto está a colapsar /premium

Perante o colapso do que foi construído ao longo de mais de 40 anos o que mais choca não é  folclore social-comunista, mas a apatia generalizada. É sem dignidade que aceitamos perder o que temos? 
Partido LIVRE

Como funciona o Livre por dentro? /premium

317
É o único partido que tem primárias abertas a todos, desde que aceitem a carta de princípios. Não tem liderança uninominal e funciona horizontalmente. Como é que as coisas se passam dentro do Livre?
Cultura

"Não tens Graça". As queixas da cultura ao Governo

121
Queixam-se que a ministra não os ouve e que o investimento na cultura é "patético". Querem 1% do Orçamento do setor "agora". Em Lisboa e Porto, pediram-se mudanças e o Governo não foi poupado.
Greve

Trabalhadores dos Registos em greve em dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório".
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição vai propor aumento salarial

O maior partido da oposição em Cabo Verde vai propor um aumento salarial na função pública de 2,5%. Segundo o líder parlamentar, a proposta está em linha com a inflacão acumulada.
EDP

EDP: variar IVA em função do consumo "tem lógica" 

398
O presidente executivo da EDP considerou que a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos escalões de consumo é "mais justa", sendo uma decisão sem "nenhuma influência no negócio da EDP".
Debate Quinzenal

Sado. Costa não vê razão para suspender dragagens

António Costa considera que não há razões para parar processo de dragagens, dada a autorização dada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
PCP

Rendas de bairros sociais. PCP quer alterar regras

Alterações da última legislatura não são suficientes para o PCP. Comunistas querem a taxa máxima de esforço ainda mais baixa e redução nas rendas de agregados com pessoas com mais de 65 anos.
Deputados

Deputados únicos terão 5 declarações por sessão

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa.
Debate Quinzenal

As 5 pistas que Costa deixou para o Orçamento 2020

No último quinzenal do ano e antes da entrega do OE, o primeiro-ministro ouviu investidas dos partidos (parceiros) sobre a proposta do Governo. Deixou ideias e prometeu (outra vez) surpresas.
Boris Johnson

Boris admite risco de falhar maioria absoluta

As sondagens têm indicado uma vantagem do Partido Conservador suficiente para garantir uma maioria absoluta, mas Boris Johnson admite a possibilidade de as eleições resultarem num parlamento divido.
Eutanásia

Verdes querem despenalização da eutanásia

O projeto de lei do Partido Ecologista "Os Verdes" terá por base o texto apresentado na anterior legislatura, e que foi chumbado, em 2018, devendo o diploma ser entregue em breve.
Alterações Climáticas

Portugal. Gás e petróleo fora das opções até 2050

O ministro do Ambiente garantiu que Portugal não terá novas explorações de gás ou petróleo e afirmou esperar que "todos os países membros se comprometam com a neutralidade carbónica em 2050".
Assalto em Tancos

Tancos: Costa não foi notificado para ser ouvido

Primeiro-ministro afirma que não recebeu qualquer notificação para ser ouvido presencialmente sobre o caso de Tancos. Conselho de Estado ainda não recebeu pedido para ouvir Costa enquanto testemunha.
Partido LIVRE

Comissão de Ética não pune Joacine, mas critica-a

1054
Assembleia do Livre "reafirma a confiança política no Grupo de Contacto" e quer que deputada "privilegie a apresentação de propostas do partido em detrimento da pessoalização da mensagem política".
PSD

Em direto/ Costa pediu a Bruxelas para mexer no IVA da luz

175
No debate quinzenal, em resposta ao Bloco de Esquerda, Costa revelou que ele próprio e Centeno já escreveram a Bruxelas a pedir autorização para mexer no IVA da eletricidade.
Bloco de Esquerda

Convergência do BE quer socialismo como objetivo

"Queremos um Bloco de Esquerda democrático, interventivo e dinâmico do topo à base", diz o manifesto do movimento de Convergência do BE que quer o partido de volta "à rua, ao bairro, à empresa".
Alterações Climáticas

O outro perigo das alterações climáticas /premium

375
As alterações climáticas não são apenas uma ameaça à vida no planeta. São também, pelo tipo de campanha que inspiram e pelas causas nefastas a que dão abrigo, uma ameaça aos regimes democráticos.
Habitação e Urbanismo

Porto. Estratégia Local de Habitação aprovada

O vereador socialista Manuel Pizarro afirmou que a Estratégia Local de Habitação do Porto, aprovada esta segunda-feira, é insuficiente. Rui Moreira admite ser uma resposta "um pouco paliativa".
Medicamentos

Falhas do SNS não são únicas na UE, diz ministra

1129
A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento".
Líbano

Crise no Líbano vai ser discutida em Paris 

A crise política que afeta o Líbano vai ser o tema central da "reunião de trabalho" internacional, que tem como objetivo "apelar a uma rápida formação de um governo eficaz e credível".
Enfermeiros

Enfermeiros de Lisboa e Vale do Tejo em greve

100
Enfermeiros fazem greve na quinta-feira e vão concentrar-se junto à sede da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Exigem o descongelamento das progressões da carreira.
Portalegre

Governo: Barragem do Pisão vai ser uma "realidade"

A ministra da Coesão Territorial garantiu que a construção da Barragem do Pisão, no Crato, vai "ser uma realidade", já havendo "até financiamento para os trabalhos preparatórios".
Cimeiras

Portugal quer acolher cimeira UE-África em 2021

Portugal está disponível para acolher a cimeira entre União Europeia e União Africana, que deveria acontecer no final de 2020, no arranque da próxima presidência portuguesa do Conselho da UE, em 2021.
Tráfico de Droga

Governo quer reforçar combate à droga no Atlântico

A "criatividade nova por parte de traficantes de drogas" no Oceano Atlântico deve ser combatida com reforço de medidas por parte de Portugal e São Tomé e Príncipe, defendeu o ministro da Defesa.
Corrupção

Marcelo pede medidas concretas contra a corrupção

978
O chefe de Estado insistiu na necessidade de um "claro consenso nacional" no combate à corrupção que se deve traduzir em "medidas concretas", reforçando a confiança dos portugueses no poder judicial.
Função Pública

Função Pública. Proposta de aumentos só 4.ª feira

Sindicatos esperavam ter uma resposta sobre aumentos salariais, mas Governo apenas lançou propostas sobre a modernização administrativa. Há nova reunião na quarta-feira.
Bloco de Esquerda

BE. Catarina Martins desvaloriza críticas internas

Catarina Martins afirmou ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora bloquista.
Agricultura

Governo prorroga apoios agroambientais

O Ministério da Agricultura alongou o apoio a compromissos agroambientais previstos até ao final de 2019. Agricultores poderão solicitar a "prorrogação de uma medida/operação por beneficiário".
Greve

Sindicato dos Registos marca três dias de greve 

O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) apresentou um pré-aviso de greve para os dias 26, 27 e 28 de dezembro. O SNR exige "fim das assimetrias salariais" e apresenta proposta de serviços mínimos.
Ministério da Saúde

Saúde. Ministra quer melhorar acesso à formação

166
Falhas em auditoria externa levam ministra da Saúde a constituir um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS.
PGR

PGR luta contra corrupção e rendimentos ilícitos

A prossecução e o aprofundamento do combate à corrupção são prioridades do Ministério Público. A procuradora-geral da República defende necessidade de reforçar mecanismos contra rendimentos ilícitos.
Ministério Da Justiça

Corrupção. Juizes concordam com redução de penas

126
"Não há nenhuma razão para sermos contra um mecanismo que existe em muitos países e que tem dado resultados positivos" diz a Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
Concertação Social

Subida da dedução para lucros reinvestidos faseada

Governo vai aumentar o limite máximo de investimentos das empresas que podem ser deduzidos ao IRC de forma faseada. Mexidas nos escalões de IRS só "a meio da legislatura".
Corrupção

Vamos avançar no combate à corrupção? /premium

107
As ideias de Van Dunem representam uma evolução no combate à corrupção e permitirão uma Justiça mais eficaz. Mas não nos iludamos: uma parte do PS e o PSD de Rui Rio serão os seus maiores adversários.
Partido LIVRE

Assembleia do Livre. Decisão sobre polémica adiada

124
Mais de 16 horas de reunião da Assembleia não chegaram para uma decisão do órgão do partido. Assembleia retoma na noite de segunda-feira para votação de uma "resolução do encontro de posições comuns".
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

245
Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
Luís Marques Mendes

"Um golpe de estado palaciano"

332
Uma regionalização sem consultar o povo seria "juridicamente possível e politicamente censurável", disse Luís Marques Mendes, no dia em que abordou também a "fraca prestação" de Rio no último debate.
Bloco de Esquerda

Movimento "Convergência" rejeita cisão no BE

Movimento vai apresentar moção na próxima convenção do Bloco de Esquerda, mas elementos que o compõem rejeitam que se esteja a preparar uma cisão. Não querem BE "muleta" do PS.
Iniciativa Liberal

IL: Cotrim Figueiredo eleito presidente

852
A III Convenção Nacional do partido decorreu este domingo em Pombal, distrito de Leiria, uma reunião do órgão máximo na qual foi eleito o novo líder liberal.
PCP

Jerónimo diz que SNS está "sob fogo cerrado"

184
Jerónimo de Sousa falava no final de um almoço que reuniu perto de 300 pessoas no ginásio da coletividade Águias de Alpiarça (distrito de Santarém), inserido na campanha “Intervir, Lutar, Avançar”.
Iniciativa Liberal

Guimarães Pinto avisa que jogo ainda está 0-0

Numa mensagem gravada em vídeo, por estar no Vietname, o líder cessante do IL disse foi um "prazer ter liderado o partido neste sprint inicial", mas avisou que "continua a ser uma grande maratona".
Orçamento do Estado

OE2020: "Voto do BE está completamente em aberto”

Catarina Martins diz que o Bloco fez "uma série de propostas" ao Governo e ainda espera resposta. E lembra que "o PS não teve maioria absoluta, portanto tem mesmo de negociar".
Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal elege líder para “equilíbrio”

Partido escolhe liderança este domingo. João Cotrim Figueiredo é o candidato único, depois de Carlos Guimarães Pinto ter anunciado, no final de outubro, que ia abandonar o cargo.
PSD

Se Rio ganhar, "este Governo dura quatro anos"

611
O presidente da câmara do Porto diz que Rui Rio vai viabilizar governação se vencer as eleições diretas do PSD. E desmente Rosa Mota na polémica do pavilhão do Porto.
Partido LIVRE

Livre reconhece "erros", Joacine nega conflito

154
Parecer do Conselho de Jurisdição, que admitiu "atuação disciplinar", é debatido este domingo. À entrada, Joacine Moreira falou em "diálogo e entendimento": "Não existe conflito absolutamente nenhum".
Agricultura

As “4L” do Ministério da Agricultura

1698
Enquanto Lisboa discute uma pista de gelo, o Estado envia para as serras técnicos superiores ao volante de carros velhos, para garantir o fundamental como vigiar a sanidade animal e fiscalizar os fund
CDS-PP

Para lá dos slogans

Não vejo a IL, nem o Chega, nem os seus protagonistas, capazes de assegurar esta empreitada, que não é liberal, mas social. Resta o CDS, com a sua história, o fundo personalista e o programa político
Os Verdes

COP25: Os Verdes acusam Costa de "contradição"

A defesa de um novo aeroporto no Montijo e a prospeção de lítio em Montalegre são, para o Partido Ecologista Os Verdes sinais de contradição de um primeiro-ministro que discursou na COP25.
Os Verdes

Crise climática. Os Verdes querem mais comboio

834
O Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes aponta transporte ferroviário como "pilar fundamental" para Portugal combater o aquecimento global.
PSD

Rio contra oposição "que vota contra tudo"

285
Criticar, apresentar alternativa, denunciar e concordar. É assim que o candidato à liderança do PSD vê o trabalho de uma "oposição credível". "Eles não fazem tudo mal", disse Rio em Viana do Castelo.
PSD

Montenegro convencido que ganha à primeira volta

204
Candidato à liderança do PSD falava à entrada para uma reunião com militantes em Bragança, o distrito que deu a maior votação ao partido nas mais recentes eleições legislativas.
Bloco de Esquerda

Aderentes do BE críticos com orientação do partido

150
Os críticos vão reunir-se em Lisboa este domingo. Criticam orientação da atual direção e "fechamento" do Bloco. "Há momentos onde é necessária a coragem de começar de novo", dizem.
PCP

PCP quer Orçamento "que não desista do país"

Num discurso para militantes, em Arouca, Jerónimo de Sousa considerou "uma emergência nacional" o aumento dos salários, reformas e pensões e a defesa dos serviços públicos.
Venezuela

Portugueses na Venezuela estão alarmados 

O deputado do PSD e antigo secretário de Estado das Comunidades terminou uma visita de 3 dias à Venezuela onde contactou com a comunidade portuguesa. "A situação é muitíssimo complicada", diz.
Crimes Sexuais

Chega propõe castração química de abusadores

8744
Projeto de lei foi entregue na sexta-feira na Assembleia da República. Prevê o agravamento das penas para abusadores sexuais de menores e a castração química para reincidentes.
Mário Soares (1924-2017)

Costa evoca "valores europeus" de Soares

862
No dia em que Mário Soares faria 95 anos, António Costa destaca o carácter "indomado e indomável", a coragem, a inteligência e "a resistência à privação da liberdade" do socialista.
Presidente da República

Marcelo e o banco bom

488
O Presidente da República preferiu Isabel Jonet a Greta Thunberg – e esta escolha deve ser lida também, felizmente, como um sinal político. O bom senso tem limites que não devem ser ultrapassados .
Ministério da Saúde

O Governo da Saúde

Seja como for, para quem quiser carreira na política a saúde não é grande tirocínio. É mesmo só para levar tiros. O futuro não augura nada de bom. A saúde, a nossa e a do governo tende a deteriorar-se
Presidente Marcelo

Marcelo. Precipitação é mau para a regionalização

O Presidente comentou as declarações do presidente da Câmara do Porto, sem nunca se referir a Rui Moreira, ao reiterar que "tudo o que fosse precipitação era mau para a regionalização".
Serralves

Primeiro presidente de Serralves condecorado

João Marques Pinto foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Presidente da República elogiou a sua "visão, pertinácia, conjugação de grandeza de horizontes e de realismo de ação"
Psiquiatria

Ministra diz que não há falta de médicos

3643
Marta Temido visitou o norte do país esta sexta-feira, onde afirmou não existir falta de médicos em Coimbra e no Algarve, sendo a saúde mental uma "prioridade" no próximo Orçamento do Estado.
Partido LIVRE

Livre. Assembleia reúne no domingo já com parecer

A Assembleia do Livre volta a reunir-se no domingo. Um dos pontos da ordem trabalhos é a apreciação e debate sobre o parecer do conselho de jurisdição sobre a polémica entre Joacine e a direção.
Presidente da República

Marcelo passa ano na ilha do Corvo

2137
Presidente escolheu passar o ano na ilha mais pequena do arquipélago dos Açores. O presidente da câmara do Corvo foi apanhado de surpresa, mas diz que os corvinos vão receber Marcelo com entusiasmo.
PCP

PCP quer referendo sobre regionalização em 2021

589
Posição do Presidente da República sobre regionalização não intimida os comunistas que retomam proposta de 2017. Caso passe no hemiciclo, o PCP confia na "interpretação" do Presidente da República.
Fact Check

PS quer lei racista contra asiáticos e brancos?

139
No programa eleitoral, o PS identificou etnias para as quais era necessário medidas de "discriminação positiva", em nome da igualdade e do combate ao racismo. Isso prejudica o resto das pessoas?
Parcerias Público Privadas

PPP. PSD chama Centeno ao Parlamento

PSD quer que Mário Centeno esclareça as “profundas alterações” ao regime das Parcerias Público-Privadas (PPP). Partido considera que mudanças na lei mostram "diminuição da transparência".
PCP

PCP insiste no novo hospital central do Alentejo

140
Entre os dois edifícios do hospital de Évora passa uma estrada nacional, com tráfego intenso. Nos quadros do hospital faltam profissionais de saúde, dos médicos aos técnicos de diagnóstico.
Vichyssoise

Um saguão para a imprensa e a crise dos corredores

Anabela Neves desvaloriza o episódio de Joacine com os jornalistas, conta como foi o boicote dos jornalistas aos trabalhos parlamentares em 1993 e também como um saguão virou sala de imprensa na AR.
Polícia

PSP abre processo a agente que criticou Ventura

7114
Manuel Morais disse ter "nojo" da participação de André Ventura na manifestação dos polícias no mês passado. Agora, a PSP abriu-lhe um inquérito disciplinar por poder ter violado deontologia policial.
Transportes

Motoristas: se acordo falhar, política intervém

Ministro das Infraestruturas afirma que caso o acordo assinado entre Governo, patrões e sindicatos não funcione, "a política vai intervir”. O acordo visa regular as operações de cargas e descargas.
PS

PS e PSOE com relações políticas "muito boas"

O secretário-geral adjunto do PS considera ultrapassado incidente com PSOE sobre independentismo na Catalunha. José Luís Carneiro garante boa relação política do partido com os socialistas espanhóis.
PSD

Manuela Ferreira Leite volta a apoiar Rui Rio

No último dia de campanha para as legislativas de 6 de outubro, Ferreira Leite defendeu que Rui Rio deveria manter-se como presidente do PSD mesmo perdendo as eleições, o que veio a acontecer.
Saúde

Escola no Seixal com amianto

Deputados do BE defendem requalificação urgente de escola do Seixal por apresentar condições que “põem em causa a saúde e segurança”. Proposta dará entrada no Assembleia da República na segunda-feira.
Transportes

Motoristas. Grupo de trabalho assina acordo-quadro

O "acordo-quadro resultante do grupo de trabalho criado para avaliar o funcionamento das operações de carga e de descarga do setor do transporte rodoviário de mercadorias” é esta sexta-feira assinado.
Parlamento

Deputados arguidos. AR pede informação prévia

A comissão parlamentar de Transparência vai pedir "prévio acesso" sempre que tiver de decidir a audição de um deputado. A formulação estipula que sejam comunicados "tipos legais de crime" à comissão.
Câmaras Municipais

Mais de metade das câmaras dá 25 dias de férias

138
Com bonificações por avaliação de desempenho, tolerâncias de ponto e outros benefícios, há funcionários autárquicos com mais de trinta dias de férias. Sindicatos querem novo acordo universal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo visita os sem-abrigo no Porto

Depois de um dia intenso a norte, o Presidente da República terminou-o com os sem-abrigo do Porto, que são cada vez menos. Conheceu bons exemplos, recebeu queixas e um presente de Natal antecipado.
Partido LIVRE

O Livre ou como as primárias destruíram um partido /premium

É relevante entender como é que alguém que hostilizou a imprensa durante a campanha, polarizou o debate em torno de si e se diz anti-colonial numa AR onde não há partidos colonialistas chegou até aqui
Conflito Israelo-palestiniano

Livre e Israel: Viés ideológico às vezes corre mal /premium

Querem condenar, condenem, querem votar a favor, votem, querem troçar e mostrar perplexidade sobre a abstenção num voto destes, por favor façam-no. Só se pede que saibam porque é que o estão a fazer.
A página está a demorar muito tempo.