Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Política
Congresso do CDS

Entrelinhas (e pistas) do discurso do novo líder

Análise. Da unidade do partido, a uma maioria de direita em 2023, passando pelo regresso de Manuel Monteiro e por ataques ao Chega e à IL. O que disse e o que realmente queria dizer o novo líder?
Congresso do CDS

O primeiro discurso de "Chicão" como líder

Francisco Rodrigues dos Santos discursou pela primeira vez enquanto líder do CDS. Quer "combater as esquerdas", distancia-se dos "partidos emergentes" e reclama a liderança da direita.
Congresso do CDS

7 opiniões rápidas sobre a nova liderança do CDS /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam a nova liderança do CDS e o futuro do partido.
Congresso do CDS

O 'Rato' do Colégio Militar que vai liderar o CDS

Contra o aborto, contra a expressão casamento gay, contra a sexualização da educação. Idolatrado pelos jotinhas. Ex-dirigente do Sporting. Quem é Francisco Rodrigues dos Santos, novo líder do CDS.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e o ausente /premium

Francisco Rodrigues dos Santos impõe-se. Lobo D’Ávila aproxima-se. Manuel Monteiro vinga-se. João Almeida esvazia-se. Pires de Lima indigna-se. Nuno Melo afasta-se. Assunção Cristas some-se. E Portas?
Congresso do CDS

Congresso. Os nossos prémios "Estrelas da Rádio" /premium

Este foi o primeiro Congresso partidário onde esteve a Rádio Observador. Por isso, decidimos perceber que personagens do CDS se adequam a alguns dos nossos programas. E não é que bate certo?
CDS-PP

Polémicas, poucas mulheres e acusação de homofobia

Na nova direção de Francisco Rodrigues dos Santos, as tentativas de união já deram polémica. E há outras, como o curto número de mulheres e uma acusação antiga de homofobia.
Congresso do CDS

"É mentira". João Almeida acusa futuro vice

O candidato derrotado à liderança do CDS desmentiu declarações do seu apoiante António Carlos Monteiro, que aceitou ser vice do novo líder. Ouça aqui a troca de palavras entre ambos.
Congresso do CDS

Sílvio Cervan: “É imperioso que a direita fale”

Sílvio Cervan regressa à política ativa como vice de Chicão. Em entrevista à Rádio Observador, defendeu que o CDS deve dialogar à direita, incluindo com o Chega.
Congresso do CDS

“Avaliamos mal determinados momentos"

Filipe Anacoreta Correia reconheceu erros na liderança de Assunção Cristas. Em entrevista à Rádio Observador, disse que a ex-líder não mereceu a derrota que teve e falou sobre o futuro de Chicão.
Justiça

Caso Rui Pinto: "Justiça tem de investigar"

261
A coordenadora do BE considera incompreensível que a justiça "vá atrás" de Rui Pinto "com tanta força" sem investigar os "crimes que as fugas parecem indicar".
Rádio Observador

9h. Lobo d'Ávila vai ser vice de 'Chicão'

Filipe Lobo d’Ávila foi convidado para ser vice-presidente de Francisco Rodrigues dos Santos, segundo fonte da candidatura de Rodrigues dos Santos. Lobo d’Ávila aceitou o convite.
Congresso do CDS

O momento em que Chicão soube que ganhou

163
Francisco Rodrigues dos Santos vai ser eleito este domingo novo líder do CDS. Veja o momento em que Francisco Rodrigues dos Santos ouviu a confirmação da vitória da sua moção.
Congresso do CDS

CDS. "O partido queria uma mudança radical"

"Todas as pessoas que estiveram à frente do partido nos últimos 20 anos estavam com João Almeida. Vamos ver como consegue integrar os críticos". O comentário de Miguel Pinheiro à vitória de Chicão.
Congresso do CDS

Chicão: "CDS será o braço direito dos portugueses"

440
Promete estar "diariamente em contacto com os portugueses" e "um CDS que não está centralizado em Lisboa". As primeiras palavras de Francisco Rodrigues dos Santos depois de saber que tinha vencido.  
Desporto

João Almeida derrotado: "Corre mal a quem perde"

Depois de saber que tinha perdido, João Almeida disse que "o debate não acrescentou muito". E que tenciona continuar como deputado: "Não havia aqui nenhuma candidatura à AR hoje".  
Congresso do CDS

'Chicão' é o novo líder do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos vai tornar-se este domingo o oitavo líder do CDS: a sua moção teve 46,4% dos votos contra 38,9% de João Almeida e 14,5% de Filipe Lobo d'Ávila.
Congresso do CDS

Nuno Melo. O apoio tabu e combates internos do CDS

À Rádio Observador, o eurodeputado avaliou os três principais candidatos à liderança do CDS. Nuno Melo apontou o dedo a quem criticou Cristas, que considerou "aliados do PS e do PSD".
CDS-PP

Quem ganha no CDS?

Hoje ou ganha o CDS e a direita portuguesa ou ganha o Chega e, na espuma da sua fragilidade, a prevalência de uma duradoura hegemonia da esquerda em Portugal.
Congresso do PS

Mesquita Nunes. Há um "diagnóstico errado" no CDS

Mesquita Nunes esteve na emissão especial da Rádio Observador. Para o antigo vice-presidente do CDS, “não há ninguém lá fora que pode achar que o CDS foi um partido muito liberal ou muito moderninho”.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo condecorou a pianista Maria João Pires

1433
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique: "um exemplo de excelência de Portugal no mundo".
Congresso do CDS

Chicão e apupos: “Quem respeita mais o Congresso?"

121
"Não adianta diabolizarem-me. Amo o meu partido". Francisco Rodrigues dos Santos terminou o seu discurso da tarde quase aos berros. E aludiu ao episódio dos apupos a Pires de Lima. Ouça aqui.    
Governo

Reaberto processo para corrigir mapa de freguesias

147
O Governo reabriu o processo para correção do mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e freguesias, disse o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.
Congresso do CDS

"Chamarem Cecília Mortágua à Cecília Meireles?!"

Nuno Melo apoia João Almeida. Indignou-se com ataques internos a figuras do CDS. E decidiu não integrar nenhum órgão. “Se querem cabeças à espera de renovações fiquem lá com a minha”. 
Congresso do CDS

"O CDS assustou-se com os apupos a Pires de Lima"

"A grande preocupação dos congressistas agora é quem vai unir o partido na segunda-feira". O comentário de Miguel Pinheiro depois dos discursos de Nuno Melo e Chicão. 
Congresso do CDS

Meu Deus como é bom negociar no modesto 1º andar 

Negociações fazem-se em salas que os candidatos têm no primeiro andar. É só subir a escada, mesmo à direita da "barraquinha" dos leitões. Candidaturas não arriscam resultado, mas estão confiantes
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reforça prevenção contra ódio e racismo

331
O Presidente da República elogiou "Portugal que, no essencial, não muda" nem pode esquecer "a prevenção pedagógica contra o ódio, a intolerância, a xenofobia e o racismo".
Congresso do CDS

Mini entrevista. Matos Santos quer cafeinar o CDS

João Almeida "está há 20 anos no partido, é o rosto da continuidade, quer queira quer não", diz Abel Matos Santos em 'mini'-entrevista ao Observador. E acrescenta: "Os congressistas não são parvos".
Congresso do CDS

Pires de Lima: Chicão “não tem mãos na sua gente”

Em entrevista à Rádio Observador depois do discurso em que foi apupado, Pires de Lima voltou a acusar Chicão de “falta de preparação democrática para quem pretende liderar”. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Pires de Lima e o raspanete que acabou em apupo

Pires de Lima fez um discurso ultra-crítico para Francisco Rodrigues dos Santos, a quem disse: "Se te queres dar ao respeito, começa tu por te dar ao respeito dos adversários”. Acabou apupado.
Congresso do CDS

Ouça aqui a resposta de Adolfo aos apupos

567
“Um partido que tem orgulho na sua história não apupa um ministro que tirou um país da bancarrota”. Adolfo Mesquita Nunes discursou e atacou os apupos a Pires de Lima.
Congresso do CDS

"Sou suspeito, mas não fiz nenhum briefing"

Francisco Rodrigues dos Santos, na entrevista à Rádio Observador, deu "palavra de honra" que no congresso anterior não pediu a dezenas de militantes para irem ao palco pedir que ele fosse deputado.
Congresso do CDS

João Almeida admite trabalhar "mesmo" com Chicão

“Mesmo com Francisco Rodrigues dos Santos será possível vir a trabalhar no futuro. Tenho abertura para consensos”, disse João Almeida em entrevista à Rádio Observador. Pode ouvir aqui.
Congresso do CDS

Ouça aqui a vaia e os apupos a Pires de Lima

428
"Demos tempo ao Francisco para apurar a sua cultura democrática", disse Pires de Lima a Chicão. Seguiram-se vaias e apupos da assistência ao longo de 40 segundos. 
Congresso do CDS

"Cristas não cometeu nenhum pecado original"

António Lobo Xavier invocou os seus 45 anos de militância para defender Assunção Cristas, em entrevista à Rádio Observador. Não diz quem apoia. E pergunta: "O que é a ruptura?"
Congresso do CDS

A nota de Cristas, o regresso de Portas e Marcelo

O Observador desafiou militantes do CDS com três questões. As respostas a "Que nota dá a Assunção Cristas?", "Portas deve regressar?" e "O CDS deve apoiar Marcelo?" motivaram algumas hesitações.
PAN

Lítio. PAN apreensivo com atuação em Montalegre

235
O PAN manifestou-se apreensivo com a atuação da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, afirmando que parecem "subjugadas à lógica economicista".
Congresso do CDS

“Não estava à espera de tanta crispação"

Filipe Lobo d’Ávila, em entrevista à Rádio Observador, desvalorizou a ovação a Chicão no congresso do CDS: “Não me impressiona muito determinado tipo de ação”
Congresso do CDS

Diogo Feyo: “Estou disponível para as autárquicas"

Em entrevista à Rádio Observador que pode ouvir aqui, Diogo Feyo, apoiante de João Almeida, criticou o discurso de Francisco Rodrigues dos Santos e mostrou-se disponível para ajudar nas autárquicas.
Congresso do CDS

Sons do congresso: "Fascistas". "É mentira". Vaias

Do "falhei" aos "fascistas", aos apupos e ao "É mentira". Pode voltar a ouvir aqui os sons mais importantes do congresso do CDS e os comentários transmitidos na emissão especial da Rádio Observador.
Congresso do CDS

As entrelinhas dos discursos dos candidatos ao CDS

129
Análise. Os 5 candidatos a líder do CDS já fizeram os seus primeiros discursos no Congresso. Entre ataques, contra-ataques, propostas e insinuações, o que disseram? E o que queriam realmente dizer?
Congresso do CDS

"Vai ser uma batalha entre Chicão e João Almeida"

Francisco Rodrigues dos Santos "não força a saída de Cecília Meireles para ele entrar no Parlamento". Fez um discurso emocional, mas "o que é isso de ganhar a sala?". Ouça a análise de Miguel Pinheiro
Congresso do CDS

Chicão: "Para os adversários, até fascistas somos"

Francisco Rodrigues dos Santos diz que conta com Cecília Meireles no Parlamento. E assegura que o CDS "não é um catch all party, nem um partido de contrafação". Pode ouvir aqui o discurso.
Congresso do CDS

Congresso “não é para passar cheques em branco”

190
O CDS precisa “de mudar a sério” para recuperar a sua credibilidade, disse o candidato Carlos Meira, no seu discurso, que pode ouvir aqui.
Congresso do CDS

Dois mistérios num discurso "ácido" e "esquisito"

"Isto fica um bocado esquisito". Miguel Pinheiro, diretor do Observador, comenta os dois mistérios deixados por João Almeida, num discurso “muito ácido”. Pode ouvir aqui.
Congresso do CDS

"Avisei que não era este o caminho. Fui o único"

Filipe Lobo d'Ávila apoiou uma eventual recandidatura de Cristas em Lisboa. Mas disse que o CDS não deve “olhar para todo o país através de binóculos no Largo do Caldas”. Pode ouvir aqui o discurso.
Congresso do CDS

"Não podemos continuar com a cabeça na areia"

É tempo de “arregaçar as mangas”, disse Abel Matos Santos, candidato à liderança do CDS, que apelou à mudança. Pode ouvir aqui o discurso.
Congresso do CDS

Cristas: "Saio triste mas dei tudo o que podia"

No discurso do adeus à presidência do CDS, Assunção Cristas assumiu que falhou nos resultados e na análise, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia.
Congresso do CDS

"Falhei". O mea culpa de Cristas na culpa de todos

130
Líder cessante assumiu que errou na estratégia, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia em Gondomar e Lamego. Depois, abandonou o congresso.
Congresso do CDS

"Vamos ser o partido sem coação e sem ameaças"

Anunciou ter nomes para candidatos a Presidente da República e à Câmara de Lisboa, mas não os revelou. "Quero ser presidente de um partido livre e não controlado". Ouça aqui o discurso de João Almeida
Congresso do CDS

"Cristas fechou a porta. Acabou. Tratem disso"

"Assunção Cristas discursa e já se vai embora. É muito revelador da forma como está a olhar para o partido neste momento". Oiça o comentário de Miguel Pinheiro ao adeus de Cristas. 
Congresso do CDS

"Falhei". Ouça o último discurso de Cristas no CDS

"Saio triste mas dei tudo o que podia", disse Assunção Cristas no discurso do adeus à presidência do CDS, onde assumiu que falhou nos resultados e na análise. Ouça aqui.
CDS-PP

“A minha opção pessoal vai para o João Almeida"

"Melhora-se não tendo medo de fazer política", disse à Rádio Observador o ex-deputado Hélder Amaral. Elogia Lobo d'Ávila e João Almeida, mas opta por este último. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Vídeo. Encerramento do Congresso do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos foi eleito este domingo novo líder do partido. Acompanhe aqui todos os discursos do congresso do 28.º congresso do CDS em Aveiro.
Congresso do CDS

"Ouvi acusações de contorcionismo moral. Senti-me"

A líder parlamentar do CDS, Cecília Meireles, criticou a campanha tensa dentro do partido. Diz que "houve algumas coisas que correram bem". E que o novo líder terá de "saber unir e coser o partido".
Congresso do CDS

"Ninguém quer estar a 500 metros de Cristas"

"Todos os candidatos fogem da líder do CDS". Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes na ronda inicial de comentários na emissão especial da Rádio Observador no congresso do CDS, em Aveiro. Ouça aqui.
CDS-PP

Em direto/ "Estamos aqui para combater as esquerdas"

981
Francisco Rodrigues dos Santos já fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro.
PS

A verdade que o socialismo impõe /premium

783
Há esperança? Há. Conforme é típico nos nativos do Largo onde tem a sede, o PS costuma sair de cena no momento em que o navio se afunda, ou acaba o dinheiro. A esperança é essa: o advento da miséria.
CDS-PP

O desafio não é ganhar a secretaria mas sim o país

224
Este é o espaço natural do CDS: paladino das pessoas, entre o peso do Estado e o abandono dos mercados. Se o CDS não ocupar o seu espaço natural, alguém o ocupará – e o CDS passará à irrelevância.
Orçamento do Estado

Livre propõe novo imposto sobre tráfego aéreo

521
Partido Livre propõe um novo imposto sobre tráfego aéreo, aumento do IVA das viagens de avião e criação de uma agência para o Pacto Verde. Objetivo é financiar um programa de investimento ferroviário.
Isabel dos Santos

Luanda Leaks. Marcelo não se mostra preocupado

547
Presidente da República não está preocupado com venda de participações de Isabel dos Santos. Efeito bola de neve nas empresas e na credibilidade de Portugal no exterior "não se vai colocar", garante.
CDS-PP

A Nova Direita

177
A nova direita de Francisco Rodrigues dos Santos é conservadora, influenciada por Burke, Oakeshott, Scruton e afins. É um conservadorismo democrático, inerentemente prudente e moderado.
Partido LIVRE

Confiança a Joacine. Assembleia reúne na 2ª feira 

A decisão passou para os novos órgãos do partido, mas "urgência" em resolver o problema entre Joacine e o Livre levou a que a Assembleia convocasse uma reunião extraordinária já para segunda-feira.
Ordem dos Médicos

Médicos lamentam falta de respostas a agressões

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considera que a mensagem do Ministério da Saúde perante aumento da violência contra profissionais de Saúde tem sido “complacente e permissiva”.
CDS-PP

Um CDS à procura de si (?)

Correndo o risco de uma precoce previsão, a médio prazo o CDS caminhará para a indiferença do eleitorado se nada de substancial se alterar naquela que parece ser a ordem natural das coisas na política
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo quer repetição de apuramento

Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ordenou à Comissão Nacional de Eleições a repetição do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais.
Grécia

Parlamento grego aprova reforma da lei eleitoral

O partido mais votado poderá obter maioria absoluta com 37% dos votos e receber um bónus até 50 deputados e o sistema de voto proporcional simples foi eliminado.
CDS-PP

Congresso: o CDS vai mudar?

158
Contra o PS era preciso definir e apresentar uma alternativa de governo; em vez disso, Cristas apresentou proclamações e gritos na Assembleia . Pior do que isso, aderiu a todas as reclamações e "causas"
António Costa

Costa apela a autarcas para não terem medo

Para o primeiro-ministro, "a melhor forma de não ter medo é saber identificar os problemas", considerando essencial que autarcas não tenham medo de ceder o poder ou de assumir competências.
Isabel dos Santos

Luanda Leaks. Líder do BE mantém acusação a Relvas

180
Catarina Martins reage à acusação de Miguel Relvas no Twitter, admitindo "o erro" de o ligar a Isabel dos Santos, mas mantendo acusação, sendo que o ex-ministro administrou a Finertec.
Congresso do CDS

Cobertura especial do congresso do CDS

Como é que o Observador vai acompanhar este congresso do CDS? Com um liveblog em permanência no site, emissão especial na rádio e streaming em vídeo nas redes sociais. Veja aqui.
Congresso do CDS

Presidentes de câmara do CDS apoiam João Almeida

772
Todos os seis presidentes de câmara do CDS apoiam o candidato João Almeida no próximo Congresso. Autárquicas tinham sido o ponto forte da liderança cessante.
Bloco de Esquerda

OE2020. BE avisa que medidas acordadas não chegam

Catarina Martins, coordenadora do BE, afirmou que o partido continua em negociações, acrescentando que medidas para SNS não chegam e "a especialidade tem também o seu caminho próprio".
Congresso do CDS

Ex-líder prefere 'Chicão' ou Lobo d'Ávila no CDS

148
Ribeiro e Castro diz que Cristas transformou o CDS numa "loja do chinês" e que o partido corre o risco de se perder num triângulo das Bermudas. Desvaloriza peso da idade de 'Chicão'.
Congresso do CDS

Eles querem liderar o CDS. Guia para o congresso /premium

Aí está o congresso que decide o futuro do CDS e com ele cinco candidatos ao lugar de Assunção Cristas. Para ela será a despedida, para um deles será o primeiro dia. Fomos ver o que cada um propõe.
Isabel dos Santos

Luanda Leaks: Relvas acusa líder do BE de mentir

801
O ex-ministro Miguel Relvas garante nunca ter trabalhado com Isabel dos Santos, exigindo um pedido de desculpas por Catarina Martins o ter associado às empresas da Catarina Martins.
CDS-PP

Carta do exílio

A singularidade e coragem de um jovem na corrida, merece todo o futuro, a sua juventude é parecida com a liberdade de Abril, ouve e gosta de Zeca Afonso mas discorda das letras. É um recomeço.
Guiné-Bissau

Guiné/Eleições: CNE condena recontagem de votos

A declaração surge a propósito do recurso de contencioso eleitoral que o candidato Domingos Simões Pereira apresentou no Supremo Tribunal, alegando irregularidades no processo de apuramento nacional.
Alterações Climáticas

Greta acusa Davos de ignorar apelos pelo clima

"À partida, tínhamos algumas reivindicações. Evidentemente, foram completamente ignoradas. Mas já estávamos à espera", afirmou Greta Thunberg, ao acusar o Fórum Económico Mundial de Davos.
CDS-PP

Política e atitude

132
Aquilo que falhou em quatro anos não foram as propostas e o trabalho. Acontece que o partido teve falta de atitude. É por isso indispensável escolher quem está livre, quem representa um novo começo
Isabel dos Santos

BE: Isabel dos Santos vende o que não é dela

Catarina Martins defendeu que Isabel dos Santos não deveria poder vender participação nas empresas. Caso esta consiga colocar o dinheiro num "offshore", Portugal será cúmplice do assalto, alerta.
CDS-PP

CDS. Risco de ser avião no triângulo das Bermudas

Ribeiro e Castro esteve à mesa para falar do partido que liderou e não quer João Almeida como líder. O Congresso do CDS em destaque na Vichyssoise desta semana. 
Partido LIVRE

Joacine quer direitos para deputados não inscritos

337
A deputado única do Livre defendeu o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. Joacine defende que votos que sobem diretamente a plenário devem contar com todos.
CDS-PP

'Mini' entrevista com Chicão

151
Candidato à liderança do CDS não quer ser chamado de Chicão, não quer reverter lei do aborto, preferia que o casamento homossexual tivesse outro nome e diz que Manuel Monteiro devia ser aceite no CDS.
CDS-PP

'Mini' Entrevista com Filipe Lobo d'Ávila

221
Candidato quer tirar o PP da sigla do CDS e acredita que Nuno Melo, que há quatro anos teria apoiado contra Cristas, deverá apoiar João Almeida. Admite que adversários possam integrar a mesma direção.
Congresso do CDS

João Almeida: "Não tenho o apoio de Cristas"

268
'Mini'-entrevista. Garante que "não é o candidato da continuidade" no CDS, embora os adversários "queiram muito que seja". Diz ainda que não teme uma "geringonça" interna que o afaste da liderança.
CDS-PP

'Mini' entrevista com João Almeida

Candidato à liderança do CDS garante que "não é o da continuidade", embora os adversários "queiram muito que seja". Diz ainda que não teme uma "geringonça" que o afaste da liderança.
Congresso do CDS

"Portas seria um excelente candidato presidencial"

'Mini'-entrevista a Filipe Lobo d'Ávila. Quer tirar o PP da sigla CDS e acredita que Nuno Melo, que há quatro anos teria apoiado contra Cristas, deverá votar João Almeida.
Congresso do CDS

"Não propomos uma alteração à lei do aborto"

'Mini'-entrevista. Candidato ao CDS não quer ser chamado de Chicão, não quer reverter lei do aborto, preferia que casamento homossexual tivesse outro nome e diz que Manuel Monteiro devia ser aceite.
CDS-PP

O 6 de Outubro do CDS-PP: como e porquê?

272
Face à dimensão da débacle eleitoral era necessário que o CDS tivesse reflectido detidamente sobre as causas do desastre. Agora não tem remédio, mas ninguém constrói o futuro sem esclarecer o passado.
Política

A direita e o desencontro /premium

Há algo terrível para os partidos da área política não-socialista: não é apenas o eleitorado que se encontra distante da direita; são também os militantes que estão longe dos seus partidos tradicionais
Congresso do CDS

O partido que não sabe o que lhe aconteceu /premium

408
O CDS fixou-se em André Ventura como se a concorrência do Chega tivesse sido a razão do seu descalabro eleitoral. Não foi, e o CDS precisa de um líder que lhe faça esquecer Ventura.
CDS-PP

Um líder e o seu tempo (ou porque apoio o Chicão)

174
Momentos de crise precisam de ter como resposta momentos de ruptura. Não uma ruptura destrutiva, mas uma ruptura renovadora. Não uma ruptura com a história, mas uma ruptura com certas circunstâncias.
CDS-PP

Para o CDS prefiro o blend das Vinhas Velhas

101
O João Almeida acredita na liberdade. Absoluta. Sem condicionalismos. Sem paternalismo. Acredita que terão que ser os Portugueses a encontrar o seu rumo, a superar os seus desafios.
CDS-PP

Mudar de vida

303
No contexto atual só um candidato se apresenta em melhores condições para recuperar a credibilidade do Partido junto dos cidadãos, para o unir e reorganizar internamente: Filipe Lobo d´Ávila.
Oficina da Liberdade

Economia em meia lição

O aprofundamento da especialização do trabalho e troca revelará múltiplas vantagens comparativas fornecendo oportunidades para todos, o que vale para as trocas internacionais e para as interpessoais.
Partido LIVRE

Montijo: Livre contesta DIA e quer evitar erro

O Grupo de Contacto do Livre contestou a emissão da Declaração de Impacte Ambiental da APA do novo aeroporto no Montijo, solidarizando-se com as Organizações Não-Governamentais de Ambiente.
PCP

OE2020: PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

126
PSP propôs ainda a “reposição de direitos e rendimentos aos trabalhadores da administração pública e do setor privado” e “reforço da verba atribuída" ao Metro de Lisboa, à Transtejo, e Soflusa.
Função Pública

CGTP exorta revisão de aumentos da função pública

A CGTP exortou o Governo a alterar a proposta de aumento de 0,3% "ainda enquanto decorre a discussão do Orçamento do Estado para 2020", ameaçando reivindicar aumento em 10 de fevereiro.
Coronavírus

Saúde. Ordens devem divulgar quantos saem do país

A ministra da Saúde alegou que apenas conhece os pedidos de profissionais para trabalhar fora do país, exortando as ordens profissionais da saúde a divulgar números de quem vai efetivamente para fora.
PCP

PCP defende creche gratuita com 100 mil vagas

193
O secretário-geral do PCP considera que a gratuitidade das creches para apenas 40 mil crianças "está longe de ser a solução necessária", defendendo a criação de uma rede com 100 mil vagas.
PAN

Agência Portuguesa do Ambiente: PAN quer demissão

425
O PAN pediu a demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, considerando que não tem condições para continuar após o parecer positivo à construção do aeroporto no Montijo.
EDP

Acionistas dizem que foram eles a indicar Mexia

Paulo Teixeira Pinto e Vasco de Mello garantem que foram eles a escolher António Mexia para liderar a EDP em 2006. MP indiciou Manuel Pinho por ter feito acordo com Salgado para a nomeação de Mexia.
CDS-PP

CDS – Mudar ou Morrer

666
Francisco Rodrigues dos Santos é corajoso e desafia a sonolência instalada. Mas o mais importante não é isso. O mais importante é ele saber que o seu papel é representar, ser a voz do eleitorado do CDS
Orçamento do Estado

UTAO: carga fiscal no OE2020 maior que previsto

2250
Unidade de Apoio Técnico Orçamental afirmou que "o conceito de carga fiscal utilizado pelo Ministério das Finanças" não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recusa comentar candidatura de Ana Gomes

O Presidente da República recusou comentar uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes e reiterou que caso "Luanda Leaks" não é tratado pelo poder político.
Mobilidade urbana

Bloco quer aumentar o uso de bicicleta no Porto

120
O Bloco apresentou esta quinta-feira um Plano Municipal para a Mobilidade em Bicicleta, propondo que o município do Porto assuma o compromisso de aumentar em dez vezes o uso da bicicleta até 2025.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo em Israel: "Abriu-se um caminho"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a sua deslocação a Jerusalém abriu "um caminho", 25 anos depois da última visita de um Presidente português a Israel.
Ministério do Mar

Navio Mar Portugal parado por falta de contratação

Navio de investigação não consegue desenvolver atividade devido a dificuldade de contratação de tripulação. Propostas de contratação da tripulação externa do IPMA contestadas pelo Tribunal de Contas.
Inundações

Mondego. Aprovado plano de ação de 30 milhões

Plano de Ação Integrado de Intervenções aprovado pelo Conselho de Ministros servirá para reparar danos provocados pelas cheias de dezembro de 2019 no Mondego até 2023 e sustenta-se em três eixos.
PCP

Pesca. PCP defende cooperação UE-Guiné-Bissau

O eurodeputado João Ferreira defendeu uma colaboração mais estreita entre a UE e a Guiné-Bissau com o objetivo de tornar mais sustentável a exploração do setor da pesca no país africano.
Ministério do Mar

Mar 2020 com 380 milhões comprometidos em 2019

"Até ao final de 2019 foram comprometidos 380 milhões de euros, 75% do total programado, e liquidados 179,4 milhões de euros, 36% do total", indicou o ministro do Mar.
Rui Rio

PSD: Rio venceu segunda volta com 53,2% dos votos

A ata de apuramento confirma: Rui Rio, venceu a segunda volta das diretas de sábado no PSD com 53,2% dos votos expressos e mais 2.071 votos do que o adversário Luís Montenegro.
Conversas à Quinta

Líbia, um barril de pólvora às portas da Europa

Ninguém parece capaz de dominar a situação na Líbia, onde grassa uma guerra civil que torna ingovernável o país por onde passam vagas de migrantes em direcção à Europa. A desunião diplomática é total.
PSD

PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia"

O presidente do PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia". Para José Bolieiro, o interesse de cada uma das regiões autónomas de Portugal, Açores e Madeira, "é também interesse nacional".
União Bancária

PS. Pedro Marques defende partilha de riscos

Na proposta de relatório da União Bancária, o eurodeputado socialista afirma que a redução de risco foi um progresso, mas sublinha que devem ser feitos avanços no sentido da partilha de riscos.
PSD

"Ser de um partido é quase como ter cadastro"

Duarte Marques defende primárias no PSD com cadernos eleitorais nacionais. Também pretende reduzir o caciquismo, para restaurar a "confiança entre as pessoas e os partidos".
Palácio de São Bento

Design português exposto no Palácio de São Bento

384
Com mais de 30 marcas portuguesas representadas, a exposição explora o diálogo entre a seleção de peças e outras já existentes num lugar de soberania transformado em "epicentro da cultura portuguesa".
Presidência da República

Ana Gomes afasta candidatura: Costa não permitirá

395
A ex-eurodeputada reagiu à sugestão de Francisco Assis em entrevista à RTP 3. Disse não estar disponível para se "coartar da liberdade que é essencial" para a sua "capacidade de intervenção cívica".
Tribunais

Há tribunais com menos de um julgamento por mês

650
Desde que passou a ser obrigatório receberem julgamentos cíveis com valores até 50 mil euros, os tribunais reabertos tiveram uma média de 0,8 casos por mês. Funcionam mais como balcões de atendimento.
PCP

PCP quer mais apoio público às artes 

O Partido Comunista Português apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2020. Entre as alterações está um maior apoio público às artes.
CDS-PP

A hora do Filipe

425
Entre Almeida e Rodrigues dos Santos há um candidato a falar para o país e para o povo da direita moderada, o povo do CDS de sempre e o que deixou de ter casa no PSD há uma semana: Filipe Lobo d'Ávila
CDS-PP

O Futuro do CDS

Esta Nova Direita defende acerrimamente a singularidade e integridades dos povos, recusa a globalização selvagem e critica severamente o neoliberalismo e o multiculturalismo.
Partido Chega

PSP. Ventura fala em "paranoia do racismo"

14236
O deputado do Chega acusa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, de ser "o ministro das minorias" quando a sua obrigação devia ser "proteger as forças de segurança ".
Presidente da República

Marcelo não vai à Cidade Velha de Jerusalém

1562
Marcelo Rebelo de Sousa não irá à Cidade Velha durante a visita a Jerusalém. Enquanto Presidente da República estaria a conceder soberania a Israel, provocando um problema diplomático.
CDS-PP

As razões de uma escolha

156
Quando o João discordou de Portas disse-o no Partido; quando esteve contra Ribeiro e Castro candidatou-se contra ele. Quem já teve esta coragem e desapego não conseguiria agora renovar uma direcção?
Fact Check

Ministra da Cultura atirou a bandeira ao chão?

Vídeo com mais de 870 mil visualizações foi editado de uma forma que sugere que ministra da Cultura mandou a bandeira nacional ao chão na inauguração de um museu em Vidago — o que é falso.
Eleições Presidenciais

Assis lança nome de Ana Gomes como presidenciável

1325
Socialista considera que antiga eurodeputada é "escolha natural" que "congrega várias esquerdas". Ana Gomes já excluiu esse caminho mas Assis garante: "Se ela se candidatar seguramente vou apoiá-la".
Vírus

Coronavírus. Governo português alerta viajantes

O Governo aconselha os portugueses que se desloquem à China a registarem as viagens "na aplicação Registo Viajante” e os residentes a tratar da “sua inscrição consular ou respetiva atualização”.
Força Aérea

Montijo. Saída da Força Aérea custa 100 milhões

335
Ministro da Defesa Nacional estima que a saída da Força Aérea da base do Montijo custará cerca de 100 milhões de euros, implicando transferência de helicópteros e aviões de treino para outras bases.
Amadora

MAI investiga caso de mulher detida por polícia

534
Ministério da Administração Interna abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um polícia este domingo, na Amadora. PS também questionou ministro Eduardo Cabrita.
Forças Armadas

Cravinho: Forças Armadas sem "movimentos Zero"

O ministro da Defesa Nacional garantiu que movimentos conhecidos por "se esconderem atrás do anonimato não correspondem à forma de ser dos militares" e garantiu que são "praticamente inexistentes".
Infraestruturas

Reações ao novo aeroporto: bom, assim-assim e mau

Desde a congratulação do Governo às críticas da Zero e do PCP, passando pelo desagrado dos municípios de Setúbal, são várias as reações à declaração ambiental para a construção do novo aeroporto.
Timor-Leste

Timor. Partidos em silêncio sobre crise política

Os partidos Fretilin e CNRT optaram por manter "o silêncio" face à crise política devido ao chumbo do OGE para 2020. Fontes partidárias garantiram que o assunto está a ser debatido internamente.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não quer crises no último ano de mandato

1016
Presidente entra no último ano de mandato. Ex-candidatos fazem balanço de 4 anos: Maria de Belém defende recandidatura, Marisa Matias elogia papel para a paz social, Edgar Silva critica mediatização.
Holocausto

Holocausto: Marcelo encontra-se com sobreviventes 

O Presidente considerou que "é um imperativo moral, um imperativo ético" estar presente no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em que participam mais de 40 altos representantes de vários países.
Partido LIVRE

Sá Fernandes: Livre não evitou "o vexame"

422
O advogado, membro da comissão de ética do Livre, escreve no Público que foi evitado o “assassinato em público” de Joacine Katar Moreira, mas não a vergonha. E defende construção de pontes no partido.
Greve

Greve parcial dos oficiais de justiça 

O Sindicato dos Oficiais de Justiça denuncia "formas contemporâneas de escravidão" por falta de pagamento de horas extra e coação sob ameaças de "sanções penais ou disciplinares" aos trabalhadores.
PSD

Felizmente há o Benfica /premium

Para que serve hoje o PSD e a quem serve? Não se pode ter medo de abordar esta inaudita decadência, nem assumir que no actual estado de coisas, tanto fazia ter ganho Montenegro como Rio.
Bloco de Esquerda

BE/Porto pede retirada de medalha a Sindika Dokolo

O Bloco de Esquerda pediu à Assembleia do Porto que seja retira a medalha de mérito a Sindika Dokolo, atribuída pela realização de uma exposição de arte contemporânea, na Galeria Municipal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e Presidente de Israel acertam visitas 

169
O Presidente da República acertou uma troca de visitas de Estado com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin. Marcelo disse haver "uma aproximação" de posições entre os dois sobre a situação regional.
Marcelo Rebelo de Sousa

Investimento de Angola "continua a ser bem-vindo"

140
Em declarações à margem de um encontro em Israel, onde chegou esta terça-feira, para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, o presidente da República escusou-se a comentar o caso.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

175
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
Davos

Greta? Outros 5 jovens ativistas em Davos

São 10 os adolescentes e jovens ativistas que estão no maior fórum económico do mundo. Está lá Greta Thunberg, mas não só. Conheça outros 5 rostos apostados na mudança entre milionários.
Davos

Dois russos suspeitos de espionagem em Davos

Dois homens russos tentaram espiar a reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça, revelaram as autoridades que desmantelaram a operação. O caso remonta a agosto de 2019.
Catarina Martins

BE pede ação rápida do Governo em caso de assédio

Catarina Martins incutiu o Estado a agir num caso de "violento assédio no trabalho" a trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia de Moscavide. A coordenadora do BE reuniu-se com as funcionárias.
PS

"Não estou em trânsito para outro espaço político"

Ex-militante socialista explica que se desvinculou do partido há "alguns meses", mas que não está "em ruptura" com António Costa, cuja liderança critica. Ferro Rodrigues lamenta saída do PS.
Ministério da Saúde

Governo garante hospitalização domiciliária

A Ministra da Saúde garantiu que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão disponibilizar serviços de hospitalização domiciliária. A medida vai ser aplicada "no máximo em 2021".
Davos

Brasil. Pobreza é a pior inimiga do ambiente

Ministro da Economia do Brasil afirmou que pobreza é a pior inimiga do meio ambiente. "Pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer", explicou durante a sua participação no Fórum de Davos.
António Costa

António Costa vaiado por agentes do Movimento Zero

1377
O primeiro-ministro foi recebido com assobios pelos agentes da PSP e GNR que se concentraram no aeroporto Sá Carneiro para pedir aumentos salariais. Tinha acabado de aterrar no Porto.
Papa Francisco

Davos. Papa pede para se pensar nas pessoas

Numa mensagem escrita, o Papa apelou ao lado humano e à solidariedade dos presentes para combater o "isolacionismo", o "individualismo" e as injustiças sociais.
Inundações

Prejuízos das cheias entre 9 e 10 milhões de euros

Os valores foram divulgados esta terça-feira na audição conjunta com a Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2020.
Armas De Fogo

PSP, GNR e SEF receberam mais de 12 mil armas

Foram entregues, desde 2017, 12.279 armas e acessórios, 3.179 coletes de proteção balística, 1.590 capacetes e 11.513 outros equipamentos à GNR, PSP e SEF.
CM Porto

Declaração do Rivoli divide autarcas PS

O pedido de adiamento do processo de descentralização, proposto por Rui Moreira, está a perder força entre os autarcas socialistas. O presidente da Câmara do Porto não cede e fala em "independência".
Luanda Leaks

PwC. CEO "desiludido" com caso Isabel dos Santos

3224
CEO da PwC lamentou não ter percebido mais cedo os contornos do escândalo que envolve a filha do ex-presidente angolano. "Não foi o nosso melhor momento, mas espero que possamos avançar rapidamente."
Crise Política

PR timorense quer "vontade política e abertura"

Depois de chumbado o Orçamento Geral do Estado para 2020 que provocou uma crise política em Timor-Leste, Lu-Olo convida os partidos com assento parlamentar para discutir possíveis soluções.
CDS-PP

Os Costas do CDS

136
Neste Congresso vai-se decidir se queremos a eternização dos Costas no CDS ou se nos bateremos pela Esperança de novas caras, de um novo pensamento e de uma nova forma transparente de fazer política.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com Presidente de Israel

Marcelo Rebelo de Sousa chega esta terça-feira a Jerusalém para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, que assinala o 75.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz
Partido LIVRE

Rui Tavares sentiu a vergonha alheia dos outros 

506
Fundador do Livre disse que “sentiu que as pessoas que estavam a ver aquilo [discurso] estavam incomodadas” com o partido e afirmou que vai apoiar decisão de retirada de confiança a Joacine.
CDS-PP

Matos Santos vê Chega como "aliado"

386
Abel Matos Santos, que considera que nos últimos anos a "direita encolheu-se, passou a ter vergonha, foi-se calando", afirma que "o Chega não é um adversário do CDS, é naturalmente um aliado".
CDS-PP

CDS: Carlos Meira disponível para acordo

103
Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema".
Brasil

Sérgio Moro não pretende ser candidato às eleições

O atual ministro da Justiça do Brasil afirma não querer candidatar-se às eleições presidenciais em 2022. Segundo uma pesquisa, a confiança em Moro é de 11% acima da depositada em Bolsonaro.
Davos

Fórum económico de Davos começa esta terça-feira

São esperados quase três mil participantes, incluindo chefes de Estado e de governo, ativistas e empresas. Greta Thunberg será a principal oradora de um debate sobre alterações climáticas.
Partido LIVRE

Livre Aid /premium

Sendo o Livre um partido bonzinho, até a praticar uma sacanice se esforça por ser inclusivo: desta vez, é a mulher negra que faz porcaria e os brancos de classe média é que têm de ficar a limpar.
Jovens

A minha geração

446
Outro erro catastrófico é que a «geração floco de neve» é educada pelas mesmas pessoas que nos criticam, que não fazem nada para além disso. Se calhar nós estamos bem e vocês estão com medo da mudança
CDS-PP

A loja dos gelados

A vida partidária não pode resumir-se a um clube de cromos, com claques. O CDS não é uma barraca de gelados, que depois do desaire de Outubro de 2019 tenha de mudar apressadamente de sabores.
Debate

CDS. Os 5 numa "mamite" que se cansou de ser sexy

116
Almeida teve debate aceso com 'Chicão', que contou com o aliado Meira. Lobo d'Ávila mantém-se como a 'terceira via' alternativa à bipolarização e Abel lembrou Manuel Monteiro.
A página está a demorar muito tempo.