Dark Mode 50,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Política

Festivais de Música

Petição pede cancelamento do TV Fest

Em atualização 141
O Ministério da Cultura criou um festival que dá palco aos músicos nacionais, investindo um milhão de euros, mas é acusado de não ter "imparcialidade, justiça e transparência" na escolha dos artistas.
Coronavírus

Perdão a presos. E não haverá cortes de luz ou net

201
Esquerda viabilizou projeto do governo para libertar reclusos. Propostas do PS, PCP e CDS aprovadas. PS vai viabilizar propostas da esquerda que suspendem cortes da luz, água, gás ou internet.
PSD

PSD pede ao Governo para parar projeto do Metro

O PSD considera "inacreditável" que Portugal não aproveite os fundos comunitários e os reprograme para os apoios às famílias e empresas na sequência da atual crise sanitária.
Coronavírus

PAN defende aulas presenciais

Para o PAN, apenas os alunos dos 11.º e 12.º ano anos deveriam regressar às escolas, pois “são aqueles alunos que têm que fazer exames das específicas e exames de acesso ao ensino superior”.
Coronavírus

Rio chumba de cruz 100 propostas dos partidos

152
PSD só vota propostas do Governo. Sobre libertação de presos, reserva chumbo para a especialidade. Há 100 propostas dos partidos em cima da mesa, mas Rio vota todas de cruz: contra. É "folclore", diz.
Coronavírus

Rio contra perdão de penas, PS acusa de populismo

539
Rio só admite colocação de alguns presos em prisão domiciliária, não todos. É contra perdão. PS acusa-o de populismo. "Isso é terreno de outros...", atirou Ana Catarina Mendes, pedindo "humanidade".
Coronavírus

Transplantados do Curry Cabral apelam a Marcelo

O Grupo de Transplantados do Hospital Curry Cabral apela à manutenção dos serviços da unidade hospitalar de Lisboa, frisando que doentes correm risco de vida.
Crime

Cabrita. "Não é este o Portugal que conhecemos" /premium

Eduardo Cabrita foi esta quarta-feira ouvido no Parlamento sobre a morte de Ihor Homeniuk, às mãos de inspetores do SEF, no aeroporto de Lisboa. Assegurou que "não é o Portugal de que nos orgulhamos".
Coronavírus

O Governo limitou a ocupação em veículos próprios?

Chegou a ser noticiado um limite ao número de pessoas dentro de um mesmo veículo durante o estado de emergência. Mas essa limitação acabou por se aplicar apenas a um único meio de transporte.
Coronavírus

Ministra: afinal podem sair mais de 1.700 presos

7514
Ministra da Justiça revelou que, em vez de 1.200, podem vir a ser libertados entre 1.700 e 2.000 reclusos para evitar que as prisões se tornem num foco de propagação e garante que não há sobrelotação.
CDU

CDU quer gestão da água e saneamento no Alto Minho

O objetivo da coordenadora da CDU de Viana do Castelo é que volte a ser discutido e deliberado o "abastecimento da rede pública de água em baixa e os serviços de saneamento básico".
Coronavírus

Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Além de duas propostas de lei do Governo e de três apreciações parlamentares, são exatamente cem os diplomas que os partidos da oposição, exceto o PSD, agendaram para esta quarta-feira.
Coronavírus

Pico pode ter sido em março. Bastidores da reunião

4435
Cenários de Espanha e Itália afastados, mas baixa imunidade preocupa. Aliviar? Ainda não. Os números que mantêm escolas fechadas, os silêncios incómodos e as respostas por dar na reunião com peritos.
Coronavírus

Evolução "lenta, mas positiva" no combate ao vírus

187
Depois de uma reunião com especialistas do Infarmed, o Presidente da República anunciou que o país está no bom caminho. Agora é só preciso manter a contenção por mais um tempo para "virar a página"
Coronavírus

PPE pede "consequências" a Órban e Fidesz 

Não é um pedido de expulsão, mas é mais uma pressão a ser exercida pelo Partido Popular Europeu - família política europeia de PSD e CDS - sobre a violação de princípios democráticos na Hungria.
Coronavírus

Já há 800 denúncias de ameaças no emprego

Site criado pelo Bloco de Esquerda já recebeu 800 denúncias da atuação das empresas em matéria de emprego, que podem afetar 80 mil pessoas. Trabalhadores precários foram os primeiros alvos.
Coronavírus

PSD acusa ministro da Economia de faltar à verdade

121
Presidente do Conselho Nacional Estratégico do PSD falou esta terça-feira com a Rádio Observador para comentar a reação do Governo ao pacote de medidas económicas propostas por Rui Rio
Atualidade

Governo assegura mais testes em lares de Aveiro

Sobre falta de vagas em cuidados intensivos em Aveiro, secretário de Estado diz que situação "será atendida dentro de muito pouco tempo". DGS tem nova norma para testes em lares e assegura reforços.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo só quer "descompressão" depois de Abril

234
À Antena 1, o Presidente revela ter já feito um teste serológico e saber que não está imune à Covid-19. Fala várias vezes por dia com o primeiro-ministro com quem garante estar a dar-se "muito bem".
Coronavírus

Tech4COVID19 com propostas de apoio a startups

"Muito do que foi construído está em risco", diz movimento de startups portuguesas, que apresentou várias propostas ao Governo. Executivo diz que vai avaliá-las e que já tem um plano em marcha.
Coronavírus

33.366 empresas já se candidataram ao lay-off

A medida já abrange mais de 556 mil trabalhadores em Portugal. Linhas de crédito às empresas vão crescer para 4.200 milhões de euros, para incluir comércio e serviços e transportes.
Coronavírus

Pós-surto. Seis avisos (mais um) de Marcelo 

321
O Presidente faz contas: surto deverá passar até ao verão. E alinha um guião para quem quiser ouvir. António Costa é um dos destinatários. Vai haver "erros", mas ação não pode ser "tapa buracos".
Coronavírus

Portugal acusado de "açambarcar" medicamentos

2872
O secretário geral da Affordable Medicines Europe disse à Reuters que Portugal e Áustria estão a construir stock excessivo de medicamentos. Noutros países, teme-se escassez. Infarmed nega.
Coronavírus

Um "abanão". O que querem os partidos da banca?

Rio antecipou-se ao BE e ateou a fogueira: desta vez, a banca tem de ajudar. Pediu um "abanão". Marcelo assumiu as rédeas e chamou banqueiros a Belém. Saiu descansado. Mas partidos querem mais. O quê?
Coronavírus

Banca. "Situação merece confiança dos portugueses"

1030
Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido mais de duas horas com os presidentes dos 5 maiores bancos portugueses. E à saída disse estar otimista com o que ouviu.
PSD

Rio põe 18 medidas para a crise nas mãos de Costa

360
Linhas de crédito de 10 mil milhões, coronabonds e banca a contribuir. Rio lança 18 medidas de apoio imediato à economia, mas vai consensualizá-las primeiro com Costa. Só "uma ou duas" chegarão à AR.
Atualidade

DGS: "testes estão a chegar onde são necessários"

Portugal fez 110 mil testes desde 1 de março. Pressão sobre cuidados intensivos é "preocupação" que está a ser aliviada com mais mil ventiladores. Máscaras para todos ainda não, diz Graça Freitas.
Coronavírus

Makro abre portas a todos os consumidores

584
A Makro Portugal abre a partir desta segunda-feira as portas a todos os consumidores, que poderão adquirir produtos em menor quantidade, e garante ter em conta a segurança de todos.
Coronavírus

Um aviso para o que pode vir aí /premium

105
Se os cenários económicos mais catastrofistas se concretizarem, a democracia está preparada para ter um Governo de Bloco Central que controla 81% do Parlamento? Temo que não.
Coronavírus

Governo pede que se evite "açambarcamento"

113
Segundo um despacho, os cidadãos devem evitar o "açambarcamento de produtos essenciais” e aconselha os estabelecimentos comerciais a tomarem medidas para o evitar se considerarem que é necessário.
Partido Chega

A demissão fictícia de André Ventura

312
São Paulo, na epístola aos Coríntios, defendeu que o carisma era algo que Deus dava ou não atribuía. Os líderes populistas consideram-se como os destinatários privilegiados do dom. É o caso de Ventura
Coronavírus

Unir ou dividir

586
Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

Ajudas à economia: estaremos a fazer o suficiente?

264
Há medidas fundamentais que os outros países tomaram para apoiar a economia durante o surto e que faltam em Portugal. Perceba o que está a ser feito em todo o mundo. E porquê. Ensaio de Abel Mateus.
Luís Marques Mendes

Governo "devia explicar melhor" questão dos presos

Na SIC, Marques Mendes defendeu que o Governo deve explicar melhor a libertação de 1.200 presos devido à Covid-19 para evitar “alarme, populismos políticos e revoltas dentro do sistema prisional”.
Ordem dos Enfermeiros

"Assim respondem menos aos apelos", diz bastonária

616
Ana Rita Cavaco, bastonária dos Enfermeiros, destaca à Rádio Observador esforços do Ministério da Saúde mas aponta ainda problemas por resolver. Há 352 profissionais infetados no país e 1.750 em casa.
Coronavírus

Marta Temido. Cresce pressão sobre os hospitais

604
Ministra diz que é preciso libertar camas com utentes que não precisam de tratamento hospitalar. Centenas de ventiladores comprados ainda não chegaram ao país. Há 1332 profissionais de saúde infetados
Coronavírus

Que Corona nos torne mais fortes!

294
Podemos sair mais forte, enquanto comunidade, transmitindo ao mundo aquilo que melhor nos define enquanto povo, enquanto nação. Um povo generoso, solidário e próximo de quem precisa.
Extrema Esquerda

Iniciativa Estatal versus Bloco de Bruxelas

O capitalismo é o grande culpado desta pandemia? Pois, também no século XIV a culpa foi das neoliberais pulgas e dos neoliberais ratos na praga turbocapitalista que matou 1/3 da população europeia...
Holanda

Isto é que é repugnante

129
Nós, os portugueses, por causa da dívida que carregamos, precisamos de uma autêntica vaca voadora. Eles, os holandeses, que até são contribuintes líquidos da UE, não precisam. Isto é que é repugnante
Partido Chega

Chega: demissão após reunião com direção nacional

1290
Num vídeo divulgado esta tarde, Ventura admite que há conflitos que parecem não ter solução "sem uma ida às urnas". Demissão deverá ser apresentada após reunião com direção nacional.
Comissão Europeia

Bruxelas autoriza apoios de 13 mil milhões

380
Bruxelas permite que o Estado possa dar apoios, quer em forma de garantia, quer apoios diretos, para que pequenas, médias e grandes empresas consigam manter a atividade durante surto de Covid-19.
Coronavírus

Rei espanhol reconhece posição de Costa na UE

2023
Marcelo Rebelo de Sousa falou este sábado com Felipe VI, que lhe transmitiu "o reconhecimento pela posição" tomada por António Costa em relação ao discurso do ministro das Finanças holandês.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Banca deve ao país"

11585
Presidente pressiona banca a financiar empresas e famílias o mais rápido possível. Marcelo admitiu ainda que usa máscara e luvas quando vai ao supermercado, não respeitando recomendação da DGS.
Coronavírus

Cientistas estão a estudar regresso à vida normal

673
Ministra revelou que índice R0 baixou, o que é essencial para ultrapassar o surto. Não há "luz exata" ao fundo do túnel nesta "maratona". DGS diz que regresso está a ser estudado por grupo técnico.
Partido Chega

Chega: Ventura demite-se para "clarificar"

24803
Apoiantes do Chega não terão concordado com a opção do deputado de se abster na votação do estado de emergência e não lhe pouparam críticas. Ventura não gostou e vai convocar eleições já em Setembro
Atualidade

Ministra: é tempo de "equilibrar medo e coragem"

726
Marta Temido sublinha que "esta luta não é uma corrida de 100 metros, é uma longa maratona" e pede "coragem". Ainda não há data para o regresso à "vida mais ou menos normal", diz Graça Freitas.
Coronavírus

Centeno quer adiar discussão sobre 'coronabonds'

1570
Em entrevista a um jornal alemão e outros órgãos europeus, presidente do Eurogrupo defendeu o adiamento da discussão em torno da mutualização da dívida para depois da crise.
Páscoa

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 

1944
Todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado terão tolerância de ponto na quinta-feira, 9, e segunda, 13 de abril.
Coronavírus

Pobres e agradecidos: muito obrigado, dr. Costa /premium

1404
Embora o comportamento do dr. Costa D.C. (Depois do Covid) permaneça igualzinho ao do dr. Costa A.C., o komentariado descobriu um pretexto para elevar a glorificação a níveis de ridículo desconhecidos
Legislação

Da simplificação socialista

116
Considerando a urgência do contexto e o objectivo desta legislação sobre estado de emergência – protecção e simplificação – qual é a necessidade de tanta burocracia e arbitrariedade?
Coronavírus

BE quer proibir bónus a administradores de bancos

1175
BE quer evitar "vampirização" da economia e avança com projetos de lei para proibir distribuição de dividendos dos bancos e pagamento de bónus. Proibir distribuição de lucros alargada às empresas.
Coronavírus

"Não se pode esperar milagres com este orçamento" 

426
Europa está a fazer o que pode. Mas "não pode gerar mais dinheiro" e orçamento da UE não faz "milagres". Comissária portuguesa "percebe" raspanete de Costa a holandês, mas bonds "não dão resposta já".
Coronavírus

Portugueses portaram-se bem, mas 108 foram detidos

130
Eduardo Cabrita dá uma nota "extremamente positiva" ao esforço dos cidadãos. Mas nem todos os portugueses foram bem comportados: 108 foram detidos pelas forças de segurança por desobediência.
Coronavírus

Deve haver "combate partilhado", diz Guterres

Guterres destaca que esta pandemia está a ter "profundas consequências sociais, económicas e políticas", sem esquecer as implicações no campo da paz e da segurança internacionais.
Atualidade

DGS. Máscaras, lares e a polémica com o Porto

DGS recusa atraso na política para lares, esclarece polémica com o Porto e diz que uso de máscaras "só com recomendação internacional". António Sales reconhece "dificuldades no agendamento de testes".
TAP

Pedrosa pede ajuda do Estado para financiar TAP

1192
Empresa enfrenta grave crise, depois de já ter tido prejuízos elevados em 2019. O acionista português privado da companhia aérea defende que é altura do Estado intervir, mas é contra renacionalização.
Coronavírus

EUA com quase 30 mil novos casos num dia - como aconteceu

333
Num dia em que os números dos EUA dispararam, com quatro vezes mais novos casos do que a Espanha e 1.094 mortes, Casa Branca recomenda uso de máscara e Trump impede exportação de material médico.
Coronavírus

Não brinquem connosco  /premium

318
A UE é uma das poucas coisas que resta do mundo tal como ele era há vinte anos. Poupem-nos por isso aos anúncios do seu fim que deram cinco minutos de fama a dois políticos de países pequenos.
Coronavírus

25 respostas sobre o que volta agora a mudar 

933
Há novas medidas e clarificação de outras. O Governo já definiu o que vai poder fazer, não fazer, ir, não ir, se leva papel, qual papel e se pode ser requisitado, nos próximos 15 dias. O que muda?
Coronavírus

Perdão das penas. "Justiça" ou insuficiente? 

202
A ministra da Justiça fala numa medida "melindrosa", mas necessária para garantir a segurança da população. Partidos alertam para "perigo" e sindicatos denunciam aproveitamento.
Oficina da Liberdade

Um Jesuíta e um economista Austríaco num bar...

403
Numa altura em que todos buscam uma solução para a crise, juntar um sociólogo e um economista Austríaco, ambos crentes em Deus, é apropriado. Desconfio que concluiriam que tal solução não é conhecida.
Coronavírus

Vigilância em tempos de pandemia

No caso hipotético de haver necessidade de reorientar o discurso, e impor novas restrições, não se percebe como se poderá justificar aos cumpridores novas medidas restritivas sem cair em contradição.
Coronavírus

Costa vai nomear poder local para coordenar plano

119
As novas medidas que se juntam ao que já está em vigor neste estado de emergência apertaram deslocações na Páscoa e deram um novo poder a Costa. Há novas atividades que podem funcionar neste período.
Coronavírus

Emergência II: o caderno de encargos do Presidente

Um quadro negro, descrito de forma crua e sem cedências. Mas também uma luz ao fundo do túnel para navegar nesta espécie de labirinto até sair da crise. Eis os seis pontos do discurso de Marcelo.
Coronavírus

O caderno de encargos dos partidos a Costa

122
BE quer "sistema financeiro a colaborar", apoio a precários e que todos tenham "água, luz e telecomunicações". CDS quer mais na economia e apoio a idosos. PAN pede "fixação de preços" de alguns bens.
Atualidade

Alertas do PR para "o maior desafio da nossa vida"

"Só ganharemos abril se não facilitarmos", avisa Marcelo. “Visitas à terra" podem custar "explosões” de casos, diz. "Não troquemos uns anos na vida por uns dias de férias ou reencontros familiares".
Coronavírus

PSP vai vigiar território com videovigilância

280
Através de 20 câmaras de videovigilância, 18 das quais em veículos aéreos não tripulados, locais de maior circulação de pessoas vão ser inspecionados. Acontecerá apenas durante o estado de emergência.
Coronavírus

Prisões. Diretor faz apelo sobre reclusas e filhos

254
Rómulo Mateus diz estar disponível para acompanhar os reclusos que possam ser libertados por causa da pandemia, mas lembrou que o programa de vigilância português "está muito no seu limite".
Coronavírus

Aeroportos fechados e deslocações limitadas 

O Conselho de Ministros está reunido no Palácio da Ajuda e já aprovou medidas de restrição que serão aplicadas aos cinco dias da Páscoa. Voos em Portugal só de mercadorias e repatriamento.
Coronavírus

Mais emergência, mas mais convívio no Parlamento

Em dia de votações eram permitidos mais deputados, mas a regra para permanência dentro do plenário durante os debate continuava a mesma: um quinto. Não se cumpriu. Desta vez Rio atacou a banca.
Coronavírus

MNE. Emigrantes desaconselhados a vir a Portugal

238
Augusto Santos Silva pediu para que os portugueses no estrangeiro não visitassem "os seus e suas famílias" na Páscoa. Em França, estas deslocações não autorizadas já dão direito a multa e prisão
Coronavírus

Marcelo elogia ações de forças de segurança

O Chefe de Estado destacou a "relevância das ações de sensibilização das forças e serviços de segurança", que diariamente procuram fazer entender a relevância do cumprimento das medidas decretadas.
Coronavírus

Empresas com dificuldade no acesso aos apoios

Para 66,1% das empresas inquiridas a "maior dificuldade é a imprevisibilidade das sucessivas alterações às medidas". Já a exigência da redução da faturação como critério foi apontada por 54%.
Coronavírus

O que muda no estado de emergência II e porquê

441
Marcelo renovou pedido de estado de emergência e o Parlamento vai aprová-lo esta quinta-feira. O Governo já está a preparar medidas, dentro do quadro que o PR traçou. Idosos e presos são preocupação.
Coronavírus

AR. Propostas dos partidos adiadas uma semana

Partidos dão entrada a cerca de 80 iniciativas, mas discussão será apenas na próxima semana. Alteração surge para que discussão de quinta-feira possa ser centrada no estado de emergência.
Atualidade

Costa: "Não é o momento da luz ao fundo do túnel"

Governo favorável a prorrogação do estado de emergência. Primeiro-ministro sublinha que "este é o mês decisivo" e que a Páscoa não pode colocar esforço em causa. Apela aos emigrantes que não venham.
Noticiário

18h. António Costa: "Este mês é decisivo"

Nesta edição, o primeiro-ministro avisa que abril coloca grandes desafios aos portugueses. Sindicatos dos médicos pedem reunião urgente com Ministra da Saúde, Marta Temido.
PCP

PCP contra apoio ao plano de transição democrática

1480
Comunistas contra apoio português ao "plano de transição democrática para a Venezuela" criado pelos norte-americanos exigem que o Governo "respeite a Constituição da República Portuguesa".
Venezuela

Santos Silva não descarta portugueses no cruzeiro

Em declarações à Rádio Observador, o ministro garante que ainda não foi requerido apoio consular no navio que afundou uma lancha venezuelana mas informação pode estar pendente por diferença horária.
António Costa

"Vem aí o mês mais difícil". Costa vai apertar lei

3690
Primeiro-ministro foi ao Programa da Cristina garantir que não dá falsas esperanças: mês de abril vai ser o mais difícil, medidas restritivas vão ser apertadas, e "vamos sair mais pobres" disto tudo.
Coronavírus

Sindicatos médicos pedem reunião com Marta Temido

A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos pediram uma "reunião urgente" com a ministra da Saúde. Em causa está o "rápido crescimento da incidência".
Venezuela

Caso na Venezuela não é incidente entre estados

Augusto Santos Silva rejeita acusações das autoridades venezuelanas no caso do paquete 'Resolute', nega que estejamos perante um incidente diplomático e diz que quer colaborar com a Venezuela.
Coronavírus

PR decide se estado de emergência será prolongado

O Presidente da República decide esta quarta-feira sobre o prolongamento do estado de emergência. Às 15 há reunião do Conselho de Ministros.
Coronavírus

Desta vez não fogem /premium

197
Com uma dívida pública recorde o Estado não muita tem margem para ajudar. Mas se Costa é o líder determinado que diz ser, o país conta com ele também para a implementação das medidas impopulares.
Coronavírus

DGS admite 9.500 infetados em reunião com elite

2603
Mais "optimistas", mas cautelosos. Peritos admitem mais 3 mil infetados por diagnosticar. Pico até já pode ter sido. Lares vão ter mais regras. Rio assistiu por Skype. Tudo sobre a reunião de peritos.
Coronavírus

A política que o coronavírus pôs na gaveta

173
Atividade parlamentar já agendada entre meados de março e início de abril foi adiada sine die. Houve uma CPI suspensa em 7 minutos. Olivais intensivos e cobradores do fraque não vão ser já limitados.
NATO

NATO forma comité para refletir sobre Aliança

Comité composto por dez personalidades de países membros que terão por missão refletir sobre o futuro da Aliança Atlântica e o reforço do processo político no seio da organização.
Coronavírus

Guterres "orgulhoso" da atuação de Portugal

9956
Numa entrevista ao Sete Margens, o secretário-geral da ONU elogia a decisão do Governo português de tratar todos os estrangeiros com pedidos pendentes como cidadãos portugueses.
Atualidade

Lacerda Sales: Isolar o Porto "não faz sentido"

Secretário de Estado da Saúde esclareceu que “não houve qualquer indicação da autoridade de saúde” sobre uma cerca sanitária no Porto. Diz que Graça Freitas falava ontem “de forma generalizada".
Bloco de Esquerda

SEF. BE quer MAI em videoconferência no Parlamento

411
O Parlamento não está suspenso e, como tal, o BE quer ouvir Eduardo Cabrita sobre a morte de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa. Audição será por videochamada.
Coronavírus

Governo admite nacionalizar empresas 

4945
Siza Vieira diz que o governo tem "ferramentas para nacionalizar empresas" e pode usá-las se for necessário. E revela que pediu autorização a Bruxelas para linhas de mais 7 mil milhões de euros.
Coronavírus

IL quer suspender aumentos da função pública

2504
Os liberais consideram que a suspensão dos aumentos, sobretudo para funcionários que estão em teletrabalho, "é algo que se impõe para assegurar a equidade perante trabalhadores do setor privado".
Coronavírus

Grupo do Burger King e Pizza Hut adere ao lay-off

264
O grupo que também tem serviços de catering e explora cafés e restaurantes em aeroportos anuncia ter 189 restaurantes encerrados. Vai aderir ao programa do Governo "lay-off" para não ter de despedir.
Coronavírus

Estado de Emergência. PR quer ouvir especialistas

213
Para decidir, Marcelo quer saber: "Quando é que se localiza o pico, como é que cresce até ao pico e depois como decresce". Sobre a UE, disse: "Não se pode esperar 1, 2 ou 3 meses como alguns pensam".
Coronavírus

Marta Temido louva 542 médicos

1150
A ministra da Saúde agradeceu publicamente aos vários profissionais de saúde, responsáveis pela Linha de Apoio ao Médico, pelo trabalho prestado no início da pandemia em Portugal.
Coronavírus

BE apresenta três projetos para responder à crise

O Bloco de Esquerda propõe uma "injeção direta" de capital na economia, "sem afetar os cofres da Segurança Social". O partido quer ainda "proibir os despedimentos" e evitar cortes de água, luz e gás.
Atualidade

Isolar o Porto? Essencial da conferência da DGS

Lacerda Sales volta a lembrar que "ficar em casa é salvar vidas" e diz que estratégia é "testar, isolar, proteger e tratar". Diretora-geral da Saúde frisa que quem aguarda testes deve ficar isolado.
Coronavírus

António Costa visita novo centro de apoio militar

O novo centro está a ser construído nas instalações do antigo Hospital Militar de Belém, em Lisboa, que, para já, terá 112 camas disponíveis, embora se admita uma capacidade de até 150 camas.
Coronavírus

Governo que vier terá de ser de salvação nacional 

947
Em entrevista à RTP, Rui Rio garantiu que não será oposição até ao fim da pandemia e que "fará sentido" pensar num Governo de salvação nacional. E defendeu lay-off para gestores de pequenas empresas.
Coronavírus

Associação pede libertação de 4 mil reclusos

4272
Ministra da Saúde disse este domingo que a ministra da Justiça está a avaliar a situação nos serviços prisionais, onde já se registaram dois casos. Nações Unidas recomenda libertar alguns presos.
Atualidade

"Vai durar meses, não podemos confiar na sorte"

689
Criança que morreu podia ter outras patologias, diz Graça Freitas. "Até haver vacina, isto vai durar meses", avisa. Ministra lembra exemplos de crianças na gruta da Tailândia e pede "resistência".
Coronavírus

MAI diz que "facilita" ter declaração para saídas

582
Não é obrigatório por lei, mas o Governo veio este domingo dizer que facilita andar com um comprovativo para a deslocação em trabalho ou do local de residência. Operações na estrada vão continuar.
Coronavírus

Trump. Testes de 5 minutos para "derrotar vírus" - como aconteceu

1146
Com os infetados a crescer e uma previsão de 100 mil a 200 mil mortos, Donald Trump anunciou testes rápidos, de 5 minutos, para "derrotar vírus" até junho e prolongou quarentena até final de abril.
Coronavírus

Ministro admite aulas por canais "estilo youtube"

864
O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia.
António Costa

Quem brincou com quem? /premium

3001
“Está a brincar comigo?” – perguntou, ou melhor ripostou, António Costa. De facto, alguém tem andado a brincar com os portugueses e com Portugal. E não, não foi o governo da Holanda.
PCP

Governo questionado sobre fecho de panificadora

135
A empresa Camipão, com sede no lugar da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora, parou, segundo o PCP, o seu funcionamento "ilegalmente", deixando cerca de 60 trabalhadores no desemprego.
Ensaios do Observador

Quem vive e quem morre: dilemas éticos da Covid-19

710
Perante uma epidemia é preciso escolher os doentes a tratar. Há vários métodos. Nenhum consensual. O que está a ser feito lá fora e o que pode fazer Portugal. Ensaio de Mário Amorim Lopes.
Coronavírus

PCP leva a votos suspensão de cortes na luz e água

1063
Suspender os cortes de serviços essenciais, congelar o pagamento de propinas e impedir compensações às concessionárias de autoestradas por queda de tráfego As propostas do PCP que vão a votos na AR
PS

Morreu Miranda Calha aos 72 anos vítima de AVC

2543
Morreu o antigo deputado socialista Miranda Calha, aos 72 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Miranda Calha foi eleito deputado em todas as legislaturas, sempre pelo PS, até 2019.
Atualidade

Pico no fim de maio com "número elevado de casos"

308
Nesta Páscoa, "não vamos poder estar juntos, mas isso é essencial para que possamos voltar a estar juntos", afirmou Marta Temido, adiantando que foram feitos cerca de 40 mil testes de 1 a 26 de maio.
Sondagens

Sondagem. PS acima de 40% e Chega disputa terceiro

10444
Se houvesse eleições hoje, André Ventura e o partido Chega seriam a quarta força política, a décimas do BE, segundo uma sondagem da Pitagórica para o JN/TSF. O PS sobe para mais de 40% dos votos.
Coronavírus

Timor-Leste. Operação para regresso de professores

177
Se o fecho de escolas durante um mês se confirmar em Timor-Leste, Governo português vai organizar operação para o regresso temporário de professores e seus familiares diretos ao País.
Iniciativa Liberal

A estirpe de António Costa

1416
Quando em Portugal, como no mundo, todos devemos estar unidos no combate ao Covid-19 o primeiro-ministro faz aproveitamento político da grave crise de saúde pública para combate ideológico.
Pedro Passos Coelho

Um Homem

5174
Passos Coelho faz falta. Faz falta na vida política, na vida social. Faz falta para nos mostrar que ainda há homens na vida pública. Faz falta sobretudo para lembrar a todos os homens o que é um Homem
Coronavírus

Governo diz não ter recebido pedidos dos PALOP

"Embora não tenham ainda sido recebidos pedidos de ajuda por parte dos países parceiros, Portugal está a acompanhar a evolução da situação" e vai criar mecanismos de ajuda, disse Teresa Ribeiro.
Coronavírus

Ana Gomes: "Os holandeses são a voz do dono"

1990
Costa disse mata, Ana Gomes diz esfola. Antiga eurodeputada socialista defende que Europa tem de agir já: é make it ou break it. Este é tempo de pôr tudo em suspenso. Quem sabe até as presidenciais.
Partido Chega

Joacine. André Ventura alvo de processo crime

15202
O líder do Chega fez uma publicação no Facebook onde considerava que a deputada devia ser "devolvida ao seu país de origem". Depois de várias queixas, o Ministério Público abriu um inquérito.
Coronavírus

"Excedi-me? Estão a brincar comigo."

2211
Primeiro-ministro avisa que não há nenhum país preparado para enfrentar uma crise com esta dimensão. E volta a atacar posição do ministro das Finanças holandês. "É preciso não ter a menor noção".
Coronavírus

BE pressiona. "Há margem para irmos mais longe"

172
BE saúda medidas mas pede mais: proibição total dos despedimentos e requisições de privados. Há margem para mais, pressiona. Retificativo terá luz verde. Já, a UE está a repetir erros de 2008.
Coronavírus

O potencial do teletrabalho em Portugal

196
Só 9% dos empregados no mercado de trabalho português podem desempenhar as suas profissões atuais de forma alargada via teletrabalho. Quais são as profissões mais afetadas? Ensaio de Pedro S. Martins.
Vichyssoise

Ana Gomes não exclui suspensão das presidenciais

Antiga eurodeputada socialista defende que Europa tem de agir já: é make it ou break it. E diz q este é tempo de pôr tudo em suspenso. Quem sabe até as presidenciais onde poderia concorrer.
Coronavírus

DGS fala em "planalto": pico longo e em maio

315
Graça Freitas confirma que pico do surto será longo e em maio porque estratégia passou por atrasar a corrida aos hospitais e o consequente colapso do sistema. Taxa de mortalidade está nos 1,8%.
Atualidade

DGS aponta pico para maio, "em planalto"

Graça Freitas afirma que pico não será instantâneo, "andaremos ali algum tempo". Lacerda Sales sublinha urgência no apoio "aos mais vulneráveis", como vítimas de violência doméstica e idosos.
Coronavírus

PSD pede medidas de segurança para idosos

Apesar de muitas das prestações sociais serem pagas por transferência bancária, há ainda muitos beneficiários, especialmente nos concelhos mais rurais, que as recebem através de vale postal.
Coronavírus

Discordância, fúria e, no fim, mandou Berlim

929
Os líderes europeus irritaram-se como não acontecia há muito. Itália e Espanha ameaçaram vetar posição conjunta. Irritação de Costa contra a Holanda após reunião chegou ao Financial Times.
Coronavírus

Porque é que a política é imune ao vírus?  /premium

166
Na União Europeia, o problema é agora o que já era há dez anos: deve o norte dar mais dinheiro ao sul, ou não? O vírus que nos dizem que vai mudar o mundo não nos fez mudar de discussões.
Coronavírus

"Repugnante". Costa ataca ministro holandês

4900
Wopke Hoekstra questionou a necessidade de ajuda europeia a Espanha devido ao novo coronavírus, Costa foi implacável: discurso "é repugnante" e "mina completamente espírito da União Europeia".
Oficina da Liberdade

Liberdade em tempos de cólera

378
Ao invés do que afirmam os propagandistas do estatismo, é a ordem social privada, e não a pública, que está a garantir e que garantirá proteção à esmagadora maioria dos infetados.
Bloco Central

Governo de salvação nacional não salvaria ninguém /premium

A deficiente cultura democrática de que padece o nosso país, em que jornalistas pedem desculpa antes de fazerem perguntas às autoridades, torna a unicidade do Bloco Central uma tentação previsível.
António Costa

O Estado e os liberais

199
O primeiro-ministro, naquelas frases proferidas na Assembleia da República, teve um arroubo, só, mas na verdade extrema-esquerda e extrema-direita muitas vezes aproximam-se. Demasiado, para meu gosto.
Coronavírus

Somos todos soldados

182
Somos todos soldados nesta frente que tem evidenciado o que de melhor Portugal tem. Uma pandemia vence-se com informação séria e credível e com a multiplicação de gestos de boa vontade.
Noticiário

20h: 54 pessoas detidas por desobediência

O Ministério da Administração Interna avança que desde o início do estado de emergência já foram detidas 54 pessoas por desobediência. Encerrados 1031 estabelecimentos por incumprimento.
Coronavírus

Créditos suspensos por meio ano e outras 8 medidas

1041
Governo reforça apoio a famílias e empresas. Leque de medidas passa por suspensão do crédito bancário por 6 meses, alargamento do layoff e apoio a pais que teriam filhos na creche durante as férias.
Coronavírus

PSD pede a governo para pagar dívidas a empresas

628
Conselho estratégico do PSD quer governo a segurar economia ao pagar o que deve a fornecedores em 15 dias. Propõe uso da almofada financeira do IGCP para injectar liquidez imediata nas empresas.
Atualidade

DGS: "Qualquer suspeito vai ter acesso a testes"

191
Diretora-geral da Saúde sublinha que mais doentes com COVID-19 vão ser tratados em casa. Lacerda Sales apela a "utilização criteriosa dos serviços" e diz que chegaram 5 mil dos 80 mil testes previstos
Coronavírus

BE quer injeções de dinheiro para pagar salários 

1398
É um plano "simples" e "rápido" para o Governo agir "já". O BE quer Estado a injetar dinheiro nas micro e pequenas empresas para pagamento de salários. Montante pode chegar aos 1650 milhões por mês.
Hospitais

Hospitais privados querem Estado a liquidar dívida

1691
Há atrasos na faturação e comunicação dos valores em dívida. E entre a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e o ministério da Saúde não há acordo sobre o valor em dívida.
Comunismo

O «vírus chinês» e as razões de Trump e Bolsonaro

108
A defesa da saúde física e mental da espécie humana a longo prazo beneficiará da manutenção da designação deste coronavírus como «vírus chinês», tal como o presidente norte-americano tem insistido.
Coronavírus

Uma decisão política: quando reabrir a economia? /premium

123
Apesar da óbvia imprevisibilidade, o governo tem de comunicar claro e colocar cenários na mesa. Não pode ser navegação à vista, há que dizer às empresas quanto tempo de esforço se espera delas.
Coronavírus

Sem margem para errar (nem para mentir)

304
O primeiro-ministro não queria a declaração do Estado de Emergência porque sabia que o Governo deixaria de ter desculpas ou margem para errar.
Coronavírus

MNE: portugueses devem procurar voos comerciais

Ministério dos Negócios Estrangeiros reiterou que portugueses retidos na Austrália devem procurar alternativas de voos comerciais. Em causa estão os mais de 100 portugueses que estão retidos no país.
Coronavírus

Portugueses retidos. Já 654 dos 4725 já voltaram

465
Há mais de 4443 portugueses e 282 estudantes erasmus espalhados pelo mundo a quererem regressar a Portugal. Alguns até já conseguiram voltar. Mas têm em comum a demora de resposta do MNE.
Coronavírus

Ordens da saúde pedem reforço da proteção

101
Numa carta enviada a António Costa, três ordens profissionais da área da Saúde pediram um reforço da proteção dos profissionais de saúde, que continuam a estar em terreno sem estarem seguros.
Morte

Morreu João Gomes, um dos fundadores do PS

479
João Gomes, deputado constituinte em 1975 e deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa nas legislaturas seguintes até 1985, morreu na madrugada de terça-feira, aos 86 anos.
Coronavírus

Apoios à família terminam com férias da Páscoa

166
O plano de apoio aos trabalhadores que estão em casa com filhos menores de 12 anos não abrange as férias da Páscoa. Governo diz não ter, "neste momento", plano de extensão, BE apresentou projeto.
União Europeia

Coronabonds. Costa e 8 líderes europeus pressionam

Costa, Macron, Sanchez e Conte, entre outros, escreveram carta ao presidente do Conselho Europeu a fazer pressão: é preciso medidas coordenadas entre a UE, nomeadamente emissão de dívida conjunta.
Atualidade

"Portugal entra em nova fase de mitigação" às 24h

465
Já há "transmissão comunitária" no país, sublinha Graça Freitas. Novo plano de ação entra em vigor às 24h e pode haver "turbulência". "Não há qualquer objetivo de mentir" sobre dados, adianta ainda.
Coronavírus

CDS cede outdoors para sensibilização sobre surto

1191
CDS decidiu ceder às autarquias que assim o solicitem os vários outdoors que tem com mensagens políticas espalhados pelo país. Presidente centrista enviou carta a autarcas a oferecer estruturas.
Coronavírus

Parlamento de Moçambique com menos deputados

O país suspendeu atividades com mais de 50 pessoas, sendo o parlamento uma exceção, que ainda assim vê os seus deputados reduzidos para que haja um mínimo de um metro de separação entre pessoas.
Coronavírus

Costa reuniu-se com bancada do PS 

687
Na reunião, António Costa explicou cada uma das medidas tomadas pelo Governo e ouviu igualmente os deputados das várias regiões, deixando o aviso de que efeitos da crise estão para durar.
Presidente da República

Bastidores. Pico longo em maio e uma elite curiosa

289
Costa juntou políticos, parceiros sociais (nem todos apareceram) e especialistas numa sala. Marcelo quis saber se haveria vacina e porque é que gráfico apontava um pico de 10 dias a meio de maio.
Coronavírus

Cheiro a desinfetante e oposição só dentro do PSD

Em tempos diferentes, o problema dos deputados já não são as presenças-fantasma, mas aparecerem. No quinzenal com o primeiro-ministro, Rio só fez oposição à própria bancada. AR em serviços médios
Atualidade

O momento em que Rui Rio abandona o hemiciclo

339
Rio abandona plenário depois de apontar o dedo a deputados do PSD. Batista Leite defendeu trabalhos em modo de comissão permanente. Ferro Rodrigues respondeu: "O PSD devia ter 18 e tem 36" presentes.
Ambiente

Governo lança apoios de 145 milhões para florestas

133
O Ministério do Ambiente e Ação Climática refere que os anúncios foram lançados "no sentido de potenciar o papel da floresta enquanto elemento determinante e estruturante do território".
Noticiário

15h. Governo: "Não estamos a poupar em testes"

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garante que "quando o primeiro-ministro diz que temos um stock de 30 mil testes por dia, de facto temos um stock de 30 mil testes".
Atualidade

DGS. Testar todos pode dar "falsa segurança"

506
Secretário de Estado da Saúde sublinha que "não há racionamento, há racionalidade" e garante que não faltam testes. Subdiretor da DGS diz que "testes não dão garantia" em assintomáticos.
Coronavírus

Padaria Portuguesa. "Medidas são ineficazes"

601
Numa carta enviada a Pedro Siza Vieira, Nuno Carvalho, sócio-gerente da Padaria Portuguesa, diz que medidas do governo "são ineficazes" e que "a viabilidade do negócio" está em risco.
Coronavírus

Ministra diz que livrarias podem estar abertas

158
Graça Fonseca diz que, nas "medidas para o estado de emergência", não existe nada que proíba uma livraria de "vender à porta, no postigo". Várias livrarias decidiram fechar devido ao Covid-19.
Coronavírus

Entre o otimista irritante e o profeta do tsunami

489
A pouco mais de 15 dias do pico (previsto pelo Governo) da Covid-19 em Portugal, Costa aparece confiante na robustez do SNS. E também confiante quanto à inevitabilidade de uma hecatombe económica.
Coronavírus

Normalizar a exceção ou formalizar a crise?

Onde alguns vêm a fraqueza do decreto presidencial é possível vislumbrar a sua força, que decorre de ter envolvido o mais possível os poderes executivo e legislativo na definição das medidas concretas
Coronavírus

MNE: lavamos as mãos de quê?

252
O meu objetivo é denunciar atitudes que não são dignas da posição de responsabilidade que alguns têm. O que se passa na Austrália com a minha irmã e todo um grupo de portugueses tem de ser questionado
A página está a demorar muito tempo.