Política

Marcelo Rebelo de Sousa

Despedida de Marcelo enche Aula Magna

A reitoria está à espera de entre três a quatro mil pessoas na sala onde Marcelo Rebelo de Sousa dá a sua última aula como professor da Faculdade de Direito de Lisboa. É um dos eventos do ano.
Habitação e Urbanismo

PS e BE desentendem-se no direito de preferência

Os dois partidos concordam na clarificação das dúvidas de Marcelo sobre alterações ao direito de preferência, mas não avançam com texto conjunto. Há visões porpostas sobre o tempo de aplicação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo considera normal os protestos

O chefe de Estado disse aguardar a posição dos partidos e do Governo, depois de ter "havido manifestação de vontade de alguns grupos parlamentares reverem, repensarem ou reajustarem a lei".
PSD

PSD pede às distritais apoio escrito ao líder

Salvador Malheiro, vice de Rio e líder da distrital de Aveiro, fez ronda pelas distritais para assinarem posição conjunta de "apoio inequívoco ao líder" e "repúdio da atuação de alguns militantes".
Assalto em Tancos

Parlamento recebe nova denúncia sobre Tancos

Carta anónima relata transporte de “mais de uma tonelada” de material de guerra do Regimento de Engenharia 1 para os Paióis Nacionais de Tancos, desativados em outubro do ano passado.
Timor-Leste

Alkatiri está a trabalhar no enclave timorense

Mari Alkatiri, presidente da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno, está a trabalhar nas recomendações de um relatório de auditoria sobre o projeto do enclave timorense.
Greve

Sindicatos dos enfermeiros iniciam greve

Os sindicatos dos enfermeiros deram início, às 08h00 de quinta-feira, a dois dias de greve nacional que visa pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo dá a última aula como professor de Direito

Marcelo Rebelo de Sousa deu aulas na Faculdade de Direito de Lisboa desde o ano letivo 1972/73, quando se tornou assistente de duas cadeiras, até assumir o cargo de Presidente da República.
Função Pública

Função pública: acréscimo salarial mas com atrasos

Os funcionários públicos começam a receber o 2.º pagamento das progressões na carreira no âmbito do descongelamento, mas alguns não deverão obter o acréscimo salarial devido a atrasos no processo.
Ministério Administração Interna

Queixas contra forças de segurança aumentam

Inspeção-geral da Administração Interna diz que o número atual de queixas contra elementos da PSP e da GNR é "altamente preocupante". Casos de ofensas à integridade física correspondem a 35% do total.
Política

Para que serve este último ano de legislatura? /premium

Há um País para governar. E não vai haver nem tempo, nem dinheiro, nem capacidade para o fazer. Pode ser que a factura seja passada no foto finish. Mas será mais um ano perdido.
Política

Retorno a um passado negro /premium

Uma boa parte daquilo que é conhecido pelo nome de “esquerda", em nome de uma concepção da justiça colhida no mundo das ideias, propõe políticas que têm por efeito o exacto contrário do proclamado.
Bloco de Esquerda

Os mata-frades de serviço

A esquerda bloquista não vê um Povo mas projecta um aglomerado de gente urbanizada e desenraizada que pretende sem alma, sem fé, sem espiritualidade nem verdadeira religião.
Governo

Nunca haverá impostos que cheguem /premium

105
Manuais escolares e descentralização, ou como o Estado vai aumentando a despesa pública. São medidas que trazem custos certos e benefícios incertos ou nulos. Com a descentralização podemos até piorar.
Habitação e Urbanismo

Inquilinos: PS e BE acatam sugestões de Marcelo

Esquerda tenta resposta conjunta ao veto presidencial sobre direito de preferência de inquilinos em propriedade vertical. PS e BE vão mudar o que suscitou dúvidas a Marcelo.
Brexit

Costa. Brexit sem acordo seria muito mau

O primeiro-ministro lembrou que o tempo urge para fechar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que "a separação desordenada" seria "muito má".
Ministério do Ambiente

Duplicaram verbas para proteção da natureza

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse que o Governo duplicou, em dois anos, as verbas destinadas aos projetos de proteção da natureza, alcançando em 2018 os 8,4 milhões de euros.
Parlamento

Parlamento. Farpas e ajustes de contas no regresso

O PS marcou o debate sobre o Plano Nacional de Investimentos, meses depois de PS e PSD terem fechado um acordo sobre fundos europeus. Mas os principais partidos tinham outras prioridades.
Ministro da Educação

Professores entregam pré-aviso de greve 

Dada a "intransigência" do Governo relativamente à contagem do tempo de serviço, os sindicatos do setor decidiram marcar uma greve para a primeira semana de outubro.
Banif

Lesados do Banif espera solução até final do ano

A associação de lesados do Banif espera que haja um acordo de princípio com o Governo até final de dezembro para uma solução que compense os investidores lesados.
PGR

Rui Rio não se surpreende com recondução

Líder do PSD não manifesta publicamente a sua posição e diz que escolha para Procurador-Geral da República deve ser discreta. Mas afirma não se surpreender com recondução de Joana Marques Vidal
PSD

Rio quer adiar o mais possível lista às europeias

O Presidente do PSD pretende adiar o mais possível o anúncio das listas do partido às eleições europeias. Rio diz que o clima de campanha eleitoral é "mau" para Portugal.
Uber

Partidos não dão (para já) a mão aos taxistas

154
Taxistas foram pedir aos partidos que avancem com a fiscalização sucessiva da lei Uber, mas nenhum deu essa garantia. Esquerda quer revogar lei. PS e CDS exigem a Governo que melhore "lei táxi".
Ciência

FCT. Irene Pimentel também fica fora dos contratos

272
A historiadora concorreu com um projeto sobre a relação entre a PIDE/DGS e os serviços secretos europeus e americanos. "É a importância de ter um ordenado. Tão simples como isso", diz ao Observador.
Educação

BE quer livros escolares gratuitos até 12.º ano

A coordenadora do BE propôs hoje que todos os alunos do país até ao 12.º ano, da rede pública, tenham manuais escolares gratuitos, tal como acontece em Lisboa.
Brasil

Brasil. Haddad e Bolsonaro sobem nas sondagens

Os dois primeiros colocados nas intenções de voto na primeira volta -- Jair Bolsonaro e Fernando Haddad -- teriam 40% cada num confronto direto, caso este ocorresse esta quarta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que não tomou posição sobre PGR

100
Em comunicado, o PR diz que "nunca manifestou, nem pública nem privadamente" qualquer posição sobre a nomeação do PGR. Fontes do Observador confirmam dois encontros entre Marcelo e Marques Vidal.
Câmara Municipal Lisboa

CML obrigada a explicar venda de prédios

352
Assembleia municipal presidida por Helena Roseta questionou vereador Manuel Salgado sobre vendas de edifícios no centro da cidade. Entre eles estão prédios históricos que já foram sede de empresas.
Política

A noite que antecedeu o nascimento do Aliança /premium

456
O Observador acompanhou as últimas horas antes do nascimento do Aliança. Santana Lopes revela que o partido vai ter congressos eletivos e uma "Academia Política", em vez de juventude partidária.
Serena Williams

A identidade da esquerda /premium

177
A identidade da esquerda passa pela luta de classes. A esquerda não pode esquecer que um estivador negro tem muito mais em comum com um estivador branco do que com um milionário negro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, o optimista irritante /premium

215
Quando sai à rua todos os dias para anunciar que os portugueses são "os melhores do mundo" em tudo, o Presidente diminui-se e coloca-se ao mesmo nível do mais primário guru de auto-ajuda. É pena.
Fernando Medina

Medina quer intervir no Miradouro de Sta.Catarina

"Nós propusemos uma intervenção no miradouro porque é uma intervenção há muito reclamada pelos residentes e pelos moradores", afirmou Fernando Medina na Assembleia Municipal de Lisboa.
Angola

Os altos e baixos da viagem de Costa a Angola

O primeiro-ministro esteve dois dias em Angola e voltou com 11 acordos de cooperação assinados e com a fé nas relações com Luanda redobrada. Mas nem tudo foram pontos altos.
Angola

Angola admite "mau estar" ultrapassado com Lisboa

O Presidente angolano admitiu que houve "mal-estar" nas relações entre Angola e Portugal devido ao "caso Manuel Vicente", mas sublinhou que o diálogo nunca foi interrompido.
Ciência

Investigadora premiada ficou sem contrato da FCT 

5.229
Maria Manuel Mota, vencedora do Prémio Pessoa em 2013, ficou de fora dos 500 investigadores selecionados pela FCT para ter contrato de trabalho. Cientista só tem salário garantido até final do ano.
Alemanha

Alemanha demite chefe de serviços secretos

O chefe dos serviços secretos alemães, Hans-Georg Maassen, foi destituído na sequência dos comentários polémicos sobre os confrontos violentos que envolveram a extrema direita em Chemnitz.
Angola

Costa diz que Marcelo deve ir a Angola em 2019

O primeiro-ministro diz ter atingido os "objetivos centrais" na sua visita oficial a Angola e considerou provável que Marcelo Rebelo de Sousa realize uma visita de Estado ao país em 2019.
Parlamento

Ministro da Ciência chamado ao Parlamento

Todos os partidos, exceto o PS, aprovaram esta terça-feira um requerimento para ouvir Manuel Heitor no Parlamento. Em causa está o "subfinanciamento e a precariedade" que o PCP vê no Ensino Superior.
PGR

PGR. Jerónimo acusa PSD e CDS de condicionarem

O líder do PCP acusou o PSD e o CDS-PP de estarem a tentar "condicionar" o processo de nomeação do procurador-geral da República, recusando "fulanizar e partidarizar" o cargo.
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
António Costa

Costa defende que FMI aprendeu com Portugal

O primeiro-ministro português defendeu que o FMI que assinou um programa de resgate com Portugal "já não é o de hoje", pois "aprendeu" com o exemplo português "que há coisas que não devem ser feitas".
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

123
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
Guiné-Bissau

EUA apoiam legislativas na Guiné-Bissau

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira um apoio às eleições legislativas da Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro, no valor de 200 mil dólares (cerca de 171 mil euros).
Função Pública

Trabalhadores ainda não receberam descongelamento

Muitos trabalhadores do Estado ainda aguardam que serviços concluam processo de descongelamento das carreiras, pelo que ainda não é este mês que recebem atualização.
António Costa

Costa sublinha confiança com João Lourenço

Costa considerou "ultrapassado" o obstáculo que existia nas relações entre Portugal e Angola e que se relacionava com o processo judicial contra o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente.
Supremo Tribunal de Justiça

Supremo Tribunal de Justiça elege novo presidente

O Supremo Tribunal de Justiça elege esta terça-feira o novo presidente, sendo Santos Cabral, Pinto Hespanhol e Joaquim Piçarra os nomes mais falados para suceder a Henriques Gaspar.
PSD

Ventura promete assinaturas para destituir Rio

1.807
São precisas 2.500 assinaturas para provocar a destituição do líder do PSD, e André Ventura, o polémico ex-candidato a Loures, diz que consegue -- em apenas uma semana. Antes, reúne-se com Rio.
PSD

Rui Rio: o PSD sobreviverá

Dos 18 presidentes do PSD a maioria teve mandatos curtos e era previsível que a liderança de Rio não tivesse vida fácil, mas desvalorizar as críticas não pode deixar de ser visto como sinal de soberba
PAN

Senciência e direitos

148
Em vez de perderem tempo a equipararem os animais aos homens, seria muito mais útil equacionar medidas de educação para a responsabilidade acrescida que os homens possuem relativamente aos animais.
Dívida Pública

Centeno. Pressão sobre Itália não afeta Portugal

O ministro das Finanças diz que a dívida pública portuguesa não é afetada pela desconfiança dos mercados face a Itália e destaca que os juros da dívida de Portugal estão mais próximos dos da Alemanha.
Brasil

Bolsonaro sugere que PT quer cometer fraude

105
O candidato às eleições presidenciais do Brasil Jair Bolsonaro sugeriu a possibilidade de fraude por parte do Partido dos Trabalhadores no resultado eleitoral.
Orçamento do Estado

Taxa Robles vs. Taxa Rio: diferenças e semelhanças

BE e PSD querem penalizar quem pratica especulação imobiliária através da alteração ou da criação de impostos. Diferentes na forma, semelhantes no fundamento. O que une e o que separa as duas medidas.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor? /premium

116
Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Agricultura

Portugal quer Câmara de Agricultura Luso-Angolana

Ideia foi anunciada pelo ministro da Agricultura português, durante a visita a Luanda, como uma forma de fomentar o contacto entre empresários do setor dos dois países.
Parlamento

Bloco é o principal apoio do PS no Parlamento

Bloco de Esquerda aprovou 90% das propostas dos socialistas nesta legislatura e a tendência mantém-se desde o segundo governo de Sócrates. PSD e CDS apoiaram mais o antigo primeiro-ministro que Costa.
Angola

"O irritante está ultrapassado", diz Costa

132
António Costa diz que caso Manuel Vicente está "ultrapassado" e que o "irritante" desapareceu de vez, depois de o processo judicial do ex-vice presidente angolano ter sido transferido para Angola.
Brasil

Brasil. Subida de Haddad mostra polarização

186
Sondagem mostra divisão de votos entre o candidato que substitui Lula da Silva, pelo Partido dos Trabalhadores, e a extrema-direita de Jair Bolsonaro.
Angola

Costa almoça com ministros e governador do BNA

No primeiro diz de visita a Luanda, o primeiro-ministro teve um almoço informal com sete ministros do Governo angolano e com o governador do Banco Nacional de Angola.
Enfermeiros

Enfermeiros esperam "adesão em massa" à greve

Os sindicatos dos enfermeiros esperam uma "adesão em massa" à greve nacional conjunta marcada para dias 20 e 21, exigindo ao Governo uma nova proposta de revisão das carreiras.
Parlamento

AR. Assunção Cristas é a líder mais desalinhada /premium

Em três anos, Cristas votou sete vezes contra a maioria da bancada do CDS. Carlos César desalinhou três vezes. Negrão, Montenegro e Hugo Soares nunca desafinaram. À esquerda, divergências são raras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)