Política

Legislação Laboral

PS quer ouvir parceiros sociais até setembro

Carlos César disse esta quinta-feira que o PS vai realizar uma série de audições com os parceiros sociais antes de formalizar as suas propostas de alteração ao diploma do Governo sobre leis laborais.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde quer exames em formato digital

O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Henrique Martins, disse que até ao final de agosto todos os centros de saúde devem ter a capacidade de emitir exames sem papel.
Ministério da Defesa

Portugal vende cinco caças F-16 à Roménia

O Ministério da Defesa confirmou que vai vender mais cinco F-16 à Roménia e adiantou que as aeronaves a alienar sairão do "inventário nacional", sendo repostas por outras compradas aos EUA.
Governo

Governo cria centro de estudo sobre desertificação

O Governo e mais de 30 instituições vão criar um centro de competências para estudar e procurar soluções e "contribuir para o sucesso" do programa nacional de combate a fenómenos de desertificação.
CDS-PP

CDS-PP lança pré-campanha a 10 meses das europeias

O cabeça de lista do CDS-PP, Nuno Melo, lança a pré-campanha para as eleições europeias, num apelo à participação dos cidadãos com dez meses de antecedência para não ser "um simulacro pré-eleitoral".
Banif

Governo reúne-se com lesados do Banif e CMVM

Representantes do Governo, da Associação de Lesados do Banif e da CMVM vão reunir-se em Lisboa, um encontro marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.
Governo

Foi você que pediu um copo de oposição? /premium

245
Os socialistas nunca mudam para melhor: na ex-AD não havia dinheiro pois a governação PS tinha dado cabo dele. Hoje começa a não haver dinheiro porque os mesmíssimos socialistas estão a dar cabo dele
PS

PS destaca estabilidade antes da negociação do OE

O líder parlamentar do PS concluiu que as derradeiras votações da sessão legislativa no parlamento traduziram um clima de estabilidade política.
Governo

Saúde e Educação ou um problema de liderança /premium

Por mais dinheiro que se envolva na Saúde e na Educação, o problema não se resolve. Porque a raiz da degradação dos serviços públicos está na falta de liderança.
Código do Trabalho

Governo elogia medidas "contra precariedade"

O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, defende alterações ao Código do Trabalho aprovadas na generalidade como o "mais sólido pacote de medidas" em Portugal no combate à precariedade.
CPLP

Portugal destaca "passos concretos" na CPLP

O Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal congratularam-se com os resultados da XII Cimeira da CPLP, considerando que foram dados "passos concretos" para os cidadãos.
Ryanair

Ryanair: Tripulantes têm de dizer se fazem greve

A Ryanair considera "desnecessária" a greve agendada para 25 e 26 julho. Num email enviado aos tripulantes, a companhia aérea incentiva-os a ir trabalhar e avisa: quem fizer greve perde bónus mensal.
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

547
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Parlamento

BE quer fazer PS voltar atrás na Reforma Laboral  

Esquerda critica reforma laboral aprovada esta tarde pelo PS com a ajuda da direita. PCP foi duro nas acusações, enquanto o BE se mostrou disponível para renegociar com os socialistas
Alojamento Local

Alojamento Local. O que muda e porque muda a lei

388
O Observador explica o que muda com as alterações à lei aprovadas esta quarta-feira no Parlamento, porque surgiu a ideia de mudar a lei, bem como os riscos que a mudança traz para o turismo.
Governo

Empresário próximo do PS ganhou campanha dos fogos /premium

1.599
Empresa de Vítor Tito, publicitário próximo do PS, foi contratada pela Proteção Civil para fazer a campanha de apelo à limpeza das matas. Já lhe foram adjudicados milhões de euros.
Descentralização

Bloco central na descentralização irrita esquerda

Acordo entre PS e PSD ganhou corpo com a aprovação no Parlamento do que faltava para fazer avançar a descentralização de competências para as autarquias. PCP queixou-se e César veio acalmar parceiros.
CPLP

Costa defende cooperação económica na CPLP

António Costa defende que a cooperação económica e empresarial "tem de ser a espinha dorsal" da CPLP. O primeiro-ministro diz que CPLP é "grande ponte" mais necessária que nunca no quadro global.
Descentralização

Aprovada descentralização de competências

Parlamento aprovou em votação final global a lei-quadro da descentralização de competências do Estado central para as autarquias locais e entidades intermunicipais.
Tribunal Constitucional

O Tribunal Constitucional é a aldeia do Astérix?

915
Para fiscalizar os cidadãos não faltam meios às finanças. Para garantir que o financiamento dos partidos é feito de forma legal é que já não há verba. O comentário de José Manuel Fernandes.
Alojamento Local

Aprovadas alterações ao alojamento local

Parlamento aprova intervenção de câmaras municipais e assembleias de condóminos na autorização do alojamento local, com votos contra do PSD e CDS-PP.
Parlamento

Voto muda para portugueses no estrangeiro

Por proposta do Governo, o Parlamento aprovou, esta quarta-feira, alterações à lei eleitoral que irão modificar a forma como os portugueses residentes no estrangeiro votam nas eleições nacionais
Bloco de Esquerda

João Semedo. Parlamento unido aprova voto de pesar

873
Voto de pesar pela morte do ex-dirigente do Bloco de Esquerda foi aprovado por todos os partidos no Parlamento
Investigaçao Criminal

Como os Hells Angels chegaram a tribunal /premium

No documento entregue pelo Ministério Público à juíza de instrução, há relatos de como os motards perseguiram o líder do grupo rival, Mário Machado, antes e depois do ataque no Prior Velho.
Parlamento

Reforma laboral aprovada, mas com PS isolado

Os socialistas foram os únicos a votar a favor das alterações ao Código do Trabalho que resultam do acordo de concentração social. Só a abstenção da direita fez seguir o acordo.
Parlamento

Parlamento afasta-se do caso IURD

329
PS e Bloco não aceitaram comissões pedidas pelo PSD e CDS para analisar o caso das supostas adoções ilegais na IURD. Esquerda admite analisar o sistema de adoções no geral e num grupo de trabalho.
CPLP

Comunidade da CPLP distingue António Guterres

Os Estados-membros da CPLP atribuíram um prémio ao secretário-geral das Nações Unidas pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da comunidade lusófona e da língua portuguesa.
Aeroportos

PCP insiste no aproveitamento do aeroporto de Beja

O PCP/Alentejo insistiu na "necessidade urgente do cabal aproveitamento" do aeroporto de Beja, que assume "importância ainda maior" devido à saturação dos aeroportos de Lisboa e Faro.
Ryanair

Ryanair vai cancelar até 100 voos em Portugal

A greve dos tripulantes da cabine irá levar ao cancelamento de até 600 voos da Ryanair na Europa e afetar cerca de 50 mil passageiros. Serão até cem os voos cancelados de e para Portugal.
Crime

Hells Angels. 39 arguidos presos e 19 em liberdade

58 motards indiciados por associação criminosa e homicídio na forma tentada. Dos 39 presos, três podem ficar presos em casa. Os 19 libertados não podem frequentar concentrações de motards.
São Tomé e Príncipe

São-Tomé. Mais de 90 mil vão votar nas eleições

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, estão inscritos na base de dados 97.342 eleitores que vão poder votar nas próximas eleições legislativas, autárquicas e regionais, a 7 de outubro.
Estivadores

Estivadores cancelam acordo com sindicato

A Associação dos Operadores do Porto de Lisboa declarou sem efeito o acordo feito com o Sindicato dos Estivadores devido à greve marcada para o final do mês, que penalizará o porto da capital.
PSD

Marcelo, Santana e a direita arrumadinha /premium

147
Marcelo não resiste: quer tutelar a direita a partir de Belém. O Presidente tenta telecomandar o PSD, controlar o CDS e domesticar Santana. Tal como aconteceu com Eanes e Soares, vai dar mau resultado
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
Serviço Nacional de Saúde

Má sorte não ser funcionário público (com ADSE) /premium

2.909
Agora que, afinal, já não há dinheiro, é bom recordarmos que quando parecia que havia dinheiro se preferiu pagar mais aos funcionários do Estado mesmo quando isso implicou prestar pior serviço público
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugal disponível apoiar eleições

António Costa declarou que Portugal está disponível para "assegurar todo o apoio humano, técnico e financeiro" à realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
Parlamento

Rio evoca Santana no meio da "adrenalina"

Rio continua a entusiasmar pouco a bancada do PSD, mas não se importa. Puxou dos galões ao mesmo tempo que evocou Santana. A divisão é o novo normal no PSD. Ou como lhe chama Negrão, "adrenalina".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR diz que se deram "passos importantes" na CPLP

O Presidente português considerou que nos últimos dois anos foram dados "passos importantes" de aprofundamento da democracia e da tolerância no espaço da CPLP.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

176
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
CPLP

Costa. Mobilidade na CPLP é compatível com UE

O primeiro-ministro português, António Costa, disse que a proposta de Portugal sobre mobilidade na comunidade lusófona é "perfeitamente compatível" com a pertença do país à União Europeia.
Ministério Administração Interna

MAI investe 1,9 milhões de euros para SEF e GNR

128
O Ministério da Administração Interna anunciou que vai investir 1,9 milhões de euros em novas instalações para o SEF e GNR e na aquisição de uma embarcação para a Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
PCP

PCP. Medidas para o interior são "propaganda"

Conselho de Ministros extraordinário que se realizou na semana passada e que foi exclusivamente dedicado ao interior deixou os comunistas desiludidos. "É preciso bem mais do que propaganda e anúncios"
João Semedo

Do "mais bonito acto de amor" à entrevista inédita

Em 2016, João Semedo surpreendeu Marisa Matias e dava-lhe o seu "mais bonito acto de amor" na vida política. No ano seguinte foi ao Observador que deu a sua última grande entrevista. Veja o vídeo.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro põe pressão no Ministério Público

197
Azeredo Lopes insiste na mensagem: é ao Ministério Público que cabe explicar se há ou não divergências entre o material recuperado e aquele que tinha sido levado de Tancos no ano passado.
CPLP

PR declara-se "otimista" e PM vê CPLP "mais forte"

O Presidente de Portugal afirmou que atualmente "é mais fácil ser-se otimista" quanto à CPLP e o primeiro-ministro português considerou que a organização sairá "mais forte" da cimeira em Cabo Verde.
CPLP

Marcelo quer presidência "africana forte" da CPLP

O Presidente da República sublinhou a importância de uma solução que dê continuidade à presidência da CPLP, uma presidência que considera "forte".
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

310
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
Parlamento

Aprovadas alterações à Lei das Finanças Locais

As alterações à Lei das Finanças Locais foram aprovadas esta terça-feira na especialidade na Assembleia da República, com os votos a favor de PS e PSD.
Energia

Rendas. Clemente Nunes aponta dedo a Sócrates

238
O especialista em energia Clemente Pedro Nunes afirmou no parlamento que nunca se sentiu tão mal como quando José Sócrates anunciou 8.000 megawatts (MW) de produção eólica com tarifas bonificadas.
Parlamento

PCP. Miguel Tiago abandona Parlamento

210
Deputado comunista vai ser substituído pelo economista Duarte Alves a partir de setembro. Miguel Tiago deixa o Parlamento 13 anos depois de ter sido eleito pela primeira vez.
PCP

A breve reação do PCP à morte de João Semedo

126
O PCP reagiu à morte de João Semedo sem fazer qualquer referência ao percurso do médico, membro do partido durante várias décadas. Foram apenas enviadas condolências à família e ao Bloco de Esquerda.
Óbito

Reações à morte de João Semedo, ex-líder do BE

638
Um homem de esquerda "combativo e digno". As reações à morte do ex-coordendor do BE, incluindo a mensagem emocionada de Marisa Matias que recordou o discurso surpresa de um homem já sem cordas vocais.
Bloco de Esquerda

Morreu João Semedo, ex-líder do BE 

4.100
Morreu o antigo coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo. Tinha 67 anos. Lutou contra um cancro nas cordas vocais.
Financiamento dos Partidos

Tribunal deixa prescrever multas a partidos

13.310
O Tribunal Constitucional deixou passar o prazo para aplicar coimas, estimadas em 400 mil euros, referentes a irregularidades nas contas de 2009 dos partidos. Em causa estão 24 dirigentes.
Relações Internacionais

A NATO, a Rússia e o fim de uma era /premium

244
A trave-mestra da estratégia norte-americana consiste em privilegiar a relação com a Rússia. Uma parceria para contrabalançar a China. Neste contexto os aliados europeus tornaram-se quase dispensáveis
António Guterres

Situação na Nicarágua "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, qualificou como "inaceitável" o número de mortes e o uso da força na crise na Nicarágua.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Guterres e Vitorino mostram força da CPLP

"Há uma situação internacional favorável ao papel da comunidade", disse Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando a importância dos temas da cimeira da CPLP e da presidência da organização, que Cabo Verde.
Estado da Nação

Uma decisão para os outros /premium

131
A lição política que todos tiraram do ajustamento de 2011-2014 foi esta: quem afrontar os interesses instalados, estará apenas a dar aos seus rivais a possibilidade de representar esses interesses.
Comida

A longa entrevista de Bourdain antes de morrer

1.279
Reunimos 39 ideias da última entrevista feita a Bourdain, publicada um mês depois da sua morte. O chef fala sobre Obama, os Clintons, as viagens, a comida, a dificuldade em descansar e a paternidade.
Alojamento Local

PS quer multas para quem tiver mais de 7 Airbnb

3.289
O Parlamento vota esta terça-feira as propostas de alteração à lei do alojamento local. Socialistas querem multas até 35 mil euros para empresas com mais de 7 propriedades para arrendar a turistas.
Rui Rio

Rio: PSD com ambição para ganhar todas as eleições

108
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que o partido "tem condições" para ir para as eleições europeias, legislativas e autárquicas com a "ambição de ganhar".
Política

Os detalhes do encontro entre Trump e Putin

Em Helsínquia, Trump teve de esperar 50 minutos por Putin. Foi a cimeira em que se discutiu o agravamento das tensões entre a Rússia e os EUA e a interferência russa nas eleições americanas de 2016.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

496
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)