Política

Caixa Geral de Depósitos

CGD: Audições arrancam na terça com a auditora EY

As audições da comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD arrancam na terça-feira, com a auditora EY, seguindo-se Carlos Costa e Vítor Constâncio nos dias seguintes.
República Centro Africana

Guterres pede aceleração da paz na RC Africana

O secretário-geral da ONU instou os signatários do acordo de paz na República Centro-Africana "a acelerar a sua aplicação", um dia após a formação de um novo Governo.
Eleições Europeias

PS inicia em Portalegre as jornadas de proximidade

O PS realiza, este domingo e segunda-feira, jornadas de proximidade, sem o secretário-geral e primeiro-ministro mas com o cabeça de lista dos socialistas às europeias, Pedro Marques.
Maioria de Esquerda

Perguntar (ainda) não ofende?  /premium

100
Patrões responsabilizados pelos "olhares insinuantes" trocados entre os seus empregados. Registos e mais bases de dados. Um Estado acima da lei. Portugal está entregue aos activismos. Até quando?
Política

O MOV 5.7 /premium

291
Nos últimos 25 anos, as direitas têm servido para limpar a casa socialista quando a festa chega ao fim. Depois da casa arrumada e limpa, os socialistas regressam para mais festa. Não tem de ser assim.
Imigração

Marcelo promulga mudanças no visto de residência

O diploma que visa simplificar o acesso ao visto de residência dos imigrantes sem autorização, mas com 12 meses de descontos foi promulgado, indica a página da Presidência da República.
25 de Abril

Sociedade Voz do Operário agraciada no 25 de abril

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, que completa 136 anos, vai ser condecorada no 25 de Abril como membro honorário da Ordem da Liberdade.
António Costa

"O euro foi um bónus dado à economia alemã" 

438
António Costa defende que "o pior erro que poderíamos cometer era, à boleia do crescimento económico, termos a ilusão de que os problemas estruturais da zona euro ficaram resolvidos".
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Política

"Precisamos de sociais-democratas não socialistas"

374
No lançamento do Movimento 5.7, falou-se de direita e do "espaço não socialista". Conservadores e liberais uniram as suas vozes num encontro que não podia terminar sem uma indireta a Rui Rio.
Ópera

Pré-aviso de greve ameaça ópera no S. Carlos

A opereta "L'Etoile" devia estrear a 1 de abril, mas um pré-aviso de greve dos trabalhadores do S. Carlos podem ameaçar o espetáculo. Os funcionários querem um aumento no salário e melhores condições.
Eleições Europeias

PNR quer "combater a invasão" pelos refugiados

905
João Patrocínio quer que o PNR eleja um deputado nas eleições europeias, mas insiste que continua eurocético. Quer "combater esta questão da invasão" pelos "chamados refugiados".
Assunção Cristas

Cristas insta Governo a salvar ilhota do Tejo

Assunção Cristas criticou a "escassa utilização" de fundos comunitários para preservação dos recursos marítimos, exemplificando com a demora na reabilitação de uma pequena ilhota do Estuário do Tejo.
Governo

Temido remete negociação de Lei de Bases para a AR

Marta Temido diz que "o Governo entregou a sua proposta de Lei de Bases à Assembleia da República" em dezembro, apontando que agora cabe aos Grupos Parlamentares fazer o seu trabalho.
Bloco de Esquerda

BE defende gestão pública na Saúde

316
A líder do BE defende a gestão pública do Serviço Nacional de Saúde, o crescimento deste em detrimento do privado e o fim das taxas moderadoras para tratamentos prescritos por médicos da rede pública.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR ouviu lesados no Porto e convidou-os para Belém

"Então vão ligar-lhes para combinar um dia que vos dê jeito para irem e virem", disse o Presidente da República aos manifestantes, a quem prometeu uma audição em Belém para "conversar um pouco"
Brexit

Portugal está "mal" preparado para o Brexit

181
O cabeça de lista do PSD às eleições europeias acusa o governo de "falhar" na preparação para o 'Brexit' e estar "francamente mal" quanto à proteção de cidadãos e empresas.
Governo

PR devia alertar sobre "promiscuidades familiares"

1.210
O cabeça de lista do PSD às europeias defende que o Chefe de Estado já devia ter avisado o primeiro-ministro para não repetir o que chama de "promiscuidades familiares" no Governo.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

721
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Política

M5.7. Como o CDS juntou a sua voz à voz deles

156
O movimento de Miguel Morgado apresenta-se este sábado em Lisboa. O CDS vai estar representado por figuras de peso numa plataforma que quer "refundar a direita". Estratégia ou acaso?
Eleições

Votar ou não votar é já uma questão?

Votar acertadamente torna-se cada vez mais difícil. Os meios de comunicação social, que crescem em variedade e preponderância, nem sempre contam a verdade.
Obituário

O meu amigo Augusto Cid

498
Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa
CDS-PP

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.
CDU

CDU. Eleições são ''mentira imensa''

756
Jerónimo de Sousa, afirmou que as eleições servem para eleger deputados e não "falsos primeiros-ministros" e garantiu que os comunistas estão empenhados em desmontar esta "mentira imensa".
Professores

PSD pede ''análise cuidada'' ao tempo de serviço

PSD considera "de elementar justiça" a recuperação integral do tempo de serviço congelado aos professores, mas condiciona a sua concretização a critérios de sustentabilidade financeira.
Presidente da República

Presidente da República vai receber lesados do BES

411
O Presidente da República disse que vai receber o grupo de lesados do BES/Novo Banco que recusou a solução encontrada pela maioria dos clientes daquela instituição para "ver o que é possível fazer".
Huawei

Costa sobre 5G: não depende da marca ser escutado

169
Após um encontro em que foram debatidas as relações da União Europeia com a China e também os avanços tecnológicos do 5G, Costa assinalou que "não depende da marca do telemóvel ser ou não escutado".
Catarina Martins

Catarina Martins: cabe ao Governo executar PREVPAP

Segundo a líder bloquista, a "lei [da regularização de precários] foi feita para que ninguém ficasse para trás", devendo o Governo "responder pela lei que foi votada na Assembleia da República".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo tenta "acelerar homologação" de precários

"Vamos lá ver se aceleramos a homologação", afirmou Marcelo, a quem um grupo de representantes de 25 trabalhadores que tiveram parecer positivo para integração nos quadros da Lusa entregou uma carta.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo no Norte: três protestos em poucas horas

852
Primeiro foram os enfermeiros, depois os bolseiros e, por fim, os lesados do BES. O Presidente da República está de passagem pelo Norte do país e encarou três protestos em poucas horas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Os portugueses são os melhores do mundo"

892
O PR falava numa visita a instalações da Bosch, em Braga. Marcelo diz que tem "todo o respeito pelos nossos amigos alemães e também espanhóis", mas que não é surpresa que os portugueses são melhores.
Ministério Da Justiça

Registo Civil de Lisboa altera horários  

105
A Conservatória da Av. Fontes Pereira de Melo passa a funcionar por agendamento no período da manhã e por atendimento espontâneo à tarde. Já no Registo Civil do Cacém o atendimento é à tarde.
Professores

Professores. PCP quer repor 2.384 dias em 6 anos

Depois de o Governo ter aceitado repor 1.027 dias do tempo de serviço dos professores já em 2019, o PCP propõe a reposição faseada do tempo restante entre 2020 e 2025.
Escolas

Milhares de escolas encerradas devido a greve

Os funcionários das escolas iniciaram na quinta-feira uma greve de dois dias para reivindicar aumentos salariais, integração nos quadros, mais pessoal e a criação de uma carreira específica.
Entrevista

Vídeo. O melhor da entrevista a Francisco Assis

696
Diz que não conhece o pensamento político de Medina e Pedro Marques, antevê que o PS volte ao centro, admite que não é impossível vir a integrar o governo. O melhor da entrevista a Francisco Assis.
Entrevista

"Não conheço pensamento de Medina e Pedro Marques" /premium

581
A pergunta até foi sobre Medina, mas Francisco Assis fez questão de falar do seu sucessor na lista às Europeias. Não quer ser deputado por causa da "geringonça", embora lhe anteveja vida curta.
Guiné-Bissau

Bissau. Novo parlamento toma posse em abril 

O novo parlamento da Guiné-Bissau é empossado a 18 de abril, sendo que o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde é o partido com mais representatividade, com 43 deputados.
Relações Internacionais

País sul-americanos lançam novo bloco regional

Apenas 7 dos 12 países sul-americanos aderiram imediatamente ao projeto. A Venezuela ficou de fora por não respeitar o princípio da plena democracia do Estado de Direito.
Canadá

Ex-Ministra diz que há mais acusações a Trudeau

Jane Philpott era uma aliada política próxima do primeiro-ministro canadiano. Justin Trudeau nega desde fevereiro o envolvimento em qualquer escândalo de corrupção.
Transtejo

OE insuficiente para manutenção de barcos

143
A Transtejo tem três barcos em manutenção, mas deviam ser 10. A empresa terá barcos novos a partir de 2021, mas até lá poderá ter de enfrentar um aumento da procura por causa dos novos passes sociais.
Extrema Esquerda

O ódio a Israel é uma estupidez perigosa /premium

2.645
Desde que as geringonças tornaram os esquerdistas respeitáveis, o seu ódio a Israel também se tem feito respeitável, como se vê no caso da Eurovisão. Convém dizer que é uma estupidez perigosa.
China

Vamos mesmo ignorar isto? /premium

233
A Europa assumiu pela primeira vez que o expansionismo da China representa uma ameaça para o continente e os jornais portugueses, que tão competentemente cobriram a visita de Xi, não fazem perguntas?
Governo

Quem quer casar com um governante?

1.270
Se Soares foi Presidente-Rei, Costa revelou-se Primeiro-Ministro-Rei chamando o seu reduto doméstico a participar no governo dos súbditos, um nepotismo rosa instalado e a preparar a sucessão dinástica
Eleições Europeias

A mudança (que se impõe) na Europa

Ao invés do que supus, Macron tem desperdiçado as oportunidades para ser um agente da mudança. Aquilo que era um aparente europeísmo tem vindo a mostrar-se um eurocentrismo com toques de egocentrismo.
Monumentos

Linhas de Torres Vedras é agora Monumento Nacional

331
O Presidente da República promulgou o decreto que classifica Linhas de Torres Vedras como Monumento Nacional. O local recebe por ano cerca de 10 mil visitantes.
Segurança Social

Aprovado incentivo na cobrança de dívidas

O Conselho de Ministros aprovou um diploma que cria um sistema de incentivo na cobrança de dívidas, semelhante ao regime existente na Autoridade Tributária e Aduaneira
Pedro Santana Lopes

Santana critica Costa por se contentar "com pouco"

499
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, defendeu que Portugal "tem de crescer mais do que a União Europeia", e criticou ainda o primeiro-ministro por se satisfazer "com pouco".
Conversas à Quinta

Porque é tão difícil governar a Guiné-Bissau?

351
O PAIGC ganhou as eleições mas não é certo que consiga ser governo. Num país feito de etnias rivais e sem unidade religiosa ou linguística, teimará a estabilidade política em ser miragem inatingível?
IEFP

IEFP paga às empresas 50% do apoio à contratação

O Instituto de Emprego e Formação Profissional vai passar a pagar às empresas 50% do apoio financeiro no início dos contratos, segundo uma proposta de alteração do Governo
Angola

Acordo sobre transporte aéreo com Angola aprovado

O Conselho de Ministros aprova acordo sobre transporte aéreo entre Portugal e Angola. O acordo fixa o "enquadramento jurídico e formal" à exploração de rotas entre os dois países.
Presidente Marcelo

Presidente promulgou Lei da Paridade

2.591
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta quinta-feira a Lei da Paridade. De acordo com essa lei, as listas para cargos políticos têm de ter representação mínima de 40% de cada género.
Estado

Estado vai pagar indemnização a detidos por engano

O Estado vai ter que pagar cerca de 9 mil euros a 3 familiares que em 2012 foram detidos por engano pela GNR em Torres Vedras, como se fossem assaltantes. A família dos visados pedia 46.552 mil euros.
Greve

Entre 400 e 500 escolas encerradas devido à greve 

Os funcionários das escolas iniciariam esta quinta-feira uma greve, que termina na sexta-feira, para reivindicar aumentos salariais, integração nos quadros e a criação de uma carreira específica.
Polícia Judiciária

Funcionários da PJ em greve de 19 minutos

139
O protesto será realizado todos os dias, até 10 de abril, entre as 11h30 e as 11h49, sendo os 19 minutos uma referência aos 19 anos durante os quais não houve revisão estatutária e lei orgânica.
Escolas

Dezenas de escolas fechadas devido à greve

Os funcionários não docentes entendem que os recentes reforços de pessoal anunciados pelo Governo "não resolvem o problema das escolas" e exigem a abertura de concurso para 3.067 trabalhadores.
Eleições

O Governo pede desculpa por esta interrupção... /premium

656
O Governo esgotou-se. Já há mais guiões assinados com a geringonça, só os fantasmas das expectativas que incendiaram. Por isso desistiu de governar, antes prefere andar pelo país em campanha eleitoral
Maioria de Esquerda

Os transportes públicos e um projecto de poder /premium

481
PS, PCP e BE sempre trataram os transportes como extensão do seu braço político. A redução dos preços em Lisboa e Porto pode ser embrulhada noutro papel, mas não deixará de fazer parte desse filme.
CDS-PP

Mesquita Nunes diz porque trocou política por Galp

444
Na última participação no 'Esquerda/Direita', o político do CDS/PP defendeu a saída da vice-presidência do partido para a Galp por ser uma "escolha pessoal". "Tem a ver com a minha felicidade".
Ministério do Ambiente

Mais de metade do continente está em seca moderada

189
Mais de metade do território do continente está em seca moderada e cinco por cento em seca severa. O ministro da Agricultura diz que o cenário é preocupante, mas está longe do que se passou em 2017.
Défice

UTAO antecipa défice de 0,4% para 2018

O défice público em contas nacionais deverá ter atingido os 0,4% do PIB em 2018, revela relatório da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental). O valor estará abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.
Ministério da Saúde

Governo chama Ordem dos Médicos para reunião

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que "não há qualquer sentimento de menor consideração por nenhum dos profissionais de saúde" e pediu uma reunião com a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Governo diz que não obriga médicos a ficar no SNS

Numa carta enviada ao Sindicato Independente dos Médicos, a tutela esclarece que não tem intenção de obrigar os clínicos que se formem no SNS a ficar no setor público por um período mínimo de tempo.
Política

A Direita, a Galp e também o Brexit  /premium

Adolfo Mesquita Nunes interrompeu a sua carreira política. É pena porque poderia vir a ser um bom candidato presidencial contra Marcelo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)