Política
Moçambique

"Turismo político" nas observações em Moçambique

Um analista condenou as observações às eleições em Moçambique da CPLP e da União Africana, e chamou-lhes "turismo político". UE aponta para "violência e limitações às liberdades fundamentais".
Transportes Públicos

Porto. Canceladas greves nos transportes públicos 

A greve convocada teria uma duração de mais de dois meses, a terminar no último dia do ano. O sindicato queixa-se de falta de enquadramento de carreiras, mas as negociações foram rápidas e eficazes.
Bloco de Esquerda

"Devemos fazer o contrário" do que diz Bruxelas

Catarina Martins desvaloriza os avisos da Comissão Europeia sobre o Orçamento do Estado para 2020. Para a líder do BE, o rumo certo é "fazer o contrário" do que diz Bruxelas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer mais crescimento. "Este não chega"

Presidente da República diz, perante plateia de empresários, que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" virão mais cedo do que o previsto.
Partido Chega

Chega. Afinal, que direita é esta? /premium

Partido de protesto e anti-sistema, o Chega entrou no Parlamento ao fim de cinco meses de existência. De onde vêm as suas ideias? Ensaio de Patrícia Fernandes e André Azevedo Alves.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
Presidente da República

Marcelo recebe o velejador João Rodrigues em Belém

"Esta terça-feira temos um desportista excecional", foi assim que o Presidente da República apresentou o velejador João Rodrigues na iniciativa "Desportistas no Palácio de Belém".
Moçambique

Joaquim Chissano apela a "cultura de paz"

"A cultura de paz faz-se no ambiente em que vivemos desde criança", declarou o antigo Presidente moçambicano, que celebrou os seus 80 anos com uma visita ao principal hospital da capital.
PSD

TC rejeita queixa do PSD sobre voto dos emigrantes

Tribunal Constitucional rejeita queixa do PSD sobre o voto dos emigrantes e assim a CNE já pode publicar resultado das eleições em definitivo. AR já pode tomar posse.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Hospitais

Guarda. PSD questiona Governo sobre saúde

Carlos Peixoto, deputado do PSD, questionou a ministra da Saúde, através da Assembleia da República, sobre vários problemas de uma área que "está moribunda".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Madem-15 nega acusação a Embaló

"Condenamos qualquer tentativa de subversão do poder democrático. Somos democratas, não pactuamos com vandalismos e violência", afirmou Braima Camará.
CDS-PP

Parlamento admite abrir nova porta para o Chega

2823
O Presidente da Assembleia da República admite obras no acesso à lateral direita do Parlamento, onde se vai sentar André Ventura, depois de o CDS se queixar do acesso aos lugares no Parlamento.
Moçambique

Moçambique. Frelimo conquista Maputo e Gaza

Maputo e Gaza foram conquistadas pelo partido no poder, Frelimo, nas eleições da semana passada. O resultado em Gaza motivou queixas devido a alegada fraude no número de eleitores.
Greve

Trabalhadores de misericórdias em greve

Os trabalhadores das misericórdias reivindicam melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os professores também anunciaram que se vão juntar à greve agendada para sexta-feira.
Literatura

"Literaturas e Resistência" em Montemor-o-Novo

A terceira edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo, que integra a exposição “48 Anos de Censura em Portugal”, tem como tema “Literaturas e Resistência”. O encontro começa na quinta-feira.
África

Navio-patrulha Sines leva segurança a África

O navio chegou a Cabo Verde. A bordo estão várias toneladas de material doado por instituições portuguesas e que será distribuído por países de língua portuguesa ao longo da missão.
Timor-Leste

Timor. PM admite eleições antecipadas

Primeiro-ministro de Timor falou com o Presidente da República sobre a recusa em dar posse ao membros pendentes. "Se isso não acontecer, então parece que teremos eleições antecipadas de novo”, afirma.
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
Bolívia

Bolívia. Confrontos após resultados provisórios

Em Sucre, capital constitucional, multidão incendiou o tribunal eleitoral local, enquanto confrontos com a polícia ocorriam em La Paz e Potosi,e a sala de campanha do partido no poder era saqueada.
PSD

Regresso ao futuro no PSD

102
Há no PSD uma terceira via, a de Miguel Pinto Luz, que é mais abrangente e contemporânea na conceção de Portugal e no papel do partido, com uma conceção das políticas públicas assente na liberdade.
Parlamento Europeu

O comunismo e o nazismo entram num bar… /premium

512
O PCP não está ofendido por ter sido considerado criminoso, está ofendido por ter sido considerado tão criminoso como os nazis. Acha-se vítima de uma falha de consideração.
Moçambique

Moçambique. Falsificados certificados em eleições

O grupo da Renamo, principal partido da oposição, foi detido na sexta-feira, após suspeita e posterior denúncia do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral do distrito de Panda.
Manifestações

AR. Manifestação de solidariedade com Joacine

1926
Cerca de cinquenta pessoas estiveram à porta da Assembleia da República numa manifestação "contra a homofobia" e em defesa de Joacine Moreira, alvo de uma petição para não assumir o cargo de deputada.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
PSD

Deputado apela a PR a que não dê posse a Cabrita

1182
Duarte Marques pede a Marcelo Rebelo de Sousa que não dê posse ao ministro da Administração Interna "enquanto Cabrita não pagar o que deve aos bombeiros". Honorários estarão em atraso há 22 dias.
PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio /premium

Criticou os adversários com muitas indiretas, defendeu que se não aceitasse candidatar-se o partido corria riscos, cedia a interesses obscuros e a derivas liberais. Afinal, o que quis dizer Rui Rio?
Ministério da Cultura

Nuno Artur Silva estará impedido de governar?

1579
Saiu da RTP acusado de "conflito de interesses" por ser dono da Produções Fictícias e do Canal Q. Há dias mostrou-se contrário ao negócio Cofina-Media Capital. Agora vai tutelar setor dos media.
PSD

Rio ao centro do PSD para levar PSD para o centro

844
Rui Rio vai a jogo e já tem slogan para a candidatura: "Portugal ao centro". No Porto, Rio criticou "vaidade pessoal" dos adversários que ambicionam o cargo e vai mesmo ser líder parlamentar.
Fact Check

Passos Coelho recebe subvenção vitalícia?

163
Um utilizador do Facebook partilhou um "print" de um fact check com o título original adulterado. Ao título: "Pedro Passos Coelho recebe subvenção vitalícia?" foi retirado o ponto de interrogação.
Fact Check

Deputada Joacine Moreira está a exagerar a gaguez?

389
Vídeo em que a deputada do Livre discursa sem hesitações tem levado muitas pessoas a afirmar que a gaguez dela é um embuste. Terapeuta da fala considera essa alegação "ridícula".
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

584
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
PSD

Rui Rio é mesmo candidato à liderança do PSD

1476
É hoje que Rui Rio desfaz o tabu. Ao que o Observador apurou, Rio vai anunciar que é mesmo candidato à liderança do partido nas diretas de janeiro. Apoios já estão a ser recrutados.
Forças Armadas

Ministro da Defesa garante regularização da dívida

Dívidas são "fruto de um sistema mal desenhado e, convenhamos, de uma gestão que não tem sido a melhor no IASFA", disse o ministro da Defesa Nacional.
Novo Governo

Quem são os novos secretários de Estado

565
O primeiro-ministro já entregou a lista dos secretários de Estado ao Presidente da República. Para além de Patrícia Gaspar na administração Interna, entram Jamila Madeira (saúde) e Nuno Artur Silva
Moçambique

Moçambique. Níveis de fraude são "preocupantes"

O investigador Justin Pearce considerou os níveis de fraude eleitoral em Moçambique "particularmente preocupantes" e mostrou-se apreensivo com a qualidade da gestão das receitas do gás natural.
Rádio Observador

"Em Portugal é sempre necessário falar de fora" 

Helena Roseta esteve na Rádio Observador e falou sobre o seu futuro fora da assembleia da capital. Para a Socialista, Lisboa é o único município com "uma assembleia municipal que funciona"
Partido Chega

Ativista vê semelhanças entre Ventura e Bolsonaro

1288
"Esse deputado representa, linguisticamente e na sua prática, a mesma coisa que Bolsonaro. São da mesma ideologia e da mesma forma de praticar política", afirmou o ativista brasileiro sobre Ventura.
Novo Governo

Um Governo imobilista /premium

122
O espartilho do acordo com a extrema-esquerda foi destruído mas o resultado será o mesmo: um Governo com uma alergia absoluta a qualquer mudança estrutural que promova o progresso económico e social.
PS

CDSPPDPSDPSCDUBE, o antibiótico de largo espectro

Temos de reconhecer que o PS é um partido “antibiótico de largo espectro", o único que fez, ao longo de 4 décadas, coligações e outras formas de colaboração com todos os partidos da direita à esquerda
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Governo novo é velho"

O comentador diz que Mário Centeno foi "desconsiderado" por António Costa no novo Executivo - que encara como sendo de transição. E que Siza Vieira "não é político, é um amigo do primeiro-ministro".
Açores

PR “muito impressionado” com "Lorenzo"

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão "Lorenzo", pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva
Cultura

Costa desafia autarcas a apostarem em arte

O primeiro-ministro desafiou os autarcas a criarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses, como a Casa Museu João Vieira, que inaugurou em Vidago.
Novo Governo

Costa apresenta secretários de Estado a Marcelo

O primeiro-ministro vai apresentar ao Presidente da República os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. Audiência será esta segunda-feira.
Óbito

Morreu opositor da ditadura Manuel Ramalho Gantes

109
Nas eleições de 1958, ajudou a convergir a oposição no apoio à candidatura de Humberto Delgado, tendo ajudado o "General Sem Medo" a chegar a uma importante ação de campanha em Coimbra. Tinha 93 anos.
Novo Governo

O óbito da geringonça e como Costa testa os seus /premium

132
Este é o maior governo da nossa democracia. É também, porventura, o que tem mais juristas como ministros. Nenhuma destas características é muito recomendável. Mas esperemos que tenha visão e ambição!
Governo

Patrícia Gaspar vai fazer parte do próximo Governo

4559
A antiga porta-voz da Proteção Civil, e Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai assumir funções políticas como secretária de Estado. A notícia é avançada pelo JN.
Legislativas 2019

BE admite alterar sistema de votação da emigração

A coordenadora do BE defendeu ser necessário fazer um balanço dos problemas registados com a votação dos emigrantes, admitindo propor alterações que facilitem a concretização do voto destes eleitores.
PCP

PCP vai-se posicionar em função das "opções do PS"

135
O secretário geral do PCP avisou que vai intervir com "inteira independência política" e que se vai posicionar em função dos "instrumentos orçamentais" que o PS apresentar.
Política

BE assume que relação com PS "nunca foi fácil"

O Bloco de Esquerda assumiu que a relação com o PS "nunca foi fácil" e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados como uma derrota do partido.
Legislativas 2019

PS acusa PSD de "desprezo" pela emigração

362
O PS considerou"incompreensível e inaceitável" o pedido de revisão dos resultados da emigração apresentado pelo PSD, acusando os sociais-democratas de "absoluto desprezo" pelos votos dos emigrantes.
Desporto

Que futuro nos reserva o Brexit

José Manuel Fernandes, Rui Ramos e José Manuel Felix Ribeiro falam-nos do futuro num tempo de incerteza política e económica. Uma conversa gravada no Congresso da Deco, em Lisboa.
Novo Governo

Como o novo Governo é visto em Belém

Um executivo que é o exército (temporário?) de Costa para dois anos "cruciais". Presidência da República vê mais Economia e menos Finanças, mais centro e menos esquerda e uma aproximação aos patrões.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
Abstenção

Já que ninguém pergunta....

265
Arranjem as vossas razões para não votarem porque as minhas são só minhas. Este meu texto serve para que as pessoas que apelam com profunda vacuidade ao voto entendam as razões de quem não o faz.
Aviação

Azores Airlines. Greve já fez cancelar 5 voos

O primeiro dia de greve da Azores Airlines (pertencente a grupo SATA) fez cancelar apenas cinco dos inicialmente oito voos previstos com 70 a 80% de adesão. Os passageiros foram todos reacomodados.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa quer casas mais baratas para professores

167
Câmara de Lisboa aprovou moção que pede ao Governo que disponibilize casas mais baratas aos professores que são colocados na capital. Moção foi aprovada por unanimidade.
Educação

Escolas em Santa Iria já não vão encerrar

A direção do agrupamento de escolas de Póvoa de Santa Iria decidiu esta tarde encerrar as escolas rotativamente, caso não fossem reforçadas com profissionais não docentes. O pedido foi agora acedido.
Eleições

Argélia. Marcha por eleições acontece pela 35ª vez

Já lá vão 35 sextas-feiras consecutivas a marchar pelas eleições presidenciais na Argélia. O chefe de estado interino diz que a maioria dos protestantes é "paga com dinheiro sujo" para comparecer.
Eleições

Aliança pede impugnação dos votos da emigração

Até dia 14 de outubro 140.000 boletins de voto não foram entregues aos emigrantes, o que coloca a abstenção deste eleitorado específico nos 89,3%. Votos nulos foram 22,3%.
Ordem dos Advogados

O voto eletrónico é seguro e confidencial

A Ordem dos Advogados aprovou o voto eletrónico para as próximas eleições dos órgãos internos. O voto eletrónico já foi utilizado em algumas eleições, nomeadamente europeias, mas sempre como teste.
Operação Marquês

Sócrates queria falar depois das suas testemunhas 

194
A inquirição de quatro testemunhas na Operação Marquês foi adiada para o início de dezembro. José Sócrates, constituído arguido na Operação Marquês, pediu para ser interrogado depois das testemunhas.
Greve

Greves até 31 de outubro contra amianto 

O Sindicato de Todos os Professores queixa-se de incumprimento por parte dos governos que não retiraram o material cancerígeno das escolas e há pré-aviso de greve para dia 15.
Vichyssoise

"Há um nome que me preocupa no novo Governo"

639
Entrevistada no programa Vichyssoise, Mariana Mortágua confessou estar preocupada com a nova Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, por posições assumidas no passado.
Governo

Parlamento só reúne depois de recurso do PSD

Posição surge na sequência do recurso interposto na quinta-feira pelo PSD junto do Tribunal Constitucional, pedindo a revisão da contagem dos votos nos dois círculos da emigração.
Ministério do Mar

"O peso da economia do mar duplicou", diz ministra

"O peso da economia do Mar na economia nacional duplicou" e foi cumprida uma estratégia assente na "criação de conhecimento, proteção dos oceanos e promoção da economia azul", diz Ana Paula Vitorino.
António Costa

Orçamento da EU. "Não há condições para acordo"

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, considerou que "não há condições" para ser alcançado no curto prazo um acordo sobre o orçamento da União Europeia para 2021-2027.
Conselho Europeu

UE. Entradas da Macedónia e Albânia mais longe

O primeiro-ministro confessou-se frustrado depois de um segundo dia de Conselho Europeu sem conclusões. Na mesa esteve o início das negociações com Albânia e Macedónia do Norte para um alargamento.
Eleições

Santos Silva admite aperfeiçoar voto de emigrantes

Há "muitas coisas ainda a aperfeiçoar" no voto por correspondência dos cerca de 1,4 milhões de votantes portugueses que residem no estrangeiro, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Legislativas 2019

Pedido do PSD suspende resultados eleitorais

472
PSD pediu ao Tribunal Constitucional revisão dos votos dos círculos de emigrantes. A publicação dos resultados está suspensa e a tomada de posse do governo já não será na quarta, como queria Marcelo.
Emigrantes

Eleições: emigrantes querem investigação à votação

1400
O movimento Também somos portugueses e o Comité Cívico Português do Reino Unido exigem um inquérito. Foram anulados 35.331 boletins dos 158.252 boletins recebidos de emigrantes portugueses.
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Vichyssoise

Mariana Mortágua é a convidada da Vichyssoise

106
A deputada do BE é a convidada do programa Vichyssoise desta semana. Depois de o BE ter acusado o PS de matar a "geringonça", Mariana Mortágua senta-se à mesa com a editoria de política do Observador.
José Sócrates

Sócrates critica PS por não fazer acordo com o BE

156
O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que a decisão pode gerar "ressentimento" à esquerda.
Eleições

Mesa Nacional do BE reúne-se sábado

Na reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, este sábado, vão estar em discussão os resultados das eleições legislativas e “as prioridades de intervenção na legislatura que agora começa”.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Porto

Moreira quer dar benefícios fiscais a tecnológicas

O Presidente da Câmara do Porto anunciou que este ano vai propor benefícios fiscais para empresas tecnológicas, a par do que já tem feito com "pequenas empresas, de baixa faturação".
PSD

PSD não exclui viabilizar Orçamento para 2020

1103
Justino não afasta a possibilidade de o PSD se abster no OE 2020, desde que o PS integre medidas do PSD. Diz que Rio até poderá já ter decidido sobre recandidatura e que "falta pouco" para anunciar.
PSD

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

136
'Vice' da câmara de Cascais quer construir um projeto político "capaz de ser alternativa ao projeto socialista". E atirou: "No PSD sabemos quando perdemos e, no dia 6, perdemos todos".
Escolas

Escolas fecham na Póvoa de Santa Iria e em Lisboa

1634
Todos os dias uma escola fecha. É esta a decisão das Escolas de Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira. Nas Escolas Vergílio Ferreira, funcionários estão também em protesto por falta de pessoal.
Maioria de Esquerda

Geringonça - a valsa do adeus /premium

149
Se a direita quiser encurralar o PS, este desloca-se para a esquerda. Se a esquerda quiser encurralar o PS, este desloca-se para o centro. Depois da geringonça, chegou a legislatura da valsa.
Governo

Costa à vista! /premium

260
Basta olhar a imprensa internacional para perceber que o mundo vê aquilo que os portugueses não vêem e que não é universal a eficácia ilusionista com que Costa logra esconder a poeira debaixo do tapete
Amália Rodrigues

Amália Rodrigues apoiou a causa antifascista

903
Uma investigação da Visão Biografia, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, revela como a fadista manteve relações clandestinas com a oposição, apoiando intelectuais oposicionistas.
CDS-PP

Liberdade para ser de direita: democracia cristã

784
O CDS é uma federação de sensibilidades, não podendo ser sectário ao ponto de democratas cristãos se reverem noutras propostas. Os futuros dirigentes deverão ter bem claro que um partido é um percurso
Política

E agora direita portuguesa?

251
A crise da direita em 74-75 gerou a sua crise de identidade quando se albergou em partidos que não eram de direita, mas do centro (CDS) ou centro-esquerda (PPD). Essa crise identitária durou até hoje.
CDS-PP

Cristas sai do Parlamento depois do Congresso

572
Assunção Cristas fica como deputada só até ao Congresso. Depois sai e mantém-se apenas na câmara de Lisboa. Francisco Rodrigues dos Santos chegou ao Conselho Nacional do CDS a admitir candidatura.
CDS-PP

CDS. Críticos atribuem culpas a toda a direção /premium

João Almeida é o único rosto da continuidade em ponderação. Entre os críticos, estratégia é colar toda a direção à derrota e defender que líder não tem de ser deputado. Congresso a 25 e 26 de janeiro.
Legislativas 2019

Mudanças no voto postal "baralharam" emigrantes

301
Votos nulos dispararam nos círculos da emigração. CNE justifica aumento com mudanças nos procedimentos do voto postal e aumento do número de eleitores devido ao recenseamento automático.
Protestos

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Conversas à Quinta

Que História querem ensinar nas nossas escolas?

3106
A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Programa de Ajustamento

Portugal reembolsou mais 2 mil milhões a credores

Portugal já reembolsou antecipadamente os dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a 'troika', anunciou o credor europeu.
História

Jaime Gama: nova História no 12º ano é militante

9211
O socialista, antigo presidente do Parlamento nota que o objetivo da nova disciplina opcional do secundário é mais "militante" do que científico e não aceita símbolos nacionais, heróis ou causas.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR pede determinação no combate à pobreza

"O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva", escreve o Presidente da República.
União Europeia

UE. António Costa critica cortes nas contribuições

António Costa esteve em Bruxelas para discutir o orçamento da União Europeia e criticou os cortes nas contribuições dos estados membros mas que foram dados passos positivos na política agricola.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Legislativas 2019

Voto dos emigrantes: Livre quer inquérito urgente

"Os inúmeros erros e percalços exigem a abertura imediata de um inquérito que identifique todas as falhas ocorridas, o impacto delas e a definição de boas práticas para o futuro", diz o partido.
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
Conselho Económico E Social

Novos partidos? "Há um envelhecimento na esquerda" /premium

O "envelhecimento" da esquerda, a falta de formação em Portugal, o "mau" efeito das 35 horas na Saúde e o peso do Inglês no crescimento da Irlanda. Correia de Campos esteve "Sob Escuta".
Política

Direita à deriva

Neste Caça ao Voto especial olhamos para para CDS e PSD quer procuram novo rumo. Bernardo Ferrão, subdirector da SIC é o nosso convidado especial.
PCP

Pode "não haver secretário-geral" no PCP

O líder parlamentar do PCP garantiu esta quinta-feira que “não há tabu nenhum” em relação à liderança do partido e que há “até a possibilidade de não haver secretário-geral”.
Vinho

Brexit. Empresa produz espumante de celebração 

161
A empresa francesa de produtos de luxo Gold Emotion criou uma garrafa de espumante e outra de rosé de edição limitada comemorativa do Brexit, que contêm flocos de ouro de 24 quilates.
CDS-PP

"CDS está no triângulo das Bermudas"

264
O antigo presidente do CDS disse esta quinta-feira em entrevista à Rádio Observador que o CDS ficou no meio da Iniciativa Liberal, do Chega e do PSD. E atacou ainda a "estupidez das direções".
Eleições Legislativas

Abstenção nas eleições superou 51%, valor recorde

3620
Fechada a votação nos círculos da emigração, confirma-se que a abstenção atingiu um valor recorde em eleições legislativas, ascendendo a 51,43%.
Ministério do Mar

Cabrita partilha crítica ao afastamento da mulher

679
Ministro Eduardo Cabrita partilhou na quarta-feira, no Facebook, uma crítica ao afastamento da mulher, Ana Paula Vitorino, do Governo, escrita por uma admiradora.
Eleições Legislativas

PS e PSD repartem deputados da emigração

PS e PSD conquistam dois deputados cada nos círculos da emigração. PS elege fora da Europa 20 anos depois. PAN é a terceira força política entre emigrantes. Abstenção sobe e votos nulos atingem 22%.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe "influencers" em Belém

3737
Marcelo Rebelo de Sousa abriu as portas do Palácio de Belém, em Lisboa, a cerca de 40 "influencers" durante a tarde desta quarta-feira. O encontro deve ter 2ª edição "em meados" de novembro.
Política

Este país não é para aprumos

A pieguice da abstenção exprime-se por “balidos e lágrimas de crocodilo”. Nas últimas eleições europeias, nestas eleições legislativas, a comiseração desinteressada fez parte do protocolo.
Parlamento Europeu

Fascismo e comunismo: para além da Alemanha e URSS /premium

1909
É necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino secundário, como útil “vacina” para as gerações futuras, e arejar o ensino superior, ainda cheio de ideólogos de extrema-esquerda.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

300
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
Eleições Legislativas

Cheques e contas entre os votos dos emigrantes

140
Dentro dos mais de 150 mil envelopes que chegaram à assembleia de apuramento dos votos dos círculos da emigração, em Lisboa, não estão apenas boletins de voto e até contas e cheques apareceram.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Conselho de Ministros

LBP aprova continuidade de Eduardo Cabrita no MAI

Presidente da LBP considerou que se trata de “uma boa decisão”, sustentando que Eduardo Cabrita tem “o perfil adequado para encontrar conjuntamente soluções” com a Liga.
Novo Governo

Parceiros sociais aprovam maior peso da Economia

Os parceiros sociais reuniram-se para falar de Europa mas pronunciaram-se sobre o novo Governo. Há satisfação com maior peso da Economia mas todos concordam: políticas valem mais do que os rostos.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
Parlamento

Parlamento. Chega senta-se no lugar mais à direita

2468
André Ventura vai sentar-se no lugar mais à direita, na segunda-fila. CDS entre o Chega e o Iniciativa Liberal. Livre entre PS e PCP, longe do BE. Cotrim de Figueiredo e Ventura já criticaram decisão.
Orçamento do Estado

OE 2020. Santos Silva fala em "prudência e rigor"

Augusto Santos Silva afirma que Governo foi prudente e rigoroso nas contas apresentadas a Bruxelas e destaca satisfação com os desenvolvimentos de última hora nas negociações para o Brexit.
PSD

Rio candidato a líder da bancada do PSD?

306
Hipótese ganha força entre dirigentes: Rio poderá liderar a bancada para defrontar Costa no Parlamento e, assim, esvaziar mais-valia de Montenegro. Para já, silêncio. Rio mantém críticos em espera.
Desporto

Reações ao novo governo - 15 Out

Emissão Especial Rádio Observador (15/10/19 19h30 - 20h30) - Reacções aos nomes do novo Governo. CIP, CCP, CGTP, UGT, FENPROF, Ordens dos Médicos e Advogados, Associação Zero, entre outros. 
Caça

Açores proíbem caça ao coelho-bravo em São Miguel

Surto da Doença Hemorrágica Viral obrigou à interdição da caça ao coelho-bravo na zona ocidental de São Miguel até 31 de dezembro. A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Governo dos Açores.
Assistência Social

Oliveira do Bairro ajuda 23 famílias a pagar renda

23 famílias carenciadas do município de Oliveira do Bairro vão ser apoiadas a partir desta quarta-feira, através de uma comparticipação financeira a fundo perdido no valor de 30 mil euros anuais.
Política

Novo governo ou remodelação

Neste Caça ao Voto especial olhamos para o novo governo socialista com a ajuda da Maria Henrique Espada, editora executiva da Sábado.
Partidos e Movimentos

CDS marca reunião para agendar congresso

Conselho nacional do CDS-PP deverá reunir-se na quinta-feira para agendar o congresso que elegerá o sucessor de Assunção Cristas. Há dois potenciais candidatos "em reflexão" e um candidato assumido.
Eleições Legislativas

Eleições. Votos da emigração são apurados hoje

A contagem dos votos e apuramento dos resultados que vão eleger quatro deputados vai decorrer esta quarta-feira no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
Eleições

Educação e Saúde. A reação de ordens e sindicatos

A ordem dos enfermeiros diz que há sempre espaço para as pessoas poderem corrigir trajetos e caminhos, enquanto a Fenprof considera a continuidade de Tiago Brandão "uma afronta e uma provocação".
Política

PSD: a desgraça de uma estratégia redutora

592
As únicas coisas que a liderança do PSD tem para oferecer são o “recentramento” do partido e acordos de regime com o PS. Talvez sirvam para afugentar o rótulo de direita, mas não fazem uma alternativa
Estados Unidos da América

Todos contra Warren, no debate entre democratas

Durante todo o debate de terça-feira, a senadora Elizabeth Warren esteve sob as críticas dos outros candidatos. É a favorita para vencer as eleições primárias.
Legislativas 2019

A vitória duma vontade

Que todos os que desejaram a maioria relativa do PS para serem parte da construção do futuro com os seus contributos, estejam agora disponíveis para serem garante de estabilidade e responsabilidade.
Política

Os três desafios da direita /premium

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Comunismo

UE coloca nazismo e comunismo em pé de igualdade

63944
A União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de o Parlamento Europeu ter aprovado em setembro uma resolução que condena os dois regimes ditatoriais.
Novo Governo

Quem são os novos (e os velhos) membros do Governo /premium

575
Mais mulheres, 2 novos ministérios, 3 caras novas. Siza Vieira sobe a número dois, Ana Mendes Godinho passa para a delicada pasta do Trabalho. Quem é quem no novo Governo?
PSD

Açores. Gaudêncio demite-se da liderança do PSD

Alexandre Gaudêncio demitiu-se do cargo de líder do PSD/Açores e vai pedir eleições internas diretas. Alvo de uma investigação da Judiciária, não diz se avança com uma recandidatura.
Brasil

Bolsonaro deve entrar para o partido da IURD

1558
Jair Bolsonaro deverá sair do PSL e já tem cinco convites de partidos à espera. O partido Republicanos, ligado à IURD, é o que está mais bem posicionado para receber o Presidente brasileiro.
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Roménia

Liberal Orban indigitado primeiro-ministro

“Decidi designar para o cargo de futuro primeiro-ministro Ludovic Orban”, anunciou o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, esta terça-feira. Orban tem agora um prazo de dez dias para formar governo.
Madeira

Governo PSD/CDS tomou posse na Madeira

É a primeira vez em 43 anos que a maioria parlamentar na Madeira é composta por dois grupos parlamentares e o governo regional integra membros de dois partidos.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
Rui Rio

PSD. Rui Rio continua "em ponderação" sobre futuro

O líder social-democrata não falará publicamente sobre o seu futuro político na quarta-feira, dia em que a Comissão Política Nacional do PSD reúne para analisar os resultados eleitorais.
Angola

João Lourenço. "Ainda há muito para realizar"

O Presidente da República de Angola fez esta terça-feira o seu habitual discurso sobre o Estado da Nação e falou sobre as necessidades da população, a crise no país e as reformas.
Governo

Alexandra Leitão e Serrão Santos no novo governo

146
Tiago Brandão Rodrigues permanece na Educação, mas Alexandra Leitão sobe a ministra numa nova pasta. Serrão Santos deverá ser o novo ministro do Mar.
Madeira

Madeira: "Legislatura vai ser diferente"

“Esta vai ser uma legislatura diferente”, declarou José Manuel Rodrigues no seu primeiro discurso após ser eleito para presidente da Assembleia da Madeira.
Trabalhadores

Motoristas chegam a acordo "histórico" com  Antram

Depois de um verão de greves paralisadoras do país, a Antram e o sindicato já chegaram ao acordo reivindicado pelos motoristas de matérias perigosas. Na segunda-feira, a Fectrans já o tinha aceite.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Política

A surpresa dos pequenos 

Neste Caça ao Voto especial a chegada ao parlamento de 3 novos partidos com a participação especial do jornalista Manuel Carvalho
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
Enfermeiros

Enfermeiros obrigados a devolver aumentos

3717
200 enfermeiros já terão sido chamados a devolver os aumentos resultantes do descongelamento de carreiras iniciado em 2018. 20 mil profissionais podem ser afetados. Total a devolver é de 1.950 euros.
Rádio Observador

O enorme umbigo dos professores

Paulo Macedo, Mário Nogueira e António Costa são o Bom o Mau e o Vilão de hoje
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Política

2019 não é necessariamente 2009 /premium

183
Quem quiser mudar a situação e reformar o regime não pode esperar por que aconteça isto ou aquilo. Terá de encontrar maneira de mobilizar força dentro do país. É muito difícil? Não há outro caminho.
PS

José Luis Carneiro substitui Ana Catarina Mendes

439
Com a passagem da socialista para a chefia da bancada parlamentar, o até aqui Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, assume funções de secretário-geral adjunto do PS.
Legislativas 2019

A análise sociológica dos eleitores

148
O PS teve o voto dos portugueses com menor instrução e mais velhos. O BE e sobretudo o PSD tiveram o voto dos eleitores mais jovens e com maior nível de escolaridade. A política actual não tem futuro.
Madeira

PR condecorou presidente do parlamento da Madeira

O Presidente da República condecorou esta segunda-feira o presidente do Parlamento da Madeira, José Lino Tranquada Gomes, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Tunísia

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71%

De acordo com os resultados oficiais finais, Saied obteve 2,77 milhões de votos, contra um milhão para o seu adversário, o controverso magnata dos media Nabil Karoui.
Brasil

Brasil suaviza norma controversa de deportação

A antiga portaria permitia a "deportação sumária" de "pessoas perigosas" ou "que cometeram ato contrário aos princípios e objetivos" da Constituição brasileira.
Agricultura

Capoulas Santos está otimista sobre PAC pós-2020

219
O ministro da Agricultura realçou o que considera serem boas notícias para a agricultura portuguesa, nomeadamente a intenção da presidência finlandesa do Conselho de aumentar a dotação para a PAC.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
CDS-PP

CDS. Telmo Correia fora da corrida pela liderança

118
"Não sou, nem vou ser, candidato", disse Telmo Correia sobre candidatura à liderança do CDS-PP, acrescentando que a nova bancada parlamentar do partido passou a uma espécie de montra "de esquina".
Hong Kong

Hong Kong. Milhares de manifestantes voltam à rua

Milhares de manifestantes voltaram esta segunda-feira ao centro de Hong Kong para apelar aos Estados Unidos que votem um texto que permitiria sancionar os dirigentes chineses.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

143
Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
Ministério Administração Interna

MAI defende conexão da defesa e segurança interna

O ministro da Administração Interna defendeu esta segunda-feira, na receção a 100 novos estagiários do SEF, "uma cooperação muito estreita entre as áreas da Defesa Nacional e Segurança Interna".
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
Drogas

Criminalizar uso de droga é "passo atrás", diz ONG

186
A Harm Reduction International, ONG a lutar pelos direitos dos consumidores de droga, condenou publicamente Rui Moreira por querer criminalizar o consumo no Porto. Câmara já reagiu.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo rejeita 7 candidaturas

O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau admitiu 12 candidaturas e rejeitou outras sete com base no favoritismo dos candidatos. As eleições presidenciais decorrem a 24 de novembro.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Eleições na Madeira

Madeira. Governo Regional é para quatro anos

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque diz que a coligação entre o primeiro e terceiro partidos mais votados é para durar quatro anos.O acordo para a governação foi assinado na terça-feira.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Política

A Geringonça morreu ou ainda respira?

Neste Caça ao Voto especial procuramos os sinais vitais da geringonça com a participação especial do jornalista Pedro Santos Guerreiro.
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

765
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

1486
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
Educação

Professores. Nova greve ao trabalho extraordinário

A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data para terminar e com a possibilidade de comprometer as avaliações intercalares dos alunos
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
Legislativas 2019

Uma eleição, um governo e um presidente /premium

Como uma grande árvore seca no meio de uma data de arbustos tortos e alguns minúsculos, é isso que o PS irá fazer a partir da semana que vem até à eleição presidencial daqui a pouco mais de um ano.
Educação

Educar para o socialismo

1215
Infelizmente os esforços estatais de educação e doutrinação não têm produzido os resultados esperados. A grande maioria dos nossos jovens continua a não perceber o que é o socialismo.
A página está a demorar muito tempo.