266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Política

Guiné-Bissau

Dissidência de deputados. PAIGC quer explicações

O PAIGC divulgou esta segunda-feira que quer ouvir o vice-presidente daquela formação partidária e presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, sobre a dissidência de cinco deputados.
PSD

Justiça. Costa Andrade critica atuação do Governo

Ex-presidente do Tribunal Constitucional considera propostas contra a corrupção demasiado "otimistas" e podem levar a "frustrações". Costa Andrade lamenta ainda afastamento de Joana Marques Vidal.
Autárquicas 2021

Candidato do PS a Viseu internado na UCI

João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular. De acordo com o que foi possível apurar, está estável.
Noticiário

16h. Barbosa Ribeiro é candidato do PS ao Porto

“É tempo de avançar, dizer sim, de mobilizar o PS e de galvanizar a cidade“, disse o deputado em conferência de imprensa. Esta candidatura "unirá" o PS, garante depois de Eduardo Pinheiro ter recusado
Autárquicas 2021

Tiago Barbosa Ribeiro vai ser candidato ao Porto

A escolha surge depois da desistência de Eduardo Pinheiro. Tiago Barbosa Ribeiro é o nome escolhido pelo PS para tentar derrotar Rui Moreira: "É tempo de oferecer à cidade um projeto alternativo".
Justiça

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências

O ex-deputado diz "não ter nada a ver com o processo que diz respeito ao licenciamento camarário" do Hospital de São Martinho, em Valongo. O julgamento do caso decorre esta segunda-feira.
PSD

PSD aumenta penas para corrupção por políticos 

O PSD propõe o "agravamento generalizado das penas" para crimes de corrupção, em especial para "titular de cargo político no exercício das suas funções", e pretende reduzir e evitar megaprocessos.
NATO

NATO não está a entrar numa nova "Guerra Fria"

A NATO não está a entrar numa "nova guerra fria" e a China não é "adversário nem inimigo", mas há que responder "como uma Aliança aos desafios" que esse país cria, explica Jens Stoltenberg.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Advogados repudiam declarações de Cabrita

Um grupo, que engloba 19 advogados, quer que Cabrita se retrate das afirmações que fez, quando apontou uma "apropriação ilegítima", de um escritório de advogados, dos agendamentos digitais no SEF.
Coronavírus

Certificado Covid-19 permite viajar em liberdade

O primeiro-ministro diz que "temos a oportunidade de viajar em liberdade e segurança", salientando a necessidade de continuar a cumprir as regras "porque é preciso continuar a combater esta pandemia".
Resposta Pronta

Assédio. "Trabalhadores têm medo de denunciar"

Presidente da FESAP alerta que os mais de 200 casos de assédio reportados nos últimos quatro anos são alarmantes. José Abraão diz que situação se deve agravar com teletrabalho.
União Europeia

Ministros fazem seguimento da cimeira do Porto

Os ministros dos 27 vão fazer o seguimento da Cimeira Social do Porto e concentrar-se-ão, designadamente, nos próximos passos a dar com vista à implementação do Pilar Social.
E o vencedor é...

Medina não sabia nem queria saber

A divulgação dos dados dos manifestantes anti-Putin à embaixada da Rússia "é culpa dos serviços". A falta de responsabilização política e o impacto do caso na campanha de "favas contadas" de Medina.
PSD

PSD arranca jornadas parlamentares em Portalegre

As iniciativas, centradas nas obrigações declarativas dos políticos e no combate à corrupção, serão apresentadas e debatidas durante a tarde e poderão ser aperfeiçoadas até ao debate em plenário.
Rádio Observador

IL: Era possível fazer arraiais? Ligue 910024185

O arraial da Iniciativa Liberal foi a prova de que era possível ter montado arraiais em Lisboa. Porque se mantêm as regras? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Educação

Entregue petição por manuais gratuitos para todos

As associações de pais promotoras da petição querem que, em Portugal, "existam em todos os ciclos do ensino obrigatório da escola pública, privada e cooperativa, manuais escolares gratuitos".
Assédio Sexual

Função Pública com 203 casos de assédio moral

Das 203 queixas recebidas, 64 estão ainda em processo de instrução e oito estão em apreciação. Sindicatos dizem que números são residuais e referem "falta de crença no sistema" e medo de represálias.
Governo

Os donos da democracia da minha geração /premium

124
Medina compara uma manifestação contra a PGA a um protesto contra Putin. Adão e Silva confunde o escrutínio ao seu nome com oposição ao 25 de Abril. Eis os donos da democracia. Socialistas, claro.
NATO

NATO. Reunião para "reforçar laço transatlântico"

O secretário-geral da Aliança salientou que o mundo se encontra atualmente numa fase de "competição global", devendo a NATO responder a "muitas ameaças e desafios ao mesmo tempo".
Chile

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile

A coligação de partidos de centro-esquerda Unidade Constituinte conquistou o poder na capital, onde um militante dos Democratas-Cristãos venceu com 52,7% dos votos. A direita foi a grande perdedora.
Política

Em risco de perder o bom senso /premium

Os casos de captura do Estado e desresponsabilização política avolumam-se sem que o regime dê sinais de ter capacidade de se auto-corrigir. Entretanto os problemas da maioria dos cidadãos agravam-se.
Assembleia Da República

Canábis, negacionismo e irresponsabilidade

O que está aqui em causa não é o paternalismo do Estado, mas a existência de uma ética política, pelo que não é legítimo em democracia aprovar uma lei iníqua que coloca em risco a saúde publica.
Lisboa

Inaugurado espaço verde em Lisboa

1200
O Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha, está aberto ao público desde este domingo. Tem 6 hectares, 1.000 árvores e ocupa uma zona da cidade que era "tomada pelos automóveis".
Assalto em Tancos

Tribunal põe o SIS atrás de "Fechaduras"

O homem que denunciou o plano de assalto a Tancos está no estrangeiro, segundo o seu advogado, mas ninguém sabe onde. Arguidos insistem que seja localizado. Helena Fazenda chamada a testemunhar.
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

195
A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

249
Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Comentário Político

Portas: "Mudou o vento da campanha em Lisboa"

190
Antigo vice-primeiro-ministro acredita que o que aconteceu com os ativistas anti-Putin revela "sérias deficiências de gestão dentro da Câmara de Lisboa" e vai trazer dificuldades a Fernando Medina.
Porto

PSD apresenta queixa à CNE contra Rui Moreira

Em causa está um post publicado na página de Facebook da Feira do Livro do Porto, dando conta da recandidatura de Moreira. PSD fala em "venuezilização" da autarquia, CMP fala em erro de funcionária.
Câmara Municipal Lisboa

Medina revela auditoria interna nos próximos dias

112
Presidente da Câmara de Lisboa vai tornar pública a auditoria feita a todas as manifestações realizadas na cidade à boleia do caso dos ativistas anti-Putin. Medina promete resposta a ataques "torpes".
Iniciativa Liberal

Os dardos no arraial da IL: "Foi uma brincadeira" /premium

101
No arraial da IL, este sábado, fez-se mira a adversários políticos: Costa, Rio, Catarina ou Jerónimo (sem Ventura ou Chicão). "Foi uma brincadeira de uma barraquinha", defende-se Bruno Horta Soares.
União Europeia

Santos Silva destaca semana especial para Portugal

"Será uma semana com vários momentos importantes, como o certificado digital e o PRR, pela importância que têm para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia", disse Santos Silva.
Partido Chega

Facebook restringe conta de André Ventura

832
"Se é assim que vive a III República, eu também acho que Eduardo Cabrita devia ser decapitado!". Publicação feita em maio valeu ao deputado do Chega restrições da conta no Facebook por 24 horas.
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes. BE fez declarações "infames"

Ministro acusou a coordenadora do BE de fazer declarações "infames e infundadas" e advertiu que atrasar a vigência do decreto que regula a lei das minas apenas protege "arrivistas e garimpeiros".
Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda ataca ministro do Ambiente

116
O Bloco de Esquerda vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do que recursos naturais.
Coronavírus

"Comigo não haverá" volta atrás no desconfinamento

634
Marcelo diz que, no que depender do Presidente, não haverá "volta atrás" no processo de desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do "virar de página".
Castelo Branco

Rui Paulo Sousa (Chega) quer um ou dois vereadores

110
O empresário Rui Paulo Sousa é o candidato escolhido pelo Chega como cabeça de lista à Câmara de Castelo Branco e o objetivo passa por eleger um ou dois vereadores.
Castelo Branco

Ex-edil Luís Correia quer vencer como independente

O antigo presidente da Câmara de Castelo Branco Luís Correia vai encabeçar a lista do "Sempre - Movimento Independente" com o objetivo de conquistar a presidência do município.
País

Apoios ao interior já criaram 24 mil empregos

Apoios atribuídos no âmbito do Plano Nacional de Valorização do Interior já levaram à criação de 24 mil empregos resultantes do apoio a investimentos de 3.800 milhões de euros.
Castelo Branco

Leopoldo Rodrigues diz ter "projeto diferenciador"

O candidato do PS à Câmara de Castelo Branco, o professor Leopoldo Rodrigues, afirma que tem um projeto político diferenciador para o concelho.
Autárquicas 2021

Funchal. Edgar Silva é candidato da CDU no Funchal

O coordenador regional na Madeira da CDU, Edgar Silva, que começou a sua atividade política quando ainda era padre e depois se secularizou, é o candidato daquela coligação à Câmara do Funchal.
Autárquicas 2021

Funchal. Raquel Coelho lidera lista do PTP

Atualmente deputada municipal, Raquel Coelho, que passou também pelo parlamento madeirense, volta a ser cabeça de lista do Partido Trabalhista Português (PTP) no Funchal.
Funchal

Miguel Silva Gouveia recandidata-se ao Funchal

Miguel Silva Gouveia está no executivo municipal do Funchal desde 2013 e tem nos últimos dois anos presidido ao executivo, mas encabeça pela primeira vez a candidatura da coligação "Confiança".
Funchal

Professor ex-militante do PS é candidato da IL

Duarte Gouveia foi militante ativo do PS/Madeira durante 20 anos, mas mudou de partido, vestiu a camisola da Iniciativa Liberal e concorre à Câmara do Funchal nas próximas eleições autárquicas.
Autárquicas 2021

Enfermeiro é candidato da JPP no Funchal

O enfermeiro Bruno Berenguer encabeça a lista que protagoniza a estreia de uma candidatura própria do Juntos Pelo Povo (JPP) à maior câmara municipal da Madeira.
Brasil

Bolsonaro pode estar a preparar golpe para 2022

436
O antropólogo brasileiro Luiz Eduardo Soares diz que o Presidente não aceitará uma eventual derrota nas eleições de 2022 e antevê a possibilidade de o mandatário levar a cabo um golpe.
Autárquicas 2021

Rui Moreira recandidata-se à CM do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato.
PS

O visco /premium

183
É urgente acabar este Processo de “Peessificação” em Curso porque a fase seguinte é o esfrangalhar do país em nome da regionalização.
Fernando Medina

Impunidade total /premium

Ao lamentar os efeitos nocivos que as críticas a Medina fazem à imagem e reputação do país, o PS parece compreender a atitude dos governantes russos face aos seus opositores no estrangeiro.
Assembleia Da República

A droga não liberta ninguém

Não podemos ignorar, também, que o consumo de canábis é, muitas vezes, um primeiro passo que conduz ao sucessivo consumo de drogas mais nocivas. Esse perigo também não pode ser ignorado.
Pandemia

Os sete pecados mortais da pandemia

A vacinação é, sem dúvida, a maior arma que temos neste momento, mas a qualquer momento, precisamente por causa das novas variantes, tudo poderá ser diferente.
Autárquicas 2021

Luís Gomes é candidato do BE a Salvaterra de Magos

O BE apresentou os candidatos aos órgãos autárquicos de Salvaterra de Magos nas eleições que se realizam este ano, com o atual vereador Luís Gomes a liderar a candidatura à Câmara Municipal.
Câmara Municipal Lisboa

MNE e MAI tiveram queixa mas não houve diligências

607
O Governo reconheceu que os serviços de dois ministérios receberam uma queixa enviada em março, mas "não suscitou diligências" porque também era dirigida "às entidades competentes".
Iniciativa Liberal

Arraial da IL com parecer desfavorável da DGS

157
A autoridade de saúde deu parecer desfavorável a todas as atividades que extravasem o comício político, e recomendou distanciamento.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Se é preciso clarificar lei, clarifique-se a lei"

632
Marcelo Rebelo de Sousa diz que não sabe se os dados dos ativistas foram passados por causa da lei ou por outra razão mas, se é uma questão de "clarificar a lei, então que se clarifique a lei".
Autárquicas 2021

Isabel Novais é candidata da CDU a Esposende

A educadora de infância é a candidata da CDU, em nome de uma "indomável vontade de mudança", prometendo lutar pela escola pública, habitação e um novo hospital que sirva o concelho.
Presidente Marcelo

ONU. Presidente vai à tomada de posse de Guterres

137
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se na próxima semana a Nova Iorque para assistir à cerimónia de tomada de posse do secretário-geral das Nações Unidas.
Presidente Marcelo

Marcelo. Vive-se um tempo "perigosamente egoísta"

Presidente da República elogiou o percurso de meio século de liberdade religiosa em Portugal, mas advertiu que se vive "um tempo perigosamente egoísta".
Resposta Pronta

Desvio de funções dos médicos. "Vai causar mortes"

Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos queixa-se de desvios para áreas relacionadas com a Covid-19 e diz que a situação vai causar atrasos no acompanhamento e na resposta aos utentes.
Autárquicas 2021

José Luís Carneiro não será candidato ao Porto

"Depois de muito ponderar, reiterei à concelhia e federação do PS a minha indisponibilidade", explica José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, que diz ter recebidos "apelos" para avançar.
Governo

Governo sabia das queixas dos ativistas anti-Putin

6852
Ministérios de Eduardo Cabrita e de Augusto Santos Silva tinham recebido queixa dos três ativistas anti-Putin a 18 de março. Administração Interna e Negócios Estrangeiros nunca responderam ao email.
Câmara Municipal Lisboa

Governo isola CML, que arrisca multa de 80 milhões

1117
PS tinha-se queixado de lei ultrapassada de 74, mas ministra lembra que todas as autarquias já estão obrigadas a proteger dados. Câmara pode ter violado a lei e arrisca multa 80 milhões de euros.
Peru

Pedro Castillo vence presidenciais do Peru

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos. O Júri Nacional Eleitoral (JNE) ainda não proclamou o vencedor das eleições.
Observadores

"Tenho uma bomba". Medina. Os russos. E um golo /premium

Lisboa, Madeira, Moscovo. Enquanto a elite política se juntava no Funchal para o 10 de Junho, noticiávamos o escândalo da partilha de dados dos ativistas russos pela Câmara de Lisboa.
Óbito

PR e Ministra da Cultura recordam António Torrado

O trabalho do escritor António Torrado, que morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, foi recordado pelo Presidente, pela ministra da Cultura e pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Energia

Europa aposta em futuro energético descarbonizado

O Conselho da União Europeia chegou esta sexta-feira a acordo sobre a revisão do regulamento das Redes Transeuropeias de Energia, pondo fim aos apoios a novos projetos de gás natural e petróleo.
PS

PS. Participação nas diretas superou expectativas

Cerca de 80 mil socialistas podiam votar esta sexta-feira por via eletrónica nas eleições diretas para a escolha do secretário-geral do PS. A taxa de participação "superou todas as expectativas".
Estágios Profissionais

Estágios. Procura supera a oferta em seis vezes

O Estado recebeu 3.048 candidaturas para um total de 500 vagas para o programa de estágios remunerados na Administração Pública para jovens licenciados, adiantou fonte oficial do ministério.
Política

É disto que o meu povo gosta /premium

1154
O mofo regressou, em versão maçónica, brejeira e analfabeta. A falta de oposição não explica tudo. Um estudo sugere que dois terços dos portugueses não desgostam de ditaduras. Parece-me optimista.
Relações Internacionais

Relações Rússia-EUA atingiram o ponto mais baixo? /premium

Numa altura de grave tensão internacional, Vladimir Putin e os seus ideólogos voltam a recuperar as ideias do “declínio do Ocidente” e o “fim do império norte-americano”.
Parlamento

Os charros do BE

Os especialistas falam, os partidos e o povo rejeitam, a ciência evolui, mas a tudo isso é alheio o BE que gosta de utilizar a velha estratégia de tentar vencer pelo cansaço.
Câmara Municipal Lisboa

Um bater de asa em Lisboa

Continuar a acreditar em instituições públicas pesadas e burocráticas para lidar com todos os aspetos da vida das pessoas já não é apenas ideologia retrograda, já está no patamar da má-fé.
Fernando Medina

Um presidente da Câmara de Lisboa não pode falhar 

275
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem responsabilidades para o que é bem e mal feito. Pode partilhar as responsabilidades com outras pessoas, mas não pode dizer que não as tem.
Serviços públicos

Registos temem caos com atendimento espontâneo

704
A abertura prevista de serviços ao público em atendimento espontâneo levou esta quarta-feira organizações de trabalhadores dos registos e notariado a anteciparem um cenário de "caos" nas repartições.
António Guterres

Guterres quer "plano de guerra" contra Covid-19

O secretário-geral da ONU considerou esta sexta-feira serem insuficientes as mil milhões de vacinas anti-Covid-19 que se esperam dos países do G7 e defendeu um plano com uma "economia de guerra".
Águas de Portugal

Greve não pôs em causa tratamento das águas

A greve de 24 horas foi decretada por duas estruturas sindicais afetas à CGTP, em protesto pela falta de respostas às reivindicações por "aumentos salariais" e "valorização das careiras".
10 de junho

Nyusi felicita Marcelo pelo Dia de Portugal

O Presidente moçambicano endereçou esta quarta-feira felicitações ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pela passagem do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
João Cravinho

Gomes Cravinho enaltece relevância das Selvagens 

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, destacou esta sexta-feira o investimento feito nas Ilhas Selvagens, na Madeira, sublinhando que a soberania de Portugal sobre a reserva natural ".
Conselho de Segurança

Conselho de Segurança da ONU ganha novos membros

Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos ganharam esta sexta-feira lugares no Conselho de Segurança da ONU para os próximos dois anos, juntando-se aos cinco membros permanentes.
Coronavírus

Vai viajar para Espanha? Saiba o que tem de fazer /premium

As fronteiras com Portugal estão abertas deste 1 de maio e não há controlo de documentação na fronteira. Testes e certificados de vacinação só para quem chega de avião, de barco ou vindo de França.
Coronavírus

Marcelo promulga obrigatoriedade de máscaras

149
O Presidente da República promulgou o diploma que renova a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, prorrogando por 90 dias a vigência dessa lei.
Vichyssoise

"PS hegemónico condiciona a realidade" /premium

Na Vichyssoise, vice do CDS atribui más sondagens ao poder do PS e duvida da tendência de "claustrofobia e atrofia" da direita. Líder não tem "pressa" de se sentar no Parlamento para ganhar palco.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara desmente envolvimento de militante do CDS

Autorização da manifestação foi tratada entre promotores e gabinete de apoio à presidência. Ao contrário do que foi sugerido, Alberto Laplaine, secretário geral da Câmara, não teve envolvimento.
Novo Banco

Angola, a indireta ao sucessor e a persuasão moral /premium

Constâncio lamenta não ter sido alertado para exposição do BES a Angola. Deveria ter sido travada, mas já tinha saído do Banco de Portugal. Diz que foi além da lei e usou persuasão moral face ao GES.
Finanças

Mourinho Félix: resolução do BES "foi um embuste" /premium

128
Ricardo Mourinho Félix acusa o Governo de Passos Coelho de ter mentido sobre o BES. E não poupa Carlos Costa: "subjugou-se" a Maria Luís Albuquerque.
Caso José Sócrates

Sócrates vai ser julgado pela juíza de Rui Pinto

Foi sorteado o nome de Margarida Alves, a juíza que tem estado com o processo do "hacker" Rui Pinto, para receber o dossiê de José Sócrates e Carlos Santos Silva.
Greve

Inatel de Cerveira. Greve com adesão quase total 

A paralisação é "resposta à falta de sensibilidade social da administração da Fundação Inatel e do não cumprimento do Acordo de Empresa", diz Sindicato. Dos 25 trabalhadores, dois estão em serviço.
Greve

Adesão à greve dos TST entre 90% e 95%

Os trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo cumprem esta sexta-feira o segundo e último dia de greve (o primeiro realizou-se na quarta-feira) para exigir uma atualização salarial.
Autárquicas 2021

Distrital e concelhia decidirão candidato do Porto

O JN avança que Manuel Pizarro, que foi candidato à Câmara em 2013 e 2017, é a solução de emergência do PS para o Porto. Já o Público refere que José Luís Carneiro pode ser a solução.
Fundos Comunitários

Bruxelas aprova "bazuca" para Portugal na 4ª feira

Agência Bloomberg avança que Portugal e Espanha vão ver os seus planos de recuperação e resiliência (PRR) aprovados no próximo dia 16 de junho. Ursula Von der Leyen vem a Portugal.
China

China critica exercícios no Mar do Sul

Houve exercícios de manobra, em conjunto com navios de reabastecimento, operações com helicópteros e exercícios de artilharia com fogo real. Deveria haver operações que conduzissem à paz, diz China.
PS

PS atira-se a Rui Rio. "Em política não vale tudo"

2077
PSD e JSD entregam matrioscas e garrafa de vodka a Medina para dizer que “não pode continuar a esconder-se e a arranjar desculpas (...) para uma polémica que devia ter resultado na (sua) demissão".
Nem 8 nem 80

Racismo. Faz sentido ter quotas nas universidades?

As quotas no acesso ao Ensino Superior são uma das medidas menos consensuais do Plano Contra o Racismo. O ex-deputado do PS Miguel Vale de Almeida e o deputado do PSD Duarte Marques debatem o tema.
Reino Unido

Brexit. Londres responde a Macron

Ministro responde a Macron: "Não negociamos ou regateamos a integridade do Reino Unido, seja ela territorial, constitucional ou económica. Isso não está em cima da mesa, não é negociável".
Peru

Keiko Fujimori. Procurador pede prisão preventiva

Procurador da Lava Jato no Peru requereu que Fujimori volte a estar sujeita a prisão preventiva, por ter contactado com testemunhas do caso. Candidata derrotada à presidência diz que é um "absurdo".
E o vencedor é...

A CM Lisboa e a "burocracia burra" dos serviços

A câmara enviou dados pessoais de 3 manifestantes à embaixada da Rússia. Será este caso suficiente para trazer prejuízos eleitorais a Medina? E onde anda, afinal, o candidato do PS à câmara do Porto?
Sondagens

Líder autoritário? Só 37% dos portugueses recusam

1091
Estudo da Gulbenkian diz que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a eleições.
Noticiário

7h. Medina diz que não. Novo caso desmente

Não foi só à Rússia que a Câmara de Lisboa enviou informações sobre manifestantes, também Israel, China e Venezuela receberam dados. Secretas avaliam risco de manifestantes
Nicarágua

Nicarágua exortada a libertar lideres da oposição

A "preocupação" com as "ações desenvolvidas" por Nicarágua "contra importantes líderes da oposição" é manifestada por Costa Rica, Belize, Guatemala, Panamá, República Dominicana e Espanha, diz a nota.
Câmara Municipal Lisboa

Medina tem "adesão incondicional" à liberdade /premium

836
A primeira reação de peso da parte do PS vem da parte de Pedro Nuno Santos, que diz não duvidar de que "Fernando Medina não pactua com o desrespeito pelos mais elementares direitos humanos".
Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo /premium

828
A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Câmara Municipal Lisboa

A culpa não é o Medina! /premium

254
Como sabemos, em Portugal não há «opinião pública». Se houvesse, Medina já se tinha demitido, como outros dos seus colegas do PS que continuam a agarrar-se como lapas ao governo de António Costa.
café europa

A próxima Guerra Mundial /premium

Falta na Europa quem acompanhe Washington na produção de narrativas que sirvam de base à ação conjunta das democracias liberais. A alternativa é um recentrar nacionalista, que a ninguém beneficia.
Oficina da Liberdade

O Livro Verde

Vejamos o que dizem as ponderadas cabeças que, de cenho franzido em concentração meditabunda, engenheiraram para o futuro as soluções para os problemas que julgam virão a existir.
Relações Internacionais

O Mundo Livre já não está de férias da história /premium

Vão-se encontrar velhos aliados com dilemas diferentes para resolver: Biden precisa da Europa para ser líder do mundo livre. A Europa precisa dos Estados Unidos para garantir a sua segurança.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa deu detalhes de manifestações a Israel /premium

874
Em 2019, a propósito de um protesto pró-Palestina, a autarquia assumiu que a prática era habitual e já ocorrera com a China e com a Venezuela — mesmo que os protestos não fossem perto das embaixadas.
Política

Matosinhos assume contratos

Depois de acusada pelo PSD/Matosinhos de "conluio" com a administração portuária em ajustes diretos, a autarquia esclareceu. que, dos três contratos celebrados, um foi feito por ajuste direto.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE disponível para ser ouvido no parlamento

Augusto Santos Silva comentou caso da partilha, pela autarquia lisboeta, de dados de ativistas russos, admitindo contudo que a questão não caiba na sua esfera de competências.
Câmara Municipal Lisboa

JSD e JP manifestam-se contra partilha de dados

263
A manifestação 'pela Democracia e pela Liberdade' realiza-se sexta-feira, às 18h00, em frente à Câmara de Lisboa, nos Paços do Concelho e é destinada a "todos os jovens que acreditam na democracia".
PAN

PAN pede "cartão vermelho" a Medina

O PAN "exige que sejam apuradas e assumidas responsabilidades políticas" e defende que o presidente da Câmara, Fernando Medina, "deve prestar esclarecimentos à Assembleia Municipal de Lisboa.
Câmara Municipal Lisboa

Rússia. Medina quer saber se já houve outros casos

593
Fernando Medina diz que a embaixada foi avisada da manifestação por ser o lugar do protesto — e não com o objetivo de denunciar os ativistas a Moscovo. Já foi pedida auditoria a casos no passado.
Câmara Municipal Lisboa

Ventura quer MP a investigar partilha de dados

225
"Temos que pedir ao Ministério Público que investigue e Medina tem de tirar consequências políticas desta situação", disse o líder do Chega. "Não basta dizer que está tudo bem."
PSD

Rio assume surpresa com "desistência" de candidato

O presidente do PSD, Rui Rio, assumiu surpresa pela desistência do candidato do PS à Câmara do Porto "um dia e tal depois de apresentado".
Câmara Municipal Lisboa

PSD chama Medina e Santos Silva ao Parlamento /premium

Rui Rio diz que, "na prática, a câmara municipal de Lisboa denunciou os ativistas pela liberdade e pela democracia contra um governo que não respeita essa liberdade e essa democracia".
Câmara Municipal Lisboa

CDS. Partilha de dados é "terrorismo político"

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusa o PS de querer "transformar Lisboa em Moscovo e a Liberdade e em servidão". "A denúncia (...) representa um ato de terrorismo político", diz.
Política

PSD/Matosinhos aponta "concluio" em ajustes 

117
O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, ex-chefe de gabinete de ministro, foi alvo de buscas por tráfico de influências e corrupção na terça-feira.
Câmara Municipal Lisboa

Medina e ativistas anti-Putin. O que falta saber? /premium

Autarquia continua sem revelar se foram enviados dados de outros manifestantes para autoridades estrangeiras. Caso chega à UE. Embaixada russa ironiza e diz que "senhora ativista" pode regressar.
Câmara Municipal Lisboa

Partilha de dados é "efetivamente lamentável"

614
O Presidente considerou "lamentável" a partilha de dados sobre ativistas com as autoridades russas. Marcelo diz que já falou com Medina e refere que estão em causa "direitos fundamentais".
Emissão Especial

Marcelo sobre cedência de dados: "Lamentável"

"O reconhecimento de que isso ocorreu é efetivamente lamentável por estarem em causa direitos fundamentais das pessoas", diz o Presidente da República no Funchal, Madeira
10 de junho

Fotos. Centenas assistiram ao 10 de Junho 

A Madeira foi o local escolhido para as celebrações do 10 de Junho. Centenas assistiram à intervenção de Marcelo na Praça da Autonomia, no Funchal. Veja a fotogaleria com as melhores imagens.
Resposta Pronta

João Ferreira: "Quem aplicou o procedimento?"

174
"Depois deste esclarecimento de Medina, impõe-se outro: Qual é a origem do procedimento" que levou ao envio de dados para as autoridades russas?, pergunta o candidato do PCP a Lisboa
10 de junho

Entrelinhas. A imigração e a bazuca que não é ouro /premium

Para Marcelo a 'bazuca' não deve ser entendida como o ouro do Brasil ou as especiarias no passado. Fez um apelo a que se tratem os imigrantes como se exige que se tratem os emigrantes.
Resposta Pronta

Moedas: "Medina está desesperado. É inaceitável"

117
Presidente da Câmara de Lisboa "tem que assumir a responsabilidade política" no caso do envio de dados de manifestantes anti-Putin para Moscovo. "Esta situação é gravíssima" 
Câmara Municipal Lisboa

Jerónimo. Casos de manifestantes russos é "grave" 

325
Secretário-geral do PCP diz que prestação de dados pessoais de manifestantes russos à embaixada é "grave", a confirmar-se. Recusa fazer "juízos de valor apressados".
Câmara Municipal Lisboa

Medina pede "desculpa". "Erro lamentável"

6548
Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa começou por pedir desculpa pelo "erro lamentável" no envio de dados pessoais de manifestantes anti-Putin às autoridades russas.
Autárquicas 2021

Costa acusado de impor candidato aos militantes

Dirigente socialista Daniel Adrião acusa António Costa, de ter tentado escolher Eduardo Pinheiro como candidato à presidência da Câmara do Porto contra a vontade dos militantes das estruturas locais.
Câmara Municipal Lisboa

Envio de dados à Rússia a ser verdade é gravíssimo

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que, a ser verdade, o alegado de envio de dados pessoais de três manifestantes à Rússia é "gravíssimo" e "tem que ser esclarecido.
Câmara Municipal Lisboa

Medina rejeita "cumplicidade com regime russo"

4041
Autarquia de Lisboa lamenta e reconhece o erro de enviar dados de manifestantes anti-Putin para autoridades russas. Protocolo foi alterado, mas Câmara não revela em que outras manifestações foi usado.
PS

O longo 25 de Abril de Pedro Adão e Silva /premium

454
O PS não tem com que se incomodar. As avenidas à sua frente estão todas abertas. Ao ponto de se poder celebrar a si mesmo sem pudor algum. O pudor é uma virtude política, mas o PS não precisa dela.
Relações Internacionais

Biden visita Johnson e relança "relação especial"

O primeiro-ministro britânico e o Presidente dos Estados Unidos encontram-se esta quinta-feira pessoalmente, para relançar a "relação especial" entre os dois países numa nova "Carta do Atlântico".
Pedro Nuno Santos

Ana Paula Vitorino na AMT garante "independência"

568
Pedro Nuno Santos disse que "se há pessoa qualificada" e que "dá garantias de independência face aos regulados, é Ana Paula Vitorino" e "não é por ter sido ministra que diminui a sua capacidade".
CDS-PP

CDS-PP quer punir enriquecimento ilícito

A direção e os deputados do CDS acordaram uma proposta para punir o enriquecimento ilícito, deixa de se basear na exclusividade dos titulares de cargos, disse esta quarta-feira vice presidente do CDS.
Autárquicas 2021

PS. Desistência aumenta guerra no Porto /premium

Desistência de Eduardo Pinheiro, convidado para ser candidato ao Porto, incendiou estruturas. Acusações atingem Costa, que diz "compreender" Pinheiro. Candidatura está em aberto.
Política

Menos TAP, mais Educação /premium

Desde 1987 que, na Educação, não se observava um investimento tão baixo em percentagem do PIB como em 2019. Para onde foi o dinheiro? Para onde nos disseram ser prioritário: por exemplo, para a TAP.
25 de Abril

A big job for the boy /premium

149
Com esta escolha, o governo diminuiu a importância do 25 de Abril, reduzindo a sua celebração a uma manifestação de poder partidário, em vez de uma verdadeira comemoração nacional.
Política

Ecos de (uma) democracia

Há algo que causa mais dano à democracia e que vigorou no discurso político nacional nos últimos 15 meses e que, presumivelmente, continuará a vingar depois de passar a pandemia: a mentira e o medo.
Racismo

O Racismo Estrutural promovido pelo PS

1889
É o governo socialista, dada a sua incompetência no proporcionar da equidade junto dos seus cidadãos, que vem promover o racismo estrutural em Portugal.
Autárquicas 2021

Uma aula grátis a Fernando Medina

100
Fernando Medina apenas se preocupou em tratar da cosmética da cidade ao ritmo dos ciclos eleitorais. Foram anos perdidos onde a cidade não se preparou para aproveitar as oportunidades do futuro.
Política

O futuro é de quem o ouve chegar

Está na altura de abandonar o passado, guardando na memória as suas lições, mas não permitir mais que este continue a definir o medo que ainda temos da mudança e do progresso.
Autarquias

O suposto poder local

Os executivos das juntas vivem dependentes das suas capacidades de influência junto das câmaras municipais. E este é um péssimo princípio de poder.
PS

Costa solidário com decisão de Eduardo Pinheiro

António Costa disse que compreende a decisão de Eduardo Pinheiro e manifestou "total solidariedade" na sua decisão de não aceitar o convite. Já Rui Rio reage com ironia no Twitter.
Câmara Municipal Lisboa

Moedas pede demissão de Medina

1497
Carlos Moedas insiste no pedido de demisão a Fernando Medina após o caso de envio de dados pessoais à embaixada russa. Acusa o autarca de estar desesperado e pede responsabilidade política.
10 de junho

Marcelo contra Marcelo no cerco dos autonomistas /premium

Presidente marcou o 10 de junho na Madeira e os autonomistas cercaram-no, com Jardim a liderar. Diz que quem quiser rever constituição pode avançar, mas "sem dramas". Tem feito horas extraordinárias.
Banif

Lesados do Banif desconvocam manifestação

Os Lesados do Banif consideram que António Costa, com quem se reuniram, se mostrou sensível à "situação desesperada" tendo prometido "enviar esforços para encurtar o prazo para encontrar uma solução".
Coronavírus

Rio exige "coragem" para tomar medidas pesadas

O presidente do PSD considerou que "o Governo tem de ter a coragem de tomar medidas mais pesadas" nos concelhos em que os números de infetados estão a disparar, designadamente Lisboa e Braga.
25 de Abril

Eanes sobre Adão e Silva: "Não condeno a crítica" /premium

1267
Antigo Presidente da República avisa contra "situações de facto consumado". E promete avaliar eventuais "sinergias onerosas" entre organismos que devem preparar os 50 anos do 25 de Abril.
Incêndios

Parlamento trava multas a quem não limpa matas

Multas atuais variam entre os 280 euros e os 10 mil euros para uma pessoa singular e entre 1.600 euros e 120 mil euros para empresas. Projeto do PEV impede que coimas sejam aumentadas para o dobro.
Coronavírus

Guterres vai pedir um plano de vacinação global

195
Guterres vai exigir ao G7 um "grande salto" e espera um "plano global de vacinação" contra a Covid-19. Combate ao aquecimento global é outra das prioridades para do secretário-geral da ONU.
Cartão de Cidadão

Cartão de cidadão. Parlamento aprova novas regras

O projeto do PAN centra-se no direito ao documento para as pessoas sem abrigo. Já o Governo quer que quem não tem endereço postal físico possa indicar a morada, por exemplo, de uma junta de freguesia.
Autárquicas 2017

Eduardo Pinheiro desiste de candidatura ao Porto

Eduardo Pinheiro fora convidado pelo PS a encabeçar corrida à Câmara do Porto, mas a escolha não agradou às estruturas locais. Agora, o secretário de Estado decidiu recusar a proposta.
Resposta Pronta

Desconfinamento. "Medina com papel de espectador"

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa afirma que Medina não "planeou nem fiscalizou" para prevenir aumento de infeções e alerta para "ansiedade" de comerciantes: "Não sabem como será o dia de amanhã".
Impostos

Há ou não um "Big Brother fiscal" para empresas? /premium

À direita chamam-lhe "Big Brother fiscal", mas o Governo garante que é benéfico. O que está em causa com o ficheiro que tanta polémica tem gerado? 6 respostas sobre a lei que foi votada esta 4ª feira.
Infraestruturas

Seis milhões para variante a Arruda dos Vinhos

A Infraestruturas de Portugal apresentou esta quarta-feira o projeto para a construção da Variante a Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, que visa desviar o trânsito de pesados da área urbana.
Alberto João Jardim

"Marcelo gosta de estar sentado no colo de Costa" /premium

632
Em entrevista, Alberto João Jardim critica a falta de firmeza de Marcelo, critica Costa, defende Rio e alerta para o possível regresso de Passos Coelho, "o pior primeiro-ministro que Portugal teve".
Novo Banco

Ongoing. Mora acerta contas com Vasconcellos /premium

Rafael Mora deu a sua versão sobre a queda do grupo Ongoing e fez várias acusações ao antigo dono e ex-amigo. Revelou pouco sobre relação bom BES/Novo Banco, que era a área de Nuno Vasconcellos.
Resposta Pronta

Lisboa não avança. "É um prejuízo não recuperável"

Presidente da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina fala em preocupação e ansiedade com o não avanço no plano de desconfinamento e aponta a "resultado catastrófico" como consequências futuras.
Coronavírus

Afinal tenho de ir para o local de trabalho? /premium

Há quatro concelhos congelados no desconfinamento atual e a verem o restante país com horários mais livres no comércio e restauração. O teletrabalho mantém-se obrigatório em Lisboa.
Crime Económico

Ministro nunca suspeitou de ex-chefe de gabinete

116
O ministro das Infraestruturas referiu-se a Nuno Araújo como "bom chefe de gabinete", mas defende a atuação do Ministério Público como "importante para todos nós".
Novo Banco

A vez que o banqueiro quis dar crédito mais barato /premium

Na curta audição parlamentar (só PSD e BE fizeram perguntas), Miguel Maya, presidente do BCP, falou do "anacronismo" de ter tentado que o empréstimo ao Fundo de Resolução tivesse a taxa mais baixa.
Coronavírus

Governo obriga a testagem em casamentos

2189
Testes serão obrigatórios em casamentos, espetáculos e eventos desportivos que tenham significativo número de pessoas. Eventos familiares serão fiscalizados por ASAE ou autoridades policiais.
Parlamento

Canábis. AR adia votação para tentar acordo

341
No Parlamento, deputados debateram propostas para legalizar uso da canábis para fins recreativos. BE e IL entregaram requerimento para que projetos sigam para especialidade sem votação.
Bolívia

Bolívia. Deputados à pancada na Assembleia

Cena de murros e pontapé foi motivada pela intervenção de ministro do MAS acerca dos problemas pós-eleitorais de 2019. O senador do partido da oposição acabou por ser responsabilizado pelo governo.
Madeira

Marcelo responde a Jardim: "Ele só dá recados"

Presidente da República desvaloriza carta aberta que Alberto João Jardim lhe dirigiu, dizendo que "faz parte da tensão daquilo é a tensão natural e salutar" entre a Madeira e a República.
Greve

TST. Greve dos trabalhadores com 68,3% de adesão

Em 20 de maio os trabalhadores dos TST tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de atualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.
Comunicação Social

Sócrates é um condutor da Uber num jornal do Dubai

160
O rosto de José Sócrates, antigo primeiro-ministro de Portugal, foi usado por um jornal do Dubai para descrever um condutor da Uber. A notícia era sobre emissões de carbono, mas tornou-se um insólito.
Noticiário

10h. Armando Vara já está no Tribunal

Entrou pela porta da frente, mas não prestou declarações aos jornalistas. O antigo ministro socialista chegou 10 minutos antes da hora marcada acompanhado pelo seu advogado Tiago Bastos.
Festa do Avante

Festa do Avante. Dezenas de concertos em Português

623
Os organizadores convidaram artistas com carreiras ligadas a Portugal, a exemplo do que aconteceu no ano passado, "para aumentar as possibilidades de oferta de trabalho" aos profissionais da música.
Violência Doméstica

Vítimas de violência doméstica com mais apoio

303
Esta quarta-feira é apresentado um novo plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica, apontando que a pandemia da Covid-19 e os períodos de férias que se aproximam o justificam.
E o vencedor é...

"A ditadura dos Santos Populares"

Aprendemos a lição e desta vez as medidas foram anunciadas com tempo. Os Santos Populares vão ter fiscalização apertada. Mas irão as pessoas querer saber do bom senso depois de tantas incoerências?
Manuais Escolares

Petição de manuais gratuitos para o privado na AR

Dezenas de associações de encarregados de educação pedem a alteração do diploma, que veio estabelecer a gratuitidade para quem frequenta o ensino público, pois "não respeita o princípio da equidade".
Rádio Observador

O PS come tudo? Ligue 910024185PS

Ana Paulo Vitorino na AMT e Pedro Adão e Silva nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O PS come tudo? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Ministério do Ambiente

Recursos minerais não são dos municípios 

O ministro afirma que os recursos minerais "são do país todo", acredita estar perto do consenso com Espanha para interligação elétrica e “não perdeu o interesse” no cabo submarino para Marrocos.
Ministério da Educação

Plano de recuperação de aprendizagens criticado

Da esquerda à direita parlamentar, os partidos, exceto o PS, criticaram esta terça-feira o plano de recuperação de aprendizagens apresentado pelo Governo, apelidando-o de vago e pouco detalhado.
Emprego

Governo não apoia todas as candidaturas a +CO3SO

A ministra da Coesão Territorial afirmou que o Governo não pode apoiar todas as candidaturas ao programa +CO3SO Emprego, "até porque a quantidade nem sempre significa qualidade".
Trabalho

PCP. Decisão do TC está "aquém" das expectativas

O deputado do PCP António Filipe afirmou que o TC "reconheceu parcialmente" que "havia razão" quanto à inconstitucionalidade de uma norma da lei, mas que "fica aquém" da convicção do partido".
25 de Abril

25 de Abril. IL critica nomeação sem concurso

João Cotrim Figueiredo pretende saber porque é que "se optou pela nomeação direta" em vez de concurso e lembra "assumidas ligações partidárias" de Adão e Silva ao PS.
Concertação Social

Direitos Sociais. Governo pede posição a parceiros

O Governo pediu esta terça-feira a posição dos parceiros sociais sobre os objetivos e as metas do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Questão salarial parece ser a mais sensível para as confederações.
PAN

PAN quer câmaras de vídeo em barcos de pesca

O partido quer tornar obrigatória a instalação de câmaras "em todas as embarcações de pesca que exerçam atividade comercial na costa portuguesa". E quer multas de 50 a 500 mil euros para infrações.
Migrações

Cabrita enaltece progresso na gestão de migrações

O ministro da Administração Interna destacou esta terça-feira os avanços que considera terem sido alcançados durante o semestre da presidência portuguesa da União Europeia no que toca às migrações.
Greve

Trabalhadores da CP e IP vão estar em greve dia 25

O pré-aviso de greve abrange trabalhadores da CP, IP e empresas filiadas. Isto depois de uma greve de 3 dias de revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP com adesão de 90%, diz o sindicato.
Ministério da Economia

Tempo de ser: A campanha para atrair turistas

O ministro da Economia lançou esta terça-feira em Arouca a campanha de promoção turística "Tempo de Ser/Time to Be", investindo em Portugal e no estrangeiro 10 milhões de euros para atrair visitantes.
Burkina Faso

Governo condena atentados no Burkina Faso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que estes ataques, ocorridos na sexta-feira e no sábado, "inserem-se num contexto de elevada instabilidade e violência no país e na região do Sahel".
Pedro Nuno Santos

Não há Santos Populares, mas há Santos impopular /premium

A popularidade do Ministro das Infraestruturas não estará, ainda, ao nível da de um Santo António ou de um São João, mas dêem-lhe tempo, e mais 2 ou 3 mil milhões para torrar na TAP, e logo falamos.
Ministério da Saúde

Centros de Saúde e o disparate criminoso

Estão a criar mega-unidades centralizadas, que mais não são que mini-hospitais, em vez de pequenas e familiares unidades de proximidade incrustadas na comunidade.
Extrema Esquerda

O wokismo é uma crença, não é uma ideologia

Nascido nos Estados Unidos, foi logo adoptado nos países anglo-saxónicos e só recentemente na Europa, aqui enxertado sobretudo numa extrema-esquerda vazia das suas causas sociais.
A página está a demorar muito tempo.