771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Debate Quinzenal

Debate Quinzenal

Costa tocou na ferida do PSD, mas saiu com mazelas

Costa levou virtudes do OE e das contas certas para desarmar direita, mas teve de responder sobre serviços públicos e promessas não cumpridas. E admitir um erro na TAP.
Debate Quinzenal

Debates quinzenais voltam ao Parlamento

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam ao Parlamento. Com apenas uma ronda e duração de 99 minutos, o debate desta quarta-feira é aberto pelos partidos, começando pelo PS.
Moção de Censura

Debate de moção de censura adia quinzenais

A moção de censura vai a debate na próxima terça-feira, provocando o adiamento dos debates quinzenais, que não se podem realizar na quinzena seguinte à discussão de moções de confiança e de censura.
Assembleia Da República

Aprovado regresso dos debates quinzenais com PM

Partidos que têm dez ou mais minutos para intervir (PS e PSD) poderão dividir o seu tempo em sete vezes, os restantes em cinco e os deputados únicos representantes de um partido em duas vezes.
Debate Quinzenal

Oposição acusa PS de pôr "Parlamento de joelhos"

Calendário está definido e PS diz que tentou equilíbrio, lembrando reforços dos "direitos de oposição". Não houve cedências sobre debates com primeiro-ministro, embora PSD ainda peça "bom senso".
Governo

Rochedo num castelo de cartas

Porque temos de pedinchar a Bruxelas mais tempo para cumprir prazos a gastar fundos Europeus? O governo precisa de ajuda ou de ideias relativamente a onde é necessário investir?
Parlamento

PS e PSD unem-se e adiam debate sobre quinzenais

A pedido do PSD, a discussão sobre o novo modelo de debates com primeiro-ministro foi adiado para depois da confirmação de Montenegro como líder. Parlamento com menos de um mês para aprovar regimento.
Noticiário

4h. PS quer novo modelo de debates na AR

Debates quinzenais. O PS quer um novo modelo de debates no parlamento já a partir de setembro. Partidos discutem na sexta-feira.
Emissão Especial

PS. "Debates quinzenais devem ser revisitados"

"A forma como o Parlamento controla o Governo não é assunto menor", garante Eurico Brilhante Dias respondendo a uma pergunta sobre o regresso dos debates quinzenais. "PS não fica de fora desse debate"
Noticiário

13h. PS admite retomar debates quinzenais 

O líder da bancada parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, afirma que o Partido Socialista admite voltar aos debates quinzenais com a presença de António Costa, de dois em dois meses.
António Costa

Debates com Costa regressam dia 7 de outubro

O último debate sobre política geral realizado na Assembleia da República com a presença de António Costa foi realizado no dia 12 de maio de 2021.
Parlamento

Uma tarde de Costa nostálgico com a geringonça

"Não se afaste das boas memórias", pediu Costa a Catarina Martins, num debate em que BE (e Rio) lhe deram dores de cabeça com o caso EDP. "É uma construção criativa", admitiu.
Os Verdes

PEV lamenta posição de Marcelo sobre debates

Os Verdes lamentaram que Marcelo não tenha assumido uma posição contra o fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, saudando o veto à redução dos debates europeus em plenário.
CDS-PP

CDS saúda veto à redução de debates europeus

Telmo Correio, do CDS-PP, disse que o veto presidencial ao diploma que prevê a redução do número de debates em plenário sobre o processo europeu foi uma "decisão no sentido correto".
PSD

PSD decide sobre quebra de disciplina de voto

Conselho de Jurisdição Nacional do PSD vai deliberar em setembro sobre a quebra na disciplina de voto por parte de sete deputados sociais-democratas na votação que decidiu o fim dos debates quinzenais
Debate Quinzenal

A Direita à procura do Preste João

Portugal precisa de um reino do Preste João como de pão para a boca, sob pena de ser definitivamente aglutinada pela ambição e populismo de Ventura.
Rui Rio

Rio não revela opinião sobre quebra de disciplina

Líder já informou órgão jurisdicional do PSD acerca dos sete deputados que votaram contra fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, contra a orientação da direção da bancada.
PSD

Rio já participou quebra de disciplina de voto

Rui Rio já enviou ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido a participação da quebra da disciplina de voto por parte de sete deputados sociais-democratas na votação do fim dos debates quinzenais.
António Costa

Costa participou em 9 debates quinzenais

Na anterior sessão legislativa, António Costa tinha participado em 15 debates quinzenais no parlamento, órgão no qual se realizaram 233 audições de membros do Governo
Rui Rio

Debates Quinzenais. Rio agradece unidade no voto

Rio salienta que "em face da situação política e económica do País, a importância dessa unidade será, seguramente, de particular relevância".
Debate Quinzenal

Fim dos quinzenais. Mas nem quem propôs o queria

Pedro Delgado Alves esteve por dentro da reforma do regimento parlamentar, com a alteração aos debates com o primeiro-ministro. Mas nem ele a validou no fim. Quem é, afinal, o pai da criança?
Debate Quinzenal

PS trava proposta de Lacão sobre mensais

Bancada do PS dividida sobre fim dos quinzenais. Jorge Lacão sugere uma proposta de meio termo, mas a bancada rejeitou-a por margem de 23 deputados. PSD dá disciplina de voto nesta matéria.
PS

Ana Catarina Mendes:"Todo o Governo é escrutinado"

A líder parlamentar desvaloriza críticas no Partido Socialista. Ana Catarina Mendes nota que "o primeiro-ministro continuará a estar 10 vezes em 10 meses no Parlamento".
Resposta Pronta

PCP: "Não sei a quem é que isto interessa"

O deputado do PCP, António Filipe, considera "manifestamente pouco" a presença do primeiro-ministro de dois em dois meses no Parlamento.
Direto ao Assunto

"O partido não está confortável com esta proposta"

O deputado do PSD, Pedro Rodrigues, esclarece que é contra esta proposta "que vem ao arrepio daquela que é a tradição do PSD" e afirma que “não houve, internamente, discussão” sobre o assunto.  
Debate Quinzenal

Hugo Soares vê com "mágoa" posição do PSD

O ex-líder parlamentar do PSD considera o fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro "um retrocesso democrático que menoriza o Parlamento" e é com "mágoa" que vê o seu partido a impulsioná-lo.
Debate Quinzenal

Líder da JSD vota contra fim de debates quinzenais

A deputada do PSD e líder da JSD pediu o levantamento da disciplina de voto em relação ao fim dos debates quinzenais e informou que, ainda que não aconteça, votará contra este artigo na quinta-feira.
Debate Quinzenal

PM só vai ao Parlamento de dois em dois meses

Votação ainda vai ser confirmada esta tarde, e ratificada em plenário na quinta. Certo é que a partir de setembro, o PM deixa de ir ao Parlamento a cada 15 dias. "Bloco central" uniu-se contra todos.
Parlamento

Debates quinzenais surgiram há 13 anos

Foi há 13 anos, que surgiram os debates quinzenais, após um desafio do então líder do CDS-PP Paulo Portas ao primeiro-ministro José Sócrates, que aceitou prontamente ir mais vezes ao parlamento.
Debate Quinzenal

Fim dos quinzenais. Costa diz que cumpre regimento

Em tempos (quando ainda não era primeiro-ministro) já disse que os quinzenais eram uma "invenção estúpida" e agora Rio ajudou a acabar com os quinzenais. Mas Costa não se regozija e cumpre regras.
Parlamento

PS e PSD dançam o tango para o fim dos quinzenais

PSD e PS estão de acordo que há vantagens em acabar com debates com o primeiro-ministro de 15 em 15 dias. PS propõe debates mensais com duas rondas. Modelo de debate pode acabar já em setembro deste ano
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

IL quer Costa Silva na AR com "urgência"

“Nas crises se vê o melhor e pior das pessoas e das sociedades”, diz Cotrim Figueiredo. "Com crises há sempre quem veja que o discurso populista dá votinhos, olhe, é o caso de André Ventura", diz PM.
Emissão Especial

"Autarcas do PS falam em problemas com os ciganos"

"Eu não passo a concordar consigo quando discordo dos meus autarcas", responde PM. Sobre Costa Silva, deputado do Chega quer saber porque é que não há soluções dentro do "maior governo da história".
Emissão Especial

PAN pede "contrapartidas ambientais" à TAP

André Silva diz que a "TAP é o maior poluidor nacional".  António Costa reitera que vai apoiar a TAP porque é importante do ponto de vista estratégico.
Emissão Especial

"Vai trabalhar para governo pago por tailandeses"

Telmo Correia, do CDS quis saber se governo “não tinha já um ministro do Planeamento?" Costa provoca: "se tivesse sido ministro mais tempo, saberia que é importante contar com especialistas".
Emissão Especial

App de rastreio estará disponível "brevemente"

Telmo Correia, do CDS, quis saber "o que é que aconteceu à tal aplicação". Sobre a situação em Lisboa, António Costa diz que não se trata de "descontrolo nem é uma situação generalizada".
Emissão Especial

"Layoff não é corte, é proteção de emprego"

Jerónimo de Sousa quer "salário a 100% dos que estiveram na linha da frente”. Primeiro-ministro reitera que “a austeridade seria a pior forma de responder a esta crise”.
Emissão Especial

BE quer "medidas de emergência"

Catarina Martins, do BE, pergunta se governo tem alguma "medida robusta". António Costa diz que resposta vai ser dada "amanhã".
Emissão Especial

"OE assegura perda de receita da Seg. Social"

Catarina Martins pede que "esta crise não desestabilize proteção futura de quem hoje trabalha". Primeiro-ministro esclarece que "amanhã vamos definir o futuro do lay-off simplificado".
Emissão Especial

"Cansado do nível de estado, voltou à mesquinhez"

Deputado do PSD acusa Costa de andar em "terrenos movediços", lembrando episódio em que criticou "ajuda ao governo por consultores externos". "Não convidei ninguém para assessorar negócios", responde.
Emissão Especial

"70 no governo e encomenda trabalho a privado?"

Apesar de ser "trabalho de folgo" PSD quer saber porque é que o governo teve que recorrer a "privado" para fazer plano económico. "É importante ouvir para além da bolha", responde Costa.
Emissão Especial

Ideias do PSD? "Já imprimi, mas ainda não li"

Adão Silva, do PSD diz que o partido "teve um comportamento impecável durante os últimos meses". António Costa diz que "alguma ideia do PSD" para a deve ser "convergente" com o PS.
Emissão Especial

"Transformar alojamento local em arrendamento "

Primeiro-ministro dá conta da apoiar "autonomia jovem". “Vamoos criar medidas específicas para combater o desemprego juvenil, em particular para os jovens qualificados”.
Emissão Especial

"Nem tudo foi perfeito, mas esforço foi notório"

Carlos Pereira, do PS, diz que Portugal estava "melhor preparado para a crise sanitária do que há quatro anos". "Dedicação e competência dos profissionais de saúde" foi essencial para o combate.
Emissão Especial

"Cultura pediu informações à Casa da Música"

PEV quer saber se o governo "tem conhecimento de alguma diligência" para apurar o que aconteceu com trabalhadores "dispensados". "Casa da Música é uma instituição privada", responde António Costa.
Emissão Especial

TAP "Alterar encargos leva a alteração de poderes"

Verdes querem "controlo público da TAP". Primeiro-ministro diz que "governo tem trabalhado com o conselho de administração com o objetivo de assegurar a viabilidade da empresa".
Coronavírus

Verdes abrem debate quinzenal 

O debate quinzenal com o primeiro-ministro vai ser aberto pelos Verdes e irá centrar-se nas medidas de combate à Covid-19 e no relançamento da economia, cujo plano será aprovado na quinta-feira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos