Legislativas 2015
Legislativas 2015

Um Pirata chamado PAN

144
Todos os partidos têm uma agenda para o ambiente, a forma como a executam é que muda. Uns focam-se na formação e construção duma real consciência do problema, outros numa agenda coletivista e punitiva
Legislativas 2015

PURP acusa Costa de mentir e de ser "manhoso"

457
O líder do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas acusou, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, de mentir às pessoas, apodando-o de "manhoso" com as pensões dos reformados.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Eleições Legislativas

"O liberalismo é um inimigo da corrupção"

1366
"Todos se conformaram que as eleições serão ganhas pelo PS, e os partidos parecem mais interessados em posicionar-se como futuros aliados do PS do que em oposição ao PS", diz Carlos Guimarães Pinto.
Programa Eleitoral do PS

O programa das promessas. E as caras do PS 19/23 /premium

901
O PS avança para eleições a prometer um salto de 56% no investimento na próxima legislatura, mais na função pública e menos nos impostos. Contas certas são para manter. E PPP e sem regionalização.
PSD

Filipa Roseta: Costa "recupera política socrática"

2238
Cabeça de lista pelo PSD em Lisboa acusa Governo de "recuperar as políticas socráticas de adjudicação direta". Em entrevista à Rádio Observador diz que só está na política por causa de Sócrates.
Catarina Martins

No PS há quem veja o BE como problema para maioria

173
Catarina Martins considera que há setores do PS que entendem que o BE "pode ser um problema para o objetivo da maioria absoluta" nas próximas eleições legislativas.
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

1960
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
França

Macron descarta Valls para as legislativas

O presidente eleito de França rejeitou a entrada de Manuel Valls nas listas do seu movimento para as eleições legislativas. Mas não apresenta candidato no círculo eleitoral do ex-primeiro-ministro.
Política

O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

120
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Dívida Pública

Dívida.PS conseguiu inverter "falhanço" de Passos?

500
António Costa fez campanha, para as eleições de há um ano, acusando o governo PSD/CDS de não ter conseguido interromper a subida da dívida pública. O PS conseguiu inverter a tendência? Veja a resposta
Dívida Pública

Dívida pública sobe 5% desde as eleições

2706
Banco de Portugal indicou esta segunda-feira que a dívida bruta voltou a aumentar, para 243,3 mil milhões de euros, em agosto. A dívida, mesmo em termos líquidos, subiu cerca de 5% desde as eleições.
Rússia

Partido de Putin conquista maioria absoluta

A Rússia Unida, o partido do Presidente russo, Vladimir Putin, conquistou 343 dos 450 lugares que compõem a Duma, ou Câmara dos Deputados.
PSD

Passos convidou Costa para vice-primeiro-ministro

674
Passos Coelho revelou, numa entrevista à Sábado, que desafiou António Costa para ser vice-primeiro-ministro após as eleições legislativas. Portas concordava. Mas o socialista recusou.
Legislativas 2015

Ter deputados custou aos partidos 10 milhões

Os sete partidos com representação parlamentar gastaram perto de dez milhões de euros na campanha eleitoral para as legislativas de 2015, com a coligação que juntou PSD/CDS-PP com despesas superiores a quatro milhões de euros.
Campanha dia a dia

Ser reitor deu experiência política, diz Nóvoa - como aconteceu

Marcelo diz que é um "pirilampo", Maria de Belém exige que Portugal não seja "boicotado". E Sampaio da Nóvoa contraria a ideia de que não tem experiência política.
Pedro Passos Coelho

"Vejo-me como candidato a primeiro-ministro"

992
Numa entrevista ao Público, Passos Coelho assume-se como "candidato a primeiro-ministro" enquanto for líder do PSD. E diz que medidas anunciadas por Centeno são "elogio" à política do anterior Governo
Sondagens

Sondagem. PS sobe, direita mantém-se na frente

162
Barómetro da Eurosondagem feito dois meses depois das eleições mostra o PS a subir para valores equiparados aos do PSD, isolado. Mas direita, junta, ainda se mantém confortavelmente na frente.
Presidenciais 2016

A “vigarice” das sondagens

179
Pude concluir que as empresas de sondagens fazem um trabalho geralmente sério e que as incorreções nas projeções não são, de forma alguma, um sinal de má-fé, como inúmeras pessoas querem fazer crer.
Governo

Governo apresentará orçamento "assim que possível"

175
Governo garante que não vai esperar por um novo presidente para aprovar orçamento e diz que o país não precisa de "quezílias institucionais".
Governo

Jerónimo: PCP encontrará "solução" para aprovar OE

523
Em entrevista ao jornal Expresso, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa assegura que os comunistas estão disponíveis para encontrar solução quer permita aprovar o Orçamento do Estado.
Governo

Portas na oposição, mas "não por vontade do povo"

829
"Não foi por vontade do povo" que Paulo Portas passou de vice-primeiro-ministro para deputado da oposição na Assembleia da República, disse o líder do CDS-PP aos militantes no Bombarral.
Governo

Angola: Portugal quebra “tabu” com van Dunem 

251
Vice-procurador-geral de Angola considera que Portugal quebrou um "tabu" com a escolha de uma mulher negra, Francisca van Dunem, para o Governo, para ocupar a pasta da Justiça.
PCTP/MRPP

Garcia Pereira demite-se do PCTP/MRPP

317
O advogado Garcia Pereira anunciou hoje que apresentou a demissão do PCTP/MRPP, depois de ter sido suspenso do Comité Permanente do Comité Central, alegando ser vítima de "ataques pessoais".
Governo

Governo PS. Reações setor a setor

Muitos preferem guardar reações para a tomada de posse (e para a lista oficial), mas há quem já se tenha manifestado. Há elogios a alguns, caderno de encargos para outros e algum espanto na Cultura.
Governo

As seis dúvidas, uma por uma

353
O Presidente chamou António Costa a Belém mas não foi para o indigitar. Cavaco Silva tem dúvidas quanto à estabilidade e durabilidade da solução e quer esclarecimentos do líder do PS em seis áreas.
Governo

Alerta de "erosão do regime semi-presidencialista"

Encontro de Passos e Portas com constitucionalistas serviu para refletir sobre "crise política sem precedentes". Posse de Costa será "arriscada" e Cavaco não deve ser encostado à parede, alertaram.
Governo

"Receio é que os sacrifícios sejam desperdiçados"

217
Ex-presidente do Conselho Europeu defende que é preciso esperar para se julgar o próximo Governo, mas diz que este também terá de convencer os mercados. Para seu próprio bem. Entrevista ao Observador.
Governo

O que é uma fraude, segundo Jerónimo de Sousa

ecretário-geral do PCP considerou ser uma fraude fazer das eleições de deputados para a Assembleia da República uma eleição para primeiro-ministro.
Governo

Jerónimo não diz como vota próximo Orçamento - como aconteceu

403
Na RTP, o secretário-geral do PCP foi muito evasivo e não deixou claro como votará o orçamento, primeiro quer ver que medidas inclui. UGT e CGTP disseram ser contra Governo de gestão a Cavaco.
Governo

Centeno acusa Governo de falta de transparência

280
A mensagem estava bem estudada: virar a página da austeridade, mas de forma controlada e financeiramente responsável. Mas pelo meio, Mário Centeno deixa várias acusações ao Governo.
Governo

Fitch ameaça com corte de rating se a dívida subir

437
Agência de rating diz que falta de acordo mais abrangente e visões muito divergentes entre os partidos que assinaram os acordos aumentam o risco de um eventual Governo socialista não chegar ao fim.
Governo

Pensões, TSU e salários: mais 625 milhões em 2016

1547
Custo de aumentar pensões até 628,8 euros sobe 66 milhões em 2016 e 360 milhões em 2017. Subsídios serão pagos por igual a cada trimestre e as concessões e privatizações só são revertidas sem custos.
Governo

Acordos da esquerda.O que os une e o que os separa

284
A esquerda juntou-se para derrubar o novo Governo e até o deputado do PAN deu uma 'perninha', mas nem todas as arestas foram limadas. Foram precisos três acordos, com muitas medidas, nem todas iguais.
Governo

Passos: "Não abandono o meu país"

5051
A poucos minutos de ser derrubado, Pedro Passos Coelho deixou claro que não é o poder que o move, mas recusa-se abandonar o pais - vai fazer, se Cavaco empossar Costa, oposição no Parlamento.
Governo

Esquerda derrubou Passos. Costa chuta para Cavaco - como aconteceu

3092
Esquerda derrubou Governo de Passos na AR. Costa justifica acordo possível à esquerda: "Não podia pedir um cheque em branco". E passa a bola ao Presidente. Passos diz que acordo não chega. Em direto.
Wolfgang Schäuble

"Confiante que Portugal manterá rumo de sucesso"

Ministro das Finanças da Alemanha falou aos jornalistas em Bruxelas, à entrada para uma reunião do Eurogrupo que não deverá desbloquear ajuda financeira para a Grécia.
Governo

Bolsa tem a pior sessão desde o crash na China

7383
A bolsa de Lisboa derrapou 4,05% naquela que foi a pior sessão desde a segunda-feira negra de 24 de agosto, marcada pelo crash no mercado acionista chinês.
Comentário Político

Mendes: PR vai ouvir parceiros e especialistas

436
Marques Mendes acredita que Cavaco não indigitará logo Costa: primeiro vai ouvir os parceiros sociais e especialistas da área económica. E adivinha a composição do próximo governo.
Governo

Acordo não garante aprovação de orçamentos - como aconteceu

1226
Acordo à esquerda apenas estabelece que Governo PS não cai por aprovação de moções de censura, mas não garante votação de orçamentos do Estado, apenas "apreciação conjunta". Acordo assinado em breve.
Governo

CDS. Costa "enlameou" Portas para se explicar

331
Líder do PS acusou Paulo Portas de ter revertido as suas posições anti-euro em 2002 para entrar no Governo. CDS diz que é "falso" e que Costa só tentou "enlamear" Portas.
Eleições

Assembleias de voto abriram na Croácia

As assembleias de voto abriram hoje na Croácia para as primeiras eleições desde que o país aderiu à União Europeia, em 2013.
Governo

Luz verde a Costa. Programa aprovado com maioria - como aconteceu

222
Costa levou programa de Governo de esquerda à Comissão Nacional - e foi aprovado com 163 votos a favor, 7 contra, 2 abstenções. Partido dá carta branca ao líder para governar. Siga tudo aqui.
Governo

"Não vamos desenhar agora quatro orçamentos"

977
Em entrevista, Porfírio Silva diz que não é preciso referendo ao acordo de esquerda, que Assis "entusiasma-se com a sua própria retórica" e frisa que "a realidade política não é determinística".
Sondagens

PSD/CDS mais perto da maioria, PS na mesma

3161
Se as eleições de há um mês fossem hoje, a coligação estaria mais perto da maioria absoluta, mas o cenário mantinha-se. Votos no PS mantém-se. CDU e BE praticamente inalterados.
Governo

"A política não é gestão sinuosa de uma carreira" - como aconteceu

975
PCP anunciou acordo com o PS horas depois de Governo apresentar o seu programa. Costa dá entrevista à SIC sobre negociações à mesma hora do jantar de Assis.
Governo

"Estamos disponíveis para propostas de alteração" - como aconteceu

686
Uma hora depois de Assis ter decidido antecipar o encontro de críticos para esta sexta-feira, Costa chamou-o para a reunião da Comissão Política marcada para domingo. E ele vai.
Governo

BE vs PCP. Como eles estão a marcar fronteiras

163
Tratado Orçamental, pressa na subida do salário mínimo ou Novo Banco. Costa negociou em separado com BE e PCP e cada um teve as suas prioridades.
Governo

PCP insiste. Salário mínimo nos 600, já

2316
Mesmo depois de Catarina Martins ter dito que o aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2016 "não é possível", Jerónimo de Sousa parece não abdicar da medida e quer que aconteça no imediato.
Governo

Assis pede ao PS "especial cuidado" no debate

2227
Francisco Assis cancela almoço da Mealhada depois de Costa ter convocado Comissão Nacional para a mesma hora. Assis não quer colocar à prova os dirigentes que já tinham confirmado presença no almoço.
Governo

Mercados estão serenos? Veja este gráfico

Impasse político continua e juros caem pelo 2º dia consecutivo - o que já não acontecia há duas semanas. Isso significa que os investidores estão tranquilos?
Governo

Acordo PS/BE: há medidas proibidas (e plano b) - como aconteceu

672
Costa e Jerónimo reunidos três horas na sede do PCP. Passos Coelho não quer mesmo ficar em gestão, confirmou o Observador, e já terá transmitido isso ao chefe de Estado.
Governo

Quando PS e PCP acordaram taxar os mais ricos

PS e PCP têm historial de acordos. Um dos mais significativos foi a reforma fiscal no segundo Governo minoritário de António Guterres. Mas não durou muito tempo.
Dívida Pública

Risco sobe. Prémio face à Alemanha nos 200 pontos

O prémio de risco exigido pelos investidores para comprar dívida portuguesa em comparação com alemã está nos níveis mais elevados desde agosto. BCE continua a conter a pressão.
Governo

PS e PCP: reunião decisiva esta quarta-feira - como aconteceu

322
A assinatura do acordo entre PS, PCP e Bloco de Esquerda pode estar por horas. João Proença avisa: "O PS pode ficar refém do PCP e do Bloco" e apoia Assis. Veja tudo aqui.
Governo

Maria Luís na calha para comissão do Orçamento?

Com a possível queda do Governo, muitos ministros podem assumir o lugar de deputado. PSD vai ser o primeiro a escolher presidência de comissões. Maria Luís pode ficar com Orçamento e Finanças.
Governo

8 tradições da AR: as que se mantêm e as quebradas

267
Um Presidente que não é do partido mais votado, um Parlamento sem trabalhos até dezembro, um deputado que quer participar na conferência de líderes mas não pode. A tradição na AR já não é o que era?
Governo

Alternativa de Assis não quer revolta na bancada

1262
Corrente de Assis reúne-se sábado num almoço no centro do país. Objetivo é mostrar que há socialistas que não pensam como Costa mas nunca apelar a dissidentes na votação da moção de rejeição.
Governo

"PS, BE e PCP é mero acordo para chegar ao poder"

776
Poiares Maduro está de saída do Governo e de regresso a Florença. Numa entrevista ao DN, comenta a "instabilidade" nacional. Critica acordo à esquerda e pede "assomo de responsabilidade" ao PS.
Governo

Marques Mendes: PSD e CDS andam "aos bonés"

268
O ex-líder social-democrata acredita que o Governo de Passos e Portas já era e que PSD e CDS têm de se reencontrar e reagir rápido - é que andam "aos bonés" desde as eleições.
Governo

De saída. Os alertas dos ministros sorridentes

Os ministros que deixaram funções governativas esta sexta-feira dizem que país deve continuar no caminho da "exigência e responsabilidade", temendo "retrocessos" com entrada em cena da esquerda.
Legislativas 2015

Quando o CDS presidiu à Assembleia da República

455
Francisco de Oliveira Dias foi presidente do Parlamento em 1981 e era do CDS. No entanto, foi eleito numa coligação pré-eleitoral. Deputados à época afirmam que não houve "problemas" na eleição.
Governo

"Não sou defensor de eleições a cada seis meses"

399
Dia cheio para os candidatos a Belém. Marcelo pede Governo "duradouro" e não quer falar em eleições antecipadas. Maria de Belém e Nóvoa ao lado de Cavaco. Edgar Silva ao ataque.
Governo

"Às vezes parece um PREC dois", acusa Paulo Portas

698
O vice-primeiro-ministro acusa a esquerda de tentar ganhar na secretaria. Se PS, BE e PCP formarem um executivo, "esse governo estaria ferido de ilegitimidade politica desde o primeiro dia".
Governo

Governo deve agir rápido e travar subida salarial

3279
Ex-ministro Teixeira dos Santos, aconselha futuro Governo a aprovar lei autónoma para evitar que cortes salariais da função pública caiam em janeiro. Situação do país é "delicada", avisa.
Governo

10 terramotos políticos de novembro

144
A chuva fria de novembro já provocou grandes terramotos políticos em Portugal. Em 2015, a "morte anunciada" do Governo de Passos Coelho pode juntar-se à lista dos sismos que abalaram o país político.
Governo

Passos prepara congresso no pós-presidenciais

1200
O primeiro-ministro está já a preparar o futuro político e a ponderar recandidatura. Sabendo que Costa está firme na decisão de o derrubar, Passos quer ficar na oposição para liderar a ofensiva.
Governo

Se deitarem "tudo a perder", "classe média" paga

1804
Passos Coelho falou como primeiro-ministro empossado, mas a nuvem negra de um futuro curto pairou no discurso. Cheio de recados acenou com o risco de mais sacrifícios se o caminho for alterado.
Governo

As tarefas inadiáveis na vida de ministros a prazo

A tomada de posse é apenas o primeiro protocolo dos novos ministros. Já há gabinetes destinados aos novatos e alguns já começaram a transição de pastas, mesmo que seja só por semanas.
Governo

Tolerância zero ao Governo de esquerda - como aconteceu

1640
Cavaco dá posse ao Governo dizendo que não lhe foi apresentada nenhuma solução alternativa de Governo. Passos alerta que "desvios precipitados" serão pagos pela classe média. Reações em direto.
Governo

16 ministros e 36 secretários de Estado empossados

O XX Governo Constitucional liderado pelo social-democrata Pedro Passos Coelho toma hoje posse, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com queda pré-anunciada através de moções de rejeição da esquerda.
Legislativas 2015

Aviso. Rating que segura Portugal no BCE em risco

1294
Agência que tem Portugal fora de "lixo", a DBRS, diz ao Observador que o "rating" cairá se faltar empenho no equilíbrio das contas. E diz que Costa está a "contradizer-se" com a aliança "inesperada".
Governo

O que disse Sócrates quando fez de Passos?

1850
Em 2009, o governo era minoritário e ninguém ousou desafiá-lo. Sócrates foi ao Parlamento, queixou-se dos outros partidos e defendeu a legitimidade do seu programa - afinal, tinha vencido as eleições.
Governo

Os que entram, os que ficam e o que muda

276
A Lista dos secretários de Estado já é conhecida.Pedro Lomba vai ser secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, mas há mais alterações: são 14 as novas caras nas secretarias de Estado.
Legislativas 2015

PEV e PAN. Quem é mais verde?

338
Temos, pela primeira vez, no Parlamento dois partidos que dão prioridade ao ambiente e a rivalidade já se faz notar. Fomos ver o que os aproxima e os afasta.
Legislativas 2015

PCP "obviamente" não respeitará o Tratado - como aconteceu

5925
Em entrevista, Jerónimo deixou claro que o PCP nunca respeitará o Tratado Orçamental. Falou ainda na necessidade de avançar para o controlo público da banca e disse desconhecer acordo do PS com o BE.
Governo

Não é um jogo

423
Como desviar os olhos e aguentar o que se passa quando nos estão, pura e simplesmente, por interesses pessoais e de facção, a lixar a vida? Quando as regras que normalmente nos orientam são rompidas?
Legislativas 2015

PS quer repor parte dos cortes em dezembro. BE não

2888
PS fez lista de medidas extraordinárias que deixam de ter efeitos a 1 de janeiro. E quer aprovar leis antes de apresentar novo OE. BE diz que se trata depois. Pode ser a 1ª guerra da nova maioria.
Governo

Cavaco ou escolhe Costa ou PM para três meses

839
Freitas do Amaral defende que Cavaco Silva tem de dar posse ao Governo liderado por Costa. Se não o fizer, poderá tentar um Governo de independentes que aguentasse o barco até às próximas eleições.
Legislativas 2015

UGT treme com união PS-PCP. Proença lança alerta

353
UGT preocupada com efeito de esquerda unida no mundo sindical. CGTP será mais reivindicativa ou interlocutor privilegiado? "As relações não dependem das pessoas", avisa Proença sobre Costa.
Legislativas 2015

Dissolução da AR. As razões da regra dos 6 meses

317
O Parlamento não pode ser dissolvido até abril. Há quem defenda uma revisão constitucional relâmpago para permitir o tira-teimas. O que dizem os constitucionalistas? A regra de 82 ainda faz sentido?
Legislativas 2015

Sabe quais são as regalias dos deputados?

2194
Ascenso Simões enviou carta ao Presidente da AR, em que declara prescindir de algumas das regalias que acompanham o cargo de deputado, como a imunidade parlamentar.
Legislativas 2015

Portugal e Cuba? Em comum só têm "praias ótimas"

Fernando Ulrich diz que olha com "tranquilidade e normalidade" o impasse político. "É a vida, é a democracia", afirma o presidente executivo do BPI.
Legislativas 2015

Direita tenta debater UE para confrontar esquerdas

124
Governo vai ser debatido no último dia do prazo. PSD/CDS tentam agendar debate sobre Europa para confrontar esquerdas, e acusam partidos de "bloqueio". PS fala em "inversão" e invoca regimento da AR.
Presidente do Eurogrupo

Cavaco: não se arrepende "nem de uma única linha"

599
Presidente não está arrependido "nem de uma única linha" do que disse sobre a nomeação do Governo, assegurando não ter qualquer interesse pessoal e apenas se guiar pelo superior interesse nacional.
Legislativas 2015

Coligação à esquerda estável? Analistas duvidam

2348
Mais um banco da "City" londrina que está "preocupado" com o impasse político em Portugal. O Royal Bank of Canada (RBC) duvida que Costa consiga obter um acordo estável com BE e PCP.
Legislativas 2015

Pacheco Pereira: "O centro político desapareceu" - como aconteceu

266
Governo vai ser debatido no último dia do prazo e esquerda apresenta alternativa no mesmo dia. PSD/CDS tentam agendar debate sobre Europa para confrontar esquerdas, e acusam partidos de "bloqueio".
Legislativas 2015

Orçamento pode chegar só depois do novo Presidente

174
António Costa tem um problema para resolver assim que for nomeado pelo Presidente para formar o seu governo de esquerda. Demora do processo vai pôr o Orçamento em duodécimos pelo menos 2 meses.
Legislativas 2015

Infografia. Quem é quem no novo Governo

151
A composição do novo Executivo PSD/CDS foi conhecida esta terça-feira, com algumas surpresas à mistura. Conheça todos os ministros do XX Governo Constitucional.
Governo

Os novos ministros e os casos de Justiça

159
Negrão foi suspeito de violação do segredo de justiça. Costa Neves foi arguido sem acusação. E Calvão da Silva achou "uma liberalidade" um líder de um banco receber presentes de 14 milhões.
Legislativas 2015

9 sinais que nos dá o novo Governo de Passos

167
Não é uma remodelação, mas quase. Com o chumbo quase certo, Passos reuniu uma equipa para mostrar como seria se o deixassem governar: com erros corrigidos, cedências, limitações e pronto a negociar.
Legislativas 2015

O tumultuoso percurso da Cultura desde 1976

A Cultura integra, pela primeira vez, um ministério ao lado da Igualdade e da Cidadania. Ao longo de 40 anos, não faltaram mudanças. Recorde-as e saiba quem é a nova ministra, Teresa Morais.
Legislativas 2015

PCP e BE rejeitam Tratado Orçamental no PE

3497
Os eurodeputados João Ferreira e Marisa Matias propõem rejeição do Tratado Orçamental em relatório votado esta quarta-feira e garantem que isso não perturba acordo em Lisboa.
PAN

PAN e a carne vermelha. Nós bem avisámos

2101
Depois de a OMS ter revelado que o consumo de carnes vermelhas e processadas tem um elevado potencial carcinogénico, o PAN vem pôr-se ao lado da organização e exigir novas políticas de alimentação.
Governo

Um governo mais político, um piscar de olho ao PS

Como se pode formar um Governo para poucas semanas? Quase só com políticos. Sobretudo se o tempo é de combate político. Para a coligação é também tempo de mostrar que podia entender-se com o PS.
Legislativas 2015

O discurso do método ou o erro de Cavaco?

A possibilidade de uma moção de censura ao programa de governo ser chumbada pela abstenção ou ausência de um conjunto de críticos era, antes do discurso de Cavaco, real. Depois desvaneceu-se como gelo
Legislativas 2015

As cinco caras novas do Governo

167
Há cinco pessoas que se estreiam no Governo de Passos Coelho. Entre independentes e sociais-democratas, há algumas caras novas. Conheça também quem subiu a ministro.
Legislativas 2015

Novo Governo. Quem sai, quem entra, quem muda

152
Governo de políticos, com apenas dois independentes. Dois ministérios novos, seis baixas e três ex-números 2 que sobem na hierarquia. Reina a continuidade, mas com os olhos no Parlamento - e no PS.
Governo

Outra República?

3307
De um dia para o outro metade do país passou, para a esquerda, a ser constituída por inimigos. Os grandes mestres do ressentimento, os praticantes da crispação, podem dormir descansados. Eu é que não.
Legislativas 2015

Juros sobem. Diferença face a Espanha duplica

3361
Mais um dia, mais uma sessão em que os juros de Portugal sobem e os de Espanha descem. Duplicou em menos de dois meses a diferença entre os dois países. Banco britânico fala em demissão de Costa.
Legislativas 2015

Novo ministro admitiu Governo de Costa - como aconteceu

574
Governo toma posse sexta-feira. Seis ministros de saída. Passos cria novos ministérios, com destaque para a Cultura. PS já reagiu e diz que “é um Governo sem futuro, que sabe que tem os dias contados”
Legislativas 2015

Como pagar um acordo? Onde vão buscar o dinheiro

1216
O PS negoceia sem pressas com o PCP e Bloco, fazendo contas às propostas que podem viabilizar um governo de esquerda. O programa de Centeno tinha ideias para compensar desvios. Quais sobram?
PS

Feriado e adoção. PS avança mas espera por Governo

2151
IVG, adoção e reposição dos feriados são das primeiras propostas do PS. Mas entre a AR se organizar e a situação política ficar resolvida, leva tempo. Programas de Governo têm prioridade.
Legislativas 2015

23 dias sem Governo. É tempo demais?

133
Os portugueses foram às urnas há 23 dias e ainda não existe um governo. Esta demora é normal ou o vazio dura há mais tempo do que o que é habitual?
Legislativas 2015

Com Governo de gestão, Parlamento manda ainda mais

134
O país está à espera do novo Governo, e na iminência de não durar 15 dias. Mas a AR está em plenas funções - e com uma maioria de esquerda que quer reverter as medidas da direita. O que acontece?
Presidenciais 2016

"É preciso candidato que defenda novas eleições"

376
Ribeiro e Castro acredita que "há espaço" à direita para um candidato alternativo a Marcelo. Alguém que defenda a convocação de eleições antecipadas, um "tira-teimas" necessário, diz ex-líder do CDS.
Legislativas 2015

PS jura: 4 anos sem piorar salários nem impostos

4353
PS prepara regra de ouro no acordo com PCP e BE: se forem precisas medidas extra nos 4 anos, não serão cortados salários ou pensões - e não subirão impostos. Desvio maior implicará rever as metas.
Legislativas 2015

RBS. Dívida portuguesa? "Mantenham-se longe"

1630
Juros agravam-se num dia em que taxas de Itália caem e as de Espanha não mexem. Mais um banco lança aviso aos clientes, perante a "ascensão" do BE e o risco de o PS ser "espremido" como o PASOK.
Legislativas 2015

Novo Governo só na quinta ou sexta - como aconteceu

428
Cavaco Silva parte esta terça à tarde para Roma. E até lá não saberá quem são os novos ministros propostos por Passos. Só quando voltar, quinta à tarde, se reunirá com Passos e marcará depois a posse.
Governo

Os soberanos

751
A previsibilidade expirou, a excepção elevou-se a regra e as regras aplicam-se apenas excepcionalmente. Pela mão de Freitas, Ferro e Costa, a arbitrariedade reemergiu – para conveniência dos próprios.
Legislativas 2015

PSD admite ser possível retomar o diálogo com PS

1166
O vice-presidente do PSD, Marco António Costa, admitiu a possibilidade de a coligação retomar diálogo com o PS. Sobre a probabilidade de uma moção de rejeição do programa preferiu não falar.
Legislativas 2015

PS mostra acordo à esquerda até à queda de Passos

957
Os socialistas vão continuar a negociar enquanto a coligação forma Governo e entendimento fica fechado com Bloco de Esquerda e PCP até à queda de Passos Coelho.
Legislativas 2015

Governo para 4 anos? "Não faço futurologia"

1398
Jerónimo de Sousa garante que PCP não vai subscrever "medidas negativas" para os trabalhadores e que o Presidente não precisa de garantia para quatro anos.
Legislativas 2015

Sócrates. "Governa quem tem maioria no parlamento"

286
Numa intervenção sobre "Política e Justiça", Sócrates teve tempo para dizer que "deve governar quem tem maioria no parlamento" e que partidos de esquerda foram "ostracizados" por Cavaco.
Legislativas 2015

Catarina. Cavaco criou "completa instabilidade"

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou que o Presidente da República "vai ter que viver" com uma solução que respeite a democracia.
Legislativas 2015

BE diz que "nunca" discutiu lugares de Governo

365
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou, este sábado, que nunca discutiu com o PS lugares de Governo, mas apenas políticas concretas.
Governo

Anti-democrático e anti-europeu

3413
Se Costa chegar a S. Bento, será o único PM na história da democracia portuguesa que conquistou o poder durante a “suspensão da democracia”: os seis meses em que não pode haver eleições parlamentares.
Legislativas 2015

Acordo à esquerda ainda só prevê OE para 2016

203
Documento final está praticamente pronto e deve ser assinado durante a próxima semana, noticia o Expresso. Alguns dossiers ainda estão por fechar.
Legislativas 2015

Ficar em gestão? Passos e Portas dispensam

2835
Coligação prepara-se para o derrube do Governo. Não quer ficar em gestão, vai endurecer discurso e marcar posição: nem uma lei do Executivo de esquerda vai ter o seu voto. PS nas mãos do PCP e BE.
Governo

A tempestade que paira sobre Portugal

646
Para além da instabilidade política que o país certamente não evitará nos próximos tempos, a tempestade orçamental – com todas as graves consequências económicas e sociais – está ao virar da esquina.
Legislativas 2015

Dia 1. Desafio, choque e pavor

211
Frenesim nos corredores, Assembleia a Ferro e fogo. Eleição do Presidente foi o primeiro desafio, e a esquerda passou. O que se segue? O que fará Cavaco? Nunca o Parlamento foi tão bipolar.
Legislativas 2015

10 gafes e curiosidades no primeiro dia na AR

120
A fila do Bloco Central, as portas trocadas e as peripécias do voto secreto. O que se passou para além da tensão política.
Legislativas 2015

Manter Passos em gestão seria "inconstitucional"

471
Três constitucionalistas do PS defendem que o Presidente da República não tem outra hipótese que não seja dar posse a um governo alternativo. Além de uma questão política, é também jurídica, alegam.
Parlamento

Deputados: o primeiro dia (cheio de sinais)

262
Os deputados tomaram os lugares e sorriram, mesmo os mais improváveis. Houve conversas cruzadas, cumprimentos a escapar ao ambiente de tensão que se mostra nas tv's. Fotogaleria da manhã do regresso.
Legislativas 2015

Ferro eleito. AR em tensão e partida ao meio - como aconteceu

1485
PS consegue união de esquerda para eleger um presidente da AR, com votos de 120 deputados. Discurso de Ferro irritou a direita. O Parlamento abriu em tensão total - e totalmente bipolarizado.
Dívida Pública

Mercados. Como estão a reagir à decisão de Cavaco?

12597
Taxas estão a cair em todos os prazos, para níveis mínimos de cinco meses, depois da indigitação da coligação PSD-CDS. Leia o que dizem os analistas sobre a decisão de Cavaco Silva.
Legislativas 2015

Cavaco uniu o PS contra a direita. Falta o acordo

418
Os socialistas saíram da reunião da comissão política com olhos postos no chumbo ao Governo. Palavras de Cavaco Silva foram a cola do partido: "O PS sai reforçado". Falta o sim do PCP e do BE.
Legislativas 2015

Acordo é "sólido" e respeita linhas vermelhas

219
Catarina Martins garante que o acordo com o PS é "sólido" e que estão salvaguardas as condições exigidas pelo BE: deixa cair a redução da TSU, o regime conciliatório e congelamento das pensões.
Legislativas 2015

Eleições na AR: 3 duelos e 2 chumbos

Será a quarta vez que dois candidatos vão disputar o cargo de presidente da Assembleia da República. Recorde aqui os três duelos que houve até agora. E os dois únicos chumbos.
Legislativas 2015

AR, dia 1: objetivo da direita é derrubar Ferro

391
Sexta-feira é dia da 1ª guerra entre esquerda e direita na Assembleia. PSD e CDS levam Negrão a votos, mas o objetivo é só conseguir a primeira derrota de Costa, chumbando Ferro. Seguristas decisivos.
Legislativas 2015

Conheça os 230 deputados um a um

197
São 230 os deputados a entrar na Assembleia da República para uma nova legislatura. Muitos já conhecem 'os cantos à casa', outros pisam os corredores de S. Bento pela primeira vez.
Legislativas 2015

Sai uma bica e um Governo para o país, sff

No dia em que Cavaco Silva indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro e a poucos dias do dérbi Benfica-Sporting, o que se discutia nos cafés? Bola ou política? Fomos ver.
Legislativas 2015

Aqui, o dia da "matrícula" não tem direito a praxe

Parece-se com uma loja do cidadão dentro do salão nobre da Assembleia da República. Sem senhas para tirar, deputados fizeram fila para se "matricular" na véspera do tiro de partida para a legislatura.
Legislativas 2015

9 chaves para perceber o discurso do Presidente

808
No discurso em que designou Passos como primeiro-ministro, Cavaco distribuiu críticas violentas, perspetivou o que viria com um Governo de esquerda - e deixou recados subtis e dúvidas. Descubra quais.
Legislativas 2015

Costa não aceita "lições" do PR. Vem aí chumbo - como aconteceu

4330
O PS diz que ou Cavaco dá posse a governo de esquerda ou "coloca-se à margem da democracia". A Comissão Política deu luz verde para que avance uma moção de rejeição ao Governo PSD/CDS.
Legislativas 2015

Ferro a presidente da AR e César líder parlamentar

António Costa já escolheu os nomes que ver quer na frente de combate político no Parlamento: Ferro Rodrigues e Carlos César. O líder do PS falou aos deputados sobre as conversas.
Legislativas 2015

Sindicato do PCP aceita reposição salarial em 2016

265
A reposição "imediata" dos salários dos funcionários públicos consta das reivindicações da Frente Comum, mas a coordenadora Ana Avoila admite agora que os cortes se possam prolongar pelo ano de 2016.
Legislativas 2015

Tanto faz?

6617
O silêncio desta metade de Portugal que sou suposta representar é devastador. E como tal, apela a conclusões feias.
Caso José Sócrates

Sócrates terá dado dinheiro à campanha de Costa

4165
Eram frequentes as conversas telefónicas entre Sócrates e militantes socialistas, com quem comentava a atualidade política do país e do PS.
Legislativas 2015

PR não quer Governo à esquerda e desafia deputados - como aconteceu

2267
Cavaco lamenta falta de acordo de Bloco Central e "interesses conjunturais" e avisa que tradição manda nomear Passos como PM. PS indica Ferro para presidente da AR e César para líder parlamentar.
Legislativas 2015

Um-Dó-Li-Tá... E agora, Cavaco?

212
Cavaco faz um compasso de espera antes de anunciar a decisão. Dá posse a Passos? Entrega as cartas a Costa? Ou terá ainda outra opção? O que pensam os que estiveram com ele desde 2005?
Legislativas 2015

Durão Barroso: Governo à esquerda seria incoerente

414
O ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português, Durão Barroso, afirmou que um Governo de esquerda seria uma "coligação negativa" e uma "solução incoerente e inconsistente".
Legislativas 2015

PS não exclui acordos separados com PCP e BE

1245
Acordo não está fechado - e o PS admite acordos separados com PCP e BE. Orçamentos não estão garantidos preto no branco. Socialistas testam atualização progressiva do salário mínimo.
Legislativas 2015

5 passos que a direita já prepara

256
Passos e Portas já preparam um programa diferente - mais adaptado ao "diálogo". E têm argumentário para um Governo que pode ser de curta duração. O objetivo é estar preparado para tudo - e para o pós.
Legislativas 2015

Política "duradoura". Mas sem "cheques em branco" - como aconteceu

603
PCP, PEV e PAN já estiveram com Cavaco. Há condições para Governo do PS mas Verdes não passam cheque em branco ao OE. Vitorino mantém que Cavaco deve dar posse à coligação. Acompanhe tudo aqui.
Crise Política

António Costa do outro lado do muro

6248
Só novas eleições poderão resolver a crise política portuguesa: ou dando à coligação PSD-CDS a maioria absoluta que lhe faltou, ou dando a um bloco Costa-PCP-BE a vitória eleitoral que não teve.
Legislativas 2015

Rabobank "muito reticente" em investir em Portugal

1970
Banco holandês recomenda cautela. Enquanto continuar incerteza política e negociações do PS à esquerda, "veríamos com muita reticência investir em dívida portuguesa". Mercados dão sinais preocupantes.
Legislativas 2015

Reposição de salários: o PS volta às origens?

790
O Bloco de Esquerda exigiu ao PS a reposição integral dos salários dos funcionários públicos em 2016, e Costa acedeu. Mas a medida até já foi, no passado, uma das suas bandeiras.
Governo

Reviver o comunismo em Pequim e em Moscovo

1559
Tem muita piada que a esquerda sonsa que dá lições de democracia enquanto quer ignorar a vitória eleitoral de PSD e CDS queira fugir às responsabilidades históricas da ideologia que PCP e BE propagam.
Legislativas 2015

Na Dinamarca os eleitores sabem ao que vão

2203
Ainda tenho a esperança que um grupo de perdedores não governe um país que pode ser de vencedores.
Legislativas 2015

PS cede a BE nos salários, nas pensões e na TSU

2628
O acordo negocial entre PS e BE prevê que salários dos funcionários públicos sejam devolvidos gradualmente em 2016. Acordo próximo no fim de exames do 1º ciclo e no aborto, mas não no salário mínimo.
Legislativas 2015

Acordo? Certezas e dúvidas do Governo de esquerda

648
Costa e Catarina saíram de Belém a dizer que há condições para um governo de esquerda - mas não há nada assinado, nem tudo está fechado. Sem papel sobram as dúvidas. Ei-las (e as certezas possíveis).
Legislativas 2015

Costa já convenceu Bloco. Consegue convencer o PS?

380
António Costa e Catarina Martins já estão no mesmo barco. Falta saber se Jerónimo também entra. Quando todos esperam a decisão de Cavaco, o socialista terá ainda de convencer os céticos. Conseguirá?
António Costa

A alegre irresponsabilidade e deitar tudo a perder

8662
O PS que se alia à esquerda radical é um PS que desistiu de ser um partido reformista. E que prefere extremistas a moderados. É um partido irresponsável que pode deitar a perder sacrifícios de anos.
Legislativas 2015

Costa e Catarina a uma só voz: por eles há Governo

1022
O líder do PS foi ao Presidente da República dizer que tem "condições" para um governo com apoio maioritário no Parlamento para uma legislatura. Acordo BE com PS será conhecido nos próximos dias.
Legislativas 2015

Acordo à esquerda: PS presidirá à AR. César?

675
Carlos César é o nome preferido por António Costa para presidente da Assembleia da República. O líder socialista já terá abordado as direções do BE e do PCP e o sinal terá sido positivo.
Legislativas 2015

Acordo à esquerda? Ainda faltam "pormenores" - como aconteceu

3026
Na última audição do dia com Cavaco Silva, Portas insistiu na legitimidade da vitória da coligação e criticou António Costa por fazer do voto "um detalhe" e do Parlamento "uma formalidade".
Legislativas 2015

Cavaco recebe, à vez, PSD, PS, BE e CDS-PP

O Presidente da República começa hoje a receber os partidos que elegeram deputados à AR, estando agendadas para esta tarde audiências com o PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP.
Legislativas 2015

Portas admite ceder lugar de número dois a Costa

1370
Paulo Portas está disposto a ceder o seu lugar de número dois no Governo no caso de haver uma coligação PSD/CDS e PS. Governo de Passos é o natural, mas acusa PS de não ter feito "uma única" proposta.
Legislativas 2015

Em Belém, sem acordo. Sobram 2 semanas a Costa

119
Apesar de as negociações com o Bloco estarem a correr "bem", o socialista não mostrou pressa em levar uma solução fechada ao Presidente. A Costa sobram duas semanas para fechar um governo alternativo.
Legislativas 2015

Maria Luís estende última ponte a António Costa

443
Soou quase a ultimato: é urgente que o PS "diga o que quer" e se volte a sentar à mesa das negociações, mas desta vez com "boa-fé". Ou isso, ou as contas públicas vão derrapar outra vez.
Governo

Um «imbroglio»  de todo o tamanho!

375
Ver-se-á quanto tempo aguenta um governo minoritário do PS, mas o mal – financeiramente, desde logo, bem como os expectáveis recuos nas reformas que apesar de tudo foram feitas – já estará consumado.
Legislativas 2015

Portugal pode ficar mais mês e meio sem Governo

792
Imagine que tudo se desenrola como hoje parece: Passos toma posse, mas PS, BE e PCP derrubam o líder da PàF. Costa torna-se primeiro-ministro. Mas quanto tempo pode demorar este processo?
Governo

O princípio da rendição ou o erro de António Costa

486
Terá Costa pensado que esses caminhos se cruzavam? Pensado por exemplo que podia tentar (que pode tentar…) um governo de esquerda e depois, falhado este, se falhar, estudar uma hipótese de governo?
Legislativas 2015

Costa diz não a Governo alargado - como aconteceu

660
Costa recusa governo alargado. Nas duas entrevistas da noite, Maria Luís não fecha a porta a Costa mas diz ser urgente um acordo. Já Portas admite ceder o lugar de número 2 ao líder do PS.
Legislativas 2015

Presidente reúne-se hoje com Passos Coelho

O Presidente da República reúne-se hoje com o presidente do PSD a quem incumbiu de desenvolver diligências para constituir uma solução governativa que assegure a estabilidade política ao país.
A página está a demorar muito tempo.