456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Legislativas 2015

Boris Johnson

Boris Jonhson derrotado nas legislativas parciais 

A derrota nas legislativas parciais afetou a popularidade de Boris Johnson. O primeiro-ministro perdeu o círculo eleitoral com a oposição dos liberais democratas e do Partido Trabalhista.
Noticiário

16h. Ex-deputada do PAN muda para o Chega

Será responsável por coordenar a área jurídica, que vai prestar apoio ao gabinete parlamentar do partido de André Ventura. Ainda neste jornal, acompanhamos a situação de alerta na ilha de São Jorge
Eleições Legislativas

André Ventura na Suíça, França e Reino Unido

O líder do Chega vai visitar as comunidades portuguesas, incluindo vários empresários portugueses, estando previstos ainda jantares comício, entre outras ações.
Legislativas 2015

PEV culpa bipolarização política e sondagens

A dirigente do PEV Mariana Silva considerou que os resultados "menos positivos" da CDU nas recentes eleições legislativas deveu-se ao fator da bipolarização política e à divulgação de sondagens.
Legislativas 2022

2015 não volta atrás

Ao quebrar o arco da governação António Costa alcançou duas enormes proezas: iniciou o processo de radicalização da direita e foi fazendo com que BE e PCP fossem obrigados a convergir ao centro.
Legislativas 2015

Nomes para novo Governo a 22 ou 23 deste mês

Este calendário foi avançado à agência Lusa por fonte do Governo, depois de questionada sobre nomes que se consideram seguros no terceiro executivo liderado por António Costa.
Noticiário

8h. Sondagens dão empate técnico a PS e PSD

Os dois maiores partidos estão separados apenas por dois pontos percentuais, em mais do que uma sondagem. A última chamada do PAN e da IL. E ainda, 1500 queixas por viagens canceladas.
Noticiário

9h. Crianças voltam para casa 

Face a um aumento de infeções por Covid-19, algumas creches estão a dar um passo atrás. Ainda neste jornal, médicos de saúde pública admitem que voto em isolamento vai abrir precedentes.
Explicador

Eleitores confinados? Solução é "duplicar mesas"

Presidente da Associação Nacional de Freguesias explica que são poucas as soluções que as freguesias podem pôr no terreno. Alerta para os custos "muito difíceis" ao encargo das freguesias.
Noticiário

7h. Livre quer aumento salarial, PSD critica

No debate televisivo de ontem, Rui Rio critica a proposta de aumento salarial do partido Livre. Diz que o salário mínimo só deve subir se a economia o permitir.
Noticiário

1h. Costa pede resposta “a quem abriu crise”

Antes do debate na RTP, Costa diz que portugueses têm que responder “a quem abriu esta crise”. Ouvimos a análise aos primeiros debates das legislativas. Reuniões no Infarmed voltam esta semana.
Legislativas 2015

Movimento coloca questões éticas a partidos

O movimento lança 10 questões que quer ver respondidas pelos partidos que concorrem às eleições legislativas, sendo uma delas: "Que tipo de cuidados deve o Estado prestar às pessoas em fim de vida?".
Legislativas 2015

PAN quer Governo com "partidos ambientalistas"

Para Inês Sousa Real, a alternância governativa entre PSD e PS registada nos últimos anos em Portugal "não tem levado a uma evolução do país", mas sim à sua estagnação.
PCP

PCP acusa PS de "arranjinhos" com PSD e CDS

Braga, 1O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou o PS de estar a preparar "arranjinhos" com o PSD e o CDS como "plano B" para o caso de não conseguir a maioria absoluta com que "sonha".
Noticiário

1h. PSD aprova listas de deputados à AR

Reportagem a acompanhar o Conselho Nacional do PSD e a reação de Rui Rio à aprovação das listas dos deputados. Nas listas do PS, Eduardo Cabrita não vai ser candidato. E ainda, noite de Champions.
Sondagens

PS de Costa cai e direita recupera nas sondagens

Chega mantém-se como terceira força partidária, numa altura em que também o PSD de Rui Rio recuperou na desvantagem para o PS. Partido do Governo só tinha estado pior no início da pandemia.
Legislativas 2015

Um Pirata chamado PAN

Todos os partidos têm uma agenda para o ambiente, a forma como a executam é que muda. Uns focam-se na formação e construção duma real consciência do problema, outros numa agenda coletivista e punitiva
Legislativas 2015

PURP acusa Costa de mentir e de ser "manhoso"

O líder do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas acusou, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, de mentir às pessoas, apodando-o de "manhoso" com as pensões dos reformados.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Eleições Legislativas

"O liberalismo é um inimigo da corrupção"

"Todos se conformaram que as eleições serão ganhas pelo PS, e os partidos parecem mais interessados em posicionar-se como futuros aliados do PS do que em oposição ao PS", diz Carlos Guimarães Pinto.
Programa Eleitoral do PS

O programa das promessas. E as caras do PS 19/23

O PS avança para eleições a prometer um salto de 56% no investimento na próxima legislatura, mais na função pública e menos nos impostos. Contas certas são para manter. E PPP e sem regionalização.
PSD

Filipa Roseta: Costa "recupera política socrática"

Cabeça de lista pelo PSD em Lisboa acusa Governo de "recuperar as políticas socráticas de adjudicação direta". Em entrevista à Rádio Observador diz que só está na política por causa de Sócrates.
Catarina Martins

No PS há quem veja o BE como problema para maioria

Catarina Martins considera que há setores do PS que entendem que o BE "pode ser um problema para o objetivo da maioria absoluta" nas próximas eleições legislativas.
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
França

Macron descarta Valls para as legislativas

O presidente eleito de França rejeitou a entrada de Manuel Valls nas listas do seu movimento para as eleições legislativas. Mas não apresenta candidato no círculo eleitoral do ex-primeiro-ministro.
Política

O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Dívida Pública

Dívida.PS conseguiu inverter "falhanço" de Passos?

António Costa fez campanha, para as eleições de há um ano, acusando o governo PSD/CDS de não ter conseguido interromper a subida da dívida pública. O PS conseguiu inverter a tendência? Veja a resposta
Dívida Pública

Dívida pública sobe 5% desde as eleições

Banco de Portugal indicou esta segunda-feira que a dívida bruta voltou a aumentar, para 243,3 mil milhões de euros, em agosto. A dívida, mesmo em termos líquidos, subiu cerca de 5% desde as eleições.
Rússia

Partido de Putin conquista maioria absoluta

A Rússia Unida, o partido do Presidente russo, Vladimir Putin, conquistou 343 dos 450 lugares que compõem a Duma, ou Câmara dos Deputados.
PSD

Passos convidou Costa para vice-primeiro-ministro

Passos Coelho revelou, numa entrevista à Sábado, que desafiou António Costa para ser vice-primeiro-ministro após as eleições legislativas. Portas concordava. Mas o socialista recusou.
Legislativas 2015

Ter deputados custou aos partidos 10 milhões

Os sete partidos com representação parlamentar gastaram perto de dez milhões de euros na campanha eleitoral para as legislativas de 2015, com a coligação que juntou PSD/CDS-PP com despesas superiores a quatro milhões de euros.
Pedro Passos Coelho

"Vejo-me como candidato a primeiro-ministro"

Numa entrevista ao Público, Passos Coelho assume-se como "candidato a primeiro-ministro" enquanto for líder do PSD. E diz que medidas anunciadas por Centeno são "elogio" à política do anterior Governo
Sondagens

Sondagem. PS sobe, direita mantém-se na frente

Barómetro da Eurosondagem feito dois meses depois das eleições mostra o PS a subir para valores equiparados aos do PSD, isolado. Mas direita, junta, ainda se mantém confortavelmente na frente.
Presidenciais 2016

A “vigarice” das sondagens

Pude concluir que as empresas de sondagens fazem um trabalho geralmente sério e que as incorreções nas projeções não são, de forma alguma, um sinal de má-fé, como inúmeras pessoas querem fazer crer.
Governo

Governo apresentará orçamento "assim que possível"

Governo garante que não vai esperar por um novo presidente para aprovar orçamento e diz que o país não precisa de "quezílias institucionais".
Governo

Jerónimo: PCP encontrará "solução" para aprovar OE

Em entrevista ao jornal Expresso, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa assegura que os comunistas estão disponíveis para encontrar solução quer permita aprovar o Orçamento do Estado.
Governo

Portas na oposição, mas "não por vontade do povo"

"Não foi por vontade do povo" que Paulo Portas passou de vice-primeiro-ministro para deputado da oposição na Assembleia da República, disse o líder do CDS-PP aos militantes no Bombarral.
Governo

Angola: Portugal quebra “tabu” com van Dunem 

Vice-procurador-geral de Angola considera que Portugal quebrou um "tabu" com a escolha de uma mulher negra, Francisca van Dunem, para o Governo, para ocupar a pasta da Justiça.
PCTP/MRPP

Garcia Pereira demite-se do PCTP/MRPP

O advogado Garcia Pereira anunciou hoje que apresentou a demissão do PCTP/MRPP, depois de ter sido suspenso do Comité Permanente do Comité Central, alegando ser vítima de "ataques pessoais".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.