771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

35 horas

Professores

Trabalham 50 horas e 5,3% têm mais de 200 alunos

Professores gastam, em média, 16 horas e 35 minutos a dar aulas e outras 18 horas a desenvolver tarefas. Há professores que têm turmas de vários níveis de ensino e 5,3% têm mais de 200 alunos.
Função Pública

35 horas semanais alargadas a quase todos no SNS

A passagem das 40 para as 35 horas semanais para todas as classes profissionais do SNS foi concluída esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. De fora estão os profissionais do Hospital de Braga.
Enfermeiros

Ordem alerta para falta de 700 enfermeiros nas 35h

De acordo com a bastonária, da contratação de dois mil profissionais anunciada pelo ministro da Saúde, "cerca de mil seriam enfermeiros", um número insuficiente para fazer cumprir as 35 horas".
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Saúde

35 horas: ministro remete contratações para outono

O ministro da Saúde remeteu para o outono a contratação de mais profissionais de saúde, depois da integração dos 2 mil a serem contratados agora, depois da passagem às 35 horas semanais.
35 horas

35 horas. Portugueses precisam de trabalhar muito

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que os portugueses precisam de "trabalhar muito", quando questionada sobre o regresso dos profissionais de saúde às 35 horas semanais de trabalho.
PSD

Rio: Portugal vai pagar preço pelas 35h na saúde

O presidente do PSD disse que Portugal vai pagar um preço político elevado pela redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

O ministro do Trabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
PCP

PCP reclama autoria de proposta das 35 horas

A deputada do PCP Rita Rato defendeu que o agendamento do grupo parlamentar comunista das 35 horas semanais para o setor privado permitirá criar cerca de 440 mil novos postos de trabalho.
Orçamento do Estado

35 horas vão custar 25 milhões para o ano

OE 2017 prevê custo de 25 milhões com o regresso às 35 horas. Marcelo tinha avisado que não podia haver aumento daquela despesa em 2016. Costa e Centeno chegaram a falar a dois tons sobre o assunto.
Serviço Nacional de Saúde

ADSE vai ser um instituto público já em 2017

O ministro da Saúde revelou, esta terça-feira, que a ADSE vai passar a instituto público em 2017. O governante disse ainda que o regresso às 35 horas está a custar menos do que o previsto.
35 horas

Entidades públicas pedem reforço de recursos

Estudo do Governo sobre o impacto das 35 horas foi feito e março, mas a conclusões não foram reveladas pelo Governo que só o fez agora. Um quarto das entidades públicas revelaram dificuldades.
35 horas

Enfermeiros entregam novos pré-avisos de greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exige o retomar das negociações sobre as 35 horas de trabalho e emitiu pré-avisos para novas greves em agosto. Governo fala em impacto reduzido no primeiro dia.
35 horas

35 horas semanais. Mais descanso e confusão

No serviço de Marco Jacinto foi um problema organizar os turnos quando os enfermeiros passaram para as 40 horas. Agora, com a redução, mantêm-se desigualdades e agrava a falta de uma pessoa na equipa.
35 horas

Governo vai recorrer à bolsa de mobilidade

Centeno diz que vai resolver a situação da "esmagadora maioria" dos 500 funcionários públicos em mobilidade. Serão chamados para colmatar necessidades que decorram do horário de 35 horas semanais.
35 horas

FESAP quer desigualdades corrigidas

A FESAP reuniu com a Administração Central do Sistema de Saúde para chegar a uma negociação coletiva que colmate as desigualdades criadas pela aplicação das 35 horas semanais.
35 horas

Lei das 35 horas já saiu no Diário da República

A lei que restabelece as 35 horas como período normal de trabalho na Função Pública foi publicada esta segunda-feira em Diário da República, entrando em vigor a partir de 1 de julho.
Sindicatos

Guardas prisionais concentrados em S. Bento

Cerca de cem guardas prisionais que pertencem ao Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional reuniram-se em São Bento para reivindicar a aplicação do Estatuto Profissional e das 35 horas semanais
35 horas

Guardas Prisionais em vigília pelas 35 horas

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional promove esta manhã uma vigília junto à residência do primeiro-ministro. Entre as exigências está a aplicação das 35 horas semanais de trabalho.
35 horas

Deixar violar a Constituição

A função pública fará em 19.600.000 horas semanais o que antes fazia em 22.400.000. A diferença de 3 milhões de horas teve impacto orçamental em 2013, mas já não terá em 2016? Não dá para acreditar.
Governo

O fim da austeridade: das 35 horas à CGD

A encenação do fim da austeridade a que estamos a assistir pode até ser eficaz para satisfazer clientelas políticas mas vai sair muito cara ao país.
35 horas

Passos insiste que 35 horas são "um erro"

Pedro Passos Coelho, reiterou que a reposição das 35 horas de trabalho na função pública é "um erro". O diploma que restabelece as 35 horas de trabalho foi promulgado por Marcelo.
35 horas

Marcelo "fez a sua obrigação" ao promulgar as 35h

A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública diz que o Presidente da República, ao promulgar o diploma que restabelece as 35 horas semanais na função pública, "fez a sua obrigação".
35 horas

Sindicato satisfeito com restabelecimento das 35h

O presidente da FESAP afirmou que não esperava oposição por parte de Marcelo. José Abraão espera reunir-se com os hospitais para discutir a ampliação das 35 horas a todos os funcionários de saúde.
Presidente da República

PR veta barrigas de aluguer e passa 35h à condição

Presidente da República vetou lei das barrigas de aluguer por não responder às recomendações do Conselho Nacional de Ética e promulgou lei das 35h mas com condição:se despesa aumentar envia para o TC.
35 horas

Custos das 35 horas compensados com poupanças

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, disse hoje em Nova Iorque que os custos da passagem de alguns funcionários públicos para um horário semanal de 35 horas serão compensados com poupanças noutros setores.
Marcelo Rebelo de Sousa

Diploma polémicos já seguiram para Belém

Os diplomas que estabelecem as 35 horas, as regras de recurso à gestação de substituição e o acesso à procriação assistida já estão nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa.
Função Pública

O diploma das 35 horas é inconstitucional?

Marques Mendes abriu a caixa de Pandora e perguntou se o diploma que prevê 35 horas semanais para a função pública é constitucional. Há peritos que garantem que sim, há outros que têm sérias dúvidas.
35 horas

Passos. 35 horas são um erro político

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que "o problema" da lei das 35 horas semanais "não tem a ver com a constitucionalidade", mas com "a decisão política" do Governo, que "é errada".
35 horas

Bloco reclama 35 horas para contratos individuais

Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de resolução no Parlamento para o alargamento das 35 horas de trabalho semanal aos contratos individuais na função pública.
35 horas

Enfermeiros querem negociação sobre as 35 horas

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses quer terminar as negociações das 35 horas até 1 de julho. O SEP quer o regime das 35 horas aplicado a todos os trabalhadores, incluindo o setor privado.
Função Pública

35 horas aprovadas mas o assunto não está arrumado

O regresso às 35 horas de trabalho para a função pública foi aprovado no Parlamento. Mas o assunto ainda não está arrumado: falta negociar com os sindicatos os casos em que a transição não é fácil.
35 horas

Quantas horas trabalhamos? O tempo é relativo...

Há relógios que não andam, mas também há ponteiros que correm. Há semanas de trabalho onde as horas dilatam por necessidade e outras que são travadas pelos patrões. O tempo não é uniforme. É desigual.
Função Pública

Deputados aprovam regresso às 35 horas

A Comissão Parlamentar do Trabalho aprovou, esta quarta-feira, o diploma do regresso às 35 horas semanais na função pública. A votação final global está marcada para quinta-feira.
35 horas

35 horas vão hoje a votação na especialidade

A proposta para a reposição das 35 horas vai ser votada na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social. Atualmente, o horário da função pública é de 40 horas semanais.
Função Pública

35 horas: as contas diferentes de Passos e Costa

Passos aumentou o horário em 2013 e garantiu que poupava 36 milhões num trimestre em toda a administração pública. Costa quer reduzir e diz que vai gastar mais 27 milhões por semestre só na Saúde.
35 horas

Sindicatos exigem "35 horas para todos"

A Federação Sindical da Administração Pública defendeu a reposição das "35 horas para todos" depois de o PS sugerir negociações com sindicatos para funcionários continuarem a trabalhar 40 horas.
35 horas

Governo estuda compensação do faseamento

As 35 horas vão mesmo avançar a 1 de julho com a norma transitória. Os trabalhadores afectados pelo faseamento serão compensados. Governo, sindicatos e partidos estudam como.
35 horas

Jerónimo:reposição de 35 horas são "única solução"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a reposição das 35 horas de trabalho é a "única solução", referindo que se tratou de um compromisso assumido no acordo com o PS.
35 horas

Costa quer 35 horas sem mais despesa

Costa não quer o aumento da despesa pública com a entrada em vigor da uniformização das 35 horas de trabalho. Marcelo ainda não esclareceu qual a sua posição relativamente à aplicação da medida.
Função Pública

Votação das 35 horas adiada por uma semana

A votação das 35 horas na especialidade, prevista para esta quarta-feira, foi adiada por uma semana, a pedido do Partido Socialista. O que atira a votação global para o final da próxima semana.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos