35 horas
Função Pública

35 horas semanais alargadas a quase todos no SNS

A passagem das 40 para as 35 horas semanais para todas as classes profissionais do SNS foi concluída esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. De fora estão os profissionais do Hospital de Braga.
Enfermeiros

Ordem alerta para falta de 700 enfermeiros nas 35h

De acordo com a bastonária, da contratação de dois mil profissionais anunciada pelo ministro da Saúde, "cerca de mil seriam enfermeiros", um número insuficiente para fazer cumprir as 35 horas".
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Saúde

35 horas: ministro remete contratações para outono

O ministro da Saúde remeteu para o outono a contratação de mais profissionais de saúde, depois da integração dos 2 mil a serem contratados agora, depois da passagem às 35 horas semanais.
35 horas

35 horas. Portugueses precisam de trabalhar muito

1770
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que os portugueses precisam de "trabalhar muito", quando questionada sobre o regresso dos profissionais de saúde às 35 horas semanais de trabalho.
PSD

Rio: Portugal vai pagar preço pelas 35h na saúde

116
O presidente do PSD disse que Portugal vai pagar um preço político elevado pela redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

113
O ministro do TRabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
PCP

PCP reclama autoria de proposta das 35 horas

A deputada do PCP Rita Rato defendeu que o agendamento do grupo parlamentar comunista das 35 horas semanais para o setor privado permitirá criar cerca de 440 mil novos postos de trabalho.
Orçamento do Estado

35 horas vão custar 25 milhões para o ano

119
OE 2017 prevê custo de 25 milhões com o regresso às 35 horas. Marcelo tinha avisado que não podia haver aumento daquela despesa em 2016. Costa e Centeno chegaram a falar a dois tons sobre o assunto.
Serviço Nacional de Saúde

ADSE vai ser um instituto público já em 2017

622
O ministro da Saúde revelou, esta terça-feira, que a ADSE vai passar a instituto público em 2017. O governante disse ainda que o regresso às 35 horas está a custar menos do que o previsto.
35 horas

Entidades públicas pedem reforço de recursos

1392
Estudo do Governo sobre o impacto das 35 horas foi feito e março, mas a conclusões não foram reveladas pelo Governo que só o fez agora. Um quarto das entidades públicas revelaram dificuldades.
35 horas

Enfermeiros entregam novos pré-avisos de greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exige o retomar das negociações sobre as 35 horas de trabalho e emitiu pré-avisos para novas greves em agosto. Governo fala em impacto reduzido no primeiro dia.
35 horas

35 horas semanais. Mais descanso e confusão

No serviço de Marco Jacinto foi um problema organizar os turnos quando os enfermeiros passaram para as 40 horas. Agora, com a redução, mantêm-se desigualdades e agrava a falta de uma pessoa na equipa.
35 horas

Governo vai recorrer à bolsa de mobilidade

Centeno diz que vai resolver a situação da "esmagadora maioria" dos 500 funcionários públicos em mobilidade. Serão chamados para colmatar necessidades que decorram do horário de 35 horas semanais.
35 horas

FESAP quer desigualdades corrigidas

A FESAP reuniu com a Administração Central do Sistema de Saúde para chegar a uma negociação coletiva que colmate as desigualdades criadas pela aplicação das 35 horas semanais.
35 horas

Lei das 35 horas já saiu no Diário da República

168
A lei que restabelece as 35 horas como período normal de trabalho na Função Pública foi publicada esta segunda-feira em Diário da República, entrando em vigor a partir de 1 de julho.
Sindicatos

Guardas prisionais concentrados em S. Bento

Cerca de cem guardas prisionais que pertencem ao Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional reuniram-se em São Bento para reivindicar a aplicação do Estatuto Profissional e das 35 horas semanais
35 horas

Guardas Prisionais em vigília pelas 35 horas

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional promove esta manhã uma vigília junto à residência do primeiro-ministro. Entre as exigências está a aplicação das 35 horas semanais de trabalho.
35 horas

Deixar violar a Constituição

505
A função pública fará em 19.600.000 horas semanais o que antes fazia em 22.400.000. A diferença de 3 milhões de horas teve impacto orçamental em 2013, mas já não terá em 2016? Não dá para acreditar.
Governo

O fim da austeridade: das 35 horas à CGD

711
A encenação do fim da austeridade a que estamos a assistir pode até ser eficaz para satisfazer clientelas políticas mas vai sair muito cara ao país.
35 horas

Passos insiste que 35 horas são "um erro"

Pedro Passos Coelho, reiterou que a reposição das 35 horas de trabalho na função pública é "um erro". O diploma que restabelece as 35 horas de trabalho foi promulgado por Marcelo.
35 horas

Marcelo "fez a sua obrigação" ao promulgar as 35h

A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública diz que o Presidente da República, ao promulgar o diploma que restabelece as 35 horas semanais na função pública, "fez a sua obrigação".
35 horas

Sindicato satisfeito com restabelecimento das 35h

O presidente da FESAP afirmou que não esperava oposição por parte de Marcelo. José Abraão espera reunir-se com os hospitais para discutir a ampliação das 35 horas a todos os funcionários de saúde.
Presidente da República

PR veta barrigas de aluguer e passa 35h à condição

1694
Presidente da República vetou lei das barrigas de aluguer por não responder às recomendações do Conselho Nacional de Ética e promulgou lei das 35h mas com condição:se despesa aumentar envia para o TC.
35 horas

Custos das 35 horas compensados com poupanças

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, disse hoje em Nova Iorque que os custos da passagem de alguns funcionários públicos para um horário semanal de 35 horas serão compensados com poupanças noutros setores.
Marcelo Rebelo de Sousa

Diploma polémicos já seguiram para Belém

Os diplomas que estabelecem as 35 horas, as regras de recurso à gestação de substituição e o acesso à procriação assistida já estão nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa.
Função Pública

O diploma das 35 horas é inconstitucional?

217
Marques Mendes abriu a caixa de Pandora e perguntou se o diploma que prevê 35 horas semanais para a função pública é constitucional. Há peritos que garantem que sim, há outros que têm sérias dúvidas.
35 horas

Passos. 35 horas são um erro político

134
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que "o problema" da lei das 35 horas semanais "não tem a ver com a constitucionalidade", mas com "a decisão política" do Governo, que "é errada".
35 horas

Bloco reclama 35 horas para contratos individuais

Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de resolução no Parlamento para o alargamento das 35 horas de trabalho semanal aos contratos individuais na função pública.
35 horas

Enfermeiros querem negociação sobre as 35 horas

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses quer terminar as negociações das 35 horas até 1 de julho. O SEP quer o regime das 35 horas aplicado a todos os trabalhadores, incluindo o setor privado.
Função Pública

35 horas aprovadas mas o assunto não está arrumado

O regresso às 35 horas de trabalho para a função pública foi aprovado no Parlamento. Mas o assunto ainda não está arrumado: falta negociar com os sindicatos os casos em que a transição não é fácil.
35 horas

Quantas horas trabalhamos? O tempo é relativo...

211
Há relógios que não andam, mas também há ponteiros que correm. Há semanas de trabalho onde as horas dilatam por necessidade e outras que são travadas pelos patrões. O tempo não é uniforme. É desigual.
Função Pública

Deputados aprovam regresso às 35 horas

630
A Comissão Parlamentar do Trabalho aprovou, esta quarta-feira, o diploma do regresso às 35 horas semanais na função pública. A votação final global está marcada para quinta-feira.
35 horas

35 horas vão hoje a votação na especialidade

A proposta para a reposição das 35 horas vai ser votada na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social. Atualmente, o horário da função pública é de 40 horas semanais.
Função Pública

35 horas: as contas diferentes de Passos e Costa

Passos aumentou o horário em 2013 e garantiu que poupava 36 milhões num trimestre em toda a administração pública. Costa quer reduzir e diz que vai gastar mais 27 milhões por semestre só na Saúde.
35 horas

Sindicatos exigem "35 horas para todos"

A Federação Sindical da Administração Pública defendeu a reposição das "35 horas para todos" depois de o PS sugerir negociações com sindicatos para funcionários continuarem a trabalhar 40 horas.
35 horas

Governo estuda compensação do faseamento

As 35 horas vão mesmo avançar a 1 de julho com a norma transitória. Os trabalhadores afectados pelo faseamento serão compensados. Governo, sindicatos e partidos estudam como.
35 horas

Jerónimo:reposição de 35 horas são "única solução"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a reposição das 35 horas de trabalho é a "única solução", referindo que se tratou de um compromisso assumido no acordo com o PS.
35 horas

Costa quer 35 horas sem mais despesa

Costa não quer o aumento da despesa pública com a entrada em vigor da uniformização das 35 horas de trabalho. Marcelo ainda não esclareceu qual a sua posição relativamente à aplicação da medida.
Função Pública

Votação das 35 horas adiada por uma semana

131
A votação das 35 horas na especialidade, prevista para esta quarta-feira, foi adiada por uma semana, a pedido do Partido Socialista. O que atira a votação global para o final da próxima semana.
35 horas

BE e PCP viabilizam 35 horas com norma transitória

Os partidos da esquerda não desistem das suas propostas, que são mais abrangentes na redução do horário de trabalho para as 35 horas. Mas não vêem razões para inviabilizar a proposta do PS.
35 horas

Se vetar, Marcelo "faz favor" a Costa, diz Mendes

436
O comentador político e ex-líder do PSD acredita que Marcelo já começou a disparar "avisos e alertas", ainda que "amigos", ao Governo de António Costa.
Jerónimo De Sousa

"Não há forma enviesada" de impedir 35 horas

123
O líder comunista vai avisando o Governo PS que "não há argumento" para impedir aquilo que Jerónimo de Sousa considera ser "da mais elementar justiça": repor as 35 horas de horário de trabalho.
Função Pública

40 horas. Não teve "efeitos positivos"

280
Ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, diz que a aplicação das 40 horas de trabalho não surtiu "efeitos positivos na generalidade dos serviços da administração pública".
Sindicatos

CGTP. Manif pelas 35 horas encerra semana de luta

Semana de luta da CGTP termina com uma manifestação nacional da função pública, em Lisboa, pela reposição das 35 horas de trabalho, num período marcado por dúvidas dos sindicatos sobre a aplicação.
Governo

A luta continua

540
A manifestação da função pública de hoje mostra que o PCP não mantém só as suas velhas ideias, mas também as suas velhas tácticas. No parlamento, sustenta o governo; na rua, ataca o governo.
35 horas

35 horas. Sindicatos 'devem acautelar situações'

A coordenadora da federação sindical afirmou que os sindicatos devem acautelar todas as situações relacionadas com a reposição das 35 horas. A lei que aplica novo horário entra em vigor em Julho.
Função Pública

Centeno fala em "período de adaptação" às 35 horas

695
O primeiro-ministro negou que as 35 horas na função pública vão ter uma implementação “faseada”. Mas o ministro das Finanças reconheceu que há serviços que precisam de um “período de adaptação".
Função Pública

Costa nega faseamento das 35 horas

106
O primeiro-ministro recusou que a proposta do PS para o regresso ao horário de 35 horas seja faseado e garante que entra em vigor, para todos, a 1 de julho. Admite, contudo, problemas nos hospitais.
Função Pública

PS propõe 35 horas faseadas e não para todos

2879
Proposta entregue sexta-feira à noite pelos socialistas prevê que alguns serviços adotem o horário das 35 horas até ao final do ano. E deixa de fora quem tem contrato individual de trabalho.
Administração Pública

Sindicatos confiantes na reposição das 35 horas

Esta tarde foi de reunião dos sindicatos da Função Pública no ministério das Finanças. Todos estão confiantes na reposição das 35 horas a 1 de julho mas admitem que falta a votação final a 27 de maio.
35 horas

Governo afasta 35 horas no privado... para já

688
Executivo reconhece a importância “estratégica” do debate lançado pelo PCP, mas defende que agora o tema não é uma prioridade. UGT diz que não estamos na União Soviética: tema pertence à concertação
Saúde

35 horas. Hospitais precisam de 1.500 enfermeiros

1526
Regresso às 35 horas na Saúde vai custar 27 milhões de euros. Hospitais precisam de mais 1.500 a 1.700 enfermeiros e 800 a 1.000 assistentes operacionais para dar resposta à redução do horário.
Orçamento do Estado

35 horas podem custar até 40 milhões à Saúde

1604
O ministro da Saúde revelou que o regresso às 35 horas terá um impacto entre os 28 e os 40 milhões de euros para o SNS. Sobre a ADSE sublinhou que a sustentabilidade do subsistema não está garantida.
35 horas

Serviços têm de avaliar 35 horas até 4 de março

O Governo quer saber exatamente qual o impacto do regresso às 35 horas nos serviços públicos, sendo que a medida não poderá implicar aumento de custos. Maior problema reside nos hospitais.
António Costa

Costa à espera que PSD faça o "luto"

1673
Em entrevista ao jornal Expresso, Costa diz que PSD vive num "casulo" e a pensar no passado. O primeiro-ministro não teme divergências com a esquerda e garante reposição das 35 horas.
FESAP

Serviços públicos questionados sobre as 35 horas

Em reunião com a Federação que representa os sindicatos dos funcionários públicos, secretária de estado disse que já foram enviados questionários para todos os serviços.
Orçamento do Estado

Saúde garante que 35 horas são para avançar

1464
O Ministério da Saúde garantiu ao Observador que a saúde não será exceção no regresso às 35 horas. A aplicação da medida está contudo ainda a ser estudada.
Trabalho

35 horas podem não avançar na Saúde

472
"Diário Económico" avança que o governo está a ponderar não avançar com a reposição das 35 horas de trabalho na Saúde. É quase certo que fica tudo na mesma, diz o jornal.
Frente Comum

Ana Avoila: 35 horas são para todos

O Governo vai fazer o levantamento do número de funcionários públicos em cada serviço até março e garante que as 35 horas serão aplicadas a todos os trabalhadores da administração pública, disse a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila.
Orçamento do Estado

35 horas a 1 de julho depende de sindicatos

O ministro do Trabalho admitiu hoje que a aplicação das 35 horas semanais a todos os setores da administração pública a 01 de julho vai depender de trabalho que está feito pelo Governo e de negociações com os sindicatos.
Orçamento do Estado

Sindicatos pedem esclarecimentos sobre 35 horas

O primeiro-ministro garantiu, este sábado, o regresso às 35 horas a 1 de julho, mas Frente Comum e FESAP não ficaram convencidas com as palavras do chefe do Executivo e pedem explicações.
Orçamento do Estado

Costa: 35 horas entram em vigor a 1 de julho

518
O primeiro-ministro disse sem hesitação que o horário de 35 horas semanais regressa já a 1 de julho para todos os funcionários públicos. Mário Centeno não se comprometeu.
Função Pública

PCP e BE mantêm pressão sobre as 35 horas

101
BE e PCP insistem que o trabalho legislativo ficará concluído no "mais curto prazo possível". Grupo de trabalho reuniu esta terça-feira.
35 horas

Greve dos enfermeiros com adesão de 77%

A greve dos enfermeiros pela reposição das 35 horas de trabalho semanais para todos os profissionais registou uma adesão de 77% no turno da noite, adiantou à agência Lusa o sindicato do setor.
35 horas

35 horas em vigor antes de julho. Palavra da Fesap

O secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Nobre dos Santos, afirmou que há uma promessa do Governo para que a reposição do horário das 35 horas seja feita antes de 1 julho.
Impostos

Sindicato quer serviços abertos à hora de almoço

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos defendeu a reposição das 35 horas semanais de trabalho na função pública e defendeu a abertura dos serviços à hora de almoço.
Greve

Sindicatos e 35 horas. CGTP mantém greve

A UGT retirou a pressão, a CGTP nem por isso. Os sindicatos queriam o regresso das 35 horas já em janeiro, mas o Governo não cede. A greve, por isso, mantém-se. Mas há reunião decisiva amanhã.
Governo

35 horas, subvenções e fantasias

1332
O Estado português foi à falência em 2011. Negar isto é negar a realidade. Pensar, argumentar e decidir sem ter isto em conta é como pensar, argumentar e decidir num mundo de fantasia.
Governo

35 horas põem Portugal nos que menos trabalham

1626
Neste momento, o funcionários públicos portugueses estão entre os que, na UE, trabalham mais horas por semana. Com a passagem para as 35 horas, ficarão no grupo dos que trabalham menos.
Governo

35 horas e feriados: audições hoje na Assembleia

Sindicatos e patrões são ouvidos hoje no Parlamento sobre a reposição das 35 horas de trabalho semanal na administração pública e a reposição dos feriados nos setores público e privado.
Função Pública

Saúde admite regresso faseado às 35 horas

454
O ministro da Saúde admite que o regresso às 35 horas semanais pode ser feito de forma faseada e que vai implicar aumento de custos no Serviço Nacional de Saúde.
35 horas

Função Pública. Quanto custam mais cinco horas?

417
A batalha política pelo regresso às 35 horas centra-se no calendário. Mas a maior incógnita é o custo. Há estimativas, mas só agora vão ser feitas contas. Costa admite aplicação diferenciada.
35 horas

Centeno quer custos nulos. Greve mantém-se

593
O ministro das Finanças afirmou que a redução das horas de trabalho semanais na função pública tem de ter "custo nulo" nas despesas do Estado. Sindicatos mantêm greve para dia 29.
Função Pública

35 horas. Sindicatos reúnem-se hoje com o Governo

As estruturas sindicais da administração pública reúnem-se hoje com o ministro das Finanças, enquanto se discutem no parlamento os projetos de lei para repor as 35 horas na função pública.
35 horas

Finanças avisam que é preciso controlar custos

Partidos da esquerda querem repor já as 35 horas de trabalho semanal na Função Pública, mas Finanças emitem nota a insistir na necessidade de controlar despesa. PS aprova diplomas do PCP e Verdes.
Governo

Que condições de governabilidade nesta legislatura

655
Não posso entender a precipitação com que alguns atores políticos e sindicais pretendem implementar de imediato as 35 horas sem acautelarem o não impacto orçamental ou pesarem a abrangência da medida.
Função Pública

Hospitais e escolas preocupados com 35 horas

410
As 35 horas voltam a 1 de julho e há serviços que estão a antecipar problemas. Contratar pessoal ou recorrer a horas extra são hipóteses, mas o programa de Governo impede aumento de custos.
Função Pública

Esquerda negoceia entrada em vigor das 35 horas

PS empurra novo horário para julho, mas PCP e BE querem mais rápido e estão a negociar. Para já diplomas passam, mas discussão segue na especialidade. Governo antecipa reunião com sindicatos.
Função Pública

Função Pública. PS só repõe 35 horas em julho

124
Projeto socialista prevê a reposição da semana das 35 horas no Estado até julho, mas é omisso quanto ao compromisso de não implicar aumento de custos. BE e PCP querem tudo mais rápido.
Conversas à Quinta

Ainda podemos falar de nações? E de patriotismos?

A ideia de nação não é antiga, já conheceu melhores dias mas parece querer renascer. Uma conversa aberta onde também se falou de identidades e pertenças e se discutiu o que significa ser patriota hoje
Tribunal Constitucional

TC: Câmaras livres para decidir 35 horas

1256
O Tribunal Constitucional chumbou esta quinta-feira a participação do Governo nos acordos coletivos de trabalho das autarquias. Câmaras Municipais ficam assim livres de decidir redução para 35 horas.
PS

Costa quer repor os feriados e voltar às 35 horas

5091
Em entrevista ao DN, António Costa faz novas promessas: repor os feriados abolidos durante a troika e fazer a função pública regressar às 35 horas. Sobre as privatizações, "o Estado não está à venda".
35 horas

Função pública manifesta-se na sexta-feira

Trabalhadores da administração pública vão manifestar-se na sexta-feira, em Lisboa, para reivindicar a reposição das 35 horas de trabalho semanal nos serviços do Estado.
35 horas

Provedor com três pedidos para anular 40 horas

António Costa juntou-se a mais 15 autarcas, à ANAFRE e aos sindicatos da Função Pública para pedir a Faria Costa que mande para o TC normas que têm a ver com o processo de negociação para as 40 horas.
35 horas

Costa quer inconstitucionalidade de parecer da PGR

António Costa quer pedir ao Provedor de Justiça que promova a declaração de inconstitucionalidade do parecer da PGR sobre a aplicação das 35 horas de trabalho semanais.
A página está a demorar muito tempo.