Epidemias e Pragas

Epidemias e Pragas

Praga de ratos invade Nova Iorque

363
As autoridades nova-iorquinas estão com dificuldades em controlar uma praga de ratos que infesta a 'Big Apple'. Alterações climáticas estão no topo das causas: os bichos estão cada vez maiores.
Ébola

RD Congo. Mortos pelo ébola sobem para 517

Segundo a OMS, a epidemia continua a manter-se com "intensidade moderada". Nos últimos 21 dias, foram reportados 97 novos casos distribuídos por 13 zonas, sendo que Katwa é a zona mais afetada.
Gripe

Gripe em fase de epidemia com tendência estável

A atividade gripal epidémica tem uma tendência estável, tendo apresentado uma descida acentuada em relação à primeira semana, com uma taxa de incidência de 48,8 por 100 mil habitantes.
Epidemias e Pragas

Cabo Verde combate praga da lagarta com químicos

O ministro da Agricultura cabo-verdiano revelou esta terça-feira que a praga está a causar danos nas culturas de sequeiro e o combate vai ser feito com recurso a químicos e inimigos naturais.
Zimbabué

Cólera. Cinco pessoas morreram perto de Moçambique

O número de vítimas do surto de cólera no Zimbabué subiu para 54, depois de as autoridades registarem cinco mortes na área de Buhera, a cerca de 150 quilómetros da fronteira com Moçambique.
Ébola

Ébola. Já morreram 125 dos 200 infetados no Congo

Segundo a OMS, a febre hemorrágica já matou 125 pessoas. O surto de Ébola foi declarado no dia 1 de agosto nas províncias de Kivu do Norte e de Ituri, no norte da República Democrática do Congo.
França

Bélgica abate 4.000 porcos para evitar peste suína

Como se trata de uma área pouco povoada, estão em causa apenas 4.000 porcos domésticos, de um total de seis milhões de porcos existentes na Bélgica, referiu o ministro da Agricultura, Denis Ducarme.
Nigéria

Cólera. 31 mortes na Nigéria

Um surto de cólera no nordeste da Nigéria provocou 31 mortos entre 5 e 17 de setembro, segundo o ministério da Saúde do estado de Borno, que assinala ainda a existência de 1.533 casos suspeitos.
Epidemias e Pragas

Praga de baratas em Vila Franca de Xira e Loures

1.677
Dois concelhos na periferia de Lisboa estão a ser atingidos por pragas de baratas há vários verões. Moradores dizem que não são tomadas medidas. Autarquias garantem que há planos de desbaratização.
Epidemias e Pragas

RD Congo. Confirmados 13 casos em surto de ébola

Número de casos confirmados do novo surto de ébola no nordeste da República Democrática do Congo subiu para 13.
Epidemias e Pragas

Gripe espanhola. Medidas de Ricardo Jorge atuais

As medidas de Ricardo Jorge, enquanto autoridade de saúde, em 1918, ajudaram a minimizar os efeitos de uma pandemia que em meses fez mais baixas do que os quatro anos da I Guerra Mundial.
Epidemias e Pragas

Gripe espanhola. Analisada mortalidade em Portugal

Cem anos depois de a "gripe espanhola" ter aparecido em Portugal, o Instituto Dr. Ricardo Jorge vai analisar os dados da época, com o objetivo de perceber como evoluiu a pandemia.
Epidemias e Pragas

DGS admite novos casos de sarampo

A diretora-geral de Saúde diz que poderá haver novos casos de sarampo, depois de terem sido confirmados 21 doentes na quinta-feira, apesar de "não haver indício de que [o vírus] esteja descontrolado".
Moçambique

Segurança alimentar ameaçada por lagarta

As plantas de milho dificilmente têm hipótese de sobreviver ao ataque de uma lagarta oriunda da América do Sul, que foi detetada pela primeira vez em África em 2016.
Educação

Ratos no Restelo. Pais reúnem com delegado 

A reunião de emergência foi confirmada pela Associação de Pais. Mas outras fontes contactadas pelo Observador levantam a hipótese de ratos encontrados numa sala terem sido colocados propositadamente.
Angola

Surto de cólera já afetou mais de 500 pessoas

O surto de cólera que afeta a cidade angolana de Uíge desde dezembro já atingiu mais de 500 pessoas. 10 dos infetados acabaram por morrer.
Moçambique

Governo mobiliza recursos contra praga

O Governo moçambicano está a mobilizar recursos contra uma praga de lagarta de funil que está a destruir as plantações de milho. A espécie já afetou 5.664 hectares de produção de milho em todo o país.
Paris

Ruas de Paris invadidas por praga de ratos

2.130
Desde 2016 que Paris vive um problema de infestação de roedores, estimando-se que existam dois ratos por cada habitante. Os cantoneiros de limpeza dizem que a sua integridade está em risco.
Brasil

Avanço da febre amarela por falta de prevenção

O surto de febre amarela que começou em dezembro de 2016 no Brasil tem vindo a agravar-se devido a falta de ações preventivas. Até agosto de 2017, morreram 261 pessoas com a doença.
Iémen

Iémen. Casos de cólera atingem um milhão

Os casos de cólera no Iémen atingiram a barreira de um milhão e 80% da população do país, em guerra desde 2014, precisa de ajuda humanitária urgente.
Mundo

Malária volta a aumentar à escala global, em 2016

O número de casos de malária registados em 2016 em todo o mundo subiu 5 milhões, atingido os 216 milhões. O continente africano continua a ser aquele onde se observam maior número de casos.
Cabo Verde

Epidemia de paludismo "relativamente controlada"

As autoridades de saúde de Cabo Verde garantem que a epidemia de paludismo no país está "relativamente controlada". Desde o princípio de novembro, foram detetados apenas 10 casos.
Saúde

Madagáscar. Epidemia de peste faz 94 mortos

A epidemia de peste em Madagáscar já fez 94 mortos, em mais de 1.100 casos, e o mais provável é que surjam mais. 70% dos casos são pulmonares, a versão mais mortífera da doença.
Moçambique

Moçambique. Cólera matou 108 pessoas este ano

108 pessoas já morreram este ano vítimas de cólera. Este número contrasta com o do mesmo período do ano passado, em que foram registadas 306 mortes.
Doenças

Já há 402 casos de hepatite A em Portugal

Subiu para 402 o número de casos de Hepatite A em Portugal desde o início do ano. Houve mais 80 casos relativamente ao mês passado. Os homens são os principais atingidos.
Doenças

Internada com sarampo está ventilada e instável

151
A jovem de 17 anos com sarampo internada nos cuidados intensivos do hospital Dona Estefânia, em Lisboa, encontra-se ventilada, sob sedação e o seu estado clínico é instável.
Saúde

"Há vacinas suficientes para quem precisa"

Não há vacinas para todas as pessoas mas a Direção-Geral da Saúde está convencida de que serão suficientes para toda a gente que delas precisam com mais urgência.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Fundação Calouste Gulbenkian

Morreu o grande ulmeiro da Gulbenkian

116
A Gulbenkian informou esta quarta-feira que a grande árvore ulmeiro que se encontrava junto à porta da Fundação morreu. A causa foi uma praga para a qual ainda não se conseguiu encontrar cura.
Epidemias e Pragas

Coreia do Sul abate mais de 25 milhões de aves

As autoridades sul-coreanas abateram 22,5 milhões de aves este inverno para impedir a propagação do vírus da gripe aviária, a que se vão juntar outros três milhões nos próximos dias.
Zika

Brasileiras não querem engravidar com medo do Zika

Mais de metade das mulheres brasileiras em idade fértil tentam evitar a gravidez por causa do surto do vírus Zika que assola o país desde 2015, segundo um estudo publicado hoje.
Angola

Angola. Mais 170 casos suspeitos de febre-amarela

Uma epidemia de febre-amarela matou 353 pessoas em Angola nos últimos seis meses. Angola já terá vacinado mais de 11 milhões de pessoas desde fevereiro.
Epidemias e Pragas

Angola. Febre-amarela já matou 325 pessoas

A epidemia de febre-amarela em Angola já matou 325 pessoas em seis meses, há casos confirmados em mais três países, e em outros três, incluindo São Tomé e Príncipe, há situações "suspeitas".
Angola

Epidemia de febre-amarela está controlada

As autoridades de saúde angolanas anunciaram que a epidemia de febre-amarela, que desde dezembro já matou 290 pessoas, sobretudo em Luanda, está controlada, após mais de 2.000 casos suspeitos.
Epidemias e Pragas

Luta contra a praga da vespa em 30 municípios

O combate à vespa das galhas do castanheiro está ser feito em cerca de 30 municípios através da largada de parasitas que podem eliminar a praga que afeta a produção de castanha.
Saúde Pública

Madeira. Partilhar a ilha com o mosquito do zika

O mosquito responsável pela transmissão do vírus zika existe na Madeira pelo menos desde 2005. Em 2012, foi responsável por um surto de dengue na região. Como é conviver com ele?
Zika

Vacina testada nos EUA antes de fim do ano

O grupo farmacêutico norte-americano Inovio Pharmaceuticals, que está a desenvolver uma vacina contra o vírus Zika, anunciou hoje que irá iniciar testes em humanos antes do fim deste ano.
Brasil

Dilma: Zika não compromete Jogos Olímpicos

A presidente do Brasil garantiu hoje que a epidemia de Zika que afeta o país "não compromete a realização dos Jogos Olímpicos" do Rio de Janeiro, em agosto, e apelou aos brasileiros para lutarem contra os mosquitos transmissores do vírus.
Epidemias e Pragas

OMS. Vacina contra zika só disponível em 2017

A Organização Mundial de Saúde admitiu, esta sexta-feira, que a vacina contra o zika só estará pronta daqui a, "pelo menos, 18 meses". Diagnóstico rápido do vírus pode chegar dentro de semanas.
Zika

Zika. Vacina desenvolvida num ano?

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, disse durante uma conferência de imprensa em Brasília que uma vacina contra o vírus Zika pode ser desenvolvida dentro de um ano.
Epidemias e Pragas

China doa meio milhão de dólares a Angola

A China doou ao Governo angolano 500 mil dólares (448 mil euros) para a compra de vacinas contra a febre-amarela, surto que desde dezembro já matou 38 pessoas.
Zika

Obama pede 1,8 mil milhões para travar zika

A administração norte-americana vai pedir ao Congresso para libertar 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) para financiar ações de prevenção e luta contra o vírus Zika, anunciou a Casa Branca em comunicado.
Zika

OMS avisa que 4 milhões poderão ficar infetados

O aviso foi deixado pela Organização Mundial de Saúde que considerou também o aumento de casos de microcefalia em bebés como uma emergência de saúde pública internacional.
Zika

Zika. ONU pede revisão de aborto e contraceção 

A ONU pediu aos países atingidos pelo vírus Zika, suspeito de provocar malformações congénitas, que autorizem o acesso das mulheres à contraceção e ao aborto.
Zika

Zika. OMS sugere restringir doações de sangue

A OMS considerou "adequado" restringir as doações de sangue de viajantes oriundos de países de risco, de modo a evitar uma eventual propagação do vírus Zika, que atinge a América Latina.
Macau

Macau abate 15 mil aves após vírus H7N9 em mercado

As autoridades de Macau anunciaram hoje o abate imediato de 15 mil aves de capoeira e a suspensão da venda destes animais durante pelo menos três dias.
Zika

Brasil autoriza venda de testes que detetam Zika

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou a venda de testes para diagnóstico do vírus Zika, chikungunya e dengue. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
Brasil

Eliminar mosquitos e zika até aos Jogos Olímpicos

O Brasil tenta vencer a batalha contra o vírus Zika, esperando que a chegada do inverno e as medidas de prevenção tomadas o eliminem até agosto, quando começarem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Zika

EUA com caso de transmissão sexual do zika

As autoridades de saúde do Texas notificaram esta terça-feira um caso de transmissão por contacto sexual do vírus zika.
Zika

A longa lista da OMS para combater o zika

O Comité de Emergência pediu maior coordenação internacional na investigação e no controlo do mosquito que transmite o vírus, entre outras recomendações que pode ver aqui. A CE também já falou.
Zika

Dilma reafirma necessidade de combater vírus zika

A Presidente do Brasil enfatizou a necessidade dos governos aumentarem os cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus zika, chikungunya e dengue.
Zika

Zika: Franceses lançam-se na procura por vacina

A Sanofi Pasteur, do grupo farmacêutico francês Sanofi, anunciou que se lançou na procura por uma vacina contra o vírus Zika, transmitido por mosquitos e suspeito de provocar malformações congénitas.
Saúde

Zika. Honduras declara estado de emergência

O Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, declarou, esta segunda-feira, o estado de emergência nacional devido à propagação do vírus do Zika.
Zika

Zika. OMS declara emergência de saúde pública

Depois de reunir com uma equipa de 18 especialistas, a diretora-geral da OMS declarou o surto de zika uma emergência de saúde pública, não por causa da infeção, mas por causa da microcefalia.
Zika

Agentes autorizados a entrar à força nas casas

O Governo brasileiro publicou uma medida provisória que permite a entrada forçada de agentes de saúde em propriedades públicas e particulares para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus Zika, da dengue e da chikungunya.
Zika

105 casos de zika confirmados na Guatemala

A Guatemala apresenta condições propícias ao crescimento Aedes aegypti, o mosquito que transmite o vírus zika. Em 200 casos suspeitos, as autoridades confirmaram 105.
Zika

Zika infeta duas mil grávidas na Colômbia

A Colômbia anunciou que foram identificados 20.297 casos de pessoas infetadas com o vírus Zika, dos quais 2.116 são grávidas, uma doença que está associada a malformações congénitas nos fetos.
Zika

Dilma: Brasil está a perder guerra contra mosquito

A presidente do Brasil comentou e assinou por baixo as declarações do ministro da Saúda, que admitia que o país estava a perder a batalha contra o mosquito. Barack Obama ligou sexta-feira a Dilma.
Zika

Zika. Baixo risco de expansão na Europa no Inverno

O risco de importação do vírus Zika na Europa aumentou mas a possibilidade de se propagar pelo continente durante o inverno permanece "extremamente baixa", considerou a delegação europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Zika

Zika. Brasil "vai ganhar guerra contra o mosquito"

Dilma Rousseff afirmou que o país, um dos mais afetados pelo vírus zika, "vai ganhar a guerra contra o mosquito" ('aedes aegypti') transmissor da doença, e também da dengue e chikungunya.
Zika

Vacinas contra o zika podem ser testadas este ano

Os Estados Unidos estão a desenvolver duas potenciais vacinas contra o vírus zika. Os ensaios clínicos podem começar no final de 2016. Mas só ficarão disponíveis para o público daqui a vários anos.
Zika

Zika. 3 a 4 milhões de casos, situação "alarmante"

117
Organização Mundial de Saúde anunciou uma reunião de emergência para discutir o vírus zika e que estima que podem existir 3 a 4 milhões de casos. Está a "espalhar-se de forma explosiva".
Zika

Zika. 5 casos em Portugal. Todos vindos do Brasil

Já foram confirmados cinco casos de zika em Portugal e um caso suspeito. Todos os doentes tinham estado na América do Sul antes de manifestarem os sintomas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)