480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Acidente Nuclear

Guerra na Ucrânia

Zaporíjia "podia ser mais grave" do que Fukushima

Zhang alerta o Conselho de Segurança e pede que evitem tomar medidas que comprometam a segurança nuclear, pois "os atuais riscos" podem desencadear um desastre "mais grave que Fukushima em 2011".
Gabinete de Guerra

Zaporijia. Ucrânia está a bloquear a visita?

Kremlin quer uma visita da Agência Internacional de Energia Atómica. Afinal, é a Ucrânia que está a opor-se? Análise do coronel Mendes Dias e de Carlos Gaspar, professor e investigador do IPRI.
Guerra na Ucrânia

Risco nuclear: romenos devem comprar iodo

O risco de desastre nuclear em Chernobil tem preocupado os romenos devido aos ataques da guerra. O governo romeno começou a comprar medicação de iodo que previne a absorção radioativa.
Energia Nuclear

Japão quer libertar água de Fukushima no oceano

As autoridades japonesas pretendem filtrar 1.3 milhões de toneladas de água de uma antiga central nuclear (desativada) de Fukushima e garantem que é possível remover os isótopos nocivos à saúde.
Acidente Nuclear

Fukushima: aldeia habitável 11 anos depois 

Governo nipónico tem realizado operações em larga escala de descontaminação das várias localidades na região de Fukushima atingidas pelo desastre nuclear de 11 de março de 2011.
Japão

Japão vai reiniciar reator igual aos de Fukushima

As autoridades pretendem reiniciar a unidade, na região de Shimane, o mais tardar até 2023. Lembram a importância da energia num contexto de oferta limitada e de aumento dos preços dos combustíveis.
Acidente Nuclear

Chernobyl: 36 anos do maior desastre nuclear

Durante 10 dias, enormes quantidades de radiação foram libertas na região. Nos anos que se seguiram ao desastre nuclear, aproximadamente 220 mil pessoas foram realojadas.
Fukushima

Sismo provoca anomalias nas centrais nucleares

Um terramoto de magnitude 7,3 abalou esta quarta-feira a costa de Fukushima, no norte do Japão, desencadeando um alerta de 'tsunami', anunciaram as autoridades japonesas.
Fukushima

Japão assinala 11 anos da catástrofe de Fukushima

Pela primeira vez, nenhuma cerimónia de envergadura nacional foi organizada em memória das vítimas, depois de o Estado japonês ter decidido, no ano passado, não voltar a evocar este dia.
Guerra na Ucrânia

Chernobyl: Ucrânia e AIEA discordam sobre riscos

Central nuclear de Chernobyl deixou de ter energia elétrica. Ministro ucraniano avisa: "Guerra de Putin põe toda a Europa em risco". Agência Internacional desvaloriza riscos de fuga de radiação.
Noticiário

8h. Zelensky sobrevive a tentativas de assassinato

Presidente ucraniano escapa a pelo menos 3 ataques por parte de dois grupos às ordens do Kremlin. Marcelo rejeita nome indicado pelo Governo para ocupar o lugar de vice-chefe do Estado maior da armada
Fukushima

Controlada libertação de água da central Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atómica vai controlar a saída de água da central para o mar, visto que consideraram poder representar um risco para a saúde humana e para o ambiente.
Fukushima

Fukushima monitorizada por agência nuclear da ONU

O Governo japonês decidiu, em abril, começar a descarregar a água radioativa, dois anos depois de ter construído as instalações adequadas.
Reportagem Observador

Memórias de Chernobyl. “Éramos 6. 5 já morreram”

No dia em que o maior acidente nuclear da história faz 35 anos, Oleksandr chora o período em que não viu os filhos e Yurii recorda os colegas que já partiram.
Fukushima

Japão responde à China e dá garantias de segurança

"Água será diluída de modo que [a concentração de trítio] seja um sétimo do nível máximo considerado seguro para a água potável", diz o vice-primeiro-ministro japonês, em resposta à China.
Japão

Japão assinala 10º aniversário de Fukushima

A 11 de março de 2011, um tsunami invadiu a central de Fukushima, onde os núcleos de 3 dos 6 reatores entraram em fusão e deixaram inabitáveis várias cidades. 18.500 pessoas morreram ou desapareceram.
Acidente Nuclear

Finlândia. Incidente "sério" numa central nuclear

O incidente ocorreu às 12h22 locais (10h22 em Lisboa) no reator 2 da central de Olkiluoto, no sudoeste do país. "Não há perigo para as pessoas ou para o ambiente exterior", declararam as autoridades.
Fukushima

Fukushima. Libertação de água pode mudar ADN

A organização ambiental alerta que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo com potencial para danificar o ADN humano.
Incêndios

Bombeiros combatem incêndio perto de Chernobyl

O incêndio, ativo desde a semana passada, pode provocar o aumento de partículas radioativas no ar. 400 bombeiros estão no terreno a tentar impedir que as chamas se aproximem da antiga central nuclear.
Acidente Nuclear

Incêndio em Chernobyl: radiação "acima do normal"

O responsável pelos Serviços de Inspeção Ecológica denunciou nas redes sociais que a radiação atingiu valores acima do normal. No entanto, o governo nega. Chamas já consumiram 100 hectares.
Fukushima

Absolvidos ex-responsáveis da central de Fukushima

Ex-responsáveis estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear, que foi provocado pelo violento sismo seguido de um tsunami, a 11 de março de 2011.
Acidente Nuclear

Fukushima. Água contaminada pode acabar no oceano

Com falta de espaço para armazenar água contaminada, o governo japonês admite o pior cenário: despejar toneladas de água no oceano. O espaço de armazenamento termina em 2022.
Acidente Nuclear

Sarcófago de Chernobyl em risco de desabar

Devia durar 100 anos, mas ao fim de pouco mais de 30 a abóbada construída à volta do material radioativo de Chernobyl ameaça cair. Foi assinado um novo acordo para uma nova construção.
Sismo

"Explosão suspeita" causa sismo na Coreia do Norte

Serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus depois de uma "explosão suspeita", dizem as autoridades, a poucos dias da visita de Xi Jinping à Coreia do Norte.
Acidente Nuclear

10 fotos de Chernobyl. A ficção e a realidade

Trinta e três anos depois do pior desastre nuclear a que o mundo já assistiu, a HBO lança 'Chernobyl' e conta a história ao detalhe. Compare as 10 cenas da série com outras 10 fotos reais do acidente.
Mundo

A moda das selfies para o Instagram em Chernobyl

Os mais curiosos visitam cada vez mais o local onde se deu o pior desastre nuclear da história, muitos deles sem usar qualquer proteção. Depois, tiram fotografias e partilham no Instagram.
Fukushima

Fukushima começa a desmantelar central nuclear

É o princípio de um processo há muito esperado. Iniciou-se nesta segunda-feira o desmantelamento da central nuclear que deverá prolongar-se por décadas.
Japão

Japão. Justiça ordena compensar os afetados

O juíz acredita que o acidente poderia ter sido evitado se o Governo e a companhia de eletricidade Tepco tivessem "tomado medidas" em resposta à ameaça de um tsunami.
Fukushima

Japão admite que radiação matou trabalhador

Pela primeira vez, o governo japonês admitiu que a morte de um trabalhador de uma central nuclear em Fukushima foi causada por exposição a radiação e terá de indemnizar a família.
Acidente Nuclear

Chernobyl: centro turístico em crescimento

A catástrofe de Chernobyl aconteceu há 32 anos. Apesar da tragédia, a central e a cidade fantasma de Pripiat são hoje um centro turístico em crescimento da Ucrânia.
França

Bélgica distribui iodo em caso de acidente nuclear

Os comprimidos de iodo fazem parte de um plano de segurança nuclear do Governo, que os distribuiu entre pessoas que vivem num raio de 20 quilómetros em torno das duas centrais nucleares do país.
Poluição

Comissão Europeia investiga mina espanhola

As autoridades portuguesas não foram ouvidas na aprovação do projeto de exploração de urânio junto à fronteira. A Comissão Europeia vai investigar se o processo cumpriu as regras devidas.
Ucrânia

A Zona de Exclusão de Chernobyl em infravermelhos

Medicamentos e seringas, as máquinas que limparam os reatores e o que resta do jardim de infância. Vladimir Migutin entrou na Zona de Exclusão de Chernobyl. E fotografou-a com infravermelhos.
Acidente Nuclear

Como vivem os cães de Chernobil na cidade fantasma

São, na maior parte, crias das centenas de cães que foram deixados para trás após o acidente nuclear. Vivem na zona de exclusão, aguentam o frio ucraniano, e poucos passam dos seis anos.
Acidente Nuclear

Nuvem radioativa pairou sobre a Europa

Em outubro, uma nuvem radioativa pairou sobre a Europa. Segundo o Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear de França, foi inofensiva e não terá consequências para a saúde dos europeus.
Coreia do Norte

Mais de 200 mortos em local de testes nucleares

O colapso de um túnel matou cerca de 100 pessoas e outras 100 terão morrido numa tentativa de salvamento que não correu bem. O incidente aconteceu a 10 de outubro, havendo risco de radiação.
Vida selvagem

Há porcos radioativos à solta na Europa central

Os javalis selvagens da Europa Central estão a levantar preocupações. A espécie mostra sinais de radioatividade, resultado do acidente nuclear de Chernobyl, e a causa está nos cogumelos contaminados.
Ciência

Tsunami do Japão levou novas espécies para os EUA

Quase 300 espécies marinhas foram transportadas do Japão para a costa oeste dos EUA depois do tsunami de 2011, que, juntamente com o terramoto e o acidente nuclear de Fukushima, devastou o país.
Fukushima

Descoberto combustível nuclear em Fukushima

As primeiras imagens de depósitos de combustível nuclear derretido, em Fukushima, Japão, foram capturadas u
Sismo

Sismo de magnitude 5,6 em Fukushima

Um sismo de magnitude de 5,6 na escala aberta de Richter abalou esta quinta-feira a região de Fukushima e o nordeste do Japão. O sismo foi registado às 1h11, hora de Lisboa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.