Estatística

Emprego

Portugal com a 3.ª menor taxa de vagas de emprego

Portugal apresenta a terceira menor taxa de vagas de emprego na UE, fixando-se no 1,0%, ficando atrás da Grécia (0,6%) e da Espanha (0,9%).
Salários

Custo da mão-de-obra sobe na zona euro e UE

Os custos horários da mão-de-obra subiram 2,4% na zona euro e 2,6% na UE no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2018. Em Portugal, os custos subiram 1,0%.
Construção

Custos de construção de habitação nova aumentam 

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,3% em abril. Desde maio do ano passado que este índice tem aumentos mensais sempre superiores a 2%.
Estatística

Clima de negócios recua na zona euro

O indicador do clima de negócios recuou em maio 0,12 pontos para os 0,30, face a abril, devendo-se à deterioração da avaliação dos empresários do histórico de produção e da carteira de exportações.
Estatística

Lisboa é favorita para congressos internacionais

De acordo com o ranking da ICCA a capital portuguesa é a sexta cidade mais requisitada para congressos internacionais e ficou à frente de Londres e Singapura, numa tabela liderada por Paris.
IVA

Portugal perdeu 939 milhões em IVA em 2016

O INE diz que o intervalo do IVA em 2016, ano mais recente com a informação necessária para o seu cálculo, foi de 5,6%, ou seja, poderiam ter sido cobrados mais 939,4 milhões de euros neste impostos.
Salários

Salário médio líquido nacional passou os 900 euros

1.171
Instituto Nacional de Estatística dá conta de que a média do salários subiu. Também os escalões mais baixos perderam trabalhadores, números influenciados pelo salário mínimo.
Vacinas

Portugueses acreditam na eficácia da vacinação  

Portugal é o sétimo país da UE que tem a opinião mais favorável à vacinação. Segundo um Eurobarómetro, 53% dos portugueses acredita "sem dúvida" que as vacinas previnem doenças infecciosas .
Eurostat

Mulheres no Governo superam média da UE

129
A proporção de mulheres no Governo e no parlamento português supera os 36%. Portugal tem o sexto valor mais alto de assentos de mulheres no parlamento entre os 28 Estados-membros, a par da Dinamarca.
Sociedade

Quando vão os homens exercer tarefas domésticas?

7.665
Estudo "As mulheres em Portugal, hoje" conclui que entre homens e mulheres existe ainda um desequilíbrio expressivo de rendimentos e que as mulheres estão sempre ou quase sempre cansadas. Porquê?
Startups

Bright Pixel: 1º investimento nos EUA é numa fénix

Domingos Bruges criou a Muzzley, mas "não correu bem". Pegou no que aprendeu e recriou a startup com um novo nome e produto. A Habit Analytics recebeu cerca de 600 mil euros da Bright Pixel.
Global Shapers

'Big data' para criar impacto

Sem dados quantitativos e precisos sobre as reais necessidades das populações em situação de vulnerabilidade, será muito difícil obter respostas sociais customizadas que consigam resultados eficazes.
Desemprego

Número de desempregados cai para metade

108
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi de 334,9 mil em novembro, menos de metade do registado em setembro de 2013, durante a crise económica.
Estatística

Agência Lusa disponibiliza plataforma de análise

Luís Valente Rosa disse que esta plataforma surgiu, "precisamente, porque um dos problemas da sociedade" é "a dificuldade em saber que informação é mais relevante ou não".
Instituto Nacional Estatística

25% dos portugueses deixou trabalho pelos filhos

O estudo avançado pelo Instituto Nacional de Estatística foi dirigido a pessoas com idades entre os 18 e os 64 anos e baseou-se na análise da conciliação da vida profissional com a vida familiar.
Acidente Rodoviário

Acidentes aumentaram e já fizeram 422 mortos

Lisboa, Braga, Faro, Aveiro e Setúbal foram os distritos que registaram o maior número de acidentes, sendo que houve mais vítimas mortais em Setúbal, seguindo-se o Porto, Lisboa e Leiria.
Rendas

Rendas devem aumentar 1,15% em 2019

O INE publicou esta sexta-feira o valor médio da inflação em agosto, descontando a habitação, que serve para calcular o coeficiente de actualização anual de renda. Valores confirmados a 12 de setembro
Demografia

Esperança média de vida aumenta em Portugal

294
Entre os países desenvolvidos, os norte-americanos são os que vivem em média menos anos, enquanto Portugal apresenta o segundo maior crescimento da esperança média de vida para as mulheres.
Angola

Angola tem taxa de inflação mais baixa desde 2015

Angola registou, em julho, uma inflação homóloga de 19,01%, a mais baixa desde 2015, com a taxa a atingir em termos mensais 1,25%, a segunda mais reduzida em 2018.
Macau

População de Macau aumentou no 1.º semestre

Macau registava, em finais de junho, 658.900 habitantes, mais 1,6% do que no mesmo período de 2017, segundo dados oficiais divulgados esta sexta-feira.
Escolas

Taxa de escolarização é a mais baixa desde 2000

Cerca de 21 mil crianças em idade para frequentar o 1.º ciclo não constavam dos registos escolares no ano letivo 2016/2017, resultando na taxa real de escolarização mais baixa desde 1999/2000.
Alemanha

Alemanha. Desemprego cai para níveis de 1990

A taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,1% em julho, o nível mais baixo registado num mês de julho desde a reunificação alemã em 1990.
Função Pública

Função Pública. Portugal abaixo da média da UE

A percentagem de funcionários públicos em Portugal, face ao número total de trabalhadores, fixou-se em 15% em 2016, abaixo da média europeia registada no período em causa (16%).
Instituto Nacional Estatística

INE divulga valor do défice do 1.º trimestre 

O INE divulga, esta sexta-feira, os primeiros dados sobre a execução orçamental de 2018 em contabilidade nacional. O défice dos primeiros três meses do ano deve representar 1% do PIB, segundo a UTAO.
Economia

Endividamento do setor não financeiro aumentou

Segundo dados do Banco de Portugal, "o endividamento do setor não financeiro aumentou 4,6 mil milhões de euros em resultado do incremento de 4,5 mil milhões de euros no endividamento do setor público"
Instituto Nacional Estatística

Indicadores e clima económico melhoram em Portugal

O indicador quantitativo do consumo privado melhorou em abril, segundo dados do INE. Na indústria e construção, também os índices de produção aceleraram em abril.
Instituto Nacional Estatística

Hóspedes e dormidas diminuem em abril

As dormidas recuaram 8,4% em abril e os hóspedes diminuíram 5,4%. Resultados "foram influenciados pelo efeito do calendário do período de Páscoa" que impulsionou dormidas durante o mês de março.
Construção

Edifícios licenciados aumentam 2% e concluídos 20%

No primeiro trimestre, os edifícios licenciados aumentaram em 18,3% em relação ao trimestre anterior, enquanto os edifícios concluídos subiram 3,6% face aos três meses anteriores.
Angola

Angola. INE pede a empresas que arrumem as contas

O diretor-geral do Instituto Nacional de Estatística Angolano disse que o facto de as empresas não arrumarem " as contas trimestralmente" tem influência no resultado dos dados estatísticos.
Instituto Nacional Estatística

Subida dos preços desacelera em abril

De acordo com o INE, a subida dos preços no mês de abril foi de 0,4%, desacelerando relativamente aos 0,7% observados em março.
Emprego

Emprego no Norte supera melhor dos resultados

O emprego no Norte do país apresentou os seus melhores resultados no período entre 1999 e 2016, "impulsionado sobretudo pela indústria transformadora".
Habitação e Urbanismo

Valor médio de avaliação bancária aumentou

O valor médio da avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação aumentou sete euros em fevereiro, face a janeiro, segundo o INE.
Economia

Carga fiscal subiu para 37% do PIB em 2017

984
A carga fiscal aumentou para 37% do PIB no ano passado. De acordo com o INE, o défice orçamental no conjunto de 2017 totalizou 3% do PIB, incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Instituto Nacional Estatística

Poupança das famílias recupera para 5,4% em 2017

A taxa de poupança das famílias aumentou 5,4%. O aumento do rendimento disponível das famílias é explicado pelo aumento das remunerações e prestações sociais recebidas.
Aeroportos

Aeroportos. Mais passageiros em Portugal em 2017

O número de passageiros nos aeroportos portugueses no ano passado subiu 16,4% face ao ano anterior. Maior aumento aconteceu no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa
Eurostat

Taxa de emprego aumentou 1,6% na UE e zona euro

A taxa de emprego aumentou na zona euro e na União Europeia. Em Portugal, no quarto trimestre de 2017, o emprego subiu 3,2% em termos homólogos e 0,7% face ao período entre julho e setembro.
Economia

Portugal. Maior crescimento da produção industrial

Portugal registou a maior subida mensal (2,5%) na produção industrial, em janeiro, em contraciclo com as quebras na zona euro (-1,0%) e na União Europeia (-0,7%), segundo dados do Eurostat.
Desemprego

Desemprego sobe 2,9% face a dezembro

De acordo com os dados do IEFP, o desemprego caiu 16% em janeiro face ao mesmo mês de 2017, mas subiu 2,9% em relação ao mês de dezembro.
Agricultura

Produção de azeitona aumenta 25% em 2017

Os dados do INE mostram que a produção de azeitona aumentou 25%. No continente, a produção de azeitona para azeite foi de 476 mil toneladas em 2016. As previsões para 2017 apontam para 595 mil.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação. Taxa de juro sobe em janeiro

As taxas de juro no crédito à habitação subiram 0,5 pontos base em janeiro, face a dezembro de 2017. No período em análise, a prestação média vencida subiu um euro, fixando-se em 240 euros.
Desemprego

Taxa de desemprego ficou abaixo dos 9% em 2017

A queda de 0,4 pontos percentuais no último trimestre fez descer o desemprego para os 8,9% na média do ano, permitindo superar as estimativas mais recentes do Governo, que antecipavam uma taxa de 9,2%
Mercado Imobiliário

Lisboa com preço de habitações mais caro do país

No terceiro trimestre de 2017, o valor mediano dos preços dos alojamentos familiares vendidos fixou-se em 912 euros por metro quadrado (m2), mais 1,8% face ao valor registado no segundo trimestre.
Instituto Nacional Estatística

Investimento empresarial deve desacelerar em 2018

Segundo o INE, o "principal fator limitativo" do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspetivas de venda.
IEFP

Número de desempregados baixa em dezembro 

Segundo o IEFP, o desemprego afetava em dezembro 44.414 jovens, o que representa uma redução homóloga de 19,7% e de 6,9% em termos mensais (o correspondente a menos 3.285 jovens).
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

Em dezembro de 2017, a atividade económica diminuiu ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, após a trajetória ascendente observada entre o terceiro trimestre de 2016 e de 2017.
Banco de Portugal

Rendibilidade do ativo das empresas subiu

A autonomia financeira das empresas não financeiras fixou-se em 36,4% no terceiro trimestre de 2017, o que corresponde a um aumento de 0,4 pontos percentuais face ao anterior trimestre.
Cinema

Salas de cinema com mais espectadores em 2017

Segundo dados provisórios do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em 2017 foram contabilizados mais 650 mil espectadores e mais 4,4 milhões de euros de receita de bilheteira do que em 2016.
Acidentes e Desastres

Acidentes de trabalho causaram 115 mortos em 2017

Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017, foram registadas 115 vítimas mortais, menos 23 do que em igual período de 2016, e 315 feridos graves, mais 51 do que no ano anterior.
Francisca Van Dunem

Reabertura de juízos foi decisão acertada

Francisca Van Dunem fez um balanço "muito positivo" sobre os juízos de proximidade reabertos em vários pontos do país, destacando a presença do Estado em regiões que tinham ficado privadas dela.
Instituto Nacional Estatística

Patentes europeias verdes atingem recorde em 2016

2016 foi o ano com "maior número de validações de patentes europeias verdes em Portugal", com o setor da energia a destacar-se como a área com mais validações.
António Costa

Défice deve ficar abaixo de 1,4%, diz Costa

133
António Costa afirmou, esta terça-feira, que o "défice será este ano mais baixo do que o valor inicialmente estimado pelo Governo, que era de 1,5%."
Instituto Nacional Estatística

UE. Aumenta número de portugueses a falar línguas 

288
70% dos portugueses afirma saber outra língua para além do português. Entre as línguas estrangeiras mais conhecidas pelos portugueses, destacam-se o inglês, o francês e o espanhol.
Economia

Rendimento da atividade agrícola deve cair em 2017

O rendimento da atividade agrícola deverá cair este ano, mas até 31 de janeiro de 2018 o INE vai efetuar uma segunda estimativa das contas económicas da agricultura.
Jornais

Venda de jornais e revistas cai em 2016

Em 2016, enquanto os jornais venderam 58,4% dos exemplares em circulação, as revistas foram responsáveis pela circulação paga de 68,9% dos exemplares.
Economia

Economia portuguesa cresce no 3º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano, segundo a estimativa rápida das contas nacionais divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Economia

'Stock' de capital correspondia a 343% do PIB

O valor estimado do 'stock' de capital da economia portuguesa foi de 616 mil milhões de euros em 2015. O 'stock' de capital é tudo o que a economia tem à disposição para produzir bens e serviços.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação. Taxa de juro aumentou

A taxa de juro do crédito à habitação aumentou em outubro, chegando a prestação média vencida a atingir os 240 euros. Este é o valor mais elevado dos últimos 12 meses.
Empresas

Redes sociais são usadas para chegar aos clientes

A proporção de empresas que utilizam estes meios de comunicação digital "aumenta com a dimensão da empresa", segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Economia

Economia volta a estabilizar

O indicador de clima económico em Portugal e o indicador de atividade económica mantiveram-se estáveis, segundo divulgações do Instituto Nacional de Estatística.
Guiné-Bissau

Índice de Ibrahim: Guiné-Bissau desce uma posição

A Guiné-Bissau perdeu o 43º lugar para a República do Congo, no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana. Segundo o relatório divulgado, o país tem registado progressos significativos desde 2007.
Moçambique

Moçambique em 23º lugar no Índice de Ibrahim

Moçambique está em deterioração acelerada, tendência que se agravou nos últimos cinco anos. Liberdade de expressão, acesso à justiça e taxa de literacia são alguns dos indicadores onde há progressos.
Cabo Verde

Cabo Verde na quarta posição do Índice de Ibrahim

Cabo Verde integra o grupo de países com "sinais de alerta". Observam-se progressos em indicadores como proteção contra a discriminação, segurança das pessoas ou taxa de mortalidade infantil.
Estatística

Índice de Ibrahim: Angola entre os 10 piores

Angola continua entre os 10 piores países no que diz respeito à boa governação, ainda assim, fez progressos no tratamento do HIV, na igualdade de género e nas infraestruturas políticas e elétricas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)