Conflitos Laborais
Porto

Ação de protesto no interior da Cervejaria Galiza

"Queremos assumir o nosso posto. Queremos ter uma resolução do que se passa. Temos o nosso posto de trabalho em risco e queremos os nossos direitos", salientou um dos funcionário.
Combustível

Motoristas. Sindicato extinto? 5 respostas /premium

526
DGERT devia ter notificado o sindicato sobre ilegalidades, mas SNMMP garante que tal não aconteceu. Cinco respostas sobre o pedido do MP para dissolver o sindicato — e todas as perguntas em suspenso.
Conflitos Laborais

Motoristas garantem reunião com Governo

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas reiterou que serão apresentadas propostas na reunião com o Governo para "evitar a greve".
Combustível

Greve dos Motoristas? Cronologia dos (des)acordos  /premium

Quase três meses depois da greve que paralisou o país, sindicatos e ANTRAM voltam às negociações com um novo pré-aviso em cima da mesa. Os avanços e recuos de uma história de contradições.
Manifestações

Ciência'19 marcada por protestos e Brexit

Cerca de 40 investigadores em situação precária protestaram contra a falta de condições laborais e contra a "sombra" da saída do Reino Unido da UE, na abertura do encontro Ciência'19, em Lisboa.
Sindicatos

CGTP apela ao Governo fim da desregulação laboral

O Sindicato dos Estivadores propôs o agendamento de novas reuniões com os operadores portuários. CGTP apela ao Governo para acabar com a desregulação laboral no Porto de Setúbal.
PCP

PCP faz vídeo onde compara Costa a Padrinho

563
O PCP publicou no Facebook onde compara António Costa ao Padrinho Vito Corleone, acusando-o primeiro-ministro e outros de serem "os padrinhos da precariedade", a propósito das leis laborais.
Conflitos Laborais

Professores e cientistas entregam reivindicações

Os professores universitários e cientistas protestaram na tarde desta terça-feira pela regularização dos vínculos laborais e entregaram reivindicações na residência oficial do primeiro-ministro
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores votam pré-acordo laboral

O pré-acordo, que será votado pelos trabalhadores da Autoeuropa na quinta-feira, prevê aumentos salariais para este ano. Em relação aos novos horários nada é adiantado.
Portos

Ministra do Mar quer recuperar movimento portuário

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, espera que a greve dos estivadores espanhóis faça regressar aos portos nacionais movimentos que "fugiram" aquando do conflito laboral no Porto de Lisboa.
PT

Sindicatos acusam Altice de redução de direitos

Sindicatos dos trabalhadores da PT afirmam que Altice continua a reduzir os benefícios aos funcionários ao terminar com o fim da gratuitidade dos pacotes de serviços de comunicações MEO.
35 horas

Greve dos enfermeiros com adesão de 77%

A greve dos enfermeiros pela reposição das 35 horas de trabalho semanais para todos os profissionais registou uma adesão de 77% no turno da noite, adiantou à agência Lusa o sindicato do setor.
Enfermeiros

"Discriminação" salarial leva a protestos em Évora

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma vigília de seis dias, a partir de quarta-feira, e uma greve de três de enfermeiros do hospital de Évora, em protesto contra a alegada discriminação salarial destes profissionais.
Sindicatos

ASAE cria um novo sindicato

Um grupo de trabalhadores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai criar um novo sindicato do setor que defende um estatuto para a carreira de inspeção, anunciou um dos promotores.
UGT

Amigo dos patrões? "Não tenho medo"

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse "não ter medo do estereótipo de que a central sindical "é amiga dos patrões", numa altura em que admite assinar acordo sobre o salário mínimo nacional.
Conflitos Laborais

BA Vidro em greve entre hoje e domingo

Os trabalhadores da BA Vidro paralisam entre e domingo, em "defesa de direitos adquiridos" relacionados com os dias de compensação acordados pelo trabalho que excede as 35 horas semanais.
Greve

Galp. Greve sofreu "interferência" e foi suspensa

A paralisação dos trabalhadores da Petrogal, agendada para segunda, terça e quarta-feira, foi suspensa por alegados impedimentos a que "os trabalhadores exerçam, plenamente, o direito de greve".
Economia

Três dias de greve nas refinarias da Petrogal

Trabalhadores da Petrogal, do grupo Galp Energia, marcaram greve para os dias 28, 29 e 30, reivindicando a defesa da contratação coletiva, os direitos laborais e os regimes de saúde e de reformas.
STCP

Greve da STCP com adesão de 20%, diz sindicato

O Sindicato Nacional dos Motoristas afirma que a adesão à greve da STCP desta sexta-feira chegou, no período da manhã, aos 20%.
Conflitos Laborais

SATA despediu comandante que criou polémica

A companhia aérea SATA despediu o comandante Luís Miguel Sancho, na sequência de dois processos disciplinares, garantindo que a decisão nada teve a ver com declarações na comissão de inquérito
Manifestações

Trabalhadores da Unicer protestaram junto à sede

Dezenas de trabalhadores da Unicer manifestaram-se hoje junto à sede da empresa, em Leça do Balio, Matosinhos, para exigir o cancelamento da encerramento da fábrica e do despedimento de trabalhadores.
Transportes

STCP: hoje há greve

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto estão hoje a cumprir mais uma greve em protesto contra a redução em 50% das horas trabalhadas em dia feriado.
Porto

STCP. Greves em todos os feriados de 2016

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) renovaram pré-avisos de greve para os feriados de 2016. Protesto dura desde 2012 e reivindica a reposição do pagamento a 100%.
Greve

Metro de Lisboa. Greve desconvocada

319
Os sindicatos dos transportes desconvocaram a greve de seis dias do Metro de Lisboa que ia começar na quarta-feira, depois de uma primeira reunião com o secretário de Estado com a tutela do setor.
Greve

Lufthansa cancela oito voos de (e para) Lisboa

A greve de trabalhadores da companhia aérea alemã cancelou hoje oito voos agendados para o aeroporto de Lisboa, de acordo com a informação publicada no 'site' da ANA.
Greve

Nove voos da Lufthansa cancelados em Portugal

O sexto dia de greve da Lufthansa cancelou hoje nove voos agendados para os aeroportos de Lisboa e do Porto, segundo informação publicada na página da Internet da ANA--Aeroportos de Portugal.
Governo

Dois protestos à porta da Assembleia da República

Votação do programa do Governo vai ser hoje acompanhada, em S.Bento, por duas manifestações: uma da CGTP, que quer uma viragem à esquerda e a queda do Governo, e outra de apoio ao executivo.
Aviação

Lufthansa. Sábado, não há voos Portugal-Frankfurt

A Lufthansa vai cancelar todos os voos entre Frankfurt e Portugal no sábado, na sequência da greve do pessoal de cabine, que se iniciou às 13h00 de Lisboa.
Greve

Greve na Lufthansa cancela quatro voos

A Lufthansa vai cancelar quatro voos de e para Portugal na sequência da greve do pessoal de cabine, que se iniciou às 13h00 de Lisboa, segundo fonte oficial da companhia aérea alemã.
Aviação

Voo da Lufthansa de Frankfurt a Lisboa cancelado

O único voo previsto da Lufthansa entre Frankfurt e Lisboa a partir do início da greve do pessoal de cabine da companhia alemã foi cancelado, segundo o 'site' da ANA.
Cimpor

Cimpor: reunião decisiva com trabalhadores

A Comissão de trabalhadores da Cimpor vai reunir-se esta quinta-feira com a empresa para discutir a situação do despedimento coletivo de 25 funcionários dos quadros superiores.
Sindicatos

CGTP quer alteração ao trabalho não declarado

O secretário-geral da CGTP concordou hoje com o inspetor-geral do trabalho quanto à necessidade de um enquadramento legislativo mais adequado do trabalho não declarado.
Aviação

Air France vai despedir cerca de mil trabalhadores

A Air France vai despedir cerca de mil trabalhadores em 2016, no âmbito do plano de reestruturação social da transportadora aérea.
Desemprego

Trabalhadores da Unicer procuram soluções

Os trabalhadores da Unicer em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, aprovaram hoje uma moção na qual se mostram disponíveis para encontrar soluções que evitem despedimentos na empresa, decisão que repudiam e dizem não compreender.
Angola

Luanda. Taxistas protestam por subida de tarifas

A Associação de Taxistas de Luanda apresenta ao governo as conclusões do encontro realizado com os associados, na sequência de uma greve que esta segunda-feira terminou em confrontos e detenções.
Enfermeiros

Acordo só abrange enfermeiros sindicalizados

1218
O acordo alcançado, na terça-feira, entre Governo e enfermeiros sobre a uniformização de salários apenas abrange os profissionais sindicalizados. Guadalupe Simões acredita que todos terão o aumento.
Aviação

Espanha: Controladores aéreos em greve no sábado

Os controladores aéreos fazem sábado uma greve de 12 horas em todos os aeroportos espanhóis, mas foram-lhes fixados serviços mínimos que correspondem a cerca de 80% da operação programada.
Trabalho

Trabalhadores da ACT reclamam condições

122
Os representantes dos trabalhadores da Autoridade para as Condições do Trabalho reclamaram junto do ministro da tutela as condições necessárias para desempenharem as suas funções.
Transtejo

Adesão à greve na Transtejo é "muito elevada"

desão à greve dos trabalhadores da Transtejo que hoje teve início, contra a atualização salarial e a concessão da Carris e do Metro, "é muito elevada", diz o sindicato.
Greve

Sindicato da Grounforce pede negociações salariais

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos pediu a intervenção do Ministério do Trabalho para a reabertura das negociações salariais com a Groundforce.
Greve

Trabalhadores da Groundforce ratificaram greve

Os trabalhadores da Groundforce ratificaram a greve de 48 horas que está marcada para o próximo sábado e domingo e para a qual os sindicatos preveem "forte adesão".
TAP

Groundforce ratifica hoje greve para fim de semana

Os trabalhadores da Groundforce reúnem-se hoje em plenário para ratificar a greve que está marcada para o próximo sábado e domingo e para a qual os sindicatos preveem "forte adesão".
Aviação

Trabalhadores da Groundforce em greve de dois dias

A paragem, marcada para o fim de agosto, deverá afetar a assistência em terra nos aeropostos portugueses.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicato irritado com suspensão de negociações

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses classificou hoje de "mistificação e chantagem" o anúncio da suspensão das negociações pelo Ministério da Saúde.
Serviços públicos

Greve na recuperação de dívidas à Segurança Social

Os trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social voltam hoje à greve, um mês depois da anterior.
Soares da Costa

Sindicato e gestores discutem salários em atraso

Presidente do Sindicato da Construção de Portugal reúne-se hoje com a administração da Soares da Costa para debater os salários em atraso na construtora.
Sindicatos

Sindicalistas da CGTP manifestam-se em S. Bento

A CGTP vai manifestar-se esta quarta-feira junto à Assembleia da República, em Lisboa. O protesto deverá contar com a participação de cerca de um milhar de sindicalistas de todo o país.
Greve

Nova greve da Groundforce dia 31

Os trabalhadores da Groundforce marcaram para dia 31 uma greve com concentração/manifestação junto à estação de metro do Aeroporto, com posterior marcha para a TAP.
Privatizações

Trabalhadores da CP-Carga em greve

Os trabalhadores da CP-CARGA estão hoje em greve contra a privatização da empresa, no mesmo dia em que os ferroviários se manifestam junto à sede da CP, em Lisboa.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Inspetores do SEF ameaçam com greve

Os inspetores do SEF estão dispostos a cumprir greves parciais ou totais se o Governo não decidir até ao fim do mês dar-lhes um tratamento igual à GNR e à PSP.
Telecomunicações

Ex-trabalhadores das Páginas Amarelas protestam

155
Cerca de uma dezena de antigos trabalhadores das Páginas Amarelas protestaram em Lisboa, junto das instalações da empresa, para reclamar o valor das indemnizações que continuam à espera de receber.
Privatizações

Ferroviários em vigília contra privatizações

Dirigentes sindicais dos ferroviários vão estar, esta segunda-feira, em vigília nas estações do Rossio, em Lisboa, e de Campanhã, no Porto, em protesto contra as privatizações no setor.
Greve

Trabalhadores de Gestão da Dívida (DGD) em greve

Estão esta terça-feira em greve os trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida (DGD). Argumentam fazê-lo em defesa de uma carreira adequada às suas funções e por melhores condições de trabalho.
TAP

Eleições para o Sindicato dos pilotos começam hoje

Os cerca de 1.600 sócios do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) começam hoje a votar para escolher, até sexta-feira, uma nova direção, de entre três listas.
Greve

Greve no Metro com adesão a a rondar os 95%

A greve de 24 horas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa tinha, pelas 20h30, níveis de adesão a rondar os 95%, com as estações encerradas por decisão da empresa.
Privatização da TAP

Trabalhadores da TAP manifestaram-se em Lisboa

Mais de uma centena de trabalhadores da TAP manifestaram-se em Lisboa contra a privatização da empresa e prometeram tudo fazer para inverter o processo, esperando ainda por uma solução judicial ou política.
Greve

Bailarinos da CNB mantêm pré-aviso de greve 

Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado vão manter o pré-aviso de greve para julho até receberem uma garantia do Governo que será retirada a proposta de lei sobre estes profissionais.
Canal da Mancha

Canal da Mancha cortado por protestos

Funcionários da empresa de navegação MyFerryLink incendiaram pneus nos acessos ao túnel ferroviário do Canal da Mancha, obrigando à interrupção do tráfego em ambos os sentidos.
Conflitos Laborais

200 trabalhadores da EMEF ocupam linha do comboio

Cerca de 200 trabalhadores da EMEF interromperam por meia hora uma linha de comboio junto ao Entroncamento, após um plenário, em protesto contra a privatização da empresa.
Forças Policiais

"Inaceitáveis" propostas do Governo sobre estatuto

As propostas de alteração do Estatuto dos Militares da GNR, apresentadas pela ministra esta segunda-feira, são um “atropelo aos direitos constitucionais”, afirmou a Associação Nacional de Guardas.
INEM

INEM. 47 técnicos de emergência faltam ao trabalho

O Instituto Nacional de Emergência Médica alegou que, apesar da falta de comparência ao trabalho de 47 técnicos de ambulância, "assegurou a prestação de cuidados de emergência médica" em Lisboa.
PT

Soares da Costa: protesto por atraso nos salários

Mais de 100 trabalhadores juntam-se num protesto na sede da empresa, no Porto, contra o atraso no pagamento dos salários de maio.
Saúde

Sindicato exige demissão de presidente do INEM

O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência exigiu hoje a demissão do presidente do INEM, Paulo Amado de Campos, na sequência do conflito laboral naquele instituto.
Hotelaria

Greve da TAP. Impacto menor que o esperado

O impacto da greve de dez dias dos pilotos da TAP junto dos hotéis portugueses ficou aquém do inicialmente previsto, tendo-se registado "apenas 5% de quebras reais".
Greve da TAP

Direção do Sindicato dos Pilotos pede apoio

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou uma assembleia-geral extraordinária para dia 2 de junho, em Lisboa, para "apresentação e votação" de uma moção de confiança à direção.
Educação

Professores no Estrangeiro admitem nova greve

Responsável do Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas adiantou que a greve dos professores de Português no Estrangeiro "foi bem-sucedida e poderá repetir-se em breve".
Sindicatos

Frente Comum em luta a 25 ou 26 de junho

Sindicalistas da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública mandataram a estrutura para marcar uma jornada nacional de luta para a segunda quinzena de junho, dia 25 ou 26.
Greve

Adesão à greve do Metro de Lisboa "é elevada"

A adesão à greve do Metropolitano de Lisboa às 7h00 da manhã desta terça-feira era "elevada", afirma o sindicato. Ainda é, contudo, "muito cedo" para ter números da adesão.
Transportes

Privatização. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da EMEF Barreiro saíram à rua em protesto contra uma eventual privatização da empresa, ao lado do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.
Conflitos Laborais

AGERE tem de devolver cortes a trabalhadores

A empresa municipal de água e saneamento de Braga tem de restituir a 220 funcionários com contrato individual de trabalho 49% dos cortes salariais, um valor perto de 200 mil euros. Ordem do tribunal.
Greve

Carris: Saíram 151 dos 491 autocarros programados

A Carris, em Lisboa, hoje em greve, teve a circular entre as 22h de quarta-feira e as 6h30, 151 dos 491 autocarros programados, o que representa 31% da oferta, disse à Lusa a porta-voz da empresa.
Greve da TAP

Greve: TAP prevê 70% dos voos

A TAP mantém para hoje, oitavo dia da greve dos pilotos, a tendência de operação dos últimos dias, em que foram cumpridos cerca de 70 por cento dos voos, disse à agência Lusa fonte da transportadora aérea.
Greve

TAP prevê realizar 70% dos cerca de 300 voos 

A TAP prevê realizar 70% dos cerca de 300 voos programados para hoje, sétimo dia de greve dos pilotos, disse à agência Lusa uma fonte da transportadora aérea portuguesa.
Greve

Voos realizados pela TAP superam 70% dos previstos

A TAP realizou até às 12h30 ligeiramente mais de 70% dos voos programados, num total de 148 realizados, contra 62 cancelados, no quarto dia de greve dos pilotos.
Greve

Greve/TAP: prevista realização de 70% dos voos

No quarto dia de greve dos pilotos da TAP, a empresa prevê que se realizem 70% dos cerca de 300 voos programados para esta segunda-feira.
Aviação

Empresários lamentam efeitos da greve na TAP

Associação Empresarial de Portugal lamentou que estejam a ser as regiões Norte e Centro as mais prejudicadas pela greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para a TAP.
Greve

BE acusa Governo de vender país "ao desbarato"

A porta-voz do Bloco de Esquerda acusou o Governo de "irresponsabilidade" por estar "a tentar vender todo o país ao desbarato", exigindo que pare já a privatização da TAP.
Greve

Ao terceiro dia, 70% dos voos assegurados

145
A TAP informou diz que até às 13h00 do terceiro dia de greve dos pilotos estão a ser realizados cerca de 70% dos voos programados, dados que incluem os voos dos serviços mínimos.
TAP

Pilotos lamentam afirmações de Pires de Lima

Dirigente do Sindicado dos Pilotos da Aviação Civil, Hélder Santinhos, lamentou as declarações de sexta-feira do ministro da Economia, quando afirmou que o Governo estaria fechado a negociações.
Greve

TAP afirma ter realizado 70% dos voos

TAP cancelou 79 dos 254 voos programados até às 17h30 de sábado, segundo dia da greve dos pilotos, realizando cerca de 70% da operação e repetindo os valores de sexta-feira, divulgou a empresa.
Greve

TAP: Governo está a fazer "chantagenzinha"

Os trabalhadores referem, em comunicado, que a "ameaça de reestruturação é em parte uma chantagenzinha do tipo, 'ou aceitam a privatização ou levam com uma reestruturação'".
Profissionais de Saúde

Medicina Legal proibiu médicos de ir a congresso

Ninguém pode proibir a divulgação científica e é isso que está a acontecer", disse à agência Lusa o presidente da SRCOM, Carlos Cortes.
Greve

Trabalhadores da TAP contra greve dos pilotos

Os trabalhadores da TAP concentram-se esta quarta-feira junto ao aeroporto de Lisboa para mostrar que estão "em completo desacordo" com a greve de dez dias dos pilotos, que se inicia na sexta-feira.
João Bilhim

Escolha final de dirigentes devia ser "aleatória"

390
Os dirigentes de Estado deveriam ser escolhidos de aleatoriamente entre os 3 vencedores do concurso realizado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, afirma João Bilhim.
Greve

Portugal não pode ser "refém da obsessão dos pilotos da TAP"

O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu que "há um país para além da direção dos sindicatos" da empresa.
Greve

Carris circula "com normalidade" apesar da greve

A circulação dos autocarros da Carris estava às 07H30 a fazer-se “com normalidade”, apesar do pré-aviso de greve, reconheceu o sindicato. Para as 10h00 está marcada marcha da Carris, Metro e Transtejo
Economia

Trabalhadores dos hiper e supermercados em greve

Os trabalhadores dos hipermercados e supermercados vão fazer greve no dia 1 de maio em defesa de aumentos salariais e da melhoria das condições de trabalho.
Hospitais

Inquéritos disciplinares no caso da prova de leite

Instaurarado um inquérito de averiguação disciplinar aos médicos envolvidos nos casos das mulheres que tiveram de fazer prova de evidência de leite e licença de amamentação.
Amamentação

Ministro desconhece método para provar amamentação

O ministro Paulo Macedo não conhece o método usado por dois hospitais do Porto que pediram provas de leite às funcionárias que recorrem à possibilidade de reduzir horário de serviço por amamentarem.
Amamentação

Como se prova amamentação? PCP questiona Governo

251
Um artigo publicado este domingo dá conta de trabalhadoras em hospitais no Porto a serem forçadas a espremer as mamas para provar que estão a dar de mamar. O tema vai ser levado à AR.
Greve

Turismo considera greve da TAP um desrespeito

O presidente do Turismo de Portugal disse que a anunciada greve de 10 dias na TAP convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil é um "desrespeito" pelos esforços de todo o setor.
Sindicatos

Propostas do Governo "são mais do mesmo"

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Função Pública defendeu também que os salários cortados aos trabalhadores devem ser repostos no imediato.
Sindicatos

CGTP: é "inaceitável" o Programa de Estabilidade

A CGTP considera as medidas do Programa de Estabilidade como "inaceitáveis". Já a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado afirmou que as medidas são “são mais do mesmo”.
Energia

Trabalhadores da Galp Energia anunciam greve

Os trabalhadores da Galp manifestaram-se junto à sede da empresa e anunciaram a intenção de realizar greves porque a petrolífera se recusou a negociar salários.
Transportes

CP: Sindicatos falam em 75% de adesão

Segundo a Estradas de Portugal (EP) e a Refer a greve desta quinta-feira teve uma adesão de 0,7% e de 7,58% respectivamente. Já os sindicatos falam em adesão de 75% na CP e Refer.
Aviação

Pires de Lima. Pilotos são "homens de palavra"

O ministro da Economia disse que os representantes dos pilotos nos sindicatos são "homens de palavra" e que é necessário esperar até 15 de maio para ver quais as propostas à privatização da TAP.
Sindicatos

Arménio Carlos quer dia de luta no 1º. de Maio

148
Secretário-geral da CGTP defendeu a necessidade de transformar o próximo 1º. de Maio num dia nacional de luta e prometeu que a central vai apresentar nessa data as suas reivindicações pré-eleitorais.
Greve

Greve: 25 voos entre França e Portugal cancelados

A greve dos controladores aéreos anunciada pela Direção-Geral da Aviação Civil francesa fez com que fossem cancelados 25 voos entre Portugal e França. É o primeiro de dois dias de greve.
Greve

TAP cancelou oito voos para França

A TAP cancelou hoje oito voos previstos para quarta e quinta-feira de Lisboa e Porto para França devido à greve dos controladores aéreos. Greve poderá levar a atrasos noutros voos na Europa.
Conflitos Laborais

Axa propõe despedimento coletivo

A companhia de seguros avançou com um despedimento coletivo de 67 pessoas, estando neste momento a decorrer reuniões em vários pontos do país para ser comunicada a decisão da seguradora
Greve

Greve CP: Canceladas 278 viagens

A greve dos trabalhadores da CP provocou hoje a anulação de 278 das 310 viagens de comboio previstas até ao meio-dia, isto é, apenas circularam 32 comboios, cerca de 10% do total.
Greve

Greve na CP anulou hoje 26 viagens de comboio

A greve dos trabalhadores da CP provocou hoje a anulação de 26 das 246 viagens de comboio previstas, segundo fonte da empresa. A maioria das supressões foi registada nos serviços regionais.
Greve

Greve na Páscoa: 81% dos comboios parados

A greve dos trabalhadores da CP impediu a circulação de 81,6% dos comboios previstos para hoje até às 10, segundo dados avançados pela empresa. Viagens de longo curso foram menos afetadas.
Greve

Greve CP: 100 em 126 viagens foram canceladas

Das 126 viagens de comboio previstas para esta sexta-feira, segundo dia da greve da CP, apenas 26 se realizaram até às 8h00.
Turismo

Hotelaria da Madeira em greve na Festa da Flor

O Sindicato da Hotelaria da Madeira entregou um pré-aviso de greve para os dias 18 e 19 de abril, coincidente com a Festa da Flor, época habitualmente alta para turismo.
Greve

Comboios regionais são os mais afetados pela greve

Os comboios regionais são os mais afetados pela greve dos revisores da CP, não tendo circulado qualquer circulação entre as 0000 e as 1000 de hoje.
Greve

CP considera leviano não haver serviços mínimos

A CP considera que a decisão do tribunal arbitral em não exigir serviços mínimos é "leviana" e "denota um notório desprezo pelo direito de milhares de portugueses ao serviço público de transportes".
Conflitos Laborais

Efacec. Trabalhadores voltam a protestar

Os trabalhadores da empresa de componentes elétricos Efacec, em Leça do Balio, Matosinhos. Voltaram a concentrar-se para exigir aumentos salariais e admitem novas formas de protesto.
Greve

Sindicato: greve de 24 horas nos Transporte do Sul do Tejo com "boa adesão"

A paralisação foi marcada pela STRUP através da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e começou às 03h00.
Sonae

Sonae aumenta salário mais baixo para 520 euros

O aumento salarial engloba os cargos para funções que não requerem qualificações especiais.
Sindicatos

UGT adere à greve da Função Pública de 13 de março

Federação dos Sindicatos da Administração Pública aderiu à greve nacional de 13 de março, data para a qual está marcada uma paralisação da Frente Comum e do Sindicato dos Quadros Técnicos.
Sindicatos

Ferroviários regressam à luta a 6 de março

Ferroviários apelaram ao Governo para que pare de atacar a ferrovia e remeteram para 6 março a decisão de uma ação de luta conjunta em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos utentes.
Sindicatos

Greve do Metro com adesão elevada, diz sindicato

A adesão dos trabalhadores à greve do Metropolitano de Lisboa era às 08h00, segundo a sindicalista Anabela Carvalheira, "elevada”, encontrando-se as portas das estações encerradas até às 10h00.
Greve

Greve: Mais de dez escolas fechadas em Lisboa

A adesão à greve dos trabalhadores não docentes “deverá ser elevada”, com centenas de escolas fechadas em todo o país e mais de uma dezena em Lisboa, dizem os sindicatos.
Função Pública

PCP quer corrigir salários de funcionários no estrangeiro

O PCP entregou hoje um projeto de lei para corrigir os salários dos trabalhadores da administração pública que têm funções no estrangeiro, designadamente os que estão em países de fora da zona euro.
35 horas

Função pública manifesta-se na sexta-feira

Trabalhadores da administração pública vão manifestar-se na sexta-feira, em Lisboa, para reivindicar a reposição das 35 horas de trabalho semanal nos serviços do Estado.
Segurança Social

FESAP vai tentar impedir despedimentos na SS

O dirigente da FESAP, José Abraão, anunciou que vai agir judicialmente para impedir o despedimento dos funcionários da Segurança Social que vão ser colocados em requalificação.
País

Securitas vai despedir 56 trabalhadores

A Securitas vai despedir 56 trabalhadores nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra devido à perda gradual de clientes.
Trabalho

BPN Crédito despede 87 trabalhadores

BPN Crédito iniciou um processo de despedimento coletivo de 87 trabalhadores, que começaram a ser contactados para assinar a rescisão contratual.
Sindicatos

30 trabalhadores protestam junto ao Técnico

Trabalhadores estão concentrados junto ao Instituto Superior Técnico em protesto contra o encerramento das cantinas de três faculdades da Universidade de Lisboa.
Função Pública

Juízes podem vir a ter subsídio de exclusividade 

291
Os juízes podem vir a ter um subsídio de exclusividade, se o Governo aceitar uma proposta de revisão de estatuto das magistraturas. Sindicatos da Função Pública dizem que deve ser para todos.
Sindicatos

Soflusa: greve de três dias em janeiro

Os trabalhadores da Soflusa vao fazer greve de 13 a 15 de janeiro para protestar contra as alterações dos horários dos funcionários que atracam e desatracam os barcos da ligação Lisboa-Barreiro.
Greve

Poderá haver ação cível contra requisição civil

Os sindicatos dos trabalhadores da TAP vão reunir-se para decidir se avançam com uma ação cível contra a requisição civil decretada pelo Governo.
Transportes

Adesão à greve do Metro de Lisboa ronda os 100%

104
A adesão dos trabalhadores à greve do Metropolitano de Lisboa ronda os 100%, encontrando-se as portas das estações encerradas desde as 23h15 de domingo, disse à Lusa a sindicalista Anabela Carvalheira
Greve

TAP: Sindicatos querem contestar requisição civil

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP estão a analisar a possibilidade de contestar em tribunal a requisição civil decretada pelo Governo para os dias de greve.
Transporte Ferroviário

Greve limitou comboios aos serviços mínimos

A porta-voz da Refer afirmou que a greve de hoje na empresa condicionou a circulação de comboios aos serviços mínimos decretados, afetando igualmente a travessia sul do Tejo.
Greve

Só um terço dos comboios da CP estão a circular

Apenas 89 dos 261 comboios programados circularam entre as 00h00 e as 08h00 devido à greve dos trabalhadores da Refer que contestam a fusão da empresa com a Estradas de Portugal.
Salários

Feriados sem cortes podem criar emprego

118
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse que o pagamento dos feriados e das horas extraordinárias sem cortes vai permitir criar mais emprego.
Sindicatos

Greve pode encerrar serviços da Segurança Social

A greve de hoje do pessoal da Segurança Social pode levar ao encerramento dos serviços de atendimento. Trabalhadores protestam contra contra a colocação de 697 deles em requalificação.
Greve

Greve TAP: Passageiros reencaminhados

A TAP assegurou que os passageiros afetados pela greve dos tripulantes de cabine estão ser reencaminhados para outros voos, adiantando que o ambiente no aeroporto de Lisboa "é de tranquilidade".
Greve

Seis voos da Lufthansa cancelados

Seis voos da Lufthansa, com partida ou chegada a Lisboa, foram cancelados devido à greve da companhia aérea alemã que começou segunda-feira e termina às 23h00 de hoje, segundo a ANA.
TAP

Adesão elevada à greve, tranquilidade no aeroporto

A TAP assegurou hoje que os passageiros afetados pela greve dos tripulantes de cabine estão ser reencaminhados para outros voos, adiantando que o ambiente no aeroporto de Lisboa “é de tranquilidade”.
Greve

Greve na Lufthansa a partir de segunda-feira

Condições da reforma dos pilotos leva sindicato alemão a apelar a uma greve de dois dias na Lufthansa, que vai afetar as ligações aéreas de longo curso.
Serviço Nacional de Saúde

Greve dos enfermeiros com adesão de 80% à noite

A greve dos enfermeiros, em protesto pelos cortes salariais, que começou às 00:00 de hoje, registou uma adesão de 80% durante o turno da noite, disse à agência Lusa uma fonte sindical.
Sindicatos

Greve na Soporcel parou produção durante 24 horas

A produção na papeleira Soporcel, na Figueira da Foz, esteve "parada na totalidade" nas últimas 24 horas devido a uma greve que terminou na madrugada de hoje, disse uma fonte sindical à agência Lusa.
CGTP

Manifestações por melhores condições de emprego

A defesa do emprego, dos direitos do trabalho, de aumentos salariais e do Estado social vai levar os trabalhadores a participar em ações de luta, que vão desde greves totais a concentrações.
Sindicatos

Frente Comum defende demissão do Governo

Ana Avoila disse, no final do protesto desta sexta-feira, que a Frente Comum continua a pedir eleições antecipadas e a rutura com as políticas de direita. "Vamos continuar a lutar por isso", disse.
Transportes

STCP com perturbações no Porto por plenário

STCP deverá sofrer "fortes perturbações" entre as 09h30 e as 13h30 devido à realização de um plenário de trabalhadores, adiantou o porta-voz da transportadora.
Investigação Policial

Sindicato reclama forte adesão à greve

A greve dos funcionários da investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ) ao trabalho suplementar, que começou às 00:00 de hoje, está a ter uma adesão "muito grande", disse à agência Lusa uma fonte sindical.
Sindicatos

CGTP anuncia Dia Nacional de Indignação e Luta

O dia, anunciado esta terça-feira pela CGTP, será dedicado à defesa do aumento dos salários, à estabilidade do emprego, à reposição dos direitos laborais e contra as políticas do Governo.
PT

Movilfor encerra lojas a 1 de outubro

A Moviflor enviou um 'email' aos trabalhadores a informar de que vai encerrar temporariamente as lojas a partir de 1 de outubro.
Transporte Ferroviário

Metro volta a funcionar com normalidade

O Metropolitano de Lisboa está a funcionar com normalidade, depois de encerrado durante 24 horas devido à greve dos trabalhadores.
Air France

Pilotos rejeitam proposta para pôr fim à greve

Os pilotos da Air France, em greve há oito dias, rejeitaram uma "última" proposta da administração de suspender provisoriamente o projeto da filial de 'low cost' Transavia, na origem do conflito.
Aviação

Cancelados 5 voos da Air France de e para Lisboa

Pilotos da companhia aérea francesa estão em greve desde segunda-feira e assim permanecerão pelo menos até à próxima sexta. Cancelamentos abrangem duas partidas de Lisboa e três chegadas à capital.
Sindicatos

Protesto da Frente Comum marcado para hoje

O plenário de dirigentes e ativistas servirá para discutir a situação laboral e o caderno reivindicativo para 2015. Depois, haverá um protesto junto ao Ministério das Finanças.
Greve

Mais quatro voos da Air France cancelados 

Foram cancelados mais quatro voos da Air France, de e para Lisboa, por causa da greve dos pilotos da companhia aérea francesa.
Greve

Lisboa: Mais cinco voos da Air France cancelados

Depois dos voos cancelados na segunda-feira, esta terça-feira a Air France informou que a greve dos pilotos obrigou ao cancelamento de mais cinco voos de e para Lisboa.
Aviação

Greve cancela 60% dos voos Air France na 2ª-feira

Seis em cada dez voos da Air France vão ser cancelados na segunda-feira, devido a uma greve de pilotos, previu hoje a companhia aérea francesa.
Sindicatos de Professores

FENPROF anuncia ano letivo de luta

Mário Nogueira disse em Montemor-o-Velho que o próximo ano letivo vai ser de "muita luta" e que, "em cima da mesa, vai estar tudo" para combater as políticas educativas do Governo.
Tailândia

Ativista britânico julgado por difamação

Um ativista britânico dos direitos humanos está acusado de difamar uma das maiores empresas frutícolas tailandesas ao relatar alegadas situações de exploração e más condições laborais.
Salários

CGTP quer aumento de 3% nos salários

A CGTP vai hoje reivindicar aumentos salariais de 3% para o próximo ano e a fixação do Salário Mínimo Nacional (SMN) nos 540 euros em janeiro de 2015, disse à agência Lusa fonte sindical.
Sindicatos

Greve na alimentação e lavandarias hospitalares 

A greve de hoje dos trabalhadores do Norte e Centro do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) teve uma adesão entre os 60 e 100% segundo fonte sindical. Empresa contesta.
Governo

Trabalhadores das autarquias querem reunião

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local admitiu voltar todos os dias à porta do Ministério das Finanças se o secretário de Estado da Administração Pública não aceitar reunir até terça.
Sindicatos

Pilotos da TAP ponderam avançar com greve

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil diz que a TAP dá "remendos para males maiores" e admitiu que os trabalhadores vão reunir-se para decidir se recorrem a greve.
TAP

Trabalhadores da Aviação repudiam aumentos na TAP

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos repudiou as compensações aos funcionários pelo trabalho extraordinário, acusando a TAP de estar a "oferecer benesses que de facto não o são".
Mundo

BBC vai despedir 415 funcionários da informação

Medida foi anunciada esta quinta-feira aos trabalhadores durante uma reunião que decorreu na sede da BBC em Londres. No entanto, vão ser criados 190 postos de trabalho em noutras áreas da emissora.
País

TSF e Global Imagens muito afectados pela greve

O Sindicato dos Jornalistas convocou uma greve no grupo Controlinveste, que detém o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF, contra o despedimento coletivo de 140 trabalhadores.
Manifestações

CGTP espera reunir milhares no protesto de hoje

Trabalhadores manifestam-se contra as alterações ao Código do Trabalho que vão ser aprovadas esta quinta-feira no Parlamento. Pode haver novo protesto no dia 25 de julho.
Greve

Ministro não percebe a greve dos médicos

O ministro da Saúde diz não compreender a greve dos médicos, considerando que a situação "não é construtiva" para o país, que saiu recentemente de uma situação de emergência económico-financeira.
Formação

Escolas da condução querem IVA igual ao surf

Trabalhadores do ensino da condução automóvel estão concentrados desde as 9h em Lisboa, protestando pelo fim do encerramento das escolas, precariedade laboral e pelo desemprego no setor.
A página está a demorar muito tempo.