Há um português a dividir as pessoas em duas partes. Aqui não há meio termo: ou é organizado ou a sua mente é um completo caos. E quem ilustra os dois lados da barricada é João Rocha, um diretor de arte da  Young & Rubicam Lisboa, que é na verdade “um nome fancy para criativo publicitário”, como o próprio diz.

João não consegue explicar de onde nasceu a ideia de dividir o mundo em dois lados. “Não houve um grande momento eureka, foi mais uma sequência de pequenas epifanias”, explica o diretor de arte ao Observador. Olhou à volta, reparou nos comportamentos e simplesmente decidiu desenhá-los. Foi assim que surgiu o projeto “2 Kinds of People”.

Carregadas de sentido de humor e de alguma ironia, as ilustrações de João Rocha estão a invadir a Internet: as publicações estrangeiras – como a Quartz e até o 9GAG – renderam-se às criações do português. Todos estão a encontrar um lugar no mundo. O segredo? “Ajuda ter uma ideia simples e descomplicada que tenha piada o suficiente para merecer ser partilhada”.

Mas não é a primeira vez que o trabalho de João Rocha faz rir a Internet. Há algum tempo lançou também o projeto “Kim Jong Il Looking At Things”, onde publicava imagens do ex-líder norte-coreano a olhar para todo o lado. Até para leitões assados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando perguntámos a João Rocha qual a próxima ideia que vai arrancar sorrisos aos internautas, o criativo ainda não soube responder. “Por enquanto este blog é onde me vou focar. Apesar de tudo, ainda tem poucos meses e sinto que ainda há muito por explorar, eventualmente tentar lançar um livro outra vez”, revela.

Mas afinal, em qual dos lados está o próprio João Rocha? É segredo, ninguém além da mulher vai poder saber. “Inicialmente pensei em organizar cada post, colocando a ‘pessoa’ com que me identificasse mais sempre do mesmo lado, mas depressa percebi que isso acabava por revelar mais sobre mim do que estou disposto a admitir publicamente e agora faço ao calhas”.

Enquanto esperamos pela próxima ideia de João Rocha, diga-nos lá: é dos que acordam ao primeiro toque do despertador, ou não desgruda dos lençóis enquanto o último alerta não tocar?