435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mundo

Noticiário

4h. NATO. Japão apoia Finlândia e Suécia

Hirokazu Matsuno, porta-voz do governo do Japão, lamenta ainda que a invasão da Ucrânia pela Rússia afeta não só a Europa, mas também a região do Indo-Pacífico.
Noticiário

3h. Kiev anuncia retirada total de Azovstal

De acordo com a agência Reuters, a confirmar-se, esta retirada pode indicar o fim da batalha por Mariupol, a cidade mais fustigada com os ataques russos desde o início do conflito.
Noticiário

2h. Explosões ouvidas em Lviv

Governador da cidade avança que na manhã desta terça-feira vão ser avançadas informações sobre os resultados deste ataque, e alerta a população para não ignorar as sirenes.
Hip Hop

Mac Miller. Traficante condenado a 17 anos

Rapper foi encontrado morto em sua casa, em San Fernando Valley, no Estado da Califórnia, no dia 7 de setembro de 2018, em resultado de uma overdose de fentanil, cocaína e álcool.
Noticiário

1h. Combatentes ucranianos saem de Azovstal

Uma operação complexa confirmada por Volodymyr Zelensky, que conta ajuda de várias organizações internacionais. O presidente ucraniano garante que o objetivo é "salvar vidas"
Guerra na Ucrânia

Início do fim: 264 soldados retirados de Azovstal

Um total de 264 soldados foram retirados da fábrica de Mariupol, 53 dos quais feridos. Exército revela que a defesa da siderurgia “terminou” e define militares como "heróis".
Guerra na Ucrânia

Revelado áudio do momento final a bordo do Moskva

Na gravação, um tripulante informa que o navio tem dois buracos, um deles abaixo da linha de água, e que não é possível chegar aos barcos rebocadores.
Estados Unidos da América

Starbucks pagará custos de aborto a trabalhadores

No caso de o procedimento não estiver disponível num raio de 160 quilómetros da casa do funcionário, a empresa comprometeu-se a arcar com os custos do deslocamento do trabalhador.
Guerra na Ucrânia

Bulgária pede excusa do embargo ao petróleo russo

Com 95% do gás utilizado pelo país oriundo da Rússia e com sua única refinaria a apenas conseguir processar petróleo russo, a Bulgária solicitou a sua isenção dos embargos a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Eurovisão. Rússia indignada com vitória ucraniana

A Rússia não gostou que a Ucrânia tivesse vencido a Eurovisão. Forças russas escreveram mensagens no mísseis a ridicularizar palavras do vocalista ucraniano, que pediu que a Europa ajudasse Mariupol.
Setúbal

What happens in Setúbal, stays in Setúbal

Tirando um caso singular, as relações de vizinhança têm corrido muito bem. Que a invasão e destruição da Ucrânia não apaguem tudo o que de bom a Rússia tem feito com os países que não ataca.
Noticiário

00h. Mais de 260 soldados retirados de Azovstal

Governo ucraniano confirma a retirada de 53 soldados da fábrica de Azovstal para Donetsk e outros 211 para Olenivka, na Rússia. Em Portugal, Governo quer ter novo quadro legislativo sobre metadados.
Turquia

NATO. Erdogan ameaça vetar Finlândia e Suécia

Chefe de Estado turco já tinha dito que não via com bons olhos intenção dos dois países nórdicos de ingressar na NATO e acusa-os de política de "acolhimento de guerrilheiros curdos".
Futebol

Mundo do futebol ao lado de Jake Daniels

O ex-defesa do Manchester United Gary Neville considera a decisão de Jake Daniels de se assumiur como homossexual como "um grande, grande momento para o futebol".
Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça Suécia em caso de adesão à NATO

Em comunicado a Rússia destacou ainda o histórico de neutralidade do país escandinavo e afirma que a adesão do mesmo à Aliança é uma ameaça ao território russo.
Guerra na Ucrânia

Neonazis ou propaganda russa? A história dos Azov

Durante semanas foram o último reduto da resistência em Mariupol. Agora, alguns começaram a sair da fábrica Azovstal. Fundados em 2014, sempre foram conotados com o neo-nazismo. Verdade ou propaganda?
Noticiário

23h. Azovstal. Kiev confirma "operação complexa"

Ucrânia confirma a retirada de 53 soldados da Azovstal para Donetsk e outros 211 para Yelenovka, na Rússia. E ainda, PCP condena apoio do governo português à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.
Michael Jackson

Michael Jackson: os 40 anos do álbum "Thriller"

O álbum "Thriller", de Michael Jackson, será relançado no dia 30 de novembro de 2022. A edição especial das quatro décadas do LP, intitulada "Thriller 40", vai contar com músicas inéditas.
Vendas

PHEV caem no maior mercado europeu. Eléctricos não

A Alemanha, o maior mercado europeu para os fabricantes de automóveis, sofreu uma queda de 21,5% em Abril. Os veículos eléctricos resistiram melhor que os híbridos plug-in, que tropeçaram 20%.
Estados Unidos da América

Biden envia centenas de militares para a Somália

O Presidente dos EUA, ordenou durante esta segunda-feira o envio de centenas de militares para a Somália para combater o grupo jihadista Al-Shabab. A ordem surgiu após a notícia de eleição do novo PR.
Hungria

Orbán assume novo mandato e critica UE

Com críticas a União Europeia e reafirmação da oposição aos embargos ao petróleo russo, Viktor Orbán assume o quarto mandato como primeiro-ministro da Hungria.
Noticiário

22h. Avizinha-se o fim da batalha por Mariupol

Dezenas de autocarros com soldados ucranianos foram vistos a abandonar o complexo industrial de Azovstal. Terão chegado à cidade de Novoazovsk, na autoproclamada República Popular de Donetsk.
França

Élisabeth, de Pupila da Nação a primeira-ministra

O pai era um judeu de origem russa que se refugiou em França na II Guerra, a mãe era farmacêutica. Élisabeth Borne estudou graças a uma bolsa e tornou-se engenheira. Esteve internada com Covid-19.
Guerra na Ucrânia

MNE ucraniano pede veto a petróleo e gás russos

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano pediu à UE o veto sobre as importações de petróleo e gás russos, afirmando que estas sanções são "do interesse da Europa, não só da Ucrânia".
Guerra na Ucrânia

Ataque a Severodonetsk faz pelo menos 10 mortos

Severodonetsk, que está praticamente cercada pelas tropas russas e os separatistas pró-russos do Donbass, tem sido alvo de "ataques muito poderosos", diz governador da região.
Nações Unidas

ONU com medidas para combate da crise em África

Devido à crise alimentar causada pela guerra na Ucrânia, a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) anunciou uma plataforma digital para a compra conjunta de matérias-primas básicas.
NATO

NATO começa exercícios militares nos bálticos

Abrindo uma série de manobras na região do Báltico com cerca de 15.000 soldados, sendo os maiores movimentos militares dos últimos anos, a NATO realizou um exercício militar na Estónia.
Guerra na Ucrânia

Países voltaram a querer petróleo e gás africano

O "ataque" aos combustíveis fósseis acabou em fevereiro por causa do conflito na Ucrânia. Agora dizem aos africanos: produzam mais gás, precisamos do vosso petróleo e gás", disse Obiang Lima.
Guerra na Ucrânia

Cazaquistão propõe aliança militar ONU-Rússia

O Presidente do Cazaquistão propôs o envolvimento da aliança militar pós-soviética liderada pela Rússia nas missões de paz da ONU.
Música

Despedida de Milton Nascimento também em Portugal

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), que vem sofrendo com diversos problemas de saúde e tem tido dificuldades para apresentar-se, decidiu encerar a sua longa carreira aos 88 anos.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau diz querer mudar o país 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar comprometido em continuar a trabalhar para mudar o país após a decisão do Presidente de dissolver o parlamento.
Porto

Porto. IP propôs antecipar ligação ao aeroporto

IP propôs a antecipação da ligação de alta velocidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, já que estão disponíveis verbas devido ao adiamento de investimentos no Oriente, em Lisboa.
Guiné-Bissau

Guiné. PR dissolve parlamento e marca eleições

O chefe de Estado guineense dissolveu o parlamento e marcou as legislativas para 18 de dezembro, tendo decidido manter o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o vice-primeiro-ministro, Soares Sambu.
Guerra na Ucrânia

PCP critica Governo por apoiar alargamento da NATO

O PCP critica o Governo por apoiar a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, um "sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”, porque coloca aliança nas fronteiras da Rússia.
Espanha

Um morto e 85 feridos em acidente em Barcelona

Uma colisão entre um comboio de mercadorias que transportava potássia e um comboio de passageiros causou um morto e pelo menos 85 feridos. Há nove pessoas que tiveram de ser hospitalizadas.
Guerra na Ucrânia

NATO. Oposição moldava pede respeito

Deputados comunistas e socialistas ao parlamento de Chisinau expressam preocupação sobre "tentativas de algumas forças externas de envolver a Moldávia num conflito militar em grande escala".
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. Laura Pausini explica ausência do palco

Laura Pausini justificou ausência de cerca de 20 minutos do palco em Turim com quebra de tensão, fruto de "seis meses de trabalho árduo".
Observador na Ucrânia

Mikolaiv resiste entre bombardeamentos e sem água

É uma cidade a sul da Ucrânia, uma das mais fustigadas. "Já não faço nada aqui". Há quem queira ir embora por medo das tropas russas que avançam com força, mas não conseguem derrubar a resistência  
Noticiário

19h. UE falha acordo para mais sanções à Rússia

Neste jornal, também o Presidente da Turquia a reiterar que não vai aceitar a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO. E a nova primeira-ministra de França, a segunda na história.
França

Primeira-ministra de França faz discurso feminista

Élisabeth Borne, segunda mulher a liderar governo de França e primeira em 30 anos, reuniu com Castex e discursou pela primeira vez. Um momento para recordar a primeira mulher no cargo.
Guerra na Ucrânia

Putin: expansão da NATO "causará uma resposta"

Após o pedido de adesão da Finlândia e da Suécia, Vladimir Putin diz que a expansão da NATO é um "problema" e haverá uma resposta por parte da Rússia. Acusa ainda Ucrânia de "glorificar" o nazismo.
Saúde

Espanha quer criar baixa menstrual: e em Portugal?

Espanha quer criar uma baixa para dores menstruais, uma licença a partir da 36.ª semana de gravidez e o fim dos três dias de reflexão antes de um aborto. Como são vistas estas mudanças em Portugal?
Guerra na Ucrânia

Portugal apoia adesão da Suécia à NATO

MNE sublinha a necessidade de haver "um processo de adesão acelerado", atendendo às circunstâncias atualmente vividas na Europa, com a agressão militar russa na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Azovstal. Rússia anuncia retirada de feridos

O Ministério da Defesa russo anunciou esta segunda-feira um acordo para retirar de Azovstal os soldados gravemente feridos e o pessoal médico da siderurgia. Na siderúrgica, encontram-se 1.000 pessoas.
Macau

Macau e Hong Kong colaboram em caso de corrupção

O Comissariado contra a Corrupção de Macau admitiu, esta segunda-feira, estar a colaborar com as autoridades de Hong Kong num caso de corrupção de um fornecedor de equipamentos de ar condicionado.
Guerra na Ucrânia

MNE nega "oposição" a embargo ao petróleo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, afirmou que não existe nenhuma "oposição de fundo" por parte da União Europeia ao embargo do petróleo russo.
Futebol

Jake, o primeiro jogador britânico gay em 30 anos

32 anos depois de Justin Fashanu, Jake Daniels é agora o único jogador britânico a atuar nos escalões profissionais que é assumidamente homossexual. "Era a altura certa para o fazer", disse o médio.
Boris Johnson

Dublin preocupada com ação unilateral de Londres

Primeiro-ministro irlandês mostrou preocupação com possibilidade do Reino Unido agir "unilateralmente" sobre o protocolo do Brexit para a Irlanda do Norte, temendo um "impacto desestabilizador".
Guerra na Ucrânia

O militar "corajoso" que Zelensky demitiu

Militar que coordenava forças de reserva foi demitido. Não se sabe porque é que Zelensky tirou Galushkin, que esteve no Kosovo e Donbass, do cargo. Sabe-se ainda menos sobre quem o vai substituir.
Noticiário

18h. Borne é a nova primeira-ministra de França

Nomeação de Emmanuel Macron surge depois de Jean Castex anunciar a renúncia do cargo. E a Súecia oficializou o pedido de adesão à NATO.
Gabinete de Guerra

Possível apoio militar bielorusso é estratégia?

Com receio das sanções do ocidente, Lukashenko pondera apoio militar à Rússia. Será uma manobra para despistar tropas ucranianas para norte? A análise do historiador, Bruno Cardoso Reis.  
Futebol

Gueye recusou jogar com camisola contra homofobia

O senegalês viu o jogo do PSG contra o Montpellier na bancada e Pochettino justificou a ausência com um "motivo pessoal". Na época passada, Gueye também falhou a partida que envolveu a mesma camisola.
Israel

Israel "desrespeitou" funeral de jornalista 

À saída do caixão do hospital São José em Jerusalém Leste, a polícia invadiu o recinto do estabelecimento e carregou sobre a multidão que agitava bandeiras palestinianas.
Rainha Isabel II

Emoção, cavalos e celebridades: começou o Jubileu

Animada, Isabel II regressou ao cenário do Royal Windsor Horse Show, em mais um espectáculo equestre que contou com Helen Mirren e Tom Cruise. Louise conduziu a carruagem do duque de Edimburgo.
Guerra na Ucrânia

Bolsas para ucranianos aprenderem português

A Fundação Santander informou esta segunda-feira que abriu candidaturas para bolsas de estudo que possibilitam os cidadãos ucranianos aprender a língua portuguesa na Universidade Aberta.
Guerra na Ucrânia

SEF atribuiu quase 37 mil proteções temporárias

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras diz que, até esta segunda-feira, já concedeu 36.944 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia.
Fact Check

Jogadores do Dínamo Kiev fardados e armados?

Uma imagem mostra um conjunto de jovens fardados e armados, referido como sendo a equipa do Dínamo Kiev. Na verdade, os elementos pertencem a grupo nacionalista de extrema-direita ucraniano.
Presidenciais em França

Élisabeth Borne é a nova PM de França

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, demitiu-se. O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Élisabeth Borne para o cargo, tornado-se a segunda mulher a ocupar o lugar.
Fact Check

Zelensky assume consumo de drogas em entrevista?

Volodymyr Zelensky, durante uma entrevista no âmbito da campanha eleitoral, foi questionado sobre o consumo de drogas e respondeu às acusações de que foi alvo.
Gabinete de Guerra

"Não têm medo da invasão, mas dos planos russos"

Adesão da Suécia e Finlândia à NATO "representa tudo o que a Rússia não queria". Especialista em Relações Internacionais, Diana Soller, admite: "Sanções são certas, mas não mudam o curso da guerra."
A Guerra Traduzida

Vencedores da Eurovisão vão leiloar troféu

A Kalush Orchestra anuncia que vai leiloar o troféu da Eurovisão para angariar fundos para a Ucrânia. Ainda a venda de álcool flexibilizada em Kiev e a pobreza que ameaça 9 em cada 10 ucranianos. 
A Guerra Traduzida

Rússia nacionaliza ativos da Renault por 1 rublo

A Renault vendeu de filial russa e a participação maioritária que detinha no fabricante Avtovaz. A venda fez-se por 1 rublo e há opção de recompra durante 6 anos. Ainda a saida do McDonalds da Rússia.
Guerra na Ucrânia

Suécia anuncia oficialmente candidatura à NATO

Magdalena Andersson, primeira-ministra da Suécia, anunciou oficialmente esta segunda-feira a intenção do país se candidatar à NATO. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa em Estocolmo.
Guerra na Ucrânia

Borrell admite problemas com Hungria sobre sanções

"Temos de convencer 27 países. Entre eles, alguns têm mais problemas do que outros", lembrou Josep Borrell à entrada de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
Fact Check

Governo britânico ameaçou deter Elon Musk?

Publicação alega que governo britânico avisou de que poderia prender Elon Musk. É falso.
Fact Check

Foto mostra Che Guevara apontar arma a mulheres?

Fotografia antiga, a preto e branco, mostra homem de costas a apontar arma a duas mulheres indefesas. Utilizador do Facebook diz que se trata do guerrilheiro, mas foto foi tirada após morrer.
Guerra na Ucrânia

Suécia e Finlândia justificam opção pela NATO

As primeiras-ministras da Suécia e da Finlândia falaram esta segunda-feira nos respetivos parlamentos justificando aos deputados que a adesão à NATO tem a ver com a defesa do país.
Guerra na Ucrânia

BE diz que expansão da NATO "não é solução"

Catarina Martins disse esta segunda-feira que a expansão da NATO "não dá mais segurança à Europa a longo prazo nem permite à Europa autonomia para os seus projetos fundamentais."
Guerra na Ucrânia

Rússia prepara referendos em Kherson e Zaporijia

A Rússia começou a preparar referendos para Kherson e Zaporijia que se vão realizar em alguns meses. Denisenko denunciou que os russos colocam "vigilantes" do "crime" em muitos centros populacionais.
Guerra na Ucrânia

McDonald's vende os seus restaurantes na Rússia

McDonald's começou a abrir restaurantes na Rússia depois da queda da União Soviética e já contava com 850. Com a invasão da Ucrânia, diz que manter-se na Rússia não é "compatível" com os seus valores.
Guerra na Ucrânia

Separatistas retiram 314 pessoas de Mariupol

Das 314 pessoas retiradas de Mariupol, 50 eram crianças. Os separatistas pró-russos de Donetsk dizem que este grupo foi transferido para as cidades de Bezimenne e Novoazovsk.
Guerra na Ucrânia

Soldado canta música da Eurovisão em Azovstal  

Militar ucraniano foi gravado a cantar canção vencedora, com barulho de fundo que parece de bombardeamentos. Na Eurovisão, banda tinha pedido ajuda para Mariupol e Azovstal.
Presidente Marcelo

Marcelo vai ser condecorado por PR de Timor-Leste

No seu último dia do mandato, Francisco Guterres Lú-Olo vai condecorar o Presidente português, que diz ser um "defensor de valores universais como a paz, a liberdade e a autodeterminação dos povos".
Migrantes

Açores e Lisboa, os melhores a integrar migrantes

Um estudo avaliou as políticas de integração de migrantes não comunitários e refugiados em 25 regiões europeias definindo os Açores e Lisboa com grau avançado no modelo de integração regional.
Coronavírus

Kim Jon-un chama exército para combater surto

Líder norte-coreano deixou críticas à atitude "irresponsável" das autoridades de saúde e ordenou a intervenção do exército norte-coreano na distribuição de medicamentos.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estará a ponderar apoio à Rússia

O Ministério da Defesa britânico alertou que Lukashenko estará a ponderar o apoio militar à Rússia para evitar envolvimento direto no conflito devido ao risco de sanções ocidentais.
Guerra na Ucrânia

Renault anuncia venda de filial na Rússia

A Renault anunciou a venda de filial na Rússia, com opção de recompra durante seis anos, e a participação maioritária que detinha no fabricante Avtovaz, após a suspensão as atividades devido à guerra.
Timor-Leste

Portugal e Timor eliminam dupla tributação

Timor-Leste aprovou uma convenção com Portugal para eliminar a dupla tributação internacional e prevê a troca de informações de natureza fiscal entre as administrações tributárias dos dois Estados.
Guerra na Ucrânia

MNE ucraniano participa em reunião da UE

A reunião dos 27 chefes da diplomacia europeia e que conta com a presença de Dmytro Kuleba acontece numa altura em que a UE tenta negociar um embargo energético gradual à Rússia.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia reconquista Kharkiv, segunda maior cidade

O Ministério da Defesa de Kiev revela que os defensores ucranianos mantêm com "êxito" a contra ofensiva em Kharkiv e militares publicam vídeo que mostra a chegada à fronteira com a Rússia.
Contra-Corrente

NATO: Suécia e Finlândia aumentam risco de guerra?

A Rússia reagiu com ameaças veladas ao anúncio pela Finlândia e pela Suécia de que querem aderir à NATO. Mas é ridículo Moscovo dizer que pode nuclearizar o Báltico, porque já lá tem armas nucleares.
Irlanda do Norte

Irlanda do Norte. Boris tenta romper impasse 

Boris Johnson visitou a Irlanda do Norte na tentativa de romper impasse político devido às divergências sobre os acordos comerciais pós-Brexit e pediu a restauração da Assembleia e governo regionais.
Noticiário

10h. Ataque em Mykolaiv provocou um morto 

Na Ucrânia, a cidade de Mykolaiv foi esta manhã bombardeada por forças russas; Economia portuguesa é que mais cresce este ano na União Europeia.
Gabinete de Guerra

Alargamento da NATO. Até onde a Rússia pode ir?

Russos querem deixar ucranianos "sem apoio logístico" em Kherson. Há sinais de que procuram voluntários à força". Análise dos especialistas em assuntos internacionais, Bruno Cardoso Reis e Luís Tomé.
Economia

Economia nacional será a que mais cresce em 2022

Economia portuguesa irá crescer 5,8% em 2022 e 2,7% em 2023, segundo as novas previsões da Comissão Europeia. Bruxelas salienta que Portugal está a ter uma "trajetória diferente de recuperação".
E o vencedor é...

Marcelo e o país das maravilhas

O Presidente da República teve mais uma intervenção infeliz. Afinal, Portugal irá beneficiar com a guerra. Um país a viver de fundos e desgraças externas. E ainda a "loja maçónica" de Carlos Moedas.
Noticiário

9h. Trânsito condicionado com greve na CP

O trânsito está muito difícil em Lisboa e Porto por causa da greve dos comboios; A guerra na Ucrânia já matou quase 230 crianças.;
Guerra na Ucrânia

Mapa da guerra. O que aconteceu no 82.º dia

A Suécia vai discutir esta segunda-feira a adesão à NATO. Zelensky começa a falar a várias universidades dos EUA e os militares ucranianos terão reconquistado a cidade de Kharkiv.
Justiça

Juízes pedem escusa sobre agressões em Odemira

Dois juízes já tinham julgado e condenado alguns dos militares acusados, pelo que querem manter isenção. Militares já tinham agredido cidadãos indianos.
Conferência de Imprensa

Onde estão os ex-ministros de António Costa?

O artigo do Observador viajou pelos seis anos de governação mostrando onde estão os 24 ex-ministros. Em aumentos salariais, Portugal segue a tendência lá fora? Foi o que o Público tentou perceber
Observador na Ucrânia

Mikolaiv. "Ataques constantes e aleatórios"

O enviado especial Pedro Jorge Castro traça o cenário de uma das frentes de batalha mais importantes do conflito. Relata uma explosão a poucos metros com uma bomba de fragmentação, cujo uso é proibido
Três Toques

Reviravolta no Giro tornou João Almeida favorito?

O português João Almeida subiu para segundo da geral da Volta à Itália ao terminar em quinto na subida ao Blockhaus, da nona etapa da prova. Ainda as decisões do fim de semana no futebol português.
Racismo

António Guterres condena ataque racista em Buffalo

O Secretário-Geral da ONU expressou as condolências às famílias e entes queridos das vítimas do ataque no supermercado em Buffalo, manifestando esperança de que seja feita justiça em breve.
Rádio Observador

Alargamento da NATO é solução? Ligue 910024185

Suécia e Finlândia preparam a adesão à NATO. A Rússia promete reagir e volta a ameaçar com armas nucleares. O que resulta do alargamento da NATO? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Fact Check

Finlândia aprova relações com menores de 10 anos?

Está a ser partilhada nas redes sociais que a Finlândia considera "legais" as relações sexuais com menores de 10 anos. A publicação baseia-se num caso polémico de 2018 no país. Será verdade?
A História do Dia

Andriivka. Relatos de uma ocupação descontrolada

Andriivka fica a 70 Km de Kiev e esteve um mês sob ocupação russa. Houve destruição, morte, violações. Repórteres do Observador reconstituem aqueles 30 dias, com os relatos dos sobreviventes.
Noticiário

6h. Lei dos metadados discutida hoje

Uma reunião convocada por António Costa que vai ter lugar no Palácio da Ajuda, em Lisboa. E ainda, Dmytro Kuleba participa hoje na reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia.
Noticiário

5h. Cai a máscara em aeroportos e voos na UE

A medida tem, no entanto, exceções. Passageiros em voos provenientes ou com destino a países que ainda tenham obrigatoriedade de uso de máscara em transportes públicos, terão de manter proteção.
Noticiário

3h. Começa agora o eclipse total da lua

O astrónomo José Augusto Matos explica os detalhes deste fenómeno que só acontece de três em três anos. E ainda, os vencedores da Eurovisão vão leiloar o troféu para ajudar o exército ucraniano.
Noticiário

2h. "Finlândia e Suécia vão reforçar a NATO"

O especialista em assuntos internacionais, Paulo Sande, diz que o reforço destes dois países nórdicos traz mais poder à Aliança Atlântica na Europa, algo que Vladimir Putin queria evitar
Relações Internacionais

Fukuyama, Mearsheimer, Huntington e a Guerra Fria

A concorrência económica pacífica não substituiu o conflito entre as potências. Pelo contrário, parece antes que a concorrência económica se transformou na arma de eleição do conflito.
Estados Unidos da América

América, quo vadis?

Os EUA podem recuperar a posição mais intervencionista que adoptaram desde o pós-guerra, contudo sob o risco real de um contínuo desagregar do tecido social americano.
Somália

Somália. Ex-presidente ocupa novamente cargo

A eleição de Hassan Sheikh Mohamud pôs fim a um prolongado processo eleitoral que levantou tensões políticas após o mandato do Presidente Mohamed Abdullah ter expirado em fevereiro de 2021.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.