Dark Mode 79,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Mundo

Genocídio

Ucrânia, 1932-1933: genocídio? Um esclarecimento /premium

A partir do Outono de 1932, os estalinistas decidiram impor medidas drásticas à Ucrânia e ao Cáucaso Norte que só poderiam resultar na morte pela fome de massas de ucranianos. Mas não foi um genocídio
Jair Bolsonaro

"Brasil é o país que mais preserva o ambiente"

"Somos o país que mais preserva o meio ambiente do mundo. Injustamente o mais atacado", escreveu o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na rede social Twitter.
Terrorismo

França. Líder da Al-Qaeda no norte África morto

Abdelmalek Droukdel foi o responsável por vários atentados no continente africano. Um deles, em 2016, num hotel na capital do Burkina Faso tirou a vida a dois portugueses.
Palavras cruzadas

Um vinho, um perfume e um banco comuna

Quanto vale um Tinta Francisca, como se conquista uma senhora com um perfume, como se anula uma conta num banco de Hong Kong porque este se submete à ditadura comunista e ainda uma sugestão francesa.
Coronavírus

Crianças em tempo de Covid-19

Já que a nova normalidade pode requerer a continuidade do ensino à distância, deve ser reforçado o acesso equitativo e gratuito à educação digital e a uma programação televisiva educatica de qualidade
Líbia

Líbia e a indiferença da comunidade internacional

Parte da intervenção internacional mais não tem feito do que abrir espaço à violação do embargo de armas e criar um corredor financeiro que tem como destinatários grupos rivais, incitando a violência.
Coronavírus

Trump diz que pandemia está "largamente superada"

Trump diz que os Estados Unidos "superaram largamente" a pandemia de Covid-19, apesar de se continuarem a registar mais de mil mortes diárias provocadas pelo novo coronavírus no país.
Coronavírus

Espanha diz que Portugal teve evolução muito boa

O responsável sanitário de Espanha considera que a luta contra a Covid-19 em Portugal tem tido uma evolução "bastante boa" apesar dos surtos dos últimos dias.
Coronavírus

Restrição de voos mantém-se até final de junho

Bruxelas recomendou a manutenção, até 1 de julho, das restrições aos voos não essenciais para países que estejam fora da União Europeia, devido à pandemia de Covid-19.
Brasil

Bolsonaro exorta polícia a responder à violência

Bolsonaro diz que opositores do governo são "criminosos" e "terroristas" e pediu que as polícias atuem com dureza caso os protestos convocados para este fim de semana se tornem violentos.
Mercado

Alemanha incentiva venda de carros. Mas eléctricos

106
A Alemanha aprovou um pack de 130 mil milhões de euros para incentivar a venda de veículos novos. Os eléctricos passam a receber o dobro, mas os carros com motores a gasolina ou gasóleo ficam de fora.
Estados Unidos da América

EUA vão aligeirar proibições de voos chineses

Washington vai aligeirar a proibição das companhias aéreas chinesas que voem para os Estados Unidos, uma decisão que tinha sido tomada como retaliação por constrangimentos de Pequim.
Estados Unidos da América

EUA investigam violação da liberdade de imprensa

Pelo menos 280 queixas de violação da liberdade de imprensa vão ser investigadas nos Estados Unidos, após os protestos pela morte do afro-americano George Floyd.
Estados Unidos da América

Facebook apaga contas de supremacistas brancos

329
O Facebook removeu das suas plataformas de redes sociais várias contas com ligações a grupos de extrema-direita que planeavam infiltrar-se nos protestos contra a violência policial nos EUA.
Donald Trump

Trump diz que "é um grande dia" para George Floyd

178
Enquanto discursava sobre a descida do desemprego em maio, o presidente dos EUA disse que é "um grande dia para George Floyd". Críticas já se fizeram ouvir. Biden fala em declarações "desprezíveis".
Coronavírus

Argentina critica gestão de Bolsonaro da pandemia

A Argentina criticou a forma como Bolsonaro está a combater a pandemia da Covid-19 no Brasil. A circulação transfronteiriça entre os dois países está a preocupar os responsáveis argentinos.
Coronavírus

"Hidroxicloroquina não tem efeitos benéficos"

A hidroxicloroquina não demonstra efeitos benéficos nos doentes com Covid-19, concluíram os autores do ensaio clínico britânico Recovery, após o fim imediato deste tratamento em novos pacientes.
Moçambique

Suíça investiga caso da dívida de Moçambique

A Procuradoria Geral da República da Suíça abriu uma investigação contra "pessoas desconhecidas", em fevereiro. Em causa está o escândalo das chamadas dívidas ocultas em Moçambique.
Brasil

Secretário da Saúde sofre atentado no Brasil

O secretário da Saúde de Osasco, São Paulo, foi atacado ao volante em direção a sua casa. O seu veículo foi atingido por vários tiros disparados de outro carro.
Coronavírus

Jogadores multados por violarem regras sanitárias

Dois jogadores do Borussia Dortmund foram multados pela Liga alemã de futebol, por terem desrespeitado o protocolo da Covid-19, após receberem barbeiro em casa sem usarem máscara.
Fact Check

Presidente croata vendeu avião e baixou o salário?

Kolinda Grabar-Kitarovic não tomou nenhuma destas decisões, uma vez que na Croácia o cargo que ocupava não garante esse poder. A história é falsa e já tinha sido associada a outra chefe de Estado.
Coronavírus

Bruxelas espera livre circulação até final do mês

a Comissão Europeia acredita que poderá regressar "ao pleno funcionamento do espaço Schengen e livre circulação de cidadãos o mais tardar no final do mês de junho".
Brexit

Brexit. Progressos nas negociações ainda limitados

David Frost afirmou que "os progressos continuam limitados, mas o tom das conversações foi positivo", acrescentando que "as negociações vão continuar" e que Londres continua empenhada".
Justiça

Confirmada multa de 6 milhões à retalhista DIA

A Audiência Nacional espanhola rejeitou o recurso da cadeia de supermercados DIA contra uma multa aplicada pelo ministério da Agricultura em 2017, no montante superior a seis milhões de euros.
Coronavírus

Bragança com receio da reabertura das fronteiras

Os autarcas de Bragança estão preocupados com a reabertura das fronteiras com Espanha a partir de 1 de julho, receando que isso faça aumentar o número de casos de Covid-19 na região.
Coronavírus

Irlanda vai acelerar desconfinamento

A Irlanda vai acelerar o desconfinamento, iniciando na segunda-feira a "fase dois" do plano e autorizando a reabertura dos estabelecimentos comerciais e reuniões de até seis pessoas.
Coronavírus

Bombardier anuncia redução de 2.500 empregos

O fabricante ferroviário e aeronáutico canadiano Bombardier vai reduzir 2.500 postos de trabalho na divisão de aviação durante este ano, devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Fact Check

Sondagens dão 94% a Bolsonaro em 2022?

100
Publicação afirma que 94% das pessoas querem que Bolsonaro seja reeleito nas presidenciais de 2022. Mas sondagens chegaram a percentagens diferentes. E revelam críticas ao presidente do Brasil.
Coronavírus

Só um terço dos angolanos com água canalizada 

Em Angola só um terço dos cidadãos tem água canalizada em casa, enquanto metade não tem acesso à ligação elétrica da rede pública, dificultando a higienização que é prioritária no combate à Covid-19.
Coronavírus

Taxa de desemprego nos EUA baixa para 13,3% 

Os analistas esperavam que a taxa de desemprego subisse e ficasse perto de 20%, numa altura em que muitas empresas estavam ainda encerradas devido às medidas de confinamento para conter a pandemia.
Incêndios

Incêndios. UE reforça frota de meios aéreos

Com vista ao reforço dos meios de combate a incêndios do 'novo' mecanismo europeu de proteção civil, a UE está a financiar vários Estados-membros na aquisição de aviões e helicópteros.
Estados Unidos da América

EUA. Vídeo mostra polícia a empurrar idoso 

O vídeo mostra a polícia de Buffalo a empurrar um homem de 75 anos, quando o manifestante caminhava até à polícia na praça Niagara por volta da hora do recolher obrigatório. Agentes foram suspensos.
Caso Maddie

Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação

Christian B. poderá estar associado ao desaparecimento em 2015 de uma menina de cinco anos na Alemanha. Tinha uma propriedade a 100 quilómetros do local onde o crime poderá ter acontecido.
Israel

Cisjordânia. Protestos contra anexação de Israel

Em Tulkarem, no norte da Cisjordânia, os manifestantes seguravam bandeiras palestinianas e gritavam 'slogans' contra a colonização israelita e o projeto de anexação.
Direitos Humanos

Macron pede novamente libertação da investigadora

Fariba Adelkhah foi condenada em 16 de maio a cinco anos de prisão por "conspiração para colocar em risco a segurança nacional" iraniana, num julgamento descrito como "político" por Paris.
Coronavírus

Doente dos cuidados intensivos foi ver o mar

849
Isidre Correa, diagnosticado com Covid-19, estava desde abril internado nos cuidados intensivos de um hospital em Barcelona. Esta quarta-feira, foi ver o mar, deitado numa cama do hospital.
Moçambique

38 guerrilheiros da Renamo entregaram armas

Pelo menos 38 guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana em Sofala entregaram as armas no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração.
Prémios e Galardões

Prémio das Astúrias para Morricone e Williams

149
"Dois dos compositores vivos mais venerados do mundo", justificou o júri. Com uma longa carreira ligada ao cinema, Morricone e Williams vão receber um prémio em dinheiro no valor de 50 mil euros.
Turismo

Costa anuncia abertura de fronteiras a 15 de junho

346
Primeiro-ministro diz que o aeroporto de Lisboa está pronto para receber passageiros e antecipa que dia 15 de junho será o dia do regresso do turismo na UE com abertura de fronteiras e novas rotas.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. 1.300 mortos e 500 mil desalojados

Pelo menos 1.300 pessoas morreram e 500 mil ficaram desalojados desde setembro devido violência na República Democrática do Congo, denunciou a ONU, alertando para possíveis crimes de guerra.
Coronavírus

Macau cria plataforma para apoiar empresas locais

A aplicação 'Macau Ready Go' "integra as promoções oferecidas pelas diferentes indústrias, empresas e lojas de Macau". Quase 400 empresas já estão inscritas na aplicação.
Coronavírus

Bolsonaro ataca manifestantes pró-democracia

Em causa está um novo protesto em defesa da democracia e contra o Governo de Bolsonaro, agendado para o próximo domingo, que regista o interesse de mais de 37 mil pessoas no Facebook.
Coronavírus

Turismo britânico quer corredor aéreo com Portugal

O diretor do Sunvil Holliday Group afirmou que os operadores precisam que a situação fique clara rapidamente, para poderem coordenar-se com hotéis, transportadores aéreos e outros serviços.
Coronavírus

Vacina de Oxford será testada no Brasil

Com o declínio nos casos de coronavírus no Reino Unido, os cientistas precisam de um local com maior nível de infeção pelo vírus para demonstrar a eficácia da vacina. Brasil foi o país escolhido.
Macau

123 detidos em operação transfronteiriça em Macau

Foram interrogadas 7.602 pessoas, tendo 377 sido conduzidas à polícia "para efeito de averiguações de identidade". 123 são suspeitas de ofensa à integridade física, burla, tráfico de droga e furto.
Angola

Angola vai presidir a Comissão Económica de África

A proposta de Angola, apresentada na IX sessão extraordinária do Conselho de Ministros, foi aprovada por todos os Estados-membros, devendo ser submetida à análise dos chefes de Estado e de Governo.
CPLP

Índia e Irlanda querem ser observadores da CPLP

Os estados que pretendam adquirir este estatuto terão de partilhar os respetivos princípios orientadores, designadamente no que se refere à promoção das práticas democráticas e à boa governação.
Coronavírus

Encomendas da indústria alemã caem 25,8% em abril

Segundo dados provisórios, as encomenda s à indústria alemã caíram 25,5% em abril face a março, a maior contração desde o início do registo estatístico, em janeiro de 1991, e 36,6% em termo homólogos.
Macau

Deputados pró-democracia de Macau insurgem-se 

"A polícia usou força irracional (...) Não havia necessidade de levar alguns jovens para à esquadra", defendeu um dos deputados pró-democracia que se insurgiram contra a detenção de duas mulheres.
Coronavírus

França. Risco de segunda vaga é alto

Estudo indica que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. Apenas três milhões de pessoas desenvolveram anticorpos.
Fundos Comunitários

"Bazuca" da UE tem "hipóteses" de passar como está /premium

As "hipóteses" de a bazuca da UE ser aprovada na sua forma atual, a auditoria ao Novo Banco e Mário Centeno no Banco de Portugal. Tudo numa entrevista da comissária Elisa Ferreira à Rádio Observador.
Aborto

Bolsonaro: autor de portaria agiu de "má-fé"

O Presidente brasileiro afirmou que o autor de uma portaria falsa que defendia a garantia ao "aborto legal" foi identificado. Bolsonaro diz que nunca permitirá a legalização do aborto.
Coronavírus

Racismo. Ministro brasileiro depõe na polícia

Após ter sido intimado num inquérito sobre alegado racismo contra chineses, o ministro da Educação brasileiro entregou um depoimento por escrito à polícia, optando por não responder às perguntas.
Coronavírus

Bundesbank prevê contração de 7% na economia alemã

O Bundesbank previa um crescimento de 1,4% para 2021 e 2022. Valor foi revisto em forte alta devido à previsão de recuperação da "profunda recessão" no segundo trimestre deste ano.
Malásia

Malásia. Julgamento de ex-primeiro-ministro acaba

Najib enfrenta cinco casos criminais que cobrem 42 acusações de quebra de confiança, corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais relacionadas com o fundo 1 Malaysia Development Bank.
Coronavírus

Conselho Científico: epidemia em França controlada

"O vírus continua a circular (...), mas circula em velocidade reduzida", afirmou o presidente do Conselho Científico francês, que garante que a Covid-19 em França está neste momento controlada.
Estados Unidos da América

Noite de protestos foi pacífica em Washington e LA

As manifestações contra o racismo nos Estados Unidos da América foram pacíficas nas últimas horas, em Washington e Los Angeles. Em Nova Iorque houve detenções por violação do recolher obrigatório.
Extrema Esquerda

O fiasco do radicalismo burguês  /premium

264
O radicalismo, que há pouco tempo prometia partilhar o mundo com o "populismo", está em crise. Isso, porém, pode deixá-lo mais perigoso, como se está a ver nas ruas americanas.
Caso Maddie

Maddie. Os outros crimes de Christian Brueckner /premium

Aos 17 anos já se sentava no banco dos réus por abuso sexual de crianças, em 2019 foi julgado na Alemanha por violação de uma mulher de 72 anos no Algarve. Agora está a ser investigado no caso Maddie.
Estados Unidos da América

Racismo, identidade e as eleições norte-americanas /premium

Por causa dos motins, Trump tem a oportunidade de vestir a capa do presidente da “lei e ordem”, tão ao gosto do seu eleitorado. Não sabemos se vai beneficiar desta nova convulsão, mas vai tentar.
Geopolítica

A ordem internacional pós-pandemia II /premium

É tendo como pano de fundo um mundo em que interesses nacionais se voltaram a afirmar e de onde desaparecera o modelo competitivo de duas grandes potências que, no início de 2020, se abate a Covid 19.
café europa

O que vai mudar para a Europa /premium

Vai haver dinheiro de todos para a retoma económica europeia, o que vai implicar uma coordenação de políticas orçamentais. Mas nunca há dinheiro sem condições ou consequências.
Cabo Verde

PJ de Cabo Verde lança apelo para encontrar jovem

PJ de Cabo Verde lançou um apelo para encontrar uma jovem de 18 anos desaparecida há nove dias, na cidade da Praia, ilha de Santiago, pedindo a quem souber do paradeiro para contactar as autoridades.
Donald Trump

Twitter não exclui suspender conta de Donald Trump

498
Alto responsável da plataforma Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump, caso o Presidente prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras da rede social.
Coronavírus

ONG pede fim às deportações nos EUA

A Human Rights Watch pediu ao governo norte-americano para parar as deportações de imigrantes detidos durante a pandemia, de forma a evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais.
Futebol

Crise. Tottenham recorre a empréstimo estatal

O Tottenham do português José Mourinho recorreu a um empréstimo do Estado inglês de 175 milhões de libras (195 milhões de euros) para acudir à crise que atravessa provocada pela pandemia.
Angela Merkel

Merkel insiste que não se recandidata

A chanceler alemã insiste que não se candidatará a outro mandato, apesar da situação "excecional" provocada pela pandemia de Covid-19. "Não, não. Isto é muito firme", disse Angela Merkel.
Cinema

Curtas-metragens portuguesas em competição nos EUA

As curtas-metragens portuguesas "Ruby" e "Dia de Festa" competem no festival de cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos, que decorrerá este ano apenas online, devido à pandemia.
Simplex

Simplex português exportado para o Paraguai

O programa Simplex português será exportado para o Paraguai e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sendo esta a primeira vez que o Simplex vai chegar a um país desta região.
TAP

TAP. Bruxelas "em contacto" com Governo

A Comissão Europeia confirmou estar "em contacto" com o Governo português sobre possíveis ajudas estatais à TAP, devido ao impacto da crise gerada pela Covid-19 na companhia aérea.
Macau

Macau. Duas jovens detidas após vigília 

119
Duas jovens foram detidas em Macau após terem participado numa vigília para assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen, que se realizou dentro de uma casa de uma associação local.
Hong Kong

Vigília por Tiananmen termina em confrontos

A vigília para recordar o massacre de Tiananmen, em 1989, que reuniu milhares de pessoas nas ruas de Hong Kong terminou com confrontos entre ativistas e a polícia, que deteve vários manifestantes.
Moçambique

Moçambique. ONU pede 30 milhões para apoio urgente

A coordenadora residente da Organização das Nações Unidas em Moçambique pediu à comunidade internacional 30 milhões de euros para apoiar os deslocados pelos ataques armados em Cabo Delgado.
Coronavírus

Portugal pede apoio a Bruxelas de 3,5 mil milhões

Portugal pediu a Bruxelas um apoio financeiro para cobrir gastos de 3,5 mil milhões de euros na resposta à pandemia da Covid-19, com a aquisição de equipamentos de proteção e contratação de pessoal.
Alterações Climáticas

África subsaariana precisa de 500 mil milhões

Os países da África subsaariana vão precisar de até 500 mil milhões de dólares nos próximos dez anos para se adaptarem às alterações climáticas e garantirem a segurança alimentar, advertiu o FMI.
Coronavírus

Aviação não deve recuperar antes de 2023

A agência de notação financeira Moody's considera improvável que aviação civil recupere totalmente do efeito da pandemia de covid-19 antes de 2023. Procura vai continuar severamente deprimida em 2021.
Coronavírus

Médico chinês critica pouca preparação da Europa

O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, criticou a falta de preparação da Europa para a epidemia da Covid-19, defendendo que imunidade de grupo causaria demasiados mortos.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo demitido põe CEDEAO em tribunal

Governo demitido da Guiné-Bissau, o candidato derrotado nas presidenciais e o PAIGC, contestaram no Tribunal de Justiça da CEDEAO o reconhecimento de Umaro Sissoco Embaló como vencedor das eleições.
África

Praga de gafanhotos ameaça 5 milhões de pessoas

A nova invasão destes insetos complica uma situação alimentar que já estava a ser agravada pela propagação da pandemia da Covid-19, que dificulta a aplicação de medidas para atacar o problema.
Hong Kong

Aniversário de Tiananmen marcado por repressão  

Em Hong Kong, autoridades justificaram o cancelamento, pela primeira vez, da vigília anual à luz de velas no Parque Vitória, com a necessidade de distanciamento social, devido ao surto da Covid-19,
Bielorrússia

Bielorrússia. Presidente nomeia antes das eleições

A dois meses das eleições presidenciais, o Presidente da Bielorrússia, que procura garantir um sexto mandato, designou um novo primeiro-ministro, o chefe da indústria militar Roman Golovchenko.
Coronavírus

OMS. Guiné Equatorial é dos países mais atingidos

Diretora da OMS para África alerta que a Guiné Equatorial é dos países mais afetados pela propagação da pandemia face ao número de habitantes e confirmou a substituição da representante no país.
OCDE

Empresas financiam-se nos lucros não distribuídos

Os empréstimos bancários e as linhas de crédito ocupam o segundo e o terceiro lugar em importância como fontes de financiamento, segundo os inquiridos.
Coronavírus

Vacina deve ser considerada “bem público mundial”

Para Guterres, "uma vacina sozinha não é suficiente". Precisamos de solidariedade mundial para assegurar que todas as pessoas em qualquer lado tenham acesso", apelou o secretário-geral da ONU.
Moçambique

Ataques em Moçambique. Apelo a população

O novo inspetor-geral considerou que o sucesso na luta contra os grupos armados também depende da compreensão sócio-antropológica das comunidades das áreas em conflito.
Coronavírus

Espanha retifica data de reabertura de fronteiras

276
Espanha retificou a data de reabertura das fronteiras com Portugal para dia 1 de julho. Após o anúncio da data inicial, o Governo português mostrou-se surpreendido e pediu esclarecimentos a Madrid.
Itália

Papa leiloa objetos doados por desportistas

O objetivo é angariar fundos com a venda de objetos desportivos para ajudar hospitais do norte de Itália, os mais afetados pela pandemia de Covid-19. Leilão será online e começa na segunda-feira.
Futebol

Portugal e o Portimonense são a capa do L'Équipe

O jornal francês destaca regresso do futebol português na capa desta quinta-feira. Mas não escolhe o jogo do FC Porto e opta pelo Portimonense-Gil Vicente, colocando dois jogadores algarvios na capa.
NBA

Disney, julho, 22 equipas. O plano da NBA

O plano da NBA para recomeçar a competição, que será aprovado esta quinta-feira, inclui 22 equipas a jogar a partir do final de julho na Disney World, em Orlando. Jogadores serão testados diariamente.
Coronavírus

Comércio a retalho com quebra de quase 20% 

Face a abril de 2019, o volume das vendas a retalho recuou 19,6% na zona euro e 18,0% na UE devido às medidas de confinamento, com Portugal a registar uma quebra acima da média (-22%).
Coreia do Sul

Pedido mandado de prisão para herdeiro da Samsung

A Procuradoria de Seul solicitou um mandado de prisão para o vice-presidente e herdeiro do grande grupo sul-coreano Samsung. Em causa está a controversa fusão de duas subsidiárias em 2015.
Racismo

Meghan Markle: "A vida de George Floyd importava"

356
A duquesa de Sussex falou sobre o racismo nos EUA, país onde nasceu, numa mensagem em vídeo destinada aos finalistas da sua escola de juventude, em que lembrou os protestos de 1992, que testemunhou.
Coronavírus

Portugal. Bruxelas otimista sobre retoma económica

198
A Comissão Europeia considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do turismo. Prevê ainda que o mercado laboral europeu esteja numa “difícil situação” durante 2 anos.
Moçambique

Moçambique. Venâncio e Jacinta, vidas mutiladas

201
A 23 de setembro de 2019, 15 pessoas de Mbau foram assassinadas por grupos armados que aterrorizam a província de Cabo Delgado e a cujos ataques Estado Islâmico se começou a associar há um ano.
Colômbia

Colômbia. 47 líderes sociais assassinados

Pelo menos 47 líderes sociais ou defensores dos direitos humanos foram assassinados na Colômbia no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 22 casos em relação ao ano passado.
El Salvador

Tempestade tropical faz 27 mortos em El Salvador 

Pelo menos 27 pessoas já morreram e 11.179 ficaram desalojadas em El Salvador devido à tempestade tropical Amanda. Autoridades tentam resgatar os corpos de sete pessoas que ficaram soterradas.
Coronavírus

Brasil. Governo procura autor de portaria falsa

Em causa está o autor de uma minuta de portaria falsa que defende a garantia ao "aborto legal" durante a pandemia de Covid-19, considerando que deveria ser considerado parte dos "serviços essenciais".
China

China. 37 crianças feridas em ataque

Na quarta-feira de manhã, um segurança de um jardim de infância no sul da China feriu pelo menos 37 crianças e dois adultos num ataque com faca. Os adultos e uma criança estão em estado grave.
Hong Kong

Deputados em Hong Kong interrompem debate

No dia de aniversário de Tiananmen e em plena discussão sobre o diploma do hino chinês, a sessão parlamentar em Hong Kong foi interrompida por protestos de deputados pró-democracia.
Filipinas

ONU critica violência de medidas anti-droga

A ONU frisa que a "mão pesada das medidas contra a droga" constituem graves violações de direitos humanos nas Filipinas, incluindo assassinatos e detenções arbitrárias.
Coronavírus

Merkel e Xi Jinping adiam cimeira UE-China

A cimeira entre a União Europeia e a China, que estava prevista para 14 de setembro, foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi comunicada por Merkel numa chamada com Jinping.
Estados Unidos da América

A praga do entusiasmo niilista /premium

O que mais vejo a presente situação dos EUA é a necessidade de encontrar sempre alguém que moralmente esteja abaixo de nós, que represente, por contraste, todo o esplendor da nossa superioridade.
Israel

Ordem contra alteração da nacionalidade sefardita

389
As Ordens dos Advogados de Portugal e de Israel estão contra a modificação da Lei da Nacionalidade a judeus sefarditas que consideram ser "um passo atrás do Estado".
Coronavírus

Bolsonaro veta apoios de 1,5 mil milhões

O Presidente brasileiro vetou a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias para estados e municípios combaterem a Covid-19.
Estados Unidos da América

James Mattis. Trump tenta "dividir os americanos"

412
O antigo ministro da Defesa de Donald Trump quebra o silêncio. Os acontecimentos desta semana "deixaram-no chocado" e "enraivecido". "Unam-se sem ele [Trump]", apelou aos americanos.
Estados Unidos da América

O minuto a minuto da detenção de George Floyd /premium

Polícias abordaram carro onde estava George Floyd às 20:08 e às 20:27, quando os paramédicos chegaram, Floyd já não tinha pulsação. O que aconteceu, entretanto, entre os 4 polícias e Floyd?
Áustria

Casa onde nasceu Hitler transformada em esquadra

127
A casa onde nasceu Adolf Hitler, na Áustria, vai ser remodelada e transformada numa esquadra de polícia. O objetivo passa por tornar "neutro" o local.
Coronavírus

Novo pacote na Alemanha. IVA desce durante 6 meses

2460
Escalões do IVA mais baixos durante 6 meses; ajudas às famílias, incentivos à compra de elétricos e investimento em renováveis e digitalização. Alemanha aprova pacote de estímulo de 130 mil milhões.
Globalização

Covid, eficiência económica e segurança nacional

As grandes empresas chinesas atuam numa lógica de prossecução dos objetivos do partido comunista em vez de uma lógica de mercado concorrencial. É ver o papel que têm na estratégia “Made in China 2025”
Direitos Humanos

Morrer em Minneapolis ou no aeroporto de Lisboa

10715
Muitas questões se levantam quando um cidadão que entra em Portugal com um visto de turista é torturado até à morte numa sala do aeroporto de Lisboa. Mas onde estiveram então as ONG’s e os activistas?
Presidente Trump

Terrorismo, violência e antifascismo

217
O ANTIFA devem ser tratados como um fenómeno criminoso grave mas tratá-los como uma organização terrorista banaliza o conceito e outorga ao movimento uma relevância política que não tem nem deve ter.
Comunismo

O que une Trump, Bolsonaro, Putin e Jerónimo? /premium

1695
Se a Câmara do Seixal se empenhasse tanto no desaparecimento de bairros clandestinos como o PCP se aplica na “Festa do Avante”, o Bairro da Jamaica já poderia ter as condições de vida humanas.
Hungria

Trianon: "Se outros calam, cantemos nós"

147
A Hungria perdeu dois terços do território e largas parcelas da sua população ficaram além-fronteiras, em novos e recentes países, que tentavam impor a sua língua, cultura e, em alguns casos, religião
Índia

Ciclone Nisarga faz três mortos na Índia

O ciclone Nisarga atingiu, com ventos até 120 quilómetros por hora, a costa ocidental da Índia, onde provocou pelo menos três mortes e danos materiais.
Brasil

Bolsonaro: Membros do Antifa são "terroristas"

236
Bolsonaro classificou os membros do Antifa como "marginais" e "terroristas", dias depois de Trump ter anunciado que os EUA iriam classificar o movimento antifascista como um grupo terrorista.
México

Descoberta maior e mais antiga estrutura maia

523
Uma tecnologia de mapeamento a laser revelou a maior e mais antiga estrutura maia alguma vez conhecida. Aguada Fénix mede mais de 1 quilómetro de comprimento e devia ter até 15 metros de altura.
Coronavírus

França ultrapassa 29 mil mortos 

França registou 81 mortes em hospitais e lares nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos no país provocados pela pandemia de Covid-19 para 29.021.
Coronavírus

Amazónia. Mais de cinco mil indígenas infetados

Mais de cinco mil indígenas que vivem na floresta amazónica em nove países da América do Sul, incluindo o Brasil, estão infetados e pelo menos 548 morreram devido à Covid-19.
Alterações Climáticas

O ativista pelo clima que vive numa luta interior /premium

Escritor e ativista, Jonathan Safran Foer assume-se como um dos que conhecem as alterações climáticas, mas não conseguem mudar de vida. "Ainda preciso de força de vontade para comer como vegetariano."
Donald Trump

Snapchat deixa de promover conta de Donald Trump

128
Decisão da rede social tomada depois de o Twitter ter classificado afirmações de Trump como "imprecisas". Snapchat considera que declarações do presidente "incitam à violência", mas mantém a conta.
Comissão Europeia

Bruxelas confia em avanço na lei do salário mínimo

Comissária assegura que Bruxelas não irá definir montantes iguais para todos os Estados-membros adotarem, pretendendo antes assegurar proteção social com base na realidade de cada país.
Brexit

Escócia quer prolongamento do período de transição

Relatório prevê que a saída do Reino Unido da UE possa provocar uma queda de até 1,1% no PIB da Escócia em 2022, o que se traduziria em perdas de até 1,8 mil milhões de euros.
Coronavírus

Portugal negoceia "ponte aérea" com Reino Unido

Em declarações à BBC 4, o ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que a ideia é "garantir que os turistas britânicos que vão a Portugal não estejam sujeitos, no seu regresso, a nenhuma quarentena"
Coronavírus

Parques temáticos reabrem com distância e máscaras

Se planeia levar as crianças a parques temáticos, não conte com abraços às personagens dos filmes de animação ou desfiles. Haverá distanciamento, máscaras e nada de gritos na montanha russa.
Estados Unidos da América

Trump nega ter-se abrigado em bunker

O Presidente dos EUA nega ter sido levado para um bunker na Casa Branca por causa dos protestos pela morte de George Floyd. "Fui ao bunker, mas apenas para o inspecionar."
Coronavírus

Espanha. Um morto nas últimas 24 horas

Espanha regista um total de 27.128 mortes no país devido à pandemia de Covid-19, mais um do que o número de terça-feira. Quanto a novos casos, foram 219 nas últimas 24 horas.
Donald Trump

Estados Unidos proíbem voos de companhias chinesas

221
Em resposta às restrições impostas pela China, Donald Trump quer impedir, a partir de 16 de junho, que as companhias aéreas chinesas voem para os Estados Unidos. E a medida ainda pode ser antecipada.
Coronavírus

SATA já estuda prejuízos causados pela pandemia

A companhia aérea irá operar em "absoluto respeito pelas regras que estão em vigor para a aviação civil comercial", sem que haja restrições à lotação dos aviões.
Futebol

Burgos, mais um Robin que deixa outro Batman 

Faria deixou Mourinho, Arteta deixou Guardiola. Agora, chegou a vez de Mono Burgos deixar Simeone e o Atl. Madrid para voar a solo. O ainda adjunto do argentino deve ir orientar o Unión de Santa Fe.
Coronavírus

Programas no Iémen podem parar em junho

Os programas da ONU para combater o novo coronavírus no Iémen, que se está a espalhar rapidamente, podem ter de acabar no final do mês, a menos que recebam dinheiro imediatamente.
Cabo Verde

Desemprego em Cabo Verde diminui em 2019

Em 2019, a taxa de desemprego em Cabo Verde foi de 11,3%, uma redução de 0,9% em relação a 2018 e o valor mais baixo registado nos últimos nove anos consecutivos.
Futebol

A equipa que quer ganhar pelo pai do treinador

O pai de Dean Smith, treinador do Aston Villa, morreu há poucas semanas com Covid. Jack Grealish, capitão de equipa, diz que todos os jogos até ao fim da época serão em memória do pai do técnico.
Canadá

O longo silêncio de Trudeau a questão sobre EUA

139
Questionado sobre atuação de Trump durante os protestos por George Floyd, o primeiro-ministro canadiano precisou de 21 segundos antes de encontrar uma resposta. E limitou-se a falar do caso do Canadá.
Coronavírus

Alto Minho e Galiza querem abertura de fronteiras

Doze dos 14 autarcas portugueses e galegos com municípios banhados pelo rio Minho exigiram a reabertura de mais três pontos entre Portugal e Espanha, numa ação de protesto na ponte da Amizade.
Coronavírus

Covid-19. Suécia admite que podia ter feito mais

1149
Cérebro da estratégia sueca de combate ao vírus admite que podia ter feito mais. Taxa de mortes por milhão de habitantes da Suécia é das mais altas do mundo. País não fechou nem decretou confinamento.
Coronavírus

Número de empregados na Alemanha cai 0,5%

O número de empregados na Alemanha para cerca de 44,8 milhões em abril, menos 210.000 ou 0,5% em relação ao mesmo mês de 2019. Foi a primeira vez que este valor caiu desde março de 2010.
Coronavírus

Bruxelas quer avançar com salários mínimos na UE

983
Bruxelas vinca ser "fundamental" para a recuperação económica europeia que "trabalhadores da UE tenham rendimentos que lhes assegurem um nível de vida digno".
China

China pede a Londres que cesse interferência

A China aconselha "o lado britânico a desistir da mentalidade da Guerra Fria, do estado de espírito colonialista" e a reconhecer e respeitar o facto de Hong Kong ter sido "devolvido à China".
Coronavírus

Como a UE quer apoiar o ambiente após a pandemia /premium

O programa da Comissão Europeia para relançar a economia da UE depois da pandemia faz com que quase 25% do orçamento comunitário seja destinado à sustentabilidade. Estes são os apoios previstos.
Rússia

Incêndio em hospital provoca um morto na Rússia

Um doente morreu durante um incêndio no hospital Botkine, em São Petersburgo, que terá sido iniciado pelo próprio, que fumava na cama e provavelmente adormeceu com o cigarro aceso.
Chile

Sismo de 6,9 registado no Chile

O sismo foi registado pelas 3h36 locais (8h36 em Lisboa), a 50 quilómetros a sudoeste de San Pedro de Atacama, cidade que fica na Cordilheira dos Andes do nordeste do Chile.
Coronavírus

Desemprego fixa-se nos 7,3% na zona euro

Na zona euro, a taxa de desemprego avançou face à de 7,1% de março, mas ficou abaixo da de 7,6% registada em abril de 2019. Na União Europeia, os 6,6% de abril comparam-se com os 6,4% de março.
Coronavírus

Lufthansa perdeu 2.100 milhões de euros até março

Lufthansa teve um prejuízo líquido de 2.100 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, seis vezes mais do que no período homólogo, o que representou uma queda de 18% entre janeiro e março.
Coronavírus

Serviços têm forte recuperação na China

O setor dos serviços na China cresceu pela pela primeira vez este ano ao recuperar fortemente em maio, após o levantamento das medidas de restrições. Índice de atividade dos gerentes subiu 11 pontos.
Hong Kong

Hong Kong. Procura por vistos gold dispara

Os pedidos de informação de residentes de Hong Kong sobre vistos gold dispararam após o anúncio de que Pequim iria impor a lei da segurança nacional naquele território, revelou uma empresa portuguesa.
Coronavírus

Cabo Verde. Proteção Civil pede testes

O presidente da Proteção Civil de Cabo Verde afirmou que quem quer regressar às ilhas de origem deve procurar os serviços da Proteção Civil e depois a delegacia de saúde para realizar testes.
Hong Kong

Hong Kong. Reino Unido promete passaportes 

Caso a China não reconsidere a lei da segurança imposta a Hong Kong, o primeiro-ministro propõe atribuir o passaporte britânico a milhões de habitantes, com possibilidade de aceder à cidadania.
Rússia

Derrame de 20 mil toneladas em rio russo

As autoridades declararam uma situação de "emergência" após terem sido acidentalmente derramadas quase 20 mil toneladas de combustível num rio no extremo norte da Rússia.
Coronavírus

Brasil. MP quer multar autarca por desconfinar

Na segunda-feira, "contrariando um decreto estadual que determina regras de isolamento social rígidas", o prefeito anunciou a flexibilização das medidas de isolamento, avançou o Ministério Público.
Coronavírus

EUA acusam Venezuela de impedir voos humanitários

Os EUA estão a "trabalhar arduamente para repatriar os cidadãos norte-americanos e os que têm residência permanente da Venezuela”, acusando o governo venezuelano de impedir voos humanitários.
Coronavírus

Maduro e Guaidó juntos na luta contra a Covid-19

Um acordo entre o governo de Nicolás Maduro e o líder da oposição Juan Guaidó prevê que sejam procurados conjuntamente fundos para combater a pandemia da Covid-19 na Venezuela.
Coronavírus

Consulado de Londres abre com medidas de segurança

Na segunda-feira foi retomado o atendimento presencial, mas apenas por marcação prévia. Os utentes têm de usar máscara no interior do consulado e respeitar o distanciamento social.
Brasil

Bolsonaro. Polícia brasileira abre inquérito 

Em causa estão os dados pessoais de Bolsonaro, dos seus filhos e ministros, divulgados pelo grupo de "hackers" Anonymus Brasil. Bolsonaro indicou que se tratou de uma "medida de intimidação".
Coronavírus

Hungria. Pandemia exacerba desigualdades de género

Com creches e escolas fechadas para evitar contágios, a responsabilidade de acompanhar os filhos caiu desproporcionalmente sobre as mulheres, forçando algumas trabalhadoras a desistir dos empregos.
Coronavírus

Brasil manteve produção de petróleo

Mesmo com 38 campos de extração e 66 instalações marítimas paralizadas devido à Covid-19, o Brasil produziu uma média de 2,9 milhões de barris de petróleo, uma diminuição de 0,5% em relação a março.
Coronavírus

ONU pede medidas urgentes para endividados

Objetivo é ajudar o crescente número de países que já enfrentam ou correm o risco de endividamento devido ao impacto da pandemia. ONU considera que congelamento até ao final do ano não chega.
Estados Unidos da América

União pelas liberdades vai processar Trump - como aconteceu

180
União Americana pelas Liberdades Civis vai processar Donald Trump e o procurador-geral norte americano William Barr. Manifestantes foram expulsos para Trump ir até Igreja Episcopal em Washington.
Estados Unidos da América

Como 20 dólares puseram os EUA a ferro e fogo /premium

1240
Floyd foi morto por asfixia por um polícia após tentar comprar cigarros com uma nota falsa. Os protestos contra a violência policial e o racismo começaram em Minneapolis e tomaram conta dos EUA.
Guiné-Bissau

Revisão constitucional e mito de homens brilhantes

462
Como as caras permanecem as de sempre, mesmo mudando a Constituição como o passo mágico para a segunda independência, o porvir de novos conflitos é indissociável da questão da corrupção.
Economia

Nação valente e imortal /premium

451
Depois de Cavaco, as reformas só aconteceram por imposição externa. Num país periférico, com escassos recursos e muito capturado por grupos de interesse, é difícil ser diferente. Mas não é inevitável.
A página está a demorar muito tempo.