Mundo
Militares

Militares regressam do Iraque. "Dever cumprido"

Militares portugueses regressaram do Iraque com "sentimento de dever cumprido. O contigente partiu em abril para o país do Médio Oriente, para "ministrar treino e formação às tropas iraquianas".
Dança

Morreu Alicia Alonso, a lenda cubana do ballet

311
A bailarina cubana Alicia Alonso, diretora e cofundadora do Ballet Nacional de Cuba, morreu esta quinta-feira, aos 98 anos, devido a uma doença cardiovascular.
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Língua Portuguesa

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura e exposições.
Mark Zuckerberg

"Tecnológicas não podem decidir o que é verdade"

Foi criticado por permitir que Trump fizesse um anúncio no Facebook com informação falsa. Numa palestra sobre liberdade de expressão, Zuckerberg disse: "Preocupo-me que haja uma erosão da verdade".
Rádio Observador

As notícias das 20h

Aconteça o que acontecer.
Desporto

Tiago Monteiro regressa ao Grande Prémio de Macau 

Tiago Monteiro, o primeiro português a vencer a prova, em 2016, volta, em novembro, a participar na Corrida da Guia, da Taça do Mundo de Carros de Turismo.
Turquia

Turquia suspende temporariamente ofensiva na Síria

197
O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Operações suspensas por 120 horas para facilitar "retirada ordenada" das tropas lideradas pelos curdos da fronteira turca.
Brexit

Os 5 pontos para entender o que muda no acordo

Não há o palavrão backstop, mas proposta não difere muito da sugestão inicial da UE. Irlanda do Norte passa a ter regulamentos e tarifas europeias — mas tem de haver OK do parlamento regional.
Protestos

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Cultura

Arte e cultura para todos

São quatro coleções impressionantes, divididas entre fotografia, livros, pintura e moedas. Foram herdadas pelo NOVO BANCO e estão agora disponíveis através do projeto Arte & Cultura Partilham-se.
Parlamento Europeu

Turquia. Sassoli "muito zangado" e pede sanções 

David Sassoli disse estar "muito zangado" com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e pediu aos líderes da União Europeia "sanções severas" contra a Turquia.
Conflito na Síria

Síria. Assad promete enfrentar ofensiva turca

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, o Presidente sírio prometeu esta quinta-feira dar resposta à ofensiva turca "por todos os meios legítimos".
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Presidente Trump

Embaixador americano acusa Trump no caso Ucrânia

Gordon Sondland diz ter sido pressionado por Trump para trabalhar com o advogado pessoal no polémica caso com a Ucrânia. É mais uma figura de topo a aprofundar a possibilidade de um impeachment.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Alemanha

Alemanha mantém previsão de crescimento para 2019

O ministério das Finanças alemão manteve as previsões para este ano feitas em abril passado e reduziu em meio ponto o crescimento esperado no próximo ano.
Ciência

Ciência. Não tem cérebro mas tem 720 sexos

112
É um organismo unicelular que apesar de não ter cérebro é capaz de aprender e que tanto pode ser um fungo como um animal. A partir de sábado, o "blob" estará em exposição num zoo de Paris.
Caixa Geral de Depósitos

BNU. Mais negócios entre China e países lusófonos

O Banco Nacional Ultramarino quer aumentar o volume de negócios entre a China e os países lusófonos.
Brexit

Calculadora. Os 61 votos de que Boris precisa

Com os votos contra de Labour, DUP, SNP e Lib Dems, Boris Johnson tem uma tarefa hercúlea pela frente. Para aprovar o seu acordo, terá de convencer, por exemplo, os deputados que ele próprio expulsou.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
União Europeia

UE. António Costa critica cortes nas contribuições

António Costa esteve em Bruxelas para discutir o orçamento da União Europeia e criticou os cortes nas contribuições dos estados membros mas que foram dados passos positivos na política agricola.
Desportos Radicais

Miranda do Douro traz 600 desportistas para o rio

O Duero-Douro Challenge é um evento desportivo que explora o Douro internacional. Para a primeira edição estão já confirmados 600 atletas dos desportos de montanha, do caiaque às corridas e à BTT.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Londres

Londres. Passageiros travam protesto pelo clima

1429
Ativistas do Extinction Rebellion subiram para carruagens em três estações do metro de Londres em protesto pelo clima mas foram retirados pelos passageiros em fúria. Oito pessoas foram detidas.
Moçambique

Filho de Guebuza quis 11 milhões para comprar casa

Banqueiro Andrew Pearse contou em tribunal que o filho do ex-presidente Moçambicano queria contrair um empréstimo de 11 milhões de euros para se mudar para França com uma prostituta.
Conflito na Síria

Ofensiva turca causa 300 mil civis deslocados

A operação turca foi iniciada depois de Trump ter anunciado a retirada das tropas americanas do terreno. Em oito dias fizeram-se 300 mil pessoas deslocadas que dormem em escolas ou a céu aberto.
Vinho

Brexit. Empresa produz espumante de celebração 

111
A empresa francesa de produtos de luxo Gold Emotion criou uma garrafa de espumante e outra de rosé de edição limitada comemorativa do Brexit, que contêm flocos de ouro de 24 quilates.
Brexit

Em direto/ Líderes europeus deram luz verde ao acordo

125
Entendimento na cimeira europeia foi rápido, com acordo a ser aprovado pelos 27. Problema está em Londres, com o anunciado voto contra do DUP. UE não é clara sobre possível adiamento.
Arquitetura

Alberto Nunes e António Braga recebem Prémio

Alberto Castro Nunes e António Maria Braga vão receber o Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional, no valor de 50 mil euros, esta quinta-feira, em Madrid.
Donald Trump

Erdogan mandou para o lixo carta de Trump

101
Donald Trump escreveu uma carta ao homólogo turco numa linguagem e tom que fizeram os jornalistas ligarem para a Casa Branca a questionar a autenticidade da carta. Erdogan mandou-a para o lixo.
Japão

Hagibis. Japão pondera adiar desfile imperial

O governo japonês está a ponderar adiar o desfile imperial que apresentaria o novo imperador ao povo japonês. A causa são os danos provocads pelo furacão Hagibis.
PSP

PSP deteve 58 pessoas e apreendeu 88 veículos 

A operação organizada pela FRONTEX decorreu entre 23 de setembro e 4 de outubro. Foram apreendidos em Portugal 88 veículos e detidas 58 pessoas, 39 das quais por tráfico de droga.
INTERPOL

Um mundo mais seguro - Taiwan pode ajudar

Peço apoio à participação de Taiwan na Assembleia Geral Anual da INTERPOL como observador, bem como em reuniões, mecanismos e actividades de formação organizadas pela INTERPOL e pelo UNODC.
Brexit

Brexit. Unionistas rejeitam proposta de Boris

Boris Johnson continua com vida difícil para tirar o Reino Unido da União Europeia. Desta vez, o DUP — Partido Democrático Unionista — recusa a proposta do primeiro-ministro britânico.
Catalunha

Em direto/ Contentores a arder nos confrontos em Barcelona

153
Milhares de pessoas voltam aos protestos nas ruas de Barcelona. Duas manifestações em simultâneo -- uma pró e uma contra independência -- provocaram confrontos que obrigaram a intervenção policial.
Conflito na Síria

Erdogan reúne-se com Mike Pence e Mike Pompeo 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence e o secretário de estado Mike Pompeo vão encontrar-se com o presidente turco para discutir a ofensiva sobre os curdos. Donald Trump não estará presente.
Venezuela

Maduro entregará minas de ouro a 17 regiões fiéis

O anúncio foi feito por Nicolás Maduro e a entrega servirá para que as 17 regiões afetas ao regime possam obter os recursos orçamentais para enfrentar os efeitos das sanções impostas pelos EUA.
Parlamento Europeu

Fascismo e comunismo: para além da Alemanha e URSS /premium

1373
É necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino secundário, como útil “vacina” para as gerações futuras, e arejar o ensino superior, ainda cheio de ideólogos de extrema-esquerda.
Igreja Católica

A Amazónia pode desencadear a revolução na Igreja /premium

Após seis anos a falar de revolução, o Vaticano está, a propósito da Amazónia, a discutir exceções ao celibato e à ordenação de mulheres. Os críticos não perdoam a Francisco a abertura do precedente.
Malásia

Navio-sonda da Sonangol retido na Malásia

O navio-sonda "Sonangol Quenguela", da petrolífera estatal angolana, foi retido na noite de segunda-feira na Malásia por ter ancorado em águas territoriais do país sem autorização.
Liga dos Campeões

Itália pede à UEFA para mudar local da final

O ministro dos Desportos italiano pediu à UEFA que considere alterar o palco da final da Liga dos Campeões de futebol, que está marcada para Istambul, devido à ofensiva turca na Síria.
São Tomé e Príncipe

Adolescente morto em manifestação contra IURD

Um "adolescente entre os 15 e os 17 anos" foi morto a tiro num protesto para exigir o repatriamento de um pastor detido na Costa do Marfim. Os manifestantes atribuem a morte do jovem à polícia.
Egito

20 sarcófagos intactos encontrados no Egipto

1424
Os 20 caixões foram enterrados entre 1994 a.C. e 332 a.C.. Têm inscrições intactas e coloridas dos tempos faraónicos. É "uma das maiores e mais importantes descobertas dos últimos anos".
Marrocos

Marrocos indulta jornalista condenada por aborto

A mulher, de 28 anos, que foi recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento" será libertada "nas próximas horas".
Donald Trump

Trump: PKK é "maior ameaça" que Estado Islâmico

304
"O PKK, que faz parte dos curdos, é provavelmente pior em termos de terrorismo e uma maior ameaça terrorista em muitos aspetos do que o [grupo jihadista Estado Islâmico] EI", declarou Donald Trump.
Brasil

Desigualdade atingiu nível recorde no Brasil

197
A desigualdade do rendimento médio no Brasil alcançou um nível recorde em 2018, com 1% dos mais ricos a ganharem 34 vezes mais por mês do que metade da população mais pobre.
Direitos Humanos

Human Rights Watch critica política de Bolsonaro

O presidente da organização Human Rights Watch, Kenneth Roth, manifestou preocupação com as políticas adotadas pelo Presidente do Brasil, que considerou serem contra os direitos humanos.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

264
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
Acordo Nuclear

Irão diz que "esgotou a paciência" com a Europa

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros diz que se esgotou a paciência do Irão com os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015, por incumprimento dos compromissos.
Racismo

Seis adeptos detidos por cânticos racistas

Foram detidos seis adeptos na sequência dos incidentes racistas registados na segunda-feira no jogo Bulgária-Inglaterra, de apuramento para o Europeu2020 de futebol. Três são ainda procurados.
Kim Jong Un

Kim Jong-un anda a cavalo em montanha sagrada

Kim Jong-un deu um passeio "politicamente simbólico" montado num cavalo branco na montanha sagrada de Paektu. Os conselheiros que o acompanharam acreditam estar para breve uma "grande operação".
Livros

Prémio Planeta para Javier Cercas e Manuel Vilas 

Os escritores espanhóis Javier Cercas e Manuel Vilas foram, respetivamente, o vencedor e o finalista do Prémio Planeta, galardão literário no valor de 601 mil euros, foi anunciado esta quarta-feira.
Brexit

Acordo do Brexit "a ser acabado", mas não hoje

Merkel e Macron dizem que acordo para o Brexit está a ser finalizado. Michel Barnier diz que está pronto e só depende de Londres. Mas fontes desmentem e dizem que não terminará esta quarta-feira.
Cabo Verde

Cabo Verde investe 258 milhões em infraestruturas

Cabo Verde prevê um investimento público de 258 milhões de euros em infraestruturas para 2020, para promover o investimento privado, reduzir as assimetrias e garantir a melhoria da qualidade de vida.
Arte

Quadros de Mangovo e Malangatana batem recordes

Os quadros do angolano Cristiano Mangovo e do moçambicano Malangatana bateram o recorde de venda no quinto leilão da Sotheby's exclusivamente dedicado a arte moderna e contemporânea africana.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Guiné-Bissau

ONU investe 55 milhões de euros na Guiné

Plano estratégico do Programa Alimentar Mundial prevê erradicar a fome e má nutrição na Guiné-Bissau até 2030, estimando um investimento de 55 milhões de euros até 2024.
Futebol

Barcelona-Real pode mudar de estádio (e de dia)

Os protestos na Catalunha e as manifestações já agendadas levaram a Liga a pedir à Federação que o Barcelona-Real Madrid marcado para dia 26 seja no Santiago Bernabéu. Mas os clubes não concordam.
Halloween

Imagens aéreas pintam quadro idílico pré-Halloween

James Maxey tinha apenas 13 anos quando começou a ganhar uns trocos extra vendendo abóboras aos amigos para o Halloween. Sete anos depois, tem uma das maiores quintas de abóboras do Reino Unido.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Ténis

Ténis. Frederico Silva nos 'oitavos' em Ningbo

O tenista português Frederico Silva conseguiu ultrapassar mais uma etapa no challenger chinês e está agora nos quartos de final da prova.
Angola

FMI. Angola vai ver dívida pública atingir os 95%

Uma revisão do FMI ao crescimento da África subsaariana vê a dívida pública angolana atingir os 95% do PIB ainda este ano. A tendência deve ser invertida já em 2020 e o crescimento continuado.
Conflitos

Paquistão e India trocam tiros na Caxemira

São reportados vários incidentes com troca de tiros desde o início da semana. Na raiz do problema está a província de Caxemira, reivindicada por ambos os estados na sua totalidade.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Moçambique

FMI. Dívida de Moçambique sobe para 109% do PIB

Moçambique deverá assistir a uma subida do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto, que deverá aumentar de 99,8%, no ano passado, para 108,8% este ano e 106,8% em 2020.
Conflito na Síria

Síria. Erdogan exclui negociações com os Curdos

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu aos países que condenam as ofensivas da Turquia em solo sírio dizendo que nunca na história da Turquia se sentaram à mesa com terroristas.
Moçambique

Moçambique: 300 pessoas tentam assaltar urnas

Polícia deteve nove elementos do principal partido da oposição que terão liderado centenas de pessoas num assalto às urnas numa escola. Grupo vandalizou o local e pegou fogo a cinco casas.
Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos vai ter peça em museu de Boston

124
A artista plástica portuguesa foi convidada para instalar uma peça no ainda por abrir MassArt Art Museum (MAAM). A obra foi feita propositadamente para a ocasião e é uma homenagem antiescravatura.
Frontex

Grécia. GNR em missão resgata 71 migrantes

Os migrantes foram resgatados na madrugada desta quarta-feira em dois locais diferentes do mar Egeu. Na primeira embarcação seguiam 48 pessoas --14 crianças, 10 mulheres e 24 homens.
Pobreza

UE. Risco de pobreza baixou mais em Portugal

Portugal tem 21,6% pessoas em risco de pobreza, em linha com a média da União Europeia. Mas esse risco reduziu-se em Portugal a mais do dobro do ritmo do resto da Europa desde 2008.
Mercado Imobiliário

Franceses são quem mais compra casa em Portugal

Franceses são os estrangeiros que mais compram casas em Portugal. O mesmo levantamento diz que o Brexit não se deve fazer sentir no sector por causa dos Vistos Gold.
Futebol

Para Lloyd, ganhar o Mundial foi "o fundo do poço"

Entrou na história ao marcar três golos na final do Mundial 2015 mas foi das menos utilizadas no Mundial 2019. Para Carli Lloyd, ser campeã mundial foi um "pior período" que não quer repetir nos Jogos
Brexit

A "fábrica de memes" do Partido Conservador 

Telegraph analisou tática de campanha dos tories e detetou uma aposta nas redes sociais. Há memes, ajuda vinda da Austrália e controlo total por parte do estratega Dominic Cummings.
Brexit

Se não houver acordo, Boris pede adiamento

242
Ministro para o Brexit confirma no Parlamento que Governo irá "cumprir a lei". Se não houver acordo para o Brexit até sábado, o primeiro-ministro irá escrever a carta a pedir um adiamento.
Holanda

5 jovens presos em casa à espera do fim do mundo

212
Um homem, hoje com 58 anos, fechou cinco jovens numa adega durante nove anos, em Drenthe, na Holanda. Responsáveis garantem, ao contrário do que se pensou, que não é o pai dos jovens.
Macau

Macau. Queda nas receitas de jogo é causa da crise

O FMI reviu em baixa o PIB macaense e aponta como principais causas a quebra do investimento público e a queda das receitas de jogo nos casinos de uma Macau que "é jogo e pouco mais".
Eleições Legislativas

Eleições. Votos da emigração são apurados hoje

A contagem dos votos e apuramento dos resultados que vão eleger quatro deputados vai decorrer esta quarta-feira no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
Zimbabué

Zimbabué. 300 mil funcionários públicos em greve

No Zimbabué 300.000 funcionários públicos estão sem trabalhar, ignorando a ordem judicial que os manda regressar aos postos. Reclamam salários mais altos para fazerem frente à inflação de 300%.
Brexit

Brexit. Britânicos e europeus no último sprint

Negociações prosseguiram noite fora, mas ainda não há fumo branco. Governo de Boris Johnson terá cedido em alguns pontos sobre fronteira nas Irlandas, mas aliados do DUP torcem o nariz.
Hong Kong

HK. Discurso de líder na Assembleia interrompido

Carrie Lam ia fazer o discurso anual no Parlamento de Hong Kong, mas foi interrompida duas vezes por protestos de vários deputados. Líder da região acabou por sair e passar a mensagem via vídeo.
Estados Unidos da América

Todos contra Warren, no debate entre democratas

Durante todo o debate de terça-feira, a senadora Elizabeth Warren esteve sob as críticas dos outros candidatos. É a favorita para vencer as eleições primárias.
Moçambique

Nova audiência sobre extradição de Manuel Chang

O ex-ministro Manuel Chang está detido na África do Sul desde o ano passado, devido ao caso das dívidas ocultas de Moçambique. A nova audiência começa esta quarta-feira, em Nova Iorque.
Catalunha

Confrontos em Barcelona com arremesso de pedras - como aconteceu

186
Líder do Governo reuniu-se com Partido Popular, Unidas Podemos e Ciudadanos para discutir situação na Catalunha. Ao terceiro dia de manifestações, já há registo de confrontos em Barcelona.
Hong Kong

Hong Kong: EUA apoiam manifestantes

Os três projetos de lei foram aprovados pela Câmara dos Representantes dos EUA, na terça-feira, para demonstrar apoio aos manifestantes em Hong Kong, e terão ainda de ser aprovados pelo Senado.
Lula da Silva

"Quem acusou Sócrates sem provas deve ser punido"

2233
Ex-presidente brasileiro quer punição de procuradores da Operação Marquês caso acusação contra Sócrates seja arquivada. E recusa sair da prisão sem declaração de inocência, para viver até 120 anos.
NBA

Da China com Amor /premium

Os Estados Unidos encontram-se, de facto, mergulhados numa profunda crise. Sabemos que a coisa está mesmo feia quando cabe a um indivíduo com o currículo de Donald Trump ser a reserva moral da nação.
Catalunha

O tsunami que levou milhares às ruas da Catalunha

195
São anónimos e querem a "luta não violenta e desobediência civil como estratégias" pela independência da Catalunha. Este "tsunami" usa a internet (e uma app) e já bloqueou o aeroporto de Barcelona.
Comunismo

UE coloca nazismo e comunismo em pé de igualdade

45195
A União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de o Parlamento Europeu ter aprovado em setembro uma resolução que condena os dois regimes ditatoriais.
Moçambique

Votação "calma", apesar de alguns casos

As organizações de observação eleitoral que acompanharam as eleições gerais em Moçambique consideram que a votação decorreu de forma geral calma, apesar de alguns incidentes localizados.
Orçamento do Estado

Esboço orçamental para 2020 é divulgado hoje

O esboço de plano orçamental para 2020 já foi enviado pelo Ministério das Finanças para Bruxelas, mas só será publicado na quarta-feira de manhã no portal do Governo.
Brasil

Bolsonaro deve entrar para o partido da IURD

1273
Jair Bolsonaro deverá sair do PSL e já tem cinco convites de partidos à espera. O partido Republicanos, ligado à IURD, é o que está mais bem posicionado para receber o Presidente brasileiro.
Estados Unidos da América

EUA acusam Huawei de "teatro de transparência"

Robert Strayer, um dos responsáveis do governo dos EUA por Políticas e Comunicações Cibernéticas, afirma que nenhum país pode ter confiança numa empresa que está sediada na China.
Escócia

Escócia quer novo referendo sobre independência

A Escócia quer um novo referendo sobre a independência em 2020. "Exigirei a transferência de poderes que assegure a legalidade de um referendo", anunciou a ministra escocesa Nicola Sturgeon.
Futebol

UEFA investiga jogadores por "provocação política"

A UEFA vai levar a cabo uma investigação e correspondente inquérito disciplinar sobre "um potencial comportamento provocatório de natureza política" dos jogadores da seleção turca.
Roménia

Liberal Orban indigitado primeiro-ministro

“Decidi designar para o cargo de futuro primeiro-ministro Ludovic Orban”, anunciou o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, esta terça-feira. Orban tem agora um prazo de dez dias para formar governo.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Água

Guadiana ganha rede de gestão da qualidade da água

O projeto Valagua pretende "contribuir para a articulação das redes" de monitorização da qualidade de água que já existem nos dois lados da fronteira, afirma um dos responsáveis.
Euribor

Taxas Euribor caem a três, a seis e a 12 meses

As Taxas Euribor, mais utilizadas em Portugal para empréstimos à habitação, caíram a três, seis e 12 meses. Isto acontece depois do BCE anunciar que vai manter baixas as taxas de juro diretoras.
Brasil

As imagens do edifício que ruiu em Fortaleza

Pelo menos uma pessoa morreu na sequência do desabamento de um prédio residencial de sete andares em Fortaleza, no Brasil. Bombeiros procuram 10 a 15 moradores que estarão sob os escombros.
União Europeia

OE2020: Bruxelas aguarda plano orçamental

O esboço contém o plano orçamental para 2020, com uma atualização das projeções macroeconómicas e orçamentais, segundo a revisão da base de Contas Nacionais e deverá ser recebido esta terça-feira.
Alemanha

Portugal integra Feira do Livro em Frankfurt

A 71.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que começa esta quarta-feira e acaba no domingo. Portugal vai estar, mais uma vez, presente, com mais de 40 marcas nacionais.
Cabo Verde

Cabo-Verde. Inforpress e Lusa celebram parceria

O ministro da cultura e das indústrias criativas de Cabo Verde celebrou esta terça-feira o acordo com a Agência Lusa e disse que a Inforpress deve ser uma referência a nível africano.
Angola

João Lourenço. "Ainda há muito para realizar"

O Presidente da República de Angola fez esta terça-feira o seu habitual discurso sobre o Estado da Nação e falou sobre as necessidades da população, a crise no país e as reformas.
Brasil

Dois mortos em desabamento de prédio em Fortaleza

125
Prosseguem as buscas por sobreviventes entre as ruínas do prédio de sete andares que colapsou na terça-feira em Fortaleza, no Brasil. Estão confirmadas duas mortes.
Mundial 2022

Jogo histórico entre Coreias empatado a zero

A Coreia do Sul voltou a visitar a Coreia do Norte para uma partida a contar para o apuramento do campeonato mundial 29 anos depois. A partida terminou com um zero zero sem ninguém nas bancadas.
Futebol

Presidente da Federação búlgara demite-se

O Governo da Bulgária ameaçou cortar os subsídios à federação caso o presidente não se demitisse. Na raiz do problema estão os insultos racistas dos adeptos no jogo frente à Inglaterra.
Internet

Kampusch. "Devias ter ficado na cave! Morre!"

932
Foi raptada aos 10 anos por um homem que a agredia e violentava e de quem só conseguiu fugir aos 18. Treze anos depois de ter saído da cave, Natascha Kampusch diz que continua a ser vítima de abuso.
Futebol

O dono do PSG quer fazer do Leeds o novo Man. City

297
O dono do Leeds United revelou que uma das propostas para investir no clube pertence ao dono do PSG. Al-Khelaifi, que reporta ao emir do Qatar, quer fazer do clube de Bielsa o novo Manchester City.
Mundo

Grécia. Campo de refugiados evacuado após incêndio

O fogo terá começado na sequência de desacatos entre refugiados, no sobrelotado campo de Vathy, na ilha de Samos. O incidente ocorre duas semanas após o incêndio que fez um morto em Moria, Lesbos.
Síria

Tropas russas patrulham território sírio

107
A Rússia anunciou esta terça-feira que as suas tropas estão a patrulhar o território sírio após a saída dos EUA. Vídeos a circular na internet mostram um homem a andar na antiga base militar dos EUA.
Conflito na Síria

Reino Unido suspende venda de armas à Turquia

O ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido confirmou esta terça-feira ter suspendido o abastecimento de armas à Turquia, que poderiam ser utilizadas contra os curdos na Síria.
Angola

Polícia angolana dispersa manifestantes ativistas

Os cerca de 20 ativistas angolanos tentaram chegar à Assembleia Nacional, onde o Presidente angolano, João Lourenço, discursa sobre o Estado da nação. A polícia dispersou à froça os manifestantes.
Futebol

João Félix entre os 20 finalistas Golden Boy

186
O Tutto Sport divulgou esta terça-feira a lista dos 20 candidatos a Golden Boy, o menino de ouro do futebol mundial. Entre os nomeados está João Felix.
França

São 922 milhões em doações para Notre-Dame

O ministro da cultura francês disse em conferência de imprensa que 104 milhões já foram entregues. As doações devem ascender aos 922 milhões e os trabalhos são para começar nas próximas semanas.
Londres

Protesto de ecologistas termina em Londres

A polícia comunicou na segunda-feira que os ativistas que se manifestassem na capital britânica após as 20h00 horas seriam detidos. Ativistas abandonaram a praça central de Londres esta terça-feira.
Degelo

Suíça. Glaciares perdem 10% nos últimos cinco anos

Um levantamento feito pela Academia Suíça das Ciências descreve uma descida de 10% do volume dos glaciares suíços ao longo dos últimos cinco anos. Desde 1900 já desapareceram 500 glaciares.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Brexit

Reino Unido. Desemprego sobe para os 3,9%

A taxa de desemprego subiu para os 3,9%, ficando 0,1% acima das previsões, embora se verifiquem menos desempregados. Mesmo assim a taxa de emprego continua a desacelerar o crescimento.
Futebol

A goleada moral (e real) dos ingleses à Bulgária

Cânticos racistas, sons a imitar macacos, saudações nazis. A receção da Bulgária a Inglaterra foi interrompida duas vezes devido ao racismo vindo das bancadas: mas Balakov diz que não ouviu nada.
Timor-Leste

Homem invade pista de aeroporto em Timor-Leste

138
A polícia timorense declarou que o homem que invadiu a pista do aeroporto de Díli com uma mota enquanto um avião aterrava está a ser investigado. Não são ainda conhecidos os motivos que o motivaram.
Timor-Leste

Timor. Crescimento de 7,2% do PIB não-petrolífero

OGE prevê que a economia timorense cresça 7,2% em 2020. “Este regresso ao crescimento resulta do final da incerteza política e do regresso a uma despesa governamental sólida”, nota o executivo.
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
China

Peste. China proíbe carne de porco de TImor-Leste

A China viu-se obrigada a proibir a carne de porco proveniente de Timor-Leste no país. A medida foi tomada pela Administração Geral da Alfândega da China depois de declarado um surto de peste suína.
Síria

EUA retiram-se da Síria e impõem sanções à Turquia

O Presidente americano Donald Trump anunciou a aplicação de sanções à Turquia e que ele próprio se deslocaria ao país se Erdogan não interromper a invasão. Oposição americana quer repor as tropas.
Jorge Jesus

Brasil. Jesus é bom, mas tinha "a casa arrumada"

O Secretário Geral do Desporto no Brasil disse à Lusa que Jorge Jesus não é o único motivo para o sucesso do Flamengo. "O técnico estrangeiro" encontrou "a casa arrumada".
Japão

Furacão no Japão. Número de mortos sobe para 67

Segundo o novo relatório divulgado esta terça-feira pela televisão pública NHK, pelo menos 67 pessoas morreram e 15 continuam desaparecidas. A chuva intensa apresenta uma nova ameaça para habitantes.
Rádio Observador

Catalunha e Tancos na Grécia

Da crise independentista em Espanha ao assalto ao paiol militar grego
Catalunha

Catalunha. 25 detidos no segundo dia de protestos - como aconteceu

102
No segundo dia de manifestações após a condenação dos políticos catalães, as manifestações continuam em Barcelona. Já foram contabilizados 131 feridos. Um deles perdeu o olho e outro o testículo.
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Saúde

Um terço das crianças é desnutrida ou obesa

778
UNICEF diz que uma em cada três crianças com menos de 5 anos sofre de subnutrição ou excesso de peso no mundo. O problema é o preço dos alimentos — os bons estão mais caros e os maus mais baratos.
União Europeia

Referendos, para que vos queremos?

A transferência de poder de decisão para a União Europeia é definitiva e em Portugal ocorre paulatinamente desde 1986 sem que nunca nenhum português tenha sido chamado a pronunciar-se a esse respeito.
Venezuela

A filha de Chávez a passar cartão /premium

284
Já começo a ficar enfastiado com estas notícias de filhos de ditadores que gostam de esbanjar. Furo jornalístico seria informar que um destes delfins não vive à custa do dinheiro que o papá furtou.
Parlamento Europeu

Pessoas competentes, políticas europeias exigentes

148
Alguns líderes europeus manifestaram o seu descontentamento com a rejeição dos seus candidatos, mas vale a pena lembrar que o Parlamento Europeu é a única instituição europeia diretamente eleita.
Donald Trump

Vídeo violento de falso Trump causa polémica

Exibição do vídeo, ficcional e de caráter violento, aconteceu durante uma conferência no resort do Presidente. Trump garante que não o viu e a sua secretária de imprensa condenou-o "veementemente".
Turquia

Trump vai emitir ordem de sanção à Turquia

601
Donald Trump ameaçou e cumpriu. O presidente norte-americano suspendeu as negociações comerciais com a Turquia e anunciou que "emitirá em breve" uma ordem para sancionar as autoridades turcas.
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Crimes Sexuais

Pedófilo inglês assassinado na própria cela

4251
Richard Huckle foi esta segunda-feira encontrado morto na sua cela. O inglês cumpria 22 sentenças de prisão perpétua depois de ter abusado de pelo menos 22 crianças na Malásia
Tunísia

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71%

De acordo com os resultados oficiais finais, Saied obteve 2,77 milhões de votos, contra um milhão para o seu adversário, o controverso magnata dos media Nabil Karoui.
Brasil

Brasil suaviza norma controversa de deportação

A antiga portaria permitia a "deportação sumária" de "pessoas perigosas" ou "que cometeram ato contrário aos princípios e objetivos" da Constituição brasileira.
Catalunha

Vídeo. Carga policial e ruas cortadas em Barcelona

221
Manifestantes entram em conflito com policias espanhóis no aeroporto e ruas enchem-se de manifestantes, em Barcelona, depois da sentença que condenou independentistas a penas de prisão.
Brasil

Brasil. Mortes por agentes da polícia crescem 4,3%

Pelo menos 2.886 mortes no Brasil foram causadas por agentes da polícia nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado.
Internet

Itália quer imposto de 3% para Google e Facebook

102
Multinacionais de base digital como a Google e o Facebook terão de pagar 3% por cada transação feita através das suas plataformas, se a proposta italiana for aceite pela União Europeia.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Brexit

Brexit. O labirinto dos próximos dias

A 15 dias da data de saída do Reino Unido da UE, há mais questões do que respostas. O Parlamento britânico ajuda a compreender todos os cenários que estão em cima da mesa, com um gráfico bem completo.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares de manifestantes voltam à rua

Milhares de manifestantes voltaram esta segunda-feira ao centro de Hong Kong para apelar aos Estados Unidos que votem um texto que permitiria sancionar os dirigentes chineses.
Angola

Teixeira dos Santos ameaça processar Ana Gomes

1550
O antigo ministro das Finanças e presidente do EuroBic disse ao ECO: "Ou prova o que afirma ou será acusada de difamação". Ana Gomes tinha acusado Isabel dos Santos de lavar dinheiro através do banco.
Vaticano

Papa aceita demissão do chefe de segurança

O Papa Francisco aceitou a demissão de Domenico Giani, após a divulgação de nota da polícia do Vaticano, assinada por este, exibindo as fotos e os nomes de de cinco funcionários sob investigação.
Duarte Lima

Processo de Duarte Lima transitou em julgado

174
O juiz brasileiro negou os embargos e determinou o trânsito em julgado da decisão de enviar para julgamento em Portugal o processo em que o ex-deputado português Duarte Lima foi acusado de homicídio.
Barcelona

Fotogaleria. Independendistas voltam aos protestos

Estradas cortadas e aeroporto, voos cancelados, estações de metro e praças da cidade invadidos por milhares de independentistas. Esta segunda-feira, os protestos voltaram às ruas de Barcelona.
Futebol

Para Berlusconi, a salvação do Milan é Berlusconi

O antigo presidente dos italianos deu uma entrevista e diz que "a solução" para o AC Milan é ele próprio. E ainda respondeu ao CEO do clube, numa fase em que os rossoneri atravessam uma crise global.
Catalunha

A questão catalã segue dentro de momentos…

Em meu entender, os efeitos políticos que se prefiguram serão devastadores para a Espanha. E sê-lo-ão mais para o próprio Estado do que para os condenados.
Japão

Japão. Tufão Hagibis já fez mais de 50 mortos

O número de mortos continua a subir e quase 400 mil casas estão sem eletricidade no Japão, devido à passagem do tufão Hagibis. Mais de 100 mil operacionais participam em operações de resgate.
Comissão Europeia

Europa sozinha perante a ameaça turca

Europa sem a ajuda dos EUA enfrenta nova chantagem do regime turco, que ameaça abrir as fronteiras. Ainda em destaque, duas formas de olhar para o chumbo de candidatos a comissários no Parlamento Europeu.   
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
União Europeia

UE vai "lutar até ao fim" contra tarifas dos EUA

OMC autorizou Washington a impor sanções contra a UE esta segunda-feira. Portugal está incluído na lista de países afetados e estará sujeito a taxas de 25% em produtos como leite e carne de porco.
Síria

UE condena ofensiva turca na Síria

Os chefes da diplomacia europeia alertam para a necessidade de esforços da comunidade internacional para parar esta ação militar unilateral, apelando ao cessar imediato por parte da Turquia.
Música

Mayra Andrade com concertos nos Coliseus em 2020

A cantora que lançou este ano o disco "Manga" e que passou recentemente pela plataforma mundial Colors vai atuar nas duas salas em abril do próximo ano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo rejeita 7 candidaturas

O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau admitiu 12 candidaturas e rejeitou outras sete com base no favoritismo dos candidatos. As eleições presidenciais decorrem a 24 de novembro.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Espanha

Locais polémicos onde se enterraram 10 ditadores

1384
Franco vai para o cemitério de El Pardo, Salazar está em Santa Comba Dão, Estaline debaixo de um busto e de Khadaffi ninguém sabe. A última morada de dez ditadores que ainda hoje é polémica.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Terrorismo

Nova Zelândia combate conteúdo extremista na web

107
A Nova Zelândia vai criar uma equipa de 17 investigadores especializados para detetar conteúdos extremistas na internet. Esta é uma resposta aos ataques de Christchurch transmitidos ao vivo.
Catalunha

Reativado mandado de detenção contra Puigdemont

176
Após da condenação dos políticos que executaram o referendo independentista, o Supremo Tribunal considerou o pedido do Ministério Público justificável. Puigdemont pode ser detido na Bélgica.
Brasil

Brasil quer mais privados no turismo

O ministro do turismo apontou os casinos como sendo uma das apostas para impulsionar ainda mais o turismo e o financiamento privado, necessidade apontada pelo vice-presidente do Brasil.
Saúde Pública

Liga Profilaxia Social só com ação social

A Liga Portuguesa de Profilaxia Social, que comemora 95 anos, foi a primeira organização de saúde social em Portugal. Hoje está restringida à ação social.
ONG

ONG pedem porto seguro para 176 migrantes

O pedido foi feito à UE pelas duas ONG que gerem o Ocean Viking. Em causa está a segurança dos 176 migrantes de diferentes países africanos resgatados na costa da Líbia no fim de semana.
UNESCO

Grupos seguem candidaturas a património mundial 

O GTPM e o GTPCI foram criados para acompanhar as candidaturas às listas do património mundial, cultural e natural, e também imaterial, salvaguarda urgente e boas práticas.
Facebook

Elizabeth Warren põe anúncio falso no Facebook 

A candidata à presidência norte-americana publicou um anúncio falso no Facebook onde se podia ler que Mark Zuckerberg apoiava Trump. E a plataforma deixou-o passar.
Música

Paris. Portugal escolhido para o 10º Festival MaMa

A criatividade na música portuguesa, que junta artistas de todo o mundo mas sobretudo dos PALOP, foi o motivo que levou o MaMa em Paris a escolher Portugal como destaque da sua 10ª edição.
Cabo Verde

Editora americana lança compilação sobre o funaná

A compilação "Pour Me a Grog", do terceiro capítulo da viagem da Ostinato por Cabo Verde, está já disponível na plataforma Bandcamp e vai ser distribuída a partir do dia 25 para os restantes locais.
Brexit

Isabel II: Prioridade é "sair a 31 de outubro"

140
Brexit esteve no discurso escrito pelo Governo para ser lido pela monarca. Cerimónia ocorreu enquanto conversações sobre novo acordo continuam sem fim à vista, razão pela qual Corbyn fala em "farsa".
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

736
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Japão

Japão. Governo português solidário com as vítimas

Governo português mostrou-se solidário para com as vítimas, apresentando “as suas condolências aos familiares". As fortes inundações e chuvas torrenciais fizeram 42 mortos e 200 feridos desde sábado.
Futebol

Futebol. Coreia do Norte recebe Coreia do Sul

É a primeira vez que as duas Coreias se defrontam em solo norte-coreano para uma partida oficial de futebol. O jogo de terça-feira leva Paulo Bento, o selecionador sul-coreano, a Pyongyang.
Equador

Governo e indígenas chegam a acordo

O Governo do Equador e o movimento indígena chegaram no domingo a um acordo para revogar o decreto que fazia aumentar o preço dos combustíveis após os protestos da população.
Hong Kong

Hong Kong. Trabalhadores de turismo sem emprego

Presidente da Câmara de Turismo da China alerta para os “90% dos trabalhadores do turismo perderam empregos ou rendimentos” em Hong Kong devido à violência que se regista desde 9 de junho.
Língua Portuguesa

Funcionários ONG timorenses formam-se em português

Quatro organizações não governamentais timorenses adquiriram os níveis A1 e A2 em língua portuguesa. Este é um requisito para as organizações já que o português é língua oficial.
Catalunha

Quem são os condenados no processo da Catalunha? 

Supremo de Espanha condenou os políticos catalães acusados de sedição e desvio de fundos. Oriol Junqueras recebe a pena mais alta — 13 anos. Quem é quem?
Espanha

Políticos catalães condenados, milhares nas ruas

907
Manifestantes tentaram bloquear aeroportos de Barcelona e Madrid, em protesto contra condenação até 13 anos de prisão dos políticos independentistas. 110 voos cancelados e 78 pessoas foram assistidas.
Catalunha

Catalunha. O trauma que dividiu o independentismo /premium

Pouco antes de se conhecer a sentença dos políticos catalães, o independentismo está dividido. "Querem todos acusar o outro de ser um traidor”, diz um analista. Poderá uma condenação voltar a uni-los?
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

1456
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
Banca

Caixa vende filial espanhola ao Abanca

A Caixa Geral de Depósitos celebra esta segunda-feira numa cerimónia em Madrid a venda definitiva da filial espanhola ao banco Abanca, por 364 milhões de euros.
União Europeia

Ministros da UE discutem ofensiva turca na Síria

Os ministros dos negócios estrangeiros discutem esta segunda-feira a ofensiva turca na Síria contra millícias curdas, em reunião no Luxemburgo.
Médio Oriente

Turquia: o elefante na sala

A atitude de Pôncio Pilatos de Donald Trump tem, pois, muito relevantes antecessores históricos. Ele é apenas mais um líder ocidental a trair os curdos, na boa tradição europeia.
Hong Kong

2047: A data limite da liberdade

Falar de Hong Kong hoje é falar em democracia. Na presente luta pela manutenção dos direitos e liberdades cantonesas, surge uma data ignorada: 2047.
A página está a demorar muito tempo.