Mundo
ANA

Montijo. ANA analisa propostas até 20 de dezembro 

A ANA tem até 20 de dezembro para analisar a minuta de Declaração de Impacte Ambiental que propõe "a aplicação de 159 medidas de mitigação e de compensação" sobre o aeroporto do Montijo.
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Espanha

Independentistas votam moção de autodeterminação

A moção sobre o direito à autodeterminação recebeu os votos favoráveis dos três partidos independentistas. PSC, Ciudadanos e PPC recusaram-se a votar.
Cristiano Ronaldo

Três passos: como a Juve vai fechar o caso Ronaldo

O jogador português não vai ser multado por ter deixado o estádio antes do final do jogo com o AC Milan mas terá de pedir desculpa aos colegas. O plano da Juventus para fechar o caso dentro de portas.
Macau

Macau pode impulsionar relações da China

O avanço de Macau "contribui para acelerar a construção" do território como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países lusófonos, diz chefe de governo.
Ralis

Incêndios florestais cancelam Rali da Austrália

Os organizadores do Mundial de Ralis tomou a decisão "por razões de segurança", na sequência dos incêndios florestais que lavram na região de Nova Gales do Sul, na Austrália.
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Bangladesh

Bangladesh. Colisão entre comboios faz 16 mortos

Um comboio que se dirigia para a cidade portuária de Chittagong e outro com destino a Dhaka colidiram, provocando a morte de 16 pessoas. O governo já ordenou uma investigação sobre o caso.
Estados Unidos da América

E-cigarros. Descoberta a possível causa das mortes

"Estas descobertas fornecem evidências diretas de acetato de vitamina E no local primário da lesão nos pulmões", lê-se no relatório do estudo que aponta este óleo como causa provável do surto.
Exposições

"Aparelho": do Brasil ao Porto contra preconceitos

18 artistas ativistas brasileiros apresentam as suas criações numa mostra que reúne performances, conversas, filmes e documentários. “Aparelho” inaugura dia 14 no Porto e tem curadoria de Tales Frey.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena à população que se mantenha em casa

As forças armadas de Israel tomaram a medida de segurança na sequência dos ataques que se seguiram à morte de um comandante do grupo extremista palestiniano.
Contrabando

Apreendidos 40 mil cigarros no aeroporto de Lisboa

Cerca de 40 mil cigarros provenientes da Rússia foram apreendidos e duas mulheres de 32 anos foram detidas por contrabando no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Estados Unidos da América

Carter será operado para aliviar pressão craniana

O antigo presidente dos EUA, de 95 anos, foi hospitalizado e vai ser operado esta terça-feira para "aliviar a pressão no seu cérebro, devido a uma hemorragia originada pelas suas recentes quedas".
Bolívia

Evo Morales está a caminho do México

Em atualização 155
"Dói-me abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei pendente. Em breve voltarei com mais força e energia", escreveu Evo Morales no Twitter, antes de seguir viagem para o México.
Paris

Paris. Fórum da Paz arranca esta terça-feira

Iniciativa recebe chefes de Estado de todo o Mundo e organizações internacionais que trabalham no terreno para executar soluções inovadoras para a paz. Paz e ambiente são dois dos temas a debater.
Faixa de Gaza

Gaza. Comandante de grupo extremista morto

"Um edifício na faixa de Gaza, onde o comandante da Jihad Islâmica Baha Abu al-Ata residia, foi atacado", anunciaram as autoridades israelitas. A morte já foi confirmada pelo grupo extremista.
Espanha

Detidas 19 pessoas na fronteira de Jonquera 

Em atualização
A polícia de choque está a usar a força para desimpedir a fronteira do país com a Catalunha. Depois de Jonquera, manifestantes catalães preparam-se para ir bloquear a fronteira em Behobia.
Hong Kong

Hong Kong. 128 feridos e 260 detidos em confrontos

Após a greve violenta de segunda-feira que deixou 128 feridos e mais de 260 detidos, foram registados novos confrontos entre a polícia de choque e manifestantes esta terça-feira.
Austrália

Austrália. Clima dificulta combate a incêndios

"O comportamento das chamas está a ser reforçado pelos ventos quentes e secos", disse o comissário dos bombeiros, alertando para a "dificuldade de controlar os incêndios".
Bebés

Família de bebé deixado no lixo vive em Portugal

Os avós e os tios do recém-nascido deixado num contentor vivem em Portugal, mas isso não quer dizer que o bebé irá viver com eles. Familiares "estranharam" o facto de a jovem mãe viver na rua.
Espanha

Que diferença faz hoje um governo? /premium

As finanças dos países do euro são controladas pela UE; as suas fronteiras, no que diz respeito a migrações, são guardadas pela Turquia e pelas milícias líbias; a sua defesa depende dos EUA.
Tecnologia

Deepfakes, o monstro das redes sociais

Já existem leis em pelo menos dois estados para proibir a proliferação de vídeos manipulados com inteligência artificial durante as eleições de 2020. O Twitter será o próximo a agir.
Espanha

Espanha: o Bloco Central como inevitabilidade

O Bloco Central é, de momento, a única saída para manter a unidade territorial de Espanha, controlar o avanço do populismo e repensar, com equilíbrio, a questão das autonomias regionais.
Bolívia

México concede asilo político a Evo Morales

O México concedeu asilo político a Evo Morales, que renunciou ao cargo de Presidente da República da Bolívia, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
Donald Trump

Trump adverte Venezuela e Nicarágua

Donald Trump dirigiu-se aos chefes de estado de Nicarágua e Venezuela relativamente à renúncia de Evo Morales e lançou-lhes um aviso: "A democracia e a vontade do povo prevalecem sempre".
País

Pedro Gadanho à frente de candidatura europeia

O arquiteto e designer é o novo diretor-executivo da candidatura que pretende levar Guarda a Capital Europeia da Cultura, posto que cabia ao antigo secretário de Estado da Cultura José Amaral Lopes.
Aviação

Boeing espera ter 737 MAX a voar no início de 2020

O 737 MAX, avião desenhado pela americana Boeing, foi retirado do ar em março deste ano depois de um terceiro acidente com a aeronave. A empresa espera agora ver o avião de volta no ar em janeiro.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Contraceção

Moçambique lidera no acesso a contracetivos

Moçambique é o país com melhor desempenho entre 69 países no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos. Em 2019, 2,6 milhões têm acesso a planeamento familiar.
GNR

5 militares acusados de sequestro de imigrantes

Os cinco arguidos foram acusados dos crimes de ofensa à integridade física qualificada, de sequestro agravado e de violação de domicílio, alegadamente "praticados no início de outubro de 2018".
Economia

Zona Euro mais perto da recessão

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, adiantou que a Zona Euro não está perto da recessão, mas que as probabilidades aumentaram "significativamente" já que o crescimento abrandou.
País

ANA. Mais tempo para analisar proposta ambiental 

A ANA quer mais tempo para analisar as medidas de mitigação ambiental que se inserem no âmbito do aeroporto do Montijo. A ANA reclama mais tempo para exercer o contraditório e analisar as 159 medidas.
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

139
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ter contas valiadas por conselho 

A nova proposta lei de Cabo Verde procura colocar as Contas Públicas em aprovação perante um novo conselho independente do governo para "contribuir para a qualidade da democracia".
Macau

Macau. Dez anos de mais qualidade de vida

"A paz social e o sentimento harmonioso da nossa sociedade é uma das principais características nestes últimos dez anos", afirmou um professor do Instituto Politécnico de Macau.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Japão assinam acordo de ajuda alimentar

É a primeira ajuda em arroz do Japão a São Tomé na era de Jorge Bom Jesus. A última prestada ao país serviu para o financiamento das eleições e de renovações no parque escolar e hospitais.
Futebol

A família de Seattle fez dos Sounders campeões

Os Seattle Sounders venceram os Toronto e tornaram-se campeões da MLS pela segunda vez em quatro anos. Sem os holofotes e o estrelato de outras equipas, assentam na união para vencer e prevalecer.
Mundo

Grécia ao lado da China na Rota da Seda

Os líderes dos dois governos encontraram-se para discutir o projeto chinês da "Nova Rota da Seda" e um total de 16 acordos que passarão pelo setor bancário, agricultura, energia e expedição comercial.
Ébola

Ébola perde força e deve desaparecer

Já lá vai um ano desde que foi declarado o estado de emergência na República Democrática do Congo face à recente epidemia do Ébola que, segundo os Médicos Sem Fronteiras, parece estar a desaparecer.
Futebol

Proxima Supertaça espanhola na Arábia Saudita

Na verdade serão as próximas três edições, a começar já com a de 2020. A prova vai ter um novo formato, ainda por anunciar, e a "final four" será disputada na Arábia Saudita.
Espanha

"O Vox vai ser uma barreira contra o separatismo"

170
Depois de o Vox duplicar o número de deputados, Santiago Abascal garantiu que o partido fará oposição ao governo do PSOE e que será "uma autêntica barreira de contenção contra o separatismo".
Austrália

Austrália. Pior semana de incêndios vem aí

O governo de Nova Gales do Sul declarou esta segunda-feira o estado de emergência, antecipando o agravamento das condições meteorológicas. Morreram pelo menos 3 pessoas e centenas de coalas.
ONG

Gâmbia. 10 organizações apoiam acusação de Myanmar

"A rápida adoção de medidas provisórias pelo tribunal poderá ajudar a impedir a continuação dos abusos em curso contra os rohingya em Myanmar", afirmou o diretor da Human Rights Watch.
Bolívia

Evo Morales. De herói a Presidente contestado

166
Muito antes de sonhar com o Palácio Quemado, Evo Morales foi, ainda criança, pastor de lamas. Passou pelo exército boliviano e foi cultivador de coca, a planta de onde se extrai a cocaína.
Comissão Europeia

Macron vai à guerra, dá e leva

O presidente francês diz que a Europa tem de garantir a sua defesa e que a Nato está em morte cerebral. O resto da Europa reagiu. O Café Europa também. 
Macau

Macau. Fitch confiante no mercado de massas

O mercado de massas, que representou 53% das receitas, continua a registar um "crescimento de dois dígitos e é o menos afetado pelos riscos a que o segmento VIP está exposto", confirmou a Fitch.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ciimeira decide este sábado

"Os seis chefes de Estado chegam no sábado e vêm comunicar as decisões da cimeira ao Presidente da República e garantir que o processo se desenvolve como previsto", disse a ministra Susy Barbosa.
Hong Kong

Violência leva a mais violência, avisa Carrie Lam

"A violência não resolve problemas e apenas leva a mais violência", disse Carrie Lam. Um polícia alvejou uma pessoa e outra foi regada com um líquido inflamável nos protestos desta segunda-feira.
Sismo

Sismo de magnitude 5,4 em França faz 4 feridos

418
O sismo teve epicentro a 11 quilómetros de Montélimar e foi sentido em Lyon. Quatro pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
Espanha

PSOE fecha a porta a coligação com PP

118
Pedro Sánchez "vai sondar" os líderes políticos nas próximas horas para começar as negociações. "Prometemos que Espanha terá um governo o mais rápido possível", afirmou dirigente do PSOE.
Rússia

Historiador tinha restos mortais de ex-aluna

Autoridades encontraram dois braços numa mochila, de que o historiador, com a Ordem da Legião de Honra francesa, tentava desfazer-se no rio quando caiu. Oleg Sokolov teria relação amorosa com vítima.
Nigel Farage

Partido do Brexit recua nas eleições legislativas

Nigel Farage não vai apresentar candidatos às legislativas britânicas de 12 de dezembro em quase metade dos círculos. "O que vamos fazer é concentrar os nossos esforços", afirma.
Moçambique

Moçambique. Má nutrição vai afetar dois milhões

"Milhares de pessoas estão em risco de surtos de doenças e degradação da segurança alimentar durante a estação de chuvas que se aproxima", lê-se na nota divulgada pela organização.
País

As ideias são fáceis, os negócios são difíceis

Tem uma ideia de negócio interessante, mas não sabe o que fazer a seguir? O projeto ClassroomX ajuda a transformar ideias e a acelerar o sucesso das startups.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Reino Unido

Reino Unido cresce 0,3% no terceiro trimestre

O Reino Unido evitou entrar em recessão técnica ao crescer 0,3% no terceiro trimestre de 2019. Apesar da ligeira recuperação da economia durante o verão, o país tem crescido a um ritmo desacelerado.
Austrália

Austrália. Governo acusado de censura a livro

A história deveria ter sido publicada há dois meses, mas o lançamento foi adiado por "resistência sem precedentes por parte do Governo", afirmou a imprensa australiana.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
Timor-Leste

Receitas de 907 milhões em novo campo de gás 

O regulador petrolífero timorense avançou que o novo campo de gás no Mar de Timor pode gerar receitas de mil milhões de dólares (907 milhões de euros).
Espanha

Estrada que liga França e Espanha continua cortada

109
O movimento Tsunami Democrático cortou a estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França. O objetivo dos independentistas é "forçar a Espanha a negociar".
Bolívia

Rússia culpa oposição por renúncia de Morales

A Rússia denunciou a violência orquestrada pela oposição na Bolívia, assinalando que o governo "queria uma solução baseada no diálogo político", mas que os atos se assemelharam a um "golpe de Estado".
Espanha

Líder do Ciudadanos demite-se

Albert Rivera demitiu-se do cargo depois dos resultados eleitorais deste domingo em Espanha. Partido de centro-direita passou de 57 deputados em abril para apenas 10 nas eleições de domingo.
Noruega

Português é vice-presidente de câmara na Noruega

"Na Noruega as coisas funcionam de forma diferente, há respeito entre os partidos políticos e entre os políticos", afirma Nuno Marques, que garante que se fosse em Portugal não aceitaria o cargo.
China

Crianças só podem jogar hora e meia de videojogos

249
O governo chinês vai limitar as horas que crianças e jovens passam a jogar videojogos. Durante a semana podem jogar durante uma hora e meia, já ao fim-de-semana o tempo é alargado para o dobro.
Luís Marques Mendes

Mendes critica falta de tempo para novos partidos

198
Comentador da SIC considera que a decisão dos partidos de esquerda mostra "falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo". "É desta maneira que o populismo vai crescendo."
China

China. Pera Rocha do Oeste em feira 

“Vamos promover a pera neste mercado e começar a fazer os primeiros contactos comerciais para adiantar trabalho para quando for autorizada", afirmou o presidente da Associação Nacional de Produtores.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Roma para visita de Estado

O Presidente da República chega esta segunda-feira à tarde a Roma para uma visita de Estado que visa o aprofundamento das relações políticas bilaterais entre Portugal e Itália.
Bulgária

Sófia. Vai ser criada Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, que vai "refletir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária".
Hong Kong

Hong Kong. Polícia confirma disparo sobre jovem

Um jovem foi alvejado por um agente da polícia de Hong Kong esta segunda-feira durante uma manifestação. As autoridades têm apelado aos manifestantes para manterem a calma e a racionalidade.
Austrália

Incêndios. Estado autraliano declara emergência

O governo de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência devido aos incêndios que já causaram três mortos e cerca de 100 feridos. Mais de 60 focos de incêndio continuam ativos nesta região.
Espanha

A noite eleitoral espanhola numa casa sem acordos /premium

O pai, Carlos, é unionista. O filho, Carles, é independentista. Com a televisão ligada e comida na mesa, discutem Espanha, Catalunha e muito mais. Este é o relato da noite eleitoral na casa dos Saez.
Espanha

Como os líderes reagiram na noite eleitoral

Se Pedro Sanchéz apelou ao fim do impasse no país, Santiago Abascal festejou a subida exponencial do Vox. Entre o crescimento do PP e a queda do Ciudadanos, estas são as reações às eleições espanholas
Espanha

7 opiniões rápidas sobre as eleições espanholas /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Manuel Villaverde Cabral, Diana Soller, Diogo Noivo e Filomena Martins analisam a curta vitória do PSOE, a subida do Vox e o novo bloqueio.
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Brexit

Os perigos do não-Brexit

As discussões actuais na Europa são mais para dividir o “bolo” que sobra do Brexit do que para colocar a “pastelaria” a criar riqueza. Para Portugal uma UE centrada no eixo franco-alemão seria trágica
Espanha

Os 16 partidos que conseguiram eleger em Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol recebe quatro novos partidos depois das eleições deste domingo. No total, são 16. É o parlamento mais fragmentado de sempre na história da democracia.
Espanha

Calculadora. Como se pode desbloquear Espanha?

A situação política espanhola era difícil, mas as eleições complicaram-na ainda mais. São poucas as possibilidades para o PSOE governar. Fizemos as contas às coligações possíveis (e às impossíveis).
30 anos Muro de Berlim

O ópio dos intelectuais: 30 anos do Muro de Berlim /premium

Por que motivo a moda intelectual do século XX foi o apoio ao despotismo comunista? Por que motivo outras culturas exóticas lhe opuseram “ditaduras anti-comunistas’?
Iraque

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos

O Ministério da Defesa italiano explicou que engenho explosivo artesanal deflagrou durante a passagem de um grupo das forças especiais italianas no Iraque.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
Roménia

Conservador Klaus Iohannis vence 1ª volta

117
A primeira volta das eleições presidenciais na Roménia foram ganhas pelo conservador pró-europeu Klaus Iohannis, segundo duas sondagens feitas à boca das urnas.
Futebol

No jogo 1000, Ronaldo não marcou e voltou a sair

108
No dia em que chegou aos mil jogos, Cristiano Ronaldo fez apenas 55 minutos pela Juventus, não marcou e viu Dybala apontar o golo da vitória perante o AC Milan (1-0). A Juve segurou a liderança.
Bolívia

Morales renuncia: "A luta não termina aqui"

1015
Militares pressionaram Evo Morales a renunciar. Presidente diz ter saído pela "pacificação" do país e, horas depois, no Twitter, acusava a polícia de tentar detê-lo ilegalmente.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
França

França marcha contra a islamofobia

290
A noção de "islamofobia" e a identidade de certos signatários do protesto, levaram alguns partidos da esquerda, incluindo o Partido Socialista, a não se associarem à manifestação.
Presidente da República

Marcelo solidário com o Presidente italiano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o Presidente italiano, Sergio Mattarella, tem promovido uma União Europeia unida.
Espanha

Os três gráficos que mostram como fica Espanha

210
Espanha ficou mais extremada: nenhum partido tem maioria absoluta, o Vox mais do que duplica o número deputados e os independentistas sobem. Veja com ficaram os resultados.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Futebol

Ucrânia. Shakhtar Donetsk vence Dínamo Kiev

O Shakhtar Donetsk, do português Luís Castro, venceu por 1-0 o Dínamo de Kiev. Em 14 jogos, a equipa só empatou um jogo e não teve nenhuma derrota.
Futebol

A lição de Klopp a Guardiola que alimenta o sonho

205
O Liverpool recebeu e venceu com estrondo o City (3-1) e abriu uma vantagem de nove pontos na liderança da Premier. Klopp, na pessoa de Fabinho, deu uma lição tática, técnica e pragmática a Guardiola.
Venezuela

"Novo Banco aproveita-se dos venezuelanos"

Deputado do partido no poder na Venezuela disse que a crise política no país está a permitir que pessoas e empresas no exterior façam negócios que prejudicam a Venezuela.
Futebol

João Félix faz 20 anos e teve prenda de Morata

João Félix está lesionado e não festejou o 20.º aniversário no relvado mas teve prenda de Morata, que assistiu, marcou pelo sexto jogo seguido e valeu a vitória do Atl. Madrid contra o Espanyol (3-1).
Papa Francisco

Papa Francisco quer visitar o Sudão do Sul

O papa Francisco expressou este domingo a intenção de fazer uma viajam ao Sudão do Sul no próximo ano e pediu aos responsáveis do país para prosseguirem com o diálogo inclusivo.
Índia

Ciclone mata 14 pessoas na Índia e Bangladesh

O número de vítimas mortais na Índia e no Bangladesh pela passagem do cicone Bulbul aumentou para 14, de acordo com o balanço mais recente das autoridades locais.
Cabo Verde

Cabo Verde: oposição com eleições a 22 de dezembro

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde, o maior da oposição vai realizar eleições diretas para escolher o novo presidente em 22 de dezembro, enquanto o congresso será no próximo ano.
Jordânia

Jordânia retoma terras cedidas a Israel há 25 anos

O rei da Jordânia anunciou este domingo a "soberania total" sobre duas zonas arrendadas a Israel, pondo fim a uma cedência de 25 anos estabelecida no acordo de paz de 1994.
Japão

Novo imperador japonês desfila em Tóquio

Dezenas de milhares de pessoas agitando a bandeira japonesa aplaudiram este domingo o novo imperador Naruhito e a imperatriz Masako, que participaram para um raro desfile por Tóquio.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

155
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Bolívia

Novas eleições na Bolívia após suspeitas de fraude

445
Depois de um parecer desfavorável às eleições de 20 de outubro, o presidente da Bolívia anunciou que vai convocar novas eleições. Os membros do Tribunal Eleitoral também vão ser substituídos.
Brasil

Privatizações no Governo Bolsonaro em dificuldades

Especialistas dão nota positiva ao programa de privatizações e concessões do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mas consideram que o processo caminhou lentamente.
Roménia

Assembleias de voto nas presidenciais romenas

As assembleias de voto abriram este domingo na Roménia, para a primeira volta das eleições para eleger o Presidente do país para os próximos cinco anos.
Brasil

"Não é possível entender a diplomacia brasileira"

110
O ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim considerou, em entrevista à Lusa, que o país nunca teve uma posição diplomática tão irracional e desastrada como a de Bolsonaro.
Irão

Irão descobre novo campo de petróleo

444
O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, anunciou este sábado a descoberta de um novo campo de petróleo, no sul do país, com capacidade para mais de 50 mil milhões de barris.
Espanha

Eleições em Espanha. Continua bloqueio e divisão - como aconteceu

695
Com 99% dos votos contados, PSOE vence mas sem maioria. O PP fica em 2.º, mas também sem conseguir formar governo à direita. O Vox dispara. E os pequenos partidos independentistas entram no Congresso.
Austrália

Pelo menos 3 mortos nos incêndios na Austrália

Mais de 70 incêndios florestais continuam ativos no leste da Austrália, que já provocaram a morte a pelo menos três pessoas, apesar dos esforços de cerca de 1.300 bombeiros.
José Sócrates

O homem que precisava de vinte mil euros por mês /premium

2286
Neste país de pessoas remediadas que lutam com dificuldades para levar uma vida com dignidade, um antigo primeiro ministro tem o descaramento cruel de dizer que 20 mil euros não lhe eram suficientes.
México

Ativistas dão parte do Muro de Berlim a Trump

637
Um grupo de ativistas alemães viajou para os Estados Unidos na companhia de uma parte do Muro de Berlim com 2,7 toneladas. O mote é alertar para as consequências da construção de muros.
Guiné-Bissau

"Criadas condições para desenvolver Guiné-Bissau"

O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e candidato à sucessão no cargo, afirmou estarem agora reunidas as condições para iniciar o processo de desenvolvimento do país.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989 /premium

125
A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
Chile

President chileno aceita reinvidicações populares

Sebastian Piñera, anunciou que está a preparar um projeto para alterar a Constituição, promulgada durante a ditadura de Augusto Pinochet, reivindicação dos manifestantes que protestam há três semanas
30 anos Muro de Berlim

Marcelo esteve em Berlim durante a queda do muro

129
Recordando os momentos que viveu há 30 anos em Berlim, o Presidente da República disse que E foi em todo o mundo, e até em Portugal, existem muros que precisam de ser derrubados.
Catalunha

Manifestantes em Barcelona já dispersaram

Começaram por ser centenas de pessoas. Tentaram baralhar a polícia por estarem sempre em movimento. Mas foram sempre bloqueados e acabaram por dispersar.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Lula da Silva

Lula discursa e pede livros em vez de armas

1033
Lula da Silva criticou o Presidente brasileiro por se ter encontrado com o príncipe saudita, associando-o à morte do jornalista Jamal Khashoggi. "Queremos que esta gente saiba que este país é nosso".
30 anos Muro de Berlim

Merkel lembra valores da democracia e liberdade

377
A Alemanha lembra este sábado os 30 anos da queda do muro com diversas iniciativas. "No futuro é necessário que se empenhem" para defender os valores da Europa, disse a chanceler alemã.
Brexit

Rating do Reino Unido cai devido ao Brexit

A agência de notação Moody's desceu a perspetiva do 'rating' do Reino Unido para 'negativa' devido à instabilidade política causada pela perspetiva da saída do país da União Europeia.
Iraque

Iraque. Forças políticas chegam a acordo

Com este acordo, que surge depois de três semanas de intensos protestos que paralisaram uma parte do país, as principais forças políticas aceitaram manter o primeiro-ministro Adel Abdelmahdi no poder.
30 anos Muro de Berlim

Depois de Berlim, 24 muros que separam o mundo

3389
Nos EUA, o muro que Trump quer aumentar. Na Europa, as cercas que travam refugiados. No oriente, o cimento manchado de balas e sangue. O Muro de Berlim caiu há 30 anos. Outros permanecem de pé.
Imigração Ilegal

Membro de organização criminosa detidos pela PJ

A Polícia Judiciária revelou que deteve três pessoas suspeitas de ligação a estrutura criminosa internacional, especializada em recrutar mulheres imigrantes para casamentos de conveniência.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

252
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
Elétricos

Alemanha aumenta em 50% ajudas aos eléctricos mas…

O Governo alemão decidiu aumentar em 50% as ajudas financeiras à aquisição de veículos eléctricos, aconselhadas pelos fabricantes. Mas eles vão suportar metade desses incentivos.
Brasil

Bolsonaro sobre Lula: "Não dê munições ao canalha"

754
Presidente brasileiro usou redes sociais para reagir à libertação de Lula da Silva que diz estar "carregado de culpa". Ministro da Justiça e ex-juiz do Lava Jato lembra que decisão pode ser alterada.
30 anos Muro de Berlim

Fugiram do plantel, viram a porta, fintaram o Muro

Uns meses após a morte do "desertor" Eigendorf, Dirk Schlegel e Falko Götz aproveitaram um jogo do Dínamo de Berlim na Taça dos Clubes Campeões Europeus para fintar o Muro com uma história de filme.
Tunísia

Ex-presidente da Tunísia desmente ter morrido

O ex-presidente tunisino foi dado como morto pela imprensa local, notícia que deu à volta ao mundo. Mas afinal não era verdade. Mohamed Ennaceur foi à rádio dizer que está bem de saúde.
Austrália

Fogos fazem 3 mortos e destroem 150 casas

Mais de 70 incêndios estão a lavrar na Austrália, numa época de incêndios que começou mais cedo por causa do inverno seco. Pelo menos três pessoas morreram. Há casas destruídas e vários desaparecidos.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

121
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Futebol

Dez anos depois, Enke vive pela voz de Teresa

7365
A 10 de novembro de 2009, Enke pôs termo à própria vida. Dez anos depois, é a mulher, Teresa, que luta todos os dias para que a história sem final feliz do guarda-redes alemão não se repita.
Catalunha

Torra insiste em referendo na Catalunha

Em entrevista à Lusa, Joaquim Torra diz que vai insistir num referendo sobre a "autodeterminação" na Catalunha. Sobre as eleições espanholas, afirma que a campanha foi "muito curta".
Brasil

Aptas para banhos primeiras praias com petróleo

Algumas das primeiras praias a serem atingidas por uma mancha de petróleo já podem ser utilizadas. Origem do derrame será um poço venezuelano explorado por navio de bandeira grega.
Espanha

Espanha. Um país cheio de fascistas

191
Ridicularizar o Vox e os seus votantes como se fossem caricaturas bafientas só promove a sua consolidação. Já vimos isso no Brasil de Bolsonaro, na América de Trump ou na Inglaterra profunda de Farage
Refugiados

União Europeia de extrema direita e outras fábulas

267
Não se pode senão desonestamente repudiar a votação da proposta de resolução socialista, tendo rejeitado outras três que serviam o mesmo fim. Isso não serve para nada senão para manipular.
Futebol

Coates escolhido contra Hungria e Argentina

O central do Sporting está entre os 22 convocados do selecionador uruguaio Óscar Tabarez para os 'particulares' com Hungria e Argentina, juntamente com Diego Godín, Luís Suárez e Edinson Cavani.
Parlamento Europeu

Polémica Mediterrâneo. O que está em causa?

A votação de quatro propostas no Parlamento Europeu sobre busca e salvamento no Mediterrâneo deu azo a uma acesa troca de acusações entre a esquerda e a direita. Mas quem tem razão?
Brexit

Von der Leyen: "Choque" do 'Brexit' reforçou a UE

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou esta sexta-feira que o "choque do 'Brexit'" reforçou a União Europeia (UE).
Chile

Chile. ONU condena força excessiva das autoridades

Os especialistas da ONU condenaram o uso excessivo de força por parte das autoridades no Chile em resposta aos protestos de ordem social e política que têm decorrido nas últimas semanas.
Brasil

"Não prenderam o homem, tentaram matar uma ideia"

1463
Juiz ordena libertação imediata de Lula, depois de mais de 500 dias preso em Curitiba, um dia após decisão do Supremo. Lula fala à multidão entre tiros para o ar e abraços. Esquerda europeia celebra.
Espanha

O PP está de volta. O problema será o que se segue /premium

Após o pior resultado eleitoral de sempre da história do partido, o PP surge agora reinventado, com um Pablo Casado moderado e presidenciável. As sondagens dizem que está a resultar. Mas até quando?
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Rádio Observador

18h. 30 anos depois, ainda restam muros em Berlim

Em honra do trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, Ingrid Miethe recorda o dia em que se uniram as alemanhas. Ao Observador, a ativista e docente admite que ainda restam muitas divisões.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM Imbali entrega carta de demissão

Faustino Imbali demitiu-se esta sexta-feira do cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau, para que o Presidente possa "reformular a história política" do país.
Lula da Silva

Apoiantes esperam a libertação de Lula da Silva

117
Apoiantes do antigo Presidente brasileiro concentraram-se perto do local onde este está detido, na cidade de Curitiba. Lula da Silva pode agora sair em liberdade após alteração da lei.
Crime

4 portugueses detidos por agressão e sequestro 

Quatro jovens portugueses foram detidos em Espanha por agredirem motorista de um carro alugado em Portugal, para impedirem o regresso do mesmo. A vítima transportou os jovens do Porto até Vigo.
Moçambique

Moçambique transporta mais carvão na ferrovia

A linha ferroviária do norte de Moçambique transportou mais carvão das minas e Tete ao mesmo tempo que o porto de Nacala atingiu a marca do milhão e meio de toneladas métricas transportadas.
Sri Lanka

Marisa Matias chefia missão eleitoral no Sri Lanka

A eurodeputada portuguesa do BE foi nomeada para chefiar uma missão eleitoral da União Europeia no Sri Lanka. Marisa Matias deve partir para o país asiático no domingo.
País

Um laboratório europeu na eurocidade do Guadiana

A ideia é criar um laboratório europeu para a governação transfronteiriça com o apoio do programa europeu de cooperação transfronteiriça INTERREG VA Espanha-Portugal.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

173
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Alemanha

Berlim fecha com arte os 30 anos da queda do muro

Na última semana, pelo menos 200 eventos tomaram conta de Berlim. Para celebrar os 30 anos da queda do muro, houve projeções e espetáculos artísticos. O ponto alto do festejo acontece neste sábado.
Reino Unido

Camião de Essex. Vários menores entre as vítimas

Após um longo processo de identificação de todos os cadáveres, a polícia de Essex divulgou esta sexta-feira as identidades dos 39 vietnamitas encontrados mortos num camião em outubro.
Turquia

Turquia deporta membros estrangeiros do Daesh

O governante turco não especificou quais as nacionalidades abrangidas, mas confirmou que se refere aos mais de 1.150 membros do Estado Islâmico que ainda estão detidos em prisões turcas.
Divisas

Kwanza valoriza 7,2% com liberalização cambial

O kwanza já valorizou em mais de 7% só desde o final de outubro, altura em que foi liberalizada a taxa cambial, anteriormente estabelecida com uma margem de 2% à comercialização da divisa.
Crise dos Refugiados

Três rostos do protesto a favor dos refugiados

850
Lokas, Catarina e Raul estiveram no Mediterrâneo e vão sair à rua para pedir ao Parlamento Europeu que volte a tentar encontrar solução para a busca e o salvamento dos migrantes.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

492
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados atacam dois camiões

Desde agosto que o centro de Moçambique tem sido alvo de ataques armados a camiões. Desta vez o ataque foi no distrito de Gôndola, ninguém ficou ferido.
Irão

Sismo no Irão causou cinco mortos e 300 feridos

O Irão registou na madrugada desta sexta-feira um sismo de magnitude 5,9 que se traduziu em cinco mortos e 300 feridos. O sismo foi seguido de 40 réplicas de menor intensidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa na Academia francesa

Vai acontecer no dia 14 de novembro. A intervenção do Presidente português será sobre a riqueza da língua portuguesa e francesa, bem como as relações entre França e Portugal.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Alemanha

Resgatadas 35 pessoas encurraladas em mina alemã

113
Uma explosão encurralou 35 pessoas dentro de mina e feriu pelo menos duas. Os trabalhadores recuaram para um lugar seguro no interior e foram resgatados mais de um hora depois.
PCP

PCP critica "denominada queda do muro de Berlim"

1834
O Partido Comunista Português criticou a onda de revisionismo histórico que advém da queda do Muro de Berlim e aponta para um falso fim da história da Guerra Fria e revivalismo da extrema-direita.
30 anos Muro de Berlim

Berlim celebra 30 anos da queda do muro

248
São três décadas desde que se desmoronou o muro que separava Berlim em duas. A cidade vai celebrar em grande, com um espetáculo multimédia nas Portas de Brandemburgo e uma app.
Tóquio

Tóquio 2020. Plácido Domingo desiste de atuar

"Após uma análise cuidadosa, decidi não participar no espetáculo (…) devido à complexidade do projeto", afirmou o tenor Plácido Domingo.
País

Montijo. Estudo exclui "o grosso" das emissões CO2

376
O Estudo de Impacto Ambiental parece deixar de fora grande parte das emissões de CO2 geradas pelo novo aeroporto do Montijo, mas segundo o Acordo de Paris também não tem de o fazer.
Espanha

"Espanha esquecida" pede mais gente e trabalho

Mais investimentos, gente e trabalho, são estes os pedidos de San Martín del Pedroso, uma aldeia que parece esquecida pelos políticos "que vêm pouco aos povos pequenos", lamentam os moradores.
Facebook

EUA. Facebook anuncia plano para proteger eleições

A empresa tecnológica Facebook prevê proteger melhor as contas dos candidatos e dos políticos e indicar de forma clara quem controla as páginas.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Lula da Silva

Supremo anula prisão. Lula poderá ser libertado

459
O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro anulou a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016.
Donald Trump

Chefe de gabinete de Trump vai testemunhar

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, vai depor no Congresso dos Estados Unidos no âmbito do inquérito com vista a um processo de destituição do Presidente Donald Trump.
Presidente Trump

Um europeísta na administração Trump /premium

Mais cedo ou mais tarde, a Europa terá de escolher entre os Estados Unidos e a China. Para Portugal, o destino do porto de Sines e o futuro da rede 5G serão passos irreversíveis dessa decisão.
Alimentação

“Transgénicos” e GMO não são sinónimos

Para se falar num transgénico o organismo tem sempre de receber ADN externo de forma a adquirir nova caraterísticas. Mas há outros GMO que não implicam estas combinações de genes, antes "gene editing"
A página está a demorar muito tempo.