250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Mundo

União Europeia

UE e OEACP: novo acordo é um marco a nível mundial

Podemos estar orgulhosos do que conseguimos alcançar em conjunto. Este acordo renova e aprofunda as relações privilegiadas entre os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico e a União Europeia.
Insolvências

Governo esclarece medida sobre insolvências /premium

O executivo afirma que o que está em causa na medida do PRR é a posição do empreiteiro, e não dos compradores da casa, face à banca. Mas especialista em insolvências estranha decisão.
Médio Oriente

Soldados israelitas atacam na Faixa de Gaza

Em atualização
Foi emitido um alerta para que todos os israelitas que vivam num raio de 4 quilómetros de Gaza procurem refúgio em abrigos anti-bomba, onde devem permanecer até novo aviso.
Israel

3 rockets lançados desde o Líbano contra Israel

O exército israelita já confirmou esta informação e fonte militar libanesa disse que unidades das forças armadas do Líbano foram deslocadas para a zona desde onde foram lançados os projéteis.
Futebol

O fim de um jejum de 1.144 minutos abateu o United

Bruno Fernandes abriu o marcador, Diogo Jota empatou e Roberto Firmino, que não marcava há mais de mil minutos, bisou e decidiu o jogo: Liverpool goleia Manchester United em Old Trafford (2-4).
Atualidade

Explicador. Como a China "reeduca" a minoria Uigur

A China é acusada de deter mais de um milhão de cidadãos da minoria Uigur em centenas de campos. Há relatos de violação de direitos humanos e alegações de genocídio. Xi Jinping chama-lhe "reeducação".
Futebol

Os jovens génios roubaram o dia bonito de Julian

Borussia Dortmund arrumou a final da Taça da Alemanha na primeira parte e roubou a despedida dourada a Julian Nageslmann, que vai deixar o RB Leipzig. Jadon Sancho e Haaland bisaram (1-4).
Estados Unidos da América

Caso Floyd. Adiado julgamento de três ex-agentes 

O início do julgamento dos ex-agentes acusados por "cumplicidade" e que estavam no local quando o afro-americano foi morto estava agendado para agosto mas foi adiado para 7 de março de 2022.
Porto

Manutenção no aeroporto desviar voos

As ações de manutenção "comportam alguns constrangimentos para o tráfego, os quais se procuram sempre mitigar — sendo no entanto impossível evitar todo e qualquer constrangimento", refere a NAV.
Imigração

5 crianças abandonadas na fronteira dos EUA

284
Três meninas, de 7, 3 e 2 anos, das Honduras e outras duas da Guatemala, a mais pequena com apenas 11 meses, a mais velha com 5 anos, foram encontradas sozinhas na fronteira do Texas com o México.
Migrantes

Torres Vedras. Imigrantes vivem em armazéns

A autarquia tem em curso quatro autos de fiscalização por falta de licença de habitabilidade de "espaços menos dignos" para o efeito, tendo encerrado esses espaços e multado os proprietários.
Coronavírus

ONU aponta vacinas como novo foco de desigualdade

Michelle Bachelet salientou que mais de 80% das doses de vacina contra a Covid-19 no mundo foram administradas nos países mais ricos enquanto apenas 1,3% chegaram aos países mais pobres.
Coronavírus

Bolsonaro critica relator de investigação

"Sempre tem algum 'picareta', 'vagabundo' querendo atrapalhar. Se Jesus tem o seu traidor, temos um 'vagabundo' inquirindo pessoas de bem", disse Bolsonaro sobre o relator da Comissão de Inquérito.
Ciência

Sistema que permite escrever com o pensamento

Esta tecnologia inédita poderá dar a pessoas paralisadas a capacidade de comunicarem por escrito sem terem que usar as mãos. Foi implantado um sensor no cérebro de uma pessoa paralisada com uma lesão.
Israel

TV transmite ao vivo multidão a atacar árabe

424
Homem foi arrastado do seu automóvel e espancado, mesmo depois de ter caído no chão, tendo ficado gravemente ferido. Ataque aconteceu em Bat Yam, subúrbio de Tel Aviv.
Conservação da Natureza

Rússia vai proibir caça de baleias e golfinhos

O governo russo explica que as normas "serão aplicadas, em particular, a baleias e golfinhos" já que "o novo projeto de lei proibirá a sua captura". O objetivo é evitar o seu "extermínio predatório".
Fact Check

Imagem mostra desfile motard de apoio a Bolsonaro?

Uma imagem está a ser partilhada com uma legenda que a associa a uma manifestação de apoio ao Presidente brasileiro em Porto Velho, mas a fotografia foi tirada na Lituânia no verão do ano passado.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas anuncia disparo de rocket sobre aeroporto

Os voos com destino ao aeroporto Ben Gurion, em Telavive, tinham sido desviados para o aeroporto de Ramon por causa de rockets lançados esta semana. Agora, o alvo foi o aeroporto de Ramon.
Mario Draghi

Draghi renuncia ao salário de primeiro-ministro

No portal estatal sobre transparência do Governo lê-se que Mario Drahgi "declara que não recebe compensações de qualquer natureza" relacionadas com o cargo de primeiro-ministro.  
Jogos Olímpicos

Médicos pedem cancelamento dos Jogos Olímpicos

O sindicato dos médicos japoneses considera que "o maior problema é a ameaça de novas estirpes" do vírus, e que "não se pode descartar a hipótese de o vírus ser transmitido pelos atletas".
Nova Zelândia

Deputado dança o haka e é expulso do parlamento

Depois de trocar palavras com a oradora Judith Collins de forma mais “acesa” sobre os direitos indígenas, o deputado realizou a dança tradicional maori “haka” e acabou expulso do parlamento.
Ciência

Como vai ser a embalagem do futuro?

Menos plástico, mais papel, reciclável, neutra em carbono e com material renovável ou reciclado. É a embalagem da Tetra Pak do futuro. Com a segurança alimentar habitual e cada vez mais eco-friendly.
Coronavírus

Futebol espanhol volta a ter adeptos nos estádios

Nas regiões que tenham menos de 50 casos por 100 mil habitantes, os estádio vão poder ocupar até 30% da sua capacidade total, ou seja, não poderão ultrapassar os 5.000 espectadores.
Moçambique

Banco Mundial doa 83 milhões de euros a empresas

O projeto intitulado Ligações para a Diversificação Económica pretende apoiar micro, pequenas e médias empresas a serem fornecedoras de empresas de maior dimensão.
Google

Itália impõe multa de 100 milhões à Google

A autoridade da concorrência italiana impôs uma multa de 102.084 milhões de euros e foi declarada depois do gigante da internet ter recusado aceitar incluir na plataforma Google Play.
Myanmar

Jornalista condenado a prisão por cobrir protestos

Jornalista não teve acesso a um advogado durante o julgamento e que durante a sua detenção foi violentamente espancado pela polícia, deixando-o com ferimentos graves.
Resposta Pronta

Leopoldo Lopéz: UE deve impor mais sanções

Leopoldo López é um dos principais rostos da oposição a Nicolás Maduro. Esteve detido numa prisão militar. Em outubro de 2020, fugiu para a Colômbia, de onde voou para Madrid, onde está exilado.
Jogos Olímpicos

31 cidades desistem de acolher atletas

A decisão das cidades está relacionada com o atual contexto da pandemia, nomeadamente com as limitações impostas pelas autoridades japonesas sobre a redução ao mínimo de atletas estrangeiros no país.
Genética

Genética portuguesa explica falta de vitamina D

Estes novos dados, segundo os investigadores, provam que não é correto supor que os países com mais exposição solar, como Portugal, não apresentam problemas com a deficiência de vitamina D.
Conversas à Quinta

Escócia, um problema que o Reino Unido tem e terá

As eleições locais e regionais no Reino Unido deram vitórias saborosas aos conservadores mas também confirmaram problemas persistentes, o maior dos quais chama-se Escócia e não tem solução à vista.
Lula da Silva

Lula derrotaria Bolsonaro na 2º volta

O histórico líder do Partido dos Trabalhadores, Lula da Silva, alcançaria 41% das intenções de voto na primeira volta das presidenciais de 2022, contra 23% de Jair Bolsonaro.
Entrevista

A reforma do SNS é fundamental, diz Costa Silva

António Costa Silva diz que a "retoma ainda vai demorar" e vai "lutar" pelos projetos do PRR, sendo que o "desafio" vai ser pôr a comissão a funcionar, num "país que funciona em silos".
Venezuela

Nicolás Maduro vai dialogar com Juan Guaidó

O Presidente da Venezuela frisou ainda que se Juan Guaidó "quer dialogar, quer recapacitar" será "bem-vindo", "mas, tem que incorporar-se aos diálogos que já estão em curso".
Israel

Israel desvia voos devidos a conflito

Os aviões vão ser dirigidos para o aeroporto de Ramon, perto de Eilat, no sul de Israel, disseram as autoridades aeroportuárias. A decisão não afeta, de momento, os voos para fora.
Santuário de Fátima

Último dia da peregrinação em Fátima 

As celebrações, 104 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, começam às 9h00, com a recitação do terço, realizando-se depois a missa, que inclui uma palavra aos doentes, e a procissão do adeus.
Israel

Israel usará "força crescente" contra Hamas

"Eliminámos comandantes do Hamas e isto é apenas o início", advertiu, horas depois de um ataque seletivo do Exército e dos serviços de inteligência para abater altos comandos militares das Brigadas.
Acidentes e Desastres

Dois alpinistas morrem no Evereste

O Evereste tem visto um número crescente de alpinistas a tentar alcançar o cume, causando uma sobrelotação que tem sido culpada por várias mortes.
Estados Unidos da América

EUA condena disparos de Gaza contra Israel

O chefe da diplomacia norte-americana disse que os "palestinianos e israelitas merecem níveis iguais de liberdade, dignidade, segurança e prosperidade" e lamentou "a perda de vidas" nos últimos dias.
Espanha

Pablo Iglesias cortou o icónico rabo-de-cavalo

193
Iglesias já tinha a ideia de mudar de penteado há algum tempo, mas foram os seus assessores que o impediram de mudar a imagem.
Moçambique

Parlamento adia debate de moção de censura à PGR

O debate do texto foi adiado a pedido da bancada da Frelimo, partido no poder. A bancada da Renamo apresentou a moção porque considera que a informação não reflete a real situação criminal e judicial.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR recebe descendentes de escravos

Os escravocratas levaram da Guiné-Bissau muitas pessoas a quem não permitiam falar a língua nativa, mas hoje, graças à tecnologia, muitos já estão a realizar testes ADN para descobrir as suas origens.
Brexit

Europeus no Reino Unido inseguros sobre direitos 

30% dos 3.000 participantes num inquérito manifestaram estar muito inseguros ou não estar confiantes de que os seus direitos pós-Brexit serão protegidos e 44% receiam ser tratados de forma diferente.
China

Ocidente pede fim da repressão da minoria uigure

China respondeu de imediato às denúncias do ocidente sobre os supostos abusos no Xinjiang e assegurou que os EUA e aliados estão a usar a situação nessa província como "ferramenta política".
Jerusalém

Jerusalém. Biden falou ao telefone com Netanyahu

"Tive uma conversa com Bibi Netanyahu. A minha esperança é que a situação seja resolvida o mais depressa possível, mas Israel tem o direito de se defender quando "rockets" são disparados", diz Biden.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Programa de ajuda à Guiné-Bissau em 2022

O programa irá dar apoio, entre outros, "à implementação por parte das autoridades de um pacote de reformas centrado em estabilizar a economia e gerir necessidades decorrentes da pandemia Covid-19".
União Europeia

Portugal terá verão muito melhor este ano

"Podemos dizer que, de acordo com as nossas estimativas, teremos uma temporada turística muito melhor do que no ano passado", disse o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.
Coronavírus

Dilma: gestão de Bolsonaro é "genocídio"

"O meu país vive uma situação difícil", disse Dilma Rousseff acrescentando que o atual "Governo neofascista, é responsável talvez por um dos maiores processos de genocídio da história da humanidade".
Moçambique

Moçambique. PR pede respeito por dignidade humana 

"Se é compreensível a procura de notícias sobre a violência terrorista, o jornalista e o órgão de comunicação devem sentir obrigação moral de reportar respeitando a dignidade humana", pede Presidente.
Televisão

“The Ellen DeGeneres Show” chega ao fim

"Eu sou uma pessoa criativa, e quando és uma pessoa criativa, precisas constantemente de ser desafiada. E por melhor que este show seja, simplesmente não é mais um desafio", explica a apresentadora.
café europa

Patentes vs. Pacientes: de que lado está a Europa? /premium

O que está em jogo é que as empresas farmacêuticas colaborem com os países do Global South para que estes possam vir a participar no esforço, e no lucro, da produção de vacinas para os seus mercados.
Defesa

A iniciativa “Mar Aberto” 

As missões “Mar Aberto” são um importante contributo da Marinha para a presença militar nacional no Golfo da Guiné, região onde Portugal e outros países da UE mantêm históricas relações de cooperação.
Economia

Economia mundial: recuperação a diferentes ritmos

Seria louvável que os milionários se dessem a uns minutos de reflexão para concluir o que fazer com os seus milhões. Hoje, a riqueza vale quando aplicada para produzir mais riqueza para a sociedade.
Venezuela

“Tenho o sonho de ver a Venezuela livre” /premium

Leopoldo López pede a Portugal uma posição "firme e determinada" na defesa da democracia na Venezuela e defende que a UE deve impor mais sanções. "É a liberdade contra a tirania" de Maduro, garante.
Igreja Católica

Situações como Odemira são atentado à dignidade

"O apelo da conferência, da Igreja local, (...) é para que (as autoridades) não se esqueçam" de situações como a de Odemira "porque são situações de atentado à dignidade humana", disse padre.
Bicicletas

Giro: Nelson Oliveira sobe a 3º. Caos na chegada

O australiano Caleb Ewan, de 26 anos, venceu a tirada ao cumprir 177 quilómetros entre Modena e Cattolica em 4:07.01 horas, batendo sobre a meta dois italianos, Nizzolo, segundo, e Viviani, terceiro.
Coronavírus

Brasil ignorou carta da Pfizer sobre vacinas

Fábio Wajngarten afirmou que uma carta enviada pela farmacêutica a oferecer vacinas, em setembro de 2020, ao Presidente do Brasil e ao Ministério da Saúde, não recebeu resposta até 9 de novembro.
Coronavírus

Casos de variante indiana a aumentar na UE

As três variantes indianas "têm perfis de mutação distintos" e "ainda não é possível avaliar o impacto total" na saúde pública — estando cada vez mais abundantes na União Europeia.
Conselho Europeu

Grécia deve parar devolução ilegal de migrantes

A comissária mostrou-se preocupada com as "numerosas acusações credíveis" de devoluções sumárias nos últimos anos. O Governo de Atenas nega veementemente tal situação.
Poluição

Comissão Europeia quer "poluição zero" até 2050

Plano visa assegurar que todas as áreas da legislação comunitária incluem uma vertente de prevenção da poluição, com "especial ênfase na utilização de soluções digitais".
Amazon

Tribunal da União Europeia contraria Comissão 

Para o Tribunal Geral, "a Comissão não demonstrou de forma juridicamente bastante a existência de uma redução indevida da carga fiscal de uma filial europeia do grupo Amazom".
Café Europa

A Europa social e impostos com a Susana Peralta

Boris Johnson continua em alta, Rutte volta para atacar o turismo do sul e a atração de Orbán pela a China. Ainda socializamos em torno do insuficiente Compromisso do Porto, com Susana Peralta.
Coronavírus

Índia. Fungo ataca mais doentes do que noutro país /premium

O bolor-preto pode estar presente nos hospitais, infetar os doentes mais vulneráveis e instalar-se no cérebro. Metade das pessoas infetadas com o fungo morre. O tratamento é difícil.
Comércio

"A nossa carga fiscal vai-nos matando aos poucos"

2162
Donos do Continente e do Pingo Doce criticam o que se conhece dos fundos europeus, a carga fiscal do país, a lentidão na burocracia e os ministros (como o da Educação) que "nivelam por baixo".
Arquitetura

Brasil presente na Bienal de Arquitetura de Veneza

A Fundação Bienal de São Paulo anunciou que o projeto "Utopias da Vida Comum" representará o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, com o tema geral "Como viveremos juntos?".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR visita Cabo Verde a 17 de maio

Numa mensagem colocada na sua conta oficial na rede social Facebook, o Presidente cabo-verdiano refere que manteve contactos na terça-feira com o homólogo português e confirma a visita a Cabo Verde.
Irão

Ahmadinejad vai-se candidatar à Presidência

Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram Ahmadinejad a dirigir-se para um centro de registo no Ministério do Interior iraniano, onde preencheu os formulários de candidatura.
Comissão Europeia

Bruxelas vê “perspetiva muito boa" para Portugal

Comissão menos otimista sobre PIB de 2021, mas bem mais confiante para 2022. Contas de défice e PIB semelhantes às do Governo. Desemprego baixa para 6,8%. Turismo acelera mas ainda não a todo o vapor.
Coronavírus

Variante detetada na Índia presente em 44 países 

A variante B.1.617, que apareceu pela primeira vez na Índia em outubro, foi detetada em "44 países nas seis regiões da OMS". Estudos indicam que é mais contagiosa do que o vírus original.
Alterações Climáticas

Portugal com redução de gases com efeito de estufa

As emissões de gases com efeito de estufa totalizaram em 2019 cerca de 63,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, ou seja menos 5,6% do que no ano anterior e menos 25,8% face a 2005.
Alterações Climáticas

Centenas de cidades sem planos para luta climática

Tendo em conta o total de cidades no relatório, embora 93% tenham declarado enfrentar as alterações climáticas, 353 (43%) delas não indicaram ter qualquer plano de adaptação.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Andebol

Candidatura para acolher Euro2028 de andebol

A "filosofia" apresentada pelos dois países ibéricos, "em desenvolvimento em direção à elite", tem como base "jogar sob o mesmo hino". A candidatura conjunta é o resultado de "uma grande cooperação".
Assassinato

França. Morreu assassino em série de mulheres

Michel Fourniret foi condenado duas vezes a prisão perpétua pela morte de oito pessoas — sete mulheres jovens e um homem. Morreu na passada segunda-feira, aos 79 anos de idade.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Avanços na relação com EUA e Reino Unido

Evocando "quatro áreas fundamentais" na dimensão externa da presidência portuguesa da UE, o ministro Santos Silva destacou a "necessária e possível triangulação entre a UE, o Reino Unido e os EUA".
Venezuela

Venezuela: Guaidó propõe levantamento de sanções

"A gravidade da crise, os nossos aliados, a comunidade internacional e o que construímos ao longo dos anos dizem-nos que devemos chegar a acordo para salvar a Venezuela", afirma opositor venezuelano.
União Europeia

Negociações sobre certificado Covid no bom caminho

Ana Paula Zacarias sublinhou o "sentimento de urgência" partilhado entre as instituições e disse até concordar com a proposta do Parlamento de "rebatizar" o título do documento.
União Europeia

PSD. Falta de "realismo" nas metas do Pilar Social

Os cidadãos precisam de ver a aplicação "concreta" das medidas assumidas na Cimeira Social do Porto, defende deputado Paulo Moniz frisando que o plano de ação é uma iniciativa "que não é legislativa".
União Europeia

Portugal quer equilibrar a relação da UE com Ásia

"Não estávamos a prestar atenção suficiente a um ator-chave, a Índia", constatou o ministro Santos Silva, explicando que foi por isso que Portugal fez questão de apostar neste país do Indo-Pacífico.
Direitos Humanos

BE espera que Costa resolva problema em Odemira

"Eu espero bem que (António Costa) esteja em Odemira para responder não apenas sobre a cerca sanitária, mas sobretudo como vai resolver o problema de direitos humanos", afirmou Catarina Martins.
Pandemia

O teste da vacinação /premium

O Governo, infelizmente, não possui um currículo promissor; antes pelo contrário. Se há quem tenha receio de uma «crise política», a verdade é que sem isso não haverá mudanças.
Planeta Terra

E se um foguetão nos caísse em cima?

É obrigação dos responsáveis políticos agir com urgência, para que situações graves e irreversíveis com a envergadura que poderia ter tido a queda de um detrito como o do Long March 5B não aconteçam.
Sociedade

Fazer amanhecer

164
A velocidade a que vivemos, a “indústria do medo” que nos condiciona e o hiperindividualismo que se multiplica tornam difícil o reconhecimento do rosto do outro enquanto membro da mesma família humana
Futebol

Barça empata e deixa título mais difícil

Barcelona deu esta terça-feira um passo atrás na corrida ao título ao empatar 3-3 em casa do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da 36.ª jornada.
Jogos Olímpicos

Brasil vacinará delegação olímpica para Tóquio2020

"Vamos vacinar os nossos atletas olímpicos e as suas comissões técnicas para garantir que possam ter um bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Tóquio e tragam bastantes medalhas", disse ministro.
Canal do Suez

Egito aprova alargamento do Canal do Suez

Segundo a Autoridade do Canal do Suez, esta intervenção incide em mais de 50 quilómetros da parte sul do Canal, onde o Ever Given encalhou em 23 de março. O projeto vai prolongar-se por 24 meses.
Coronavírus

Brasil soma mais 2.311 mortos

O Brasil soma agora 425.540 mortes devido à covid-19, após ter contabilizado mais 2.311 vítimas nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro. Há 72.715 novos casos.
Coronavírus

Eslováquia suspende vacinação com AstraZeneca

"Apenas as pessoas que aguardam a sua segunda dose vão ser vacinadas" com este fármaco. "O uso da vacina desta empresa para (inocular) as primeiras doses foi suspenso", disseram as autoridades.
Ministério do Ambiente

Ministro. Contentores são solução para imigrantes

"Eu percebo que digam 'contentores', mas, aquelas construções provisórias são pré-fabricados com muito melhores condições do que as que existem nas casas sobreocupadas", disse o ministro do Ambiente.
Premier League

United perde e o Manchester City é campeão inglês

United não podia perder com o Leicester mas não conseguiu evitar a derrota: o Manchester City é campeão no sofá e conquista a terceira Premier em quatro anos, coroando Bernardo, Cancelo e Rúben Dias.
Coronavírus

Pandemia afetou mais de metade dos migrantes

Desde o início da pandemia, 55,8% dos migrantes viu os seus rendimentos mensais diminuídos, 53% sofreu um impacto negativo na sua atividade profissional e 32,4% estão em situação de desemprego.
Liberdade de Expressão

PE quer leis para proteger jornalistas e ativistas

"A Europa tem de estar ao lado daqueles que procuram a verdade, e os nossos valores devem ser protegidos pelas nossas leis", disse a eurodeputada Roberta Metsola.
Brasil

Brasil suspense vacina da AstraZeneca em grávidas

Em março, o Brasil incluiu grávidas e puérperas com comorbilidades no grupo de vacinação prioritária, devido ao aumento das mortes com Covid-19. Depois, alargou a todas as grávidas. Agora, suspende.
Colômbia

ONU diz que desaparecimentos persistem na Colômbia

Pessoas dadas como desaparecidas na Colômbia representam atualmente um universo de 84.330 adultos e de 9.964 menores. ONU lamenta a ausência de medidas políticas para prevenir tais situações.
Inteligência Artificial

Inteligência artificial deve "servir" o jornalismo

"As tecnologias devem servir as pessoas e não o contrário", disse vice-presidente da Comissão Europeia apontando que é isso que deve ser feito com a Inteligência Artificial e o jornalismo.
Coronavírus

Odemira. É preciso retirar consequências políticas

103
O Presidente da República diz que não se pode pensar no problema dos imigrantes só quando há problemas de saúde que chamam a atenção para outros problemas.
Fundos Comunitários

O que o Governo acertou com Bruxelas na Educação /premium

O Governo conta mais do que duplicar o número de portáteis disponíveis para emprestar a alunos e professores. Mas a lista de compras financiada por Bruxelas na Educação é bem mais vasta.
Justiça

Organização vai apresentar queixa contra Portugal 

Emmanuel Jacob diz que "os militares portugueses têm o direito a juntar-se a associações, mas são banidos de integrar sindicatos". O responsável diz que Portugal nega o direito à negociação coletiva.
Reino Unido

Boris Johnson investigado por causa de férias 

O primeiro-ministro britânico está a ser investigado por uma possível violação do código de conduta dos deputados. Em causa estão as férias de final de ano que passou em 2019 nas Caraíbas com a noiva.
Israel

ONU "profundamente preocupada" com Israel

"Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações" afirma a ONU, sobre o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos.
Fact Check

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa em silêncio?

Publicação divulgada na rede social Facebook acusa os líderes do Bloco de Esquerda e do PCP de nada dizerem quanto à situação dos imigrantes em Odemira e o seu realojamento.
Partido Trabalhista

Caos no Labour após mau resultado eleitoral /premium

Resultados das últimas eleições ficaram aquém do esperado e as divisões vieram ao de cima. Keir Starmer fez remodelações no governo sombra e tenta conter descontentamento interno. Liderança em risco?
Emigrantes

Portugueses emigrantes em Luxemburgo diminuiu 

A descida de entradas de portugueses em território luxemburguês acontece após dois anos de crescimento. Uma diminuição de -12,4% que, ainda assim, foi menor do que a descida do total de entradas.
Igualdade de Género

Treze países querem Turquia de volta a convenção

Os ministros dos países dizem estar "profundamente alarmados" pelos "ataques sem precedentes aos direitos e à segurança das mulheres" na base da decisão do país em abandonar a Convenção de Istambul.
Itália

1.700 migrantes amontoados em centro em Lampedusa

Centro de acolhimento de Lampedusa tem capacidade para cerca de duzentas pessoas, enquanto outros duzentos passaram a noite ao relento à espera de serem transferidos.
Migrantes

Milhares de menores migrantes detidos nos EUA

De acordo com dados publicados em finais de março, mais de 15 mil menores desacompanhados estavam sob a custódia das autoridades norte-americanas, mas atualmente serão pelo menos o dobro.
União Europeia

PJ apreendeu obras de arte

Um conjunto de ações integradas na operação europeia resultou da recuperação de património nacional, com uma pintura de Almada Negreiros. A missão ocorreu no ano passado em 31 países europeus.
Brasil

Popularidade de Bolsonaro sobe em maio

404
Jair Bolsonaro aumentou a sua popularidade no mês do maio. Sondagem mostra que Presidente brasileiro vencia primeira volta com 37%, mas perdia para Lula na segunda volta com uma diferença de 4%.
Cabo Verde

Cabo Verde entra no mercado do ouro

Até 2020, o banco não possuía reserva de ouro, mas fechou o ano com um peso de 6,68% nos ativos da instituição, que globalmente ascendiam em 31 de dezembro a mais de 81.632 milhões de escudos.
Conflitos

Paquistão não permitirá tropas dos EUA no seu solo

Em resposta à possível presença de bases aéreas dos Estados Unidos em solo paquistanês, Qureshi foi contundente, embora reitere o apoio do seu país ao processo de paz afegão.
Crime Informático

Ciberataque pode deixar Nova Iorque sem gasolina /premium

O FBI anunciou que foi o grupo russo DarkSide o responsável pelo ciberataque à empresa que administra a maior rede de oleodutos nos EUA. Hackers dizem ser "apolíticos" e que apenas querem "dinheiro".
Coronavírus

Vacinas diminuem probabilidade de morte em 80%

Um indivíduo que recebeu uma dose da vacina da AstraZeneca tem menos 80% de hipótese de morrer por Covid-19 do que uma pessoa não vacinada. Vacina da Pfizer confere a mesma proteção.
China

China: população praticamente não cresceu 

A população aumentou em 72 milhões de pessoas, nos últimos 10 anos, para 1.411 milhões, em 2020. O crescimento médio anual fixou-se em 0,53%, em termos homólogos.
Tunísia

António Costa manifesta apoio a Tunísia 

O primeiro-ministro apoia a "consolidação democrática" e as reformas em curso na Tunísia: "Não somos só bons vizinhos da Tunísia. Somos, em cada dia que passa, amigos mais fortes da Tunísia".
Café América

Biden e a decisão de fazer política com as vacinas

O apoio de Biden ao levantamento das patentes das vacinas tem mais de estratégia política do que de combate à pandemia (e pode ter poucos efeitos práticos). Nos EUA, a divisão ideológica está de volta
Espanha

Limite máximo de 30km/hora em 70% da vias 

1021
O principal objetivo do novo limite máximo de velocidade é "acalmar" o tráfego, mas passa também por reduzir a poluição sonora, aumentar a segurança das cidades e serem também mais habitáveis.
Coronavírus

OCDE sugere tributação de heranças e doações

A crise provocada pela pandemia vai "colocar os países sob forte pressão" para encontrarem receitas adicionais e lutarem contra desigualdades. A tributação de heranças e doações pode ser uma opção.
Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi deu entrada no hospital de Milão

O antigo primeiro-ministro italiano tinha estado internado durante quase todo o mês de abril a fazer exames médicos. Berlusconi, de 84 anos, teve Covid-19 em setembro de 2020.
Fact Check

G1 apagou artigo favorável a Bolsonaro?

Uma publicação diz que o site de notícias brasileiro terá apagado uma notícia sobre as manifestações do 1 de Maio a favor de Bolsonaro realizadas em 1.200 cidades, mas o artigo nunca existiu.
Noticiário

9h. Rússia. Tiroteio em escola mata 9 pessoas

Adolescente armado entrou na escola. O tiroteio aconteceu na cidade de Kazan, a 800 quilómetros de Moscovo. Neste jornal, ouvimos ainda Sousa Cintra, com Sporting quase campeão.
Rússia

Atiradores matam 9 pessoas numa escola na Rússia

Sete alunos, um professor e uma funcionária morreram em Kazan, no centro da Rússia, vítimas de disparos de armas de tiro. Um atacante foi morto e outro detido. Putin já exigiu revisão à lei das armas.
Conselho Europeu

Próxima cimeira vai começar a ser preparada

A agenda do próximo Conselho Europeu é consagrada ao combate à pandemia da Covid-19, às relações com a Rússia, às alterações climáticas e ainda à revisão do Acordo de Comércio e Cooperação com o RU.
Conflito Israelo-palestiniano

Liga Árabe reúne-se para discutir Jerusalém 

Hossam Zaki, secretário-geral adjunto da Liga Árabe, disse que a reunião vai discutir os "crimes israelitas" e os "ataques contra locais sagrados islâmicos e cristãos na Jerusalém ocupada".
Jair Bolsonaro

Brasil. Procurador pede investigação a orçamento

Em causa está um alegado esquema do Presidente do Brasil, no final do ano passado, para aumentar a sua base de apoio no Congresso, tendo criado um orçamento paralelo de três mil milhões de reais.
Israel

Israel: 130 alvos do Hamas e 15 militantes mortos

286
O porta-voz do exército disse estarem "na fase inicial da nossa resposta contra alvos militares em Gaza". O primeiro-ministro israelita já alertou que vai "intensificar" os ataques contra o Hamas.
Coronavírus

Manifesto pede destituição de Jair Bolsonaro 

O manifesto tece duras críticas ao Presidente pela sua gestão da pandemia: "diversas medidas poderiam ter sido tomadas para reduzir o número de mortes, mas não foram".
Brasil

PGR rejeita investigação a Bolsonaro

Em causa estão cerca de 20 depósitos, de 11.345 euros, feitos pelo amigo da família Bolsonaro e ex-assessor, Fabrício Queiroz, na conta bancária da atual primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Política

Portugal e Argentina realçam aliança política

O primeiro-ministro português apontou que os países vão estudar a oportunidade de haver ligações aéreas diretas, após o fim da Covid-19, e de existir uma complementaridade no setor dos vinhos.
Moçambique

Radicalização agravou crise no norte - Helpo

"Os jovens levados para fora do país (...) depois regressaram com estrangeiros e começaram a criar seitas, a criar um problema que agora está fora de controlo", diz representante de ONG em Moçambique.
Coronavírus

Chineses da Fosun vão produzir vacina Pfizer

A Fosun Pharma informou no domingo a Bolsa de Valores de Xangai que vai investir até 100 milhões de dólares para produzir a vacina, em conjunto com a BioNTech, que fornecerá a patente e a tecnologia.
Moçambique

Formação contra terrorismo em Moçambique 

Entre as áreas de cooperação dos dois países inclui-se a "formação e capacitação das Forças Armadas de Defesa em operações de contra terrorismo", direcionado para "forças de intervenção rápida".
Parlamento Europeu

Comissão do Ambiente aprova Lei Europeia do Clima

Identificada como uma das principais prioridades da presidência portuguesa do Conselho, a Lei quer integrar o objetivo de tornar o bloco no primeiro continente a atingir a neutralidade carbónica.
Coronavírus

Organismos europeus seguem vacinação dos países /premium

O Parlamento Europeu e Comissão Europeia seguem o plano de vacinação dos países onde os funcionários estão baseados. Em Bruxelas, já há pessoas acima de 40 anos a serem vacinadas contra a Covid-19.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita: um escândalo de impunidade

1628
Errar é humano e faz parte da vida, mas errar sempre e nunca assumir responsabilidades é uma proeza que não está ao alcance de todos.
Saúde

Missão médica chinesa reforça hospital de Maputo

Na missão enviada a Moçambique estão dois anestesiologistas, dois ortopedistas, dois obstetras e ginecologistas, dois peritos em acupuntura, um cirurgião gastrointestinal e um cirurgião urologista.
União Europeia

Portugal e Argentina querem fechar acordo Mercosul

O primeiro-ministro português considerou que o acordo "tem um imenso potencial económico" para os dois blocos regionais e mesmo à escala global. "Creio que há condições agora" para um acordo rápido.
Coronavírus

Pacote de 484 milhões em ajudas covid aprovado

Maior parte do dinheiro servirá para cobrir gastos relacionados com a pandemia, mas também há dinheiro para países afetados por desastres naturais. Portugal recebeu parte do dinheiro adiantado.
Resposta Pronta

Moçambique. Exposição mostra "lado mais positivo"

Carlos Almeida, coordenador da ONG e autor da exposição "Olhos nos olhos com os deslocados de Cabo Delgado”, fala em sorrisos que ocultam desgraça. "As crianças carregam no olhar feridas profundas".
Novo Banco

Tribunal Europeu trama Novo Banco em Espanha /premium

Tribunal Europeu de Justiça deu parecer desfavorável ao Novo Banco, num caso que há mais de seis anos corre nos tribunais. Jurisprudência pode levar a mais perdas (pagas com dinheiros públicos).
Resposta Pronta

Situação de imigrantes em Odemira é "embaraçosa"

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações comenta o caso de Odemira, sem responder sobre responsabilidades do Governo. António Vitorino pede mais combate às redes criminosas.
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
Imigração

António Vitorino. Caso de Odemira é "embaraçoso" /premium

140
Em entrevista, o líder da OIM condena a situação dos imigrantes em Odemira, que classifica de "embaraçosa". António Vitorino recusa responsabilizar Governo e pede mais fiscalização a este problema.
União Europeia

Acordo UE-Índia permitirá "libertar potencial"

A retoma das negociações de um acordo de livre comércio com a Índia, a negociação de um acordo sobre proteção de investimentos e outro sobre indicações geográficas foram o mais importante do encontro.
Coronavírus

Bruxelas aprova 14 planos de recuperação em junho

Neste momento, 14 dos 27 Estados-membros já submeteram o Plano nacional de Recuperação e Resiliência. O plano português, assim como os outros 13, deverão ser aprovados na segunda metade de junho.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Moçambique

Ministro satisfeito com cooperação com Portugal

Jaime Bessa Neto manifestou a sua "alegria" com a renovação deste programa-quadro. "Vamos trabalhar no sentido de tirarmos todo o proveito possível, olhando para a situação atual do país", sublinhou.
Médio Oriente

ONG quer proibir castigos corporais a crianças

Mais de 90% das crianças são submetidas a castigos físicos pelo menos uma vez por mês, particularmente no Egito, Marrocos ou Tunísia, enquanto a taxa mais baixa da região (50%) é a registada no Catar.
Açores

Terceira em busca do mercado turístico da América 

O Governo "está a preparar o lançamento de concursos de promoção turística que visam garantir fluxos turísticos para os Açores dos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá".
Moçambique

Parceria para formar população de Cabo Delgado

O ISQ irá "dar apoio em assistência técnica, formação de formadores e capacitação institucional às entidades formadoras moçambicanas", indicou o grupo empresarial.
Coronavírus

Com menos casos, Reino Unido desce nível de alerta

O anúncio acontece horas antes de o primeiro-ministro confirmar, esta tarde, que Inglaterra vai avançar para a próxima etapa do plano de desconfinamento a partir da próxima semana.
Arábia Saudita

Príncipe quer plantar 50 mil milhões de árvores 

1022
A plantação de 50 mil milhões de árvores — a maior do mundo — pretende fazer face às alterações climáticas que estão a deixar as terras da região cada vez mais secas e menos férteis.
Angola

Detidos 7 caçadores que abatiam elefantes 

134
Os sete caçadores furtivos tinham como preferência o abate de elefantes para comercializarem o marfim. A sua detenção deu-se “em flagrante delito”, disse o porta-voz da SIC na Huíla.
União Europeia

Políticas migratórias e fronteiras em debate 

O debate sobre políticas migratórias e gestão de fronteiras pretende "aprofundar o diálogo político com os países do Norte de África" sendo, para a residência portuguesa, um assunto "fundamental".
Coronavírus

Governo espanhol apela à "responsabilidade"

Depois de vários meses de recolher obrigatório e de cercas sanitárias em vigor em várias regiões do país, os espanhóis viram aliviadas essas medidas a partir da meia-noite de sábado.
OCDE

Desemprego na OCDE cai para 6,5% em março

O Canadá e a Colômbia foram os países onde o desemprego mais caiu em março, uma tendência quase generalizada para os membros da organização. Em Portugal, a taxa de desemprego desceu para 6,5%.
Coronavírus

UE aprova ajuda estatal para PME na Madeira

A apoio é no valor de 22 milhões de euros e foca-se nas empresas que "tenham sofrido uma queda do volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período de 2019".
União Europeia

UE aprova reforço do Mecanismo de Proteção Civil

O reforço contém cerca de 1,26 mil milhões de euros para o período de 2021-2027 e permite agora que "os Estados-membros se preparem melhor para desastres naturais ou provocados pelo homem".
União Europeia

UE exorta Estados a ratificarem recursos próprios

A Comissão Europeia exortou os Estados-membros da UE a ratificarem a decisão dos recursos próprios até 1 de junho. oito dos 27 Estados-membros ainda não completaram o procedimento.
Migrantes

Dois mil migrantes chegam a Lampedusa em 24 horas

"O primeiro-ministro tem de se mexer ou corremos o risco de, até ao final do verão, 50.000 pessoas chegarem a esta ilha", disse o presidente da câmara de Lampedusa.
Coronavírus

Líderes da UE voltam a reunir-se este mês 

A agenda do Conselho Europeu será consagrada ao combate à pandemia da Covid-19, às relações com a Rússia, alterações climáticas e ainda à revisão do Acordo de Comércio e Cooperação com o Reino Unido.
Coronavírus

Arábia Saudita impõe vacinação aos trabalhadores

Sem grupos prioritários, a Arábia Saudita quer vacinar o maior número de adultos possível, impondo a vacinação aos trabalhadores e viajantes.
Coronavírus

Jovem italiana vacinada com seis doses por engano

A jovem recebeu todo o conteúdo de um frasco, com seis doses. O erro também já tinha acontecido na Alemanha e a sobredosagem foi testada nos ensaios clínicos. Em nenhum dos casos houve efeitos graves.
Canadá

Um morto num tiroteio no aeroporto de Vancouver

“Um homem foi atingido a tiro e foi morto esta tarde perto do terminal de partidas domésticas”, foi revelado no Twitter pela equipa de investigação da polícia canadiana encarregue do caso.
Turquia

Milhares protestam contra ocupação de Jerusalém

Esta segunda-feira de madrugada, manifestantes dirigiram-se à esplanada em frente ao consulado israelita naquela cidade turca e gritaram: "Israel assassino, fora da Palestina".
Fact Check

CM de Arouca recuou na designação da ponte?

A autarquia mantém a designação, mas reconhece que existe uma ponte possivelmente mais comprida no Nepal. Ao Observador garante que candidatura ao Guiness World Record está a ser preparada.
Coronavírus

BioNTech quer instalar fábrica em Singapura

A BioNTech planeia "criar uma instalação de produção de RNA totalmente integrada em Singapura" a fim de ser capaz de "abordar rapidamente potenciais riscos pandémicos".
Rússia

Médico que tratou Navalny encontrado vivo 

Alexander Murakhovsky foi o primeiro médico a tratar Alexei Navalny no verão de 2020. Estava desaparecido desde sexta-feira, numa floresta na Sibéria. Esta segunda-feira foi encontrado, vivo.
Resposta Pronta

Odemira. "Vergonha enorme, Governo não responde"

152
No Contra Corrente de José Manuel Fernandes aberto aos ouvintes, Susana Prado, proprietária de uma empresa agrícola na região de Odemira, diz que problemas com imigrantes acontecem desde 2016.
Reino Unido

Reino Unido. Só vota quem tiver documento com foto

335
Alteração deve ser anunciada esta terça-feira pela Rainha, no tradicional discurso de abertura da nova sessão legislativa. Um quarto dos eleitores não tem passaporte nem carta de condução.
Noticiário

10h. Zmar. Governo ainda não foi notificado

É o que garante a Presidência do Conselho de Ministros. Entretanto, já depois deste noticiário, Observador apurou que os últimos imigrantes devem sair hoje do complexo turístico Zmar.
Jerusalém

Centenas de feridos em confrontos com polícia 

302
Pelo menos 305 palestinianos ficaram feridos devido confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas — entre os quais 21 polícias. Sete dos feridos estão em estado grave.
Estados Unidos da América

Sete mortos em festa de aniversário nos EUA

344
Um mês e meio após 10 pessoas terem morrido num supermercado em Boulder, novo massacre no Colorado, numa festa de aniversário familiar. Atirador era namorado de uma das vítimas. Suicidou-se no final.
António José Seguro

Seguro acusa líderes europeus de "matar" a Europa

160
O antigo líder socialista considera que "os maiores problemas da Europa são fruto da sua ambiguidade e falta de coragem política", criticando ainda a lentidão das instituições da União Europeia.
Moçambique

Portugal e Moçambique assinam acordo de cooperação

Os ministros da Defesa português e o seu homólogo de Moçambique vão estar reunidos para um acordo-quadro de cooperação até 2026, que define os termos da cooperação militar para os próximos cinco anos.
Noticiário

7h. Odemira. Situação "embaraçosa", diz Vitorino

Entrevistado pelo Observador, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações pede mais fiscalização. Há responsabilidades do Governo neste caso? Veja a resposta de António Vitorino
Imigração

Do Porto a Odemira /premium

No Porto, os líderes europeus assinam o “Compromisso Social”. Em Odemira assistimos à incapacidade do Estado e da autarquia e ao egoísmo e oportunismo de alguns portugueses no apoio a imigrantes.
Vacinas

Compromisso social da UE e as patentes das vacinas

Ao inviabilizar a economia da inovação não estaremos a prejudicar as condições de vida futuras, designadamente dos mais desfavorecidos? É bem evidente que sim.
A página está a demorar muito tempo.