Mundo

População e Censos

Censos sem pergunta sobre origem étnico-racial

O INE não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo governo.
Estado Islâmico

PJ detém português ligado ao Estado Islâmico

Atualizado
O português é suspeito de ter prestado apoio a combatentes do Estado Islâmico e estava radicado no Reino Unido há vários anos. Terá servido como apoio e facilitador do movimento terrorista.
Mario Draghi

Draghi, presidente do BCE, condecorado por Marcelo

Presidente do Banco Central Europeu será condecorado pelo Presidente português esta quarta-feira. Draghi está a participar no Fórum do BCE em Sintra.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR discute eleições com partidos

José Mário Vaz vai receber 49 partidos políticos com e sem assento parlamentar. Cada partido terá cinco minutos para discutir presidenciais. O povo guineense exige eleições de forma urgente há meses.
Sismo

China. Sismo com magnitude 5,9 atinge sul do país

O sismo atingiu uma zona num raio de 19 quilómetros da cidade de Changning, em Sichuan. Seguiram-se réplicas e há relatos de feridos e estragos. Bombeiros estão no local para ajudar vítimas.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
José Sócrates

Brasil. Sócrates com coluna de opinião em revista

383
Carta Capital anuncia antigo primeiro-ministro português e arguido na Operação Marquês como novo colunista. Em entrevista à mesma revista, Sócrates reforça inocência: "Respondo a uma falsa acusação."
Rali Dakar

Dakar anuncia novidades para a edição de 2020

O combustível será gratuito para todos os corredores. Joker permite que amadores que sejam obrigados a abandonar uma etapa por problemas mecânicos possam voltar à prova.
Egito

Trump despede responsáveis por más sondagens 

Casa Branca afastou vários analistas, depois de terem sido divulgados aos media os resultados negativos do Presidente contra Joe Biden em vários estados-chave. Trump diz que sondagens são "fake".
Música

Líder dos Megadeth tem cancro da garganta 

O vocalista e guitarrista usou as redes sociais para informar que já está a fazer tratamento. A banda cancelou vários concertos mas Mustaine tranquilizou os fãs: "Estamos a trabalhar num novo álbum".
Egito

Ex-Presidente Mohammed Morsi morre em tribunal

Em atualização
Antigo líder da Irmandade Muçulmana no Egito terá morrido durante uma audiência em tribunal. Notícia é avançada por televisão estatal do país.
Empresas

Dono da Altice compra Sotheby's

A BidFair USA fica a deter 100% do capital da leiloeira. O empresário francês que detém a Altice ofereceu 57 dólares por ação. A transação ficará concluída ainda este ano.
Nicolás Maduro

Maduro é devoto de guru indiano e tem um bruxo

127
Um novo livro de um jornalista venezuelano revela que Maduro (quem em 2013 disse ter visto Chávez reencarnado num pássaro) consulta frequentemente um bruxo e é devoto de um guru espiritual.
Embraer

Embraer tem novo contrato com a United Airlines

O novo contrato vale 1,6 mil milhões de euros. O objetivo é substituir os aviões mais antigos da United Airlines. As aeronaves deverão começar a ser entregues em 2020.
João Sousa

Ténis. João Sousa nos oitavos de Halle

O tenista português venceu Hubert Hurkacz por 7-6 (7-3) e 6-1. O duelo durou mais de uma hora. João Sousa vai agora defrontar o vencedor da partida entre Borna Coric e Jaume Munar.
Santander

Espanha. Santander dispensa 3.200 trabalhadores

A supressão dos postos deve-se a uma reestruturação no Santander. Os trabalhadores serão dispensados através da concessão de pré-reformas voluntárias e o banco vai dar-lhes novos empregos.
Timor-Leste

Timor. Quando acaba mandato do comandante das FA?

O Presidente timorense renovou o mandato do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas num decreto em que não fica claro até quando ocupará as funções.
Empresas

Europa. Empresas com mais entraves à exportação

A Comissão Europeia registou 45 novas barreiras em 2018 ao comércio fora da UE. China e Rússia são os países que impõem mais entraves. Tensão China-EUA também agrava situação.
Sismo

"Explosão suspeita" causa sismo na Coreia do Norte

101
Serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus depois de uma "explosão suspeita", dizem as autoridades, a poucos dias da visita de Xi Jinping à Coreia do Norte.
Albânia

Parlamento albanês quer afastar o Presidente

O parlamento albanês iniciou um procedimento para afastar o Presidente Ilir Meta das suas funções, por ter alegadamente violado a Constituição com as tentativas de cancelar as eleições municipais.
Neymar

36 imóveis de Neymar bloqueados pela justiça

Neymar tem 36 imóveis bloqueados pela justiça brasileira, no âmbito do processo em que é acusado de falta de pagamento de impostos. Dívida fiscal ronda os 15 milhões de euros.
Timor-Leste

Governo timorense propõe não renovação de Alkatiri

A coligação do governo timorense aprovou a posição contra a renovação do mandato do presidente da Zona Especial de Economia Social de Mercado e da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno.
Paquistão

A conferência de políticos com filtros de gato

541
Um ministro paquistanês e outros políticos surgiram com bigodes e orelhas de gato num encontro com jornalistas transmitido em direto no Facebook, sendo motivo de gozo na rede social.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

127
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Acordo Nuclear

Irão vai ultrapassar limites de reservas de urânio

"Hoje começou a contagem regressiva para ultrapassar os 300 quilos de reservas enriquecidas de urânio", disse Behrouz Kamalv. Anúncio foi feito depois de acusações ao Irão sobre ataques a petroleiro.
Caso Lava Jato

Vaza Jato: Greenwald recebeu ameaças de morte

Glenn Edward Greenwald disse que recebeu ameaças semelhantes às recebidas por Snowden em 2013. O jornalista garante que mais informações sobre Sérgio Moro serão ainda reveladas.
Huawei

Huawei perdeu 26 mil milhões de receitas

O fundador da Huawei admitiu uma quebra de receitas 26.760 milhões de euros e previu que a faturação das vendas cairá para 89.200 milhões neste ano e no próximo, uma queda de 10%, face a 2018.
Desastres Naturais

Segunda fase de vacinação arranca em Moçambique

A segunda fase de vacinação contra a cólera arranca esta segunda-feira em Moçambique. As autoridades de saúde preveem abranger cerca de um milhão de pessoas.
Hong Kong

Libertado ativista pró-democracia em Hong Kong

Joshua Wong, um dos rostos do movimento pró-democracia do outono de 2014, foi libertado em Hong Kong, um mês mais cedo do que o previsto.
Winston Churchill

De Londres a Hong Kong (via Hillsdale College USA) /premium

Qual foi o maior símbolo desfraldado nas ruas de Hong Kong pelos manifestantes que desafiavam a ditadura comunista? A bandeira britânica.
Catalunha

Iglesias diz ter errado ao não apoiar pacto

Diz-se pronto para uma coligação com o PSOE para criar governo, mas recusa-se a "renunciar às ideias". Pablo Iglesias admite ter errado quando não apoio o "Pacto do Abraço": "Marcou-me", confessa.
Elétricos

EV. Noruega assustada com excesso de popularidade

681
As vendas de veículos eléctricos dispararam na Noruega, mas os responsáveis pela rede eléctrica local começam a ficar assustados com o futuro. Ou há organização ou os custos serão tremendos.
Migrantes

Autoridades espanholas resgatam 139 migrantes 

102
Equipas de Salvamento Marítimo espanholas resgataram hoje 139 migrantes que viajavam a bordo de três embarcações na zona do Estreito de Gibraltar rumo à costa de Cádis.
Espanha

Detidos terroristas que atuariam de Portugal

149
Cabecilhas da Resistência Galega foram detidos em Vigo. Foram responsáveis por dezenas de ataques à bomba entre 2005 e 2011. Líderes do grupo terrorista atuariam a partir de Portugal.
Corrupção

Ex-presidente do Sudão levado à procuradoria

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está preso e é indiciado de vários crimes de corrupção. Depois da diligência foi levado novamente à prisão.
Brexit

Debate sobre Brexit. "Onde está o Boris?"

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi simbolizada por um lugar vazio.
Líbia

Líbia propõe eleições até ao final do ano

O chefe do governo líbio reconhecido pela ONU anunciou a criação de um "Fórum Líbio" para negociar uma solução pacífica para o conflito. Eleições deverão ocorrer até ao final do ano.
Crise dos Refugiados

Miguel arrisca prisão por resgatar migrantes

5.670
Em 2016, Miguel entrou num barco com outros nove voluntários para resgatar migrantes no Mediterrâneo. Em 2018 foi constituído arguido por apoio à imigração ilegal. Pode ficar preso por 20 anos.
Boeing

Presidente da Boeing admite erros nos 737 Max

"Nós claramente cometemos um erro", a frase é clara e o presidente executivo da Boeing admite assim as falhas na implementação do alerta.
Turismo

Bruges impõe limites a cruzeiros e turistas

330
Bruges é a mais recente cidade a juntar-se às cidades 'incomodadas' pelos turistas. Limites para os cruzeiros e entradas de turistas na cidade para que "não se torne a Disneylândia".
Hong Kong

Trump quer falar das manifs em Hong Kong com China

Presidente dos EUA pretende abordar a questão das manifestações em Hong Kong com o seu homólogo chinês, Xi Jiping, no âmbito da cimeira do G20.
Geopolítica

Quem atacou petroleiros? Rússia pede contenção

O Kremlin pediu contenção na atribuição de acusações "sem fundamento" sobre a autoria dos recentes ataques a dois petroleiros no golfo de Omã. As bases da economia mundial podem ficar em risco.
Hong Kong

“Se lei passa em Hong Kong, também passa em Macau"

209
Se for passada a lei que está a levar os cidadãos de Hong Kong para as ruas, "o impacto será brutal. Deixaríamos de poder gozar de liberdade expressão", diz advogado português em Macau.
Eletricidade

Eletricidade restaurada em 90% da Argentina

101
90% da Argentina já tem eletricidade, bem como a maioria dos habitantes do Uruguai. Buenos Aires tem problemas no abastecimento de água. Terra do Fogo, na Patagónia, escapa ao apagão.
Índia

Vaga de calor no norte da Índia fez 49 mortos

249
Pelo menos 49 pessoas morreram nas últimas 24 horas no estado de Bihar, em consequência de uma vaga de calor que há vários dias regista temperaturas de cerca de 45 graus centígrados.
Banca

"Porco chinês". UBS decide suspender economista 

Horas depois de o banco chinês Haitong ter dito que iria "suspender toda a colaboração com o UBS", o banco suíço decidiu suspender Paul Donovan pelo comentário sobre o "porco chinês".
Papa Francisco

Papa preocupado com tensão no Golfo Pérsico

O Papa Francisco manifestou a sua preocupação com o aumento da tensão no Golfo Pérsico e instou a comunidade internacional a promover o diálogo e a paz na região.
Israel

Mulher de Netanyahu usou dinheiros públicos

288
A mulher do primeiro-ministro israelita foi considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém.
África

BAD vai "colmatar bastante" o défice de Angola

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai aprovar até setembro um apoio orçamental a Angola para reduzir consideravelmente o défice das contas do Estado, juntando-se aos esforços do Banco Mundial.
Crise dos Refugiados

Polícia Marítima portuguesa resgata 36 migrantes

A equipa da Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou esta madrugada 36 migrantes, dos quais 15 crianças (sete bebés), seis mulheres e 15 homens que viajavam num bote.
Gás Natural

Consórcio anuncia investimento de grande dimensão

O anúncio formal de um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique está agendado para terça-feira pelo consórcio de exploração de gás natural liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

140
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Hong Kong

Hong Kong. Chefe do executivo pede desculpas

195
Organizadores dizem que "nunca viram uma multidão tão grande". A líder do Executivo já emitiu um pedido de desculpas, mas os manifestantes não dão sinais de dispersar. Exigem a demissão de Carrie Lam.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas temem "terror de detenções"

Os ativistas que estão a organizar o terceiro protesto numa semana em Hong Kong dizem temer um "terror de detenções" sob a acusação de participação em motim, que prevê penas até dez anos de prisão.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

207
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Brexit

Boris Johnson /premium

119
Em Londres, só um louco ou um suicida é que defenderiam o acordo assinado com a União Europeia. Resta saber se os líderes europeus terão a lucidez de reconhecer o evidente: o acordo que existe morreu.
União Europeia

A Europa Social em questão

A UE terá de conceber e implementar, por via de uma “cooperação reforçada”, um programa de ação em matéria de espaço social europeu, à semelhança do que se fez com o mercado único ou a moeda única.
Cinema

Os melhores filmes de Franco Zeffirelli

536
Eurico de Barros seleccionou os seis melhores filmes do encenador e realizador italiano Franco Zeffirelli, que morreu ontem em Roma, aos 96 anos. De "A Fera Amansada" a "Callas, a Diva"
Irão

Irão contra posição de Londres nos ataques

Diplomata iraniano Mahmoud Barimani protestou contra a "perseguição cega e apressada" dos Estados Unidos em acusarem o Irão pelos ataques a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo pede mais páginas para responder a Mayorga

157
O advogado de Cristiano Ronaldo enviou sexta-feira um pedido ao Tribunal Federal do Nevada a pedir para aumentar para 46 as 24 páginas previstas por lei para responder ao pedido de indemnização.
Suíça

Mau tempo provoca um morto na Suíça

382
Uma tempestade assolou os cantões de Genebra e Vaud, na Suíça, provocando a morte a uma turista que passeava num barco de recreio. Em ambos os cantões há relatos de infraestruturas inundadas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Crianças desaparecidas preocupam PR

124
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, classificou de "inquietante" a ausência de respostas por parte das autoridades nestes casos.
Comissão Europeia

Europa diz que investimento na Saúde é baixo

3.735
Relatório da Comissão Europeia sobre sistemas de saúde na Europa mostra como a despesa com a Saúde tem caído em relação aos outros países. E alerta para a redução demográfica e para o envelhecimento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)