Mundo
Reino Unido

Reino Unido. Libra valoriza-se com projeções

Desde que foi anunciada a projeção dos resultados das eleições, que deram vitória por maioria absoluta aos conservadores, a libra subiu 1,94% face ao dólar e 1,58% relativamente ao euro.
Macau

Macau. Lusa espera ficar "séculos" na região

O presidente do Conselho de Administração da Lusa espera "ficar séculos em Macau, uma vez que este constitui "a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa".
Aviação

Embraer "namora" TAAG para compra de aviões

A companhia aeronáutica brasileira Embraer quer vender seis aviões E195-E2, um modelo cujas asas são produzidas em Portugal, à empresa angolana TAAG para substituir aviões antigos.
Porta dos Fundos

Um milhão de pessoas contra Porta dos Fundos

Em apenas uma semana, a petição online contra o filme "Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo", da produtora brasileira Porta dos Fundos, conseguiu mais de um milhão de assinaturas.
Floresta

COP25. Proteção da Amazónia crucial para economia

Um grupo de organizações ambientais e centros de investigação que atuam na Amazónia brasileira apresentaram propostas para "parar a desflorestação e aumentar a produtividade na agricultura".
Donald Trump

Greta muda descrição do Twitter e responde a Trump

Depois da reação ao insulto de Bolsonaro, Greta volta a mudar a descrição da sua conta do Twitter em resposta à reação de Trump à escolha da ativista para Personalidade do Ano pela Time.
Reino Unido

Boris Johnson com maioria. Veja aqui os resultados

Em atualização
As projeções no Reino Unido têm fama de acertar (quase) sempre. As destas eleições dão maioria absoluta aos Conservadores, com 368 deputados, e um dos piores resultados do Labour.
Comércio

Estados Unidos e China chegam a acordo

Os negociadores norte-americanos terão chegado a acordo com a China. Acordo está agora pendente da assinatura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
EDP Renováveis

Parques eólicos da EDPR financiados com 45 milhões

O Banco Europeu de Investimento financiou com 45 milhões de euros três parques eólicos da Eólica da Linha, integralmente detida pela EDP Renováveis, que contam ainda com o cofinanciamento do BPI.
Chile

Chile. Polícia admite responsabilidades em abusos

O chefe da polícia do Chile admitiu haver responsabilidade de agentes em casos de abuso durante a repressão dos protestos, adiantando que há 856 investigações em curso e serão aplicadas sanções.
Cimeiras

COP25. Carbono e perdas e danos sem consenso

Mercado de carbono e mecanismo de compensação por perdas e danos continuam sem consenso na cimeira do clima da ONU. A presidente da conferência quer consenso que ultrapasse "respostas burocráticas".
Ucrânia

Ucrânia. Detidos suspeitos de matar jornalista

Três anos depois da morte do crítico do Kremlin e das autoridades ucranianas, morto por uma bomba no centro de Kiev em 2016, o ministro do Interior anunciou a detenção de diversas pessoas suspeitas.
Chile

Chile. Encontrados restos mortais de passageiros

Os restos mortais encontrados na quarta-feira perto do local onde desapareceu o avião militar chileno pertencem aos 38 passageiros do voo, tendo sido descartada a existência de sobreviventes.
Atletismo

PR condecorou Dabó por "testemunho de humanidade"

O Presidente da República condecorou o atleta guineense Braima Dabó "pelo testemunho de humanidade". Dabó cruzou a meta com Jonathan Busby aos ombros.
Património da Humanidade

Caretos são Património Imaterial da Humanidade

A candidatura dos Caretos foi considerada "exemplar" pela UNESCO. Organismo das Nações Unidas tornou os mascarados do Carnaval de Macedo de Cavaleiros Património Imaterial da Humanidade.
Alterações Climáticas

Guterres: economia verde pode gerar novos empregos

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos governos para que sejam "imaginativos e inovadores", considerando que uma economia verde representaria uma "oportunidade de biliões de dólares".
Reino Unido

Reino Unido. O cão de Boris também foi às urnas

Se Boris Johnson levou o cão Dilyn até às urnas, Jeremy Corbyn não levou o El Gato consigo, mas foi surpreendido por Elmo, ou melhor, por uma mulher vestida de personagem da Rua Sésamo.
País

E se Rudolf Nureyev fizesse um espectáculo em 2020

Em comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, desafiamos o bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado, Carlos Pinillos a imaginar a carreira de Rudolph Nureyev se este tivesse vivo.
Rússia

Incêndio no único porta-aviões russo: 10 feridos

Estavam 400 membros da tripulação no navio. Pelo menos um trabalhador está desaparecido e dez pessoas ficaram feridas, estando sete nos cuidados intensivos dos hospitais.
Fome

África. Fome ameaça 11 milhões de pessoas

No sul de África as temperaturas estão a aumentar a mais do dobro do ritmo do aquecimento global. A seca que está a afetar esta zona ameaça a vida de mais de 11 milhões pessoas, diz Cruz Vermelha.
Arte

Jardineiro acha quadro de Klimt roubado há 23 anos

"Retrato de uma Senhora" desapareceu em 1997 e nunca mais foi visto. Agora, o quadro foi encontrado por um jardineiro, escondido numa reentrância da parede exterior da galeria de onde foi roubado.
Erupção Vulcânica

Whakaari. Operação arriscada para recuperar corpos

Apesar do risco de uma nova erupção, a polícia neozelandesa anunciou que esta sexta-feira vai empreender uma operação especial para recuperar os cadáveres dos oito turistas mortos na Ilha Branca.
Conversas à Quinta

NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos

As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
Alterações Climáticas

Trump: "Relaxa, Greta, relaxa"

Presidente norte-americano sugeriu que a jovem sueca aprendesse a controlar a sua raiva e a ir ver um filme antigo. Qualifica como ridícula escolha da ativista para Personalidade do Ano pela Time.
Política

Matteo Salvini investigado em Itália

Matteo Salvini está a ser investigado por possível uso abusivo de aviões e helicópteros da polícia e dos bombeiros. Apenas cinco pessoas podem utilizar estes transportes, "salvo casos excecionais".
Futebol

"O Qatar deu-me tudo". Xavi, príncipe das Arábias

Em setembro disse que o sistema do Qatar "funciona melhor" do que o espanhol. Agora diz que o Qatar lhe "deu tudo". Como Xavi se tornou o novo príncipe das Arábias: e as críticas que isso lhe traz.
Tech Auto

União Europeia investe 3,2 mil milhões em baterias

Consciente que os automóveis eléctricos são o futuro e que a Europa depende demasiado desta indústria para descurar as baterias, a UE decidiu aprovar ajudas de 3,2 mil milhões para novos acumuladores.
Boris Johnson

Nem o Brexit trava Boris no coração financeiro /premium

É uma ilha conservadora na Londres trabalhista. Na City, os Lib-Dems estão à espreita. Mas entre o Brexit ou Corbyn, até empresários e analistas financeiros "remainers" preferem sair da UE.
Espanha

Postal de Natal do Vox causa polémica

Postal de Natal da delegação de Cádiz, com três reis magos brancos, está a insurgir espanhóis. Responsáveis do partido de extrema-direita garantem que era só um esboço e acusam: "Alguém o divulgou."
Crise dos Refugiados

Portugal vai acolher jovens marroquinos 

Portugal vai acolher o grupo de jovens marroquinos que desembarcou numa praia do Algarve. A diretora nacional do SEF já tinha garantido que Portugal estava disponível para receber os oito migrantes.
Nazismo

Ativista neonazi de 91 anos não será libertada

Tribunal alemão negou a libertação antecipada da ativista e escritora neonazi Ursula Haverbeck que negou repetidamente o Holocausto. Na Alemanha, este crime é punido com pena de prisão até cinco anos.
José Sócrates

Sócrates defende Lula da Silva 

José Sócrates defendeu novamente Lula da Silva. "Há um ciúme profundo da elite brasileira contra o Lula", diz o antigo primeiro-ministro, criticando a alegada perseguição judicial contra o político.
Estados Unidos da América

Conselheiro de Trump volta a usar perito fictício 

Peter Navarro, conhecido pela sua hostilidade para com a China, divulgou uma nota escrita por “Ron Vara”, um perito fictício, que citou em vários dos seus livros, situação desmascarada em outubro.
Macau

Macau vai continuar imune a protestos em Hong Kong

O analista da consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que os protestos em Hong Kong não vão influenciar Macau. Nick Marro diz que "a dinâmica política nos territórios é muito diferente".
Economia

The Economist prevê recessão em Macau

A economia de Macau previu esta quinta-feira à Lusa que o território enfrenta uma recessão neste e no próximo ano. Quem o diz é Nick Marro, analista económico da revista britânica The Economist.
Reino Unido

Em direto/ Boris com quase o dobro dos deputados do Labour

Projeções dão 368 deputados ao Partido Conservador, apenas 191 ao Labour, 13 ao Lib Dem e 55 aos escoceses do SNP. Resultados oficiais finais só deverão ser conhecidos durante a madrugada.
Cimeiras

Ataque Níger. Macron adia cimeira com países Sahel

O Presidente francês decidiu adiar para o início de 2020 a cimeira com cinco países do Sahel, na sequência do ataque jihadista de terça-feira no Níger, em pelo menos 71 soldados nigerinos morreram.
Alterações Climáticas

Ministro quer oceanos com "relevância merecida"

Para o ministro do Mar, as resoluções da cimeira do clima da ONU devem dar "a relevância merecida" aos oceanos, que devem ser vistos "como também uma valia que está ameaçada".
Macau

Macau. Embaixador elogia "um país, dois sistemas"

Para o embaixador da China em Portugal, os últimos 20 anos, ou seja, desde o retorno de Macau "à pátria mãe", foram "um período de práticas bem sucedidas do princípio 'um país, dois sistemas'".
Israel

Israel: terceiro ato eleitoral consecutivo

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político. Netanyahu e Gantz voltaram a acusar-se mutuamente pelo bloqueio político que vivem desde abril.
Prémios e Galardões

Scarlett Johansson com duas nomeações para prémios

Scarlett Johansson está nomeada para os prémios do Sindicato de Atores dos Estados Unidos, que vão ser entregues no dia 19 de janeiro, com os filmes "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood"
Reino Unido

Corbyn, o entrista /premium

Que Corbyn se arrisque a ganhar as eleições, ou sequer a impedir Boris de obter a maioria absoluta, é uma das maiores ameaças que se colocou nos últimos anos à paz dos povos e ao bem-estar mundial.
Donald Trump

O segredo da base de Trump (e outras manias)

Uma investigação do Washington Post descobriu que há trabalhadores ilegais nos empreendimentos de Trump. Mas foi também aí que se descobriram muitas manias do presidente dos EUA — incluindo a base.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro faz exames a "possível cancro de pele"

O Presidente brasileiro retirou um sinal junto à orelha, que vai agora ser analisado. "Tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, a possibilidade de cancro existe", explicou aos jornalistas.
Crimes Sexuais

#MeToo. Weinstein chega a pré-acordo com vítimas

Advogados terão chegado a acordo no caso que deu origem ao #MeToo. A empresa de Weinstein terá de pagar 25 milhões, mas o ex-produtor não pagará nada a título individual nem terá de admitir má conduta
Cabo Verde

Morna. Marcelo felicita Cabo Verde

"Finalmente, a morna foi considerada património imaterial da humanidade", afirmou o chefe de Estado, congratulando Cabo Verde pelo reconhecimento, numa mensagem em vídeo.
Rússia

Rússia pode organizar Jogos próprios

122
Depois de o país ter sido foi excluído das competições internacionais por quatro anos, por causa de um esquema de doping, o presidente do parlamento russo diz que a Rússia pode ter Jogos próprios.
General Motors

Emprestam 40 milhões a quem comprar fábrica

Os americanos da General Motors querem livrar-se de uma fábrica que possuem no Ohio e estão na disposição de emprestar 40 milhões de dólares a quem a comprar. Todos ganham com esta operação.
Reino Unido

No bairro de Corbyn, onde o Labour joga em casa /premium

O líder dos trabalhistas é eleito por Islington North, onde vive, desde 1983. Na barbearia onde corta o cabelo tem apoiantes. Nas ruas também. Mas isso não significa que vença esta eleição.
Espanha

Rei de Espanha indica Pedro Sánchez

O rei Felipe VI encarregou o líder socialista de formar Governo e submeter-se à investidura no parlamento espanhol. Sánchez aceitou a indicação e vai começar uma ronda de reuniões com a oposição.
BCE

BCE sem objeções à nomeação de Schnabel

O Banco Central Europeu afirmou não ter objeções à nomeação de Isabel Schnabel, com "reconhecida reputação e experiência profissional em questões monetárias ou bancárias", para a comissão executiva.
Donald Trump

"Julgamento" de Trump será prioridade no Senado

Caso o impeachment seja aprovado na Câmara de Representantes, o "julgamento" de Donald Trump será a prioridade do Senado em 2020. Acusações são debatidas pelo Comité Judiciário esta quarta-feira.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 16

Duas vítimas internadas não resistiram aos ferimentos. O vulcão Whakaari na Nova Zelândia voltou a libertar lama e vapor e para as próximas 24 horas há um risco de 40 a 60% de haver uma nova erupção.
Ambiente

Primeiro avião comercial elétrico fez voo de teste

158
"É o início da era da aviação elétrica". Primeiro hidroavião comercial com motor 100% elétrico, com capacidade para seis passageiros, fez um voo teste de 15 minutos no Canadá.
Celebridades

Castelo Branco detido por tentar roubar perfume

6141
Suspeito de tentar roubar um perfume no aeroporto de Lisboa, José Castelo Branco foi detido pela PSP. "Não houve diligências", disse a sua advogada à saída do tribunal.
Irão

EUA impõem novas sanções económicas contra o Irão

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções económicas contra o Irão no setor dos transportes como "um sinal para o mundo" da sua "campanha de pressão máxima" contra Teerão.
Património da Humanidade

A morna é Património Imaterial da Humanidade

7673
O Comité Intergovernamental fechou o processo da UNESCO, elevando a música maior de Cabo Verde a Património. Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador sobre a música de B.Leza, Bana e Cesária.
Património da Humanidade

"Ouve só um bocadinho e percebes a alma da morna"

A morna, música maior de Cabo Verde, é Património Imaterial da Humanidade. A poesia crioula de Bana, Cesária e B.Leza é saudade de um país de ilhéus.
Estados Unidos da América

Empresa dá bónus de 10 milhões a funcionários

1469
Empresa norte-americana de imobiliário aproveitou a festa anual para dar um envelope com um bónus a cada um dos 198 funcionários. Ao todo: 10 milhões de dólares de prenda de Natal.
Saúde

Dinheiro impede portugueses de irem ao médico

Portugal está em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão ao médico por falta de meios financeiros. No outro extremo da tabela estão a República Checa e a Finlândia (0,0%).
Alterações Climáticas

Guterres. COP25 ainda pode "ser muito relevante"

António Guterres, defendeu que ainda há "tempo para que a COP25 seja muito relevante". "A tradição das COP é que as decisões se tomam no final", acrescentou também o secretário-geral da ONU.
Dinamarca

Dinamarca. Detidos suspeitos de preparar ataque 

A polícia da Dinamarca deteve várias pessoas com base em suspeitas de preparativos "para ataques terroristas com motivação islâmica", numa "ação policial abrangente e coordenada" em todo o país.
Estado Islâmico

Escravas sexuais confrontam violadores na TV

É um dos programas mais vistos da televisão iraquiana. "Olha para mim. Porque me fizeste isto? Tinha 14 anos quando me violaste". Escravas sexuais confrontam jihadistas presos do EI que as violaram.
Vendas

Vendas de carros eléctricos. Alemanha bate Noruega

A Alemanha deverá fechar 2019 como o maior mercado europeu de veículos 100% eléctricos. Será a primeira vez que o coração da indústria automóvel na Europa supera a Noruega, líder de vendas desde 2010.
Alterações Climáticas

Legislação climática será apresentada em março

A Comissão Europeia tenciona apresentar legislação climática que conduza ao objetivo da neutralidade carbónica. "Não esqueçamos nunca qual será o custo que a inação acarretará", disse Von der Leyen.
Greve

Sindicatos franceses apelam a reforço da greve

O governo de Emmanuel Macron perdeu o apoio do principal sindicato que apoiava a reforma do sistema de pensões em França. "Ultrapassou-se uma linha vermelha", disse Laurent Berger, líder sindicalista.
Índia

Índia. Elefantes atropelados por comboio

179
Acidente deu-se na madrugada desta quarta-feira. Trabalhadores florestais já pediram que os comboios parem de circular à noite para evitar mais mortes. Nos últimos 5 anos morreram assim 26 elefantes.
França

França. Governo suaviza reforma das pensões

O primeiro-ministro francês anunciou que novo sistema universal de pensões vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e garantiu que a idade da reforma se vai manter nos 62 anos.
Banca

Europa. Moody's revê em baixa para "negativa"

A agência de notação financeira Moody's reviu em baixa, de '"estável" para "negativa", a perspetiva de evolução do sistema bancário europeu. Em causa está o enfraquecimento do crescimento económico.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Nova Zelândia

Piloto relata cenário de horror no vulcão

351
"As pessoas estavam cobertas de cinza e pó. Quando tentávamos pegar nelas a pele ficava-nos nas mãos." O relato de Mark Law, o piloto que esqueceu a sua segurança e salvou 12 pessoas.
Crise dos Refugiados

Oito migrantes detidos após desembarque no Algarve

561
Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de chegarem à praia numa embarcação velha de madeira em Monte Gordo.
Ambiente

COP25. Ministro quer tudo menos mau acordo

Ministro do Ambiente diz que todos os créditos de emissões que existem desde a entrada em vigor do Protocolo de Quioto e que não se podem controlar, têm que desaparecer.
Incêndios

Austrália. Milhares contra aquecimento global

Cerca de 20 mil pessoas concentraram-se em Sidney para pedirem ao governo australiano medidas urgentes contra as alterações climáticas. A cidade encontra-se há várias semanas debaixo de fumos tóxicos.
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
Cultura

Festival Fringe: arte nas ruas e bairros de Macau

O festival Fringe vai levar arte às ruas e bairros de Macau no início de 2020. Artistas de territórios e países como Espanha, Canadá, Reino Unido, Hong Kong, Taiwan e de Macau participam no festival.
Israel

Israel: caminho aberto para novas eleições

Os deputados israelitas aprovaram um projeto-lei que abre caminho a novas eleições. Caso não haja acordo, sufrágio será a 2 de março de 2020. Este é o terceiro ato eleitoral em menos de um ano.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz um morto e 60 feridos

Um carro armadilhado explodiu perto da maior base militar dos Estados Unidos no Afeganistão. Uma mulher morreu e há 60 feridos. Tropas norte-americanas não sofreram qualquer baixa.
Petrolíferas

Aramco estreia-se em bolsa com subida de 10%

A petrolífera saudita Aramco, a maior do mundo, estreou-se no mercado de valores. O valor das ações subiu, fazendo da empresa a mais cara do mundo, situando-se nos 1,66 biliões de euros, na bolsa.
Caso Lava Jato

Brasil. Lula da Silva promete regressar às ruas

O antigo Presidente do Brasil vai regressar às ruas para se opor ao atual executivo e provar a sua inocência. Lula foi condenado duas vezes por corrupção e libertado depois de 580 dias na prisão.
Desastres Naturais

Vulcão. Nova Zelândia encomendou 120 m2 de pele 

207
Cirurgiões neo-zelandeses estimam que só nos próximos dias sejam necessárias mais de 500 horas de cirurgias às vítimas de queimaduras causadas pelo vulcão. Algumas têm 95% do corpo afetado.
Brasil

Brasil quer mapear genoma de 15 mil pessoas

"DNA do Brasil", pretende mapear o genoma de 15 mil pessoas, dos 35 a 74 anos de idade, e tornar-se no maior levantamento do género já realizado no país. A ideia é prevenir doenças.
Brexit

Boris com maioria absoluta na última sondagem

Os Conservadores deverão eleger a maioria dos deputados nas eleições desta quinta-feira. Mas a margem é pequena e não está afastado o risco de um parlamento dividido que atrase o processo do Brexit.
Macau

Macau: nomeados membros do Conselho Executivo

O chefe do Executivo eleito de Macau deu a conhecer os 11 membros do Conselho Executivo, que mantém três dos elementos anteriores.
Parlamento Europeu

Von der Leyen apresenta pacto ecológico 

Parlamento Europeu reúne-se extraordinariamente para apreciar o plano de combate às alterações climáticas que tem como objetivo chegar neutralidade carbónica na União Europeia em 2050.
Macau

Avaria marca primeiro dia do metro de Macau

Uma avaria marcou o primeiro dia do metro ligeiro de Macau. Pouco tempo depois de partir, soou um alarme na composição com duas carruagens, travando subitamente e obrigando à retirada de passageiros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Voos com desconto de 40% para alguns

Idosos, estudantes e famílias numerosas poderão agora viajar com pelo menos 40% de desconto. Companhias aéreas que operam ligações domésticas em Cabo Verde estão obrigadas a reservar 10% dos lugares.
TAP

TAP na China deverá acontecer "a médio prazo"

"É uma convicção que é muito minha", confessou o presidente do Conselho de Administração da TAP, que afirma que "num médio prazo a TAP vai voar para a Ásia, vai voar para a China".
Rio de Janeiro

Tribunal liberta ex-governador do Rio de Janeiro

O ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão foi libertado pelo Tribunal de Justiça do Brasil, substituindo a sua prisão preventiva por medidas cautelares alternativas.
Doping

Kremlin ainda não domina tudo /premium

119
Pelo menos no caso do campo do doping, pode-se afirmar que não é o chamado Ocidente que tenta isolar a Rússia, mas ela isola-se com uma política que não olha a meios para atingir os fins.
Reino Unido

A tour de Boris pela "muralha vermelha" do Norte /premium

Em Sunderland, bastião trabalhista, o PM foi recebido com gritos de "mentiroso" e cometeu a sua maior gaffe. Mas, dentro da fábrica que visitou, há quem tenha gostado do que ouviu: "Agora voto nele".
Surf

Surf. Kikas vai disputar ronda de eliminação

O surfista português ficou em terceiro lugar na ronda inaugural do Billabong Pipe Masters, no Havai, com 2,6 pontos nas suas duas melhores rondas. "Kikas" tem agora de disputar a ronda de eliminação.
Ryanair

Ryanair desiste de fechar base de Girona

158
A companhia aérea Ryanair já não vai encerrar a base espanhola de Girona. Em contrapartida, os empregados tiveram de assinar um novo contrato, segundo o qual "seriam pagos apenas nove e não 12 meses".
França

França. Protestos prosseguem, pelo sexto dia

Esta terça-feira foi o sexto dia consecutivo de greve geral em França, com centenas de milhares de pessoas a voltar a protestar nas ruas, voltando a afetar vários setores de atividade em França.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição vai propor aumento salarial

O maior partido da oposição em Cabo Verde vai propor um aumento salarial na função pública de 2,5%. Segundo o líder parlamentar, a proposta está em linha com a inflacão acumulada.
Argentina

Novo Presidente argentino quer "agenda" com Brasil

O Presidente da Argentina pediu a construção de "uma agenda ambiciosa, inovadora e criativa", que esteja "para além de qualquer diferença pessoal daqueles que governam a conjuntura".
Indígenas

Bolsonaro chama "pirralha" a Greta

437
O Presidente brasileiro questionou a cobertura jornalística dada a Thunberg e chamou "pirralha" à ativista, após esta ter mostrado preocupação em relação ao assassinato de líderes nativos no Brasil.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Lisboa. Agentes pedem final de obras

Vários agentes do setor do Turismo, do setor imobiliário e da hotelaria alertaram para a importância de serem terminadas as obras no aeroporto da capital, "um pilar fundamental" para o turismo.
Holanda

Menino de 9 anos quase a licenciar-se desiste  

351
Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, após a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. Os pais discordaram e Laurent desistiu.
Tiroteio

EUA. Pelo menos seis mortos em tiroteio

137
Tiroteio durou mais de uma hora — é possível ouvir o som dos tiros em vídeos publicados entretanto. Os dois suspeitos morreram. Mais de dez escolas foram fechadas.
Boris Johnson

Boris admite risco de falhar maioria absoluta

As sondagens têm indicado uma vantagem do Partido Conservador suficiente para garantir uma maioria absoluta, mas Boris Johnson admite a possibilidade de as eleições resultarem num parlamento divido.
Angola

FMI: governo é responsável por reformas em Angola

O representante do FMI reconheceu que muitas das reformas "não são medidas fáceis, são para a economia e para a população", mas que "são reformas do governo angolano, não são medidas do FMI".
Austrália

Austrália. Fogos causam devastação sem precedentes

297
Desde que os fogos começaram, em setembro, seis pessoas e mais de dois mil coalas morreram e cerca de dois milhões de hectares foram queimados. A qualidade do ar em Sydney atingiu um nível perigoso.
Alterações Climáticas

COP25: Brasil quer 50% de energias renováveis

"As renováveis já têm [um] papel importante no Brasil", afirmou o ministro de Minas e Energia do Brasil, que espera que todas as fontes renováveis representem 50% da matriz do país em 2050.
Alterações Climáticas

Portugal. Gás e petróleo fora das opções até 2050

O ministro do Ambiente garantiu que Portugal não terá novas explorações de gás ou petróleo e afirmou esperar que "todos os países membros se comprometam com a neutralidade carbónica em 2050".
Jogos Olímpicos

Tóquio 2020: Guiné-Bissau em três modalidades

A Guiné-Bissau espera participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas modalidades de judo, luta e atletismo. Só se falharem a qualificação direta é que o país admite participar através de convites.
Finlândia

Finlândia. Aprovada nomeação de Sanna Marin

A nova primeira-ministra finlandesa, a mais jovem do mundo, será investida durante a tarde desta terça-feira juntamente com os 18 ministros que integram o novo executivo, pelo Presidente da Finlândia.
Boris Johnson

Boris Johnson recria cena do filme O Amor Acontece

O primeiro-ministro britânico recriou em vídeo uma das cenas mais icónicas da comédia romântica de Natal "O Amor Acontece". Em vez de fazer uma declaração de amor, Boris Johnson pediu votos.
Argélia

Dois primeiros-ministros condenados por corrupção

Dois antigos primeiros-ministros argelinos, Ahmed Ouyahia e Abdelmalek Sellal, foram condenados 15 e 12 anos de prisão, respetivamente. Os réus foram julgados por favorecimento na indústria automóvel.
Tecnologia

Fim de "roaming": uso de dados móveis decuplicou 

O uso de dados móveis em "roaming" na União Europeia (UE) decuplicou no primeiro semestre de 2019 face a 2017, ano em que as taxas adicionais foram abolidas nos Estdos-membros e em três outros países.
Myanmar

Rohingya. Aung San Suu Kyi já está em Haia

A líder do governo de Myanmar chegou esta terça-feira ao Tribunal Internacional de Justiça, para três dias de audiências sobre o genocídio da minoria rohingya, mas só deverá testemunhar amanhã.
Abusos na Igreja

Timor. Padre suspeito de abuso sexual de crianças

O Tribunal de Díli ordenou a prisão preventiva de um ex-padre norte-americano acusado de abusos sexuais. O ex-padre acabou afastado de funções religiosas depois de ter admitido cometer os crimes.
Macau

Metro de Macau custou 1,14 mil milhões de euros

O primeiro metro ligeiro de Macau custou um total de 10,2 mil milhões de patacas (1,14 mil milhões de euros). As autoridades esperam que o metro ligeiro transporte cerca de 20 mil passageiros por dia.
Comércio

Argélia: Exportações de Portugal descem 16,6% 

As exportações de Portugal para a Argélia desceram 16,6% até setembro, para 173 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 12,7%. Em 2018 a Argélia era o 26.º cliente e fornecedor de Lisboa.
Tiroteio

Ataque armado provoca um morto em Moçambique

Um novo ataque armado a um autocarro no Centro de Moçambique fez um morto e um ferido na noite de segunda-feira. Com este incidente sobe para 11 o total de vítimas mortais em Moçambique desde agosto.
Filipinas

Governo não estende lei marcial a zona de conflito

Mindanao, no sul das Filipinas, tem sido palco de conflitos entre o Governo e grupos extremistas, mas lei marcial não será estendida à região. A decisão foi motivada pelo enfraquecimento da rebelião.
Presidente Trump

Democratas apresentam 2 artigos de impeachment

Os artigos acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. Comité Judiciário da Câmara de Representantes esteve reunido na segunda-feira.
Austrália

Incêndios. Sydney com qualidade do ar perigosa

240
A qualidade do ar em Sydney atingiu um nível perigoso, devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais. Os fogos já causaram seis mortos e destruíram várias centenas de casas.
Hong Kong

Hong Kong: professores detidos sob investigação

O Executivo de Hong Kong vai investigar o caso dos professores detidos durante protestos. "A minha primeira prioridade agora é restaurar a lei e a ordem em Hong Kong", diz Lam, líder da região.
China

Peste suína sobe inflação na China

A inflação na China cresceu impulsionada por um surto de crise suína que se alastrou por todo o país. A carne de porco é a fonte de proteína mais consumida na China (55 milhões de toneladas por ano).
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Autoridades apontam para 13 mortos

127
Um dia após erupção, autoridades garantem: não há sobreviventes na White Island e um dos 31 feridos foi entretanto dado como morto. Nacionalidades das 47 pessoas na ilha foram entretanto divulgadas.
Espanha

Rei espanhol recebe partidos antes de propor PM

O Rei de Espanha vai receber os líderes de partidos com assento parlamentar antes de propor primeiro-ministro. Pedro Sánchez, do PSOE, deverá continuar em funções como chefe de governo.
República Checa

República Checa. Tiroteio faz seis mortos

127
O incidente aconteceu durante a manhã no Hospital Universitário de Ostrava. O atacante, que estava em fuga num Renault Laguna cinzento, suicidou-se quando foi interceptado pela polícia.
Timor-Leste

Max Stahl: jornalista terá nacionalidade timorense

Será atribuída nacionalidade timorense ao jornalista britânico Max Stahl. Stahl documentou e expôs o massacre de Santa Cruz ganhando "o direito a ser cidadão timorense", disse o Presidente do país.
Jogos Olímpicos

Putin: exclusão da Rússia tem "motivação política"

O país foi excluído dos Jogos Olímpicos e de competições mundiais, devido a um sistema de dopagem realizado com apoio estatal. Presidente Russo contesta a decisão tomada por unanimidade.
Acidentes e Desastres

Avião com 38 pessoas desaparecido no Chile

249
O C-130 Hércules partiu de Punta Arenas rumo à base chilena na Antártida. Perdeu o contacto por rádio. No avião seguiam 38 pessoas. Força Aérea confirma acidente. Buscas em curso.
Alterações Climáticas

O outro perigo das alterações climáticas /premium

375
As alterações climáticas não são apenas uma ameaça à vida no planeta. São também, pelo tipo de campanha que inspiram e pelas causas nefastas a que dão abrigo, uma ameaça aos regimes democráticos.
Óscares

Filme brasileiro na corrida aos Óscares censurado

A exibição do filme estava prevista para a próxima quinta-feira, num evento de capacitação anual dos colaboradores. A secretaria informou que o evento não podia ser realizado devido a falhas técnicas.
Moçambique

Moçambique. Situação está controlada após chuvas

Após as chuvas intensas da semana passada, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique afirma ter a "situação controlada" na província de Sofala. Cinco mil pessoas ficaram vulneráveis.
Argentina

Brasil pode ficar de fora da posse do PR argentino

O Presidente do Brasil afirmou que o envio de um representante à cerimónia da posse do novo Presidente da Argentina dependerá do resultado da análise à lista de autoridades convidadas.
Quénia

Quénia. Assassinados dez rinocerontes brancos

2658
Caçadores furtivos atacaram a reserva de Lewa, em Neru, matando dez rinocerontes brancos. Conseguiram escapar com os cornos dos animais antes de os guardas terem chegado ao local.
Guerra

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo

131
Reunidos em Paris com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo e querer trocar prisioneiros de guerra.
Reino Unido

Boris recusa ver fotografia de criança doente

122
O primeiro-ministro recusou ver a fotografia de um rapaz de 4 anos obrigado a dormir no chão de um hospital. Oposição critica-o, mas a mãe da criança não quer utilização política do caso do filho.
Alterações Climáticas

ONU. Acordo de Paris deve incluir direitos humanos

136
A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos defendeu que o Acordo de Paris deveria "incluir a proteção básica dos direitos humanos", que considera essencial para combater a emergência climática.
Angola

Cabinda espera manifestações pacíficas

O secretário-geral do Movimento Independentista de Cabinda garante que a tranquilidade das manifestações de terça-feira irá depender "do comportamento animalesco do governo angolano".
Elétricos

China troca subsídios aos eléctricos por quotas

O maior mercado para carros eléctricos mudou novamente de estratégia. Agora, em vez de apenas incentivos, passa a impor também quotas aos fabricantes, obrigando-os a vender versões amigas do ambiente.
Líbano

Crise no Líbano vai ser discutida em Paris 

A crise política que afeta o Líbano vai ser o tema central da "reunião de trabalho" internacional, que tem como objetivo "apelar a uma rápida formação de um governo eficaz e credível".
Sata

SATA avisa: reestruturação da empresa "vai doer"

O novo presidente do Conselho de Administração da SATA indigitado apontou que são necessárias "medidas estruturais marcantes que, além de doer, vão demorar tempo", sem esclarecer a quem se referia.
Reino Unido

Escócia. Onde a divisão política chega ao futebol /premium

Celtic-Rangers é uma das maiores rivalidades do futebol, mas traduz também uma profunda divisão política. Em Glasgow, as eleições de quinta-feira não são só Brexit. São, sobretudo, independência.
Argentina

Embaixador mexicano apanhado a roubar livro

863
O embaixador do México na Argentina foi apanhado a roubar um livro na livraria mais famosa de Buenos Aires. O livro custava nove euros. Caso seja acusado, o diplomata deverá ser afastado do cargo.
Presidente Trump

Goldman vs. Castor: advogados depõem no Congresso

Em mais um passo do impeachment contra Trump, os advogados contratados pelos dois partidos falaram no Congresso. Mantiveram posições -- tal como Trump, que insiste em denunciar "caça às bruxas".
Angola

Angola. 10 províncias estão sem energia elétrica

Dez províncias de Angola estão desde as 15h44 sem energia, devido a "um corte geral", confirmou o Ministério da Energia e Águas, não havendo ainda uma previsão em relação ao tempo de reparação.
Cimeiras

Portugal quer acolher cimeira UE-África em 2021

Portugal está disponível para acolher a cimeira entre União Europeia e União Africana, que deveria acontecer no final de 2020, no arranque da próxima presidência portuguesa do Conselho da UE, em 2021.
Fenprof

Fenprof queixa-se a Bruxelas por causa do amianto

105
A Fenprof vai apresentar queixa aos tribunais portugueses e à comissão europeia porque o Governo não lhe forneceu "listas atualizadas de escolas com amianto".
Jorge Jesus

Jorge Jesus eleito melhor treinador do Brasileirão

Após a conquista da Taça dos Libertadores pela equipa Flamengo, a segunda da história do clube, o técnico português Jorge Jesus venceu o prémio "Bola de Prata" da ESPN Brasil para melhor treinador.
Corrupção

Moçambique. PM alerta para efeitos da corrupção

O primeiro-ministro moçambicano afirmou que "a corrupção põe em causa a credibilidade dos governos" e abre espaço para a instabilidade económica, abalando a "integridade" e os "valores morais".
Presidente Trump

Amazon apresenta queixa contra Trump em concurso

A empresa aponta para os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Trump contra Jeff Bezos e diz que aquela "pressão" levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.
Vulcões

As imagens da erupção do vulcão na Nova Zelândia

Pelo menos 5 pessoas morreram, 10 estão desaparecidos e 23 foram retiradas da ilha atingida. As operações de resgate prosseguem, mas as condições perigosas estão a dificultar as operações.
África

África. 14 milhões precisam de ajuda alimentar

Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar no próximo verão. Situação prende-se, principalmente, com deslocações provocadas por insegurança.
Agricultura

Governo prorroga apoios agroambientais

O Ministério da Agricultura alongou o apoio a compromissos agroambientais previstos até ao final de 2019. Agricultores poderão solicitar a "prorrogação de uma medida/operação por beneficiário".
União Europeia

UE investe em inovação em baterias de lítio

A Comissão Europeia aprovou um financiamento de 3,2 mil milhões de euros para um projeto que torna baterias de lítio mais duráveis e amigas do ambiente, esperando a captação de investimento privado.
Comissão Europeia

Como se fazem campeões europeus

Elogios a Trump, críticas a Greta, campeões europeus que não são de futebol, o Quarteto da Normandia. Mistérios de uma conversa sobre a Europa e a NATO.
FED

Morreu Paul Volcker, antigo presidente da Fed

O economista que lutou contra a inflação nas décadas de 70 e 80 morreu aos 92 anos. Esteve ainda ligado à resposta que os EUA deram à última crise financeira.
Donald Trump

Trump avisa Kim Jong-un de que pode perder tudo

Presidente dos EUA lembra líder norte-coreano do acordo para a desnuclearização firmado em 2018, um dia depois de ter sido noticiado mais um teste nuclear em Sohae.
Vulcões

Whakaari, o "vulcão dramático" que já tinha matado

154
Há 100 anos matou os mineiros que exploravam enxofre na ilha. Esta segunda-feira, apanhou turistas em busca do "imprevisível". Mas Whakaari, com 150 mil anos, já ameaça entrar em erupção há 2 meses.
Alterações Climáticas

Greta em Madrid para "deixar os outros falar"

709
Greta Thunberg, tão aguardada na cimeira do clima em Madrid, fez um discurso muito rápido em que delegou a palavra a outros alegando que as sua histórias já foram "contadas vezes e vezes sem conta".
Nações Unidas

Quatro PALOP pioram desenvolvimento humano

Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial pioraram as suas classificações no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Portugal manteve-se na posição 40 deste ranking de 189 países.
Hong Kong

Hong Kong: mais de seis mil detenções em meio ano 

Há seis meses que Hong Kong é palco de manifestações. Durante este período, a polícia fez mais de 6 mil detenções e disparou milhares de granadas de gás lacrimogéneo na região administrativa chinesa.
Património da Humanidade

Morna poderá ser Património da Humanidade

A morna, cantiga crioula que surgiu há 200 anos espera ser classificada Património da Humanidade. A canção conheceu o seu maior expoente com Cesária Verde.
Jair Bolsonaro

Presidente do Brasil visita Cabo Verde em 2020

O ministro das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, visita Cabo Verde em 2020. Ernesto Araújo descreveu as relações entre os países como "excelentes".
Hong Kong

Manifestações em Hong Kong dão força a Taiwan

106
Santana Carlos, embaixador de Portugal na República Popular da China entre 2002 e 2006, considera que as manifestações em Hong Kong estão a dar força a Taiwan e que a China enfrenta um problema real.
Jogos Olímpicos

Rússia banida dos Jogos Olímpicos por doping

256
A Agência Antidoping proibiu a Rússia de participar em eventos desportivos globais durante 4 anos. País não será representado nos Jogos Olímpicos nem no Mundial. Mas os atletas poderão participar.
Sporting

"Não ganhem no domingo que vão ver", ouviu Max

294
Maximiano, Wendel e Mathieu foram os primeiros atletas a falar por videoconferência no julgamento de Alcochete. Explicaram terror no balneário, reunião com Bruno de Carvalho mas deixaram mais pistas.
Sismo

Sismo com magnitude 4,5 atinge centro da Itália

O tremor de terra ocorreu às 04:37, horário local e o epicentro foi localizado a cerca de 25 quilómetros ao norte de Florença, a uma profundidade de nove quilómetros. Não houve vítimas.
Estados Unidos da América

EUA: domínio na venda global de armas

138
Os EUA aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, indica relatório do Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo. As vendas totalizaram 222,3 mil milhões de euros.
China

Governo chinês: muçulmanos detidos "vivem felizes"

Segundo o regime chinês, minorias de origem muçulmana saem "formadas" e "vivem felizes" dos "centros de treino vocacional". Antigos detidos dos centros dizem ter sido obrigados a renunciar ao Islão.
Vhils

Mural de Cesária feito por Vhils é um sucesso

5422
Um mural do rosto de Cesária Évora construído pelo artista português Vhils tornou-se uma atração do Mindelo. Évora é considerada a cantora cabo-verdiana com maior reconhecimento a nível internacional.
Timor-Leste

Timor-Leste. Tolerância zero contra a corrupção

962
O Presidente da República timorense defendeu "tolerância zero" no combate ao flagelo da corrupção, na segunda-feira. Timor-Leste continua sem ter uma lei anticorrupção aprovada no Parlamento Nacional.
Miss Universo

Miss Universo 2019 é sul-africana e tem 26 anos

445
Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu no domingo a competição Miss Universo 2019. Zozibini, de 26 anos, conquistou o público e o júri com as suas convicções contra o racismo e contra o machismo.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia. Presidentes reúnem-se em Paris

O Presidente ucraniano e o Presidente russo reúnem-se esta segunda-feira pela primeira vez. O encontro será mediado pela França e pela Alemanha e visa encontrar uma solução para o conflito ucraniano.
Nova Zelândia

Turistas atingidos por vulcão. Há 5 mortos 

122
Pelo menos 5 pessoas morreram e oito continuam desaparecidas na Ilha Branca após a erupção do vulcão mais ativo da Nova Zelândia. Maior parte das vítimas será turistas de cruzeiro.
Incêndios

Austrália. Fogos mataram dois mil coalas

1823
Os incêndios florestais que deflagram no leste da Austrália, desde o início de novembro, provocaram a morte de mais de 2 mil coalas. É estimado que 24% do habitat natural deles tenha sido perdido.
NATO

NATO aos 70: ‘Nunca nos renderemos!’ /premium

O reforço da NATO é hoje ainda mais crucial do que foi no passado — como sublinhou certeiramente a Chanceler alemã, Angela Merkel.
A página está a demorar muito tempo.