Mundo

França

França quer garantir aliança Renault-Nissan

O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou esta segunda-feira que o Estado francês quer garantir a estabilidade da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e que será "extremamente vigilante".
Califórnia

Número de desaparecidos baixa para menos de mil

Segundo o gabinete do responsável do condado, o número de pessoas desaparecidas no final de domingo era de 993, menos 283 pessoas do que as 1.276 que tinham sido reportadas no sábado.
Qatar

Qatar. Damien Hirst deu à luz esculturas polémicas

Em 2013, Damien Hirst inaugurava um trabalho sobre as diversas fases da gravidez. Durante vários anos, as obras foram escondidas e há duas versões: obras no hospital do Qatar e as críticas à "nudez".
Greve

Greve dos médicos angolanos com grande adesão

Médicos angolanos iniciaram esta segunda-feira uma greve de três dias, para exigir melhorias salariais e nas condições de trabalho, com um nível de adesão "muito alto".
Armas De Fogo

Alemanha trava venda de armas à Arábia Saudita

Há um mês, a Alemanha tinha anunciado que não aprovaria novas exportações de armas para a Arábia Saudita, adiantando que seria feita uma reavaliação dos contratos já aprovados.
Futebol

Paul Gascoigne acusado de assédio sexual 

O ex-futebolista Paul Gascoigne, de 51 anos, terá tentado tocar de forma imprópria numa mulher, durante uma viagem de comboio entre York e Durham, a 20 de agosto. O julgamento começa a 11 de dezembro.
UEFA

Mundial2030. Espanha propõe Portugal a Marrocos

De visita a Rabat, primeiro-ministro de Espanha formalizou junto das autoridades marroquinas o interesse em juntar Marrocos aos dois países ibéricos. Segundo o El País, a ideia colhe "interesse".
Califórnia

Trump falou de fogos e os finlandeses reagiram

De visita à California, onde o fogo já matou quase 80 pessoas, o presidente dos EUA recordou uma conversa com o presidente da Finlândia. Trump falou de ancinhos como solução nacional contra o fogo.
Crianças

UNICEF lança primeiro Youth Talk em Portugal

Na primeira UNICEF Youth Talk, três jovens de 17 e 18 anos vão refletir sobre o papel da justiça na promoção e defesa dos direitos da criança. Encontro conta com a participação da ministra da Justiça.
Futebol

O patinho feio fez três golos e está na final four

A Suíça precisava de ganhar à Bélgica por dois golos de diferença e estava a perder 2-0 aos 17 minutos. Seferovic impôs um hat trick a Courtois e colocou os suíços na final four da Liga das Nações.
Vladimir Putin

Putin garante não ter interferido nas eleições

Vladimir Putin e Mike Pence tiveram um encontro informal de cerca de dez minutos à margem da cimeira da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN), em Singapura.
União Europeia

Proposta franco-alemã pode ser avanço para cimeira

Segundo o ministro das Finanças, Mário Centeno, o acordo franco-alemão "pode ser um avanço para dezembro", afirmando esperar ter um "forte pacote" para apresentar aos líderes no Conselho Europeu.
Brexit

Brexit. Augusto Santos Silva acredita na aprovação

Questionado sobre a turbulência política em torno do projeto de acordo do 'Brexit', o ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que o acordo "está em condições de ser aprovado" no domingo.
Angola

Remessas dos emigrantes em Angola quase duplicam 

As remessas dos emigrantes portugueses em Angola quase duplicaram desde 2010, passando de 134,8 milhões de euros para mais de 245 milhões no ano passado, de acordo com dados do Banco de Portugal.
França

Camionistas ponderam seguir protesto francês

241
Depois dos protestos dos "coletes amarelos" em França, os camionistas portugueses admitem seguir o mesmo exemplo, dependendo das respostas da reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas.
Petrobras

Petrobras já tem novo presidente 

O economista Roberto Castello Branco foi confirmado como o futuro presidente da Petrobras. Em comunicado o futuro ministro da Economia declarou ter recomendado o nome do economista a Bolsonaro.
Brexit

Brexit. Europeus perdem direito a passar à frente

267
Nova política britânica de imigração vai retirar aos cidadãos europeus, incluindo portugueses, o direito de "passar à frente na fila" de imigrantes australianos ou indianos.
Macau

Cooperação entre países marca Fórum Macau

O reforço da cooperação entre a China e os países lusófonos marcou a visita de uma delegação do Fórum Macau a Moçambique, Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe, anunciou aquele organismo.
Timor-Leste

Presidente manifesta-se contra polícias armados

O Presidente timorense manifestou esta segunda-feira consternação pela morte de três jovens, no domingo, baleados por agentes policiais fora de serviço.
Espanha

Museu do Prado celebra 200 anos com nova exposição

Com o mote “Museu do Prado 1819-2019. Um lugar de memória”, o museu dá início esta segunda-feira a uma programa de comemorações cuja missão é levar a todos sem exceção as obras de arte criadas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende uma maior circulação da CPLP

O Presidente da República começou por distinguir os problemas do "lado burocrático", em relação ao quais o MNE tem feito um "esforço permanente e contido para ultrapassar."
Israel

Netanyahu consegue evitar colapso do seu governo

Benjamin Netanyahu convenceu dois dos seus ministros a voltar atrás com os pedidos de demissão e evitou o desmembramento do governo israelita e a marcação de eleições antecipadas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Pedras ameaçam fauna e flora 

As paisagens de algumas partes das ilhas cabo-verdianas do Sal e da Boavista estão a ficar descaracterizadas devido à recente 'moda' dos turistas empilharem pedras, e já levaram a intervenções.
Cultura

15 anos de colaboração artística luso-cubana

A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar vai estrear na terça-feira, em Beja, um espetáculo com a participação do ator alentejano António Revez acompanhado pela música da pianista cubana Rosa García.
Cancro

Protocolo de cooperação do controlo do cancro

Vai ser assinado um protocolo de cooperação no âmbito do apoio ao controlo do cancro. Trata-se de uma visita de reforço de ações de cooperação para o desenvolvimento na área da saúde e da educação.
China

Escritora de romance erótico condenada na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. O romance vendeu mais de sete mil cópias na Internet.
China

Presidente de Taiwan defende pró-independentista

A Presidente de Taiwan considerou que os ataques feitos à cineasta pró-independência, devido aos seus comentários com conotação política e criticada na China, não passam de crimes de "cyberbullying".
Hong Kong

Cursos de música e mandarim na casa de Bruce Lee

A antiga mansão de Bruce Lee, lenda das artes marciais, vai ser convertida num centro de estudos chineses no próximo ano, que vai oferecer cursos como mandarim e música chinesa para crianças.
México

Protestos em Tijuana contra migrantes

Centenas de manifestantes protestaram este domingo em Tijuana, juto à fronteira com os Estados Unidos, contra a caravana de migrantes de três mil migrantes centro-americanos que chegou à cidade.
Cabo Verde

Ilha do Sal terá capacidade para 750 mil turistas

A ilha do Sal foi a mais procurada pelos turistas, representando cerca de 47,9% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros, seguida da ilha da Boavista, com 28,8%, e de Santiago com 10,9%.
Haiti

Protestos no Haiti fazem 2 mortos e vários feridos

A polícia confirmou a morte de uma pessoa em Cabo Haitiano onde também há registo de vários feridos. Os meios de comunicação social locais dão conta de outra vítima mortal.
Brexit

A vitória silenciosa de Theresa May /premium

130
May meteu os promotores do Brexit a defender um segundo referendo – desta vez, sobre um Brexit de implicações concretas e não a fantasia que muitos venderam. O Brexit deixou de ser irreversível.
União Europeia

Brexit Blues /premium

Com este acordo ganham os populistas nacionalistas e perdem os cidadãos britânicos e europeus, que mais uma vez saem defraudados por quem os deveria representar e defender os seus interesses.
Ambiente

Espanha vai correr com motores a gasolina e diesel

411
O Governo espanhol pretende fazer aprovar uma lei que proíba a comercialização de veículos com motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. E como seria de esperar, nem os híbridos escapam.
Colômbia

Colômbia ameaça cortar relações com Venezuela

432
Se Nicolás Maduro iniciar um novo mandato como Presidente, a Colômbia rompe relações diplomáticas. "Não vamos premiar um criminoso que sistematicamente massacra o seu povo", diz Iván Duque
Israel

Primeiro-ministro israelita assume pasta da Defesa

Apesar da renúncia do ex-ministro da Defesa israelita, Benjamin Netanyahu recusa a ideia de que a segurança do país esteja comprometida. E rejeita eleições antecipadas.
Brasil

Bolsonaro recusa "alimentar ditadura cubana"

Depois de Havana ter decidido o regresso dos médicos cubanos, Bolsonaro responde que se trata de "uma questão humanitária" e que o Brasil não pode "continuar a aceitar escravos"
Argentina

Não se poder recuperar destroços do submarino

A juíza que lidera a investigação ao naufrágio do submarino argentino San Juan descartou a hipótese de tentar erguer o destroço do fundo do oceano.
Brexit

Brexit. UE admite prolongar transição até 2022

O negociador da União Europeia para o 'Brexit', Michel Barnier, admitiu a possibilidade de prolongar a transição da saída do Reino Unido da UE até finais de 2022, em vez de 2020 como estava previsto.
Turquia

Situação na Turquia "está pior de dia para dia"

A situação na Turquia "está a piorar de dia para dia", diz um dirigente do sindicato de jornalistas referindo que "150 jornalistas" permanecem detidos desde 2016.
Brasil

Bolsonaro quer estreitar relação com países árabes

Jair Bolsonaro pretende "estreitar" as relações com os países árabes, após o polémico anúncio de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém.
Europa

Macron desafia Merkel a refundar a Europa

578
Presidente francês desafiou a chanceler alemã para que os dois países assumam uma refundação da Europa para enfrentar o risco de "caos mundial".
Ucrânia

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos

398
Manifestantes que participaram numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev foram agredidos por militantes de extrema-direita.
Turquia

Vídeo. Cadela toma banho em lavagem automática

1.222
Linda usa a lavagem automática numa estação de serviço turca duas ou três vezes por semana. Os comerciantes locais já a conhecem (foram eles que a batizaram). O vídeo tornou-se viral.
INTERPOL

Próximo diretor da Interpol deverá ser russo

Depois do chinês Meng Hongwei, investigado por suspeitas de corrupção, o presidente da Interpol deverá ser o russo Alexander Prokopchuk, que é atualmente vice daquela organização.
Angola

Houve "execuções e detenções sumárias" em 1977

287
O Governo angolano admitiu "excessos", com "execuções e detenções sumárias" em 1977, por ocasião da alegada tentativa de golpe de Estado.
República Centro Africana

RCA. "Rambo" julgado por crimes contra humanidade

"Rambo" é acusado de liderar mais de 3 mil elementos de uma milícia cristã que conduzia ataques contra a população muçulmana do país.
Malta

Há suspeitos para a morte de jornalista em Malta

Jornalista anti-corrupção foi assassinada num carro bomba há um ano. Na origem podem estar os seus artigos a denunciar corrupção. Autoridades acreditam já ter identificado os autores morais do crime.
Nações Unidas

ONU. É cedo para pensar em missões de paz no Iémen

130
O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é "muito cedo" para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen.
França

Franceses revoltados. Quanto pagam na bomba?

4.200
Combustível mais caro das últimas décadas levou milhares para as ruas. A gota de água foi o anúncio da subida do imposto sobre os hidrocarbonetos. Como se compara com os preços em Portugal?
Moçambique

Ninguém sabe quando caixas ATM voltam a funcionar

118
A Sociedade Interbancária de Moçambique diz que não há previsão sobre quando voltará a funcionar a rede de caixas automáticas e terminais de pagamento, que está inoperacional desde sexta-feira.
Brasil

Globo impedida de difundir notícias sobre Marielle

Um juiz do Rio de Janeiro proibiu a TV Globo, a maior cadeia de televisão brasileira, de difundir o conteúdo de documentos oficiais da investigação sobre o homicídio de Marielle Franco.
Emigrantes

Governo promete reforço dos serviços consulares

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, garantiu em Paris que o novo Orçamento do Estado para 2019 vai servir para "consolidar conquistas".
Brexit

Theresa May vai a Bruxelas para negociar Brexit

A primeira-ministra Theresa May afirmou que vai voltar a Bruxelas esta semana para negociar a declaração sobre a futura relação bilateral que acompanhará o acordo sobre a saída do Reino Unido
Sociedade

Como os britânicos querem acabar com a solidão /premium

580
Em janeiro, o governo britânico nomeou o seu primeiro ministro da solidão. Agora, lançou um plano para a combater. Estudos dizem que a solidão pode ser tão mortal como fumar 15 cigarros por dia.
Israel

Israel. Eleições antecipadas serão "um erro"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, defende que realizar eleições antecipadas será um "erro", embora tenha uma maioria muito curta.
Timor-Leste

Três mortos e feridos após disparos de polícia

Três jovens morreram e três estão em estado grave no hospital nacional Guido Valadares, em Díli, alvejados por um polícia fora de serviço durante uma discussão numa festa em Díli.
Timor-Leste

Cinco jovens morrem em Dili, mortos por polícias

Cinco jovens morreram em Díli, vítimas de disparos de pelo menos um agente da polícia fora de serviço depois de uma discussão numa festa no bairro de Culuhun.
Afeganistão

Explosão de bomba mata dois altos responsáveis

A explosão de uma bomba numa estrada na província de Logar, no leste do Afeganistão, matou dois altos responsáveis locais, informaram as autoridades afegãs.
Brexit

Corbyn admite 2º referendo, mas só "no futuro"

O líder do Partido Trabalhista britânico disse numa entrevista à Sky News que um segundo referendo sobre a saída da União Europeia é uma "opção para o futuro, mas não uma opção para agora".
Angola

UNITA. Em Angola atacam-se sintomas, não as causas

A UNITA, maior partido da oposição angolana, defendeu que as operações de segurança em curso em Angola são "insuficientes" para resolver os problemas estruturais do país.
França

Mais de 400 feridos nos protestos em França

Mais de 400 pessoas ficaram feridas, 14 em estado grave, nos bloqueios organizados em França pelos "coletes amarelos" contra o aumento dos impostos dos combustíveis e a diminuição do poder de compra.
Automobilismo

Carro sai disparado da pista em prova de Fórmula 3

1.073
Cinco pessoas ficaram feridas num acidente no GP de Macau de Fórmula 3. Carro da alemã Sophia Flörsch saiu disparado da pista e ficou totalmente desfeito. Pilota, de 17 anos, fraturou a coluna.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)