Economia

NOVA SBE: Management Hot Topics

Duas verdades nunca se podem contradizer /premium

Temos que aprender a controlar a propensão para o drama. Descontrolado, o nosso apetite para o drama torna-se suculento e impede-nos de ver a realidade, fazendo-nos andar completamente perdidos.
Estivadores

Estivadores prolongam greve até 2019

Cerca de três centenas de estivadores do SEAL manifestaram-se pela liberdade de filiação sindical e decidiram prolongar a greve ao trabalho suplementar até 1 de janeiro de 2019.
Startups

O falhanço do "botox marinho" português da Bioalvo /premium

Helena Vieira criou uma espécie de "botox marinho" que prometia revolucionar a cosmética. Já estava a fazer dinheiro quando a Portugal Ventures quis vender a fatia de 2,5 milhões que tinha na Bioalvo.
Angola

Angola. Nova escassez de combustível afeta Cabinda

A província petrolífera angolana de Cabinda está novamente a enfrentar uma escassez de combustível, depois de situação igual há uma semana.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
União Europeia

UE mantém suspensão do apoio ao Orçamento

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique refere que a suspensão do apoio direto da União Europeia (UE) ao Orçamento do Estado continuará até à resolução das dívidas ocultas.
Eletricidade

Suspensão de taxas espanholas positiva para preço

Portugal considera positiva a descida de impostos sobre a produção elétrica espanhola. Secretário de Estado da Energia acredita que poderá ajudar a baixar preço da energia que é vendida do lado de cá.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Juiz volta a mudar data da sentença

Conselho Superior da Magistratura entrou em campo depois de o presidente do coletivo empurrar a decisão por vários meses por falta de tempo para tomar uma decisão.
Crédito à Habitação

Juros do crédito à habitação sobem para 1,039%

A taxa de juro implícita no crédito à habitação subiu para 1,039% em agosto, face a 1,038% em julho, atingindo o máximo do último ano, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Economia

OCDE corta previsões para o crescimento económico

A OCDE reviu, esta quinta-feira, em baixa o crescimento da economia mundial para 2018 e 2019, para 3,7%, e advertiu que há sinais que indicam que o avanço do PIB global já atingiu o máximo.
Orçamento do Estado

Teodora: economia está mais apoiada no consumo

165
Conselho das Finanças Públicas reitera previsões de crescimento mas alerta que as componentes estão a mudar: o PIB está cada vez mais apoiado no consumo e menos nas exportações e investimento.
Estivadores

Sindicato dos estivadores manifesta-se em Lisboa

Os estivadores iniciam, pelas 15 horas, uma manifestação entre o Cais do Sodré e a Assembleia da República, em Lisboa, que contará com uma delegação da CGTP-IN, encabeçada pelo secretário-geral.
Moçambique

Moçambique quer mais impostos no turismo

O ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Dunduro, disse este mês que o país quer criar um setor "mais organizado, apostado em resultados, como em qualquer outra parte do mundo".
País

Um cartão de crédito sem juros? Sim, existe

Se a palavra juros o arrepia, este cartão é para si. Com ele, pode fazer compras e ficar a dever ao fim do mês, sem ter de pagar mais por isso.
Farfetch

Farfetch vai para a bolsa a valer 5,5 mil milhões

Forte procura pelas ações levou gestores da operação a reverem em alta o intervalo de preços com que a Farfetch vai abrir o capital em Nova Iorque. Estreia em bolsa deverá acontecer ainda esta semana.
Leilões

Sotheby's leiloa peças de Barbara e Frank Sinatra

A coleção de objetos "oferece uma rara janela para a vida pessoal do famoso casal, através de centenas de trabalhos que Barbara e Frank reuniram e com os quais viveram durante o casamento de 22 anos".
Governo

Nunca haverá impostos que cheguem /premium

318
Manuais escolares e descentralização, ou como o Estado vai aumentando a despesa pública. São medidas que trazem custos certos e benefícios incertos ou nulos. Com a descentralização podemos até piorar.
Eletricidade

Madrid trava imposto a elétricas para baixar preço

Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar o impacto da escalada de preços no mercado grossista que também apanha Portugal.
Economia

O salário vai passar a chegar à conta um dia antes

1.310
Transferências imediatas, entre bancos nacionais, já estão disponíveis nas principais instituições. Através do banco ou do "homebanking" (nas caixas MB ainda não), o dinheiro "viaja" em segundos.
Consumo

Worten investe 7 milhões em Marketplace

A Worten investiu sete milhões de euros no novo negócio digital Marketplace, que vai permitir à empresa entrar em novas categorias de retalho, anunciou esta quarta-feira a empresa do grupo Sonae.
Pharol

Pharol impedida de participar em Assembleia da Oi

A Pharol garante que adotará "medidas apropriadas" para "preservar os seus direitos" como acionista da Oi, depois de ter sido impedida de participar na assembleia-geral extraordinária da operadora.
Banca

Kwanza sofre nova depreciação 

O kwanza voltou a depreciar-se em relação às moedas europeia e norte-americana, valendo agora, 335,821 kwanzas/euro e 287,226 kwanzas/dólar, segundo indica uma nota do Banco Nacional de Angola.
Tesouro

Portugal colocou 1.400 milhões de euros em dívida

Depois de terem atingido o mínimo de sempre a 17 de janeiro, as taxas de juro médias dos Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses têm vindo a subir desde então em relação aos anteriores leilões.
Câmara Municipal Lisboa

CML obrigada a explicar venda de prédios

405
Assembleia municipal presidida por Helena Roseta questionou vereador Manuel Salgado sobre vendas de edifícios no centro da cidade. Entre eles estão prédios históricos que já foram sede de empresas.
Cidades

Nunca se lembram de baixar impostos /premium

655
Num país onde abusadores sexuais de crianças têm penas suspensas, há pessoas detidas por venderem bilhetes para o concerto dos U2 pelo preço que outros aceitam livremente comprar. É de loucos.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra /premium

232
Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Bolsa

Guerra comercial. Wall Street fecha em alta 

Bolsa nova-iorquina fechou em alta, com os investidores a verem alguns sinais de otimismo quanto aos desenvolvimentos na guerra alfandegária entre Washington e Pequim.
Tesla

Justiça investiga Tesla após tweet de Elon Musk

Tesla está a ser investigada pela Justiça dos EUA por suspeitas de fraude. Em causa está tweet de Elon Musk sobre tirar a empresa da bolsa. Notícia da investigação fez despencar as ações.
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
António Costa

Costa defende que FMI aprendeu com Portugal

O primeiro-ministro português defendeu que o FMI que assinou um programa de resgate com Portugal "já não é o de hoje", pois "aprendeu" com o exemplo português "que há coisas que não devem ser feitas".
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
China

China retalia EUA com mais taxas sobre importações

Pequim anunciou a imposição de novas taxas alfandegárias a bens norte-americanos que representam 60 mil milhões de dólares de importações anuais na China.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
Pensões

Vieira da Silva admite problema nas novas pensões

Vieira da Silva admitiu que "existe um problema" na atribuição de novas pensões, devido à falta de pessoal e aos crescentes pedidos, mas "até final do ano" os principais atrasos "serão resolvidos".
Orçamento do Estado

Timor. Combate à pobreza como prioridade do OGE

O chefe do governo timorense, Taur Matan Ruak, definiu, esta terça-feira, como objetivo do orçamento do país o combate à pobreza através da diversificação económica.
Economia

Moçambique e Angola recebem quase 13 mil milhões

Moçambique e Angola são, atrás da Nigéria, os dois países da África subsariana que mais investimento em ativos fixos vão receber até 2025, num total de 12,8 mil milhões de dólares.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

124
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
País

Uma conta para poupar nas comissões bancárias?

Foi um segredo bem guardado, mas chegou a altura de o contar. Acaba de chegar um novo produto bancário que oferece 15 vantagens únicas numa só conta. Vai deixá-las escapar?
Global Shapers

Estás a viver para quem? /premium

851
Escolhemos o nosso carro, profissão, e até as nossas relações, não com base no que nos deixaria ultimamente preenchidos, mas sim naquilo que nos dará maior aprovação. E vale a pena?
Caixa Geral de Depósitos

Cabo Verde não recebeu pedido de alienação da CGD

O Banco de Cabo Verde ainda não recebeu "qualquer pedido de autorização" do Grupo Caixa Geral de Depósitos para alienação da sua participação num dos dois bancos de que é acionista maioritário.
Mar

Governo defende potencial dos portos e mar

419
Num discurso proferido a propósito da "Semana Azul", Ana Paula Vitorino garantiu que o Governo está "extremamente empenhado" em melhorar a competitividade das indústrias marítima e marinha.
Dívida Pública

Centeno. Pressão sobre Itália não afeta Portugal

O ministro das Finanças diz que a dívida pública portuguesa não é afetada pela desconfiança dos mercados face a Itália e destaca que os juros da dívida de Portugal estão mais próximos dos da Alemanha.
Auto

Dieselgate. 3 anos depois há mais carros a poluir

Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente revela que há mais carros a diesel a furar o limite de emissões de NOx (óxidos de azoto). São 43 milhões na Europa e 713 mil em Portugal.
Orçamento do Estado

Taxa Robles vs. Taxa Rio: diferenças e semelhanças

BE e PSD querem penalizar quem pratica especulação imobiliária através da alteração ou da criação de impostos. Diferentes na forma, semelhantes no fundamento. O que une e o que separa as duas medidas.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor? /premium

121
Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Moda

Milão: os sapatos portugueses à conquista do mundo

789
Até 19 de setembro, mais de 90 marcas portuguesas participam na MICAM, a maior feira de calçado do mundo, em Milão. Entre velhos e novos negócios, o foco está na inovação e na sustentabilidade.
Canábis

Coca-cola pondera entrar no mercado da canábis

114
A empresa fundada em 1886 está a ponderar entrar no mercado das bebidas com infusões de canábis. No sector existe um interesse emergente por produtos com marijuana.
Salário Mínimo Nacional

Governo só promete salário mínimo de 600 euros

Ministro do Trabalho diz que o governo está "sempre aberto" a propostas de atualização do salário mínimo, mas sublinha que só pode assumir o compromisso de fazer subir o valor aos 600 euros, em 2019.
Brexit

Brexit. FMI alerta para "custos" sem acordo

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, advertiu que há "pontos-chave" por resolver para que o Reino Unido e a UE consigam um acordo do Brexit, que reduziria o impacto para ambas as partes.
Banca

Subida dos novos créditos ao consumo

O montante dos novos créditos para compra de carro aumentou 17,3% em julho em termos homólogos, para 283 milhões de euros, enquanto os créditos pessoais subiram 8,7%, para 234 milhões de euros.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
Austrália

O mistério dos morangos com alfinetes dentro

Autoridades australianas investigam o caso que começou por ser visto como um ato de terrorismo comercial, mas que já está a pôr em causa a indústria dos produtores de morangos.
Economia

Moçambique. Crescimento de 3,5% com Standard Bank

A unidade de estudos económicos do Standard Bank considera que Moçambique deverá chegar ao final deste ano com um crescimento económico de 3,5%.
Inflação

Taxa de inflação de 2,1% na União Europeia

A taxa de inflação anual foi, em agosto, de 2% na zona euro e 2,1% na União Europeia (UE), com os preços a aumentarem, em Portugal, abaixo de ambas as médias (1,3%), divulgou hoje o Eurostat.
Economia

Operadora Oi pretende aumento de capital

A operadora brasileira Oi realiza esta segunda-feira uma assembleia-geral extraordinária, num encontro que visa concretizar o aumento de capital previsto com a alteração dos estatutos sociais.
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Bloco de Esquerda

BE quer aumento maior para salário mínimo em 2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou existirem condições para um aumento do salário mínimo nacional além dos 600 euros no próximo ano.
África

Afreximbank garante pagar exportações para África

O Banco Africano de Exportações e Importações vai assumir os riscos de incumprimento das cartas emitidas pelos bancos a garantir o pagamento das exportações para África.
Angola

António Mota avisa Costa sobre Angola

Presidente da Mota-Engil defende que as empresas, nomeadamente as de construção, precisam de estabilidade no mercado angolano.
Empreendedorismo

Apostar nas vinhas velhas para dar vinhos novos

137
Frederico Machado e Ricardo Alves decidiram dedicar-se à preservação das vinhas velhas que têm uma qualidade alta e produzem vinhos com características diferentes das vinhas novas.
Extrema Esquerda

Os ataques a quem cria riqueza /premium

1.577
Mais impostos e taxas são os instrumentos para enfraquecer a sociedade e dar mais poder ao Estado. O que está em causa é a nossa liberdade de escolher como queremos viver ou serem burocratas a fazê-lo
Mercado Imobiliário

Cinco soluções para a habitação em Lisboa

1.052
O que está por trás da subida dos preços do imobiliário é o forte aumento da procura e não alguns malvados “especuladores”, pelo que apresento cinco soluções para o necessário forte aumento da oferta.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)