626kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Economia

Noticiário

3h. Certificados de aforro. Nova série na 2ª feira

Anúncio feito esta noite pelo Ministério das Finanças através de um comunicado. Os juros vão passar de 3,5% para um máximo de 2,5%. Está ainda prevista a atribuição de prémios de permanência.
Noticiário

1h. "Governo distrai o país com casos e casinhos"

Luís Montenegro desafia António Costa a baixar os impostos e sublinha que as contas dos primeiros 4 meses do ano abrem essa possibilidade. Diz ainda que "tudo depende de pura vontade política".
Comissão Europeia

Dar ordens e proibir

A UE corre o risco de regressar à Idade Média, com os cidadãos reduzidos a súbditos, vestidos com roupas remendadas, sem carro, obrigados a ter saúde e a fazer pelo menos seis check-ups por ano.
Comissão de Inquérito

Um silêncio incómodo

Quanto do que tem produzido escândalo e alarme público são factos sem nenhum fundamento sólido, pequenas peças de um puzzle montado de forma a alcançar audiências, vender títulos, aumentar shares.
Cuidados Continuados

Associação diz que Estado pode poupar 190 milhões

José Bourdain diz ter feito contas à unidades de longa duração e afirma que "o Estado gastaria por ano 36 milhões de euros, em vez dos 226 estimados no estudo".
Angola

UNITA critica retirada dos subsídios da gasolina

É muita falta de respeito, ao povo, falhar nas políticas e responsabilizar os cidadãos pelas consequências", acusa Álvaro Chikwamanga, secretário-geral da UNITA.
Cultura

"Nenhum subsídio pago" no último ano e meio

O presidente da Plateia afirmou que "nenhum subsídio foi ainda pago, porque falta ainda fazer regulamentação do estatuto, mais especificamente nas questões ligadas à Segurança Social".
IGCP

Estado corta remuneração de Certificados de Aforro

Atualizado
A suspensão da subscrição da série E, anunciada esta sexta-feira com mínima publicidade, dá lugar a uma nova série (F) com remuneração mais baixa: 2,5%, no máximo (mais prémios de permanência).
Noticiário

19h. Educação. Ministério reage a avisos de greve

O ministro da Educação João Costa fala em intransigência e acena com serviços mínimos. Ainda neste jornal, os diretores escolares criticam os avisos constantes de greves do STOP.
Greve

Ministro acusa sindicato de "intransigência"

Perante anúncio do Stop de uma greve às avaliações de todos os escalões de escolaridade, João Costa critica "intransigência" dos sindicatos e volta a acenar com serviços mínimos.
TAP

A audição de João Nuno Mendes em 7 pontos

João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças, inaugurou as inquirições às sextas-feiras. Diz ter estado em poucos processos da TAP, ainda assim esteve no que conduziu ao auxílio de emergência.
Greve

INSA. Técnicos exigem progressão de carreira

Técnicos de saúde do INSA querem desbloqueio dos concursos para progressão de carreira. Os protestos não vão acontecer em forma de greve uma vez que estes técnicos não têm um sindicato representativo.
Greve

Escolas. Pais pedem garantias para exames

A Confederação Nacional das Associações de Pais declara que o que se vive nas escolas públicas é "um prejuízo para a sua missão e adensa as desigualdades no direito à educação".
CP

CP anuncia greve de 5 de junho a 5 de julho

Empresa de transportes públicos alerta que perturbações podem afetar ainda o dia 4 de junho e o dia 6 de julho. CP divulga listas de comboios que prevê vir a cancelar por causa da greve parcial.
TAP

Hesitação do PSD sobre SIS "é extrema cobardia"

Ao programa Cheque In, o coordenador do Chega na comissão de inquérito à TAP acusa o PSD de não ter "arrojo" para afrontar António Costa, no âmbito do caso que envolve o SIS.
Noticiário

18h. Greves. Governo pede serviços mínimos

O ministro João Costa fala em "intransigência" por parte dos sindicatos. Ainda neste jornal, vamos em direto até Alfama, no primeiro fim de semana de Santos Populares.
Elétricos

Carros elétricos duplicam para 13.783 unidades

Só em maio, foram matriculados 8.299 automóveis elétricos ligeiros em Portugal, um aumento de 86% face ao mesmo mês do ano anterior. Já quanto aos elétricos de mercadorias, houve um aumento de 194%.
Media

Julgamento da SIC contra Cristina Ferreira adiado

Em 2020 a SIC deu entrada com um processo contra Cristina Ferreira para o pagamento de uma indemnização de 20 milhões de euros. Início do julgamento estava previsto para 21 de junho.
Noticiário

17h. IL concorda com prolongamento da CPI

O PS já afastou a hipótese, mas o presidente da IL, Rui Rocha, afirma que seria benéfico. Ainda neste jornal, a garantia da GNR para as operações de segurança da Jornada Mundial da Juventude.
Serviço Nacional de Saúde

Federação dos médicos anuncia nova greve

Decisão de avançar para esta greve foi tomada após a reunião desta sexta-feira com o Ministério da Saúde. FNAM diz que Governo continua sem apresentar proposta para aumentos.
Habitação e Urbanismo

Segurança Social: 120 casas de renda livre

Após a integral reabilitação, os fogos habitacionais devolutos do regime de renda livre da Segurança Social, bem como os incluídos no património do instituto, podem passar a ser habitados.
Noticiário

16h. TAP. PS vota contra pedido do Chega

Os socialistas rejeitam também o prolongamento da comissão de inquérito à TAP. Ainda neste jornal, os alertas dos agentes da PSP para o verão e a sanção da UEFA a Mourinho.
Greve

Stop anuncia greve às avaliação em todos os anos

O sindicato apela a que se façam fundos de greve, visto ter sido provado que são legais e, de uma forma organizada em cada escola, criar mais impacto nas avaliações finais de todos os anos.
Euribor

Euribor sobe a três meses para novo máximo

As taxas Euribor a três e seis meses subiram esta sexta-feira para 3,490% e 3,728%, respetivamente, sendo que a três meses registou um novo máximo desde novembro de 2008. A Euribor a 12 meses manteve.
Cheque In

As respostas que nunca te darei

A turbulência continua fora da comissão de inquérito (contra a vontade de alguns partidos) com a falta de respostas sobre 26 de abril. Neeleman e cartas de conforto marcaram a semana.
TAP

PS rejeita nova audição a Galamba e prolongamento

O PS diz que rejeita "liminarmente" o prolongamento dos trabalhos da comissão de inquérito. E vai rejeitar também nova inquirição a Galamba e à sua chefe de gabinete. E já vai tirando conclusões.
BRICS

BRICS pedem a países ricos recursos para os pobres

A chefe da diplomacia da África do Sul considera que a guerra na Ucrânia fez com que os países mais ricos desviassem a sua atenção e os recursos para erradicar a pobreza global.
Noticiário

15h. Tutti Frutti. Falta de meios leva a atrasos

O processo continua sem acusação e os suspeitos ainda não foram sequer ouvidos ou constituídos arguidos. Ainda neste jornal, STOP acaba de anunciar greve a todas as avaliações finais de todos os anos.
IPSS

IPSS exige aumento de verbas do Estado

IPSS apela ao aumento salarial e não dos "reforços extraordinários" que não chegam para a instituição sair desta situação, sendo que que o "apoio estatal por cada utente diminuiu drasticamente".
PRR

PRR. Pagamentos sobem para 1.931 milhões 

Último relatório de monitorização do PRR indica que os beneficiários já receberam 12% do plano total até 31 de maio. Já foram submetidas mais de 183 mil candidaturas e aprovadas mais de 128 mil.
Inflação

As marcas do "sanchismo" na economia espanhola

Sánchez atravessou a Covid e a inflação com apoios e subsídios, piscou o olho aos jovens e pôs a mira nos ricos. Arrancou com reformas na habitação, pensões e lei laboral. Quais foram os efeitos?
Noticiário

13h. Finanças. "TAP não está sobrecapitalizada"

O secretário de Estado das Finanças acredita que a TAP está a ser capitalizada “o suficiente para ser uma empresa sustentável” e não soube responder a como foram calculados os 55 milhões a Neeleman.
TAP

Chega quer voltar a ouvir Galamba e prolongar CPI

O Chega quer voltar a ouvir o ministro João Galamba e a sua chefe de gabinete, Eugénia Correia. E, também por isso, pede um prolongamento de três meses da comissão.
Noticiário

12h. TAP. Chega quer prolongar comissão

André Ventura vai propor um prolongamento de três meses para a conclusão dos trabalhos da comissão de inquérito da TAP. Ainda neste jornal, o concurso para diretor-geral da Saúde vai ser aberto.
TAP

TAP sem sobrecapitalização e venda não será total

Atualizado
João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças, considera que a TAP não está sobrecapitalizada. E diz que o entendimento do Governo é que não haverá abertura para venda total.
JMJ 2023

JMJ faz aumentar preço do AL em 100%

Rendimento dos anfitriões do alojamento local em Lisboa pode crescer mais de 15%. Uma boa gestão do calendário permitirá também que rendimentos anuais em cidades como o Porto aumentem, diz empresa.
Energia

Consumo de eletricidade e de gás natural descem 

O consumo de eletricidade caiu 1,9%, já o gás natural teve um retrocesso de 25%. A produção renovável foi assim responsável pelo abastecimento de 49% do consumo e a não renovável por 17%.
TAP

"Não consigo elucidar" sobre 55 milhões a Neeleman

Em atualização
Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, não consegue "elucidar" sobre o cálculo de 55 milhões de euros pagos a David Neeleman para sair da TAP.
Empresas

Operação Babel: eleito novo CEO da Fortera

Na sequência da demissão do cargo, voluntária e oficial, do seu cofundador Elad Dror, a empresa Fortera elegeu o engenheiro Pedro Ferreira como novo CEO, tendo mais de 20 anos de experiência no setor.
Resposta Pronta

Seca. "Dinheiro não é causa, há falta de vontade"

Luís Mira, secretário-geral da CAP, diz que medidas de combate à seca são "insuficientes". Dá o exemplo de Espanha, que aproveitou o PRR, e afirma: "Não temos falta de água, não há é uso eficiente".
Conferência de Imprensa

Canadá inova nas campanhas anti-tabaco

Alertas para a saúde passam a estar em etiquetas colocadas diretamente nos cigarros: um artigo da BBC News. Impulsionadores da IA assinam tantos manifestos apocalípticos porquê? Para ler o El País.
Noticiário

8h. Novas tabelas IRS. Há quem fique prejudicado

O objetivo das novas tabelas é aumentar o salário líquido mas há quem fique prejudicado. Ainda neste jornal, atual Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, é hoje ouvido na CPI à TAP.
IRS

Governo estuda criação de novo escalão de IRS

Ainda não foi tomada uma decisão final mas, segundo o Correio da Manhã, está em cima da mesa a possibilidade de haver ajustamentos no intervalo de rendimentos entre os 6.º e 8.º escalões.
Noticiário

7h. Pneu esvaziado? Novo protesto pelo clima

Histórias dos portugueses que ficaram com pneus esvaziados por ativistas. Governo terá alterado Lei de Programação Militar sem ter informado Belém. E o novo escalão de IRS que está em cima da mesa.
Estados Unidos da América

Biden saúda aprovação do aumento do teto da dívida

O Presidente dos Estados Unidos afirma que a aumento é "uma grande vitória para a economia e para o povo americano" e agradeceu aos líderes partidários por terem conseguido a aprovação.
Noticiário

6h. TAP. Secretário de Estado das Finanças ouvido

João Nuno Mendes coordenou o grupo de trabalho criado para negociar do auxílio de emergência à TAP em 2020. Ainda neste jornal, onda de violência no Senegal faz nove mortes.
Segurança Social

Governo quer menos crianças institucionalizadas

"Não estamos contentes com o sistema que temos e que podemos apresentar neste momento", diz Ana Sofia Antunes, apontando para 1.200 crianças institucionalizadas até 2030.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Regulação e independências

A regulação independente não é um estádio superior da evolução do Estado no capitalismo! Deve existir na medida em que seja a forma mais adequada e com os poderes necessários e suficientes.
CP

Lamentamos os incómodos causados

Desejava uma ferrovia em que não me tivesse de preocupar se tenho ou não comboio. Já ninguém vai ao “site” da CP para consultar os horários dos comboios, vai para consultar os dias das greves.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.