Economia

PSD

PE. PSD votará a favor da resolução do CDS

O PSD vai votar a favor do projeto de resolução do CDS-PP que propõe a rejeição do Programa de Estabilidade do Governo, anunciou o líder parlamentar social-democrata, Fernando Negrão.
BCE

BCE mantém juros e programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
Deutsche Bank

Resultados do Deutsche Bank caem 79% 

Resultados líquidos do Deutsche Bank caíram para 120 milhões de euros. O volume de negócios desceu para sete mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos 5% que no ano passado.
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
Jerónimo Martins

Lucros da Jerónimo Martins sobem para 85 milhões

Em comunicado, a Jerónimo Martins informou que obteve um resultado líquido de 85 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018. As vendas da empresa tiveram um crescimento de 14,2%.
Alimentação

Portugueses querem produtos biológicos

65% dos portugueses inquiridos "prefere comer apenas alimentos biológicos". 85% acredita que pesticidas "são concebidos com o objetivo proteger as plantas de influências prejudiciais".
BCE

BCE deve manter taxas de juro

Na reunião de política monetária desta quinta-feira, os analistas procurarão saber qual a interpretação do BCE quanto aos sinais recentes de desaceleração da economia europeia.
Orçamento do Estado

DGO divulga síntese de execução orçamental

DGO divulga síntese orçamental em contas públicas referente ao primeiro trimestre. As administrações públicas em contabilidade pública apresentaram um excedente orçamental de 258,2 milhões de euros.
Finanças Públicas

O défice público ainda é um problema

Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos
Corrupção

Quem quer investir em Portugal?

238
Um ex-ministro que recebia de um banco. Um primeiro-ministro e o maior banqueiro acusados de corrupção. Deputados envolvidos em esquemas. E até o futebol investigado. Quem é que quer investir por cá?
Crédito

Conseguimos comprar carro e pagar até 2028

244
A dívida dos portugueses para comprar automóvel subiu 20% em 2017. Descubra como os concessionários estão a promover financiamentos, entre créditos a 10 anos e empréstimos para pagar todos encargos.
Defesa

Airbus e Dassault com acordo para avião de combate

"É um momento histórico para a indústria aeronáutica", declarou Dirk Hoke, sublinhando que "é um passo em frente para desenvolver as competências na Europa e assegurar a soberania europeia".
Finanças Públicas

O esbulho fiscal

204
Se é verdade que a nossa carga fiscal está ligeiramente abaixo da média da União Europeia, também é verdade que o nosso esforço fiscal está muito acima da média. Está, por exemplo, 37% acima do alemão
Impostos

Ode ao Portal das Finanças

116
Pode ser que o Portal das Finanças tenha reduzido atritos entre cobradores e contribuintes, mas uma carga fiscal excessiva continuará sempre a gerar fuga aos impostos através de uma economia paralela
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

195
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Programa de Estabilidade

Porque não se entendem BE e Governo sobre a folga?

Mais um embate no Parlamento entre Mariana Mortágua e Mário Centeno sobre as metas do défice e uma folga orçamental sobre a qual não se entendem. Afinal do que estão a falar?
Programa de Estabilidade

Tiros no PE não mudam estratégia de Centeno

Diminutivo do Programa de Estabilidade (PE) deu para trocadilhos no debate parlamentar onde a estratégia de Centeno foi posta em causa, da direita à esquerda. Mas nenhuma resolução será aprovada.
Reino Unido

Reino Unido alcança 1.º excedente em 16 anos 

A ONS indicou que a dívida líquida acumulada do setor público no Reino Unido se situou no último ano fiscal em 42.600 milhões de libras, uma descida de 3.500 milhões face ao exercício fiscal anterior.
Empreendedorismo

O teste que avalia o risco de fracasso de negócios

A FailProof Business Academy disponibiliza um teste "À Prova de Fracasso", uma prova de auto-avaliação com o propósito de diagnosticar o risco de fracasso de negócios e projetos.
Programa de Estabilidade

Parlamento debate Programa de Estabilidade

O debate sobre o Programa de Estabilidade e as Reformas do Governo tem início marcado para as 10h00 e uma duração prevista de duas horas. Conta com a presença de Mário Centeno.
Pensões

Pensão. Serviço Militar facilita acesso

Governo estuda possibilidade de o tempo de Serviço Militar Obrigatório possa ser considerado de forma mais alargada para a atribuição de pensões.
Global Shapers

Porque as mulheres (quase) nunca chegam ao topo

442
Medidas legislativas que forcem uma percentagem de mulheres nas direções das grandes empresas ajuda a atingir esse fim. Mas, até lá, cabe a todos ter um papel ativo nesse sentido.
BCP

BCP adia assembleia-geral para 30 de maio

O BCP anunciou que vai convocar a assembleia-geral anual do banco para 30 de maio, duas semanas depois do que estava previsto, segundo foi comunicado esta segunda-feira à CMVM.
Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Energia

Repsol investe 60 milhões em Sines

Repsol vai investir cerca de 60 milhões de euros no complexo industrial de Sines, com o objetivo de melhorar a manutenção. Os trabalhos serão desenvolvidos em todas as fábricas do complexo.
António Costa

Investimento para responder às necessidades

O primeiro-ministro defende que o investimento por parte do Estado deve "responder às necessidades do país" e afirmou que é necessário haver um esforço para continuar a investir noutros setores.
Grécia

Grécia. Excedente primário sobe para 4% do PIB

A Grécia alcançou um excedente primário de 4% do PIB, duplicando assim os objetivos fiscais definidos pelos credores para 2017. O objetivo inicial do excedente primário era de 1,75%.
Défice

Eurostat confirma défice de 3% com impacto da CGD

Portugal teve, em 2017, o segundo maior défice orçamental da União Europeia (UE), de 3% do PIB, devido ao impacto da capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), confirma o Eurostat.
PCP

João Oliveira: "A cada OE vai sendo mais difícil"

Crítico da aproximação do PS ao PSD e ao CDS, líder parlamentar dos comunistas assume que o grande teste é o Orçamento do Estado, que vai sendo "mais difícil". E compara Centeno a Gaspar.
Deputados

Apoios quase duplicam o salário de deputados

3.446
Senhas de presença, apoio para trabalhos de proximidade com o eleitorado e ajudas nas deslocações podem fazer com que deputados recebam cerca de 2.700 euros a mais.
Programa de Estabilidade

Catarina conta com voto do PS em projeto do BE

A coordenadora do BE disse este domingo ter a expectativa de que o projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade possa ser aprovado, esperando o voto a favor do PS.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde avisa que vai "intrometer-se mais"

A diretora-geral do FMI garantiu este domingo que o FMI "vai intrometer-se mais nas finanças dos países membros", com as novas regras sobre a intervenção nos países com um programa de ajuda.
Moçambique

Moçambique prepara revisão em baixa do PIB

O crescimento económico moçambicano para este ano vai ser revisto em baixa. O Ministro das Finanças do país admite que o crescimento desça de 5,3% para 3%.
Bloco de Esquerda

Mortágua atira a gestão "errada" de Centeno

416
A deputada do Bloco de Esquerda considera que o ministro das Finanças está a violar o que acordou com o BE em outubro passado e desconfia que Centeno quer chegar a défice 0% já este ano.
Liberalismo

Subir a Avenida da Liberdade no 25 de Abril

199
Gostava mais se fôssemos subir a Avenida da Liberdade. Subir para chegar a um Portugal e uma Europa melhores. Subir para que a Liberdade seja individual e plena, e não apenas a tolerada pelo Estado.
Estados Unidos da América

FMI tem de se "chegar à frente" 

Secretário do Tesouro dos EUA exortou o Fundo a manter-se dentro do seu "mandato central" de promoção de melhorias no emprego, no rendimento e na produtividade, através da estestabilidade monetária.
Comércio

UE e México com novo acordo sobre comércio

Quase todo o comércio de bens entre a UE e o México será agora isento de taxas, incluindo o setor agrícola, e haverá também regras progressivas sobre desenvolvimento sustentável.
Angola

Angola espera mercados mais favoráveis que FMI

O ministro das Finanças Angolano acredita que os mercados internacionais de capitais podem oferecer condições mais vantajosas depois das reformas aprovadas.
Angola

Angola quer emitir 2 MM de dívida

Angola vai emitir eurobonds em maio e vai apresentar-se aos investidores nas principais praças financeiras. Ministro das Finanças fixa num mínimo de 2 mil milhões de dólares a emissão de dívida.
Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Corrupção

Descoberta nova "liberalidade" para Salgado

904
Pagamentos de dois empreiteiros ao ex-líder do BES e a Tomás Correia, ex-líder do Montepio Geral, levaram autoridades suíças a bloquearem contas bancárias de Ricardo Salgado
Eurogrupo

Centeno desafios do Eurogrupo são "grandes"

Prestes a completar 100 dias na liderança do Eurogrupo, Mário Centeno considera que os desafios que tem pela frente são "grandes na substância e na forma".
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Rating

Moody's não atualiza "rating", que fica em "lixo"

A Moody's optou por não aproveitar a data pré-agendada pela agência de "rating" e não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1.807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
Fundo Monetário Internacional

FMI não ajuda Moçambique até haver esclarecimentos

Fundo Monetário Internacional quer esclarecimentos adicionais por parte de Moçambique relativamente aos recursos emprestados às empresas públicas antes de ajudar o país.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Empresas

Lucros da Sumol+Compal caem 12,4% em 2017

Os lucros da Sumol+Compal recuaram 12,4% em 2017, face ao ano anterior, para 9,2 milhões de euros, segundo informou esta sexta-feira a empresa.
EDP

BICA. Os pagamentos dos BES a Pinho

233
Porque é que Manuel Pinho ainda não esclareceu os pagamentos mensais que recebia do BES quando era ministro? Porque é que José Sócrates não veio defender a honra do Governo? A análise no BICA.
Angola

FMI diz que Angola consegue evitar resgate

O diretor do departamento africano do FMI disse que é preciso que o país cumpra o acordo de cooperação divulgado esta semana.. Discussões com o Governo angolano começam nas próximas semanas.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
Banca

EUA. Multa de 808 milhões para Banco Wells Fargo 

Multa é a maior na presidência de Donald Trump para uma empresa dos Estados Unidos. Wells Fargo foi multado por negligência na gestão de hipotecas e seguros automóveis.
Angola

BPI admite vender BFA em oferta na bolsa

O presidente executivo do banco, Pablo Forero, diz que está a ser equacionada uma oferta em bolsa para vender parte da posição do BPI no Banco do Fomento Angola. Mas não será este ano.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Finanças públicas não são um fim em si mesmo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou esta sexta-feira que as finanças públicas saudáveis "não são um fim em si mesmo", mas antes "um fim ao serviço das pessoas".
Porto de Lisboa

Lisboa. Mais passageiros no Terminal de Cruzeiros

Números anunciados esta sexta-feira representam uma subida para o dobro em termos homólogos. Justificação está no 'turnaround': os passageiros que iniciaram e terminaram a viagem em Lisboa.
Salários

Presidente da Air France ameaça demitir-se

Resultado da consulta aos funcionários sobre os aumentos salariais pode decidir o futuro de Jean-Marc Janaillac. Administração propôs aumento gradual de 7%. Sindicatos querem 6% no imediato.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo. Dois paraísos fiscais para gerir hotéis

218
Ronaldo terá usado offshores no Luxemburgo e na ilha de Jersey para gerir os seus negócios hoteleiros. A fase de instrução do caso em que o jogador é acusado de fraude fiscal está a terminar.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
Salários

Banca. Negociações salariais num impasse

Acusação é do Sindicato dos Bancários do Norte e diz que a reunião do passado dia 17 de abril "nada trouxe de novo para desfazer o impasse a que as partes tinham chegado".
BPI

BPI quase triplica lucros na atividade em Portugal

Resultados na atividade doméstica aumentaram 175%, para 118 milhões de euros, o que corresponde a mais de 55% dos resultados consolidados do BPI, informou o banco em comunicado enviado à CMVM.
Economia

FMI diz que Portugal é exemplo

Fundo Monetário Internacional considerou que Portugal é um exemplo por ter feito as reformas necessárias a tempo de aproveitar a recuperação económica europeia.
União Europeia

Confiança dos consumidores sobe em abril 

Em abril, na zona euro o índice de confiança dos consumidores subiu 0,3 pontos para os 0,4 e na União Europeia recuou 0,5 para os -0,8 pontos.
Fundo Monetário Internacional

ACordo FMI-Angola pode ajudar economia

O departamento de estudos económicos do Standard Bank considerou que o acordo alcançado entre Angola e o FMI pode contribuir para melhorar o clima empresarial e ajudar a diversificação da economia.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)