Economia

Caixa Geral de Depósitos

Constâncio. 7 histórias que continuam mal contadas /premium

"Nada sabia previamente" e "nada podia fazer a posteriori. É a lei", repetiu o ex-governador, que acusou Berardo de estar por detrás das "calúnias". Esta é uma história que (ainda) não fica por aqui.
Impostos

"Devemos refletir se Fisco deve cobrar portagens" /premium

145
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que há coimas "desproporcionais" em execução pelo Fisco por dívidas rodoviárias ou a entidades privadas. Mendonça Mendes defende reflexão sobre o tema.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo no BCP. Ninguém levantou questões 

Atualizado
Na reunião que aprovou o reforço acionista de Joe Berardo no BCP, em 2007, ninguém levantou questões, revelou ex-administrador do Banco de Portugal, face a um parecer favorável dos serviços.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

1.188
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente de comércio externo recua

As exportações da zona euro para o resto do mundo aumentaram 5,2% para os 192,9 mil milhões de euros, enquanto que as importações atingiram os 177,2 mil milhões de euros.
Facebook

Facebook lança moeda com apoio da Farfetch 

Os rumores confirmam-se: o Facebook vai ter uma criptomoeda que pode ser utilizada no WhatsApp e no Messenger. Chama-se Libra e tem o apoio da portuguesa Farfetch, que está sediada em Londres.
Mario Draghi

Draghi quer mais medidas de combate à inflação

No discurso de abertura dos trabalhos do Fórum do BCE, Draghi garantiu que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários".
Lifestyle

Fãs da melhor carne nacional?

A próxima edição das Mesas Bohemia traz a Lisboa um restaurante com nome de instituição democrática, Assembleia, e uma carne, a arouquesa, que é ela própria uma instituição nacional.
Caixa Geral de Depósitos

"Berardo que pondere se me quer como testemunha" - como aconteceu

475
Antigo governador do Banco de Portugal diz não acreditar em teorias da conspiração mas pergunta: "a quem aproveitam as calúnias". A "uma pessoa: José Berardo. Siga aqui em direto.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

477
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Alojamento Local

GuestReady capta investimento de 5 milhões

Com esta ronda de investimento, a startup de alojamento local que está presente em Lisboa e Porto elevou para 10 milhões o investimento arrecadado desde o seu lançamento, no verão de 2016.
União Europeia

Mercados abertos num mundo em convulsão

Se alguma coisa aprendemos com a última década é que o comércio livre já não é um dado adquirido, pelo que temos de desenvolver mais esforços para manter os mercados abertos para as nossas empresas.
Global Shapers

Impostos não são elevados, são é mal distribuídos /premium

196
O nosso sistema fiscal é dos que mais prejudica os rendimentos mais elevados, o que cria dois problemas centrais: desincentiva o trabalho dos melhores e aumenta o risco de deslocalização internacional
Crescimento Económico

Será incompetência? Ou será de propósito?

241
Mas será tanta incompetência humanamente possível? Será tanta insistência em políticas e regulamentos que destroem a economia apenas um erro com os qual os nossos governos nunca aprendem?
Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

318
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.
Mario Draghi

Draghi, presidente do BCE, condecorado por Marcelo

Presidente do Banco Central Europeu será condecorado pelo Presidente português esta quarta-feira. Draghi está a participar no Fórum do BCE em Sintra.
Minas

Aljustrel. Rebentamento nas minas faz ferido grave

O mineiro ficou com queimaduras no corpo depois de um tubo de ar comprimido ter rebentado. Terá de ser submetido a cirurgia plástica devido a queimaduras no rosto. Será transportado para Lisboa.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. O homem que recusa ser o bode expiatório

José Cabral dos Santos trouxe um trunfo na manga, uma carta de Berardo a pedir crédito à Caixa. E diz que, naquela fase, era apenas um diretor – criticando administradores que lhe atribuíram culpas.
Empresas

Dono da Altice compra Sotheby's

A BidFair USA fica a deter 100% do capital da leiloeira. O empresário francês que detém a Altice ofereceu 57 dólares por ação. A transação ficará concluída ainda este ano.
Santander

Espanha. Santander dispensa 3.200 trabalhadores

A supressão dos postos deve-se a uma reestruturação no Santander. Os trabalhadores serão dispensados através da concessão de pré-reformas voluntárias e o banco vai dar-lhes novos empregos.
Fundo de Resolução

Fundo de Resolução agrava défice

De acordo com o Relatório e Contas de 2018, o fundo registou um prejuízo de 106 milhões de euros, mais do que os 104 milhões de euros de 2017.
Caixa Geral de Depósitos

"Não fui bater à porta de Berardo", diz ex-diretor - como aconteceu

José Cabral dos Santos recusa a ideia transmitida por Joe Berardo, no parlamento, que foi a CGD -- e este diretor de empresas em especial -- que foi "bater à porta" da Caixa. Siga aqui em direto.
Indicadores de Consumo

Valor dos novos créditos ao consumo cai 8,7%

O montante total dos novos créditos ao consumo concedidos em abril diminuiu 8,7%, face ao mesmo mês de 2018, para 563,683 milhões de euros. O número de novos contratos baixou 3,4%.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo fez um favor à Caixa? Faria Oliveira ri-se

148
Depois de uma primeira audição que foi mais técnica, nesta segunda vez o ex-banqueiro Faria de Oliveira fez várias revelações sobre o que se passou na Caixa, na La Seda e na relação com Berardo.
Transportes

Bolt lança serviço para empresas

A Bolt (ex-Taxify), uma das plataformas eletrónicas de transporte em veículos descaracterizados (TVDE) a operar em Portugal, lançou o "Bolt for Business", um serviço para as empresas usarem a app.
Transportes

Kapten. A antiga Chaffeur Privé chega ao Porto

A plataforma eletrónica de transporte privado de passageiros em veículos descaracterizados começou a operar na região do Porto com cerca de mil motoristas. Até ao final do mês há 50% de desconto.
Mercados Financeiros

Moeda angolana recupera ligeiramente face ao euro

A moeda angolana abriu a semana a apreciar-se ligeiramente face à europeia e mantém-se em mínimos históricos frente à norte-americana, transacionando-se a 383,920 kwanzas/euro e 340,687 kwanzas/dólar.
Salários

Custo da mão-de-obra sobe na zona euro e UE

Os custos horários da mão-de-obra subiram 2,4% na zona euro e 2,6% na UE no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2018. Em Portugal, os custos subiram 1,0%.
Benefícios Fiscais

Benefícios fiscais. 1 em 5 não tem objetivo fixado

114
Relatório identificou 542 benefícios fiscais. Mais de 120 não têm objetivo económico ou social definido. Despesa está sobretudo no IRS e IRC. Especialistas defendem revisão a cada 5 anos.
Caixa Geral de Depósitos

Porque acelerou na La Seda? "Era objetivo do PS" - como aconteceu

372
No parlamento, PS pergunta a Faria de Oliveira porque "acelerou" na La Seda quando já havia problemas. "Porque era o objetivo do seu governo", diz ex-banqueiro. Siga aqui em direto
Economia

Governo quer discutir os 542 benefícios fiscais

105
O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais diz que estudo sobre benefícios fiscais, apresentado nesta segunda-feira, pretende que os portugueses se questionem sobre cada um deles.
Transportes

Hive. Regulação das trotinetes é inevitável

126
Tristan Torres defende que as taxas na circulação de trotinetes são necessárias para combater o excesso destes aparelhos. Daqui a alguns meses, acrescenta, o negócio poderá estar diferente.
BCE

Fórum de 'despedida' de Draghi começa em Sintra

A sexta edição do Fórum do BCE terá como tema os "20 anos da União Económica e Monetária Europeia" e abordará também o futuro da zona euro. É a última dirigida pelo italiano.
Deutsche Bank

Deutsche Bank pondera criar "banco mau"

315
O "banco mau" faz parte da estratégia do banco alemão para fazer face às dificuldades financeiras, depois da falha da fusão com o Commerzbank. Banca de investimento vai sofrer cortes.
Banca

MB Way. O "camarãozinho" que deixa de ser à borla /premium

693
BCP passa a cobrar 1,25 euros por transferências. Crédito Agrícola também cobra. Não são os primeiros, nem serão os últimos. Bancos usam MB Way como trunfo para levar clientes para contas-pacote.
Banca

Miguel Maya defende fim do sigilo bancário nas CPI

Miguel Maya admite que “possa não haver sigilo bancário” nas respostas dadas a deputados nas comissões de inquérito. Diz ainda que excesso de liquidez contribui para a descida da margem do crédito.
Eletricidade

Eletricidade restaurada em 90% da Argentina

104
90% da Argentina já tem eletricidade, bem como a maioria dos habitantes do Uruguai. Buenos Aires tem problemas no abastecimento de água. Terra do Fogo, na Patagónia, escapa ao apagão.
Banca

"Porco chinês". UBS decide suspender economista 

Horas depois de o banco chinês Haitong ter dito que iria "suspender toda a colaboração com o UBS", o banco suíço decidiu suspender Paul Donovan pelo comentário sobre o "porco chinês".
Comércio

Toys "R" Us quer recuperar quota em Portugal

A multinacional Toys "R" Us reforçou a sua presença 'online' para recuperar a quota de mercado em Portugal e Espanha e quer faturar mais de 170 milhões de euros este ano.
Mercado Imobiliário

Imobiliárias com novas obrigações a partir de 26

1.384
As entidades que exercem atividades têm partir do próximo dia 26 novas obrigações de identificação, controlo e comunicação de operações de compra, arrendamento, venda ou permuta de imóveis.
Caixa Geral de Depósitos

Executar Berardo era da "responsabilidade" da CGD

590
Em entrevista à TSF, Vítor Constâncio reitera que não havia razões para bloquear, inicialmente, o investimento de Berardo no BCP. Havia garantias. Não foram executadas? "É outra questão, essa".
África

BAD vai "colmatar bastante" o défice de Angola

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai aprovar até setembro um apoio orçamental a Angola para reduzir consideravelmente o défice das contas do Estado, juntando-se aos esforços do Banco Mundial.
Gás Natural

Consórcio anuncia investimento de grande dimensão

O anúncio formal de um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique está agendado para terça-feira pelo consórcio de exploração de gás natural liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

143
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

211
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Finanças Públicas

Como evitar um 4º resgate? /premium

1.197
Portugal necessita de mais doze anos (três legislaturas completas) de crescimento económico e de finanças públicas quase equilibradas para sair da zona de risco financeiro em que ainda se encontra.
Comissão Europeia

Europa diz que investimento na Saúde é baixo

4.216
Relatório da Comissão Europeia sobre sistemas de saúde na Europa mostra como a despesa com a Saúde tem caído em relação aos outros países. E alerta para a redução demográfica e para o envelhecimento.
Catarina Martins

BE: "Salários em Portugal são baixos demais"

296
Catarina Martins recorda os salários baixos, no setor público e no privado, e deixa um apelo ao PS para que aprove legislação que permita "valorização salarial".
CDS-PP

CDS prefere baixa de impostos a aumentos na FP

1.066
O CDS-PP ataca a “opção errada” do PS ao admitir aumentar os salários dos trabalhadores da função pública. Para os democratas-cristãos a opção devia ser o aumento para todos os portugueses.
Caixa Geral de Depósitos

Vara não propôs crédito de Vale do Lobo?

101
O ex-administrador desmentiu no Parlamento que tenha sido o autor da proposta de crédito para aquisição do resort - um facto essencial na tese de que terá favorecido os acionistas de Vale do Lobo.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7.107
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Caixa Geral de Depósitos

"Não quero, não posso, não devo". Mas falou muito

Armando Vara começou a dizer que não falava sobre Vale do Lobo, por causa do processo Marquês, mas acabou por responder a quase tudo. Menos às perguntas que "são uma acusação" só por serem feitas.
Transportes

Trotinetes da Flash passam a chamar-se Circ

220
A Circ será também a primeira empresa de micromobilidade a ingressar na União Internacional de Transportes Públicos. Em Portugal, está presente em oito cidades e chega agora à Figueira da Foz.
Governo

Portugal volta aos mercados na quarta-feira 

"O IGCP, E.P.E. vai realizar dois leilões das linhas de BT com maturidades em 20 de setembro de 2019 e 15 de maio de 2020, com um montante global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões".
Caixa Geral de Depósitos

Berardo recusa dar informação a Parlamento

Associação Coleção Berardo diz que documentos pedidos "extravasam" objeto do inquérito à Caixa. Deputados querem perceber como bancos foram impedidos de executar penhor sobre a dona da coleção.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Ambiente

Exploração de minas de lítio "com rigor ambiental"

109
A Quercus diz que "é imperioso um esclarecimento" da Unesco sobre a manutenção do "Património Agrícola Mundial do Sistema Agro-Silvo-Pastoril" caso se instalem as explorações mineiras de lítio.
União Europeia

Défice de Espanha põe fim a procedimento da UE 

O défice público de Espanha recuou em 2018 para menos do valor mínimo de referência da UE. Espanha passará o ano de 2020 sob o braço preventivo do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
Obras Públicas

Oleoduto "pode mesmo ser feito pela CLC" 

O novo oleoduto para abastecer o Aeroporto Humberto Delgado "pode mesmo ser feito pela CLC", controlada pela Galp, disse o ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Transportes

Transporte de passageiros é serviço essencial

O transporte de passageiros junta-se ao fornecimento de água, de eletricidade ou de telefone e passa a ser serviço público essencial, depois de aprovação de alterações à lei dos serviços públicos.
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)