Dark Mode 50,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Economia

Coronavírus

Empresas em "lay-off" vão poder reduzir luz e gás

Empresas que acionaram o regime de "lay-off" vão poder ajustar a potência contratada e de energia para reduzir a fatura. Medidas excecionais adotadas pelo setor foram alargadas até 30 de junho.
Volkswagen

Volkswagen aposta nos biocombustíveis sintéticos

A VW, o construtor tradicional que mais aposta nos eléctricos, defende que os motores a combustíveis fósseis vão existir durante muito tempo. Daí que os queira alterar para combustíveis sintéticos.
Banca

Bancos: "Estão a ser alvo de críticas injustas"

126
“A probabilidade de os bancos voltarem a ter resultados negativos já este ano é grande”, admitiu Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa, à Radio Observador. E pede "prudência".
Coronavírus

Previsões para a recessão vão dos 0,8% aos 20%

A previsão mais otimista é a de 0,8% em 2020, prevista por João Pisco, analista financeiro e de mercados do Bankinter Portugal. A previsão mais pessimista é a da Universidade Católica, com 20%.
Poupança

Poupança das famílias na zona euro sobe

Entre outubro e dezembro de 2019, a taxa de poupança das famílias na zona euro avançou para os 13,0%, face aos 12,5% homólogos e aos 12,9% do trimestre anterior. Já a taxa de investimento foi de 9,1%.
IRS

Pessoas com paralisia cerebral ajudam com o IRS

Uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa oferece ajuda no preenchimento do Modelo 3 da declaração do IRS, pedindo em troca a consignação de 0,5% do imposto.
Economia

O que se segue!? Especulemos sobre Portugal!

Espero que já exista uma equipa na Economia, apoiada pelas Finanças, a fazer o diagnóstico e a preparar esse pacote da "segunda fase". Uma equipa distinta da equipa dos “primeiros socorros”.
Coronavírus

O regresso dos que nunca se foram. Troika Parte 2?

Este impasse tem raízes mais profundas e assenta na incapacidade de, em tempo oportuno, se ter reconhecido que uma Europa a “meias tintas” é inviável.
Coronavírus

Receita para vencer: ciência e democracia

Quais as consequências na procura das novas condições de teletrabalho, que veio para ficar? Voltará a haver turismo de massa? As pessoas viajarão tanto? Os hábitos culturais e sociais serão os mesmos?
Economia

O Verão do nosso descontentamento /premium

No fim da crise, à semelhança do que sempre acontece em períodos de grande disrupção, vamos ter uma economia muito diferente. Os hábitos das pessoas vão alterar-se. O modo de trabalhar vai alterar-se.
Comércio Online

Saiba que direitos tem, em onze perguntas

Com o surto de Covid 19, muitos consumidores têm optado pelas compras online. Os números disparam. Eis alguns cuidados a ter e algumas regras que é importante conhecer.
Coronavírus

Investidores põem mil milhões de dólares no Airbnb

A plataforma de arrendamento temporário recebeu um investimento de mil milhões de dólares para compensar o impacto que a Covid-19 teve no negócio. "Desejo de viajar perdura", diz novo investidor.
Observador Lab

Veja aqui em direto a 1ª conversa sobre Educação 

"Hoje Conversas. Amanhã és Pro". Foi com este mote que o Santander desafiou o Observador, e, assim, inauguram o ciclo de conversas virtuais
Coronavírus

ERSE não prevê inspeções de gás ou eletricidade

A ERSE adianta que não vai fazer inspeções, "salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor", e alerta para a realização de falsas inspeções, mediante o pagamento de cerca de 60 euros.
Startups

Elétricos. Estado devolve 9 mil euros a startup

IRN decidiu devolver os 9.100 euros à Wyze Mobility pelo registo de 260 scooters elétricas que cobrou. Em causa estavam interpretações diferentes dos regulamentos e uma queixa da startup.
Coronavírus

Banca garante apoio à economia portuguesa

A banca vai apresentar soluções de financiamento "da sua própria iniciativa", assumindo o "compromisso inequívoco de apoiar a economia portuguesa" face à crise provocada pela pandemia.
Coronavírus

Tech4COVID19 com propostas de apoio a startups

"Muito do que foi construído está em risco", diz movimento de startups portuguesas, que apresentou várias propostas ao Governo. Executivo diz que vai avaliá-las e que já tem um plano em marcha.
Coronavírus

Estamos pior do que "numa situação de guerra" 

1672
Daniel Bessa garante ser a "crise mais grave por que passou o mundo". Em Portugal ainda há quem esteja “em fase de negação”. Os que tiverem lucros e rendimentos “vão ter de contribuir pesadamente”.
Eletricidade

Redução de 3% na eletricidade do mercado regulado

Esta medida foi aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos na sequência da baixa de preços da energia ocorrida no Mercado Ibérico de Eletricidade e produz efeitos imediatos.
Coronavírus

33.366 empresas já se candidataram ao lay-off

A medida já abrange mais de 556 mil trabalhadores em Portugal. Linhas de crédito às empresas vão crescer para 4.200 milhões de euros, para incluir comércio e serviços e transportes.
Coronavírus

Horizonte de Esperança

A decisão do início progressivo da reabertura da vida económica e social e dos termos em que ocorrerá, exigirá determinação e uma grande coragem política. A unanimidade nacional não irá manter-se.
Coronavírus

Um "abanão". O que querem os partidos da banca?

Rio antecipou-se ao BE e ateou a fogueira: desta vez, a banca tem de ajudar. Pediu um "abanão". Marcelo assumiu as rédeas e chamou banqueiros a Belém. Saiu descansado. Mas partidos querem mais. O quê?
Coronavírus

Banca. "Situação merece confiança dos portugueses"

904
Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido mais de duas horas com os presidentes dos 5 maiores bancos portugueses. E à saída disse estar otimista com o que ouviu.
Autoridade Tributária

Sines. Apreendidos mais de 100 quilos de cocaína

A droga estava acondicionada dentro de quatro sacos de desporto escondidos entre a carga legítima do contentor e que foi detetada durante "um controlo não intrusivo de um contentor".
Coronavírus

ISEG prevê queda do PIB português entre 4% e 8%

Grupo de Análise Económica do ISEG prevê uma quebra entre os 4% e os 8% do Produto Interno Bruto português em 2020. Valores assumem "evoluções diferenciadas para a crise".
Energia

Mercado livre de eletricidade cresce 2,8%

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em fevereiro, um crescimento de 2,8% face ao mês homólogo de 2018 e de 10,8 mil face a janeiro.
Coronavírus

Comprar vouchers para apoiar negócios locais

139
A "Preserve" é uma plataforma que nasceu do movimento tech4COVID19 e permite comprar vouchers online de vários negócios locais. A ideia é gerar fluxo de caixa no curto prazo.
Coronavírus

EatTasty passa a entregar almoços em Almada

168
A startup portuguesa de entrega de almoços em casa e no trabalho expandiu pela segunda vez desde que começou a pandemia e, além de Lisboa, Amadora, Oeiras e Sintra, faz agora entregas em Almada.
Coronavírus

Bolsas no "verde". Investidores veem estabilização

"Os investidores vieram de fim de semana com vontade de investir e o sentimento de mercado melhorou", diz a corretora XTB. Bolsas europeias em alta e Wall Street deve abrir no "verde".
Coronavírus

"Agora, não haverá troika a dizer como governar"

1044
Ministro alemão das Finanças tranquiliza países que possam precisar da ajuda financeira dos fundos europeus. Não serão impostas "condições sem sentido, como por vezes aconteceu no passado", garante.
Economia

Esta crise é diferente /premium

É um erro comparar o que estamos a enfrentar com a crise financeira. Esta crise é diferente na sua origem e nos grupos de pessoas e empresas que vai afectar. Será mais grave, exige terapias diferentes
Coronavírus

Ajudas à economia: estaremos a fazer o suficiente?

258
Há medidas fundamentais que os outros países tomaram para apoiar a economia durante o surto e que faltam em Portugal. Perceba o que está a ser feito em todo o mundo. E porquê. Ensaio de Abel Mateus.
Coronavírus

"Probabilidade de êxito de vacina supera os 80%"

3391
Paul Stoffels diz que vacina que farmacêutica desenvolveu tem 80% de sucesso, mas ainda não foi testada em humanos e só deve estar disponível em massa no início de 2021.
Coronavírus

A cortina

Gostaria de ouvir falar menos de medidas draconianas de isolamento social e limitações da actividade económica, e mais de reforço de meios.
União Europeia

Uma União Europeia mais Keynesiana

Este é o momento politicamente mais avisado para substituir as dívidas nacionais por dívida pública europeia, mesmo que isso seja feito a troco da promessa de União Europeia mais federal e keynesiana.
Coronavírus

Leilão com objetos de Pessoa volta a ser adiado

O leilão do espólio do sobrinho de Fernando Pessoa, que inclui uma escrivaninha e quatro pares de óculos, voltou a ser ser adiada devido ao novo coronavírus. Evento está agora marcado para 4 de maio.
Comissão Europeia

Bruxelas autoriza apoios de 13 mil milhões

380
Bruxelas permite que o Estado possa dar apoios, quer em forma de garantia, quer apoios diretos, para que pequenas, médias e grandes empresas consigam manter a atividade durante surto de Covid-19.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Banca deve ao país"

11585
Presidente pressiona banca a financiar empresas e famílias o mais rápido possível. Marcelo admitiu ainda que usa máscara e luvas quando vai ao supermercado, não respeitando recomendação da DGS.
Coronavírus

“Seria repugnante o Estado deixar cair empresas"

897
Para evitar "uma depressão económica profunda" e uma "crise social", a CIP entregou carta ao Governo onde exige a tomada de medidas urgentes. Estas são as sete propostas concretas dos patrões.
Coronavírus

Relações Angola-China afetadas pela pandemia

Presidente da Câmara de Comércio Angola-China diz que número de empresários chineses presentes em Angola diminuiu desde finais do ano passado, estando também a ser afetadas as importações.
Coronavírus

BAD na bolsa de Londres com emissão "histórica"

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) entrou para o índice do Mercado Sustentável de Títulos, ao colocar na bolsa de Londres a emissão de 3 mil milhões de dólares, um "marco histórico".
Coronavírus

Covid. Santander não distribui dividendos de 2019

451
Ao não fazer a distribuição de dividendos que tinha agendada para maio, o banco espera conseguir aumentar a capacidade de concessão de crédito à economia nacional em 8 mil milhões de euros.
Caso BES

Salgado volta a perder contra o Banco de Portugal /premium

Tribunal da Concorrência volta a não dar razão à defesa de ex-líder do BES. Salgado perdeu sempre que tentou invocar alegada falta de imparcialidade de Carlos Costa e do Banco de Portugal.
Observador Lab

Conversas inauguram com a "Escola do Futuro"

665
A "Escola do Futuro". É este o tema escolhido pelo Observador e Santander para inaugurar o ciclo de conversas virtuais 2020. Vamos conversar sobre Educação a 7 de Abril.
Coronavírus

Covid-19. Nova SBE lança seminários online

138
A "We all have a role to play" permite assistir a seminários através da web com professores e outros especialistas sobre temas desde gestão de stress individual, à neurociência e desempenho.
Coronavírus

OMS. Levantar restrições cedo pode agravar crise

1788
O diretor-geral da OMS deixou avisos a todos os países que lutam contra a Covid-19. E a diretora-geral do FMI avisou que as consequências desta crise serão piores que as da crise de 2008.
Coronavírus

BE quer proibir bónus a administradores de bancos

1175
BE quer evitar "vampirização" da economia e avança com projetos de lei para proibir distribuição de dividendos dos bancos e pagamento de bónus. Proibir distribuição de lucros alargada às empresas.
Coronavírus

Banco Mundial cede empréstimo a Cabo Verde

Banco Mundial a Cabo Verde vai financiar o reforço da capacidade laboratorial e comprar máscaras cirúrgicas e luvas para combater a pandemia de Covid-19, no valor de 4,6 milhões de euros.
Coronavírus

Acalma.online: psicologia online e gratuita

666
O hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou uma plataforma de videoconsultas de apoio psicológico online e gratuitas. Psicólogos podem inscrever-se.
Lucros

Lucro da H&M sobe 140% no 1.º trimestre

H&M registou lucro de 176 milhões de euros entre dezembro e fevereiro, um crescimento de 140% face ao exercício anterior e diz que próximos resultados serão "muito negativos" devido à Covid-19.
Coronavírus

Atividade empresarial na zona euro cai para mínimo

A atividade empresarial na zona euro baixou para 29,7 pontos em março, um nível sem precedentes desde julho de 1998. Até agora, o mínimo histórico era de 36,2 pontos, registado em fevereiro de 2009.
Coronavírus

Venda de computadores portáteis dispara

O trabalho remoto levou a uma maior procura de computadores portáteis no mercado. Empresas referem que pode haver ruturas a partir da próxima semana.
Educação

A "Escola do Futuro" abre conversas sobre Educação

468
"Hoje Conversas. Amanhã és Pro". Foi com este mote que o Santander desafiou o Observador, e, assim, inauguram o ciclo de conversas virtuais 2020. Vamos falar da Educação do Futuro, a 7 de Abril
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,843%, contra 0,860% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Banco de Portugal

BdP alerta para email de entidade não autorizada

A suposta entidade que atua através do e-mail claudia1.kappeler@gmail.com não se encontra habilitada a exercer atividade financeira, alertou o Banco de Portugal.
Oficina da Liberdade

Um Jesuíta e um economista Austríaco num bar...

403
Numa altura em que todos buscam uma solução para a crise, juntar um sociólogo e um economista Austríaco, ambos crentes em Deus, é apropriado. Desconfio que concluiriam que tal solução não é conhecida.
Coronavírus

Neste site pode reservar medicamentos à distância

168
A HomeMed e a Senhas.pt juntaram-se à BetterNow e criaram uma plataforma online para fazer encomendas de medicamentos da farmácia mais próxima. Também é possível fazer consultas remotas.
Coronavírus

Fórum para a Competitividade estima recessão

Caso a pandemia seja contida nas próximas semanas, não só em Portugal como nas principais economias, pode haver uma "recuperação relativamente rápida, ainda que com limitações".
Pirataria informática

Portal das Finanças pirateado para enviar emails

1544
Na quarta-feira, a Autoridade Tributária alertou para o envio de emails fraudulentos. Hackers usaram domínio das Finanças para parecem legítimos.
Coronavírus

Wall Street segue sem tendência definida

Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos fixaram um novo recorde, devido ao encerramento de numerosas atividades em resposta à pandemia de Covid-19.
Orçamento do Estado

Assistência paga exclui funcionários públicos

Os funcionários públicos do regime convergente (subscritores da CGA) continuam, assim, a receber 65% da remuneração de referência quando estiverem em casa de assistência aos filhos.
Coronavírus

Imobiliário parou. "Quem compra uma casa agora?" 

1119
Como é que se compra ou vende um casa durante um estado de emergência? E, com tanta incerteza, "comprar casa é a decisão de uma vida. Quem consegue decidir isso agora?"
Coronavírus

T-shirts para homenagear "heróis da Covid-19" 

A "Thank You" é a segunda coleção da marca portuguesa de "merchandising" de impacto e quer agradecer aos que combatem à pandemia. 20% dos lucros vão reverter para a Cruz Vermelha Internacional.
Banco de Portugal

Crédito malparado caiu 4,5 mil milhões de euros

De acordo com o "Sistema bancário português -- desenvolvimentos recentes", entre outubro e dezembro houve uma diminuição de 4,5 mil milhões de euros em crédito malparado, reduzindo o rácio para 6,1%.
Coronavírus

Como as renováveis podem ajudar a reduzir consumo

259
Com tanta gente em casa, muitos portugueses veem agora os seus níveis de consumo de energia subirem em flecha. Bem, nem todos. A verdade é que muitas pessoas já adoptaram soluções de autoconsumo.
Coronavírus

Queda da procura faz descer preço da luz em 3%

A queda dos preços nos mercados grossistas de Portugal e Espanha, por causa da paragem da economia, vai ter como efeito uma descida extraordinária da eletricidade em 3% para os domésticos em abril.
Coronavírus

"Posso ir" a este supermercado? Esta app responde

769
A "Posso ir?" é fruto do movimento português tech4COVID19 e visa acabar com filas de espera no comércio. Antes de saírem de casa, os consumidores podem ver qual é a afluência de pessoas naquela loja.
Coronavírus

UE prepara 80 a 100 mil milhões contra desemprego

410
A Comissão Europeia tem um plano para promover a manutenção dos postos de trabalho durante a crise, podendo disponibilizar até 100 mil milhões de euros — o equivalente a metade do PIB português.
Dívida Pública

Dívida pública aumentou para 255,4 mil milhões

127
Para este aumento, refere o Banco de Portugal, contribuiu sobretudo o aumento dos títulos de dívida (2.700 milhões de euros), mas também das responsabilidades em depósitos.
Impostos

Fisco alerta para envio de emails fraudulentos

Nestes emails, o remetente diz que o “sistema” detetou alertas “pendentes de resposta” e fornece, de seguida, um link fraudulento, a que o destinatário “em caso algum” deve aceder.
IRS

IRS. Fisco não garante reembolsos tão rápidos

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garante que o Estado está "em condições de proceder aos reembolsos do IRS", mas não assegura que o prazo de 11 dias de anos anteriores seja cumprido.
Coronavírus

África pede perdão de dívida total durante 3 anos

246
Ministros das Finanças africanos defenderam um perdão de toda a dívida, e para todos os países do continente, durante o período de recuperação dos efeitos da pandemia, que estimaram ser de três anos.
Coronavírus

OE2020. Governo autoriza emissão de dívida pública

O Governo autoriza a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) a emitir Obrigações do Tesouro até ao montante máximo de 25 mil milhões de euros.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,841%, contra 0,860% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
IRS

Entrega do IRS dura até 30 de junho

Entre esta quarta-feira e 30 de junho, contribuintes podem entregar a declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2019. Prazos aplica-se a todas as tipologias. Entrega pode ser feita via eletrónica.
Coronavírus

Suspensão das dividas à AT. Só "para inglês ver"?

263
Suspensão das dívidas das empresas ao Estado para efeitos de acesso aos apoios Covid19. Apesar da boa vontade do Governo, a medida fica aquém do desejado, atento o momento extraordinário que vivemos.
Economia

Afinal, vale a pena ter um banco público? /premium

285
É difícil imaginar uma situação mais crítica do que aquela que vivemos. Talvez tenha chegado o momento de a Caixa mostrar que a sua condição de banco público pode fazer a diferença.
Coronavírus

Fisco pede a idoso que fiquem em casa 

A entrega da declaração anual dos rendimentos auferidos arranca no dia 1 de abril e prolonga-se até ao final de junho, tendo de ser feita exclusivamente por via eletrónica no do Portal das Finanças.
Coronavírus

"Esperemos conseguir evitar uma crise financeira"

597
As previsões do economista português da Reserva Federal dos EUA, Miguel Faria e Castro, correram mundo. São números impressionantes, mas tudo depende da duração da pandemia. E na Europa?
Coronavírus

IGCP reforça em 250 milhões cada leilão em 2020

O IGCP vai "acelerar a execução do programa de financiamento de médio e longo prazo" em resposta ao acréscimo de financeiro necessário para 2020, causado pela pandemia da Covid-19.
Coronavírus

Salários reduzidos pelo 'lay-off' livres do IRS

O trabalhador que ganhe o salário mínimo nacional continuará a descontar apenas os 11% para a Segurança Social, ficando com uma remuneração líquida de 565,15 euros.
Coronavírus

Empresas que se reinventam para combater o vírus

10706
Faziam impressões 3D ou peças para automóveis, agora fabricam viseiras. Produziam têxteis ou cerveja, agora fazem desinfetante. Há empresas portuguesas a mudar a produção na luta contra a Covid-19.
Coronavírus

Disponibilizada moratória para crédito à habitação

O Novo Banco já está a disponibilizar aos clientes a moratória para crédito à habitação e está a trabalhar para responder aos pedidos em 24 horas. Suspensão vigora até 30 de setembro.
Moçambique

Moçambique quer renegociar exportação de caju

O governo moçambicano quer reduzir de 70% para 45% a taxa aplicada ao caju vendido à Índia, afirmando que negociação deve seguir o exemplo de outras culturas, como o feijão-bóer.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

A descida acumulada desde o início do ano, com o pico alcançado em janeiro (70,87 dólares) já ultrapassa 67%, numa espiral de perdas causada pelos efeitos negativos da pandemia na economia.
Coronavírus

Valor médio das compras "online" sobe 6%

O montante médio das compras no comércio online passou de 37,5 para 39,7 euros por compra, um aumento de 6% durante a semana passada. Já o valor médio das compras em loja subiu 12%.
Coronavírus

Governo admite nacionalizar empresas 

4945
Siza Vieira diz que o governo tem "ferramentas para nacionalizar empresas" e pode usá-las se for necessário. E revela que pediu autorização a Bruxelas para linhas de mais 7 mil milhões de euros.
Inflação

Inflação homóloga em março estimada em 0,1%

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de inflação terá sido de 0,1% em março, menos 0,3% face a fevereiro. Na zona euro, o valor recuou para 0,7%, face aos 1,2% em abril.
Coronavírus

Angola obrigada a endividar-se mais para reagir

108
Angola "terá de depender dos fluxos de investimento direto estrangeiro, mais desembolsos do FMI, emissões de Eurobonds e ajuda externa para financiar o défice externo", considerou a Oxford Economics.
Coronavírus

Coronabonds levariam até 3 anos a montar

361
Klaus Regling, presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, lança "balde de água fria" sobre aqueles que veem a emissão conjunta de dívida na zona euro como uma solução urgente para a crise.
País

Termina prazo para adesão a Residente Não Habitual

O regime do Residente Não Habitual confere uma isenção de IRS a reformados residentes no país com pensões pagas por um país estrangeiro e é atribuído por um período máximo de 10 anos.
Reino Unido

Economia do Reino Unido cresce 1,4% em 2019

O PIB do Reino Unido manteve-se, tendo uma taxa de crescimento nula no último trimestre de 2019. Inflação situa-se atualmente em 1,7 %, abaixo do objetivo oficial de 2%, e o desemprego em 3,9%.
Coronavírus

Bancos vão continuar a contabilizar juros 

Mesmo que os clientes não paguem capital e juros entre abril e setembro, os bancos vão continuar a contabilizar os juros como se tivessem sido pagos nesses meses, apesar de só serem pagos no futuro.
Coronavírus

Bial produz "mais 50%" do que o habitual

A farmacêutica garante que não vão faltar medicamentos às pessoas e que, a pedido do Infarmed, reforçaram os "stocks", nomeadamente de antibióticos, por forma a criar uma “reserva nacional”.
Apps

Houseparty. 1 milhão para quem provar quem difamou

508
O Houseparty oferece um milhão de dólares (906 mil euros) a quem provar como começou a "campanha difamatória" para se desinstalar a app porque, alegadamente, deixava hackers roubarem dados do Netflix.
Coronavírus

COVID-19: A importância de preparar o “rebound”

229
Acredito que o momento em que se chegará à conclusão que o impacto económico e social de continuar confinados é superior ao impacto na saúde dificilmente tardará mais do que dois ou três meses.
Coronavírus

China. Crédito malparado aumentou 50%

1150
Os chineses não estão a conseguir pagar os cartões de crédito. Com o desemprego e o abrandamento da economia, estimam-se quebras recorde no lucro dos bancos. O flagelo poderá afetar outros países.
Coronavírus

Wall Street fecha em alta devido a farmacêuticas

Os investidores estão otimistas pelos anúncios de vários grandes grupos farmacêuticos, como o Abbott Laboratories, que fechou a ganhar 6,4%, de estar a trabalhar num teste de despiste da Covid-19.
Coronavírus

EUA. Fed estima que 47 milhões percam o emprego 

2308
Economista português ligado à Fed prevê consequências devastadoras para o emprego nos Estados Unidos: 47 milhões de novos desempregados e uma taxa de desemprego de 32,1%.
Coronavírus

Porque estão as agências de "rating" tão caladas?

Países agravam previsões de recessão mas, em contraste com a última crise, as agências de "rating" têm-se contido em comentários e, sobretudo, em cortes de notação da dívida. Até quando será assim?
Consumidores

Alerta sobre publicidade com perigos para a saúde

A DGC alerta os consumidores para que, em caso de dúvida, se informem sobre "eventuais condicionantes, restrições e efeitos associados" a produtos ou alimentos.
Coronavírus

CMVM admite avaliações feitas por terceiros

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários admitiu que em casos justificados as inspeções poderão ser feiras por terceiros, "suportadas em alternativas tecnológicas para esse efeito" e segundo regras.
Coronavírus

INE. Clima económico caiu como no mês da troika

Instituto Nacional de Estatística diz que março teve uma quebra no índice de clima económico que foi de "magnitude semelhante" à verificada no mês em que Portugal pediu ajuda à troika, em 2011.
Coronavírus

Importações de Macau ao nível mais baixo

Em fevereiro, Macau importou 434 milhões de euros de mercadorias, o valor mensal mais baixo desde março de 2011, tendo-se registado uma queda de 30,3% face a fevereiro de 2019.
Eletricidade

Chaminés da central de Sines derrubadas

A EDP concluiu o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoelétrica de Setúbal, depois do adiamento da operação no passado dia 6 de março, devido a um problema num detonador.
Coronavírus

BPI admite dar moratória a todos que precisarem

187
O BPI anunciou este domingo um alargamento das condições em que admite dar moratória de crédito aos clientes. Cada caso está “sujeito a aprovação do banco”.
Coronavírus

DGS: Distanciamento social até "haver vacina"

9846
Marta Temido pede aos portugueses que se lembrem do exemplo dos mineiros ou das crianças tailandesas presas na gruta: "resistência". Enquanto não existir vacina não haverá regresso à normalidade.
Coronavírus

Macau lança fundo de apoio de 1,12 mil milhões

O Governo de Macau anunciou a criação de um fundo de 1,12 mil milhões de euros de apoio ao combate da epidemia da covid-19 para residentes e empresas.
Coronavírus

Moody's põe 'rating' da África do Sul no 'lixo'

Descida da opinião sobre a qualidade do crédito soberano da África do Sul surge numa altura em que o país entrou em isolamento por 15 dias.
Coronavírus

Uma carta da Polónia, com orgulho nos portugueses

629
Ter opiniões diferentes é óptimo e vai ajudar-nos muito a sairmos da crise económica que já se está a formar muito rapidamente, mas espalhar notícias falsas é uma traição que ajuda os nossos inimigos.
Coronavírus

FMI garante que o mundo já está em recessão

321
A líder do Fundo Monetário Internacional avisa que os países têm de avançar com gigantescas somas de dinheiro para combater a crise da pandemia. E não tem dúvidas: "Já estamos em recessão".
Coronavírus

Clientes desistem de comprar casa até com contrato

1020
Inquérito da associação de mediadores imobiliários revela a dimensão do congelamento do setor. Empresas dizem que 80% dos negócios em curso caíram. 20% desistiram já com contrato promessa assinado.
Coronavírus

China tenta estimular consumo com "vouchers"

Numa tentativa de regresso à normalidade, as autoridades locais chinesas estão a incentivar idas às compras com cupões. Beijing apoia iniciativas, mas prefere financiar banca e empresas públicas.
Coronavírus

BCP também anuncia moratórias e outros apoios

O MillenniumBCP decidiu esperar até ao anúncio, por parte do Governo, das medidas negociadas com o setor bancário e, agora sim, juntou-se ao grupo de bancos que já tinham apresentando medidas.
Coronavírus

Calçado. Setor produz 15 mil máscaras por dia

89853
O designer de sapatos de luxo Luís Onofre é um dos cerca de 20 industriais do calçado que, por estes dias, garante a produção de 15.000 máscaras e viseiras por dia. A solidariedade atravessa setores.
Dívida Pública

Juros da dívida caem a dois, cinco e 10 anos

Cerca das 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a cair para 0,652%, contra 0,706% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Coronavírus

Media tradicionais perdem 40 a 50% da publicidade

Surto de Covid-19 provoca dificuldades acrescidas a mercado publicitário dos media tradicionais que estavam a braços com um problema criado pelas grandes plataformas digitais.
Coronavírus

É "preciso meter parte da economia no congelador"

120
Numa entrevista ao Jornal Económico, o antigo ministro da Economia fala na necessidade de "suspender tudo, para depois voltar a partir nas condições em que estávamos quando se fechou a economia".
Coronavírus

Lucros da indústria chinesa caem 38,3% 

Entre os setores mais afetados destacaram-se a indústria de produtos eletrónicos (uma queda de 87%), automóvel (-79,6%), maquinaria (-68,1%) e indústria química (-66,4%).
Coronavírus

Crédito e layoff. Os seus direitos em 22 respostas

3819
Foi despedido durante a pandemia? Ou mantém o emprego, mas viu o seu rendimento descer? E é proprietário de um estabelecimento que fechou? Moratórias e layoff: saiba se tem direito e em que moldes.
António Costa

O Estado e os liberais

199
O primeiro-ministro, naquelas frases proferidas na Assembleia da República, teve um arroubo, só, mas na verdade extrema-esquerda e extrema-direita muitas vezes aproximam-se. Demasiado, para meu gosto.
Coronavírus

Bem-vindos ao Inferno 4.0

O ensino, o trabalho, as experiências de diversão, e tantos outros, terão de se adaptar ao online e passar também a novos paradigmas. A arte de reinventar o negócio em afastamento social será crítica.
Coronavírus

Brasil. Banco Central prevê estagnação da economia

A projeção do Banco Central do Brasil aponta para uma redução de 2,2% para zero em relação ao crescimento da economia do país este ano. Governo reduzira já a previsão do crescimento do PIB para 0,02%.
Coronavírus

Créditos suspensos por meio ano e outras 8 medidas

1041
Governo reforça apoio a famílias e empresas. Leque de medidas passa por suspensão do crédito bancário por 6 meses, alargamento do layoff e apoio a pais que teriam filhos na creche durante as férias.
Coronavírus

Preços da gasolina e do gasóleo caem 1,6% e 3,7%

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos afirma que "no início do ano 2020 o preço médio de venda ao público (PVP) da gasolina simples 95 aumentou cerca de 3% face a dezembro de 2019".
Coronavírus

"Coronabonds": vantagens, obstáculos e alternativa

176
“Se haverá um momento em que a solidariedade tem de surgir, é hoje”, diz um economista alemão. Mas há resistências à emissão de "coronabonds" — e está a ser defendida uma receita alternativa.
Coronavírus

FMI recebeu pedido de ajuda de 20 países africanos

O diretor do departamento africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) dissejá 20 países do continente pediram assistência financeira imediata.
Coronavírus

CFP apela à emissão de "coronabonds" na Europa

107
“A UE, e a área do euro em particular, enfrentam um desafio existencial” e, por isso, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apela a que se forme um consenso europeu para a emissão de dívida conjunta.
Coronavírus

BdP admite recessão de 3,7% a 5,7% em 2020

758
O Banco de Portugal antecipa dois cenários para a economia: queda de 3,7% este ano, se tudo correr pelo melhor, ou de 5,7% no cenário mais adverso. Pandemia pode levar PIB ao pior registo em 50 anos.
Coronavírus

Draghi. "Mobilizem tudo, sem bucrocracias" 

11201
Num artigo de opinião no Financial Times, o homem que liderou o BCE nos anos da grande crise financeira dá a sua receita para minimizar uma "profunda recessão" que já é "inevitável".
Hospitais

Hospitais privados querem Estado a liquidar dívida

1691
Há atrasos na faturação e comunicação dos valores em dívida. E entre a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e o ministério da Saúde não há acordo sobre o valor em dívida.
Coronavírus

A pandemia do Lay Off

273
É no princípio da confiança e não da desconfiança que o Estado deve exercer as políticas públicas, em especial numa situação excecional como esta. Só assim se podem salvar postos de trabalho.
Coronavírus

Uma estratégia para a segunda vaga da epidemia

819
Se a quarentena generalizada se mantiver vários meses a economia não sobrevive. Uma recessão dessa grandeza causa muita miséria humana!  Pode ser menos visível nas redes sociais, mas é igualmente real
Coronavírus

Uma decisão política: quando reabrir a economia? /premium

123
Apesar da óbvia imprevisibilidade, o governo tem de comunicar claro e colocar cenários na mesa. Não pode ser navegação à vista, há que dizer às empresas quanto tempo de esforço se espera delas.
Coronavírus

Recuperação de empresas – achatar a curva?

185
A massiva injeção de dinheiro na economia, nestas circunstâncias, equivale aos ventiladores de que precisamos para salvar vidas humanas no sistema de saúde. Mas é urgente transpor esse horizonte.
Coronavírus

Défice e recessão voltam, com país "bem preparado"

432
Ministro das Finanças confirma regresso da recessão, ainda que com alguma retoma na segunda metade do ano, e do défice público. Mas deixa a garantia: "Portugal nunca esteve tão bem preparado".
Coronavírus

Comércio que se mantém aberto já sente a diferença

105
O estado de emergência face à Covid-19 permite que negócios como pastelarias, mercearias e quiosques continuem a poder funcionar. No centro do Porto, há menos clientes. "Não tem comparação possível".
Coronavírus

Países pobres. FMI e Banco Mundial defendem perdão

277
Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial apelam a todos os credores oficiais bilaterais que suspendam pagamentos de dívidas dos países mais pobres, como Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé.
Portos

Carga movimentada nos portos cai 9,7% em janeiro

A carga contentorizada, o carvão no Porto de Sines e os produtos agrícolas nos portos de Lisboa e Aveiro representaram "uma queda de cerca de 1,23 milhões de toneladas.
Coronavírus

Moçambique. Pandemia pode adiar projetos de gás 

Os economistas afirmam que a pandemia do novo coronavírus "vai provavelmente pressionar a balança de pagamentos devido aos baixos preços das matérias-primas".
Angola

Banca paga multa por violação de procedimentos

Os bancos comerciais angolanos praticaram infrações como o incumprimentos do reporte das operações cambiais de importação de mercadorias, das normas e procedimentos de mercadorias.
Coronavírus

Startup lava a roupa a profissionais de saúde

2969
A Dona Rosa, uma app para limpeza de roupa em Lisboa e Algés, está a oferecer gratuitamente o serviço para profissionais de saúde. "É nosso dever cívico", dizem os fundadores da empresa.
Coronavírus

Beta-i ajuda empresas com curso online e podcast 

Para ajudar a fazer face às dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, a Beta-i lançou um curso online sobre inovação e um novo podcast para empresas e startups.
Coronavírus

Banco de Portugal facilita crédito às famílias

A pandemia alterou "de forma abrupta e significativa" as condições económicas e financeiras. O Banco de Portugal tornou a obtenção de crédito mais flexível aos consumidores.
Coronavírus

Cinco apps para ajudar na luta contra a Covid-19

285
Aplicações para ajudar a saber sintomas ou para gerir material hospitalar. A comunidade da OutSystems escolheu as primeiras cinco apps, de 20, para ajudar na luta contra pandemia do novo coronavírus.
Coronavírus

Medina vai ter equipa só para ajudar startups

212
Criação de uma equipa de apoio e de um "marketplace" para permitir a continuação do desenvolvimento do ecossistema. São estas as armas de Fernando Medina para apoiar as startups em Lisboa.
Orçamento do Estado

Excedente de 0,2% em 2019 até podia ter sido maior

729
É o primeiro saldo positivo que Portugal regista desde 1973. O excedente de 0,2% do PIB podia ter sido de 0,3%, não fosse uma compensação a autoestrada. Mas INE avisa que tudo vai mudar com Covid-19.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a cair para 1,041%, contra 1,065% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Zona Euro

Atividade empresarial na zona euro cai para mínimo

A consultora admite que o emprego está a cair a um ritmo que não se observava desde 2009 e que "é provável que se adotem políticas ainda mais severas para fazer frente ao vírus nos próximos meses".
Coronavírus

Querem ajudar? Baixem os impostos /premium

484
As empresas agora em dificuldades são as que tiraram Portugal da falência. Não necessitam de regulamentações e monitorizações centralizadas. Precisam de menos impostos e regras que as sobrecarreguem. 
Coronavírus

Falhas de imaginação /premium

167
Lidamos com uma crise nova, que a humanidade e as economias globalizadas nunca viveram. Uma crise que nos obriga a fazer perguntas sobre o que poderá acontecer e como a poderemos ultrapassar.
Coronavírus

As não-medidas deste Governo

166
É absolutamente fulcral que o acesso às linhas de crédito empresariais seja tratado como se fosse um empréstimo estatal, senão não fará sentido o montante injetado pelo BCE. Não são negócio dos bancos
Coronavírus

Pagamentos "contactless" até 50 euros sem PIN

507
A partir desta quarta-feira, os consumidores vão poder fazer pagamentos até 50 euros com cartões "contactless" sem terem de introduzir o código PIN. Pagamentos com o telemóvel continuam sem limite.
Coronavírus

Padaria Portuguesa. "Medidas são ineficazes"

601
Numa carta enviada a Pedro Siza Vieira, Nuno Carvalho, sócio-gerente da Padaria Portuguesa, diz que medidas do governo "são ineficazes" e que "a viabilidade do negócio" está em risco.
Construção

Cabo Verde. Produção na construção civil aumentou

O aumento de produção na construção civil justifica-se essencialmente pelo aumento na produção de material de base, de material de revestimento, de esquadria e de material de eletricidade.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

Analistas citados pela Efe referem que os "petropreços" vão continuar a ser pressionados para descer devido à contração da procura mundial de energia e a grande incerteza sobre a evolução da pandemia.
Coronavírus

Syrah para fábrica nos EUA

A Syrah diz estar a "reforçar os protocolos em resposta aos riscos da Covid-19 em Balama" para garantir a segurança dos trabalhadores da mina na província de Cabo Delgado, que continua operacional.
Coronavírus

China. O nosso indicador avançado

Ao contrário do que muitos extremistas defendem (Estado mínimo para uns e Estado máximo para outros), a gestão desta crise obriga ao concurso de todos.
Global Shapers

É vital apoiar os pequenos negócios

361
Muitos pequenos empreendedores não se podem colocar em lay-off porque não são elegíveis, mas se deixarem de se pagar salário, não podem pedir subsídio de desemprego a não ser que abram falência.
Orçamento do Estado

Subsídio para assistência a filhos sobe para 100%

429
O ministro de Estado e das Finanças anunciou que o novo valor do subsídio para assistência a filhos deverá entrar em vigor no dia 1 de abril, uma vez que o OE2020 foi esta segunda-feira promulgado.
Coronavírus

FMI diz que a recessão será pior do que em 2008

284
Já 80 países pediram ajuda ao FMI e os investidores já retiraram 83 mil milhões de dólares [77,6 mil milhões de euros] dos mercados emergentes.
Coronavírus

De 2,9% a 20%: 6 cenários de recessão para o país

300
Economistas traçam cenários conforme o período de duração da crise e pedem "medidas adicionais e mais incisivas" por parte do Governo para evitar o pior. No cenário mais crítico, recessão será de 20%.
Metro de Lisboa

Marcelo diz que obra do Metro não fica suspensa

5166
Direita e esquerda uniram-se contra Governo e, na votação do Orçamento, suspenderam linha circular do Metro de Lisboa. Agora Marcelo veio dizer que decisão só vale como "recomendação". Há luz verde.
Coronavírus

Reguladores europeus ameaçam multar empresas

A Rede Europeia da Concorrência, com reguladores dos Estados-membros e a Comissão Europeia, "não hesitarão em adotar medidas contra as empresas que se aproveitem da situação atual".
Coronavírus

Covid-19. Science4you disponibiliza instalações

2100
É uma empresa de brinquedos científicos, mas quis ajudar na luta contra a pandemia de Covid-19. A Science4you está a disponibilizar parte das suas instalações para produção de materiais e ferramentas.
Coronavírus

Centeno. Há margem para responder à crise para já

750
Ministro das Finanças saiu de reunião com o Presidente com o Orçamento/2020 promulgado, mas também com avisos sobre necessidade de o adaptar aos novos tempos. Afasta, por agora, retificativo.
Coronavírus

Angola. Petróleo e pandemia põem OE de "pantanas"

132
O Covid-19 e a quebra de relações da Arábia Saudita com a Rússia fizeram "cair os preços do petróleo". Poderá ser necessário reestruturar a dívida e se a Angola não pagar pode entrar em incumprimento.
Coronavírus

Lay-off. Trabalhadores não ficam isentos de IRS

303
Posição da Autoridade Tributária contraria vários especialistas, segundo os quais o rendimento do lay-off seria equiparado a um apoio social, logo, isento de IRS.
Bundesbank

Alemanha. Bundesbank prevê "recessão pronunciada"

O banco central alemão sublinha que "a queda numa recessão significativa é inevitável" e a recuperação económica ocorrerá quando se tiver reduzido de forma efetiva o ritmo de contágio da pandemia.
Coronavírus

Economia chinesa já opera a 75% da sua capacidade

395
A análise indica que a "performance" da economia da China vai depender do "impacto que terão no comércio mundial as medidas de contenção" que têm vindo a ser tomadas por todo o mundo.
Benfica

OPA do Benfica pode cair após chumbo da CMVM

273
CMVM chumbou OPA do Benfica depois de detetar irregularidades. SAD encarnada foi notificada mas estranha timing da decisão e tem interpretação diferente. Covid-19 pode fazer cair operação de vez.
Porto de Lisboa

Porto de Lisboa é uma "bomba-relógio"

A AOPL anunciou que o Porto de Lisboa estava a "trabalhar normalmente" sem os estivadores da A-ETPL, mas há trabalhadores a fazerem 16 horas de trabalho diário e outros 24 horas.
Coronavírus

Tempo de nos prepararmos para o pior /premium

As projecções do poder destrutivo do coronavirus agravam-se a cada semana. Mas as acções dos governos europeus começam a assumir o sentido correcto. Tal como tem feito Costa. Preparemo-nos para o pior
Coronavírus

A dimensão prática das medidas do Governo

399
O dinheiro que o BCE vai libertar é para a sociedade civil e para as empresas, não é para os balanços do sistema bancário nem para equilibrar o défice das Finanças. Tem de haver liquidez imediata.
A página está a demorar muito tempo.