248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Economia

Economia

O calcanhar de Aquiles da “bazuca"

Portugal continua com uma arquitetura e uma organização do Estado absolutamente obsoletas que impedem a concretização de uma estratégia de desenvolvimento e de crescimento.
Coronavírus

Lojas e restaurantes com quebras de 72% na receita

Já depois do início do desconfinamento, em abril, lojistas e restaurantes continuaram a relatar perdas significativas de 54%. Em fevereiro e março as perdas quase atingiram os 90%.
Economia

Trocas comerciais entre China e Portugal caem 15% 

As importações de produtos chineses diminuíram 7,85% e as exportações decresceram 22,3%. Contudo, as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa cresceram 17,09% em fevereiro.
Economia

Bosch em Braga entra em "lay-off" 

A Bosch em Braga vai entrar em "lay-off" devido à "escassez mundial de componentes eletrónicos". "Procurando minorar o impacto desta medida", a empresa garante retribuição de 85% do rendimento mensal.
Fact Check

Estado coloca mais 1,6 mil milhões no Novo Banco?

Valor está previsto no contrato com a Lone Star, numa medida de recurso para garantir a solvabilidade do banco. Mas resultados da instituição afastam essa necessidade.
Noticiário

8h. Guerra das patentes leva a perdas milionárias

Farmacêuticas que desenvolveram vacinas contra a Covid19 perderam, num único dia, 27 mil milhões de dólares. António Costa diz que mais do que as patentes, há outros problemas à volta das vacinas.
Democracia

Socialismo ou liberdade /premium

685
Só por Portugal não ser a Espanha ou Lisboa não ser Madrid, não quer dizer que em Portugal ou em Lisboa socialismo e liberdade sejam compatíveis. Não são, nunca foram. Nem em Madrid, nem em Lisboa.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Amazon One - pagamentos com a palma da mão

Depois de ter disrompido o comércio de livros e basicamente de tudo o que possa ser comercializado online, a Amazon entra agora nos pagamentos nas lojas físicas através da utilização da palma da mão.
Coronavírus

Suspensão das patentes resolve a falta de vacinas? /premium

Retirar direitos às empresas ou entidades que detém a inovação “é como uma bomba atómica”, diz especialista. Neste momento, não é legal. E levaria anos. Merkel já disse ser contra a decisão dos EUA.
Moçambique

Banco Mundial ajuda PME de Moçambique 

"Nós entendemos as necessidades das pequenas empresas aqui na cidade da Beira. Portanto, para responder, abrimos estas janelas de financiamentos", anunciou o Banco Mundial.
Lisboa

18 milhões depois, Hub do Beato é uma miragem /premium

163
Anunciado em 2016 e sucessivamente adiado. Responsável da Startup Lisboa aponta agora a 2025 para ter Hub do Beato terminado, até aqui autarquia assume quase totalidade do investimento já feito.
Protestos

Trabalhadores da CP e da IP em greve dia 27 

Os trabalhadores da Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal marcaram uma greve, de 24 horas e para dia 27 de maio, onde reivindicam aumentos salariais para todos.
Coronavírus

Lisboa aprova empréstimo até 20 milhões de euros

A contratação de empréstimo serve "para financiar despesas de natureza corrente que virão a ser necessárias assumir, emergentes das ações a realizar no âmbito do combate à pandemia", diz a autarquia.
Combustível

Hidrogénio só deve ser usado em áreas especificas

Os investigadores notam que a produção de hidrogénio é ineficiente, dispendiosa e incerta e, por isso, não pode substituir amplamente os combustíveis fósseis, como no aquecimento das casas.
Salários

Banca. 0% de aumento, não obrigado

Os três sindicatos consideram que a proposta dos bancos "se traduz num congelamento da tabela salarial, das pensões de reforma e sobrevivência, bem como das cláusulas de expressão pecuniária"
Impostos

O que pode mudar nos impostos da energia /premium

Estudo da Deloitte e da APREN defende aumento do imposto sobre o gasóleo para o nível da gasolina e a criação de deduções no IRS e IRC para compra de carros elétricos e equipamentos mais verdes.
Conselho de Ministros

Compensação de subida de salário mínimo "em breve"

Medida reclamada por empresários chega atrasada (estava prevista até março) mas ministro Siza Vieira garante que dinheiro será transferido de forma imediata mal processo legislativo esteja fechado.
Economia

Vendas a retalho em Portugal com 2.º maior recuo

Portugal registou, em março, o 2º maior recuo homólogo nas vendas a retalho (-1,1%) enquanto na zona euro aumentaram 12,0% e na UE 11,6%. Em Portugal, as subiram 2,2% de fevereiro para março.
Conselho de Ministros

Tarifa social de internet começa a contar em julho

303
Terá de ser incluída nos pacotes das operadoras a 1 de julho e com preços "comportáveis", diz ministro Siza Vieira que vai negociar valor com operadoras. Empresas não serão prejudicadas, garante.
Autoridade Tributária

50 mil famílias com mais de 100 mil euros em 2019

660
Mais de 50 mil agregados familiares tiveram, em 2019, rendimentos brutos superiores a 100 mil euros (é a primeira vez que acontece). É um aumento de 6,8% face ao ano anterior.
Novo Banco

BES. Um "problema de larápios" passado ao público

342
"Não fui eu que peguei num assalto do BES e o transformei num problema público". Deputados pasmados com respostas de um dos maiores devedores do Novo Banco.
Ciência

Embalagens: uma evolução para um mundo melhor 

As nossas embalagens mudaram e hoje, ao olhar para trás, vemos o quanto esse passo foi importante para a nossa história.
Finanças

Finanças. Insustentabilidade pode agravar impostos

O impacto do envelhecimento nas finanças públicas poderá levar a que as famílias tenham de pagar mais impostos, receber menos benefícios, usufruir menos de serviços públicos, diz estudo da Gulbenkian.
PS

Salário Mínimo. Governo compensa com 84,5 euros 

A compensação pelo aumento do salário mínimo nacional vai resultar num pagamento direto corresponde "a 84% do aumento do encargo com a TSU". Apenas é válido em 2021 e vai custar ao Estado 60 milhões.
Santander

Santander quer evitar despedimento coletivo

A administração do banco resolveu atender "às solicitações transmitidas pelo SBN, SBC e Mais, e tomou a decisão de adiar temporariamente a aplicação de qualquer medida unilateral".
Sociedade

Viver bem com a mediocridade /premium

266
As oportunidades não são iguais, a militância partidária compensa mais que o trabalho, a espada da lei só cai sobre quem o regime não protege. Por quanto tempo vamos tratar isto como um fado lusitano?
Energia

Quanto vamos pagar de eletricidade em 2050?

O mercado elétrico atravessa uma transformação profunda e em breve teremos novos atores que trazem consigo uma nova dinâmica.
Crise económica

PIGS ou “BIG(S)”?

Portugal manteve, em 2020, a 8ª posição que vinha do ano anterior com a taxa nominal de IRC mais alta num universo de 109 jurisdições, só ultrapassado por França e Malta ao nível da UE.
Euro

Euro cai e segue abaixo de 1,20 dólares

Às 18h00 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1993 dólares, quando na terça-feira à mesma hora seguia a 1,2017 dólares. O BCE fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,2005 dólares.
Banco de Portugal

Centeno: carga fiscal diminuiu entre 2016 e 2020

448
"Entre 2016 e 2020, aquilo que foram decisões de redução de impostos contribuiu para a redução da carga fiscal em Portugal em 1,1 pontos percetuais", declarou o governador do Banco de Portugal.
Um Café e a Conta

Com evitar pagar IRS a mais

Rosário Moreira, diretora do Digital MBA da Porto Business School, deixa-nos conselhos úteis para lidar com o IRS. No acerto de contas anual, uma declarações mal preenchida pode sair mais cara.
Banco de Portugal

Economia portuguesa a crescer mais do que em 2019

"O indicador diário na última semana demonstra uma recuperação muito significativa da tendência de crescimento da economia portuguesa", precisou Mário Centeno.
União Europeia

PM pede aprovação rápida dos planos de recuperação

António Costa afirmou que "importa acelerar a recuperação com a mobilização do fundo de recuperação já em vigor" e espera que a Comissão Europeia possa "poupar tempo" na apreciação dos planos.
Coronavírus

PRR. Europa está "no bom caminho" para usar fundos

"Vamos no bom caminho a nível europeu para termos luz verde para a utilização dos fundos para os PRR", afirmou Marcelo salientando que Portugal foi o primeiro país a entregar o Plano em Bruxelas.
Novo Banco

Bónus no Novo Banco. Portugueses estão atentos /premium

107
Presidente não comenta critérios de gestão privada, mas avisa que nas decisões públicas, os portugueses estão atentos. Acordo com Bruxelas permite bónus — somam 4 milhões — no Novo Banco após 2021.
Coronavírus

Governo prepara prolongamento de moratórias

O modelo "deverá passar pela capacidade de o Estado poder garantir alguma parte do crédito que está sob moratória, para permitir estender os prazos de reembolso destes créditos", diz ministro.
Banca

Medidas temporárias não devem ser permanentes

"Não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias" como o "lay-off" simplificado ou as linhas de crédito garantidas, disse o governador do Banco de Portugal.
Apps

Bolt lança projeto piloto de partilha de carros

A Bolt, uma empresa de mobilidade e entrega de comida, vai investir 20 milhões de euros numa plataforma para aluguer temporário de carros. Projeto piloto vai arrancar na Estónia.
Indústria Farmacêutica

AstraZeneca. Aumento "obsceno" do bónus pago a CEO /premium

498
Pascal Soriot, presidente-executivo da AstraZeneca, poderá passar a receber mais bónus, na forma de ações, em percentagem do seu salário-base anual de 1,3 milhões de libras (1,5 milhões de euros).
Novo Banco

Novo Banco. Da "imoralidade" à "falta de decoro" 

174
PS e PSD criticam a atribuição de prémios à equipa de gestão do Novo Banco, liderada por António Ramalho e o PCP coloca também culpas no governo liderado por António Costa.
Mercados Financeiros

Subir juros? A frase que gerou o pânico nas bolsas /premium

Janet Yellen, chefe do Tesouro dos EUA, gerou o pânico nas bolsas na terça-feira ao sugerir que será necessário, eventualmente, subir as taxas de juro para evitar o "sobreaquecimento" da economia.
Economia

Setor dos serviços cresce, finalmente, em Espanha

"Boas notícias para a economia espanhola", diz um analista. Indicador avançado sobre a atividade económica do setor dos serviços subiu, em Espanha, após oito meses consecutivos em queda.
Observador Lab

As criptomoedas são seguras?

122
Já ouviu falar em criptomoeda, mas como funciona? Será um investimento seguro? O Credibom explica as criptomoedas para que possa diversificar os seus investimentos de forma responsável.
União Europeia

Portugal é um "parceiro muito especial" da Índia

Santosh Jha considera que a reunião de líderes UE–Índia, que decorre neste sábado, servirá para demonstrar ao mundo que “as duas maiores democracias” estão prontas para “dançar juntas”.
Impostos

Isenção de ISV chegou a 1.145 famílias desde 2016

Em causa está uma medida fiscal através da qual as famílias numerosas beneficiam de uma isenção correspondente a 50% do Imposto Sobre Veículos, até ao limite de 7.800 euros, na compra de automóveis.
União Europeia

"Presidência muito bem-sucedida" do Conselho da UE

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia espera ainda que a Cimeira Social do Porto permita "ancorar a dimensão social" na recuperação económica dos países pós-crise da Covid-19.
Noticiário

9h. Novo Banco. Prémios podem ser pagos para o ano

Banco teve um resultado negativo superior a mil milhões de euros em 2020, mas mesmo assim estão previstos bónus para a gestão. Neste jornal, ainda reações à extinção do TCIC proposta pelo CSM.
Noticiário

8h. Novo Banco atribui prémios de quase 2 milhões

Os números constam do relatório e contas publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Bónus destinam-se à equipa liderada por António Ramalho. Jornal abre com situação em Odemira
Novo Banco

Novo Banco atribui prémios de 1,9 milhões à gestão

7852
Banco informa, no relatório e contas, que se decidiu a atribuição de bónus de 1,86 milhões mas sublinha que "nenhum pagamento foi feito". Se vier a ser, só no próximo ano. BdP e Finanças criticam.
Comissão Europeia

"Intensificação" da parceria entre Bruxelas–Índia

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a diversificação das relações com os parceiros do Indo-Pacífico. No sábado realiza-se cimeira informal.
BES

Tribunal da Relação confirma absolvição da KPMG

155
O Tribunal da Relação de Lisboa julgou improcedentes os recursos interpostos pelo Banco de Portugal e pelo Ministério Público, confirmando a sentença do Tribunal da Concorrência.
Saúde

Alertas

A chamada “bazuca” poderá ser uma armadilha de que resultará perda de investimentos em saúde. O PRR é muito curto para aquilo que Portugal precisa em investimentos em saúde nos próximos cinco anos.
Conversas de Fim de Tarde

Chef Rui Paula: Pandemia "trouxe recuo de 6 anos"

O Chef diz que a pandemia levou a um recuo de seis anos no cash flow dos seus restaurantes. “Não despedi ninguém”, garante. Rui Paula diz que “Governo tem ajudado”, mas “não tem sido célere”.
Investimento

Projetos na Região Centro com 20 milhões de euros 

As 35 novas candidaturas aprovadas nas áreas da educação, saúde e património representam "uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros".
Media

Governo acompanha "com preocupação" Global Media

A questão dos jornalistas e jornais da Global Media está a ser acompanhada “com preocupação” pelo Governo. O secretário de Estado disse que “não está prevista qualquer alteração” na situação da Lusa.
Startups

Fazer a coisa certa, nem que isso implique um fim

Um exclusivo com Sundeep Jain, executivo de topo da Uber, as mudanças na tecnológica e o princípio, meio e fim de um dos casamentos mais ricos do mundo, o de Bill e Melinda Gates.
Resposta Pronta

Odemira. "É um problema grave", diz comissária

157
Comissária europeia Elisa Ferreira comenta as alegadas violações de direitos humanos: "Europa tem de ter especial atenção à integração dos migrantes". Bruxelas está a "acompanhar" o caso.
Orçamento do Estado

PS adiou votação de plano que PCP ia chumbar /premium

Lei das grandes opções costumava ser viabilizada pelos partidos de esquerda e PAN. Desta vez, ex-parceiros criticaram e PCP avisou que ia chumbar. Governo diz-se disponível para fazer alterações.
Ideias de Impacto

A preparar os negócios do futuro

Neste episódio conversamos com Alberto Mojtar do projecto The Equal Food
Novo Banco

Executar devedores? "É o país de brandos costumes" /premium

661
Eduardo Stock da Cunha recusa o retrato que diz ser feito, por vezes, na sociedade, de que o banco era um "bando de malandros". Havia "maçãs podres" mas quase todos trabalhadores foram "heróis".
CPLP

Portugal "não tem agenda" nem lidera na CPLP

Na quarta-feira começa a primeira cimeira de negócios promovida pela organização e que contará com a presença de empresas e de chefes de Estado e ministros. Nenhum membro do Governo português vai.
Coronavírus

Bruxelas prevê "recuperação forte" da economia

"À medida que a campanha de vacinação avança podemos esperar uma recuperação bastante forte da economia [portuguesa] no segundo semestre do ano", afirma o vice-presidente executivo da Comissão.
Energia

Consumo de gás natural sobe 57% em abril 

Segundo a REN, no segmento convencional "o crescimento foi também significativo". Quanto ao consumo de energia elétrica, registou-se em abril um crescimento homólogo de 6,5%, ou 10,4% com correções.
Novo Banco

PCP responsabiliza PSD, CDS e PS por Novo Banco

O PCP considera que confirma o que "tem denunciado": tanto a resolução do BES (governo PSD/CDS) como a privatização do Novo Banco (governo PS) "não acautelaram o interesse público".
Novo Banco

Luís Filipe Vieira vai ao parlamento na 2ª feira

534
Agenda do parlamento aponta para que Luís Filipe Vieira, enquanto presidente do Conselho de Administração da Promovalor, seja ouvido na próxima segunda-feira pelos deputados da comissão do Novo Banco.
Programa de Estabilidade

PRR português "totalmente em linha" com prioridade

"O plano está estruturado em torno dos 3 pilares da resiliência, do clima e transformação digital, com medidas sobre habitação social, eficiência energética dos edifícios e escola", refere comissário.
Incêndios

Aumenta procura de serviços de limpeza florestal

"Observámos um grande aumento não só na procura, mas também na oferta deste tipo de serviços entre fevereiro e março de 2021", afirmou Alexandra Santos, responsável de marketing do OLX Portugal.
NOS5G

5G. Propostas nos 292,8 milhões de euros

Se o leilão principal, que arrancou há quase quatro meses (14 de janeiro), tivesse terminado esta segunda-feira, o Estado teria arrecadado mais de 377 milhões de euros.
Novo Banco

As revelações sobre o Novo Banco e o contra-ataque /premium

Tribunal de Contas diz que contrato do Novo Banco não minimizou impactos para o Estado e que Fundo de Resolução financia atividade do banco e não apenas ativos maus. Conclusões são contestadas.
Justiça

Covid-19. Sócio de Duarte Lima com perdão de pena /premium

Vítor Raposo, empresário e também antigo deputado do PSD por Bragança, já havia cumprido metade da pena, faltando-lhe menos de dois anos para o fim, situação para a qual está previsto um perdão.
Tecnologia

Verizon vende Yahoo e AOL por cinco mil milhões

A Verizon, uma operadora de telecomunicações, vendeu vários ativos à Apollo Management, incluindo a Yahoo e a AOL, por um total de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros).
Uber

UBER deixa Madeira devido a limitação de viaturas 

277
Devido à limitação no contingente de viaturas TVDE, a UBER irá deixar a Região Autónoma da Madeira a partir de quinta-feira: "60 motoristas vão ficar sem funções diretas".
Novo Banco

BE exige que não haja injeção de capital este ano

142
"Exige-se ao Governo que não haja uma chamada de capital desnecessária e que não se sobrecarregue as contas públicas neste ano de pandemia com 400 ou 500 milhões de euros", defendeu Mariana Mortágua.
Novo Banco

Auditoria prova que Governo "falseou" debate 

135
Bloco de Esquerda considera que a auditoria do Tribunal de Contas ao Novo Banco provou a existência de pesados custos para os contribuintes e que o Governo "mascarou e falseou" o debate político.
Porto

Porto. Novas candidaturas ao apoio à renda

"Dentro de dois a três meses", vão abrir novas candidaturas ao programa municipal de apoio à renda Porto Solidário — que presta um apoio financeiro para o pagamento mensal das rendas de casa.
Burla

PGR alerta para burlas com criptomoedas

O gabinete de cibercrime tem recebido denúncias de burlas relacionadas com plataformas online de suposta negociação no mercado de criptomoedas e no mercado cambial.
Economia

Fórum prevê "bazuca europeia desperdiçada"

430
O Plano de Recuperação e Resiliência "não servirá para praticamente nenhuma melhoria" no que toca à economia. Para o Fórum para a Competitividade, o programa é um programa a curto prazo.
Touradas

Évora. Festival taurino arranca esta segunda-feira

Depois de "uma quebra de cerca de 76% no número de espetáculos tauromáquicos" em 2020, a temporada tauromáquica em Portugal avança com um festival, em Évora.
Novo Banco

Centeno contraria Tribunal de Contas no Novo Banco

248
Governador contesta conclusão, não sustentada, da auditoria do Tribunal de Contas ao Novo Banco. Não se podia ter minimizado mais o impacto nas contas públicas sem afetar depositantes.
Programa de Estabilidade

PE2021. Bruxelas recebe mais informação do que AR

O documento enviado à Comissão Europeia é bem mais curto do que aquele que foi entregue ao Parlamento, mas contém detalhes sobre as garantias concedidas pelo Estado no âmbito da pandemia.
Novo Banco

Auditoria não impede injeções no Novo Banco /premium

Fundo de Resolução e Banco de Portugal concordam que auditoria do Tribunal de Contas não impede pagamentos ao Novo Banco. E dizem que vão cumprir recomendações (caso não o tenham feito ainda).
Trocos no Bolso

Uma bolseira com trocos para os sonhos

Susana Verdade sempre soube o que era poupar. Entre bolsas de estudo e trabalho, conseguiu guardar uns trocos para tirar a carta de condução. Tudo com estratégias de poupança que partilhou connosco.
Tempestade Perfeita

Um ano depois, não foi tão mau como se previa

A Tempestade Perfeita começou há um ano. O que surpreendeu pela positiva e pela negativa.
Novo Banco

Auditoria. Falta de transparência e risco moral

152
Tribunal de Contas diz que venda do Novo Banco não minimizou riscos para finanças públicas. Houve falta de transparência. Mas para o BdP e FdR há condições para cumprir o contrato (e pagar).
Dívida Pública

Dívida pública atinge máximo de 137,1% do PIB

244
O rácio atingido no 1º trimestre supera o anterior recorde de 134,6% do PIB atingido em 2016. Segundo o Banco de Portugal "esta subida da dívida pública refletiu emissões de títulos de dívida".
Lifestyle

Largar tudo para fazer acontecer? Vamos embora!

373
E se o ponto de partida para fazer acontecer algo importante passasse por largar tudo e viajar? E porque não? André Leonardo foi em busca de histórias inspiradoras e a sua vida nunca mais foi a mesma.
Rádio Observador

Explicador em direto do Porto: economia e pandemia

Neste Explicador, em direto do Norteshopping, contamos com o epidemiologista Henrique Barros, o diretor de Medicina Intensiva do Hospital São João, Nelson Pereira, e com Rui Coutinho, da PBS.
Explicador

"O pior ainda está por vir e saúde paga fatura"

Emissão da Rádio Observador a partir do Grande Porto conta com Rui Coutinho, da Porto Business School, epidemiologista Henrique Barros e diretor de Medicina Intensiva do São João, Nelson Pereira.
Cimeiras

Cimeira do Porto. CGTP critica ingerências

Para Isabel Camarinha, as intenções "num sentido são positivas", apesar de matérias como salários serem matérias nacionais e que, por isso, a Europa não pode definir como devem ser implementadas.
Governo

PRR. Governo divulga informação adicional

Governo divulgou informação técnica adicional sobre o Plano de Recuperação e Resiliência e diz que o processo se "pautou pela máxima transparência".
Consumo

O futuro e as tendências do setor de bebidas 

Em comparação com o setor alimentar, que tem vindo a acompanhar o perfil de um consumidor mais consciente com aquilo que ingere, podemos dizer que o mercado de bebidas estagnou.
Associação Mutualista

Montepio perde sócios. Prejuízos de 17,9 milhões /premium

Mutualista revelou, finalmente, as contas de 2020: mais um ano de prejuízos e descida no número de associados. Subiu o recurso aos ativos por impostos diferidos, que valeu nova reserva dos auditores.
Governo

PRR: PSD exige conhecer versão final do plano

Na pergunta enviada ao chefe do Governo, o PSD quer saber "como justifica a ocultação aos portugueses e à Assembleia da República da versão final do PRR".
Solidariedade

Como 0,5% do IRS fazem a diferença todos os anos

Este ano, os Portugueses poderão consignar parte do seu IRS a cerca de 4400 entidades. Consignar o IRS é mais do que um ato de generosidade, é também um ato de bondade e responsabilidade social.
Fundos Comunitários

O PRR e a Saúde Mental

Tem tudo para correr mal, se fizermos como foi feito antes. É preciso fazer uma análise inteligente do que foi feito, com a ambição de resolvermos os velhos problemas de carência de meios e recursos.
Orçamento do Estado

OE22. PCP diz que "não assina de cruz"

117
Jerónimo de Sousa admite conversar "sem bota-abaixismos" com o Governo PS sobre o Orçamento do Estado de 2022. Mas lembra: "Não peçam ao PCP que as coisas andem para trás".
IRS

Mais de metade das declarações do IRS entregues

Há 651.446 agregados familiares que já forma reembolsados. Mais de metade do total (54%) das declarações já foram entregues, segundo o Ministério das Finanças.
IMI

Pagamento de IMI começa este sábado

182
Os proprietários de imóveis não isentos podem começar este sábado a efetuar o pagamento único ou a primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) relativo a 2020.
Construção

O PRR e o desenvolvimento sustentável

Porque é que, em Portugal, se continuam a isolar os edifícios com materiais altamente poluentes? E é ainda mais questionável quando existem materiais substitutos, com vantagens físicas e ambientais.
Banif

Lesados do Banif solicitam intervenção de Marcelo 

Os lesados do Banif admitem que a crise pandémica poderá ter dificultado o processo de diálogo, mas solicitam um "sinal de esperança" e escreveram uma carta dirigida ao chefe de Estado.
Lionel Messi

Chuteiras de Messi leiloadas por 144 mil euros

As chuteiras fizeram história nos pés de Messi em 22 de dezembro de 2020, quando o argentino atingiu o recorde do maior número de golos por um único clube ao marcar o seu 644.º pelo FC Barcelona.
Caixa Geral de Depósitos

CGD propõe dividendos de 83,6 milhões para Estado

O administrador financeiro do banco já tinha dito que seria proposto um dividendo de 85 milhões de euros relativos a 2020. A Caixa Geral de Depósito registou lucros de 492 milhões de euros em 2020.
Segurança Social

Segurança Social não pagou salários em atraso

A empresa Statusvoga pediu um apoio à Segurança Social para pagar salários em atraso. Contudo, a empresa já pagou a primeira prestação, condição para receber o apoio, mas a Segurança Social não pagou.
Angola

Angola e UE preparam Fórum Empresarial 

O Presidente angolano disse que o país está seriamente apostado na diversificação da economia, com uma forte aposta no setor privado — através da criação de melhores condições de negócios.
Investimento

Portugal 2020 aprovou 123.020 operações

O domínio da competitividade e internacionalização teve a maior concentração com 5.903 milhões de euros. Portugal 2020 aprovou ainda 123.020 operações até março.
Instituto Nacional Estatística

Produção industrial sobe 5% em março

O Instituto Nacional de Estatística divulgou o dados do Índice de Produção Industrial, que subiu 5,0% em março face ao mesmo mês de 2020 e face a uma queda de 2,8% em fevereiro.
Novo Banco

Fugir à dívida. Moniz da Maia comparado a Berardo /premium

660
Bernardo Moniz da Maia foi confrontado com plano para "fugir à dívida ao Novo Banco", ao aumentar capital de empresas e diluir posição do banco. Mariana Mortágua lembra estratégia da Fundação Berardo.
Gabinete de Crise

“Há profissões que vão deixar de existir”

O professor de economia Pedro Brinca defende que a pandemia acelerou vários processos de transformação do mercado laboral e acentuou as desigualdades. A requalificação é o grande desafio.
Coronavírus

Lisboa apoia retoma do comércio e restauração 

Para aceder aos apoios é necessário apresentar um comprovativo de estabelecimento com atendimento ao público em Lisboa, registar quebras de faturação superiores a 25% e não ter dívidas ao estado.
Banco de Portugal

Moratórias recuam para 41.900 milhões em março 

"Esta variação resulta, principalmente, do decréscimo dos empréstimos concedidos a particulares, que diminuíram 2.700 milhões de euros", informou o Banco de Portugal.
Autoridade Tributária

Fisco alerta para emails falsos sobre consulta IRS

No portal das Finanças, o fisco diz ter conhecimento de que “alguns contribuintes” têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes de endereços duvidosos.
Novo Banco

NB. Passos culpa Carlos Costa e António Costa

541
Para Passos Coelho, "era especificamente ao Banco de Portugal, enquanto Entidade de Resolução, que cabia a decisão de resolução, bem como o processo de venda do Novo Banco". Custos são culpa de Costa.
Novo Banco

Criou empresas e vendeu sem saber a quem /premium

241
Vendeu 5 empresas para fundo comprar imóveis ao Novo Banco sem saber quem era comprador. António Barão, empresário, pintor e mágico, cria sociedades imobiliárias para si e para vender a quem precisa.
Resposta Pronta

Groundforce. Fundo de pensões?"De maneira nenhuma"

Luísa Borba, membro da Comissão de Trabalhadores da Groundforce, rejeita a ideia de o conselho de administração recorrer a 3ME ao fundo de pensões dos trabalhadores para pagar subsídios de férias. 
Comentário

PIB recua 5,4%, mas "economia está a disparar"

Números do INE mostram quebra de 3,3% em comparação com o último trimestre. "Não há aqui nenhuma surpresa. Estamos a comparar com o Natal onde o confinamento não foi tão severo como agora"
Noticiário

10h. PIB recua 5,4% no primeiro trimestre

Em comparação com o trimestre anterior, PIB recua 3,3%. "No segundo trimestre vamos ver a economia a disparar porque vamos estar a comparar com um trimestre muito mau", comenta Paulo Ferreira
Economia

PIB cai 5,4% no 1.º trimestre em termos homólogos

Contração da economia portuguesa é reflexo "dos efeitos do confinamento geral decretado no início deste ano devido ao agravamento da pandemia Covid-19", refere o INE.
Governo

Bazuca europeia. Governo oculta parte das reformas

4392
Governo negociou reformas com Bruxelas que não deu a conhecer ao Parlamento português. Gabinete do primeiro-ministro compromete-se a divulgar documento em breve.
Noticiário

9h. Groundforce. Recurso a fundo de pensões negado

Intenção de recorrer aos três milhões do fundo de pensões foi anunciada pelo conselho de administração. Sindicato também se opõe e anuncia avanço para providência cautelar
Energia Solar

Zero critica projetos de centrais solares

Dos nove projetos, apenas um tem a intenção de instalar a central numa "área concessionada para exploração de recursos geológicos" e alguns exigem áreas contínuas que "ultrapassam os mil hectares".
Brasil

Brasil com maior leilão de serviços de água 

O leilão concederá concessões de 35 anos para a gestão dos serviços de distribuição de água potável e saneamento para 13 dos 17 milhões de habitantes do estado do Rio de Janeiro.
Orçamento do Estado

PCP pressiona sobre OE. Governo marca reuniões /premium

Governo vai marcar reuniões sobre Administração Interna e Saúde para manter PCP por perto. Comunistas queixam-se de falhas na execução: "é o denominador comum" neste Orçamento. Olhos postos no OE2022.
Coronavírus

Isenção do IVA em bens de combate à pandemia

A proposta de lei do Governo, que alarga até 31 de dezembro a isenção de pagamento da taxa de IVA de produtos e bens essenciais necessários para o combate à pandemia, foi aprovada por unanimidade.
Um Café e a Conta

O que é educação financeira e porque é importante?

Moreira, directora do Digital MBA da Porto Business School explica as regras de ouro da poupança e investimentos pessoais/familiares.
Novo Banco

Parlamento consegue convocar "devedora" Prebuild

O presidente da Prebuild, João Gama Leão, será ouvido dia 6 na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. O grupo é um dos grandes devedores cujo gestor estava a ser difícil contactar.
União Europeia

Barragem do Pisão entre medidas "muito negativas"

O projeto, que fica em Portalegre, ficou em 2.º lugar numa campanha europeia. Os cidadãos europeus "votaram nas melhores e piores medidas presentes nos planos nacionais para usar os fundos europeus".
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
Centros Comerciais

Queda de 25,6% nas vendas em semana de reabertura

Entre 19 e 25 de abril, os centros comerciais registaram quebras homólogas de vendas de 25,6%, enquanto que nas lojas de rua as perdas foram maiores, a chegar aos 33,3%
Coronavírus

Cinemas. Quase 49 mil espectadores na 1ª semana

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, as salas de cinema que reabriram a partir do dia 19 contabilizaram quase 49 mil espectadores e 273 mil euros de receita até quarta-feira, dia 28 de abril.
A Luz ao Fundo do Túnel

Imunidade em Portugal. “Estamos num bom caminho”

Nuno Alves, vice-presidente da sociedade portuguesa de imunologia, explica que os níveis de imunidade em Portugal, aliados ao ritmo de vacinação, podem impedir um novo cenário de rotura nos hospitais 
Coronavírus

João Leão: "A recuperação está em andamento"

O ministro das Finanças considera que "a recuperação está em andamento". Mas o Programa de Estabilidade foi alvo de criticas tanto da esquerda como da direta.
Crédito

Crédito às famílias sobe para máximo desde 2015

Nos particulares, destacam-se os empréstimos à habitação, que prosseguiram a trajetória ascendente registada desde dezembro de 2019. Este stock situou-se em março no valor mais elevado desde 2016.
União Europeia

Portugueses são quem mais apoia reforço com África

Uma grande maioria dos europeus reconhece que a UE deveria reforçar as suas parcerias com os países africanos para criar empregos e assegurar o desenvolvimento sustentável nos dois continentes.
Coronavírus

Fiscalidade sobre salários sobe em Portugal

A carga fiscal sobre rendimentos do trabalho subiu em 2020, contrariando a tendência da maioria dos países da OCDE. O peso do IRS e das contribuições para a Segurança Social foi em média de 41,3%.
Moçambique

Processo em Londres é preciso para anular dívidas

A procuradora-geral da República avançou que a iniciativa junto da justiça britânica visa assegurar uma decisão que exonere o Estado moçambicano do pagamento de dívidas já declaradas ilegais.
Energia

Reclamações no setor energético sobem 69%

Até março, foram concluídos 9.511 processos, 6.097 dos quais tiveram origem nos livros de reclamações. A ERSE diz ter recebido ainda 737 pedidos de informação, mais 62% face ao trimestre de 2020.
Economia

Confiança dos consumidores recupera em abril

Os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços. Esta evolução ocorreu num abrandamento dos efeitos sobre saúde pública.
Economia

Sentimento económico sobe em abril na Europa

A Comissão Europeia adiante que, no mês de abril, o sentimento económico manteve uma forte recuperação, subindo 9,8% na União Europeia, em comparação com março. Níveis voltaram ao pré-pandemia.
Airbus

Airbus passa de prejuízo a lucro de 362 milhões

A melhoria financeira do grupo também pode ser vista no resultado operacional líquido alcançado, que quintuplicou. "Os bons resultados" refletem o "bom desempenho" na entrega de aeronaves comerciais.
Resposta Pronta

AHRESP. "Temos condições para antecipar abertura"

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal pediu a antecipação da última fase de desconfinamento para o fim de semana. Ana Jacinto diz que já "não é possível salvar o Verão".
Noticiário

10h. Alfredo Casimiro acusa TAP de chantagem

Em declarações à Rádio Observador o CEO da Groundforce acusa a companhia de "posição de grande pressão". "Situação da empresa é complexa, mas salários estão assegurados".
Portos

Movimento de carga nos portos desce 4,2%

Este desempenho negativo deve-se essencialmente ao mercado do Petróleo Bruto, que registou uma quebra homóloga de 682 mil toneladas (-27,8%), maioritariamente originada no porto de Leixões.
Economia

Euronext compra Bolsa Italiana por 4.444 milhões

A Euronext concluiu a compra da Bolsa Italiana à Bolsa de Londres por 4.444 milhões de euros. Negócio significa a criação da principal bolsa de valores da Europa, com mais de 1.870 empresas cotadas.
Estados Unidos da América

Biden. EUA "estão novamente em movimento"

Biden afirmou que o país está a emergir da crise sem precedentes provocada pela pandemia, aludindo ainda à fratura da sociedade e aos ataques à democracia impulsionados pelo antecessor, Donald Trump.
Venezuela

Venezuela prepara nova reconversão da moeda

A Venezuela vai fazer uma nova reconversão do bolívar soberano, moeda utilizada no país. Apesar disso, especialistas acreditam ser necessário encontrar outras soluções para problema da hiperinflação.
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade em debate no parlamento

O plenário da Assembleia da República desta quinta-feira vai debater o Programa de Estabilidade 2021-2025, aprovado pelo Governo no dia 15 de abril e que já foi discutido com os deputados em comissão.
União Europeia

Programa de Estabilidade discutido na AR

PSD, PCP e CDS-PP avançaram com projetos de resolução relacionados com o PE, mas em nenhum dos casos é proposta a rejeição do documento, mas sim recomendadas medidas alternativas e adicionais.
Trabalho

Teletrabalho. UGT e CGTP pedem regulação ponderada

As centrais sindicais e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal assumiram esta posição convergente na reunião de concertação social para discutir o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho.
Economia

Siza Vieira pede mais "ativismo dos bancos"

"Na última crise houve ausência de colaboração dos bancos na resolução de problemas de credores. Espero que o sistema bancário tenha aprendido as lições da crise", adiantou o ministro da Economia.
Alterações Climáticas

A floresta é mais do que um armazém de carbono

171
É importante recuperar o esforço na plantação de “mais florestas”, mas ainda mais relevante será investir e apoiar quem gere a floresta e o faz com ganhos a nível social, ambiental e económico.
Arrendamento

Senhorios só devem declarar o valor que recebem

O Ministério das Finanças, ao esclarecer dúvidas dos proprietários, afirmou que "se o senhorio não recebeu efetivamente rendas (em atraso), então não pode nem deve declarar o que não recebeu nem tem".
Comentário

"Mutualista pode ter prejuízo de 15 a 20 milhões"

A Associação Mutualista Montepio prepara-se para apresentar contas negativas relativas a 2020. "Negociação com auditor externo foi tensa", explica Edgar Caetano, jornalista de Economia do Observador.
Coronavírus

Moratórias. Estado preparado para garantir dívidas

Siza Vieira disse estar confiante quanto às moratórias, mas reconhece que em setores como turismo e restauração a situação pode complicar-se e por isso estão a ser preparados vários instrumentos.
Trocos no Bolso

Bons exemplos de poupança e investimento

Neste novo podcast da Rádio Observador vamos ouvir exemplos de como transformar sonhos em realidade. Qual a melhor forma de organizar e poupar para uma grande viagem? Ou como melhorar o rendimento?
Huawei

Receitas do grupo Huawei caem no 1º trimestre

As vendas da Huawei caíram 16,5%, em termos homólogos, para 152,2 mil milhões de yuans (19,4 mil milhões de euros), devido, em parte, à queda das receitas da sua unidade de consumo, indicou a empresa.
Resposta Pronta

Suspensão da mina em Montalegre "não surpreende"

Governo considera que a empresa concessionária “tem de ser mais profissional”. "Sempre dissemos que a LusoRecursos não fazia testes ambientais", diz o presidente da Associação "Montalegre Com Vida".
Associação Mutualista

Montepio. Mais prejuízos na luta por sobrevivência /premium

Mutualista com 600 mil pessoas (cujas poupanças António Costa jurou salvaguardar) continua a perder dinheiro, auditor repetiu "reservas" às contas e o supervisor voltou a chumbar plano de longo prazo.
Minas

Lítio em Montalegre. Avaliação ambiental suspensa

118
Processo de avaliação ambiental da mina de lítio em Montalegre está suspenso, devido a lacunas do estudo ambiental. Sem estudo aprovado ao fim de 2 anos de contrato, Estado pode rescindir.
Uber

Uber vai permitir reservar um motorista durante 1h

308
A empresa anunciou várias novidades para 2021. Vai poder parar num restaurante para recolher uma refeição durante uma viagem ou fazer vários pedidos de entrega ao mesmo tempo.
Banco Santander

Santander Portugal lança "rescisões unilaterais"

128
Presidente Pedro Castro e Almeida enviou mensagem aos colaboradores onde anuncia que as saídas voluntárias não estão a ser suficientes e o banco vai mesmo ter de despedir trabalhadores.
Exportações

Exportações aumentam 6,0% no 1º trimestre

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as exportações de bens aumentaram 6,0% e as importações diminuíram 5,7% no primeiro trimestre de 2021, face ao período homólologo.
Fundos Comunitários

Ministro explica que PRR foi "exercício complexo"

"Foi um exercício muito complexo, difícil, de se construir um programa de novo em cerca de seis meses", disse Nelson de Souza, que explicou a aprendizagem entre Portugal e os serviços da comissão.
Banca

Santander corta mais 100 a 150 postos de trabalho

O Santander Totta chegou a acordo para a saída de 68 trabalhadores no primeiro trimestre deste ano, no âmbito da reestruturação do banco, e prevê eliminar mais 100 a 150 postos de trabalho.
Startups

Barkyn recebe mais 3 milhões em investimento

Em 2020, a startup portuguesa de ração para cães fechou uma ronda Série A de 5 milhões de euros, mas agora angariou mais 3 milhões para "acelerar o desenvolvimento de novos produtos".
Observador Lab

Tudo o que precisa de saber sobre o spread

O spread é algo que todos já ouvimos falar, mas que muitas vezes não sabemos explicar. O Banco Credibom dá uma ajuda para entender o conceito, para que possa tomar decisões sem dificuldades.
Startups

Sensei recebe investimento de 5,4 milhões de euros

129
A startup portuguesa Sensei, cuja tecnologia promete fazer compras no supermercado sem que o cliente passe pela caixa registadora para pagar, angariou 5,4 milhões de euros numa ronda.
Banca

Lucros do Santander em Portugal caíram 71,2%

Os lucros do Santander em Portugal caíram 71,2% no primeiro trimestre do ano, para 34,2 milhões de euros, segundo os resultados divulgados hoje pelo banco.
União Europeia

Salário mínimo. Bruxelas quer acordo até junho

O comissário europeu do Emprego acredita que é possível chegar-se a uma posição sobre a definição de salários mínimos europeus até junho, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da UE.
Novo Banco

Barroso não se reuniu com Passos Coelho sobre BES

O antigo líder europeu e também ex-primeiro-ministro português considera que "não tinha de ser especialmente alertado para a referida situação e muito menos de tomar quaisquer diligências"
Novo Banco

Novo Banco. Negrão remete decisão para Ferro

A decisão sobre quem irá liderar a investigação sumária à divulgação do relatório Costa Pinto foi remetida para Ferro Rodrigues pelo presidente da comissão de inquérito ao Novo Banco.
Coronavírus

50 milhões para apoiar PME em Espanha e Portugal

A mobilização de 50 milhões de euros do Fundo Europeu "junta-se aos 20 milhões de euros investidos pelo Santander a partir de recursos próprios". O objetivo é ajudar o financiamento das PME.
A página está a demorar muito tempo.