Nova Zelândia

Jacinda Ardern prioritiza ambiente e igualdade

Considerada a nova líder "rockstar", a recém-eleita primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Aldern, tem como prioridades combater as alterações climáticas e as desigualdades de género.
Sociedade

Suspensão de sardinha em 2018 "insulta" pescadores

A recomendação científica de suspender por completo a pesca da sardinha em 2018 é um "insulto" aos sacrifícios dos pescadores, defendeu a Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco.
Investimento

Google investe mil milhões na concorrente da Uber

A Aphabet, nome da 'holding' que detém a Google, investiu mil milhões de dólares na Lyft, a maior concorrente da Uber.
Parlamento

AR não consegue eleger fiscalizador das secretas

À segunda tentativa, o PSD indicou Abílio Morgado para presidir à fiscalização das secretas. PS tinha concordado, mas nome não teve a maioria necessária. O mesmo aconteceu com Jorge Lacão.
Incêndios

Incêndios. Ronaldo pagou tratamento de 370 vítimas

A informação foi revelada pela irmã de Ronaldo no Facebook. 370 vítimas dos incêndios deste domingo tiveram os tratamentos médicos pagos pelo jogador. "E é isto. Boa noite", escreveu Katia Aveiro.
Presidente Trump

Trump acha que tem um Renoir verdadeiro. Mas não é

Há duas versões do quadro de Renoir. Uma está na Instituto de Arte de Chicago. A outra está na Trump Tower, em Nova Iorque. Qual delas é a verdadeira? Trump acredita que é a dele.
Saúde

Parlamento aprova Ordem dos Fisioterapeutas

A Assembleia da República aprovou os projetos do PS e do CDS-PP para a criação da Ordem dos Fisioterapeutas mas rejeitou outro dos socialistas sobre a Ordem dos Técnicos de Saúde.
Economia

Atividade económica aumenta para níveis de 2000

A atividade económica continuou a aumentar em setembro para níveis de 2000, enquanto o consumo privado registou uma diminuição face a agosto, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Astronomia

Há chuva de estrelas, mas o tempo não ajuda

O cometa Halley vai acenar-nos ao longe. A chuva de meteoros oriónidas vai ocorrer na noite de sexta-feira para sábado e chega de madrugada ao pico máximo. O tempo não vai ajudar. Mas há alternativa.
Moção de Censura

Críticas no CDS. "Moção não é solução para nada"

Atualizado
"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.
Incêndios

Ministra. PJ é fulcral na prevenção de fogo posto

A Ministra da Justiça defendeu esta sexta-feira o papel importante que a Polícia Judiciária tem na prevenção do crime de fogo posto. Francisca Van Dunem falou sobre a "tarefa hercúlea" de reconstruir.
Incêndios

Incêndios. Marcelo confiante em "solução expedita"

O Presidente da República está confiante no Conselho de Ministros e nas soluções que podem daí advir. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a limitação da época de incêndios já não faz sentido.
Saúde

Governo cria Prémio de Saúde Pública de €5.000

O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George, em homenagem ao diretor-geral de Saúde que deixa o cargo ao fim de 12 anos.
Presidente Marcelo

Revista "Time" destaca fotografia de Marcelo

A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais têm reagido às muitas imagens do Presidente da República.
Direção Geral da Saúde

Marcelo atribui Ordem de Mérito a Francisco George

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.
Incêndios

Câmara insiste em 12 mortos, Proteção Civil em 10

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Hospital insiste que morreram 12 pessoas no concelho. A Proteção Civil registou dez mortos e mantém o balanço total de 43 vítimas mortais.
Incêndios

Os afetos de Marcelo que comovem o mundo

Há fotos de Marcelo com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se tem emocionado é notícia. E é, sobretudo, imagem.
Exército

Santa Margarida. Exército confirma furto de peças

O Exército reconhece que, no Campo de Santa Margarida, há "pedaços de metal soltos" que são furtados durante a noite por "sucateiros". Só a área edificada está "fechada, vigiada e segura".
Oi

Lesados da PT/Oi avançam para tribunal

A Associação de lesados da PT/Oi vai avançar com uma ação judicial contra os bancos que venderam obrigações e não informaram os clientes. A associação representa 400 pessoas.
Pesca

Pesca da sardinha deve ficar suspensa em 2018

O parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar indica que a pesca da sardinha deverá ser proibida em Portugal e Espanha em 2018. O stock de sardinha tem vindo a decrescer.
Incêndios

Fogos. Música em França para ajudar vítimas

211
O espetáculo "Solidarité Portugal" estava a ser organizado especialmente para Pedrógão Grande. David Dany, o principal impulsionador, diz que tudo começou no Facebook.
Moçambique

Moçambique espera duplicação das reservas de gás

Moçambique espera que em 2030 tenha descoberto o dobro das reservas de gás natural que tem hoje. O país quer aumentar as oportunidades no Médio Oriente e no subcontinente indiano.
Incêndios

Especial/ Um dia com Marcelo em passo rápido e muitos beijos

119
O Observador passou um dia com o Presidente da República a visitar algumas das zonas mais afetadas pelos incêndios. "Quero dar um abraço onde as pessoas sentem que ele é justo e solidário", disse.
Altice

NOS. Voto do presidente da ERC é "incompreensível"

A principal concorrente da PT, a NOS, manifesta "enorme perplexidade" pelo voto do presidente da ERC, Carlos Magno, contra um parecer desfavorável à compra da Media Capital pela operadora da Altice.
Incêndios

Portugal e Espanha pedem acesso a fundos europeus

António Costa anunciou que Portugal e Espanha vão apresentar um pedido conjunto para acelerar o recurso ao Fundo de Solidariedade Europeu, espera que gastos com incêndios não contem para o défice.
Proteção Civil

O que diz a carta do presidente da Proteção Civil

Joaquim Leitão justifica a sua demissão com "muitas inverdades" que puseram em causa o "bom nome" da Proteção Civil e levaram à falta de "condições necessárias" para se manter no cargo.
Saúde

Madagáscar. Epidemia de peste faz 94 mortos

A epidemia de peste em Madagáscar já fez 94 mortos, em mais de 1.100 casos, e o mais provável é que surjam mais. 70% dos casos são pulmonares, a versão mais mortífera da doença.
Brexit

UE dá nega ao Reino Unido, impasse continua

Atualizado
Líderes da União Europeia consideraram que não foram feitos progressos suficientes para passar à segunda fase das negociações, como estava previsto, e discutir a futura relação.
Rendimento Social de Inserção

Governo lança campanha sobre RSI

Uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre o Rendimento Social de Inserção foi lançada pelo governo esta sexta-feira. O objetivo é reforçar a capacidade integradora desta prestação.
Incêndios

Bispo. Incêndios deixaram "muito sofrimento"

O bispo da Guarda enviou esta sexta-feira uma nota às paróquias da diocese da Guarda em que revela o sofrimento que se vive na região. Manuel Rocha Felício pede donativos para a Cáritas Diocesana.
Livros

João Pinto Coelho vence Prémio Leya 2017

Em atualização 107
O Prémio Leya 2017 foi atribuído a "Os loucos da rua Mazur", de João Pinto Coelho, um romance livro dá a conhecer um lado diferente da Segunda Guerra Mundial. "Foi uma sensação ótima", admite o autor.
Cultura

Sam Smith atua em Lisboa em 2018

O cantor britânico Sam Smith irá regressar a Portugal para dar um concerto em nome próprio, a 18 de maio de 2018, na recém-renomeada Altice Arena, em Lisboa, anunciou a promotora Everything is New.
SEAT

Catalunha. Seat prepara-se para sair e a VW deixa

O Grupo VW, a que pertence a Seat, já tinha autorizado o construtor espanhol a retirar a sua sede da Catalunha. Agora são os sindicatos a confirmar que o abandono da região é uma possibilidade.
Incêndios

Combate aos incêndios recebe mais 24 milhões

O governo prevê aumentar o montante para combate aos incêndios em 24 milhões de euros. A proposta faz parte do Orçamento do Estado para 2018, que foi entregue antes dos incêndios deste domingo.
FC Porto

Como chegaram todos os emails ao FC Porto?

Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, admitiu um "sentimento de dever cumprido" com as buscas da PJ ao Benfica e explicou como é que os dragões tiveram acesso a todos os emails.
caderno de apontamentos

Investir nos primeiros anos de escolaridade

Agora que se discute o orçamento de Estado, fica o apelo ao governo, aos partidos políticos e ao setor privado e empresarial para que apoiem as políticas nacionais direcionadas para a infância.
Futebol

Barcos e um penálti como Messi e Cruyff

Hernán Barcos chegou ao Sporting com 31 anos, fez oito jogos incompletos e não marcou em 120 minutos. Foi dispensado e cedido. Agora, no Equador, é uma máquina de golos para todos os gostos.
PS

Alegre, Assis ou Roseta. Há críticas a Costa no PS

448
A tragédia dos fogos repetiu-se e a semana foi horribilis para Costa. Em artigos de opinião, os poucos socialistas que criticam o Governo não ficaram calados. "Incompetência" e "amiguismos", acusam.
Orçamento do Estado

Fenprof faz pré-aviso de greve

A federação junta-se à greve da Frente Comum marcada para dia 27 de outubro. Em causa está a forma como o descongelamento de carreiras previsto no Orçamento vai afetar os professores.
Ciência

Descoberta caverna na Lua que pode ser colonizada

A colonização da Lua pode estar mais próxima. Cientistas japoneses descobriram uma caverna grande o suficiente para ser uma base astronauta e abrigá-la de radiações e mudanças de temperatura.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
Timor-Leste

Timor. Governo garante que cumprirá compromissos

O Governo timorense garantiu ao corpo diplomático em Díli que cumprirá todos os seus compromissos, referindo que apesar do momento de tensão política, "continuará a merecer a confiança internacional".
Madeira

Presidente promete "atenção aos detalhes"

Célia Pessegueiro é a primeira mulher a ser eleita presidente de Câmara na Madeira. Apesar de não querer governar baseada nessa premissa, promete dar "atenção aos detalhes".
Emigrantes

Associação luta contra invisibilidade da emigração

A Associação Mémoire Vive/Memória Viva combate a invisibilidade da emigração portuguesa desde 2003 e agora vai ter uma exposição em Paris. A organização quer criar um projeto com as escolas.
Timor-Leste

Comandante das forças de defesa apela à calma

Depois dos vários líderes políticos e do primeiro-ministro, agora foi a vez do comandante das forças de defesa apelar à tranquilidade em Timor. A oposição aprovou uma moção de rejeição ao governo.
Cinema

Grace Jones: histórias de uma super mulher

Beverley Grace Jones desafia estereótipos desde sempre. No dia em que o Doclisboa apresenta um documentário sobre a artista, Isilda Sanches recorda-a como ícone exuberante e influente.
Presidente Trump

Obama e Bush criticam Trump - sem falarem nele

Os antigos presidentes dos Estados Unidos Barack Obama e George W. Bush criticaram Donald Trump, separadamente, sem nunca dizerem o nome do atual presidente. Trump ainda não comentou.
Sara Sampaio

Nudez. Sara Sampaio denuncia pressão de revista

329
A modelo portuguesa vai processar a revista francesa Lui por ter publicado fotografias em que aparece nua contra a sua vontade e fala da pressão que sentiu durante a sessão fotográfica para posar nua.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Governo ficou mal na fotografia"

386
Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.
Música

Mini doc: como Ana Bacalhau fez um álbum a solo

Esta sexta feira, dia 20, é editado o primeiro álbum a solo de Ana Bacalhau. Chama-se "Nome Próprio" e o Observador revela em primeira mão um mini documentário que recorda a gravação das canções.
Floresta

Cadastro florestal começa dia 1 de novembro

O cadastro simplificado da floresta, um projeto-piloto que será aplicado a 10 municípios, começa já no próximo mês. Sábado será regulamentado o pacote legislativo de reforma da floresta.
Portugal Fashion

Portugal Fashion: novos talentos no primeiro dia

No primeiro dia de desfiles, o Portugal Fashion deixou brilhar os jovens designers. Todos juntos, formaram um campeonato à parte que deixa antever o verão mais "sporty" dos últimos tempos.
Refugiados

Maioria dos refugiados rohingya são crianças

A maioria dos quase 600 mil refugiados rohingya no Bangladesh são crianças que sofrem de desnutrição e estão expostos a doenças infeciosas e a perigos à integridade física e moral, afirma a Unicef.
Ambiente

Zero realça "muito fraco" investimento na floresta

Os ambientalistas da Zero aplaudiram a orientação do Orçamento do Estado para 2018 para a descarbonização da economia mas criticaram aquilo que dizem ser um investimento "muito fraco" na floresta.
Trabalhadores

Portugal tem 22,3% de trabalhadores temporários

Portugal tem a terceira taxa mais elevada de trabalhadores temporários na UE, numa lista liderada por Espanha, seguida de perto pela Polónia. A Roménia é o país com menos contratos temporários.
Futebol

Anthony Lopes desdramatiza incidente com adepto

"Não se passou nada de especial. Foi algo que acordou o público, que estava adormecido", afirmou o guarda-redes português do Lyon, que foi agredido por um adepto do Everton, com uma criança ao colo.
Economia

Do Nobel, da racionalidade e da moralidade

O ecossistema que usa expressões como “especuladores da economia de casino” ou “fundos abutres” assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas.
Estados Unidos da América

Os pupilos de Gingrich

Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.
NOVA SBE: Management Hot Topics

Nenhum Caminho por Caminho, ou Limite por Limite

Pense em alocar 5 horas por semana para ler, pensar e experimentar. É a fronteira que separa a capacidade para se manter em aprendizagem e lúcido quanto ao que pretende do deixar-se ir com a vida
Hollywood

Weinstein: Tarantino sabia de casos de assédio

O realizador, que trabalhou com Weinstein em vários filmes, adiantou que "sabia há décadas" das práticas do produtor e diz que tem remorsos por não ter assumido as responsabilidades na altura.
Parlamento

Direito a desligar do trabalho. PS aumenta sanções

Parlamento discute direito a desligar do trabalho. PS quer sanções para empregadores mas admite que funcionários possam ser, no período de descanso, abordados pela entidade patronal por via "digital".
Angola

30% dos angolanos que trabalham é na agricultura

Mais de 30% da população com emprego em Angola trabalha para a agricultura e pescas, enquanto a indústria só consegue empregar três pessoas em cada 100. Dados são do INE angolano.
Incêndios

Combate aos lóbis "só depende da vontade política"

220
Membro da comissão técnica para a análise dos fogos Pedrógão Grande e Góis, Paulo Fernandes, diz que "o combate aos lóbis da Proteção Civil e bombeiros é somente uma questão de decisão política".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site