Logo Observador
Défice Público

Porque não houve champanhe para o défice?

O défice de 2016 não é dos mais baixos da Europa, mas a taxa de crescimento é das mais baixas do mundo. A sua celebração revela a redução das expectativas num país conformado com a sua decadência.

Crónica

Acesso privilegiado

Há profissões que dependem da ideia de que os seus profissionais têm um acesso privilegiado a segredos e mistérios que os outros nunca estarão em posição de conhecer.

Aníbal Cavaco Silva

Um casulo para dois

Nunca certamente se terá visto dois seres humanos tão visceralmente opostos como Cavaco e Sócrates, sentados semanalmente face a face durante cinco anos que devem ter parecido cinco mil.

Política Económica

Os perigos da ilusão do fim da crise

O país venceu uma batalha em 2016, mas está longe de ter ganho a guerra. Se queremos futuro com menos dor os tempos recomendam prudência financeira. Não nos deixemos cair na ilusão do fim da crise.

Diplomacia

Quem é que isola a Rússia?

Lisboa não é Ancara e o embaixador Belousov podia ter prevenido atempadamente que não iria comparecer à conferência no Instituto de Defesa Nacional, pois nada aconteceu de excepcional na nossa capital

Filosofia

O lugar e o tempo

No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis.

Família

O dia dos meus anos

Paulo de Almeida Sande

Houve um tempo em que festejavam os meus anos e eu era feliz. Não era eu que pagava o bolo, nem tinha de decidir os amigos a convidar, não me preocupava com os pormenores, se não esquecera alguém.

576
Maioria de Esquerda

O pós-polvo

Helena Matos

Todos os dias vemos crescer, qual polvo, dentro do Estado, os tentáculos da ideologia. Na Educação, na Saúde, no Trabalho. Quando a geringonça se desfizer o polvo lá ficará trabalhando para ela.  

2.252
Inovação

A minha vida uberizada

António Covas

Exagerado, seguramente. Ficção, talvez. Apenas um aviso à navegação. E quanto ao mix de rendimentos desta vida uberizada, aqui também há várias possibilidades. Chegámos a um tempo novo, e desconhecido

Crónica

Espírito de escada

Miguel Tamen

Ao descer a escada imaginamos a glória que não tivemos; ou a que teríamos tido se por acaso as nossas melhores ideias nos aparecessem sempre que deviam.