771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Opinião

Novo Governo

Tempo de mais políticas e menos táticas

O novo Governo tem de saber conciliar a necessidade de ser mais político com a resolução dos problemas mais urgentes. É preciso menos táctica para satisfação intelectual. 
Legislativas 2024

Os delírios do Rui e do André

Para ir ao encontro de 1,1 milhões de eleitores do Chega, Montenegro tinha de desrespeitar o voto de 1,8 milhões de votantes na AD. É matemática. Que Rui Tavares também aplica de forma criativa.
PS

Os resistansos

“Mesmo na noite mais triste, em tempos de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que faz um cartaz giro no Photoshop”.
Novo Governo

Um “bico de obra”…

Graças à “geringonça”, o PS quase que liquidou o PCP e o Bloco. Sem dúvida, uma lição que Montenegro poderia aproveitar à direita.
Novo Governo

O mito de Pandora

Não haverá futuro numa sociedade dividida, motivada no rancor e na desesperança. Gente fraca e sem qualificação não fará forte a nossa gente.
Extremismo

Vencer os extremismos pela ética e pragmatismo

Não nos contentemos com o extremismo; importa a moderação, a capacidade de escutar as populações ativamente.
Jovens

O reacionarismo do bom senso

Os jovens recusam, cada vez mais, a ideia de que há um conjunto de iluminados que ditam  o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve.
Global Shapers

A importância das filas de espera

Este impulso visceral de pegar no telemóvel aponta para que estejamos a perder a capacidade de simplesmente estar sem fazer nada.
Legislativas 2024

De que ri Luís Montenegro?

Montenegro tinha uma estratégia, em vez de ouvir o que lhe diziam no café resolveu ouvir o que lhe diziam nos salões em Lisboa.
Portuguese Women in Tech

Bio: Fortalecer a presença feminina em tecnologia:

Algumas estratégias e dicas que podem contribuir para uma maior representação feminina na tecnologia.
Legislativas 2024

À espera dos votos da emigração

Somos 1,5 milhões de eleitores espalhados pelos quatro cantos do mundo e elegemos 4 deputados; votamos, mas as contas ficam para o fim. A mensagem é clara.
Arterial

A doença desconhecida de 90% de portugueses

A insuficiência cardíaca vai ter um papel cada vez mais generalizado e expressivo na sociedade portuguesa. O país precisa de uma estratégia global de prevenção e de combate à doença.
Arterial

O principal aliado do ataque cardíaco

As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de um terço da mortalidade total em Portugal. O colesterol é um “inimigo” silencioso que deve ser prevenido e/ou controlado.
Arterial

Ter um enfarte no interior do país

Tive um enfarte agudo do miocárdio e sinto diariamente a falta de acesso e de igualdade nos cuidados de saúde. A diferença entre ter uma doença cardíaca crónica no interior ou no litoral é enorme.
Política

A angústia económica

Ao contrário do que ouvimos repetidamente durante a campanha eleitoral, a política democrática assenta fundamentalmente no modo como percecionamos a realidade, como nos sentimos em relação à realidade
Racismo

A cor da pele

Votar Chega seria “a realização concreta e definitiva da mediocridade”. É esta arrogância de Esquerda que criou fossos entre os que se acham magníficos e aqueles que os “magníficos” acham “medíocres”.
Democracia

Re-aprendendo com os Príncipes da Democracia

Recordando que a democracia assenta em regras gerais de nobre conduta.
Forças Armadas

Quem não deve ser o/a novo/a Ministro/a da Defesa

Não deverá ser alguém que precise de dois anos para conhecer os dossiês militares e de dois anos para decidir sobre esses assuntos. Deverá antes deter muita experiência prévia em assuntos militares.
Marcelo Rebelo de Sousa

Será Marcelo o adulto na sala?

Poderá Marcelo ser o adulto da Sala e desta forma libertar, e se ultrapassar, o compromisso das linhas vermelhas assumido por Luís Montenegro?
Jesus Cristo

O Jesus dos postais não existe

Ser cristão, não é ser um mero fã do Jesus dos postais; Jesus Cristo não é uma história do Walt Disney, não é  uma ideia, uma ética, um símbolo; é muito mais do que isso!
Geografia

A geografia e o futuro: que visões encontrámos?

O papel da ciência Geográfica pode ser novamente catapultado, contribuindo para uma melhoria genérica das políticas públicas.
Novo Governo

O que se segue?

Se a AD assume a vitória, tem o ónus de dar a Portugal um governo estável para os próximos 4 anos. Mas é necessário fazer uma questão: se não negoceiam com o PS nem com o Chega, vão negociar com quem?
Serviços públicos

Estado? Sim, mas em pé de igualdade

Deixo para reflexão a seguinte pergunta: e se alargássemos à saúde e à educação pública o modelo concorrencial? Seria diferente? Acredito que sim. 
Inteligência Artificial

Movimentos no Silêncio: IA

Portugal emerge como um centro vibrante de novas boas práticas e há algum tempo que é um berço de inovação em IA.
Legislativas 2024

Resistir a que fascismo?

Talvez um dia os pseudo-anti-fascistas consigam livrar-se da sua intransigência e falta de vergonha e honestidade intelectual.
Política

Dívida ou Vida, Poder ou Fazer: os nossos Catch 22

Propomos uma reflexão sobre algumas das principais circularidades em paradoxo em Portugal. 
André Ventura

Most Valuable Player: André Ventura

Se há vencedor nas legislativas de 2024 é o Partido Chega e, incontornavelmente, André Ventura.
Partido Chega

Chega. A vitória seria a sua derrota

Quem vota no Chega, vota com uma espécie de orgulho revoltado. Mas, baseado na minha experiência clínica, sugiro que este comportamento não passa de uma expressão mal disfarçada de um orgulho ferido.
Comportamento

A simplicidade

A simplicidade precisa que não fujamos de nós. Desde os sonhos mais luminosos aos capítulos cheios de obscuridades da nossa vida. Ou da fantasia até às memórias que mais nos perseguem.
Novo Governo

O embuste das linhas vermelhas

Os virtuosos garatujavam sem parar linhas vermelhas em cenários políticos imaginários. Até que a 10 de Março descobriram que as linhas vermelhas se fecharam num círculo à sua volta.
Legislativas 2024

O talentoso Senhor Tavares

Estribado na treta dos "três blocos", Rui Tavares quer que seja o "bloco" de esquerda a governar. Porquê? Porque é mais numeroso do que os outros dois “blocos” — direita moderada e extrema-direita.
Legislativas 2024

Os erros pagam-se caro

A AD perdeu 100 mil votos para o ADN e impediu que a coligação PSD/IL fosse maior que a esquerda. O PS deu gás ao CH que lhe ficou com os votos e se prepara para o substituir no espaço partidário.
Legislativas 2024

É preciso parar!

Sem mais dinheiro no bolso, com problemas em várias áreas de serviços públicos, uma crise na habitação, e ainda problemas de corrupção, não são totalmente surpreendentes estes resultados eleitorais.
Casamento

Educar é a arte do abandono acompanhado

É especialmente quando um pai vê um filho sair de casa que o verdadeiro orgulho nele vai começar a manifestar-se, naquilo que o filho fará de bom na ausência do pai.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XVIII)

A observação de Pessoa ajuda-nos a perceber a tese extraordinária de Pascoaes: quando tudo tem aspecto de alma uma coisa pode ser outra coisa, e uma coisa que desce pode ser outra coisa que sobe.
Legislativas 2024

Esta máquina inventa fascistas                    

A comunicação social afeta ao socialismo é como o Avante e tal como o Avante ficará irrelevante pois é entediante ouvi-la falar de eleitores fascistas mas não de governantes esquerdistas incompetentes
Alterações Climáticas

Alterações climáticas: o que nos ensina a geologia

A crise climática atual é um reflexo do desequilíbrio no ciclo do carbono, com origem clara nas atividades humanas.
Sociedade

Sonho português: Identidade e destino

O que me perturba é a distinção entre sonhar em partir com a confiança de conquistar o mundo, ou partir porque só a emigração me salva.
Legislativas 2024

Crónica do pretenso apocalipse democrático

Não será hora de os partidos da esquerda, mas também de PSD,  assumirem que falharam e repensarem a sua estratégia e relacionamento com o  eleitorado?
Legislativas 2024

δῆμος (Demos) κράτος (Kratos) - O Governo do Povo

Não tenho o menor interesse no Chega até porque o meu voto foi Liberal, mas o que se passou no dia 10 de Março de 2024 foi significativo e importante. 
Novo Governo

Cumpram-se os slogans…

É urgente e necessário que os líderes meditem sobre o interesse nacional e se ajustem por forma a encontrar, por negociação, uma solução que nos permita ter um governo forte e durável.
Legislativas 2024

Uma reflexão sobre a subvenção pública

Os partidos políticos, que já isentos de impostos, recebem um valor que a lei dispõe mas o seu racional jurídico está desenquadrado da realidade de hoje.
Novo Governo

O país tem mesmo que mudar

Uma semana depois das eleições, creio ser indubitável que não está tudo bem, que não está tudo a funcionar e que os portugueses não vislumbram um futuro com ambição, próspero e estável.
Legislativas 2024

O Caminho da Autoridade

Montenegro deve negociar com Ventura com o mesmo espírito com que Churchill negociou com Estaline.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos