Logo Observador
Presidenciais em França

Metade dos franceses votaram contra o euro e a UE

As eleições presidenciais francesas revelaram outro país dividido pela questão europeia, e em que é improvável que a elite política consiga assegurar um governo efectivo.

Presidenciais em França

Macron, um Presidente sozinho

O que há a festejar na (quase certa) eleição de Macron, na segunda volta, para além do facto de ele não ser Le Pen? Nada. Ele é um homem sozinho e sem força política para reformar uma França decadente

Presidenciais em França

Eleições em França: A ilusão pós-nacional

A democracia liberal não pode nem deve hostilizar o sentimento nacional. Os partidos centrais da democracia francesa, agora seriamente enfraquecidos, fariam bem em reflectir sobre este tema.

Presidenciais em França

Macron e Le Pen: filhos desavindos da mesma França

A primeira volta foi uma espécie de cemitério dos partidos políticos tradicionais. Macron “o dissidente” e Le Pen “a extremista” são filhos dos mesmos fracassos. São filhos da mesma França.

Presidenciais em França

Drama em quatro actos

Dificilmente se encontrará uma maioria partidária capaz de dar à França as reformas que esta necessita de fazer, tanto por motivos domésticos como europeus, e que têm falhado nas últimas presidências.

Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)

França

A França, o homem doente da Europa

Rui Ramos

O futuro da União Europeia não se decide na Grécia ou no Reino Unido, mas em França, o novo "homem doente da Europa": é aí que a integração europeia se pode consertar ou quebrar de vez.

371
Crónica

O cidadão às compras

Miguel Tamen

A Loja do Cidadão parece sugerir que a nossa relação com o estado pode ser descrita como uma relação de comércio. Mas isso é dar-lhe um aspecto de primeira necessidade que talvez seja exagerado.

Sociedade

A dor

Paulo de Almeida Sande

Porque cresce o mal nas nossas sociedades mediatizadas e desenvolvidas? Será sina da Humanidade retrogradar com denodo e frequência de tempos de liberdade, responsabilidade e democracia?

165