Logo Observador
Cinema

O duro mistério de “Silêncio”

O tema crucial da obra de Scorcese é o da barreira cultural entre uma religião estrangeira e a cultura japonesa. O «Silêncio» é um filme tão difícil como o romance de Shusako Endo (1923-1996).

Estados Unidos da América

O legado de Obama

Há pelo menos dois legados importantes de Obama. Primeiro mostrou que as minorias podem chegar à presidência dos EUA. Depois legou um sistema de saúde que não deixa nas ruas da amargura quem necessita

TSU

PSD entre os apuros do PS e a desorientação

Será que o PSD tem como alfa e ómega um défice orçamental baixo, obtido através de uma carga fiscal arrasadora que compromete a competitividade e o crescimento económico?

TSU

Porque é que não pode haver oposição?

O actual governo em Portugal representa forças políticas em recuo em toda a Europa. Por isso, não se pode permitir o luxo de ter uma oposição, como se viu no esforço para "sujar" o PSD com a TSU.

Concertação Social

Acordo da TSU é um mau acordo. Não deve ser salvo

O Governo impôs a subida do salário mínimo, calou os patrões com um mau acordo sobre a TSU e queria que o PSD fosse uma espécie de eunuco de guarda à concertação social. Felizmente tal não acontecerá.

Deficientes

Cidadãos de primeira categoria

Ninguém devia ter o poder de fazer os deficientes sentirem-se pessoas de segunda. Ora sabemos que o olhar dos outros é que nos constrói (ou destrói) e é importante percebermos que os outros somos nós

Cinema

Onde está a liberdade?

Paulo Tunhas

Eastwood lembra que hoje em dia toda a gente caminha sobre cascas de ovos, com medo de as partir. O policiamento total e perfeito da linguagem e dos sentimentos torna o mundo invivível.

Lisboa

Aliança Democrática 2.0

Luís Newton

O objectivo número um é dotar Lisboa de um governo melhor. O caminho para isso é unir forças com quem tem estado connosco nas batalhas mais recentes, no governo do país como nas últimas autárquicas.

366