A Mojang AB, empresa sueca responsável pelo famoso jogo “Minecraft”, anunciou esta segunda-feira que foi comprada pela Microsoft por 2,5 mil milhões de dólares. A notícia foi comunicada no blogue oficial da empresa sueca, pondo fim aos rumores que surgiram na semana passada.

De acordo com o blogue da Mojang, Markus “Notch” Persson, o criador do jogo, “decidiu que não quer a responsabilidade de ser dono de uma companhia com tanta importância a nível global”. “Nos últimos anos ele tentou, por várias vezes, trabalhar em projetos mais pequenos, mas a pressão de ser o dono do Minecraft tornou-se uma responsabilidade demasiado grande para si”, lê-se na publicação escrita por Owen Hill, executivo da empresa. “A única opção era a venda da Majong”, acrescenta.

minecraftps4

O Minecraft é um jogo completamente constituído por blocos, estilo Lego, cujo objetivo é a manipulação desses blocos, de modo a criar construções que permitam ao jogador explorar o cenário e sobreviver. Desde que foi inicialmente lançado, em 2009, que o jogo já vendeu 50 milhões de cópias e rendeu mais de 100 milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da parte da Microsoft, a confirmação da venda foi feita através do canal do Xbox no YouTube. No vídeo, Phil Spencer, chefe da Xbox, afirma que a Microsoft está “muito feliz com a compra” e que o Minecraft “foi sempre” um dos jogos com mais sucesso para a Xbox.

Ainda de acordo com o blogue da Mojang, a venda da empresa não afetará as vendas ou o desenvolvimento do jogo para outras plataformas, como a PlayStation, computadores/Mac, Android e iOS. Ressalva, no entanto, que poderão ser as próprias empresas a querer renegociar os contratos com a Microsoft.