904kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Opinião

Subsídios

O tabu dos apoios sociais injustos

Apoios sociais injustos, insegurança e imigração são problemas que não podem ser ignorados. Alguns autarcas, felizmente, estão a tentar enfrentar essas questões.
Política

Um novo ciclo para Montenegro

Oito meses depois, com aumentos para quase todos e planos para quase todos os gostos, mesmo com o PS em crise de identidade e o Chega com mais dificuldades, o PSD continua sem descolar nas sondagens.
Matemática

Era matemático que íamos piorar a matemática

Os desfavorecidos das escolas secundárias conseguem ser tão burros quanto os privilegiados dos colégios. Não é por o papá ter mais dinheiro que a Pureza se pode armar em mais bronca que a Célia.
Crescimento Económico

Dar asas à Economia

A economia de baixos salários não é uma causa, é uma consequência. De uma sociedade onde volta a prevalecer a ideia de que as empresas são intrinsecamente más. E da pequena dimensão de muitos negócios
Moçambique

Como desmontar uma fraude

A cada dia que passa, mais sangue é derramado, e o futuro democrático do país torna-se cada vez mais incerto e irreversível. Façamos, hoje, para que as nossas omissões não nos envergonhem no futuro.
Europa

Europa deve propor emergência sobre antissemitismo

Os Judeus da Europa, habituados à certeza de que “Nunca Mais” significava exactamente isso, estão a ver o peso destas palavras poderosas desmoronar na vida real, todos os dias.
caderno de apontamentos

Entre a utopia do ideal e a distopia do real

O quotidiano escolar é uma realidade distópica face ao ideal de uma comunidade educativa que, para ser efetiva, obrigaria a uma inflexão na construção e na abordagem curricular.
França

O Corcunda de “Nôtre-Dame” e a Síria Livre

Somos uma espécie que reconstrói catedrais enquanto destrói países, que sonha com a liberdade ao mesmo tempo que perpetua sistemas opressivos.
Pensões

Reforma parcial, chave para manter as pensões

Por muita reflexão e regulamentação que a figura suponha (e alteração da lei laboral), é difícil encontrar uma medida em que todos ganhamos e tão ajustada ao contexto demográfico.
Orçamento do Estado

OE2025- oportunidade perdida para reformar o fisco

Portugal, é o quarto país da União Europeia com maior esforço fiscal, ou seja, que menos ganha em relação aos impostos que lhe são cobrados.
TIMSS

A Deriva Educativa: a Política Falha na Matemática

TIMSS: enquanto a média internacional de queda foi de 9 pontos, Portugal registou uma quebra de 25 pontos, sem paralelo entre os países europeus participantes.
Ambiente

COP26 - 300! (e os “Totós do Clima")

Apesar das metas definidas por Bruxelas, o planeta dá sinais de que o jogo já terminou, bem como o prolongamento e o  árbitro já apitou. E para nosso mal, o planeta está a ganhar a penaltis.
Clima

A agenda climática, a Greta, o feminismo

Leiam o relatório apresentado no Parlamento Europeu e percebam que a farsa climática, o feminismo radical e a ideologia de género são tentáculos do mesmo polvo, dogmas da mesma religião.
Portuguese Women in Tech

Autenticidade no Marketing de Influência

Um influenciador que não consome leite a promover uma marca de leite é como um pescador a vender tacos para surfistas.
Saúde

O que são as lesões do ligamento cruzado anterior?

Nos últimos anos, com cada vez mais pessoas a fazer desporto, a incidência crescente de lesões do ligamento cruzado anterior tornou-se uma preocupação para os profissionais de saúde.
Justiça

Onde houver integridade, a corrupção não prospera

O combate é longo mas só atuando em várias frentes podemos mudar a “história do filme” consolidando uma sociedade onde a corrupção não fique impune e a intolerância com tais fenómenos esteja enraizada
História

Churchill, Soares e a Democracia Liberal

Sobre dois heróis da democracia liberal — um de centro-direita, outro de centro-esquerda, e ambos muito educados (gentlemen, ainda pode ser dito?)
Crónica

Dois Novembros e um Dezembro

Há poucas personalidades na nossa sociedade que inspirem o respeito e reconhecimento que Eanes grangeou. Na sua postura determinada, educada e sóbria marca a democracia como uma das figuras cimeiras.
País

Portugal: o País Que Não Consegue Mudar

Portugal precisa de deixar para trás o centralismo, o clientelismo e a resistência à mudança que nos têm travado.
Coronavírus

E agora, Miguel?

O problema do viés da cobertura da imprensa da epidemia não foi falta de informação, essa existia. O problema foi a opção de concentrar todas atenções nas medidas não farmacêuticas de gestão da Covid.
Clube dos 52

O paradoxo da ambição em Portugal

Para podermos crescer enquanto país na próxima década será necessário ter coragem de fugir ao conformismo, fazer diferente, fazer mais, acabar com este paradoxo da ambição que nos tem acompanhado.
Ucrânia

A Ucrânia não perde a guerra sozinha

A Ucrânia pode vir a perder a guerra, mas a Rússia já a perdeu há muito tempo.
Jovens

Os Pilares do Desenvolvimento Infantil e os Ecrãs

O mundo virtual pode ser tentador, mas não substitui a profundidade e a riqueza do mundo real.
Desporto

Perdoar? Nunca! É antissocialista

Perdoar é equivalente a cancelar uma forma de explorar o hétero-patriarcado que trabalha e equivaleria perder uma importante fonte de rendimentos para os movimentos neo-warxistas.
Política

Estado da Política: Respeitamos

Discutir implica ouvir, ponderar e criar consensos, mesmo quando parece mais fácil ceder ao imediatismo.
Eleições Presidenciais

Presidenciais de 2026: Um Novo Cenário?

A minha primeira eleição foi uma dura chamada à realidade: a política nacional não tinha o brilho ideológico de outras paragens ou de outros tempos.
Política

Na AR a Demagogia Fica à Porta? Ou à Janela?

Queixamo-nos de ter falta de qualidade na política. Talvez fosse hora de discutir a possibilidade de pagar mais para atrair quadros melhores. 
Donald Trump

Trumpoceno, ou talvez não!

Os mais distraídos continuarão a insistir que entramos num “Trumpoceno” e jamais vão entender que o que aconteceu foi apenas, e eventualmente, o início do fim do “Wokeoceno”.
Desporto

Inteligência Artificial: no cravo e na ferradura

Nem mesmo as grandes casas de investimento se atrevem a expressar uma "verdade absoluta". A uma abordagem positiva segue-se frequentemente uma mensagem que a contraria, e vice-versa.
Comportamento

O narcisismo viral

Há um narcisismo que pulula por aí duma forma que se impõe devagarinho. Mas que é insistente e pegajosa. A ponto de o acarinharmos só para que não se assanhe quando, irreflectidamente, o desmascaramos
Revolução

Reforma Agrária: da paixão ao tabu

Os senhorios são os novos latifundiários. A propriedade urbana substituiu “a terra a quem a trabalha” como alvo político. Por isso, 50 anos depois da Reforma Agrária ter começado, é urgente recordá-la
Política

Mário Soares

Não sou socialista, mas sei reconhecer a grandeza. Soares estava-se nas tintas para as divergências e para as críticas que lhe faziam. Directo e frontal é um exemplo a que devemos prestar atenção.
Crónica

Natal, festa anti-progressista e anti-conservadora

Para que o Natal surta o seu efeito mais desejável, pelo menos na perspectiva de fé que lhe está originalmente ligada, não deve envergonhar-se de uma espécie de lema em que a tradição transforma.
Erro Extremo

A constância das coisas

Ninguém de bom senso nega que certas coisas mudam: mas são menos do que se imagina, e não podem mudar mais que em certo número ao mesmo tempo.
Assembleia Da República

Chega! Queremos respeito pela, e na, A.R.!

A responsabilidade inteira pela degradação da imagem da Assembleia é de cada deputado quando viola os seus deveres mas é aos grupos parlamentares que deve caber a iniciativa de solucionar os problemas
História

Uma catedral no tempo dos memes

Achávamos que não era para nós, que era o rasto de outro tempo. Estávamos enganados. É novo, está vivo, é nosso. Somos nós que ali estamos.
Argentina

Um ano de Milei

A irrupção de um governo liberal numa Argentina cercada por governos de esquerda foi surpreendente mas a verdade é que já começam a aparecer resultados muito elogiados pelo FMI e vários investidores.
País

Uma zebra às bolas nasceu de uma azinheira

Há coisas que não se percebe se mudaram ou estão na mesma. O tamanho da memória é que dá sentido às coisas do presente, as mudanças têm qualidades diferentes consoante o ponto de partida.
Universidades

Rankings, para que vos queremos?

Talvez um ranking mais transparente possa ajudar a direcionar os nossos esforços para outras coisas, como sermos cada vez melhores na produção de conhecimento que sirva como base livre para a inovação
Enfermeiros

Alto Risco na Enfermagem

Estudos recentes mostram que mais de 65% dos enfermeiros sente exaustão física várias vezes por semana. Outros 71% admitem não conseguir descansar nas folgas.
Presidência da República

Belém, a Nova Sala de Comando 

A  verdadeira questão que se coloca não é se Gouveia e Melo tem potencial para  vencer, mas sim: estamos, de facto, preparados para as profundas transformações  que essa escolha pode acarretar?
Câmaras Municipais

O autoritarismo municipal

Mais um exemplo do famigerado autoritarismo municipal e do desrespeito, tão português, pelos direitos e interesses dos cidadãos. 
Futuro

Distopia digital, tempo histórico, tempo histérico

Se não for um projeto autêntico de médio e longo prazo, a Europa será engolida pela distopia digital e pelo labirinto da política transacional de curto prazo.
Salário Mínimo Nacional

SMN - Ilusão e Realidade 

O salário mínimo nacional, tal como aplicado, não é mais do que um paliativo que adia a  resolução de desafios estruturais.
Igreja Católica

Portugal, Terra de Santa Maria

Se o Dia do Pai é o dia de São José, a 19 de março; o Dia da Mãe deveria voltar a ser o dia de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de dezembro.
Política

Dói, não dói?

A esquerda perdeu o monopólio do discurso político e cultural, e doi-lhe. Continuará a culpar os outros pela derrota?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.