438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Opinião

Democracia

Liberalismo e os seus descontentes

Sobre um excelente livro de Fukuyama e os sérios desafios à democracia liberal, livro onde se sustenta que os ataques da direita e da esquerda iliberais contra a disposição liberal têm um fundo comum.
NATO

A nova era da NATO

A guerra na Ucrânia veio alterar de forma radical a arquitetura da Defesa europeia. Putin enganou-se rotundamente nos cálculos, pois a invasão teve o efeito precisamente oposto àquele que pretendia.
China

O elefante na sala

De 2015 a 2018, as taxas de natalidade nas regiões da China predominantemente Uyghurs de Hotan e Kashgar caíram mais de 60%. No mesmo período, a taxa de natalidade de todo o país diminuiu 9,69%.
Rendas

Mercado Imobiliário: uma vítima chamada habitação

Alguns economistas defendem a ideia de que, à exceção de um bombardeamento aéreo, a melhor forma de destruir uma cidade é congelar as rendas. Foi o que sucedeu a Lisboa e outras cidades.
Descentralização

“Descentralização” e remissão dos pecados

Se, do lado do Estado, descentralizar (competências) não pode ser sinónimo de descartar (tarefas), no campo da Administração Local gerir recursos não deve ser meramente equivalente a pagar despesas.
Coronavírus

A COVID-19 também afeta o coração?

Sabemos que se registam frequentemente alterações cardiovasculares em pessoas já recuperadas da COVID-19, e que o chamado “Long COVID” é uma realidade a ter em conta. Saiba quais os sintomas.
Câmara Municipal Lisboa

Porque Lisboa precisa de um Provedor do Munícipe?

Num tempo em que Lisboa compete com outras cidades europeias por atrair empresas, investimento e fixação de residentes, queremos colocar a autarquia como um facilitador da vida das pessoas e empresas.
Comportamento

A importância de nunca deixar de brincar

Brincar desperta bem estar. Por isso, ser capaz de fazer uso dessa capacidade que nos é inata é conveniente para a nossa saúde mental e para fazer face a alguns momentos mais difíceis.
Forças Armadas

O Comandante Supremo acordou da sua letargia

O Serviço Militar Obrigatório não tem a ver com as FA, mas com a Defesa e Segurança. Com as componentes cívica e moral dos jovens e com a coesão do todo nacional. E isso não é contabilizável em euros.
Transgénero

O trans é um acto político

À luz da ciência moderna, da verdadeira ciência, há evidências esmagadoras que mostram diferenças entre os cérebros de homens e mulheres, potenciadas pelas hormonas.
Professores

O sucesso escolar em 2030

Um professor precisa de muitos anos para aprender a ser professor e entre chegar à escola e transformar-se num professor muitas crianças terão dificuldades por causa da inexperiência de quem as ensina
Identidade de Género

Esquerda Marx na rua, esquerda Modess com governo

Aguardo que deputados e deputadas deixem de se identificar como homens e mulheres para passarem a apresentar-se como pessoa com útero, pessoa sem características definidas ou pessoa com testículos. 
Comportamento

Levar a lepra para a Lapa

Há na minha Igreja na Lapa gente da Lapa. É pouca, ainda assim. A grande maioria vem de fora e, por isso, é fácil encaixar-se no papel de invasor. Sinto isso no modo como nos cruzamos com os moradores
União Europeia

O próximo alargamento

Nada garante que um país que entre na União Europeia como uma democracia plena se mantenha assim. Por exemplo, a Hungria desceu em 2017 para o estatuto de um país apenas parcialmente livre.
Orçamento do Estado

OE2022: empobrecer para ser competitivos?

A execução deste orçamento levará provavelmente a uma política restritiva, de redução do défice maior que o previsto. Não há razões, nem económicas, nem sociais nem políticas para que assim seja.
Política

O futuro da direita

Não foi Costa quem mudou o cenário político, mas a bancarrota de Sócrates que despertou o eleitorado para problemas até então negligenciados, como a dívida e a estagnação económica que dela resulta.
Religião

É pecado ser católico

A 3 de Maio foi aprovado pelo Parlamento Europeu um relatório “sobre a perseguição de minorias com base na crença ou religião” – um documento que se coíbe, quase totalmente, de mencionar os cristãos.
Crescimento Económico

O suposto "forte" crescimento da economia em 2022

Apesar deste “forte crescimento” em 2022, só agora – uma vez decorridos 3 anos – é que o PIB português está a voltar ao valor nominal de 2019. E a partir de 2023 regressa ao magro crescimento habitual
Aborto

O aborto em Portugal e nos EUA

Quem não se preocupa com “algo profundamente penalizador da saúde física e mental” das mulheres? Esta “penalização” é para continuar? Até quando? Não são as mulheres dignas de ter proteção?
Emprego

Os estagiários do Governo

Os “novos” desempregados têm mais de 40 anos, licenciaturas ou mestrados pré-Bolonha, carreiras, competências e habilidades. O Governo responde com “estágios ativar”, envoltos numa extensa burocracia
Enfermeiros

O papel dos enfermeiros no sistema de saúde

Não é possível obter cuidados de saúde de alta qualidade sem reter os melhores. O desperdício da capacidade formativa e dos diferentes níveis de especialização dos enfermeiros chega a ser chocante.
Extremismo

Radicais moderados

Não podemos pensar que os populismos e os totalitarismos se extinguirão naturalmente por si. O combate político moderado não deve sofrer de tibiezas ou cedências aos extremos.
Identidade de Género

Por uma escola sem segredos e sem nexo

A quantidade de peritos preocupados com o sexo do corpo discente é directamente proporcional às consumições que o sexo alimenta. Quanto mais criaturas esmiúçam o drama, maior é o drama.
A Sexta Coluna

Revogar o “irrevogável”

A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o  precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
Aborto

Cunhal e o ‘direito’ ao aborto

“O aborto é um mal. Nisto estão de acordo todos os escritores, desde os partidários da repressão feroz até aos defensores da legalização” (Álvaro Cunhal).
Comportamento

Fuja dos seus problemas

Vivemos numa sociedade que nos incentiva a treinar a compreensão, a evitar a raiva. Ninguém nos dá um salvo conduto dizendo que podemos, às vezes, fugir para as colinas e deixar tudo como está.
NATO

A guerra e o medo

Aprendamos com os estados “na linha da frente”, os que fazem fronteira com a Ucrânia ou a Federação Russa. Vencer o “medo nuclear” para assegurar um futuro mais seguro é a única possibilidade viável.
PSD

PSD – o carisma e o novo líder

Temos cada vez mais um PSD provinciano e fechado nos círculos de ódio a Lisboa, sem nunca ter lido o que Carlos V disse sobre a capital e sobre a sua importância na relação de Portugal com o mundo.
Crianças

Pornografia: libertação moral ou triste submissão?

Cada vez mais nos preocupamos com a alimentação saudável e com a saúde das crianças, apoiamos a política 0% açúcar nas escolas, mas o que lhes entra pelos olhos e lhes tolda o raciocínio não nos ocupa
Global Shapers

As questões LGBTI+ para além dos partidos

O Porto Pride, que preparou esta iniciativa desde Março, não tem obrigação nenhuma de questionar o BE se a mesma se enquadra no seu jogo político. É uma iniciativa promovida pela Sociedade Civil.
Obesidade

Há saúde para além dos alimentos

Este Dia Nacional Contra a Obesidade deve servir para desmentir alguns mitos alimentares e lembrar que há vida para além da comida. Sendo que para manter a saúde o melhor é consultar um especialista.
Justiça

Ser Advogado é não desistir

Num cenário ideal os cidadãos têm o seu Advogado de Família que os acompanha ao longo da vida, e todas as empresas têm o seu Advogado que está sempre ao seu lado nos negócios, na gestão, nos problemas
Timor-Leste

Viva Timor-Leste Livre e Independente!

Apesar de todas as dificuldades e contratempos, profundas transformações desenharam uma nova paisagem social e progressos notáveis marcaram a construção desta democracia emergente.
Guerra na Ucrânia

A desinformação, a desinformação...

Não é aceitável, e corresponde até a um objetivo bem documentado do Kremlin, alegar desinformação para anular a discussão séria de factos bem documentados, como os crimes de guerra russos na Ucrânia.
Democracia

A conspiração da Grande Substituição

A Grande Substituição é o título de um livro de Renaud Camus, de 2012, onde se defende que a Europa branca sofre uma colonização inversa que a extinguirá conforme a conhecemos.
Minorias

Que parte da miséria é que eles querem comemorar?

O melhor que se pode fazer pela “cultura cigana” é dar-lhes os instrumentos para sair da miséria. Não é “comemorar” com falsas valorizações os exactos motivos que os impedem de se integrar.
Oficina da Liberdade

Capitalismo político ou capitalismo de mercado?

Portugal saiu do Corporativismo para um Socialismo que nacionalizou grande parte da economia. Nunca foi uma economia livre de mercado. Agora, é uma montra do que é pernicioso no Capitalismo Político.
Câmara Municipal Lisboa

50km/h ou 40km/h em Lisboa, eis a questão!

É pena que as discussões sobre transportes continuem muito pouco rigorosas, pois todos têm uma opinião sobre a rede viária, como se não fosse necessário saber técnico para planear e gerir estas redes.
Timor-Leste

Vinte anos de Timor livre, motivos para celebrar

Vinte de Maio. Uma data no calendário. Consoante o ano, o início de uma ocupação persistente, contínua, em Olivença, ou o início da vida independente de um povo, que sofreu, mas venceu, em Timor.
Rússia

Putin: a tríade negra da liderança

O maquiavelismo, o narcisismo e a psicopatia ditam a lei na forma como Putin exerce o Poder e na perspetiva com que encara o papel da Rússia tanto nas dimensões interna e regional como na arena global
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Produto versus negócio

A maioria das empresas procura aperfeiçoar obsessivamente um produto. No entanto, um produto só poderá sustentar uma empresa quando encontrar um modelo de negócio que resulte em criação de valor.
Reino Unido

Jogo e impasse no Protocolo da Irlanda do Norte

A questão da fronteira na Irlanda do Norte é sensível devido ao passado de violência – presente na memória da sociedade e revivida no acordo pós-Brexit do Protocolo da Irlanda do Norte.
Petróleo

Imposto sobre lucros inesperados

Se aos atuais custos de energia adicionar um desincentivo no investimento, com novo imposto, o mais provável é que a produção de petróleo diminua, com previsíveis aumentos na fatura do cliente final.
Autarquias

O Parque das Nações está 8% mais liberal

Internalizar os serviços de limpeza das ruas e jardinagem na Freguesia do Parque das Nações vai introduzir uma rigidez orçamental muito difícil de sustentar no futuro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.