Portugal 2020

Quando queremos, somos os melhores /premium

Sobre a proposição metafísica de Marcelo relativa à natureza dos portugueses: se, quando queremos, somos os melhores dos melhores, porque é que, tantas vezes, o queremos tão pouco?

Moçambique

Sobre a (des)obediência do filho de Samora Machel /premium

O filho de Samora Machel vai candidatar-se contra a Frelimo, talvez seguindo o famoso código de honra dos samurais, que preferiam uma morte dolorosa e íntegra em respeito ao nome pessoal e da família.

Política

Um partido não é uma família

PSD, PS, BE, CDS e CDU, em 20 anos, perderam cerca de 850 mil votos, mas não assusta esta crescente insignificância dos partidos existentes, só assusta a possibilidade de novos partidos aparecerem.

Ministério da Defesa

Trabalhos forçados para todos os jovens? /premium

Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade

Web Summit

Explicações de verão /premium

Houve quem à esquerda, incluindo alguns deputados, propusesse proibir (o método do costume; é compulsivo) o convite a Le Pen. Mas claro que a expulsão de Alex Jones foi justíssima e motivo de aplauso.

Nicolás Maduro

A Venezuela a ferro e fogo /premium

Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil.

Exército

Só pode ser mentira /premium

Helena Matos

A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.

1.246
Incêndios

Deixar arder /premium

Alberto Gonçalves

O que aflige nesta história é a brutal desumanidade das personagens, a começar pela principal. Aquilo espreme-se e não sai dali pingo de semelhança com o que se convencionou chamar uma pessoa.

4.616
Incêndios

Coitado do eucalipto…

Pedro Barros Ferreira

Miguel Sousa Tavares defende há anos que o eucalipto é o culpado de tudo. Também é contra as autoestradas, os hotéis e as hordas de turistas. Eu também gostava de ter o Algarve só para mim, mas não dá

941

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)