Orçamento do Estado

Acreditam que desta vez vai ser diferente? /premium

Desde 2015, passamos mais uma vez pela fase em que um governo socialista multiplica os peixes do orçamento. Acreditam que desta vez vai ser diferente?

Recursos Humanos

Maus chefes, péssimos líderes /premium

Ninguém é mais produtivo por se desgastar diariamente no embate com chefes autoritários. Ninguém fica mais perfeito por ser diária e presunçosamente confrontado com as suas imperfeições.

Brexit

Não há divórcios suaves /premium

O problema do Brexit é ser uma espécie de quadratura do círculo e dificilmente o divórcio será suave. Não há divórcios suaves. Sobretudo quando a data está marcada e o relógio continua a bater.

Global Shapers

Já não há desculpa

Vivemos numa época em que o nosso impacto negativo no mundo está a poucas décadas do ponto de não retorno. Já não é tanto sobre como será o mundo para os nossos netos ou filhos, é ainda antes disso.

Governo

Há remodelação na Saúde?

Só se pode exercer o mandato de ministro da Saúde com uma agenda clara, objectivos definidos, um prazo para os atingir e meios financeiros para lá chegar. Nada disto existe no ano final da legislatura

Orçamento do Estado

O orçamento das últimas oportunidades /premium

O OE2019 é a última oportunidade de BE e PCP mostrarem que têm algum peso de decisão dentro da geringonça. E também a última oportunidade para o PSD se assumir como alternativa e liderar a oposição.

Diplomacia

Portugal e o Brexit

Luís Ribeiro

Portugal, ao colar-se às posições continentais europeias, não renega apenas o seu passado de aliança com Inglaterra, está também a querer afirmar-se num terreno onde corre o risco de ficar isolado.

Governo

Ministério da Cultura

Leonel Moura

O passado está feito e, em muitos casos, orgulha-nos. O futuro está por fazer e a generalidade dos agentes culturais não está pronta a dar um contributo significativo. É aí que o Estado deve intervir.

PAN

Viva o Dragão-de-Komodo!

Pedro Barros Ferreira

Partidos como o PAN e, também, o Bloco, vão inventando variações cada vez mais disparatadas sobre as microcausas que os fizeram nascer e ganhar votos. Esse é o problema: até onde irá a falta de senso?

148
Crónica

Viagem ao nosso centro

David Palhares Lima

Escrevo contemplando um sol penetrante que se vai extinguindo por entre as árvores altas, preparando-se para se pôr. Está na altura de fechar o caderno, e de ir lá para fora. Mas não esqueço isto aqui

Democracia

Fascista!

João Pires da Cruz

É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa. 

346

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)