Dark Mode 97 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Opinião

opinião

António Costa

Isto só podia correr bem a António Costa, certo? /premium

290
Não foi a epidemia que criou o sistema de poder socialista que, desde 1995, paralisou a economia, agravou a desigualdade e diminuiu o regime democrático. Sim, vai correr mal, agora ou mais tarde.
Parlamento

Menor escrutínio é pior democracia /premium

175
Ao reduzir a frequência do escrutínio parlamentar, o PSD está, como se vê nos dados, a colocar o Parlamento português entre os que, internacionalmente, menos escrutinam o Governo e o Primeiro-Ministro

colunistas

Vladimir Putin

O Czar da Rússia e os pingos da chuva /premium

Putin deu mais um passo rumo à consolidação do seu poder. De um poder autoritário e expansionista, que não hesita em imiscuir-se nos assuntos internos de outros estados.
Democracia

Não é a radicalização, é o iliberalismo  /premium

Não é a importação de uma revolução cultural que ameaça a pólis. O rastilho não vem das franjas, vem de dentro. São as próprias instituições fundadoras do regime que se desdemocratizaram.
A Sexta Coluna

Política e geopolítica na nova ordem mundial /premium

103
Para além da vida doméstica, da política doméstica, das surpresas e tragédias do desconfinamento, multiplicam-se os acontecimentos na vida internacional – na grande e na pequena escala.
Liberdades

Os sonâmbulos /premium

O Bloco apresenta elementos perfeitamente identificáveis de populismo, para não falar do ministro Pedro Nuno Santos, que ilustra na perfeição aquilo que talvez se pudesse chamar “populismo de Estado".
café europa

Duelo ao meio-dia: Merkel contra Orbán /premium

Angela Merkel é conhecida pelo seu pragmatismo e acusada de falta de visão. Mas no seu discurso ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, adotou um tom guerreiro pela democracia liberal na Europa.
Governo

Perspectiva Zero! /premium

Se a nacionalização da EFACEC se deve ao mesmo governo do PS que facilitou a entrada de Isabel dos Santos na empresa, já o caso da TAP tem barbas compridas de mais para não serem rapidamente lembradas
TAP

Jovem socialista procura companhia aérea /premium

365
PNS já avisou que vai usar uma empresa de recrutamento para seleccionar a melhor equipa de gestão possível. Faz tanto sentido como a minha filha contratar o Chef Kiko para preparar o chá das bonecas.
Coronavírus

O Reino Unido, Lisboa e a TAP /premium

290
Na negociações com Londres foi proposta a exclusão de Lisboa para que nem o Porto nem o Algarve fossem excluídos? O governo não prescindiu de Lisboa apenas porque a TAP só é importante para a capital?
TAP

Pedronunismo, pedronuníces e pedronunadas /premium

114
Ao colocá-lo no Ministério com a tutela da TAP, ou muito me engano, ou António Costa exterminará logo à nascença um eventual futuro Primeiro-Ministro, Pedro Nuno Santos.
Coronavírus

Seria possível reabrir hotéis sem reabrir escolas? /premium

131
O sentimento de segurança nunca chegou a ser restaurado e seria sempre muito difícil restaurar a confiança dos estrangeiros sem previamente restaurar a confiança dos portugueses.
Religião

O Deus dos nossos pais /premium

269
“Desistamos do Deus dos pais e tenhamos a coragem de deixar para trás a ‘religião herdada’ e a nossa fixação infantil nas formas do passado.”
TAP

Ninguém quer saber da TAP /premium

1098
A nacionalização salvou o principal accionista privado da TAP e criou mais problemas à empresa e ao país. Mais uma vez nacionalizaram-se perdas e privatizaram-se ganhos. Ninguém no poder quer saber.
Rui Rio

Um inconcebível líder da oposição /premium

220
A instabilidade não é resposta certa para a crise. Mas o seguidismo do Governo muito menos será uma solução. Há um meio termo que passa por um escrutínio que Rui Rio sempre recusou.
Liberdades

A ministra monitoriza e o Governo não governa  /premium

2188
O Governo quer monitorizar o discurso de ódio. Que a censura tem muitos nomes já se sabe. Mas este é também o folclore para que não se pergunte: como pode o Governo ter falhado tanto?
Partido Chega

Em defesa da esquerda e da direita democráticas /premium

100
Na base da comum aposta de uma certa “esquerda” e de uma certa “direita” na conversa sobre o ‘Chega’, está uma profunda ignorância política: primitiva, terceiro-mundista, tribal.
PS

Costa deu corda e o Pedro Nuno pegou nela   /premium

206
Tenho a impressão de que António Costa deu corda ao Pedro Nuno Santos e deixou-o ir a fundo até ao fim. Agora o ministro tem o que quis, a TAP. O primeiro-ministro não terá qualquer complacência.
Racismo

Racismo à portuguesa /premium

798
Ainda não tinham chegado à América os primeiros negros e Portugal já dava ao mundo um exemplo de respeito por todos os seres humanos, qualquer que seja a sua raça.
Liberdade de Expressão

O caminho para a Venezuela faz-se caminhando /premium

3510
O governo podia “monitorizar” a corrupção, a incompetência e, para não desprezar a filha do sr. Vieira da Silva, o nepotismo. Em vez disso, optou por fiscalizar o que os cidadãos escrevem no Facebook.

política

Extremismo

Reequilíbrios e confrontos 

Daqui a seis meses, quando os políticos que hoje são populares estiverem sob pressão, quando já não for possível disfarçar o descontrolo, será possível evitar confrontos?
Oficina da Liberdade

A Ciência e o Lobo

135
O problema grave é a instrumentalização da ciência para fins políticos, que resulta numa relativização da própria ciência. Factos e teorias científicas não devem ser escolhidos “a la carte".
Coronavírus

Quo vadis, Portugal

156
Decisões centralizadas, alicerçadas em estruturas públicas de saúde esclerosadas, resultaram no esgotamento do pessoal de saúde em nome de uma vaga que, para a maioria, não passou de uma miragem.
Censura

Posso odiar o ódio?

123
Isto serve para dizer que este Governo tudo quer monitorizar, mas nada monitoriza. Este Governo quer muito responsabilizar todos, mas nunca assume responsabilidade alguma.
Turismo

Para Inglês (não) ver…

409
Portugal assume a presidência da União Europeia a 1 de janeiro. Com o Reino Unido fora da UE, o país tem de se afirmar como parceiro estratégico e ponte de contacto nas instituições europeias.
Governo

Não há anjos em São Bento 

273
O PS é uma máquina voraz com uma insaciável vocação de poder. Não surpreende que seja o elevador social preferido de alguns que, em circunstâncias normais, nunca passariam do rés-do-chão.
TAP

Eu, fanático me confesso

1315
Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
Coronavírus

Lá fora, já não enganamos ninguém

255
Minar de forma sistemática a credibilidade das poucas medidas unânimes de sucesso só levará a um desfecho: prolongar e agudizar o sofrimento colectivo, agravando todo e qualquer problema da sociedade.

crise do coronavírus

Pandemia

O “caso” Medina

Sendo um alto quadro do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, as recentes críticas que Fernando Medina formulou à atuação do Ministério da Saúde merecem ser bem digeridas.
Desigualdade

Pode a Covid-19 contribuir para a igualdade?

Agora que o mundo procura encontrar a melhor forma de recuperar da pandemia, apelamos a todos os países para que façam os investimentos necessários na economia da prestação de cuidados.
Pandemia

Os novos excluídos e os novos confinamentos

Temos agora uma oportunidade ímpar de olhar para a distribuição da riqueza de outras perspectivas. Mais equilibradas, mais cristãs, mais fraternas. Mais justas face aos próprios recursos do planeta.
Empresas

Animais sociais, agora um pouco mais digitais

O cliente final continuará a ser de “carne e osso”, mas mudou os seus hábitos. O modelo de procura alterou-se radicalmente, basta pensar em exemplos como os modelos de mobilidade ou de turismo.

rui miguel tovar

Futebol

Penálti ou não? /premium

Ainda e sempre o lance decisivo da final do Mundial-90 entre Sensini (Argentina) e Völler (Alemanha).
Futebol

Europeu, a melhor competição da história /premium

Em dia do 60.º aniversário do primeiro jogo da fase final, um bem-haja aos campeões surpresa como Checoslováquia, Dinamarca, Grécia e Portugal.
Futebol

Como se fosse a tabuada /premium

A primeira final internacional de um português significa o adeus dos Cinco Violinos.
Futebol

Meu querido mês de Julho /premium

O único registo de jogos da 1.ª Divisão nesta altura do ano é em 1947, com 45 golos em sete jogos.

polémicas

Universidades

Em defesa do financiamento filantrópico privado

540
A forte concorrência entre universidades pelo apoio de mecenas torna esta fonte de financiamento profundamente meritocrática. Um doador privado só apoia um projeto se acreditar na instituição.
Comércio

Lobo em pele de cordeiro

148
Ao perdoar a renda fixa mensal, o PCP está a favorecer as cadeias de lojas internacionais. O pequeno comércio local continuará em manifesta desvantagem face às lojas dos centros comerciais.

racismo e memória

Escravatura

Quando os números nos enganam

351
O que eu digo, e repito, é que transportar um número elevado de escravos através do Atlântico não faz de Portugal a maior potência esclavagista. Há outros factores a ter em conta.
Sociedade

Portugal não é racista

1499
A maioria das pessoas de pele mais escura não se revêem nas manifestações contra os polícias, ou contra os Descobrimentos. Os Descobrimentos serão sempre os Descobrimentos.
Racismo

Um grande Chefe

694
As dezenas de milhares de índios que eram escravos do Chefe Seattle e dos outros caciques nativos não contam para as estatísticas dos académicos modernos? Claro que não.

rankings

Ranking Escolas 2019

Oh! Os rankings das escolas!

153
O Ranking das escolas é uma inutilidade. A menos que sirva para os poderes centrais e poderes locais, implementarem políticas económicas, sociais e culturais estruturantes. Mas isso seria pedir muito.
Escolas

Rankings – um balanço a frio

Os rankings não são bons nem maus, não podem ser santificados ou diabolizados. Devem ser lidos de forma inteligente e estarem ao serviço de uma política educativa dinâmica, focada no que é mais eficaz
Ranking Escolas 2019

O (valioso) contributo dos rankings

Ao comparar escolas com resultados tão díspares servindo uma mesma população, os rankings tornaram irrefutável que o trabalho nas escolas conta. Não há uma escola pública, mas várias escolas públicas.
Ranking Escolas 2019

Polarização, rankings e futebol

Os rankings são o único instrumento público que traz para a luz uma verdade inconveniente: há escolas que não estão a conseguir que os seus alunos aprendam.

ideias

Escolas

Do ensino e das lições que não podemos esquecer

Existe uma gritante diferença entre os “ricos” das escolas privadas e o “povo” das escolas públicas. E isto é algo que devia ser ferozmente combatido por todo o espectro partidário.
Mar

O mar no ressurgimento nacional

743
De pouco ou nada servirá a formulação de novas estratégias nacionais para o mar, por mais brilhantes que sejam, se não formos capazes de as operacionalizar com sucesso.
A página está a demorar muito tempo.