250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Opinião

Futebol

Parabéns ao Sporting /premium

O principal mérito vai para o treinador, Rúben Amorim. No princípio da carreira, já se percebeu que será um grande treinador. Tem um sistema de jogo bem definido, onde os jogadores sabem o que fazer.
Pandemia

O teste da vacinação /premium

O Governo, infelizmente, não possui um currículo promissor; antes pelo contrário. Se há quem tenha receio de uma «crise política», a verdade é que sem isso não haverá mudanças.
Novo Banco

Quem não deve não teme. Quem deve teme ainda menos /premium

Se o ditado popular garante que “Quem não deve não teme”, já estas audições parlamentares vêm provar que quem deve deve temer imenso o Alzheimer
Pandemia

Covid-19: porque é que…?

Porque é que, em Portugal, políticos com elevadas responsabilidades culparam, declarada ou subrepticiamente, os Portugueses pela desastrosa evolução da pandemia no trimestre de dezembro a fevereiro?
Terceira Idade

Envelhecer com dignidade, saúde e bem-estar

A institucionalização tem um duplo impacto na vida dos cidadãos seniores: perda de autonomia e alterações nas relações familiares e sociais. Mas também pode contribuir para melhorias significativas.
Sociedade

Queremos ser e não parecer profissionais liberais

Portugal perdeu uma oportunidade na Cimeira Social do Porto, de ter introduzido nos 20 Princípios do Plano de Ação aprovados uma referência específica aos profissionais liberais e independentes.
Planeta Terra

E se um foguetão nos caísse em cima?

É obrigação dos responsáveis políticos agir com urgência, para que situações graves e irreversíveis com a envergadura que poderia ter tido a queda de um detrito como o do Long March 5B não aconteçam.
Ensino Superior

Atenuar desigualdades com escolhas

Não pode ser médico só quem consegue pagar para o ser, daí a importância do ensino superior público. Mas a atuação e intervenção do Estado não tem de ser sempre como prestador do serviço.
Regionalização

Mais Pintos da Costa?

A regionalização ajudaria a contribuir para dificultar as decisões corporativistas de uma elite económica concentrada, que sobrevive encostada a decisões e omissões do Estado.
Sociedade

Fazer amanhecer

A velocidade a que vivemos, a “indústria do medo” que nos condiciona e o hiperindividualismo que se multiplica tornam difícil o reconhecimento do rosto do outro enquanto membro da mesma família humana
Ministério Administração Interna

Obrigado, senhor ministro /premium

151
Aqui ninguém se demite, que a causa pública não se serve com proclamações românticas. Eduardo Cabrita estará de pedra e cal, como está desde a década de 1980, dedicado a servir-nos.
Política

Camuflados e gravatas /premium

310
Quando de manhã aperta o nó da gravata, Eduardo Cabrita está ocupado a decorar uma cartilha que só trouxe tragédias ao mundo. Pior do que a sua inação é a sua patética forma de se defender.
Violência Doméstica

#MeToo bloqueado /premium

O Bloco só não assobia para o lado porque tem medo que o assobio seja entendido como piropo. Hipocrisia, sim; sexismo é que não!
Doenças raras

Elon Musk e o seu testemunho direto /premium

Muitas pessoas que convivem com ‘Aspergers’ não fazem a menor ideia de que eles têm esta condição e os próprios também o ignoram, mas os traços comuns desta síndrome podem tornar a vida num inferno.
Global Shapers

Uma carta à tristeza

És provavelmente um dos sentimentos mais desprezados por todos, mas hoje quero-te dizer que estranhamente e contra todas as minhas expectativas, comecei a ver algo de reconfortante em ti.
Igualdade de Género

Ser mãe em Portugal: um mar de rosas ou espinhos?

São urgentes políticas públicas promotoras da natalidade, mas não basta conceber estas de forma isolada. Há que concertá-las com os direitos laborais.
Portuguese Women in Tech

Eu não sou uma impostora. E tu?

Cultivem a entreajuda, deem feedback, criem momentos de partilha. Não deixem que esta distância forçada nos roube a sensibilidade de perceber quando os nossos colegas precisam de nós. Ou nós deles.
Estado

Soluções liberais para os problemas sociais

Um Estado com verdadeira preocupação social promove, apoia e ajuda a sociedade civil, sem querer sobrepor-se a ela e menos ainda substituí-la.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita: um escândalo de impunidade

489
Errar é humano e faz parte da vida, mas errar sempre e nunca assumir responsabilidades é uma proeza que não está ao alcance de todos.
CDS-PP

O náufrago

Nenhuma das forças de direita tem tido o suficiente impulso mobilizador para retirar a sua putativa base eleitoral do mutismo de outros tempos que lhe deram o epíteto de “maioria silenciosa”.
Governo

João Galamba e o ódio ao jornalismo /premium

657
Galamba é um discípulo de Sócrates no discurso de ódio e na tática de descredibilizar a informação. Pior do que isso: ignora, como qualquer populista, que atacar o jornalismo, é censurar a democracia.
Imigração

Do Porto a Odemira /premium

No Porto, os líderes europeus assinam o “Compromisso Social”. Em Odemira assistimos à incapacidade do Estado e da autarquia e ao egoísmo e oportunismo de alguns portugueses no apoio a imigrantes.
Futebol

A dança entre investidor e clube de futebol /premium

Os casos de compra-venda de sociedades desportivas umas vezes são sucessos, como os do Famalicão e Casa Pia, e outras levam a batalhas juridico-comunicacionais, como os do Belenenses e Cova da Piedade
Ensino Superior

Em defesa de Bolonha e de propinas concorrenciais

116
O ensino superior público tem um patrão peculiar: pobre, endividado, que não o financia adequadamente nem permite que ele se financie. Assim é difícil competir. Assim é difícil oferecer qualidade.
Lei Eleitoral

Falta cumprir Outubro!

O actual sistema eleitoral implica que tenhamos uma parcela muito considerável do nosso território sem qualquer representação, votando ao abandono as populações cada vez mais exíguas e idosas.
Vacinas

Compromisso social da UE e as patentes das vacinas

Ao inviabilizar a economia da inovação não estaremos a prejudicar as condições de vida futuras, designadamente dos mais desfavorecidos? É bem evidente que sim.
Crónica

O bom e o mau silêncio /premium

Quando alguém se fecha em copas dentro de si, sofrendo em silêncio, por angústias interiores ou devido a situações traumáticas exteriores, é sinal de alarme.
Elétricos

Mobilidade elétrica, um novo paradigma

As empresas de eletricidade, sozinhas, não conseguirão entregar todos os serviços ao cliente de mobilidade elétrica. Têm, no entanto, uma oportunidade única para coordenar e liderar este ecossistema.
Pandemia

O que vi nos primeiros 8 dias do desconfinamento

É bom termos a noção de que o perigo anda à solta. Os primeiros oito dias da era pós-confinamento fizeram lembrar os dias negros da nossa história recente. Não podemos facilitar.
Relações

“Os maridos das outras” e “as mulheres dos outros” /premium

Às vezes, tenho a impressão que esta expressão serve para dizermos, “em português suave”, que as pessoas que escolhemos para ter ao pé de nós se tornam, com o tempo, uma desilusão.
Governo

O socialismo é isto: todos iguais, todos pobres /premium

3900
Já tínhamos tarifas sociais para a internet, água, luz, gás... Agora chegou a tarifa para ajudar os patrões a pagarem o salário mínimo. O sonho possível no Portugal socialista é conseguir uma tarifa.
Política

Sem liberdade não há igualdade /premium

178
A vitória de Ayuso nasceu da defesa intransigente da Liberdade. Sem justificações à esquerda e contra os extremismos à direita pois sem liberdade não há igualdade. Um recado para a direita portuguesa.
Globalização

Globalização, democracia e pobreza /premium

Desde 1980 a percentagem da população que vive abaixo do limiar de pobreza diminuiu de mais de 40% para menos de 10%. Neste período a percentagem de países democráticos subiu de cerca de 30% para 57%.
Democracia

A democracia precisa de si

É fundamental desmistificar as falsas promessas do autoritarismo e do populismo. A democracia liberal garante-nos direitos e liberdades, que transcendem a vontade do coletivo ou da maioria popular.
Democracia

Democracy needs you

It is fundamental that we demystify the false promises of authoritarianism and populism. Liberal democracy assures us that the collective cannot tell us what to do, what to say and what not to say.
Conservação da Natureza

50 anos do Gerês: cheira mal, cheira a Lisboa

871
Valor turístico? Algum. Mas às pessoas que por ali moram, pouco ou nenhum lhes calha. Pagam antes, com os seus impostos, o turismo que enriquece Lisboa.
Coronavírus

O mito da transmissão por assintomáticos

3081
Será que foram tomadas medidas exageradas, com consequências devastadoras, baseadas em pressupostos errados? Como permitimos que tal acontecesse sem nunca haver o devido escrutínio?
Pandemia

Agora Odemiram-se

550
Falta a Odemira uma liderança que se preocupe verdadeiramente com as vidas diárias dos seus habitantes. Falta a Odemira uma liderança que olhe para o futuro sabendo para o que vai e o que quer.
Pandemia

Futuro? UE, com certeza!

Os líderes deverão estar à altura e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para concretizarem os anseios das populações e afastar os radicalismos, que em nada ajudam à proteção dos valores europeus.
Natureza

Mais do que um cão

O Castro é o resultado de todo o movimento de preservação da natureza, da arquitetura e dos modos de produção preconizados pelo Parque Nacional Peneda-Gerês.
Crónica

A Música e a Primavera

A música raramente anuncia a sua chegada. Surge apenas e deixa-se ficar pelo tempo que pretende. Tudo aquilo que nós podemos fazer é abrir as janelas e facilitar a sua entrada nas nossas vidas.
Touradas

Todos têm de pensar como esta esquerda urbana? /premium

135
Podemos ser o país com as fronteiras mais antigas da Europa — mas os portugueses não pensam todos da mesma maneira. Os espíritos que habitam no Palácio da Ajuda querem acabar com isso.
Direitos das Mulheres

“A Portuguesa” é um hino machista? /premium

1000
As quotas supõem uma discriminação positiva a favor das mulheres. Também deveriam ser impostas nas profissões em que os homens são minoritários?
Sociedade

Mas será que ela não provocou o assédio?

250
Acho realmente curioso, como em casos de acusação de assédio sexual parece haver mais preocupação com o direito de defesa do suposto agressor do que com a violência que a vítima alega ter sofrido.
Política

O que tem a direita para oferecer ao país?

270
Entre os líderes da direita, que bem podem ter de enfrentar eleições legislativas antecipadas já no próximo ano, impera o tacticismo absoluto: a preocupação que têm é a de tirar votos uns aos outros.
Socialismo

Não fugi da Roménia para parar nisto

7029
Já vivi num mundo que via a propriedade privada como um roubo e a iniciativa individual como suspeita, tirando a uns para dar a outros, nivelando tudo numa mediocridade cinzenta. Não o quero de volta.
Saúde

O cancro do ovário em idade reprodutiva

Para as mulheres jovens com cancro do ovário, é essencial considerar o tratamento eficaz e a preservação da fertilidade, o que se consegue com maior sucesso quando o diagnóstico é feito a tempo.
Economia

O calcanhar de Aquiles da “bazuca"

Portugal continua com uma arquitetura e uma organização do Estado absolutamente obsoletas que impedem a concretização de uma estratégia de desenvolvimento e de crescimento.
Justiça

Justiça: grandes terramotos

447
Que se entenda, de uma vez por todas, o que é a investigação criminal e a necessidade que a nossa sociedade tem, que esta seja eficaz e célere, para evoluir.
Jovens

Jogo viciado!

168
Será assim tão estapafúrdio querer ter acesso a casa própria? Para a geração dos meus pais não era um luxo. Era um projeto que se iniciava com suor. Hoje já não basta o suor do trabalho.
Sociedade

Política do efémero, efémero da política 

A democracia não tem garantia de perenidade. Precisamos de valores de longa duração e não adormecer sobre ilusões. O efémero cansa, desgasta, corrói o laço social.
Democracia

Socialismo ou liberdade /premium

855
Só por Portugal não ser a Espanha ou Lisboa não ser Madrid, não quer dizer que em Portugal ou em Lisboa socialismo e liberdade sejam compatíveis. Não são, nunca foram. Nem em Madrid, nem em Lisboa.
A Sexta Coluna

Ventos de Espanha /premium

355
Proclamando uma direita claramente anti-esquerda e sem “cercas sanitárias”, Isabel Ayuso foi a grande vencedora na batalha por Madrid.
Mundo

A fraqueza (relativa) da Índia /premium

Num cenário bipolar, a Índia poderia ter um papel crucial. As parcerias que quisesse fazer teriam um impacto profundo na distribuição de poder.
Oficina da Liberdade

O uso do açaime

218
A ordem que nasce da liberdade só existe enquanto em relação com o não racional e com o transcendental: o mistério, a ambiguidade e a desordem, que é na verdade a única coisa que caracteriza a vida.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Amazon One - pagamentos com a palma da mão

104
Depois de ter disrompido o comércio de livros e basicamente de tudo o que possa ser comercializado online, a Amazon entra agora nos pagamentos nas lojas físicas através da utilização da palma da mão.
Política

Um problema que Pacheco Pereira tem com ele mesmo /premium

195
Sete anos de silêncio é muito tempo e por isso abro hoje uma excepção. O que basta, basta. Há limites para tanto delírio, tanta teoria da conspiração, tanto umbiguismo. Até porque há muito mais mundo.
Sociedade

Viver bem com a mediocridade /premium

275
As oportunidades não são iguais, a militância partidária compensa mais que o trabalho, a espada da lei só cai sobre quem o regime não protege. Por quanto tempo vamos tratar isto como um fado lusitano?
Política

Uma casa portuguesa /premium

Nesta velhíssima casa portuguesa, que todos nós conhecemos muito bem, tudo o que mexa à direita é visto como perfeitamente suspeito. Sempre foi assim e, arrisco-me a dizer, sempre assim será.
café europa

Cuidado com as imitações /premium

Num país governado por um socialistas aliados com as esquerdas mais radicais da Europa, uma direita clara não teve de ser radical nem refém do discurso extremado para ganhar. A lição de Madrid é essa.
caderno de apontamentos

Aprender mais e melhor com as tecnologias

Vemos nascer e morrer programas de equipamento que não são sustentados, não preveem a manutenção a prazo, nem a substituição e renovação, nada disto se antevendo nos sucessivos orçamentos do Estado.
Pandemia

Os oportunistas de Odemira 

295
Conhecedores desta situação dramática, o que fizeram os políticos? Agiram única e exclusivamente por tática política. Trataram da sua imagem.
Espanha

Ayuso, rockstar

Ayuso imprimiu um estilo perceptível e tangível para o eleitorado. Direccionou o seu discurso aos empreendedores, aos trabalhadores por conta própria, aos pequenos e médios empresários, às famílias.
Energia

Quanto vamos pagar de eletricidade em 2050?

O mercado elétrico atravessa uma transformação profunda e em breve teremos novos atores que trazem consigo uma nova dinâmica.
Crise económica

PIGS ou “BIG(S)”?

Portugal manteve, em 2020, a 8ª posição que vinha do ano anterior com a taxa nominal de IRC mais alta num universo de 109 jurisdições, só ultrapassado por França e Malta ao nível da UE.
Política

O PS ocupa, mas os portugueses resistem /premium

196
Para quem está nas direitas, o nosso país passa por um momento bem complicado. O PS ocupa o Estado, o BE radicaliza a sociedade e o PCP “educa” – ou melhor deseduca – os nossos jovens nos liceus.
Democracia

Os moderados /premium

A verdade é que este ar do tempo, tão imoderado, me interpela. Convivo mal com o automático extermínio de qualquer sintoma de equilíbrio, qualquer veio de moderação ou vislumbre de partilha de ideias.
Pandemia

Por Zmares nunca dantes requisitados /premium

Basta levar o Santo Padre a realizar uma prédica algures no místico Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é ver os contentores dos trabalhadores agrícolas a desaparecerem na hora.
Bloco de Esquerda

Um extermínio mais do que desejável

2708
A esquerda sectária nunca abandonou o radicalismo. Nós é que nos fomos habituando a conviver com ele. Se uns são hipócritas, outros preferem ser apenas sonsos. Eu não padeço de nenhum desses males.
Global Shapers

Boas lições dos tempos das caravelas

Numa altura em que frequentemente nos tenho visto e lido algo envergonhados com o nosso passado, junto-me aos que apelam à necessária reconciliação e bom senso.
Saúde

Alertas

A chamada “bazuca” poderá ser uma armadilha de que resultará perda de investimentos em saúde. O PRR é muito curto para aquilo que Portugal precisa em investimentos em saúde nos próximos cinco anos.
Pandemia

Requisição do que está ao alcance da mão

O que aqui está em causa é a responsabilidade de proteger a comunidade nacional, como prescreve o direito internacional, cabendo ao Estado proteger os mais fracos dos mais fortes.
Saúde

Como evoluiu a asma em tempos de pandemia?

Em Portugal, o grande desafio que ainda existe é o elevado número de doentes asmáticos, que ou não tem esse diagnóstico ou não está a fazer a medicação adequada.
Floresta

De desilusão em desilusão

Uma postura de respeito para com a vida no planeta não é compatível com frases como “época de incêndios”, “mitigação de consequências”, nem com o que, infelizmente, vai sendo um negócio próspero.
Educação

O consenso da igualdade de oportunidades

Num país em que tantas vezes identificamos a falta de um objectivo comum, parece claro que há poucas métricas que mais facilmente uniriam a sociedade do que a luta pela igualdade de oportunidades.
Tecnologia

O Censos 2021 e a proteção de dados /premium

É fundamental que as entidades compreendam, que operar à escala global acarreta novas exigências em matéria de segurança e cumprimento de deveres legais que não é possível continuar a ignorar. 
Imigrantes

Vergonha /premium

839
O Primeiro-Ministro que vem agora falar em violação de direitos humanos, foi o mesmo que em 2019 aprovou uma resolução que permitiu o alojamento destes imigrantes “empilhados” em contentores.
Política

E tudo o cata-vento lavou /premium

286
Mandrakosta acenou com Rio à frente de toda a gente, não fosse alguém topar que, mais uma vez, evitou falar sobre José Sócrates.
Sociedade

Autenticidade vs. artificialismos /premium

165
De que serve a uma empresa contratar alguém que faz o que não diz, diz o que não pensa e acredita no que não confessa? E que adianta um político mascarar as intenções ou tentar iludir as convicções?
Portuguese Women in Tech

O mundo em experimentação

351
O mundo gira em torno do sol. O mundo gira sobre si próprio. E nós giramos com ele. Passados 2021 anos vivemos com estas e tantas mais verdades e só nos apercebemos disso quando paramos de girar.
Autárquicas 2021

O hábito dos mandatos negligenciados

Um em cada 10 dos nossos eleitos para a Assembleia da República pretende deixar de o ser até ao final deste ano, violando assim o pacto que connosco firmaram.
Mundo

Xadrez, damas e wei qi no Golfo Pérsico

A coerção económica por parte da República Popular da China tem correspondido ao estado de arte da sua política externa.
Saúde

Maio, mês do coração

A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Por outro lado, a inatividade física confere um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo.
União Europeia

A Europa do amanhã

No próximo dia 9 de maio terá início a Conferência Sobre o Futuro da Europa. É o cumprimento do desígnio de dar voz a todos sobre um projeto que é de todos e para todos.
Futebol

Três razões para o sucesso do Sporting

268
Está na altura de devolver os clubes a quem decide com base em convicções, a quem os ama e a quem não precisa dos clubes para viver ou ter sucesso.
Caso PT

A Operação Marquês e o caso PT /premium

A decisão de Ivo Rosa revela como um grupo de administradores tomou conta da PT em 2014 e, com o apoio da auditora, logrou fugir às suas responsabilidades no investimento ruinoso na Rio Forte do GES.
Governo

A mentira do século /premium

277
É seguramente nos campos interligados da reforma das pensões às da saúde e lares que a UE exigirá a Portugal algo parecido ao que exigiu a Espanha. Mas ao governo não convém abrir a caixa de surpresas
Presidente da República

Back to Basics:Liberdade, Moderação, Gentlemanship /premium

Recordando o discurso do Presidente da República no 25 de Abril e sua mensagem crucial contra tribalismos revolucionários rivais.  E recordando também Edmund Burke, defensor da liberdade sob a lei.
Futebol

A génese do terrorismo do futebol português /premium

A construção fictícia de inimigos externos ultra-poderosos permite não só esconder incapacidades, como também unir as massas em torno da direcção do clube, como se disso dependesse a sua sobrevivência
Pandemia

Odemira, a dignidade humana e o umbigo urbano

648
Esta decisão sobre um equipamento turístico diz que Odemira fica um concelho de Direitos suspensos. Não apenas o Direito à Propriedade ou o Direito à Habitação, mas também os Direitos Humanos.
Agricultura

Odemira e a nossa cegueira

443
Se pagamos pouco, aos trabalhadores das estufas, tal como a outros agricultores, pastores, etc., só chegam migalhas. Somos nós, que compramos azeite barato, que nos admiramos com olivais intensivos?
Prémio Nobel

A Agricultura está no Nobel da Paz mais uma vez

116
É justa a nomeação ao Prémio Nobel da Paz de quem, pela sua Visão, pelo seu trabalho, seguro da sua Missão e do bem comum que promoveu, tanto contribuiu para diminuir a fome à escala global.
Cascais

Modernização ou descaracterização?

Está a ser traçada uma nova vila de Cascais, focada no estrangeiro endinheirado e não nos seus. Está nas nossas mãos preservar e cuidar do que fez da vila de Cascais uma referência internacional.
Consumo

O futuro e as tendências do setor de bebidas 

Em comparação com o setor alimentar, que tem vindo a acompanhar o perfil de um consumidor mais consciente com aquilo que ingere, podemos dizer que o mercado de bebidas estagnou.
Amor

Os melhores anos da vida /premium

Um amor adulto faz-se de beleza e de verdade! E será que só existe nos filmes? Não! Existe quando não nos sentimos divididos, sem alternativa, entre “os melhores anos da vida” e a “zona de conforto”.
Ministério Administração Interna

A grande requisição e a pouca competência /premium

571
Em 2020 garantiram-nos existirem em Odemira 500 lugares para quarentena. Nenhum dele era no Zmar. Porquê requisitar agora em 2021 o Zmar? Porque o ministro Cabrita aposta no estardalhaço quando falha
Partido Chega

Porque é que PS e BE gostam do Chega? /premium

Ventura não branqueia apenas os pecados socialistas nem polariza a política em favor do PS e do BE. Tal como estes, Ventura crê na força moral do Estado e acredita em empresas bandeira como a TAP.  
Tribunal Constitucional

Transparência à espera do presidente do TC /premium

Não é só de mais leis que necessitamos para promover a transparência e combater a corrupção. É de aplicar as que existem. No caso da transparência ela depende sobretudo do presidente do Constitucional
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Livros

 Do condicionamento industrial ao comercial 

233
Aumentar o tempo de preço fixo do livro e proibir os editores de fazerem acertos de preços não defenderá nenhuma livraria, limitará a diversidade cultural e impedirá o aparecimento de novos escritores
Solidariedade

Como 0,5% do IRS fazem a diferença todos os anos

Este ano, os Portugueses poderão consignar parte do seu IRS a cerca de 4400 entidades. Consignar o IRS é mais do que um ato de generosidade, é também um ato de bondade e responsabilidade social.
Agricultura

Plano de regadios: um investimento mal estudado?

As preocupações começam na escolha dos locais para este investimento. Embora o Alentejo seja, sem dúvida, uma potência no sector, é errado investir milhões de euros em modos de produção intensivos.
Política

Viva a IV República anunciada por Marcelo

Sigo atentamente a realidade do país, um país cada vez mais à deriva e sem espaço mediático para quantos têm a perceção de que a não inverter essa realidade, caminhamos apressadamente para o abismo.
Fundos Comunitários

O PRR e a Saúde Mental

Tem tudo para correr mal, se fizermos como foi feito antes. É preciso fazer uma análise inteligente do que foi feito, com a ambição de resolvermos os velhos problemas de carência de meios e recursos.
Pandemia

Um “covideiro” na fila do supermercado /premium

682
Em matéria de Covid as “autoridades” falharam vergonhosamente, na saúde, na economia, na justiça, na protecção dos velhos e doentes, no respeito que devem aos incautos cujos impostos os sustentam.
Igreja Católica

Dante é nosso!  /premium

371
Deve-se à Igreja o desenvolvimento de todas as artes e a criação das universidades, que foram o berço do conhecimento moderno, filosófico-teológico e científico- tecnológico.
Rússia

Kremlin equipara líder da oposição a Bin Laden /premium

Os dirigentes russos voltam à velha política externa que nunca acabou bem: em vez de granjearem respeito e prestígio, querem impor receio e medo.
Escravatura

Qual a parte que Fernanda Câncio não compreendeu?

2204
A lei abolicionista de 1761 é uma espécie de saco de pancada da nossa extrema-esquerda que gosta de a apresentar como uma lenda, um logro, uma falsidade ou ainda pior do que isso.
Igreja Católica

José de Nazaré, a Igreja e o 1º de Maio

Foi a esta perspectiva trabalhista que a Igreja, sempre atenta ao espírito do tempo, se associou, neste caso com a instituição da simples memória litúrgica de São José Operário.
Sociedade

A democracia não é também para todos/as?

Em Lisboa desfilou a habitual massa de gente pela Avenida da Liberdade, celebrando o menos mau dos regimes com cravos vermelhos ao peito. A 150 quilómetros da capital, fica o «interior» do país.
Pandemia

Prudência acima de tudo

A partir do dia 1 de Maio, com o fim do confinamento, tudo será diferente. Estará tudo aberto de novo. E temos de pensar em todas as hipóteses de novas variantes entrarem em Portugal.
Partido Chega

O diabo está nos detalhes

277
Um partido, com representação na Assembleia, encheu os portões do Tribunal Constitucional, hierarquia máxima do poder judicial, com cordas com o nó de enforcamento, num claro sinal de intimidação.
Construção

O PRR e o desenvolvimento sustentável

Porque é que, em Portugal, se continuam a isolar os edifícios com materiais altamente poluentes? E é ainda mais questionável quando existem materiais substitutos, com vantagens físicas e ambientais.
Descentralização

Regionalização, a eterna reforma adiada

Só com esta reforma conseguiremos dar uma maior coesão ao território, combater a desertificação do interior e aproximar os centros de decisão das populações.
Extrema Esquerda

André Ventura seria apenas o primeiro  /premium

1208
Como é óbvio, a melhor convenção do MEL, para o conselheiro Louçã, seria aquela que não se realizasse. Para o conselheiro Louçã, o problema é a liberdade, não é André Ventura.
A Sexta Coluna

As contas da História no dia da liberdade /premium

100
O Presidente da República deu-se com certeza conta da ofensiva de desconstrução da História e dos níveis de paranóia que atingiu.
Estados Unidos da América

O primeiro grande teste à política externa Biden /premium

A Rússia já provou, ao longo dos anos, que não hesitará em fazer uso da força. Estará a administração Biden disposta a acompanhar a duríssima retórica com os meios necessários para a tornar credível?
Pandemia

E as vacinas do ensino superior?

Estamos a dizer ao mundo e ao restante Portugal, que o ensino superior e os nossos jovens adultos são tão desnecessários ao país que não devem sequer ter aulas presenciais.
Oficina da Liberdade

Os paladinos

660
Quando a mulher consente em ser reduzida, ver a sua definição encostada ao conceito de vítima, perde a essência de si mesma para ser nada mais do que uma pedra de ataque.
caderno de apontamentos

A Escola: desafios que se renovam

Estamos perante situações prementes e sérias, que se evidenciaram e agravaram com a pandemia. Impõe-se uma ação integrada nos territórios, no combate à pobreza e às desigualdades sociais.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Escutar, a competência mais importante

Ouvimos para termos razão, em vez de escutarmos para resolvermos o problema. O resultado são conflitos por resolver, mal resolvidos ou sem solução.
Cultura

A Francofonia mantém-nos juntos!

Se há alguns anos, em Portugal, devido à globalização, o ensino da língua francesa competia com outros idiomas, hoje o contexto foi revertido a favor do francês.
Sociedade

A mudança por um mundo melhor continua

171
Mais do que nunca, precisamos do empenho ativo dos jovens na construção do futuro e estou certo que a juventude e as suas organizações serão capazes de responder à chamada.
Justiça

Acerca do TICÃO e outros que mais...

O TICÃO é apenas parte de um problema maior que é o sistema judiciário no seu todo. Não há milagres, quando as bases organizacionais que sustentam a decisão judicial não estão ajustadas à realidade.
Sociedade

O suicídio ideológico /premium

O novo pensamento colectivo é obedientemente praticado já quase sem reflexão, como uma segunda natureza que se vai alargando a cada dia que passa.
Vacinas

Em país de corporações governa-se para corporações /premium

251
Seja quando dá prioridade à vacinação de professores, seja quando cria residências para filhos de funcionários públicos, o Governo manda uma mensagem: igualdade, sim, mas há uns mais iguais que outros
café europa

O caso do sofá /premium

A aventura de uma Comissão Europeia que participa sozinha na política internacional não funcionou e prejudicou a imagem de competência da União.
Racismo

Quem estruturou o racismo estrutural nos EUA?

Ultimamente, o Partido Democrático arvorou-se em paladino dos Negros e o Partido Republicano deixou-se manchar por ligações a supremacistas brancos. Seria útil que ambos se lembrassem da sua história.
Pandemia

Vacinas Covid: precisamos de mais braços 

É mais rápida a notícia que causa o medo e a desconfiança do que os inúmeros dados positivos que já existem em redor do poder real destas vacinas para nos tirar desta situação.
Pandemia

Desporto: a palavra de Costa deixou de ser honrada

Se o Executivo de António Costa não considera a atividade física e desportiva importante para a retoma do país, esperava-se que, pelo menos, defendesse que “palavra dada, é palavra honrada”.
Inclusão Social

Uma forma de reinclusão de pessoas sem-abrigo

Os programas “Housing first” devem ser avaliados com rigor e sem qualquer tipo de preconceito, pois só uma pequena franja da população sem-abrigo os pode concluir com êxito.
Saúde

Imunologia: porque é importante?

No Dia Internacional da Imunologia, que se assinala a 29 de abril, é fundamental lembrar que o sistema imunitário tem de ser cuidado, protegido e acarinhado, para assim podermos ser mais saudáveis.
Futebol

A Superliga e o Direito da União Europeia

O facto de, por agora, o projeto ter soçobrado, não quer necessariamente dizer que se tornou irrelevante ou letra morta. Apesar do seu estrepitoso insucesso, o mesmo continuará a alimentar discussão.
Alterações Climáticas

A floresta é mais do que um armazém de carbono

171
É importante recuperar o esforço na plantação de “mais florestas”, mas ainda mais relevante será investir e apoiar quem gere a floresta e o faz com ganhos a nível social, ambiental e económico.
Democracia

Os cravos brancos do 25 de Abril /premium

Portugal precisa urgentemente de uma esquerda europeísta, civilizada, moderna e moderada. Precisa que o Livre, ou um seu homólogo, cresça e tome o lugar de velharias da história como o PCP e o BE.
Extrema Esquerda

Ferro Rodrigues: um revolucionário zangado /premium

416
Sérgio Sousa Pinto representa o PS livre e moderado que Pedroso e a ala radical dos socialistas, e Louçã e o Bloco, querem derrotar de vez. O que não falta em Portugal são revolucionários zangados.
PS

O 25 de Abril é onde um homem novo quiser /premium

Saudade dos tempos em que Guterres declarava a sua paixão pela educação. Bons tempos. A que sucederam os de Sócrates, de quem Costa é digno sucessor no que à paixão pela falta de educação diz respeito
Saúde

Uma estupidez

Sem pretender ofender as mais altas patentes da Nação, aqueles que só por enorme distracção a assinaram, a Lei nº 14/2021 de 6 de abril é um dos textos mais estúpidos que o Parlamento produziu.
Assédio Sexual

Porque é que em Portugal não há um caso Weinstein

Para estas almas, que vivem num quarto escuro, qualquer explicação para o assédio sexual e para a violência é sempre a mesma: um módulo ideológico pré-impresso e repetido incessantemente.
Corrupção

Sobre o Acórdão 90/2019 do Tribunal Constitucional

Se, como diz a Constituição, “os juízes do Tribunal Constitucional gozam das garantias de independência, inamovibilidade, imparcialidade e irresponsabilidade (...)”, quem sindica as suas decisões?
Ministério Administração Interna

Ministro Cabrita SEA da frente

450
A saga do desnorte do Governo em matéria de migrações continua. Os que não acreditavam que o Ministro Cabrita seria capaz de piorar as coisas enganaram-se.
Saúde

Que desafios para a vacinação em Portugal?

A saúde está no centro das preocupações de todos nós, os riscos e as vulnerabilidades estão identificados, falta só passar das palavras aos actos.
Ambiente

A Torre Bela e o cartaz feio

824
Mesmo ignorantes que escrevem algo como “energias 100% limpas”, terão neurónios suficientes para perceber que apontar o dedo aos outros é pouco prudente.
Política

Sócrates: entre prescrito e proscrito

A subida e queda de José Sócrates levanta a questão sobre a forma como, na conjuntura atual, escolhemos as lideranças.
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar /premium

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
25 de Abril

É difícil desfiliar a IL do desfile  /premium

197
Digamos que é o equivalente ao obstetra insistir em organizar a festa de aniversário do bebé que fez nascer. E a exigir ser ele a apagar as velas.
Educação

Desvantagem competitiva /premium

“É preciso aprendermos a contar histórias. Não se trata de ficção nem temos que inventar histórias para contar a investidores e cientistas. As minhas histórias assentam em sonhos”
Global Shapers

O futuro da democracia está nos jovens

É da “reconciliação” dos mais jovens com as instituições democráticas e as autoridades políticas que dependerá, em muito, o presente e o futuro da democracia tal como a conhecemos.
História

A segunda morte de Fernão de Magalhães

178
O ter emigrado para Castela, onde casou e onde lhe reconheceram credenciais, não lhe retira qualquer valor, pois Magalhães seria grande em qualquer reino e junto de qualquer príncipe.
Oficina da Liberdade

O discurso

137
Um discurso que agrada a toda a gente só pode ser ou uma coisa de tal modo brilhante que Marcelo não a poderia produzir ou um balde de água chilra embrulhado em vacuidades consensuais.
RTP

Está na hora de um ciclo de debates excepcional 

927
Os canais públicos incluem de forma absolutamente assimétrica e sem contraditório os ditos “especialistas”. Não apenas estão sem contraditório, como os jornalistas se demitem do mais básico escrutínio
Portuguese Women in Tech

O mundo fez reboot

Desengane-se quem pensou que a pandemia da Covid-19 veio mudar o mundo. Francamente falando, apenas o veio acelerar e só não o sabe quem não esteve atento. 
Economia

O advento da sociedade colaborativa

Face a este novo ecossistema da era digital, pode perguntar-se: quem será o homem do tempo novo que se avizinha, o homem das redes e dos écrans, da economia quaternária e da sociedade “Co”?
Sociedade

O inadiável resgate dos Pais

Não basta aos pais estarem em casa. A miríade de potenciais atentados ao bem-estar emocional dos filhos é infinita, ainda que aparentemente protegidos no aconchego do quarto e de porta bem fechada.
Extremismo

Os (velhos) tribalistas /premium

296
Entre os donos do 25 de Abril e o bullying feito a Sousa Pinto por dialogar com a direita, o sectarismo dos derrotados do PREC parece ter tomado conta da esquerda. Uma verdadeira ironia histórica.
25 de Abril

Os novos extremistas /premium

585
Dizem-se defensores da liberdade mas querem cortar a liberdade alheia. São os novos extremistas que alimentam o populismo dizendo que o combatem, que se afirmam guardas da democracia quando a ameaçam.
25 de Abril

47 anos depois ou «a revolução que nunca houve» /premium

144
Revolução não chegou a haver nenhuma e uma coisa é certa: o PS está cada vez mais parecido com o Partido Republicano de 1926 e o menos fadado dos partidos para continuar a celebrar «o que nunca houve»
Democracia

25 de Abril: Liberdade sob a lei, simplesmente /premium

A democracia não é o regime perfeito.  Como dizia Churchill, é apenas o regime menos mau. Apenas garante a liberdade sob a lei. As culturas tribais não alcançam a vantagem e civilidade da liberdade.
Futebol

O pai, o assassino e o coveiro: 48h de Superliga /premium

O que nasce por dinheiro, morre por dinheiro. E o seu assassino de serviço, o presidente da UEFA Aleksander Ceferin, conhecia em profundidade as teias de influência da indústria do futebol.
RTP

Linha de Trás

Um serviço público de televisão pago por todos deve pautar-se não apenas pelo rigor e isenção, mas também pelo respeito pelo contraditório, deixando aos espectadores o trabalho de julgar.
Justiça

Enriquecimento injustificado: questão de decência

Nos 47 anos de democracia já tivemos, salvo erro, quinze primeiros-ministros. Pelo que vamos conhecendo, parece que só um ficaria com dificuldades se esta lei agora proposta já estivesse em vigor.
Pandemia

Turismo em Portugal: vamos fazer as malas?

É certo que o verão que se aproxima será, mais uma vez, diferente do habitual. Portugal é um destino atrativo e muitos aproveitarão este período para conhecer melhor o seu país ou a sua região.
Empresas

Diversidade, Equidade e Inclusão 

Ter uma agenda de DE&I sólida parece trazer resiliência em momentos de crise. Se olharmos para a crise financeira de 2008, verificamos que as empresas mais inclusivas foram menos afetadas pela crise.
Coronavírus

Controlo fronteiriço: momento chave da pandemia

Sabendo, neste momento, a nível global, quais as cidades e países com variantes mais virulentas, devemos ter como objetivo principal bloquear a entrada destas perigosas variantes no nosso país.
Comportamento

A perfeita imperfeição

Podermos integrar as nossas imperfeições e as dos outros, tantas vezes olhadas com ar crítico e desaprovador, pode permitir ver perfeita a imperfeição. É um descanso sermos mais tolerantes e flexíveis
Ambiente

Um futuro europeu para o nosso interior

Como poderia Portugal posicionar-se de forma inovadora neste quadro mundial de emergência, em que começam a surgir propostas internacionais no sentido de criar zonas de conservação da natureza?
Comportamento

A crise de autoestima na era narcísica

232
A sociedade está psicopatizante. É a sociedade dos adultos mimados que não tiveram Amor.
A página está a demorar muito tempo.