Dark Mode 49,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Opinião

Coronavírus

Alguns reparos e reflexões

Já se percebeu que a DGS meteu os pés pelas mãos. A política de uso de máscaras e de testes seguiu a disponibilidade e não a necessidade. Nada de errado nisso. O que está errado é não o admitir.
Coronavírus

Pode a sociedade aprender com os agricultores?

Se aqui falamos de salvar vidas humanas, ali de salvar alimentos, os que nos mantêm vivos e com saúde. Ciência, ciência, ciência: a palavra de ordem para proteger pessoas, plantas, economias, o mundo.
Coronavírus

Um só Portugal

O que se exige nesta hora ao Estado é que decida, desde já, uma moratória no pagamento da dívida da Madeira à República, cujas amortizações e juros nos próximos 6 meses representam 98 milhões de euros
Reino Unido

Boris tentou ser Churchill. Como vai acabar?

Doa a quem doer, Boris Johnson atuou sempre de acordo com a melhor informação disponível em cada um dos momentos. Não fez zig-zags, não hesitou: decidiu quando era preciso decidir. E deu sempre a cara
Global Shapers

Choque digital

Apesar de muito boas intenções, há ainda em Portugal um défice muito grande de boas práticas de desenvolvimento de produtos digitais, que ficou ainda mais exposta durante as últimas semanas.
Crónica

Memória

A memória pode ser a melhor companhia de doçura para o isolamento tão sofrido de tantos de nós de todas as idades e gerações. É cumplicidade que acompanha, anima, consola em tempo de retiro e reflexão
Educação

Escola em casa: realidade ou ficção? /premium

Não basta continuar a dar aulas e trabalhos de casa. É preciso bom-senso pois só ele permite afinação permanente, ajustamento à realidade-real de cada um no contexto pessoal, profissional e familiar.
Coronavírus

O urgente não dá tempo ao importante

Há profissionais de saúde que se despediram dos filhos para não os infectar, há casais que ficam juntos porque não há hecatombe que os separe, há quem deixe os pais, de lágrimas nos olhos.
Coronavírus

Os Heróis de Portugal

Todos os que hoje deixaram as suas casas e famílias são para mim o rosto diário dos heróis de um País de memória curta, perante os quais temos o encargo moral de não permitir que caiam no esquecimento
Coronavírus

Horizonte de Esperança

A decisão do início progressivo da reabertura da vida económica e social e dos termos em que ocorrerá, exigirá determinação e uma grande coragem política. A unanimidade nacional não irá manter-se.
Coronavírus

Ventiladores "livres", para ultrapassar esta crise

A nossa empresa tornou públicas as especificações técnicas de um dos seus ventiladores. Nas primeiras 24 horas após a publicação das especificações técnicas, houve dezenas de milhares de consultas.
Coronavírus

Não, não vamos ficar todos bem

Vamos prescindir da nossa privacidade e liberdade a troco de quê? Passamos de um Estado Policial, o que vivemos já hoje, para um Estado Vigilante? Quanto o Estado toma para si o poder já não o devolve
Educação

A tele-escola e outras tele-lições /premium

Sabendo como funciona a burocracia do Ministério é provável que no primeiro dia de tele-aulas os alunos liguem a RTP Memória e não haja professores. Por engano, tenham sido colocados no Eurosport 2 HD
Diário de um pai

“E então, o que vamos fazer hoje?” Fartos disto? /premium

119
Começam a faltar as ideias para lidar com o isolamento e manter a cabeça de dois adultos e duas crianças no sítio certo. Isto já não é novo, isto é a vida real. Já não é um desafio, é uma constante.
Coronavírus

Um aviso para o que pode vir aí /premium

Se os cenários económicos mais catastrofistas se concretizarem, a democracia está preparada para ter um Governo de Bloco Central que controla 81% do Parlamento? Temo que não.
Igualdade de Género

Pandemia: Uma oportunidade para a Igualdade?

Estando o busílis da questão já não nos cuidados aos filhos, mas na divisão das tarefas domésticas, este é o momento para a igualdade de oportunidades ser, senão uma questão de justiça, de premência.
Sem-abrigo

Os sem-abrigo também cumprem: permanecem em casa

Não nos enganemos ou deixemos enganar, a verdade é que mesmo que infetados, para eles não há quarentena, mas uma crise desmedida sobreposta a um contexto desumano já existente e que tende a prevalecer
Livros

Leituras para casa: Piketty e o culto da igualdade /premium

O livro mais recente de Thomas Piketty ilustra como o culto indiscriminado da igualdade pode gerar, e na verdade gerou, a obediência servil ao despotismo do estado não limitado pela lei.
Enfermeiros

Um mês de Covid na urgência do Garcia de Orta

1442
Trabalhar, hoje em dia, é como andar com uma arma apontada à cabeça a toda a hora, sem saber quando vai disparar... E a única certeza é a de que a arma se encontra carregada e pronta a disparar!
Partido Chega

A demissão fictícia de André Ventura

282
São Paulo, na epístola aos Coríntios, defendeu que o carisma era algo que Deus dava ou não atribuía. Os líderes populistas consideram-se como os destinatários privilegiados do dom. É o caso de Ventura
Sonhos

Sonhemos!

Se neste momento não podemos viajar para fora, podemos viajar para dentro e aproveitar este tempo de permanência em casa, para um encontro diferente connosco próprios.
Coronavírus

Unir ou dividir

339
Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

Propriedade intelectual em tempos de Covid-19

107
Propondo a ponderação e cautela que estes casos merecem, relembramos a famosa frase de Friedrich Hayek: "as emergências foram o pretexto que serviu para destruir as protecções da liberdade individual"
Coronavírus

Crianças em confinamento: “Não me toques”

Talvez o medo obsessivo da Covid-19 possa induzir, sobretudo nas gerações mais novas actualmente sujeitas a confinamento, comportamentos abertamente anti-sociais e descomplexadamente racistas amanhã.
Saúde Pública

Há vida para além da Covid-19

Porque há vida para além da Covid-19, há que dar continuidade às rotinas de prevenção e vigilância, que promovam os diagnósticos precoces, o tratamento e a prevenção das mais diversas doenças
Educação

Manter o passo para se darem dois em frente

151
Num país em que um quinto da população vive abaixo do limiar da pobreza certamente que não existirá em todas as famílias a igualdade de oportunidades, no acesso, que a escola presencial lhes permite.
Economia

Esta crise é diferente /premium

É um erro comparar o que estamos a enfrentar com a crise financeira. Esta crise é diferente na sua origem e nos grupos de pessoas e empresas que vai afectar. Será mais grave, exige terapias diferentes
Relações

Porque não damos em loucos? /premium

139
Mais umas semanas de estado de emergência e confinamento levar-nos-ão a que fiquemos mais inflamáveis, mais “abatidos”, mais “irracionais”. E a escola a querer-nos fazer de professores não irá ajudar.
Diário de um pai

A vida em suspenso /premium

199
Consultas, casamentos, divórcios, empregos. Tudo interrompido. Primeiro percebemos que podíamos ter a vida em perigo. Depois vimos a vida a andar para trás. Agora sabemos que temos a vida suspensa.
Coronavírus

Não sabemos quase nada /premium

132
Não é a altura para termos muitas certezas. Mas sim para aprender a viver com dúvidas. Só assim poderemos entender o que vai mudar e o que vai continuar na mesma.
Coronavírus

Obviamente do contra /premium

484
Este é o mundo em que nos lares se afixavam códigos de combate ao assédio sexual mas se esqueceram os planos de contingência para o vírus. Um mundo de frases feitas.
Coronavírus

Que Corona nos torne mais fortes!

286
Podemos sair mais forte, enquanto comunidade, transmitindo ao mundo aquilo que melhor nos define enquanto povo, enquanto nação. Um povo generoso, solidário e próximo de quem precisa.
Coronavírus

A cortina

Gostaria de ouvir falar menos de medidas draconianas de isolamento social e limitações da actividade económica, e mais de reforço de meios.
Extrema Esquerda

Iniciativa Estatal versus Bloco de Bruxelas

O capitalismo é o grande culpado desta pandemia? Pois, também no século XIV a culpa foi das neoliberais pulgas e dos neoliberais ratos na praga turbocapitalista que matou 1/3 da população europeia...
Coronavírus

Ciência: esta guerra não deixará só cicatrizes

Mesmo com parcos recursos, os cientistas prontamente se disponibilizaram a cedê-los para suprir necessidades que deveriam ser asseguradas por outras entidades. É pois tempo de lhes dar o devido valor.
Coronavírus

Digiescola: volta telescola em modo digital

137
Utilizemos a tecnologia para potenciar o ensino, perante o mesmo desafio do isolamento, que a Telescola minimizou há 30 e 40 anos. Criemos a Digiescola!
Proteção de Dados

A nossa privacidade em tempos de pandemia

Embora a ideia de geolocalizar os portadores do vírus pareça ser tentadora, esta monitorização é feita em prejuízo evidente da nossa privacidade e cria um perigoso precedente que pode vir para ficar
União Europeia

Jaime Nogueira Pinto: o que ficou por lembrar

242
É de elementar decência não exigir dos outros a manutenção do país numa situação de dependência de terceiros e parasitismo compulsivo. O preço a pagar pela liberdade é elevado, mas define um povo.
Coronavírus

A sabedoria dos Antigos

115
A coronacrise obriga-nos a confrontar a autoimagem moderna com resposta para tudo: como justificar que nos tenhamos deixado capturar por um pânico coletivo que transformou todo o nosso estilo de vida?
Holanda

Isto é que é repugnante

127
Nós, os portugueses, por causa da dívida que carregamos, precisamos de uma autêntica vaca voadora. Eles, os holandeses, que até são contribuintes líquidos da UE, não precisam. Isto é que é repugnante
Educação

Covid-19 e ensino privado: há dever de pagar?

239
Mantendo-se inalterado o núcleo essencial do objeto contratual, deverá manter-se o pagamento pontual das prestações por parte dos encarregados de educação sem qualquer redução.
União Europeia

Uma União Europeia mais Keynesiana

Este é o momento politicamente mais avisado para substituir as dívidas nacionais por dívida pública europeia, mesmo que isso seja feito a troco da promessa de União Europeia mais federal e keynesiana.
Coronavírus

O debate técnico e político que falta fazer /premium

Experiências de outras pandemias e países mostram que mais do que a aderir à previsão de um só modelo matemático é o confronto dos resultados de vários modelos que permite chegar às melhores previsões
Diário de um pai

O medo lá fora – a minha filha não quer sair /premium

1046
Quando tudo isto passar, algumas crianças precisarão de tempo. De ganhar novamente confiança no exterior. De sentir que é outra vez seguro tocar num baloiço ou emprestar um brinquedo a um amigo novo.
Coronavírus

Desta vez não será diferente

984
O resultado com o Covid-19 não será distinto do que foi na luta contra outras doenças. Apesar do enorme custo em sofrimento e vidas perdidas estou absolutamente certo que a Humanidade voltará a vencer
Coronavírus

Garantia persiste: o superior interesse da criança

1111
Se não sabemos quando terá fim o actual estado de emergência, privar as crianças ao convívio com um dos progenitores durante este tempo seria violar de forma perigosa e séria o seu superior interesse.
Coronavírus

Crónica de uma liberal sobre o COVID-19

276
Aplicar intervenção estatal na medida certa quando a situação assim o exige , na medida em que a ação de cada um se revela insuficiente, é compatível com o Liberalismo. Somos liberais, não anarquistas
Saúde

O COVID-19 e a premência de suplementar Vitamina D

2756
A carência de Vitamina D em Portugal, já de si dramática, tenderá a ser fortemente agravada pelo recolhimento domiciliário a que a população está a ser aconselhada e, sensatamente, a aderir.
Futebol

O fim dos campeonatos sem mérito

630
Não há condições para retomar os campeonatos de formação, mas também não podemos apagar o trabalho todo de uma época desportiva. A solução passaria pela contagem dos pontos no final da 1ª volta.
Coronavírus

Pobres e agradecidos: muito obrigado, dr. Costa /premium

1394
Embora o comportamento do dr. Costa D.C. (Depois do Covid) permaneça igualzinho ao do dr. Costa A.C., o komentariado descobriu um pretexto para elevar a glorificação a níveis de ridículo desconhecidos
Legislação

Da simplificação socialista

113
Considerando a urgência do contexto e o objectivo desta legislação sobre estado de emergência – protecção e simplificação – qual é a necessidade de tanta burocracia e arbitrariedade?
Bioética

Racionamento versus Racionalização em Saúde

Em situação de “racionalização” - que não é "racionamento" - o hospital sabe não ter capacidade para atender todos os doentes e ter de estabelecer critérios para selecionar aqueles de que pode cuidar.
União Europeia

Como a Europa recuperará a sua força

710
A solidariedade é contagiosa – e está no âmago da nossa União. E graças a esse impulso a verdadeira Europa está de volta. A que coopera para fazer o que nenhum de nós poderia fazer sozinho.
Coronavírus

A revolução de Eanes

2061
Eanes foi à RTP, em horário nobre, apelar ao fim da decadência do relativismo ético, do individualismo mortífero, da ganância asfixiante, da soberba da autossuficiência. E o país parou para ouvi-lo.
Coronavírus

Plano duvidoso para as prisões

827
A média de reincidência é muito elevada. Estima-se que entre os homens possa rondar os 50%... Ninguém a quer estudar a sério porque envergonharia os que pensam a inexistente reinserção.
Diário de um pai

Pão, muito vinho e Bruno Nogueira /premium

615
Estamos a ganhar peso. E a encomendar vinho. Não passamos sem notícias mas estamos cansados de ver tanta morte. Estamos apaixonados pelo Bruno Nogueira, pelo Rodrigo Guedes de Carvalho e por Eanes.
Coronavírus

Não brinquem connosco  /premium

318
A UE é uma das poucas coisas que resta do mundo tal como ele era há vinte anos. Poupem-nos por isso aos anúncios do seu fim que deram cinco minutos de fama a dois políticos de países pequenos.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Pandemia e Sustentabilidade

À medida que sairmos da crise (e vamos sair!), uma quantidade significativa de "lições aprendidas" estarão disponíveis para as empresas que sejam capazes de olhar mais longe.
Oficina da Liberdade

Um Jesuíta e um economista Austríaco num bar...

403
Numa altura em que todos buscam uma solução para a crise, juntar um sociólogo e um economista Austríaco, ambos crentes em Deus, é apropriado. Desconfio que concluiriam que tal solução não é conhecida.
Saúde

O diálogo e a protecção dos profissionais de saúde

204
Haverá de chegar o tempo de reiniciar a negociação colectiva e de valorizar todo este risco. Até esse momento chegar, Portugal precisa e os portugueses merecem que cada um de nós cumpra a sua parte.
Tecnologia

Covid-19 e democracia: devemos estar preocupados?

125
Não há dúvida que utilizando dados pessoais podemos tornar as políticas governamentais mais eficazes. Mas com um custo: a nossa privacidade e liberdade. Tornámo-nos criaturas capazes de ser pirateadas
Coronavírus

Vigilância em tempos de pandemia

No caso hipotético de haver necessidade de reorientar o discurso, e impor novas restrições, não se percebe como se poderá justificar aos cumpridores novas medidas restritivas sem cair em contradição.
Coronavírus

Propaganda e loucura em tempos de pandemia /premium

236
Uma particularidade dos regimes autoritários é empregar eufemismos. Por exemplo, as autoridades russas não empregam a palavra “quarentena”, preferindo utilizar “regime de auto-isolamento em casa”.
Coronavírus

Covid-19 na Suíça, onde não há política espetáculo

13642
Na Suíça não há estado de emergência, não há drones, nem polícias na rua a mandar as pessoas para casa. Contudo a taxa de crescimento de novos casos decresce há vários dias. A curva começou a achatar.
União Europeia

Entre o tempo e o momento – perdidos na História /premium

Para nós, Francisco na praça de São Pedro será o que I Have A Dream de Luther King foi para a América que venceu a segregação, o que Ich Bin Berliner de JFK foi para os alemães que derrubaram o Muro.
União Europeia

A democracia húngara morreu vítima de COVID-19 /premium

168
Como se a UE não tivesse problemas que chegassem, veio mais este. O que fazer com um estado que matou a democracia (temporariamente?) num projeto que serve, em boa medida, para proteger a democracia?
A Sexta Coluna

Europa: entre a Bolsa e a Vida /premium

217
Esta recusa de aplicar medidas excepcionais em tempos excepcionais mostra o pior da tecnocracia da UE e revela os profundos egoísmos nacionais dos mesmos governantes que tanto denunciam o "populismo".
Coronavírus

O dia das mentiras ou das verdades?

Só o regresso da população activa às suas ocupações permite pensar na retoma económica. Os mais velhos já trabalharam e, se forem prudentes, ficarão em casa e só sairão quando for indispensável.
Páscoa

Salvar o Capitalismo: a Doutrina Social da Igreja

213
Não foram os países autoritários ou autocráticos, nem colectivistas ou socialistas, nem nacionalistas e fechados ao outro, que nos entregaram este mundo livre, próspero e confortável em que vivemos.
Coronavírus

A Europa de ontem /premium

Como não perceber os governos alemães, holandeses, austríacos e finlandeses, são directamente responsáveis, em virtude da democracia, convém lembrá-lo, perante a vontade dos seus eleitores?
Diário de um pai

“Sim, vai mesmo ter que ir às urgências” /premium

Em tempo de emergência, com um inimigo à solta que pode matar, enfiar-me num hospital era a última coisa que me apetecia. Mas talvez isto nos faça repensar: às urgências só o que é das urgências. 
Tecnologia

Comunique melhor nas suas videocalls

Comunicar eficazmente por videoconferência online pode ser desafiante ao início, mas se aplicar consistentemente estas dicas verá que o espaço que o separa dos outros é, cada vez mais, uma ilusão. 
Coronavírus

Dizemos “Não!” ao vírus totalitário

194
A monitorização da nossa autonomia e liberdade poderá dar aso a outras situações que a nós nos parecem verdadeiramente assustadoras. Será que teremos que pagar um preço tão alto para sair da pandemia?
Coronavírus

E os outros doentes?

546
Continuam a existir doentes oncológicos, conhecidos e por conhecer, doentes crónicos, que exigem consultas regulares para manter a doença controlada, e pessoas a ficarem doentes, como aliás já ficavam
caderno de apontamentos

Dar e Receber, dentro e fora da Escola

272
Eu acredito que, como professores, temos uma profissão única. E ver o sorriso estampado naquelas crianças irresistíveis deu-me uma energia extra para fazer mais e melhor.
Coronavírus

O ambiente depois do vírus

139
Será que nos habituaremos a esta nova forma de vida depois do vírus? Iremos planear mais, ser mais eficientes, dar mais atenção ao que importa mesmo, poluir menos e preocuparmo-nos mais com a saúde?
Coronavírus

Como as renováveis podem ajudar a reduzir consumo

259
Com tanta gente em casa, muitos portugueses veem agora os seus níveis de consumo de energia subirem em flecha. Bem, nem todos. A verdade é que muitas pessoas já adoptaram soluções de autoconsumo.
Coronavírus

Covid-19: enfermeiros, desgaste rápido, alto risco

1103
Estamos em guerra, somos valorizados e reconhecidos pela população, não sabemos o futuro, mas dispensamos notas de louvor. Só pedimos o estatuto de profissão como de Desgaste Rápido e de Alto Risco.
Arrendamento

Arrendamento: mais uma epidemia?

211
Há de novo o risco de legislar sobre o arrendamento em cima do joelho, pelo que a AR tem de ver com atenção a lei. Para proteger inquilinos de forma adequada, é preciso justiça a proteger os senhorios
Coronavírus

1 de Abril de 2021

294
Cada um dos dois cenários que apresento para 1 de Abril de 2021 depende de escolhas que estamos a fazer hoje e que representam um conjunto de riscos e oportunidades originadas pela crise que vivemos.
Porto

Os deslumbrados e o Porto

Os absolutistas, comandados por uma generala excitada e uma ajudante de campo perplexa, querem montar cerco ao Porto, como em 1832. São divertidos. Mas quem vem e cruza o rio não pode ser qualquer um.
Coronavírus

Assim morrem as democracias /premium

A resposta europeia à pandemia tem de ir além das questões de saúde pública e apoios económicos. Tem de ser uma defesa política da democracia. A começar pela rejeição da actuação do governo húngaro.
Diário de um médico

Platero do lado de lá

319
Viagem ao interior, de carne, osso e emoções, de uma unidade de isolamento habitada por doentes com infecção suspeita ou confirmada por SARS-CoV-2. Como se vive a solidão e o isolamento do lado de lá.
Serviço Nacional de Saúde

Covidolítica

171
Depois da pandemia, o que importará rever será toda a situação em que o SNS estava em dezembro de 2019, as estruturas vetustas, os edifícios por construir, o equipamento que não havia, o comando pífio
Coronavírus

A responsabilidade social das empresas e o Estado

225
Precisamos de regras iguais para os operadores de transporte. O Covid-19 toca todos, não conhece fronteiras nem negócios, pelo que todo o país deve ter as mesmas medidas prometidas para Lisboa e Porto
Coronavírus

Suspensão das dividas à AT. Só "para inglês ver"?

263
Suspensão das dívidas das empresas ao Estado para efeitos de acesso aos apoios Covid19. Apesar da boa vontade do Governo, a medida fica aquém do desejado, atento o momento extraordinário que vivemos.
Parlamento Europeu

COVID-19: medir o impacto na vida das mulheres

378
É indispensável que a recolha de dados seja feita com o maior nível de segregação possível para conhecer em detalhe os efeitos desta crise, nomeadamente se afetou de forma diferente homens e mulheres.
Economia

Afinal, vale a pena ter um banco público? /premium

285
É difícil imaginar uma situação mais crítica do que aquela que vivemos. Talvez tenha chegado o momento de a Caixa mostrar que a sua condição de banco público pode fazer a diferença.
Coronavírus

Desta vez não fogem /premium

197
Com uma dívida pública recorde o Estado não muita tem margem para ajudar. Mas se Costa é o líder determinado que diz ser, o país conta com ele também para a implementação das medidas impopulares.
Coronavírus

Não vá para fora, nem cá dentro /premium

Os portugueses estão a ensandecer por estarem trancados em casa. A prova? Numa sondagem feita no passado fim de semana, o Chega de André Ventura recolheu 8,1% das intenções de voto.
Crónica

Pequenos sinais com importância /premium

Não me ocorre nome nenhum de encenador ou realizador capaz de igualar na ficção a realidade interpretada pelo Papa Francisco, na Praça de S. Pedro. Momento global de profundo, desolado significado.
Coronavírus

Carta aberta sobre a situação nos lares

310
Estamos a enfrentar uma situação de pandemia, com menos colaboradores, com um grau de exigência muito maior em termos de cuidados e enfrentando um evidente aumento da tensão sentida pelos utentes.
Ensino Superior

Capacidade de resposta e visão

Devemos ter orgulho na resposta positiva e imediata, a vários níveis, que os docentes e investigadores deram a esta crise do surto de COVID-19.
Prisões

Libertar presos é responsável?

870
Neste momento a prioridade é o reforço das competências dos guardas prisionais a fim de prevenir eventuais motins já anunciados em alguns estabelecimentos prisionais, por grupos de presos organizados.
Coronavírus

O paradoxo das televisões em tempos da Covid-19

Num período em que a oferta é menos variada há muito mais pessoas a ver TV, sendo que a RTP e a TVI sofrem de forma mais evidente com a Covid-19 ao oferecer uma grelha mais pobre aos seus espectadores
Coronavírus

A COVID-19 e os desafios do SNS: o caso do AVC

162
31 de Março é Dia do Doente com Acidente Vascular Cerebral, numa altura em que profundas alterações condicionam a capacidade de resposta e colocam um enorme desafio na assistência aos doentes agudos
Coronavírus

Os tempos são de adaptação

389
Adaptabilidade é a palavra de ordem: para as famílias, para as organizações, instituições governamentais e de saúde. Mas o que se entende por adaptabilidade e como se aplica nos diversos quadrantes de
Farmácias

Um teste ao setor da saúde

As farmácias comunitárias assumem uma importância vital no atual contexto de pandemia. Hoje as farmácias são o primeiro e, muitas vezes, o único contacto dos cidadãos com o sistema de saúde.
Coronavírus

Uma Europa a sério

A falta de solidariedade exibida pela Alemanha e pela Holanda no Conselho Europeu não é apenas mesquinha, mas totalmente transgressora do espírito e da lei dos tratados europeus.
Coronavírus

Uma crise global, um futuro mais digital

170
Tal como os discursos anti-empresas só irão levar à efectivação de desemprego generalizado, as atitudes desenfreadas anti-globalização serão obstáculos ao encontro de soluções para a crise.
Coronavírus

Estado de emergência e Justiça

134
Não há em Portugal só grandes escritórios, a grande maioria dos advogados ainda trabalha numa base individual e liberal. Também são trabalhadores independentes a merecer uma mínima protecção social.
Global Shapers

Também isto passará

Tão importante quanto difundirmos imagens das ruas vazias de Itália, é mostrarmos o tecto da Capela Sistina para nos lembrarmos da nossa capacidade quase divina de superar as adversidades.
Coronavírus

Só eu sei porque não fico em casa

1389
O meu motivo para não ficar em casa, em meia quarentena, foi só um: não queria ver aqueles 60 pares de olhos “irresponsáveis” focados no chão da fábrica – e por isso adiei o momento até ao limite.
Crónica

Carta ao meu avô que hoje faz anos

Neste momento, enquanto escrevo estas palavras, estou muito longe dele, mas no reflexo da minha própria janela vejo o verde do jardim e o azul dos olhos do meu avô, o escritor.
Ovar

Nós em torno dos doentes-todos em torno do próximo

383
Uma coisa não falta a (quase) ninguém, em (quase) nenhum lugar, (quase) nunca: solidariedade. Quando, como médico, cheguei a Ovar, afoguei-me num mar de solidariedade. Mas precisamos que cuidem de nós
Coronavírus

Amor em Tempos de Crise

O grande custo da crise financeira que se avizinha não será um resgate bancário e corporativo, mas sim o custo para a instituição e valores democráticos portugueses. Oxalá esteja errado.
Coronavírus

Se cá nevasse, fazia-se cá ski e havia mais Covid /premium

151
De todas as actividades bizarras que ajudaram à propagação do coronavírus, a ingestão de pangolim não é a mais estranha. A não ser, claro, que a iguaria seja servida no Kitzloch em Ischgl. Santinho.
Coronavírus

COVID-19: A importância de preparar o “rebound”

229
Acredito que o momento em que se chegará à conclusão que o impacto económico e social de continuar confinados é superior ao impacto na saúde dificilmente tardará mais do que dois ou três meses.
Coronavírus

DGS proíbe assistência religiosa no SNS /premium

2182
A Direcção Geral de Saúde proibiu o acesso dos capelães hospitalares aos infectados com covid-19, e a todos os outros doentes internados no Serviço Nacional de Saúde.
Coronavírus

Abdicar /premium

720
Este é um tempo de fazer equilíbrios e diminuir despesas, mas também é um tempo de valorizar o trabalho dos que estão impedidos de trabalhar. Cabe aos mais privilegiados abdicar.
Diário de um pai

Os vossos pais também não param em casa? /premium

350
Quase todos os dias, há alguma coisa que faz os meus pais terem vontade de sair de casa, alguma coisa que só eles é que podem fazer, só eles é que podem tratar, só eles é que sabem.
Coronavírus

O habilidoso e o líder /premium

183
Este é o momento da transparência para manter a confiança dos cidadãos no Estado e a eficácia da quarentena. E não para as habilidades de António Costa com a falta de material e de testes.
Coronavírus

“Todos somos Coragem”

533
A nossa missão, o nosso imperativo indeclinável é garantir aprendizagens essenciais aos nossos alunos, apoiar os nossos professores e pessoal não docente e estimular as direções escolares.
Coronavírus

Eu prescindo da minha privacidade

671
Enjaular os cidadão é a decisão a ser tomada em urgência, mas não é razoável mantê-la quando a urgência passa a ser a normalidade.
Coronavírus

Homo Deus?

203
Ao ter de se escolher quem vive e quem morre, não se estará a assumir um papel de “querer ser como deus”? E, quando os médicos são compelidos a fazer de deuses, a Medicina perde o que a diferencia.
Coronavírus

Estamos a matar a galinha dos ovos de ouro

Ou se instala um clima de esperança, cumplicidade e confiança com a comunidade empresarial, ou o rastilho do “salve-se quem puder” pode começar a acender e a saída mais simples é desistir.
Coronavírus

Por uma Universidade aberta

438
O desenvolvimento do ensino a distância também exige uma intensa cooperação de instituições e pessoas, a fim de que se possa expandir como forma alternativa de qualidade ao ensino presencial.
Coronavírus

Duas notas (breves) sobre o distanciamento social

191
Seria bom que, passada a necessidade do distanciamento físico e regressados à normalidade das nossas democracias, mantivéssemos e aprofundássemos um pouco a atual experiência de aproximação social.
Leitura

Leituras para casa (II): Revisitando The Spectator /premium

Como escreve Douglas Murray, o mais provável é que continuemos a encontrar sentido nos lugares em que os nossos antepassados encontraram sentido antes de nós.
Coronavírus

Os “Coronabonds” são uma solução indesejável

246
A emissão de dívida mutualizada significa a transferência de poder do governo nacional eleito com os nossos votos para uma entidade não eleita e por isso sem qualquer legitimidade democrática.
União Europeia

“É por isso que eu não gosto da formiga” /premium

122
Se a Europa quer sobreviver, formigas e cigarras têm de se aproximar. Todos acabarão por perceber que não haverá grandes diferenças entre a brutal crise que vão enfrentar, sejam cigarras ou formigas.
Coronavírus

Obrigado!! /premium

274
Há imensos médicos e enfermeiros que deixam um rasto de fé no que representa dar tudo o que têm de melhor em si a todos os que pedem ajuda. E que, de cada vez que dão tudo, dão (sempre!) um pouco mais
Coronavírus

Testemunho: Eu tive Covid-19 e já saí do hospital

15226
Relato de quem, aos 38 anos, esteve uma semana internado no Hospital Curry Cabral com pneumonia derivada da infeção por Covid-19. Apanhou um grande susto, mas sobreviveu e já regressou a casa.
Diário de um pai

Como explicar o que sucedeu na Ponte 25 de Abril? /premium

496
“Então já me podes explicar porque é que nós não podemos sair e aquelas pessoas podem?” Faltam-me as palavras para explicar à minha filha que filas grandes eram aquelas nos acessos à Ponte 25 de Abril
António Costa

Quem brincou com quem? /premium

3001
“Está a brincar comigo?” – perguntou, ou melhor ripostou, António Costa. De facto, alguém tem andado a brincar com os portugueses e com Portugal. E não, não foi o governo da Holanda.
Coronavírus

Como os dados podem ajudar a combater a pandemia

208
Face ao clima de incerteza, a palavra de ordem é adaptação. Confesso que me tranquiliza saber que a tecnologia está ao nosso lado nas trincheiras.
Psicologia

O sentido de vivermos agora

246
Não é possível viver-se em permanência num estado de felicidade esfusiante. Devemos antes procurar viver com tranquilidade todos os cenários da vida, de modo a preservar o nosso bem-estar psíquico.
Coronavírus

Carpe diem

Embora a COVID-19 nos tenha imposto um ambiente de contenção social, podemos tirar partido dele para a construção de hábitos saudáveis e promotores de bem-estar
Coronavírus

Em defesa dos Coronabonds /premium

Um atraso na resposta comum dos Estados-membros não condiciona apenas o sucesso no combate à crise económica e sanitária - cria também um desequilíbrio nas instituições europeias e deixa o BCE isolado
Coronavírus

Um país elitizado, regionalizado, aleatório

390
Serviços públicos autárquicos definem por si soluções e níveis de atendimento. Serviços da Administração Central têm outros, distintos. Estamos face a uma semipolítica do medo, da desresponsabilização
Coronavírus

Contra os Canhões: Perdoar, Perdoar, Perdoar

188
O adiamento (do pagamento dos impostos) não passará de um enganador anestésico paleativo temporário que, apenas adiará a resolução de um problema (um empurrar com a barriga), sem o solucionar.
Solidariedade

O maravilhoso mundo das IPSS

2030
Cuidadores serão sempre as famílias que tendem a exigir e a desresponsabilizar-se, assim que entregam os seus aos cuidados duma IPSS. Famílias sem tempo, sem conhecimento de quem são os seus pais/avós
Coronavírus

Mãe, não gosto das batatas. Come só o morcego

305
Somos animais num mundo de germes. E os vírus, essa coisa tão simples, no limite do vivo e não vivo, transmitem-se entre animais, têm mutações, procuram novos hospedeiros para se reproduzir. É o que é
Coronavírus

Com Eurobonds, nunca mais haverá geringonças /premium

377
A prazo os Eurobonds serão introduzidos para garantir a sobrevivência da zona Euro. Mas convém que os partidos tenham consciência que tal implica perder poder fiscal e orçamental. Depois não se queixem
Diário de um médico

Massa crítica

185
Investigadores e pensadores enquanto massa crítica que promove, em tempo real, uma reacção em cadeia de produção de ciência de qualidade. O papel salvífico das pipetas e dos microscópios.
Diário de um pai

Às nove no Instagram ou às dez no Skype? /premium

261
Tenho um grupo no Facebook. Chama-se “Um aplauso por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”. Adiciono-te. Já batemos palmas aos padeiros, às pessoas que recolhem o lixo, aos farmacêuticos, aos polícias...
Coronavírus

Arrogante geração que achou que controlava o mundo

6087
O vírus veio e, quanto maior a arrogância dos sujeitos, mais categóricas eram as afirmações a seu respeito: escândalo. Bobagem. Drama. É só uma gripe. É só uma coisa temporária. É só. É só.
Coronavírus

Carta aberta ao Presidente da República

129
É preciso devolver o necessário às pessoas para que se possa responder à crise económica, para que assim que possível possamos cumprir as nossas responsabilidades e manter vivas as nossas empresas.
Iniciativa Liberal

A estirpe de António Costa

1416
Quando em Portugal, como no mundo, todos devemos estar unidos no combate ao Covid-19 o primeiro-ministro faz aproveitamento político da grave crise de saúde pública para combate ideológico.
Coronavírus

O aplauso que todos queremos

865
Muitos homens e muitas mulheres vão trabalhar sem descanso. Sem verem os seus. Sem irem a casa. Sem apego à sua vida para que a vida de outros prevaleça para além da pandemia que nos cerca.
Coronavírus

Versailles 2022

137
Em 2022 a Convenção de Paris, sob os auspícios da ONU, juntou a esmagadora dos países do Mundo para exigir compensações financeiras à China pelo colapso económico provocado pela pandemia do covid-19.
Coronavírus

Uma carta da Polónia, com orgulho nos portugueses

629
Ter opiniões diferentes é óptimo e vai ajudar-nos muito a sairmos da crise económica que já se está a formar muito rapidamente, mas espalhar notícias falsas é uma traição que ajuda os nossos inimigos.
Coronavírus

Direito à redução e suspensão de rendas

139
O Governo deverá intervir para garantir a segurança e certeza jurídicas e mitigar o potencial de conflitualidade num sector tão crítico para a economia nacional e do qual tantos empregos dependem
Coronavírus

A terceira dimensão esquecida

114
A atual crise do vírus mostrou ao homem a sua pequenez... E talvez isso o leve a considerar como a sua arrogância fez expulsar o Criador da sua vida, pondo-O sob suspeita.
Coronavírus

A festa zero e o chico-espertismo /premium

1003
O Estado não deve cuidar de quem não se cuida, nem cuida dos outros, pelo menos enquanto não o tiver feito com quem, sem culpa, precisa de cuidados médicos.
Coronavírus

Salve-se quem puder: um glossário da peste /premium

1659
Conceito banido na prática e nas conversas. Demonstrar preocupação pela desgraça subsequente ao vírus significa colocar o dinheiro acima das pessoas, as quais, como se sabe, se alimentam de “likes”.
Pedro Passos Coelho

Um Homem

5174
Passos Coelho faz falta. Faz falta na vida política, na vida social. Faz falta para nos mostrar que ainda há homens na vida pública. Faz falta sobretudo para lembrar a todos os homens o que é um Homem
Coronavírus

Mobilidade em tempos de pandemia

O grande desafio continuará a ser o mesmo: conseguir a dissociar mobilidade – sempre traduzida em mais automóveis – e atividade económica. Com trabalho à distância, transportes colectivos e muito mais
Coronavírus

O vírus não deve dominar as nossas mentes

783
É importante que a parte da população que exige ruidosamente mais medidas de restrição, para quem a nossa existência se deve reduzir ao combate ao coronavírus, entenda que não há vida humana sem risco
Diário de um pai

Rotinas 0 - 1 Sanidade mental. Lixem-se as rotinas /premium

336
Ontem não houve rotinas. Ao fim de nove dias sem escola dei por mim verdadeiramente cansado por estar sempre a pensar no passo seguinte, na ação seguinte e na tarefa que é importante executar a seguir
Coronavírus

Porque é que a política é imune ao vírus?  /premium

166
Na União Europeia, o problema é agora o que já era há dez anos: deve o norte dar mais dinheiro ao sul, ou não? O vírus que nos dizem que vai mudar o mundo não nos fez mudar de discussões.
Coronavírus

Pedro Sánchez: o fracasso e a irresponsabilidade

815
Desde o final de Janeiro que o Governo Espanhol dispunha de informação privilegiada que poderia ter evitado o que vivemos hoje. Preferiu ignorar o óbvio e ocupar-se antes com manifestações feministas.
Coronavírus

As democracias funcionam em tempos de crise? /premium

108
Tal como a queda do Muro de Berlin, o 11 de Setembro, ou o colapso da Lehman Brothers em 2008, a pandemia do coronavírus é um evento que irá abalar o Mundo e a Humanidade em múltiplas dimensões.
A Sexta Coluna

Que mundo depois da pandemia? /premium

402
O mundo que sairá da pandemia será com certeza um mundo mais pobre mas mais realista, mais identitário, mais estadual
Coronavírus

O novo brutal aumento de impostos /premium

156
Constato uma diferença no comportamento entre os que têm emprego garantido e os que perderam o seu negócio. Quando os impostos subirem, a percepção dos primeiros muda e a indignação sairá à rua.
Oficina da Liberdade

Liberdade em tempos de cólera

378
Ao invés do que afirmam os propagandistas do estatismo, é a ordem social privada, e não a pública, que está a garantir e que garantirá proteção à esmagadora maioria dos infetados.
Coronavírus

Os oportunistas e a (quase) irrelevância europeia /premium

261
Da União Europeia quase nada. Até agora são os Estados que têm acorrido às suas populações para enfrentar a maior crise que a maioria de nós tem memória. O que coloca a UE numa crise existencial.
Bloco Central

Governo de salvação nacional não salvaria ninguém /premium

A deficiente cultura democrática de que padece o nosso país, em que jornalistas pedem desculpa antes de fazerem perguntas às autoridades, torna a unicidade do Bloco Central uma tentação previsível.
Coronavírus

A quarentena como oportunidade para o ensino

Depois da tempestade ficam as experiências e o enriquecimento dos modelos de ensino com a utilização das novas tecnologias. E o mais interessante é que podemos fazer todas estas experiências sem risco
Coronavírus

Turismo, hotelaria e similares no tsunami 2020

Quando voltarmos a sair à rua vamos encontrar um cenário que já assistimos antes: espaços comerciais fechados, abandonados, muitos a serem discutidos judicialmente, a tornarem as cidades mais tristes.
António Costa

O Estado e os liberais

199
O primeiro-ministro, naquelas frases proferidas na Assembleia da República, teve um arroubo, só, mas na verdade extrema-esquerda e extrema-direita muitas vezes aproximam-se. Demasiado, para meu gosto.
Coronavírus

Bem-vindos ao Inferno 4.0

O ensino, o trabalho, as experiências de diversão, e tantos outros, terão de se adaptar ao online e passar também a novos paradigmas. A arte de reinventar o negócio em afastamento social será crítica.
Coronavírus

Um olhar sobre Portugal a partir de Macau

1308
Em Macau ainda não entra ninguém que não tenha o estatuto de residente. E os residentes de Macau, imediatamente após a entrada, são obrigados a fazer uma quarentena obrigatória em hotéis.
Coronavírus

Somos todos soldados

182
Somos todos soldados nesta frente que tem evidenciado o que de melhor Portugal tem. Uma pandemia vence-se com informação séria e credível e com a multiplicação de gestos de boa vontade.
Coronavírus

A urgência da inclusão digital

214
Por nós e pelos outros, fiquemos em casa, mas ajudemos quem precisa a estar incluído no mundo digital. Ajudemos a quebrar este isolamento, que é também social. Não há tempo a perder.
A página está a demorar muito tempo.