Imigrantes

O que não se diz /premium

Somos convidados a acreditar que o desembarque de jovens e menores marroquinos na ilha da Culatra é algo banal e sem consequências. Infelizmente não é verdade.
Reino Unido

Dois referendos moldaram o futuro do Reino Unido /premium

Avance-se pois, capitalize-se o facto de deixar de haver uma força de bloqueio em relação a maior integração europeia, mas haja a humildade de perceber que algumas críticas do Reino Unido são válidas.
Liberdades

Onde está a nossa liberdade?

Eles conhecem-nos, sabem o que queremos comprar, onde queremos fazer férias, onde queremos comer, se somos veganos, se usamos nike ou adidas…. Esse conhecimento, é usado para nos direcionar.
Assembleia Da República

Aqui entre nós, Ferro Rodrigues é tonto /premium

Ferro Rodrigues ouve alguns camaradas tratarem o Chega como sendo de extrema direita e leva isso a sério. Resultado: trata um pequeno partido, com um deputado, como uma ameaça salazarista. É patético.
Ferro Rodrigues

“Vergonha” foi usado 2198 vezes na AR em dez anos

133
"Vergonha" foi usada 2198 vezes. Das quais, 259 pelo PS, 371 pelo PSD, 594 pelo PCP, 359 pelo Bloco, 264 pelo CDS-PP, 120 pelo PEV e 2 pelo PAN, que deve ser o menino querido de Ferro Rodrigues.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos: não fazer como a avestruz

Quando falamos de Cuidados Paliativos falamos de tratamentos que são mais eficazes e eficientes – não custando mais caro –, e que têm melhores resultados de que o modelo habitual de “ataque à doença".
Porto

Aleixo sem Ponto

Se a solução é demolir mais bairros, corremos o risco de demolir a cidade inteira, continuando o problema por resolver. Está na altura de nos preocuparmos menos com os turistas e mais com quem é nosso
Erupção Vulcânica

O caso da White Island

Nos Açores, terra vulcânica e geotérmica como a Nova Zelândia, os Planos de Emergência, salvo os de dois municípios de S. Miguel, constituem pouco mais do que peças decorativas de algumas gavetas.
Liberdade de Imprensa

A democracia que temos é parecida com o fascismo /premium

2820
A totalidade das televisões e a quase totalidade da imprensa “tradicional” prestam um valoroso serviço de vassalag..., perdão, de acompanhamento imparcial das fabulosas proezas dos nossos estadistas.
Aborto

“Um ser humano, uma criança em gestação” /premium

464
O nascituro é um ser humano, uma criança em gestação, que tem direito a não ser ofendido, ou ameaçado, na sua vida ou saúde.
União Europeia

Europa: para que te quero se nem te entendo?

205
Este projeto só faz sentido compreendendo que a identidade europeia se obtém e sente se respeita todas as identidades nacionais num processo lento, longo, agitado, ambicioso, feito por e para pessoas.
Liberdades

Make Hell Hot Again

481
A resposta das correntes teológicas, mais antigas e liberais, aos argumentos autoritários e ditatoriais é que não há incompatibilidade entre Deus ser Todo-Poderoso e o livre-arbítrio dos homens.
Stress

Carta aberta aos “desalmados de burnout”

Na gestão de conflitos e sobretudo nas relações interpessoais é que está o segredo e não há que ter medo, siga, descontraia e se for preciso medite, que a meditação é a oração dos honestos.
Internet

Tendências Marketing Digital 2020

Uma estratégia de marketing em torno dos influenciadores não é relevante para qualquer negócio, nem é consensual. Para ser eficaz, relevância e credibilidade são palavras de ordem.
Reino Unido

Louvor e clarificação de Boris Johnson /premium

240
Numa Europa com governos sem maioria e sistemas partidários subvertidos, o Reino Unido é agora governado por um dos partidos tradicionais com uma grande maioria parlamentar. Nada mal para um palhaço.
Impostos

1671 (a crónica mais chata que se pode escrever) /premium

108
140 impostos diferentes, tantos eram tributos que em 2018 existiam em Portugal, entre taxas e mais taxas, disfarces e mais disfarces. Vamos ver para onde irá agora a criatividade glutona do Governo.
Reino Unido

Grande vitória de Boris, grande derrota de Corbyn /premium

125
Uma maioria grande dos conservadores é uma boa notícia para as negociações com Bruxelas. Boris terá margem para fazer concessões e desconfio que se transformará num PM britânico “amigo da Europa".
Reino Unido

Boris e as responsabilidades de uma maioria /premium

Com uma maioria parlamentar tão clara e um distanciamento dos seus aliados mais evidentes, o Partido Conservador não se pode dar ao luxo de não cumprir a legislatura e desiludir os eleitores.
Caso José Sócrates

Pinóquio, 10 milhões de ursos ibéricos e Sócrates

137
Portugal teima em mostrar que, se aparecer um urso pardo à porta de uma discoteca a dançar funk brasileiro, nós, então, teremos um urso pardo – maior e mais gordo – à porta de um talho a cantar fado.
Sociedade

Polícias e professores na sociedade amoral

Quando o espírito da selva toma conta de um espaço institucional nuclear de regulação de atitudes e comportamentos que é sala de aula é quase impossível as demais instituições escaparem ao contágio.
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
caderno de apontamentos

Desigualmente iguais

Se queremos assegurar que os alunos desfavorecidos podem ter acesso ao sucesso, que o seu esforço suplementar é recompensado, podemos concordar que é preciso uma nova abordagem de política pública?
Oficina da Liberdade

Páre, isto é um assalto!

811
O inferno fiscal assume formas cada vez mais totalitárias e indignas num estado de direito. Novos e velhos actores políticos têm aqui terreno fértil para hastearem a bandeira dos pagadores de impostos
Estado

“Papel? Qual papel?”

O transporte de matérias perigosas deve ser regulamentado, mas o emaranhado de requisitos administrativos e burocráticos, papéis, taxas e taxinhas é tal que o megaprocesso só pode não funcionar bem
PISA

E se o PISA 2018 tiver um erro metodológico? /premium

134
Em vez de lançar sentenças erradas sobre o ensino privado a partir dos resultados do PISA 2018, que são estatisticamente anómalos, há que considerar a hipótese de serem os resultados a estar errados.
Iniciativa Liberal

Que futuro para a Iniciativa Liberal?

125
A Iniciativa Liberal deve evitar o perigo que de um discurso demasiado virado para a vertente económica, deixando de lado questões como as alterações climáticas ou a nova disciplina de História.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo: uma medida muito fofinha

Medidas fofinhas não são necessariamente boas medidas. A (justa!) subida dos salários só poderá ser sustentável economicamente se advier da normal interação do mercado.
Reino Unido

Corbyn, o entrista /premium

Que Corbyn se arrisque a ganhar as eleições, ou sequer a impedir Boris de obter a maioria absoluta, é uma das maiores ameaças que se colocou nos últimos anos à paz dos povos e ao bem-estar mundial.
CDS-PP

A idade certa para ser Líder

186
Francisco Rodrigues dos Santos está no uso pleno das suas capacidades e era bom para ele, para o CDS, e para o país a título de exemplo, que a sua geração fosse à luta, mostrando o que vale.
Regionalização

No regionalizar é que está o ganho?

É curioso que muitos dos que defendem a regionalização o façam a nível nacional mas o recusem a nível europeu, preferindo uma federalização com poderes cada vez mais concentrados no centro da Europa.
Tecnologia

Stream, jogos e realidade estendida

Tutores artificiais inteligentes em ambientes de imersão, e acoplados a módulos de socialização com outros alunos, podem redefinir a sala de aula de forma tão radical que poucos dos atuais players.
Crónica

A melancolia da realidade /premium

Não há convite possível á vontade para intervir na vida colectiva se se persistir na pegajosa ficção de que está tudo bem e no disfarce de que Portugal pisa o melhor caminho (para chegar onde?)
Maioria de Esquerda

Isto está a colapsar /premium

Perante o colapso do que foi construído ao longo de mais de 40 anos o que mais choca não é  folclore social-comunista, mas a apatia generalizada. É sem dignidade que aceitamos perder o que temos? 
Arte

O Diário de uma Banana /premium

O Livre propôs um voto de condenação pelo fruto escolhido para ser a estrela da obra de arte. Para o partido, a opção pela banana revela um profundo e revoltante enquistamento do cis-heteropatriarcado
Alterações Climáticas

Salvar o planeta? Fique em casa!

172
Ter 225 mil voos em 24 horas, na maioria ocupados por viajantes ou turistas que são as mesmas pessoas que empenhadamente vão as manifestações contra as alterações climáticas, não deixa de ser bizarro.
Medicina

O eco-diagnóstico e as malformações fetais

O número de exames a efectuar pelos médicos em formação, sobretudo em Obstetrícia/Ginecologia, é manifestamente insuficiente para a aquisição do conhecimento necessário a uma boa prática nessas áreas.
PISA

Educação: copo meio cheio, copo meio vazio /premium

104
Houve avanços significativos mas continua a existir escassez de recursos. Os computadores nas escolas estão envelhecidos e têm vindo a diminuir e, no país da Web Summit, há escolas sem internet!
Doping

Kremlin ainda não domina tudo /premium

132
Pelo menos no caso do campo do doping, pode-se afirmar que não é o chamado Ocidente que tenta isolar a Rússia, mas ela isola-se com uma política que não olha a meios para atingir os fins.
Portuguese Women in Tech

2020, o ano do tudo ou nada para a diversidade

208
Apesar de muitas discussões e comprometimentos públicos, a grande maioria das empresas tecnológicas na Europa não tomou qualquer medida interna para promover maior diversidade e inclusão.
Alterações Climáticas

O outro perigo das alterações climáticas /premium

375
As alterações climáticas não são apenas uma ameaça à vida no planeta. São também, pelo tipo de campanha que inspiram e pelas causas nefastas a que dão abrigo, uma ameaça aos regimes democráticos.
Acidente Rodoviário

Mortes ao volante, sem volante /premium

127
Bastava um instante para tudo mudar naquele filme e a cena ser de terror: se o autocarro tivesse desviado como todos os carros se desviaram, teria esmagado o rapaz.
Televisão

A bola aos pontapés

O futebol não deveria ocupar a esmagadora maioria dos horários nobres das televisões em Portugal. O futebol só deveria ser a euforia dos golos marcados e a alegria da grande exibição da nossa equipa.
Floresta

A imprevisível mudança da paisagem

114
Eu sei que é coisa que os nossos políticos parecem ignorar, mas... a vegetação cresce! Assim a paisagem vai mudando, muda é para pior, como facilmente comprova com uma visita às áreas ardidas de 2017.
Global Shapers

Despesa pública ainda não é suficientemente baixa

Portugal continua com uma despesa pública 1 ponto percentual acima do nível que seria de esperar dado o seu rendimento e parece ser possível baixá-la em 2.000 milhões de euros mantendo o modelo social
Alterações Climáticas

O efeito Greta /premium

A probabilidade de os países que mais pesam na economia mundial e na desordem política – EUA, China, Índia e Rússia – agirem de acordo com uma política de forte redução dos riscos ambientais é mínima.
Justiça

E o rabinho de palha lavado com Ivo Rosa? /premium

364
São tantos os responsos que Ivo Rosa leva da Relação que, mais do que juiz instrutor, é um juiz instruendo, sempre a ser corrigido pelos professores. Devia andar sempre com uma errata.
Corrupção

Vamos avançar no combate à corrupção? /premium

107
As ideias de Van Dunem representam uma evolução no combate à corrupção e permitirão uma Justiça mais eficaz. Mas não nos iludamos: uma parte do PS e o PSD de Rui Rio serão os seus maiores adversários.
Serviço Nacional de Saúde

A ilusão dos números

157
A saúde não está melhor, está mais opaca e melhor trabalhada do ponto de vista da comunicação. E aquilo que mais me incomoda não são só as falhas constantes, é estarmos mais resignados e menos livres.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

245
Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
NATO

NATO aos 70: ‘Nunca nos renderemos!’ /premium

O reforço da NATO é hoje ainda mais crucial do que foi no passado — como sublinhou certeiramente a Chanceler alemã, Angela Merkel.
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

295
Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Corrupção

Um crime contra a humanidade

190
A corrupção tem tamanho potencial lesivo dos valores mais profundos das sociedades que não tardará que a comunidade internacional acabe por classificar os seus crimes como crimes contra a Humanidade.
Inovação

O que falta a Portugal para ser um país digital

Em 2016 apenas 32% das microempresas em Portugal tinham alguma presença online e menos de 10% fizeram negócios online. Este atraso é muito relevante já que as microempresas representam 41% do empregos
Empreendedorismo

Quantum, vamos a isso!

171
Tenho a esperança de que este singelo relato caia entre os frades da doutrina marxista e dos gurus da gestão como uma sobreposição de estados quânticos. Como assim, faturação zero e têm que o fazer?
Natal

Pequena violência com luzinhas de Natal /premium

709
Um presente significa muito mais e resumir-se o Natal ao consumismo é inibirem-nos com “meias-verdades” e levarem-nos a sentirmo-nos culpados por trocarmos provas de amor sob a forma de presentes.
Liberdades

Um livro muito raro

A obrigação de o Estado criar uma rede de estabelecimentos suficiente para acolher todos os alunos que escolham as escolas do Estado, não lhe dá nenhum direito a um monopólio da «acção educativa».
Alterações Climáticas

As pessoas estúpidas /premium

3717
As pessoas estúpidas são tão estúpidas que sustentam uma das mais florescentes indústrias do mundo capitalista: a indústria do viver bem à conta de chamar estúpidos aos outros.
Agricultura

As “4L” do Ministério da Agricultura

1698
Enquanto Lisboa discute uma pista de gelo, o Estado envia para as serras técnicos superiores ao volante de carros velhos, para garantir o fundamental como vigiar a sanidade animal e fiscalizar os fund
Agricultura

Gostam de passear no campo ou nas redes sociais?

559
Não devemos tomar decisões com base em fundamentalismos vindos das redes sociais e na desinformação acerca do mundo rural, pois há alternativas, reais e sustentáveis, para os problemas ambientais
Médicos De Família

A crise dos pré-trinta. SNS, não morras

Enquanto atirarmos areias de feitos valorizáveis para os olhos da miséria, nada mudará. No recente “Prós e Contras” a mensagem foi essa: continuem a fazer essas omeletes francesas, mas com meio ovo.
Capitalismo

Será possível desenhar um capitalismo mais moral?

Adam Smith sugeriu que a busca do interesse próprio conduz ao bem comum. E não será também do interesse próprio das marcas ir ao encontro dos desejos do seu público? Mão invisível, sim, mas não cega.
União Europeia

Boas intenções ou mudanças reais? /premium

A Conferência sobre o futuro da União Europeia pode ser um instrumento útil para reformar as suas instituições, mas só se for feita uma reflexão séria e consequente sobre as suas próprias deficiências
CDS-PP

Para lá dos slogans

Não vejo a IL, nem o Chega, nem os seus protagonistas, capazes de assegurar esta empreitada, que não é liberal, mas social. Resta o CDS, com a sua história, o fundo personalista e o programa político
Alterações Climáticas

Por que Greta incomoda tanta gente crescida? /premium

1535
Greta evidencia, sem constrangimento, o quão burro é o nosso sistema, as nossas regras e a esmagadora maioria dos nossos governantes. Greta, acima de tudo, simboliza a necessidade de mudança.
Presidente da República

Marcelo e o banco bom

488
O Presidente da República preferiu Isabel Jonet a Greta Thunberg – e esta escolha deve ser lida também, felizmente, como um sinal político. O bom senso tem limites que não devem ser ultrapassados .
Alterações Climáticas

A jovem Greta deu-me alguma coisa em que acreditar /premium

2536
A pequena Greta e os seus fiéis fizeram-me acreditar: agora acredito que a hecatombe por via do CO2 é capaz de ser uma pantominice pegada. Logo, se as criaturas se afligem, eu ando descansado.
Alterações Climáticas

A pit stop de Greta Thunberg em Portugal

271
A jovem ativista não teve espaço na agenda para se encontrar com a instituição parlamentar. Tal como os seus jovens seguidores recusaram em junho o convite para apresentarem propostas aos partidos.
Ensino Superior

Ensino superior, acesso, qualidade e emigração

Dizer que os nossos diplomados não devem ir para o exterior é igual a não aceitar a vinda de estrangeiros qualificados, que são milhares. O mercado de trabalho tem cada vez mais dimensão internacional
Igreja Católica

De coração inteiro /premium

354
Se os padres tivessem uma existência emocionalmente mais equilibrada, não se evitariam as horríveis perversidades que, recentemente, tanto envergonharam a Igreja?!
Comissão Europeia

A modernização ecológica e o capitalismo verde

A teoria da modernização ecológica é uma vertente do chamado “capitalismo cognitivo” para os países desenvolvidos, em linha com as grandes preocupações ambientais do último quartel do século XX.
Ministério da Saúde

O Governo da Saúde

Seja como for, para quem quiser carreira na política a saúde não é grande tirocínio. É mesmo só para levar tiros. O futuro não augura nada de bom. A saúde, a nossa e a do governo tende a deteriorar-se
PISA

PISA? Made in China

Nos últimos 40 anos Portugal rumou à democracia. A China à prosperidade. Dito desta forma pode parecer outra coisa. Mas o que deve ficar desta reflexão é apenas, e só, perplexidade.
Monarquia

A actualidade e imperativo da Casa Real Portuguesa

597
Independentemente da arquitectura da «forma de Estado» hoje vigente, e nestes tempos de atomização social, parece-me urgente que o espectro político moderado valorize e acarinhe a Casa Real Portuguesa
NATO

A NATO do nosso descontentamento /premium

Os parceiros europeus ainda estão a aprender a viver com um novo dilema de segurança: a mudança estratégica dos Estados Unidos face ao mundo. Mas apenas a Alemanha parece ter percebido isso.
Partido LIVRE

O Livre ou como as primárias destruíram um partido /premium

É relevante entender como é que alguém que hostilizou a imprensa durante a campanha, polarizou o debate em torno de si e se diz anti-colonial numa AR onde não há partidos colonialistas chegou até aqui
Conflito Israelo-palestiniano

Livre e Israel: Viés ideológico às vezes corre mal /premium

Querem condenar, condenem, querem votar a favor, votem, querem troçar e mostrar perplexidade sobre a abstenção num voto destes, por favor façam-no. Só se pede que saibam porque é que o estão a fazer.
Oficina da Liberdade

E se o Liberalismo estiver a renascer na Ásia?

540
Hong Kong é o maior contra-ataque deste século aos ideais socialistas, expondo como a ilusão não durou muito tempo: a longo prazo, o socialismo nada é senão a fórmula perfeita para a tirania e miséria
Cultura

Para que servem os artistas, sra. ministra?

548
O que é, hoje, o artista? O que espera dele a sociedade que o acolhe e o financia? Para Fernando Pessoa “o facto mais importante da vida de uma sociedade é a produção de homens de génio, de criadores”
União Europeia

A Europa precisa de um Embaixador Climático

125
A consciência da luta contra as alterações climáticas não pode estar apenas na mão de Greta Thunberg. A UE está cada vez mais só na sua ambição climática. Por isso proponho a criação de um embaixador.
Alterações Climáticas

Introdução ao ecopopulismo /premium

O populismo caracteriza-se por amalgamar realidades distintas, fornecendo ao mesmo tempo a aparência de uma explicação única que tudo engloba. O ecopopulismo não é excepção a esta regra geral.
Alterações Climáticas

Obrigado Greta Thunberg!

831
Todos nós temos já uma dívida de gratidão para com Greta Thunberg, não só por aquilo que ela afirmou nessa assembleia, mas também por tudo que tem dito publicamente nestes últimos tempos.
Cidades

Mumbai, a cidade que não dorme

Até há uns anos, parecia decrépita e suja, com as casas que não eram consertadas, sem manutenção. E de repente, talvez a partir de 2005, tudo entrou em mudança e ebulição.
caderno de apontamentos

As novas tecnologias e as emoções em sala de aula

A minha experiência leva-me a acreditar que, quando os alunos aprendem a conhecer e gerir as próprias emoções, estão a contribuir significativamente para o seu sucesso escolar
CDS-PP

Quero o CDS de Direita sem complexos, sem vergonha

511
Não podemos ter tabus em falar dos temas que a Direita tem calado, temos de falar das coisas, não podemos ter vergonha de assumir claramente qual o modelo que desejamos, qual a resposta que defendemos
PISA

Educação: não lamentem problemas, resolvam-nos /premium

153
Na dimensão social, o sistema educativo português está a falhar. 18 anos depois e governo após governo, o mais grave é que ninguém acredita que este desafio esteja verdadeiramente a ser enfrentado.
PISA

PISA sem narrativas simplistas

371
Numa lógica bastante simplista e facilitista, o PSD tem tentado construir narrativas fáceis e, por isso, necessariamente enganadoras. Foi assim em 2015, volta a ser assim em 2018.
Felicidade

Fazer ou ter? Que decisões toma para ser feliz?

Porque é que adquirir experiências torna as pessoas mais felizes do que adquirir bens materiais? Porque a nossa mente tem intuições que muitas vezes estão erradas e contra as quais temos que lutar.
Alterações Climáticas

Não dá jeito…

346
Somos o produto de uma sociedade consumista, de excessos, altamente hipócrita. E por sermos hipócritas pedimos ao Estado para mudar aquilo que nós não mudamos, seja através do voto, seja no quotidiano
Inteligência Artificial

Desafio: entender os seres humanos

106
Na próxima década, podemos contar com o acesso a software cada vez mais sofisticado que será capaz de traduzir textos quase como um ser humano ou marcar uma consulta médica.
PSD

Um Partido, três caminhos. Porque voto Montenegro

238
Um partido de militantes e participação política, essencial numa época de incertezas e de tendências políticas extremistas. Um partido no centro da vida política, no coração das opções para o futuro.
PSD

Francisco Sá Carneiro /premium

113
No dia seguinte, no meio do ambiente que continuava pesado e porque insisti em saber o que se passava, a minha mãe baixou-se e segredou-me ao ouvido: o Sá Carneiro morreu.
Alterações Climáticas

Carta à Menina Ai-Jesus /premium

Não só metade da energia que produzimos no nosso país vem de fontes renováveis, como renegamos a viciosa energia nuclear. Claro que, de permeio, pagamos a energia mais cara da Europa.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

150
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Regionalização

No século XXI, um Estado do século XX /premium

Embora, pelas razões acima referidas, considere a regionalização uma condição necessária para o desenvolvimento do país, não tenho grandes esperanças que um processo de regionalização possa correr bem
Regionalização

Cenas da vida quotidiana /premium

Outra vez? Os partidos rachados ao meio, a sociedade dividida, tensões dispensáveis num projecto que em tudo o prejudicaria? Portugal não merece nem necessita de um assalto chamado regionalização.
Salários

Gato escondido

353
Num país normal o regime fiscal, as obrigações declarativas e normas contabilísticas seriam estáveis. Mas não somos um país normal, há demasiados serviços do Estado que interferem na vida das empresas
Televisão

E o serviço público de media, que papel deve ter?

Para ser forte a RTP deve funcionar cada vez mais num ambiente de convergência para as plataformas digitais e deve dispor de políticas de gestão de talento que incentivem o mérito e os resultados.
Alterações Climáticas

São Vicente, abre alas para a Greta Thunberg /premium

614
Desde que, em 1173, D. Afonso Henriques transladou o corpo de São Vicente, de Sagres para a capital, que a chegada a Lisboa de um barco com um santo não causa tanta comoção.
Política

A maternidade da direita portuguesa

Não é possível a direita querer condicionar o destino da sociedade portuguesa ao mesmo tempo que parte significativa dessa mesma direita todos os dias desempenha, pior, alimenta o papel do idiota útil
Família

Madrastas ou mãe-drastas? /premium

192
Se em vez de madrasta e padrasto usarmos mãe-drasta e pai-drasto, talvez a coisa melhore. Passa pela ação e não só pela compreensão. Tem que ser acompanhado de palavras e gestos de ternura e aceitação
Democracia

O eleitor e o racismo

684
O português mais tradicional tem dificuldade em entender que todos os políticos são portugueses, e que nenhum negro, português, precisa da autorização conservadora para participar na democracia.
Global Shapers

Chumbar: é na implementação que está a questão!

Para discutir esta medida precisamos de conhecer o seu custo, pressupostos e exequibilidade. Entre a burocracia do sistema educativo e número de pessoas envolvidas, é a na execução que está a questão.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco alimentar: #RedeSocialReal no combate à fome

459
As redes sociais são um covil de notícias falsas, de maledicência e um recetor dos ódios que muitos destilam. Este fim-de-semana alimentou-se uma terrível e perigosa campanha contra o Banco Alimentar.
Regionalização

Regionalização. Como Costa quer ajudar Rio /premium

137
Costa quer dar poleiro e lugares a Rio com o projeto de regionalização soft programado. Dar a mão ao líder do PSD mais fraco dos últimos 30 anos é a melhor forma de o PS se eternizar no poder.
Orçamento do Estado

Porque baixar o IVA da eletricidade é uma má ideia

259
Baixar o IVA da eletricidade não melhora a competitividade das empresas, tem efeitos distributivos muito duvidosos e é contrário aos esforços de melhoria ambiental. Há alternativas mais benéficas.
Winston Churchill

Churchill, o aristocrata defensor da liberdade /premium

Numa época de doentio culto da igualdade, é oportuno recordar a paixão aristocrática de Churchill pela liberdade.
Partido LIVRE

LIVRE? Tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém

1583
Fica aqui um bom exemplo de como a esquerda extremista usa e abusa da miséria alheia para fazer política, indo ao ponto de denegrir um país tido com as melhores práticas de integração de imigrantes.
Orçamento do Estado

A prova de fogo de Centeno /premium

Há anos que não se via o ministro das Finanças a ser publicamente pressionado pelos seus pares enquanto está a fazer o Orçamento. Sentem Centeno mais fraco? Será Centeno suficientemente livre?
Crónica

Já quase ninguém respeita o tempo dos outros!

193
Será mesmo necessário desrespeitarmos os outros ao ponto de coleccionarmos minutos das suas vidas, minutos que acabam por nos ser roubados pois a sociedade cada vez menos respeita o espaço e o tempo do outro?
Pais e Filhos

Playlist de mãe /premium

Há a língua materna, que (com mais ou menos atropelos à gramática) todos utilizamos; e a “língua de mãe”. Que parece ser mais um dialecto, também ele de raiz latina, que as mães usam.
Política

O que a direita fez por Portugal /premium

112
Os partidos de direita mantiveram-se fiéis à democracia liberal até hoje. Hoje, uma das grandes questões da política portuguesa é saber se se pode dizer o mesmo do PS. Ainda não sabemos.
Médio Oriente

Israel, o compasso e a esquerda Beluga

118
É difícil entender que Israel, que é único país naquela zona que tem um regime democrático seja considerado como “a direita” na zona. A esquerda será o Irão, a Arábia Saudita, a Turquia e o Qatar?
União Europeia

Imigração: um continente dividido

Na imigração, os partidos democráticos tradicionais vão-se comportando como sonâmbulos, adiando todas as decisões, aguardando que o assunto se resolva sozinho, quando sabem que isso não vai suceder.
Qualidade de Vida

Trabalhar 4 dias por semana? Não, obrigado!

439
Não acho que queiramos delimitar a nossa vida em 4 dias péssimos e 3 dias bons. O que queremos é um trabalho que nos proporcione rendimento, que façamos com qualidade e nos dê uma satisfação adequada.
Política

Regionalização:os boys criam emprego para os netos /premium

2911
Enquanto o país anda distraído com as peripécias da deputada Joacine e o anedotário dos cofres de José Sócrates, a oligarquia decidiu que chegou a hora da regionalização.
Orçamento do Estado

Baixa da Eletricidade? É necessária e é possível /premium

152
Em termos absolutos Portugal está no grupo da eletricidade mais cara da UE28, ocupa a 8ª posição, mas se considerarmos as paridades de poder de compra de cada país está na 4ª posição, dados Eurostat.
Reforma do Estado

Um Estado que Sirva

Um Estado que Sirva deve aplicar obrigatoriamente aos serviços públicos todas as leis e regras que sejam impostas à sociedade, da formação mínima para os colaboradores à obrigação da proteção de dados
PS

Quanto custa um cargo no Governo?

1143
Se nos resultados económicos os políticos portugueses estão longe da Europa moderna, há algo em que são parecidos com o pior político romano: pagar quotas por atacado para serem eleitos líderes.
Ministério da Educação

A proibição dos chumbos

677
A atual autonomia escolar impôs às escolas menos liberdade e mais dependência dos intricados decretos e portarias ordenados por este ME e a flexibilidade educativa pouco acrescentou ao que já se fazia
Partido LIVRE

A história do Livre explicada às criancinhas /premium

1948
Sexta-feira não houve novidades sobre o menino Rui, a menina Joacine e o almocreve, o que não augura nada de bom, pelo menos no que toca ao divertimento do povo.
Brasil

A presença portuguesa no futebol brasileiro

A relação entre Portugal e o Brasil é sempre presente e une os dois povos. Há muito de Portugal no Brasil, e muito do Brasil em Portugal, o que transcende a passagem vitoriosa de Jorge Jesus pelo Rio.
30 anos Muro de Berlim

São João Paulo II e a queda do muro de Berlim /premium

442
“O futuro (…) depende cada vez mais daqueles que conseguem atuar para o bem dos outros. O futuro da humanidade apoia-se hoje sobre a civilização do espírito, da responsabilidade e do amor”.
PSD

Um novo caminho para Portugal

220
Miguel Pinto Luz tem colocado particular foco no serviço ao próximo e às pessoas, colocando o PSD dentro dos seus princípios humanistas, defensor da iniciativa privada e como partido de centro-direita
Estados Unidos da América

Trump, o impeachment e os bilionários

A radicalização do Partido Democrata não inviabilizará apenas o impeachment, como poderá levar à reeleição de um Presidente impopular, pois o desfecho do combate entre dois radicais será imprevisível.
Segurança Informática

Os caminhos da cibersegurança

222
Os ciberataques totalizarão este ano 1 bilião de dólares em danos contando as compensações por data breaches, paragens de atividade, violações de propriedade intelectual, extorsões e desvios de fundos
Energia

Pó branco /premium

981
O lítio de Galamba é o Freeport de Sócrates. O pó branco foi a sua tentação irresistível. Despachou uma concessão de exploração no meio de um furacão e de acusações múltiplas de golpes e trafulhices.
25 de Novembro

O PS esqueceu o PS – e isso não é bom para ninguém /premium

131
Desvalorizar o 25 de Novembro, como a larga maioria o fez esta semana, é conferir opacidade a uma linha que já deveria ser clara há muito: Portugal é uma democracia liberal e não uma república popular
Governo

Não há dinheiro. Qual das 3 palavras não percebeu? /premium

1608
Mário Centeno deu muito jeito para ganhar as eleições, mas agora que chega o Orçamento e há falta de dinheiro para todas as promessas e todas as expectativas criadas, Centeno começa a ser descartável.
Oficina da Liberdade

O Homem está a mais na Natureza?

376
Ressurgem agora teorias acerca da necessidade de controlar ou mesmo reduzir a população mundial, mas ou bem que nos preocupamos com as gerações futuras, ou bem que promovemos a extinção do homem.
Partido LIVRE

O osso que Joacine não larga

450
Joacine sabe muito bem o que quer: um palco para se fazer ouvir. É, por isso, que as suas atitudes não só se explicam pelas suas motivações ideológicas como pela vontade que tem de as impor aos outros
Black Friday

Uma sexta-feira de promoções e de… medievalismos

175
Esta moda do “Black Friday, que surgiu há uns anos sem aviso prévio, torna o comum dos humanos que nela entramais selvagem do que qualquer indivíduo que tenha marcado presença na Guerra dos Cem Anos.
Liberalismo

Um liberal não é o libertário que todos temem

400
Qualquer tipo de “liberdade” que pretenda destruir as normas, quando naturais e razoáveis, impostas pelas comunidades intermédias que nos ajudaram a sobreviver e crescer não é verdadeira liberdade.
Execução Orçamental

Excedente de falta de vergonha

1638
Governo e Presidente congratulam-se com os resultados da execução orçamental. O único excedente que reconheço nas contas públicas é o da falta de vergonha.
Alterações Climáticas

Como nos atrevemos?

199
Quando as desgraças nos baterem à porta deixamos a culpa morrer solteira? Evitar desgraças não é uma tarefa para a qual elegemos os nossos políticos? Vamos continuar a desresponsabilizá-los?
Violência Doméstica

O papel do advogado e a violência doméstica

A proteção da vítima só pode ser devidamente assegurada se o quadro da violência doméstica for encarado como um todo, anulando-se a desfragmentação de procedimentos.
Tecnologia

O digital mudou o turismo

A informação globalizada, sempre disponível e de fácil acesso a todos também tem um fortíssimo impacto no negócio da hotelaria porque amplia os sucessos e os insucessos a uma velocidade vertiginosa. 
caderno de apontamentos

A disrupção na Educação

144
Num futuro não tão distante – nalguns lugares, já é realidade – aprender em qualquer lugar, a qualquer hora, ao seu ritmo, será uma realidade para todos os alunos.
PSD

Um líder não se demarca da marca que lidera

304
A Montenegro não se pode negar a combatividade assertiva, a maturidade de quem esteve na linha da frente sem “estados de alma”, a lealdade ao PSD no momento em que por facilidade tantos se demarcaram.
Empresas

Empreender em Portugal? Só por masoquismo.

2769
Se o seu negócio não aguentar e morrer a seguir pouco lhes importará. Depois se ficarem com a riqueza que criou, vão obrigá-lo a tornar-se dependente do Estado para que assim se torne mais controlável
Polémica

O milagre dos rosas

Não é a crítica à direita que está em causa, até porque esta é a maior responsável pela sua desproteção. Mais grave é o banimento do espaço público da dignidade de determinadas sensibilidades sociais.
Refugiados

O que é feito dos refugiados?

279
“Ajudem-nos, deixem-nos ir para Portugal. Somos uma família de sete, não arranjamos problemas. Só queremos poder viver em Portugal, num país seguro e com oportunidades," disseram-me em Lesvos.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde: a geringonça tem as mãos sujas /premium

1351
Com o SNS à beira do colapso, importa fixar isto: os que à esquerda hoje se posicionam na primeira fila para salvar o SNS são os mesmos que passaram os últimos 4 anos a autorizar o seu estrangulamento
Agricultura

Haja respeito por 2/3 do território!

842
Mais de 2/3 da comunicação social não quer saber. E mais de 2/3 de quem nos representa na Assembleia também não quer saber. Pede-se mais respeito por 2/3 do território, mais respeito pelo mundo rural.
Tecnologia

Robôs: uma mudança subtil, mas com grande impacto

Embora o imaginário popular esteja cheio de histórias sobre humanoides saídos dos desenhos animados, no mundo real, a robótica é muito mais abrangente do que a ficção científica.
Politicamente Correto

Bernardo Silva e a salvação do outro

220
O politicamente correto assenta numa lógica de puritanismo moral, acusação e ódio, dinamizada por pessoas que, no mundo anglo-americano, se designam como woke (os acordados ou iluminados).
Médicos

Sociedade civil /premium

O que também fica desta obra é o excelente exemplo do que pode ser – e fazer – uma actuante e desinstalada sociedade civil e do lugar insubstituível que ela tem nas sociedades modernas.
Jorge Jesus

Jorge Jesus, festa brasileira e orgulho português

Jorge Jesus mudou de continente mas não o seu estilo: obcecado com o trabalho, rigoroso no planeamento, extremamente exigente com os jogadores, focado no detalhe numa busca incessante pela perfeição.
Crescimento Económico

Lisboa é Portugal? /premium

143
O problema com a região de Lisboa é que, nas últimas décadas, aquele ciclo virtuoso da aglomeração não se completou: a enorme concentração de talento e capital não gerou crescimento económico.
Serviço Nacional de Saúde

Prudência no ânimo

568
Não se cura a doença, trata-se a dor, cuida-se da queixa ou amputa-se o membro, como no Garcia de Orta. Nunca ouvirão que se perdeu um dedo porque se comprará um pechisbeque para um dos que sobraram.
Alterações Climáticas

Greta Thunberg vs Margaret Thatcher /premium

180
O que diferencia o ambientalismo de Thunberg do de Thatcher é que aquela quer que andemos de barco à vela enquanto para esta é a prosperidade que conduz a ciência a uma alternativa ao que polui.
Partido LIVRE

Força nessa luta, Livre! /premium

Se calha esta querela durar mais umas semanas, qualquer dia ainda vemos o Livre votar favoravelmente propostas que façam realmente sentido e sejam boas para o país. Deixem-me sonhar.
Deficiência

Ser ou não ser deficiente, eis a questão!

327
Mais do que uma inverosímil ofensa a qualquer minoria, pretendi expressar a incongruência de estratificar a sociedade em minorias, ou classes de vítimas, não obstante a muita consideração que me merecem
Portuguese Women in Tech

O que nos ensinam, às vezes, deve ser desafiado

256
Com vinte e poucos anos, acha-se piada ser a única mulher à mesa na hora de almoço, a única na fila para o café. Até que se começa a crescer e a perceber que afinal esta realidade é mais comum.
Partido LIVRE

Farsa de Gaza /premium

545
O Livre estava todo orgulhoso por ser o primeiro partido com uma cabeça de lista mulher e negra. Mas é ao contrário. Não é o partido que tem uma deputada negra, é a deputada negra que tem um partido.
Racismo

Equívocos a respeito do racismo

378
Foi o quotidiano da escravidão nas Américas, a vida degradada de milhões de desgraçados arrancados às suas culturas, que alimentou os estereótipos negativos que viriam a escorar a ideologia racista.
Global Shapers

Tecnologia: o melhor remédio?

Sim, leu bem: um dos maiores estudos cardiológicos de sempre foi promovido pela Apple e pela Universidade de Stanford e analisou como o Apple Watch pode ser usado para detectar um tipo de arritmia.
Envelhecimento

Longevidade ou imortalidade? /premium

Infelizmente, não é a primeira vez que a humanidade procura projectar a sua finitude numa forma qualquer de imortalidade. Foi para isso que se inventaram as religiões – mas não um medicamento.
Assembleia Da República

Lítio, um método socrático

335
Espera-se que o dr. Galamba aproveite o método socrático, em que mergulhou este processo da exploração de Lítio, e reconheça a “importância da ignorância” antes de ser ouvido na comissão parlamentar.
Cidades

O pior são as periferias existenciais /premium

107
Sempre que há deslocação massiva para a periferias, as relações de vizinhança e o espírito de comunidade no centro das cidades perdem força e torna-se mais difícil cultivar a ligação entre habitantes.
País

Estado de asfixia

1082
Uma Sociedade estatizada é uma Sociedade pobre, e nem por isso amiga dos mais pobres, por abafar a atenção inteligente ao caso particular e a gratuidade que anima e motiva tanto pessoas como comunidades.
Corrupção

A normalização da corrupção /premium

230
O silêncio do Governo e a teoria da educação como única solução para combater a corrupção, banalizam o crime. Pior: fomentam um determinismo insultuoso para quem não corrompe nem se deixa corromper.
25 de Novembro

O dia em que Abril se realizou

158
Sem o 25 de Novembro de 75, dificilmente algum de nós aqui estaria em defesa da Democracia. Somos feitos de tudo o que somos, de tudo o que experienciamos, de tudo o que vivemos.
Médicos

O sonho do Costa

500
Os médicos que fogem para o privado acabam por ser os que amparam aqueles que, por falta de condições, deixam de recorrer ao SNS, pois se não fossem os privados a saúde estaria em muito piores lençóis
Ministério da Educação

Rumo à retenção zero

Portugal não precisa de alterações estatísticas, mas de melhores resultados. Não precisa de caminhos fáceis, mas de caminhos que exijam e que sejam capazes de formar cidadãos do futuro.
Salário Mínimo Nacional

O país dos rentistas e o salário mínimo /premium

118
O aumento do salário mínimo e dos rendimentos corre o risco de ser pago pelos contribuintes, alargando a mais empresas e negócios o acesso a rendas, em auto-condenação ao subdesenvolvimento económico
Liberdades

Recordando a “Oração Fúnebre” de Péricles /premium

Vinte e seis anos depois a “Oração Fúnebre” de Péricles voltou a um retiro no Convento da Arrábida. Karl Popper via nela a defesa da Sociedade Aberta, contra a sociedade fechada, tribal e colectivista
25 de Novembro

O critério 5.7: não socialistas, uni-vos!

150
Criar uma boa vontade, uma plataforma de entendimento, pragmática e útil ao eleitorado, parece ser a única saída para a situação em que a direita se deixou acantonar.Tudo o mais pode ser mais do mesmo
Forças Policiais

O Movimento Zero é uma ameaça à segurança interna 

1191
Por razões culturais e ideológicas, ou então por razões instrumentais, o papel e o lugar dos corpos de segurança na sociedade portuguesa nunca foram devidamente suportados pelos decisores políticos.
A página está a demorar muito tempo.