25 de Abril

O discurso de Marcelo explicado em tweets /premium

Marcelo lembrou o que queriam os jovens em 1974 e avisou os deputados do que querem os de 2019. O Observador explica o discurso de Marcelo em linguagem de 2019. Ou seja, com tweets.
Espanha

O Podemos perdeu María e Jorge. E pode perder mais /premium

As primeiras reuniões do Podemos foram na casa de Jorge. E, noutros tempos, María insistia com todos que votassem neles. Hoje, afastaram-se. "Fazem barulho, mas não passam daí." Reportagem em Madrid.
Moda

85 vestidos de "Grace do Mónaco, princesa em Dior"

Uma exposição no Museu Christian Dior, em Granville, reflete a relação duradoura da antiga princesa com a marca francesa e resgata do palácio do Mónaco várias peças guardadas desde a sua morte, em 82.
James Bond

Rami Malek será o vilão de James Bond no 007

O próximo filme da saga 007 , realizado por Cary Fukunaga, estreia em abril de 2020 e será produzido em vários locais do mundo, incluindo na Jamaica onde Ian Fleming criou o icónico James Bond.
Desporto

"Parti sozinha, despedi-me e desfiz-me a chorar" /premium

Dee Caffari foi a primeira mulher a navegar sozinha e sem parar à volta do mundo nas duas direções. Em entrevista ao Observador, fala sobre o pior momento a bordo e o futuro que passa pelo Pólo Norte.
São Tomé e Príncipe

Navio naufraga em Cabo Verde. Há já quatro mortos

A Marinha portuguesa já está a colaborar com as autoridades locais que foram alertadas esta madrugada de quinta-feira. O navio tinha 60 santomenses a bordo, quatro estão desaparecidos.
Facebook

Espanha. Facebook apaga grupos de extrema-direita

251
Facebook justifica a medida com base no comportamento das contas e não no conteúdo que partilham. Decisão surge depois de relatório de ONG que diz que estas contas partilhavam conteúdos falsos.
Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
Líbia

Itália espera migrante da Líbia e avisa UE

A Comissão Europeia recomendou ao Governo italiano que dirija aos Estados-membros o seu pedido de preparação de um plano de emergência para um eventual aumento do fluxo de migrantes.
Renault

Traffic e Master dão salto em frente. E para cima

A Renault mostrou as mais recentes versões dos furgões comerciais Traffic e Master, e a evolução surpreende. Num segmento cada vez mais exigente, os modelos melhoram em mecânica e em estética.
Madeira

Motorista do autocarro já teve alta

O motorista do autocarro de turistas que se despistou no Caniço em 17 de abril causando 29 mortos e 27 feridos teve alta e a guia evolui "favoravelmente", avança o Serviço Regional de Saúde.
Síria

Coligação internacional matou mais de 1600 civis 

A coligação militar internacional que combateu o Estado Islâmico na Síria fez ataques pouco precisos, revela a investigação conduzida pelas organizações Amnistia Internacional e Airwars.
Netflix

Ator de Casa de Papel canta Grândola Vila Morena

461
O ator Pedro Alonso, Berlim em "A Casa de Papel", deixou uma mensagem no final do vídeo: "Pela Liberdade, sempre". Netflix Portugal dedica a página de Facebook à Revolução do 25 de abril.
Marinha

Navios de guerra chineses intercetam navio francês

Navios de guerra chineses intercetaram um navio da Marinha francesa no início do mês no estreito de Taiwan. Autoridades chinesas já protestaram junto do Governo de Paris.
Futebol

Bernardo Silva no '11' ideal da Liga Inglesa 

O médio internacional português Bernardo Silva integra a equipa da época da Liga inglesa, escolhida pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA).
Rússia-Ucrânia

Putin pronto para fazer as pazes com a Ucrânia

Atualizado
A União Europeia pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que respeite a independência da Ucrânia, após o país ter criado uma lei que agiliza os pedidos de cidadania russa por ucranianos.
Refugiados

Portugal aceitou 625 pedidos de asilo 

Portugal aprovou em 2018 625 pedidos de asilo de migrantes, a maioria dos quais sírios, foi esta quinta-feira anunciado.
Eleições Europeias

Só 17% dos portugueses vão votar nas europeias

262
Apenas 17% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a terceira percentagem mais baixa na União Europeia, revela o Eurobarómetro.
Ténis de Mesa

Mundial de ténis de mesa sem finalistas chineses

O Mundial de ténis de mesa não vai contar com dois finalistas chineses na competição individual masculina pela primeira vez em 16 anos, com a eliminação de Xu Xin.
Fact Check

Fact Check. Observador em parceria com o Facebook

750
A partir de hoje, o Observador faz parte de uma rede mundial de fact checkers independentes que verifica a autenticidade de conteúdos partilhados no Facebook. O objetivo é identificar informação falsa
Joe Biden

EUA. Joe Biden anuncia candidatura à presidência

Atualizado
É a terceira vez que o democrata e antigo vice-presidente dos Estados Unidos concorre às eleições presidenciais. O anúncio surge após alguma especulação quanto à sua candidatura.
Angola

Polícia angolana reforça patrulhamento 

A polícia angolana anunciou o reforço de efetivos nas zonas onde se pratica o garimpo de ouro no município do Chipindo, província da Huíla, após terem morrido soterrados 16 garimpeiros.
Estilo de Vida

Como sobreviver ao século XXI? Este livro explica 

"O mundo à beira de um ataque de nervos" é a mais recente obra do autor britânico. Em 400 páginas, Haig enumera os problemas da sociedade moderna e tenta ajudar, sem presunção, o leitor.
Brasil

PT tem responsabilidade na crise do Brasil 

O senador brasileiro Jacques Wagner admitiu que o Partido dos Trabalhadores do Brasil tem responsabilidades na crise que se vive no país, mas o preço que está a pagar é demasiado alto.
António Costa

António Costa e a "bizarria" dos grupos radicais

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que os novos movimentos políticos populistas e sindicais radicais têm "muito mais destaque" dos que os tradicionais, disse à Renascença.
Bolsa

Ativistas bloqueiam entrada da bolsa de Londres

Ativistas do grupo ecologista Extinction Rebellion bloquearam a entrada do edifício da bolsa de Londres, enquanto outros se manifestavam no alto de um comboio no décimo primeiro dia de protestos.
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues assume que votaria em Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, assume que votaria em Marcelo se as eleições presidenciais "fossem amanhã", numa entrevista ao Público.
Meteorologia

IPMA coloca sob aviso laranja seis distritos 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de forte agitação marítima.
Bolsa

Bolsa de Lisboa perde 0,35% 

A bolsa de Lisboa segue em terreno negativo, com o seu principal índice, o PSI20, a cair pelas 08:13 (hora de Lisboa) 0,35% para os 5.338,28 pontos, em linha com as praças europeias.
Sri Lanka

Sri Lanka. Detido o pai de dois homens-bomba

O porta-voz da polícia disse que foram detidos mais 18 suspeitos de ligação aos atentados no Sri Lanka, elevando o total para 58 detidos. Nenhuma missa pública será realizada até novo aviso.
Moçambique

Sexo forçado por comida. HRW pede investigação

A Human Rights Watch instou as autoridades de Moçambique a investigarem com urgência os relatos sobre sexo forçado de vítimas do ciclone Idai por líderes locais, em troca de comida.
Música

"Se só tocássemos em pubs seríamos felizes"

Os Mumford and Sons habituaram-se a esgotar arenas em todo o mundo e iniciam uma nova tou europeia esta quinta feira em Lisboa. Mas em entrevista dizem-nos que esse nunca foi o objetivo.
Livros

A Guerra Colonial como experiência interior

"Declarações de Guerra", o novo livro do psicólogo e romancista Vasco Luís Curado, dá voz aos homens que voltaram do Ultramar e cuja experiência mostra a profunda violência da nossa história coletiva.
25 de Abril

Em direto/ PR quer mais ambição para dar resposta aos jovens

326
Críticas ao "nepotismo familiar" e avisos à "pressão" de Marcelo sobre privados na Saúde. Ferro elogiou "muralha" Marcelo, e Marcelo respondeu aos anseios dos jovens de hoje. A sessão do 25 de Abril.
Brasil

MP vai investigar violação de direitos humanos

O Ministério Público brasileiro lançou um grupo de trabalho destinado a apurar denúncias de violações dos direitos humanos por parte de agentes de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
Tóquio

Ex-presidente da Nissan vai ser libertado 

Um tribunal de Tóquio anunciou ter aceitado a libertação de Carlos Ghosn, sob pagamento de caução no valor de quatro milhões de euros por parte do ex-presidente da Nissan.
França

Macron vai responder aos Coletes Amarelos

Após a trégua política imposta pelo incêndio na catedral de Notre-Dame, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anuncia aos franceses a sua resposta à crise dos "coletes amarelos".
Armamento Nuclear

Kim e Putin juntos para resolver problema nuclear

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para trabalharem em conjunto de forma a resolverem o problema da desnuclearização da península coreana.
Bolsa

Bolsa de Tóquio ganha 0,48% no fecho

A bolsa de Tóquio encerrou esta quinta-feira, com o principal índice, o Nikkei, a ganhar 0,48%, cotando-se nos 22.307,58 pontos.
Venezuela

Governo da Venezuela prolonga horário especial 

O Governo venezuelano decidiu prolongar até sexta-feira o horário especial laboral e escolar, devido às falhas elétricas que se registam em vários estados.
Venezuela

Guterres fala com governo venezuelano

O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, reuniu-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres, com quem conversou sobre "temas essenciais" para a Venezuela.
Floresta

Brasil é o país que perdeu maior área de florestas

O mundo perdeu 12 milhões de hectares de florestas tropicais em 2018, o tamanho da Nicarágua, segundo o World Resources Institute (WRI).

Lucro da Facebook cresce 26%

A Facebook criou uma provisão de contingência para enfrentar uma possível multa da Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês) de três mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros).
Liberdades

O medo da liberdade /premium

120
O que esta nova esquerda busca não se reduz ao desenvolvimento de um Estado tutelar. É algo que visa a perfeita eliminação da sociedade como realidade distinta do Estado. Basta ouvir Catarina Martins.
Serviço Nacional de Saúde

As mentiras e as aldrabices das listas de espera /premium

657
O anúncio de que podemos passar a tirar o bilhete de identidade em 5 minutos e o relatório que confirmava que os números das listas de espera tinham sido mascarados tirou-me do sério. E tenho provas.
25 de Abril

Princípio da União de Interesses

O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

O novo capítulo dos "Vingadores", um filme de Gus Van Sant rodado no Japão, "Menina", de Cristina Pinheiro, e "Teen Spirit: Conquista o Sonho" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

“Teen Spirit". Quem quer ser cantora pop

Elle Fanning interpreta uma rapariga que só quer cantar e por isso ruma à televisão em "Teen Spirit: Conquista o Sonho", o filme de estreia de Max Minghella. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Tesla

Grande trambolhão! Tesla perdeu 702 milhões

158
A Tesla revelou os resultados do primeiro trimestre de 2019 e os números são francamente maus. Uma facturação abaixo do esperado gerou 702 milhões de dólares em prejuízos.
Maioria de Esquerda

Descrispação: ainda alguém se lembra? /premium

O fim do mito da “descrispação” está repleto de significado. O PS pode enterrar a fórmula do poder perpétuo que, em tempos, julgara ter encontrado através do controlo hegemónico do Estado e das ruas.
25 de Abril

O meu 25 de Abril

O 25 de Abril de 1974 valeu bem a pena sobretudo por tudo aquilo que veio a significar quando a poeira revolucionária poisou e Portugal começou a acertar o relógio pelos ponteiros da História.
Egito

Egipto. 35 múmias encontradas em túmulo 

195
Homens, mulheres e até uma mãe e filho. Uma equipa de arqueólogos encontrou no Egipto 35 múmias da última era dos faraós, num túmulo que estava bloqueado e coberto de areia.
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

393
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
Hóquei em Patins

Dragão Caixa interditado três jogos

O Dragão Caixa, pavilhão do FC Porto, foi interditado por três jogos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) devido aos incidentes no jogo com o Sporting.
Tesla

Tesla quer ser “a Uber e o Airbnb” dos eléctricos

No Autonomy Investor Day, a Tesla surpreendeu investidores e concorrentes ao revelar que a sua condução autónoma vai ser activada já em 2020. E quer concorrer com a Uber com os Tesla dos clientes.
Cultura

Estado vai mesmo deitar fora peças arqueológicas?

985
“Aumento colossal” de bens recolhidos no subsolo levou Direção-Geral do Património a sugerir descarte de objetos. "Grave incumprimento da lei", acusam professores da Universidade de Évora.
Turquia

Turquia. Realizador diz que Democracia vai chegar

Segundo Zirek, os turcos querem uma mudança face ao autoritarismo do presidente Erdogan. Para o ator e realizador, as recentes eleições mostram que "começam a ser levantadas questões".
Moçambique

Moçambique. Ciclone Kenneth está a chegar

Em atualização 1.251
O ciclone deve atingir o norte de Moçambique esta quinta-feira e o governo moçambicano desbloqueou um fundo de emergência de 1,3 milhões de euros. Nas ilhas Comores, a tempestade matou três pessoas.
Bolsa

Wall Street fecha em baixa

A bolsa nova-iorquina encerrou esta quarta-feira em baixa ligeira. Resultados empresariais não deslumbraram os investidores.
25 de Abril

Os generais de Abril /premium

452
Os capitães foram fundamentais para fazer o 25 de Abril, mas a revolução precisou dos generais para acontecer e a sua história também precisa deles para fazer sentido. Um ensaio de Rui Ramos.
Brasil

Eric Nepomuceno: há um "golpe de estado perfeito"

O jornalista e escritor brasileiro Eric Nepomuceno afirmou que a democracia corre "um risco seríssimo" no Brasil, onde está em curso o que definiu como um "golpe de Estado perfeito".
Angola

Malária em Angola: mais de 25.000 mortes em 2 anos

Angola registou nos dois últimos anos um total de 25.781 óbitos provocados pela malária, doença que já atingiu, no primeiro trimestre, 1,2 milhões de casos, informou fonte sanitária angolana.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo orgulhoso de andar "à-vontade" pelo país

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o caráter pacífico da democracia portuguesa, dizendo ter orgulho em ser um Presidente da República que pode andar à vontade pelo país, fator admirado por estrangeiros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)