Dark Mode 76,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Últimas

Noticiário

4h. Protestos por George Floyd. Media sob fogo

Nos Estados Unidos continuam manifestações contra brutalidade policial, depois da morte de George Floyd. E por cá, o ministro do Ensino Superior quer cursos mais curtos e com menos aulas.
Noticiário

3h. Liga. SAD dos clubes impedem 5 substituições

No futebol, as SAD dos clubes impedem que se realizem 5 substituições na próxima jornada da 1ª Liga. E ainda, associações de centros comerciais garantem que há condições para reabrir no dia 1 de junho
Noticiário

2h. Médicos "apreensivos" com situação em Lisboa

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública mostra preocupação face a Lisboa. E ainda, a Associação portuguesa de Centros Comerciais admite-se frustrada com restrições a Lisboa.
Noticiário

1h. Orientações da DGS para ginásios

As orientações da Direção-Geral da Saúde para ginásios que reabrem dia 1 de junho. E ainda, as declarações do vice-reitor do Santuário de Fátima que a partir de hoje voltam a receber peregrinos.
Resposta Pronta

"É fundamental reforço de capacidade de resposta"

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que os médicos estão apreensivos com a situação da epidemia na Região de Lisboa.  
Jair Bolsonaro

Moro insinua que Bolsonaro quis proteger filho

Em causa, dois pontos propostos pelo Congresso no projeto anticrime, um dos principais planos desenvolvidos por Moro, enquanto ministro da Justiça do Governo de Bolsonaro.
Donald Trump

Taylor Swift ataca Trump por incitar à violência

Taylor Swift ataca Trump pelas incitações à violência após os tumultos que se sucederam à morte de George Floyd pela polícia de Minneapolis: “Vamos votar-te daí para fora em novembro”, escreveu.
SpaceX

Protótipo de nave espacial da SpaceX explode 

120
A explosão ocorreu precisamente um dia antes da SpaceX de Elon Musk enviar pela primeira vez uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional. Veja as imagens.
Resposta Pronta

"Frustração. Espaços podiam abrir"

O presidente da Associação de Centros Comerciais, admite-se frustado com a exceção imposta à A.M. de Lisboa na reabertura. António Sampaio Matos considera que com medidas era posssível reabrir.
Noticiário

00h. Máscara não obrigatória com declaração médica

Os cidadãos já não são obrigados a utilizar máscaras ou viseiras caso tenham uma declaração médica que ateste a impossibilidade de usar. É uma das novidades da nova fase de desconfinamento.
Energias Alternativas

O “admirável mundo novo”

Se viabilizar a produção de hidrogénio verde Portugal tem a oportunidade de encabeçar a criação de um mercado que, à escala global, pode significar a redução de até 50% das emissões de gases de estufa
Corrupção

O populismo é sintoma, temos que tratar é a doença

O populismo é a reacção à crise da nossa democracia, à promiscuidade entre políticos, poder económico e jornalistas, aos escândalos de corrupção e amiguismo que assombram as elites e passam impunes.
Crónica

Cultura: sonho e realidade

Nesta fase, o teatro, as artes, a cultura não animam sonhadores e a vida tornou-se fealdade para os que a temperavam de alegria, de entusiasmo, de vocação realizada. E o medo é doença grave, a crescer
Família

Política familiar

Devemos pois governar para as famílias, como base nuclear. Se assim for, teremos como consequência, mais felicidade, melhor economia, educação garantida.
Coronavírus

Tornámo-nos num país de fingimentos

Fingimos que a calamidade Covid19, injustificada em Portugal, é superior à calamidade económica que se vive, completamente ocultada, essa sim, cada vez mais grave e sem perspetiva de melhoria.
Restaurantes

5 razões (e mais uma) para ir a um restaurante

Voltar a um restaurante pode não ser, nestes dias, tema que o deixe confortável. Mas os proprietários estão a fazer o máximo para que o regresso decorra sem percalços e não tenham de tornar a fechar.
Palavras cruzadas

Gente avermelhada que não vê os perigos de Pequim

Hans queixa-se a Archibald que lhe parece que em S. Bento fazem de conta que não percebem que os chineses andam a falar com os europeus como uma arrogância como se a UE e os lusitanos fossem lixo.
Coronavírus

O guia para ginásios e locais de atividade física /premium

A Direção-Geral da Saúde lançou um conjunto de recomendações para ginásios e locais de atividade física. Sugere marcar lugares no chão e pede que continuem suspensas sessões com idosos ou grávidas
Universidades

Cursos mais curtos e menos horas semanais

Manuel Heitor defende que diminuir a carga horária e a duração dos cursos favorece a aprendizagem ao longo da vida. Ministro deu exemplo do norte da Europa onde essa tradição já existe.
Igreja Católica

São João Paulo II, O Grande /premium

Para os cristãos, São João Paulo II é, sobretudo, um grande santo. Para o mundo, é um dos maiores exemplos de amor à liberdade e de defesa dos direitos humanos.
Ditadura

Putin e Xi: irmãos na repressão das liberdades /premium

Tanto os dirigentes da China e da Rússia tentam sair desta crise como vencedores, como salvadores do seu e de outros povos. E o chamado Ocidente não parece ter dirigentes capazes de lhes fazer frente.
Impostos

Mais do mesmo ou um verdadeiro choque fiscal?

As tradicionais medidas de aumento de impostos em tempos de crise não têm trazido mais do estagnação ou parco crescimento economico. Porque não mudar de rumo e ousar fazer mais do que isso?
Relações Internacionais

As pontes que já construímos: conexões com a Ásia

O que é importante entender é que a história do encontro da "Europa" e da "Ásia", dois grupos em si imaginados e inventados, tem ainda partes que permanecem não contadas.
União Europeia

A Europa e o nosso futuro

Se no momento da implementação do Euro o desafio era o da convergência económica e social no espaço europeu, hoje não pode deixar de ser o da afirmação da saúde como tarefa comum da União Europeia.
Coronavírus

Habituem-se: um retrato da “nova normalidade” /premium

A RTP, pelo menos, continua a pendurar a “hashtag” #fiqueemcasa no cantinho do ecrã. O governo manda-nos sair de casa. A DGS tem dias. O meu vizinho dorme na sala do condomínio. Obedeça a todos.
Futebol

Eleições na FPF marcadas para 10 de julho

Até ao momento, apenas o atual presidente, Fernando Gomes, manifestou a intenção de concorrer, para aquele que pode ser o seu terceiro e último mandato.
Audi

Audi promete eléctrico eficiente dentro de 4 anos

A Audi revelou que pretende lançar no mercado um novo veículo eléctrico, alimentado a bateria, em 2024. Promete ser mais eficiente, fruto do trabalho de um novo grupo denominado Artemis.
Coronavírus

Grécia põe Portugal fora do mapa de turistas

526
A partir de 15 de junho, turistas de 29 países podem voltar a visitar um dos destinos mais populares da Europa. A lista inclui países vizinhos, mas também China e Alemanha. Portugal está de fora.
Resposta Pronta

"Medidas permitem sensação de segurança"

Regressam este sábado as missas com peregrinos em Fátima. O vice-reitor do Santuário diz que "é dos sítios mais seguros para celebrações comunitárias".  
Noticiário

23h.Aprovado fim do "dever cívico de recolhimento"

Este dever é levantado a partir da próxima segunda-feira dia 1 de junho. É uma decisão que consta de um comunicado do Conselho de Ministros que informa ainda do prolongamento do estado de calamidade.
PSD

Autárquicas: a vacina de Rio contra "vírus" no PSD /premium

O PSD vai ter eleições em várias estruturas, mas críticos rejeitam atacar Rio. Mesmo os 'montenegristas' e autores da tentativa de "impeachment" de 2018 pedem paz e unidade. Motivo: autárquicas
Noticiário

22h. Donald Trump anuncia saída dos EUA da OMS

O presidente norte-americano afirma que a Organização Mundial de Saúde é controlada pelo governo chinês, e justifica assim a decisão.
Coronavírus

Pároco de Braga celebra missa em campo de futebol

Um pároco de Braga vai celebrar missas num campo de futebol e em dois pavilhões gimnodesportivos, para "fintar" a falta de espaço nas igrejas decorrente das restrições impostas devido à pandemia.
Coronavírus

Algarve: O ano está "praticamente perdido"

Os concessionários das praias algarvias discordam da lotação definida pelas autoridades para as praias da região, considerando que será difícil cobrir custos e que este ano está "praticamente perdido"
Coronavírus

França. Quase 150 mil casos confirmados 

A França regista 149.668 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 597 novos casos nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, houve 61 novos mortos.
Coronavírus

742 elementos da Autoridade Marítima vigiam praias

As praias vão ser vigiadas por 742 elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Polícia Marítima e Marinha. Autoridades dizem que "dificilmente" se consegue barrar entradas.
Universidade do Minho

UMinho. Arquivado inquérito sobre fundos europeus

O Ministério Público arquivou o inquérito em que se investigavam "irregularidades" detetadas na gestão de fundos europeus em projetos de investigação da responsabilidade da Universidade do Minho.
Desastres Naturais

Póvoa de Lanhoso. Inundações após chuva e granizo

Um fenómeno "muito repentino" de chuva intensa e queda de granizo provocou esta sexta-feira queda de árvores e inundações no concelho de Póvoa de Lanhoso.
Coronavírus

37 países juntos para garantir acesso a dados

Portugal junta-se a 37 países que aderiram a uma plataforma lançada pela OMS, para garantir o acesso equitativo a dados científicos e a tecnologia de diagnóstico, prevenção e tratamento da Covid-19.
Estados Unidos da América

EUA. Suspensas entradas de "risco" de chineses

Os Estados Unidos vão suspender a entrada de cidadãos da China que sejam considerados como "potenciais riscos" para a segurança do país.
Meteorologia

Diversas estações registaram onda de calor em maio

Diversas estações meteorológicas do país registaram onda de calor durante o mês de maio, variando entre 6 e 12 dias, com valores de temperatura máxima do ar superiores a 35 graus em alguns dias.
Estados Unidos da América

Minneapolis está a arder e Trump deita gasolina /premium

192
Um homem negro morre às mãos da polícia e os motins explodem na América. A história não é nova, mas, à beira de eleições e com o voto afro-americano em disputa, ganha nova relevância.
Meteorologia

Temperaturas vão baixar e vem aí chuva

481
O fim de semana ainda será de calor, mas as nuvens vão começar a esconder o sol, as temperaturas começam a descer e prevê-se uma semana de chuva. O tempo pode, no entanto, mudar na terça-feira.
Isto Não Passa na Rádio

Quando os cantores cantam sobre si próprios

De Bruce Springsteen a Sam The Kid, passando por Patti Smith e Courtney Barnett. Ouça neste programa as melhores canções autobiográficas de sempre. 
Fiat

Fiat 500 e Panda Hybrid têm defesas contra vírus

Para afastar os temores do coronavírus, a Fiat Chrysler Automobiles passou a integrar o "pack" D-Fence nos Fiat 500 e Panda Hybrid. O objectivo é não só desinfectar o ar a bordo, como as superfícies.
Noticiário

21h. Fátima retoma celebrações com peregrinos

Para garantir a participação do maior número de pessoas nestas missas, em segurança, as celebrações vão ser concentradas maioritariamente na Basílica da Santíssima Trindade.
Violência Doméstica

257 mulheres acolhidas em casas de abrigo /premium

Foram abertas 100 novas vagas para abrigar vítimas, temendo o confinamento das famílias. Um dos casos foi resolvido com a cumplicidade de uma professora que contactou a secretária de Estado.
Coronavírus

Centros comerciais "frustrados" sobre Lisboa

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais mostrou-se satisfeita com a reabertura na segunda-feira, mas não esconde "frustração" pela exceção imposta à Área Metropolitana de Lisboa.
Coronavírus

AR. Máscara recomendada até quando se discursa

A DGS recomendou ao parlamento que o uso de máscara se mantenha mesmo "no ato de tomada da palavra". Ferro Rodrigues já transmitiu a informação aos partidos.
Coronavírus

Madeira. Teste à chegada é comunicado em 12 horas

O resultado do teste à Covid-19, obrigatório para os passageiros desembarcados nos aeroportos da Madeira a partir de 1 de julho, será comunicado no período de 12 horas.
Coronavírus

App Covid sem data. Costa diz que vai instalar

125
Ainda não há data para uma app de rastreio da Covid-19. António Costa garante que vai fazer o download, mas Governo tem dúvidas sobre o trabalho do INESC TEC porque quer evitar "partidas".
Coronavírus

Desconfinar, mas menos em Lisboa  /premium

A situação na região de Lisboa gerou "preocupação" e o Governo travou o calendário de desconfinamento. Resultado do aperto de vigilância nas origens do surto vai definir o passo a dar a seguir.
Coronavírus

362.028 mortos e mais de 5,8 milhões infetados

A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 362.028 pessoas e infetou mais de 5,8 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 2.420.600 são agora considerados recuperados.
Emissão Especial

Na missa vai comungar-se sem 'Amén'

O habitual 'Amén' vai ser em conjunto antes da comunhão. Conversámos com o padre Nuno Rosário Fernandes, da Igreja de Benfica, sobre as novas regras para as missas presenciais que regressam no sábado.
Coronavírus

Casos. Como se compara Portugal com outros países /premium

Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública analisaram a evolução de casos em Portugal e noutros países que começaram a reabrir. Comparação é "um desafio" por causa da diferença de realidades.
Tráfico Humano

MP acusa 3 pessoas de tráfico de pessoas

O Ministério Público de Portalegre acusou três cidadãos estrangeiros dos crimes de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal. Foram sinalizadas 12 vítimas de tráfico de seres humanos.
Coronavírus

Transavia France retoma voos para Portugal dia 15

A Transavia France vai retomar os voos para Portugal a partir de 15 de junho, de Lyon e Nantes para Faro, Porto e Lisboa, com as ligações de Paris e Montpellier previstas para dia 26.
Coronavírus

Carris repõe quatro carreiras a partir de sábado

A reposição das carreiras rodoviárias 716, 720, 732 e 797 vai reforçar a oferta da Carris para 95% a partir de sábado, acompanhada de um reforço da operação de autocarros e elétricos.
Atenas

Desalojamento de 11 mil refugiados gera protesto

Várias pessoas protestaram em Atenas contra a decisão do governo grego de desalojar, a partir da próxima semana, milhares de migrantes que obtiveram o estatuto de refugiado.
Praia

Ministro deseja "pouco trabalho" aos socorristas

O ministro da Defesa desejou "bom trabalho, mas pouco trabalho" aos elementos do ISN que vão ajudar a vigiar as praias durante o verão e fez um apelo ao civismo dos portugueses.
Noticiário

20h. Restaurantes podem voltar à lotação máxima

Nesta edição, as novidades anunciadas pelo primeiro-ministro sobre o setor da restauração e a reabertura do pré-escolar. Teletrabalho também com novas regras. Ainda os protestos nos Estados Unidos.
Resposta Pronta

Ginásios. "Estamos prontos para abrir"

José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal, considera uma "grande responsabilidade" para o setor, mas garante que os ginásios vão "cumprir todas as regras" da DGS.
K4

23 anos a pintar de Hazul ruas do Porto e não só

Famoso cá e lá fora pelas obras de street art, em especial mulheres sem nome nem rosto, Hazul não mostra a cara nem revela a identidade.
Coronavírus

Posso ir ao shopping? E ao ginásio? E em Lisboa? /premium

Ginásios reabrem a 1 de junho, abertura de ATL foi adiada 15 dias. Em Lisboa, as regras são mais apertadas e só há centros comerciais a 4 de junho. 48 respostas sobre o que muda na segunda-feira.
Conversas de Fim de Tarde

Ana Bacalhau: "Não vai ficar tudo bem"

A artista lançou hoje o single "Memória", mas "ainda falta meio disco" devido ao confinamento. Quanto à pandemia diz que "não houve uma resposta rápida para quem precisa de ajudas no setor cultural".
Coronavírus

O Bando estreia "Antes do Mar" sobre migrações

"Antes do mar" é "uma provocação e uma reinvenção da nossa forma de lidar com os paradigmas religiosos, sociais, da tribo". Quase todo o processo criativo da peça foi realizado "online".
Coronavírus

Museu do Luxemburgo exibe mostra coletiva

A lista de artistas representados na exposição inclui os portugueses Ana Manso e Pedro Cabrita Reis, para além do brasileiro sediado em Portugal Adriano Amaral.
Coronavírus

Renault mantém-se na Fórmula 1

A Renault vai manter-se na Fórmula 1, garantiu a diretora-geral interina, considerando que as alterações ao regulamento de competições e que devem entrar em vigor em 2021 "são boas para a marca".
Coronavírus

Pelo menos 33 municípios do interior sem casos 

Pelo menos 33 municípios do continente, localizados principalmente no interior do Alentejo e do Centro, mantém-se imunes À pandemia. Três destas fazem parte de Vila Real, a zona mais afetada.
Coronavírus

Lisboa quer mais oferta de transportes

Os municípios da AML querem um aumento da oferta do serviço público de transporte e o reforço das medidas de segurança e higienização nos veículos, após situação epidemiológica na região ter agravado.
Coronavírus

Açores. Aeroporto deserto em dia de retoma 

A SATA Air Açores, que opera entre as ilhas da região, retomou esta sexta-feira a sua operação. Além dos poucos passageiros, o próprio aeroporto encontrava-se a funcionar a 'meio-gás'
Coronavírus

Novo estado de calamidade na Terceira e S. Miguel

A decisão é justificada pelo facto de o número de casos recuperados da infeção pelo novo coronavírus ter registado "um crescimento contínuo", existindo apenas dois casos positivos ativos em S. Miguel.
União Europeia

Santos Silva. Autonomia de Hong-Kong em perigo

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a decisão da Assembleia do Povo de aprovar uma nova lei de segurança para Hong-Kong "põe em risco o princípio 'um país, dois sistemas'".
Estados Unidos da América

Trump anuncia corte de laços com a OMS

Atualizado 1490
É o fim da linha na relação com a OMS. Depois de semanas de indefinição, Donald Trump anunciou que os EUA estão a encerrar laços com a Organização Mundial de Saúde.
Coronavírus

Crédito malparado de particulares e empresas desce

Em abril, segundo as estatísticas do banco central, o stock de empréstimos aos particulares era de 118,7 mil milhões de euros, menos 0,14% do que em março e mais 3,10% do que em abril de 2019.
Macau

Tribunal de Macau proíbe vigília sobre Tiananmen

Esta é a primeira vez em 30 anos que não se realiza em Macau uma vigília para assinalar o movimento democrático chinês que resultou no massacre de Tiananmen.
Coronavírus

Guiné. Muitas crianças podem não voltar à escola

"Algumas crianças podem não regressar à escola e as meninas estão desproporcionalmente em risco de desistir", alertou a ONU num relatório, segundo o qual a migração deverá continuar a aumentar.
Coronavírus

China. Banco central injeta 37 mil milhões €

Esta injeção vai realizar-se através de acordos de recompra reversa em sete dias. A taxa de juros para este tipo de operação, uma das principais ferramentas de injeção de liquidez do banco central per
Coronavírus

Sistema de saúde da Guiné-Bissau pode colapsar

"Se em tempos normais, o sistema de saúde local é altamente frágil, com a Covid-19 pode colapsar", alertaram as Nações Unidas num relatório sobre o impacto socioeconómico da Covid-19 no país.
Coronavírus

Timor flexibiliza regras do estado de emergência

Estabelecimentos de ensino pré-escolar, de ensino básico, de ensino secundário, de ensino superior e de formação profissional ou técnico-vocacional vão poder retomar atividades em regime presencial.
Coronavírus

DGS: "risco aumentado" nos cultos religiosos

As cerimónias religiosas presenciais, retomadas no sábado, acarretam um "risco aumentado" de propagação da Covid-19, alerta a DGS no documento em que define as medidas de prevenção em locais de culto.
Coronavírus

OMS recomenda fumadores a deixarem vício

A Organização Mundial da Saúde recomendou aos fumadores que tomem medidas imediatas para deixarem de fumar, para se prevenirem de situações graves em caso de contágio por Covid-19.
PSD

Autárquicas. Rio não descarta coligações com o PAN /premium

Rio foi questionado por distritais sobre coligações com o PAN nas autárquicas e disse não ter, a priori, nada contra. Apelou a que haja critério nas coligações com o CDS e só quer candidatos em 2021.
Coronavírus

Realizados 1.320 testes a profissionais da pesca

Foram realizados até ao momento 1.320 testes de despiste à Covid-19 a profissionais do setor da pesca, estando ainda agendados mais 1.670 nos portos de pesca do continente.
Roger Federer

Federer é o desportista mais bem pago do Mundo

O tenista suíço Roger Federer lidera pela primeira vez o ranking dos atletas mais bem pagos no mundo, com 95,5 milhões de euros, seguido do trio de futebolistas Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar.
Brasil

Brasil. Recuperação iniciada em 2017 acabou

O governo brasileiro admitiu que o ciclo de recuperação económica iniciado em 2017 acabou, com os impactos iniciais da pandemia na economia a partir de março deste ano a reverterem este processo.
Coronavírus

Reino Unido regista mais 324 mortes

O Reino Unido registou mais 324 mortes nas últimas 24 horas, somando 38.161 óbitos durante a pandemia de Covid-19. Foram diagnosticados mais 2.095 infetados. Total é de 271.222 casos.
Coronavírus

Cascais vai implementar corredores de circulação

Cascais vai implementar corredores de circulação no areal das praias, para as pessoas cumprirem o distanciamento social, e vai definir trajetos para os vendedores ambulantes.
Coronavírus

Layoff. Iniciada nova ação de fiscalização

A Autoridade para as Condições do Trabalho uma nova ação nacional de fiscalização relacionada com o layoff simplificado, em articulação com o Instituto de Segurança Social.
Liga dos Campeões

UEFA analisa "todas as hipóteses" de calendário

A UEFA está a "analisar todas as opções" em relação ao calendário e ao formato da Liga dos Campeões, interrompida em março devido à pandemia. Decisão conhecida em junho.
Coronavírus

SATA. "O que não nos mata deixa-nos mais fortes"

A companhia aérea diz que o momento agora é de "comunicar positivamente, mantendo as medidas de segurança e saúde pública", a começar desde logo para os trabalhadores da transportadora.
Coronavírus

Sindicato diz que Impala vai despedir 54 pessoas

O Sindicato dos Jornalistas diz que foi informado por trabalhadores da Impala de que o grupo vai avançar com o despedimento coletivo de 54 pessoas, desconhecendo quantos são jornalistas.
Coronavírus

Itália. Mais 87 mortes e mais de 500 novos casos

Itália registou 87 mortes associados à Covid-19 nas últimas 24 horas, número superior ao do dia anterior, tendo reportado mais 516 novos casos da doença.
Coronavírus

Espanha. 27.121 mortes desde início da pandemia

Espanha registou um total de 27.121 mortes no país devido à pandemia de Covid-19, mais dois do que o número de quinta-feira, e 39 notificados cuja morte ocorreu nos últimos sete dias.
Museus

Museus. Abre a 1ª fase de concursos para direções

Concursos para as direções de museus, palácios e monumentos nacionais, vão abrir em duas fases, uma agora e a segunda em 19 de junho. Graça Fonseca recomenda "visão para dez anos".
Coronavírus

Igreja de Setúbal reabre com "paróquia virtual"

A Igreja de São Sebastião, em Setúbal, vai reabrir no sábado e está confiante de que fez tudo o que era "humanamente possível" para implementar as regras de segurança. "Paróquia virtual" mantém-se.
Coronavírus

Festival Matosinhos em Jazz adiado para 2021

A 3.ª edição do renovado festival Matosinhos em Jazz, que deveria decorrer ao longo do mês de julho naquela cidade, foi adiada para julho de 2021, e vai realizar-se no Parque Basílio Teles.
Noticiário

19h. Governo adia desconfinamento em Lisboa

Nesta edição, os anúncios do Governo para a próxima fase de desconfinamento. António Costa garante regras especiais Área Metropolitana de Lisboa. ginásios reabrem a 1 de junho.
Coronavírus

As linhas verdes nos gráficos do desconfinamento /premium

A área metropolitana de Lisboa teve direito a slides dedicados na apresentação da última fase de desconfinamento. Governo reconhece "preocupação face à evolução da área de Lisboa".
Novo Banco

Os mistérios do Novo Banco /premium

125
O Estado está obrigado a meter dinheiro no Novo Banco?A gestão está a ampliar perdas para receber mais apoios? Como foram atribuídos bónus quando há prejuízos? O que se esconde nos contratos de venda?
GNR

GNR de folga salva homem de carro em chamas 

294
Militar trabalha na Unidade de Intervenção da GNR, mas estava de folga quando deparou com o acidente em Almeirim. Vítima sofreu queimaduras e está internada.
Pet Radio

Porque é que os cães fogem de casa?

Alguns cães fogem porque sofrem maus tratos, outros por uma questão social ou por recompensas lá fora, porque precisam de mais exercício ou por motivação sexual. É algo natural. Como lidar com isso?
Emissão Especial

O que muda na terceira fase de desconfinamento?

As declarações de António Costa, no final do Conselho de Ministros. "Medidas de desconfinamento não tiveram impacto negativo" na evolução da pandemia, admite do primeiro-ministro. Ouça aqui. 
Coronavírus

Cardeal Marto critica quem exige comunhão na boca

1963
Numa entrevista a um podcast da Companhia de Jesus, o cardeal D. António Marto defendeu que as mãos são dignas de receber a hóstia — ao mesmo tempo que "há tanta sujidade às vezes nas bocas".
Bandex

Bandex. O regresso do Bruno

Depois de ter sido absolvido no caso da invasão a Alcochete, o ex-presidente do Sporting falou aos jornalistas, disparando em várias direções, e avisou que a partir de agora vai sair do confinamento.
Estados Unidos da América

Detido agente que provocou a morte de George Floyd

Atualizado 661
Derek Chauvin, o agente que provocou a morte do afroamericano de 46 anos, foi detido nesta sexta-feira. A detenção acontece quatro dias depois da captura das imagens que se tornaram virais.
CNN

Jornalista da CNN detido em direto em Minneapolis

142
Estava em direto quando foi abordado pela polícia. Em minutos foi detido, sem razão aparente e levado pelas autoridades. Joe Biden, candidato presidencial democrata, associa caso a racismo.
Coronavírus

Lar com 32 infetados. Familiares exigem demissão

Familiares dos utentes do CBESQ, em Queluz, onde já foram confirmados 32 casos de infeção e morreram dois idosos, vão juntar-se este sábado em vigília. E exigir a demissão da direção do lar.
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Porque Sim Não é Resposta

Lares: "A solidão torna-se irrespirável"

102
A solidão pode levar alguns idosos em lares a perguntarem-se se "vale a pena insistir em estar vivo", uma "espécie de suicídio aos bocadinhos faz com que estas pessoas vão definhando", diz Eduardo Sá.
Cinema

Cinema Trindade reabre com novidades a 1 de junho

“Surdina” é o novo filme do realizador Rodrigo Areias e marca a reabertura do Cinema Trindade, no Porto, com duas sessões especiais na segunda-feira. Há ainda quatro estreias para ver até dia 10.
Energia Solar

Galamba anuncia fim antecipado da central de Sines

Atualizado 105
Secretário de Estado da Energia diz que encerramento antecipado de Sines, antes de 2023, pode permitir que os promotores de energia solar que resultem do novo leilão comecem a produzir mais cedo.
Santa Maria da Feira

Camionista da Feira desaparecido desde 5.ª feira

Motorista de veículos pesados, de 60 anos, de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, está desaparecido desde a madrugada de quinta-feira. Camião foi encontrado na berma da estrada em Santa Luzia.
Hong Kong

China acusa EUA de "capturar" Conselho da ONU

A China acusou Washington de "capturar o Conselho de Segurança das Nações Unidas". Em causa está o pedido de uma reunião sobre a lei de segurança nacional de Hong Kong que foi aprovada.
Coronavírus

Profissionais da dança preocupados com o regresso 

A Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea diz ser "preocupante" que as orientações para os equipamentos culturais não façam referência às necessidades específicas destes profissionais.
Noticiário

17h. Centeno elogia resposta europeia à crise

Nesta edição, as declarações do presidente do Eurogrupo que, em entrevista à CNBC, afirma que as medidas de resposta à crise são "um salto na integração" na União Europeia.
Coronavírus

Murray regressa à competição em torneio solidário

O britânico Andy Murray regressará aos courts no final de junho para um torneio de beneficência. Fundos reverterão para o serviço da saúde do Reino Unido.
Cabo Verde

Cabo Verde. Filhos de polícia morto recebem pensão

Os filhos menores do agente policial assassinado em outubro do ano passado por um colega, durante uma operação na cidade da Praia, vão ter direito a uma pensão
Coronavírus

Dinamarca e Noruega reabrem respetivas fronteiras

A Dinamarca e a Noruega vão permitir a partir de 15 de junho viagens turísticas entre os dois países, tendo excluído a Suécia desta reciprocidade devido à situação epidemiológica registada neste país.
Incêndios

Empresas florestais criticam "falta de diálogo"

A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente contestou a "falta de diálogo entre quem está a decidir e o setor florestal", considerando que é "um mau princípio".
Banca

Limitar comissões pode prejudicar consumidores

O diretor da Mastercard Portugal considerou que as leis sobre comissões bancárias podem acabar por "não defender o consumidor", defendendo que limitar preços poderá limitar também a inovação.
Estado Islâmico

Estado Islâmico amaldiçoa novo PM iraquiano

Numa mensagem áudio, é questionada a razão que levou ao encerramento de várias mesquitas, entre elas a de Meca, o que tem inviabilizado as orações. O EI considera que muçulmanos são imunes ao vírus.
Coronavírus

Rodgers teve Covid. "Só me lembrei do Kilimanjaro"

O treinador do Leicester revelou que esteve infetado pouco depois da interrupção da Premier League. Demorou três semanas a recuperar, perdeu o cheiro e o paladar e está feliz por voltar a treinar.
Coronavírus

Marcelo. "Não basta o dinheiro de Bruxelas"

151
O apoio União Europeia para minimizar os efeitos da Covid-19 "ajuda muito", mas "não basta o dinheiro de Bruxelas", "é preciso que a economia arranque", defendeu o chefe de Estado.
Bombeiros

PAN quer reduzir 6 anos à idade da reforma 

O PAN avançou com um projeto de lei com o objetivo de que os bombeiros voluntários possam reformar-se seis anos mais cedo e também para que seja reposta a isenção do IRS das compensações e subsídios.
Coronavírus

Laboratório chinês acredita em vacina 99% eficaz

156
A CoronaVac ainda está na fase 2 dos testes e a fase 3 deve ter a colaboração de países europeus, porque a China tem agora poucos casos. Os testes em macacos revelaram eficácia da vacina.
Resposta Pronta

Trump vs Twitter: "Ninguém está imune à lei"

Liberdade de expressão "não está acima de crimes" e as redes sociais "não são imunes à lei". Daniel Freire e Almeida, especialista em Direito Internacional e Internet, sobre a guerra: Trump vs Twitter
Coronavírus

Centeno. Resposta europeia é "salto na integração"

Mário Centeno diz que as medidas da resposta europeia à crise são "um salto na integração" da União Europeia, considerando que "é muito mais fácil fazer progressos em tempo de crise".
Coronavírus

Portugal não respondeu sobre aviso para "vouchers"

Portugal fazia parte da lista de países que receberam avisos sobre eventuais procedimentos de infração por desrespeito da diretiva que salvaguarda direitos dos passageiros em viagens canceladas.
Coronavírus

PIB francês cai 5,3% no 1º. trimestre

O Produto Interno Bruto de França caiu 5,3% no primeiro trimestre do ano, menos que os 5,8% de abril. om esta queda, França iguala o pior dado histórico desde que há registo, em 1968.
Coronavírus

Tráfego de encomendas postais recua 5%

O tráfego de encomendas postais recuou 5% na semana passada em relação à anterior. "Nas últimas duas semanas, o tráfego caiu, mas está 18% acima do valor do período pré-Covid-19", diz Anacom.
Coronavírus

Portugueses preferem compra de produtos nacionais

Os portugueses têm privilegiado a compra de produtos nacionais, apesar de terem aumentado as transações online. 57% dos portugueses vão encomendar produtos online mais frequentemente.
Coronavírus

Unicef e UE doam equipamento a Moçambique

Um total de 11 toneladas de material chegou a Maputo de avião num voo de carga especial na quinta-feira com 134 mil máscaras cirúrgicas, 11 mil viseiras e 30 mil coberturas integrais.
Desportivo das Aves

Armando Silva recusa recandidatura ao Aves

O presidente confessa ter atingido "um desgaste pessoal e profissional grande" mas sente-se "satisfeito e orgulhoso por todo o trabalho" que fez enquanto presidente "em prol do clube".
Hungria

Hungria. Rangel acusa Bruxelas de passividade

O eurodeputado Paulo Rangel acusou a Comissão Europeia e o Conselho Europeu de passividade face à Hungria, defendendo sanções ao país pelos "desvios totalistaristas".
Itália

Itália. Milhares na rua pedem reforma do ensino

Milhares de médicos e estudantes de medicina manifestaram-se em toda a Itália, pedindo uma reforma do ensino na área, reclamando mais bolsas para especializações.
Coronavírus

3.000 pessoas impedidas de entrar em Portugal

Quinze pessoas foram detidas e cerca de três mil foram impedidas de entrar em Portugal desde que foi reposto temporariamente o controlo nas fronteiras terrestres devido à pandemia.
Coronavírus

Portas elogia ação de Rio durante pandemia /premium

159
Na semana em que Francisco Rodrigues dos Santos admitiu coligações com o Chega, Paulo Portas lembrou que tinha um princípio: "Não deixar que houvesse nada de relevante à direita do CDS".
Hong Kong

Hong Kong. Lei "viola obrigações internacionais"

295
EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália alinharam-se numa declaração, em que acusam a China de violar obrigações internacionais com a nova lei para Hong Kong. "Restringe as liberdades do povo", afirmam.
Concertos

Dino D'Santiago atua no Campo Pequeno a 6 de junho

"Não é nenhum sonho", garantiu o músico no Facebook. Dino D'Santiago vai atuar no próximo sábado, 6 de junho, no Campo Pequeno em Lisboa. Cinco dias antes, é a vez de "Deixem o Pimba em Paz!".
Sporting

Os outros crimes dos arguidos de Alcochete /premium

Tribunal condenou 41 dos 44 arguidos do processo, mas só nove vão cumprir pena efetiva de prisão porque tinham já cadastro criminal. Na lista há assaltos, sequestros, agressões e tráfico.
Coronavírus

Medina: centros comerciais podem não abrir já

À Rádio Renascença, Fernando Medina reforçou a importância de evitar aglomerações, centros comerciais incluídos. Rejeitou a ideia de cercas sanitárias e falou em “pontos relativamente bem delineados".
Futebol

"Como idiotas?". Capa que agita o futebol francês

O campeonato francês é o único dos cinco principais na Europa que não vai recomeçar. Numa capa dura e explícita, o L'Équipe juntou-se ao coro de críticas à decisão e marcou o dia na atualidade do país
Coronavírus

Ginásios tiveram quebra de mais de 75% 

Um questionário da Associação de Ginásios e Academias de Portugal revelou que mais de metade dos ginásios em Portugal tiveram uma quebra na faturação de mais de 75% devido à pandemia de Covid-19.
Assassinato

Corpo encontrado no rio Tejo em Santa Apolónia

A Autoridade Marítima Nacional anunciou esta sexta-feira que foi encontrado um corpo, de uma mulher, no rio Tejo, na zona de Santa Apolónia, em Lisboa. 
Cultura

Abertos primeiros concursos da DGArtes

Os primeiros concursos de 2020 têm um valor de 2,8 milhões de euros e contemplam atividades em formato presencial, virtual ou ambos. Estavam previstos para março, mas foram adiados devido à Covid-19.
Coronavírus

Proibição de festivais até 30 de setembro

Lei estabelece a proibição da realização de "festivais e espetáculos de natureza análoga" até 30 de setembro, tendo sido aprovada na semana passada no parlamento sem votos contra.
Coronavírus

Brasileiros "chumbam" administração de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa, 50% dos 2.069 entrevistados classificaram a administração do líder de extrema-direita como má ou péssima na gestão da crise sanitária. 27% consideraram boa ou excelente.
Viana do Castelo

Corpo de homem de 70 anos retirado do rio Lima 

O corpo de um homem com 70 anos foi retirado hoje do rio Lima, no lugar de Bemposta, freguesia de Lavradas, em Ponte de Barca, não tendo sido encontrado qualquer indício de crime.
Coronavírus

Maior aumento de novos casos desde 8 de maio /premium

1021
Portugal registou 350 novos casos com a região de Lisboa e Vale do Tejo a concentrar 92% desse valor. Loures continua a ser o concelho com mais casos. Internados com maior subida desde 7 de maio.
Coronavírus

Câmara do Porto: TAP tem visão colonialista 

O município diz que, "independentemente da importância que o setor do turismo tem para a cidade do Porto e para o Norte, há setores empresariais que dependem das boas e frequentes ligações aéreas".
Coronavírus

80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos

A Região Autónoma da Madeira foi a que apresentou maior peso de estabelecimentos com cancelamentos (90,4% dos estabelecimentos e 98,3% da capacidade oferecida), seguindo-se os Açores.
CTT

CTT. Sindicato diz que adesão foi de 74%

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações disseque adesão à greve nos CTT é de 74%. Já a empresa aponta "18,5%, sem impacto", no regular funcionamento.
Noticiário

15h. DGS: Covid-19 "não é uma constipação"

Diretora-Geral da Saúde volta a insistir em "situação complexa" na região de Lisboa, com o aumento de surtos, e deixa o aviso aos mais jovens: "Aglomerados estão contra-indicados".
Gabinete de Crise

O vírus prefere os pobres?

A doença saiu dos Alpes suíços e do Carnaval de Veneza e chegou aos subúrbios. A pandemia vem agora pôr a nu outros problemas.
Hong Kong

Hong Kong. Sanções à China não são solução

A União Europeia considera que sanções à China não são a forma de resolver os problemas com Pequim, garantindo que essa opção não está sobre a mesa e mostrando "profunda preocupação" dos 27.
Emprego

Conversas com Futuro: novas formas de trabalhar

Novas formas de estar a trabalhar. É este o tema escolhido entre o Observador e a JLL para falarmos, em direto no nosso site, no próximo dia 4 de junho, às 18h30.
Comentário

Números de Lisboa e Vale do Tejo são "impactantes"

A análise de Sara Antunes de Oliveira, editora de Sociedade do Observador, aos números da pandemia em Portugal. "Dentro dos 359 casos de ontem e hoje, 323 são em Lisboa e Vale do Tejo".
Coronavírus

Premier League "otimista" em ter público 

Liga inglesa de futebol está otimista quanto a ter público nos jogos em Inglaterra na próxima época, mesmo que isso signifique um processo "por etapas", elogiando os "adeptos incríveis" em Inglaterra.
Exposições

Yoko Ono. Exposição é inaugurada em Serralves

A exposição "O Jardim da Aprendizagem da Liberdade", de Yoko Ono, onde vão estar expostos trabalhos como "Maçã" e "EX IT", vai ser inaugurada no sábado, no Museu de Serralves, no Porto.
Coronavírus

Apoios a empresas devem garantir salários a 100%

Devido ao "número de despedimentos no país", a líder do BE apontou que "é preciso apoiar rapidamente as pessoas que perderam o acesso ao emprego sem terem acesso ao subsídio de desemprego.
Futebol

Rúben e um regresso ao som de Coldplay

A Premier League volta daqui a menos de um mês e regressa também o Wolves de Rúben Neves e companhia. O médio português tocou guitarra no isolamento e ouve sempre a mesma música antes dos jogos.
Twitter

Já pode agendar tweets para o dia que quiser

Twitter pode estar num braço de ferro com Trump mas a rede social não para de inovar e anunciou uma nova ferramenta na rede social: agendar tweets.
Emissão Especial

DGS avisa jovens: "Isto não é uma constipação"

442
"Os jovens que não se esqueçam que, mesmo tendo uma doença ligeira, podem transmitir o vírus a grupos de risco", reforça Diretora-Geral da Saúde. Ouça aqui na íntegra a conferência de imprensa. 
Fundo Monetário Internacional

FMI pede "cuidado" na transição energética 

A "transição para uma economia de baixo carbono precisa de ser gerida com cuidado para evitar reavaliações abruptas e não antecipadas", defende o Fundo Monetário Internacional.
Coronavírus

"Não se está a evitar risco" em Lisboa

1922
Graça Freitas diz que não se está a conseguir evitar os aglomerados de pessoas em cafés e nas ruas da região de Lisboa. Pediu mais responsabilidades aos jovens. E insistiu na vacinação.
Noticiário

14h. Maior aumento de casos desde 8 de maio

323 destes novos contágios foram registados em Lisboa. Região concentra assim mais de 92% dos novos casos diagnosticados. Há agora 31.946 infetados e 1.383 óbitos por Covid-19.
Coronavírus

Cultos religiosos regressam no sábado

Com novas regras para os fiéis e adaptações dos cultos, várias confissões religiosas preparam a retoma das cerimónias presenciais em Portugal, que será feita a partir de sábado.
Amnistia Internacional

Etiópia. Execuções e detenções em massa

A organização diz que as forças de segurança mataram pelo menos 25 pessoas em 2019 nas zonas leste e oeste de Guji, na região de Oromia, por suspeitas de apoio a um grupo rebelde.
Resposta Pronta

Renault Cacia: "Não antevemos" despedimentos

Ricardo Oliveira, responsável pela comunicação da Renault Portugal, admite que não estão previstos despedimentos na Renault Cacia e faz um balanço de "quebras de 75% no mercado" automóvel, em maio.
Renault

Como a Renault vai poupar 2000 milhões até 2023?

A Renault anunciou o seu plano para os próximos três anos, período em que visa uma redução de custos de 2000 milhões de euros. Há mudanças de métodos, partilha, objectivos e 15.000 despedimentos.
Desporto

Líder do CDS criticou, ironizou e cortou o cabelo /premium

Depois do encontro com empresários da restauração em Braga, o líder do CDS escolheu um barbeiro em Gaia para cortar o cabelo. Falou em medidas económicas, criticou o Governo e respondeu a Ventura.
Coronavírus

Orquestra Gulbenkian regressa aos ensaios

A atual temporada de música da Gulbenkian ficou em suspenso desde março por causa da pandemia da Covid-19, e afetou quase duas centenas de instrumentistas e cantores da Orquestra e Coro Gulbenkian.
Fórmula 1

Williams perde patrocínio da Fórmula 1

O conselho do Grupo Williams acredita que a revisão estratégica e o processo formal de venda são a coisa certa e prudente a fazer, no sentido de dar à equipa de Fórmula 1 "o melhor futuro possível".
Coronavírus

Lufthansa. Bruxelas exige remédios

Comissão Europeia garante não estar a criar obstáculos ao resgate pelo governo alemão da transportadora aérea Lufthansa, mas exigiu a criação de remédios para minimizar "a distorção da concorrência".
Noticiário

13h. PR: "Não basta só o dinheiro de Bruxelas"

Marcelo Rebelo de Sousa volta a frisar a importância dos fundos europeus, mas reforça que tem de haver apoio às empresas portuguesas. Presidente destaca reforço alargado do lay-off.
Celebridades

Weinstein novamente acusado de abusos sexuais

Mesmo atrás das grades, Weinstein continua a ser acusado de abusos sexuais. Agora, quatro mulheres acusam-no de novos crimes, uma delas seria menor à data dos acontecimentos, em festivais de cinema.
Coronavírus

Venda de conservas de peixe triplicou em março

As vendas de conservas de peixe para a grande distribuição triplicaram em março, face ao período homólogo. Já a partir de abril registaram uma "descida abrupta". Permanece a incerteza quanto ao verão.
Galiza

Valença e Tui pedem reabertura da ponte centenária

Presidentes das câmaras de Valença, no Alto Minho, e de Tui, na Galiza, lançaram "um pedido de socorro" aos governos de Portugal e de Espanha, no qual pedem a abertura da ponte que liga a eurocidade.
Coronavírus

Hóspedes terão caído 97,1% e dormidas 96,7%

Os hóspedes em alojamento turístico terão recuado 97,1% e as dormidas terão diminuído 96,7% em abril face ao mês homólogo do ano passado. Em causa esteva a "interrupção quase total da atividade".
Sinistralidade Rodoviária

Sinistralidade rodoviária regista decréscimo

Em relação ao mesmo período do ano passado houve menos 69,1% acidentes com vítimas, menos 59,2% vítimas mortais, menos 61,5% feridos graves e menos 72,5% feridos ligeiros.
Coronavírus

Hollywood longe de regressar às filmagens

O cancelamento das atividades causou uma disrupção sem precedentes na indústria do entretenimento, com um impacto financeiro estimado em 160 mil milhões de dólares (perto de 146 mil milhões de euros).
Madonna

Filho de Madonna homenageia George Floyd

314
O mais velho dos filhos adotivos de Madonna surgiu nas redes sociais a dançar o tema "They Don't Care About Us", de Michael Jackson. O vídeo é uma homenagem a George Floyd, o homem morto pela polícia.
Itália

Economia italiana contrai 5,3% no 1.º trimestre

Itália entrou em recessão, tendo havido uma queda de 5,4% no Produto Interno Bruto no primeiro trimestre do ano. Esta é a maior queda histórica registada desde o primeiro trimestre de 1995.
Polónia

Polónia será primeiro país com adeptos no estádio

Começou como hipótese esta semana, tornou-se oficial esta sexta-feira: a Polónia é o primeiro país a confirmar o regresso de adeptos ao estádio, a 19 de junho. Só 25% da capacidade estará preenchida.
Doenças

Saúde digestiva. Portugueses pouco informados

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia insiste na necessidade da prevenção, com análises e exames que podem salvar vidas. Apenas 48,4% dos portugueses conhecem doenças do aparelho digestivo.
Coronavírus

Monchique. Idosos anseiam por visitas nos lares

As visitas tiveram início a 18 de maio e só acontecem "com marcação, entre as 15h e as 18h e durante meia hora" para "permitir a desinfeção antes da visita seguinte.
Coronavírus

Brasil. ONG exige segurança para jornalistas

A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras denunciou a escalada de ataques dos apoiantes do chefe de Estado à imprensa, exigindo garantias de segurança por parte das autoridades.
Benfica

Plantel do Benfica concentrou-se no Seixal

O plantel do Benfica concentrou-se esta noite no Benfica Campus, no Seixal, tendo em vista a fase final da preparação para o recomeço da I Liga de futebol.
Noticiário

12h. PIB português com queda de 2,3% 

Dados do INE indicam que, em comparação com o mesmo período do ano passado, a economia portuguesa contraiu 2,3%. Em comparação com o último trimestre de 2019, queda é de quase 4%.
Coronavírus

Tráfego de dados cai 7% e de voz recua 2%

Entre 18 e 24 de maio, o tráfego de dados caiu 7% e o de voz 2%, face à semana anterior, tendo atingido valores mínimos desde início da pandemia. Pico foi atingido durante o estado de emergência.
Coronavírus

CP reforça oferta de comboios a 31 de maio

A partir de 31 de maio, a CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta de comboios Alfa Pendular e Intercidades, que passa a representar cerca de 75% daquela que existia antes da pandemia.
Coronavírus

Marcelo dormiu num hotel para ver condições

1105
O Presidente da República passou a noite num hotel para verificar as condições de higiene, considerando que "são muito estritas". O chefe de Estado revelou também que faz testes de 15 em 15 dias.
Liga dos Campeões

Champions. Lisboa na corrida para receber a final

Em Espanha, diz-se que Lisboa está na linha da frente para receber a final da Champions. A organização de Istambul, o local original, comunicou à UEFA que não consegue realizar o jogo sem adeptos.
Coronavírus

Confinar cedo pode ter sido "segredo" no Norte

201
Entre os 68 concelhos dos cinco distritos da região Norte, Mesão Frio, Boticas e Mondim de Basto foram os únicos três municípios a permanecer sem registo de infeções.
Noticiário

11h. EDP quer afastar Carlos Alexandre do caso

O advogado de António Mexia e João Manso Neto já apresentou um incidente de recusa do juiz como titular da instrução criminal do caso EDP. Interrogatórios marcados para junho ficam suspensos.
J. K. Rowling

J.K. Rowling. Cinco milhões leram nova história

A primeira parte de "The Ickabog", uma nova história infantil da autora de "Harry Potter", tive cinco milhões de visualizações nas primeiras 24 horas. J.K. Rowling já divulgou outros seis capítulos.
Atualidade

Prémios Auto Observador. Saiba quem ganhou /premium

Terminou a entrega dos troféus relativos aos Prémios Auto Observador 2020. Os nossos leitores elegeram o melhor veículo em cada categoria e um deles levou para casa um carro novo. Veja quem ganhou.
Explicador

"Regresso às missas está a ser preparado há muito"

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa reagiu ainda à perda de 50 milhões da Igreja devido à pandemia: "Vivemos das ofertas, não temos outras fontes de rendimentos. O impacto será grande".
Estados Unidos da América

EUA ponderam expulsar estudantes ligados à China

Até três mil estudantes e pesquisadores chineses com vínculos diretos a universidades com ligações às forças armadas da China poderão ser expulsos dos EUA pelo governo.
Donald Trump

Twitter volta a pôr aviso em post de Trump

177
O Presidente dos EUA escreveu que está pronto para ajudar o governador de Minneapolis: “Quando os saques começam, o tiroteio começa”. Twitter pôs um aviso: "Glorifica a violência".
Coronavírus

Metro de Lisboa quer injeção financeira do Estado

184
Com quebras de 50% nas vendas, Metro quer apoio do Estado como acionista para pagar salários. A Transdev pede o pagamento de dívidas de 9 milhões de euros para fazer frente à crise.
Coronavírus

Renault suprime 15 mil postos de trabalho

A Renault vai suprimir 15 mil postos de trabalho em todo o mundo, afetando 8% do total, ao longo dos próximos três anos. Medida faz parte de um plano para reduzir custos em dois mil milhões de euros.
Código Postal

Ginásios têm condições para reabrir com seg...

Com os ginásios fechados em virtude da pandemia de Covid-19, treinadores têm que se adaptar à nova realidade. Daqui para a frente podemos passar a ver pessoas a treinar de máscara.
Noticiário

10h. Teatros prontos para reabrir, cinemas não

Diretor artístico do Theatro Circo em Braga diz que "o público que existia morreu, não existe mais". FEVIP, associação dos cinemas, fala em dificuldades financeiras e contesta data para recomeçar
EDP

Caso EDP. Mexia tenta afastar Alexandre

1232
O presidente executivo da EDP e o seu braço direito acusam Carlos Alexandre de ser parcial. Interrogatórios da próxima semana ficam suspensos até a Relação de Lisboa decidir incidente de recusa.
O Lado Bom da Vida

Meditação, livros e uma viagem à Ásia

Rumo ao auto-conhecimento com a Brave Maryan, de volta dos livros na livraria Lello e à mesa no regressado Boa-Boa. Para ficar em casa ou partir à descoberta.
Twitter

EUA. Antigo diretor de comunicação aplaude Twitter

Um antigo diretor de comunicação de Donald Trump elogiou a decisão do Twitter ao assinalar com alertas as mensagens nas quais Trump levantou suspeitas sobre votos por correspondência.
Vidas em isolamento

Macau: de volta ao normal, mas com casinos vazios

Ouça aqui a conversa com a jornalista portuguesa Catarina Gonçalves Pereira, a viver em Macau há um ano.
Termómetro

Kensington desmente queixas de Kate

Numa rara resposta, o palácio reagiu à capa protagonizada pela duquesa e ao artigo que incluía várias revelações sobre a relação com Meghan Markle.
Explicador

Caso de Alcochete: o raio-x do julgamento

O advogado António Pinto Pereira fala sobre o caso do ataque à Academia do Sporting. “Se a prova produzida em julgamento não é compatível com a fundamentação da acusação, o Ministério Público deve deixar cair”.
Música

O piri-piri e a batida de Nídia contra a mentira /premium

Não Fales Nela Que A Mentes e Badjuda Sukulbembe são os dois novos discos da produtora do Vale da Amoreira, como sempre com selo Príncipe. Nunca a vimos assim. Mas não nos importamos nem um bocado.
Cinema

We Are One. Dez filmes do primeiro festival global /premium

O evento que juntou os festivais de Cannes, Veneza e Sundance no Youtube começa esta sexta. A entrada é gratuita e o acesso à passadeira vermelha universal. Saiba quais são os filmes a não perder.
Portimão

Encontrado corpo do jovem desaparecido em Alvor

757
O jovem de 25 anos que desapareceu na praia de Alvor, em Portimão, na passada terça-feira, depois de entrar na água para ajudar um homem de 65 anos, foi encontrado sem vida esta sexta-feira.
Noticiário

9h. Beatriz Ângelo "quase no limite" deixa apelo

Administrador executivo Artur Vaz faz ponto de situação sobre número de infetados e diz que é preciso unidade de retaguarda e transferência de doentes ser feita para hospitais mais perto de Lisboa
Resposta Pronta

Hospital de Loures nunca esteve perto do limite 

Artur Vaz diz que o hospital Beatriz Ângelo precisa de uma unidade de retaguarda para colocar os 23 doentes com alta, mas que continuam positivos e encontrar camas de internamento mais perto de Lisboa
União Europeia

"Nem mais um cêntimo para o Sul da Europa"

3463
Enquanto uns trabalham, outros bebem vinho à beira da piscina e sentam-se a descansar. É esta a imagem da capa da revista Elsevier Weekblad com o título "Nem mais um cêntimo para o Sul da Europa".
Coronavírus

Covid-19 em Portugal matou menos do que a gripe

1292
Medidas de confinamento resultaram numa menor mortalidade provocada pela Covid-19 do que nos picos de gripe. Ainda assim, o vírus teve um impacto nas mortes em Portugal.
Direto ao Assunto

Espetáculos a 1 de Junho "prematuro e irrealista"

António Paulo Santos diz que a data da reabertura nunca foi discutida com o setor e que com a suspensão da produção não há conteúdos para exibir. “Esta abertura vai degradar ainda mais a situação".
Coronavírus

OMS acusa tabaqueiras de tentarem viciar crianças

A indústria do tabaco usa em média um milhão de dólares por hora para tentar vender os seus produtos, viciando cada vez mais jovens em cigarros eletrónicos, denunciou a Organização Mundial de Saúde.
Incêndios

Incêndios. Bragança e Faro em risco muito elevado

Torre de Moncorvo (Bragança), Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro) estão sob risco muito elevado de incêndio, que se deve manter pelo menos até ao fim de semana.
Coronavírus

Vendas de peixe fresco caíram 60%

Desde o início do confinamento devido à Covid-19, as vendas de peixe fresco caíram 60% e as de peixe congelado cederam 30%. Quedas deram-se sobretudo devido ao encerramento da restauração.
Coronavírus

Três funerárias de Nova Iorque processadas 

Três processos foram movidos por, pelo menos, três famílias, depois de as autoridades terem encontrado os corpos de familiares em camiões frigoríficos, no final de abril.
Coronavírus

Twitter refuta comentário de porta-voz chinês

Em causa está uma mensagem do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China sobre a origem da Covid-19, onde afirma que o coronavírus "poderia ter sido trazido pelo Exército" dos EUA.
Vamos à Bola

Transparência nas transferências. Tarde mas a...

O fim das "transferências ponte", as cinco substituições na final da Taça de Portugal e ainda a possibilidade da Champions se realizar em Lisboa.
Coronavírus

Teletrabalho exige acordo escrito já a 1 de junho

Até deliberação contrária do Governo, a 1 de junho as leis do Código do Trabalho voltam a vigorar, exigindo que o regime de teletrabalho passe por um acordo escrito entre trabalhador e empresa.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se as escolas pouparam, adivinhem quem gastou mais

Marcelo Rebelo de Sousa (que lembrou os mais pobres), o PCP (que não lê jornais portugueses) e o ministro da Educação (que deve conhecer as despesas das famílias) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

Estamos a ficar nas mãos dos ditadores chineses

2748
O regime de Pequim não brinca em serviço: enquanto estamos ocupados com a Covid-19, aperta o garrote em Hong-Kong e manda tropas para os Himalaias. Será que a Europa ainda é capaz de lhe fazer frente?
Noticiário

8h. Centros comerciais: clientes preocupam

Sindicato que representa os trabalhadores dos hipermercados e centros comerciais diz que situação melhorou ao nível de equipamentos de proteção individual, mas segurança é um risco
Estados Unidos da América

Minneapolis declara estado de emergência

402
A noite foi de caos na cidade do estado do Minnesota: uma esquadra incendiada, outra evacuada, mais 30 incêndios. Manifestantes protestam contra morte de Floyd. Repórteres da CNN foram detidos.
Zoom

George Floyd, como chegámos aqui?

Homem, negro, 46 anos, pai de 2 filhas, segurança e ex-presidiário. Quando George Floyd foi detido, a polícia só conhecia as primeiras duas características, sabia também que não conseguia respirar.
Coronavírus

Primeiros recuperados estão a perder imunidade?

1209
Doentes infetados em janeiro na Alemanha estão a perder anticorpos contra o novo coronavírus, revelou médico alemão. Vítimas mortais têm inflamações no fígado. Verão também trará surtos da Covid-19.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal de quem é a culpa do ataque de Alcochete?

Da sentença em Portugal à espiral de Trump na América.
União Europeia

A proposta da Comissão é inesperadamente ambiciosa /premium

A Comissão avança com a ideia de criar impostos europeus para financiar políticas europeias. À boleia da crise, a União Europeia pode estar prestes a dar um salto no sentido de uma maior federalização
Coronavírus

Igreja perde 50 milhões com a pandemia

364
Em Fátima, o 13 de maio foi à porta fechada e a Páscoa decorreu sob confinamento. Os efeitos da pandemia sentem-se na igreja, que terá perdido 50 milhões de euros nos últimos três meses.
Noticiário

Graça Freitas responde às dúvidas dos miúdos

Graça Freitas aceitou o desafio do Observador e respondeu às perguntas de seis crianças sobre o coronavírus. Neste jornal, ainda a reabertura dos centros comerciais, que está em risco
Meteorologia

Calor põe quatro distritos sob aviso amarelo 

Setúbal, Lisboa, Leiria e Braga estão sob aviso amarelo até às 21h desta sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
CTT

Greve dos CTT arranca com 92% de adesão

A greve dos trabalhadores dos CTT, que arrancou esta sexta-feira às 0h, teve uma adesão inicial de 92% em Lisboa. Em causa está o pagamento do subsídio de alimentação em cartão de refeição.
Crónica

A Ópera já foi Pop, Cristina

496
E penso, ao ver a Cristina de banana na boca e a falar, que estamos outra vez perto de falharmos a renovação do país. Estamos como antes da revolução, impregnados de folclore e Portugal dos Pequeninos
Coronavírus

Em direto/ Teletrabalho deixa de ser obrigatório

Em atualização 1361
Governo já anunciou regras para a nova fase de desconfinamento. Espanha ultrapassou as 27 mil mortes, o Reino Unido as 38 mil. Trump cortou laços com a OMS e Nova Iorque reabre a 8 de junho.
Noticiário

6h. Quando volta a escola? "Daqui a um bocadinho"

Graça Freitas esteve em entrevista ao Observador... e a seis crianças, especialmente curiosas sobre o regresso à escola. Neste jornal ouvimos as preocupações dos doentes com esclerose múltipla.
Noticiário

5h. Lisboa e Vale do Tejo podem não desconfinar já

Conselho de Ministros reúne para decidir medidas da terceira fase de desconfinamento. Situação na região de Lisboa e Vale do Tejo "não está controlada", diz especialista.
Noticiário

4h. Marcelo quer os 27 da UE "à altura da bitola"

Marcelo deixa o mesmo apelo que Costa já tinha feito. Reabertura dos espaços culturais é "o início do caminho", diz associação. Bruno de Carvalho admite pedir uma indemnização ao Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente e a direita que se habituou a perder /premium

141
Uma "candidatura da direita" contra o actual presidente da república serviria apenas para acabar de dividir e de desacreditar a mesma direita. Mas parece que a direita se habituou mesmo a perder.
Atualidade

O vírus, os miúdos e as respostas de Graça Freitas

146
A diretora-geral da saúde submeteu-se a um questionário de 6 crianças. Graça Freitas respondeu a todas as perguntas — algumas nada fáceis - e até encontrou quem a pudesse substituir no cargo.
Noticiário

3h. Brasil com o maior número de casos de sempre

Ainda os números do coronavírus nos Estados Unidos, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o fundo da Comissão Europeia, e as reivindicações da PSP em tempo de pandemia.
Resposta Pronta

APEFE: "Há uma luz ao fundo do túnel"

A presidente da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, Sandra Faria, diz que vai ser possível trabalhar com as regras publicadas pela DGS.
RTP

Filomena Cautela de saída do “5 Para a Meia Noite”

178
A apresentadora e atriz portuguesa, Filomena Cautela, vai abandonar o talk show "5 Para a Meia Noite" no final de junho, quando terminar a atual temporada do programa.
Resposta Pronta

"Não há coletes para todos os polícias"

A Associação Sindical de Profissionais da Polícia concorda com a diretiva da PSP de obrigar polícias a usar coletes à prova de bala. O presidente Paulo Rodrigues alerta que equipamento está em falta.
Noticiário

00h. Cloroquina. Infarmed e DGS desaconselham uso

Recomendação das autoridades é agora oficial e vai ao encontro da posição da Organização Mundial de Saúde. Nesta edição, conhecemos as orientações da DGS para a utilização de equipamentos culturais.
Benfica

Luís Nazaré demite-se em choque com Direção

Luís Nazaré demitiu-se da presidência da Assembleia Geral do Benfica e fala em "insuperável incompatibilidade de posições com a Direção" sobre modelo da próxima AG numa carta revelada pelo Record.
Relações Internacionais

Ordem internacional pós-pandemia: As raízes fundas /premium

A ordem internacional assenta em princípios aceites pelos principais poderes mundiais e numa realidade geopolítica que leva em conta os interesses dos Estados – dos grandes, dos médios e dos pequenos
Oficina da Liberdade

Impostos e outsourcing da responsabilidade social

469
Não pagamos impostos para podermos assumir responsabilidade social: pagamos impostos para que nos dispensem dessa responsabilidade. Pagar impostos é lavar as mãos como Pilatos.
Coronavírus

O desconfinamento da Justiça

212
Não podemos permanecer neste timbre onde, a par da elevada taxa de incumprimento dos contratos em geral, nos deparamos com um governo que legisla no sentido de premiar os incumpridores.
Política

A direita é a revolução? /premium

A agenda da "mudança de regime" e não da mudança do regime, que agrada muito mais ao eleitorado de direita do que aquilo que se pensa, carrega riscos que os seus promotores menosprezam.
Debate

Ensaio sobre a esperança das ideias

123
Não esqueçamos que todos os extremos alcançados pelo endeusamento de uma ideologia, saída do mais brilhante uso da lógica, o estado nação, a raça, a igualdade são parentes nada distantes da inquisição
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A China e a verdadeira moeda digital

A China anunciou que vai entrar em testes com a sua criptomoeda, mas isso tem passado quase despercebido até agora, o que é perigoso, pois corremos riscos se nos atrasamos. E os riscos são imensos.
Universidades

A virose governamental na universidade

Os ataques à saúde das universidades resultam da aceitação de aspirações corporativas, legítimas mas enviesadas, que fazem perigar a sustentabilidade das instituições e prejudicam as gerações futuras.
Banco de Portugal

Centeno e o Banco de Portugal

135
Não ache razoável que o ministro das Finanças, que supostamente não quer continuar no governo, possa escolher ir para governador do Banco de Portugal, como se tratasse de uma compensação ou um prémio.
União Europeia

Uma breve nota sobre liderança /premium

Se houver “mutualização da dívida”, o papel da Alemanha nas instituições tenderá a transformar-se. Não sabemos o que acontecerá, mas tivemos um cheirinho de liderança vindo de quem nunca quis liderar.
A página está a demorar muito tempo.