Dark Mode 93,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Últimas

Noticiário

As notícias das 11h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Crítica de Livros

"Tono-Bungay". Dickens ficaria orgulhoso de Wells

Em "Tono-Bungay", as arrebatadoras narrativas de ficção científica de H. G. Wells dão lugar a uma igualmente arrebatadora obra sobre a Inglaterra classista do início do século XX.
Crítica de Livros

Os olhos de Borges foram também os de Manguel

Durante quatro anos, o jovem Manguel passou alguns dos seus serões a ler para Borges, já cego. Um privilégio que só mais tarde compreendeu e que agora revisitou num pequeno livro de memórias.
Escritores

"Bocage era diferente, remava contra a maré" /premium

Bocage dificilmente encaixaria no Portugal do seu tempo. Transgressor, amante da liberdade e crítico dos costumes instituídos, foi perseguido pela censura e preso. Falámos com o biógrafo Daniel Pires.
Noticiário

10h. Trump: "Há uma revolução de extrema esquerda"

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Islamismo

Vakil deixa liderança da Comunidade Islâmica

Abdool Vakil diz que liderança da Comunidade Islâmica de Lisboa teve "altos e baixos". Mohamed Ikbal, o sucessor no cargo, foi eleito com 64 votos, numa votação com "fraca afluência".
Coronavírus

Austrália. Sidney limita chegadas internacionais

Autoridades regionais impuseram um limite de chegada de 450 passageiros por dia, obrigando muitas companhias aéreas a manter suspensão das rotas. Novas medidas entraram este sábado em vigor.
Coronavírus

Reino Unido. Negócios portugueses afetados

Na Escócia, bares e restaurantes só vão poder reabrir os seus espaços interiores a partir de 15 de julho, o que afeta negócios portugueses. Venda pela internet está a ser uma alternativa
Donald Trump

Trump arranca 4 de julho a defender monumentos

Em pleno debate sobre racismo e símbolos nacionais, Presidente dos EUA denunciou o que chamou de "revolução cultural de esquerda", "orquestrada para derrubar a revolução americana".
Liga dos Campeões

72% acha muito importante final da Liga no país

Sondagem procurou ainda saber a opinião dos portugueses sobre a ida de Centeno para o Banco de Portugal e a maioria concorda. Injeção no Novo Banco rejeitada por 84%. PS lidera intenções de voto.
Coronavírus

México supera 245 mil casos e quase 30 mil mortes

O país confirmou 654 óbitos e 6.740 casos num dia, contabilizando quase 30 mil mortos e excedendo os 245 mil infetados. México está na quinta semana da etapa chamada "novo normal".
Saúde Pública

Cancro da mama. 75 mil rastreios adiados no Norte

Impasse burocrático está a impedir a reabertura das unidades de rastreio no Norte, deixando milhares de exames por fazer. ARS e Liga contra o Cancro não se entendem sobre a renovação do contrato.
FPF

FPF. Fernando Gomes quer seleções com novo título

O atual presidente e candidato único à FPF apresentou este sábado os 120 compromissos para o próximo mandato. Um dos objetivos é a conquista de um título de futebol masculino.
Noticiário

9h. Rio está contra reuniões no Infarmed

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Coronavírus

Em direto/ 200 mil pessoas em confinamento na Catalunha

Triplo de hospitalizações em 10 dias obriga autoridades catalãs a impôr confinamento na região de Lérida. EUA registaram 754 mortes e recorde de 60.383 infetados. Rússia ultrapassa 10.000 mortos.
Coronavírus

Rio questiona "utilidade" de reuniões do Infarmed

Em entrevista ao Porto Canal, presidente do PSD diz que reuniões têm sido "um pouco mais do mesmo" e pede aos especialistas uma "fotografia muito curta e objetiva", com "conselhos técnicos".
Coronavírus

EUA com mais um recorde: 60 mil novos casos

Morreram 754 pessoas nas últimas 24h. Números diários cresceram significativamente em estados como Florida, Texas, Califórnia, Arizona, Geórgia e Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Noticiário

08h. Portugal continua a ter problemas no rastreio

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

07h. Marcelo e Costa reagem à decisão britânica

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

6h. 70% dos portugueses quer Champions em Portugal

Eurosondagem mostra 70% dos portugueses considera "muito importante" a realização da fase final da Liga dos Campeões em Portugal, mostra também que 80% é contra a injeção de capital no Novo Banco.
Noticiário

4h. Novo máximo de infetados nos EUA

Estados Unidos registam um novo número máximo de infetados com Covid-19 em apenas 24 horas: 60 mil. Por cá, o ministro da educação diz que não vai haver desdobramento de turmas no próximo ano letivo.
Noticiário

3h. Turmas não vão ser divididas, diz ministro

O Ministro da Educação, em entrevista ao Expresso sublinha que o desdobramento de turmas não vai ser uma das medidas no próximo ano letivo. E ainda, número recorde nos EUA de infetados por Covid-19.
Noticiário

2h. Costa responde a restrições do Reino Unido

Depois do Presidente da República, o Primeiro-ministro respondeu às restrições inglesas a viajantes que estiveram em Portugal, António Costa lembra que o Algarve tem menos contágio que o Reino Unido.
Coronavírus

Mutação D614G facilita transmissão do coronavírus? /premium

Uma equipa norte-americana e britânica afirma que sim e até tem o apoio de Anthony Fauci, o conselheiro de Trump. Mas há outros investigadores que preferem ser mais cautelosos nas conclusões.
Marcelo Rebelo de Sousa

Efacec: PR quer nacionalização rápida

Marcelo diz que não havia outra solução e que Estado teve de servir de "ponte transitória", por um "período curtíssimo de tempo". O objetivo, diz o Presidente, é que posição seja vendida rapidamente.
Noticiário

1h. Nacionalização TAP. PR com "muitas dúvidas"

O Presidente da República admite que tinha "muitas dúvidas" em assinar uma proposta de nacionalização da TAP. E ainda sobre a TAP, o Ministro das Infraestruturas admite ser necessário reduzir dimensão
TAP

PR tinha "muitas dúvidas" em nacionalizar a TAP

O Presidente da República admitiu que uma proposta de nacionalização da TAP lhe suscitaria muitas dúvidas, caso tivesse de a assinar, mas reconheceu que a solução encontrada foi a que restou.
PSD

PSD. Nuno Freitas para tentar ganhar Coimbra

A Concelhia do PSD de Coimbra quer que o partido candidate à câmara nas próximas eleições autárquicas, em 2021, o médico e anterior presidente deste órgão Nuno Freitas.
Noticiário

0h. O Brasil ultrapassou os 1,5 milhões de casos

Nas últimas 24 horas foram registados 1.290 óbitos e 42.223 novos infetados pelo novo coronavírus no país.
Associação Mutualista

Orçamento peca mais uma vez na economia social

Associação Portuguesa de Mutualidades expressou esta sexta-feira desagrado com o Orçamento Suplementar, por entender que o setor da economia social "fica relegado para um plano secundário".
Escolas

Rankings – um balanço a frio

Os rankings não são bons nem maus, não podem ser santificados ou diabolizados. Devem ser lidos de forma inteligente e estarem ao serviço de uma política educativa dinâmica, focada no que é mais eficaz
TAP

A caixa negra de um epílogo anunciado

É fácil de perceber que a TAP tem inúmeros problemas que a tornam menos atractiva do ponto de vista económico, mas daí não decorre que só reste o Estado para a controlar.
Racismo

Racismo à portuguesa /premium

179
Ainda não tinham chegado à América os primeiros negros e Portugal já dava ao mundo um exemplo de respeito por todos os seres humanos, qualquer que seja a sua raça.
Comportamento

O seu casamento sobrevive a uma pandemia?

Nenhum de nós está na sua melhor versão. O outro pode estar sendo alguém difícil de aturar. Mas, e nós? Estamos sendo absolutamente adoráveis? Não me parece.
Palavras cruzadas

O arcebispo de Canterbury terá de ir ao psiquiatra

As redes anti-sociais (há quem lhes chame redes sociais) tornaram-se num caldo de cultivo onde lavra o primarismo mais aberrante, a ignorância mais absurda, e o ódio mais abjecto.
Cultura

Uma reflexão sobre o toiro bravo

A ganadaria brava não pode acabar num túnel escuro de um matadouro. O sentido da sua vida é a lide. O toiro bravo é arte, é cultura e é liberdade. A sua destruição é um massacre cultural e ecológico.
TAP

Eu, fanático me confesso

Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
Liberdade de Expressão

O caminho para a Venezuela faz-se caminhando /premium

734
O governo podia “monitorizar” a corrupção, a incompetência e, para não desprezar a filha do sr. Vieira da Silva, o nepotismo. Em vez disso, optou por fiscalizar o que os cidadãos escrevem no Facebook.
Pandemia

Quem fala assim, não é gago!

Fernando Medina falou e falou bem. Uma guerra não se ganha sem comando, a DGS não tem comando. As tropas andam em roda livre, sem projecto, nem disciplina, sem avaliação que exija e lhes pese.
Pandemia

Os novos excluídos e os novos confinamentos

Temos agora uma oportunidade ímpar de olhar para a distribuição da riqueza de outras perspectivas. Mais equilibradas, mais cristãs, mais fraternas. Mais justas face aos próprios recursos do planeta.
Ensino Superior

Superior quer docentes a trabalhar sem receber

SNESup pretende entregar no parlamento documentos que denunciam casos de professores do ensino superior a quem foi pedido que continuassem a trabalhar sem receber.
Espaço

Descobertos 2 exoplanetas da estrela WASP-148

Uma equipa de cientistas, que conta com a participação portuguesa, descobriu um sistema planetário em torno da estrela WASP-148, com dois exoplanetas com forte interação.
Partidos e Movimentos

Volt Portugal organiza congresso em setembro 

O recém inscrito partido Volt Portugal já está a preparar a corrida às eleições autárquicas de 2021, e tem agendado um primeiro congresso, previsto para setembro deste ano.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto Lisboa. 200 testes nas últimas 24 horas

200 testes à Covid-19 foram realizados, nas últimas 24 horas, a passageiros no Aeroporto de Lisboa provenientes do Brasil, Estados Unidos e PALOP.
Câmara Municipal de Oeiras

Moçambique. CM Oeiras e AKDN oferecem ventiladores

A Câmara Municipal de Oeiras, o distrito de Lisboa, e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) ofereceram esta sexta-feira dois ventiladores e milhares de máscaras a Moçambique.
CDS-PP

JP critica Movijovem por "inoperância e desleixo"

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou o atraso na abertura das pousadas da juventude geridas pela Movijovem, e acusou a entidade de "inoperância e desleixo".
Coronavírus

Confederação do turismo quer reversão da exclusão

A Confederação do Turismo de Portugal a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos "corredores de viagens", defendendo a reversão da situação para minimizar os impactos no setor.
Politécnicos

Escolas de saúde têm próximo ano letivo em risco

O próximo ano letivo dos cursos da área de saúde dos institutos politécnicos está em risco caso os estudantes continuem impedidos de entrar nas instituições de saúde.
Brasil

Brasil. Pandemia facilitou apreensão de drogas

Reforço policial nas fronteiras e uma movimentação menor de pessoas no Brasil, levou a um aumento das apreensões de drogas no país. Entre março e junho apreensão de marijuana duplicou face a 2019.
Parlamento

Participação "online" na AR é contra as regras

O gabinete do presidente da AR informou a deputada Joacine Katar Moreira que "não podia abrir uma exceção" sem violar as regras para permitir a sua participação "online" no plenário.
Coronavírus

Enfermeiros preferem salários melhores a prémios

O Sindicato dos Enfermeiros diz preferir melhores salários a prémios para os profissionais envolvidos no combate à pandemia de Covid-19, que afirma poderem criar "profundas discriminações".
Politécnicos

Politécnicos precisam de apoio do Estado de 10 ME

Institutos Politécnicos precisam de reforço do Estado de 10 ME, segundo levantamento apresentado no parlamento, que alerta para a necessidade de reforço da ação social.
Évora

Idosos infetados transferidos para pavilhão

Os idosos infetados com Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, em Évora, onde surgiu um surto da doença, começaram a ser transferidos para um pavilhão, no parque de feiras da cidade.
Isabel dos Santos

Pitta Grós não obtém resposta de Isabel dos Santos

PGR angolano assume dificuldades em notificar Isabel dos Santos e deixa em aberto hipótese de emitir mandado de captura, admitindo não saber de momento onde é o seu domicílio.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF já capturou migrantes que fugiram do Aeroporto

Os três migrantes marroquinos que fugiram esta sexta-feira à tarde do Aeroporto do Porto foram "localizados e capturados ao início da noite", anunciou o SEF.
Manuais Escolares

Governo suspende devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão dos deputados que aprovaram uma proposta nesse sentido.
Coronavírus

Lares de idosos vão ter "controlo apertado" /premium

163
Lares de idosos vão ter visitas para "controlo permanente" das boas práticas e está a ser equacionada a retoma de programas de rastreio. Vacinas da gripe vão ser feitas "o mais precocemente possível".
Euromilhões

Euromilhões. "Jackpot" de 143 milhões de euros

Próximo concurso do Euromilhões prevê 'jackpot' de 143 ME, uma vez que nenhum apostador acertou na chave vencedora, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Educação

Fenprof. Governo tem de ser mais claro 

Fenprof quer que o Ministério da Educação seja "mais claro" em relação às regras de funcionamento do próximo ano letivo.
Noticiário

23h. Ministro: reestruturação vai ser desafio

Pedro Nuno Santos avança que a companhia aérea vai ter de reduzir a dimensão em número de aviões, rotas e de trabalhadores.
Isto Não Passa na Rádio

Amália e quem a cantou

Para comemorar 100 anos do nascimento da fadista, recordamos-lhe canções (de “Lisboa Não Sejas Francesa” a “Alfama” e “Sr. Extraterrestre”) e ouvimos quem a cantou, de Variações a Sílvia Pérez Cruz.
Luanda Leaks

PGR: Isabel dos Santos tem de reconhecer ilícitos 

O procurador-geral da República angolano admitiu uma eventual negociação se Isabel dos Santos reconhecer a ilicitude dos seus atos, no processo contra a empresária angolana.
Madeira

Madeira já testou 957 passageiros nos aeroportos

Madeira mantém total de 92 casos de Covid-19, com 90 recuperados e apenas 2 ativos, indicou o Instituto da Administração da Saúde, revelando que já foram efetuados 957 testes nos aeroportos da região.
Caso Lava Jato

Senador brasileiro indignado com acusação

O senador José Serra mostrou-se indignado com uma denúncia de branqueamento de capitais apresentada contra si por procuradores da operação Lava Jato.
Tecnologia

Domínios em .pt aumentaram 26,35% até junho

A crescente aposta no digital levou a que se registasse no primeiro semestre deste ano um aumento de 26,35%, para 49.985 novos registos, no domínio de topo .pt, face ao mesmo período do ano passado.
Coronavírus

80% dos novos casos e 11 mortos em Lisboa

135
A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a registar mais novos infetados e óbitos, assim como mais doentes em internamento. A boa notícia é que há menos pessoas internadas e nos cuidados intensivos.
Administração Interna

PSP. 36 contraordenações nos últimos dois dias

Nos últimos dois dias foram aplicados 36 contraordenações por violação de "situações várias" previstas no novo quadro jurídico, 12 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Coronavírus

PM holandês sem pressa para fechar negociações

O primeiro-ministro holandês diz ser desnecessária uma "pressa louca" para fechar as negociações do fundo de recuperação de apoio devido à pandemia no próximo Conselho Europeu.
Ambiente

Alemanha aprova lei para abandonar carvão até 2038

A Câmara Baixa do Parlamento alemão aprovou lei que dita o abandono progressivo do uso do carvão como fonte de energia até 2038. "Verdes" querem antecipar prazo para 2030.
Parlamento

APCC. Suspensão de rendas fixas é "lei cega"

APCC considerou que suspensão de rendas fixas nos centros comerciais, "viola os princípios constitucionais da iniciativa privada", associação diz que medida pôe em causa cadeia de valor da indústria.
Empresas

"Lay-off" é defendido por 80% das empresas

Mais de 80% das empresas defendem o "lay-off" e, destas, 77% preferem a continuidade do regime simplificado, medida excecional para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19
Migrantes

3 migrantes marroquinos procurados após fuga

Três migrantes marroquinos, que se encontravam instalados no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária no Aeroporto do Porto, fugiram e são agora procurados pelas autoridades.
Elétricos

Nova pick-up eléctrica para ameaçar a concorrência

As pick-up eléctricas, alimentadas por baterias ou fuel cell, estão na moda e há cada vez mais. Agora foi a vez da Lordstown, que revelou fotos e alguns pormenores (mas não todos) do seu modelo.
Noticiário

22h. PR: RU vai voltar a precisar de Portugal

É a reação do Presidente da República à decisão do Reino Unido de considerar Portugal um destino para onde não é seguro viajar.
Brasil

Ministro nega interferência na Polícia Federal

O ministro da Justiça brasileiro negou qualquer possibilidade de interferência política na Polícia Federal, mas disse que a independência desta força policial não significa uma "soberania na atuação".
K4

Arriscaria abrir uma galeria de arte em Madrid?

Pedro Carrasco deixou quase 30 anos de carreira no design e na docência universitária para se dedicar à sua paixão - a arte - e abriu já este ano a 1ª galeria portuguesa em Madrid
Coronavírus

Mais de 522 mil mortos e 10,9 milhões infetados

A pandemia de Covid-19 matou pelo menos 522.246 pessoas e infetou quase 11 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 5.619.700 são agora considerados recuperados.
PS

Penafiel acusa deputados de "hipocrisia"

308
Penafiel acusa deputados do PS, inclusive Rosário Gamboa, de "desconhecimento histórico e cultural e uma grande dose de hipocrisia" por questionarem a dança "Baile dos Pretos".
Educação

Instituto Camões atribuiu 63 bolsas

Instituto Camões anunciou que atribuiu bolsas a 63 estudantes inscritos num Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas dirigido a um público não falante de português como língua materna.
EFACEC

Efacec. Angola não perde com nacionalização

Interesses do Estado angolano foram salvaguardados na nacionalização da participação de Isabel dos Santos na Efacec e Portugal teve "atitude soberana", disse o procurador-geral da República de Angola.
Petrobras

Petrobras põe à venda participação em subsidiária 

A petrolífera estatal brasileira Petrobras pôs à venda a sua participação na subsidiária de biodiesel, no âmbito do plano de desinvestimento que decorre há três anos para enfrentar a crise financeira.
Emissão Especial

Covid-19. "Números não são aqueles que gost...

A ministra da saúde afirma que a situação epidemiológica do país permanece “marcada pela força do impacto” da região de Lisboa e Vale do Tejo. Oula aqui a conferência de imprensa de balanço da epidemia em Portugal.
Educação

Próximo ano letivo vai ter menos 6 dias de férias /premium

197
Férias de Natal e da Páscoa perdem dias, mas ano arranca mais tarde. Créditos anunciados dão mais 3 professores por agrupamento de escolas. Promessa de Costa de computadores para todos cai por terra.
Coronavírus

Os infetados que estão à espera de ser contactados /premium

464
Todos os infetados devem ser contactados no prazo máximo de 24 horas pelas autoridades de saúde. Marta Temido garante que isso está a ser feito. Aida, João, Ana e Odete dizem que não.
França

Quem te avisa... Os conselhos de Philippe a Castex /premium

1.144 dias depois de ter aceitado ser primeiro-ministro de Macron, Édouard Philippe demitiu-se. Para trás, fica uma relação difícil com o chefe — tudo lições a reter por Castex, o homem que se segue.
Primeira Liga NOS

Amir quis, Rodrigo sonhou e a obra de Xadas nasceu /premium

Santa Clara prolongou a quebra após triunfo na Luz e foi surpreendido por um Marítimo embalado pelo triunfo frente ao Benfica e que voltou a ganhar sem sofrer com um golo de Xadas num livre (1-0).
Noticiário

21h. Ministra: Nada justifica decisão britânica

Marta Temido avança que a decisão sobre o corredor aéreo entre o Reino Unido e Portugal deve evoluir "num sentido que seja “mais favorável para o país”.
Noticiário

20h. Mais 11 mortos e 374 infetados

Dados da Direção-Geral da Saúde mostram aumento no número de mortos e de infetados em Portugal. Dos 374 novos casos, 80% são na região de Lisboa.
Coronavírus Especial

Portugal na lista negra do Reino Unido

Pelo terceiro dia consecutivo Portugal manteve-se acima dos 300 novos casos, 80% deles na região de Lisboa e Vale do Tejo. E contabilizou 11 mortes. O Reino Unido colocou-nos na lista negra.
Comentário

“Parece-me que as coisas não estão controladas"

Ouça aqui a análise de Filomena Martins, diretora-adjunta do Observador, ao boletim divulgado esta sexta-feira: “Mais uma vez, os números não são fiáveis”.
Operação Marquês

Sócrates foi escutado 449 dias em 8.199 horas /premium

Processo tem milhões de documentos, suportes eletrónicos, escutas. Há 560 dias que está nas mãos do juiz Ivo Rosa e pela sua dimensão, defende, seria impossível dar-lhe um destino em 10 dias.
Marcelo Rebelo de Sousa

Visita tardia de Marcelo à Madeira

Miguel Albuquerque disse que a visita do Presidente da República à região vai "correr bem", mas "já devia ter acontecido antes" e que o PR deve dirigir mensagem de apreciação aos madeirenses.
Coronavírus

São Paulo vai reabrir ginásios e cinemas

São Paulo, o estado brasileiro mais afetado pela pandemia de Covid-19, antecipou a retoma de ginásios, cinemas e eventos culturais para as regiões que estão na fase amarela do plano de reabertura.
Ambiente

Portugal pode vir a capturar CO2 para reutilizar

Portugal pode vir a ter estruturas para capturar CO2 de modo a poder ser reutilizado ou armazenado, União Europeia vai financiar estudo para saber se é viável essa estratégia de redução de emissões.
Coronavírus

Air France vai cortar 7.580 postos de trabalho

O grupo Air France anunciou que pretende cortar 7.580 postos de trabalho, na empresa Air France e na subsidiária regional Hop!, até ao final de 2022, devido ao impacto da pandemia no setor.
Pet Radio

Os animais selvagens que se infiltram nas cidades

A lista é enormíssima e vamos ter que nos habituar a aceitar e conviver com os animais selvagens, que muitas vezes 'invadem' os meios urbanos porque não têm o que comer.    
Conversas de Fim de Tarde

“Estou certo que os artistas vão dar a volta”

O diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, acredita que o "teatro está muito vivo" e que estão a surgir boas oportunidades para o setor artístico depois do confinamento.
Coronavírus

Albuquerque insiste em corredor com Reino Unido

Miguel Alburquerque diz que comunicado do governo inglês é "expresso e claro" e coloca Madeira no corredor turístico com Reino Unido. Governo da República e Embaixada britânico têm outro entendimento.
Metro de Lisboa

Átrio Sul do Metro da Praça de Espanha encerrado

O átrio Sul da estação de metro da Praça de Espanha vai estar fechada a partir desta sexta-feira por um período estimado de oito meses. O acesso à estação irá fazer-se através do átrio Norte.
Porto

Porto. Mercado Abastecedor fecha postos de venda

Três postos de venda do Mercado Abastecedor do Porto foram encerrados, depois de detetados casos positivos Covid-19 naquele estabelecimento comercial.
Observadores

A pompa e a circunstância só para jornalista ver  /premium

Em 1729 Portugal e Espanha trocaram infantas que se tornaram rainhas na fronteira do Caia e acabaram com 90 anos de inimizade. Esta quarta-feira reabriram fronteiras no mesmo local, mas sem pompa.
Noticiário

19h. Turismo Algarve. Britânicos são fundamentais

Presidente da região de Turismo do Algarve fala de um erro do governo britânico. João Fernandes não entende os critérios e estima grande impacto, especialmente nas novas reservas.
Rússia

Rússia. Reforma constitucional em vigor no sábado

As emendas constitucionais aprovadas por quase 78% dos eleitores em referendo, que eventualmente permitem a Putin permanecer no poder até 2036, entram em vigor no sábado, dia 4 de julho.
Resposta Pronta

“Somos covid safe. Não podemos ser prejudicados"

Governo diz que as ilhas estão excluídas da lista britânica de países seguros, mas Miguel Albuquerque reafirma que o arquipélago está incluído.“Não percebo a confusão. O comunicado inglês é claro”.
Tie Break

Os problemas do i-voting e a reforma do Sporting

Sporting cria grupo de trabalho para apresentar reforma estatutária que inclui i-voting – mas pode ter problemas. Maya, uma das melhores de sempre, e a vitória de Irons. A glória de Agostinho no Tour.
Coronavírus

Madeira e Açores não estão livres de quarentena /premium

266
O Reino Unido continua a desaconselhar as viagens a Portugal, embora abra exceções à Madeira e aos Açores. Mas quem for de Portugal para Inglaterra terá de ficar em isolamento.
Vichyssoise

Joaquim Sarmento: "Não sou o Centeno de ninguém" /premium

Aquele a quem Rio chamou de "Centeno do PSD" diz que processo da TAP foi "extremamente opaco" e que seria interessante ver "custos e benefícios" da insolvência seguida de abertura com outro nome.
Volkswagen

VW registou e-Samba. Será o novo Pão de Forma?

A Volkswagen registou na Europa o termo e-Samba, que fontes ligadas ao processo garantem que será utilizado para designar o novo Pão de Forma eléctrico, até aqui conhecido como ID.Buzz.
Atletismo

Fuga ao doming culmina em suspensão de 4 anos

Maratonista queniano Wilson Kipsang, foi suspenso por 4 anos por "falsificação" e "falha de localização" ao doping. As fugas ao doping têm sido recorrentes no âmbito do atletismo queniano.
Coronavírus

Rio de Janeiro abre bares e população aglomera-se

O Rio de Janeiro permitiu a abertura de bares, nesta nova etapa dos seus planos de flexibilização da economia, o que provocou uma aglomeração em áreas boémias do Leblon, na zona sul da cidade.
Turismo

Os 5 números do impacto da lista negra britânica /premium

267
Britânicos são os principais turistas estrangeiros, sobretudo no Algarve. Restrições anunciadas podem significar a perda de uma fatia importante dos 3,3 mil milhões de euros que geraram em 2019.
Ideias Feitas

Harry Potter e o feitiço da censura

203
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema é a censura aos livros de Harry Potter por causa de uma opinião da autora.
Noticiário

18h. Decisão do Reino Unido é "absurda e injusta"

Ministro dos Negócios Estrangeiros lamenta a quebra de confiança na relação entre dois países com uma aliança histórica. Santos Silva lembra que pandemia no Reino Unido é muito pior que em Portugal.
Acidentes e Desastres

Mulher morre após ser atropelada por sapadores

Uma mulher de 74 anos morreu em Vila Real, na sequência de um atropelamento por uma viatura dos Sapadores Florestais que estava em manobras durante a intervenção num incêndio.
Fórmula 1

F1. Hamilton domina treinos livres do GP austríaco

Sem grandes surpresas, Lewis Hamilton foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, neste dia que marca o regresso da competição.
Saúde

Inovação portuguesa no combate à pandemia

223
Alunos da UBI desenvolveram um respirador, que visa auxiliar doentes da Covid-19 e cujas características já foram avaliadas positivamente por dois médicos. Custo previsto do equipamento é de 320 euros
Ambiente

Coimbra. Reconstrução de canal no Baixo Mondego

Agência Portuguesa do Ambiente anunciou a conclusão da reconstrução do canal condutor do Mondego, em Santo Varão, investimento de 1,6 ME e confirmou novas intervenções no valor de 12 milhões.
Coronavírus

Estudo avalia uso da teleconsulta durante pandemia

O estudo sobre a utilização da teleconsulta no Serviço Nacional de Saúde durante a pandemia pretende saber a opinião de médicos e utentes, e averiguar a viabilidade do formato como alternativa.
Ambiente

Reciclagem: OesteCim reembolsa devoluções

OesteCim viu aprovado um projeto europeu de perto de 1 ME para implementar, em parceria com empresa norueguesa, um sistema de reembolso de garrafas de bebidas não reutilizáveis.
China

China vai encerrar mercados de aves vivas

190
A China vai fechar gradualmente todos os mercados de aves vivas, visando reduzir os riscos para a saúde pública. O país vai reforçar ainda a punição do comércio e consumo ilegais de animais selvagens.
Porque Sim Não é Resposta

O que acontece quando nos dá a "travadinha"?

De repente sai aquela resposta embaraçosa. E agora? Que constrangedor. É um momento que achamos vergonhoso, mas são estes episódios de 'atrofia' que aproveitados nos tornam mais cativantes.   
Rússia

Esquerda radical russa: país a ir para a ditadura

Serguei Udaltsov, um líder da esquerda radical russa considera que o país está a caminha para uma ditadura, "na qual apenas governará uma pessoa, um czar, e não haverá liberdades".
Coronavírus

Elvas. Três detidos por desobediência em convívio 

221
A PSP deteve três indivíduos na sequência de um convívio ilegal com mais de 20 pessoas. Detidos, com idades entre os 21 e os 39 anos, foram libertados e notificados para comparecerem em tribunal.
Sporting

Sporting cria grupo para estudar I-Voting

Grupo de trabalho será presidido pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Rogério Alves, e tem como objetivo apresentar um projeto que preveja a introdução do sistema de I-Voting.
Coronavírus

Falta de equipamento dificultou ensino à distância

Estudo concluiu que falta de equipamentos adequados, dificuldade em envolver os estudantes nas aprendizagens, falta de tempo e ausência de formação foram as maiores dificuldades do ensino à distância.
Vaticano

Vaticano. Autoridade financeira fez 64 denúncias

A Autoridade de Informação Financeira do Vaticano fez 64 denúncias de atividades suspeitas e aplicou quatro medidas preventivas em 2019. Luta contra financiamento do terrorismo continua prioritária.
Agricultura

AR quer apoio para agricultores 

O parlamento aprovou cinco projetos que recomendam ao Governo medidas de apoio para os produtores afetados por uma tempestade de granizo que ocorreu no final de maio e afetou o Norte e Centro do país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se à Madeira 

O Presidente da República visitará a freguesia de Câmara de Lobos e ainda a Unidade de Rastreio e Vigilância à Covid-19 montada no Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal.
Diplomacia

Angola: Regresso de expatriados em progresso

O embaixador português em Luanda disse que tem abordado com o Governo angolano o regresso de portugueses ao país e felicita a intervenção do estado angolano no combate à pandemia.
RTP

Comissão parlamentar pede auditoria à RTP

Comissão parlamentar de Cultura e Comunicação deliberou por unanimidade requerer, com urgência, à ministra da tutela uma auditoria ao processo de alienação de terrenos por parte da RTP.
Voos

Atrasos levam a maioria de voos noturnos em Lisboa

Maioria dos voos que operam entre as 24:00 e as 06:00 da manhã em Lisboa ocorre devido a atrasos e alterações de horários de voos. Administradores dizem que limitações do período afetam "atratividade"
Brasil

Governador brasileiro acusado de fraude eleitoral

O governador do Distrito Federal foi acusado pelas autoridades brasileiras de cometer fraude eleitoral e ocultar gastos de campanha nas eleições de 2018.
EFACEC

Matosinhos. Nacionalização da Efacec é positiva

Câmara Municipal de Matosinhos diz que nacionalização da Efacec é "indiscutivelmente" positiva, sobretudo para o concelho, que é o "grande beneficiário" do processo, pelo impacto na economia local.
Évora

Évora. Novos focos mas sem infeção comunitária

154
Concelho de Évora registou, nos últimos dias, novos focos de Covid-19, cujos infetados foram identificados e estão a cumprir quarentena, mas não existe "infeção comunitária".
Canábis

Seixal. 3 mil pés de cannabis apreendidos pela PSP

PSP apreendeu cerca de 3 mil pés de cannabis em estufa instalada no interior de um armazém situado entre Corroios e Cruz de Pau, no concelho do Seixal. Incêndio no armazém permitiu descoberta da PSP.
Coronavírus

Algarve: Portugal penalizado por falar a verdade

119
O presidente do Turismo do Algarve diz que Portugal foi "penalizado por falar a verdade" relativamente aos novos casos de Covid-19, que levou à exclusão do país de um corredor aéreo com o Reino Unido.
GNR

GNR. Abuso de autoridade em Odemira

Beja: Condenado a 6 anos de prisão efetiva um dos 5 militares da GNR acusados de sequestro, violação de domicílio e agressões a imigrantes em Odemira. Juíz fala em "manifesto abuso de autoridade".
Incêndios

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil um aviso à população para o perigo de incêndio rural nas próximas 72 horas, devido às temperaturas elevadas previstas para o fim de semana.
Orçamento do Estado

OE aprovado sem PCP, mas Costa segura geringonça /premium

143
Sem PSD, Governo não tinha conseguido aprovar orçamento suplementar. Mas na hora de pôr os pontos nos is, Costa ignorou Rio e desfez-se em juras de amor à esquerda. Há um OE2021 para aprovar.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
Prémio de Jogo
Prémio de Jogo

Quanto custa ganhar um campeonato?

O Liverpool conquistou o campeonato inglês ao fim de 30 anos, numa aposta de um grupo empresarial que conseguiu conjugar os seus interesses com os dos adeptos. Também em análise o campeonato de F1.
Ambiente

Espanha fecha quase metade das centrais a carvão

142
Queimar carvão é a forma mais poluente de produzir energia. Daí que o objectivo de todos os países civilizados seja banir este combustível. Espanha deu o pontapé de saída e fechou sete centrais.
Ambiente

Portugal com rede de alerta de radioatividade

Portugal vai ter até ao fim do ano a rede nacional de alerta de radioatividade modernizada e aumentada, cobrindo todo o território, permitindo monitorizar radioatividade no ar e na água.
TVI

Jornalista Ana Leal deixa a TVI

3796
Ana Leal anunciou o fim do seu vínculo profissional com a TVI numa publicação na rede social Facebook. A jornalista tinha sido suspensa em maio após divulgar emails da direção da informação.
Vichyssoise

“Não sou o Centeno de ninguém”

Esta semana fomos às compras e estragámos o orçamento. Uma terapia para estes dias estranhos em que o PCP voltou a chumbar orçamentos do PS. Convidámos Joaquim Miranda Sarmento para o almoço.
Noticiário

17h. Próximo ano letivo vai ser mais longo

As férias da Páscoa vão ser mais curtas e, quem não tem exames, vai ter aulas até mais tarde. Ministro da Educação quer aulas presenciais, mas tem planos para se houver um retrocesso.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
Amnistia Internacional

Turquia: Ativistas da Amnistia condenados

Tribunal de Istambul condenou 4 ativistas dos direitos humanos, incluindo dois ex-responsáveis da Amnistia Internacional, a penas de prisão por "terrorismo". AI fala em repressão dissidente na Turquia
Família Real Britânica

André pressionado para colaborar no caso Epstein  /premium

Após a detenção de Ghislaine Maxwell, acusada de seis crimes relacionados com tráfico sexual, as autoridades norte-americanas voltaram a pedir a colaboração de André na investigação sobre Epstein.
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Coronavírus

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras 

O Presidente brasileiro vetou uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados, no âmbito do combate à pandemia.
Festivais de Música

Sumol Summer Fest revela novidades para 2021

Uma equipa representará o hip-hop do Norte, com Mundo Segundo a capitão. A outra o hip-hop a sul, com Xeg (na dianteira), Chullage e Sir Scratch. Burna Boy, Nenny, Piruka e Trippie Redd reconfirmados.
EFACEC

Efacec. Nacionalização relacionada com cooperação

"De alguma forma", a nacionalização da Efacec está relacionada com a cooperação judiciária entre Angola e Portugal, afirmou o Presidente angolano, garantindo defender a justiça e não o rosto.
Noticiário

As notícias das 15h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Gabinete de Crise

Chegámos à fadiga política?

Depois do consenso inicial, o discurso mudou. A necessidade de apresentar boas noticias criou uma tensão entre o poder local e o poder central.
Açores

Açores. BE denuncia "incumprimento" de medidas

Medida obriga as empresas apoiadas a celebrar contratos de trabalho por tempo indeterminado a, pelo menos, 50% dos seus trabalhadores, e a 35% no caso das micro e pequenas empresas.
Matosinhos

Matosinhos. Atividades para mais de 450 crianças

Crianças entre os 6 e os 14 anos vão poder frequentar espaços e equipamentos municipais, praticar desporto, aprender braille, fazer workshops ligados o meio ambiente ou conversar com youtubers.
Desporto

Lage, o culpado que foi sobretudo uma vítima

Lage fez 95,6% dos pontos em 38 jogos e 33,3% nos últimos dez. Saiu numa história mal contada. Foi mais vítima do contexto que o rodeia do que do contexto que criou. Como está o Benfica de Vieira.
Atualidade

Myanmar. As imagens do colapso da mina de jade

151
Imagens de vídeo amador mostram como o deslizamento de terra formou um mar de lama na mina de jade. Acidente expõe fracas condições de segurança do trabalho clandestino entre mineiros desfavorecidos
Noticiário

As notícias das 14h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Teatro

Teatro. Assim se trabalha com um vírus em cena /premium

É um regresso aos palcos em tempo de Covid-19. "Mártir" estreou-se no final de 2018 e recicla-se para o Festival de Almada, que esta sexta-feira se inicia. Assistimos aos últimos preparativos.
Operação Marquês

Marquês. Juiz não vai cumprir prazo para decidir  /premium

171
Juiz Ivo Rosa, que tem que decidir se envia ou não o processo Marquês para julgamento, não vai anunciar a decisão instrutória nos 10 dias previstos na lei porque não se faria justiça se o fizesse.
CM Porto

Porto. Câmara lança concurso para reabilitação

A Câmara do Porto lançou o concurso público para obras de reabilitação e beneficiação de 11 blocos do bairro social da Pasteleira. O valor da empreitada será cerca de 4,75 milhões de euros.
Rui Rio

Rio quer responsabilizar dívidas não autorizadas

O presidente do PSD diz que, nestes casos, devem ser responsabilizados os mandatários financeiros locais ou quem contraiu a dívida não autorizada e não o partido.
Medicina

Artrite Reumatoide. Doentes com medição excessiva

Uma grande parte dos doentes com artrite reumatoide estará a receber tratamento em excesso, de acordo com um estudo da Universidade de Coimbra que contou com dados de mais de 23 mil doentes.
Coronavírus

Angola. Pais querem início de aulas em setembro

A Associação de Pais e Encarregados de Educação Amigos da Criança angolana defende que as aulas só devem começar em setembro, considerando que ainda não existem condições suficientes para tal.
Panteão Nacional

Parlamento aprova homenagem a Sousa Mendes

956
A recomendação pretende homenagear o antigo cônsul português na forma de um túmulo sem corpo, não implicando assim a habitual trasladação para o Panteão Nacional.
Incêndios

Cantanhede. Suspeito de fogo posto fica em prisão 

O homem de 55 anos detido na quarta-feira em Cantanhede por suspeita de fogo posto vai ficar em prisão preventiva.
Cabo Verde

Baixar IVA no turismo custa 3,5 milhões

O governo cabo-verdiano vai reduzir para 10% a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado nas empresas do setor do turismo, representando uma quebra de receita fiscal.
Turismo

Turismo. Governo aposta em projetos sinérgicos

A secretária de Estado de Turismo adiantou que a tutela está a trabalhar num pacote de novos apoios para o setor, no sentido de requalificar a oferta e estimular a procura.
TAP

ACP critica "negócio ruinoso" da TAP /premium

251
Associação Comercial do Porto considera "ruinoso" o acordo anunciado esta quinta-feira pelo Governo, que garante ao Estado o controlo da TAP. Providência cautelar mantém-se ativa.
Circo

Circos. AR recomenda medidas de sobrevivência

O Parlamento aprovou um projeto de resolução do PCP que recomenda ao Governo "medidas de apoio imediato" para garantir "a sobrevivência dos circos e dos artistas circenses".
Futebol

Leroy Sané abandona Manchester City 

Sané, que só tinha mais um ano de contrato com os "citizens", disse conhecer o técnico do Bayern, Hansi Flick, da "seleção nacional de sub-21" e ter com ele "uma boa relação".
Transportes

AML. Venda de passes cresceu 41% em junho

Foram vendidos mais de 334 mil passes na Área Metropolitana de Lisboa, um aumento de 41% face ao mês de maio. Aumento de utilizadores deverá continuar devido ao reforço da oferta de transportes.
Centros Comerciais

APPII: "ingerência grave" nos centros comerciais

Para a associação, trata-se de "uma ação sem-par e sem paralelo em toda a Europa", explicando também que está a "deixar muito preocupados" os investidores com atividade em Portugal.
Alimentação

Estudo. Crianças que comem devagar têm mais saúde

116
Investigadores concluíram, com base num estudo que envolveu quase 3.000 crianças, que as que deixam comida no prato e comem devagar têm melhor saúde cardiometabólica.
Água

24 albufeiras com valores de água acima dos 80%

No último dia do mês de junho e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias (Lima e Douro) monitorizadas, e uma descida em 10.
Ryanair

Ryanair agiliza reembolsos de voos cancelados 

A Ryanair vai processar os pedidos de reembolso do mês de maio e a maioria dos de junho até ao final deste mês, garantindo a fazer "rápidos progressos" no processamento dos pedidos.
Aeroportos

Túnel do aeroporto do Porto reabre hoje 

O renovado túnel permite a ligação entre a rua da Fábrica e Vilar do Senhor e a passagem de peões. O atraso da obra foi alvo de críticas pela população e partidos políticos.
PCP

Évora. PCP "teme o pior" no novo hospital

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, afirmou "temer o pior" em relação ao projeto do novo Hospital Central do Alentejo devido aos atrasos do Governo na adjudicação da obra.
Coronavírus

Açores. SINTAP quer prémio para profissionais

SINTAP quer que o prémio de desempenho, equivalente a 50% da remuneração base, e benefício de um dia de férias por cada 80h de trabalho também seja aplicado aos profissionais de saúde dos Açores.
PS

Comissão Nacional do PS reúne-se no sábado

Comissão Nacional vai reunir-se pela primeira vez depois do início da pandemia, num modelo misto de presenças e com participantes à distância. Espera-se que António Costa faça um balanço da crise.
TAP

TAP. Sindicato dos técnicos satisfeitos com acordo

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves diz ter recebido com "alívio" a solução encontrada para a TAP e espera que a participação do Estado na companhia recupere a empresa.
Coronavírus

Moçambique. PR critica violência policial

O chefe de Estado avançou que as autoridades estão a responsabilizar os agentes acusados de abusos na implementação das medidas durante a pandemia, criticando a violência que foi observada.
Sporting

Sporting confirmado na Liga dos Campeões de basket

Os "leões", que na altura da suspensão da Liga nacional lideravam com 43 pontos, mais um do que o rival Benfica, são a única equipa portuguesa a participar na prova europeia da próxima temporada.
PSD

PSD critica Governo por quebra no combate à vespa

PSD criticou a quebra nas ações do plano nacional de combate à vespa. Apenas foram feitas 617 das 1.057 largadas do parasitóide que destrói a vespa previstas para 2020, devido à pandemia, diz Governo.
Coronavírus

Joacine entra em quarentena voluntária

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira contactou com uma pessoa infetada pela Covid-19, ficando em quarentena voluntária. Assembleia da República impossibilitou a sua participação "online".
Julian Assange

Carta aberta pede libertação de Julian Assange

Os subscritores referem-se a acusações apresentadas nos últimos dias pelos EUA contra Assange e que é apontado como responsável pela divulgação de informações secretas da administração norte-americana
Portagens

Plataforma quer portagens suspensas na A23 e A25

A Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25 ameaçou o corte de vias caso não haja medidas concretas em relação à possibilidade de suspender o pagamento de portagens até ao final do ano.
Coimbra

Coimbra. Pena efetiva para suspeito de maus tratos

Um homem de 67 anos foi condenado a cinco anos e seis meses de pena de prisão efetiva, por crimes de violência doméstica contra a sua mulher e maus tratos contra os seus pais.
PS

PS apresenta lucro global superior a 572 mil euros

O relatório de contas de 2019 do PS, com um resultado positivo superior a 572 mil euros, mantendo a "trajetória de lucro", vai ser apresentado perante a Comissão Nacional do PS no sábado.
Hong Kong

ONU alarmada com prisões em Hong Kong 

Centenas de pessoas foram presas na ex-colónia britânica desde quarta-feira. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirma estar "alarmado" com a aplicação das medidas.
CDS-PP

Efacec. CDS critica nacionalização

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou que o partido não vê com bons olhos a nacionalização da EFACEC e disse esperar que o Estado venda a empresa em breve.
Finanças

Regime fiscal para estrangeiros com 14.344 adesões

Entre o final de 2018 e os primeiros meses de 2020, o regime fiscal do Residente Não habitual registou 14.344 novas adesões, elevando para 45.262 o número de beneficiários.
Instituto Nacional Estatística

Mais emprego mas também Multibancos mais usados

O valor dos levantamentos nacionais em caixas multibanco e as compras em terminais de pagamento automático aumentaram. As colocações de emprego subiram e os novos desempregados recuaram.
Banco de Portugal

Banco de Portugal. Empréstimos à habitação caíram

A banca emprestou 792 milhões de euros em maio para a compra de casa, 14% abaixo do mesmo mês de 2019, enquanto os créditos a empresas subiram 83% para 4.910 milhões de euros.
RTP

PS questiona dança "Baile dos Pretos"

1044
Em causa está o programa "7 maravilhas de Portugal", da RTP, que tem entre os candidatos finalistas um que apresenta uma dança denominada "Baile dos Pretos".
Mercedes-Benz

CEO da Daimler diz que vêm aí cortes nos salários

A pandemia provocou rombos enormes nas contas de praticamente todos os fabricantes. O CEO da Daimler, a casa-mãe da Mercedes, avisa que vêm aí cortes drásticos nos salários e que vão começar por cima.
TAP

TAP. Turismo de Portugal saúda acordo do Estado

A Confederação do Turismo de Portugal saudou o Estado e acionistas privados tenham chegado a um acordo para a TAP e apelou para que se invista na recuperação da companhia aérea portuguesa.
Coronavírus

Excesso de mortalidade no país reverteu-se

O número de óbitos registado em Portugal na segunda semana de junho ficou abaixo dos registados em 2018 e 2019, uma inversão face ao que acontecera desde o início do estado de emergência.
Cabo Verde

Cabo Verde. PR recusa desinteresse face a África

O Presidente cabo-verdiano defende uma política mais forte, mais ativa e mais interveniente em organizações regionais como a União Africana e CEDEAO, rejeitando haver desinteresse.
Noticiário

As notícias das 13h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Coronavírus

Covid-19. Cautela na reabertura salvou milhões 

Estados Unidos, Brasil ou Índia aligeiraram restrições antes dos números baixarem e agora têm novos picos de infeções. Dados da CNN comprovam que países mais cautelosos são beneficiados.
Facebook

Zuckerberg acredita que boicote vai acabar

Mais de 500 empresas, incluindo o Starbucks e a Coca-Cola, estão a boicotar a publicidade no Facebook. Contudo, o fundador e líder da rede social diz que as marcas vão desistir do boicote "em breve".
Coronavírus

Covid-19. Podem ser "20 milhões de infetados"

O virologista Peter Piot sobreviveu à Covid-19 e classifica a doença como a "a maior crise social em tempo de paz". Antecipa uma segunda vaga, que pode não ser um "tsunami" mas vacina só em 2021
TAP

TAP já dispensou mais de mil trabalhadores

220
Processo de reestruturação não se fará sem dor, incluindo com saídas de trabalhadores, avisou o "chairman" da TAP. Frasquilho confirmou que já foram dispensados mais de mil trabalhadores a termo.
Resposta Pronta

TAP. "Qualquer solução que viabilizasse era boa"

Henrique Louro Martins mostrou-se satisfeito com a solução encontrada pelo Governo. Não confirma que daí resultem despedimentos e garante que ninguém da TAP ou do Governo falou com o sindicato. 
Coronavírus

UE. Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir

A Comissão Europeia deu "luz verde" à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19.
Coronavírus

Fronteiras. Quatro países mantêm restrições

106
Itália, Hungria, Suíça, República Checa e Espanha não vão seguir, para já, a recomendação do Conselho Europeu, que emitiu uma lista com 15 países extra-comunitários considerados seguros.
Conselho Económico E Social

PS propõe Francisco Assis para presidente do CES

2038
Para ser eleito, Francisco Assis necessita de dois terços dos votos dos 230 deputados, o que implica necessariamente um acordo entre PS e PSD. Rui Rio já elogiou a escolha.
Noticiário

Assis é o nome do PS para Conselho Económico

O nome vai ser sujeito a uma votação na Assembleia da República, agendada para o próximo dia 10 de Julho, de hoje a oito dias.
TAP

Gestão da TAP. BE e PCP querem mais

72,5% do controlo acionista não chega, com o PCP a lembrar que Estado já era maioritário e gestão da TAP era privada. É preciso mais, dizem. Auditoria em cima da mesa.
Tesla

Tesla bate previsões. Acções com novo recorde

O fabricante americano de veículos eléctricos anunciou as vendas do 2º trimestre, durante o qual comercializou 90.650 veículos. Apesar da Covid-19, a quebra foi mínima, o que fez disparar as acções.
Explicador

"Neeleman fez um grande negócio"

152
Editor de economia do Observador, Nuno Vinha, diz que reestruturação da companhia vai obrigar inevitavelmente a despedimentos.
Apps

Receitas com desconto? Estudantes criaram app

544
O João, o Martim, a Filipa e a Rita criaram a SaveCook durante a quarentena, uma app de receitas e informação de descontos. Investiram 200 euros e a app já foi instalada mais de mil vezes.
Noticiário

Frasquilho diz que reestruturação da TAP vai doer

Chairman da TAP fala em sacrifícios que se vêm somar aos sacrifícios a que hoje já estão sujeitos os trabalhadores da empresa.
Coronavírus

Surto em Melbourne ligado a escândalo sexual

568
Autoridades acreditam que os recentes casos de Covid-19 estão associados a relações sexuais entre trabalhadores e hóspedes de dois hotéis que recebem pessoas que ficam em quarentena ao chegar ao país.
Zona Euro

Zona Euro. Taxa de poupança das famílias sobe

A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu 4,2 pontos percentuais para os 16,9% no primeiro trimestre do ano, o maior aumento desde o início da série, em 1999.
Viana do Castelo

Melgaço. Programa de combate à exclusão social

A Câmara de Melgaço anunciou que foi aprovada a candidatura ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com um financiamento superior a 500 mil euros.
Castelo Branco

Castelo Branco. Mais 6 pontos de acesso à internet

Castelo Branco eleva o total de pontos de acesso gratuito à internet para 14, distribuídos estrategicamente pela cidade. Objetivo é transformar a cidade numa cidade inteligente.
União Africana

ONU. União Africana saúda Cristina Duarte

931
Moussa Faki Mahamat, presidente da União Africana, felicitou a ex-ministra das Finanças de Cabo Verde pela sua nomeação como conselheira para África do secretário-geral das Nações Unidas.
Moçambique

Moçambique. Maior feira de negócios cancelada 

A 57.ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), a maior do país, foi cancelada devido ao novo coronavírus.
TAP

TAP. Sindicato quer proteção dos trabalhadores

O sindicato espera que acordo assegure a viabilidade da empresa e salvaguarde os postos de trabalho, salientando que "sempre se assumiram como parte decisiva na superação dos momentos mais difíceis".
Cabo Verde

Cabo Verde. Caixa Económica com lucro histórico

A Caixa Económica registou um lucro histórico de 8,5 milhões de euros em 2019, um aumento recorde de 98,55% face a 2018, mas não vai distribuir dividendos aos acionistas.
Governo

Governo conclui processo de seleção de técnicos 

O Governo pretende criar uma reserva de recrutamento para a carreira geral de técnico superior na área jurídica, económico-financeira, de planeamento, controlo e avaliação e relações internacionais.
Comércio

Seia. Município incentiva comércio local

A Câmara Municipal de Seia disponibilizou 75 mil euros para um programa de dinamização do comércio local, com o objetivo de minimizar os efeitos negativos da pandemia.
Coronavírus

Algarve faz 20 mil testes com amostras de grupo

197
Método de testagem, onde se agrupam várias amostras, permite testar dez pessoas de só uma vez. No entanto, só é viável em populações de baixo risco, onde a percentagem de casos negativos é muito alta.
Quercus

Quercus apela à adoção de materiais reutilizáveis

A Quercus apelou à reutilização dos sacos de plástico e ao seu correto encaminhamento para reciclagem, bem como à adoção de materiais reutilizáveis no dia a dia.
Noticiário

10h. Manuais escolares. "Manipulação", acusa CDS

Proposta de suspender a devolução dos manuais foi feita pelos centristas. Deputada Ana Rita Bessa, em entrevista, está confiante na aprovação apesar da polémica. A abrir, a demissão do Governo francês
Orçamento do Estado

Costa admite despedimentos na TAP. "Haverá dor" - como aconteceu

Primeiro-ministro diz que o plano de reestruturação da TAP implica despedimentos. "Que não haja ilusões", avisa. Orçamento aprovado em votação final global, sem PCP e com PSD. Veja aqui como se passou
O Lado Bom da Vida

Os cinemas estão de regresso

Este fim de semana retomam mais de 260 salas em todo o país, há petiscos bascos e asiáticos para provar, e uma galeria para visitar no Porto.
Resposta Pronta

Demissão do Governo em França: "Parece encenação"

Paulo Dentinho, jornalista e antigo correspondente da RTP em Paris, explica que o Presidente precisa de um novo fôlego e a queda do Governo portanto tudo isto poderá ter sido combinada.
Ao Vivo

"7 do 7 às 7". Quando o teatro nos bate à porta

O Teatro Aberto vai juntar os elencos das próximas estreias num único espetáculo que pode ver no seu sofá.
Coronavírus

Vacina de Oxford pode ser eficaz por "vários anos"

2115
A revelação foi feita pela investigadora que lidera a equipa britânica. Governo espera que comece a ser produzida em "setembro/outubro" mas teme-se o "pandemónio" no Inverno.
Termómetro

Meghan sentiu-se "desprotegida" pela família real

Documentos legais, relacionados com a ação judicial interposta pelos duques de Sussex a tabloides birtânicos, revelam que Meghan sofreu um "tremendo sofrimento emocional".
Noticiário

9h. Governo cai em França, Macron aceita demissão

Notícia de última hora a abrir este jornal. Falamos ainda de educação: há dois alunos por turma que os professores não conseguem contactar diretamente durante o ensino à distância
360º

Estado toma conta de duas grandes empresas

Em poucos minutos, esta newsletter diz-lhe tudo o que tem de saber para começar o dia bem informado: o que está em causa no acordo da TAP e na nacionalização da EDP. E o novo Bloco Central de Verão.
Coronavírus

"Há-de ter falhado muita coisa em Lisboa"

Coordenador do combate à covid-19 na região de Lisboa diz que críticas de Fernando Medina são "legítimas" mas avisa que não é expetável resolver problemas estruturais que existiam antes da pandemia.
Direto ao Assunto

Manuais "Seria castigar as famílias não continuar"

A deputada do CDS-PP acredita que a proposta deve ser chumbada na votação final global. Ana Rita Bessa afasta ainda a possibilidade de o custo dos manuais ser transferidos para as famílias.
França

França: Castex, o Sr. Desconfinamento, é o novo PM

150
Após aceitar a demissão do primeiro-ministro Édouard Philippe, Emmanuel Macron nomeou um novo sucessor: Jean Castex, até aqui responsável pela estratégia nacional de desconfinamento.
Coronavírus

Inglaterra. Lista de países é conhecida hoje 

Inclusão de Portugal na lista ainda é incerta devido aos surtos das últimas semanas. O anúncio é relevante devido à importância dos turistas britânicos para a indústria nacional.
Vamos à Bola

Uma dança de treinadores

Luís Filipe Vieira sonha com treinador alemão. Vitória de Setúbal dispensa Júlio Velasquez. E Paulo Sousa deixou o Bordéus
TAP

TAP. Pedrosa elogia recuo na nacionalização

O presidente da Barraqueiro e dono de 50% da Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP, considera que não nacionalizar a TAP "é bom para todos" e afirma que fará sempre parte da solução.
O Bom, o Mau e o Vilão

O nosso Ministério da Educação não tem emenda

Fernando Medina (que voltou às críticas), o Ministério da Educação (que está offline) e todos aqueles que ajudaram Isabel dos Santos (que deviam falar) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Coronavírus

Covid-19. Farmacêutica anuncia medicamento eficaz

158
A plitidepsina, ou Aplidin, mostrou um resultado antiviral entre 2.400 e 2.800 vezes superior ao Remdesivir no modelo de célula "Vero" (uma célula renal de macaco).
Contra-Corrente

Qual é a pasta do nosso novo ministro... Rui Rio?

833
O PSD portou-se nas votações do Orçamento Suplementar como o novo braço da geringonça. E logo o mais flexível de todos, sempre pronto a andar às ordens do PS. O “centrão” está oficialmente de volta.
Noticiário

8h. Efacec. Reprivatizar rápido? Difícil até 2021

Governo quer "imediata reprivatização, a executar no mais curto prazo possível", mas pode não ser assim tão cedo. A abrir, Estado volta aos comandos da TAP, mas não a nacionaliza
Futebol

'Luvas' só são crime "à luz da cultura europeia"

1844
Acusado do crime de corrupção passiva por alegadamente corromper funcionário de embaixada portuguesa com 20 mil euros, empresário diz que ter feito “o que todo o mundo faz”.
Jet Lag

A novela secreta do divórcio de Dan Brown

Ex-mulher conta que descobriu traições de anos e desvio de muito dinheiro para contas secretas. A “divorcioneta” espanhola e a primeira cidade extraterrestre do mundo, onde se viverá como em Marte.
Partido Chega

A Direita, as direitas e a chegada do Chega /premium

795
O Chega é, por enquanto, um partido pequeno que sai dos cânones da “velha direita” religiosa e monárquica sem que assuma a radicalidade anti-regime da direita nacional-revolucionária.
Zoom

O nascimento da Times Radio

No dia 29 de Junho nasceu no Reino Unido uma nova emissora, a Times Radio está no AR, é a irmã mais nova do jornal The Times. Ainda os avanços no caso Epstein.
Crónica

Está tudo igual. Mas pior.

Um dia teremos também de explicar como perdemos tantas oportunidades. Como fomos capazes de criar um futuro penhorado. Está tudo igual. Mas pior.
Coronavírus

Centro Europeu contra restrições nas viagens

A conclusão surge no mais recente relatório desta instituição internacional que a sustenta alegando que apenas 3% dos novos casos registados nos últimos tempos tiveram origem em viajantes
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A paixão entre Rio e Costa

As famílias políticas não gostam, mas Rui Rio e António Costa vivem uma paixão com troca de prendas. Ainda Lisboa a contrariar o Governo, as autocríticas de Pedro Nuno Santos e o famoso Error 404.
IPMA

Raios UV. 6 distritos em risco extremo 

Seis distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados.
Incêndios

Incêndios. 5 concelhos de Faro em risco máximo

Pelo menos até terça-feira vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos por causa do tempo quente. Está prevista uma pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.
Coronavírus

Estudo conclui que Brasil terá 8 milhões infetados

Um estudo conclui que o Brasil oito milhões de infetados, quase seis vezes mais do que os casos notificados. Taxa de contágio é três vezes superior entre pobres, negros e indígenas.
Transportes

AMT recebeu 74 queixas por dia

Número de queixas está relacionado com o aumento de clientes, devido à redução dos custos dos passes. Principais queixas dizem respeito a incumprimentos, preços e qualidade de atendimento ao cliente.
Coimbra

Coimbra. Acusado de maus tratos conhece sentença

Um homem de 67 anos, residente em Coimbra, foi acusado de violência doméstica contra a sua mulher e de maus tratos contra os seus pais. Tribunal de Coimbra determina esta sexta-feira a sentença.
Ambiente

MARL comemora 20 anos com aposta na área ambiental

Esta sexta-feira será inaugurada a Eco Área que irá incluir compactadores para deposição de resíduos, possibilitando o aumento dos níveis de recolha seletiva.
Almada

Teatro. Arranca Festival de Almada

A 37.ª edição do Festival de Almada começa esta sexta-feira, com a proposta de "tomar o pulso à criação teatral portuguesa", em consequência da pandemia de Covid-19.
Coronavírus

PR encontrou-se com profissionais itinerantes

O Presidente da República encontrou-se com manifestantes da Associação dos Profissionais dos Itinerantes Certificados para ouvir a como está a situação do setor e as medidas que reivindicam.
Justiça

GNR julgados por agressões conhecem sentença

Os arguidos estão acusados, em coautoria material, de quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada, dois de sequestro e dois de violação de domicílio por funcionário.
Madeira

Madeira tem de ser vista como "destino seguro"

Representante da República para a Madeira pediu a Augusto Santos Silva, que defenda a região autónoma como "destino seguro" junto das autoridades do Reino Unido. Ireneu Barreto está "preocupado"
Noticiário

7h. TAP. "Esta não era a opção inicial do estado"

Nacionalização por decreto fica afastada. Antonoaldo Neves vai deixar de ser presidente da companhia e será substituído interinamente até ser encontrada nova equipa de gestão.
Coronavírus

Brasil ultrapassa 1,5 milhões de casos de infeção - como aconteceu

338
Portugal volta a registar subida de casos. 80% na região de Lisboa. Há 492 pessoas internadas. Portugal excluído dos “corredores de viagem internacionais” que Reino Unido vai abrir.
Brasil

Bolsonaro tem 48h para se manifestar sobre índios

128
Em causa está a ação apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil que quer que o Governo Federal execute um plano de emergência para proteger os povos indígenas, em especial os isolados.
Noticiário

6h. Estado fica com 72,5% da TAP

Governo e accionistas privados da companhia aérea Portuguesa chegaram a acordo, o Estado fica com 72,5% da TAP , mas a gestão será feita por empresa contratada.
Noticiário

5h. Parlamento vota hoje Orçamento Suplementar

A proposta para ajudar na recuperação económica e social é hoje votada no Paramento. PCP e PEV já anunciaram que vão votar contra na votação final global.
TAP

8 respostas sobre o que muda na TAP /premium

135
O impasse terminou e o Governo acordou com os acionistas privados o reforço da participação na TAP para 72,5%. O que muda e em que moldes para "evitar a falência de uma empresa essencial ao país".
Noticiário

4h. Estudo. Brasil com 8 milhões de infectados 

141
Um estudo do ministério da Saúde brasileiro conclui que pelo menos 8 milhões de brasileiros já foram infectados com Covid-19. Um número seis vezes maior que os conhecidos oficialmente.
Noticiário

3h. Medina. Lisboa tem de testar e rastrear mais

O presidente da câmara de Lisboa acredita que a capital tem capacidade para combater a propagação da COVID-19. Em entrevista à RTP, Fernando Medina realça que é necessária uma resposta mais rápida.
Noticiário

2h. Estado fica com 72,5% da TAP

Governo e accionistas da TAP chegaram a acordo e o estado fica com 72,5% da companhia aérea. O ministro das infraestruturas, Pedro Nuno Santos, fala na salvação de uma empresa importante para o país.
Futebol

Como se fosse a tabuada /premium

A primeira final internacional de um português significa o adeus dos Cinco Violinos.
Comentário

TAP. "Começa agora o contador do estado e governo"

O comentador do Observador, Paulo Ferreira, faz a análise ao acordo entre estado e privados. O Estado vai ficar com 72,5% da TAP.
Noticiário

As notícias da 1h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

As notícias da 1h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Emissão Especial

"Compreendemos a perplexidade do povo português"

498
O ministro das infraestruturas diz que é compreensível a perplexidade do povo em relação à quantia necessária para salvar a TAP. Ouça aqui o anúncio de que o Estado vai mesmo ficar com 72,5% da TAP.
Política

A ilha dos enganos /premium

Os populistas, tradicionalmente os autores da ficção, tiveram apenas que berrar a realidade. Porque a realidade está entregue a ficcionistas.
caderno de apontamentos

A Escola presente… no futuro!

462
A Escola de setembro não será a mesma de março, sendo que continuará a ser um espaço de aprendizagem, na certeza de que todos, em conjunto, somos ímpares e vamos continuar a fazer a diferença.
Noticiário

00h. Nacionalização "nunca foi opção inicial"

O Governo já anunciou que o Estado vai mesmo ficar com 72,5% da TAP. Foi evitada assim uma solução que o governo diz que nunca foi uma opção inicial, mas que nunca pôde estar fora da mesa negocial.
Pandemia

A universidade à distância não é uma universidade

677
Não há universidades que contribuam para o progresso sem que haja relações pessoais, redes, partilha, risos, lágrimas, tudo isto de forma física, entre tantas outras coisas boas da vida.
Coronavírus

Polícias querem benefícios iguais ao SNS

Sindicato Nacional da Polícia defendeu que seja alargado à PSP o prémio de desempenho e férias extra que foram aprovados pelo parlamento para os trabalhadores do SNS envolvidos na pandemia.
Relações Internacionais

A Europa e o Fim do Universalismo Democrático /premium

Cada vez que o “universalismo” deu um ar da sua graça o mundo pagou um preço elevado. Talvez das poucas vantagens da nova ordem que aí vem seja interiorizarmos que existem várias formas de ver o mundo
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A oportunidade do teletrabalho e não só

A questão que hoje se coloca é que “figurinos” podem as empresas explorar como alternativa ou complementares ao tradicional presencialismo, com vantagens para os negócios e para os colaboradores
Novo Banco

Novo Banco. AR pede documentos sobre injeções

Foi aprovado requerimento do BE para que seja enviada ao Parlamento documentação relacionada com as injeções de fundos públicos no Novo Banco em cenário adverso.
Coronavírus

25 mil milhões em apoios às companhias aéreas

Os apoios estatais europeus já fechados às companhias aéreas ultrapassam os 25 mil milhões de euros. Lufthansa e Air France acumulam os apoios com os valores mais elevados.
Comentário

TAP. "Viam-se ali três homens assustados"

"A TAP está num grande, grande, grande problema. Pedro Nuno Santos não sabe o que vai fazer. A obsessão do ministro era correr com Neelman". O comentário de José Manuel Fernandes sobre a TAP.
Oficina da Liberdade

Politics without romance

219
O socialismo discrimina os seres humanos: uns, desprovidos de poder público, tolos incapazes de conduzirem as suas vidas sem o poder do Estado; outros, os «semi-deuses», pertencem às elites do poder.
Câmara Municipal Lisboa

Medina: "Não vamos passar meses fáceis"   /premium

A pandemia ainda fustiga Lisboa mas, num cenário pós Covid-19, a cidade poderá ser mais sustentável? No debate, n'A Brasileira do Chiado, Medina alertou para os "meses nada fáceis" que aí vêm.
Petróleo

Preço do barril de Brent terminou em alta de 2,69%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou esta quinta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 2,69%, para os 43,10 dólares.
Wall Street

Wall Street em alta com recuo do desemprego

Wall Street fechou em alta, graças à criação de emprego nos EUA em junho e a um recuo mais importante do que previsto da taxa de desemprego. Desemprego desceu de 13,3% em maio para 11,1%.
Noticiário

23h. Estado vai mesmo ficar com 72,5% da TAP

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo ministro das Finanças. João Leão diz que desta forma é possível evitar a falência da empresa.
Banco de Portugal

Uma lei ad nauseam

O que deveria estar em causa não é Mário Centeno, mas a independência e o funcionamento salutar de uma instituição relevante, que supervisiona os vasos comunicantes do dinheiro para a economia.
A página está a demorar muito tempo.