1. Para começar a nova temporada de Downton Abbey, convém recordar o que aconteceu na última. A quarta temporada de Downton Abbey começa com a ausência de Matthew Crawley, um dos personagens mais queridos do público, e uma Lady Mary em luto que depressa ganha força e dois pretendentes: Lord Gillingham e Charles Blake. O noivo de Lady Edith desaparece, deixando-a sozinha e grávida, o que a leva a pensar viajar para a Suíça com a intenção de dar à luz e entregar o bebé para adoção. Lady Rose, a rebelde, teve um romance com um cantor negro de jazz. Por outro lado, Mrs Bates foi violada, e o violador foi assassinado. Terá sido Mr. Bates?

2. A partir deste ponto é provável que se desvende mais informação do que aquela que alguns leitores gostam de saber. Começamos com uma novidade grande: a quinta temporada traz fogo. Literalmente um fogo, como se pode ver no trailer, mas o Telegraph garante que a mansão da família Crawley vai ficar intacta

3. Não dá para evitar mencionar um dos bloopers mais divertidos da série, uma espécie de water gate: o aparecimento de uma garrafa de plástico de água numa das imagens promocionais da quinta temporada. Coisa impossível de acontecer nos anos 20. A equipa reconheceu a gaffe e geriu bem a situação. Juntou-se e posou com garrafas de água para uma campanha de solidariedade com a WaterAid, uma organização que procura ajudar comunidades de todo o mundo a ter acesso a água de forma segura e limpa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Downton Abbey promotional picture for fifth series, with modern bottle of water on mantelpiece

Onde está o Wally, neste caso a garrafa de água?

4. O mundo está em constante mudança e, mais uma vez, a família vai ter de se adaptar. 1924 é o ano em que um novo primeiro-ministro trabalhista chega ao poder e a telegrafia sem fios se instala definitivamente na mansão. Naturalmente que Carson não vai abraçar a modernidade com alegria, mas todos vão ter de se habituar. Como disse o criador da série, Julian Fellowes, os habitantes de Downton estão agora “indiscutivelmente a viver no mundo moderno”.

5. Os bebés atores estão a crescer. George Crawley, que nasceu na quarta temporada e que perdeu imediatamente o pai num acidente, já anda. E Sybbie Branson, com grandes olhos azuis que herdou da mãe. Mas a grande novidade vai ser Marigold, a criança que Lady Edith deveria ter dado para adoção na Suíça. Está visto que não se passou bem assim.

downton-abbey-criancas

George e Sybbie cresceram

6. Paixões e perdas, sempre com o amor no centro do guião. Para além da escolha de Lady Mary entre dois pretendentes, Branson vai ficar mais próximo de Sarah Bunting, a professora na escola socialista. A recuperar da violação, o casal Bates terá ainda de ultrapassar o desafio de terem um filho. Resta saber se o noivo de Lady Edith foi só “comprar tabaco” e voltou, ou se desapareceu para todo o sempre.

7. Downton Abbey tem novas caras. Richard E. Grant vai entrar na série para dar vida a Simon Bricker, historiador de arte e convidado dos Crawleys, Anna Chancellor vai ser Lady Anstruther e Rade Sherbedgia vai chegar como refugiado da revolução russa. Como as personagens vão crescer (ou não), ainda não se sabe.

8. A série vai continuar a prender milhões de espectadores espalhados pelo mundo. Ou pelo menos vai tentar. A pressão é grande, já que é a série dramática mais vista na Dinamarca e também faz sucesso na China. Todos querem saber mais sobre  aristocracia britânica do século passado.

9. A condessa Violet Crawley é um dos rostos mais fortes de Downton Abbey, mas talvez o público conheça uma inesperada faceta da matriarca. Tudo graças a uma figura do passado que vai aparecer.

10. A Fox Life confirmou ao Observador que a quinta temporada começa no início de novembro. Enquanto não chega, é possível ver o vídeo que o Telegraph fez com os atores e onde estes falam sobre as suas personagens.