Neste momento, em Inglaterra, é impossível a realização de grandes transações financeiras uma vez que o mecanismo que permite que se processem estes movimentos está ‘offline’ desde as 6h00 da manhã de segunda-feira . A informação foi dada ao Telegraph pelo Banco Central Inglês acrescentando que muitos desses pagamentos estão a ser feitos de forma manual. “O Banco de Inglaterra identificou uma falha técnica relacionada com a manutenção de rotina do sistema de pagamentos RTGS encontrando-se o sistema em pausa até estar resolvido.” podia ler-se no comunicado.

Embora no final da semana anterior o Banco tenha assegurado que ainda hoje, segunda-feira, a situação estaria regularizada, o sistema – Real Time Gross Setlement Payment System – continua em baixo. A grande vantagem deste mecanismo é a redução do risco, uma vez que os pagamentos são feitos em tempo real e não ao final do dia, ao contrário do que é normal. Esta falha está a ter um grande impacto uma vez que a principal rota de pagamento é uma que liquida pagamentos importantes, como por exemplo a compra de habitação, e que só no ano passado envolveu setenta triliões de libras em cinco instituições financeiras.

Até à data só foram afetadas as grandes transferências uma vez que para as mais pequenas é usado um sistema diferente. O sistema que está em baixa permite aos diferentes bancos uma interação imediata, e a movimentação de diferentes fundos e transações sendo, por isso, a principal estrutura por trás dos bancos ingleses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR