Que oito discos escolhia para levar para uma ilha deserta? É esta a pergunta feita pelo programa de rádio Desert Island Discs da BBC Radio 4, no ar desde 1942. O último convidado foi Tom Hanks e algumas das suas escolhas musicais levaram o ator a relembrar a sua infância solitária.

No programa, o ator de Forrest Gump contou a Kirsty Young (que dirige a emissão) que antes dos dez anos já tinha tido duas madrastas, viveu em dez casas e em cinco cidades diferentes.

Tom Hanks — que no cinema já interpretou o papel de um náufrago no filme com o mesmo nome — escolheu as músicas que levaria para uma ilha deserta com base nas “emoções que sente quando ouve determinada música”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Porque cada vez que se ouve uma música, lembramo-nos onde estávamos, o que estávamos a fazer, com quem estávamos, e em que momento da nossa na vida estávamos quando a ouvimos pela primeira vez”, disse o ator norte-americano.

Ao falar sobre uma das suas escolhas musicais — “Also Sprach Zarathustra”, uma composição de Richard Strauss que se tornou popular por fazer parte da banda sonora do filme “2001: Odisseia no Espaço” (1968) de Stanley Kubrick — o ator teve de fazer uma breve pausa para se recompor quando recordou o impacto que a música teve em si quando era adolescente, depois de ter vivido uma infância nómada e solitária devido à profissão do pai, Amos Mefford Hanks, que era chef.

Tom Hanks confessou à antena da BBC Radio 4 que a música o lembra um ponto de viragem da na sua vida — que descreveu como um “momento ‘wow’“– em que deixou de ser um rapaz que tentava descobrir aquilo que era interessante à sua volta e passou a ser um jovem adulto que ansiava ser artista. E a partir daí começou a colocar-se uma série de perguntas para as quais tentava encontrar palavras para lhes responder e explicar os pensamentos que lhe surgiam na mente.

Quando a apresentadora lhe perguntou que tipo de dúvidas o assolavam quando era adolescente e que vocabulário utilizava para lhes responder, Tom Hanks respondeu emocionado: “O vocabulário da solidão”.

O ator norte-americano contou também que o seu primeiro casamento com a atriz Samantha Lewes aos 21 anos e com quem teve dois filhos foi uma tentativa de “acabar com a solidão”, sentimento do qual só se libertou quando conheceu a segunda mulher, a também atriz Rita Wilson, com quem casou em 1988.

Outra das músicas escolhidas por Tom Hanks foi “Once in a Lifetime” dos Talking Heads, em homenagem ao seu primeiro encontro com Rita Wilson no filme da banda.

https://www.youtube.com/watch?v=I1wg1DNHbNU

Tom Hanks também inclui os Beatles na sua seleção musical. A escolha recaiu sobre a música “There’s a Place”, que segundo explicou, remete para as memórias que tem de ter partilhado o quarto com o pai e o irmão quando tinha sete anos e pela sua procura de um lugar onde não se sentisse só.