Histórico de atualizações
  • São 06:41 no Brasil e Lula da Silva encontra-se na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, São Paulo. Cá fora, um pequeno grupo de apoiantes que permaneceram acordados durante a madrugada tentou demonstrar a sua solidariedade com o ex-presidente brasileiro. Dentro da sede estavam ainda outros simpatizantes. O Observador volta dentro de poucas horas, para acompanhar o processo de detenção da Lula da Silva e lhe dar a conhecer a posição da Polícia Federal, que não se sabe ainda se executará o mandado de captura durante a manhã ou aceitará a sugestão de Lula, que prometeu entregar-se depois de uma missão em honra da mulher (que faria 68 anos este sábado). Até já.

  • E, tal como Lula, também nós vamos descansar um pouco e fazer uma pausa neste liveblogue. Dentro de poucas horas vamos estar de volta, para acompanhar de perto todos as notícias que nos chegarem do Brasil que, sem exagero, vive agora alguns dos dias mais importantes da sua História.

    E já que este dia foi tão importante, temos um artigo com o resumo do que aconteceu — e que também tem um exercício com aquilo que pode/vai acontecer amanhã e nos próximos dias.

    Lula está prestes a entregar-se à polícia. O que já aconteceu e o que vai acontecer?

    Até já!

  • Lula vai dormir no Sindicato dos Metalúrgicos

    Já era esperado, agora está confirmado: Lula vai passar a noite e dormir no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É já a terceira noite consecutiva que vai passar naquele edifício, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

    Além de Lula, vão lá dormir outros líderes políticos. Guilherme Boulos, do PSOL e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, também vai passar a noite por ali.

    Enquanto isso, já há gente a transportar colchões e sacos-cama para o sindicato.

  • Já há playlist para a missa em honra da mulher de Lula

    A seleção musical da missa em honra de Marisa Letícia Lula da Silva, a seguir à qual Lula deverá entregar-se, já estará feita.

    Eis as opções já conhecidas:

    “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga

    “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho

    “Porto Solidão”, de Jessé

    https://www.youtube.com/watch?v=J1X6lVPlwu0

    “Apesar de você”, de Chico Buarque

  • Queixa da defesa de Lula no Supremo está nas mãos de juiz pouco favorável a Lula

    A última investida da defesa de Lula para evitar que o seu cliente vá preso já está a correr mal. Hoje, por volta das 23h00, os advogados de Lula apresentaram uma queixa ao Supremo Tribunal Federal (STF), referindo que não foi dado o tempo suficiente para a defesa do ex-Presidente recorrer da ordem de prisão. Teoricamente, teria até dia 10 de abril para fazê-lo, a ordem de prisão chegou antes.

    Isto levou a que a defesa de Lula tentasse apresentar queixa no STF, junto do juiz Marco Aurélio Mello — que, na quarta-feira, votou a favor do habeas corpus de Lula. No entanto, a queixa foi sorteada e recebida pelo juiz EdsonFachin, que votou contra o habeas corpus. Este remeteu o caso para a presidente do STF, a juíza Carmen Lúcia, para que esta decidisse afinal qual seria o juiz responsável por analisar esta queixa. E, na hora de decidir, esta decidiu devolvê-la a Edson Fachin e não dá-la a Marco Aurélio Mello.

    “Inexistindo qualquer irregularidade na distribuição livre da presente reclamação, determino sejam estes autos eletrônicos restituídos imediatamente ao Ministro Relator”, escreveu Cármen Lúcia.

    Trocado por miúdos: o caso está agora na mão de um juiz que votou a favor da prisão de Lula na quarta-feira. Algo que, para a defesa do ex-Presidente, não era o mais desejado.

  • Já há hora para a missa em honra da mulher de Lula

    A missa em honra da mulher de Lula, a falecida Marisa Letícia, vai ser celebrada este sábado às 9h00 locais (13h00 de Lisboa). Também já houve relatos que apontavam para um começo meia hora depois. Certo é que a cerimónia vai decorrer no exterior do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e contará com a presença do mesmo carro de som que esteve hoje no local.

    Ainda não é certo que Lula vá discursar na, ou depois da, cerimónia.

  • Polícia diz que já não vai prender Lula hoje

    Segundo a Globo News, a Polícia Federal decidiu que não há condições para cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Lula esta noite. Assim sendo, este pode ser um sinal de que a Polícia Federal aceitou a proposta da defesa de Lula, para que este se entregue só amanhã, depois de uma missa em nome da sua mulher, que faria 68 anos este sábado.

  • Marina da Silva anuncia pré-candidatura

    O timing é interessante: Marina da Silva, que quase conseguiu passar à segunda volta nas eleições de 2012 para as disputar com Dilma Rousseff, acaba de anunciar a sua pré-candidatura às eleições presidenciais deste ano.

  • Movimentação ao pé do sindicato de Lula diminui

    Segundo a Globo, a movimentação no carro de som que foi montado à porta do Sindicato dos Metalúrgicos diminuiu. Os políticos que foram falar aos apoiantes de Lula já saíram do local.

    A Mídia Ninja (coletivo de jornalismo cidadão e de esquerda), que estava a fazer uma transmissão em direto da manifestação, cortou o vídeo em direto. O Facebook do PT fez o mesmo. Agora, as únicas transmissões em direto do local parecem ser os das televisões que estão a sobrevoar o local com helicópteros.

  • Defesa de Lula vai recorrer para o Supremo

    A defesa de Lula recorreu para o Supremo Tribunal Federal (STF) esta sexta-feira. A informação está a ser avançada pela Globo. A defesa argumenta que a prisão não poderia ter sido decretada pelo juiz Sérgio Moro antes de serem esgotados todos os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A defesa de Lula tinha até dia 10 de abril para recorrer, mas esta quinta-feira à noite o juiz Sérgio Moro emitiu ordem de prisão.

    Segundo o jornalista da SBT Daniel Adjuto, a defesa de Lula queria que a reclamação fosse distribuída ao juiz Marco Aurélio (que na quarta-feira votou a favor do habeas corpus de Lula) mas a reclamação foi distribuída ao juiz Edson Fachin (que votou contra).

  • Lula quer entregar-se em "campo neutro"

    Fontes voltam a confirmar ao Estadão que Lula admite entregar-se amanhã, depois de uma missa em honra da sua mulher, que faria 68 anos este sábado. Porém, a entrega teria de ser em “campo neutro”. Ou seja, nem em Curitiba — onde ele será preso — nem em São Bernardo do Campo, zona de São Paulo onde é o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e onde Lula está há dois dias.

    Recorde-se que já está um avião da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo para levar Lula para a prisão em Curitiba.

  • É assim que está a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo, e as imediações. Nem vazio, nem a abarrotar.

    (Screenshot da transmissão em direto da Band News)

  • "Lula mexeu comigo, mexeu com ele, mexeu comigo"

    “Lula mexeu comigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, gritam (ou cantam?) os apoiantes do ex-Presidente em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo.

  • Lula deve discursar dentro de 30 minutos

    De acordo com a Folha de S. Paulo, o ex-Presidente deve discursar dentro de 30 minutos. A hora avançada por aquele jornal são as 19h30 locais (23h30 de Lisboa).

  • Lula diz que só se entrega em São Paulo e depois de missa em nome da mulher

    Segundo o Estadão, Lula, cuja defesa está a negociar com a Polícia Federal os termos de entrega do ex-Presidente, quer entregar-se apenas depois de uma missa que acontecerá amanhã, em honra da sua mulher, Marisa Letícia, que faria 68 anos este sábado.

    O mesmo jornal avança que o avião da Polícia Federal que levará Lula para Curitiba — onde este será preso — já está no Aeroporto Internacional de São Paulo.

  • Novo habeas corpus negado

    O pedido de habeas corpus que um advogado não relacionado com a defesa de Lula entregou esta tarde ao STF foi negado. O pedido partiu do advogado Adinaldo Martins, que se insurgiu por a juíza Rosa Weber ter votado contra o habeas corpus do Lula mas, durante a votação, ter dito que votava contra a sua convicção e apenas para cumprir a jurisprudência.

  • Lula vai discursar ou não? "Acho que é prudente eu não falar", diz a jornalistas

    Lula sai da sala onde passou o dia. Manuela D’Ávila, do PCdoB, aparece ao seu lado, a dizer “deixa ele falar para o povo enquanto há luz”. Ou seja, é possível que Lula fale dentro de momentos. Mas, ao mesmo tempo, não falou aos jornalistas. “Acho que é prudente eu não falar”, respondeu.

  • Advogados de Lula negociam entrega na segunda-feira

    Segundo o Folha de S. Paulo, a defesa de Lula está a negociar com a Polícia Federal a entrega do ex-Presidente apenas na segunda-feira que vem.

  • Lula aparece à janela do Sindicato dos Metalúrgicos

    “Ó Lula, cadê você, eu vim aqui te defender!”, gritam os apoiantes de Lula, assim que ele aparece à janela do Sindicato dos Metalúrgicos. Apareceu na janela do terceiro andar, acenando aos apoiantes.

  • Presidente do PT: "Lula permanecerá junto com a militância"

    “[Lula] está aqui no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Um lugar público. Que muitas pessoas sabem onde ele está, aliás o mundo inteiro sabe. Vocês estão acompanhando. E aqui ele permanecerá junto com a militância”, disse a líder do PT, Gleisi Hoffmann.

1 de 4