George RR Martin anunciou esta quinta-feira que o sexto volume de “Game of Thrones”, The Winds of Winter, não vai ser publicado este ano, tal como os fãs esperavam. Mas, para acalmar os ânimos, o autor revelou que vai ser publicado um livro sobre o mundo imaginário de Westeros, a 20 de novembro.

“Fire and Blood” passa-se no mundo de Westeros, o mesmo de “Game of Thrones”, mas vários séculos antes, como explica o autor no seu blogue pessoal. George RR Martin sublinha que o livro não vai ser “um romance”, mas sim um livro “histórico” que conta a história da “guerra civil dos Targaryen que quase acabou com a dinastia para sempre”.

Não é um romance. Toda a gente ficou clara? (Ainda que haja histórias suficientes para 20 romances. Batalhas, sangue, traições, amor, luxúria, terror, guerras religiosas, política, incesto, teorias históricas e todas essas coisas divertidas”, escreveu RR Martin, acrescentando que “também há dragões. Muitos dragões.”

Quanto ao tão esperado sexto capítulo de “Game of Thrones”, o autor norte-americano afirma que “não, o inverno não está a chegar… não em 2018, pelo menos. Vão ter de continuar a esperar por The Winds of Winter.”

Martin publicou cinco volumes de “Game of Thrones” entre 1996 e 2011, sendo que entre a publicação do quarto e do quinto houve um espaço de seis anos. Os fãs da saga aguardam ansiosamente a saída do sexto volume, mas, como diz o autor, ainda este ano — a 20 de novembro — “podem voltar a Westeros“. O livro vai contar com 75 ilustrações a preto e branco do artista Doug Wheatley.