Histórico de atualizações
  • E ficamos por aqui neste liveblog do Observador. Obrigado por nos ter acompanhado — e tenham uma noite descansada, pelo menos no que resta dela.

  • Análise: Mais do que nunca, Erdoğan tem a Turquia toda nas mãos e pode fazer dela o que quiser

    Leia aqui a análise do Observador aos resultados destas eleições e também um olhar dos tempos que se seguem nesta nova era política da Turquia:

    Mais do que nunca, Erdoğan tem a Turquia toda nas mãos e pode fazer dela o que quiser

  • Erdogan vai ter de contar com ajuda de aliados para governar

    Consumada que está a vitória de Erdogan nas eleições presidenciais (além do próprio ter reclamado a vitória, o principal líder da oposição também já reconheceu a derrota), o prato forte deste domingo passam a ser as eleições legislativas. Com 98,77% dos votos apurados, as contas estão na prática fechadas e a dinâmica parlamentar que se segue é já clara.

    Para Erdogan conseguir a aprovação de leis e do orçamento, precisará não só dos votos do seu partido (o AKP) como terá de contar com os votos do MHP, partido nacionalista turco. Não será um grande problema para estes dois partidos chegarem a entendimento, uma vez que fizeram os dois a Aliança do Povo, coligação pré-eleitoral, para estas eleições.

    Desta forma, pelo menos enquanto o AKP e o MHP conseguirem estar de acordo, de pouco ou nada serve à oposição que o HDP tenha entrado no parlamento com 67 deputados.

    Assim sendo, o bloco pró-Erdogan tem 342 deputados e o bloco anti-Erdogan tem 258 deputados.

  • Ince assume derrota e reconhece vitória de Erdogan

    Muharrem Ince, líder do CHP, reconhece a derrota. De acordo com o canal turco T24, o principal opositor de Erdogan disse: “A campanha não foi justa, mas aceito a vitória de Erdogan”.

    O líder do CHP também terá mandado uma mensagem de texto a um jornalista da FOX Türk a dizer: “O homem ganhou”.

  • Muharrem Ince, principal adversário de Erdogan nestas eleições, diz que só vai prestar declarações depois da comissão eleitoral divulgar os resultados finais. Desta forma, não reconhece a derrota e parece continuar a insistir que há uma discrepância entre estes números e aqueles que estão a ser avançados pela agência estatal Anadolu, que dão uma vitória na primeira volta de Erdogan.

  • Protestos contra Erdoğan em Ancara

    Protestos em Ancara contra resultados eleitorais, que a oposição parece não reconhecer

  • "Não durmam hoje!": Conta falsa do candidato da oposição apela aos seus apoiantes a não reconhecerem resultado

    Entretanto, há uma conta de Twitter não verificada, no nome de Muharrem İnce, candidato do CHP, a pedir às pessoas para se manterem ao lado das urnas. Embora esse tenha sido um pedido feito por ele, esta conta é provavelmente falsa — tanto que foi criada em junho de 2018, ou seja, este mês. A conta verdadeira do líder da oposição é esta e já não publicada nada há cerca de três horas.

  • Oposição ainda não reconhece vitória de Erdoğan

    Erdoğan já canta vitória, mas ninguém na oposição concede a derrota. O candidato do CHP, Muharrem Ince, já tinha dito que os números anunciados pela agência Anadolu não correspondiam aos da autoridade para as eleições. Também há um órgão de monitorização eleitoral independente que aponta nesse sentido.

    Como tal, Erdoğan já a noite por encerrada — mas a oposição está longe de fazê-lo.

  • Depois de ter falado brevemente aos jornalistas, espera-se agora que Erdoğan apareça no exterior da sede do AKP para falar aos apoiantes que ali festejam a vitória eleitoral deste domingo.

  • "A turquia está livre de todas as forças de terroristas e golpistas"

    “Vamos fortalecer o nosso sistema judicial para o tornar mais independente e forte. Para podermos fortalecer a nossa independência e democracia e para continuam a defender os direitos básicos do povo”, disse Erdoğan.

    No novo sistema, o Presidente é responsável pela nomeação de 12 dos 15 juízes do Tribunal Constitucional. Além disso, tem o poder de escolher 6 dos 13 membros do Alto Conselho dos Juízes e Procuradores. Os restantes 7 são nomeados pelo parlamento.

    “A Turquia está livre de todas as forças de terroristas e golpistas”, resumiu Erdoğan, regressando a um dos motes do referendo constitucional de 2017, que culmina agora nestas eleições.

  • “A nossa nação não escolheu um presidente e só 600 deputados. Estas eleições puseram em funcionamento uma nova legislação e uma nova constituição. Trabalhámos para isto durante muito tempo”, disse Erdoğan. “O novo sistema vai ser colocado em funcoinamento o mais cedo possível, com celeridade”, continuou.

  • “Não vamos descriminar ninguém pela sua religião, roupa ou outras diferenças que possam ter. Não podemos desrespeitá-los”, diz Erdoğan, numa mensagem aos muçulmanos mais conservadores, uma das bases de apoio de Erdoğan.

  • Erdoğan: "Espero que ninguém tente denegrir estas eleições com difamações e mentiras"

    “A nação é o partido vencedor destas eleições”, diz Erdoğan, que fez também nota de que, agora, o Presidente vai ter o poder executivo. Depois, disse: “Espero que ninguém tente denegrir estas eleições com difamações e mentiras”. A mensagem é para Ince, líder do CHP, que já disse que os números anunciados pela agência estatal não coincidem com os da autoridade para as eleições.

  • Erdoğan vai falar

    O Presidente eleito da Turquia vai falar.

  • Grupo de monitorização independente diz que só 65% estão contados

    A plataforma Adil Seçim, criada por cidadãos independentes para monitorizar as eleições, está a dizer que só foram contabilizados 65% dos votos, referindo ainda que de acordo com as autoridades eleitorais esse número é de 61%. A agência estatal Anadolu coloca esse número nos 94%.

    “As maiores cidades ainda não foram contabilizadas nos dois sistemas. Não percam esperança, não se deixem enganar pela manipulação na TV, vamos para uma segunda volta. Continuem a seguir a contagem”, lê-se neste tweet.

    https://twitter.com/adilsecimnet/status/1010964067295612928

  • Com 94,3% dos votos, Erdoğan está com 52,88% dos votos nas eleições presidenciais.

    Nas eleições parlamentares, a subida do HDP parece ser agora demasiado sólida, com o partido a ficar acima dos 10% — e, assim entrando no parlamento. Desta forma, o AKP de Erdoğan não vai ter maioria absoluta. Fica com 294 deputados em 600.

  • Líderes internacionais congratulam Erdoğan — e Orbán é o primeiro

    A eleição de Erdoğan como Presidente da Turquia já é dada como certa também fora de fronteiras. O primeiro líder internacional a fazê-lo foi, de acordo com a agência Anadolu, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

    Também há outros líderes políticos a fazerem-no. Logo a seguir a Orbán, foi o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikolaos Kotzias.

    Também já houve congratulações do Paquistão, Qatar e Sudão.

  • Ministro do AKP assume vitória

    No AKP, a vitória já é um dado adquirido. Acaba de discursar o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavuşoğlu, em Antalya. O tom é de vitória e de continuação do que já tem sido feito nos anos para trás: “Vamos perseguir os terroristas, seja nas montanhas da Turquia, na Síria ou no Iraque”.

    Depois do discurso, seguiu-se fogo de artifício.

  • Ince, líder da oposição, diz que só 37% dos votos estão contados

    O candidato do CHP está a dizer no Twitter que, de acordo com os dados da ccomissão eleitoral, apenas 37% das urnas foram abertas — isto quando os órgãos estatais avançam que essa percentagem é de 85%, na verdade. “Mantenham-se perto das urnas!”, pede o candidato kemalista.

  • TRT declara Erdoğan vencedor

    A televisão estatal turca declara Erdoğan como vencedor das eleições presidenciais, mas as eleições parlamentares ainda estão em aberto.

1 de 3