O controverso filme “Joker”, de Todd Phillips, é o líder das nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia de Cinema e Televisão Britânica. O filme sobre o comediante fracassado que se torna num vilão da cidade de Gotham está nomeado em 11 categorias: Melhor Filme, Ator, Realização, Argumento Adaptado, Banda Sonora, Montagem, Fotografia, Design de Produção, Casting, Caracterização e Som.

O “Irlandês” de Martin Scorsese e “Era uma vez em Hollywood” de Quentin Tarantino estão nomeados em 10 categorias. Segue-se “1917”, de Sam Mendes, um dos vencedores dos Globos de Ouro, com 9 nomeações e “Parasitas” de Bong Joon-Ho, o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, nomeado em 6 categorias. “Downton Abbey”, baseado na aclamada série britânica, surpreendeu pela ausência de nomeações.

Competem ao prémio de Melhor Filme “Joker”, “O Irlandês”, “1917”, “Era uma Vez… em Hollywood” e “Parasita”, cujos realizadores, Phillips, Scorsese, Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon-Ho, respetivamente, também estão nomeados.

Leonardo Dicaprio (“Era uma Vez … em Hollywood”), Adam Driver (“História de um Casamento”), Joaquin Phoenix (“Joker”), Taron Egerton (“Rocketman”) e Jonathan Pryce (“Os Dois Papas”) são candidatos a Melhor Ator.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As atrizes nomeadas são Jessie Buckley por “Wilde Rose”, Saoirse Ronan pelo papel em “Little Women”, Charlize Theron em “Bombshell”, Scarlett Johansson em “História de um Casamento” e Renée Zellweger por “Judy”.

Para melhor atriz secundária estão nomeadas Scarlett Johansson (“Jojo Rabbit”), Laura Dern (“História de um Casamento”), Florence Pugh (“Little Women”) e Margot Robbie, para “Bombshell” e “Era uma vez… em Hollywood”.

A 73.ª edição dos prémios BAFTA vai realizar-se a 2 de fevereiro no Royal Albert Hall, em Londres. A gala será apresentada por Graham Norton.