O ator e encenador Miguel Loureiro foi nomeado diretor artístico do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira o conselho de administração da EGEAC, empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, através de um comunicado enviado às redações.

Miguel Loureiro entra em funções a 1 de junho e sucede a Aida Tavares, que fora nomeada pelo anterior conselho de administração da EGEAC, em 2015. Para o conselho de administração da EGEAC, Miguel Loureiro é “um profissional ligado às artes performativas, com experiência em diversos setores da criação artística e com disponibilidade e competência demonstrada no seu percurso para assegurar uma programação diversificada e de qualidade”, lê-se na nota de imprensa.

Ao Observador, Miguel Loureiro mostrou-se indisponível para prestar declarações. Já Pedro Moreira, presidente da EGEAC, remeteu declarações para mais tarde, escusando-se a comentar sobre o motivo para a direção artística do teatro municipal ter sido encontrada através de uma nomeação e não por um concurso público.

Nascido a 21 de outubro de 1970, Miguel Loureiro é formado pelo IFICT – Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral e pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Começou a carreira enquanto ator em espetáculos de teatro, ópera e performance, colaborando com encenadores como Nuno Carinhas, Luis Miguel Cintra, Bruno Bravo ou João Pedro Vaz. Recebeu em 2018 um Globo de Ouro para Melhor Ator de Teatro pela peça “Esquecer” (TNDMII, encenação de Jean Paul Bucchieri).

Nos últimos anos, tem-se dedicado à encenação em estruturas como Casa Conveniente, Cão Solteiro, O Rumo do Fumo, Teatro da Comuna ou Mala Voadora. No São Luiz, encenou em março “In the Penal Colony / Na Colónia Penal”.

Miguel Loureiro mantém uma presença assídua na televisão enquanto ator, com papeis em séries como “Sara” (RTP) ou “Três Mulheres” (RTP), e novelas, como “Dancin’ Days” (SIC), “A Serra” (SIC), ou, mais recentemente, “Queridos Papás” (TVI).  No cinema, participou em diversas curtas metragens e, no último ano, integrou o elenco da longa-metragem “Fogo-Fátuo” (2022), de João Pedro Rodrigues.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR