Quando um herdeiro de casinos e de centros comerciais de luxo e uma supermodelo de alta-costura se unem, o resultado é uma festa com toda a pompa, com quatro vestidos de marcas sofisticadas. Foi assim a cerimónia que juntou a modelo Ming Xi com o empresário Mario Ho, na Abadia do Monte Saint-Michel, histórica erguida em 1523 numa ilha na Normandia, no norte de França, a 1 de junho. O casamento, segundo Ming, foi o primeiro em mil anos celebrado naquela igreja milenar (considerada Património Mundial da UNESCO em 1979) que foi encerrada ao público para a realização do evento, um processo moroso até à obtenção de todas as permissões.
Milhares de hastes de peónias compuseram a decoração. Para os festejos, Ming usou quatro vestidos: dois Christian Dior, um Chanel e um Givenchy. As escolhas da modelo têm como referência os mais de dez anos em que trabalhou na indústria da moda. “Dior e Chanel representam o auge absoluto da moda, os seus cortes são simplesmente impecáveis“, disse à Vogue. O planeamento do enlace começou com visitas aos ateliês de alta-costura das marcas.
O primeiro vestido foi criado com elementos da coleção que Jonathan Anderson estava a desenvolver na sua estreia na Dior. “Os designs são vibrantes e cheios de vida, com um espírito jovem e naturalmente descontraído”, descreveu Ming. Da coleção, encantou-se por uma peça inspirada nas obras da artista Magdalene Odundo, pelo que pediu uma adaptação desta para usar no jantar de boas-vindas aos seus convidados. Foi então costurado um vestido azul-pastel com saia drapeada, bordado com várias pequenas flores e um laço preto na zona do pescoço — fresco para o verão que se aproxima mas a condizer também com a primavera.
O principal de todos seria aquele que vestiria para chegar ao altar, de braço dado com o seu pai. Para tal, escolheu uma seda charmeuse selvagem na cor branca para a saia volumosa com um laço discreto, decote nas costas em forma de “asa” e parte dos ombros à mostra: estava desenhado o vestido Dior de alta-costura dos sonhos da ex-anjo da Victoria’s Secret, rematado por um longo véu preso por um acessório de cabelo emprestado pela sua sogra, Angela Leong. “O brilho natural da seda faz lembrar-me pérolas”, disse Ming. Não faltaram os botões aplicados na parte de trás do vestido e também nos punhos, um elemento clássico da Dior. Nos pés, calçou sapatos brancos feitos à medida, de bico arredondado, salto alto e laço, também Christian Dior, com a data da união do casal gravada na sola. Chamavam a atenção também as suas joias: um colar com 52 quilates de diamantes e brincos da mesma pedra, ambos da Graff.
Após um brinde no claustro do Monte Saint-Michel, os convidados e os recém-casados seguiram para o copo d’água no Hotel Le Normandy, onde Coco Chanel já teve uma loja de chapéus e também onde Ming trocou o vestido de noiva Dior por um Chanel. A criação de 1989 e de estilo vintage fazia parecer ser uma blusa e uma saia, decorados por pérolas daquela marca. A escolha não foi por acaso ou mera coincidência: “Gostava de usar algo que tivesse um profundo valor sentimental e 1989 é o ano em que eu nasci”, explicou a noiva, que desejava criar um visual “intemporal e harmonioso”, combinando elementos antigos e modernos.
As pérolas da Chanel não foram as únicas que compuseram o outfit, que teve ainda um colar de pérolas brancas australianas que pertencia à sua sogra, um relógio Patek Philippe também com pérolas e mais uma vez os brincos de diamantes Graff. Os têxteis e a decoração do salão seguiram a mesma cor dos vestidos, com mesas forradas com tecidos em tom madrepérola. Sendo o vermelho uma cor que simboliza boa sorte na China, não poderia esta faltar em flores e elementos decorativos. A completar os looks luxuosos, Ming elegeu um vestido Givenchy curto e com alças, da coleção primavera 2026 de Sarah Burton. O tecido de rendas foi também escolhido para a capa e as luvas que acompanhavam o seu terceiro e último vestido da noite.
Ming e Mario, ambos de nacionalidade chinesa, conheceram-se no reality show de relacionamentos Mr. Left & Mr. Right, em 2017. Dois anos depois, Ho fechou três pisos de um dos centros comerciais da sua família, em Xangai, para uma extravagância romântica: decorou o espaço com 99.999 rosas cor-de-rosa e recriou um cenário inspirado no videojogo Super Mario para pedir Ming em casamento. O acontecimento que chamou a atenção naquele país deixava o spoiler de que a festa seria um acontecimento luxuoso. O custo total não foi divulgado, mas estimativas apontam que possa ter chegado aos 30 milhões de dólares (cerca de 26 milhões de euros).
Dois meses após o “sim”, casaram-se pelo registo civil e estavam a planear a festa, que só aconteceria este ano. Na altura, os tabloides chineses começaram a especular que Ming estava grávida — o que se confirmou em outubro, com o nascimento de Ronaldo Ho, o primeiro filho do casal, e o primeiro neto homem da linha sucessória direta do magnata Stanley Ho, que morreu em 2020. Os meios de comunicação asiáticos na altura voltaram a sua atenção para a família Ho, que teria não só de fazer a partilha dos bens mas também definir o sucessor da dinastia. Enquanto os irmãos mais velhos Pansy e Daisy assumiram as empresas de Stanley, Mario seguiu o seu próprio caminho como presidente de uma equipa de desportos eletrónicos e co-proprietário dos Boston Celtics.
Ming Xi tropeçou no look da Victoria’s Secret e foi de joelhos ao chão
No ano a seguir, em novembro de 2021, nasceu a segunda filha do casal, Romee Ho. O luto da família pela morte de Stanley Ho e a pandemia de Covid-19 adiaram a festa de casamento, que foi enfim realizada este mês com o tema “Uma promessa cumprida”. A espera pela celebração parece ter sido compensada, com Romee e Ronaldo a levar as alianças ao altar para os seus pais — dois anéis Graff colocados sobre uma almofada feita à mão pela marca Silky Miracle. Os fatos usados por Mario não foram destacados nos conteúdos publicados sobre o casamento, sabe-se apenas que usou um relógio azul Patek Philippe.
Em 2017, Ming Xi já era uma modelo consagrada quando caiu na passarelle dos anjos da Victoria’s Secret. No desfile em Xangai, tropeçou na roupa que vestia e foi de joelhos ao chão. Não tirou o sorriso do rosto enquanto esteve em frente ao público, mas lamentou o incidente nos bastidores. Tal facto abalou-a na ocasião, mas não impediu que continuasse a seguir a sua carreira na moda — e levasse esta ao altar consigo.