Histórico de atualizações
  • A chuva que preocupa as autoridades regressou

    Entretanto, recomeçou a chover na região onde fica a gruta: o reaparecimento da chuva preocupa as autoridades e os responsáveis pelas operações de resgate, já que o nível das águas dentro da gruta pode aumentar e dificultar a travessia.

  • Mergulhadores estão exaustos

    O repórter da BBC no local indica que outro dos motivos para a interrupção das operações é a exaustão dos mergulhadores. “Eles tomaram a decisão de que fizeram tudo o que podiam no dia de hoje e estão a abandonar o local”, explicou Dan Johnston.

  • Operação pára para repor garrafas de oxigénio

    O governador de Chiang Rai explicou que a operação vai parar para repor as garrafas de oxigénio.

  • Governador: "Foram resgatadas quatro pessoas"

    O governador de Chiang Rai contrariou a informação avançada pela agência Reuters, que citava uma fonte oficial tailandesa a dar conta de seis crinaças resgatadas. “Neste momento, resgatámos quatro pessoas”, afirmou o governador referindo-se apenas às crianças que já estão no hospital. Chiang Rai acrescentou que as operações estão agora interrompidas e só vão recomeçar dentro de “10 a 20 horas”.

    “Isto está a correr melhor do que eu esperava. Toda a gente está feliz. Hoje foi muito suave. Quando ensaiámos achávamos que íamos demorar dez minutos desde a gruta até ao helicóptero mas só demorámos dois”, revelou o governador de Chiang Rai.

    A primeira criança chegou à superfície às 17h40, hora local, 11h40, hora de Portugal Continental. O governador não confirmou que crianças é que saíram mas revelou que foram as que estariam psicologicamente e fisicamente mais fortes, ao contrário do que foi avançado ao longo do dia pelos principais meios de comunicação social.

  • Uma das crianças está a ser "monitorizada de perto"

    A imprensa local está a avançar que uma das seis crianças retiradas da gruta está a ser “monitorizada de perto”.

  • Conferência de imprensa marcada para as 15h

    Os membros da operação de resgate marcaram uma conferência de imprensa para as 21h locais, serão 15 horas em Portugal Continental.

  • Donald Trump: "Os Estados Unidos estão a trabalhar de perto com o Governo da Tailândia"

    Donald Trump afirmou que o Governo dos Estados Unidos está a “trabalhar muito de perto com o Governo da Tailândia para ajudar a retirar todas as crianças da gruta e colocá-las em segurança”.

    “Pessoas muito corajosas e talentosas!”, acrescentou o presidente norte-americano, neste que é o primeiro comentário que faz sobre as crianças presas numa gruta na Tailândia.

  • Família de um dos rapazes: "Estamos metade felizes, metade aliviados"

    A família de Nuttawut Takumsonh, um dos rapazes preso no interior da gruta, disse à CNN que está “metade feliz, metade aliviada” com as operações de resgate. A avó contou que a primeira coisa que vão fazer quando o rapaz de 14 anos regressar a casa é organizar uma grande festa. Apesar da felicidade e esperança que o início do resgate trouxe, a família de Nuttawut está apreensiva.

    “Tenho medo de que os mergulhadores não os consigam tirar em segurança”, revelou a avó do rapaz à CNN.

  • Operação de resgate já vai a meio

    Com seis crianças resgatadas da gruta na Tailândia, falta retirar apenas mais seis crianças e o treinador de 25 anos, que deverá ser integrado no último grupo. A operação de resgate dura há dez horas e já vai a meio.

  • Mais quatro crianças retiradas da gruta na Tailândia

    O segundo grupo de crianças resgatadas da gruta já chegaram à superfície, diz um membro da equipa médica citado pela Reuters. As quatro crianças que tinham chegado a pé à base-campo dos mergulhadores já estão no exterior. No total, já são seis as pessoas libertadas da caverna em Thuam Luang, no norte da Tailândia.

  • Porque é que o resgate está a ser mais rápido do que o esperado?

    Quando foi confirmado que as operações de resgate iam começar hoje, os responsáveis indicaram que o resgate de cada uma das crianças demoraria cerca de 11 horas. A verdade é que cerca de nove horas depois do início das operações, dois rapazes já estão no hospital e outros quatro estão prestes a sair da gruta. De acordo com o The Guardian, o resgate está a ser bem mais célere do que o esperado porque o nível das águas está abaixo do que era expectável e grande parte do percurso está a ser feito a pé.

    As previsões meteorológicas, porém, apontam para a possibilidade de chuva durante o dia.

  • Governo tailandês confirma resgate de duas crianças

    O governo tailandês já confirmou que duas das crianças encurraladas na gruta de Thuam Luang já chegaram à superfície e estão a caminho do hospital.

  • Mais quatro crianças estão prestes a sair da gruta

    A Agence France-Presse diz que há mais quatro crianças prestes a saírem da gruta de Thuam Luang no norte da Tailândia. Os quatro rapazes estarão agora no campo-base estabelecido dentro da gruta e têm de completar mais 1,5 quilómetros até à abertura que dá acesso à superfície. Vão sair a pé.

  • As ambulâncias estão a chegar ao hospital

    As ambulâncias que transportam as duas primeiras crianças resgatadas da gruta estão neste momento a chegar ao hospital Chiang Rai.

  • Helicóptero visto a levantar voo da base

    Um dos helicópteros preparados para levar as crianças em estado mais grave para o hospital foi visto a levantar voo da base onde está a decorrer a operação de resgate.

  • Duas ambulâncias saíram nos últimos minutos da zona da gruta

  • As duas crianças resgatadas ainda não foram transportadas para o hospital

    A fonte da agência Reuters é Tossathep Boonthong, diretor do departamento de saúde do hospital Chiang Rai, para onde as crianças serão transportadas, e parte integrante da equipa de resgate.

    “Duas crianças estão cá fora. Estão neste momento no hospital de campanha perto da gruta. Estamos a examiná-los. Ainda não foram transportados para o hospital Chiang Rai”, avançou Boonthong à Reuters.

  • Uma fonte próxima das operações de resgate tailandesas disse ao The Guardian que as notícias sobre o salvamento dois dois rapazes “não estão erradas”, mas que as autoridades não lhe deixam avançar com mais pormenores.

  • Dois rapazes já foram resgatados da gruta, avança a Reuters

    Dois dos rapazes presos na gruta de Thuam Luang já foram resgatados, avança a Reuters citando um membro das autoridades locais. Minutos antes, um órgão de comunicação social local dizia que a primeira criança tinha saído da gruta pelo próprio pé às 17h40 locais — eram 11h40 em Portugal Continental — e que o segundo rapaz foi retirado dez minutos mais tarde. Narongsak Osottanakorn, ex-governador de Chiang Rai e chefe da operação de resgate, anunciou que os rapazes seriam trazidos aos pares, com dois mergulhadores a acompanhar cada um deles.

  • Dois rapazes terão sido já resgatados, dizem jornalistas locais

    Dois rapazes poderão ter sido já resgatados da gruta com sucesso, avança o jornal tailandês KhaoSod. Segundo os relatos, as crianças não foram identificadas e conseguiram sair sozinhas para uma ambulância. O primeiro rapaz saiu às 17h40 locais (11h40 em Lisboa) e o segundo às 17h50 (11h50 em Lisboa). Estão agora a ser avaliados pelos médicos no local.

    O jornalista cita fonte próxima das operações de resgate. Esta informação não foi confirmada em qualquer anúncio oficial.

1 de 3