Histórico de atualizações
  • Resgate de sobreviventes continua

    As operações de resgate no México continuam em muitas zonas, na expetativa de ainda encontrar sobreviventes. Uma dessas intervenções é numa das escolas que colapsou com o primeiro abalo sofrido nesta quarta-feira e que vitimou mais de 22 crianças. As últimas notícias davam conta de três crianças e uma professora que deram sinais de vida entre os escombros – muitos esforços, incluindo os focos de iluminação disponíveis, estão totalmente dirigidos para aquele espaço.

    Este liveblog fica por aqui, mas continuamos a acompanhar todas as ações de salvamento e os desenvolvimentos no país após o sismo de ontem. Até já.

  • Centro Sismológico confirma 32 réplicas

    O Centro Sismológico mexicano confirma que já foram sentidas 32 réplicas desde que ocorreu o sismo de ontem.

  • Secretário da Educação confirma quatro pessoas com vida nos escombros de colégio

    O Secretário de Educação, Aurelio Nuño, confirmou que há quatro pessoas com vida ainda presas nos escombros do colégio Enrique Rébsamen. Trata-se de três alunos e uma maestra.

    As equipas de socorro já tinham conseguido levar água a uma das crianças localizadas nos escombros. Pelo menos 25 pessoas morreram com o colapso desta escola.

  • Facebook doa 1 milhão de dólares à Cruz Vermelha

    O Facebook vai doar 1 milhão de dólares à Cruz Vermelha do México para ajudar nos trabalhos de reconstrução do país.

    O anúncio foi feito pelo próprio Zuckerberg no seu Facebook.

    My thoughts are with everyone affected by the earthquake in Mexico. Facebook is contributing $1 million to Cruz Roja…

    Posted by Mark Zuckerberg on Wednesday, September 20, 2017

    A Google também já tinha anunciado que ia doar 1 milhão de euros ao país.

  • Número de mortos sobe para 230

    O número de mortos acabou de subir para 230, confirmou o coordenador da Proteção Civil, depois de o número de mortos ter aumentado para 100 na Cidade do México.

  • Puebla não está a cobrar portagens

    Para permitir a vinda de toda a ajuda possível, Puebla não está a cobrar portagens, confirmou Tony Gali, o governador desse Estado.

  • Elementos da Agência Investigação Criminal vigiam zonas afetadas para evitar eventuais incidentes

    Em Puebla, elementos da Agência de Investigação Criminal colaboram na segurança das zonas afetadas para evitar eventuais incidentes.

  • Governador de Puebla visita zonas mais afetadas

    Já o governador de Puebla visitou o município de Chiautla de Tapia, onde visitou as áreas mais afetadas e garantiu à população que pode contar com toda a ajuda governamental.

  • Presidente compromete-se a ajudar Morelos

    Peña Nieto visitou Morelos – um dos Estados afetados -, onde dialogou com vários residentes do município de Jojutla. O presidente mexicano comprometeu-se a ajudar com apoios de saúde e alimentação, tal como abrigo.

  • Os vídeos do abalo sísmico e as imagens do caos

    Reunimos neste artigo uma fotogaleria com o “pós-sismo” no país. Pode também ver os vídeos que registaram o momento do abalo, tal como de alguns prédios a ruir com o impacto sísmico.

    Fotogaleria. As imagens do novo sismo que abalou o México

  • Governador de Morelos agradece a ajuda de todos os mexicanos

    O Governador do Estado de Morelos agradece a solidariedade de todos os mexicanos, nas operações de resgate desta quarta-feira.

  • O que sabemos até agora e quais os acontecimentos do dia

    O dia desta quarta-feira contou com uma mobilização em força das autoridades, e também de muitos voluntários, para socorrer os feridos mas também os que ainda se encontram soterrados. Eis um resumo do que se passou durante o dia.

    • Pelo menos 225 morreram, de acordo com o último balanço oficial. O número de vítimas ainda é provisório.
    • O sismo, de intensidade 7,1, teve o seu epicentro em Puebla, a sudeste da Cidade do México.
    • A maioria das vítimas registou-se na capital, a Cidade do México.
    • A capital mexicana ainda está em estado de emergência e só nessa cidade ruíram 46 edifícios.
    • Também na Cidade do México houve o colapso do colégio Enrique Rebsamen, onde morreram 21 crianças e quatro adultos.
    • Durante o dia, as equipas de socorro continuaram as operações de salvamento das pessoas que estão presas nos escombros, acompanhados de vários voluntários.
    • Todos os hospitais do país, tal como os transportes públicos, estão a funcionar gratuitamente por ordem do Governo.
    • Mais de 20 réplicas já foram sentidas desde ontem.

  • Presidente do México está em Morelos para "coordenar ações"

    Enrique Penã Nieto está em Morelos, para ver as zonas afetadas pelo sismo. A visita do presidente mexicano tem como objetivo “coordenar ações com o governo estatal”.

  • Presidente do México insiste: resgate das pessoas soterradas é a prioridade

    Peña Nieto insiste que a prioridade continua a ser o resgate das pessoas soterradas e socorrer os feridos. O presidente mexicano diz que “cada minuto conta para salvar vidas”.

  • Presidente de Puebla visita edifícios danificados

    Por Puebla começam as primeiras visitas aos edifícios danificados. O presidente municipal, Luis Banck, visitou escolas primárias e secundárias e também uma igreja.

  • Estado de Morelos termina avaliação dos estragos. Prioridade é reconstuir habitações

    O Governador do Estado de Morelos adiantou que a avaliação de estragos está terminada. Graco Ramírez diz que a prioridade irá incidir em reconstruir as habitações afetadas.

  • Mundiais paralímpicos na Cidade do México adiados

    O Comité Paralímpico Internacional (IPC) decidiu adiar os mundiais de natação e levantamento do peso previstos para a Cidade do México, afetada na terça-feira por um violento terramoto que causou mais de 220 vítimas.

    “Logo após o terrível terramoto, os nossos pensamentos, orações e condolências estão com os mexicanos. A trágica perda de vidas e devastação causadas são terríveis de ver. Como resultado desta tragédia, estamos totalmente de acordo que o foco imediato das autoridades deve ser a recuperação e reconstrução e não organizar grandes eventos internacionais”, disse Andrew Parsons, presidente do IPC.

    Em contacto com os comités organizadores locais e autarquia, a avaliação dos estragos e da situação social que se vive na capital mexicana ditou o adiamento das competições que deveriam começar em 30 de setembro e terminar em 6 de outubro. Portugal tinha previsto participar com os para-atletas David Grachat, Ivo Rocha, Amadeu Cruz e Marco Meneses.

    Apesar das infraestruturas que íam receber os mundiais terem sofrido apenas danos menores, foi tida em consideração uma avaliação estrutural global, como, por exemplo, alguns hotéis que íam receber os atletas e que sofreram danos graves. Ao todo estavam previstos 1.400 participantes entre atletas e membros das respetivas comitivas, sendo que alguns já se encontram no México.

    Lusa

  • Google doa 1 milhão de dólares ao México

    A Google vai doar 1 milhão de dólares ao México. O CEO da empresa, Sundar Pichai‏, diz que o valor será para ajudar à recuperação do país.

  • Criança presa nos escombros tem espaço para respirar

    A criança presa nos escombros do colégio privado está a ser resgatada pelas autoridades e tem espaço para respirar. De acordo com a estação local, Foro TV, a criança já terá também recebido água.

  • Edifício acaba de desabar. Uma pessoa terá ficado soterrada

    Um edifício acaba de desabar na Calzada de Tlalpan, avança um jornalista local. As autoridades falam em, pelo menos, uma pessoa soterrada.

1 de 3