Está definido o quadro dos quartos de final do Euro 2024. Como é habitual, são esperados grandes jogos entre aquelas que são, atualmente, as 8 melhores da Europa.
De um lado, 4 seleções eternas candidatas, do outro a Inglaterra tem pela frente o caminho feito por seleções que surpreenderam e que poderão continuar a causar sensação.
As seleções presentes nos quartos de final:
- Alemanha;
- Espanha;
- França;
- Inglaterra;
- Países Baixos;
- Portugal;
- Suíça;
- Turquia
Turquia deixa Áustria a um “canto”
A Turquia foi a grande surpresa dos oitavos de final ao eliminar a Áustria, vencedora do grupo D, onde estavam a França e os Países Baixos.
Com forte solidez defensiva, a Turquia utilizou o seu grande ponto forte, as bolas paradas ofensivas para marcar na sequência de dois cantos.
Relógio Suíço acerta o passo Italiano
Outra das surpresas foi o afastamento da campeã em título, a Itália. A Suíça dominou completamente o jogo, não permitindo aos italianos esboçar uma reação.
O começo da 2ª parte, onde se esperaria uma Itália mais forte e pressionante, ficou marcada por um grande golo da Suíça que deitou por terra as aspirações da Itália.
Favoritos no papel vs. Favoritos no campo
Nos restantes jogos, assistiu-se às expectáveis vitórias dos favoritos. No entanto, desengane-se que quem pense que os jogos foram fáceis.
A Espanha eliminou a Geórgia com relativa facilidade apesar de um susto inicial. A Alemanha bateu a Dinamarca e voltou a apresentar um jogo sólido e consistente.
Portugal, França e Inglaterra, candidatos claros à partida para o Euro 2024, estiveram furos abaixo daquilo que podem produzir e passaram aos quartos de final sem grande brilho.
Os grandes encontros dos quartos de final
- Espanha vs Alemanha;
- Portugal vs França;
- Países Baixos vs Turquia;
- Inglaterra vs Suíça
As meias finais serão:
- Espanha ou Alemanha vs Portugal ou França;
- Países Baixos ou Turquia vs Inglaterra ou Suíça
Espanha vs Alemanha
Primeiro jogo destes quartos de final e que poderia ser a final de qualquer competição internacional.
Frente a frente, a Espanha com uma equipa renovada e cheia de jovens talentos, e a Alemanha que combina gerações e experiência com juventude. Encontram-se também duas equipas que não têm sentido dificuldades em marcar golos.
Dia 5 de Julho, a partir das 17h00, Espanha e Alemanha disputam uma vaga nos oitavos de final naquele que será um dos jogos mais aguardados.
Portugal vs França
Outro grande jogo dos quartos de final deste Euro 2024 que opõe duas equipas que se defrontaram em inúmeras ocasiões ao longo dos anos.
O equilíbrio costuma ser a palavra de ordem assim como os jogos com poucos golos.
Dia 5 às 20h00, Portugal e França querem melhorar o seu desempenho até aqui e provar que são, de facto, equipas candidatas a vencer.
Países Baixos vs Turquia
Os Países Baixos defrontam a surpreendente Turquia que conseguiu a proeza de eliminar a seleção da Áustria.
Os Países Baixos conseguiram derrotar de forma inequívoca a Roménia, enquanto a Turquia fez da sua defesa o seu talismã para derrotar a Áustria.
No entanto, a diferença entre ambas as equipas é grande, sendo por isso, os Países Baixos os favoritos à vitória e a passar à próxima fase.
Dia 6 de Julho, Países Baixos e Turquia disputam uma vaga nas meias finais do Euro 2024.
Inglaterra vs Suíça
Jogo equilibrado entre uma Inglaterra que ainda não conseguiu convencer e uma Suíça que provou ser capaz de jogar de igual para igual com qualquer seleção.
Com uma equipa bastante bem organizada, a Suíça vai em 8 jogos sem perder. Já a Inglaterra tem desiludido ao não conseguir jogar o futebol que se espera tendo em conta a qualidade dos seus jogadores.
Dia 6 às 20h00, Inglaterra ou Suíça carimbará o passaporte para as meias finais do Euro 2024.
A desilusão dos oitavos de final do Euro 2024
A grande desilusão dos oitavos de final foi, sem dúvida, a Itália. Uma equipa refém de referências e com uma transição de gerações, a Itália nunca conseguiu encontrar um modelo de jogo nem uma maneira de conseguir dominar os adversários que enfrentou no Euro 2024.
De realçar o jogo frente à Espanha em que a Itália perdeu por 1-0 e que bem pode agradecer ao seu guarda redes por não ter sofrido uma goleada histórica.