A Espanha bateu a Inglaterra na grande final do Euro 2024. Mais um jogo em que os espanhóis impuseram o seu estilo de jogo desde cedo e criaram muitas oportunidades de golo, principalmente na 2ª parte.
Espanha é a grande vencedora do Euro 2024
O Euro 2024 é histórico para o futebol espanhol por várias razões. Este troféu isola a Espanha como a seleção com maior número de Europeus (4), ultrapassando a Alemanha.
A seleção espanhola atravessou uma autêntica revolução nos últimos tempos. O escândalo com o então presidente da Federação Espanhola de Futebol poderia ter causado um caos em todo o futebol espanhol. No entanto, pela mão de Luís de la Fuente, a seleção principal da Espanha isolou-se de qualquer escândalo e foi dando sinais de um crescimento que agora culminou com a vitória no Euro 2024.
Eliminatória após eliminatória, a Espanha foi provando toda a sua qualidade sempre contra adversários de grande calibre, impondo o seu estilo de jogo e criando sempre mais oportunidades de golo que os adversários.
O percurso até ao troféu
Tão notável como o jogo da final, foi o percurso da seleção espanhola até à final. A única seleção com pleno de vitórias na fase de grupos, incluindo contra a, até então, campeã em título, Itália.
Depois de uma fase de grupos sem golos sofridos e cinco golos marcados, começaram os testes sucessivos a esta equipa espanhola.
Nos oitavos de final, a Espanha derrotou a Geórgia por 4-1, depois de estar a perder. Nos quartos de final, um duelo de titãs, frente à anfitriã Alemanha. Neste jogo, a vitória chegou apenas perto do final do prolongamento.
Nas meias finais, a Espanha voltou a encontrar outra seleção candidata à vitória final, a França. Neste jogo a Espanha mais uma vez foi superior e venceu por 2-1.
Na final, a Espanha enfrentou a Inglaterra e dominou o jogo quase todo vencendo por 2-1 mas criando uma quantidade considerável de oportunidades de golo.
Os jogadores em destaque da seleção Espanhola
Num grupo de jogadores sem as estrelas de outrora, a seleção espanhola misturou a experiência com a irreverência da juventude.
Em grande destaque nesta seleção estiveram o incontornável Rodri, Lamine Yamal, Fabián Ruiz ou Nico Williams.
Lamine Yamal, que completou 17 anos no dia antes da final, foi eleito o melhor jogador jovem do torneio.
Rodri, apesar de ter saído ao intervalo da final, devido a lesão, foi eleito o melhor jogador do torneio.
O que há após o Euro 2024?
Após o Euro 2024, o futebol de seleções regressa já em setembro com a Liga das Nações. Este será mais um troféu que a seleção Espanhola quererá defender, uma vez que são os campeões em título.
Será de esperar uma continuidade do processo levado a cabo por Luís de la Fuente à frente da seleção espanhola.
Será esta uma vencedora a destacar num futuro próximo?
Se, no início, existia um ponto de interrogação sobre a Espanha, essas dúvidas foram se esbatendo com o tempo.
Com uma entrada no Euro 2024 com grande imposição (3-0 à Croácia), a Espanha desde cedo mostrou o melhor futebol de todo o torneio.
A consistência espanhola e a capacidade de impor o seu jogo frente a qualquer adversário, tornam a seleção espanhola como candidata a vencer qualquer troféu que dispute.
Segue-se a Liga das Nações e a Espanha parte como clara favorita após o futebol apresentado ao longo do Euro 2024.