Uma das grandes bandeiras do futebol alemão tem sido em tecnologia que otimize treinos, recuperação e análise de desempenho. Os estádios não só são conhecidos pela atmosfera que os adeptos proporcionam, como pelas excelentes condições.

Vale recordar que, em 2004, quando o Porto disputou uma final Europeia em Gelsenkirchen, o relvado do estádio era removido através de um tapete rolante que permitia a exposição solar de maneira a manter o relvado nas melhores condições.

No Euro 2024, vamos encontrar estádios modernizados e que, hoje, são considerados dos melhores do mundo.

Todos os estádios do Euro 2024 na Alemanha

Fique a saber todos os estádios deste Euro 2024:

  • Olympiastadion Berlim;
  • Cologne Stadium;
  • BVB Stadion Dortmund;
  • Dusseldorf Arena;
  • Frankfurt Arena;
  • Arena AufSchalke;
  • Volksparkstadion Hamburgo;
  • Leipzig Stadium;
  • Munich Football Arena;
  • Stuttgart Arena.

Olympiastadion Berlim

Este estádio recebe três jogos da fase de grupos, um jogo dos Oitavos-de-final, um dos quartos-de-final e a final de dia 14 de julho.

Construído para receber os Jogos Olímpicos de 1936, o Estádio Olímpico de Berlim foi sendo alvo de renovações constantes, porque sempre foi considerado um estádio importante para acolher eventos desportivos, entre eles, a final do Mundial de 2006, o campeonato mundial de futebol feminino de 2011 e a final da Liga dos Campeões de 2015, assim como a final da taça da Alemanha todos os anos.

Tem uma capacidade total de 74.475 espectadores e é a casa do Hertha de Berlim desde 1963.

Cologne Stadium

O Cologne Stadium, que recebe 4 jogos da fase de grupos e um jogo dos oitavos-de-final, foi construído em 1923, remodelado em 1975 e em 2003 é a casa do Colónia (Koln) e tem capacidade para 50000 espectadores.

Foi um dos estádios da Taça das Confederações de 2005 e palco de alguns jogos do Mundial de 2006 (onde Portugal jogou com Angola na 1.ª jornada da fase de grupos). Recebeu ainda um jogo dos oitavos-de-final desse mesmo Mundial, entre a Suíça e a Ucrânia.

BVB stadion Dortmund

Também conhecido como Signal Iduna Park ou Westfalenstadion, o estádio do Borussia Dortmund é um dos mais famosos a nível mundial. Conhecido pela atmosfera eletrizante e pela grande relação entre clube e adeptos, este estádio é palco incontornável de qualquer evento organizado na Alemanha.

Com capacidade para 81.365 espectadores, o estádio foi alvo de várias remodelações tendo como particularidade os lugares em pé. Em 1992, e depois de o Borussia se tornar campeão nacional, o estádio sofreu remodelações que fizeram ter 54.000 lugares, sendo que apenas 38.500 tinham assento.

Com a escolha da Alemanha para organizar o Mundial de 2006, o estádio foi novamente alvo de obras de expansão. Desta vez, o número de lugares foi aumentado para os atuais 81.365, 66.099 com assento.

Palco de noites de futebol que ficam na história, o BVB stadion Dortmund irá receber 4 jogos da fase de grupos (incluindo o Turquia-Portugal), um dos oitavos e um jogo das meias finais.

Dusseldorf Arena

Estádio onde joga o Fortuna Dusseldorf, o estádio Dusseldorf Arena recebe três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos-de-final e um jogo dos quartos-de-final.

Com capacidade para 54.600 adeptos, o estádio foi inaugurado em janeiro de 2004 como substituto do antigo Rheinstadion, palco do Mundial de 1974 e do Europeu de 1988.

Frankfurt Arena

Com capacidade para 58.000 espectadores, o Frankfurt Arena é a “casa” do Eintracht Frankfurt, o estádio Frankfurt Arena receberá cinco jogos do Euro 2024, sendo 4 na fase de grupos e um dos jogos dos oitavos de final.

Inaugurado em 1925, o estádio tem sido alvo de diversas obras de remodelação, sendo a mais recente para a preparação da Taça das Confederações de 2005 e do Mundial de 2006. Foi palco da final do mundial de futebol feminino de 2011 e mais três jogos.

Arena AufSchalke

Estádio conhecido de todos os portugueses como o palco da final da Liga dos Campeões que o Porto venceu em 2004, o Arena AufSchalke é a casa do Schalke 04, um dos mais importantes e históricos clubes da Alemanha.

Com uma capacidade para 61.481 espectadores, o estádio foi inaugurado em 2001 e foi palco, não só da final da Liga dos Campeões de 2004 como do Mundial de 2006.

Irá receber quatro jogos da fase de grupos (incluindo o Geórgia – Portugal) e um jogo dos oitavos-de-final.

Volksparkstadion Hamburgo

Inaugurado em 1950, teve a sua última remodelação em 2000 para integrar a lista de estádios do Mundial de 2006.

É a casa de um dos maiores históricos do futebol Alemão, o Hamburgo (HSV), tem a capacidade para 57.000 espectadores, e é considerado um dos melhores estádios do mundo.

Será palco de 4 jogos da fase de grupos (dois deles do grupo de Portugal) e de um jogo dos quartos-de-final.

Este estádio tem uma curiosidade, no exterior do mesmo está um relógio que contabiliza o tempo do Hamburgo na Bundesliga (principal divisão Alemã). De momento, uma vez que o Hamburgo atua na Bundesliga 2 (equivalente à segunda divisão), o relógio foi posto no zero até que o Hamburgo volte ao mais alto escalão.

Leipzig Stadium

Casa do Leipzig, clube fundado por uma conhecida marca de bebidas energéticas, tem no seu estádio uma história curiosa.

Em 1956 foi construído o Zentralstadion, com capacidade para 100.000 mil espectadores. No ano de 1997 e no meio de muita discussão sobre os custos do estádio, foi decidida a construção de um estádio menor dentro da mesma área. Ao contrário de quase todos os estádios que são alvo de aumentos progressivos, no caso do Leipzig stadium foi ao contrário.

Foi um dos estádios do Mundial de 2006 e tem uma capacidade para 42.959. Outra das curiosidades deste estádio são as semelhanças com o estádio do Dragão.

Munich Football Arena

O estádio mais famoso da Alemanha e casa do Bayern de Munique, é mundialmente conhecido pelo seu design que permite que o estádio mude de cor. Numa obra de 2002, o estádio do Bayern de Munique trouxe uma nova imagem aos estádios de futebol, sendo que tem uma cobertura única no mundo e ainda um eficiente sistema de evacuação que permite que o estádio seja evacuado em 15 minutos.

Com capacidade para 75.024 lugares, foi, naturalmente, um trunfo para a atribuição da organização do mundial de 2006 (onde recebeu quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos e a meia final de má memória para Portugal com a França).

Será palco de quatro jogos da fase de grupos, incluindo o jogo de abertura, um jogo dos oitavos de final e um jogo das meias finais.

Stuttgart Arena

Construído em 1933, o estádio é utilizado pelo VfB Stuttgart que joga na Bundesliga.

Foi alvo de remodelações na década de 80 e de 90 e a última em 2005, ficando com capacidade para 60.441 espectadores.

É conhecido como um estádio histórico para a seleção alemã, foi o palco do primeiro jogo disputado na Alemanha no pós Segunda Guerra Mundial, recebeu o primeiro jogo depois da reunificação da Alemanha em 1990, fez parte dos estádios do Mundial de 1974, do Europeu de 1988 e do Mundial de 2006.

No Euro 2024 será palco de quatro jogos da fase de grupos e de um jogo dos quartos-de-final.

Qual é o estádio para a final do Euro 2024?

Como já citado, a final será disputada no Olympiastadion Berlim (Estádio Olímpico de Berlim) no dia 14 de julho de 2024 às 20:00 horas de Portugal.