Como é habitual em todos os campeonatos, o campeão é o alvo a abater todas as épocas.

Esta época, o Marselha investiu forte para destronar o PSG e promete dar luta até ao fim para evitar mais um título da equipa de Paris.

Tudo preparado para tirar o PSG do topo da Ligue 1

Com a saída de Mbappé para o Real Madrid, o PSG perdeu a sua principal figura. O avançado francês não só era o melhor jogador do PSG como era o melhor jogador (e marcador) de toda a Ligue 1.

De destacar que a saída de Mbappé é a última do trio formado com Messi e Neymar que fez os adeptos franceses sonharem com a tão ambicionada Liga dos Campeões.

Sabendo que é difícil de substituir, o PSG reformulou um pouco o seu projeto e ataca esta época sem nenhuma estrela principal. Já adversários como o Marselha e o Lyon, apostaram forte no mercado para conseguirem conquistar o título de campeão francês.

De Zerbi comanda barco com excelentes marinheiros

O plano do Marselha começou com a contratação de um técnico bem cotado. De Zerbi fez um excelente trabalho com o Brighton, sendo elogiado diversas vezes por treinadores adversários e com um futebol elegante baseado na posse de bola e no passe curto.

De Zerbi acabou por abandonar o Brighton desiludido com a venda de muitos dos seus jogadores principais, grandes responsáveis pelo modelo de jogo do técnico italiano.

Ao que tudo indica, a liberdade dada pelo presidente do Marselha para o técnico fazer uma equipa com jogadores a seu gosto foi crucial para convencer De Zerbi.

O treinador italiano, através do seu futebol de recorte técnico, acredita que poderá fazer frente ao super PSG no curto prazo e o objetivo deverá passar pela conquista do título no curto prazo.

Marselha com contratações cirúrgicas para o italiano

Como é habitual quando se contrata um treinador com um estilo de jogo tão vincado, as contratações para o clube do sul de França têm sido num número considerável.

De Zerbi sente que precisa de jogadores com determinadas características para conseguir por em prática aquele que ele acredita ser o melhor futebol para as equipas terem sucesso.

As contratações do Marselha para 24/25

Marselha tem estado bastante ativo nesta janela de mercado. Até ao momento, o clube marselhês contratou os seguintes jogadores:

  • Mason Greenwood (26M)
  • Elye Wahi (25M)
  • Ismael Koné (12M)
  • Bamo Meité (10,5M)
  • Geronimo Rulli (4M)
  • Derek Cornelius (4M)
  • Jeffrey de Lange (2M)
  • Pierre-Emile Hojbjerg (emp)
  • Valentín Carboni (emp)
  • Lillian Brassier (emp)

O que pode De Zerbi fazer para travar o favoritismo do PSG

Com tantas contratações, a expetativa em torno do Marselha é grande. Conhecido por ser um clube complicado, onde os resultados são exigidos desde o primeiro dia, De Zerbi sabe que tem de conseguir por a equipa no caminho das vitórias o quanto antes.

Apesar de ter apenas um título enquanto treinador (uma supertaça Ucraniana), há muita esperança no treinador italiano à frente do Marselha. Este poderá ser o trabalho mais desafiante até ao momento na carreira de De Zerbi, que sabe que luta contra um clube que domina o futebol francês e com uma capacidade financeira impossível de ser igualada.

Por isso, é de realçar o claro favoritismo do PSG para vencer a Ligue 1. De acordo com a Bwin, a odd para o PSG vencer o campeonato é de 1,16, sendo o Marselha o 2º candidato, mas com uma odd de 12.00 seguido do Mónaco com uma odd de 13.00.

O histórico do italiano que quer travar o rival francês

Apesar de De Zerbi ser um treinador relativamente recente na alta roda do futebol europeu, o técnico apareceu em grande no Brighton, de Inglaterra.

Um clube cujo objetivo seria lutar pela manutenção, apresentou um dos melhores modelos de jogo da época 2022/23. De Zerbi, conseguiu qualificar a equipa do Brighton para as competições europeias, ainda para mais com o clube a jogar um futebol apaixonante baseado na circulação rápida de bola e no passe curto.

Apesar de não ter conquistado nenhum título, o Brighton de De Zerbi foi reconhecido por todos pela qualidade futebolística e pelo acerto nas contratações que levaram à construção da equipa inglesa.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.