Está prestes a arrancar mais uma edição da Liga Portugal Betclic. Já no próximo dia 9 de agosto, o Sporting e o Rio Ave dão o pontapé de saída na nova época, que promete emoção e luta até ao fim.
Nos casos de Rúben Amorim e de Roger Schmidt, esta será uma época de continuidade, ao passo que Vítor Bruno terá a sua primeira experiência como técnico principal.
Qualidade não falta na Liga Portugal
Não só de grandes jogadores se faz a Liga Portugal Betclic. Naturalmente, a qualidade no banco tem tanta ou maior importância do que as qualidades técnicas dos jogadores.
A capacidade de tomar decisões acertadas no momento certo de cada jogo é um dos grandes desafios que os treinadores enfrentam, e no caso do nosso campeonato, há vários exemplos de qualidade.
Para além dos casos dos treinadores dos 3 grandes, muitos têm sido os exemplos de equipas (e de treinadores) que acabam por sair do nosso campeonato, fruto dos bons resultados das suas equipas.
Rúben Amorim
Nome quente no final da época passada, Rúben Amorim acabou por ficar no Sporting depois da conquista do campeonato. A taça esteve perto, mas acabou por ser conquistada pelo FC Porto.
Rúben Amorim e o Sporting, ambicionam o bicampeonato, algo que só aconteceu por 5 vezes na história do clube.
O projeto do Sporting com Rúben Amorim é agora um projeto consolidado e a equipa parece cada vez mais confortável e com uma ideia de jogo definida.
Talvez por essa razão, e a juntar ao facto de ser campeão em título, Rúben Amorim parte com ligeira vantagem em relação à concorrência.
Roger Schmidt
Depois de uma primeira época de um futebol vistoso, de pressão alta e de grande intensidade, o Benfica vem de uma época bastante abaixo do esperado.
Com lacunas no plantel e sem conseguir replicar o futebol que foi marcante, o Benfica terminou 2023/24 sem títulos e com muita contestação.
No entanto, a julgar pelo futebol da pré-época, o futebol do Benfica parece estar a voltar ao que foi na época 2022/23 (época em que conquistou o título).
Com reforços que prometem fazer esquecer o deserto de ideias do ano passado, o Benfica, e Roger Schmidt esperam voltar a cair nas graças da massa adepta encarnada.
Vítor Bruno
Antigo adjunto do anterior treinador dos dragões, Vítor Bruno tem mostrado uma ideia de jogo interessante e os resultados têm alegrado a massa adepta dos dragões.
O FC Porto parte para esta edição da Liga Portugal Betclic com uma nova imagem, e o virar de página dificilmente poderia ser maior.
A começar pela nova presidência que pôs fim ao legado histórico de Pinto da Costa, o Porto apresenta também um novo treinador e novas ideias para o futebol.
Ainda sem reforços, a ideia que parece reinar no clube é a de estabilidade e de o começo de um novo ciclo. Desta forma, Vítor Bruno parece ter as condições ideais para implementar a sua ideia de jogo na equipa do FC Porto.
Quem é o treinador na frente do favoritismo?
Por fim, e apesar do grande equilíbrio que se avizinha, o treinador favorito parece ser Rúben Amorim.
Com um projeto consolidado e com uma política de contratações muito rigorosa, Rúben Amorim tem um plano claro daquilo que quer para a equipa do Sporting.
Ao conseguir manter os principais ativos do clube, o Sporting consegue manter a estrutura que venceu o título da época passada (apesar da saída de Coates).
Ainda na esperança de conseguir mais reforços, Amorim terá à sua disposição a equipa mais completa e com maior profundidade desde que está no Sporting.
Sendo assim, o Sporting parte como equipa favorita, ciente de que enfrenta uma competição ainda mais feroz na nova época.
Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.