O mercado de transferências é o melhor amigo e o pior inimigo dos treinadores, simultaneamente. Se a vontade de melhorar as equipas é uma constante, o problema de poder vir a perder jogadores também está sempre presente.

Ora, com o final da primeira jornada é possível afirmar que os clubes portugueses mostram acerto no ataque ao mercado, principalmente as equipas fora dos três grandes.

Os sinais claros na primeira jornada da Liga Portugal

Se o entusiasmo para ver os reforços dos principais clubes nacionais, a primeira jornada ficou um pouco aquém do esperado.

Sporting

No caso do Sporting, o único reforço em ação foi o guarda redes Kovacevic. O guardião Bósnio praticamente não teve trabalho, apesar de ter sofrido um golo já bem perto do final do jogo.

Apesar de ter o jogo controlado, notou-se que a equipa do Sporting caiu muito de rendimento na 2ª parte. A falta de opões no banco de suplentes parece também contribuir para a demora em mexer na equipa.

Benfica

No Benfica, foram várias as caras novas no jogo inaugural da Liga Portugal Betclic 2024/25. Entre Beste, Barreiro, Prestianni e Pavlidis, apenas o lateral alemão mostrou estar à altura do desafio (saiu aos 62 minutos).

De todos os reforços que jogaram, Prestianni foi o que menos se conseguiu mostrar, sendo inconsequente nas suas ações e perdendo a bola por 16 vezes.

Já Pavlidis, o avançado que é a grande aposta do Benfica para esta época, esteve pouco em jogo, apesar de ter jogado os 90 minutos, teve apenas 2 remates.

FC Porto

No caso do FC Porto, a falta de reforços tem sido colmatada com algumas chegadas de jovens à equipa principal, como Martim Fernandes e Vasco Sousa, assim como maior utilização de outros jogadores que estavam longe das escolhas do anterior treinador (jogadores como Namaso, Gonçalo Borges ou Iván Jaime).

Em suma, a primeira jornada da Liga mostrou que o Sporting precisa de reforços para dar profundidade ao plantel de Rúben Amorim, que o Benfica precisa de se reencontrar com os indicadores da pré-época e que o FC Porto tem na juventude da casa uma das armas para 2024/25.

O mercado de transferências está aberto

Este é um mês em que os treinadores querem fechar reforços para as suas equipas o mais rapidamente possível e evitar as saídas das suas principais figuras.

Muitas vezes, cientes da cobiça por um determinado jogador, os clubes portugueses já têm o substituto identificado, de maneira a não perder tempo e a conseguir colmatar uma saída de peso.

O mercado de transferências é uma altura do ano que pode mudar completamente o rumo de uma época de um clube.

No caso do mercado português, o mercado ganha ainda maior preponderância, uma vez que os clubes não têm capacidade para rivalizar com os gigantes europeus.

Por isso, identificar os alvos e negociar o menor tempo possível pode fazer toda a diferença para os clubes portugueses.

Leões procuram avançado

O reforço da equipa do Sporting tem sido uma das novelas deste verão. Depois de contratar Kovacevic e Debast, o Sporting parecia lançado para reforçar a sua equipa a tempo do começo da época.

No entanto, nem mesmo após a primeira jornada a equipa está fechada. A necessidade de um avançado para o lugar de Paulinho é a principal carência da equipa de Rúben Amorim.

Nesse particular, Ioannidis tem sido o nome apontado a Alvalade, mas a intransigência do dono do Panathinaikos poderá fazer cair o possível negócio.

Existe ainda a possibilidade de chegar mais um jogador para a ala esquerda do ataque leonino, mas dependerá das caraterísticas do avançado contratado (no caso de ser Ioannidis, poderá não ser necessário porque o grego pode jogar nas duas posições).

FC Porto terá dinheiro para investir?

O FC Porto continua sem qualquer reforço em 2024/25. Os dragões viram sair Taremi e Pepe, ambos a custo zero e não trouxeram qualquer jogador.

Com o novo treinador a privilegiar a entrada de jovens valores na equipa, o FC Porto tem mostrado um bom futebol e com bons resultados.

Até final do mercado, resta saber se o FC Porto terá capacidade financeira para trazer algum reforço ou se os dragões irão atacar a época com a mesma base da temporada passada e os novos jovens valores.

Benfica fecha as portas e está preparado para a temporada

O Benfica foi o clube mais ativo no mercado de transferências. Até ao momento, os encarnados contrataram Leandro Barreiro, Beste e Pavlidis, sendo que Rollheiser chegou em janeiro (contratado ao Estudiantes por 9,5 milhões), o mesmo se aplica a Marcos Leonardo (contratado ao Santos em janeiro por 18 milhões).

Para poder equilibrar as contas, o Benfica teve de vender um dos seus principais ativos. João Neves saiu para o PSG por uma verba a rondar os 60 milhões de euros mais 10 em objetivos.

Neste negócio, o Benfica assegurou o regresso de Renato Sanches ao clube. Por outro lado, Roger Schmidt afirmou na conferência do jogo contra o Famalicão que Arthur Cabral e David Neres pediram para sair da equipa, podendo assim a porta do mercado abrir para estas saídas.

O fecho do mercado de transferências

O mercado de transferências em Portugal está aberto até ao próximo dia 2 de setembro. A data de fecho de mercado varia entre os vários países, sendo que as contratações de jogadores sem clube tem um prazo alargado.

Por isso, o tempo começa a escassear para se conseguirem os reforços necessários e as equipas começam a formar as suas versões finais.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star aqui.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.