Dark Mode 48,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Rádio Observador

Rádio Observador

Marcelo: "A banca deve ao país"

Oiça aqui o Presidente da República a lembrar que os bancos devem aos portugueses, no dia em que Portugal ultrapassou a barreira dos 10 mil infetados.
Rádio Observador

15h: André Ventura demite-se da liderança do Chega

O líder do Chega, André Ventura, vai demitir-se da liderança do partido para se recandidatar em Setembro e clarificar a posição no partido. A análise do editor de politica, Pedro Benevides.
Rádio Observador

Marta Temido: "É o momento de equilibrar o med...

Oiça aqui a conferência de imprensa das autoridades de saúde. No dia em que Portugal ultrapassou a barreira dos 10 mil infetados, a ministra da Saúde apela ao equilíbrio "entre o medo e a coragem".
Rádio Observador

14h. "Banca deve ao país", diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "a banca deve ao país" e que chegou a altura de "retribuir aos portugueses". Presidente pede que bancos "agilizem" processos e apoiem empresas e famílias.
Rádio Observador

"Este boletim da Covid19 tem imensas correções"

"Enquanto os testes nos lares não estiverem a ser feitos de forma massiva", dados ainda não se refletem no boletim. A análise da diretora adjunta do Observador ao boletim hoje divulgado pela DGS.
Rádio Observador

11h. Telescola é alternativa possível, diz Fenprof

Neste noticiário, ouvimos as reações à telescola. Fenprof considera que o ensino via televisão é a alternativa possível, mas diretores asseguram que não é por aí que passa o futuro.
Rádio Observador

10h. Marcelo chama banqueiros a Belém

O Presidente da República reúne com os presidentes da CGD, BCP, Novo Banco, Santander e BPI na segunda-feira. Marcelo Rebelo de Sousa vai pedir uma avaliação da situação económica do país.
Rádio Observador

9h. Telescola pode começar já depois da Páscoa

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

8h. Tolerâncias da Páscoa vão abranger mais dias 

Primeiro-ministro já assinou o despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13 a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado.
Rádio Observador

7h. Controlo apertado nas estradas pelo 2º dia

A altura da Páscoa deveria atrair milhares de espanhóis a Portugal. Por isso, este fim de semana e durante todo o período de Páscoa, as autoridades apertam o controlo nas fronteiras.
Rádio Observador

5h: Forças de segurança sem cortes salariais

De acordo com um despacho publicado em Diário da Republica, os profissionais das forças de segurança obrigados a cumprir isolamento continuam a receber a totalidade do salário.
Rádio Observador

4h: Donald Trump recusa utilizar máscara

O presidente norte-americano avançou esta sexta feira que não iria utilizar máscara de proteção, contrariando as medidas das autoridades de saúde dos estados unidos.
Rádio Observador

3h: China faz silêncio em memória das vítimas

Este sábado é dia de luto nacional na China. O país fez três minutos de silêncio pelas mais de 3 000 vítimas mortais causadas p'la Covid 19 no país.
Rádio Observador

2h: Sindicatos pedem retribuição da ANA aeroportos

Os sindicatos dos trabalhadores da aviação e dos aeroportos querem que a ANA aeroportos Portugal retribua parte dos ganhos dos últimos seis anos, para minimizar os efeitos da Covid-19.
Rádio Observador

1h: EUA proíbem exportação de equipamentos médicos

Durante uma conferência, o Presidente norte americano anunciou a proibição da exportação de equipamentos médicos. Donald Trump realçou que o país está a precisar dos meios de proteção.
Rádio Observador

00h. Sindicatos contestam suspensão de direitos

A Frente Comum fala num ataque aos direitos dos trabalhadores e do movimento sindical. A CGTP defende que não havia necessidade desta restrição. A UGT considera que a suspensão de direitos é negativa.
Rádio Observador

23h. Bloco de Esquerda lança desafio ao PSD

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos e as empresas no geral de distribuir lucros este ano ou de cobrar comissões sobre os créditos criados no combate ao surto da Covid-19.
Rádio Observador

Canções novas de lendas antigas

O que têm andado a fazer Neil Young, Debbie Harry (Blondie), Mavis Staples ou Paul McCartney? Esta semana, à boleia do regresso de Dylan, fomos ouvir canções recentes de velhas lendas da música. 
Rádio Observador

22h.CDS acusa governo de se aproveitar da pandemia

O CDS absteve-se à proposta do PAN para suspender a obra do metro de Lisboa mas votou a favor do projeto do PCP para travar o avançar da expansão da linha.
Rádio Observador

21h.PCP: Avançar com metro de Lisboa é "aberração"

O PCP acrescenta que é preciso investimento para combater a crise economica provocada pela Covid-19, mas não este.
Arte Contemporânea

Ensinou arte em Macau. Como se ensina talento?

Pintora, investigadora e educadora, Sofia Arez  teve obras de escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação expostas na Europa e em Macau, onde viveu e deu aulas.  
Rádio Observador

20h. PAN acusa Governo de "má fé"

O PAN afirma que a justificação das obras com o impacto da covid-19 é um "falso argumento". Também o PCP considera uma "falta de respeito" que o Governo avance com o prolongamento do Metro de Lisboa.
Animais

Mesmo em quarentena os animais precisam de rotinas

Se as nossas rotinas mudaram a dos animais de companhia também. É certo eles estão muito felizes por terem os donos em casa, mas é importante não nos distanciarmos das rotinas antigas. 
Rádio Observador

19h. Governo avança com obras no Metro de Lisboa

A crise provocada pelo coronavírus é uma das razões apontadas pelo Ministério do Ambiente para continuar as obras de prolongamento das linhas amarela e verde. O PAN acusa o Governo de "má fé".
Rádio Observador

A PSP "nunca vai ter o equipamento que gostaria"

111
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Paulo Rodrigues, garante que na generalidade os portugueses têm facilitado o trabalho da polícia.
Rádio Observador

Vamos ficar bem desgraçados

289
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema é o combate ao vírus vai deixar-nos em que estado?
Rádio Observador

18h. Retalho vai usar máscaras a partir de 2ªfeira

Garantia da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuidores à Rádio Observador. Nesta edição, falamos com a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia sobre as novas recomendações da DGS.
Rádio Observador

Hipers: "Máscaras para todos os funcionários"

14526
O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuidores, Gonçalo Lobo Xavier, garante que não há ruptura de stocks nos supermercados. E já na segunda-feira haverá máscaras para todos.
Coronavírus

Concertos. Devolução dos bilhetes está garantida? 

A cultura é um dos sectores mais atingido pela crise da pandemia. Salas fechadas e espetáculos cancelados. A devolução dos bilhetes está garantida? A terminar, a história de um ministro infetado.
Rádio Observador

O amor vencerá os tempos de isolamento?

Estará o amor a ser abalado pela pandemia da Covid-19? Não poder tocar em quem amamos parece absurdo, mas pelo mundo já correm histórias de casais que descobriram o amor da varanda de casa. 
Coronavírus

Jorge Torgal: "A epidemia está a correr muito bem"

386
O médico, membro do Conselho Nacional de Saúde Pública, reconheceu que fechar as escolas tenha sido uma medida acertada. Comparou, ainda, a Covid-19 a doenças como a SIDA e a tuberculose. 
Rádio Observador

17h. 108 detidos durante o estado de emergência

Os números foram revelados esta tarde pelo Ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita adianta que cerca de mil portugueses aguardam o regresso ao país.
Coronavírus

Eduardo Cabrita: "Estamos a viver uma batalha"

No balanço do primeiro estado de emergência, o Ministro da Administração Interna revelou que foram detidas 108 pelo crime de desobediência e mais de 1100 pessoas foram impedidas de entrar no país.
Rádio Observador

16h. 1.126 pessoas impedidas de entrar em Portugal

Eduardo Cabrita revelou que 108 pessoas foram detidas por violação das regras do estado de emergência. sendo 29 "particularmente graves" por dizerem respeito a violações das obrigações de confinamento
Rádio Observador

15h. Escolas terão que abrir em "regime militar"

Em entrevista ao Observador, o antigo ministro da educação, Eduardo Marçal Grilo, admite que as aulas possam só voltar no próximo ano letivo. Escola através da televisão "pode não funcionar".
Coronavírus

Vichyssoise em Bruxelas ou tripas à moda do Porto?

Esta semana convidámos a Comissária portuguesa Elisa Ferreira que garante que a Comissão Europeia faz o que pode, mas não há milagres - mesmo em pandemia -, quando os orçamentos são curtos. 
Rádio Observador

14h. DGS admite vir a recomendar máscaras

"Uma coisa é equacionar medidas, outra coisa é essas medidas serem levadas avante", explica Graça Freitas no primeiro comentário que fez sobre a polémica cerca sanitária na região norte.
Coronavírus

"Regresso às aulas em Maio só com regime militar"

O antigo ministro da Educação não quer calçar "o sapato" de Tiago Brandão Rodrigues, mas considera que o futuro do ano letivo só dependerá de medidas rígidas e do "timing do vírus".
Coronavírus

"Se todos usarmos máscaras, vamos ter stock?"

A análise da editora de sociedade do Observador, Sara Antunes de Oliveira, às recomendações ditadas pela Direção Geral de Saúde no que diz respeito à utilização de máscaras.
Coronavírus

"Números pioram e Alentejo já registou a 1ª morte"

Na análise aos números de Sexta-feira, a diretora-adjunta do Observador dá conta de que "é provável que na Páscoa, Portugal já registe 300 mortos".
Coronavírus

"A maior prova de união é o isolamento"

184
Antes da entrada na pior fase do Coronavirus em Portugal, as autoridades de saúde destacaram as melhorias registadas no SNS e no comportamento dos portugueses.
Rádio Observador

Groundforce. "Preocupação é manutenção do emprego"

Mais de dois mil profissionais da Groundforce estão em processo de layoff. O CEO da empresa explica que se registam quebras de 96% na faturação e que não sabe como recuperar a atividade da empresa.
Rádio Observador

12h. "Fiscalização reforçada" nas próximas semanas

Autoridades vão estar também "particularmente atentas a situações de violência doméstica", garante Vitor Rodrigues, comandante da GNR. Está ainda garantida a fiscalização de estações de comboios.
Desporto

Son vai cumprir o serviço militar na quarentena

Na Nicarágua ainda há basebol e futebol (com castigos para quem não joga), Son vai realizar o serviço militar sul-coreano na quarentena e o Liverpool-Atlético pode ter sido outro foco de contágio.
Rádio Observador

11h. Costa: há risco de "segunda onda" de Covid-19

Em entrevista à Renascença, o primeiro-ministro reforça que Portugal está "na fase mais crítica". Sobre os lares de idosos não tem dúvidas de que "alguns não terão antecipados as medidas necessárias".
Rádio Observador

10h. Costa "chocado" com agressões do SEF

PM admite que a decisão mais difícil é sobre o ensino e define uma data para que as aulas presenciais possam recomeçar. A abrir, acionista privado da TAP quer ajuda do Estado no curto prazo
Coronavírus

"Desde 2006 que se falava do risco pandémico"

Estudo global de risco previu pandemia, mas "os sistemas de saúde estavam mal preparados", diz analista. "Todos os países são igualmente vulneráveis a este risco" que só se resolve globalmente.
Rádio Observador

Ginásio, teatro e brunch. Tudo o que precisamos

É uma espécie de santíssima trindade da quarentena. No Porto, alguns dos brunches mais cobiçados são entregues em casa. Há um novo ginásio virtual e o Teatro Nacional estreia tragédias à sexta-feira.
Rádio Observador

Rihanna e o projeto de ser mãe

Em entrevista à Vogue, Rihanna fala de planos para o futuro, o que inclui ser mãe de 3 ou 4 filhos. Os Backstreet Boys juntaram-se durante a quarentena. Sean Penn está a criar um centro de testes em LA.
Rádio Observador

EUA: 500 novos desempregados por minuto

A epidemia provocou um terramoto no mercado laboral
Rádio Observador

9h. Escolas Médicas criticam DGS sobre máscaras

Presidente do conselho diz que não é verdade que as máscaras sejam ineficazes. A análise das medidas do Estado de Emergência. E a TAP, com acionista privado a querer ajuda, mas no curto prazo.
Coronavírus

Emergência. "É preciso endurecer algumas medidas"

As medidas do Governo estão a acompanhar a evolução da doença. O advogado refere que é preciso tomar medidas menos flexíveis para evitar entrar no estado preocupante que vivem Espanha ou Itália
Rádio Observador

Quem vai ser o campeão nacional?

Liga de Futebol belga recomendou término de campeonato com a classificação atual. Em Portugal, o campeonato pode recomeçar a 30 de Maio.
Rádio Observador

Os nossos deputados não sabem fazer contas?

Marcelo Rebelo de Sousa, o Parlamento e Isabel dos Santos são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje
Coronavírus

Covid-19. "Investigadores podiam estar a ajudar"

Os cientistas nacionais fizeram uma petição para pedir acesso aos dados dos doentes com a Covid-19. A comunidade científica quer ajudar no combate à pandemia. Falámos com um dos mandatários. 
contra-corrente

O dia em que Rui Rio fez de Catarina Martins

1055
O líder do PSD resolveu ultrapassar o Bloco pela extrema-esquerda no discurso sobre a banca, indo até para a berma do populismo. Para os bancos ajudarem as empresas não podem ser tratados como vilões
Rádio Observador

8h. Cientistas há duas semanas à espera de dados

E Governo prometeu o envio há uma semana. Antigo secretário de Estado da Inovação Carlos Oliveira defende que há um numero enorme de cientistas em Portugal que podiam estar a ajudar e não estão.
Rádio Observador

Vídeo tornou líder do voto latino em Miss Potato

É mais um caso de como as vídeochamadas podem correr mal: agora aconteceu com a defensora dos latinos nos EUA; os maus exemplos de cortar o cabelo em casa e os milionários isolados em iates de luxo.
Rádio Observador

China e EUA lutam pela verdade

São dois adversários antigos que agora voltam ao ringue lesionado pela Covid-19, um luta interminável entre EUA e China. Ainda o que se passa para lá do novo coronavírus? Quase nada.
Rádio Observador

Abril volta a ser um mês de libertação?

Por triste ironia, Abril é novamente um mês decisivo para recuperarmos a nossa liberdade. Ainda a desunião europeia e um país à prova de coronavírus, 0 casos registados.
Rádio Observador

7h. PSP explica uso de drones e deixa avisos

Porta-voz da Direção Nacional da PSP em direto nesta edição sobre o reforço de medidas durante esta segunda fase do Estado de Emergência. Saiba tudo o que muda
Coronavírus

PSP. "Vamos continuar a ver muita polícia na rua"

135
O prolongamento do estado de emergência "não traz substancialmente nada de novo" mas reforça as capacidades de intervenção das forças policiais. A PSP tem agora à disposição 20 drones. 
Rádio Observador

6h: Começa hoje o segundo Estado de Emergência 

O novo Estado de Emergência prolonga-se até dia 17 de Abril com medidas de confinamento social mais restritas durante o período da Páscoa.
Rádio Observador

5h: Nova Iorque em pânico durante a quarentena 

Vasco Ribeiro é investigador da Universidade do Porto e trabalha em Nova Iorque. O português descreve o pânico vivido na cidade e confessa confiar mais no SNS do que no serviço norte-americano.
Rádio Observador

4h: Suspensão da cessação de contratos no SNS

É uma das medidas do Governo para o novo estado de emergência. Os contratos que caducarem até dia 17 de abril são automaticamente renovados até ao final do estado de emergência..
Rádio Observador

2h: Cerco sanitário deve continuar em Ovar 

A câmara municipal de Ovar pediu ao governo a manutenção do cerco sanitário. Num vídeo publicado nas redes sociais, o Presidente, Salvador Malheiro, avança que há mais uma vítima mortal no concelho.
Rádio Observador

00h. Renovado estado de emergência em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa decretou mais 15 dias de estado de emergência que vai durar até 17 de abril para permitir medidas de contenção da Covid-19.
Rádio Observador

23h. Justiça: 1200 reclusos podem ser libertados

É uma medida que tem como objectivo ajudar a travar a propagação do coronavírus nos estabelecimentos prisionais. Ouça aqui as declarações de Francisca Van Dunem
Rádio Observador

John Legend: "Trump não ouve cientistas"

Tem concerto marcado para o EDP Cool Jazz em julho, mas agora está preocupado em ultrapassar esta crise. Em entrevista a José Paiva Capucho, John Legend fala do presente e futuro da América.
Rádio Observador

22h. PR: "A primeira batalha está ganha"

Marcelo decretou mais 15 dias de estado de emergência que vai durar até 17 de abril para permitir medidas de contenção da Covid-19. É o maior desafio dos últimos 45 anos para o Presidente da República
Rádio Observador

João Zilhão: "A antropologia sempre foi racista"

O arqueólogo João Zilhão publicou na última Science a prova que os Neandertais praticavam a economia de subsistência há cerca de 100 mil anos, muito antes do que se pensava.
Rádio Observador

20h. Marcelo: "É o maior desafio da vida de todos"

Na primeira declaração ao país, depois de aprovada a renovação do estado de emergência, o Presidente da República adianta que a primeira batalha está ganha, faltam outras quatro.
Rádio Observador

"As medidas podem começar a ser postas em causa"

163
O comentário do Publisher do Observador, José Manuel Fernandes, a alertar para o arranque de uma nova fase em que podem começar a ser exigidas mais explicações ao Governo sobre as medidas adotadas.
Coronavírus

Marcelo: "Só ganharemos abril se não facilitarmos"

266
“Vai continuar a ser uma mudança radical na nossa vida”, avisou o Presidente, ao prolongar o estado de emergência. "É o maior desafio dos últimos 45 anos” contra adversário “insidioso e imprevisível”.
Rádio Observador

Costa: ainda não podemos “aligeirar as medidas"

102
Ouça aqui a conferência de imprensa do primeiro-ministro, onde foram anunciadas as novas medidas do estado de emergência.
Rádio Observador

Branko faz 40 anos e nós decidimos surpreendê-lo

Branko vai dar um concerto nas redes sociais, depois de a data ter sido adiada devido à pandemia da Covid-19. Mas antes foi nosso convidado e não deixámos passar o dia de aniversário. 
Rádio Observador

Em casa é possível fazer treinos completos

Em tempos de isolamento há quem procure fazer exercício físico todos os dias. Mas cuidado...treinar bem não é só sinónimo de treinos rápidos e de alta intensidade. Varie os estímulos e procure opções
Rádio Observador

19h. Portugal tem novas regras a partir de amanhã

Novas medidas do estado de emergência foram apresentadas esta tarde pelo primeiro-ministro. António Costa lembra que ainda não estamos numa fase da pandemia em que possamos "aligeirar as medidas”.
Rádio Observador

A idade não é critério para condenar vidas

2244
Apesar do gesto heróico do General Ramalho Eanes, a verdade é que os mais "velhos" ainda não viveram tudo aquilo a que têm direito. 
Rádio Observador

18h. Governo proíbe deslocações na Páscoa

É uma das medidas da nova fase do estado de emergência, que entra amanhã em vigor. Neste jornal, falamos com o diretor regional de saúde dos Açores sobre a fixação de cercas sanitárias em S. Miguel.
Coronavírus

Como se decide quem vive e quem morre?

A frase de Ramalho Eanes lembra-nos que podemos, em breve, estar perante a pergunta: quem vive ou quem morre quando não conseguimos assistir todos? É a pergunta que fazemos a Mário Amorim Lopes.
Rádio Observador

17h. Açores fixam cercas sanitárias em S. Miguel

Nesta edição, ouvimos o anúncio feito pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro. Também em Ovar, o presidente Salvador Malheiro defende a necessidade de manter a cerca sanitária.
Rádio Observador

Recuperados da Covid-19 "podem ficar com sequelas"

495
Luís Gaspar, enfermeiro especialista em reabilitação, explica que "o fator idade é fundamental" no período de recuperação de um doente de Covid-19.
Rádio Observador

Espanha. "Covid-19 expôs problemas do Governo" 

O analista politico Diogo Noivo refere que o governo liderado por Pedro Sanchez está à procura de soluções europeias para os problemas nacionais. 
Rádio Observador

16h. Açores. Prisão para quem não cumprir cercas

São Miguel terá cercas sanitárias em todos os concelhos já a partir desta sexta-feira. Deslocações estão proibidas e quem não cumprir pode ficar sujeito a penas de prisão.
Rádio Observador

A noite em que Markl levou 40 mil ao Pólo Norte

309
Num direto diário em tempos de isolamento, Bruno Nogueira e Markl puseram 40 mil portugueses a seguir radialista no Pólo Norte. Na resposta, Cal Lackwood passou Mário Laginha às 03h17 de quarta-feira.
Rádio Observador

15h. Ventilador? "Idade não é critério por si só"

Miguel Oliveira da Silva, professor de ética médica, esclarece que "o critério clínico é sempre o definitivo" na hora de escolher que doente tem acesso a um ventilador em caso escassez.
Rádio Observador

O regresso de Dylan e a quarentena dos famosos

A nova canção do prémio Nobel da Literatura e o isolamento das celebridades em tempos de pandemia são os destaques de mais um Pop Up
Rádio Observador

14h. Covid-19. Portugal já tem mais de 200 mortos

Só nas últimas 24 horas registaram-se mais 22 mortes o que faz o número total subir para 209. Infetados são 9.034, de ontem para hoje o aumento é de 783 casos.
Coronavírus

Eanes? "Gesto heróico mas o critério é clínico"

117
Miguel Oliveira da Silva, especialista em ética, elogia as palavras de Eanes sobre a cedência de ventiladores a mais novos, mas frisa que essa decisão não é do doente, mas sim de uma equipa médica.
Coronavírus

"Há cautela em revelar a data do pico epidémico"

A curva epidérmica está a evoluir de forma mais lenta do que nos outros países. É a análise da editora de sociedade do Observador, Sara Antunes de Oliveira. 
Coronavírus

"Há um aumento exponencial de internamentos"

Oiça aqui o comentário da diretora adjunta do Observador à mais recente atualização da DGS. 
Coronavírus

Sales: "Há 1.124 profissionais de saúde infetados"

501
Do total de infetados, 12,4% são profissionais de saúde. 206 médicos, 282 enfermeiros e 634 outros profissionais. Há 7 médicos em cuidados intensivos, revelou António Sales. Pode ouvir aqui o briefing
Rádio Observador

12h. Emergência continua. "Risco vai aumentando"

PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS e PAN votaram favoravelmente, garantindo aprovação do Estado de Emergênica. Iniciativa Liberal foi o único a votar contra. PCP, PEV, Chega e Joacine abstiveram-se
Desporto

O plano para ter um estádio cheio à porta fechada

O Mönchengladbach já tem um plano para ter o estádio cheio mesmo que o primeiro jogo seja à porta fechada, Dybala contou uma história sobre Ronaldo e De Bruyne vai jogar mais do que seria de esperar.
Rádio Observador

10h. Estado de Emergência: o que muda e "preocupa"

UGT mostra-se contra algumas medidas, e com o representante das instituições de solidariedade que assume que a deslocação de cuidadores é difícil, mas necessária. Parlamento debate e vota esta manhã
Rádio Observador

Cinema para quem já não sabe como entreter miúdos

O Festival de Animação de Espinho criou uma “40tena animada”, o Indiejúnior propõe-se tornar os dias “menos aborrecidos” e a Netflix traz animações do Japão para quem já esgotou as opções mais comuns.
Coronavírus

"Há milhares de empresas que têm cometido abusos"

O secretário geral da UGT pede bom senso ao Governo. Relembra que não está em vigor nenhuma penalização para quem viola os direitos de quem trabalha.
Rádio Observador

Sussex: a mensagem e as críticas na hora do adeus

O início de abril marca o afastamento oficial de Harry e Meghan, mas há quem critique a saída em plena pandemia. Carlos deixa mensagem à nação.
Rádio Observador

Os primeiros dados oficiais da crise económica

A confiança dos consumidores teve uma queda abrupta em Março e as empresas correm para o lay off.
Rádio Observador

9h. UGT espera "bom senso" da AR e do Governo

Carlos Silva em direto nesta edição sobre direitos suspensos com o reforço de medidas no Estado de Emergência. Destaque também para como os inspetores do SEF terão ocultado o homicídio de um ucraniano
Coronavírus

"Estamos a praticar uma medicina de catástrofe"

104
Milhares de exames de gastroenterologia, essenciais para a prevenção do cancro do cólon ou colorretal, foram adiados. "Atuamos, mas definimos prioridades", diz Rui Tato Marinho
Rádio Observador

Mathieu não quer pendurar as chuteiras

O defesa do Sporting não quer termina já a carreira. Os campeonatos têm de terminar até 3 de Agosto, diz a UEFA. E ainda os treinadores de futebol disponíveis para ajustes salariais
Rádio Observador

Costa foi ao programa da Cristina. E fez bem

António Costa, André Ventura e o PCP são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje
contra-corrente

Um estado de emergência com emergência a mais

597
O segundo estado de emergência limita muito mais a liberdade do que o primeiro. Porquê, se os portugueses se estavam a portar bem e as “curvas” a evoluir bem? Há muitas explicações que ficaram por dar
Rádio Observador

8h. Empresa diz que navio português foi atacado

Versão diferente das autoridades venezuelanas. A Ministra da Modernização Administrativa anuncia medidas sobre dívidas das autarquias. Dos EUA, a denúncia de milhares de ventiladores sem funcionar
Rádio Observador

Panamá: homens e mulheres saem em dias alternados

Saídas consoante o sexo: elas às segundas, quartas e sextas; eles às terças, quintas e sábados; e aos domingos todos em casa. O casal de 80 anos que se encontra na fronteira. E o sexismo na Malásia.
Rádio Observador

Hungria e um perigoso ataque à democracia

Perante a necessidade de conter a Covid-19, Orbán aproveitou para pedir ao parlamento um reforço de poderes. O pedido foi aceite e deixou a Europa preocupada. Ainda o perigo dos assintomáticos
Rádio Observador

O governo não explica o que se passou com o SEF?

Um cidadão ucraniano morreu no aeroporto, numa sala do SEF, depois de lhe ter sido recusada a entrada no país, até quando o governo vai manter o silêncio? Ainda a estratégia de manter a estratégia
Rádio Observador

7h. "Deslocar cuidadores é difícil mas necessário"

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade compreende novas medidas do Estado de Emergência que vão ser aprovadas hoje. Ainda falta material de proteção nos lares.
Rádio Observador

4h: TAP pode vir a ser nacionalizada 

A nacionalização da companhia aérea é um cenário possível. Para que a empresa continue solvente, pode ser necessário um empréstimo com aval do Estado de 200 a 300 milhões.
Rádio Observador

3h. Ovar: linha para quem tem sintomas de Covid-19

De hora a hora, o Observador conta-lhe o que se passa de mais importante em Portugal e no resto do Mundo.
Rádio Observador

2h. Eanes: "Nós os velhos, se for necessário..."

10519
O ex-Presidente da República emocionou-se numa entrevista à RTP ao dizer que "os velhos" devem dar o exemplo e, se for preciso, ceder ventiladores aos mais novos. Pode ouvir neste noticiário.
Rádio Observador

00h. Durão Barroso:"Maior crise de que há memória"

O antigo primeiro-ministro considera ainda que o governo de António Costa, assim como as restantes autoridades portuguesas, estão a fazer um “esforço grande” para dar resposta à “emergência médica".
Rádio Observador

23h Eanes: Batalha contra Covid-19 exige "união"

O antigo Presidente da República considera asunda que o Estado de Emergência devia ter sido declarado mais cedo.
Rádio Observador

22h Marcelo propõe renovação de emergência

O Presidente da República anunciou o envio desta proposta para o parlamento numa nota divulgada na pagina da Presidência da República na Internet depois de ter recebido parecer positivo do governo.
Rádio Observador

"Que não haja memória de semelhante monstro"

Rute de Carvalho Serra, jurista, estreia-se na ficção com “A Assassina da Roda”, a vida da infanticida que foi a nossa maior serial killer, a última mulher condenada à morte e executada em Portugal.
Rádio Observador

20h. Presidente prolonga Estado de Emergência

Marcelo Rebelo de Sousa já enviou o projeto de decreto que prolonga o Estado de Emergência para o Parlamento. Neste decreto, o Presidente abre a porta a novas medidas como a proibição de despedimentos
Rádio Observador

"Andrà Tutto Bene": ao vivo na rádio Observador

Cristóvam tinha muita coisa para dizer e o realizador Pedro Varela ajudou. A música "Andrà Tutto Bene" é a esperança de que quando a tempestade passar vai ficar tudo bem. 
Rádio Observador

19h. Decreto de Estado de Emergência publicado

Nesta edição, Marcelo Rebelo de Sousa já publicou no site oficial o projeto de decreto do estado de emergência que será votado amanhã na Assembleia da República.
Rádio Observador

"Não há economia se não estivermos cá para contar"

330
Cardiologista e Vice-reitor da Universidade Nova apoia estado de emergência renovado e diz que se deve reforçar o controlo das regras. José Fragata sublinha que é "uma via para a nossa salvação".
Coronavírus

Abril "é decisivo". Emergência deverá ser renovada

No final do Conselho de Ministros, António Costa voltou a apelar ao "sentido cívico" e a especial contenção na Páscoa. O Governo deu parecer favorável à renovação do estado de emergência.
Rádio Observador

A Cristina lava mais branco

787
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema é o dr. Costa no programa de Cristina Ferreira.
Rádio Observador

Isolamento não é razão para adolescentes trancados

1989
Jantar e almoçar no sofá? Passar o dia a ver séries? Ficar fechado no quarto? Apesar das medidas do Governo, os pais não devem deixar de ser pais e têm de impor regras. 
Coronavírus

Usar ou não usar máscara, eis outra vez a questão

O discurso oficial sobre o uso de máscaras está a mudar na Europa e nos EUA. E afinal, o que devemos fazer? Este episódio termina em Madrid, numa festa de anos à varanda.
Coronavírus

Covid. Empresário recebe "pedidos de toda a parte"

181
O empresário da Iberomoldes, Joaquim Menezes, diz que rapidamente montou uma linha de produção de viseiras de proteção e que já está a receber pedidos "de toda a parte" da Europa.
Rádio Observador

17h. Governo aprova novo Estado de Emergência

Nesta edição, oiça a conferência de imprensa de António Costa, após o Conselho de Ministro extraordinário, em que anuncia a aprovação da renovação do Estado de Emergência.
Rádio Observador

Covid-19. "Embaixada na China é autêntico armazém"

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, relata a ajuda de várias empresas e portugueses na compra de material de proteção individual para o combate ao Coronavirus.
Rádio Observador

16h. Mais de mil portugueses continuam retidos

"Só descanso quando 100% dos portugueses tiverem as suas situações resolvidas", diz Santos Silva à Rádio Observador numa entrevista onde destaca a Índia como o país que inspira mais preocupações.
Rádio Observador

15h. Costa sobre crise: "Vamos engolir muita água"

Primeiro Ministro pede aos portugueses para ficarem em casa na Páscoa: "As pessoas não podem ir à terra". Sobre as escolas diz ainda que podem, "porventura, abrir no início do mês de maio".
Rádio Observador

Qual a maior mentira da História de Portugal?

Rui Ramos responde ao desafio de 1 de Abril acerca da maior "fake news" da nossa História. E ainda: aprender com a invasão do Ruhr de 1923 e o papel da Bélgica nas Guerras Liberais.
Rádio Observador

14h. Costa: "Emigrantes, não venham a Portugal!"

Primeiro Ministro admite "apertar mais um bocadinho" as regras do estado de emergência "para dar um sinal mais claro de que esta não é uma época de andarmos de um lado para o outro".
Coronavírus

"Aviões parados? Nem nos piores pesadelos"

594
Depois de um crescimento explosivo, a aviação civil parou devido à pandemia. "É uma situação sem precedentes", diz o comandante José Guedes. Os profissionais da aviação estão "perdidos". 
Rádio Observador

"Curva epidémica em Portugal é caso de estudo"

O comentário da diretora-adjunta do Observador, Filomena Martins, à conferência de imprensa das autoridades saúde relativamente ao número de infetados com o novo coronavírus em Portugal. 
Rádio Observador

Santos Silva: 1300 portugueses ainda por repatriar

O ministro diz que colisão entre navios na América do Sul não é "incidente entre Estados", explica que 1.300 portugueses ainda não foram repatriados e comenta o caso do cidadão ucraniano assassinado.
Coronavírus

Covid-19. "SNS não estava preparado"

1383
8.251 casos confirmados de Covid-19 em Portugal. São os mais recentes números avançados pelas autoridades de saúde. Oiça aqui a conferência completa. 
Rádio Observador

12h. Espanha já tem mais de 100 mil infetados

Eapanha volta a registar um novo máximo com 864 mortes nas últimas 24 horas. Nos hospitais estão 5.800 doentes internados nos cuidados intensivos. Número de recuperados chega aos 22.600.
Rádio Observador

11h. MNE: "Não é um incidente entre estados"

Depois de Maduro ter acusado Portugal de "terrorismo", Augusto Santos Silva diz que "não é um incidente entre estados". "O momento não é para acrescentar palavras a palavras", diz MNE
Coronavírus

Covid-19. Vamos ter festivais de Verão?

208
A pandemia obrigou à suspensão de uma série de eventos culturais. O setor para já está parado. Falámos com Álvaro Covões sobre as perspectivas das promotoras para os eventos de Verão
Coronavírus

Covid-19. O sistema inteligente de diagnóstico

O presidente da Cruz Vermelha explica ao Observador que estes testes separam os doentes que precisam de fazer um exame mais aprofundado.
Desporto

O plano da Red Bull para infetar os pilotos

Helmut Marko, da Red Bull, queria infetar os pilotos de Fórmula 1 da equipa, os Jogos Olímpicos de Tóquio voltam a ter suspeitas de corrupção e André-Villas Boas tem um plano para o futebol mundial.
Rádio Observador

Idosos recebem comida e medicamentos em casa

Em Condeixa-a-Nova a autarquia criou um programa para garantir que os mais idosos não saem de casa, vários trabalhadores municipais entregam comida e medicamentos de porta em porta
Rádio Observador

10h. Quem pode fazer testes na Cruz Vermelha?

Novo sistema de triagem começou hoje e tem um objetivo diferente dos testes rápidos ao coronavírus que têm sido feitos. Presidente da Cruz Vermelha diz que afluência está a decorrer de forma exemplar
Observador

Observador duplica audiência em Março

1489
A procura de informação sobre a pandemia gerou o maior tráfego de sempre da história do Observador. Artigos de fundo e explicadores entre os mais lidos. Número de assinantes também teve grande aumento
Rádio Observador

Irina Shayk tem um namorado novo. Então e a di...

A modelo russa surgiu nas ruas de Nova Iorque com o negociante de arte Vito Schnabel. Alberto do Mónaco já recuperou da Covid-19. Daniel Craig e Rachel Weisz aplaudiram o serviço nacional de saúde.
Rádio Observador

A dívida pública já está aumentar

O Estado vai precisar de muito mais dinheiro e é melhor encher já os cofres
Rádio Observador

9h. "É grave devolver crianças em risco"

Instituto de Apoio à Criança reage à notícia de que Salesianos de Mirandela devolveram 40 crianças a famílias suspeitas de maus-tratos. Técnicos da comissão de menores reduzem visitas.
Coronavírus

DGS devia "ensinar a utilizar máscaras”

507
O médico internista, Tomás Lamas, defende que a grande vantagem da máscara cirúrgica — quando bem utilizada — é impedir o contágio.
Rádio Observador

CR7 de saída da Juventus. Partida de 1 de Abril?

Não é oficial, mas a imprensa italiana insiste que Ronaldo vai deixar Itália. Para Pedro Proença, o campeonato deve terminar até dia 30 de Junho. E os clubes alemães que estão à beira da falência
Rádio Observador

António Costa tem um problema para resolver

Marcelo Rebelo de Sousa, a Hungria e António Costa são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje
contra-corrente

O pesadelo dos lares que a Covid-19 está a mostrar

288
As notícias da pandemia chamaram-nos a atenção para os dramas que se vivem nos lares de idosos a que a sociedade não dá condições para terem dignidade. Será que agora despertámos para essa iniquidade?
Rádio Observador

8h. São João deixa de reportar casos suspeitos

Como os casos foram aumentando, tornou-se impraticável fazê-lo no sistema informático considerado pela DGS. É o que diz ao observador a médica infecciologista Margarida Tavares.
Coronavírus

"É um sistema moroso que nem sempre funciona"

O SINAVE é um sistema burocrático e com falhas, mas a especialista do Hospital de São João salienta a absoluta necessidade de haver registo comum dos doentes com a Covid-19. Oiça aqui o comentário
Rádio Observador

Conquistou a vizinha da frente dentro de uma bola

Primeiro usou um drone, depois jantaram à varanda e acabaram numa rua de Nova Iorque separados por plástico. E ainda a engenhoca que correu mal a um astrofísico e a gigante caça aos ursinhos.
Rádio Observador

O vírus que matou a política

A agenda dos partidos e do parlamento foi toda cancelada. O que é que ficou para trás?
Rádio Observador

Não é partida de 1 de Abril, DGS continua a errar

A DGS vai mudar metodologia e isso pode levar a que sejam reportados só 70% dos casos de Covid-19. Não, não é mentira. Ainda as dúvidas sobre as máscaras e um aeroporto que pode voltar à gaveta
Rádio Observador

7h. OE2020 em vigor a precisar de retificativo

Presidente decide se prolonga Estado de Emergência em vigor até amanhã. Conselho de Ministros reúne-se hoje. E ainda o avião que chegou com mais material e alertas sobre crianças institucionalizadas
Rádio Observador

6h: Hospital de campanha de Ovar quase pronto

O presidente da Câmara de Ovar diz que o município já está a sentir os efeitos do cerco sanitário da região. Salvador Malheiro avança que hospital de campanha está quase pronto.
Rádio Observador

4h: Portugal recebe mais material de Protecção

Durante a noite desta terça -feira, aterrou um avião no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no porto, que transportava 18 toneladas de material de proteção para o serviço nacional de saúde.
Rádio Observador

3h: Jair Bolsonaro muda discurso sobre Covid-19

Jair Bolsonaro discursou sobre a nova pandemia. O presidente brasileiro realçou as medidas de proteção da Organização Mundial da saúde e não criticou a medida de confinamento social.
Rádio Observador

00h. Emergência deve estender-se até 17 de abril

Marcelo Rebelo de Sousa deverá anunciar a renovação do estado de emergência esta quinta-feira.
A página está a demorar muito tempo.