270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Rádio Observador

Convidado Extra

Conheça o mais viajado príncipe do seu tempo

“Exímia contadora de História”, Isabel Machado traz-nos «D. Pedro, o regente visionário que o poder quis calar», o 2º filho da Ínclita Geração, tão respeitado na Europa quão maltratado em Portugal.
Noticiário

23h. Covid-19. Identificada na Índia nova variante

Trata-se da Delta Plus e será uma mutação da já conhecida variante Delta, que teve também origem na Índia. Ainda, Fernando Medina responde às críticas sobre caso de partilha de dados.
A força da técnica e a técnica da força

"Croácia apareceu" sob a batuta do maestro Modric

Croácia aparece à boleia do "patrão Modric" que, a par de Perisic, "assumiu a liderança". Na véspera de jogo luso, "façamos as contas para ganhar". Gabriel Alves conta como era a "Dinamáquina" de 92.
Noticiário

22h. Covid-19. RT a atingir níveis preocupantes

O índice de transmissibilidade está com valores mais altos do que no início de Janeiro, o pior mês da pandemia em Portugal. Ainda, a Inglaterra venceu a República Checa no Europeu de Futebol 2020.
Resposta Pronta

UEFA está "a tomar partido por um dos lados"

Pedro Neto, diretor-executivo da Amnistia Internacional em Portugal, critica UEFA por não iluminar a Allianz Arena com bandeira LGBT no jogo Alemanha-Hungria. "Por vezes neutralidade é cumplicidade".
Resposta Pronta

"Rui Moreira quer agradar a Deus e ao diabo"

Candidato do PSD ao Porto, Vladimiro Feliz, critica "contradições" de Rui Moreira sobre festejos do São João, com "duas visões" para a cidade. "Não venha dizer que nada teve que ver com o momento".
Resposta Pronta

Ecocídio, a "destruição maciça de ecossistemas"

Está definido o termo legal para "ecocídio". Manuel Trindade, da ONG Stop Ecocide Portugal, adianta que há vários países que estão contra a definição de ecocídio enquanto crime internacional.
Noticiário

21h. Candidato do PSD ao Porto critica Rui Moreira

Vladimiro Feliz acusa o presidente da Câmara do Porto de dar sinais contraditórios sobre a noite de São João. Ainda, Portugal não subscreveu carta sobre direitos LGBTIQ na Hungria.
Resposta Pronta

Leis laborais. "PS tem falta de vontade política"

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, pede medidas concretas e não "inscrições proclamatórias" do PS sobre alterações à legislação laboral. Entrevista conduzida pela jornalista Mariana Lima Cunha.
Noticiário

20h. Rio acusa Governo de "vergonha desnecessária"

Neste jornal, as críticas do líder do PSD ao Governo após posição manifestada pela chanceler alemã. Portugal não subscreveu carta assinada por 13 estados da UE sobre direitos LGBT na Hungria.
Conversas de Fim de Tarde

"Escrever para crianças também é literatura"

O livro “1,2,3… Um rei de Cada vez” procura incutir às crianças "o gosto pelo passado" contando a vida dos nossos monarcas. "Tive de voltar a estudar e descobrir todas as histórias", diz a autora.
Diário da Seleção

O dia antes do dia F teve realismo e otimismo

Esta quarta-feira será o dia F para a Seleção Nacional: de grupo F, de França e de final. Na véspera do encontro decisivo, Portugal voltou a treinar e Fernando Santos e Pepe estiveram na antevisão.
Aprender a Comer

Como reduzir os pesticidas nos vegetais?

Ingerir alimentos com pesticidas traz risco de doenças. Aprenda como diminuir ao máximo o seu consumo. Descubra ainda qual o alimento com mais concentração de pesticidas e que deve ter em atenção.
Noticiário

19h. Direitos LGBT. Portugal não assina carta

Neste jornal, a decisão do Governo português sobre a carta assinada por 13 estados-membros sobre os direitos LGBT na Hungria. Ainda nesta edição, a definição legal de "ecocídio" e o Euro 2020.
Euro Milhões

Benfica constrói novo meio-campo com Guendouzi

Benfica aponta baterias para reforço do meio-campo, onde chegará mais do que um jogador. Çalhanoglu teve o jackpot depois de um mau Europeu e troca AC Milan por Inter. Eder, um herói sem clube.
Ideias Feitas

Os pelintras já foram ao banco

405
Alberto Gonçalves comenta os destinos da “bazuca” a cargo do PS, perdão, de Portugal.
Noticiário

18h. Quase três milhões têm vacinação completa

Neste jornal, os números revelados pela DGS sobre a vacinação. Lisboa e Vale do Tejo tem menor percentagem de vacinados com duas doses. Ainda nesta edição, as críticas de Angela Merkel a Portugal.
Resposta Pronta

Lares. "São mais de 13 mil as pessoas por vacinar"

Presidente da CNIS admite que o número de pessoas por vacinar nos lares "pode chegar aos 15 mil". Lino Maia concorda com Marta Temido e rejeita restrições nas visitas a lares.
Jet Lag

Hotel paga 4 mil euros para ter cliente convidado

Podem ser umas férias de trabalho: são dois meses com tudo pago mais ordenado, basta relatar o dia a dia nas redes. Um elefante na cozinha da Tailândia. E 1,2 milhões pela aguardente de fogo chinesa.
E=mc²

Bactérias do intestino inibem vírus da SARS-CoV-2?

Estudo sul-coreano diz que as bifidobactérias "impedem a multiplicação da SARS-CoV2". Jorge Leitão, professor de bioengenharia, destaca a importância da descoberta desta "arma ativa contra o vírus". 
Porque Sim Não é Resposta

É possível gerir emoções?

"Gestão de emoções" e "inteligência emocional" são expressões que entraram no nosso dia a dia, mas farão algum sentido? Será possível impregnar de racionalidade aquilo que nos vai na alma?
Rádio Observador

O hino que Júlio Resende moldou de olhos fechados

A Rádio Observador desafiou vários artistas a fazerem a sua versão instrumental do hino nacional, embalados pelo espírito do Euro 2020. Veja aqui a interpretação de Júlio Resende.
Noticiário

17h. Merkel critica "situação" em Portugal

Chanceler alemã lamenta abertura de portas aos turistas britânicos num momento de propagação da variante Delta. Portugal volta a ultrapassar barreira dos mil novos casos diários.
O Lado Bom da Vida

Uma homenagem, um regresso e uma estreia

"O Mundo de Satyjiat Ray", a quinta temporada de "Rick and Morty" e "Manhãs de Setembro" são as estreias em destaque nas séries desta semana.
Zoom

Ataques a judeus podem ser passageiros

Ana Santos Pinto, investigadora do IPRI, explica que, apesar da recente subida de casos, 2019 foi o pior ano. Relacionar escalada de confrontos em Israel com ataques antissemitas é prematuro.
O Lado Bom da Vida

Itália está na mesa. Os cocktails são indianos

Em Lisboa, o novo Sophia Natural Italian propõe uma cozinha italiana mais saudável, focada em ingredientes naturais. Em Cascais, o novo Punkha Bar serve cocktails de inspiração indiana.
Resposta Pronta

Paredes de Coura. "Faltaram respostas do Governo"

Paredes de Coura adiado. Evolução de casos e "incerteza pela falta de respostas" levaram à decisão. Bilhetes "serão válidos em 2022". Quem não quiser, "terá o valor reembolsado", diz João Carvalho.
Noticiário

16h. Paredes de Coura adiado 

A edição deste ano do Paredes de Coura foi oficialmente cancelada. Ainda neste jornal, o primeiro-ministro espanhol sobre a aprovação dos indultos aos líderes separatistas.
Termómetro

As últimas horas de Diana e o domínio de Lilibet

24 anos depois, um cirurgião veio falar sobre as últimas horas de vida da Lady Di no fatídico agosto de 1997. Nestes dias, Harry e Meghan compram domínios na internet com o nome da caçula.
Cassete 60

A "mão de Deus" já tem 35 anos

Maradona marcou dois golos contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. No dia 22 de junho, no primeiro, meteu a bola com a mão. No segundo, fintou seis ingleses.
Resposta Pronta

"Toda a gente tem de aumentar a sua ciberhigiene"

Alejandro Mayorkas é o o secretário da Segurança Interna dos EUA. Em entrevista exclusiva ao Observador explica que a ciberameaça deve ser levada muito a sério. Conversa em inglês e não dobrada.
Noticiário

15h. Boletim. Mais 6 mortes e 1020 novos casos

O número de novos casos de Covid-19 ultrapassa hoje barreira dos mil infetados. Há 6 mortes e o número de internamentos atingiu números de abril.
Noticiário

14h. Selecionador quer um Portugal fiel a si mesmo

O treinador da seleção nacional de futebol fez a antevisão para o jogo de Portugal contra a França. E ainda, a Altice despede 300 trabalhadores nas próximas semanas, sindicato reage neste jornal
Resposta Pronta

Júlio Resende: "Renovar o hino é um desafio"

A Rádio Observador desafiou artistas a interpretar o Hino à boleia do Euro2020. Júlio Resende fala num "exercício de descoberta" e deixa dicas para "dar música" aos franceses
Noticiário

13h. Recuperação económica. PR: "Durará anos"

O Presidente da República alerta que a recuperação económica pode durar alguns anos. Ainda, Bloco de Esquerda quer contratos de trabalho para estafetas de empresas de plataformas digitais.
Noticiário

12h. DGS confirma: há seis surtos ativos em lares

Surtos em lares já terão causado 54 casos de Covid-19. Um aconteceu em Mafra, as dúvidas do autarca neste jornal. Na economia, PRR vão acrescentar 22 mil milhões de euros à economia, diz Governo.
Café América

Putin pode ser um bom camarada?

Biden e Putin não ficaram amigos para sempre, mas podem ter inaugurado um novo tom na conversa entre EUA e Rússia. Será menos negro do que o que promete a nova liderança no Irão?
Contra-Corrente

Covid: Costa andou a brincar e o povo é que sofre

268
Nunca houve bom aconselhamento científico, nem capacidade de planeamento ou de antecipação dos problemas, mas sobrou sempre muita propaganda. Agora estamos outra vez no vermelho e a culpa é de quem?
Resposta Pronta

CNE: "Confirmo que já recebemos algumas queixas"

O porta voz da Comissão Nacional de Eleições, João Tiago Machado, revela ao Observador que a CNE já recebeu queixas por causa da publicidade institucional de autarquias em Centros de Vacinação.
Noticiário

11h. Vacinação. Autarcas mostram obra feita

Autarquias estão a aproveitar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para mostrar a obra feita. Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas. E ainda, DGS confirma seis surtos ativos em lares.
E o Campeão é...

Que estrela protege a seleção de Portugal?

Os astros voltam alinhar-se. Portugal até pode perder ou não fosse Fernando Santos o treinador.
Explicador

Fundos. "Portugal tem longo caminho a percorrer"

"Portugal tem feito bons investimentos, mas nem tudo é cor-de-rosa", diz a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Ex-ministro do Trabalho, Mira Amaral, defende um maior investimento na Ciência
Noticiário

10h. DGS confirma 6 surtos de covid-19 em lares 

Há 54 pessoas infetadas, “parte das quais já estarão igualmente recuperadas", revelam as autoridades de saúde. E ainda, Espanha discute indultos aos separatistas catalães, propostos por Pedro Sánchez.
Resposta Pronta

Vacinação. "Não sabemos nada dos lares ilegais"

13 mil pessoas em lares ainda não receberam a vacina. Rui Fontes, da Associação Amigos da Grande Idade, desvaloriza os números e centra atenções no pedido de esclarecimentos feito à Segurança Social.
Noticiário

9h. RU admite levantar quarentena a vacinados

Possibilidade foi admitida pelo ministro da saúde, poucos dias depois do Governo adiar o plano de desconfinamento. E ainda, Associação Amigos da Grande Idade alerta para problema dos lares ilegais.
Código Postal Especial Euro

O “Scolari” que descobriu Bernardo Silva no pátio

O internacional português rejeitou o primeiro clube com 10 anos e Rui Ramos, engenheiro e professor de futebol no Colégio Valsassina, explica que o problema foi o agente do craque.
O Bom, o Mau e o Vilão

Um país "atrasado"? Afinal somos os maiores!

Marta Temido (que pelo menos reconhece a realidade), Gouveia e Melo (que devia explicar os atrasos) e António Costa (que acha que está tudo bem com os fundos europeus) são o Bom, o Mau e o Vilão.  
Noticiário

8h. Continuam por vacinar mais de 13 mil idosos

Do total de idosos que aguardam pela vacina contra a Covid- 19, nove mil são utentes em lares. Presidente da Associação Amigos da Grande Idade olha com preocupação para as residências ilegais.
Outras Histórias do Desporto

Família do francês Griezmann torce por Portugal

Griezmann é neto de um português e confessa que vai ter a família dividida, esta quarta feira. Pandev diz adeus ao Euro e à seleção. Piercing deixa Palmeiras de Abel Ferreira reduzido a 10.
Rádio Observador

Covid-19. O povo é que paga? Ligue 910024185

Depois de semanas a recuperar da crise pandémica, Portugal volta ao vermelho. A culpa é de quem? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Vamos à Bola

Portugal pode perder e seguir em frente

Nas contas do Euro2020 a seleção de Fernando Santos pode perder por 2-0 desde que a Hungria não vença a Alemanha. A análise ao árbitro do jogo e a promessa de João Moutinho.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Se correu tudo bem onde está o crescimento?

António Costa discorda de Elisa Ferreira e diz que devemos orgulhar-nos da aplicação de fundos, ainda que o crescimento não apareça
Noticiário

7h. Câmaras violam lei da proteção de dados

Maioria das autarquias portuguesas não obedece ao regulamento, que manda nomear um encarregado e comunicar a respetiva identidade à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Noticiário

6h. Cabrita. DIAP investiga acidente mortal

A Procuradoria-Geral da República explica que o objetivo é apurar as circunstâncias em que o homem de 43 anos morreu. Ainda as declarações de Marcelo, que relativiza a subida dos números da pandemia.
Noticiário

5h Custo de vida. Lisboa é a 83.ª cidade mais cara

É a conclusão do Estudo Mercer sobre o Custo de Vida das cidades, de 2021. A capital subiu 23 posições face ao ano passado. Ainda as contas para o jogo de amanhã frente à França no Euro2020.
Noticiário

4h. Asteroide recebe nome de astrofísico português

O agora chamado "Peixinho" tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro e pertence à Cintura de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Neste jornal, ouvimos a reação de Nuno Peixinho.
Noticiário

3h. Lisboa oferece testes à Covid-19 ilimitados

Qualquer pessoa, seja ou não residente em Lisboa, pode dirigir-se a uma farmácia e fazer um teste. Ainda neste jornal, a investigação ao atropelamento mortal pelo carro onde seguia Eduardo Cabrita.
Noticiário

2h. Euro2020. Mario Draghi contra final em Londres

Mario Draghi afirma que quer “trabalhar para que a final do campeonato europeu não aconteça num país onde os contágios estão a crescer rapidamente”. Ainda os resultados dos jogos desta noite.
Noticiário

1h. Emergência? PR remete "avaliação" para Governo

O Presidente da República relativiza os números da pandemia registados nos últimos dias e afirma: Portugal está "muito longe" dos números do tempo do estado de emergência.
Noticiário

00h. Exoneração de funcionário da CML é ilegal

A Associação dos Profissionais de Protecção e de Segurança de Dados considera que a exoneração do responsável por esta área, na Câmara de Lisboa é ilegal. Ainda, a Dinamarca goleou a Rússia por 4-1.
Noticiário

23h. Atropelamento com carro do MAI investigado

Foi aberto um inquérito ao acidente que envolveu Eduardo Cabrita e vitimou um trabalhador. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa recusa responder sobre um regresso ao estado de emergência.
Convidado Extra

E se Salazar fosse afastado do poder em 1940?

224
O escritor Hugo Gonçalves regressa com “Deus, Pátria, Família”, um policial distópico com uma versão alternativa do nosso passado… e inquietantes ecos no presente.
A força da técnica e a técnica da força

A deceção das deceções e o conto de fadas do Euro

Gabriel Alves comenta “homenagem dos dinamarqueses a Erikson" e o início de um “conto de fadas” no Euro. E uma Finlândia que, mesmo agarrada à calculadora, não deixa de ser o “espelho da força”.
Noticiário

22h. Dinamarca nos oitavos de final do Euro2020

A seleção dinamarquesa goleou os russos por 4-1 e avançou na competição europeia. Ainda, os profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa é ilegal.
Noticiário

21h. Marcelo relativa números de Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa recusa comentar um eventual recuo no desconfinamento em relação a Lisboa. Ainda neste jornal, os cidadãos com 37 anos ou mais já podem agendar a vacinação contra a Covid-19.
Noticiário

20h. "Agendamento não está a ser eficaz"

Neste jornal, as questões de António Silva Graça sobre o agendamento e processo de vacinação. Ainda neste jornal, o protesto convocado pelo Movimento Zero, que junta agentes da PSP e militares da GNR.
Conversas de Fim de Tarde

"O meu subconsciente conduziu-me a estas melodias"

António Mão de Ferro está a apresentar o álbum “Lunatic”, criado de “forma espontânea”. A estreia ao vivo aconteceu na Casa da Música mas o músico garante que quer “fazê-lo em outros espaços do país”.
Diário da Seleção

De olhos postos em França com 30 graus à sombra

Portugal fez mais um treino de preparação para o jogo decisivo com França e sob o intenso calor que se faz sentir em Budapeste. Moutinho foi o porta-voz e disse que ninguém "entra em campo com medo".
Resposta Pronta

Asteroide com nome de astrofísico português

Nuno Peixinho dá nome a asteroide "com mais de 10km de diâmetro" e que "poderia provocar extinção em massa". Devido à órbita estável, "o asteroide não irá colidir com a Terra", garante o astrofísico. 
A App da Vizinha

Vai de férias? 7 videojogos para o verão

Impostores, carros e até um tabuleiro em 3D. Escolhemos sete videojogos para jogar online neste verão, gratuitos e pagos, disponíveis em várias plataformas.
Noticiário

19h. Peixinho, o asteroide 'português'

Neste jornal, conhecemos o asteroide com nome português: Peixinho. Ainda nesta edição, as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, que admite novas medidas para conter a pandemia e o Euro 2020.
Euro Milhões

FC Porto volta a tentar Muralha no futebol chinês

Kim Min-jae, internacional sul-coreano em final de contrato com o Beijing Guoan, volta ao radar do FC Porto para o centro da defesa. Um avançado bom e barato? Trajkovski. A Grécia campeã em 2004.
Comentário

Desistência de António Oliveira é "golpe a Rio"

António Oliveira desiste da corrida à CM Gaia. "Quem perde é Rio. Fica sem candidato e é desautorizado publicamente". A análise do Editor-Adjunto de Política do Observador, Miguel Santos Carrapatoso.
Resposta Pronta

Moratórias. "Fim deveria ser feito em transição"

Fim das moratórias "trará maior pressão" no orçamento das famílias. Pedro Fernandes, assistente no ISEG em Análise de Investimentos Imobiliários, admite "descida do preço das casas no final do ano".
Espaço

Asteroide recebe nome de astrofísico português

Descoberto em 16 de setembro de 1998, este asteroide pertence à Cintura de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Agora, passa a chamar-se Peixinho.
Resposta Pronta

"Não há cercas sanitárias de fim de semana"

Para além do reforço da vacinação em Lisboa, António da Silva Graça refere que é preciso melhorar a "identificação precoce dos casos". "As medidas impostas em Lisboa são insuficientes", diz.
Ideias Feitas

O dr. Costa vai à bola com “confinamentos”

843
Alberto Gonçalves comenta a jovialidade com que o dr. Costa furou a cerca sanitária para assistir a um jogo de futebol.
Noticiário

18h. Marta Temido: "Objetivo é ganhar tempo"

Neste jornal, as declarações de Marta Temido sobre o aumentar da incidência de Covid-19. Ainda nesta edição, as dúvidas do infecciologista António da Silva Graça e as "decisões" no Euro 2020.
Um Café e a Conta

Como poupar em serviços de telecomunicações?

Descubra como aumentar o poder negocial junto das operadoras e o que deve saber antes de negociar um contrato. Conheça ainda os trunfos que tem do seu lado e que o podem ajudar a ter mais benefícios.
E=mc²

Ensinar o corpo a reagir ao stress térmico 

Universidade de Coimbra trabalha com vários atletas para os ajudar a superar o stress térmico. Desportistas são submetidos às mesmas condições climáticas a que vão estar expostos na competição. 
Jet Lag

MeowTalk, a aplicação que traduz miados dos gatos

A app, criada pelo engenheiro da Alexa da Amazon, identifica pelo tom o que cada gato quer. Mulher teve de ir ao médico de tanto rir após ganhar a lotaria. E a fobia de Kim Kardashian a diamantes.
Porque Sim Não é Resposta

As coisas que uma grávida tem de ouvir...

Desde mãos alheias na barriga a histórias terríveis, as grávidas sujeitam-se a ouvir frases perfeitamente dispensáveis. Devia ser proibido dizer certas coisas? Hoje saímos em defesa das grávidas.
Noticiário

17h. João Moutinho: "A azia vai passando"

Neste jornal, as declarações de João Moutinho na antevisão de mais uma partida do Euro 2020. Ainda nesta edição, o aumento da incidência de Covid-19 em Portugal. Governo quer "acelerar vacinação".
Resposta Pronta

Lisboa. Testes para todos: "Admito perturbações"

Em Lisboa, qualquer pessoa pode fazer testes gratuitos à Covid-19. Vereador Miguel Gaspar admite "perturbações" no primeiro dia, mas garante que autarquia vai "reforçar farmácias e postos móveis".
O Lado Bom da Vida

Três canções de (bom) mau feitio

Joana Espadinha, Efterklang e Aldous Harding assinam algumas das melhores novas canções para ouvir esta semana.
Resposta Pronta

Discotecas: "Vamos ter 99% do setor falido"

João Gouveia da Associação Nacional de Discotecas duvida da sobrevivência do setor. A falta de medidas do Governo só se justifica se "alguma discoteca tiver deixado António Costa à porta", diz.
Zoom

Sanções à Rússia só depois da sobremesa

Joe Biden esperou quatro dias desde o fim da cimeira com Vladimir Putin para anunciar novas sanções a Moscovo por causa do líder da oposição Alexei Navalny.
O Lado Bom da Vida

Itália está na mesa. Os cocktails são indianos

Em Lisboa, o novo Sophia Natural Italian propõe uma cozinha italiana mais saudável, focada em ingredientes naturais. Em Cascais, o novo Punkha Bar serve cocktails de inspiração indiana.
Noticiário

16h. Ministra da Saúde: "Estamos em contraciclo"

A ministra da Saúde afirma que Portugal está em contraciclo com o resto da Europa. Ainda, farmácias podem ter perturbações devido ao alargamento de testes gratuitos em Lisboa a toda a população.
Termómetro

O que levou Harry a falar com Oprah Winfrey

Harry aceitou falar com Oprah depois de ter perdido os títulos militares na sequência do Brexit. Rainha Isabel II marca presença no último dia de Ascot.
Cassete 60

Classificados com 40 anos e muito amor

Na década de 80 havia de tudo nas páginas nos jornais. Sem internet, só restavam as páginas dos diários. Para os corações solitários era um dos meios preferidos para encontrar par.
Noticiário

15h. Boletim. Mais 3 mortes e 756 casos

O Boletim da Direção-Geral da Saúde regista 3 mortes e mais 756 novos casos de Covid-19. A maioria dos casos são novamente na região de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda, o bebé Noah tem hoje alta.
Tempestade Perfeita

Fundos da UE: oportunidades perdidas?

O PRR está aprovado. Mais de três décadas depois já aprendemos a tirar melhor partido das ajudas comunitárias?
Noticiário

14h. Auto-agendamento muda para maiores de 37 anos

O auto-agendamento que abria esta segunda-feira para maiores de 35 anos, afinal vai abranger apenas pessoas com mais de 37 anos de idade. Ainda, testes gratuitos em Lisboa para todos.
Nem tudo o que vai à rede é bola

O que fazer para fugir à calculadora no Euro

Derrota com Alemanha transformou Portugal-França numa final e pode ser necessário no mínimo pontuar. Destaques e desilusões do Europeu. O brilho de Miguel Oliveira, mais um título para o Sporting.
Noticiário

13h. 300 polícias manifestam-se no Parlamento

A manifestação que reúne agentes da PSP e militares da GNR é acompanhada em direto. PSD defende-se das acusações do candidato que desistiu de concorrer a Gaia. Lisboa vai oferecer testes a todos.
Código Postal Especial Euro

O Super-Dalot que derrotou Hulk

Desde pequenino que não tinha medo de defrontar os mais velhos e até lhes fazia partidas. Conheça o Diogo Dalot, com velocidade de super-herói.
Noticiário

12h. 60% das discotecas já bateram com a porta

Em França as discotecas já têm data para abrir, em Portugal a Associação Nacional de Discotecas tem dúvidas da sobrevivência do setor. Em direto, a manifestação do Movimento Zero em São Bento.
Noticiário

11h. Ex-ministro critica restrições em Lisboa

Ex-ministro de Pedro Passos Coelho considera a restrição à circulação nos fins de semana, uma "medida coxa". Centros de vacinação reforçam capacidade em Lisboa. E os Jogos Olímpicos vão ter público.
Contra-Corrente

A democracia tem salvação com estes partidos?

346
António Oliveira desistiu de concorrer pelo PSD à câmara de Gaia por “uma questão de higiene” revoltado com a “mercearia partidária”. Bateu com a porta pois não tem nada a perder. Mas quantos o fazem?
Noticiário

10h. Lisboa reforça centros de vacinação covid-19

Centros de vacinação de Lisboa vão trabalhar 10 horas por dia, um horário que pode ser ainda mais alargado. Ainda neste jornal, surtos em escolas estão a preocupar o município de Constância.
Explicador

Restrições. Medida "coxa" não fecha a "torneira"

Vice-presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Tato Borges, faz comparação com cerca sanitária nos Açores. Ex-ministro da saúde Leal da Costa deixa críticas ao Governo. 
Noticiário

9h. Não parece, mas já é verão. Mais graus quando?

Estação começa com chuva, mas temperaturas vão subir. Neste jornal, destaque ainda para os infratores do fim de semana que tentaram furar as restrições na Grande Lisboa.
O Bom, o Mau e o Vilão

É "penoso" sermos um país atrasado. Mas somos

Elisa Ferreira (que vê Portugal como ele é), Rui Rio (que não explica se o PSD é "miserável") e António Costa (que anda a perder o seu tempo com futebol) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Outras Histórias do Desporto

Ronaldo não foi o primeiro a criticar Coca-Cola

Selecionador espanhol foi o primeiro a apelar ao não consumo de Coca-Cola no Euro 2020. Thierry Henry ensina seleção belga a marcar livres. Federação de Andebol dá dicas para Portugal vencer a França.
Noticiário

8h. 210 pessoas tentaram furar restrições

Todos os condutores identificados tiveram de regressar a casa. Desde as 6h que já se pode entrar e sair. Limitações de circulação devem repetir-se no próximo fim de semana.
Rádio Observador

Qual o poder da máquina partidária?Ligue 910024185

António Oliveira desistiu de concorrer à câmara de Gaia revoltado com a “mercearia partidária”. A democracia tem salvação com estes partidos? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião
Vamos à Bola

"Portugal pode ir à final", Fernando Santos

França é o próximo adversário e "Fernando Santos vai ter de refrescar o meio campo", a análise de Carlos Alberto Diniz. Na Alemanha, nem tudo foi mau, Miguel Oliveira em MotoGP ficou em segundo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Rui Rio mudou de estratégia?

Com problemas internos no PSD, Rui Rio diz que o governo vai a caminho do abismo. Quem o ouviu e quem o ouve.
Noticiário

7h. Eventos em risco. Meio milhão de euros gastos

Sintra, Almada, Oeiras... Vários municípios adiam ou têm eventos em risco por causa do agravamento da pandemia na Área Metropolitana de Lisboa. Entretanto, já pode entrar e sair da região.
Noticiário

6h. Vacinação dos 20 aos 29 anos arranca em julho

A informação é confirmada pela task force à Agência Lusa. A vacinação desta faixa etária estava prevista para agosto e é assim antecipada. Os maiores de 35 anos podem fazer o autoagendamento hoje.
Noticiário

5h. Maiores de 35 anos já podem agendar vacina

O anúncio foi feito no fim de semana pela task force do plano de vacinação e entra hoje em vigor. Autoagendamento vai ficar disponível no portal da Direção-Geral da Saúde.
Noticiário

4h. Meio milhão em concertos ficam em risco

A subida dos números em Lisboa está a colocar dúvidas na realização de eventos, de Sintra a Almada. E a vacinação das pessoas entre os 20 e os 29 anos vai arrancar em meados de julho.
Noticiário

3h. Fernando Santos admite "refrescar equipa"

O selecionador nacional garante, no entanto, que em causa não está qualquer "castigo" para os jogadores. Ainda neste jornal, a variante Delta, que já é dominante na região de Lisboa.
Noticiário

2h. França. Regionais com abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas. Resultas enfraquecem extrema-direita e não são favoráveis a Macron. Ainda os gastos das autarquias lisboetas em concertos que podem estar em risco.
Noticiário

1h. Lisboa. GNR regista 196 incumprimentos

A medida termina às 6h00 desta segunda-feira. Até este domingo, a GNR dá conta de quase 200 situações em que os condutores não apresentavam justificação legal para entrar ou sair da AML.
Resposta Pronta

Refugiados. "Moria 2.0" é pior do que o antecessor

Inês Avelãs presta apoio ao campo de refugiados de Mavrovouni, feito à pressa depois do incêndio de Moria. Fala-nos a partir do epicentro da crise migratória na Europa, no Dia Mundial do Refugiado.
Noticiário

00h. Faixa dos 20-29 anos vacinada em julho

Informação confirmada pela taskforce do plano de vacinação contra a Covid-19 depois de Marques Mendes ter revelado o mesmo no espaço de comentário na SIC. Ainda as eleições regionais francesas.
Noticiário

23h. Certificado covid vai usar-se dentro do país

Em eventos como casamentos, jogos de futebol e espetáculos, avança o comentador na SIC. Ainda Fernando Santos, que admite mexer na formação portuguesa que vai defrontar França na quarta-feira.
A força da técnica e a técnica da força

Grupo A. "Itália ganhou, divertiu e entreteve"

Elogio aos italianos por "mais um belo jogo" frente a Gales que, na opinião do comentador, leva a 'Técnica da Força'. Suíça "ainda sem convencer" e Turquia "foi uma deceção", finaliza Gabriel Alves.
Noticiário

22h. Como vivem os refugiados no Moria 2.0?

No Dia Mundial do Refugiado, a portuguesa Inês Avelãs descreve um cenário de dificuldades no dia-a-dia destas pessoas. Ainda a reação da APAR à notícia da libertação de 3 mil reclusos.
Noticiário

21h. Fernando Santos admite "refrescar" onze

Declarações aos jornalistas no final do treino da seleção em Budapeste. Ainda a relato de uma portuguesa em Lesbos, no Dia Mundial do Refugiado.
Diário da Seleção

De volta a Budapeste com dois reforços no treino

Seleção voltou a Budapeste logo depois da derrota com a Alemanha e já treinou esta tarde no estádio do Vasas SC. Nuno Mendes e João Félix estão de volta aos trabalhos.
Noticiário

20h. Euro 2020. Itália e País de Gales apurados

Italianos, líderes, bateram galeses por 1-0. Suíça bateu a Turquia por 3-1 e terminou no 3º lugar. Helvéticos ficam, agora, à espera para saber se passam como um dos melhores terceiros classificados.
Noticiário

19h. Refugiados. ONG escrevem carta a Costa

No Dia Mundial do Refugiado, este apelo é dirigido a António Costa, atual presidente do Conselho da União Europeia. Carta diz que os direitos humanos continuam a ser violados nas fronteiras europeias.
Noticiário

18h. Sporting campeão nacional de hóquei em patins

Triunfo frente ao Futebol Clube do Porto, no Dragão Arena, por 5-6. É o nono campeonato conquistado da história do Sporting. "Leões" juntam o campeonato ao título europeu.
Noticiário

16h. Miguel Oliveira é 2º lugar no GP da Alemanha

Apenas o espanhol Marc Marquez ficou à frente. "Falcão de Almada" partiu em 6º lugar e foi obrigado a abrandar devido ao mau estado dos pneus. Terceiro pódio consecutivo para Miguel Oliveira.
Noticiário

15h. Boletim. Mais 941 novos casos e três mortes

Internamentos voltam a subir. Estão mais 16 pessoas internadas nos hospitais, mas menos duas em cuidados intensivos. Miguel Oliveira conquistou o 2º lugar do Grande Prémio da Alemanha, em Moto GP.
Noticiário

14h. Variante Delta já é dominante em LVT

Variante, que foi primeiro identificada na Índia, tem uma prevalência superior a 60% na região da capital. Dados foram hoje divulgados pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge.
Noticiário

13h. Antuérpia. Mais uma vítima mortal portuguesa

Informação confirmada ao Observador, pela secretária de Estado das Comunidades. A vítima é um dos cinco trabalhadores que já tinham sido dados como mortos.
Noticiário

12h. PS. António Costa reage à reeleição 

O secretário-geral do PS afirma que o partido conquistou a maioria das eleições autárquicas e que o objetivo é consegui-lo novamente. Ainda, falta uma hora para o Grande Prémio da Alemanha em MotoGP.
Resposta Pronta

AI apela a gestão conjunta das migrações 

A diretora de investigação e jurista da Amnistia Internacional, Maria Lapa, apela aos países europeus que façam uma gestão conjunta das migrações e assegurem "um acolhimento e uma integração efetiva".
Imperdíveis

“Quando sonhamos, o mundo não tem fronteiras”

Maria Monte lançou o disco ‘Laços’. Foi agente e produtora de músicos e demorou a dar o passo de se lançar no mercado como cantora, mas nunca é tarde para começar.
Noticiário

11h. PS. António Costa reeleito com larga maioria

O secretário-geral do PS foi reeleito hoje com uma fatia dos votos, revela a Comissão Organizadora do Congresso do PS.
Noticiário

10h. Refugiados. Amnistia: Países do sul sozinhos

As denúncias da Amnistia Internacional dos obstáculos ao acolhimento de refugiados na Europa. Ainda neste noticiário, a PSP regista mais de 2 mil armas entregues, neste período de despenalização.
Noticiário

9h. 1 morte na marcha de orgulho gay na Florida

Um condutor de uma carrinha branca atropelou duas pessoas que foram levadas para o hospital e uma delas acabou por morrer. E ainda, Brasil chega ao meio milhão de mortes por Covid-19.
Noticiário

8h. Marcelo pede que refugiados não sejam números

No Dia Mundial do Refugiado, o Presidente da República apela ao cuidado no tratamento dos refugiados que chegam à Europa.
Noticiário

7h. Covid-19. Quase 3 mil presos saem em liberdade

A lei que permite a libertação antecipada de presos com penas quase a terminar, para impedir a propagação da Covid-19 nas cadeias, ainda está em vigor. Perto de 3 mil presos saíram em liberdade.
Noticiário

6h. "Temos armas para lutar por um bom resultado"

Miguel Oliveira ficou em sexto na qualificação e vai partir da segunda linha da grelha. Neste jornal, as palavras de confiança do piloto. Ainda o autoagendamento da vacina para maiores de 35 anos.
Noticiário

5h. Provedor do Animal. Marcelo promulga diploma

Marcelo Rebelo de Sousa admite que prevê dificuldades numa função que cobre “cerca de 2,5 milhões de animais de companhia” e “mais de 60 milhões de exploração de pecuária”.
Noticiário

4h. Maiores de 35 podem agendar vacina na segunda

O anúncio é feito menos de uma semana depois de o serviço ter sido disponibilizado à população com mais de 40 anos. Ainda os protestos contra Bolsonaro no Brasil por causa da gestão da pandemia.
Noticiário

3h Boicote à venda de jornais com balanço positivo

Os donos de quiosques e papelarias estão contra a taxa que a empresa distribuidora de publicações quer começar a cobrar aos pontos de venda de jornais a partir de julho. Protesto durou dois dias.
Noticiário

2h. Costa pede apoio para a Seleção Nacional

Portugal perdeu frente à Alemanha por 4-2 e, no final da partida, o primeiro-ministro deixou uma mensagem de força aos jogadores no Twitter. Ainda neste jornal, o resumo do jogo e as contas do grupo.
Noticiário

1h Regras em Lisboa. GNR regista 29 incumprimentos

Em causa estão condutores que não tinham justificação legal para entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa. Ao Observador, a GNR faz um "balanço positivo" das operações de fiscalização.
Noticiário

00h. 500 mil mortos e o Brasil em protesto

Brasileiros na rua pedem mais vacinas, mas também a demissão de Jair Bolsonaro. Ainda o ator Carlos Miguel, que morre aos 77 anos vítima de doença prolongada.
Noticiário

23h. "Acreditem tanto como nós", pede Ronaldo

Apelo aos adeptos numa altura em que é possível que Portugal não avance no Euro 2020, após a derrota frente à Alemanha. Marcelo promulga diploma para criação do Provedor do Animal, mas com reservas.
A força da técnica e a técnica da força

"Alemanha conseguiu casar a força e a técnica"

O "casamento perfeito" entre a força da técnica e a técnica da força na vitória frente aos portugueses. Gabriel Alves recorda ainda o palmarés de Joachim Low, que se despede da seleção neste Euro.
Noticiário

22h. MAI: Obras na A6 não estavam sinalizadas

É a reação do Ministério da Administração Interna ao acidente que matou um homem que fazia trabalhos na via. Ainda as reações de Fernando Santos, Diogo Jota e António Costa à derrota na Alemanha.
Diário da Seleção

Uma equipa que terá de saber voltar a perder

Seleção Nacional voltou a perder em Europeus, 12 jogos e nove anos depois, e terá de se reinventar contra França para não colocar os oitavos em risco. Fernando Santos assumiu a responsabilidade.
Noticiário

21h Autoagendamento para maiores de 35 na 2ª feira

Ainda não há data para o início da inscrição online para as faixas etárias abaixo. Ainda o desaire de Portugal frente à Alemanha - se a seleção não vencer a França vai ter de se agarrar à calculadora.
Sem Falta

"Boa gestão, bom controlo do jogo e dos jogadores"

Pedro Henriques atribui nota 7 à arbitragem do inglês Anthony Taylor, no Portugal 2-4 Alemanha. Ex-árbitro indica que "todas as decisões foram corretas" e que o "VAR foi bem utilizado".
Noticiário

20h Confirmação. 3 portugueses morrem em Antuérpia

Depois de um recuo por parte das autoridades no número de mortos de nacionalidade portuguesa confirmados, acaba por chegar a notícia de que são três, numa altura em que as buscas já terminaram.
Emissão Especial

"Estou preocupado, não sei se Portugal se apura"

581
Jornalista do Observador discorda da aposta em William e Danilo, e pede arrojo. Gabriel Alves critica demora na entrada de Moutinho e refere que "jogo com França tem de ser encarado de forma séria".
Emissão Especial

"Portugal perdeu o rumo dos acontecimentos"

Especialista analisa a primeira parte e diz que foi "viva e de grande intensidade". Júlio Magalhães afirma que ficou "desolado" com primeiros 45' de Portugal, que entrou a ganhar e está a perder.
Emissão Especial

"Vamos ter que ser matreiros e cínicos"

O jornalista do Observador e o comentador Gabriel Alves fazem a antevisão da 2ª Jornada no Grupo F, do Euro 2020. Ex-árbitro Pedro Henriques analisa o inglês Anthony Taylor que apita este jogo.
Noticiário

16h. Sobe para três as mortes em Antuérpia

As autoridades belgas prometem não parar as operações de salvamento. Na pandemia, já estão quase 100 pessoas em UCI. Restrições em Lisboa, são sentidas pelo turismo do Algarve.
Resposta Pronta

Governo: "Não temos confirmação das identidades"

A Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, confirma que há uma vítima mortal portuguesa. Estão também desaparecidas três pessoas mas a nacionalidade não é conhecida. 
Noticiário

15h. Boletim. Mais 1183 novos casos e uma morte

Casos ativos continuam a crescer, são agora mais de 27 mil. Região de Lisboa e Vale do Tejo volta a registar a maioria das novas infeções, 761, que correspondem a 64% de todo o território nacional.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

“Tá namorando? Quando se casa? E os bebés?”

Julia Rabello (Porta dos Fundos) vai provar que as mulheres não são chatas, mas sim alvo de chatos. A atriz e comediante recusa cumprir a expectável e sufocante "coreografia para ser mulher."
Noticiário

14h. Braga oferece testes Covid-19

Os testes estão a realizar-se hoje e voltam a acontecer no próximo sábado, segundo um comunicado da InvestBraga, uma agência municipal que está a contactar as empresas locais para o efeito.
Conversas do Fim do Mundo

"Na Antártida tudo parece suspiros gigantes"

Rui Peres tirou uma licença sem vencimento para dar uma volta ao mundo. A pandemia mudou-lhe os planos. Ainda assim conseguiu visitar a Maravilha do Mundo que lhe faltava e ir à Antártida.
Noticiário

13h. Governo: Hospitais de Lisboa reforçados

Com casos a aumentar em Lisboa, os hospitais estão a ser reforçados, a ação é "preventiva" diz Lacerda Sales. Governo confirma morte de um português na Bélgica, mas desconhece desaparecidos.
Noticiário

12h. Governo não adianta portugueses desaparecidos

Em direto neste jornal, secretária de Estado das Comunidades confirma um português entre os mortos, mas afirma que desaparecidos são desconhecidos. No Euro, portugueses burlados na compra de bilhetes.
Euro 2020

Portugal-Alemanha em direto na Rádio Observador

Gabriel Alves, Pedro Henriques, Júlio Magalhães e Paulo Battista comentam o Portugal - Alemanha na emissão especial da Rádio Observador. Ouça aqui o relato em direto do segundo jogo da Seleção.
Noticiário

11h. Confirmada a morte de português na Bélgica

O ponto de situação do porta voz da polícia de Antuérpia. Foram resgatados dois corpos sem vida, um deles é português. E ainda, os alertas para evitar incêndios como Pedrógão Grande.
Noticiário

As notícias das 10h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

As notícias das 9h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

As notícias das 8h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

As notícias das 7h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

6h. Lisboa. Marcha do Orgulho LGBTI+ cancelada

A marcha estava marcada para hoje. A organização afirma que a DGS só respondeu na véspera e com "um parecer desfavorável". Ainda o balanço do primeiro dia de restrições de circulação em Lisboa.
Noticiário

5h. "Portugal passou a ser uma equipa respeitada"

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020. Pela frente tem a Alemanha, mas Fernando Santos mostra-se confiante. Ainda a subida do Rt na região de Lisboa.
Noticiário

4h 300 milhões de vacinas: "É um marco importante"

O presidente dos EUA reforça que ainda há um longo caminho a percorrer e volta a apelar para que os norte-americanos aceitem ser vacinados. Ainda o resumo do Inglaterra - Escócia no Euro2020.
Noticiário

3h Bélgica. Dados contraditórios sobre portugueses

O Governo português confirmou durante a tarde a morte de três portugueses no acidente, mas as autoridades belgas não confirmam a informação. As operações de busca e salvamento continuam no local.
Noticiário

2h. Cultura critica regras de circulação em Lisboa

A Associação de Promotores de Espectáculos defende que ir assistir a um espetáculo deve ser uma excepção válida para circular. Ainda neste jornal, a desistência de António Oliveira nas autárquicas.
Noticiário

1h Regras em Lisboa: 40 situações de incumprimento

As restrições de circulação entraram em vigor às 15h00. Condutores que não tinham justificação para entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa foram impedidos de continuar viagem.
Rádio Observador

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Neste sábado, 19 de junho, logo após o noticiário das 14 horas, estreamos este programa na Rádio Observador, conversando com mulheres maravilhosas, sem filtros e sem medo. Sejam muito bem-vindos.
Noticiário

00h. António Oliveira desiste da corrida a Gaia

Neste jornal, o ex-futebolista descreve um cenário de "política miserável" e está fora da corrida à Câmara de Gaia. E o Presidente da República pede "bom senso" num momento de transição da pandemia.
A página está a demorar muito tempo.