Dark Mode 76,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Rádio Observador

Emissão Especial

Temido: Jamaica e Sonae são "fenómenos diferentes"

Jovem com menos de 29 anos que morreu tinha "problemas de saúde complexos". Não há reincidência da doença em curados: "partículas podem ser detetadas, mas não significa que a pessoa está infetada".
Noticiário

11h. Temido na Amadora quer "números positivos"

Ministra da Saúde esteve em reunião nesta manhã para analisar "maior dificuldade em conter a doença em Lisboa". Testes em massa começam hoje.
Imperdíveis

“Ninguém sobrevive ao confinamento sem artistas"

Ricardo Neves-Neves, 35 anos, encenador que também foi ator, é um dramaturgo. Fundou o Teatro do Elétrico, começou a tocar piano aos 6 anos.
Noticiário

10h. Governo lança testagem massiva em Lisboa

Foco principal da testagem serão empresas e zonas com mais casos registados. Lisboa é a região que mais tem levantado preocupações às autoridades, com o maior número de novas infeções a cada dia.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
Noticiário

8h. George Floyd. Recolher obrigatório em LA

Alguns estados dos EUA continuam debaixo de fogo em virtude dos protestos conta a morte do afro-americano George Floyd. Em Nova Iorque também há "largos milhares de pessoas nas ruas".
Noticiário

6h. Pinto da Costa queria Rui Moreira no FCP

O presidente do Futebol Clube do Porto diz ao JN que não seria candidato à liderança dos dragões se Rui Moreira avançasse. E ainda, o professor Vasco Ribeiro conta como foram os protestos nos EUA.
Noticiário

5h. Lisboa vai reforçar transportes rodoviários

Dia 1 de junho, a Área Metropolitana de Lisboa vai reforçar transportes rodoviários. Ensino pré-escolar volta a abrir portas, mas não espera muitas crianças.
Noticiário

4h. Trump adia G7 e quer outros países

Donald Trump adia a reunião do G7 e quer convidar outros países. E ainda, por causa dos protestos Los Angeles está a partir de agora sob recolhimento obrigatório. Hoje é dia Mundial sem Tabaco.
Noticiário

3h. Sporting de Braga abandona confinamento

No futebol, o plantel do Sporting de Braga abandona o confinamento coletivo. E ainda, nos Estados Unidos a noite é marcada por protestos, protestos esses que "têm uma organização por trás".
Resposta Pronta

Dia Mundial Sem Tabaco."Prejudicial para covid-19"

Pneumologista do Hospital CUF Descobertas, Encarnação Teixeira, apela ao reforço das medidas de prevenção e de sensibilização sobre os malefícios do tabaco, sobretudo junto dos mais jovens.
Resposta Pronta

Pré-escolar: "Segunda fase serviu de experiência"

Luís Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educadores de Infância, adianta que os estabelecimentos estão preparados para a reabertura do pré-escolar, mas não esperam muitas crianças.
Resposta Pronta

Protestos nos EUA. "Há uma organização atrás"

Vasco Ribeiro, professor da Universidade do Porto a trabalhar em Nova Iorque, faz um balanço das manifestações. Milhares de pessoas saíram as ruas em protesto pela morte de George Floyd.
Resposta Pronta

Pais: "Estamos expectantes, mas com esperança"

Presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação, Rui Martins, manifesta reserva e preocupação com a reabertura do pré-escolar, agendada para 1 de junho.
Noticiário

George Floyd. "Protestos com milhares de pessoas"

O testemunho de Vasco Ribeiro, em Nova Iorque, presente nas manifestações contra a morte de George Floyd. Vasco Ribeiro conta que os protestos são pacíficos e parecem organizados.
Noticiário

00h. Covid-19 já infetou mais de 6 milhões

Últimos dados da AFP adiantam que a pandemia já causou mais de 365 mil vítimas mortais desde dezembro.
Noticiário

1h. Protestos. Trump opõe-se "à violência e caos"

Manifestações pela morte de George Floyd varrem os Estados Unidos. Donald Trump já reagiu, diz que vai estar sempre ao lado da família de George Floyd e opõe-se à violência. Los Angeles fica esta noit
Noticiário

22h. São 4 as freguesias mais afetadas em Lisboa

Freguesias de Arroios e Santa Clara, em Lisboa, Mina de Água, na Amadora, e Pontinha, em Loures, são as mais afetadas pela covid-19 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, avança delegado de saúde.
Noticiário

23h. Dia Mundial Sem Tabaco comemora-se amanhã

DGS e Organização Mundial de Saúde alertam para o agravamento da covid-19 em fumadores. Nesta edição ouvimos a pneumologista Encarnação Teixeira sobre a ligação entre o tabaco e o novo coronavírus.
Emissão Especial

"Era bom ter a missa na sala mas não é o mesmo"

A Igreja de Benfica, em Lisboa, teve neste sábado as primeiras celebrações presenciais. Não esgotou a lotação, mas esteve perto.
Noticiário

21h. Space X descolou com sucesso

Trata-se da primeira missão espacial com austronautas da NASA em nove anos. Neste jornal ouvimos o momento de descolagem. O Conselho de Escolas Médicas quer ser ouvido por Manuel Heitor.
Noticiário

20h. 8 estabelecimentos encerrados no Seixal

Operação da PSP levou ao encerramento de oito estabelecimentos comerciais, por causa da evolução da pandemia no Seixal. Ainda nesta edição, a DGS associa-se à comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco.
Resposta Pronta

Bairro da Jamaica. "Vão ser tomadas as medidas...

O delegado de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, confirma que os oito estabelecimentos no Bairro da Jamaica, no Seixal, vão estar encerrados durante 14 dias.
Noticiário

19h. PSP encerra cafés no Bairro da Jamaica

Operação da PSP, no Seixal, segue ordens das autoridades de saúde. Ainda nesta edição, o reabertura do pré-escolar. Educadores de Infância e Pais estão confiantes na próxima fase de desconfinamento.
Noticiário

17h. CDS não quer reunir com Costa Silva

É a reação do CDS às notícias que dão conta da escolha de Costa Silva para preparar o programa de recuperação económica. CDS diz quer reunir com o Governo, não com quem o Governo fala.
Noticiário

16h. Covid-19. Medidas mais apertadas em Lisboa

Governo vai apertar as medidas para conter o surto da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo. A região concentra 90% dos novos casos registados nas últimas 24 horas.
Emissão Especial

Governo com novas medidas para conter surto em LVT

Haverá mais mais testes nas áreas profissionais onde o vírus tem sido identificado, visitas domiciliárias para perceber condições de isolamento das famílias e lugares alternativos de isolamento.
Noticiário

As notícias das 13h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

11h. "É prematuro falar de peregrinações no verão"

Fátima retoma celebrações com fiéis "a cumprir as regras de segurança". Presidente da República agradece "serviço à vida e à saúde" durante a pandemia por parte das confissões religiosas.
Noticiário

10h. Diretor de Ginecologia demitido "sem razão"

Sindicato Independente dos Médicos mostra-se "totalmente solidário" com o diretor do serviço de Ginecologia do Hospital Garcia de Orta. "Está em causa a qualidade do serviço e queremos justificações".
Noticiário

9h. Protestos.Exército americano pronto a intervir

Jovem de 19 anos morre baleado durante protestos contra repressão policial. Agente que matou afro-americano George Floyd detido.
Noticiário

8h. Costa chama gestor para preparar retoma

António Costa Pinto, presidente executivo da Partex, é o independente escolhido pelo primeiro-ministro e já começou a reunir com ministérios. Economista está nas funções há duas semanas.
Noticiário

6h. Médicos pedem reforço do SNS

Numa altura em que o número de casos aumenta em Lisboa, Ricardo Mexia avisa que é preciso um reforço de recursos humanos no SNS, porque aos médicos já foi pedido um grande esforço.
Noticiário

5h. Igrejas voltam a abrir portas

O Santuário de Fátima prepara-se para receber peregrinos, em Lisboa, a igreja de Benfica alerta para as medidas de segurança. As críticas do Cardeal António Marto a quem não respeita normas de saúde
Noticiário

4h. Protestos por George Floyd. Media sob fogo

Nos Estados Unidos continuam manifestações contra brutalidade policial, depois da morte de George Floyd. E por cá, o ministro do Ensino Superior quer cursos mais curtos e com menos aulas.
Noticiário

3h. Liga. SAD dos clubes impedem 5 substituições

No futebol, as SAD dos clubes impedem que se realizem 5 substituições na próxima jornada da 1ª Liga. E ainda, associações de centros comerciais garantem que há condições para reabrir no dia 1 de junho
Noticiário

2h. Médicos "apreensivos" com situação em Lisboa

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública mostra preocupação face a Lisboa. E ainda, a Associação portuguesa de Centros Comerciais admite-se frustrada com restrições a Lisboa.
Noticiário

1h. Orientações da DGS para ginásios

As orientações da Direção-Geral da Saúde para ginásios que reabrem dia 1 de junho. E ainda, as declarações do vice-reitor do Santuário de Fátima que a partir de hoje voltam a receber peregrinos.
Resposta Pronta

"É fundamental reforço de capacidade de resposta"

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que os médicos estão apreensivos com a situação da epidemia na Região de Lisboa.  
Resposta Pronta

"Frustração. Espaços podiam abrir"

O presidente da Associação de Centros Comerciais, admite-se frustado com a exceção imposta à A.M. de Lisboa na reabertura. António Sampaio Matos considera que com medidas era posssível reabrir.
Noticiário

00h. Máscara não obrigatória com declaração médica

Os cidadãos já não são obrigados a utilizar máscaras ou viseiras caso tenham uma declaração médica que ateste a impossibilidade de usar. É uma das novidades da nova fase de desconfinamento.
Resposta Pronta

"Medidas permitem sensação de segurança"

Regressam este sábado as missas com peregrinos em Fátima. O vice-reitor do Santuário diz que "é dos sítios mais seguros para celebrações comunitárias".  
Noticiário

23h.Aprovado fim do "dever cívico de recolhimento"

Este dever é levantado a partir da próxima segunda-feira dia 1 de junho. É uma decisão que consta de um comunicado do Conselho de Ministros que informa ainda do prolongamento do estado de calamidade.
Noticiário

22h. Donald Trump anuncia saída dos EUA da OMS

O presidente norte-americano afirma que a Organização Mundial de Saúde é controlada pelo governo chinês, e justifica assim a decisão.
Isto Não Passa na Rádio

Quando os cantores cantam sobre si próprios

De Bruce Springsteen a Sam The Kid, passando por Patti Smith e Courtney Barnett. Ouça neste programa as melhores canções autobiográficas de sempre. 
Noticiário

21h. Fátima retoma celebrações com peregrinos

Para garantir a participação do maior número de pessoas nestas missas, em segurança, as celebrações vão ser concentradas maioritariamente na Basílica da Santíssima Trindade.
Emissão Especial

Na missa vai comungar-se sem 'Amén'

O habitual 'Amén' vai ser em conjunto antes da comunhão. Conversámos com o padre Nuno Rosário Fernandes, da Igreja de Benfica, sobre as novas regras para as missas presenciais que regressam no sábado.
Noticiário

20h. Restaurantes podem voltar à lotação máxima

Nesta edição, as novidades anunciadas pelo primeiro-ministro sobre o setor da restauração e a reabertura do pré-escolar. Teletrabalho também com novas regras. Ainda os protestos nos Estados Unidos.
Resposta Pronta

Ginásios. "Estamos prontos para abrir"

José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal, considera uma "grande responsabilidade" para o setor, mas garante que os ginásios vão "cumprir todas as regras" da DGS.
K4

23 anos a pintar de Hazul ruas do Porto e não só

Famoso cá e lá fora pelas obras de street art, em especial mulheres sem nome nem rosto, Hazul não mostra a cara nem revela a identidade.
Conversas de Fim de Tarde

Ana Bacalhau: "Não vai ficar tudo bem"

187
A artista lançou hoje o single "Memória", mas "ainda falta meio disco" devido ao confinamento. Quanto à pandemia diz que "não houve uma resposta rápida para quem precisa de ajudas no setor cultural".
Noticiário

19h. Governo adia desconfinamento em Lisboa

Nesta edição, os anúncios do Governo para a próxima fase de desconfinamento. António Costa garante regras especiais Área Metropolitana de Lisboa. ginásios reabrem a 1 de junho.
Pet Radio

Porque é que os cães fogem de casa?

Alguns cães fogem porque sofrem maus tratos, outros por uma questão social ou por recompensas lá fora, porque precisam de mais exercício ou por motivação sexual. É algo natural. Como lidar com isso?
Emissão Especial

O que muda na terceira fase de desconfinamento?

As declarações de António Costa, no final do Conselho de Ministros. "Medidas de desconfinamento não tiveram impacto negativo" na evolução da pandemia, admite do primeiro-ministro. Ouça aqui. 
Bandex

Bandex. O regresso do Bruno

Depois de ter sido absolvido no caso da invasão a Alcochete, o ex-presidente do Sporting falou aos jornalistas, disparando em várias direções, e avisou que a partir de agora vai sair do confinamento.
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Porque Sim Não é Resposta

Lares: "A solidão torna-se irrespirável"

155
A solidão pode levar alguns idosos em lares a perguntarem-se se "vale a pena insistir em estar vivo", uma "espécie de suicídio aos bocadinhos faz com que estas pessoas vão definhando", diz Eduardo Sá.
Noticiário

17h. Centeno elogia resposta europeia à crise

Nesta edição, as declarações do presidente do Eurogrupo que, em entrevista à CNBC, afirma que as medidas de resposta à crise são "um salto na integração" na União Europeia.
Resposta Pronta

Trump vs Twitter: "Ninguém está imune à lei"

Liberdade de expressão "não está acima de crimes" e as redes sociais "não são imunes à lei". Daniel Freire e Almeida, especialista em Direito Internacional e Internet, sobre a guerra: Trump vs Twitter
Noticiário

15h. DGS: Covid-19 "não é uma constipação"

Diretora-Geral da Saúde volta a insistir em "situação complexa" na região de Lisboa, com o aumento de surtos, e deixa o aviso aos mais jovens: "Aglomerados estão contra-indicados".
Gabinete de Crise

Como o vírus deixou de ser democrático

Se uma parte dos primeiros infetados era viajantes de classe média alta, agora cada vez mais a pandemia ataca em força quem ganha menos e vive pior. O que mudou?
Comentário

Números de Lisboa e Vale do Tejo são "impactantes"

A análise de Sara Antunes de Oliveira, editora de Sociedade do Observador, aos números da pandemia em Portugal. "Dentro dos 359 casos de ontem e hoje, 323 são em Lisboa e Vale do Tejo".
Emissão Especial

DGS avisa jovens: "Isto não é uma constipação"

667
"Os jovens que não se esqueçam que, mesmo tendo uma doença ligeira, podem transmitir o vírus a grupos de risco", reforça Diretora-Geral da Saúde. Ouça aqui na íntegra a conferência de imprensa. 
Noticiário

14h. Maior aumento de casos desde 8 de maio

323 destes novos contágios foram registados em Lisboa. Região concentra assim mais de 92% dos novos casos diagnosticados. Há agora 31.946 infetados e 1.383 óbitos por Covid-19.
Resposta Pronta

Renault Cacia: "Não antevemos" despedimentos

Ricardo Oliveira, responsável pela comunicação da Renault Portugal, admite que não estão previstos despedimentos na Renault Cacia e faz um balanço de "quebras de 75% no mercado" automóvel, em maio.
Noticiário

13h. PR: "Não basta só o dinheiro de Bruxelas"

Marcelo Rebelo de Sousa volta a frisar a importância dos fundos europeus, mas reforça que tem de haver apoio às empresas portuguesas. Presidente destaca reforço alargado do lay-off.
Noticiário

12h. PIB português com queda de 2,3% 

Dados do INE indicam que, em comparação com o mesmo período do ano passado, a economia portuguesa contraiu 2,3%. Em comparação com o último trimestre de 2019, queda é de quase 4%.
Noticiário

11h. EDP quer afastar Carlos Alexandre do caso

O advogado de António Mexia e João Manso Neto já apresentou um incidente de recusa do juiz como titular da instrução criminal do caso EDP. Interrogatórios marcados para junho ficam suspensos.
Explicador

"Regresso às missas está a ser preparado há muito"

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa reagiu ainda à perda de 50 milhões da Igreja devido à pandemia: "Vivemos das ofertas, não temos outras fontes de rendimentos. O impacto será grande".
Código Postal

Ginásios têm condições para reabrir com seg...

Com os ginásios fechados em virtude da pandemia de Covid-19, treinadores têm que se adaptar à nova realidade. Daqui para a frente podemos passar a ver pessoas a treinar de máscara.
Noticiário

10h. Teatros prontos para reabrir, cinemas não

Diretor artístico do Theatro Circo em Braga diz que "o público que existia morreu, não existe mais". FEVIP, associação dos cinemas, fala em dificuldades financeiras e contesta data para recomeçar
O Lado Bom da Vida

Meditação, livros e uma viagem à Ásia

Rumo ao auto-conhecimento com a Brave Maryan, de volta dos livros na livraria Lello e à mesa no regressado Boa-Boa. Para ficar em casa ou partir à descoberta.
Vidas em isolamento

Macau: de volta ao normal, mas com casinos vazios

Ouça aqui a conversa com a jornalista portuguesa Catarina Gonçalves Pereira, a viver em Macau há um ano.
Termómetro

Kensington desmente queixas de Kate

Numa rara resposta, o palácio reagiu à capa protagonizada pela duquesa e ao artigo que incluía várias revelações sobre a relação com Meghan Markle.
Explicador

Caso de Alcochete: o raio-x do julgamento

O advogado António Pinto Pereira fala sobre o caso do ataque à Academia do Sporting. “Se a prova produzida em julgamento não é compatível com a fundamentação da acusação, o Ministério Público deve deixar cair”.
Noticiário

9h. Beatriz Ângelo "quase no limite" deixa apelo

Administrador executivo Artur Vaz faz ponto de situação sobre número de infetados e diz que é preciso unidade de retaguarda e transferência de doentes ser feita para hospitais mais perto de Lisboa
Resposta Pronta

Hospital de Loures nunca esteve perto do limite 

114
Artur Vaz diz que o hospital Beatriz Ângelo precisa de uma unidade de retaguarda para colocar os 23 doentes com alta, mas que continuam positivos e encontrar camas de internamento mais perto de Lisboa
Direto ao Assunto

Espetáculos a 1 de Junho "prematuro e irrealista"

António Paulo Santos diz que a data da reabertura nunca foi discutida com o setor e que com a suspensão da produção não há conteúdos para exibir. “Esta abertura vai degradar ainda mais a situação".
Vamos à Bola

Transparência nas transferências. Tarde mas a...

O fim das "transferências ponte", as cinco substituições na final da Taça de Portugal e ainda a possibilidade da Champions se realizar em Lisboa.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se as escolas pouparam, adivinhem quem gastou mais

Marcelo Rebelo de Sousa (que lembrou os mais pobres), o PCP (que não lê jornais portugueses) e o ministro da Educação (que deve conhecer as despesas das famílias) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

Estamos a ficar nas mãos dos ditadores chineses

4990
O regime de Pequim não brinca em serviço: enquanto estamos ocupados com a Covid-19, aperta o garrote em Hong-Kong e manda tropas para os Himalaias. Será que a Europa ainda é capaz de lhe fazer frente?
Noticiário

8h. Centros comerciais: clientes preocupam

Sindicato que representa os trabalhadores dos hipermercados e centros comerciais diz que situação melhorou ao nível de equipamentos de proteção individual, mas segurança é um risco
Zoom

George Floyd, como chegámos aqui?

Homem, negro, 46 anos, pai de 2 filhas, segurança e ex-presidiário. Quando George Floyd foi detido, a polícia só conhecia as primeiras duas características, sabia também que não conseguia respirar.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal de quem é a culpa do ataque de Alcochete?

Da sentença em Portugal à espiral de Trump na América.
Noticiário

Graça Freitas responde às dúvidas dos miúdos

Graça Freitas aceitou o desafio do Observador e respondeu às perguntas de seis crianças sobre o coronavírus. Neste jornal, ainda a reabertura dos centros comerciais, que está em risco
Noticiário

6h. Quando volta a escola? "Daqui a um bocadinho"

Graça Freitas esteve em entrevista ao Observador... e a seis crianças, especialmente curiosas sobre o regresso à escola. Neste jornal ouvimos as preocupações dos doentes com esclerose múltipla.
Noticiário

5h. Lisboa e Vale do Tejo podem não desconfinar já

Conselho de Ministros reúne para decidir medidas da terceira fase de desconfinamento. Situação na região de Lisboa e Vale do Tejo "não está controlada", diz especialista.
Noticiário

4h. Marcelo quer os 27 da UE "à altura da bitola"

Marcelo deixa o mesmo apelo que Costa já tinha feito. Reabertura dos espaços culturais é "o início do caminho", diz associação. Bruno de Carvalho admite pedir uma indemnização ao Estado.
Noticiário

3h. Brasil com o maior número de casos de sempre

Ainda os números do coronavírus nos Estados Unidos, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o fundo da Comissão Europeia, e as reivindicações da PSP em tempo de pandemia.
Resposta Pronta

APEFE: "Há uma luz ao fundo do túnel"

A presidente da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, Sandra Faria, diz que vai ser possível trabalhar com as regras publicadas pela DGS.
Resposta Pronta

"Não há coletes para todos os polícias"

A Associação Sindical de Profissionais da Polícia concorda com a diretiva da PSP de obrigar polícias a usar coletes à prova de bala. O presidente Paulo Rodrigues alerta que equipamento está em falta.
Noticiário

00h. Cloroquina. Infarmed e DGS desaconselham uso

Recomendação das autoridades é agora oficial e vai ao encontro da posição da Organização Mundial de Saúde. Nesta edição, conhecemos as orientações da DGS para a utilização de equipamentos culturais.
Noticiário

23h. Escolas. Governo não vai cortar verbas

Ministério nega cativação do dinheiro que as escolas pouparam durante a pandemia. Nesta edição, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia exige coletes para todos os profissionais.
Noticiário

22h. Bruno de Carvalho quer voltar ao Sporting

Em entrevista à TVI, o antigo dirigente do Sporting admite pedir uma indemnização ao Estado por causa do processo Alcochete. Em todo o mundo já morreram mais de 357 mil pessoas com covid-19.
Convidado Extra

Saiba porque Mafra não foi esbanjamento

Mário Pereira, diretor do Palácio Nacional de Mafra, nem há 1 ano inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, fala de tudo o que torna único este monumento aos olhos do mundo.
Resposta Pronta

"Faz sentido adiar medidas de desconfinamento e...

250
Celso Cunha, virologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, considera que "pode ser preciso rever medidas a nível nacional" e admite desconfinamento a várias velocidades.
Resposta Pronta

Contágio em bairros pobres. "Surpresa é ser agora"

162
Luís Capucha, sociólogo e diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE, assinala que "quem tem menos recursos está mais vulnerável" à pandemia.
Noticiário

21h. Apoios de Bruxelas são justos, afirma Marcelo

O Presidente da República considera que o financiamento da UE é essencial para o futuro do país. Nesta edição, falamos da Feira do Livro de Lisboa, que regressa em agosto com medidas de segurança.
Conversas de Fim de Tarde

O cartoonista que descodifica 'cóbides'

216
A coleção 'Cóbides-19': a quarentena do cartoonista, Pedro Ribeiro Ferreira onde não podia falta o "olhar crítico" à pandemia da Covid-19, sempre com "uma pintada de humor".   
Noticiário

20h. AR aprova reforço de apoio a sócios-gerentes

Nesta edição, o alargamento do apoio a todos os sócios-gerentes aprovado no parlamento. PS considera diploma inconstitucional. Ainda neste jornal, o INFARMED desaconselha o uso de hidroxicloroquina.
Deixe-se de Desculpas

Fazer exercício físico pela saúde mental 

Fazer desporto ajuda-nos a ser mais saudáveis e a manter a boa forma física. Mas o exercício físico é muito mais do que estética e a vantagens para a saúde mental são inúmeras. Saiba quais.  
Resposta Pronta

Autarca da Amora avisa: Jamaica não é caso único

Manuel Ferreira Araújo, autarca da Amora, no Seixal, aponta também para o bairro da Quinta Princesa que, sublinha, "ainda não é um surto", mas também "já tem casos positivos".
Noticiário

19h. Infarmed desanconselha hidroxicloroquina

A Autoridade Nacional do Medicamento opta por fazer uma recomendação até haver mais informação sobre os efeitos do fármaco.
Ideias Feitas

De certeza que não há um problema com os ciganos?

808
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. O tema de hoje é um negro morto na América e um negro morto no Seixal.
Noticiário

18h. Covid-19. Bairro da Jamaica não é caso único

Nesta edição, o presidente da Junta de Freguesia da Amora, no Seixal, que adianta que também há casos positivos de covid-19 no bairro da Quinta da Princesa. Lisboa pode ter desconfinamento mais lento.
Porque Sim Não é Resposta

As crianças brincam menos e isso faz mal à saúde

395
As crianças vivem atulhadas em compromissos e não tem uma hora para brincar. O Dia Internacional do Brincar deve servir para discutir a importância que brincar tem para a saúde das crianças 
Resposta Pronta

Esclerose Múltipla: "Falta de apoio psicológico"

A coordenadora da Associação Nacional de Esclerose Múltipla explica que, num inquérito recente, as queixas dos doentes foram ainda "questões económicas" e "dificuldades no acesso à medicação".
Noticiário

17h. Estado gastou mais de 620M em apoios sociais

Anúncio feito, no Parlamento pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ana Mendes Godinho revelou as contas das medidas excepcionais para enfrentar a crise provocada pela covid-19.
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Comentário

Bruno Roseiro: "Bruno de Carvalho está mais vivo"

111
O editor de Desporto do Observador analisa a decisão do tribunal sobre o caso de Alcochete. Bruno Roseiro acredita que a ambição do antigo presidente do Sporting é voltar a ser sócio do clube.
Comentário

"Surtos estão a começar a surgir"

113
"Não foi claro quando ou como é que as autoridades estimam poder controlar (os surtos) e assegurar que não se transformam numa transmissão comunitária", alerta a editora de Sociedade do Observador.
Noticiário

As notícias das 15h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer. 
Tempestade Perfeita

Bruxelas: ajuda de urgência ou fundos estruturais?

Vera Gouveia Barros, António Nogueira Leite e João Ferreira do Amaral debatem o plano da Comissão Europeia, a retoma do turismo e as polémicas com a TAP.
Emissão Especial

Bairro da Jamaica "começa a ter recuperados"

"Juntavam-se muitas pessoas" nos cafés do bairro da Jamaica, daí ter-se decidido encerrá-los, explicou a diretora-geral da Saúde. Ouça aqui a conferência de imprensa diária das autoridades de saúde.
Pop Up

Os Abba vivem. O Regresso ao Futuro também

Novas canções do grupo sueco e os 30 anos do fim de uma das mais famosas sagas do cinema: são os temas em destaque em mais um Pop Up
Emissão Especial

PR: "Não se pode falar em descontrolo"

115
À saída da reunião no Infarmed Marcelo disse que a "fotografia da primeira fase de desconfinamento é favorável". "A visão global é positiva", apesar de Lisboa e Vale do Tejo ser foco de "preocupação".
Noticiário

As notícias das 13h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Resposta Pronta

"Turismo pode ser transferido para a saúde"

O turismo é o setor mais afetado pela pandemia. João Cerejeira, economista e professor da Universidade do Minho, explica que é o setor da saúde que pode ajudar Portugal a recuperar.
Resposta Pronta

Jamaica. Pessoas têm-se juntado "sem segurança"

145
É preciso "determinar qual é a causa de propagação de Covid-19 no bairro", diz o presidente da Associação de Moradores de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos. Encerramento de cafés não basta.
Resposta Pronta

Jamaica. "A solução será o encerramento" de cafés

"Em relação a estes surtos com uma agregação de casos o que importa perceber é qual é que foi a via de transmissão", defende o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.
A Luz ao Fundo do Túnel

O que muda na maior rede de ginásios

Lotação reduzida, espaçamento entre máquinas, balneários reduzidos a metade e muita limpeza. O diretor operacional do Fitness Hut explica o que muda na maior rede de ginásios do país  
Noticiário

As notícias das 11h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Outras Histórias do Desporto

Adeptos nas bancadas por vídeoconferência

Um clube dinamarquês quer ter adeptos nas bancadas por vídeoconferência, o futebol feminino também vai voltar na Alemanha e o ex-internacional francês Thuram tem uma ligação a Portugal.
Código Postal

Museu Grão Vasco reabre, mas há poucos visitantes

Direção do Museu Grão Vasco, em Viseu, acredita que é importante estar de portas abertas para dar um sinal à cidade. “O museu não é um lugar prioritário e as pessoas preferem estar ao ar livre".
Noticiário

10h. Campos de férias: inscrições caem a pique

União Para a Ação Cultural e Juvenil diz que organizações já estavam a preparar-se antes de conhecido o manual com as novas regras: condições de segurança estão garantidas, faltam é crianças
Resposta Pronta

Foi "ilegítimo" expulsar Bruno de Carvalho 

1152
Não sabe "se ele quer ou não voltar a ser sócio". Nova assembleia geral que aceite reingresso "pode ser difícil" porque não vão aceitar que "cometeram um erro de democracia".
O Lado Bom da Vida

O drive-in chegou e parece que sempre cá esteve

Nunca foi tradição nossa, mas parece ter vindo para ficar. O drive-in da Comic Con já esgotou, mas há mais cinema para ver pelo pára-brisas nos próximos meses.
Noticiário

9h. Cafés do bairro da Jamaica vão ser fechados

Objetivo é travar concentrações, depois de ter sido identificado um foco de Covid -19. Neste jornal, destaque ainda para a leitura do acórdão do caso de Alcochete, com o ex-vice de Bruno de Carvalho
Direto ao Assunto

Lay-off prolongado é "insustentável"

Miguel Coelho fala num enorme desfasamento entre o que foi dito pelo PM e os números da Direção Geral do Orçamento. O alargamento do lay off é uma boa medida, mas insustentável até ao fim do ano.
Vamos à Bola

Mercado de jogadores pós Covid vai surpreender

PSG disposto a pagar 25 milhões de euros por Alex Telles, a imprensa inglesa a insistir num possível regresso de David Luiz ao Benfica e ainda a Liga NOS que contará com 72 agentes de arbitragem.
O Bom, o Mau e o Vilão

Rui Moreira a Presidente! (De tudo)

O director de serviço de doenças infecciosas do Hospital de São João (que avisou), o Conselho de Administração da TAP (que recuou) e Rui Moreira (que acumulou) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Noticiário

8h. Quarentena ajudou a salvar 150 pessoas

Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública revela que SNS teria colapsado sem o confinamento. Internamentos nos cuidados intensivos teriam sido o triplo. Hoje há reunião de especialistas no Infarmed
Contra-Corrente

Se vamos à praia porque é que não vamos à escola?

11769
Ter decidido manter em casa os alunos do ensino básico foi um erro dramático que está a destruir a vida das famílias, pode arruinar por completo o ano lectivo e ainda agrava as desigualdades.
Zoom

Até o hino provoca protestos em Hong Kong

Depois de quase 2 meses em confinamento regressam os protestos em Hong Kong, manifestantes pedem democracia e independência. Em Espanha aumenta a tensão política, desta vez entre PP e Podemos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

“Não consigo respirar”. O que não se percebe?

Nos EUA, George Floyd, um homem negro, morreu sufocado por um polícia depois de dizer várias vezes que não conseguia respirar. Ainda as letras pequeninas na bazuca europeia e uma TAP nacionalizada.
Noticiário

7h. Pagamentos com cartões aumentaram em maio

E ainda o lay off: regime vai manter-se para lá de Junho, mas ainda não se sabe com que modelo. O primeiro-ministro admite mudanças. E já há regras para os campos de férias no verão
Noticiário

6h. Partidos voltam a reunir com especialistas

É a sétima reunião na sede do Infarmed desde o início da pandemia em Portugal. Ainda neste jornal, Bruno de Carvalho fica a conhecer a sentença esta quinta-feira.
Noticiário

5h. Alcochete. Bruno de Carvalho conhece sentença

Leitura do acórdão prevista para as 9h30. Especialistas, partidos e parceiros voltam a reunir no Infarmed. PCP e BE não estão satisfeitos com proposta da UE, já o PM pede consenso aos estados-membros.
Noticiário

4h. Patrões pedem mais ao Governo

Empresas querem prolongamento do lay-off e mais clareza do lado do Governo de António Costa.
Noticiário

3h. Brasil tem mais de 400 mil casos

Prefeito de Salvador admite mesmo recorrer ao recolhimento obrigatório se a população continuar a não cumprir as medidas de confinamento.
Noticiário

2h. EUA com mais de 100 mil mortos

Números no Brasil também preocupam. Em todo o mundo, são mais de 5, 6 milhões de casos de infeção identificados pelas autoridades de saúde.
Noticiário

1h. Assis convicto de que Ana Gomes vai avançar

Declarações do socialista em entrevista à RTP. Ainda neste jornal, dados da Covid-19 no mundo.
Noticiário

23h. Costa desvaloriza atrasos no reembolso do IRS

O primeiro-ministro garante que não há nenhum problema com o IRS e diz que o reembolso vai ser realizado nas próximas semanas.
Convidado Extra

Mulher a bordo: empresária, noiva ou clandestina?

Marco Oliveira Borges, historiador dos Descobrimentos, traz um tema tabu: o sexo a bordo das naus e caravelas portuguesas durante a Expansão. Porque apesar da proibição, iam mulheres a bordo.
Noticiário

22h. PM: "Regime de lay off tem de evoluir"

É o alerta do primeiro ministro depois de dias de reuniões com partidos e parceiros sociais. O Governo está a trabalhar para que durante a próxima semana seja aprovado um programa de estabilização.
Noticiário

21h. TAP recua no plano de voos

Em comunicado a companhia aérea diz que vai colaborar com os agentes económicos para rever as rotas de viagem. A TAP lembra também que a retoma de operações está dependente de constrangimentos legais.
Conversas de Fim de Tarde

Ver magia dentro do carro e em segurança

135
"Encontramos sempre formas de sobreviver" mesmo quando a "tragédia se abate sobre o mundo". O mágico Luís de Matos adaptou o recinto da produtora e agora os espectáculos são em Drive-In. 
Resposta Pronta

Ajuda Europeia: PCP exige posição forte do Governo

162
O Eurodeputado do PCP, João Ferreira, considera que a proposta do Fundo de Recuperação Económica é "curta" pelo que Portugal tem de decidir se aceita ou não a ajuda europeia.
Noticiário

20h. BE: Fundo de Recuperação "fica muito aquém"

Marisa Matias considera que o Fundo proposto pela Comissão Europeia está "subfinanciado e sobrecondicionado".
Noticiário

19h. TAP admite "ajustar" o plano de retoma

Depois das críticas, o Conselho de Administração da TAP indica que “a companhia vai de imediato colaborar com todos os agentes económicos” para ajustar os planos de rota.
Ideias Feitas

A rota para Caracas

456
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. O tema de hoje é os sinais dos tempos: TAP, Avante, Ana Leal, etc.
Emissão Especial

Ajuda Europeia não chega "antes do final do ano"

Miguel Poiares Maduro acredita que Fundo Europeu não vai agravar o endividamento dos países, mas avisa que a ajuda europeia "dificilmente" estará operacional "antes do final do ano".  
Porque Sim Não é Resposta

Porque é que as mães gritam?

186
É quase património as mães gostarem de gritar. As mães são tão saudáveis quando se passam que chegam a pecar por não o fazerem. Já o pai tem sempre um papel tão reservado que tira todos do sério.   
Resposta Pronta

PSP: "Segurança alargada no exterior" dos estádios

Vai haver um alargamento dos perímetros de segurança no exterior dos estádios. As investigações sobre os desentendimentos entre adeptos do Sporting e Benfica vão continuar, diz Pedro Grilo da PSP.
Noticiário

17h. PSD acusa Governo de "brincar com o fogo"

O PSD volta a apontar para a falta de meios aéreos para combate aos incêndios. No Parlamento, o deputado Duarte Marques lembra que que este ano o risco é grande.
Noticiário

16h. Costa saúda proposta "ambiciosa" de Bruxelas

Primeiro-ministro considera que fundo de 750 mil milhões de euros "está à altura do desafio" que a Europa enfrenta face à Covid-19. Costa quer agora "analisar a chave de repartição".
Resposta Pronta

Lançamento da nave SpaceX "tem novidade histórica"

"Desde 2011 que os Estados Unidos não tinham uma nave norte-americana, embora privada, a levar astronautas americanos até à estação especial", explica José Augusto Matos, astrónomo.
Resposta Pronta

Eurodeputada do PS: "Fundo disponível no outono"

A eurodeputada do PS avança que, com o novo apoio da União Europeia, Portugal vai conseguir uma ajuda de 26 milhões de euros. Margarida Marques acredita que o valor fica disponível no outono deste ano
Comentário

"Não conseguimos baixar o número de casos"

"Há dois pontos que geram preocupação: o impacto que o crescimento de novos casos tem no Rt e o ruído na circulação de informação" entre as várias entidades, diz Bruno Roseiro, editor do Observador.
Noticiário

15h. Trump ameaça fechar empresas de redes sociais

A posição de Trump surge depois de o Twitter ter declarado como "infundadas" declarações do presidente. "Corrijam o que fizeram agora", escreve agora o líder da Casa Branca na Casa Branca.
Noticiário

14h. Portugal com mais 14 mortos e 285 novos casos

Número de internados em hospital e UCI continua a descer. Surto em Lisboa e Vale do Tejo mantém-se, com 97% dos novos casos. Graça Freitas admite "situação favorável" da pandemia em Portugal.
Emissão Especial

Graça Freitas: "Há pequenos surtos em bairros"

Entidades locais estão a conseguir alertar as comunidades para os riscos e prevenção desses mesmos riscos, garante Graça Freitas. Ouça aqui a conferência de imprensa diária das autoridades de saúde.
E o Resto é História

Por que foram os judeus expulsos de Portugal?

151
Mais: O fim da pena de morte em Portugal. E ainda: Será que o Estado Novo ajudou nazis a fugirem? E será que as ilhas Maldivas já foram portuguesas?
Resposta Pronta

"Advogados vivem situação extremamente grave"

606
Dados da Ordem dos Advogados mostram "valores de 40% de paragem" da atividade. Bastonário queixa-se de falta de resposta do Governo e pede apoio semelhante ao concedido a trabalhadores independentes.
Noticiário

13h. Prisões adaptadas para retoma das visitas

Normas da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais indicam que salas devem ser arejadas e possuir barreiras de acrílico. Visitantes têm de agendar previamente encontro e usar máscara.
Resposta Pronta

Conselho Europeu. "É essencial ser presencial"

Madalena Meyer Resende, especialista em assuntos europeus, relembra que estamos ainda a meio de uma longa negociação, mas destaca o facto de a proposta "fazer ponte" com os países mais céticos.
Noticiário

12h. Bruxelas propõe fundo de 750 mil milhões

De acordo com a proposta do executivo comunitário, a maior parte do dinheiro deverá chegar a fundo perdido. Ouvimos em direto a especialista em assuntos europeias Madalena Mayer Resende.
Noticiário

11h. Plano de rotas da TAP sem "credibilidade"

Depois de críticas de autarcas do norte, primeiro-ministro sublinha que plano foi tornado público sem que Governo tenha ainda comunicado qualquer alteração à estratégia de fronteiras.
Código Postal

Creches estão de regresso, sem distanciamento

Com a retoma da economia, as creches reabriram para que os pais possam ter onde deixar os filhos em dias de trabalho. A Quinta dos Pequenotes, na Esgueira, Aveiro, está a adaptar-se aos novos tempos.
Resposta Pronta

CDS: "Devia pagar rápido como paga ao Novo Banco"

1101
Francisco Rodrigues dos Santos lembra que famílias estão com dificuldades de liquidez e que o imposto que está retido é dinheiro dos contribuintes, não do Estado.
Noticiário

Dois PSP detidos por pertencerem a grupo criminoso

Notícia é avançada pela própria Polícia de Segurança Pública. Neste jornal, ainda a reação do líder do CDS aos atrasos nos reembolsos de IRS e números atualizados das Finanças sobre o imposto
O Lado Bom da Vida

Os fantasmas dos Barbelas e Arundhati Roy

Nos 100 anos de Ruben A., a Livros do Brasil reeditou um dos seus livros mais famosos, “A Torre da Barbela”. Pela ASA, vai sair em junho uma coletânea de ensaios de Arundhathi Roy, "Coração Rebelde".
Termómetro

Catarina, a "grande" e a CEO de topo esgotada

A revista Tatler faz capa com Kate, Carlos paga a segurança de Harry e Meghan nos EUA e já ninguém quer trabalhar com a atriz de "Full House".
Direto ao Assunto

Chega: "Há falta de racionalidade económica"

2379
André Ventura diz que é preciso reforçar o investimento público, propõe benefícios para setores mais afetados e medidas que podem incluir uma taxa reduzida do IVA. Oiça aqui.
Noticiário

9h. IRS. "Chocante", diz IL e PS remete para Fisco

João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, e José Luís Carneiro, do PS, entrevistados sobre o plano de recuperação económica reagiram também aos atrasos nos reembolsos de IRS
Direto ao Assunto

PS: "Sucesso exige instrumentos europeus"

Secretário-geral adjunto do PS faz depender a realidade económica em Portugal para os próximos tempos da ajuda de Bruxelas. E reage aos atrasos nos reembolsos de IRS: "Finanças podem explicar"
Vamos à Bola

Direção da Liga decide pelas 5 substituições

Autoridade da Concorrência impôs medida cautelar para pôr fim ao impedimento de contratação de jogadores que rescindam contrato unilateralmente devido à pandemia.
O Bom, o Mau e o Vilão

As "bagatelas" de Rui Rio contra a Justiça

A Comissão de Transparência do Parlamento (que levantou a imunidade a José Silvano), o PCP (que ouviu avisos de Marcelo) e Rui Rio (que atacou a Justiça) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

A TAP pode morrer: os políticos estão de volta

461
Os políticos querem voltar a tomar de assalto a TAP. Uns querem mandar porque são estatistas, outros porque são provincianos, quase todos comportam-se como populistas. A TAP assim ainda morre. De vez.
Noticiário

8h. Reembolsos IRS. Contabilistas deixam alerta

105
Finanças estão a atrasar a devolução do imposto, contabilistas lembram que as pessoas precisam do dinheiro para pagar despesas atuais agravadas pela pandemia
Resposta Pronta

Atrasos no IRS: "Está a agravar a crise"

1861
Vítor Vicente diz que o Estado não pode reter dinheiro que pertence aos contribuintes e que se fossem as pessoas a falhar pagamentos ao Estado, seriam processadas.
Direto ao Assunto

Iniciativa Liberal quer "falar de impostos"

1742
Propõe impostos "simples e baixos" para reforçar a economia e salienta a importância das empresas arriscarem no arranque da atividade económica. Fala, ainda, do "brilharete" do SNS. Oiça aqui.
Zoom

A nova era de voos espaciais nos EUA

A SpaceX faz hoje uma viagem histórica. Os EUA têm novamente uma missão tripulada passados 9 anos e avançam as viagens privadas com apoio da NASA. Ainda a relação complicada entre o Estado e a TAP.
Nota 20

Frequentar o pré-escolar compensa?

486
O regresso das crianças às creches torna premente perceber se esta oferta serve apenas para permitir que os pais trabalhem fora de casa ou se pode trazer benefícios para o percurso escolar obrigatório
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Deve ser feita uma cerca sanitária em Lisboa?

504
A região de Lisboa tem quase exclusividade de novos casos de Covid-19, será que pode avançar uma cerca sanitária? Ainda os puxões de orelhas presidenciais e regras à portuguesa.
Noticiário

7h. Lar deixa idosos sem comunicar com as famílias

O testemunho de um filho que está impedido de falar por telemóvel ou videochamada com o pai, um idoso de 89 anos, com demência e que está infetado com Covid-19. A abrir, atrasos nos reembolsos do IRS
Resposta Pronta

Petição pela “sobrevivência das farmácias”

Manuela Pacheco diz a paragem de 23 minutos pretende sensibilizar para a situação "de risco" de muitas farmácias. Diz que assumiram dívida de 76 milhões de euros para garantir acesso a medicamentos.
Noticiário

6h. Space X e NASA lançam primeiro voo espacial

Space X estreia-se nas missões espaciais tripuladas. É a primeira vez em 9 anos que uma missão parte de solo norte-americano
Noticiário

5h. Twitter sinaliza Trump por conteúdo enganador

Donald Trump acusa a rede social de querer interferir nas eleições presidenciais. Ainda neste jornal, o impacto da Covid-19 nas contas do Estado e novidades sobre o atraso nos reembolsos de IRS.
Noticiário

4h. Zero: Máscaras e luvas não são para o ecoponto

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

3h. Organização prevê 88 mil mortes no Brasil

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

2h. Finanças admitem atrasos nos reembolsos de IRS

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

1h. Presidente da CM Almada corrige DGS

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

00h. Pandemia custou 680 milhões ao Estado

Números da Direção-Geral do Orçamento revelam que até abril, o Estado perdeu 680 milhões de euros. E ainda, o alerta da Zero sobre máscaras nas ruas.
A página está a demorar muito tempo.