Dark Mode 98,8 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Rádio Observador

Noticiário

As notícias das 17h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

16h. Covid-19. 6 mortes e 233 novos casos

Neste jornal, Direção-Geral da Saúde dá conta de mais 233 infetados em Portugal. É o menor número de casos em oito dias e o maior número de recuperados em quase dois meses de pandemia.
Noticiário

15h. Há condições para acordo na UE, diz Costa

António Costa esteve reunido esta manhã com o líder da Hungria, Viktor Orban, que ameaça vetar o acordo entre os Estados Membros para responder à crise de covid-19.
Noticiário

14h. Incêndios. "Portugal está no caminho certo"

Neste jornal, secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, admite que o alerta de risco de incêndio seja agravado em vários distritos de Portugal Continental.
Som Ambiente

Conservação da natureza em zonas de caça?

Com a pandemia dominar a atualidade houve "agenda" ambiental no primeiro semestre do ano? Nesta edição procuramos ainda resposta à pergunta: é possível fazer conservação da natureza em zonas de caça?
Noticiário

13h. Castelo de Paiva. Governo não garante apoios

Neste jornal, o secretário de Estado do Trabalho garante que estão a ser analisados os recursos que podem ser mobilizados. Oito empresas foram atingidas pelo incêndio em Castelo de Paiva.
vocês os
Vocês os 3 façam um quadrado

Como “Quim Cambalhotas” conquistou os Alpes

A 15 de Julho de 1979, Joaquim Agostinho vencia a etapa rainha do Tour de França. Aos 37 anos trepou o Alpe d’Huez e hoje tem uma estátua na mítica subida.
Noticiário

12h. Luís Filipe Vieira arguido no caso Saco Azul

Para além do Presidente, também a Benfica SAD e a Benfica estádio estão sob investigação. Em causa está o pagamento de um milhão e 900 mil euros por serviços que nunca foram prestados.
Resposta Pronta

"Há pessoas sem qualquer tipo de rendimento"

Nos últimos meses, a Cáritas recebeu mais de 1500 novos pedidos de ajuda. O Presidente, Eugénio Fonseca, explica que a maioria das pessoas são portuguesas, em idade ativa, que ficaram desempregadas. 
Noticiário

11h. Cáritas. 49% são novos beneficiários

Neste jornal, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, adianta que quase 60% dos pedidos foram sobre despesas relacionadas com o arrendamento.
Explicador

Máscara. "Não há razão para determinar uso na rua"

O autor do parecer que recomendou o uso de máscaras em Portugal não vê razão para tornar obrigatório o uso na rua. Defende testes à Covid-19 em 45 minutos para enfrentar a gripe em todo o país.
Outras Histórias do Desporto

Os Washington Redskins decidiram mudar de nome

Depois de muita pressão, os Redskins vão mesmo mudar de nome, um jogador do Cádiz foi acusado de estar sob o efeito de drogas depois dos festejos e Adebayo Akinfenwa deu a melhor entrevista de sempre.
Código Postal

Covid-19 não trava apanha da laranja do Algarve

A Frutas Tereso é uma das empresas que produz os conhecidos citrinos do Algarve. Apesar da Covid-19 a apanha não parou e as copas das árvores são a medida ideal para manter a distância de segurança.
Noticiário

10h. Saco Azul. Vieira e Benfica arguidos

Em causa está o pagamento de 1,9 milhões de euros para pagar serviços que nunca foram prestados. De acordo com o jornal desportivo A Bola, os valores foram levantados das contas da Benfica SAD.
Direto ao Assunto

Algarve. "Tendência é evolução positiva"

João Fernandes espera que os países que colocaram Portugal fora das rotas turísticas olhem com mais atenção para o Algarve. Apela à reabertura dos espaços noturnos para evitar cenários de ajuntamentos
Termómetro

Corpo encontrado no lago Piru é de Naya Rivera

O corpo da atriz Naya Rivera, da série Glee, foi encontrado no mesmo dia em que passam 7 anos após a morte de Cory Montheith. Brooklyn Beckham está noivo.
Noticiário

9h. Críticas de Medina "não lhe ficam bem"

Maria das Dores Meira fala em "falta de solidariedade institucional entre Fernando Medina e o governo", acrescentando que não se revê nas palavras do autarca de Lisboa: "Não se vai a lado nenhum".
Direto ao Assunto

Maria das Dores Meira lamenta críticas de Fern...

Maria das Dores Meira fala em falta de solidariedade institucional. Diz que os jovens estão a fazer crescer os números da pandemia na região e apela ao cumprimento das regras sanitárias.
Vamos à Bola

Benfica não quer entregar o título

O Benfica pode adiar a festa do FC Porto se vencer esta noite. E a luta pelo acesso à Liga Europa.
O Bom, o Mau e o Vilão

Somos um país que tem dinheiro para deitar fora

103
António Domingues (que saiu do BFA), Luís Patrão (que desistiu da sua candidatura) e o Ministério da Educação (que pagou 348 mil euros por um Portal que não funcionou) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Contra-Corrente

Também já cá chegaram os polícias da Ciência 

448
O politicamente correcto já cá tinha chegado, mas ainda não a perseguição a investigadores por fazerem estudos “menos correctos”. Mas é o que está a acontecer a Riccardo Marchi por causa do Chega.
Noticiário

8h. Castro Verde. Há "receio de reacendimentos"

No terreno estão 185 bombeiros e 56 veículos em operações de rescaldo, de acordo com o comandante da corporação, Vitor Silva. Incêndio dominado já de madrugada. Dois bombeiros em estado grave.
Jet Lag

Japão tem primeiro ninja com canudo universitário

Teve de estudar dois anos, de agricultura às artes marciais dos agentes secretos medievais japoneses. Os gatos que entram nas orações do padre inglês. E o cometa que só volta daqui a 7 mil anos.
Zoom

O plano é grande mas o entusiasmo é pequeno

O plano de António Costa e Silva para o desenvolvimento estratégico do país está aí. Rui Tavares compara-o com o alemão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Mais uma espécie de dinossauro lusitano

A espécie com 145 milhões de anos, os avisos da OMS e as divisões europeias.
Noticiário

7h. Deputados do PS são os que mais faltam à AR

654
Ao todo, os deputados socialistas faltaram 939 vezes. Juntando as faltas justificadas às injustificadas, faz uma média de 8,6 faltas por deputado. Faltas podem implicar uma perda de mandato.
Noticiário

6h. Marcelo quer discriminação positiva no turismo

O Presidente da República defende "uma discriminação positiva" para o setor do turismo, considerando que o Algarve é uma das regiões onde essa discriminação é muito importante
Noticiário

5h. Benfica está obrigado a vencer o V. Guimarães

O Benfica está obrigado a vencer na receção ao Vitória de Guimarães para evitar desde já a consagração do FC Porto como campeão nacional de futebol.
Noticiário

4h. Incêndio em Castro Verde dominado

O incêndio no concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, foi dominado, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
Noticiário

0h. Castro Verde. 5 bombeiros feridos no incêndio

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde, o quinto bombeiro ferido pertence à corporação de Alvito e foi transportado para o Centro de Saúde local.
Noticiário

23h. Autarca lamenta fogo em pavilhão industrial

Em declarações aos jornalistas, Gonçalo Rocha admite que centenas de trabalhadores e empresários foram afetados por este incêndio no pavilhão industrial. O fogo destruí por completo uma das fábricas.
Noticiário

22h. "Dois bombeiros vão ser levados para Lisboa"

Em declarações ao Observador, o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde avança que a situação está a evoluir favoravelmente. Ainda assim, o incêndio "não está dominado".
Noticiário

21h. "As propostas têm favorecido os frugais"

Depois de uma reunião com o primeiro-ministro holandês, António Costa defendeu que há um limite sobre as propostas para o Fundo de Recuperação Económica e Social da União Europeia.
Resposta Pronta

Testar positivo mais de uma vez "não é anomalia"

Entrevista a João Paulo Gomes, médico do Instituto Ricardo Jorge, sobre hipótese de se testar positivo mais do que uma vez. Especialista explica o caso de Tânia Poço, que já contraiu o vírus 15 vezes.
Convidado Extra

“Aos 13 anos, disseram-me que tinha cancro”

120
Marine Antunes, sobrevivente oncológica formada em comunicação, é a mentora do projecto “Cancro com Humor”, que nos fala de superação de forma divertida e descontraída
Noticiário

20h. Quatro bombeiros feridos em Castro Verde

Neste jornal, a atualização ao incêndio em Castro Verde, em Beja. Quatro bombeiros ficaram feridos devido a queimaduras e um deles foi transportado de helicóptero para o hospital.
Conversas de Fim de Tarde

O futuro de Fernando Daniel: "Vim para ficar"

Depois do sucesso do primeiro álbum, Fernando Daniel lança o disco "Presente". Quatro anos depois de vencer o The Voice, o cantor ainda sente a necessidade de provar: "Vim para ficar". 
A App da Vizinha

O que fazer para proteger o smartphone no verão

A editora de Tecnologia deixa-lhe várias dicas para evitar que as temperaturas elevadas desta semana lhe estraguem o acessório preferido de qualquer estação do ano: o seu smartphone.
Noticiário

19h. Governo critica falta de coerência da Bélgica

Nesta edição, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz não entender a inclusão do Alentejo e do Algarve na lista de zonas de risco da Bélgica. Santos Silva já pediu a correção ao governo belga.
Resposta Pronta

Algarve. "Pedimos esforço redobrado ao Governo"

Bélgica inclui o Algarve na 'zona laranja'. António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, fala num "engano" e atira: "Só pelo risco de incêndio".
Tie Break

90 anos de Mundial e o obrigacionista do Benfica

Man. City vai afinal competir na Champions dos próximos dois anos, o primeiro Mundial de futebol arrancou há precisamente 90 anos e o Benfica encaixou quase 50 milhões com o empréstimo obrigacionista.
Ideias Feitas

Podemos: podiam, na Galiza já não podem

496
Alberto Gonçalves comenta a erradicação do Podemos na Galiza: em Espanha há resistência ao totalitarismo.
Noticiário

18h. Calamidade mantida em 19 freguesias de Lisboa

O governo decidiu manter por mais 15 dias as medidas de restrição para as freguesias de Lisboa mais afetadas pela pandemia. Ministra da Presidência diz que balanço é positivo, mas "não é suficiente".
Porque Sim Não é Resposta

Reencontrar o amor de verão 55 anos depois

Os amores de verão podem ser fugazes, mas alguns viram-nos a vida do avesso.
Noticiário

17h. OMS. "Há demasiados países na direção errada"

O director-geral da OMS alerta para mensagens contraditórias dos líderes mundiais e isso não está a ajudar ao combate ao novo coronavírus.
Noticiário

16h. Rui Gomes da Silva critica gestão do Benfica

Neste jornal, Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do clube, defende que os bons resultados financeiros do Benfica não ficam espelhados em bons resultados futebolísticos.
Noticiário

15h. CDS pede Governo com "voz grossa" em Bruxelas

Neste jornal, Francisco Rodrigues dos Santos considera que o Governo deve assumir responsabilidades, caso a União Europeia não chegue a um acordo sobre o plano de recuperação da economia.
Nem tudo o que vai à rede é bola

"Benfica não pode ser só números e um entreposto"

Os méritos de Sérgio no FC Porto, os bastidores das mudanças em Alcochete e a crise do Benfica, discutida com Rui Gomes da Silva e José Manuel Capristano: Jesus, investimento e futuro do clube.
Café Europa

Quem tem melhores empresas e menos Covid?

Erdogan quer ser otomano e transforma Hagia Sofia em mesquita. Há infeções a mais, critérios a menos e tentativas de definir campeões industriais europeus. E a derrota de Espanha no Eurogrupo.
Noticiário

14h. Surto no Carregado tem 42 casos positivos

Na conferência de imprensa da DGS, Graça Freitas confirmou ainda que há 170 pessoas no Carregado a aguardar o resultado dos testes. Governo admite contratar mais profissionais de saúde já este verão.
Noticiário

13h. Covid-19. Mais 2 mortos e 306 infetados

83% dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o boletim diário da DGS. Desde o início da pandemia, já morreram 1662 pessoas com covid-19 em Portugal.
Resposta Pronta

Tânia Poço: “Hoje fiz o meu 15º teste à Covid-19"

2826
Tânia Poço esteve internada em março. Teve 11 testes positivos, um negativo e dois inconclusivos, o que a obriga a continuar em isolamento: o marido deixa-lhe compras à porta; e vê os filhos à janela.
Resposta Pronta

Incêndios. "Populações estão mais sensibilizadas"

Em entrevista à Rádio Observador, o Tenente Coronel José Vieira explica que depois dos incêndios de 2017, as pessoas ficaram mais sensibilizadas para os comportamentos de prevenção. Ouça aqui. 
Noticiário

12h. Número de fogos e detenções cai para metade

É preciso recuar ao primeiro semestre de 2016 para encontrar um número tão baixo. Ao Observador, o tenente-coronel da GNR, José Vieira, admite que decréscimo pode estar relacionado com o confinamento.
Noticiário

11h. Algarve e Alentejo na zona laranja da Bélgica

Neste jornal, viajantes que entrarem na Bélgica vindos do Alentejo ou do Algarve vão ser sujeitos a "maior vigilância" por causa da covid-19, avisa o Ministério dos Negócios Estrangeiros belga.
Explicador

Guia para as férias no novo normal

A DECO lançou um guia para ajudar a lidar com as dificuldades resultantes da pandemia. Mariana Almeida sublinha que só em circunstâncias muito especificas será possível pedir a devolução do valor.
Outras Histórias do Desporto

Jordan, milionário que tem herança de 200 dó...

Um dos sobreviventes do acidente da Chapecoense quer competir nos Jogos Paralímpicos, Michael Jordan recebe uma herança do treinador da universidade e o filho de Schumacher teve um acidente surreal.
Código Postal

Houve um “boom” de eventos online

Com o confinamento e as novas regras sanitárias as agências de eventos mudaram a forma de fazer negócio, agora com muito foco para o online.
Noticiário

10h. Man. City pode regressar à Champions

O Tribunal Arbitral do Desporto anulou a exclusão por dois anos das competições europeias de futebol imposta pela UEFA. Clube inglês vai ter que pagar 10 milhões por não cooperar com a investigação.
O Lado Bom da Vida

Voltam Rufus e The Streets, nasce um Dinner Party

O americano Rufus Wainwright e o britânico Mike Skinner voltam em boa forma a discos mais ou menos convencionais. E há novo super-grupo de hip-hop, jazz e soul, com Kamasi Washington e Robert Glasper.
Ao Vivo

Maria João: "Um artista tem sempre de arriscar"

Maria João volta com novo álbum que junta hip hop e eletrónica, feito a partir de casa. Estreou o formato de concerto drive-in e falou-nos do impacto da pandemia na reinvenção artística. 
Termómetro

A mensagem emotiva de John Travolta

Agora viúvo, John Travolta partilhou uma mensagem emotiva nas redes sociais. Morreu ainda o único neto de Elvis Presley, aos 27 anos. Roberto De Niro enfrenta dificuldades financeiras.
Noticiário

9h. Incendiários detidos caiu para metade

Foram detidas 19 pessoas em flagrante até ao final de junho, quando no ano passado já tinham sido detidas 41. Em 2018 o número era superior: tinham sido detidas 81 pessoas apanhadas a atear fogos.
Vamos à Bola

Semana de decisões

Jorge Jesus está cada vez mais perto do Benfica. FC Porto está a um ponto de conquistar o campeonato. E Nuno Espírito Santo renova com o Wolves.
O Bom, o Mau e o Vilão

A DGS não quererá pôr um unicórnio nas obras?

146
O Bloco de Esquerda (que finalmente se assumiu), Graça Freitas (que atua na confusão) e a DGS (que nunca deve ter visto uma obra da construção civil) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

O dinheiro que aí vem já não vai tapar o buraco

1989
Está tudo convencido que a chuva de dinheiro da Europa vai de novo salvar-nos da crise e já se fazem planos megalómanos para gastar milhões e milhões. Não aprendemos nada, nunca aprendemos nada.
Noticiário

8h. Semana com temperaturas a chegar aos 40 graus

Quinze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Jet Lag

FBI prende o real ‘principe da Nigéria’ dos mails

Graças às fraudes, somava milhões, tinha uma frota de Rolls Royce, um jacto privado e só usava roupa de luxo. A gorjeta de mil dólares. E os gritos proibidos nos parques de diversões japoneses.
Zoom

A Espanha às voltas com Juan Carlos

A vida agora pouco secreta do rei emérito está a colocar a monarquia em maus lençóis. Na política aconteceu um terramoto Podemos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Caiu a máscara a Donald Trump sobre a epidemia?

Máscaras, políticos, gritarias e discursos de ódio.
Noticiário

7h. EDP vai ser constituída arguida

Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia do Governo Passos Coelho, será constituído arguido por suspeitas de corrupção passiva por alegadamente ter beneficiado a EDP.
Noticiário

6h. Costa reúne-se com primeiro-ministro holandês

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje em Haia com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, no quadro dos encontros bilaterais que tem mantido com outros líderes europeus.
Noticiário

5h. Famalicão e Rio Ave na luta pela Liga Europa

Rio Ave x Marítimo e Vitória de Setúbal x Famalicão são os jogos que marcam o início da jornada 32.
Noticiário

4h. Temperaturas altas. Lisboa chega aos 39 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso amarelo para a maioria do território português, durante toda a semana.
Noticiário

3h. Brasil com mais 24 mil casos de covid-19

O Brasil registou mais 631 mortos e 24.831 casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da doença está fixada em 3,9%.
Noticiário

2h.Coimbra investe 9milhões em ação social escolar

A Câmara de Coimbra prevê investir mais de nove milhões de euros em ação social escolar no próximo ano letivo, de acordo com o plano municipal, que vai ser apreciado pelo executivo na segunda-feira.
Noticiário

1h. Flamengo mais perto do título Carioca

O Flamengo vence o Fluminense por 2-1. Gabigol foi expulso e não é opção para a segunda volta.
Noticiário

00h. IPMA: Aviso amarelo por causa do tempo quente

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano o que poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais.
Noticiário

23h. Artur Trindade arguido no caso EDP

O Ex-secretário de Estado vai ser constituído arguido no caso EDP por suspeitas de corrupção passiva por alegadamente ter beneficiado a empresa.
Noticiário

22h.Covid-19. Catalunha com medidas mais apertadas

São oito os municípios da Catalunha que regressam ao confinamento parcial, depois de ser registado um aumento significativo de novos casos nos últimos dias na região.
Noticiário

21h.PCP.País precisa programa de desenvolvimento

Jerónimo de Sousa considera que os problemas do país não são de hoje e que a pandemia não pode explicar tudo. O coordenador do PCP defende um verdadeiro programa de desenvolvimento.
Noticiário

20h. Mau Tempo provoca prejuízo na agricultura

Granizo e trovoada seca causaram prejuízos a produtores do interior norte. O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal defende seguros mais abrangentes para os agricultores.
Noticiário

19h.Cientistas identificam vírus através da tosse

Cientistas estão a elaborar uma base de dados com milhares de sons de tosse, para a diferenciar o som da tosse de quem não está infectado e de quem não tem Covid-19.
Noticiário

18h. EUA. Estado da Flórida bate novo recorde

Nunca um estado tinha registado tantos casos em apenas 24 horas. Na Florida a transmissão comunitária está aumentar.
Noticiário

17h. Portugal com limitações à entrada na Hungria

A Hungria publicou hoje a lista para a entrada de cidadãos estrangeiros e colocou Portugal no grupo de países da lista laranja, onde é pedido quarentena na chegada e testes ao vírus na fronteira.
Noticiário

16h. Hamilton vence GP da Estíria

O piloto britânico da mercedes conseguiu hoje a primeira vitória da temporada. Lewis Hamilton está agora a seis vitórias de igualar o recorde de Michael Schumacher que venceu 91 grandes prémios.
Noticiário

15h. Nadadores-salvadores fazem balanço positivo 

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores tinha alertado para a possibilidade de faltarem vigilantes nas praias durante o verão, mas a questão parece estar ultrapassada.
Noticiário

14h. Covid-19. Mais seis mortos e 291 infetados

Neste jornal, olhamos para o mais recente boletim da DGS. Mais uma vez, 78% dos novos casos são Lisboa e Vale do Tejo.
Noticiário

13h. Mudança de vento pode ter cercado bombeiro

Neste jornal, ouvimos o comandante da Proteção Civil, que explica que o incêndio na Lousã começou com uma trovoada seca e que, nessas condições, há "mudanças de vento repentinas".
Noticiário

12h. MAI abre inquérito à morte de bombeiro

A morte do responsável pela corporação de Miranda do Corvo foi a primeira registada em operações de combate a incêndios este ano.
Imperdíveis

"Em casa não é fácil simular um barco no mar"

Santiago Villax Sampaio, campeão de vela, estava a preparar-se para ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio antes da pandemia. No confinamento ajudou a criar um concurso semanal de vídeos para miúdos.
Noticiário

11h. Camiões de abastecimento destruídos no Iraque

Ataque foi reivindicado pela milícia xiita iraquiana e durou apenas seis minutos. A agência noticiosa iraniana Fars News avança que Ministério da Defesa iraquiano anunciou uma investigação.
Noticiário

10h. 300 médicos no lar de Reguengos de Monsaraz

Alexandre Valentim Lourenço, da Ordem dos Médicos na região Sul, denuncia ao Observador que há 300 médicos a prestar cuidados no lar de Reguengos, quando há utentes que deveriam estar hospitalizados.
Noticiário

9h. Calor. Aviso amarelo em quase todo o país

Este domingo há 14 concelhos em risco máximo de incêndio. Cristina Simões, meteorologista do IPMA, adianta à rádio Observador que vêm aí noites tropicais.
Noticiário

8h. Médicos apelam a ação judicial em Reguengos

Em comunicado, a Ordem defende que as decisões tomadas no surto relacionado com o lar não são as mais corretas e podem estar a pôr em causa a saúde dos utentes.
Noticiário

7h. Galiza e País Basco vão hoje a votos

As eleições nas duas comunidades autónomas tinham sido inicialmente marcadas para 5 de abril, mas foram adiadas devido à pandemia de covid-19.
Noticiário

As notícias das 5h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

4h. Trump de máscara pela primeira vez

Presidente dos Estados Unidos aparece a usar máscara publicamente pela primeira vez desde o início da pandemia. Donald Trump visitou um hospital militar nos arredores de Washington.
Noticiário

2h. Aberto inquérito à morte do bombeiro 

O gabinete do Ministério da Administração Interna confirma ao jornal Expresso a abertura de um inquérito para apurar as circunstância da morte do bombeiro na Serra da Lousã.
Noticiário

00h. PR lamenta morte de bombeiro

Marcelo recebeu “com profunda consternação” a morte do bombeiro da corporação de Miranda do Corvo. O chefe de estado contactou os Presidentes das Câmaras Municipais da Lousã e de Miranda do Corvo.
Resposta Pronta

Jaime Marta Soares: "Morreu um homem bom"

110
O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala sobre o incêndio da Lousã que levou à morte de um operacional que lutava contra o fogo. 
Noticiário

23h. Lousã. Origem do fogo foi trovoada seca

O fogo que deflagrou esta tarde na Lousã provocou a morte de um bombeiro e feriu outro. À Rádio Observador o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala num "homem bom" com muita experiência.
Resposta Pronta

Construção Civil. "Já estávamos a cumprir medidas"

O presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas, Ricardo Pedrosa Gomes, considera que as medidas foram publicadas pela DGS, apenas para garantir que continuam a ser cumpridas.
Noticiário

22h. Bombeiro morre em incêndio na Lousã

Morreu um bombeiro durante o combate ao incêndio que deflagrou esta tarde na Lousã e outro ficou ferido . No local estão 233 operacionais apoiados por 63 viaturas.
Noticiário

21h.Catarina Martins acusa Rio de favorecer Costa

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera"extraordinário" que o líder da oposição do Governo aceite o fim dos debates quinzenais.
Noticiário

20h. Uso de máscara obrigatório para Construção 

Direcção Geral da Saúde publicou, hoje, as medidas de combate à Covid-19 para a construção civil. A partir de agora, o uso de máscara e o registo de entrada no estaleiro passam a ser obrigatórios.
Noticiário

19h. "Portugal estará preparado para segunda vaga"

O secretário de estado da Saúde garante que Portugal vai estar preparado para uma segunda vaga da covid-19. António Lacerda Saldes fala num reforço da saúde e da vacinação contra a gripe.
Noticiário

18h. Vacinação contra a gripe é mais cedo este ano

O secretário de estado da Saúde garante que Portugal vai estar preparado para uma segunda vaga de Covid-19, através do reforço dos hospitais e da antecipação da vacinação contra a gripe.
Noticiário

17h. Comboio histórico do Douro regressa amanhã

As viagens tinham sido suspensas pela CP em 2019. O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa acredita que a retoma da ligação vai dar mais visibilidade à região.
Noticiário

16h. Lar de Reguengos. Funcionária testa positivo 

Depois de três semanas em casa em vigilância activa e quatro resultados negativos ao teste da Covid-19, a funcionária do Lar de Reguengos de Monsaraz só agora soube estar infectada pelo vírus.
Noticiário

15h. Covid-19. Portugal tem mais 342 novos casos

A Direcção Geral da Saúde actualizou os dados desde o final de junho. Dos novos infectados cerca de 76% pertencem à região de Lisboa e Vale do Tejo.
Noticiário

14h. Diretores pedem revisão das orientações

Neste noticiário, ouvimos Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Escolas, que garante as escolas estão chocadas com as orientações que receberam para o próximo ano letivo.
vocês os
Vocês os 3 façam um quadrado

Onde está a bola da final do Mundial de 2010?

Iniesta marcou o golo decisivo aos 115 minutos em Joanesburgo. Um golo que mudou a vida da estrela do Barcelona e deu o primeiro título mundial a Espanha. E onde está a bola?
Noticiário

13h. Novo Banco diz não vender casas com desconto

Banco liderado por António Ramalho assegura que são totalmente infundadas as notícias que dão conta de venda de activos imóveis a valores abaixo do mercado.
Noticiário

12h. 17 dos 30 detidos por tráfico em preventiva

Tribunal de Instrução Criminal do Porto decretou prisão preventiva para 17 dos 30 detidos numa operação de combate ao tráfico de droga, que decorreu na quinta-feira.
Noticiário

10h. Comitiva do Sporting de Braga atacada

Depois do jogo de ontem, em Paços de Ferreira, os autocarros da equipa foram apedrejados. A informação foi divulgada pelo clube minhoto.
Noticiário

9h. Casos podem aumentar quando aulas recomeçarem

Um grupo de peritos que trabalha com a DGS na elaboração de projeções sobre a evolução da pandemia alerta que o número de infetados deverá aumentar três semanas depois do início das aulas.
Noticiário

8h. PR promulga resposta em caso de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que assegura a resposta do Estado em casos de emergência, incluindo crises ou guerras.
Noticiário

7h. MP vai acusar Ricardo Salgado

O despacho de acusação contra o antigo presidente do BES e outros altos quadros do banco já está concluído e os arguidos vão começar a ser notificados na próxima semana.
Noticiário

6h. Incêndio em Viseu ainda por resolver

O incêndio que está ativo desde as duas da tarde desta sexta-feira, em São João da Pesqueira, tem ainda duas frentes. 300 operacionais e 97 veículos estiveram toda a noite no combate às chamas.
Noticiário

5h. Pordata. País mais velho e com menos pessoas 

O número de pessoas a viver em Portugal diminuiu em quase 300 mil entre 2009 e 2019, apesar do aumento da população idosa e do saldo migratório positivo, segundo a Pordata.
Noticiário

4h. Incêndio em Viseu continua com duas frentes

Em Viseu, o incêndio que está ativo desde as duas da tarde, em São João da Pesqueira, mantém duas frentes. Mais de 250 bombeiros e 80 viaturas continuam no combate às chamas.
Noticiário

3h. Trump altera sentença de Roger Stone

Stone foi um dos principais estrategas por trás da equipa de Trump nas eleições presidenciais em 2016. Condenado a 40 meses de prisão, tinha até 14 de julho para se apresentar numa prisão da Georgia.
Noticiário

2h. Constrangimentos no Aeroporto de Lisboa 

Medição da temperatura aos passageiros causa constrangimentos quando há mais voos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A ANA – Aeroportos de Portugal garante procurar dar resposta "célere".
Noticiário

1h. Sp. Braga goleia Paços de Ferreira por 5-1 

Os bracarenses foram ao Estádio Capital do Móvel vencer o Paços de Ferreira por 5-1, com um hat-trick de Paulinho em 38 minutos
Noticiário

00h. Brasil com mais de 70 mil vítimas de Covid-19

Os últimos números apontam para mais de 1.200 mortes nas últimas 24 horas no país. Já nos Estados Unidos, o estado do Texas registou quase 10 mil infeções nas últimas horas.
Noticiário

23h. Viseu: dominada uma das frentes do incêndio

Os bombeiros combatem ainda duas frentes, numa zona de mato e pinhal. Não há casas em perigo. Ainda neste jornal, o novo ministro da Educação do Brasil: Bolsonaro nomeou Milton Ribeiro para o cargo.
Isto Não Passa na Rádio

Um ano de programa: as canções que nos escaparam

O “Isto Não Passa na Rádio” fez um ano. Para comemorar, revisitámos os programas anteriores, selecionando canções que faltaram ao longo destes 12 meses: de Janis Joplin, Cat Power ou Oro.
Sem Falta
Sem Falta

"Não foi uma arbitragem isenta de erros"

"No momento do cruzamento de Wendel, Jovane está em posição legal", afirma Jorge Faustino. Mas há dúvidas sobre possível penálti para o Sporting. Arbitragem em Alvalade com nota 6 (em 10).
Noticiário

22h. Sporting vence Santa Clara por 1-0

Golo da vitória foi apontado por Jovane Cabral aos 67 minutos. Nesta edição, ouvimos as reações dos treinadores. Ainda uma atualização da situação do incêndio em Viseu, que começou ao início da tarde.
Noticiário

21h. Serra da Estrela é Geopark Mundial da UNESCO

Candidatura foi entregue em 2017, aceite em 2019 e confirmação surgiu hoje. Nesta edição, ainda os últimos minutos do jogo entre Sporting e Santa Clara em Alvalade.
K4

“Não sigo tendências, procuro antes criá-las"

Nini Andrade Silva, designer e pintora madeirense, dá cartas em todo o mundo graças sobretudo aos móveis que cria, aos quadros que pinta e ao design de dezenas de hotéis em 4 continentes.
Conversas de Fim de Tarde

"O nosso país é pequeno e extremamente corrupto"

306
"Não basta pedir subsídios. Os artistas têm de encontrar novas formas de pôr comida na mesa". Zé Manel lança o single "Pessoas Reais", numa altura em que a pandemia revela a "precariedade" da Cultura.
Noticiário

20h. ANA Aeroportos avança com saídas voluntárias

Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil surpreendido com anúncio da ANA Aeroportos. Cortes podem passar pela redução do horário de trabalho e 10% dos salários.
Pet Radio

Os animais também sofrem queimaduras solares

Tal como os humanos, por exemplo, os cães e gatos mais claros são mais susceptíveis às queimaduras solares e os donos devem estar atentos. O protetor solar e os cremes hidratantes podem ajudar.
Noticiário

19h. Estafetas portugueses vão criar cooperativa

Durante a pandemia, estafeta foi uma das profissões que mais cresceu. Mas os trabalhadores queixam-se de precariedade e procuram através de uma cooperativa conseguir mais segurança no trabalho.
Resposta Pronta

Golo de Éder no Euro 2016. "Uma lição de vida"

100
Rui Miguel Tovar assinala que, até ao golo da vitória em Paris, Éder passou por muitas dificuldades, mas conseguiu o golo mais importante da história de Portugal.
Tie Break

Sorteios, a final do Euro e os 8 minutos de Henry

A Champions e a Liga Europa já têm emparelhamentos para as respetivas "final eight", dia 10 de julho continua a ser o dia mais importante do futebol português e Henry passou oito minutos ajoelhado.
Noticiário

18h. Há quatro anos, Éder desafiou o destino

Quando quatro anos da vitória de Portugal no Euro 2016, os sons e as memórias desse dia com o jornalista Rui Miguel Tovar e Hermano Sanches Ruivo, vereador português da câmara de Paris.
Resposta Pronta

Como um português em Paris viveu a vitória do Euro

445
No bairro mais português de Paris, num café inundado de adeptos portugueses, Hermano Sanches Ruivo assistiu ao golo que pôs a seleção portuguesa na história do futebol europeu.
Porque Sim Não é Resposta

Os patinhos feios também fazem história

Quando não acreditam em nós somos movidos pela paixão e fazemos coisas inacreditáveis. Faz quatro anos que Éder cometeu o crime perfeito. 
Prémio de Jogo
Prémio de Jogo

Quem recebe o quê da venda de camisolas dos clubes

Quanto é que ganha um clube pela venda de uma camisola e o impacto da conquista do Euro2016 no futebol português, em análise na edição desta semana com o Daniel Sá, diretor do IPAM. 
Noticiário

17h. DGS. "Temos de nos preparar para o outono"

Portugal tem mais 402 novos casos de covid-19 e 2 mortes. Ministra da Saúde lembra que o outono vai trazer preocupação novas, com o convívio entre o coronavírus e a gripe. "Temos de nos preparar".
Vichyssoise

Touros, calamidade e uma recandidatura

Bernardino Soares é presidente do terceiro concelho mais afetado pela pandemia. Com Covid ou sem Covid, na Vichyssoise anunciou que está pronto a continuar.
Gabinete de Crise

Reuniões do Infarmed passam a almoços grátis?

O fim dos encontros quinzenais pode levar a um novo modelo na partilha de informação. Disciplinas como ciências comportamentais e da comunicação devem fazer parte.
Noticiário

15h. Já há rascunho do plano de Costa e Silva

Nesta edição, consultor do Governo que vai elaborar o programa de recuperação admite uma queda do Produto Interno Bruto a rondar os 12% já este ano e uma quebra de 26% no investimento.
Noticiário

14h. Costa: "É prematuro aligeirar medidas"

Neste jornal, as conclusões da reunião entre o primeiro-ministro e a autarquia de Loures, um dos concelhos mais afetados pela covid-19. António Costa considera que não é altura de levantar restrições.
Resposta Pronta

Comandante da GNR. "Não é currículo de polícia"

163
Presidente da Associação de Profissionais da Guarda, César Nogueira, critica forma como os comandantes da GNR são nomeados. Tenente-general Rui Clero toma posse como comandante-geral no dia 15.
Noticiário

13h. Marcelo: "Portugal não escolhe retaliar"

Neste jornal, Presidente da República lembra que, ao contrário de muitos países na Europa, Portugal não escolhe retaliar no que diz respeito ao encerramento de fronteiras.
Resposta Pronta

Euro 2016. “Ouvir este excerto volta a arrepiar"

112
Há quatro anos, Portugal sagrou-se campeão europeu. O jornalista Alexandre Afonso, uma das vozes do icónico relato do jogo em que Portugal venceu a França, relembra como tudo aconteceu.
Noticiário

12h. Fernando Maltez contra fim de reuniões

Neste jornal, Diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez, só vê desvantagens no facto de as reuniões no Infarmed deixarem de se realizar da forma regular.
Noticiário

11h. Champions.Portugal não foi por acaso, diz OMS

Neste jornal, Maurizio Barbeschi, conselheiro do diretor executivo para as Emergências Sanitárias da OMS, sublinha que Portugal foi um dos países que melhor lidou com a pandemia de covid-19.
Explicador

Fernando Maltez: “falta informação”

Fernando Maltez, infecciologista, considera que “falta alguma informação” e que o fim das reuniões no Infarmed vai fazer com que esta seja ainda mais limitada e atrasada. Ouça aqui, no Explicador.
Outras Histórias do Desporto

Tinha batido um recorde mas correu menos 15 metros

Espanha proibiu a publicidade a sites de apostas por parte dos clubes, um atleta achou que tinha batido o recorde de Bolt mas não correu toda a distância e faz quatro anos que Portugal ganhou o Euro.
Resposta Pronta

"Se nada for feito, o artesanato pode morrer"

O membro do grupo de trabalho, Jorge Pereira, denuncia a falta de apoios por parte do estado e afirma mesmo que a maioria dos artesãos não tem agora acesso a qualquer tipo de rendimento.
Código Postal

De volta à vida debaixo de água

A vida debaixo de água voltou a abrir no Alto Alentejo, o Fluviário de Mora reabriu ao público no dia 22 de Junho e enfrenta agora a pandemia. O principal adversário é o medo.
Noticiário

10h. GNR tem novo comandante-geral

Decisão já foi comunicada pelo MAI. Associação Sócio-profissional da Guarda diz que plano para punir comentários racistas e discriminatórios por parte de forças de segurança dá "vontade de rir"
Direto ao Assunto

"Temos dúvidas sobre a legalidade deste concurso"

A Fundação para a Ciência e Tecnologia rejeitou projetos de investigação sobre a Covid-19 sem justificar. Ouça aqui Nuno Peixinho, presidente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica.
Resposta Pronta

"Constitucional está a promover despejos"

Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, critica a decisão do Tribunal que considerou inconstitucional o direito de preferência dos inquilinos na venda de um prédio.
Resposta Pronta

"Estas fiscalizações dão vontade de rir"

3362
José Alho, da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, fala numa perseguição às forças de segurança, em reação ao plano da Inspeção-Geral da Administração Interna que entra hoje em vigor.
Termómetro

Carlos e os planos para encolher a família real

Segundo os especialistas, o herdeiro da coroa britânica planeia reduzir a família. Há um novo livro sobre Melania Trump a caminho. Prosseguem as buscas para encontrar Naya Rivera.
Noticiário

9h. Racismo. Plano da IGAI "persegue" agentes

Reação da Associação Socio-Profissional da Guarda ao plano da Inspeção-Geral da Administração Interna que prevê penalizações para comentários discriminatórios feitos pelas forças de segurança
Vamos à Bola

FCP: festejar no hotel ou no estádio é a dúvida

As contas para o título, o jogo do Sporting e ainda Bruno Fernandes são alguns dos temas deste Especial Vamos à Bola, no dia em que se assinalam quatro anos desde a conquista portuguesa do Europeu.
O Bom, o Mau e o Vilão

Surto em Lisboa? Temos tempo...

O PS e o PSD (que chumbam cortes aos partidos), o grupo parlamentar do PS (que insiste em nomes polémicos) e as autoridades de saúde (que não têm pressa) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

Rita Rato e os métodos dos “donos disto tudo”

1332
Os “donos disto tudo”, os que mandam nisto tudo, os que empregam familiares e amigos, acham que podem fazer tudo e mais alguma coisa. Até nomear Rita Rato para o Museu do Aljube. Já chega, é demais.
Noticiário

8h. Inquilinos criticam decisão do Constitucional

Neste jornal, olhamos ainda para as forças de segurança: os agentes vão passar a ser fiscalizados, e até sancionados, por comentários discriminatórios nas redes sociais
Zoom

Já há esboço do plano feito por Costa e Silva 

Açores, alta velocidade, indústria automóvel e menos impostos para as empresas na lista de propostas feitas ao governo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Contas, secretas e a epidemia das demissões na DGS

Do nome de Luís Patrão para fiscalizar as secretas aos dois planos para a década.
Noticiário

7h. Casas: inconstitucional direito de preferência

Notícia de última hora neste jornal. A abrir, ainda não foi desta que o Porto se sagrou campeão. Olhamos ainda para os países para onde os portugueses podem ou não viajar.
Noticiário

6h. Algarve. Turismo quer alternativa a britânicos

Entra hoje em vigor os corredores aéreos com o Reino Unido. Portugal está de fora da lista de países. O turismo algarvio procura alternativas aos britânicos, que equivalem 1/3 das dormidas da região.
Noticiário

5h. Costa Silva entrega plano ao Governo

António Costa Silva já entregou o plano de recuperação ao Governo, pede que "não haja ilusões" e que se evite colapso das empresas. 2 funcionárias no Banco de Sangue de Évora infetadas com Covid-19.
Noticiário

4h. Bares em Guarda "nunca fecharam", diz autarca

Ao Observador, o presidente da Câmara Municipal da Guarda admite que os bares e discotecas da cidade "nunca fecharam".
Noticiário

3h. Pedrógão. CNA exige responsabilidade

Esta quinta-feira, no Parlamento a Confederação Nacional da Agricultura exigiu apuramento de responsabilidades nas “negociatas dos meios de combate” sobre o incêndio em Pedrógão, em 2017.
Noticiário

2h. ADSE propõe aumento do preço das consultas

ADSE propõe aumento do preço das consultas de 3.99 euros para 5,5 euros, avança o Jornal de Negócios. E ainda, a presidente interina da Bolívia testa positivo para a Covid-19.
Noticiário

1h. PSP "muito atenta" a discriminação nas redes

O diretor nacional diz que a PSP está "muito atenta" aos comentários discriminatórios dos polícias nas redes sociais, a partir de agora os agentes vão ser mais fiscalizados e sancionados.
Sem Falta
Sem Falta

"Ficou um penálti por assinalar para o Famalicão"

Para Jorge Faustino, o guarda-redes do Benfica derrubou Diogo Gonçalves na área encarnada. "Penálti teria preponderância no resultado". Arbitragem em Famalicão tem nota 4 (em 10).
Noticiário

00h. Benfica empata em Famalicão 

Encarnados estiveram a vencer por 1-0, mas golo no final do jogo deu o empate ao Famalicão. Nesta edição, ouvimos as reações dos técnicos e fazemos as contas para as últimas jornadas da Liga.
A página está a demorar muito tempo.