Dark Mode 110kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Rádio Observador

Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

14h: 3 mortes e 213 novos casos de Covid-19

Portugal regista mais três vitimas mortais e 213 novos casos de Covid-19 no último balanço divulgado pela Direção Geral da Saúde.
Noticiário

14h: Cruz Vermelha pronta para ajudar em Beirute

A Cruz Vermelha portuguesa está pronta para ajudar na assistência humanitária em Beirute, no Líbano, caso seja formalizado esse pedido por parte da organização internacional.
Resposta Pronta

Cruz Vermelha Portuguesa oferece ajuda ao Líbano

Portugal disponibiliza-se para enviar ajuda para Beirute. "Continuamos a reforçar o nosso apoio", confirma Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, ao Observador.
Noticiário

13h: 18 arguidos no processo das golas anti-fumo

O processo das golas anti-fumo, distribuídas pela Proteção Civil no ano passado, vai ter 18 arguidos, ao que avança a Procuradoria Geral da República ao Observador.
vocês os
Vocês os 3 façam um quadrado

Ronaldo estreou o relvado e foi embora

A 6 de Agosto de 2003, o Sporting recebe o Manchester United na estreia do novo estádio de Alvalade. Os leões vencem os britânicos por 3 -1 e dizem adeus a Ronaldo. 
Noticiário

12h. Líbano. Há suspeitas de negligência

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Resposta Pronta

Consumo de metadona aumentou. "É uma boa notícia"

O subdiretor-geral SICAD confirma o aumento da adesão a programas de substituição com recurso à metadona. Manuel Cardoso destaca a "coragem" das equipas de apoio em tempo de pandemia.  
Noticiário

"Só nos Açores é que há inconstitucionalidade?"

Jorge Bacelar Gouveia explica que "há sistemas regionais de Proteção Civil e de saúde" e por isso "não estamos à epsera que seja o sistema nacional a intervir".
Resposta Pronta

"Lutou contra um mar de homens encenadores"

André Teodósio diz que a morte de Fernanda Lapa é uma enorme perda para a cultura. Recorda uma mulher que lutou muito pelos artistas e pela emancipação feminina no mundo das artes.
Outras Histórias do Desporto

Canábis e cocaína com sanções menores no at...

Agência Anti-Doping britânica vai reduzir as sanções dos atletas que testem para canábis ou cocaína, Pedro Martins e Espírito Santo voltam a encontrar-se, ciclista Jakobsen está em coma após queda.
Resposta Pronta

Maria do Céu Guerra: "Fomos amigas toda a vida"

Maria do Céu Guerra, uma das atrizes com quem mais trabalhou, recorda Fernanda Lapa como uma artistas que sempre colocou a cultura acima de tudo.
Código Postal

Abrir um turismo rural a dias da pandemia

Ana Pedrosa e o marido, do Bétula Studios, em Bragança, foram à luta e quando tudo parecia estar destinado a descambar, o verão trouxe o sol e a esperança.
Noticiário

10h. As reações à morte da atriz Fernanda Lapa

Maria do Céu Guerra, Ruy Malheiro e André Teodósio recordam a atriz e encenadora, nome histórico do teatro, e que dirigia há 25 anos a Escola de Mulheres
Resposta Pronta

"Deixa-nos um pilar da história do teatro"

138
Diretor de produção na companhia de Fernanda Lapa, Escola de Mulheres, Ruy Malheiro descreve um legado inegável no panorama da cultura portuguesa.
Resposta Pronta

"Quarentena é sempre uma privação da liberdade"

375
O jurista Jorge Bacelar Gouveia considera preocupante a decisão do Tribunal Constitucional sobre a quarentena obrigatória decretada pelo Governo Regional dos Açores. Ouça aqui.
O Lado Bom da Vida

“Stockton On My Mind”: um político em contraciclo

O mayor de uma cidade na Califórnia desafia o sistema para lutar contra a pobreza e a violência — o documentário “Stockton On My Mind” mostra como. André Téchiné está de volta com "O Adeus à Noite".
Termómetro

A primeira vitória de Meghan em tribunal

Ninguém sabe onde foi parar Juan Carlos depois de ter anunciado que seguiria para exílio. Portugal? República Dominicana? Ninguém sabe.
Noticiário

9h. Morreu a atriz Fernanda Lapa

Notícia de última hora neste jornal, que abre com dois incêndios a preocupar neste momento. Destaque também para a entrevista de Durão Barroso ao Observador: fundos europeus e futuro na política
Explicador

Beirute. O que é o nitrato de amónio

Ouça aqui José Carlos Gois, especialista em engenhos explosivos.
Vamos à Bola

Benfica vai reforçar-se como nunca

Ainda no Brasil, Santos despediu Jesualdo Ferreira. O Benfica garantiu a contratação de Gilberto, que chega do Fluminense.
Contra-Corrente

É fácil atirar pedras a Juan Carlos. Eu não atiro

755
Quando um homem está no chão todo o pisam. Mas é bom recordar que há quase 40 anos foi graças à coragem deste rei que fracassou um golpe de Estado que podia ter mergulhado a Espanha numa guerra civil.
Noticiário

8h. Dois incêndios a preocupar: Leiria e Braga

Olhamos para o mapa de incêndios, no dia em que todo o território do continente está em situação de alerta. A abrir este jornal, a entrevista ao antigo presidente da comissão europeia, Durão Barroso.
Jet Lag

Mexicano vai tirar a 2.ª licenciatura aos 14 anos

Foi o mais novo a formar-se aos 11 em Física Biomédica, agora segue-se Engenharia Biomédica. O velho truque para roubar carros que está de volta. E as irmãs que a Covid juntou depois de 50 anos.
Zoom

Um historiador que prevê o futuro

Passam 75 anos de HIroshima e há discussões sobre a legalidade do ataque nuclear. Nos EUA, há quem garante que é Biden o próximo presidente.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Crises monárquicas e dificuldades de comunicação

Da polémica espanhola aos desencontros em Portugal e Reino Unido sobre a epidemia.
Noticiário

7h. Barroso descarta voltar à política, nem Belém

Entrevista do Observador ao antigo presidente da Comissão Europeia, que sugere uma comissão para acompanhar os fundos europeus, em vez de se correr o risco de avançar com comissão de inquérito depois.
Noticiário

6h. Incêndios. Portugal está em Estado de Alerta

Até sexta-feira Portugal está em Estado de Alerta por risco de incêndio. Proteção Civil está preocupada com condições meteorológicas adversas.Uma pessoa morreu num incêndio na Póvoa de Varzim.
Noticiário

5h. Cai o número de docentes a pedir baixa

Durante o confinamento o número de docentes que substituídos com baixa médica caiu para metade, são 1200 professores. Os dados são do Ministério da Educação enviados ao Público.
Noticiário

4h. Póvoa Varzim. Um morto e um ferido em incêndio

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência de um incêndio num edifício de habitação devoluto na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto. E depois do Facebook, o Twitter toma ação conta Trump.
Noticiário

3h. TAP quer converter empréstimo em capital

TAP a preparar a conversão do empréstimo concedido pelo Estado de 1.2 mil milhões de euros em capital. Conversão permite ao Estado aumentar a participação na TAP. Assembleia-geral dia 3 de setembro.
Noticiário

2h. Facebook remove post de Trump pela 1ª vez

O Facebook justifica a decisão de remover uma publicação da página do Presidente dos Estados Unidos por espalhar falsa informação sobre a Covid-19.
Noticiário

1h. Durão Barroso recusa candidatura a Belém

A entrevista do programa Sob Escuta ao antigo primeiro-ministro Durão Barroso. O político garante que não vai regressar à vida política ativa e que não será candidato à presidência.
Sob Escuta

"À vida política activa não voltarei" 

Ouça aqui a entrevista a Durão Barroso conduzida por José Manuel Fernandes e Rui Pedro Antunes. Europa, Dinheiro e promessas de um não regresso à política. 
Noticiário

00h. Fundos: Durão Barroso propõe comissão

Antigo presidente da Comissão Europeia considera fundos "suficientes" e, a bem da transparência, propõe que se acompanhe a forma como o dinheiro vai ser gerido e gasto.
Noticiário

23h. Liga Europa. Man. United nos quartos de final

Os red devils venceram o LASK Linz por 2-1 e confirmaram o bilhete para a próxima fase. Bruno Fernandes não saiu do banco. E António Félix da Costa é cada vez mais líder na Fórmula E.
Noticiário

22h. Governo português quer ajudar Líbano

Esta Força Operacional Conjunta Nacional é composta por técnicos da Proteção Civil, GNR, INEM e também bombeiros. Profissionais têm experiência nas áreas de busca e salvamento em áreas urbanas.
Noticiário

21h. Viagens. "Insistência do Governo é positiva"

Presidente da associação vê envio de novo relatório com bons olhos, mas critica demora. Neste jornal, ainda uma atualização dos resultados dos jogos no regresso da Liga Europa.
Resposta Pronta

Viagens. "Insistência é positiva, mas vem tarde"

Governo vai apresentar novo relatório. Associação de Hotéis do Algarve vê insistência com bons olhos, mas Elidérico Viegas, presidente, afirma: "Fator decisivo será a diminuição dos infetados".
Noticiário

20h. Viagens. Governo insiste com Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros explica que já chegou informação detalhada sobre os critérios que o governo britânico usa para impor restrições e por isso vai enviar um novo relatório.
Conversas de Fim de Tarde

“Hoje o cante alentejano é uma tradição viva”

O cantor e compositor, Pedro Mestre, conta-nos como é ter o Alentejo na voz e o que motiva a correr o país e o mundo, seja nos palcos ou nas escolas, de viola campaniça na mão. 
Noticiário

19h. Supertaça joga-se a 23 de Dezembro

A Federação Portuguesa de Futebol adiou o troféu "para aliviar calendário" e "para salvaguardar os interesses das equipas nas competições" europeias. O jogo está agora marcado para dia 23 de dezembro.
Resposta Pronta

"Não acredito numa crise humanitária no Líbano"

Fernando Nobre, presidente da AMI, destaca a "resiliência" do país em que já esteve por quatro vezes e defende que a recuperação será "rápida". Garante que Portugal está "pronto" para ajudar.
Noticiário

18h. Incêndios. Portugal em alerta até sexta-feira

Portugal Continental entra à meia-noite em estado de alerta por causa do risco de incêndio. Situação mantém-se até sexta-feira. Alerta Especial de Nível Vermelho foi ativado em sete distritos.
Porque Sim Não é Resposta

A pressão da frase "vais ficar para tia"

A partir de uma certa idade, este é um comentário que muitos solteiros ouvem. E, por vezes, vem da família e dos amigos mais próximos. Como lidar? 
Noticiário

17h. Avião sobrevoa Algarve a baixa altitude 

Airbus A380 surpreende pessoas que se encontravam no litoral algarvio com um voo a baixa altitude. Companhia aérea já tinha avisado para a possibilidade do avistamento deste avião.
Resposta Pronta

IMT suspende circulação de veículos de manutenção

Suspensão em vigor até que sejam adotadas medidas preventivas para diminuir o risco de acidente. Francisco Furtado, especialista em Ferrovia, prevê  "constrangimentos" na circulação dos comboios.
Noticiário

16h. Portugal nunca testou tanto, diz Governo

Neste jornal, os números do boletim da Direção-Geral de Saúde desta quarta-feira. Ainda os desenvolvimentos no apuramento de responsabilidades sobre o acidente ferroviário em Soure.
Noticiário

14h. Suspensa circulação de veículos de manutenção

Decisão acontece no rescaldo do acidente em Soure, que matou duas pessoas a bordo de uma destas máquinas. IMT não permite circulação dos veículos até que o sistema Convel esteja instalado.
E o Resto é História

A bomba de Hiroxima foi moralmente justificada?

Nos 75 anos da primeira bomba atómica, as razões que justificam o seu lançamento. E ainda: D. Sebastião e a tragédia de Alcácer Quibir.
Noticiário

13h. Golas anti-fumo. PJ e MP em buscas

Encontram-se um curso 4 buscas domiciliárias e 6 não domiciliárias na sequência do caso das golas anti-fumo, um processo que tem 7 arguidos.
Resposta Pronta

Coimbra. "Praxe não é prioridade"

Daniel Azenha, presidente da Associação Académica de Coimbra, considera "mal vista" a decisão do Conselho de Veteranos e demarca-se de qualquer iniciativa de praxe na Universidade de Coimbra. 
Resposta Pronta

"Nitrato de amónio não explode sozinho"

788
Explosão em Beirute faz 100 mortos e 4 mil feridos. Mário Calvete, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra: "Não é normal armazenar tantas toneladas de nitrato".
Noticiário

12h. Nitrato armazenado era superior ao desejável

Origem da explosão será armazenamento de nitrato de amónio. Especialista diz ao Observador que não é normal armazenar tantas quantidades deste fertilizante, tendo em conta o risco elevado de ignição.
Resposta Pronta

Incêndios 2017. Família ainda espera indemnização

Autarca de Oleiros, Fernando Marques Jorge, pede justiça pela "única" família que não foi indemnizada após incêndios de 2017. "Até hoje, o Governo não cumpriu nem disse nada face ao que foi aprovado".
Resposta Pronta

Beirute. "Pessoas foram atiradas contra a parede"

Tarek Mabsout é Libanês, e apesar de viver em Lisboa muitos dos seus amigos e família vivem em Beirute e foram projetados durante da explosão. Tarek agrava crise económica.
Resposta Pronta

Açores: quarentena dá direito a compensação

José Moreira da Silva, advogado, explica que as pessoas que estiveram retidas em hotéis até maio têm agora direito a serem indemnizadas.
Noticiário

11h. Beirute. Português pediu ajuda para regressar

Um cidadão português a morar no Líbano pediu ajuda para regressar a Portugal. A informação foi confirmada ao Observador pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Resposta Pronta

Cultura. Portugal não é Hollywood, diz sindicato

Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores dos Espetáculos afirma que a nova linha de apoio aos profissionais não é suficientes e que cobre menos de 15% das pessoas que trabalham na cultura.
Explicador

A nova aplicação de rastreio à Covid 19

A entrevista a Rui Oliveira, administrador do INESC TEC, empresa que a desenvolveu, no Explicador
Outras Histórias do Desporto

A terrível experiência de Sara Djassi em Espanha

As competições europeias regressam hoje cinco meses depois, uma jogadora de basquetebol portuguesa revelou os abusos que sofreu em Espanha e Luka Doncic é cada vez mais o futuro da NBA.
Código Postal

Não há Viagem Medieval, mas há gastronomia

Miguel Leão, da organização do evento, explica no Código Postal como é que a gastronomia tomou o lugar da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira em ano de pandemia.
Noticiário

10h. Beirute. Português pediu ajuda para regressar

Fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas confirma ao Observador que cidadão português, a morar há um ano no Líbano, pediu ajuda para regressar a Portugal.
Termómetro

Rei emérito procura-se

Ninguém sabe onde foi parar Juan Carlos depois de ter anunciado que seguiria para exílio. Portugal? República Dominicana? Ninguém sabe.
Aprender a comer Mariana Chaves
Aprender a Comer

Água de coco é saudável, mas não abuse

A água de coco não substitui a água. É excelente para hidratar, mas cuidado com a origem e com os abusos.
Noticiário

9h. APED fala em "caso isolado" de desperdício

Diretor-geral da associação que representa os supermercados diz que o vídeo viral a denunciar grandes quantidades de lixo nas grandes superfícies não representa a realidade e que há progressos
Direto ao Assunto

Desperdício "é uma responsabilidade de todos"

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, diz que as cadeias de distribuição são apenas uma pequena parte do problema e garante que o desperdício já é globalmente combatido pelos supermercados.
Vamos à Bola

Benfica volta a comprar jogadores do "escrete"

Everton Cebolinha mais perto da Luz. Adrien pode estar de malas feitas para a Rússia. E ainda o drama do Desportivo das Aves.
Contra-Corrente

E que tal uma polícia um bocadinho mais humana?

151
Quando o tecido social se está a romper, há formas de actuar das polícias que podem tornar a vida das pessoas ainda mais dura e difícil sem que a comunidade, ou “a lei”, ganhem realmente com isso.
Noticiário

8h. Beirute. Mais de 100 mortos é o novo balanço

Ouvimos um português no Líbano e um libanês em Portugal com família em Beirute, a darem conta do brutal impacto das explosões. O que falta saber sobre o que aconteceu. Trump fala em ataque
Jet Lag

Um multimilionário está a comprar as Ilhas Caimão

Renunciou à cidadania norte-americana e vive escondido apesar da sua fortuna continuar a aumentar. A inauguração do primeiro hotel todo em ouro no Vietname. E o actor que mais filmes fez em Hollywood.
Zoom

Juan Carlos: onde anda o monarca?

Os amigos começam a relatar os últimos tempos e receios do rei emérito. E na economia há receios com o impacto da epidemia nas dívidas.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Festas em pandemia e paradeiros desconhecidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos, está em parte incerta. Incerta também é a lotação da Festa do Avante.
Noticiário

7h: Líbano: o que se sabe e ainda falta saber

Já depois deste noticiário, nova atualização no número de mortos: mais de 100 e 4.000 feridos. E ainda as novas vagas para os médicos de família e quarentena obrigatória nos Açores inconstitucional.
Noticiário

6h. Beirute. Líbano está hoje de luto

255
Por causa das vítimas das explosões em Beirute o Governo decretou dia de luto nacional. 78 pessoas morreram e 4 mil ficaram feridas. Governo garante que responsáveis "vão pagar pelo que aconteceu".
Noticiário

5h. Quarentena nos Açores violou a Constituição

Acórdão assinado pelos juízes do Tribunal Constitucional acusa o Governo Regional dos Açores de violar a Constituição ao impor quarentena obrigatória a turistas, que não podiam sair do quarto de hotel
Noticiário

4h. Explosão Beirute. Guterres promete apoio ONU

António Guterres deseja recuperação a todos os feridos e garante que a ONU "continua empenhada em apoiar o Líbano neste tempo difícil", explosões causaram 4000 feridos e 78 mortes em Beirute.
Noticiário

3h. Min. "Várias empresas interessadas" na Efacec

O ministro da Economia revela que há mais empresas interessadas na compra da Efacec, para a reprivatizar. Siza Vieira quer ainda o Banco de Fomento funcional já no final deste ano.
Noticiário

2h. AHRESP. 43% das empresas pondera insolvência

O inquérito da AHRESP dá conta que no setor da restauração e bebidas, 43% das empresas ponderam avançar para insolvência. A maioria não consegue suportar custos.
Noticiário

1h. Beirute. Trump fala em "ataque" e "bombas"

Donald Trump acredita que as explosões que atingiram a capital do Líbano "parecem um terrível ataque". Até agora, 78 pessoas morreram e 4 mil ficaram feridas.
Noticiário

00h. Nitrato de amónio na origem da explosão

Este material estava armazenado desde 2014 na zona portuária de Beirute e o governo do Líbano já prometeu que os responsáveis "vão pagar pelo que aconteceu".
Resposta Pronta

Português no Líbano: "O caos está em todo o lado"

José Cortez tem 26 anos e chegou ontem ao Líbano. A casa do estudante, a 4 quilómetros do local da explosão, ficou destruída: "Tenho vidros partidos por todo o lado e mobília toda virada do avesso".
Noticiário

23h. Líbano. Pelo menos 78 vítimas mortais 

O governo libanês já decretou dia de luto nacional, em honra das vítimas. Ouvimos em direto neste jornal um estudante português que chegou ontem ao Líbano e que descreve um cenário "caótico".
Resposta Pronta

Líbano. "Não há registo de portugueses feridos"

Embaixada está a contactar portugueses registados e não há feridos. Secretária de Estado das Comunidades adianta que donos do apartamento estavam fora. Cônsul honorário português foi "afetado".
Noticiário

22h. Líbano. Não há portugueses feridos

Secretária de Estado das Comunidades confirma ao Observador que, até agora, não há registo de danos pessoais. No entanto, um apartamento de portugueses "ficou destruído".
Noticiário

21h. Governo português solidário com o Líbano 

Ministério dos Negócios Estrangeiros expressa ainda "as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas". Número de mortos subiu para 50. União Europeia já ofereceu ajuda.
Resposta Pronta

"É um cenário dantesco, estão todos assustados"

Safaa Dib, uma dirigente do LIVRE nascida no Líbano, conta-nos as preocupações relatadas por familiares e amigos que residem em Beirute, depois das violentas explosões na zona portuária da cidade.
Noticiário

20h. Beirute. Sobe para 25 o número de mortes

Nesta edição, os últimos dados sobre as violentas explosões em Beirute, no Líbano. Uma das vítimas mortais é um líder político. OMS e União Europeia garantem ajuda.
Conversas de Fim de Tarde

Tainá: "Aprendi a tocar sozinha aos 11 anos"

Do Brasil a Portugal, passando por Macedo de Cavaleiros, a cantora Tainá conta-nos como chegou até Lisboa e confessa: o pontapé de saída foi nas escadinhas da Bica a comer "coxinha brasileira". 
Resposta Pronta

“O impacto da explosão na sociedade será enorme"

Filipe Pathé Duarte, especialista em geopolítica, explica que, mesmo não se sabendo se a explosão "foi acidental ou intencional", vai ter um grande impacto na sociedade libanesa, já muito fragilizada.
Noticiário

19h. Beirute. Decretado dia de luto nacional

Nesta edição, a explosão na capital do Líbano, que já fez 10 mortos e centenas de feridos. Governo libanês já decretou dia de luto nacional em memória das vítimas. Israel recusa envolvimento.
Noticiário

18h. Beirute. 10 mortos e centenas de feridos

Explodiu um armazém de fogo de artifício junto ao porto de Beirute, no Líbano. Já morreram 10 pessoas e ainda não é conhecido o número concreto de feridos.
Resposta Pronta

App Covid. "Vão surgir casos de falsos positivos"

123
Ricardo Lafuente, da Associação dos Direitos Digitais, está "perplexo" com o incentivo ao uso de uma app que ainda nem existe e que para além de por em causa a proteção de dados, pode não funcionar.
Porque Sim Não é Resposta

Passado é museu?

A frase foi dita por Jorge Jesus, na apresentação como novo treinador do Benfica. Mas será que se aplica às nossas vidas?
Noticiário

17h. PR dá luz verde à app de rastreio à Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que permite o funcionamento da aplicação Stayaway Covid. A app será accionada pelos médicos, depois de obtida a autorização do doente.
Noticiário

16h. Sindicato denuncia dispensa de não docentes

Artur Sequeira, coordenador da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, explica que contratos a termo com início em 2017 não vão ser renovados.
Noticiário

15h. FMI. Turismo com perdas de 2% do PIB

Ainda o Banco de Fomento de Portugal, que recebeu luz verde da Comissão Europeia, e as últimas notícias do futebol português.
Noticiário

14h. Festa do Avante. Organização trabalha com DGS

Foi apresentado hoje o programa da Festa do Avante, que acontece em setembro. O local é o mesmo, mas agora com mais espaço para os participantes manterem o distanciamento.
Som Ambiente

Uma "estação de serviço" ecológica

O Estuário do Tejo tem uma importância vital no equilíbrio ambiental europeu e mundial. Com a ajuda do guia de aves António Cláudio Heitor percebemos porquê.
Noticiário

13h. Luz verde para Banco de Fomento português

Projeto tem uma dotação inicial de 255 milhões de euros e luz verde da Comissão Europeia. Nesta edição, a jornalista do Observador Ana Suspiro explica o que está em causa.
Resposta Pronta

Guterres foi "particularmente feliz"

Antigo ministro da Educação está em sintonia com as preocupações do secretário-geral das Nações Unidas. "António Guterreses no seu melhor", assinala Marçal Grilo  
Jogo de Cabeça
Jogo de Cabeça

JJ. O dobro ou triplo chega para unir o Benfica?

Jorge Jesus prometeu colocar a equipa a jogar o triplo. Qual é o impacto inicial do novo treinador do Benfica? A opinião do psicólogo do Desporto, Jorge Silvério.
Noticiário

12h. "Pandemia veio acentuar as desigualdades"

Antigo ministro da Educação Marçal Grilo, em direto neste jornal, elogia intervenção de António Guterres, que diz que o mundo enfrenta a pior crise educacional de sempre.
vocês os
Vocês os 3 façam um quadrado

O encanto africano

A selecção de futebol da Nigéria ganhou a medalha de ouro nos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Foi a primeira prova da FIFA ganha por uma selecção africana. Uma equipa recheada de estrelas.
Resposta Pronta

Ensino privado. "Haverá muito menos descontos"

JN avança que colégios não vão dar descontos caso as aulas sejam suspensas. Rodrigo Queiroz e Melo acredita que é preciso ver caso a caso, já que "descontos para todos" não fazem sentido.
Noticiário

11h. Aviões. "Governo correu atrás do prejuízo"

A reação de João Gomes Cravinho ao relatório do Tribunal de Contas que aponta para a perda de mais de 9 milhões de euros num contrato de aquisição de aviões para a Força Aérea.
Explicador

Juan Carlos. “Auto-exílio é uma fuga ao escândalo“

141
Para o consultor, a fuga de Juan Carlos para um país sem acordo de extradição seria o fim da monarquia espanhola. “Este é um rei que nasceu no exílio e que verá os seus últimos dias no exílio”.
Outras Histórias do Desporto

Em Inglaterra, tossir vai dar direito a vermelho

Premier League implementou uma regra que permite expulsar um jogador que tussa para cima de outro, Luisão foi o destaque da apresentação de Jesus para os brasileiros, Marc Márquez voltou a ser operado
Código Postal

Aldeias do Xisto ganharam com a pandemia

102
Região Centro está a atrair muitos turistas nacionais que estão a fugir à confusão das praias e que estão a descobrir autênticos refúgios com muita (e boa) tradição.
Resposta Pronta

"É mais fácil deitar comida ao lixo que doá-la"

Investigadora Iva Pires, autora de um ensaio da fundação Francisco Manuel dos Santos, reage à indignação causada pela partilha de um vídeo do lixo dos supermercados.
Noticiário

10h. Autarca: Juan Carlos não estará em Cascais

É o que diz ao Observador Carlos Carreiras a propósito do destino de exílio do rei emérito de Espanha. Em última hora, maior apreensão de sempre de heroína na Madeira.
O Lado Bom da Vida

Netflix explica como tudo na Terra se relaciona

‘Connected’ da Netflix leva a ciência aos quatro cantos do mundo. Filme da HBO ‘The Swamp’ quer explicar o peso do lobbying nas campanhas políticas. E ainda a série que é comédia, terror e suspense.
Ao Vivo

Fafá comemora 45 anos de carreira em Fátima

117
Fafá de Belém comemora 45 anos de carreira com concerto em Fátima que será transmitido online. A cantora brasileira recorda êxitos e percorre grandes nomes da música portuguesa.
Resposta Pronta

"Infraestruturas de Portugal é uma aberração"

187
Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações pede a demissão da Infraestruturas de Portugal depois do acidente da passada sexta-feira em Soure com um Alfa Pendular de que fez dois mortos
Termómetro

E agora, para onde irá Juan Carlos?

O rei emérito vai deixar Espanha, mas desconhece-se o destino do exílio. Sean Penn casou pela terceira vez, aos 59 anos. A família real sueca faz contas às perdas causadas pela pandemia.
Noticiário

9h. FNE acusa: faltam medidas para novo ano letivo

E da ONU chega o alerta de António Guterres: o encerramento das escolas por causa da pandemia da covid-19 já afetou mais de 1 bilião de alunos, uma "catástrofe". E ainda para o falso "lixo" dos supers
Direto ao Assunto

"Isto não é acreditar na autonomia das escolas"

A Federação Nacional dos Sindicatos de Professores acusa o Ministério de falta de informação sobre o próximo ano letivo. João Dias da Silva acusa o executivo de não avançar com medidas concretas.
Vamos à Bola

Jogar o triplo é muito provável

JJ prometeu um Benfica a jogar o triplo. A dois meses das Eleições do Benfica não faltam candidatos. No FCP, Sérgio Conceição foi homenageado e pondera renovação.
Contra-Corrente

O país dos comboios é um país de opereta

780
Há 27 anos que a Infraestruturas de Portugal anda a automatizar a sinalização da rede ferroviária, mas ainda lhe falta um terço. E como se isso não chegasse o sistema já está obsoleto tecnologicamente
Noticiário

8h. Desperdício nos supermercados: Refood pede lei

Onda de contestação por causa da comida em fim de validade que vai para o lixo e que poderia ser distribuída por quem mais precisa. Destaque ainda para o exílio do rei emérito Juan Carlos de Espanha
Jet Lag

Oito dias de férias num palheiro por mil libras

Esta não é a única oferta estranha no Reino Unido, onde, com tudo lotado, até se alugam bancos de carros a 8 libras por noite; e a grávida que desejou um hambúrguer e o recebeu a 400 km de distância.
Zoom

Covid-19. Países já debatem quem deve ser vacinado

A vacina ainda não existe mas a discussão já vai avançada. E no mercado da música há projectos em contra-ciclo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Seguros de viagem e o exílio de Juan Carlos

Companhias aéreas inventam formas de atrair clientes enquanto o rei emérito espanhol viaja para fora de Espanha.
Noticiário

7h. Para onde foi o rei Juan Carlos?

Rei decidiu exilar-se na sequência de vários escândalos e para proteger a monarquia espanhola. Neste jornal, ainda uma denúncia de desperdício alimentar nos supermercados que está a indignar a net.
Noticiário

6h. Juan Carlos I pode estar em Portugal

Avança a TVI que o rei emérito de Espanha está em Portugal e em Cascais. Ao Observador, Carlos Carreiras não confirma. Através de uma carta, Juan Carlos anunciou ao filho, o rei, a saída de Espanha.
Noticiário

5h. Empresas investem mil milhões na investigação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realça que em 2019, o investimento das empresas portuguesas em investigação aumentou 50% e superou os mil milhões de euros.
Noticiário

4h. Ministro: Força Aérea de saída de Montijo

Ministro da Defesa deixa a garantia: Já começou a saída da Força Aérea da base do Montijo. Falta ainda o pagamento de 100 milhões da ANA chegar ao Estado para começar obras do aeroporto do Montijo.
Noticiário

3h. Dominados incêndios de Arouca e Vila Real

Incêndios que chegaram a mobilizar 200 bombeiros para o combate às chamas esta noite estão dominados e em fase de resolução. Lá fora, os números da Covid-19, nos EUA e no Brasil.
Noticiário

2h. Soure. FECTRANS quer demissão "imediata" da IP

"Apresentar a demissão de imediato". É o parecer da FECTRANS sobre a administração da IP, depois do acidente em Soure. O sindicato acusa a administração de "ignorarem recomendações".
Noticiário

1h. Portugal perde 9 milhões na compra de aviões

Conclusão vem do Tribunal de Contas. O incumprimento das contrapartidas no contrato começou em 2012, no governo de Passos Coelho. A aquisição de 12 aviões para a Força Aérea custou 9.25 milhões.
Noticiário

00h. App StayAway Covid termina testes piloto

Os testes piloto deviam ter terminado no dia 31 de julho, mas não estavam prontos a tempo. A nova data é 7 de agosto. Ainda a atualização do incêndio em Vila Pouca de Aguiar.
Noticiário

23h. Ministra desvaloriza espera para apoios

Graça Fonseca lembra que medidas tiveram que ser aprovadas "cumprindo as regras". Ministra adianta ainda que mais de mil pessoas preencheram requerimento no primeiro dia.
Noticiário

22h. Trump: TikTok vendida até 15 de setembro

Continua a polémica entre o presidente e a rede social. Trump quer que a TikTok seja comprada por uma empresa como a Microsoft. A data limite está definida: 15 de setembro.
Noticiário

21h. Benfica: Francisco Benítez é candidato 

Empresário de 56 anos lidera o movimento "Servir o Benfica". Promete um clube mais transparente, competente e vencedor. Ainda uma atualização ao incêndio em Vila Pouca de Aguiar.
Noticiário

20h. Incêndio em Vila Pouca de Aguiar

Um incêndio em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, conta com 130 bombeiros e 8 meios aéreos no combate às chamas. O incêndio começou perto das 19h numa zona de floresta.
Conversas de Fim de Tarde

David Bruno está de regresso

Depois de “O Último Tango em Mafamude” e “Miramar Confidencial”, David Bruno, o artista natural de Gaia, apresenta agora o álbum "RaiaShopping". Uma viagem pelo Portugal que já não existe. Ouça aqui.
A App da Vizinha

Porque é que ainda não há app de rastreio à Covid?

Desde maio que se fala na aplicação portuguesa de rastreio aos contactos, mas a data tem vindo a ser sucessivamente adiada. O Governo diz que está para "muito breve", mas o que está em causa?
Noticiário

19h. Luís Filipe Vieira quer "ganhar na Europa"

Nesta edição, os pedidos de Luís Filipe Vieira na apresentação do novo técnico e a garantia de Jorge Jesus: "Vamos arrasar". Ainda a situação em Espanha, onde Juan Carlos I vai deixar o país.
Resposta Pronta

"Não percebo a distinção entre cultura e desporto"

Carlos Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, apela ao Governo que permita o regresso "urgente" do público aos eventos desportivos e lamenta distinção entre setores.
Noticiário

18h. Juan Carlos vai sair de Espanha

O anúncio surge após derradeira onda de escândalos fiscais daquele que foi rei até 2014. Nesta edição, o jornalista João de Almeida Dias explica o processo que levou a esta decisão.
Emissão Especial

JJ. “Vamos fazer uma grande equipa. Vamos arrasar"

120
Ouça aqui a declarações de Jorge Jesus na apresentação desta tarde. "Eu vim para ganhar. Mas também vim para unir a nação benfiquista", prometeu o treinador.
Porque Sim Não é Resposta

Próxima paragem: Universidade. E agora?

Escolher um curso não é fácil, sobretudo quando as opções dos adolescentes se afastam dos desejos dos pais. Como lidar com esta e outras tensões na altura de decidir? O psicólogo Eduardo Sá responde.
Noticiário

17h. Jorge Jesus promete "arrasar" no Benfica

Nesta edição, a apresentação de Jorge Jesus como treinador do Benfica, com contrato válido até 2022. Técnico português garante que regressa "pelo projeto" e para lutar por "prestígio internacional".
Resposta Pronta

"Convel pode não compensar nos veículos da IP"

"Desenvolver o equipamento e aplicá-lo nos veículos de manutenção pode não ser vantajoso para as empresas que o fornecem porque a frota é pequena", defende Francisco Furtado.
Emissão Especial

IP diz que Convel é "tecnologia ultrapassada"

"Tecnologia não compatível", falta de resposta por parte de fornecedores e "custos elevados" são razões para ausência de sistema que podia ter evitado acidente. Solução surgiu apenas a 22 de julho.
Noticiário

16h. IP garante que seguiu as regras de segurança

Empresa que gere ferrovia adianta que a 22 de julho recebeu uma solução para equipar com sistema de segurança Convel todos os veículos de manutenção de vias.
Noticiário

15h. Portugal não registou mortes por Covid-19

Há mais 106 infetados, um aumento de 0,2% face a ontem. Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais casos, 62% do total.
Café Europa

A segunda vaga, os livros e outras tecnologias

Fusões, ciclovias e a hipótese de uma segunda vaga do vírus na Europa. Um estudo comparado das opiniões de Trump sobre adiamentos eleitorais na América e na China, sugestões de leitura para férias.
Noticiário

13h. Turismo. Junho melhor que Maio

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

12h. Matemática A e Português com melhores notas

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Resposta Pronta

Vermelhos na ferrovia."É como na estrada"

Cabrita Silvestre, secretário-geral do Sindicato Independente dos Trabalhadores da Ferrovia, Infraestruturas e Afins, lembra que infrações são "casos individuais", mas pede o sistema Convel para todos
Noticiário

11h. Em 10 anos 15 comboios passaram vermelhos

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Outras Histórias do Desporto

A praxe do Saint-Étienne que acabou no L'Équipe

Uma praxe nas camadas jovens do Saint-Étienne deixou três jogadores em maus lençóis, um jogador do Arsenal não controlou a emoção depois da conquista da Taça e o The Guardian visitou a Nazaré.
Bandex

"O milagre chama-se Portugal" por Bandex

Um ano depois de ter começado a fazer canções semanais para a Rádio Observador, Bandex deixa a modéstia de lado e passa a ser o tema da canção. O nosso "cantor" vai de férias.
Explicador

Soure. "Acidente podia ter sido evitado"

Especialista em ferrovia João Cunha admite que o CONVEL, o sistema de controlo automático de velocidade, tem um custo de aquisição elevado, mas IP podia ter tomado outras medidas preventivas.
Código Postal

O futuro incerto dos guias turísticos

As fronteiras reabriram há um mês, mas ainda há muitos entraves às viagens. Na Madeira, as medidas de segurança estão todas a postos, mas falta o volume de turistas de antes.
Noticiário

10h. Bento XVI gravemente doente

Notícia é adiantada pelo biógrafo do antigo Papa. Destaque neste jornal para os atrasos em alguns apoios às artes e como é justificado pelo ministério da Cultura. E ainda as escolas de dança
O Lado Bom da Vida

Uma semana a ouvir David Bruno e Fontaines D.C. 

Há discos novos para escutar: o português regressa para nos cantar sobre festas da espuma, cafés centrais, camiões e pimentos padrón, os irlandeses provam que o futuro do rock passa por aqui.
Ao Vivo

"Foi a primeira vez que fiz uma retrospectiva"

310
“Lost and Found – B Sides and Rarities” é um regresso ao passado e junta 16 temas raros do músico. A “Tour Radio Gemini” ficou a meio, mas David Fonseca espera regressar aos palcos brevemente.
Termómetro

Meghan desembolsa 75 mil euros em processo

A duquesa de Sussex terá de pagaras custas do processo contra o Mail On Sunday. Elton John está sóbrio há 30 anos. Novos documentos reforçam o envolvimento do príncipe André na rede de Epstein.
Noticiário

9h. Apoios às artes: tutela justifica atraso 

Ministério diz que empresários pediram uma alteração que teve implicações a nível informático, daí formulários por agora só estarem disponíveis para artistas e demorem mais uma semana para empresas
Direto ao Assunto

As conclusões do primeiro estudo serológico

Os anticorpos estão presentes em 2,9% da população, o que comprova uma seroprevalência baixa do vírus em Portugal. Sublinha que a adoção rápida de medidas ajudou ao número diminuto de casos de infeção
Vamos à Bola

Primeiro dia da segunda parte de JJ no Benfica

Treinador é apresentado hoje como o novo treinador do Benfica. Os novos troféus do FC Porto. E ainda a depressão profunda que atingiu a estrela da Atalanta.
Contra-Corrente

O lixo deixado por Centeno já começa a aparecer

3151
Os truques orçamentais de Mário Centeno permitiram-lhe um brilharete mas não deixaram de ter custos que estamos a começar a pagar. Um bom exemplo disso são as obras paradas no Conservatório Nacional.
Noticiário

8h. Artes: afinal apoios acessíveis só para alguns

Três linhas tinham sido anunciadas: para artistas, empresários e espaços culturais, mas só para os primeiros é que apoios ficam acessíveis a partir de hoje. Neste jornal, destaque ainda para a Space X
Jet Lag

Amazonas africanas, o exército mais letal de todos

No seu novo álbum visual, Beyoncé homenageia as Dahomey: o esquadrão de elite mais temido de sempre. Os dois meninos que venderam limonada para ajudar o Iémen. E o GPS que entalou um Porsche.
Zoom

Todos evitam as moedas e a epidemia mata os trocos

Nos Estados Unidos os bancos cativam os clientes para deixarem ali as moedas.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Pode a epidemia ter alguma vantagem?

Ainda um triângulo amoroso e uma desculpa esfarrapada.
Noticiário

7h. Space X: turismo espacial com nova era?

Depois da histórica missão bem sucedida de ontem, antevemos os próximos passos: Lua e Marta estão mais próximos? A abrir este jornal, os apoios à cultura: afinal só uma das três linhas disponível já.
Resposta Pronta

Está aberta a porta para viagens à volta da terra

Astrónomo José Augusto Matos, membro da Associação de Física da Universidade de Aveiro, explica os próximos passos do turismo espacial: Lua e Marte, mais próximos de nós?
Noticiário

6h. Emitidos vouchers para encomendar manuais

145
Começam hoje a ser emitidos vouchers para um milhão de alunos encomendarem manuais escolares para o próximo ano letivo. Editoras e Gráficas estão a reforçar as equipas para garantir os livros.
Noticiário

5h. Lagostim vermelho motiva manifestações

Esta manhã está marcada uma manifestação de pescadores e mariscadores do Baixo Alentejo para exigir o levantamento da proibição da pesca do lagostim vermelho do Louisiana.
Noticiário

4h. Austrália. Recolher obrigatório em Melbourne

Recolher obrigatório em vigor em Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, durante 6 semanas. O estado de Victoria entra na 4ª fase de medidas restritivas.
Noticiário

3h. Graça Fonseca contradiz Ministério da Cultura

Apenas a linha de apoio social aos artistas vai ter o formulário disponível a partir de segunda-feira. As linhas de apoio para empresas artísticas e espaços culturais estão adiadas.
Noticiário

2h. Benfica. Jorge Jesus é hoje apresentado

Jorge Jesus é apresentado esta segunda-feira como treinador do Benfica. Regressa cinco anos depois ao clube da Luz, pelo qual conquistou 10 títulos e 3 campeonatos.
Noticiário

1h. EUA. Supremo dá luz verde a muro com México

O Supremo Tribunal de Justiça recusou o recurso que pediu o fim da construção do muro na fronteira com o México. O Brasil registou quase 26 mil novos casos confirmados de covid-19.
Noticiário

0h. Brasil com quase 26 mil novos infetados

De acordo com o mais recente balanço do Ministério da Saúde brasileiro, 541 morreram nas últimas horas.
A página está a demorar muito tempo.