Histórico de atualizações
  • O Observador termina aqui, por hoje, o acompanhamento das investigações sobre os atentados de Paris e do Mali.

    Voltaremos dentro de algumas horas com mais novidades.

    Obrigado pela atenção e boa noite.

  • Um americano entre as vítimas do atentado de Mali

    Um funcionário do Departamento de Estado americano confirmou esta noite que um cidadão americano está entre as vítimas do atentado ao hotel Radisson Blu no Mali.

    O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, garantiu num comunicado divulgado esta sexta-feira que a embaixada americana já se prontificou para ajudar o governo malaio na investigação dos ataques.

  • Mali: estado de emergência de 10 dias

    A rádio France Info avança que o governo de Mali decretou esta noite estado de emergência de 10 dias na sequência do ataque ao hotel Radisson Blu.

  • Conselho de Segurança da ONU aprova medida de Segurança da ONU contra EI

    O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução “simbólica” para “tomar todas as medidas necessárias” para combater o Estado Islâmico.

    A resolução não dá autorização legal para ações militares e não faz referência ao artigo 7 da carta da ONU, que prevê o uso de força em conflitos bélicos. No entanto, fortalece politicamente as operações militares que estão a ocorrer na Síria e Iraque.

  • Em frente ao bar Le Carillon, as pessoas improvisaram um memorial em homenagem às vítimas dos ataques.

  • Um minuto de "não silêncio" em Paris

    Está a acontecer esta noite uma vigília em Paris em homenagem às vítimas dos atentados. O público está a concentrar-se, sobretudo, na Place de la Republique, onde às 21h20 ocorreu um minuto de “não silêncio”. Os media franceses relatam bares e praças cheios e pessoas a “celebrar a vida”.

    https://twitter.com/ahmmadhasani/status/667813246884167680

  • Bélgica detém um suspeito de envolvimento em ataques de Paris

    As autoridades belgas detiveram um suspeito de envolvimento nos atentados de Paris, noticia a agência AFP. O indivíduo teria ligações com Hadfi Bilal, um dos três bombistas suicidas do Stade de France.

  • Kalachnikov alegadamente pertenceria a Abdelhamid Abaaoud

    A rádio France Info avança que Abdelhamid Abaaoud, um dos terroristas mortos na operação policial em Saint-Denis, terá manuseado uma das três Kalachnikovs encontradas no carro Seat preto em Montreuil.

  • Grupo jihadista Al-Murabitoun reinvindica a autoria do ataque ao hotel no Mali

    O grupo jihadista Al-Murabitoun reinvindica a autoria do ataque desta sexta-feira ao hotel Radisson Blu no Mali, avança o canal Al-Jazeera.

    “Nós, Al-Murabitoun, com a participação dos nossos irmãos do Al-Qaida do Magreb Islâmico, reivindicámos a operação de detenção de reféns no hotel Radisson”, disse uma voz numa gravação de áudio transmitida pelo canal, em transcrição da agência AFP.

    O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, afirmou esta sexta-feira, em entrevista à cadeia televisiva francesa TF1, que o argelino Mokhtar Belmokhtar, chefe do grupo Al-Murabitun, “está sem dúvida na origem” do atentado.

    “Há muito que é procurado por numerosos países. Está sem dúvida na origem deste atentado, apesar de não existir uma certeza total”, afirmou.

    Com Lusa

  • O site Alyaoum24, citado pelo Guardian, publicou o vídeo de uma mulher que alega que as fotos de Hasna AïtBoulahcen publicadas pelos media esta semana são, de fato, imagens dela.

    A mulher, identitificada como Nabila, afirmou que a alegada fotografia em que aparece numa banheira foi tirada no apartamento de um amigo, quando vivia em França.

    Nabila vive na cidade de Beni Mellal em Marrocos e trabalha numa escola de condução. Ela já solicitou às autoridades competentes para intervir.

    O governo francês ainda não se manifestou sobre o caso.

  • Prefeito do Rio de Janeiro diz que terrorismo sempre foi uma preocupação para as Olimpíadas

    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse esta sexta-feira que as autoridades brasileiras sempre se preocuparam com possíveis atos terroristas nos Jogos do Rio2016, e agora ainda mais.

    “É óbvio que em qualquer evento no mundo, até os Jogos Olímpicos do Rio, corre esse risco, mas creio que o governo brasileiro já demonstrou no Mundial de 2014, e vai voltar a fazê-lo nos Jogos Olímpicos, que sabe lidar com o assunto”, esclareceu.

    Paes falou durante uma cerimónia de apresentação de uma nova infraestrutura para os Jogos Rio2016 e acrescentou que o governo tem acordos de cooperação com os serviços de inteligência de todo o mundo, aproveitados no Mundial, e que o serão nos Jogos.

    “Preocupação sempre houve e sempre haverá, até porque Paris não foi o destinatário. O mundo civilizado foi o destinatário desses atentados”, disse Paes, explicando que o alerta é constante, por ser algo que pode ocorrer não só em Paris, mas em qualquer lado.

    O responsável do município do Rio de Janeiro disse, no entanto, que mais cuidados de segurança serão adotados, mas convicto de que “as coisas vão correr bem”.

    Lusa

  • Circulam nas redes sociais imagens de soldados a reforçar a segurança esta tarde na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

    http://twitter.com/Tom_Antonov/status/667780987003265024

  • O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, já está de volta ao país para um conselho extraordinário de ministros na sequência do ataque ao hotel Radisson Blu.

    Apesar de a operação policial ter finalizado, não se sabe oficialmente se ainda há atiradores no hotel.

  • Secretário-geral da ONU condena “ataque odioso” no Mali

    O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reagiu esta tarde ao ataque perpetuado por membros da Al Qaeda no hotel Radisson Blu no Mali, qualificando o ato como um “ataque odioso”.

  • O que se sabe até o momento sobre os bombistas suicidas do Stade de France

    Estas são as informações disponíveis até o momento sobre os três bombistas suicidas do ataque ao Stade de France identificados até o momento, em descrição do Le Monde:

    – Um homem explodiu-se na porta D do estádio às 21h20, ao lado do qual foi encontrado um passaporte sírio falso. Entrou no espaço europeu através da ilha de Leros, na Grécia, a 3 de outubro de 2014, depois de passar pela Turquia. Ele teria pedido asilo na Sérvia, antes de juntar-se ao campo de refugiados da cidade croata de Opatovac. Em seguida, dirigiu-se à Hungria.

    – Um homem explodiu-se na porta H do estádio, localizada na rua Rimet. Foi identificado na última sexta-feira pelas autoridades e entrou na Europa através do mesmo controlo de fronteiras na Grécia do bombista suicida da porta D, a 3 de outubro.

    – Hadfi Bilal, 20 anos, fez-se explodir perto do Stade de France.

  • Intensos ataques na Síria destroem dezenas de camiões de petróleo

    Cerca de 50 ataques aéreos atingiram esta sexta-feira a província oriental síria de Deir Ezzor, onde o grupo Estado Islâmico (EI) está ativo, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) que se referiu a uma intensidade inédita. 

    Os ataques, “possivelmente russos”, provocaram pelo menos oito mortos, assinalou a ONG sediada no Reino Unido e que possui uma vasta rede de fontes através da Síria. 

    “Foi a primeira vez que Deir Ezzor foi visada por ataques desta intensidade”, indica o OSDH, precisando que dezenas de camiões-cisternas foram destruídos. 

    A coligação internacional anti-EI liderada pelos Estados Unidos referiu-se esta semana à destruição nos seus ataques aéreos de 116 camiões-cisternas utilizados pelo EI para o transporte de combustível. Os responsáveis desta coligação anunciaram recentemente que iriam privilegiar os ataques às “fontes de rendimento” do EI, que controla a maioria dos campos petrolíferos da Síria, em particular na província de Deir Ezzor. 

    Segundo um estudo publicado em outubro pelo diário Financial Times, o contrabando de petróleo garantirá a EI mais de mil milhões de euros diários, e quando o preço médio está fixado a 45 dólares o barril. 

    Para além da coligação internacional, envolvida na Síria desde há um ano, a Rússia começou a intervir setembro neste país em guerra, onde conduz uma campanha aérea contra grupos que combatem o regime do Presidente Bashar al-Assad, e em que se inclui o EI. 

    O ministro da Defesa russo, Serguei Choigou, anunciou hoje em declarações às televisões do país que a marinha russa no Mar Cáspio lançou “mísseis de cruzeiro sobre Deir Ezzor matando mais de 600 militantes islamitas”, mas sem precisar a data. 

    A província de Deir Ezzor está em grande parte na posse do EI — a outra parte é controlada pelo regime –, que desde há um ano tenta conquistar o aeroporto e a totalidade da capital, com o mesmo nome. 

    Ainda segundo a OSDH, membros do EI conseguiram hoje penetrar no aeroporto, enquanto os combates se intensificavam no exterior do edifício, com um balanço de pelo menos 30 mortos, incluindo 22 ‘jihadistas’.

    Lusa

  • Segundo bombista suicida do Stade de France identificado

    A agência AFP avança que o segundo bombista suicida do Stade de France foi formalmente identificado pelas autoridades francesas. Segundo a procuradoria de Paris, as suas impressões digitais correspondem com um registo realizado num controlo de fronteiras na Grécia a 3 de outubro deste ano.

    Entretanto, o governo grego insurgiu-se hoje contra o Ministro do Interior francês, segundo o qual Abdelhamid Abaaoud, um dos alegados cabecilhas dos atentados em Paris, tinha passado recentemente pela Grécia.

    Em comunicado, o governo grego afirma que não há evidências dessa presença e “lamenta” que o ministro Bernard Cazeneuve tenha afirmado que um “serviço de inteligência exterior à Europa” informou a França de que Abdelhamid Abaaoud passou por território grego.

    “Até o momento, nenhuma autoridade tem a menor evidência que confirme essa afirmação, inteiramente baseada em artigos de jornais de janeiro”, contesta a tutela grega, que solicita às autoridades francesas que “façam publicamente a correção apropriada”.

    Segundo fonte próxima da investigação aos atentados, as informações partiram da Turquia, tendo o ministro francês lamentado não ter recebido “nenhuma informação de países europeus” sobre a passagem de Abaaoud.

    A possível ligação entre a Grécia e Abaaoud surgiu em janeiro, no âmbito de uma investigação belga que o visava.

    Com base no material fornecido pelos belgas – um nome, uma foto e um número de telemóvel – foram feitas duas detenções em Atenas, mas não foi possível estabelecer relações entre Abaaoud e os detidos, tendo pelo menos um deles sido libertado.

    Com Lusa

  • Senado francês aprova extensão do estado de emergência para três meses

    O Senado francês aprovou esta sexta-feira a medida proposta por François Hollande para estender o estado de emergência para três meses, como resultado dos ataques a Paris.

    A medida começa a ser adotada a partir deste sábado e dá mais poderes à polícia para realizar detenções e buscas, além de permitir que as autoridades proíbam a circulação de pessoas e veículos em horários e locais específicos.

  • Mali: a primeira vez que dois grupos jihadistas (AQMI e Al Murabitun) reivindicam ataque

    Os grupos terroristas Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e Al Murabitun reivindicaram o “ataque conjunto” de hoje contra um hotel da capital do Mali, Bamako, que provocou pelo menos 18 mortos e vários feridos. 

    A reivindicação do ataque foi feita numa declaração por telefone à agência de notícias privada da Mauritânia Al Ajbar, considerada bem relacionada com grupos ‘jihadistas’ da região do Sahel, em que os dois grupos afirmam que realizaram o ataque contra o hotel de luxo Radisson Blu numa ação conjunta. 

    Esta é a primeira vez que as duas organizações ‘jihadistas’ declaram ter operações conjuntas. 

    O Al Murabitun, liderado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, é um dos grupos mais ativos na região do Sahel.

  • Pacto de segurança tão importante quanto o de estabilidade, diz Fernando Negrão

    O ministro da Justiça garantiu hoje, em Bruxelas, que as forças de segurança (portugueses) terão todos os meios necessários no quadro do reforço da luta antiterrorista ao nível europeu, mas defendeu que para tal não é necessário aumentar o défice.

    Em declarações à margem do Conselho extraordinário de ministros da Justiça e de Assuntos Internos (JAI) da União Europeia, realizado em Bruxelas na sequência dos ataques terroristas de Paris a 13 de novembro, Fernando Negrão assegurou que “as forças de segurança terão todas as respostas que decorrerem de todas as medidas aprovadas na reunião JAI”, sem que tal implique necessariamente uma “derrapagem” nas contas públicas.

    Questionado sobre se Portugal seguiria o “lema” de França, que anunciou que, nas atuais circunstâncias, o pacto de segurança está em cima do Pacto de Estabilidade, e que falharia as metas do défice face aos gastos extraordinários com o reforço de meios humanos e materiais na luta antiterrorista, o ministro defendeu que um caminho possível em Portugal é sacrificar algumas áreas do orçamento para investir noutras.

    “O pacto de segurança é tão importante como o pacto de estabilidade. Depois, é uma questão de prioridades dentro da gestão do orçamento nacional”, disse.

    “Naturalmente que tudo o que for preciso para assegurar a segurança das pessoas será feito. Essa é uma ideia, direi eu, que não tem contraditório quase. Agora, há uma coisa que se chama repartição ou mudança de rubrica de despesas: às vezes é preciso sacrificar umas para investir mais noutras, esse pode ser um caminho”, defendeu.

    Lusa

1 de 6