O presidente da RTP disse nesta quarta-feira que a estação pública vai “analisar de cabeça aberta todas as possibilidades” para realizar o Festival Eurovisão da Canção de 2018, garantindo que a escolha vai recair em “opções seguras”. “A RTP está numa fase em que, por um lado, analisamos os cadernos de encargos, ou seja, as obrigações e as exigências que nos são colocadas, e, por outro lado, vamos analisar de cabeça aberta todas as possibilidades”, afirmou Gonçalo Reis, em Ponta Delgada, Açores.

O responsável da estação pública falava aos jornalistas após ser recebido, juntamente com a presidente do CIRCOM, Tone Kunst, pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e quando questionado sobre o Conselho Metropolitano do Porto ter sugerido o Europarque, em Santa Maria da Feira, para ser considerado no processo de escolha do local para a realização do festival.

“Vamos escolher opções seguras e sempre, sempre, com caráter nacional. A RTP tem uma presença nacional que temos que honrar”, acrescentou o presidente da televisão pública. Antes, Gonçalo Reis considerou que a organização do Festival Eurovisao da Canção “é uma oportunidade para a RTP, para a indústria da música e para Portugal”.

“É uma grande honra para a RTP poder participar num projeto que vai projetar Portugal de maneira muito significativa”, sublinhou, frisando que a estação tem “todas as competências técnicas” em “termos de saber fazer estes grandes eventos”, embora haja “cadernos de encargos muito significativos com detalhes técnicos exigentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal ganhou este mês, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com “Amar pelos dois”, interpretada por Salvador Sobral, e vai organizar no próximo ano o evento.

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Emídio Sousa, defendeu no sábado que o Europarque deve ser considerado no processo de escolha do local para a realização do Festival Eurovisão da Canção de 2018. “A Área Metropolitana do Porto tendo um equipamento de excelência como o Europarque, localizado em Santa Maria da Feira, poderia vir a receber o festival da Eurovisão. Penso que com uma verba, talvez, inferior a dez milhões de euros, seria possível realizar o evento”, afirmou Emídio Sousa, em declarações à Lusa.

O presidente da RTP encontra-se nos Açores para participar na 35.ª conferência anual do CIRCOM — Associação Europeia de Televisões Regionais, que arranca na quinta-feira, na ilha de São Miguel A iniciativa, que termina no dia seguinte, conta com cerca de 200 delegados de diversos países que vão debater novos cenários para as televisões regionais, refere uma nota de imprensa da organização.