250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Música

Passadeira Vermelha

Brit Awards: Dua Lipa e a ode ao punk britânico

A marcha vencedora de Dua Lipa começou logo na "red carpet". Em Vivienne Westwood, a cantora arrecadou dois dos prémios mais cobiçados da noite. Billie Eilish e The Weeknd também foram premiados.
Música

Os The Armed fizeram a banda sonora do Apocalipse /premium

Em "Ultrapop" não há melancolia nem delicadeza. É um detalhado assalto aos sentidos, algo que só notamos após várias escutas, se sobrevivemos ao choque inicial. Arrisquemos, sem medo.
Música

Godinho, Luta Livre e Slow J no Festival do Maio

Sérgio Godinho, Luta Livre, Slow J e A Garota Não estão entre os artistas e projetos que atuam na 2.ª edição do Festival do Maio, que decorre no Seixal, nos dias 28 e 29.
Música

Bob Marley: guerrilheiro cantor, super herói pop /premium

A música jamaicana não começa nem acaba em Bob Marley, que morreu há 40 anos, mas foi ele que a transformou em fenómeno pop e veículo de transformação social. Isilda Sanches recorda-o.
Música

Festival Tremor põe artistas a criar "experiência"

O Festival Tremor, que volta a acontecer em setembro em São Miguel, vai pôr artistas em diálogo com a natureza e apresentar uma exposição coletiva desenhada para aquela ilha açoriana.
Crónica

A Música e a Primavera

A música raramente anuncia a sua chegada. Surge apenas e deixa-se ficar pelo tempo que pretende. Tudo aquilo que nós podemos fazer é abrir as janelas e facilitar a sua entrada nas nossas vidas.
Música

Billie Eilish: vem aí um livro de fotos pessoais

Depois de fazer um disco (e antes de sair o segundo, em julho), a pop-star vai lançar um livro. Chama-se "By Billie Eilish" e é uma "viagem narrativa visual" cheia de fotografias de vida e de família.
Música

Festival Aleste regressa em junho

A Câmara do Funchal formalizou a entrega de um apoio de 12 mil euros à organização do Festival Aleste, que regressa ao Complexo Balnear da Barreirinha.
Resposta Pronta

Impostos sobre as tecnológicas: “Talvez este ano”

Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia, tem sido a voz crítica da Europa contra as Big Tech. A responsável pela Concorrência vai avançar com medidas para a inteligência artificial.
Cabeça de Cartaz

Gomes Aires. Das relações humanas à geologia

Podia ter outro nome artístico, mas uma tarde bem passada depois de um engano na viagem valeu-lhe a identidade. Gomes Aires faz arte sobre "observações aleatórias". Das relações à deriva continental.
Barreiro

Out.Fest 2021 no Barreiro em junho e outubro

O primeiro momento da 17.ª edição decorrerá de 3 a 5 de junho, com os concertos concentrados no auditório ao ar livre do Parque Paz e Amizade e no auditório municipal Augusto Cabrita.
Música

De Faro ao Porto: os concertos deste mês

110
Já perdido no calendário, com tanto adiamento e mudança de datas? Fizemos uma seleção de concertos e DJ sets a ver por todo o país nas próximas semanas. É a música ao vivo a desconfinar.
Cabeça de Cartaz

Bateu Matou. "Há espaço para o ritmo na música"

Os "Bateu Matou" vão ter disco de estreia dia 14 de maio. Quim Albergaria, um dos membros, diz que este "é um super grupo" com "grande amor pelo ritmo". "Bateria e percussões não vão faltar", promete.
Música

Música nacional. Receitas aumentaram 4%

As receitas de música gravada e dos direitos de artistas e produtores musicais em Portugal totalizaram 37 milhões de euros em 2020, o que representa um aumento de 4% face ao ano anterior.
Música

Festival South Music quer promover música algarvia

A câmara de Faro apresentou o Festival South Music, uma feira profissional de música que pretende dar a conhecer os projetos musicais algarvios ao meio e ajudá-los a saírem da região.
Música

Um ano depois, o Musicbox reabriu: "É um começo" /premium

Há mais de 400 dias que a sala de concertos e DJ sets Musicbox não abria ao público. Aconteceu esta quarta-feira — e não é a única em Lisboa a voltar a ter programação. Que desconfinamento é este?
Concertos

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra

Andrea Bocelli vai atuar pela primeira vez em Portugal num estádio de futebol, depois de, em 2017, ter esgotado o Altice Meo Arena, em Lisboa. Concertos vão realizar-se nos dias 25 e 26 de junho.
Música

Rodrigo Amarante com disco e concertos em Portugal

O novo álbum do músico e cantor brasileiro, que gravou "Tuyo" e que fez parte dos Los Hermanos, sai em julho deste ano. Já se pode ouvir um single. Em abril passa por Portugal para dois concertos.
Cabeça de Cartaz

"Trouxemos nomes desconhecidos e que 'explodiram'"

Paulo Brandão, diretor artístico do Theatro Circo de Braga, foi o convidado deste episódio. "Gostamos de estar no fio da navalha. O primeiro espetáculo do Bruno Nogueira foi aqui e esgotou", conta.
Amália Rodrigues

Gala Amália nos coliseus de Lisboa e Porto

As galas das comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues realizam-se no dia 4 de outubro, no Coliseu do Porto e, no dia 9, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Cabeça de Cartaz

Maus Hábitos. "Alterou a vida da cidade do Porto"

Daniel Pires é fundador e administrador do "Maus Hábitos", um espaço de intervenção cultural no Porto. "Na altura foi inovador, mas ainda hoje não é um formato que é usual em Portugal", refere.
Música

Banda "Os quatro e meia" atua em 2022 em Coimbra

"É um desafio colossal, mas o nosso percurso tem-nos trazido surpresa atrás de surpresa e faz-nos acreditar que (...) será uma festa muito bonita", refere a banda. Antes, sobem ao palco outros nomes.
Festivais de Música

Festival Matosinhos em Jazz adiado para 2022

"Para 2021 as condições não estão reunidas", defende o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. A pandemia da Covid-19 volta a impedir a realização do festival mas a mira já está no futuro.
Cabeça de Cartaz

A Oficina: de Guimarães para o mundo

A convidada do "Cabeça de Cartaz" de hoje é Fátima Alçada. Faz parte da direção da "Oficina", uma cooperativa cultural em Guimarães. "O trabalho é para a cidade, mas queremos que irradie para fora". 
Playlist

Best of: os discos do mês de abril

Foi um mês de boa música. Nesta playlist ouve-se fado (Gisela João, Carlos do Carmo), rock (Dry Cleaning, Dinosaur Jr.) e as canções de Zambujo, Pernadas, David & Miguel, PZ, Ryley Walker e muito mais
Música

The Clash e uma transformação punk em Cascais /premium

185
O bilhete custou 400 escudos e na primeira parte tocaram os portugueses Táxi. Isilda Sanches recorda o concerto mas também o legado de uma banda fundamental.
Cabeça de Cartaz

Mais uma sexta-feira gorda na música nacional

Teresinha Landeiro, Ana Moura, Rui Reininho, PZ, Rapaz Ego e Moullinex trazem novidade à música nacional. Tudo para ouvir neste "Cabeça de Cartaz" que conta com o jornalista Gonçalo Correia. 
Cabeça de Cartaz

Francisca Cortesão e a "luta do fim das relações"

"Demolition Derby”, uma corrida de demolição de carros, é o nome para uma das músicas do novo álbum. "Achei o espetáculo tão absurdo que me pareceu uma boa metáfora para aquilo que os humanos fazem". 
Música

Kings of Convenience com concertos em Portugal

O duo, que já atuou sete vezes em Portugal — os últimos concertos foram em 2011 e 2012 —, passará pelo Coliseu do Porto e pelo Coliseu de Lisboa em maio de 2022. E com novo disco na bagagem.
Música Portuguesa

Associação José Afonso aplaude reedição dos discos

A família do músico e cantor anunciou no passado domingo a reedição de 11 álbuns do músico, lançados originalmente entre 1968 e 1981 e indisponíveis há vários anos, em formato físico e digital.
Música

Ana Moura revela nova canção "Andorinhas"

1457
A cantora e fadista, cujo último álbum foi editado em 2015, revelou a primeira canção desde que se desvinculou da sua editora e da sua agência. O tema chama-se "Andorinhas" e tem "balanço crioulo".
Cabeça de Cartaz

Fábia Rebordão e o bicho-carpinteiro

Fábia Rebordão revelou há dias o single “Rumo ao Sul”, o primeiro avanço do disco “Eu sou”. Com o confinamento, a fadista começou a escrever muito. “Tanto que decidiu criar dois discos”, conta. 
Festivais de Música

Festival Bons Sons adiado para 2022

A organização do festival Bons Sons, que se realiza no verão em Cem Soldos (Tomar), adiou mais uma vez a 11ª edição, agora para agosto de 2022. Mas o adiamento não se explica só pela pandemia.
Música

Moullinex: nesta pista, a dança é terapêutica /premium

O luto foi a força motriz para fazer um novo disco. Requiem For Empathy, a sua caminhada das sombras para a luz, pode ser a nossa terapia dançante. Falámos com um dos embaixadores da música portuguesa
Cabeça de Cartaz

Aurea: "Nunca me emocionei tanto no palco"

A cantora lançou recentemente o single "Frágil", que foi cantado ao vivo no Campo Pequeno no dia 22 de abril, data em que regressou aos palcos. "Estávamos todos com lágrimas nos olhos", diz Aurea. 
Óbito

Cantora Mara Abrantes morre aos 86 anos

A cantora brasileira Mara Abrantes morreu esta quarta-feira no Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, aos 86 anos, disse à Lusa o empresário artístico António Fortuna.
Música

Ao que não se explica, Jasmim atira canções /premium

"Acordado ou a Sonhar", segundo álbum de Jasmim, é um brilho abstracionista com um plano aparentemente simples: deixar que as canções nasçam de um cancioneiro português e cheguem a toda a parte.
Música

Uma reedição para dar a conhecer José Afonso

A editora Lusitanian Music, que estabeleceu uma parceria com a família do músico José Afonso para reeditar 11 álbuns lançados entre 1968 e 1981, quer tornar visível a obra do artista.
Cabeça de Cartaz

Carminho: "O fado é íntimo porque fala de nós"

Carminho vai estar na sexta feira no CCB, em Lisboa, num concerto para mostrar as canções do disco "Maria". A fadista diz-se "feliz com este regresso". "É sempre duro não ter onde cantar", afirma.
Coronavírus

Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa em eventos piloto

Os primeiros eventos culturais piloto vão acontecer esta quinta e sexta-feira em Braga, com a participação de 400 pessoas. Os bilhetes custam dois euros, máscaras e testes rápidos são obrigatórios.
Cultura

BE pede substituição do CA da Casa da Música

Mandato do atual conselho de administração já terminou, mas elementos ainda não foram substituídos. BE acusa Governo e Câmara Municipal do Porto de serem "coniventes" com a situação.
Coronavírus

Festival VOA Heavy Rock adiado para 2022

A 11.ª edição deveria ter acontecido no verão de 2020, foi adiada para este ano, mas a organização voltou a reagendar o festival, por considerar que será impossível realizar um evento de massas.
Cabeça de Cartaz

Filipe Karlsson, o Prince à portuguesa

Filipe Karlsson toca guitarra, baixo, bateria e piano. O artista estreou-se a solo com dois trabalhos: "Teorias do Bem Estar" e o mais recente EP "Modéstia à parte". "Vão sair canções novas", promete.
Fact Check

Oxford pondera tirar Bach e Mozart dos programas?

Post alega que Oxford está a ponderar retirar “partituras clássicas de Beethoven, Mozart e Bach dos cursos de música por serem ‘muito coloniais’”, mas universidade nega que isso seja verdade.
Óbito

Meio-soprano Christa Ludwig morre aos 94 anos

Christa Ludwig, meio-soprano alemã, morreu no sábado, aos 94 anos, em Klosterneuburg, na Áustria. O anúncio foi feito pela Ópera de Viena, onde a artista se tinha despedido dos palcos, em 1994.
Música

1971: Godinho na estrada, no estúdio e na prisão /premium

728
Há 50 anos, Sérgio Godinho gravava "Os Sobreviventes", um primeiro álbum revolucionário, feito por um vagabundo existencial. Recordamos um ano histórico com a ajuda do escritor de canções.
Música Portuguesa

Álbuns de José Afonso lançados vão ser reeditados

284
Os 11 álbuns de José Afonso lançados originalmente entre 1968 e 1981 vão ser reeditados, anunciou a família do músico, que vai avançar para o projeto em parceria com a editora Lusitanian Music.
Música

Música clássica: branqueamento ou mérito criativo? /premium

155
O ensino musical está centrado em “europeus brancos do tempo da escravatura”? Professores de Oxford dizem que sim e defendem mudanças. Mas com que sustentação? Um ensaio de José Carlos Fernandes.
Música

António Zambujo: "Cantar bem não basta" /premium

287
Confinado em Porto Covo, gravou sozinho e sem filtros um novo álbum. Em entrevista, fala da má relação com a fama, critica a pressão sobre as mulheres e confessa que é à tertúlia que regressa sempre.
Coreia do Sul

"Amar Pelos Dois" chega à Coreia do Sul 

589
O sul-coreano Eunseong Ko levou a música à televisão do seu país, no programa "Open Concert", e recebeu vários elogios, inclusive de admiradores portugueses.
Arsenal

Spotify. Co-fundador gostava de comprar Arsenal

O co-fundador do Spotify, Daniel Ek, gostava de comprar o Arsenal, equipa que atualmente é detida pelo norte-americano Stan Kroenke. Adeptos também querem saída do atual presidente.
Cabeça de Cartaz

Uma sexta-feira gorda na música nacional

206
António Zambujo, Bruno Pernadas, David & Miguel e Pedro Mafama lançam hoje novos trabalhos. Tudo visto à lupa neste “Cabeça de Cartaz” especial que conta com a ajuda do jornalista Gonçalo Correia.
Cabeça de Cartaz

Churky: “Fiz sons com o corpo, gavetas e colheres”

O disco “Mossas” tem um pouco de tudo. Churky quis “pôr a canção dentro da paisagem” e criar “cinema por cima da música”. Para isso, aproveitou “coisas que tinha em casa” e até o “barulho da rua”.
Cultura

Reininho, jazz e livros: Porto recebe o "Warm Up" 

O festival, de julho a agosto, terá Rui Reininho a apresentar um disco novo, Valério Romão e José Anjos em espetáculo de spoken word, 14 concertos de jazz, espetáculos de blues e DJ sets.
Música

Pedro Mafama revela single "Estaleiro"

O álbum de estreia, "Por Este Rio Abaixo", será editado algures nos próximos dois meses. Esta sexta-feira chegou um single, uma canção com produção de Beatoven e Pedro da Linha que antecipa o álbum.
Música

Há um mundo encantado na música de Bruno Pernadas /premium

Guitarrista, formado no jazz e música clássica, Bruno Pernadas continua a fazer do universo da pop e das canções um globo de muitos ritmos e países. O novo "Private Reasons" é uma odisseia em grupo.
Cabeça de Cartaz

Soraia Tavares: "Era urgente fala sobre isto"

Soraia Tavares apresenta o primeiro single original. “A Beleza Vai Mudar O Mundo” apela à criação de um mundo mais tolerante. "Tinha de passar esta mensagem e comunicar o que sinto através da arte".
Lisboa

Cultura regressa às salas de programação musical

Várias salas de programação musical de Lisboa vão voltar a abrir portas para receber centenas de artistas e outros profissionais da música. Programação é "o resultado visível" de apoios do município.
Música

Capitão Fausto disponibilizam maquetes inéditas

Cinco anos depois da edição do disco "Capitão Fausto Têm os dias Contados", a banda disponibiliza agora, em formato online, uma compilação de dezenas de maquetes que mostram a construção do álbum.
Música

Alan Vega regressa para nos atormentar /premium

O músico (e muito mais) americano morreu em 1996. Antes, nos Suicide, sozinho ou com outros visionários, esforçou-se para mudar o mundo, do punk à pop. Agora, descobrimos que há mais por revelar.
Cultura

Cultura. "É preciso agir. Debatemos mais de 200h" /premium

Palácio Nacional de Mafra recebe Conselho de Ministros extraordinário dedicado à cultura. Setor mantém críticas ao "estatuto do artista". Graça Fonseca garante medidas pensadas a longo prazo.
Conversas de Fim de Tarde

Miúda. Da aventura em autocaravana à maternidade

138
Este single de Constança Quinteiro “fez parte das várias revoluções positivas” em relação à sua vida. A canção "Miúda" faz o avanço do EP “que deverá sair no final de 2021”, assegura a artista.
Cabeça de Cartaz

A Porta. “Materializa a angústia do confinamento"

"Tivemos de abrir outras portas" no confinamento. Por isso, a história é a de uma mulher que tenta atravessar uma porta. Este monólogo retrata "a solidão que enfrentámos", conta a atriz Juliana Pinho.
Fact Check

Ivete Sangalo não cumpriu regras sanitárias?

Fotografia parece indicar que a cantora brasileira organizou um convívio com amigos sem cumprir as normas sanitárias, mas imagem é de dezembro de 2019, antes do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.
Streaming

150 artistas pedem alteração de lei de streaming

Mais de 150 de artistas britânicos subscreveram uma carta dirigida a Boris Johnson, em que pedem uma reforma das leis de streaming, nomeadamente no que diz respeito à forma de pagamento dos músicos.
Música

O romance português é um disco de David & Miguel /premium

"Palavras Cruzadas" é o primeiro álbum que junta, do princípio ao fim, David Bruno e Mike El Nite. Do hip hop ao tom latino, dos samples aos solos de guitarra, tudo explicado nesta entrevista.
Cabeça de Cartaz

João Borsch e a sua noite romântica

"Uma noite romântica com João Borsch" é o primeiro disco do músico. Pode parecer um álbum de baladas, mas não é. "O objetivo do nome é criar expectativa e depois subvertê-la. Tal como a música"
Música

Máté Szücs com masterclass em Santo Tirso

O violetista húngaro é o convidado da primeira edição do Cidnay International Masterclass Series, que vai decorrer de 28 de agosto a 03 de setembro, em Santo Tirso.
Música

Laurie Anderson. "Big Science" ainda é o futuro /premium

Em 1982, Isilda Sanches comprou o seu primeiro disco, um álbum profético, tecnológico, arrojado e feminista que agora é reeditado em vinil. Era "Big Science", de Laurie Anderson.
Cabeça de Cartaz

Desafio de unir a música tradicional à eletrónica

É o principal desafio dos "Bicho Carpinteiro". Das Beiras ao Minho, passando por Lisboa. "Há geografia na nossa música. Queremos trazê-la de todo o país", dizem Vasco Ribeiro Casais e Rui Rodrigues.
Música

Álbum "Mariza Canta Amália" nomeado para Songlines

Os prémios de música da revista Songlines pretendem “celebrar a extraordinária quantidade de talento musical ao redor do mundo”. Para a cantora, é uma “honra” esta nomeação.
Rock In Rio

Foo Fighters, The National e Gallagher no RiR 2022

A 9ª edição do festival chegou a estar marcada para 2020 e para 2021. Acontecerá, afinal, em junho de 2022. Já há primeiros nomes revelados para o cartaz. O trio atuará a 18 desse mês.
Óscares

Portuguesa em banda sonora nomeada para os Óscares

A nomeação foi "completamente inesperada", disse a clarinetista portuguesa, referindo que "será bom para toda a gente se o filme ganhar" na cerimónia que vai decorrer em Los Angeles a 25 de abril.
Casa da Música

Como a Casa da Música prepara a reabertura /premium

Três meses depois do fecho, a Casa da Música prepara-se para receber um concerto com 52 músicos em palco esta segunda-feira. Da segurança à bilheteira são muitas as mudanças que a pandemia obrigou.
Cabeça de Cartaz

O último adeus cantado de Carlos do Carmo

“Pressentia-se que poderia ser o último disco. O fadista sentia isso”, diz o jornalista Gonçalo Correia. "Dava muito valor à interpretação da palavra", acrescenta o Editor de Cultura, Tiago Pereira.
Cabeça de Cartaz

"Por vezes o tempo passa e nós nem demos por isso"

É esta a mensagem que Teresinha Landeira quer passar com a música “O Tempo”. A fadista está a preparar um novo álbum. “É quase como um filho. Chama-se ‘Agora’ porque é aquilo que eu sou hoje”, conta.
Música

A última playlist feita por Carlos do Carmo

135
Em dezembro de 2020, poucas semanas antes de morrer, Carlos do Carmo fez uma lista com as suas "canções de vida" — que adorava ouvir. O Observador revela a playlist em exclusivo, em dia de novo disco.
Música

Minta: há 15 anos a aconchegar-nos o coração /premium

Há 15 anos, Francisca Cortesão colocou umas canções no MySpace. Agora edita o 4º álbum com o nome artístico que há muito virou banda. "Demolition Derby" são oito cantigas-calmantes. Falámos com ela.
Cabeça de Cartaz

Acordado ou a Sonhar. “Fiquei só com a essência"

Jasmim lança o disco "Acordado ou a Sonhar" dia 23 de abril, do qual faz parte a canção "Tudo ou Nada". "O que marcou mais foi o facto de me ter livrado do excesso e ter ficado com a essência", conta.
Música

Bieber: "Tornei-me uma pessoa que não queria ser"

Justin Bieber revelou mais pormenores sobre a dependência das drogas e as ilusões que sentiu no mundo da música, admitindo que o casamento com Hailey Baldwin e a relação com Deus o mudaram.
Marcelo Rebelo de Sousa

Artur Garcia. PR recorda "estrela de uma geração"

"Teve uma intensa carreira nacional e internacional nos anos 1960 e 1970, com centenas de gravações, duetos, versões de êxitos estrangeiros e digressões africanas e europeias", nota Marcelo.
Música

Há uma nova Academia de Música Urbana em Lisboa

O Village Underground Lisboa inaugura este mês uma Academia de Música Urbana para jovens, com uma equipa da qual fazem parte artistas como Pedro Coquenão (Batida) e Karlon.
Música

North Music Festival começa a 30 de setembro

O festival vai regressar à Alfândega do Porto, tendo assegurado a confirmação dos cabeças-de-cartaz internacionais já anunciados em 2020, Deftones, The Waterboys e The Script.
Morte

Cantor Artur Garcia morre aos 83 anos 

693
Artur Garcia era um nome destacado da chamada música ligeira portuguesa dos anos de 1960/1970. Morreu esta quarta-feira, na Aldeia de Juzo, em Cascais, na véspera de completar 84 anos.
Música Portuguesa

Lina e Raül Refree vencem prémio Carlos do Carmo

O álbum Lina_Raül Refree, uma colaboração de uma fadista portuguesa com um músico e produtor espanhol, venceu o novo prémio Carlos do Carmo, criado pela SPA em homenagem ao fadista.
Cabeça de Cartaz

SAL. "Desperdiçar a química era um erro"

A banda "SAL" junta membros dos "Diabo Na Cruz". A ideia surge como "escape à pandemia". "A criatividade não morre porque não há concertos", afirmam João Pinheiro e o Daniel Mestre.    
Música

Concerto dos Iron Maiden adiado para 2022

195
É mais um espectáculo adiado para a próximo ano e mais uma grande banda internacional a adiar uma digressão mundial para 2022. Concerto agendado agora para 31 de julho de 2022.
Coronavírus

Festival Gouveia Art Rock adiado para 2022

O festival estava previsto para maio mas foi adiado para os dias 23, 24 e 25 de abril de 2022. Desde que a pandemia chegou a Portugal, é a terceira que este festival de rock é adiado.
Cabeça de Cartaz

Honesty Bar. "Videoclip 'não faça isto em casa'"

Os D’alva têm novo single e novo vídeo. “Honesty Bar” é a canção que conta com a colaboração de Cláudia Pascoal. "O disco terá colaborações interessantes", conta Alex D'Alva Teixeira.    
Música

"Blue Lines": 30 anos de revolução /premium

100
Os Massive Attack colocaram Bristol no mapa da pop mundial. E lideraram o movimento a que chamaríamos "trip hop". Marcaram a história da música urbana, tudo a partir de um clássico de 1991.
Música

Brad Mehldau e a arte do confinamento

No álbum Suite: April 2020, Brad Mehldau pretendeu “retratar no piano algumas das experiências e sentimentos que são, ao mesmo tempo, novos e comuns a tantos de nós”.
Direitos de Autor

Facebook também vai cortar notícias em Portugal? /premium

O Ministério da Cultura está a ultimar a proposta para a transposição da diretiva de direitos de autor e fala com empresas como a Google. Porém, o Facebook ainda não se pronunciou.
Fado

Como foi gravado o último disco de Carlos do Carmo /premium

Dia 16 sai o último álbum que Carlos do Carmo deixou gravado. Dois músicos e o filho (produtor) do fadista descrevem na primeira pessoa as gravações e levam-nos aos bastidores de "E Ainda...".
Coimbra

Abrunhosa e Aurea na Coimbra a Capital da Cultura

112
Marisa Liz, Aurea, Pedro Abrunhosa, André Sardet e o grupo de fados conimbricense àCapella participam na sessão de apresentação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
Música

O génio de Leonardo desconhecido /premium

Leonardo Vinci, que viveu dois séculos depois do seu bem mais famoso quase-homónimo, foi um compositor excepcional, como demonstra Veni Vidi Vinci, colecção de árias pelo contratenor Franco Fagioli.
Música

Stravinsky: Um irrequieto em 12 obras essenciais /premium

Igor Stravinsky morreu há meio século – a 6 de Abril de 1971 – mas a sua obra continua a soar audaciosa e desafiadora a muitos ouvintes de hoje.
Óbito

Rapper DMX morre vítima de ataque cardíaco

O rapper estava internado desde o início de abril e ligado a aparelhos de suporte de vida, devido a problemas cardíacos associados ao consumo de drogas.
Música

Jorge Benvinda. Nunca é tarde para falar de amor  /premium

O vocalista dos Virgem Suta estreia-se a solo com "Vida a Dois", disco que propõe amores de várias tipologias. É editado esta sexta-feira e a produção é de João Pedro Coimbra.
Prince (1958-2016)

Álbum inédito de Prince vai ser lançado em julho

O álbum, que data de 2010, foi retirado de "The Vault", a famosa caixa-forte do "Kid de Minneapolis", que está no que era o seu local privilegiado de criação, o estúdio de Paisley Park.
Música Portuguesa

Samuel: um violino contra o pânico e a ansiedade /premium

235
Quando os ataques de pânico e ansiedade se agudizaram, foi buscar o velho violino e fez o que antes receava ("achava que não era digno"). Esta 6ª, mostra-nos a sua "Cura" num disco de auto-descoberta.
Música

ID No Limits volta a ser adiado, agora para 2022

Já esteve previsto para abril de 2020, novembro de 2020 e abril de 2021. Agora passa para fevereiro de 2022. Organização promete "lutar com tudo" para ter uma "edição memorável em 2022".
O Lado Bom da Vida

Uma viagem à Índia com Shusaku Endo

"Rio Profundo", o último romance do escritor japonês Shusaku Endo, passa-se na Índia e gira em torno de um grupo de turistas japoneses que decidiram viajar até este país em busca de paz espiritual.
Explicador

Eventos teste na cultura só em maio

Álvaro Covões, representante dos promotores de Espetáculos, acredita que, antes de maio, não há condições para testes-piloto. Gustavo Tato Borges alerta para "falsa segurança" dos testes rápidos.
Música

Já há nova data para o concerto dos Guns N' Roses

187
É mais um concerto que tem sido sucessivamente adiado e que é agora passado para 2022. A 4 de junho a banda de Axl Rose e Slash atua no Passeio Marítimo de Algés.
Museus

Museu da Música. Concurso lançado até final do ano

O concurso para as obras de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra será lançado ainda este ano, disse a ministra da Cultura. A ideia é que a empreitada se inicie em 2022.
Cultura

Theatro Circo comemora 106 anos

O Theatro Circo reabre portas a 19 de abril e dois dias depois comemora o seu 106º aniversário. A sala bracarense vai celebrar com o grupo Drumming e a dupla Joana Gama e Luís Fernandes.
Música

Gisela João: "A mulher desgraçadinha? Nem pensar!" /premium

182
Aguentou as comparações a Amália, fintou pressões e fez um novo disco luminoso, uma "AuRora" na nossa música. Numa longa entrevista, Gisela João fala de tudo: Barcelos, Lisboa, Sr. Vinho, fado, vida.
Bélgica

Milhares de pessoas foram a festa que não existiu

439
No Facebook foi anunciada para o 1 de abril uma festa falsa com Calvin Harris e os Daft Punk. Mesmo sem música, foi difícil tirar os jovens do parque em Bruxelas. Houve confrontos com a polícia.
Música

Gisela João revela single "Canção ao Coração"

A cantora, fadista e agora também compositora vai lançar dia 9 o seu próximo disco. Esta sexta-feira revelou o terceiro single e o respetivo vídeo. "Foi a primeira música que compus", revela.
Sony

Sony compra editora brasileira Som Livre

A multinacional japonesa Sony anunciou que chegou a um acordo para adquirir a editora discográfica brasileira Som Livre, num negócio avaliado em cerca de 255 milhões de dólares (216 milhões de euros).
Música

Paul Simon vendeu o seu catálogo de canções à Sony

O músico e cantor norte-americano deixa agora de ser o gestor dos direitos das mais de 400 canções que gravou. Daqui em diante, será a Sony a lucrar com elas. Não há detalhes financeiros do acordo.
Festivais de Música

Glastonbury com edição online em maio

Adiado de novo devido à Covid-19 (para 2022), o festival terá este ano uma edição online. Já há bilhetes para as cinco horas de concertos — de Jorja Smith, Coldplay, Haim, Idles, Albarn ou Kiwanuka.
Celebridades

Britney Spears quebra silêncio sobre documentário

A cantora reagiu pela primeira vez ao documentário sobre a tutela dos seus bens. Britney admite que não o viu, mas diz que se sente "envergonhada" pelo destaque dado ao caso.
Playlist

Best of: os melhores álbuns de março

Março foi mês de discos novos para gente sonante como Lana Del Rey e Kings of Leon. Mas não só. Numa playlist juntámos as novidades que mais gostámos de ouvir: de jazz, hip-hop, folk e pop eletrónica.
Spotify

Spotify vai concorrer com o Clubhouse

O Spotify é o novo dono da Betty Labs, a empresa por detrás da app Locker Room. Num futuro próximo, esta aplicação de áudio para iPhone vai mudar de nome para concorrer diretamente com o Clubhouse.
Coronavírus

Orquestra homenageia vítima com Requiem de Mozart 

Concerto em memória das vítimas da Covid-19 e de quem sofreu com a doença será transmitido às 19h00 de 2 de abril através do sítio www.justicatv.com numa iniciativa do Tribunal da Relação de Coimbra.
O Lado Bom da Vida

Um disco brasileiro. E o que ouvir no dia do piano

Quem é Domenico Lancellotti, músico brasileiro que vive em Lisboa desde a eleição de Bolsonaro e lançou agora um disco. E o que ouvir e ler no dia do piano, de Keith Jarrett a Rufus Wainwright.
Música

Dia do piano: o que ouvir e o que o torna único /premium

Esta 2ª celebra-se o dia do piano. Júlio Resende, Filipe Melo, Joana Gama e Filipe Raposo explicam ao Observador porque é um instrumento único, contam como se apaixonaram por ele e deixam sugestões.
Coronavírus

Barcelona. Concerto teste junta cinco mil pessoas

901
A banda Love of Lesbian deu a banda sonora a um momento histórico em pandemia: um concerto ao vivo para milhares de pessoas. Todos foram testados no momento e só houve 6 casos positivos.
Música

Novo álbum de Duarte combate "a malícia dos dias"

O novo álbum do fadista Duarte, "No Lugar Dela", no qual recria "Algemas", do repertório de Amália Rodrigues, e evoca a "misteriosa poetisa portuense" Leonor de Almeida.
Cultura

Branko, Ana Moura e Conan: um vídeo para "2020"

584
A 3 de janeiro Branko, Ana Moura e Conan Osiris revelavam uma canção intitulada "Vinte Vinte". O ano saiu furado. Agora, chega um videoclip para "resolver" a canção e para "arrumar um tempo".
Festivais de Música

Boom Festival adiado para julho de 2022

O Boom Festival 2020, cuja realização foi adiada para julho deste ano, em Idanha-a-Nova, foi remarcado para julho de 2022, devido à pandemia da covid-19, anunciou a organização.
Música

Sokolov e Luigi Nono reabrem Casa da Música

O pianista Grigory Sokolov e os maestros Michael Sanderling, Emilio Pomàrico e Jonathan Stockhammer são nomes para os concertos a realizar na Casa da Música a partir de 19 de abril.
Pop Up

O que é mais intemporal: uma banda ou um filme?

Qual o lugar que as bandas ocupam na música pop atual? E pode um filme definir um género e ser insuperável? No Pop Up desta semana tentamos responder a estas perguntas.
Música

Domenico Lancellotti. Uma canção no caminho do bem /premium

Mais do que pensar "Raio", o músico brasileiro encontrou o disco com o instinto. Parceiro de Moreno Veloso e com longa carreira, lança novo álbum já a viver em Lisboa. Só não quer "música agrotóxica".
Hip Hop

Russ com concerto em Lisboa em 2022

O próximo concerto em Portugal do popular rapper e cantor norte-americano, autor de temas como "Goodbye", "What They Want" ou "Losin' control", já tem data: 22 de setembro do próximo ano.
Música

Salvador Sobral com canção nova (e disco em maio)

Chama-se "sangue do meu sangue" e é a primeira canção revelada dos 14 temas que Sobral incluirá no seu próximo álbum, que sai em maio. "É o melhor casamento letra-música do disco", entende.
Festivais de Música

Festival Cool Jazz adiado para 2022

O festival de música já não terá em 2021 concertos em Cascais de John Legend, Lionel Richie, Herbie Hancock e Jorge Ben Jor, entre outros. A edição, que chegou a estar agendada para 2020, fica adiada.
Música

A tradição da Criatura é cantar o que a terra dá /premium

"Bem Bonda" é o segundo disco de um grupo de dez com uma visão particular sobre a música tradicional portuguesa. Uma viagem que começa entre o Alentejo e as Beiras, mas que quer ir mais longe.
União Europeia

Mais de 20 portugueses na orquestra jovem da UE

A temporada deste ano da Orquestra de Jovens da União Europeia conta com mais de 20 portugueses. As audições para a orquestra foram feitas pela primeira vez em formato online.
Música

Receitas de venda de música aumentaram 7,4%

O mercado global discográfico registou em 2020 um aumento de 7,4% nas receitas de venda de música, totalizando 18,1 mil milhões de euros, por conta dos serviços de subscrição de streaming.
Concertos

Jacob Collier dá 2 concertos em Portugal em 2022

Jacob Collier vai dar dois concertos em Portugal, nos dias seis e sete de março de 2022, no âmbito da sua digressão mundial "Djesse". Os concertos serão no Coliseu dos Recreios e no Hard Club.
Música

Novo álbum do músico Salvador Sobral sai em maio

136
"bpm" será o terceiro álbum de Salvador Sobral em nome próprio, e no qual assina, pela primeira vez, as composições, ao lado do músico e produtor venezuelano Leonardo Aldrey.
Jazz

Melhores da música jazz de 2020

O pianista Mário Laginha, o acordeonista João Barradas e o baterista Diogo Alexandre foram eleitos figuras da música jazz pela crítica nacional. "Atlântico" foi eleito o melhor álbum de 2020.
Morte

Angola consternada com morte de Fernando Quental 

185
Governo angolano apresentou os "mais profundos sentimentos de pesar" pela morte de Fernando Quental, músico do Cunene, autor de vários temas que marcaram o panorama musical de Angola dos anos 1990.
Festivais de Cinema

Filme de Fern Silva premiado no Cinéma du Réel

O filme do realizador luso-americano conquistou o prémio para música original da 43.ª edição do festival francês dedicado ao documentário. Tem música original de Sergei Tcherepin & Lea Bertucci.
Música

Tony Carreira regressa aos palcos em outubro

O primeiro concerto do regresso aos palcos está agendado para o dia 2 de outubro, no multiusos de Guimarães. Cantor tinha anunciado pausa na carreira em novembro de 2018.
Música

Como Beethoven compôs o "Hino à Alegria" /premium

É uma das peças clássicas mais ouvidas no mundo e muitos defendem que esta popularidade banalizou a importância que guarda. Mas como foi feito e o que representa o último andamento na 9.ª Sinfonia?
NOS Primavera Sound

Câmara do Porto quer apoiar Primavera Sound

A proposta vai ser discutida na próxima segunda-feira. A ideia é que o festival, depois de dois anos sem se realizar, consiga sobreviver no pós-pandemia e tenha edições em 2022, 2023 e 2024.
Música

"Belisquem-me". Billie Eilish com novo look

Quase 20 milhões de “likes” e 320 mil comentários, um recorde no Instagram em tão pouco tempo. Billie Eilish mudou a cor do cabelo e pede aos fãs: “belisquem-me”.
Conversas de Fim de Tarde

H4nds Duo lançam disco de piano a quatro mãos

Os H4nds Duo lançaram o primeiro disco. A pandemia impediu os pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes de apresentar álbum ao vivo, mas nem tudo é cinzento: "O disco tem sido muito bem recebido".
Música

Dinis Sousa e uma orquestra no pós-pandemia

O maestro português nomeado como titular da orquestra Royal Northern Sinfonia assume a importância de envolver a cultura, em especial a música, na reabilitação pós-pandemia.
Pop Up

Tradução: afinal, que critérios importam?

A propósito da polémica em volta da traducão da obra de Amanda Gorman, o que está em causa na hora de traduzir um livro? É a pergunta em destaque em mais um Pop Up (que também fala dos Grammys).
Cultura

Sokolov e Maria João Pires com concertos em abril

Se o desconfinamento não recuar, os concertos voltam a 19 de abril. A Gulbenkian já revelou a programação para o arranque: Grigory Sokolov atua a 19 e 20, Maria João Pires (com orquestra) a 22 e 23.
Conversas de Fim de Tarde

Moon Cowboy: "Planeava este disco há 15 anos"

359
Ricardo Fiel lançou o primeiro disco a solo como Moon Cowboy. O EP "Hope" ainda não vai ser apresentado ao vivo, mas fica a curiosidade: "Neste disco, toco todos os instrumentos menos bateria".
Morte

Morreu maestro norte-americano James Levine

O maestro norte-americano, que conduziu a Ópera Metropolitana de Nova Iorque durante mais de 40 anos, até ser afastado por alegações de abuso e assédio sexual, morreu no dia 9. Causa não foi revelada.
Coronavírus

Ruizinho: a Covid-19 tirou-lhe o acordeão

Discípulo de Quim Barreiros, corria os arraiais. Os números eram estes: 140 a 160 concertos por ano, até 10.000 quilómetros por mês. A pandemia trocou-lhe as voltas. "Apoios? Nenhuns, nada!"
Cinema

Novo filme de Trueba será coprodução portuguesa

"They shot the piano player" é o próximo filme de Fernando Trueba, em parceria com o desenhador Javier Mariscal. Tem Jeff Goldblum nas vozes e revê a história da bossa nova e de um pianista brasileiro
Grammys

Audiências dos prémios Grammy caem 51%

Os 9,2 milhões de telespetadores que assistiram à gala constituíram a mais baixa audiência de sempre. Os prémios Grammy não foram sequer o programa mais visto da semana, ficando atrás da série "NCIS".
Conversas de Fim de Tarde

The Weatherman lança disco de "ópera pop"

The Weatherman é Alexandre Monteiro e tem novo disco. Em “All Cosmologies" a 1.ª música é dedicada a Valentina, a sobrinha do artista. "Mais cedo ou mais tarde dedico um disco ao meu filho", confessa.
Conversas de Fim de Tarde

MITO: "Fazer um disco é um processo interminável"

"Não somos elitistas. Queremos um pouco de tudo". MITO lançou o 1.º disco. “A Razão é Óbvia” é uma "identidade diferente" de Manuel Siqueira e Pedro Zuzarte e conta com a participação de Manel Cruz. 
Música

Carlos Paião vai ter estátua no centro de Ílhavo 

341
O cantor viveu grande parte da sua vida em Ílhavo e foi num festival dessa cidade que começou a ser notado. A estátua de homenagem será colocada numa Calçada com o seu nome, no Jardim Henriqueta Maia.
Grammys

Grammys: uma noite no feminino e com recordes

Taylor Swift venceu o prestigiado "Álbum do Ano" e tornou-se a 1ª mulher a ganhar a categoria por 3 vezes. Beyoncé é agora a mulher mais premiada em 62 anos de Grammys. E Billie Eilish soma e segue.
Música

1971 e o fado: uma no cravo e outra na ditadura /premium

130
De Amália e Carlos do Carmo a Tony de Matos, o fado é glorificado e atacado, na mesma medida e com a mesma paixão. Maria da Fé, João Braga, Rui Vieira Nery e Luis Osório recordam um ano histórico.
Música

Música popular "deve muito" a Júlio Costa

Júlio Costa morreu na sexta-feira, cinco dias após o irmão, Carlos Costa, ambos elementos do Trio Odemia. A parceria entre irmãos foi "uma das colaborações mais emblemáticas da música popular".
Música

Lena D'Água vence Prémio José Afonso 

341
Cantora venceu o Prémio José Afonso com o álbum "Desalmadamente", no valor de 5.000 euros. O álbum "Vida Nova" de Manel Cruz conquistou uma menção honrosa.
Cultura

Kaija Saariaho vence Leão de Ouro em Veneza 

Kaija Saariaho foi distinguida pelo "extraordinário nível técnico e expressivo" nas partituras para coros. Prémio será entregue em setembro no Festival Internacional de Música Contemporânea.
Cultura

Trio Odemira: morreu Júlio Costa.

747
O músico morre cinco dias depois "do seu irmão Carlos", também do grupo. O Trio Odemira contava com 60 anos de carreira.
Conversas de Fim de Tarde

"Somos uma espécie de eremitas da Covid-19"

Moonspell celebram 30 anos em 2022. Novo álbum, "Hermitage", saltou para o 1º lugar do top nacional. O regresso aos palcos será em maio: "Não é o concerto que gostaríamos, mas é o que podemos fazer".
Cultura

Calendário da cultura: de livrarias a espetáculos

As livrarias e as bibliotecas podem abrir já na segunda-feira, mas os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo só a 19 de abril (na melhor das hipóteses) e com limitação de horários.
Música

Morreu o músico Carlos Costa, do Trio Odemira

Em 2019, o Trio Odemira atuou em vários palcos ao celebrar os 60 anos de carreira. Em 2016, foi distinguido com Prémio de Mérito e Excelência Cidade de Moura, na área da Música.
Conversas de Fim de Tarde

"Slogan 'Cultura é Segura' não chegou ao Governo"

Arraial é a nova editora da agência Arruada, criada em tempos de pandemia. O diretor, Pedro Trigueiro, lamenta o estado da Cultura em Portugal e admite: "Mesmo com a casa a 50% eramos felizes".
Música

Vem aí um disco de versões de Paul McCartney

No dia 16 de abril chegará às lojas e à internet o disco 'McCartney III Imagined". De Anderson .Paak a Beck, de Josh Homme a St. Vincent e Khruangbin, são muitos os que fizeram versões de Paul.
Óbito

Morreu Lou Ottens, Inventor da cassete

315
Chefiou a equipa que inventou a cassete e ajudou a criar o CD. "Era uma espécie de desporto", confidenciou Lou Ottens, o engenheiro holandês que morreu esta terça-feira aos 94 anos.
Música

De tango "nuevo" a clássico: Piazzolla aos 100 /premium

Adorado em todo o mundo, mas polémico na Argentina, criou mais de 2.500 peças e renovou o género nascido no submundo de Buenos Aires. Quem foi o bandoneonista que “lutou muito e hoje é um intocável”?
A página está a demorar muito tempo.