A atriz Courteney Bass Cox celebra 50 anos este domingo. Em meio século de vida são muitos os feitos a assinalar sobre Cox, mas há um que merece maior destaque: a sua participação na série de televisão Friends.

Ao todo, foram 236 episódios, garante a Hello Magazine, ao lado de outros nomes sonantes, como Jennifer Aniston (no papel de Rachel), Lisa Kudrow (Pheobe), David Schwimmer (Ross), Matthew Perry (Chandler) e Matt LeBlanc (Joey). E quem não se recorda da morena Monica?

Friends Special Episode, "The One That Could Have Been, Part One" From L-R: Lisa Kudrow, Matthew Perry, Jennifer Aniston, David Schwimmer, Courteney Cox Arquette And Matt Leblanc. All The Friends Ponder What Might Have Been If Each Had Taken A Different Path In Life And They Imagine: That A Frustrated Ross (Schwimmer) Stays With His Wife Carol (Jane Sibbett) And Ignores Her Disinterest In Him; A Married Rachel (Aniston) Is Starstruck When She Meets Hunky "Days Of Our Lives" Star Joey (Leblanc) Who Never Lost His Job As Dr. Drake Ramoray; Phoebe (Lisa Kudrow) Is A Corporate Stockbroker; And A Portly Monica (Cox Arquette) Frets About Losing Her Virginity While Chandler (Perry) Is A Struggling Writer Who Stoops To Working As Joey's Lowly Assistant Just To Make Ends Meet.  (Photo By Getty Images)

Cast de Friends – Getty Images

Cox ficou com o papel de Monica em 1994, mas a sua carreira começou anos antes. O rumo profissional não é de fácil definição. Primeiro vieram os estudos de arquitetura e design de interiores que, ao fim de um ano, Cox abandona em detrimento da oportunidade de ser modelo, em Nova Iorque. Assim, acaba por aparecer em capas de revistas para adolescentes e em anúncios, para marcas como Maybeline e Tampax.

Com apenas 18 anos, em 1984, entra num vídeo musical de Bruce Sringsteen, Dancing in the Dark. De seguida surge uma oportunidade em Family Ties e ainda a participação no filme Ace Ventura: Detective Animal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a fama chega, indiscutivelmente, com a série que, durante dez anos, vai contar a história de um grupo unido de amigos. Durante o período em que vestiu a pele de Monica, tanto Courteney como Jennifer e Lisa tornaram-se nas atrizes mais bem pagas da televisão, diz a Hello, com um milhão de dólares (739 mil euros) por episódio, nas duas últimas temporadas do programa.

Foi entre as filmagens de Friends, que a atriz entra na saga Scream (Gritos), onde acaba por conhecer, então, o futuro marido, David Arquette. Casaram-se em 1999, mas acabariam por anunciar o divórcio em 2010. O casal tem uma filha, Coco, nascida em junho de 2004.

Depois de Friends, Courteney assumiu o papel principal na comédia Cougar Town. Atualmente, namora com Johnny McDaid, da banda Snow Patrol.