Se John Lennon fosse vivo, faria 74 anos nesta quinta-feira, 9 de outubro. E a data não vai passar despercebida porque, pela primeira vez, a obra integral a solo do fundador dos Beatles, incluindo oito álbuns de estúdio, duas compilações e a caixa John Lennon Signature Box, vai estar acessível aos fãs em versões reeditadas em formato digital de alta definição, além de passar a estar disponível em serviços de streaming como o MEO Music, Spotify, Deezer e o Rdio, de acordo com um comunicado da editora Universal.

“Jealous Guy”, uma das canções do álbum “Imagine”.

Os primeiros discos do ex-Beatle a chegar ao mercado, numa obra em que se incluem alguns álbuns gravados em parceria com a segunda mulher, Yoko Ono, que muitos fãs dos fab four consideram como a “bruxa” culpada pela separação da banda de Liverpool, serão Imagine, de 1971, e Rock’n’Roll, de 1975, que reúne versões de canções da era dourada do estilo que dá título ao álbum. Para 14 de outubro, adiantou a Universal, está agendada a edição de Double Fantasy, de 1980, o último disco a ser lançado por John Lennon ainda em vida, numa fase em que, depois de um hiato de cinco anos, estava a retomar a carreira, além de Mind Games, de 1973, e de Walls and Bridges, de 1974.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mind Games”, tema do álbum com o mesmo nome.

John Lennon conheceu Paul McCartney em julho de 1957 e, pouco tempo depois, recrutou, por sugestão do seu parceiro, o guitarrista George Harrison, formando, assim, o núcleo inicial da banda que é considerada como a mais influente de sempre da música pop. O músico foi assassinado a tiro em Nova Iorque, a 8 de dezembro de 1980, à porta do edifício Dakota em que habitava com Yoko e o seu segundo filho, Sean Lennon.

“Whatever Gets You Through The Night”, de “Walls and Bridges”.

A reedição da obra de Lennon surge poucos dias depois de ter sido lançada uma caixa que contém os seis primeiros discos a solo de George Harrison e quando se prevê, para breve, o regresso ao mercado, também em versões remasterizadas, de duas obras a solo de Paul McCartney: Venus and Mars, de 1975, e At The Speed of Sound, de 1976. Estes lançamentos estão calendarizados para 3 de novembro.