O ator António Banderas vai receber o Goya Honorário de 2015, considerado o Óscar do cinema espanhol, na cerimónia de entrega dos prémios que se realiza a 8 de fevereiro em Madrid. Aos 54 anos, já foi indicado quatro vezes à mesma distinção sem nunca a ter recebido.

A Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha fez o anúncio esta segunda-feira, dia 20 de outubro, e referiu-se ao ator como tendo uma “carreira brilhante em ambos os lados do Atlântico”. A direção da academia aprovou unanimemente a distinção devido à trajetória “versátil” de Banderas enquanto ator, realizador e até produtor.

Banderas, escreve a Hollywood Reporter, alcançou a fama com papéis emblemáticos em filmes com o cunho de Pedro Almodóvar. São exemplo Ata-me!, Laberinto de pasiones, Matador e A lei do desejo. Mas também fez sucesso por terras norte-americanas, ao jeito de Hollywood, onde participou nas longas-metragens Filadélfia, ao lado de Tom Hanks e Denzel Washington, e A máscara de Zorro.

Banderas está atualmente a filmar a película Altamira, de Hugh Hudson, onde vai contracenar com Rupert Everett e Golshifteh Farahani.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR