Cinema
Prémios e Galardões

Scarlett Johansson com duas nomeações para prémios

Scarlett Johansson está nomeada para os prémios do Sindicato de Atores dos Estados Unidos, que vão ser entregues no dia 19 de janeiro, com os filmes "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood"
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Graças a Deus", de François Ozon, "Frankie", com Isabelle Huppert e rodado em Sintra por Ira Sachs e a nova longa-metragem de animação da Ovelha Choné são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Encontros imééééééééééédiatos do 3º grau

A segunda longa-metragem da Ovelha Choné traz um OVNI à quinta, põe as ovelhas em contacto com um extraterrestre e goza com o cinema de ficção científica. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

"Yuli" abre Mostra da América Latina em Lisboa

O filme "Yuli", sobre o bailarino cubano Carlos Acosta abre a Mostra de Cinema da América Latina. "Yuli" recebeu um prémio do júri no festival de San Sebastian e esteve indicado para os Goya.
Cinema

Cinemas. Espectadores aumentaram 6,4% até novembro

Os cinemas portugueses registaram um saldo positivo tanto em número de espectadores como de receita bruta de bilheteira em 2019, com 14 milhões de espectadores e 75,1 milhões de euros até novembro.
Óscares

Filme brasileiro na corrida aos Óscares censurado

A exibição do filme estava prevista para a próxima quinta-feira, num evento de capacitação anual dos colaboradores. A secretaria informou que o evento não podia ser realizado devido a falhas técnicas.
Cinema

“Marriage Story”: cenas de um divórcio americano

1076
Nomeado para seis Globos de Ouro, "Marriage Story", de Noah Baumbach, conta a história da separação de um casal de artistas e só passa na Netflix em Portugal. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Globos de Ouro: Netflix e Tarantino na liderança

134
"Marriage Story" tem seis nomeações, seguido de "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood". "Succession", "Big Little Lies" e "Fleabag" estão na frente na TV. Vencedores conhecidos a 5 de janeiro.
Cinema

Filme "O Irlandês" lidera nomeações a prémios

611
"O Irlandês", filme de Martin Scorsese, lidera as nomeações dos prémios da Associação de Críticos dos Estados Unidos e Canadá. Ao todo são 14 nomeações, incluindo Melhor Filme e Realização.
Cinema

Ovelha Choné: um tributo à ficção científica

A animação "A Ovelha Choné: A quinta contra-ataca" é um tributo aos filmes de ficção científica, mas com um humor marcadamente inglês. O filme introduz uma nova personagem, Lu-La, que vem do espaço.
Cinema Português

Pedro Costa recebe prémio de carreira em Itália

O realizador será premiado pela carreira que inclui filmes reconhecidos a nível internacional como "Cavalo Dinheiro", "No quarto da Vanda" e "Vitalina Varela". O último valeu dois "Leopardos".
Cinema

Três filmes para ver esta semana

A segunda longa-metragem realizada por Louis Garrel, o novo filme de Abel Ferrara e "Os Aeronautas", com Eddie Redmayne e Felicity Jones, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Cinema

"Os Aeronautas": sobe, sobe, balão sobe

Este filme sobre balões e balonistas passado na Inglaterra em meados do século XIX, é um verdadeiro OVTI (Objeto Voador Totalmente Inesperado). Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Onde está o 007" Há um novo trailer de James Bond

107
Tiros, segredos, carros a acelerar e o novo vilão Rami Malek. Frases como “todos temos os nossos segredos” e “o mundo avançou, comandante Bond”. Estes são os ingredientes do primeiro trailer do filme.
Cinema

Filme "Klaus" nomeado para prémio Annie

O filme de Sérgio Martins está nomeado para Melhor Direção de Animação em Longa Metragem nos prémios Annie, considerados os "Óscares da animação". Há outros dois filmes portugueses nomeados.
Cinema

De Malek a Craig: os posters do próximo 007

"007: Sem Tempo para Morrer" contará com Daniel Craig e Rami Malek no elenco. O filme chega aos cinemas em abril, o primeiro trailer chega amanhã (4/12) e já há posters com imagens dos protagonistas.
Cinema

Annie de animação: Tio Tomás e Purpleboy nomeados

Duas curtas-metragens portuguesas, "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", e "Purpleboy", estão nomeadas para os prémios Annie, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.
Elon Musk

Musk pagou milhão por Lotus que custou 100 dólares

197
Um casal nova-iorquino pagou 100 dólares pelo conteúdo de um armazém. Descobriram que, lá dentro, havia um carro que fora usado num filme de James Bond. Elon Musk pagou um milhão por ele.
Clima

Este movimento pelo clima junta Clinton a DiCaprio

106
Foi fundado pelo antigo secretário de Estado dos EUA John Kerry. Quer sensibilizar os políticos para a necessidade de responder à crise climática. Quer unir "aliados inesperados" na mesma luta.
Cinema Português

Leonor Teles: “Sinto que não posso falhar” /premium

154
No fim de semana em que três dos seus filmes são exibidos, Leonor Teles fala da liberdade em fazer cinema, da falta de apoios do Governo, da pressão indesejada depois do prémio e da vontade de falhar.
Teatro

"Muita gente acha que sou o gajo do Último a Sair" /premium

As notícias e o twitter. A política, o teatro e o cinema. Da infância ao trabalho na televisão. Antes de mais uma estreia no Teatro Nacional D. Maria II, falámos com Gonçalo Waddington sobre tudo.
Cinema

Porto/Post/Doc: "Trasnistra" vence Grande Prémio

O júri enalteceu a "extrema sensibilidade" que a cineasta Anna Eborn demonstrou ao "abordar um universo tão frágil, compreendendo o processo de ‘coming of age’ [amadurecimento]" que o filme retrata.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um policial, uma comédia com Cate Blanchett, o novo filme político de Costa-Gavras e "O Irlandês", de Martin Scorsese, só disponível na Netflix, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

A Netflix passou a ter um cinema em Nova Iorque

O histórico Cinema Paris, em Nova Iorque, foi alugado pela produtora, distribuidora e plataforma de streaming para ali exibir alguns dos seus filmes. Neste momento o cinema já exibe "Marriage Story".
Cinema

No quarto com Martin: Scorsese, o cinema e a morte

João Bonifácio viu "O Irlandês" e avisa-nos: este é um filme que insinua que um dia também chegará o nosso momento de sermos apenas um rosto numa foto, de quem já ninguém se lembra muito bem.
Cinema

"Dor e Glória" é o melhor filme do ano para a Time

140
A revista Time classificou Pedro Almodóvar à frente de Martin Scorcese e Quentin Tarantino e considerou que Antonio Banderas teve a interpretação da sua vida.
Estreia da Semana

"O Irlandês": as memórias de um velho gangster

846
O novo filme de Scorsese, que em Portugal passa apenas na Netflix sem ir aos cinemas, conta a história de um mafioso (Robert De Niro) ao longo de décadas. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Irishman: estar vivo é o contrário de estar morto?

O épico de Martin Scorsese, que se estreia dia 27, tem DeNiro e Pacino mais novos. James Dean vai ressuscitar em breve. E Amy Winehouse regressa às digressões. E nada nestas linhas está errado.
Cinema Português

"Vitalina Varela" vence prémio em Espanha

Filme venceu nas categorias de "Melhor Filme" e "Melhor Fotografia". "A história do cinema já conta com um novo rosto”, destacou o júri citado numa nota da distribuidora Midas Filmes.
Cinema

Morreu o ator Michael J. Pollard aos 80 anos

O ator norte-americano que chegou a ser nomeado para um Óscar de Melhor Ator Secundário pelo filme "Bonnie e Clyde" morreu aos 80 anos.
Música

Leonard, Marianne e a lenda do poeta encantado

463
Esta sexta-feira é editado o primeiro álbum póstumo de Leonard Cohen; no sábado estreia-se no Porto/Post/Doc o documentário "Words of Love". Em ambos há uma relação que continua a ter protagonismo.
Estreias

Estreiam filmes de Tiago Guedes e Pedro Florêncio

"Tristeza e alegria na vida das girafas" e o documentário "Turno do dia" são os dois filmes portugueses em destaque esta quinta-feira. Um é uma adaptação de uma peça de teatro e outro um documentário.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme de Ken Loach, "Passámos por Cá", uma fita de guerra australiana ambientada no Vietname e "Frozen II - O Reino do Gelo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Lifestyle

Os filmes que não pode perder este Natal

Animação, fantasia, aventuras e, claro, romance. Vão chegar ao cinema filmes imperdíveis para ver este Natal em família, com os amigos ou a dois.
Cinema

"Frozen II": a magia ainda não derreteu

108
A parte II do descomunal sucesso de animação da Disney envia Elsa, Anna e os amigos numa viagem de descoberta das origens das duas irmãs e dos poderes da rainha. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Vitalina Varela" venceu três prémios na Argentina

O filme de Pedro Costa arrecadou mais três prémios, desta feita na Argentina. O filme está já selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, no final de janeiro na Holanda.
Sociedade

Fomos ao último cinema pornográfico de Lisboa /premium

221
Abriu em 1975 pela mão de um conhecido empresário da noite e não passou só fitas para adultos. Na semana passada foi notícia: um idoso morreu na plateia a ver um filme. Esta é a história do Cinebolso.
Cinema

Technoboss ganha prémio do júri em Sevilha

O filme português "Technoboss", de João Nicolau, ganhou o grande prémio do júri do Festival Internacional de Cinema de Sevilha, informou a produtora, O Som e a Fúria.
Cinema

Batalha: o cinema que toda a gente quer ver 

1011
Uma nova sala, dois bares, 558 lugares, uma biblioteca e um terraço por explorar. Aos 72 anos, o Cinema Batalha, no Porto, começa a ser reabilitado esta segunda-feira e deverá reabrir portas em 2021.
Macau

Festival de Macau. Juliette Binoche é embaixadora

A atriz francesa vencedora de um Óscar Juliette Binoche é a nova "embaixadora-estrela" do 4.º Festival Internacional de Cinema de Macau, anunciou na sexta-feira à noite a organização.
Harry Potter

Varinhas e dragões. "Harry Potter" chegou a Lisboa

883
"Harry Potter: A Exposição" só abre portas no sábado, mas o Observador pôde visitá-la antes. Percorremos os corredores recheados de adereços e réplicas dos filmes e até visitámos a cabana do Hagrid.
Land Rover

Land Rover Defender “dá uma mãozinha” a James Bond

Em Abril de 2020 vai estrear o novo filme de James Bond, “No Time to Die”. Promete estar recheado de aventuras, pancadaria, “Bond Girls” e perseguições automóveis. Uma das estrelas é o novo Defender.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um policial passado em Nova Iorque nos anos 50, um filme francês sobre as combatentes curdas e outro sobre François Vidocq, e "Le Mans '66: O Duelo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Era uma vez a guerra entre a Ford e a Ferrari  

361
Este filme de James Mangold recria a empolgante rivalidade desportiva entre a Ford e a Ferrari nos anos 60, pela supremacia nas 24 Horas de Le Mans. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Dez filmes para ver no LEFFEST 2019

Eurico de Barros destaca filmes de Ken Loach, François Ozon, Abel Ferrara, Robert Eggers ou Gonçalo Waddington, nesta seleção do Lisbon & Sintra Film Festival, que decorre entre quinta-feira e dia 24.
Cinema

“The King”: sotaques ridículos e um rei chocho 

135
O filme da Netflix com Timothée Chalamet no papel de Henrique V é Shakespeare traduzido para a era de "A Guerra dos Tronos" e nem Falstaff escapa à vulgarização. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela
Cinema

Portugal promovido como destino de filmagens

Os incentivos monetários de até 30% das despesas elegíveis feitas em Portugal, com parcelas adiantadas assim que o contrato é assinado, foram o principal atrativo apresentado pela comissão.
Violação

Roman Polanski acusado de violar atriz em 1975

198
"Ele bateu-me até que eu cedi". Valentine Monnier acusou o realizador polaco de a ter violado quando esta tinha 18 anos, durante a sua estadia no chalé de Polanski, em Gstaad, na Suíça, em 1975.
Cinema

"Não sou famoso, tenho é um apelido conhecido" /premium

Antigo programador e administrador cultural, é o protagonista do filme “Technoboss”. Em entrevista, fala de representação, elogia o mandato de Carrilho e diz que a Cultura é governada por palpites.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Uma história pós-apocalíptica de e com Casey Affleck, o novo filme de João Nicolau, um documentário rodado em Vila Real e "Midway", de Roland Emmerich, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

“Midway”: a guerra trocada por miúdos 

176
O filme de Roland Emmerich sobre a decisiva batalha da II Guerra Mundial travada em 1942 no Pacífico, é mais um pastelão colossal bem típico do realizador. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Rio Tejo

Filme alerta para importância do Tejo

O documentário "Mar Urbano Lisboa" pretende alertar para a importância dos recursos do estuário do rio Tejo. O filme está a marcar presença em festivais internacionais dedicados ao ambiente.
Cinema

Catherine Deneuve internada após sofrer AVC

181
O cansaço extremo causado pelo excesso de trabalho terá provocado o acidente vascular cerebral (AVC). A atriz está desde outubro em filmagens do seu trabalho mais recente, o filme "De son vivant".
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Vaidades

A mulher que fez Keanu Reeves (re)encontrar o amor

146
Depois de alguma especulação, parece que a artista Alexandra Grant é mesmo a nova companheira do ator norte-americano que estava solteiro há quase duas décadas, depois da morte da anterior parceira.
Manifestações

Máscara de Joker, o novo símbolo das manifestações

173
O vilão de Batman, cuja história é retratada no novo filme "Joker", tem marcado presença em protestos políticos por todo o mundo. A máscara já se tornou num símbolo do anti-sistema.
Roupa

Roupa de Olívia Newton-John vendida por 405 mil

Blusão de cabedal foi vendido a um colecionador por 243.200 dólares, e as calças, que para a rodagem do filme tiveram de ser cosidas diretamente moldadas no corpo da atriz, por 162 mil dólares.
Música

Morreu a cantora e atriz francesa Marie Laforêt

596
Marie Laforêt, cantora e atriz, morreu este sábado aos 80 anos. As causas de morte da intérprete de "Vendanges de l'amour" ou "Viens, viens" ainda não são conhecidas.
Vaidades

Álcool transformava Demi "num monstro", diz filha

137
No mais recente programa apresentado por Jada Pinkett Smith, "Red Table Talk", a filha mais nova de Demi Moore recorda as difíceis recaídas da mãe. Atriz esteve três anos sem falar com a família.
Cinema

Três filmes portugueses no Curta Cinema, no Rio

“Cães que ladram aos pássaros”, “Dia de Festa” e “Em caso de fogo” vão ao Rio de Janeiro disputar prémios e têm exibições a partir desta quinta-feira. O festival termina a 6 de novembro
Star Wars

Dupla da "guerra dos Tronos" queria falar dos jedi

David Benioff e D.B. Weiss queriam voltar atrás no tempo e explorar as origens dos jedi na nova trilogia que deveria estrear em 2020. Guionistas desistiram da saga para se dedicarem a outros projetos.
Braga

Estreia Festival de Cinema Documental em Braga

O Festival de Cinema Documental de Braga DOBRA, que vai decorrer a 25 e 26 de novembro, conta com oito sessões para o público escolar e uma aberta a adultos.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Vitalina Varela", de Pedro Costa, "Doutor Sono", a continuação de "The Shining", e "Exterminador Implacável-Destino Sombrio" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

"Exterminador Implacável": a máquina não dá mais

184
Apenas Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton se aproveitam em "Exterminador Implacável -- Destino Sombrio", mas não chegam para justificar nem salvar o filme. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Festivais de Cinema

Da música à animação: destaques do Porto/Post/Doc

A 6ª edição do festival Porto/Post/Doc chega de 23 de novembro a 1 de dezembro com mais de 100 filmes, entre o documentário, a ficção e a animação. As diferentes identidades fazem parte do guião.
Cinema

Trocaram a Guerra das Estrelas pela Netflix

A dupla de escritores e realizadores David Benioff e D. B. Weiss vai abandonar a saga da Guerra das Estrelas para ter mais tempo para os trabalhos que está a realizar com a Netflix.
Aston Martin

Este foi o carro desenhado por 007. Custa 630.881€

119
Do 007 esperamos de tudo. Que salve donzelas, que salte sobre prédios em chamas e que bata nos bandidos. Porém, nem todos acreditam que colabore no desenho de um desportivo topo de gama. Surpresa!
Óscares

David Lynch premiado com Óscar de honra

Os Óscares de honra premiaram David Lynch por uma carreira com quatro nomeações, mas zero conquistas de prémios da academia. Ao realizador juntou-se a atriz e ativista Geena Davis, também premiada.
Livros

"Nenhuma contrariedade travava Manoel de Oliveira" /premium

Nova biografia diz que o realizador procurava controlar toda a gente durante as filmagens. Só o filho mais velho de Oliveira falou com o biógrafo.
Cinema

Filme português premiado em Chicago

508
O filme "Vitalina Varela", do realizador português Pedro Costa, conquistou o "Silver Hugo", prémio do júri do Festival de Cinema de Chicago, que está a decorrer nos Estados Unidos.
Cinema

Sophia libertada por Manuel Mozos

323
Na reta final das comemorações do centenário da poeta surge o melhor e mais vivo objeto que esta maratona produziu: chama-se "Sophia, na Primeira Pessoa" e é um documentário de Manuel Mozos.
Web Summit

Produtora de E.T. e Star Wars na Web Summit

Kathleen Kennedy, que foi descrita pela Vanity Fair como "a mulher mais poderosa de Hollywood", junta-se ao denunciante Edward Snowden, Guo Ping (líder da Huawei) ou Margreth Vestager na Web Summit.
Exposições

Exposição Harry Potter: gémeos Weasley em Lisboa

2269
A exposição inaugura a 16 de novembro, mas 250 fãs vão poder visitá-la um dia antes e conhecer os atores que interpretaram os papéis de Fred e George Weasley nos filmes da saga "Harry Potter".
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um "filme de Mafia" de Marco Bellochio, uma versão revisionista da história de Branca de Neve e "Um Dia de Chuva em Nova Iorque", de Woody Allen, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Cinema

Woody Allen, o amor, a comédia e a meteorologia

1108
Woody Allen volta a filmar em Manhattan e entre sol, chuva e névoa, assina uma belíssima comédia romântica e melancólica em "Um Dia de Chuva em Nova Iorque". Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

10 lições de vida que aprendemos com Woody Allen /premium

325
“Um Dia de Chuva Em Nova Iorque” é o 50.º filme de um dos mais prolíficos e influentes cineastas da história. Pretexto para passar em revista uma carreira em 10 citações que nos mudaram a vida.
Cinema

Chegou o trailer final do novo "Star Wars"

174
Tem estreia marcada nos cinemas portuguesas para o dia 19 de dezembro. O nono filme da série oficial é anunciado também como o último da saga Skywalker. Mas virá algo depois? Este é o trailer.
Espinho

Estrelas, recifes e missão Apollo vencem festival

"Lúcia, o segredo das estrelas cadentes", "CAPCOM GO! A história da Apollo" e "Expedição ao recife" foram os grandes vencedores da quinta edição do Festival de Cinema Imersivo de Espinho.
Cinema

Coppola: filmes da Marvel são "desprezíveis"

730
"O Martin foi simpático quando disse que os filmes da Marvel não são cinema. Não disse que são desprezíveis, que é o que acabei de dizer", disse o realizador de "Apocalypse Now" e da saga "Padrinho".
Cinema

Herói português vai ter um filme made in Hollywood

204
O filme baseado na história verdadeira de Pedro Francisco, um português que lutou sob o comando de George Washington na revolução americana, vai custar 15 milhões de dólares (13,5 milhões de euros).
História

"É importante pensar no colonialismo actual" /premium

Filho de uma belga nascida no Congo e neto de um médico que trabalhou naquela antiga colónia, Matthias de Groof estreia um documentário este domingo no Doclisboa sobre o polémico Museu de África.
Cinema

"Bate-me com toda a força": Fight Club faz 20 anos

1607
Um drama cómico e violento. Um projeto subversivo pago por um grande estúdio que não foi sucesso de bilheteira. Uma adaptação melhor que o livro. Tiago R. Santos recorda o filme de David Fincher.
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Dança

Jérôme Bel não pode mais viver assim

O coreógrafo francês que vem ao Doclisboa apresentar "Rétrospective", filme que olha a evolução do seu pensamento, chega à Culturgest de comboio, este sábado. No final há conversa com o público.
Cinema

"O Zé Pedro queria saber da partilha"

302
O documentário que passa esta sexta no DocLisboa "é uma homenagem" à carreira de um músico mas também a um amigo. Entrevistámos o realizador, Diogo Varela Silva.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

O novo filme do realizador de "Happy Hour: Hora Feliz", uma comédia francesa, uma FC portuguesa e "Maléfica: Mestre do Mal", com Angelina Jolie, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana
Estreia da Semana

"Maléfica: Mestre do Mal". A magia é fraca

Até Angelina Jolie está subaproveitada nesta continuação de "Maléfica", que se consome numa longa e enfadonha batalha movida a efeitos especiais de computador. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Festivais de Cinema

Immersive Film Festival traz cinema 360º a Espinho

A quinta edição do festival de cinema 360º, o Immersive Film Festival (IFF), realiza-se no Planetário de Espinho e é dirigida por um astrónomo, mas não tem só cinema. Surma terá um concerto 360º.
DocLisboa

11 filmes para ver em 11 dias de Doclisboa 

Os bastidores do Brexit, Steve Bannon, a vida e a música de Dorival Caymmi ou uma fábrica de curtumes portuguesa são alguns dos temas dos 11 filmes do Doclisboa 2019 que começa esta quinta-feira.
DocLisboa

DocLisboa. Um festival de cinema livre e político

Arranca na quinta-feira o DocLisboa: Um festival de cinema que "sabe bem o seu lugar político", com cinema livre de todo o mundo, onde os filmes portugueses não são esquecidos.
Cinema

"Não há filmes que não possam ser mostrados"

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa, que começa quinta-feira, tem um perfil "muito definido naquilo que é o seu lugar político", na defesa de um "cinema livre".
Cinema

Os 30 anos de "Recordações da Casa Amarela"

905
O filme de João César Monteiro chegou aos cinemas a 12 de outubro de 1989. Venceu o Leão de Prata em Veneza mas só chegou à competição porque o produtor foi até Madrid atrás do diretor do festival.
Óbito

Ator Robert Forster morre aos 78 anos

210
O ator norte-americano morreu no dia da estreia do filme "El Camino" que acaba de chegar à Netflix, e dá seguimento à saga Breaking Bad.
Cinema

"El Camino" é "Breaking Bad" outra vez, mas pouco

Já está na Netflix a sequela de uma das mais aclamadas séries dos últimos anos. Contas feitas, é um filme "OK", mas para uma série soberba esperava-se mais (CUIDADO: ESTE ARTIGO TEM SPOILERS).
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Redes Sociais

Pedófilo pode ganhar royalties com música de Joker

Nos EUA "Hey" passa em todos os estádios — sem reclamações. Agora, a música do inglês Gary Glitter, a cumprir uma pena de 16 anos de prisão, foi incluída na banda-sonora de Joker. Os fãs não gostaram.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme "high tech" de Ang Lee, a despedida de Agnès Varda em "Varda por Agnès" e "Judy", com Renée Zellweger no papel de Judy Garland, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana
Cinema

Judy Garland muito longe do arco-íris

208
Renée Zellweger nunca é menos do que magnífica em "Judy", realizado por Rupert Goold, um filme biográfico que no resto é apenas certinho e competente. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

119
No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
Cinema

Audiências de cinema sobem 8,9% 

Até setembro registou-se um aumento de 8,9% nas visitas aos cinemas portugueses. Entre os campeões de audiências está um filme bem português, "Variações", e "A Herdade" está também a subir na lista.
Veganismo

"Filme vegan" criticado por produtores de leite

3028
Em causa está o documentário “Cowspiracy: The Sustainability Secret”, exibido esta quarta-feira. Diretor da escola de Barcelos diz que APROLEP “está a fazer uma tempestade num copo de água".
Star Wars

Cozinhar com a Guerra das Estrelas

Há bases para tacho em forma de Estrela da Morte, assadeiras com o Han Solo, mini-cocottes com a forma de R2-D2 e BB-8 ou até uma panela pintada à mão com o preço de 900 dólares.
Festivais de Cinema

Queer Porto assinala 50 anos de Stonewall

São seis filmes que rodam entre os dias 16 e 20 de outubro entre o Teatro Rivoli e a Reitoria da Universidade do Porto. O festival procura nesta edição assinalar os motins na cidade de Greenwich.
Cinema Português

"A Herdade" entre os 93 indicados a Óscar

O novo filme de Tiago Guedes é um dos 93 indicados ao galardão de um dos prémios mais importantes do cinema.
Cinema

Já há trailer para "O Filme do Bruno do Aleixo"

663
"Ligou-me um homem que tem uma empresa que faz filmes. E quer que eu lhe faça um filme, lá para a empresa dele", ouve-se Bruno Aleixo dizer. "Olha a cena que eu me lembrei agora", responde-lhe Renato.
Cinema

Joker bate recordes de bilheteira, nos EUA e cá

1704
Mais de 155 mil espectadores foram às salas de cinema nacionais no fim de semana de estreia. Filme rendeu quase 900 mil euros, um recorde em filmes da DC. Nos EUA também se quebraram recordes.
Cinema

Filmes portugueses em competição em São Paulo

Filmes de Ico Costa, João Moreira e Pedro Santo e Gonçalo Waddington estão na competição. Catarina Wallenstein integra ainda a competição Novos Diretores.
Cinema

EUA. Estreia de “Joker” com segurança reforçada

Circulam nas redes há meses ameaças de tiroteios em sessões do filme "Joker". Em 2012, um tiroteio matou 12 pessoas nos Estados Unidos, na estreia de "O Cavaleiro das Trevas Regressa".
Cinema

Paulo Branco condenado pela justiça francesa

Paulo Branco tinha dado entrada do processo, com pedidos de indemnização por danos reputacionais, mas será o produtor português a ter de pagar um total de 60 mil euros.
Habitação e Urbanismo

Monumental com cinema e duas grandes lojas

1364
Edifício entra em remodelação até ao fim de outubro e reabre no último trimestre de 2020. Não é provável que Paulo Branco volte à exibição de filmes. Empresa proprietária vai investir 28,9 milhões.
Cinema

"O Irlandês" não estreia nos cinemas portugueses

237
A volta de Scorsese ao mundo das máfias norte-americanas, aliada aos atores Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, parece não ter sido suficiente para a Netflix ceder às distribuidoras portuguesas.
Festivais de Cinema

Festival apresenta 55 filmes sobre visão feminina

Festival Olhares do Mediterrâneo leva este ano ao cinema São Jorge, em Lisboa, entre 30 de outubro e 3 de novembro, 55 filmes que privilegiam o olhar feminino sobre o mundo, com seis produções lusas.
Cinema

"Joker". Joaquin Phoenix perdeu mais de 20 quilos 

Joaquin Phoenix, de 44 anos, perdeu mais de 20 quilos para interpretar o vilão Joker, no mais recente filme de Todd Phillips, mas está longe de ser o primeiro ator a optar por uma dieta drástica.
Cinema

Edgar Pêra: o homem com a câmara de filmar /premium

256
A propósito da estreia de "Caminhos Magnétykos", falámos com o realizador português sobre Branquinho da Fonseca, histórias de terror e um arquivo que em breve vai dar novos frutos, agora na BD.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme sobre as escritoras Virginia Woolf e Vita Sackville-West, um documentário português e "Joker", de Todd Phillips, com Joaquin Phoenix, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Siza Vieira

Serralves. Siza Vieira programa ciclo de cinema 

A Fundação de Serralves entregou ao arquiteto uma "carta-branca" para pensar ciclo. Programa dialoga com a exposição "Álvaro Siza in/disciplina" e decorre entre 4 e 12 de outubro.
Cinema

"Joker": tenham pena do assassino psicopata

367
O "Joker" de Todd Phillips compraz-se na vitimização miserabilista e Joaquin Phoenix, deixado à solta, farta-se de cabotinar na personagem do vilão de Gotham. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cultura

Globos de Ouro: os vencedores e as homenagens

No total, foram entregues 17 Globos de Ouro na noite do último domingo, mas as homenagens a Maria do Céu Guerra e a Bárbara Guimarães foram os momentos altos da noite. Veja as imagens.
Cinema

Joker: 10 razões para ser o melhor vilão de sempre /premium

250
Jack Nicholson, Heath Ledger, Jared Leto e agora Joaquin Phoenix, com um filme em que é o protagonista e que ganhou o Leão de Ouro em Veneza. Mas o que é que este palhaço malvado tem?
Cinema

"Sócrates" vence grande prémio do Queer Lisboa

O filme mostra a luta de um adolescente dos subúrbios de Santos, Brasil, contra "um mundo que quer fazê-lo desaparecer". Venceu na categoria de Melhor Longa-Metragem. Conheça os restantes vencedores.
Cinema

Um filme sobre o sentido da vida num campo de tiro /premium

Tiago Hespanha ficou fascinado pelo campo de tiro de Alcochete quando o visitou em 2010. Descobriu as diferentes atividade que lá acontecem, a dedicação que quem as faz e realizou "Campo".
Cultura

Quanto vale um clássico? E o Eddie Murphy?

Livros "obrigatórios" e o regresso do humorista são os temas em destaque em mais um Pop Up, com Maria Ramos Silva, Bruno Vieira Amaral, Tiago Pereira e, esta semana, também com Susana Romana.
Cinema

"O Irlandês": o que dizem as primeiras críticas?

450
O mais recente filme de Scorsese estreou-se esta sexta no Festival de Cinema de Nova Iorque e as primeiras críticas têm saldo positivo. Já se fala numa eventual corrida aos Óscares.
Cinema

Morreu Rob Garrison, um dos vilões em "Karate Kid"

Rob Garrison, que ficou conhecido por interpretar a personagem de Tommy na saga "Karate Kid", morreu esta sexta-feira. Ator tinha 59 anos e morreu devido a problemas nos rins e no fígado.
Jovens

Quentin Tarantino e a Geração Z

Será que esta geração não percebe histórias sem história. Será que ainda não aprenderam que não é a história que conta mas a maneira como se conta? Tarantino é isso, a grande literatura é isso.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O filme vencedor do Festival de Cannes, "Parasitas", de Bong Joon-hoo, o documentário português "Lupo" e "Midsommar — O Ritual", de Ari Aster, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

“Midsommar — O Ritual”: terror sob o sol de Verão

216
Ari Aster assina um filme de terror de recorte pagão meticulosamente concebido em "Midsommar — O Ritual", passado à luz do dia e em plano Verão, na Suécia. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Festivais de Cinema

Cinema da Europa de Leste invade o Porto 

De 28 de setembro a 6 de outubro, a 3ª edição do Beast Internacional Film Festival regressa ao Porto com mais de 90 filmes de produção recente, oriundos de 21 países do leste europeu.
Cinema

Ari Aster: "Não gosto de terror gratuito"

"Midsommar — O Ritual", de Ari Aster, é o filme de terror mais falado do ano e estreia-se esta semana em Portugal. Eurico de Barros entrevistou o realizador, também autor de "Hereditário"
Festivais de Cinema

Cinema português destacado no Family Film Project 

O Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia regressa ao Porto de 14 a 19 de outubro e das 26 produções em competição, sete são portuguesas.
Harry Potter

Harry Potter. Exposição chega a Portugal

1930
A varinha e os óculos de Harry Potter e os trajes usados no baile de Natal são alguns dos adereços que poderão ser encontrados na exposição internacional que recriará alguns dos ambientes do filme.
Cinema

Filme de "Breaking Bad": este é o primeiro trailer

112
Netflix divulgou o primeiro trailer de "El Camino: Um Filme Breaking Bad". Mostra Pinkman a lutar contra os traumas da clausura enquanto foge da polícia. Ainda não se sabe nada sobre Walter White.
Cinema

Maratona de Cinema exibe 11 filmes em Odemira

"O Cão Andaluz", de Luís Buñuel, "Hiroshima, meu Amor", de Alain Resnais, "O Acossado", de Jean Luc-Godard e "As Asas do Desejo", de Wim Wenders, são apenas alguns dos filmes selecionados em Odemira.
Cinema

Monumental exibe "Guerra e Paz" antes das obras

O Cinema Monumental encerra por causa das obras de remodelação do edifício com início ainda este mês. A última sessão de cinema está marcada para domingo com "Guerra e Paz", filme de King Vidor.
Walt Disney

Pateta. Personagem da Disney é uma vaca ou um cão?

Na verdade, Pateta é um desenho animado, com todas as possibilidades que isso traz. Lançada a confusão na internet, a Disney veio tirar dúvidas: é mesmo um cão.
Livros

O avô "mágico" que filmou o regime /premium

Livre, desbocado, irreverente. Assim aparece Leitão de Barros numa biografia agora publicada por duas netas. O realizador que privou com Salazar era salazarista?
Prémios e Galardões

Prémios Sophia fazem mostra de cinema português

"Raiva", de Sérgio Tréfaut, Prémio Sophia Melhor Filme de Ficção, e "Labirinto da Saudade", de Miguel Gonçalves Mendes, vencedor do Prémio Sophia Melhor Documentário, serão exibidos nos dias 25 e 25.
Hollywood

Brad Pitt fala do divórcio e de Weinstein

O ator contou à CNN que recorria ao consumo de álcool para "evitar sentimentos difíceis" e recordou a forma como lidou com Weinstein quando o produtor assediou a sua então namorada.
Cinema

Um rico perfil: quem é quem em "Downton Abbey"? /premium

300
Hugo van der Ding gosta de séries. E gosta da aristocracia inglesa. "Downton Abbey" junta as duas coisas e agora que se estreia como filme, merece que recordemos as suas personagens.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Ad Astra", de James Gray, interpretado por Brad Pitt e Tommy Lee Jones, o filme de "Downton Abbey" e "A Herdade", do português Tiago Guedes, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
DocLisboa

DocLisboa com rock de Zé Pedro e Bill Wyman

Rock’n’roll vai marcar festival de documentários, que abre a 17 de outubro. Filmes da secção Heart Beat foram divulgados esta quarta-feira. Anne Teresa De Keersmaeker e Milos Forman também constam.
Cinema

“A Herdade”: a terra a quem a possui

"A Herdade", de Tiago Guedes é um filme muito especial na história do cinema português, e do pós-25 de Abril, sobre nós e a nossa história colectiva recente. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Tiago Guedes filmou uma história de Portugal /premium

Realizou “A Herdade”, filme protagonizado por Albano Jerónimo que passou por Veneza e Toronto e quer ir aos Óscares. Estreia-se em Portugal esta quinta-feira. Entrevistámos o realizador.
Séries

Já pode dormir no castelo de "Downton Abbey"

166
O Castelo de Highclere vai abrir portas a dois fãs de "Downton Abbey" na noite de 26 para 27 de novembro. A estadia custa 135,50 dólares. As reservas no Airbnb abrem a 1 de outubro à meia-noite.
Entretenimento

Depois de Dexter, Michael C. Hall volta à caça

Filme da Netflix assinado pelo realizador John Mickle, coloca Michael C. Hall, marcado pela interpretação de Dexter, e Boyd Holbrook, de "Narcos", a perseguirem uma assassina em série.
Cinema

Realizadores brasileiros sem apoios para festivais

933
A Agência Nacional do Cinema do Brasil suspendeu o apoio financeiro à participação de realizadores brasileiros em festivais estrangeiros, incluindo os portugueses Queer Lisboa e DocLisboa.
Teatro

Coimbra. Teatro Gil Vicente anuncia programação

Festival de Blues e o Clube de Leitura Teatral são 2 dos projetos para o último trimestre deste ano no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, empenhado na consolidação e diversificação do público.
Exploração Espacial

Brad Pitt na NASA: "Como é andar no espaço?"

Na semana em que o filme "Ad Astra" estreia em Portugal, Brad Pitt falou com o engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional sobre os planos da NASA para regressar à Lua. Leia e veja o vídeo.
Cinema

"Jojo Rabbit" vence prémio do público no TIFF

Sátira sobre a Segunda Guerra Mundial, em que uma criança alemã de 10 anos tem Hitler como amigo imaginário, foi o filme mais votado pelo público no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Festivais de Cinema

Erva Daninha, de Guilherme Daniel, vence MOTELX

Esta é a segunda vez que o realizador Guilherme Daniel vence o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, depois de no ano passado ter vencido com "A Estranha Casa na Bruma".
Comic Con

Millie Bobby Brown na Comic Con: caos e euforia /premium

678
Houve quem chegasse às 6h30 para poder comprar um autógrafo e a fila encheu o recinto. No fim, os 2 mil lugares para ver a estrela de "Stranger Things" voaram e uma multidão ficou sem a ver.
Comic Con

O cosplay na Comic Con: Ariel ou Gandalf?

161
Está a decorrer a Comic Con 2019, o maior evento de cultura pop. Millie Bobby Brown só chega no domingo, mas este sábado esteve cheio. E não faltaram "cosplayers". Veja a fotogaleria.
Comic Con

Falámos com um dos feiticeiros dos Vingadores

Benedict Wong é conhecido por ser o feiticeiro Wong (sim, tem o mesmo nome), o ajudante do Dr. Estranho da Marvel, e pela participação em "Black Mirror". Está em Portugal e falou com o Observador.
Cinema

O pior filme do mundo chegou ao cinema há 60 anos /premium

131
Filmado nas traseiras de um hotel, com cenários de cartão, "Plan 9 From Outer Space" tornou-se, após a morte do seu realizador, num filme de culto. 60 anos depois, o Motel X presta-lhe homenagem.
Comic Con

Cosplay na Comic Con: Casa de Papel ou Dragonball?

Está a decorrer a Comic Con 2019, o maior evento de cultura pop do país. Há convidados como Millie Bobby Brown, mas os fãs que fazem "cosplay" também são estrelas. Veja a fotogaleria.
Espetáculos

Rivoli: um balanço e uma nova temporada 

Ao fim de cinco anos como diretor artístico, Tiago Guedes faz um balanço positivo em entrevista ao Observador, partilha as prioridades para o futuro e destaca o que ver na próxima temporada.
Viagens

Matosinhos recebe festival de cinema de aventura

O primeiro Festival de Cinema de Aventura chega esta quinta-feira ao Mercado de Matosinhos, onde o jornalismo de viagem, a conservação ambiental e o poder feminino pelo mundo são temas em destaque.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Amazing Grace", o filme da gravação ao vivo do álbum de Aretha Franklin, um filme-catástrofe norueguês, e "O Piintassilgo", de John Crowley, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

O "best-seller", o rapaz e o quadro desaparecido

228
Este filme de John Crowley é uma arriscada adaptação do longo, denso e atarefadíssimo "best-seller" de Donna Tartt, e só perde o norte no último ato. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas, à justa.
Cinema

Cláudia Varejão convidada do Family Film Project

A cineasta portuguesa Cláudia Varejão é a artista convidada da oitava edição do Festival Internacional de Cinema Family Film Project, que decorre no Porto de 14 a 19 de outubro.
Óbito

Morreu a mulher de Manoel de Oliveira aos 101 anos

1709
O corpo de Maria Isabel Carvalhais estará em câmara ardente durante a tarde desta quarta-feira, na Igreja Paroquial de Cristo Rei, na Foz do Douro, no Porto. O funeral realiza-se esta quinta-feira.
Cinema

"A Herdade" é o candidato português aos Óscares

A Academia Portuguesa do Cinema escolheu o filme de Tiago Guedes para tentar a sua sorte na próxima cerimónia dos Óscares. Foram preteridos "Variações", "Parque Mayer" e "Raiva", de Sérgio Trefaut.
Cinema

"Amazing Grace": o milagre de Aretha Franklin

132
Finalmente está entre nós o filme que mostra a gravação do álbum clássico e imaculado de 1972. João Bonifácio já o viu e assegura: ver e ouvir Aretha exposta e descarnada desta forma é uma benção.
A página está a demorar muito tempo.