Cinema

Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme de terror do realizador de "Foge", uma comédia "feel good" com Jennifer Aniston e "Uma Nação, Um Rei", sobre a Revolução Francesa, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Cinema

A Revolução Francesa em "best of" tendencioso

Pierre Schoeller assina esta grande produção histórica, que peca pela superficialidade didática e por escamotear as atrocidades cometidas durante a revolução. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema Português

Filme de João Salaviza em cineclubes portugueses

"Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, fará esta semana um percurso por cineclubes portugueses, uma semana depois de ter estreado no circuito comercial.
Cinema

Todd Solondz no Curtas de Vila do Conde

Todd Solondz é considerado "uma das maiores referências do cinema independente norte-americano" e vai estar em Portugal a 10 de julho para apresentar uma retrospetiva da sua filmografia.
Cinema

Já há trailer do novo filme de Tarantino

181
Foi revelado o primeiro trailer do próximo filme do realizador Quentin Tarantino, que recua a 1969 e tem também Margot Robbie no elenco. É um dos filmes mais esperados deste verão.
Trailer

Eis o trailer para o regresso de "Stranger Things"

191
O êxito de audiências da Netflix volta para a terceira temporada a 4 de julho. O primeiro trailer de Stranger Things já foi lançado, tal como as imagens que revelam detalhes da nova época.
Assédio Sexual

Warner Bros. Favores sexuais fazem presidente sair

Está a ser investigada a relação do presidente da Warner Bros, Kevin Tsujihara, com a atriz Charlotte Kirk. Tsujihara terá prometido papéis em filmes para a atriz a troco de favores sexuais.
Cinema

"Toy Story 4". Novo trailer chegou esta terça

Não tem mais do que três minutos o vídeo que a Pixar lançou nesta terça-feira: Woody e Buzz Lightyear estão de regresso ao som de "God Only Knows" dos The Beach Boys.
Aston Martin

Electrificante. Próximo James Bond vai dar choque

253
Ainda não se conhece a história nem o título do próximo filme de 007, mas sabe-se que James Bond vai conduzir um Aston Martin eléctrico de 292.000€. O objectivo é combater os maus e o… CO2.
Walt Disney

Disney recontrata realizador James Gunn 

Os estúdios Walt Disney voltaram a recontratar James Gunn. O realizador tinha sido despedido há cerca de um ano, após terem sido recuperadas mensagens antigas com piadas sobre violações e pedofilia.
Cinema

História do pugilista "Gabriel" nos cinemas

A história de um jovem pugilista cabo-verdiano que se muda para Lisboa à procura do pai dá o mote ao filme "Gabriel", de Nuno Bernardo, que se estreia na quinta-feira e "mostra a vida como ela é".
Poesia

Documentário sobre Botto estreia a 19 de março

161
"À Procura de António Botto", de Cristina Ferreira Gomes, foi apresentado em Portugal este sábado, no âmbito do colóquio "António Botto & Fernando Pessoa". Estreia na televisão acontece na RTP 2.
Cinema

Mais cinema português em 3 festivais estrangeiros

130
O cinema português vai estar no festival Visions du Réel, Visions du Réel e no Chicago Latino Film Festival. "O mar enrola na areia", "Lost three make one found" e "Pedro & Inês" são as produções.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme luso-brasileiro ambientado numa tribo índia, uma comédia dramática francesa com Daniel Auteuil, e "Réplicas", interpretado por Keanu Reeves, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Keanu Reeves num filme em morte cerebral 

Keanu Reeves consegue manter o seu melhor ar sério e profissional ao longo do incoerente, desastrado e risível "Réplicas". Eurico de Barros dá-lhe uma estrela (e lamenta não ter pontuação mais baixa).
Trailer

Já foi príncipe, agora Matt Smith é Charles Manson

A dupla Mary Harron e Guinevere Turner volta ao cinema e assina "Charlie Says", sobre o culto de Charles Manson. O filme tem estreia prevista para maio e este é o primeiro trailer.
Cinema

Operação Fronteira: o que Ben e Oscar nos contaram

Ben Affleck e Oscar Isaac estão entre os protagonistas de “Operação Fronteira”, filme que se estreia esta quarta-feira na Netflix. Falámos com o elenco e o realizador, J.C. Chandor.
Crime

Ator de 'Empire' indiciado de 16 crimes

Jussie Smollet terá pagado a dois homens para forjar uma cena de racismo e homofobia de que o ator se queixara. A polícia de Chicago diz que o ator só tentou promover-se.
Cinema

Menos 540 mil espectadores nas salas de cinema

A quebra na exibição em sala foi de 21,3% em espectadores e receitas de bilheteira em janeiro e fevereiro. Este ano as salas tiveram menos 540 mil espectadores do que em igual período de 2018.
México

Novo filme de Tiago Guedes estreia no México

O filme é uma adaptação ao cinema de uma peça de teatro de Tiago Rodrigues. A longa-metragem "aborda o tema da ausência e da dor do crescimento de uma forma invulgar".
Cinema

O que Jackson fez na Terra do Nunca. E agora? /premium

"Leaving Neverland” revela duas alegadas vítimas sexuais de parte de Michael Jackson. É um julgamento público mas também é um fenómeno deste tempo. Já vimos o documentário que se estreia esta sexta.
Cinema

João e Renée descobriram um filme entre os índios /premium

169
João Salaviza e Renée Nader Messora viveram nove meses sem eletricidade numa aldeia indígena do Brasil e de lá trouxeram um filme e uma exposição que os portugueses podem agora descobrir.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Capitão Marvel", o novo filme de super-heróis, "Snu", sobre o romance entre Snu Abecassis e Sá Carneiro, e "John McEnroe: O Domínio da Perfeição", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

O génio e o mau génio de John McEnroe

Este documentário do francês Julien Faraut, construído a partir de imagens dos anos 70 e 80, é um dos mais belos e inteligentes filmes já feitos sobre ténis. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Netflix

Spielberg vs. Netflix: A luta do "amor ao cinema"

O realizador estará a tentar convencer a Academia a tornar mais difícil que os filmes do Netflix recebam prémios. O serviço de streaming diz que "ama o cinema" e que isso não destrói a arte.
Cinema

Filme "Raiva" de Sérgio Tréfaut estreia no Brasil

O filme passa-se nos anos 50, um interior cheio de pobreza e em plena ditadura de Salazar, que na visão da produtora brasileira, poderá ajudar o Brasil a refletir sobre os tempos que o país atravessa.
Cinema

Consumismo cinematográfico

Não estaremos a perder a magia do cinema? E o gosto pelos clássicos que notoriamente influenciaram os filmes que vemos hoje em dia? Estamos a consumir cinema como se de "fast food" se tratasse...
Walt Disney

Revelada versão dos Arcade Fire de "Baby Mine"

A banda de rock canadiana fez uma versão do tema "Baby Mane" para a versão de Tim Burton de "Dumbo". Filme estreia no final de março mas já se pode ouvir uma parte da música.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
Cinema

Fantasporto: filme chinês "Last Sunrise" vence

Considerado um dos primeiros filmes de ficção científica da China, "Last Sunrise" venceu a 39.ª edição do festival de cinema. Prémio de melhor realizador foi para Julian Richards.
Cinema

"Na margem: Uma história do Rock" vence MUVI

153
A longa metragem documental de Rui Berton, João Tempera e Davide Pinheiro arrecadou dois prémios: o do júri das Odisseias musicais e o do público.
Cinema

Amor de Snu e Sá Carneiro nos cinemas na 5ª feira

1.606
A história do relacionamento da editora dinamarquesa Snu Abecassis com o antigo primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, nos anos de 1970, é retratada num filme de Patrícia Sequeira.
Cinema

Como Rami Malek aprendeu a ser Freddie Mercury

282
Rami Malek interpretou o cantor Freddie Mercury no filme Bohemian Rhapsody e precisou de uma treinadora de movimentos para entrar na personagem.
Música

Morreu André Previn, compositor e maestro

145
André Previn morreu esta quinta-feira, aos 89 anos, em Nova Iorque. Com uma longa carreira ligada ao cinema, venceu quatro Óscares e 11 Grammys.
Lady Gaga

Lady Gaga reage ao momento mais quente dos Óscares

677
Em entrevista a Jimmy Kimmel, a cantora e atriz diz que fizeram com que as pessoas vissem o que quiseram ver e compara as redes sociais a uma "retrete".
Óscares

"Bohemian Rhapsody" na China: Freddie não é gay 

1.072
O filme que retrata a vida da estrela dos Queen teve autorização para passar na China. Mas todas as cenas com referências homossexuais ou a drogas vão ser cortadas.
Cinema

"A Portuguesa" estreia nos cinemas portugueses

A longa-metragem foi exibida este mês no Festival de Cinema de Berlim, é um filme de época que "abre uma porta para a atualidade".
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme do realizador chinês Jia Zhangke, "A Portuguesa", de Rita Azevedo Gomes, e "Bucha a Estica", com John C. Reilly e Steve Coogan, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

O crepúsculo cómico de Bucha e Estica

Este filme é uma competente e afetuosa evocação da última digressão britânica de Bucha e Estica, nos anos 50, e muito graças a Steve Coogan e John C. Reilly. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Radcliffe, a fama e o refúgio no álcool

Numa surpreendente entrevista, o protagonista da saga Harry Potter revelou que para lidar com a fama repentina se refugiou no álcool e que chegou a ponderar a hipótese de mudar de vida
Óscares

Fãs de Bradley Cooper e Lady Gaga querem juntá-los

1.811
Numa cerimónia morna, o momento mais alto foi um dos musicais. Bradley Cooper e Lady Gaga subiram ao palco para cantar "Shallow" e o dueto ficou para a posteridade. Agora os fãs querem vê-los juntos.
Óscares

Trump acusa Spike Lee de "ataque racista"

267
Spike Lee falou nos Óscares sobre a escravidão e as eleições. Trump acusou-o de "fazer ataque racista", recordando que fez mais pela comunidade afro-americana "do que qualquer outro Presidente".
Óscares

Os portugueses do documentário que ganhou um Óscar

Foi o segundo prémio da noite e o único com nomes portugueses na ficha técnica. Joana Niza Braga e Nuno Bento cuidaram do som de "Free Solo", o Melhor Documentário do ano para a Academia. Conheça-os.
Óscares

Quase sentimos qualquer coisa: os Óscares no sofá /premium

215
A 91ª cerimónia deu um bocadinho a todos para ninguém se chatear. Não fez piadas para ninguém se chatear. Escreveu os nomes de toda a gente num papelinho para ninguém se chatear. Mas isto chateia.
Óscares

Quem escandalizou na "after party" dos Óscares?

244
Depois da cerimónia, a famosa festa da Vanity Fair. Dos convidados dos Óscares às estrelas que esperaram "after party" para darem um ar da sua graça, eis os visuais que marcaram a noite.
Óscares

Os memes da noite de Óscares

Uma noite de recordes, o romance entre Lady Gaga e Bradley Cooper e o renascimento da cantora pop. Os assuntos que marcaram a noite de Óscares em memes.
Óscares

11 coisas em que não reparou na noite de Óscares

864
Andámos com um microscópio à cata de pormenores que ninguém viu. E encontrámos 11 coisas, entre jóias e mentiras, que estavam mesmo debaixo do seu nariz.
Óscares

Rami Malek: da pizzaria em Hollywodd até ao Óscar 

255
Rami Malek conquistou o Óscar de Melhor Ator pela interpretação de Freddie Mercury no filme dos Queen, "Bohemian Rhapsody". Foi o culminar de um longo caminho que começou numa pizzaria em Hollywood.
Óscares

A política que passou pelos Óscares

Imigração, muros e raça foram temas polémicos que deram à 91ª cerimónia dos Óscares algum cariz político. Spike Lee, Alfonso Cuarón, o chef José Andrés e o congressista John Lewis foram protagonistas.
Óscares

Na noite de Cuarón o último a rir foi “Green Book"

473
O filme sobre a amizade improvável entre um pianista afro-americano e um segurança italiano ganhou o Óscar de "Melhor Filme". Foi a única surpresa numa noite em que "Roma" e o streaming venceram.
Óscares

Crónica. Os Óscares do Presidente Marcelo

Já lá vão os tempos em que um filme dava uma cabazada aos outros na noite dos Óscares. Este ano, cuidou-se mais uma vez em fazer uma distribuição o mais abrangente possível, diz Eurico de Barros.
Óscares

A pedra de 30 milhões que abrilhantou os Óscares

329
Lady Gaga levou o maior diamante amarelo do mundo aos Óscares. Estima-se que a pedra da Tiffany valha cerca de 30 milhões de dólares. Tinha sido usada, pela última vez, por Audrey Hepburn, em 1961.
Óscares

Olivia Colman, a favorita das favoritas, a rainha 

A Rainha Ana de "A Favorita" ganhou o Óscar de Melhor Atriz. Tinha de ser assim. E é um estágio para o que vamos poder ver na próxima temporada de "The Crown", quando for Isabel II.
Óscares

Quem é Alfonso Cuarón e que filmou ele em “Roma”?

História de forte carga emocional, tem uma indígena mexicana como atriz principal e foi produzida pela Netflix. Não foi o Melhor FIlme nos Óscares, mas mostrou que algo está a mudar na indústria.
Óscares

Os Queen, uma Lady (Gaga) e a música nos Óscares

348
Numa cerimónia dos Óscares marcada pela falta de apresentador, os Queen e Adam Lambert abriram e Lady Gaga cantou com Bradley Cooper. Estas foram as atuações da noite.
Óscares

O diamante, a bola de espelhos e o exército rosa

252
Na noite de todos os sonhos, o rosa foi a cor predominante. Glenn Close vestiu-se a condizer com o Óscar. Lady Gaga levou o diamante, Jennifer Lopez foi de bola de espelhos. Quem brilhou mais?
Óscares

O escândalo do Kremlin que mereceu um Óscar

Em 2018 o Óscar para melhor documentário foi para Ícaro. A longa metragem conta a história do químico que montou o esquema de manipulação de testes anti-dopagem na Rússia, durante os Jogos Olímpicos.
Óscares

Óscares: "Green Book" é o Melhor Filme - como aconteceu

A cerimónia chegou ao fim em Hollywood "Roma", Cuarón e a Netflix saíram vencedores e "Green Book" conquistou o prémio mais desejado. Veja aqui a lista completa dos vencedores.
Óscares

Vinnie Jonnes, o homem falta que passou ao cinema

892
Viu o amarelo mais rápido de sempre. Foi expulso 12 vezes. Agarrou os testículos de Gascoigne num jogo. Agora Vinnie Jones contracena com Arnold Schwarzenegger, Nicholas Cage e Angelina Jolie.
Cinema

"Para Snu, a liberdade nunca esteve em causa" /premium

1.846
Inês Castel-Branco é Snu no filme que conta a história da fundadora da Dom Quixote e companheira de Sá Carneiro. Em entrevista, fala de cinema, das novelas e do seu espaço privado.
Óscares

Quem cantou as canções em "Bohemian Rhapsody"?

574
Rami Malek está nomeado para o Óscar de Melhor Ator pela participação no filme biográfico dos Queen, "Bohemian Rhapsody", mas os momentos musicais foram assegurados por um "ghost-singer": Marc Martel.
Óscares

"Roma" vs. "A Favorita". Afinal, quem vai ganhar? /premium

147
Um destes dois filmes vai ganhar nos Óscares deste ano. O argumentista Tiago R. Santos descreve o duelo em 6 categorias alternativas: da melhor criada à melhor tentativa de sedução desastrada.
Comida

As receitas mais famosas do cinema e da TV 

"Eat What You Watch" é o nome do primeiro livro de receitas de Andrew Rea, youtuber que replica os pratos que se veem nos filmes e nas séries. Veja aqui, em exclusivo, duas receitas inteiras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)