249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Cinema

Cinema

Três filmes para ver esta semana

“O Pai”, com o oscarizado Anthony Hopkins, a superprodução “Godzilla vs. Kong” e o devastador ”Caros Camaradas!”, do russo Andrei Konchalovsky, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

"Caros Camaradas!": um massacre na União Soviética /premium

Andrey Konchalovsky recria em "Caros Camaradas!" um sangrento acontecimento na URSS de Krushchov, e a reacção incrédula de uma fiel militante comunista. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Florian Zeller: "O Pai", Hopkins e a demência /premium

O Observador falou com o realizador francês, autor de “O Pai”, que venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Uma chamada Zoom sobre o filme, o "melhor ator vivo" e o medo de envelhecer.
Cinema

Morreu a atriz Olympia Dukakis aos 89 anos

A atriz norte-americana Olympia Dukakis, vencedora de um óscar pelo desempenho no filme "Feitiço da Lua" (1987), morreu no sábado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aos 89 anos.
Cinema

"Citizen Kane" ainda é o melhor filme de sempre? /premium

Esta não é uma discussão sobre maravilhas técnicas ou sobre se “Rosebud” é só um trenó ou algo mais. Esta é uma meditação sobre o incomparável sucesso de uma incomparável meditação sobre o fracasso.
Cinema

Cinemateca digitaliza cinema sobre o mar

Pelo menos 10.000 minutos de filmes do cinema português, relacionados com o mar, vão ser digitalizados pela Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projeto "FILMar", com financiamento europeu.
Cinema

“Uma Miúda com Potencial”: uma vingança simplista /premium

O filme de Emerald Fennell com Carey Mulligan no papel de uma mulher empenhada numa violenta senda vingativa, padece de misandria primária e fracas personagens. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Ator luso-guineense entra em filme de Cronenberg

Welket Bungué, que nasceu na Guiné-Bisseu, cresceu em Portugal e vive em Berlim, será um dos atores de um elenco que conta com Viggo Mortensen e Kristen Stwart, num thriller de ficção científica.
Cinema

Polanski anuncia regresso aos filmes

O polaco garantiu o apoio da gigante cinematográfica italiana, a Rai Cinema, para o “The Palace”, um drama escrito em conjunto com o realizador polaco Jerzy Skolimowski.
Nazaré

Surfista francesa lança filme sobre ondas gigantes

Surfista afirmou que este filme trata uma história "mais intimista", que dá uma perspetiva sobre as emoções que se vivem durante um dia de ondas gigantes formadas pelo canhão da Nazaré.
Coronavírus

Cinemas. Quase 49 mil espectadores na 1ª semana

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, as salas de cinema que reabriram a partir do dia 19 contabilizaram quase 49 mil espectadores e 273 mil euros de receita até quarta-feira, dia 28 de abril.
Cinema Português

PRR. Governo quer todo o cinema digitalizado

O PRR destina 243 milhões de euros ao setor da Cultura, com 150 milhões para a requalificação do património e 93 milhões para redes culturais e transição digital: modernização da infraestrutura.
O Lado Bom da Vida

Uns copos a mais e uma vingadora do consentimento

Dois vencedores dos Óscares chegam hoje aos cinemas: “Mais Uma Rodada”, melhor filme internacional, e “Uma Miúda Com Potencial”, que recolheu a estatueta pelo melhor argumento original.
Cultura

Segundo Festival Oeiras Ignição Gerador

O futuro da cultura volta a estar em discussão, entre 20 e 22 de maio, no festival online Oeiras Ignição Gerador, que conta com David Throsby, Gonçalo M. Tavares e Beatriz Gomes Dias.
Cinema

“Mais uma Rodada”: o melhor (mas trágico) brinde /premium

160
Uma tragicomédia realizada por Thomas Vinterberg (Óscar de Melhor Filme Internacional) sobre uma experiência coletiva com bebida que acaba por derrapar. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Óscares

Audiências dos Óscares seguem tendência de queda

Os Prémios da Academia norte-americana tiveram apenas 9,85 milhões de telespetadores no domingo, menos 58% do que no ano passado. Valores seguem tendência dos Grammy e dos Globos de Ouro.
Pop Up

O bom, o mau e o muito mau nos Óscares

Uma emissão especial do Pop Up sobre Hollywood: os méritos dos vencedores deste ano, as falhas dos derrotados e o pesadelo de um espectáculo desorientado e sem sinal de glamour.
Óscares

Hopkins presta homenagem a Chadwick Boseman

749
Num curto vídeo, Anthony Hopkins mostra-se surpreendido com a atribuição da Academia e aproveita para lembrar Chadwick Boseman, tido como favorito ao Óscar de Melhor Ator.
Óscares

Uivo de McDormand foi tributo a amigo que morreu

No discurso de aceitação pelo Óscar de Melhor Filme por "Nomadland", Frances McDormand uivou em homenagem a um amigo que morreu no início do ano e com quem trabalhou na longa-metragem agora premiada.
Óscares

Uma falsa sensação de cerimónia: os Óscares na TV /premium

Alexandre Borges esteve 3 horas e 13 minutos em frente à TV. Não viu piadas, atuações ou glamour. Viu pessoas e palavras. Gente normal numa noite histórica que merecia outro alinhamento e outro final.
Emissão Especial

Óscares. O filme da cerimónia

Foi uma noite sem surpresas, mas na qual se fez história. Entre gargalhadas e discursos emocionados, há quem só pense no regresso à "escuridão" da sala de cinema. O filme dos Óscares em sons.
Noticiário

7h. Nomadland é o grande vencedor dos Óscares 

O filme sobre a viagem de uma nómada pela América mereceu os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz. Chloe Zhao é a segunda mulher da história a vencer o Óscar de Melhor Realizador.
Óscares

Fincher, "Mank" e uma derrota de colecionador /premium

Seguir a carreira do realizador americano é um estudo sobre a sociopatia. Há um mundo negro e amoral que Fincher retrata como ninguém. Mas pela terceira vez, não foi distinguido pela Academia.
Óscares

Quem é Tyler Perry, o milionário solidário?

4062
O império multimilionário de Tyler Perry começou num teatro vazio. E com as cartas sobre um passado de abusos. Premiado com um Óscar Humanitário, pediu ao mundo que recuse o ódio.
Óscares

Anthony Hopkins: um mestre contra o esquecimento /premium

768
“O Pai”, filme que valeu ao britânico o segundo Óscar de Melhor Ator, é um intenso confronto com a passagem impiedosa do tempo. Mas é um exemplo maior de audácia criativa sem temores.
Óscares

Alan tem 9 anos e conseguiu um lugar nos Óscares

Nunca tinha pensado em fazer cinema, não sabe se vai ser esse o futuro dele. Mas Alan Kim, com apenas nove anos, é um dos principais atores de "Minari", um dos principais filme nomeados.
Óscares

Frances McDormand contra o mundo ganha sempre /premium

Fern, de "Nomadland", é mais uma das mulheres decididas e impactantes que McDormand tem desempenhado, numa escolha criteriosa de papéis. Ganhou o terceiro Óscar, mas conquistou muito mais.
Óscares

Óscares: "Nomadland" venceu uma noite sem brilho

312
"Nomadland" ganhou algumas das principais categorias: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz. Chloé Zhao é a 2ª mulher a ganhar Melhor Realizadora em 93 edições. Hopkins venceu Melhor Ator.
Óscares

Youn Yuh-jung: muito mais que um primeiro Óscar

Com mais de cinquenta anos de carreira, e uma história que só por si dava um filme, a sul-coreana foi eleita Melhor Atriz Secundária pela sua primeira prestação numa produção norte-americana.
Óscares

O triunfo histórico de Chloé Zhao é só o princípio /premium

A estrada é a casa de “Nomadland” e o cinema é a pátria de Chloé Zhao. Uma mulher (a segunda a ganhar Melhor Realização) de Pequim a fazer História num dos mais ocidentais e masculinos dos géneros.
Termómetro

Red Carpet. Quem mais nos deu sono?

Do minimalismo asiático ao arrojo de Carrey Mulligan, Mauro Gonçalves e Maria Ramos Silva analisam os looks da 93ª edição dos Óscares e tentaram não adormecer. 
Óscares

Daniel Kaluuya: melhor secundário, quase principal

Em 2018, Óscar, Globo de Ouro e Bafta escaparam a Daniel Kaluuya. Vingou-se em 2021, pelo papel que desempenhou em "Judas and the Black Messiah", realizado por Shaka King.
Óscares

Mads Mikkelsen. O bom vilão que veio do frio /premium

Ídolo na Dinamarca, mau da fita nos EUA. Entre franchises de sucesso e projetos afastados do circuito comercial, o ator levou "Mais Uma Rodada" a vencer o Óscar de Melhor Filme Internacional.
Passadeira Vermelha

O que faltou à passadeira vermelha dos Óscares?

Numa palavra: tempero. A contenção dos novos tempos atingiu uma das noites mais aguardadas do mundo da moda: a "red carpet" dos Óscares. Houve algumas surpresas (boas e más), mas sobretudo tédio.
Óscares

Óscares: Chloe, Frances e Hopkins ganharam a noite - como aconteceu

Os veteranos venceram as categorias de representação e Chloé Zhao é a segunda melhor eleita Melhor Realizadora na história, numa cerimónia distante e sem showbiz. Siga ao minuto.
Óscares

Que brindes recebem este ano os nomeados?

"Everyone Wins" é o lema do saco de presentes oferecido aos 25 principais nomeados dos Óscares. Avaliado em 205 mil dólares, tanto inclui modestos chocolates como arte digital que vale milhões.
Óscares

Tudo o que sabemos sobre a cerimónia dos Óscares /premium

Máximo de 170 pessoas, poucos fotógrafos, três testes à Covid, transmissão com qualidade de película. As cobiçadas estatuetas douradas são entregues esta madrugada em Los Angeles. RTP1 dá em direto.
Óscares

Óscares. Quem vai ganhar e quem devia ganhar /premium

Eurico de Barros pegou nas 12 principais categorias dos Óscares de Hollywood, que são entregues no domingo, e antecipou quem vai ganhar. Mas apresenta ainda vencedores alternativos nalgumas delas.
Cinema

Filme de Alexandre Siqueira premiado na Polónia

A curta-metragem, com produção portuguesa, aborda a questão da identidade de género a partir da história de Óscar, um menino transgénero. Venceu o Grande Prémio do Animocje, em Bydgoszcz, na Polónia.
Cinema

Bruno Gascon recebe dois prémios por "Sombra"

O filme do realizador português, inspirado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças, foi duplamente premiado no Festival de Cinema Barcelona — Sant Jordi, que terminou na sexta-feira.
Pop Up

Previsões: quem vai ganhar (e perder) os Óscares

As apostas de Maria Ramos Silva, Bruno Vieira Amaral e Pedro Boucherie Mendes para os prémios de Hollywood estão em destaque em mais uma edição do Pop Up.
O Lado Bom da Vida

Os novos nómadas nas margens da América

A reabertura dos cinemas trouxe finalmente “Nomadland”. Frances McDormand e Chloé Zhao viajam entre nómadas modernos, que saltam entre trabalhos precários, recusando o capitalismo que os traiu.
Óbito

Morreu o cineaste Monte Hellman, de "Sem Destino"

A última longa-metragem seria "Road to nowhere - Sem Destino", que Hellman apresentou em Portugal em 2012, numa homenagem e retrospetiva que o Lisbon & Estoril Film Festival lhe dedicou.
Coronavírus

Cinemas reabrem com cerca de 4 mil espetadores

Os cinemas voltaram a abrir portas e, esta segunda-feira, mais de quatro mil pessoas foram ver um filme no grande ecrã. Segundo o ICA esta segunda-feira rendeu cerca de 27 mil euros às bilheteiras.
Coronavírus

Cinemas devem ter apoio superior a 40% das rendas

A medida faz parte do plano de retoma do retalho que a associação de centros comerciais quer apresentar ao Governo. A associação diz que os cinemas registaram perdas de 91% de março 2020 a março 2021.
Cultura

Centro Multimeios de Espinho reabre

O espaço reabre na quinta-feira, com uma programação que até maio inclui cinema regular, apresentações sobre astronomia no planetário e uma exposição da 6.ª Bienal Internacional de Arte de Espinho.
Óscares

Portuguesa em banda sonora nomeada para os Óscares

A nomeação foi "completamente inesperada", disse a clarinetista portuguesa, referindo que "será bom para toda a gente se o filme ganhar" na cerimónia que vai decorrer em Los Angeles a 25 de abril.
Coronavírus

Filme "Nomadland" é aposta na reabertura das salas

"Nomadland - Sobreviver na América", da realizadora Chloé Zhao, é a aposta de grande parte das exibidoras para assinalar, a partir de 2.ª feira, a reabertura das salas de cinema.
Óbito

Morreu a atriz Helen McCrory 

Morreu aos 52 anos a atriz britânica Helen McCrory, vítima de cancro, anunciou o marido Damian Lewis. A atriz integrou os elencos da saga "Harry Potter" e da série "Peaky Blinders".
Cinema

"Nomadland": uma viagem superficial pelos EUA /premium

168
Premiado e elogiado, o filme de Chloé Zhao sobre uma viúva que perde tudo na crise de 2007 e adopta uma vida errante é também bastante sobrevalorizado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
México

México obriga Netflix a retirar cena de um filme

Uma candidata à câmara dos deputados aparece numa cena do filme. O tribunal ordenou que a cena fosse alterada ou retirada por considerar tratar-se de violação das regras de imparcialidade eleitoral.
Cinema

Leão de Ouro de carreira para Roberto Benigni

Veneza, Itália, 15 abr 2021 (Lusa) - O ator e realizador italiano Roberto Benigni vai receber o Leão de Ouro de carreira do Festival de Cinema de Veneza, em setembro, em Itália, foi hoje anunciado.
Cinema

Cinema Trindade reabre com filmes premiados 

Três meses depois do fecho, o Cinema Trindade, no Porto, reabre segunda-feira com filmes candidatos aos Óscares, realizadores como Pedro Almodóvar ou Wagner Moura e um ciclo de cinema argentino.
Minorias

Filme boicota Geórgia devido a lei eleitoral

A lei eleitoral, aprovada com a suposta intenção de combater a fraude, tem sido contestada por limitar o acesso às urnas de minorias, em particular de eleitores afro-americanos.
Cultura

Na pior das guerras, a melhor das companhias

116
Baseada em fatos reais, a série que o AXN está prestes a estrear, “X Company”, relata as histórias e missões de cinco jovens que se tornam espiões durante a fase mais crítica da II Guerra Mundial.
Passadeira Vermelha

BAFTA. Uma rota de estilo entre Londres e LA

É a grande noite do cinema britânico e costuma ser marcada por um desfile de estrelas no Royal Albert Hall. Entre Londres e LA, além do cinema, foi a "red carpet" a unir os dois lados do Atlântico.
Cinema

"Nomadland" é o grande vencedor da noite dos BAFTA

A 15 dias dos Óscares, "Nomadland" arrecadou os prémios BAFTA de Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Realizador e Melhor Fotografia. O de Melhor Ator foi para Anthony Hopkins.
Cinema

Ernesto de Sousa, o homem que queria o futuro /premium

Figura determinante na cena artística portuguesa do século XX, contribuiu do novo cinema em Portugal. A sua única longa-metragem, "Dom Roberto", conquistou dois prémios em Cannes, em 1963.
Séries

Portugal é o 4ª pais que mais ficção produziu

Portugal surge em quarto lugar entre os países da União Europeia que, em média, mais produziram ficção em número de horas entre 2015 e 2019, com um total de 1.135 horas.
Cinema

Ibrahimovic vai entrar no próximo filme de Astérix

O jogador do AC Milan, de 39 anos, fez o anúncio da participação no filme "Astétix e Obélix: O império do meio" (Astérix e Obélix: l'empire du milieu, no título original, em francês).
O Lado Bom da Vida

Ascenção e queda do furacão "Madame Claude"

Geriu a rede de prostituição mais exclusiva de Paris, nos anos 60, com clientes que iriam de JFK a Marlon Brando ou ao Xá do Irão. Há uma ficção baseada nesta história de poder e espionagem na Netflix
Cinema

Idris Elba e os vaqueiros negros de Filadélfia

O realizador estreante Ricky Staub revela-nos o pequeno mundo dos "cowboys" negros e citadinos dos EUA em "O Cowboy do Asfalto", para ver na Netflix. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Festival Fantasporto arranca a 26 de abril

164
A edição 2021 do Fantasporto, que se realiza no Hard Club de 26 de abril a 04 de maio, tem uma lotação máxima de 225 lugares, devendo mudar-se para o Cinema Batalha em 2022.
Cinema

O prisioneiro, a mulher dele e o tempo que passa

"Time", da realizadora Garrett Bradley, (Amazon Prime Video), está nomeado ao Óscar de Documentário de Longa-Metragem e é mais emocional do que bem explicado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Passadeira Vermelha

SAG Awards. Vestidos de cauda e botas de combate

Foi a 27ª edição dos SAG Awards. As estrelas desfilaram à distância e voltaram a dar tudo em sessões caseiras. Kerry Washington entrou na piscina. Emma Corrin calçou as botas de combate.
O Lado Bom da Vida

Os cowboys negros que o cinema nunca mostrou

Idris Elba encabeça “O Cowboy do Asfalto”, filme que presta homenagem a uma subcultura centenária, que não encaixa na narrativa comum dos westerns, mas que ainda sobrevive na América.
Celebridades

Sharon Stone: uma história de abusos e a 2ª vida /premium

Publicado esta terça-feira, o livro de memórias faz revelações chocantes sobre uma infância pautada por abusos sexuais. De adolescente "estranha" a estrela de Hollywood, Stone vive uma segunda vida.
Óscares

Óscares não vão ser transmitidos em Hong Kong

O canal de televisão TVB assegurou ser uma decisão "puramente comercial", mas que coincide com a censura promovida pelo governo chinês contra a curta-metragem "Do Not Split".
Festivais de Cinema

Três filmes portugueses no Visions du Réel

Há três filmes portugueses selecionados para o festival suiço de cinema documental Visions du Réel. Obras de Ico Costa, Susana Nobre e Mónica Martins Nunes serão exibidos na 52ª edição do festival.
Cinema

Morreu o cineasta francês Bertrand Tavernier

O realizador francês Bertrand Tavernier, autor de "Morte em Direto", "Um Domingo no Campo" e "À Volta da Meia-Noite", morreu aos 79 anos, na localidade francesa de Saint-Maxime.
Coronavírus

Dinamarca. Passaporte para cinema ou restaurantes

309
Medida é transitória e deixará de existir em agosto, quando o país estima ter a população vacinada contra a Covid-19. Passaporte estará numa aplicação para telemóveis.
Pop Up

O que é mais intemporal: uma banda ou um filme?

Qual o lugar que as bandas ocupam na música pop atual? E pode um filme definir um género e ser insuperável? No Pop Up desta semana tentamos responder a estas perguntas.
O Lado Bom da Vida

Oscarizáveis para ver em casa

Falta um mês para a cerimónia de entrega dos Óscares. Há nomeados que só poderemos ver quando as salas reabrirem, mas há também uma longa lista já disponível nas plataformas de streaming.
Cinema

IndieLisboa adiado para agosto

A próxima edição do Festival Internacional de Cinema IndieLisboa foi adiado para agosto, em consequência do plano de desconfinamento. A 18ª edição decorrerá de 21 de agosto a 06 de setembro.
Cultura

Setor do cinema desanimado com exclusão do PRR

Associações ligadas ao cinema e ao audiovisual lamentam que a cultura tenha sido excluída do Plano de Recuperação e Resiliência. Setor vê internacionalização e digitalização como pontos estratégicos.
Cinema

Uma desarrumada e berrante aventura animada

Candidato ao Óscar de Melhor Longa-Metragem Animada, "Para Além da Lua", da Netflix, é um cozinhado de referências da Disney, chinesas e da cultura pop asiática. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

ICA: 605 mil euros para nove documentários

Nove projetos de documentários, entre mais de 80 apresentados a concurso, vão receber 605 mil euros de apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual referente a 2020.
Hollywood

Prémios dos argumentistas de Hollywood

A feminista e surpreendente "Promising Young Woman" ganhou o prémio de melhor argumento original. E o de melhor argumento adaptado foi para a comédia grotesca de "Borat Subsequent Moviefilm".
Festivais de Cinema

Filme de Fern Silva premiado no Cinéma du Réel

O filme do realizador luso-americano conquistou o prémio para música original da 43.ª edição do festival francês dedicado ao documentário. Tem música original de Sergei Tcherepin & Lea Bertucci.
Óscares

Nomeados só podem participar pessoalmente

Carta dos produtores dos Óscares recusa participações por Zoom, rejeita roupas casuais e pede que os discursos sejam mais "pessoais". Regras são diferentes das aplicadas nos Emmy ou Globos de Ouro.
Coronavírus

Horário limitado das salas de cinema e espetáculos

As salas de cinema e de espetáculos, auditórios, teatros, que deverão poder reabrir a partir de 19 de abril, terão de encerrar às 22h00 durante a semana e às 13h00 aos fins de semana.
Cinema

Zack Snyder: justiça para os fãs da Liga? /premium

A “Liga da Justiça” de 2017 não é o filme que Zack Snyder queria. Quatro anos depois, o seu "director's cut" estreou-se na HBO. O diretor de fotografia Fabian Wagner conta-nos como tudo aconteceu.
Cultura

Se depender de A Unidade, o terrorismo falhará

Espanha está sob ameaça terrorista e cabe a uma unidade especial garantir que esta não se concretizará. A premissa de “A Unidade”, novo thriller do AXN, é um ótimo pretexto para falar de terrorismo.
O Lado Bom da Vida

“Liga da Justiça”: como os fãs vergaram a Warner

Uma campanha nunca vista deu em reviravolta inédita: os estúdios repescaram Zack Snyder para terminar a sua versão do blockbuster, que junta os músculos mais famosos da DC Comics
Cinema

Casa do Cinema com ensaios vídeo sobre Oliveira

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira lançou no Serralves Online Experience o episódio introdutório da rubrica #1MinutoParaMuitasImagens, dando início a uma série de ensaios em vídeo.
Cinema

Terror cósmico na pequena ilha

150
Kevin e Matthew MacManus assinam uma robusta, inquietante e elíptica série B de terror paranormal em "O Mistério de Block Island", disponível na Netflix. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Elo" nomeada para dois prémios Quirino

"Elo" é uma animação a grafite em papel e sem diálogos e já foi exibido em cerca de 30 festivais, somando já uma dezena de prémios.
Cinema

Novo filme de Trueba será coprodução portuguesa

"They shot the piano player" é o próximo filme de Fernando Trueba, em parceria com o desenhador Javier Mariscal. Tem Jeff Goldblum nas vozes e revê a história da bossa nova e de um pianista brasileiro
Festival de Cannes

Spike Lee vai presidir júri do Festival de Cannes

O produtor e realizador norte-americano, impedido de presidir a edição de 2020 devido à pandemia, manteve-se leal e prometeu acompanhar o festival até ao seu regresso à Croisette.
Cinema

Arquiteturas Film Festival regressa a Lisboa 

Ao todo, são 36 filmes de mais de uma dezena de países diferentes, com o foco em Angola este ano, país onde "a confluência de tempos e regimes é visível na sua arquitetura e na sua memória coletiva".
Morte

Morreu Yaphet Kotto, o primeiro vilão negro de 007

O primeiro vilão negro da saga 007, participando em "Vive e Deixa Morrer" morreu esta terça-feira aos 81 anos. Nos seus filmes costumava interpretar o papel do mau da fita e na vida foi sempre "bom".
Cinema

ICA. Três milhões de euros para 5 longas-metragens

Cinco projetos cinematográficos vão receber um total de três milhões de euros de financiamento à produção de longas-metragens de ficção, segundo decisão do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Comentário

Mank. "Muitas nomeações, mas pode não ganhar nada"

Já são conhecidos os nomeados para os Óscares. Tiago Pereira, editor de Cultura do Observador, avisa que apesar das 10 nomeações de "Mank", o filme de David Fincher pode acabar como grande derrotado.
Óscares

Óscares. "Mank" lidera com dez nomeações

Foram revelados os nomeados para a 93.ª edição dos prémios da Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos. Pela primeira vez há duas mulheres nomeadas para Melhor Realização.
Coronavírus

Protesto. Atriz francesa despe-se nos Césares

1218
Corinne Masiero subiu ao palco dos Césares para apresentar o prémio para o melhor guarda-roupa vestida com uma máscara de burro ensanguentada. Acabou nua, em protesto: "Sem cultura não há futuro".
Teatro

João Mota, 78 anos: “O teatro não faz revoluções" /premium

158
Vai continuar a encenar, mas como ator confirmou a despedida dos palcos. Está preocupado porque "as pessoas têm medo de viver agora". Entrevista com o fundador do Teatro da Comuna.
Cinema

"Cherry": uma longa parada de clichés

Os irmãos Joe e Anthony Russo passam dos filmes de super-heróis para o realismo de pretensões "sociais" em "Cherry (Apple TV+), mas o resultado é muito mau. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Discriminação

Bafta muda de critérios por causa da diversidade

As nomeações contrastam em quase tudo com as escolhas do ano passado, quando a polémica estalou com a academia a ser alvo de acusações de segregação étnica e sexista.
Cinema

Festival Cinéma du Réel com filmes portugueses

O festival francês é organizado pelo Centro Pompidou e dedica-se aos documentários. Este ano, na 43.ª edição, a programação vai ser para ver à distância e no pequeno ecrã.
Celebridades

Lady Gaga e o assassinato do herdeiro da Gucci

A cantora veste a pele de Patrizia Reggiani, a italiana condenada por ter arquitetado o assassinato do ex-marido, herdeiro de um império de luxo. Recorde a história por trás de "House of Gucci".
O Lado Bom da Vida

Cinema de sofá na semana da mulher

“Pieces of a Woman”, “Uma Mulher Não Chora” e “Barbara” são três filmes carregados aos ombros por mulheres. E são as sugestões desta semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher.
Cinema

Cinco diários de uma Nova Iorque deserta

Não são registos de auto-descoberta, de quem "aproveitou para parar". É o regresso ao início da pandemia, às angústias, dúvidas e medos, do presente e do futuro. Para ver na HBO.
Curiosidades Auto

Quer o carro do Batman pelo preço de um Clio?

O Batman é um dos super-heróis mais emblemáticos de Hollywood e o seu Batmobile um dos modelos mais cobiçados. Esta apetecível réplica com motor V8 vai ser leiloada pelo valor de um Renault Clio.
Cinema

Raya e o Último Dragão: animação que voa baixinho

A nova longa-metragem animada da Disney, "Raya e o Último Dragão", estreada em streaming, está abaixo até dos filmes menores da sua subsidiária Pixar. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

BAFTA. "Nomadland" e "Rocks" são os mais nomeados

Os filmes "Nomadland", de Chloé Zhao, e "Rocks", de Sara Gavron, lideram as nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, que serão entregues em abril.
Cinema

"Contado por Mulheres". Um novo projeto feminino 

Os dez telefilmes, que serão rodados entre abril e agosto deste ano, são feito por dez mulheres portuguesas e pretendem “acima de tudo, entreter com personagens inspiradoras”.
China

Diretora do filme "Nomadland" enfrenta polémica

Chloe Zhao é a primeira mulher asiática e a segunda mulher a ganhar um Globo de Ouro de Melhor Realização. China removeu várias referências ao seu filme das redes sociais.
Cinema

Batalha Centro do Cinema abre em fevereiro de 2022

162
Batalha Centro de Cinema, no Porto, vai abrir ao público em fevereiro de 2022 com um programa que cruza o cinema, as artes visuais, a música e a investigação. Guilherme Blanc é o diretor artístico.
Séries

Raquel Freire e as mulheres que fazem um país /premium

Estreia-se esta segunda-feira na RTP1 "Histórias das Mulheres do meu País" como série documental. Em entrevista, a realizadora fala-nos da origem, do processo e dos objetivos deste trabalho.
Cultura

"Nomadland" e Netflix vencem Critics' Awards

"Nomadland" arrecadou quatro prémios, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado e Melhor Fotografia. A Netflix ganhou o maior número de prémios de qualquer estúdio/canal.
Passadeira Vermelha

Quem arrasou nos Critics' Choice Awards?

Foi a segunda passadeira vermelha virtual da temporada e já há ícones de estilo a dar provas de consistência. Elegemos as melhores dos Critics' Choice Awards. Veja as imagens.
Cinema

Mulheres triunfam nos Prémios Goya de cinema

Filme "Las niñas", de Pilar Palomero, foi o Melhor Filme nos prémios de cinema espanhol Goya 2021, que este ano registaram paridade na categoria de realização e 41% de nomeações para mulheres.
Hollywood

Vómitos, nervos e insónias em "The Black Messiah" 

O filme conta a história do revolucionário afro-americano Fred Hampton, líder dos Panteras Negras, que foi assassinado com 21 anos. Atores contam a angústia vivida durante as filmagens.
Cinema

Romance de Agualusa vai ser adaptado

O romance "Teoria geral do esquecimento", do escritor angolano José Eduardo Agualusa, vai ser adaptado para cinema pela realizadora palestiniana Annemarie Jacir.
Cinema

O príncipe quis voltar a Nova Iorque mas perdeu-se /premium

206
Apesar dos esforços de Eddie Murphy e Arsenio Hall, "2 Príncipes em Nova Iorque" é um atarefado mas pálido sucedâneo do divertidíssimo filme original. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Curta "Nanu Tudor" vence Urso de Ouro em Berlim

O filme "Nanu Tudor", da realizadora moldava Olga Lucovnicova, coproduzido pela Universidade Lusófona, venceu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem do Festival de Cinema de Berlim.
Cinema

Contrastes no cinema "aumentaram" com a pandemia

 O realizador David Pinheiro Vicente, que participa na secção "Berlinale Talents" do Festival Internacional de Cinema de Berlim, acredita que os contrastes no setor aumentaram durante a pandemia.
Música

Que vida é a tua, Billie Eilish? /premium

Um novo filme mostra-nos Billie no caminho para a glória, a cantar "Bad Guy" no quarto do irmão ou em discussões com um (ex-)namorado que o mundo desconhecia. Um retrato da sua vida até chegar aqui.
Festivais de Cinema

Festival de cinema de Berlim com "sabor agridoce" 

Inês Adriana está conformada com a sua participação "online" no Festival. Comentando o seu percurso, lamenta a falta de oportunidades em Portugal e reconhece que muitos jovens estão "desmotivados".
Cinema

Diogo Amarante estreia filme no Festival de Berlim

Foi na Fontinha que o realizador conheceu Diana Neves Silva, quando procurava lugar para a mota. Assim nasceu a inspiração para "Luz de Presença", agora em Berlim, quatro anos depois do Urso de Ouro.
Séries

"Mulheres do meu país" em minissérie na RTP

265
O filme “Mulheres do meu país”, da realizadora Raquel Freire, deu origem a uma minissérie documental, que se vai estrear-se na RTP a 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
Festivais de Cinema

Realizador Paulo Carneiro leva um filme a Berlim

208
"Nha Terra Nha Força" "navega entre o documentário e a ficção fantástica" e tem como objetivo "retratar um grupo de jovens que vive dentro da caldeira de um vulcão em atividade, em Cabo Verde".
Festivais de Cinema

Festival de Cinema de Berlim começa segunda-feira

O Festival decorrerá em dois momentos distintos. Nesta primeira fase, encontram-se virtualmente apenas os protagonistas da indústria cinematográfica. Até sexta-feira, serão projetados 780 filmes.
Globos de Ouro

Jane Fonda: um discurso marcante nos Globos /premium

100
Entre os 87 que votam nos Globos, não há nenhum negro. Jane Fonda, homenageada, foi dizer que há aqui um problema — e que arte é comunicação humanista. Foi dela o discurso que marcou a cerimónia.
Globos de Ouro

Globos. A noite de "Nomadland" e "The Crown"  /premium

"Nomadland - Sobreviver na América" venceu Melhor Filme Dramático e Melhor Realizador. "The Crown" dominou nas séries. "Soul", "Borat", "Gambito de Dama" e "Schitt's Creek" também em destaque.
Passadeira Vermelha

Globos de ouro. O bom e o pior da "red carpet"

A passadeira vermelha foi onde elas quiseram. A primeira edição virtual dos Globos de Ouro teve direito ao habitual desfile de estrelas, embora marcado pela distância. Veja as imagens.
Cinema

"E se o nosso cinema tivesse esta diversidade?" /premium

117
Em 2020, Welket Bungué esteve no Festival de Berlim enquanto ator. Agora, como realizador, apresenta "Mudança". Em entrevista, explica como o passado e o futuro de Portugal inspiraram este filme.
Cinema

Susana Nobre conta em filme a história de Jack

Entre Nova Iorque e Vila Franca de Xira, a história de Joaquim Calçada é contada em "No táxi do Jack", que a realizadora Susana Nobre estreia esta semana no festival de Berlim.
Globos de Ouro

Globos de Ouro. Vencedores conhecidos este domingo

Os Globos de Ouro, prémios de cinema e televisão da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, são anunciados num contexto atípico de pandemia e ensombrado por críticas.
Cinema

20 factos sobre "Kilas" nos 40 anos da sua estreia /premium

Eurico de Barros evoca "Kilas, o Mau da Fita", de José Fonseca e Costa, que se estreou a 27 de Fevereiro de 1981 e fez mais de 100 mil espectadores, um fenómeno para o cinema português da época.
Cinema

Welket Bungué leva "Mudança" ao Festival Berlinale

Luso-guineense estreia-se como realizador no Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde marcará presença na secção Fórum Expandido.
O Lado Bom da Vida

Pelé: celebrar e humanizar o mito

Um novo documentário para a Netflix celebra os anos mais fulgurantes da estrela maior do futebol brasileiro, mas revisita-os também à luz da época especialmente conturbada da ditadura militar.
Cinema

“Sylvie’s Love”: drama, romance e jazz

Em "Sylvie's Love" (Amazon Prime Video), Eugene Ashe filma o romance de um casal negro ao longo dos anos 50 e 60, evocando meticulosamente os filmes da época. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Animac com Regina Pessoa e dois filmes nacionais 

Festival Internacional de Cinema de Animação da Catalunha conta com a presença de Regina Pessoa e dois filmes de Alexandra Ramires e Luís Soares. Animac tem iniciativas com o Youtube e Instagram.
Cinema

Abertos concursos de 2021 de apoio ao cinema 

Na página oficial, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) divulgou o calendário deste ano dos concursos de apoio financeiro ao setor do cinema e audiovidual, que abriram esta quarta-feira.
Cinema

Quirino. Filme português candidato a nomeações 

O filme é da realizadora portuguesa Alexandra Ramires e é candidato a nomeações, em duas categorias. "Elo" já foi exibido em cerca de 30 festivais e mostras e soma uma dezena de prémios.
Fact Check

Personagem de 'Pesadelo em Elm Street' existiu?

Publicação diz que Frederick Krueger foi "imigrante judeu-alemão" que "matou mais de 75 pessoas todas crianças e adolescentes" em Rockewell. Trata-se apenas de mais um rumor nascido nas redes sociais.
Cinema

Pelé na Netflix: um craque e as suas muitas danças /premium

Na sua "last dance", Pelé começou contrariado e acabou mito. Um novo filme na Netflix conta e mostra a sua história nos relvados: é por isto, por tudo isto, que Edson Arantes do Nascimento foi único.
Globos de Ouro

Associação que atribui Globos de Ouro questionada 

Uma investigação levantou dúvidas sobre o funcionamento e conduta ética da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood. Entre os 87 membros não existe qualquer negro.
Pirataria informática

MP acusa arguido por partilha de filmes e música 

Pirata informático partilhou filmes, séries e música num sitio da "internet" que criou para o efeito e que esteve ativo entre 2009 e 2018. O acusado conseguiu permanecer anónimo até ser identificado.
Séries

Woody, Mia e uma obsessão transformada em pesadelo /premium

Ao longo de três anos, uma dupla de documentaristas reconstituiu uma das mais infames alegações de incesto da história. A investigação deixa-nos a todos em xeque. “Allen v. Farrow” chega agora à HBO.
Igualdade de Género

Igualdade de género. Portugueses na carta europeia

281
Duas produtoras portuguesas estão entre as mais de 70 pessoas que assinaram uma carta europeia para a igualdade de género no setor do cinema e do audiovisual.
Cinema

Prémio Sophia Estudante. 16 filmes distinguidos  

Dezasseis curtas-metragens portuguesas foram distinguidas com o prémio Sophia Estudante 2021. Os prémios foram atribuídos nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental e Cartaz.
Cultura

AR rejeita apoios específicos para circos e cinema

Os projetos de resolução eram da deputada não inscrita Cristina Rodrigues era referentes a apoios para o cinema e um apoio especifico para circos no valor de 500 mil euros.
Pop Up

Bill Gates tem fé, Scorsese desconfia. E nós?

O novo livro do milionário que quer salvar o planeta e as dúvidas do realizador americano face ao futuro do cinema (e do streaming) são os temas em destaque em mais um Pop Up.
Cinema

“Tudo Pelo Vosso Bem”: gente má e um twist a mais

Rosamund Pike é a força motriz de "Tudo Pelo Vosso Bem" (Netflix), um "thriller" estriado de comédia negra e amoral, mas que peca por abusar da plausibilidade. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

O Silêncio dos Inocentes: o que mudou em 30 anos? /premium

284
Estreou-se a 14 de fevereiro de 1991, foi o o filme do ano e venceu os Óscares. 30 anos depois, é um marco da história do cinema, mas também de uma época. O que mudou desde então?
Cinema

Seis filmes clássicos franceses para ver na Filmin

A plataforma de "streaming" Filmin tem disponíveis, para alugar e ver, 16 clássicos franceses rodados entre 1936 e 1960 por 10 grandes cineastas. Eurico de Barros escolheu seis favoritos seus.
Cinema

Videoclube online a favor da União Audiovisual

"Filmes para a União" é uma iniciativa de três produtoras que se juntaram para disponibilizar filmes semanais online pagos - as receitas revertem para o grupo solidário União Audiovisual.
Cinema

Cinemas perderam pelo menos 300 trabalhadores

A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas revelou que os dois períodos de encerramento temporário levaram a que "entre 300 a 400 pessoas possam ter deixado este negócio".
O Lado Bom da Vida

De Bertolucci a Hellman em 15 dias

A segunda fase da Quarentena Cinéfila da Medeia arranca hoje com “Eu e Tu”, o derradeiro filme de Bernardo Bertolucci. Até ao fim do mês há Carlos Saboga, Monte Hellman, Sara Driver e Larisa Shepitko.
Coronavírus

Álbum de piano a quatro mãos homenageia artistas 

"H4nds Duo" é o nome do primeiro disco dos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes com dez peças tocadas a quatro mãos. Este trabalho evoca a liberdade e os artistas atualmente condicionados.
Cinema

"Sombra" de Bruno Gascon no festival em Barcelona

O filme é baseado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças e conta a história de uma mãe que luta para encontrar o seu filho, que se encontra desparecido.
Pornografia

Morreu Larry Flint, o polémico fundador da Hustler

220
O magnata morreu de ataque cardíaco aos 78 anos. Além de construir um império em torno da pornografia, a vida de Larry Flint ficou marcada por vários processos judiciais.
Óscares

Óscares. Filme de Daniel Sousa pode ser nomeado

O filme "Kapaemahu", que conta com a direção de animação do português Daniel Sousa, é finalista a uma nomeação para os Óscares na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Cinema

Tom Hanks num "western" macambúzio e tépido /premium

Paul Greengrass assina "Notícias do Mundo" na Netflix, um "western" com Tom Hanks, mas falha na textura narrativa, envolvência emocional e rasgo visual . Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Óscares

"Vitalina Varela" fora da corrida aos Óscares

A longa-metragem de Pedro Costa, "Vitalina Varela" está de fora dos 15 finalistas para uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, a anunciar a 15 de março.
Cinema

Portugal em 3 secções oficiais da Berlinale

Filmes de Diogo Costa Amarante, Susana Nobre, Ana Vaz e Welket Bungué, bem como duas outras coproduções portuguesas, foram selecionados para secções oficiais do Festival de Cinema de Berlim.
Festivais de Cinema

Filme de Sandro Aguilar no festival Cinéma du Réel

"Armour", um filme experimental, estará no festival internacional que contará com 21 curtas e longas-metragens. A 43.ª edição do Cinéma du Réel decorrerá entre 12 e 21 de março.
Cultura

Sophia Estudante 2021 com 25 nomeações nacionais 

Vinte e cinco curtas-metragens portuguesas estão nomeadas para o prémio Sophia Estudante 2021, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema aos melhores filmes feitos em contexto escolar.
A página está a demorar muito tempo.