Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Cinema
Festivais de Cinema

Cinema. Diversidade marca 70.ª Berlinale

A 70.ª edição da Berlinale vai exibir 342 filmes nas diferentes secções, menos 58 do que no ano passado. A edição deste ano ficou marcada pela descoberta das ligações do seu fundador ao nazismo.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Os Miseráveis", premiado no Festival de Cannes, uma nova versão de "O Apelo da Floresta" com um cão digital e a animação japonesa "O Tempo Contigo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Amor e fantasia numa Tóquio onde chove a potes

A animação nipónica continua em alta com esta fantasia meteorológica e romântica de Makoto Shinkai, um colossal sucesso comercial e de crítica no Japão. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Desenhos Animados

Dartacão em cinema feito por indianos e espanhóis

131
Fazem parte do imaginário de muitos adultos, marcaram a infância e agora vão passar às salas de cinema pelas mãos de um estúdio indiano. Ainda não há data para estreia.
Cinema

70 anos do São Jorge em nove filmes (e uma peça)

164
Esta quarta-feira há matiné com “Os Sapatos Vermelhos”, a caminho do aniversário de dia 24. Relembramos momentos que passaram pela Avenida da Liberdade e que dão boleia para a história da sala.
Cinema

Abertos concursos de apoio financeiro ao cinema

Os concursos de 2020 de apoio financeiro ao cinema e audiovisual vai ter um aumento de verbas. Estão ainda por concluir dez concursos referentes a 2019.
Julgamentos

Weinstein aguarda sentença. Como foi o julgamento?

Depois dos depoimentos gráficos das vítimas e da defesa "agressiva" do produtor caído em desgraça, o júri começa a deliberar esta terça-feira. Harvey Weinstein arrisca prisão perpétua.
Cinema Português

Sophia: "Variações" e "A Herdade" lideram nomeados

209
Foram revelados os nomeados para os prémios anuais do cinema português. O filme sobre Variações lidera as nomeações. Segue-se "A Herdade". "Vitalina Varela", "Diamantino" e "Snu" também em destaque.
Cinema

Regina Pessoa. Filme nomeado para prémio canadiano

"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", da realizadora Regina Pessoa, está nomeado para um prémio canadiano. A curta-metragem é "uma coprodução entre Portugal, França e Canadá".
Cinema

Cinemas portugueses com mais espectadores em 2020

As salas de cinema receberam mais 4,9% de espectadores em janeiro, de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual. Dos 1,1 milhões de espectadores, 18.376 viram cinema português.
Land Rover

Novo Defender prova estar à altura de James Bond

Com o mais recente filme da saga James Bond à porta, a Land Rover aproveita para lembrar que o seu novo Defender continua à altura do agente britânico 007. Com as rodas para baixo e para cima…
Cinema

Cinema: 12 filmes sul-coreanos a não perder

Após o triunfo de "Parasitas", de Bong Joon-ho, nos Óscares, Eurico de Barros propõe uma selecção de 12 filmes sul-coreanos que demonstra a criatividade, variedade e pujança desta cinematografia
Cinema Português

"A metamorfose dos pássaros" estreia em Berlim

Catarina Vasconcelos encontrou no cinema a forma de materializar questões para as quais não tinha resposta. "A metamorfose dos pássaros" estreia este mês no Festival de Berlim.
Cinema

Agora toda a gente gosta de Adam Sandler, não é?

152
"Diamante Bruto", dos irmãos Safdie, é um admirável filme sobre os homens que não sabem lidar com o aborrecimento de uma vida convencional e comportam em si a semente da sua própria desgraça.
Cinema

Aí está Robert Pattinson a fazer de Batman

103
O ator britânico vai vestir a pele de Bruce Wayne e Matt Reeves, o realizador do novo filme que ainda não tem data de estreia, divulgou as primeiras imagens do sucessor de Christian Bale
Cinema

Responsáveis pelos "Óscares de França" demitem-se

Alvo de críticas por não modernizar uma Academia de Cinema maioritariamente masculina e que atribuiu 12 nomeações para os "Césares" a um filme de Polanski, a direção da Associação demitiu-se em bloco.
Concertos

"Variações". Banda atua em junho no Tivoli

Liderado pelo ator Sérgio Praia, que dá vida no filme a António Variações, o grupo vai subir ao palco do teatro lisboeta dois dias antes da data que marca os 36 anos da morte do cantor.
Música

Já pode ouvir a canção de Billie Eilish para 007

142
Já se sabia que o próximo capítulo da saga 007 (em português terá como título '007: Sem Tempo Para Morrer') teria uma canção da jovem cantora e compositora. Acabou de sair. Oiça aqui o tema.
Festivais de Cinema

Festival de San Sebastián exibe obras sul-coreanas

O Festival de San Sebastián e a Cinemateca Espanhola vão dedicar uma retrospetiva ao cinema sul-coreano, com a exibição de obras marcantes daquele país, criadas nos anos 1950 e 1960.
Cinema

Dois filmes para ver esta semana

"A Vida Invisível", do realizador brasileiro Karim Ainouz, e "O Farol", de Robert Eggers, com Willem Dafoe e Robert Pattinson, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

Os faroleiros alucinados do cabo do mundo

215
Robert Eggers põe Dafoe e Pattinson a tratar de um farol numa ilha, mas o filme não se decide entre a narrativa de terror sobrenatural e a de demência pura. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Casa da Música

“O Táxi 9297” nos cine-concertos do Invicta Música

O filme "O táxi n.º 9297", baseado na morte da atriz portuguesa Maria Alves, em 1926, estrangulada dentro de um táxi, foi rodado em 1927, nos antigos estúdios Invicta Film, no Porto.
Cinema

Já saiu o trailer do novo filme de Wes Anderson

A nova obra de Wes Anderson conta a história do editor de um jornal francês que luta "para escrever o que quer escrever". O trailer de "The French Dispatch" já é conhecido. Veja-o aqui.
Cinema Português

Estivemos na rodagem do filme das Doce

O Observador revela os detalhes de “Bem Bom”, filme biográfico sobre a banda feminina que marcou a década de 80 em Portugal. Momentos antes da rodagem, as atrizes partilharam confidências.
Óscares

Verdades, mentiras e assim-assim de "1917"

É uma história mais ou menos verídica, com factos históricos corretos mas detalhes que não são bem assim. O olhar à lupa para a precisão histórica do filme que tanto prometia, mas que morreu na praia.
Óscares

O Joker não joga com o baralho todo /premium

494
Como é possível Joaquin Phoenix ter ganho a estatueta de melhor actor pelo seu desempenho em Joker? Então agora um chalupa a fazer papel de chalupa merece um prémio?
Óscares

Óscares: o espectáculo não pôde continuar

225
A transformação do espectáculo dos Óscares numa montra de lugares-comuns é o tema do Ideias Feitas de Alberto Gonçalves, esta segunda-feira.
Óscares

O sucesso de Parasitas e a derrota de Joe Pesci

O que explica o sucesso de Parasitas e a derrota de Joe Pesci, que "faz um papel muito melhor que Brad Pitt". "O discurso de Joaquin Phoenix piorou as coisas". E "a humilhação anual de Scorsese".
Óscares

Uma surpresa e um copo: os Óscares vistos do sofá /premium

Esperavam-se os Óscars da falta de diversidade; afinal, foram históricos, talvez revolucionários. No início, Alexandre Borges queria que fosse sexta-feira, mas ao domingo ainda calha bem.
Óscares

Óscares. Quem é que deu tudo na "after party"?

O vestidos clássicos ficaram na passadeira vermelha dos Óscares. À "after party", as estrelas levam os visuais mais arrojados, com decotes e transparências. Quem é que arriscou mais? Veja nas imagens.
Óscares

Óscares: nos discursos, quem foi de bom verbo?

“Parasitas” fez história, também ao deixar os vencedores sem palavras (e a querer beber uns quantos copos). Phoenix foi político, Pitt perfeito. Tudo como esperado. De resto, a noite foi das mães.
Óscares

Comentário: "Parasitas foi um justo vencedor"

O filme coreano venceu os dois maiores prémios na maior noite de cinema de Hollywood. A análise do editor de Cultura do Observador, aos vencedores, aos vencidos e às surpresas dos Óscares
Óscares

Óscares: até os memes foram sul-coreanos

Não foi só na cerimónia dos Óscares que "Parasitas" levou a melhor. No campeonato dos memes, Bong Joon-ho também saiu vencedor. E não desagradou a ninguém.
Óscares

A surpresa, a derrota e os Óscares previsíveis

Eurico de Barros faz o balanço dos Óscares e da vitória inédita de "Parasitas", que é também a vitória do cinema asiático mesmo no coração da indústria cinematográfica americana.
Óscares

Do feminismo ao impeachment: política nos Óscares

O processo de impeachment e a falta de mulheres entre os nomeados para os Óscares marcaram os discursos da noite. Brad Pitt, Maya Rudolph e Joaquín Phoenix destacaram-se.
Óscares

Billie Eilish emocionou os Óscares com "Yesterday"

313
Depois do espetáculo arrebatador nos Grammy, Billie Eilish repetiu a proeza ao cantar "Yesterday" no palco dos Óscares. Veja o vídeo do momento aqui.
Óscares

Como Bong Joon-ho trocou as voltas a Hollywood

O realizador sul-coreano, distinguido com o Óscar, tem desenvolvido a arte de esconder o que os seus filmes dizem sobre ele e sobre o mundo. "Parasitas" é o topo de um processo que não começou agora.
Óscares

Os detalhes dos Óscares que lhe escaparam

434
A tequila como souvenir, os encontros de ex-namorados no público, a conquista feminina e os recordes escondidos. As histórias dos Óscares que o barulho das luzes ofuscou.
Óscares

Óscares: a noite em que "Parasitas" fez história

901
Phoenix, Pitt, Zellweger e Dern venceram Óscares mas a noite foi de "Parasitas", que superou "1917" e tornou-se o primeiro filme falado numa língua que não a inglesa a ganhar a estatueta maior.
Óscares

Renée Zellweger já não é apenas Bridget Jones

346
Premiada pelo papel como Judy Garland, a atriz que o grande público descobriu em "O Diário de Bridget Jones" andou afastada dos holofotes e viu-se salpicada pelo escândalo Harvey Weinstein.
Óscares

Eminem atuou de surpresa. Scorsese adormeceu

183
Eminem cantou de surpresa "Lose Yourself", que ganhou o Óscar de Melhor Canção em 2003. Scorsese adormeceu, Billie Eilish não percebeu o que se estava a passar. E os memes nasceram.
Óscares

Joaquín: o Melhor Ator é o monstro sensível

2945
Filho de missionários que não come carne, não gosta de cerimónias e está a tentar deixar de fumar. Só gosta mesmo de mergulhar nas personagens. Depois do Óscar, o que é que ainda tem para mostrar?
Óscares

Glória a Bong Joon-ho, glória aos "Parasitas"

243
Ponham uma cara feliz: um grande filme é um grande filme. Mesmo que venha de longe, mesmo que não memorizemos o nome de um ator. "Parasitas" fez história. "Parasitas" entrou na História.
Óscares

Laura Dern: a musa de Lynch é uma musa para todos

143
Soube sempre onde queria estar e agora está também na galeria dos vencedores dos Óscares, depois de ter ganho o prémio para Melhor Atriz Secundária, pela sua prestação em "Marriage Story".
Óscares

Óscares. Quem não arrasou na passadeira vermelha

O vestido "deslavadinho" de Renée Zellweger. Penélope Cruz e Salma Hayek pouco favorecidas. E a escala de Zero a Brad Pitt. Termómetro especial Óscares, com Maria Ramos Silva e Mauro Gonçalves.
Óscares

Brad Pitt: ganhou o principal dos secundários

3545
Há poucas estrelas mais estrelas do que ele em Hollywood – ainda que o seu primeiro Óscar de representação só tenha chegado agora, aos 56 anos, e ele pareça cada vez menos preocupado com isso.
Óscares

Óscares. O melhor e o pior da passadeira vermelha

Numa noite a meio gás, Janelle e os seus 168 mil cristais brilharam mais alto. Há quem revolucione o dress code masculino. Entre o melhor e o pior, encontrámos Chanel. Eis a "red carpet" dos Óscares.
Óscares

Óscares: a Coreia do Sul conquistou Hollywood - como aconteceu

176
Joaquin Phoenix é o Melhor Ator, Renée Zellweger a Melhor Atriz, Brad Pitt e Laura Dern os melhores atores secundários. Mas foi "Parasitas" o vencedor: quatro Óscares, incluindo Filme e Realizador.
Óscares

Os trailers dos 53 filmes nomeados para os Óscares

Isso mesmo: 53. Entre longas-metragens, curtas, ficção, documentário ou animação, todos os filmes que se seguem estão nomeados. Veja (ou reveja) os trailers.
Óscares

"Desprezado", Adam Sandler critica a Academia

470
Não está nomeado para os Óscares, mas Adam Sandler venceu, na véspera, o prémio de melhor ator principal dos Independent Spirit Awards. E recebeu-o com um discurso em que apontou o dedo à Academia.
Óscares

Óscares: quem vai ganhar e quem devia ganhar?

110
Eurico de Barros olhou para as 12 principais categorias dos Óscares de Hollywood deste ano e antecipa quem vai ganhar. Mas também quem merecia sair vencedor em vez dos favoritos óbvios nalgumas delas.
Óscares

Óscares. Voltam críticas à falta de diversidade 

A 92.ª entrega dos Óscares acontece este domingo, no Dolby Theatre, em Hollywood, na segunda edição consecutiva sem apresentador, e com uma nuvem de críticas sobre falta de diversidade nos nomeados.
Cinema

Filme de luso-francesa premiado em festival

670
A curta-metragem da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira tinha sido selecionada para a competição internacional do festival, tendo recebido o prémio de melhor filme europeu.
Hollywood

Ator Orson Bean morre atropelado aos 91 anos

Ator e comediante foi atropelado na noite de sexta-feira, no bairro de Venice, em Los Angeles, Califórnia. Participou em filmes como “Anatomia de um crime” e “Being John Malkovich”.
Cinema

Kirk Douglas em Tróia e uma recordação pessoal

Eurico de Barros recorda o seu brevíssimo encontro com Kirk Douglas, no Festival de Cinema de Tróia, em 1989: "Sabia que o Gary Cooper foi o meu mentor quando me estreei nos filmes?".
Floresta

Joaquin Phoenix participa em filme sobre Amazónia

152
"Guardiões da Vida" é um filme de dois minutos no qual uma mulher indígena salva a Amazónia. "A Amazónia é o coração do nosso planeta e os povos indígenas são os seus guardiões", disse a Amazon Watch.
Prémios e Galardões

Filme "Vitalina Varela" duplamente premiado

Vitalina Varela, protagonista do filme, venceu na categoria de Melhor Atriz, na qual estava nomeada também, entre outras, Scarlett Johansson. Leonardo Simões venceu a Melhor Fotografia.
Cinema

As apostas para os Óscares. E os atores mal-amados

A prestação de Adam Sandler no novo filme "Diamante Bruto". E as apostas de Bruno Vieira Amaral, Maria Ramos Silva, Pedro Boucherie Mendes e Tiago Pereira para os vencedores dos Óscares.
Óscares

"The Cave". Equipa de produção continua em terapia

"The Cave" mostra a luta de médicos e enfermeiros num hospital subterrâneo durante o cerco de Goutha, na Síria.
Estreias

Dois filmes para ver esta semana

O filme que representa a Polónia entre os cinco nomeados ao Óscar de Melhor Filme Internacional, e "Birds of Prey", o regresso de Harley Quinn, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

Harley Quinn emancipada, feminismo e pancadaria

122
Depois de "Esquadrão Suicida", Margot Robbie regressa à personagem de Harley Quinn neste grosseiro, amaneirado, ensurdecedor e berrante "Birds of Prey". Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Óbito

Morreu o lendário Kirk Douglas aos 103 anos

24746
O ator Kirk Douglas, de Spartacus, morreu esta quarta-feira. Considerado uma das últimas glórias de Hollywood, tinha 103 anos e uma carreira com mais de 60. Em 1996, recebeu um Óscar Honorário.
Exposições

A Noiva Cadáver já está no Museu da Marioneta

A partir desta quinta-feira vai ser possível visitar no Museu da Marioneta a exposição “O Mundo Animado de Tim Burton”, com marionetas e desenhos originais de três filmes de animação do realizador.
Cinema

Solveig Nordlund premiada no cinema português

A luso-sueca Solveig Nordlund realizou longas e curtas-metragens de ficção, documentários, trabalhou para televisão e chegou a adaptar para cinema obras literárias de António Lobo Antunes.
Cinema

Cinemateca tem apoio financeiro para digitalização

A Cinemateca Portuguesa vai poder contratar trabalhadores e comprar equipamento para digitalização de obras fílmicas, com um apoio financeiro europeu de 880 mil euros.
Cinema Português

O Trindade faz três anos e festeja com filmes

O único cinema da baixa do Porto reabriu há três anos, deu nas vistas e consolidou-se. A festa de aniversário acontece de 5 a 16 de fevereiro com antestreias diárias, filmes nacionais e documentários.
Cinema

Revelado trailer de "Ano da Morte de Ricardo Reis"

4688
O novo filme de João Botelho, que já tinha adaptado "Os Maias" ou "O Livro do Desassossego" para cinema, já tem trailer. Conta com Chico Díaz (no papel de R. Reis) e Victoria Guerra no elenco.
Cinema

BAFTA. O discurso anti-racismo de Joaquin Phoenix

7879
"Também faço parte do problema. Não fiz tudo o que estava ao meu alcance para garantir que os sets em que trabalhei eram inclusivos", disse Phoenix ao receber o prémio de Melhor Ator por "Joker".
Cinema

BAFTA: "1917" foi o grande vencedor com 7 prémios

1160
Os prémios da academia de cinema britânica foram relevados este domingo. "O Irlandês" foi o grande derrotado, ao perder em todas as categorias para que estava nomeado. "Joker" conquistou três prémios.
Passadeira Vermelha

BAFTA. Uma noite vestida de preto e rosa

Na grande noite do cinema britânico, a gala pintou-se de uma cor inesperada: o cor-de-rosa. As escolhas garridas foram contrabalançadas com a sobriedade dos vestidos pretos. Veja as imagens.
Cinema

César Monteiro homenageado na Figueira da Foz

404
João César Monteiro nasceu na Figueira da Foz há 81 anos. A data foi assinalada com um encontro, que juntou especialistas e amigos, que se desdobraram em elogios ao "doido" que era também "poeta".
Cinema

Paulo Trancoso reeleito na Academia de Cinema

104
O produtor Paulo Trancoso foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da Academia Portuguesa de Cinema e partilhará a direção com a atriz Carla Chambel e o realizador Miguel Gonçalves Mendes.
Festivais de Cinema

Clermont-Ferrand. 2 filmes portugueses no festival

"Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, um dos finalistas à nomeação para os Óscares de melhor curta-metragem de animação e "Invisível Herói" estão no festival em França.
Cinema

Regina Pessoa: dos desenhos na parede aos prémios /premium

453
Inspirada pelo tio, começou por desenhar a carvão nas paredes. Agora é vencedora de um Annie, o mais importante dos prémios de cinema de animação: "Somos saltimbancos dos filmes", diz em entrevista.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O filme de Roman Polanski sobre o Caso Dreyfus, o insólito "Jojo Rabbit" e a nova versão de "Mulherzinhas" assinada por Greta Gerwig, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

"Mulherzinhas". Greta Gerwig revitaliza o clássico

373
Esta sétima adaptação à tela de "Mulherzinhas" anda num virote cronológico desde o início, mas Greta Gerwig faz toda a justiça ao livro e às personagens. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Moda

Cinema e TV: e os melhores guarda-roupas são...

Os Costume Designers Guild Awards foram entregues, em Beverly Hills. "Jojo Rabbit" e "The Marvelous Mrs. Maisel" foram os melhores guarda-roupas de época. "Maléfica" ganhou na categoria de fantasia.
Festivais de Cinema

IndieJúnior. 4.ª edição começa esta terça-feira

Esta edição envolve 50 filmes e conta com a participação de inúmeras escolas e famílias até domingo. A diretora do festival, Irina Raimundo, diz que esta "é a maior edição de sempre".
Cinema

Marcelo felicita vencedores de Óscares de animação

103
Regina Pessoa e Sérgio Martins receberam os prémios de Melhor Curta Metragem e Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, respetivamente, na última edição dos prémios Annie.
Óscares

Júri dos Óscares "devia provar que viu filmes"

107
A atriz britânica Carey Mulligan, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz em 2010 por "Uma Outra Educação", disse que devia haver "um teste" para o júri da Academia provar que viu os filmes.
Cinema

Portugueses vencem nos "Óscares" da animação

317
"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa, venceu o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem por "Klaus" nos prémios Annie.
Cinema

Sam Mendes volta a vencer com "1917"

O cineasta britânico Sam Mendes, com o filme '1917', foi eleito o melhor realizador em longa-metragem nos prémios do Sindicato de Realizadores de Hollywood.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Bombshell - O Escândalo", de Jay Roach, o português "O Filme do Bruno Aleixo" e "1917", realizado por Sam Mendes e candidato a 10 Óscares, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema Português

Frederico Corado está a concluir filme sobre Terry

O realizador português Frederico Corado está a terminar um documentário sobre o artista britânico Terry Jones, mas a exibição ainda não está prevista. Terry Jones morreu esta terça-feira aos 77 anos.
Festivais de Cinema

"Mosquito" abre Festival de Cinema de Roterdão

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, começa esta terça-feira com o filme "Mosquito", que remete para a I Guerra Mundial e é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro.
Cinema Português

Festival de curtas em Berlim com poucas comédias

278
O festival divulga o trabalho de jovens realizadores e conta com 90 a 100 candidaturas por ano. A diretora explica que "apesar do fado, somos divertidos" e que "é uma pena" haver poucas comédias.
Cinema

1917: Missão suicida, câmara em falsa continuidade

236
Candidato a 10 Óscares, o filme de guerra realizado por Sam Mendes é competente e muito hábil, mas também artificioso e bastante sobrevalorizado. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Cinema, música e gastronomia para celebrar Fellini

Uma retrospetiva integral, um concerto e um cine-jantar são algumas das iniciativas, a realizarem-se em abril, para a comemoração do centenário aniversário do realizador italiano Federico Fellini.
Cinema

Bruno, e depois do filme: o fim ou a política? /premium

Quase a fazer 12 anos, o Aleixo tem um filme, mas ainda há (pelo menos) uma estátua e uma Casa Museu para fazer. Novidades dadas nesta entrevista com os autores (e vozes) João Moreira e Pedro Santo.
Cinema

São Jorge. Ciclo de cinema alemão com temas atuais

O cinema alemão regressa ao São Jorge com temas atuais tais como a fragilidade das relações familiares identidade digital dos adolescentes. Haverá um encontro entre cineastas alemães e portugueses.
Passadeira Vermelha

Os SAG Awards e uma passadeira cheia de bom gosto

No domingo, coube aos SAG Awards elevar a fasquia na temporada de red carpet. De Jennifer Lopez a Charlize Theron, não faltaram looks dignos de ouro. Veja as imagens.
Cinema

O filme esotérico de Fellini que ficou por fazer

191
Federico Fellini nasceu há 100 anos. Eurico de Barros recorda a insólita história que o envolveu com o antropólogo e "místico" Carlos Castaneda, por causa de um filme inspirado nos livros deste.
Estados Unidos da América

"Parasite" vence prémio do sindicato dos atores

174
A comédia negra "Parasite", do sul-coreano Bong Joon-ho, venceu o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. É a primeira vez que distinção é dada a um filme estrangeiro.
Cinema

Filme 1917 vence prémio do sindicato de produtores

O filme "1917", de Sam Mendes, passado na Primeira Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos prémios PGA, atribuídos pelo Sindicato de Produtores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos.
Cinema

Morreu produtor de cinema Henrique Espírito Santo

153
Considerado um dos nomes "incontornáveis" do cinema português, como o classificou a Cinemateca Portuguesa, Henrique Espírito Santo tinha 87 anos.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
Cinema

Autor da saga Jack Reacher vai retirar-se

O autor da série de livros dedicados à personagem Jack Reacher, no cinema interpretada por Tom Cruise, vai retirar-se e passar o testemunho das suas obras ao irmão.
Séries

Jason Segel regressa com drama improvável

A nova série "Dispatches From Elsewhere", do canal AMC, vai trazer Jason Segel de volta à televisão depois de "Foi Assim que Aconteceu". O drama estreia nos Estados Unidos a 1 de março.
Cinema

"A Metamorfose dos Pássaros" no festival de Berlim

O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, vai ter estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim. O filme está integrado numa seção que pretende "apoiar novas vozes no cinema".
Cinema

"Bem Bom": as Doce no cinema, na TV e nos palcos

221
Filme estreia-se a 25 de junho e série chega à televisão pública em setembro. Haverá ainda espetáculos ao vivo com as atrizes que agora dão vida ao quarteto feminino que marcou os anos 80 portugueses.
James Bond

Não, o próximo James Bond não vai ser uma mulher

391
A produtora dos filmes afastou os rumores de que o próximo James Bond seria uma mulher. Barbara Broccoli não está "interessada em pegar numa personagem masculina e meter uma mulher a interpretá-la".
Brasil

Filme "Marighella" estreia-se no Brasil em maio

Após ter sido suspenso pela Agência de Cinema do país, a longa-metragem sobre o político comunista brasileiro Carlos Marighella tem uma nova data de estreia no Brasil, em 14 de maio.
Cinema

Blanchett preside jurado de festival de cinema

A atriz Cate Bllanchett vai presidir o júri do 77.º Festival de Cinema de Veneza. A atriz australiana recebeu, ao longo da carreira, três prémios britânicos BAFTA, dois Óscares e três Globos de Ouro.
Rádio Observador

Estreias: PJ Harvey, “Alva” e “Uma vida escondida"

Um documentário que nos leva aos bastidores do novo álbum de PJ Harvey. O novo filme de Ico Costa. O novo filme de Terrence Malick sobre um católico executado por objeção de consciência no III Reich.
Cinema

"Alva": um filme sobre a penitência de um homem só

Ico Costa lança-se na sua primeira longa metragem. A violência, a desertificação do interior, a solidão, num filme que é, acima de tudo, físico. Entrevistámos o realizador.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um documentário com Polly Jean Harvey, "Alva", um novo filme português, e "Uma Vida Escondida", realizado por Terrence Malick, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Terrence Malick e o mártir da II Guerra Mundial 

235
O novo filme de Terrence Malick recorda, com laboriosa grandiloquência, a história de um católico executado por objeção de consciência no III Reich. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Óscares

"Klaus" e os portugueses na corrida por um Óscar

383
Fizeram parte da equipa de "Klaus", o filme da Netflix que está nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação. Dizem ao Observador que ficaram surpreendidos por ultrapassar Frozen 2 nas nomeações.
Cinema

Alfredo Costa Monteiro e de Ruy Guerra em Roterdão

Os filmes "The Under-Exile", do português Alfredo Costa Monteiro e da venezuelana Adriana Vila Guevara, e "Em Pedaços", do moçambicano Ruy Guerra, juntam-se à programação do Festival de Roterdão 2020.
Cinema Português

Filme português exibido em festival britânico

O filme português "Inner Ghosts" vai ser projeto no festival de cinema Horror-on-Sea, sul de Inglaterra. O filme de terror de Paulo Leite vai ter estreia em Portugal na próxima semana.
Jair Bolsonaro

Óscares. Bolsonaro: documentário nomeado é ficção

O Presidente do Brasil considerou "ficção" o filme "Democracia em Vertigem", que conta o processo de destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff e a eleição de Bolsonaro de um ponto de vista pessoal.
James Bond

007: Billie Eilish canta novo tema

Aos 18 anos, a americana torna-se na mais jovem cantora a ser escolhida pela produção da saga do agente James Bond para dar voz à canção original de "Sem Tempo para Morrer".
Cinema

Cinemas com mais espectadores e receita em 2019

As salas portuguesas de cinema registaram em 2019 um aumento de cerca de 5%, o que significa que receberam mais 740 mil entradas, o equivalente a mais 4,4 milhões de euros em receitas, do que em 2018.
Festivais de Cinema

Festival IndieJúnior tem 50 filmes em competição

O festival IndieJúnior terá 50 filmes em competição. A quarta edição é a maior até à data e inclui conferências, oficinas, conversas com realizadores e debates, bem como a exposição "Ecos de Vigem".
Festivais de Cinema

Cinema du Réel. Pedro Costa é convidado especial

O realizador português Pedro Costa é um dos destaques do festival francês Cinema du Réel graças ao "efeito avassalador" que o seu trabalho tem no espetador. O cineasta apresentará quatro obras.
Espetáculos

"Rui Rio foi um dos grandes males do Porto" /premium

1277
Ator, produtor e programador, Mário Moutinho é um nome maior da cultura portuense. Aos 73 anos não perdeu o fôlego. "Little B" é o espetáculo que parte das suas memórias e chega ao Rivoli este mês.
Óscares

As nomeações aos Óscares, de "Joker" a "Hair Love"

Nem só dos filmes previsíveis e mais vistosos se fazem as nomeações aos Óscares, como escreve Eurico de Barros nesta análise de relance às indicações deste ano da Academia de Hollywood.
Óscares

Especial. O que esperar desta edição dos Óscares

Tiago Pereira, Gonçalo Correia e Eurico de Barros fazem uma antevisão do que podemos esperar da gala dos Óscares deste ano, marcada para 9 de fevereiro.
Óscares

Óscares 2020: "Joker" na frente com 11 nomeações

609
O filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquim Phoenix, está nomeado para Melhor Filme, Realizador e Ator. "O Irlandês", "1917" e "Era uma vez em... Hollywood" têm todos 10 nomeações.
Óscares

Óscares. Reveja aqui o anúncio das nomeações

Esta segunda-feira são revelados nomeados para os prémios mais importantes da indústria do cinema, entregues no próximo dia 9 de fevereiro. Veja o anúncio neste vídeo em direto.
Passadeira Vermelha

Cor e brilho em noite de Critics' Choice Awards

É uma das cerimónias no caminho até aos Óscares e aconteceu na noite de domingo, em Santa Mónica. Na passadeira vermelha, tal como na lista de vencedores, não houve surpresas. Veja as imagens.
Óscares

Óscares. Nomeados conhecem-se esta segunda-feira

A curta-metragem portuguesa "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", de ROs nomeados para a 92.ª edição dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, são anunciados hoje e entre eles poderá estar
Família Real Britânica

Meghan Markle na Disney. Cunha do Príncipe Harry?

1123
Num vídeo publicado pelo site TMZ, vê-se o Príncipe Harry a conversar com o presidente da Disney, vendendo os talentos de Meghan para trabalhos de voz. O casal já tem acordo com a Disney.
Cinema

Lousada. Casa-Museu já teve visitas de 40 países

Os realizadores de cinema de animação Abi Feijó e Regina Pessoa são os grandes dinamizadores da Casa-Museu de Vilar. Ela espera uma nomeação para um Óscar.
Teatro

Paulo Betti: "Minha mãe convivia com os espíritos" /premium

119
Em Portugal com a peça “Autobiografia Autorizada”, o inesquecível "Timóteo" de "Tieta" fala do avô empregado de um fazendeiro negro, da mãe benzedeira, do pai esquizofrénico e do impacto da novela.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme de denúncia social com Mark Ruffalo e assinado por Todd Haynes, a nova realização do romeno Corneliu Porumboiu e "A Despedida", de Lulu Wang, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

A avó, a neta e o segredo de uma família chinesa

A realizadora sino-americana Lulu Wang assina "A Despedida", um melodrama contido e afectuoso ambientado na China, que elogia os valores da família. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Óscares

Óscares sem apresentador pelo 2.º ano consecutivo

Após uma solução que "funcionou no ano passado", a cerimónia voltará a decorrer sem um apresentador. Antes de 2019, a última vez que tinha acontecido foi em 1989.
Cinema

Morreu o criador da série "Betty Feia"

O argumentista da série americana "Betty Feia" foi encontrado morto num quarto de hotel, esta terça-feira, em Miami. Desconfia-se de suicídio.
Cinema

Chalamet pode vir a ser Bob Dylan no cinema

O site Deadline avançou e a Fox Searchlight confirmou à revista Entertainment Weekly: há negociações para o ator de “Call Me By Your Name” fazer de Bob Dylan, num filme chamado Going Electric.
Exposições

Museu da Marioneta com exposição sobre Tim Burton

198
A Monstra faz 20 anos e para celebrar vai levar até ao Museu da Marioneta, em Lisboa, uma exposição dedicada a três filmes de Tim Burton. A mostra terá marionetas, desenhos originais e adereços.
Cinema

"Bem Bom". Vem aí filme sobre as Doce

380
Terá como título "Bem Bom", será realizado por Patrícia Sequeira (autora de "Snu" e de "Jogo de Damas") e recordará a história da girlsband dos anos 80, "uma das primeiras da Europa".
Cinema

Cinema: 20 filmes para ver em 2020

219
Ano novo, filmes novos. Eurico de Barros escolheu 20 títulos que se vão estrear em 2020, onde surgem "1917", de Sam Mendes, o novo 007, "Mulherzinhas" ou a estreia de Bruno Aleixo no cinema
Cinema

"Vitalina Varela" integra festival Sundance

O filme "Vitalina Varela", de Pedro Costa — que conta a história de uma mulher que se confronta com o passado do marido defunto quando chega a Portugal — integra o festival de cinema Sundance.
Globos de Ouro

Do "joker" ao feminismo: os discursos dos Globos

Brad Pitt agradeceu ao "parceiro no crime" DiCaprio, Phoenix disse que é "um chato da porra", Tom Hanks chorou e Michelle apelou ao voto feminimo porque "o mundo parece-se tanto" com os homens.
Globos de Ouro

Stellan Skarsgård: da diplomacia ao Globo de Ouro

Venceu o prémio de melhor ator secundário pelo papel em "Chernobyl". Em março, ouvimo-lo falar da série, da Boeing, de desinformação, de terrorismo, de Putin e do medo que não tem da morte.
Globos de Ouro

Os Globos de Ouro no ano das dobradinhas

Nos Globos de Ouro de 2020 ganharam os principais suspeitos (muitos com dois prémios). A Netflix perdeu? Talvez em resultados, mas a sua presença nas nomeações significa mudança.
Hollywood

Dois anos depois, começa o julgamento de Weinstein

Rosanna Arquette vai estar no julgamento de Harvey Weinstein, que começa esta segunda-feira, dois anos depois da publicação das reportagens a denunciar o escândalo sexual.
Globos de Ouro

Baby Yoda ou Weinstein: Ricky e o adeus aos Globos

265
Pela quinta e última vez, o britânico apresentou a gala dos Globos de Ouro. Príncipe Andrew, Jeffrey Epstein, atores, atrizes e a Igreja. Ninguém escapou, mas sem o choque de antigamente.
Globos de Ouro

Sam Mendes bate Martin Scorsese e a Netflix

A noite devia ter sido da plataforma de streaming, mas foi "1917", um filme de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial, que saiu vencedor. Phoenix foi o melhor ator e Zellweger a melhor atriz.
Globos de Ouro

Do vermelhão de Scarlett aos laços de Lopez

Scarlett Johansson e Nicole Kidman renderam-se ao vermelho, Lopez aos laços e Paltrow às transparências. Em mais uma edição dos Globos de Ouro houve de tudo um pouco, muito longe do preto de 2018.
Cinema

Globos de Ouro são entregues este domingo

O filme "Marriage Story", de Noah Baumbach, estreado na plataforma Netflix, lidera as nomeações dos Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão.
Cinema

Filme mostra violência nos subúrbios de Paris

O filme "Les Misérables", de Ladj Ly, mostra o pior da desintegração das estruturas sociais e da violência policial nos subúrbios de Paris, "uma realidade que não pode continuar".
Cinema

A adaptação de "Drácula" que quase se perdeu

Este sábado estreia na Netflix a mais recente adaptação do romance de Bram Stoker, uma minissérie produzida pela BBC com o dinamarquês Claes Bang no papel principal. Recordamos uma das primeiras.
Passatempos

Passatempo "Dark Waters". Temos bilhetes duplos

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 9 de janeiro, mas temos bilhetes duplos para oferecer para as antestreias em Lisboa e Gaia, um dia antes. Só tem de responder a uma pergunta.
Cinema

Vem aí filme da Marvel com personagem transgénero

1171
Já está até a ser filmado, revelou o presidente da franchise de filmes de super-heróis. Não será o único: vêm aí mais filmes da Marvel com personagens "LGBTI", o primeiro já no final deste ano.
Cinema

Dois filmes para ver esta semana

"A Criança Zombie", de Bertrand Bonello, e "O Caso de Richard Jewell", o novo filme realizado por Clint Eastwood, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Clint Eastwood sai em defesa do zé-ninguém

O caso do segurança dos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, falsamente acusado de terrorismo, é contado por Eastwood num filme tão importante como atual. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Bugatti

O “50 cêntimos” comprou um carro de 3 milhões

50 Cent já foi o rapper mais famoso. Hoje canta menos, ou mesmo nada, mas tem outras actividades lucrativas e adora oferecer presentes… a si próprio. Este Natal “ofereceu-se” um Bugatti de 3 milhões.
Cinema

Estes são os dez melhores filmes da década /premium

Paul Thomas Anderson, Jafar Panahi, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Hirokazu Kore-eda estão entre os cineastas que assinaram os 10 melhores filmes da década, uma escolha de Eurico de Barros.
Curiosidades Auto

Matthew McConaughey vai à pesca e é um sucesso…

156
O Aviator é um SUV potente e com dimensões generosas da Lincoln, a marca de luxo da Ford nos EUA. Para promovê-lo, o fabricante voltou a recorrer ao actor de Hollywood e tem sido um sucesso.
Cinema

Estes foram os dez melhores filmes de 2019 /premium

Vieram de Hollywood, mas também da Turquia, do Irão, da Coreia do Sul, de Espanha e de Inglaterra. São os 10 melhores filmes vistos em Portugal em 2019, escolhidos por Eurico de Barros.
Macau

Macau é cinematográfico mas muito caro para filmar

Macau tem muito potencial cinematográfico, mas ao contrário do que se passa com a literatura, não é um polo atraente para o cinema português. E será cada vez menos devido aos elevados custos.
Igreja Católica

O filme Dois Papas

532
À medida que me fui envolvendo na narrativa e nas belas imagens fui-me dando conta de quão perigosamente enganador é, sobretudo como é levianamente injusto e até falso na caracterização do Papa Bento
Obituário

Morreu a "Lolita" de Stanley Kubrick

A atriz Sue Lyon, que interpretou "Lolita" no filme de 1962 realizado por Stanley Kubrick, morreu na quinta-feira em Los Angeles aos 73 anos.
Cinema

Como o cinema brasileiro virou campo de batalha /premium

198
O ataque desta semana com cocktails molotov à Porta dos Fundos é o último capítulo da história que marcou este ano no Brasil: o embate de Bolsonaro e o cinema brasileiro. Ensaio de Luís Freitas Branco
Prémios e Galardões

Filme "Variações" e Fado Bicha premiados pela ILGA

O filme inspirado na vida de António Variações e o projeto musical Fado Bicha são dois dos distinguidos em 2019 com os Prémios Arco-Íris, que galardoa ainda jornalistas e outras personalidades.
Ambiente

Cinema ambiental para despertar consciências

149
Importa sublinhar a importância do cinema enquanto ferramenta que permite partilha de conhecimento, assim como área de fornecimento de pistas de aprendizagem capazes de abrir portas à reflexão.
Donald Trump

CBC retira cena de Trump do filme Sozinho em Casa

302
“Ao fim do corredor à esquerda” é a frase que Trump diz na cena de 7 segundos que foi cortada do filme. A decisão indignou os apoiantes. TV canadiana diz que edição já é de 2014. Trump já reagiu.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O filme francês "Clara e Claire", com Juliette Binoche, a animação "Armados em Espiões", e "Cats", adaptação do musical de Andrew Lloyd Webber, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Cats: catástrofe musical e gatos digitais mutantes

237
A adaptação ao cinema do lendário musical de Andrew Lloyd Webber é um OCNI-Objeto Cinematográfico Não Identificado. Eurico de Barros ainda não acredita no que viu e dá-lhe uma estrela.
A página está a demorar muito tempo.