Cinema

James Bond

Cary Joji Fukunaga vai realizar próximo James Bond

Cary Joji Fukunaga substituirá o britânico Danny Boyle, que acabou por desistir em agosto alegando divergências artísticas para fazer o 25.º filme centrado no agente secreto 007.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um drama judicial inglês com Emma Thompson, um filme francês, uma fita americana sobre jornalismo e "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

Um amor que nem a invernia ideológica extingue

O polaco Pawel Pawlikowski, realizador do oscarizado "Ida", filma a história de um amor complicado mas indestrutível, vivido ao longo da Guerra Fria. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Morreu a realizadora Marceline Loridan-Ivens

A cineasta, produtora e escritora, deportada aos 15 anos para um campo de concentração polaco, ficou conhecida por denunciar a injustiça e a violência durante toda a sua vida.
Woody Allen

Soon-Yi quebra silêncio para defender Woody Allen

115
Mulher do cineasta norte-americano, Soon-Yi Previn, quebrou o silêncio de 26 anos para sair em defesa dele nas acusações de abuso sexual contra a filha adotiva. Mia Farrow é que a maltratava, diz.
Cinema

LEFFEST traz Walter Salles e Mike Leigh

O realizador brasileiro Walter Salles e o britânico Mike Leigh vão marcar presença no Lisbon&Sintra Film Festival, que decorre em novembro e no qual o português João Botelho será homenageado.
Cinema

Cineasta Maria de Medeiros roda novo filme

489
Maria de Medeiros está a rodar no Rio de Janeiro um novo filme, "Aos Nossos Filhos", uma adaptação de uma peça de teatro que aborda a homossexualidade e as novas configurações das famílias.
China

Desapareceu a "atriz mais famosa da China"

Fan Bingbing desapareceu sem deixar rasto, há três meses. Uma notícia que foi entretanto apagada avançava que a atriz estaria sob "custódia" estatal, à espera de julgamento por evasão fiscal.
Cinema

30 anos de "Die Hard": heróis em camisa interior /premium

138
No início, havia o Rambo e o Comando e o Exterminador e o Predador e o Chuck Norris. E depois veio John McClane. O cinema de acção nunca mais foi o mesmo. E nós também não.
Cinema

Punhal, relógio e toga de Robin Williams em leilão

O punhal do Capitão Gancho, o relógio de "Dead Poets Society" e até uma toga que Daniel Radcliffe usou no primeiro filme Harry Potter vão ser vendidos. O dinheiro angariado será entregue à caridade
Cinema

Queer Lisboa começa 22.ª edição com "Diamantino"

O VIH/SIDA no cinema, as migrações e a moda estão entre os temas em destaque nesta 22.ª edição do festival Queer Lisboa, que decorre até 22 de setembro .
China

Onde está uma das estrelas da China? Ninguém sabe

Fan Bingbing é uma das maiores atrizes chinesas, mas não aparece em público e na Internet há dois meses. Numa altura em que é suspeita de corrupção, os fãs e a imprensa perguntam: estará detida?
Cinema

Filmagens de "Fátima" arrancaram em Portugal

As filmagens do filme "Fátima", inspirado no fenómeno religioso ocorrido há 100 anos, começaram na Tapada de Mafra e continuam nas próximas oito semanas em Portugal.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um novo filme da série "Predador", "Mariphasa" e "O Espectador Espantado", dos portugueses Sandro Aguilar e Edgar Pêra, e "Do Jeito que Elas Querem" são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

Quatro Fórmula 1 numa pista de "karts"

A comédia romântica de Bill Holderman não consegue estar à altura do quarteto de veteranas atrizes que a interpreta e que merecia muito mais que isto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Salas de cinema continuam a perder espectadores

Até agosto, as salas portuguesas de cinema perderam 1,6 milhões de espectadores, o que significa uma quebra de 14,7% em relação ao mesmo período de 2017, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual.
Moda

Luís Sequeira, um lusodescendente em Hollywood

Nasceu em Toronto, filho de uma modista portuguesa. Pela porta da moda, chegou ao cinema. Em janeiro, viu-se na lista de nomeados aos Óscares. Na última semana, Luís Sequeira passou por Lisboa.
Cinema

Será "Peregrinação" nomeado para os Óscares?

O filme "Peregrinação", de João Botelho, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os prémios Óscares e Goya em 2019, anunciou, esta terça-feira, a Academia Portuguesa de Cinema.
Cinema

"Bohemian Rhapsody": Wembley, Óscares e dentaduras

906
"Bohemian Rhapsody", o filme que retrata 15 anos da vida de Freddie Mercury, chega a Portugal em novembro. Antes disso, estreia em Wembley, onde os Queen fizeram história em 1985.
Vaidades

Lady Gaga aplaudida de pé. Óscar a caminho?

A performance de Lady Gaga no filme "Assim Nasce uma Estrela" tem recebido críticas muito favoráveis. A última valeu à atriz uma ovação tão grande que a fez chorar em público.
Atrizes

Olivia Newton-John luta contra cancro pela 3ª vez

115
A poucos dias de completar 70 anos, Olivia Newton-John, co-protagonista de 'Grease', revelou que está novamente em tratamentos contra o cancro, pela terceira vez em três décadas.
Passadeira Vermelha

Natalie Portman, uma chave de ouro em Veneza

Pisou a passadeira vermelha e ofuscou tudo o resto. De Natalie Portman aos últimos convidados, assim terminou mais uma edição do Festival de Veneza.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Comic Con

Falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Nicholas Hoult tem 27 anos e é uma estrela em ascensão em Hollywood. É a Fera nos X-Men e vai ser Tolkien, num filme por estrear. Em entrevista, assume: "Adorava contracenar com o Jack Nicholson".
Comic Con

O melhor do cosplay deste sábado na Comic Con

Videojogos, "anime", BD, séries e outras fantasias. Na Comic Con, a palavra mais ouvida continua a ser "cosplay". Estes são alguns dos visitantes que marcaram a criatividade deste sábado.
Festivais de Cinema

Filme "Roma" de Alfonso Cuarón vence Leão de Ouro

O filme do mexicano Alfonso Cuarón foi produzido pela Netflix. É a primeira vez que a plataforma é distinguida, depois de ter sido afastada de Cannes.
Hollywood

A ascensão e a queda de Harvey Weinstein /premium

De jovem "com acne", "peso a mais" e sem jeito para as mulheres passou a um dos maiores nomes da indústria do cinema, Harvey Weinstein subiu bem alto em Hollywood e caiu como um monstro.
Cinema

O actor que sempre se recusou a ir embora

Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Cinema

A cara do monstro será sempre a de Boris Karloff

Por mais adaptações que se façam, a figura do monstro criado por Victor Frankenstein será sempre associada à de Boris Karloff. O ator interpretou-o em 1931 depois de Bela Lugosi ter recusado o papel.
Cinema

Os papéis icónicos que Burt Reynolds recusou

O falecido ator norte-americano morreu esta quinta-feira e deixou um vasto legado cinematográfico. Contudo, a sua filmografia podia ter sido bem maior do que foi.
Óbito

"Ídolo", "pai", "super-herói": as reações à morte

Sally Field, Ricky Gervais, Piers Morgan, Tony Hawk, Mark Wahlberg e muitas outras celebridades já expressaram as suas condolências. Leia aqui algumas das reações.
Atores

10 curiosidades acerca do icónico Burt Reynolds

Desde atirar estrume ao edifício do National Enquirer aos papeis icónicos que rejeitou, recorde as curiosidades que também marcaram a vida do ator Burt Reynolds.
Cinema

"Boogie Nights" e não só. Os papéis de Reynolds

Nunca chegou a vencer um Óscar, mas ficou perto quando interpretou Jack Horner, um realizador de filmes pornográficos, no filme "Boogie Nights". Eis onze filmes e séries decisivos no percurso do ator.
Cinema

Burt Reynolds, o sex symbol que lia Shakespeare

825
O ator norte-americano tinha 82 anos e morreu no seguimento de uma paragem cardíaca. Deixa uma carreira de sucesso em Hollywood e a imagem eterna do "playboy" dos anos 70.
Cinema

"É milagroso o que fazemos com dez filmes por ano" /premium

421
O ator é um dos protagonistas do filme "Joaquim", que agora se estreia. Em entrevista, fala do estado da cultura, da cultura do Estado, de como trabalha as personagens e de DJing.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Uma fita de ficção científica e acção, uma co-produção luso-brasileira passada no século XIX e "BlacKkKlansman: O Infiltrado", de Spike Lee, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

"BlacKkKlansman". Série B com ganga "agitprop"

O novo filme de Spike Lee baseia-se numa história real ocorrida nos anos 70 e é um título menor do realizador, que não resiste mais uma vez ao banzé comicieiro. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Morreu a vilã das novelas brasileiras 

280
Com 92 anos, a atriz ficou conhecida em papéis como da vilã Odete Roitman que interpretou na telenovela "Vale Tudo" (1988).
Cinema

Sapatos de Judy Garland encontrados 13 anos depois

Os famosos sapatos usados pela atriz Judy Garland no filme "O Feiticeiro de Oz" foram recuperados pelo FBI, depois de terem sido roubados do museu da atriz em 2005.
Cinema

O MOTELX 2018 em oito filmes a não perder

130
O MOTELX está de regresso à capital, entre hoje e domingo. Eurico de Barros escolheu oito filmes da programação da 12ª edição do festival: fantasmas, possessões, asilos assombrados e muiito mais.
Passadeira Vermelha

O festival continua: quem arrasou em Veneza?

Cate Blanchett, Lady Gaga, Emma Stone, Irina Shayk e Sara Sampaio brilharam no primeiro fim de semana do Festival de Veneza. Entre penas e fios de ouro, houve um cabeleireiro português.
Cinema

Aos 70 anos, Cinemateca quer ser fundação

José Manuel Costa recordou que a instituição vive há vários anos com um "corte orçamental abrupto e devastador" e com constrangimentos administrativos que dificultam o funcionamento.
Festivais de Cinema

Edgar Pêra e Paulo Furtado juntos em cine-concerto

150
O realizador Edgar Pêra e o músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) juntam-se num cine-concerto, numa sessão de 'aquecimento' do Motelx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
Passadeira Vermelha

Sara ou Georgina: quem brilhou mais em Veneza?

200
Em matéria de estilo, a resposta é a expectável. O Festival de Veneza arrancou na quarta-feira, mas a passadeira vermelha fica estendida até 8 de setembro. Eis as primeiras estrelas a pisá-la.
Observador Summer Sessions

Pêpê Rapazote. "O estado da Saúde está desgraçado"

O ator português que vingou como traficante colombiano na série Narcos, da Netflix, veio ao terraço do Observador falar sobre a sua experiência "lá fora" e deu a sua visão do atual estado do país.
Cinema

Dois filmes para ver esta semana

Uma comédia romântica e musical rodada entre a Inglaterra e os EUA, e o novo "Papillon", um "remake" feito na Europa do filme americano de 1973, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana
Cinema

O novo "Papillon" é compostinho mas desnecessário

A nova versão do filme de 1973 com Steve McQueen e Dustin Hoffman, baseado no livro de Henri Charrière, perde em toda a linha quando comparado com este. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Assédio Sexual

Woody Allen deve fazer pausa após #MeToo

Woody Allen deve fazer uma pausa na carreira até ao final do ano. Fontes próximas do realizador de cinema dizem que o movimento #MeToo foi "tóxico" para ele: "Os filmes não geram dinheiro".
Cinema

Revelado trailer do último filme de Orson Welles

"O Outro Lado do Vento" começou a ser rodado em 1970 mas nunca chegou a ser acabado. Em 2017, dois produtores uniram esforços para que fosse concluído 40 anos depois. A estreia é a 2 de novembro.
Festivais de Cinema

Macau. Nicholas Cage embaixador de festival

O ator norte-americano Nicolas Cage foi designado embaixador do terceiro festival internacional de cinema de Macau (IFFAM), anunciou a organização.
Festivais de Cinema

3 filmes portugueses no festival de Nova Iorque

Três filmes portugueses, entre os quais "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, integram em setembro o 56º. Festival de Cinema de Nova Iorque, segundo a programação.
Festivais de Cinema

Festival de Veneza arranca com filme de Chazelle

O 75.º Festival Internacional de Cinema de Veneza começa na quarta-feira com a estreia de "O primeiro homem na Lua", o novo filme de Damien Chazelle, o mais jovem realizador a receber um Óscar.
Obituário

Neil Simon: o gigante da comédia e rei da Broadway

115
Eurico de Barros recorda o colosso do teatro americano e rei da comédia que morreu aos 91 anos, na sua Nova Iorque natal. Além da Broadway, o seu "habitat", destacou-se ainda na tela e na TV
Cinema Português

Filmes portugueses nomeados para Festival de Viena

Os filmes "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, e "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foram selecionados para o festival.
Observador Summer Sessions

Pêpê Rapazote: "Na Argentina não pagava um almoço" /premium

110
O ator português conta como o sucesso na série "Narcos" mudou a sua carreira. Aposta na internacionalização do talento nacional. Mas não esquece Portugal e não perdoa o desinvestimento na saúde.
Singapura

Singapura. Autor de Crazy Rich Asians é procurado

Kevin Kwan é procurado pelas autoridades de Singapura, país em que nasceu, por não ter cumprido serviço militar. A pena vai de cerca de seis mil euros de multa a três anos de prisão.
Assédio Sexual

Asia Argento. Bennett fala sobre o alegado assédio

O jovem que acusou a atriz e realizadora de ter tido relações sexuais quando ainda era menor diz que o seu "trauma" reapareceu quando a italiana "se assumiu como vítima".
Cinema

Dois filmes para ver esta semana

Um filme francês realizado por duas irmãs e ambientado no Alentejo durante o Verão, e "Meg: Tubarão Gigante", a superprodução de terror marinho, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Tubarão pré-histórico mete água por todos os lados

O Megalodonte criado por Hollywood com investimento chinês em "Meg: Tubarão Gigante", a superprodução deste Verão, é um monstro marinho que não assusta ninguém. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela
Crimes Sexuais

Os filmes e as polémicas: quem é Asia Argento? /premium

125
Aos 42 anos, a atriz, realizadora e cantora italiana é o rosto do movimento #MeToo, mas também de polémicas. Cresceu com o cinema e acumula mais de 50 filmes no currículo. Afinal, quem é Asia Argento?
Estranha Natureza

Peixes grávidos não resistem a fêmea mais sexy

Se não se lembra do filme "A Mulher de Vermelho", de Gene Wilder, vale a pena rever. Nesta história, é o macho de um peixe que abdica da prole depois de ver uma fêmea mais apelativa.
Cinema

Danny Boyle já não vai realizar o próximo 007

O realizador de "Trainspotting" tinha sido confirmado há três meses para dirigir o 25º filme centrado no mais famoso espião do cinema. Agora, decidiu abandonar o projeto, por "diferenças criativas".
Celebridades

Keanu e Winona são casados? Coppola diz que sim

194
Winona Ryder e Keanu Reeves podem ter casado durante as filmagens de "Drácula", em 1992. A atriz foi a primeira a revelar a história e o realizador Francis Ford Coppola garante que é verdade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)