Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Cinema
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Bombshell - O Escândalo", de Jay Roach, o português "O Filme do Bruno Aleixo" e "1917", realizado por Sam Mendes e candidato a 10 Óscares, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema Português

Frederico Corado está a concluir filme sobre Terry

O realizador português Frederico Corado está a terminar um documentário sobre o artista britânico Terry Jones, mas a exibição ainda não está prevista. Terry Jones morreu esta terça-feira aos 77 anos.
Festivais de Cinema

"Mosquito" abre Festival de Cinema de Roterdão

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, começa esta terça-feira com o filme "Mosquito", que remete para a I Guerra Mundial e é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro.
Cinema Português

Festival de curtas em Berlim com poucas comédias

214
O festival divulga o trabalho de jovens realizadores e conta com 90 a 100 candidaturas por ano. A diretora explica que "apesar do fado, somos divertidos" e que "é uma pena" haver poucas comédias.
Cinema

1917: Missão suicida, câmara em falsa continuidade

Candidato a 10 Óscares, o filme de guerra realizado por Sam Mendes é competente e muito hábil, mas também artificioso e bastante sobrevalorizado. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Cinema, música e gastronomia para celebrar Fellini

Uma retrospetiva integral, um concerto e um cine-jantar são algumas das iniciativas, a realizarem-se em abril, para a comemoração do centenário aniversário do realizador italiano Federico Fellini.
Cinema

Bruno, e depois do filme: o fim ou a política? /premium

Quase a fazer 12 anos, o Aleixo tem um filme, mas ainda há (pelo menos) uma estátua e uma Casa Museu para fazer. Novidades dadas nesta entrevista com os autores (e vozes) João Moreira e Pedro Santo.
Cinema

São Jorge. Ciclo de cinema alemão com temas atuais

O cinema alemão regressa ao São Jorge com temas atuais tais como a fragilidade das relações familiares identidade digital dos adolescentes. Haverá um encontro entre cineastas alemães e portugueses.
Passadeira Vermelha

Os SAG Awards e uma passadeira cheia de bom gosto

No domingo, coube aos SAG Awards elevar a fasquia na temporada de red carpet. De Jennifer Lopez a Charlize Theron, não faltaram looks dignos de ouro. Veja as imagens.
Cinema

O filme esotérico de Fellini que ficou por fazer

191
Federico Fellini nasceu há 100 anos. Eurico de Barros recorda a insólita história que o envolveu com o antropólogo e "místico" Carlos Castaneda, por causa de um filme inspirado nos livros deste.
Estados Unidos da América

"Parasite" vence prémio do sindicato dos atores

174
A comédia negra "Parasite", do sul-coreano Bong Joon-ho, venceu o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. É a primeira vez que distinção é dada a um filme estrangeiro.
Cinema

Filme 1917 vence prémio do sindicato de produtores

O filme "1917", de Sam Mendes, passado na Primeira Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos prémios PGA, atribuídos pelo Sindicato de Produtores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos.
Cinema

Morreu produtor de cinema Henrique Espírito Santo

153
Considerado um dos nomes "incontornáveis" do cinema português, como o classificou a Cinemateca Portuguesa, Henrique Espírito Santo tinha 87 anos.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
Cinema

Autor da saga Jack Reacher vai retirar-se

O autor da série de livros dedicados à personagem Jack Reacher, no cinema interpretada por Tom Cruise, vai retirar-se e passar o testemunho das suas obras ao irmão.
Séries

Jason Segel regressa com drama improvável

A nova série "Dispatches From Elsewhere", do canal AMC, vai trazer Jason Segel de volta à televisão depois de "Foi Assim que Aconteceu". O drama estreia nos Estados Unidos a 1 de março.
Cinema

"A Metamorfose dos Pássaros" no festival de Berlim

O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, vai ter estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim. O filme está integrado numa seção que pretende "apoiar novas vozes no cinema".
Cinema

"Bem Bom": as Doce no cinema, na TV e nos palcos

221
Filme estreia-se a 25 de junho e série chega à televisão pública em setembro. Haverá ainda espetáculos ao vivo com as atrizes que agora dão vida ao quarteto feminino que marcou os anos 80 portugueses.
James Bond

Não, o próximo James Bond não vai ser uma mulher

391
A produtora dos filmes afastou os rumores de que o próximo James Bond seria uma mulher. Barbara Broccoli não está "interessada em pegar numa personagem masculina e meter uma mulher a interpretá-la".
Brasil

Filme "Marighella" estreia-se no Brasil em maio

Após ter sido suspenso pela Agência de Cinema do país, a longa-metragem sobre o político comunista brasileiro Carlos Marighella tem uma nova data de estreia no Brasil, em 14 de maio.
Cinema

Blanchett preside jurado de festival de cinema

A atriz Cate Bllanchett vai presidir o júri do 77.º Festival de Cinema de Veneza. A atriz australiana recebeu, ao longo da carreira, três prémios britânicos BAFTA, dois Óscares e três Globos de Ouro.
Rádio Observador

Estreias: PJ Harvey, “Alva” e “Uma vida escondida"

Um documentário que nos leva aos bastidores do novo álbum de PJ Harvey. O novo filme de Ico Costa. O novo filme de Terrence Malick sobre um católico executado por objeção de consciência no III Reich.
Cinema

"Alva": um filme sobre a penitência de um homem só

Ico Costa lança-se na sua primeira longa metragem. A violência, a desertificação do interior, a solidão, num filme que é, acima de tudo, físico. Entrevistámos o realizador.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um documentário com Polly Jean Harvey, "Alva", um novo filme português, e "Uma Vida Escondida", realizado por Terrence Malick, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Terrence Malick e o mártir da II Guerra Mundial 

235
O novo filme de Terrence Malick recorda, com laboriosa grandiloquência, a história de um católico executado por objeção de consciência no III Reich. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Óscares

"Klaus" e os portugueses na corrida por um Óscar

383
Fizeram parte da equipa de "Klaus", o filme da Netflix que está nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação. Dizem ao Observador que ficaram surpreendidos por ultrapassar Frozen 2 nas nomeações.
Cinema

Alfredo Costa Monteiro e de Ruy Guerra em Roterdão

Os filmes "The Under-Exile", do português Alfredo Costa Monteiro e da venezuelana Adriana Vila Guevara, e "Em Pedaços", do moçambicano Ruy Guerra, juntam-se à programação do Festival de Roterdão 2020.
Cinema Português

Filme português exibido em festival britânico

O filme português "Inner Ghosts" vai ser projeto no festival de cinema Horror-on-Sea, sul de Inglaterra. O filme de terror de Paulo Leite vai ter estreia em Portugal na próxima semana.
Jair Bolsonaro

Óscares. Bolsonaro: documentário nomeado é ficção

O Presidente do Brasil considerou "ficção" o filme "Democracia em Vertigem", que conta o processo de destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff e a eleição de Bolsonaro de um ponto de vista pessoal.
James Bond

007: Billie Eilish canta novo tema

Aos 18 anos, a americana torna-se na mais jovem cantora a ser escolhida pela produção da saga do agente James Bond para dar voz à canção original de "Sem Tempo para Morrer".
Cinema

Cinemas com mais espectadores e receita em 2019

As salas portuguesas de cinema registaram em 2019 um aumento de cerca de 5%, o que significa que receberam mais 740 mil entradas, o equivalente a mais 4,4 milhões de euros em receitas, do que em 2018.
Festivais de Cinema

Festival IndieJúnior tem 50 filmes em competição

O festival IndieJúnior terá 50 filmes em competição. A quarta edição é a maior até à data e inclui conferências, oficinas, conversas com realizadores e debates, bem como a exposição "Ecos de Vigem".
Festivais de Cinema

Cinema du Réel. Pedro Costa é convidado especial

O realizador português Pedro Costa é um dos destaques do festival francês Cinema du Réel graças ao "efeito avassalador" que o seu trabalho tem no espetador. O cineasta apresentará quatro obras.
Espetáculos

"Rui Rio foi um dos grandes males do Porto" /premium

1277
Ator, produtor e programador, Mário Moutinho é um nome maior da cultura portuense. Aos 73 anos não perdeu o fôlego. "Little B" é o espetáculo que parte das suas memórias e chega ao Rivoli este mês.
Óscares

As nomeações aos Óscares, de "Joker" a "Hair Love"

Nem só dos filmes previsíveis e mais vistosos se fazem as nomeações aos Óscares, como escreve Eurico de Barros nesta análise de relance às indicações deste ano da Academia de Hollywood.
Óscares

Especial. O que esperar desta edição dos Óscares

Tiago Pereira, Gonçalo Correia e Eurico de Barros fazem uma antevisão do que podemos esperar da gala dos Óscares deste ano, marcada para 9 de fevereiro.
Óscares

Óscares 2020: "Joker" na frente com 11 nomeações

609
O filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquim Phoenix, está nomeado para Melhor Filme, Realizador e Ator. "O Irlandês", "1917" e "Era uma vez em... Hollywood" têm todos 10 nomeações.
Óscares

Óscares. Reveja aqui o anúncio das nomeações

Esta segunda-feira são revelados nomeados para os prémios mais importantes da indústria do cinema, entregues no próximo dia 9 de fevereiro. Veja o anúncio neste vídeo em direto.
Passadeira Vermelha

Cor e brilho em noite de Critics' Choice Awards

É uma das cerimónias no caminho até aos Óscares e aconteceu na noite de domingo, em Santa Mónica. Na passadeira vermelha, tal como na lista de vencedores, não houve surpresas. Veja as imagens.
Óscares

Óscares. Nomeados conhecem-se esta segunda-feira

A curta-metragem portuguesa "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", de ROs nomeados para a 92.ª edição dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, são anunciados hoje e entre eles poderá estar
Família Real Britânica

Meghan Markle na Disney. Cunha do Príncipe Harry?

1123
Num vídeo publicado pelo site TMZ, vê-se o Príncipe Harry a conversar com o presidente da Disney, vendendo os talentos de Meghan para trabalhos de voz. O casal já tem acordo com a Disney.
Cinema

Lousada. Casa-Museu já teve visitas de 40 países

Os realizadores de cinema de animação Abi Feijó e Regina Pessoa são os grandes dinamizadores da Casa-Museu de Vilar. Ela espera uma nomeação para um Óscar.
Teatro

Paulo Betti: "Minha mãe convivia com os espíritos" /premium

119
Em Portugal com a peça “Autobiografia Autorizada”, o inesquecível "Timóteo" de "Tieta" fala do avô empregado de um fazendeiro negro, da mãe benzedeira, do pai esquizofrénico e do impacto da novela.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme de denúncia social com Mark Ruffalo e assinado por Todd Haynes, a nova realização do romeno Corneliu Porumboiu e "A Despedida", de Lulu Wang, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

A avó, a neta e o segredo de uma família chinesa

A realizadora sino-americana Lulu Wang assina "A Despedida", um melodrama contido e afectuoso ambientado na China, que elogia os valores da família. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Óscares

Óscares sem apresentador pelo 2.º ano consecutivo

Após uma solução que "funcionou no ano passado", a cerimónia voltará a decorrer sem um apresentador. Antes de 2019, a última vez que tinha acontecido foi em 1989.
Cinema

Morreu o criador da série "Betty Feia"

O argumentista da série americana "Betty Feia" foi encontrado morto num quarto de hotel, esta terça-feira, em Miami. Desconfia-se de suicídio.
Cinema

Chalamet pode vir a ser Bob Dylan no cinema

O site Deadline avançou e a Fox Searchlight confirmou à revista Entertainment Weekly: há negociações para o ator de “Call Me By Your Name” fazer de Bob Dylan, num filme chamado Going Electric.
Exposições

Museu da Marioneta com exposição sobre Tim Burton

198
A Monstra faz 20 anos e para celebrar vai levar até ao Museu da Marioneta, em Lisboa, uma exposição dedicada a três filmes de Tim Burton. A Mostra terá marionetas, desenhos originais e adereços.
Cinema

"Bem Bom". Vem aí filme sobre as Doce

380
Terá como título "Bem Bom", será realizado por Patrícia Sequeira (autora de "Snu" e de "Jogo de Damas") e recordará a história da girlsband dos anos 80, "uma das primeiras da Europa".
Cinema

Cinema: 20 filmes para ver em 2020

219
Ano novo, filmes novos. Eurico de Barros escolheu 20 títulos que se vão estrear em 2020, onde surgem "1917", de Sam Mendes, o novo 007, "Mulherzinhas" ou a estreia de Bruno Aleixo no cinema
Cinema

"Vitalina Varela" integra festival Sundance

O filme "Vitalina Varela", de Pedro Costa — que conta a história de uma mulher que se confronta com o passado do marido defunto quando chega a Portugal — integra o festival de cinema Sundance.
Globos de Ouro

Do "joker" ao feminismo: os discursos dos Globos

Brad Pitt agradeceu ao "parceiro no crime" DiCaprio, Phoenix disse que é "um chato da porra", Tom Hanks chorou e Michelle apelou ao voto feminimo porque "o mundo parece-se tanto" com os homens.
Globos de Ouro

Stellan Skarsgård: da diplomacia ao Globo de Ouro

Venceu o prémio de melhor ator secundário pelo papel em "Chernobyl". Em março, ouvimo-lo falar da série, da Boeing, de desinformação, de terrorismo, de Putin e do medo que não tem da morte.
Globos de Ouro

Os Globos de Ouro no ano das dobradinhas

Nos Globos de Ouro de 2020 ganharam os principais suspeitos (muitos com dois prémios). A Netflix perdeu? Talvez em resultados, mas a sua presença nas nomeações significa mudança.
Hollywood

Dois anos depois, começa o julgamento de Weinstein

Rosanna Arquette vai estar no julgamento de Harvey Weinstein, que começa esta segunda-feira, dois anos depois da publicação das reportagens a denunciar o escândalo sexual.
Globos de Ouro

Baby Yoda ou Weinstein: Ricky e o adeus aos Globos

265
Pela quinta e última vez, o britânico apresentou a gala dos Globos de Ouro. Príncipe Andrew, Jeffrey Epstein, atores, atrizes e a Igreja. Ninguém escapou, mas sem o choque de antigamente.
Globos de Ouro

Sam Mendes bate Martin Scorsese e a Netflix

A noite devia ter sido da plataforma de streaming, mas foi "1917", um filme de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial, que saiu vencedor. Phoenix foi o melhor ator e Zellweger a melhor atriz.
Globos de Ouro

Do vermelhão de Scarlett aos laços de Lopez

Scarlett Johansson e Nicole Kidman renderam-se ao vermelho, Lopez aos laços e Paltrow às transparências. Em mais uma edição dos Globos de Ouro houve de tudo um pouco, muito longe do preto de 2018.
Cinema

Globos de Ouro são entregues este domingo

O filme "Marriage Story", de Noah Baumbach, estreado na plataforma Netflix, lidera as nomeações dos Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão.
Cinema

Filme mostra violência nos subúrbios de Paris

O filme "Les Misérables", de Ladj Ly, mostra o pior da desintegração das estruturas sociais e da violência policial nos subúrbios de Paris, "uma realidade que não pode continuar".
Cinema

A adaptação de "Drácula" que quase se perdeu

Este sábado estreia na Netflix a mais recente adaptação do romance de Bram Stoker, uma minissérie produzida pela BBC com o dinamarquês Claes Bang no papel principal. Recordamos uma das primeiras.
Passatempos

Passatempo "Dark Waters". Temos bilhetes duplos

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 9 de janeiro, mas temos bilhetes duplos para oferecer para as antestreias em Lisboa e Gaia, um dia antes. Só tem de responder a uma pergunta.
Cinema

Vem aí filme da Marvel com personagem transgénero

1171
Já está até a ser filmado, revelou o presidente da franchise de filmes de super-heróis. Não será o único: vêm aí mais filmes da Marvel com personagens "LGBTI", o primeiro já no final deste ano.
Cinema

Dois filmes para ver esta semana

"A Criança Zombie", de Bertrand Bonello, e "O Caso de Richard Jewell", o novo filme realizado por Clint Eastwood, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Clint Eastwood sai em defesa do zé-ninguém

O caso do segurança dos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, falsamente acusado de terrorismo, é contado por Eastwood num filme tão importante como atual. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Bugatti

O “50 cêntimos” comprou um carro de 3 milhões

50 Cent já foi o rapper mais famoso. Hoje canta menos, ou mesmo nada, mas tem outras actividades lucrativas e adora oferecer presentes… a si próprio. Este Natal “ofereceu-se” um Bugatti de 3 milhões.
Cinema

Estes são os dez melhores filmes da década /premium

Paul Thomas Anderson, Jafar Panahi, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Hirokazu Kore-eda estão entre os cineastas que assinaram os 10 melhores filmes da década, uma escolha de Eurico de Barros.
Curiosidades Auto

Matthew McConaughey vai à pesca e é um sucesso…

156
O Aviator é um SUV potente e com dimensões generosas da Lincoln, a marca de luxo da Ford nos EUA. Para promovê-lo, o fabricante voltou a recorrer ao actor de Hollywood e tem sido um sucesso.
Cinema

Estes foram os dez melhores filmes de 2019 /premium

Vieram de Hollywood, mas também da Turquia, do Irão, da Coreia do Sul, de Espanha e de Inglaterra. São os 10 melhores filmes vistos em Portugal em 2019, escolhidos por Eurico de Barros.
Macau

Macau é cinematográfico mas muito caro para filmar

Macau tem muito potencial cinematográfico, mas ao contrário do que se passa com a literatura, não é um polo atraente para o cinema português. E será cada vez menos devido aos elevados custos.
Igreja Católica

O filme Dois Papas

532
À medida que me fui envolvendo na narrativa e nas belas imagens fui-me dando conta de quão perigosamente enganador é, sobretudo como é levianamente injusto e até falso na caracterização do Papa Bento
Obituário

Morreu a "Lolita" de Stanley Kubrick

A atriz Sue Lyon, que interpretou "Lolita" no filme de 1962 realizado por Stanley Kubrick, morreu na quinta-feira em Los Angeles aos 73 anos.
Cinema

Como o cinema brasileiro virou campo de batalha /premium

198
O ataque desta semana com cocktails molotov à Porta dos Fundos é o último capítulo da história que marcou este ano no Brasil: o embate de Bolsonaro e o cinema brasileiro. Ensaio de Luís Freitas Branco
Prémios e Galardões

Filme "Variações" e Fado Bicha premiados pela ILGA

O filme inspirado na vida de António Variações e o projeto musical Fado Bicha são dois dos distinguidos em 2019 com os Prémios Arco-Íris, que galardoa ainda jornalistas e outras personalidades.
Ambiente

Cinema ambiental para despertar consciências

149
Importa sublinhar a importância do cinema enquanto ferramenta que permite partilha de conhecimento, assim como área de fornecimento de pistas de aprendizagem capazes de abrir portas à reflexão.
Donald Trump

CBC retira cena de Trump do filme Sozinho em Casa

302
“Ao fim do corredor à esquerda” é a frase que Trump diz na cena de 7 segundos que foi cortada do filme. A decisão indignou os apoiantes. TV canadiana diz que edição já é de 2014. Trump já reagiu.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O filme francês "Clara e Claire", com Juliette Binoche, a animação "Armados em Espiões", e "Cats", adaptação do musical de Andrew Lloyd Webber, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Cats: catástrofe musical e gatos digitais mutantes

237
A adaptação ao cinema do lendário musical de Andrew Lloyd Webber é um OCNI-Objeto Cinematográfico Não Identificado. Eurico de Barros ainda não acredita no que viu e dá-lhe uma estrela.
Cinema

Al Pacino fez terapia 25 anos depois de O Padrinho

302
Depois do sucesso inesperado — ao seu terceiro filme e ao segundo em que teve um papel de relevo —, Al Pacino tornou-se oscarizável. Nem tudo foram rosas, contou agora em entrevista.
Cinema

Atriz portuguesa grava "The Suicide Squad"

452
Daniela Melchior termina, em fevereiro, as gravações para o filme norte-americano "The Suicide Squad". A atriz considera que este papel pode ser o seu lançamento numa carreira internacional.
Cinema

Dia mais curto celebrado com cinema à medida

Salas de cinema em várias cidades portuguesas vão exibir, este sábado, curtas-metragens para celebrar o dia mais curto do ano. A programação inclui produções nacionais, mas também filmes estrangeiros.
Cinema

Bento XVI, Francisco, uma Fanta e futebol

"Dois Papas" é um dos filmes que ameaça marcar presença na temporada de prémios que se avizinha. E estreia-se esta sexta-feira, dia 20, na Netflix. Falámos com o realizador, Fernando Meirelles.
James Bond

Morreu a primeira bond girl francesa 

118
Claudine Auger ficou conhecida pelo papel de Domino no filme da saga de James Bond, "007-Operação Relâmpago". Foi a primeira bond-girl francesa. Morreu em Paris, de doença prolongada, aos 78 anos.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

A nova versão de "Apocalypse Now", uma comédia dramática francesa, "Alice e o Presidente", e o nono e último filme da saga "Star Wars", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema Português

Variações candidato a melhor filme ibero-americano

152
O filme de João Maia está nomeado para melhor filme ibero-americano nos Prémios Ariel. Este foi o filme português mais visto nos cinemas em 2019. Levou 278.000 espetadores às salas.
Cinema

A Força rateia, mas aguenta-se até ao fim

281
J.J. Abrams realiza o filme que encerra a saga iniciada em 1977 por George Lucas numa Hollywood muito diferente da de hoje. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas, à justa e em nome dos velhos tempos.
Cinema

Três filmes portugueses em festival londrino

Três filmes portugueses vão ser exibidos 17.º Festival de Curtas-Metragens de Londres. "A mordida" e "O mar enrola na areia" competem, no evento internacional, pelo galardão de melhor "curta".
Cinema

Em janeiro, Chaplin e Monty Python na Cinemateca

350
A Cinemateca Portuguesa divulgou o amplo programa de filmes que vai exibir em janeiro. Há muita comédia, entre "A Vida de Brian", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador" e "A Canção de Lisboa".
Crimes Sexuais

Weinstein diz que o seu trabalho "foi esquecido"

Em entrevista, o antigo produtor de cinema disse que foi “pioneiro” em “fazer filmes sobre mulheres e realizados por mulheres". Já teve resposta: "Esquecido? Vai ser lembrado como predador sexual".
Clima

Fernando Meirelles vai fazer filme sobre o clima

O cineasta brasileiro que acaba de lançar "Os dois Papas", revelou que já está a trabalhar com o argumentista de "A cidade de Deus" para o próximo projeto que se debruça sobre o clima.
Cinema

Amadeo: uma estrela com o filme da sua vida /premium

1128
Vicente Alves do Ó vai levar ao grande ecrã a vida do pintor vanguardista que quase ficou esquecido pela história. Numa noite fria em Sintra, o Observador assistiu às filmagens.
Cinema

Morreu a atriz Anna Karina, musa de Godard

1733
A atriz francesa morreu com um cancro aos 79 anos, depois de uma carreira de atriz e cantora ao lado de nomes como Jean-Luc Godard e Serge Gainsbourg. "O cinema francês está órfão", lamentou ministro.
Cinema

Lídia Franco no filme 6 Underground de Michael Bay

A atriz integra o elenco secundário do filme que poderá ser visto na Netflix a partir desta sexta-feira, 13. Já tinha participado em filmes como "Ruth" e "O homem que matou D. Quixote".
Cultura

José Lopes. A vida nebulosa do ator íntegro demais /premium

523
Rui Zink, Fernando Heitor e "Éme" são alguns dos nomes que recordam o trajeto do ator que "vivia pobre" mas sempre "de forma enxuta". Recusava esmolas com a "altivez de um príncipe" dedicado à arte.
Prémios e Galardões

Scarlett Johansson com duas nomeações para prémios

Scarlett Johansson está nomeada para os prémios do Sindicato de Atores dos Estados Unidos, que vão ser entregues no dia 19 de janeiro, com os filmes "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood"
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Graças a Deus", de François Ozon, "Frankie", com Isabelle Huppert e rodado em Sintra por Ira Sachs e a nova longa-metragem de animação da Ovelha Choné são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Encontros imééééééééééédiatos do 3º grau

311
A segunda longa-metragem da Ovelha Choné traz um OVNI à quinta, põe as ovelhas em contacto com um extraterrestre e goza com o cinema de ficção científica. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

"Yuli" abre Mostra da América Latina em Lisboa

O filme "Yuli", sobre o bailarino cubano Carlos Acosta abre a Mostra de Cinema da América Latina. "Yuli" recebeu um prémio do júri no festival de San Sebastian e esteve indicado para os Goya.
Cinema

Cinemas. Espectadores aumentaram 6,4% até novembro

Os cinemas portugueses registaram um saldo positivo tanto em número de espectadores como de receita bruta de bilheteira em 2019, com 14 milhões de espectadores e 75,1 milhões de euros até novembro.
Óscares

Filme brasileiro na corrida aos Óscares censurado

A exibição do filme estava prevista para a próxima quinta-feira, num evento de capacitação anual dos colaboradores. A secretaria informou que o evento não podia ser realizado devido a falhas técnicas.
Cinema

“Marriage Story”: cenas de um divórcio americano

1076
Nomeado para seis Globos de Ouro, "Marriage Story", de Noah Baumbach, conta a história da separação de um casal de artistas e só passa na Netflix em Portugal. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Globos de Ouro: conheça todos os nomeados

134
"Marriage Story" tem seis nomeações, seguido de "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood". "Succession", "Big Little Lies" e "Fleabag" estão na frente na TV. Vencedores conhecidos esta madrugada.
Cinema

Filme "O Irlandês" lidera nomeações a prémios

611
"O Irlandês", filme de Martin Scorsese, lidera as nomeações dos prémios da Associação de Críticos dos Estados Unidos e Canadá. Ao todo são 14 nomeações, incluindo Melhor Filme e Realização.
Cinema

Ovelha Choné: um tributo à ficção científica

A animação "A Ovelha Choné: A quinta contra-ataca" é um tributo aos filmes de ficção científica, mas com um humor marcadamente inglês. O filme introduz uma nova personagem, Lu-La, que vem do espaço.
Cinema Português

Pedro Costa recebe prémio de carreira em Itália

O realizador será premiado pela carreira que inclui filmes reconhecidos a nível internacional como "Cavalo Dinheiro", "No quarto da Vanda" e "Vitalina Varela". O último valeu dois "Leopardos".
Cinema

Três filmes para ver esta semana

A segunda longa-metragem realizada por Louis Garrel, o novo filme de Abel Ferrara e "Os Aeronautas", com Eddie Redmayne e Felicity Jones, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Cinema

"Os Aeronautas": sobe, sobe, balão sobe

Este filme sobre balões e balonistas passado na Inglaterra em meados do século XIX, é um verdadeiro OVTI (Objeto Voador Totalmente Inesperado). Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Onde está o 007" Há um novo trailer de James Bond

107
Tiros, segredos, carros a acelerar e o novo vilão Rami Malek. Frases como “todos temos os nossos segredos” e “o mundo avançou, comandante Bond”. Estes são os ingredientes do primeiro trailer do filme.
Cinema

Filme "Klaus" nomeado para prémio Annie

O filme de Sérgio Martins está nomeado para Melhor Direção de Animação em Longa Metragem nos prémios Annie, considerados os "Óscares da animação". Há outros dois filmes portugueses nomeados.
Cinema

De Malek a Craig: os posters do próximo 007

"007: Sem Tempo para Morrer" contará com Daniel Craig e Rami Malek no elenco. O filme chega aos cinemas em abril, o primeiro trailer chega amanhã (4/12) e já há posters com imagens dos protagonistas.
Cinema

Annie de animação: Tio Tomás e Purpleboy nomeados

Duas curtas-metragens portuguesas, "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", e "Purpleboy", estão nomeadas para os prémios Annie, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.
Elon Musk

Musk pagou milhão por Lotus que custou 100 dólares

197
Um casal nova-iorquino pagou 100 dólares pelo conteúdo de um armazém. Descobriram que, lá dentro, havia um carro que fora usado num filme de James Bond. Elon Musk pagou um milhão por ele.
Clima

Este movimento pelo clima junta Clinton a DiCaprio

106
Foi fundado pelo antigo secretário de Estado dos EUA John Kerry. Quer sensibilizar os políticos para a necessidade de responder à crise climática. Quer unir "aliados inesperados" na mesma luta.
Cinema Português

Leonor Teles: “Sinto que não posso falhar” /premium

154
No fim de semana em que três dos seus filmes são exibidos, Leonor Teles fala da liberdade em fazer cinema, da falta de apoios do Governo, da pressão indesejada depois do prémio e da vontade de falhar.
Teatro

"Muita gente acha que sou o gajo do Último a Sair" /premium

As notícias e o twitter. A política, o teatro e o cinema. Da infância ao trabalho na televisão. Antes de mais uma estreia no Teatro Nacional D. Maria II, falámos com Gonçalo Waddington sobre tudo.
Cinema

Porto/Post/Doc: "Trasnistra" vence Grande Prémio

O júri enalteceu a "extrema sensibilidade" que a cineasta Anna Eborn demonstrou ao "abordar um universo tão frágil, compreendendo o processo de ‘coming of age’ [amadurecimento]" que o filme retrata.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um policial, uma comédia com Cate Blanchett, o novo filme político de Costa-Gavras e "O Irlandês", de Martin Scorsese, só disponível na Netflix, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

A Netflix passou a ter um cinema em Nova Iorque

O histórico Cinema Paris, em Nova Iorque, foi alugado pela produtora, distribuidora e plataforma de streaming para ali exibir alguns dos seus filmes. Neste momento o cinema já exibe "Marriage Story".
Cinema

No quarto com Martin: Scorsese, o cinema e a morte

João Bonifácio viu "O Irlandês" e avisa-nos: este é um filme que insinua que um dia também chegará o nosso momento de sermos apenas um rosto numa foto, de quem já ninguém se lembra muito bem.
Cinema

"Dor e Glória" é o melhor filme do ano para a Time

140
A revista Time classificou Pedro Almodóvar à frente de Martin Scorcese e Quentin Tarantino e considerou que Antonio Banderas teve a interpretação da sua vida.
Estreia da Semana

"O Irlandês": as memórias de um velho gangster

846
O novo filme de Scorsese, que em Portugal passa apenas na Netflix sem ir aos cinemas, conta a história de um mafioso (Robert De Niro) ao longo de décadas. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Irishman: estar vivo é o contrário de estar morto?

O épico de Martin Scorsese, que se estreia dia 27, tem DeNiro e Pacino mais novos. James Dean vai ressuscitar em breve. E Amy Winehouse regressa às digressões. E nada nestas linhas está errado.
Cinema Português

"Vitalina Varela" vence prémio em Espanha

Filme venceu nas categorias de "Melhor Filme" e "Melhor Fotografia". "A história do cinema já conta com um novo rosto”, destacou o júri citado numa nota da distribuidora Midas Filmes.
Cinema

Morreu o ator Michael J. Pollard aos 80 anos

O ator norte-americano que chegou a ser nomeado para um Óscar de Melhor Ator Secundário pelo filme "Bonnie e Clyde" morreu aos 80 anos.
Música

Leonard, Marianne e a lenda do poeta encantado

463
Esta sexta-feira é editado o primeiro álbum póstumo de Leonard Cohen; no sábado estreia-se no Porto/Post/Doc o documentário "Words of Love". Em ambos há uma relação que continua a ter protagonismo.
Estreias

Estreiam filmes de Tiago Guedes e Pedro Florêncio

"Tristeza e alegria na vida das girafas" e o documentário "Turno do dia" são os dois filmes portugueses em destaque esta quinta-feira. Um é uma adaptação de uma peça de teatro e outro um documentário.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme de Ken Loach, "Passámos por Cá", uma fita de guerra australiana ambientada no Vietname e "Frozen II - O Reino do Gelo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Lifestyle

Os filmes que não pode perder este Natal

Animação, fantasia, aventuras e, claro, romance. Vão chegar ao cinema filmes imperdíveis para ver este Natal em família, com os amigos ou a dois.
Cinema

"Frozen II": a magia ainda não derreteu

108
A parte II do descomunal sucesso de animação da Disney envia Elsa, Anna e os amigos numa viagem de descoberta das origens das duas irmãs e dos poderes da rainha. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Vitalina Varela" venceu três prémios na Argentina

O filme de Pedro Costa arrecadou mais três prémios, desta feita na Argentina. O filme está já selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, no final de janeiro na Holanda.
Sociedade

Fomos ao último cinema pornográfico de Lisboa /premium

221
Abriu em 1975 pela mão de um conhecido empresário da noite e não passou só fitas para adultos. Na semana passada foi notícia: um idoso morreu na plateia a ver um filme. Esta é a história do Cinebolso.
Cinema

Technoboss ganha prémio do júri em Sevilha

O filme português "Technoboss", de João Nicolau, ganhou o grande prémio do júri do Festival Internacional de Cinema de Sevilha, informou a produtora, O Som e a Fúria.
Cinema

Batalha: o cinema que toda a gente quer ver 

1011
Uma nova sala, dois bares, 558 lugares, uma biblioteca e um terraço por explorar. Aos 72 anos, o Cinema Batalha, no Porto, começa a ser reabilitado esta segunda-feira e deverá reabrir portas em 2021.
Macau

Festival de Macau. Juliette Binoche é embaixadora

A atriz francesa vencedora de um Óscar Juliette Binoche é a nova "embaixadora-estrela" do 4.º Festival Internacional de Cinema de Macau, anunciou na sexta-feira à noite a organização.
Harry Potter

Varinhas e dragões. "Harry Potter" chegou a Lisboa

883
"Harry Potter: A Exposição" só abre portas no sábado, mas o Observador pôde visitá-la antes. Percorremos os corredores recheados de adereços e réplicas dos filmes e até visitámos a cabana do Hagrid.
Land Rover

Land Rover Defender “dá uma mãozinha” a James Bond

Em Abril de 2020 vai estrear o novo filme de James Bond, “No Time to Die”. Promete estar recheado de aventuras, pancadaria, “Bond Girls” e perseguições automóveis. Uma das estrelas é o novo Defender.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um policial passado em Nova Iorque nos anos 50, um filme francês sobre as combatentes curdas e outro sobre François Vidocq, e "Le Mans '66: O Duelo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Era uma vez a guerra entre a Ford e a Ferrari  

361
Este filme de James Mangold recria a empolgante rivalidade desportiva entre a Ford e a Ferrari nos anos 60, pela supremacia nas 24 Horas de Le Mans. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Dez filmes para ver no LEFFEST 2019

Eurico de Barros destaca filmes de Ken Loach, François Ozon, Abel Ferrara, Robert Eggers ou Gonçalo Waddington, nesta seleção do Lisbon & Sintra Film Festival, que decorre entre quinta-feira e dia 24.
Cinema

“The King”: sotaques ridículos e um rei chocho 

135
O filme da Netflix com Timothée Chalamet no papel de Henrique V é Shakespeare traduzido para a era de "A Guerra dos Tronos" e nem Falstaff escapa à vulgarização. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela
Cinema

Portugal promovido como destino de filmagens

Os incentivos monetários de até 30% das despesas elegíveis feitas em Portugal, com parcelas adiantadas assim que o contrato é assinado, foram o principal atrativo apresentado pela comissão.
Violação

Roman Polanski acusado de violar atriz em 1975

198
"Ele bateu-me até que eu cedi". Valentine Monnier acusou o realizador polaco de a ter violado quando esta tinha 18 anos, durante a sua estadia no chalé de Polanski, em Gstaad, na Suíça, em 1975.
Cinema

"Não sou famoso, tenho é um apelido conhecido" /premium

Antigo programador e administrador cultural, é o protagonista do filme “Technoboss”. Em entrevista, fala de representação, elogia o mandato de Carrilho e diz que a Cultura é governada por palpites.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Uma história pós-apocalíptica de e com Casey Affleck, o novo filme de João Nicolau, um documentário rodado em Vila Real e "Midway", de Roland Emmerich, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

“Midway”: a guerra trocada por miúdos 

176
O filme de Roland Emmerich sobre a decisiva batalha da II Guerra Mundial travada em 1942 no Pacífico, é mais um pastelão colossal bem típico do realizador. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Rio Tejo

Filme alerta para importância do Tejo

O documentário "Mar Urbano Lisboa" pretende alertar para a importância dos recursos do estuário do rio Tejo. O filme está a marcar presença em festivais internacionais dedicados ao ambiente.
Cinema

Catherine Deneuve internada após sofrer AVC

181
O cansaço extremo causado pelo excesso de trabalho terá provocado o acidente vascular cerebral (AVC). A atriz está desde outubro em filmagens do seu trabalho mais recente, o filme "De son vivant".
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Vaidades

A mulher que fez Keanu Reeves (re)encontrar o amor

146
Depois de alguma especulação, parece que a artista Alexandra Grant é mesmo a nova companheira do ator norte-americano que estava solteiro há quase duas décadas, depois da morte da anterior parceira.
Manifestações

Máscara de Joker, o novo símbolo das manifestações

173
O vilão de Batman, cuja história é retratada no novo filme "Joker", tem marcado presença em protestos políticos por todo o mundo. A máscara já se tornou num símbolo do anti-sistema.
Roupa

Roupa de Olívia Newton-John vendida por 405 mil

Blusão de cabedal foi vendido a um colecionador por 243.200 dólares, e as calças, que para a rodagem do filme tiveram de ser cosidas diretamente moldadas no corpo da atriz, por 162 mil dólares.
Música

Morreu a cantora e atriz francesa Marie Laforêt

596
Marie Laforêt, cantora e atriz, morreu este sábado aos 80 anos. As causas de morte da intérprete de "Vendanges de l'amour" ou "Viens, viens" ainda não são conhecidas.
Vaidades

Álcool transformava Demi "num monstro", diz filha

137
No mais recente programa apresentado por Jada Pinkett Smith, "Red Table Talk", a filha mais nova de Demi Moore recorda as difíceis recaídas da mãe. Atriz esteve três anos sem falar com a família.
Cinema

Três filmes portugueses no Curta Cinema, no Rio

“Cães que ladram aos pássaros”, “Dia de Festa” e “Em caso de fogo” vão ao Rio de Janeiro disputar prémios e têm exibições a partir desta quinta-feira. O festival termina a 6 de novembro
Star Wars

Dupla da "guerra dos Tronos" queria falar dos jedi

David Benioff e D.B. Weiss queriam voltar atrás no tempo e explorar as origens dos jedi na nova trilogia que deveria estrear em 2020. Guionistas desistiram da saga para se dedicarem a outros projetos.
Braga

Estreia Festival de Cinema Documental em Braga

O Festival de Cinema Documental de Braga DOBRA, que vai decorrer a 25 e 26 de novembro, conta com oito sessões para o público escolar e uma aberta a adultos.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Vitalina Varela", de Pedro Costa, "Doutor Sono", a continuação de "The Shining", e "Exterminador Implacável-Destino Sombrio" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

"Exterminador Implacável": a máquina não dá mais

184
Apenas Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton se aproveitam em "Exterminador Implacável -- Destino Sombrio", mas não chegam para justificar nem salvar o filme. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Festivais de Cinema

Da música à animação: destaques do Porto/Post/Doc

A 6ª edição do festival Porto/Post/Doc chega de 23 de novembro a 1 de dezembro com mais de 100 filmes, entre o documentário, a ficção e a animação. As diferentes identidades fazem parte do guião.
A página está a demorar muito tempo.