Ciência

Sei+: Aprender jogando, em português

985

A Sei+ é uma nova aplicação para smartphone para divertir e ensinar. E tem uma secção elaborada por professores para ajudar os alunos a prepararem-se para as provas nacionais.

A aplicação Sei+ divide-se em diferentes categorias, com especial destaque para o Ensino

Autor
  • Pedro Esteves

A empresa portuguesa QuestãoCuriosa lançou um jogo para dispositivos móveis chamado Sei+. Trata-se de um quiz (desafio) que tem por objetivo, mais do que entreter, testar o conhecimento. Ensinar, jogando.

A aplicação é gratuita e está disponível nas plataformas Android e iOS (e brevemente no Windows Phone), destina-se ao público em geral mas centra as atenções nos alunos do ensino básico e secundário. Para já inclui desafios que têm por objetivo ajudar a preparar as provas nacionais do primeiro ciclo de escolaridade, mas a empresa já está a elaborar novos quiz para os restantes níveis de ensino (até ao 12º ano).

A Sei+ divide-se em diferente categorias: geografia, cultura geral, cidades, língua portuguesa e matemática, são alguns exemplos. Os desafios da categoria “Ensino” foram preparados e revistos por professores das respetivas disciplinas.

sei+ 2

A utilização da aplicação obriga a um registo, momento em que o jogador recebe moedas virtuais, que podem ser usadas para obter ajudas ou para aceder a novos desafios. Durante o desafio, podem ser conquistadas mais moedas e medalhas, à medida que vão sendo cumpridos certos objetivos — um conceito conhecido por ludificação (gamification).

Desenhada em parceria com a UBBIN Labs, a aplicação é muito fácil de utilizar, mesmo para os mais novos. Mas a arquitetura da Sei+ foi construída de raiz para poder ser adaptada ao contexto empresarial, com desafios específicos. Com um investimento 100% português, a empresa aposta numa estratégia de internacionalização, com prioridade para o mundo lusófono.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)