Espanha
Futebol

RTVE não vai transmitir Supercopa de Espanha

A RTVE renunciou aos direitos de transmissão da Supercopa de Espanha que será disputada na Arábia Saudita, devido ao historial de violação dos direitos humanos do país árabe.
Espanha

Espanha vai exumar 31 corpos do Vale dos Caídos

Depois da exumação de Franco, 31 famílias pediram que se exumassem também os corpos dos seu familiares sepultados no Vale dos Caídos. O Governo espanhol vai avaliar a situação e tentar a exumação.
Espanha

El Chicle: "Bati-lhe na cara, mas não se mexia"

Em tribunal, El Chicle manteve a versão de que a morte de Diana Quer foi acidental. "Não me dei conta da pressão que estava a fazer. Quando me apercebi, ela estava morta."
Futebol

Villa, outra luz que se apaga na geração de ouro

124
Das seleções espanholas que ganharam dois Europeus e um Mundial, só cinco jogadores ainda estão no ativo. David Villa, maior goleador da história de Espanha, foi o último a deixar os relvados.
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Espanha

A previsibilidade do erro /premium

Sinalizou-se a diferença para pior: o futuro espanhol não terá a consistência nem a decência de uma aliança com valores e objectivos comuns. Essa trivialidade está a cair em desuso.
Manifestações

Espanha. Protestos seguem para fronteira basca

O protesto foi convocado pelo "Tsunami Democrático", movimento que tem coordenado ações de desobediência civil na Catalunha. O grupo bloqueou estação de Girona e move-se para a fronteira do País Basco
Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias chegam a pré-acordo 

733
Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a um pré-acordo para formarem um governo de coligação em Espanha. Os pormenores só serão divulgados depois da investidura.
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Espanha

Independentistas votam moção de autodeterminação

A moção sobre o direito à autodeterminação recebeu os votos favoráveis dos três partidos independentistas. PSC, Ciudadanos e PPC recusaram-se a votar.
Catalunha

Polícia desaloja independentistas da autoestrada

Atualizado
Os manifestantes independentistas catalães expulsos da autoestrada AP-7 que liga Espanha a França pelos Mossos d'Esquadra voltaram a reagrupar-se na povoação de Salt.
Espanha

Que diferença faz hoje um governo? /premium

As finanças dos países do euro são controladas pela UE; as suas fronteiras, no que diz respeito a migrações, são guardadas pela Turquia e pelas milícias líbias; a sua defesa depende dos EUA.
Espanha

Espanha: o Bloco Central como inevitabilidade

O Bloco Central é, de momento, a única saída para manter a unidade territorial de Espanha, controlar o avanço do populismo e repensar, com equilíbrio, a questão das autonomias regionais.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Futebol

Proxima Supertaça espanhola na Arábia Saudita

Na verdade serão as próximas três edições, a começar já com a de 2020. A prova vai ter um novo formato, ainda por anunciar, e a "final four" será disputada na Arábia Saudita.
Espanha

"O Vox vai ser uma barreira contra o separatismo"

185
Depois de o Vox duplicar o número de deputados, Santiago Abascal garantiu que o partido fará oposição ao governo do PSOE e que será "uma autêntica barreira de contenção contra o separatismo".
Espanha

PSOE fecha a porta a coligação com PP

123
Pedro Sánchez "vai sondar" os líderes políticos nas próximas horas para começar as negociações. "Prometemos que Espanha terá um governo o mais rápido possível", afirmou dirigente do PSOE.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
Espanha

Estrada que liga França e Espanha continua cortada

113
O movimento Tsunami Democrático cortou a estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França. O objetivo dos independentistas é "forçar a Espanha a negociar".
Espanha

Líder do Ciudadanos demite-se

Albert Rivera demitiu-se do cargo depois dos resultados eleitorais deste domingo em Espanha. Partido de centro-direita passou de 57 deputados em abril para apenas 10 nas eleições de domingo.
Luís Marques Mendes

Mendes critica falta de tempo para novos partidos

229
Comentador da SIC considera que a decisão dos partidos de esquerda mostra "falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo". "É desta maneira que o populismo vai crescendo."
Espanha

A noite eleitoral espanhola numa casa sem acordos /premium

O pai, Carlos, é unionista. O filho, Carles, é independentista. Com a televisão ligada e comida na mesa, discutem Espanha, Catalunha e muito mais. Este é o relato da noite eleitoral na casa dos Saez.
Espanha

Como os líderes reagiram na noite eleitoral

Se Pedro Sanchéz apelou ao fim do impasse no país, Santiago Abascal festejou a subida exponencial do Vox. Entre o crescimento do PP e a queda do Ciudadanos, estas são as reações às eleições espanholas
Espanha

7 opiniões rápidas sobre as eleições espanholas /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Manuel Villaverde Cabral, Diana Soller, Diogo Noivo e Filomena Martins analisam a curta vitória do PSOE, a subida do Vox e o novo bloqueio.
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Espanha

Os 16 partidos que conseguiram eleger em Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol recebe quatro novos partidos depois das eleições deste domingo. No total, são 16. É o parlamento mais fragmentado de sempre na história da democracia.
Espanha

Calculadora. Como se pode desbloquear Espanha?

A situação política espanhola era difícil, mas as eleições complicaram-na ainda mais. São poucas as possibilidades para o PSOE governar. Fizemos as contas às coligações possíveis (e às impossíveis).
Espanha

Os três gráficos que mostram como fica Espanha

227
Espanha ficou mais extremada: nenhum partido tem maioria absoluta, o Vox mais do que duplica o número deputados e os independentistas sobem. Veja com ficaram os resultados.
Futebol

João Félix faz 20 anos e teve prenda de Morata

João Félix está lesionado e não festejou o 20.º aniversário no relvado mas teve prenda de Morata, que assistiu, marcou pelo sexto jogo seguido e valeu a vitória do Atl. Madrid contra o Espanyol (3-1).
Espanha

Eleições em Espanha. Continua bloqueio e divisão - como aconteceu

718
Com 99% dos votos contados, PSOE vence mas sem maioria. O PP fica em 2.º, mas também sem conseguir formar governo à direita. O Vox dispara. E os pequenos partidos independentistas entram no Congresso.
Catalunha

Manifestantes em Barcelona já dispersaram

Começaram por ser centenas de pessoas. Tentaram baralhar a polícia por estarem sempre em movimento. Mas foram sempre bloqueados e acabaram por dispersar.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Catalunha

Torra insiste em referendo na Catalunha

Em entrevista à Lusa, Joaquim Torra diz que vai insistir num referendo sobre a "autodeterminação" na Catalunha. Sobre as eleições espanholas, afirma que a campanha foi "muito curta".
Espanha

Espanha. Um país cheio de fascistas

202
Ridicularizar o Vox e os seus votantes como se fossem caricaturas bafientas só promove a sua consolidação. Já vimos isso no Brasil de Bolsonaro, na América de Trump ou na Inglaterra profunda de Farage
Espanha

O PP está de volta. O problema será o que se segue /premium

Após o pior resultado eleitoral de sempre da história do partido, o PP surge agora reinventado, com um Pablo Casado moderado e presidenciável. As sondagens dizem que está a resultar. Mas até quando?
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Crime

4 portugueses detidos por agressão e sequestro 

Quatro jovens portugueses foram detidos em Espanha por agredirem motorista de um carro alugado em Portugal, para impedirem o regresso do mesmo. A vítima transportou os jovens do Porto até Vigo.
País

Um laboratório europeu na eurocidade do Guadiana

A ideia é criar um laboratório europeu para a governação transfronteiriça com o apoio do programa europeu de cooperação transfronteiriça INTERREG VA Espanha-Portugal.
Espanha

"Espanha esquecida" pede mais gente e trabalho

Mais investimentos, gente e trabalho, são estes os pedidos de San Martín del Pedroso, uma aldeia que parece esquecida pelos políticos "que vêm pouco aos povos pequenos", lamentam os moradores.
Espanha

Madrid quer partidos independentistas "ilegais"

PP e Ciudadanos juntam-se ao pedido que tinha sido feito pelo Vox. Os três partidos aprovam na assembleia de Madrid uma resolução a pedir que partidos independentistas sejam ilegalizados.
Catalunha

Orgulho e preconceito num comício do Vox /premium

273
O Vox surpreende e já vai em 3.º nas sondagens. Por uma razão: Catalunha. Mas é exatamente ali que o partido de Abascal tem as piores boas-vindas: "Fora, fascistas, dos nossos bairros", ouve-se.
Catalunha

Quim Torra nega ligações a grupo terrorista 

A imprensa acusou Quim Torra de manter ligações a independentistas que integram grupo terrorista com base em transcrições de escutas telefónicas. O presidente do governo regional da Catalunha negou.
Espanha

Inés Arrimadas pede demissão de diretor da TV3

Candidata do Ciudadanos por Barcelona pediu em direto demissão do diretor da TV regional catalã, em pleno debate eleitoral. "Vocês são incapazes de manter a imparcialidade", acusou.
Eleições Espanha 2015

Vox bane El País da campanha eleitoral

1093
O jornal espanhol El País foi proibido pelo Vox de aceder aos atos de campanha eleitoral do partido, depois de um editorial crítico para o partido de extrema-direita.
Pedro Sánchez

Pedro Sánchez admite que se enganou 

Sánchez, que chegou a dizer que o Ministério Público não era independente, voltou atrás. Em declarações emitidas esta quinta-feira, garante que "são expressões que se utilizam nos debates eleitorais".
Espanha

Instabilidade preocupa espanhóis em Portugal

“Duvido muito que os resultados facilitem uma coligação com capacidade de sustentar um governo estável”, afirmou um engenheiro industrial. Muitos consideram a Catalunha como "uma questão decisiva”.
Catalunha

Morreu o pai de Carles Puigdemont

104
O pai de Carles Puigdemont, exilado na Bélgica desde de 2017, morreu esta quarta-feira à tarde. Xavier Puigdemont trabalhou praticamente até ao último dia de vida na pastelaria familiar em Girona.
Catalunha

Caso Ponsatí mostra que lei na Europa é diferente

As autoridades britânicas acabaram por pedir desculpas por terem comunicado inicialmente que a ordem europeia de detenção contra Clara Ponsatí era "desproporcionada" mas não desbloquearam processo.
Tecnologia

Idosos vão ter assistente pessoal tecnológica 

O projeto tecnológico transfronteiriço vai pôr em prática uma "assistente pessoal" que vai recordar os idosos do Alentejo e da Estremadura espanhola sobre a medicação a tomar e consultas agendadas.
Espanha

Viagem à aldeia mais independentista da Catalunha /premium

Em L'Esquirol, a unanimidade em torno da independência lembra a Coreia do Norte: 97,4%. "Está no nosso ADN", diz o autarca. Mas também há unionistas — e alguém andou a tirar símbolos independentistas.
Catalunha

Deslize de Sánchez leva a críticas da oposição

O primeiro-ministro espanhol afirmou que o governo controla o Ministério Público que, por sua vez, pediu a extradição do independentista catalão Carles Puigdemont.
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Rio Tejo

Ministro do Ambiente pediu reunião sobre o Tejo

114
João Pedro Matos Fernandes pediu uma reunião urgente a Espanha sobre como Espanha compensará o caudal do Tejo depois do quase esvaziamento da barragem de Cedilho, que afetou o rio do lado português.
Espanha

Quiseram tudo e agora podem ficar sem nada /premium

Em 2015, Ciudadanos e Podemos enterraram o bipartidarismo e desde então a política em Espanha nunca mais foi a mesma. Mas, quatro anos depois, estão aquém dos seus maiores sonhos. O que falhou?
Conversas à Quinta

A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado

A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Espanha

Netos de Franco têm negócios de 102 milhões

355
Um palácio, 22 casas e 195 lugares de estacionamento. Os netos do ditador gerem uma rede de empresas no valor de 102.5 milhões de euros e com 258 propriedades. Francis Franco é o neto com mais poder.
País

Governo garante monitorização sem falhas nos rios

A Associação Portuguesa do Ambiente garantiu que nunca o Tejo foi tão monitorizado e que acompanha em permanência a gestão dos caudais por Espanha, mas alerta para a falta de tratamento das águas.
Espanha

Espanha. Debate teve luta, mas o bloqueio continua

Sánchez quis ser um moderado, a direita pegou-se e uniu-se à vez, Iglesias lamentou-se e Abascal atacou. Houve trocas de galhardetes para todos os gostos, mas, no essencial, tudo ficou na mesma.
Espanha

Veja aqui em direto o debate de Espanha

Depois do impasse saído das eleições de abril, os espanhóis voltam a ir às urnas a 10 de novembro. O primeiro — e único — debate entre os principais candidatos pode ser seguido aqui.
Espanha

Sánchez: "Prometo trazer Puigdemont para Espanha" - como aconteceu

O líder socialista acusou o PP de deixar fugir Puigdemont e comprometeu-se com o regresso e julgamento d o independentista. Iglesias respondeu que isso é decisão dos tribunais e não de um governo.
Catalunha

Independentistas catalães protestam contra o rei 

134
Protestos no local da cerimónia de entrega dos prémios Princesa de Girona, onde estará o rei Felipe VI. Imprensa dá conta de agressões a murro contra quem queria aceder ao local.
Futebol

Ex-Atlético de Madrid vai treinar Lenanés

Javier Aguirre já treinou o Atlético de Madrid, Espanyol e as seleções do México e do Japão. Assinou agora um contrato válido até ao final da época para treinar os "pepineros".
Catalunha

Crise na Catalunha pode ser decisiva para Espanha

O novo panorama aumentou a “confrontação entre os partidos políticos”, consideraram analistas políticos, defendendo que a questão da Catalunha pode ser o fator decisivo de entendimento.
Espanha

Esquerda e direita com dez deputados de diferença

Praticamente um terço dos eleitores ainda não sabe em quem vai votar no domingo. Vox e Unidas Podemos disputam o terceiro lugar e apenas uma coligação entre PSOE e PP evitaria um bloqueio.
Espanha

Espanha. Debate com os 5 candidatos muito esperado

Pedro Sánchez, Pablo Casado, Albert Rivera, Pablo Iglesias e Santiago Abascal vão estar frente a frente esta segunda-feira no debate que antecede as eleições de domingo num "todos contra Sánchez".
Espanha

Extrema-direita a crescer e novo impasse à vista

278
Sondagem para o El Espanhol dá Vox com o dobro dos mandatos, PSOE a vencer mas longe da maioria. Só a soma do PSOE ao PP evitaria novo impasse -- cenário que descartam. Segunda feira há debate a 5.
Liga Espanhola de Futebol

Real Madrid empata. Granada pode subir a líder

"Merengues" empataram sem golos na receção ao Bétis de Sevilha, deixando caminho aberto ao surpreendente Granada. Clube andaluz pode ascender à liderança isolada no final da 12ª jornada da Liga.
Espanha

Sondagem aponta novo bloqueio político em Espanha

107
PSOE fica-se pelos 121 deputados, PP sobe para 91, tal como o VOX, que se torna a terceira força política, com 46 assentos. Ciudadanos em queda-livre. Sondagens apontam para novo bloqueio político.
Catalunha

Catalães tinham rascunho para reivindicar atentado

155
Guardia Civil encontrou na posse de um dos independentistas radicais um documento preparado para reivindicar atentados. Texto teria argumentos comuns aos utilizados pela ETA e pelo Terra Lliure.
Futebol

A nova vida que mantém os sinais vitais do Atleti

O Atl. Madrid esteve a perder com o Sevilha, empatou graças a (mais) um golo de Morata e ainda viu Diego Costa falhar um penálti (1-1). E falhou a hipótese de chegar à liderança à condição.
Futebol

Nélson é um ás mas o castelo de cartas desmoronou

Nélson Semedo ainda não falhou um jogo esta temporada, sofreu o penálti que deu golo contra o Levante mas não evitou a escorregadela enorme do Barcelona, que perdeu e pode ficar sem a liderança (3-1).
Casa Real

Rainha Sofía faz 81 anos mais perto da família 

401
Em tempos designada "a rainha humilhada", Sofía, rainha emérita de Espanha, celebra 81 anos numa altura em que a família real parece estar mais perto da reconciliação.
Espanha

Absolvidos: vítima violada estava incosciente

1180
A sentença de cinco homens que foram absolvidos do crime de violação e condenados por uma acusação menor porque a vítima de 14 anos estava inconsciente está a provocar a indignação em Espanha.
Clima

Madrid vai acolher cimeira do clima

A próxima cimeira do clima (COP25) vai realizar-se em Madrid, segundo confirmou esta sexta-feira em comunicado a Agência da ONU sobre Mudanças Climáticas, com sede em Bona, na Alemanha.
Espanha

Campanha eleitoral em Espanha já arrancou

A campanha eleitoral para as eleições de 10 de novembro começou esta sexta-feira, com as sondagens a indicarem a vitória do PSOE, mas com menos de 30% dos votos e longe da maioria absoluta.
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

227
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Rio Tejo

“O rio Tejo não tem falta de água, ponto"

2389
João Pedro Matos Fernandes rejeita que haja falta de água no Tejo e que Espanha tenha faltado ao acordado na Convenção de Albufeira, mas admite falta de água num afluente, o rio Pônsul.
Espanha

Uso eleitoral da Moncloa. Sánchez arrisca sanção

A CNE espanhola abriu um processo a Pedro Sánchez e à ministra da Educação por terem usado o Palácio da Moncloa e o site da Presidência para fazer campanha eleitoral. Executivo vai recorrer.
Catalunha

Visita de Filipe VI à Catalunha preocupa polícia

101
O Governo de Espanha e a Casa Real estão articulados para garantir a segurança da Família Real, que visita a Catalunha a menos de uma semana das eleições gerais. Já há manifestações marcadas.
Espanha

Lucro da Iberdrola sobre 20,4%

Os dados da gigante da energia espanhola são dos primeiros nove meses do ano. As causas do lucro são o bom desempenho da rede, o negócio da geração e vários clientes.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ligar seis ilhas em 24 horas

O navio "super rápido" alugado em Espanha tem capacidade para transportar 427 passageiros e 20 veículos ligeiros e vai ligar pela primeira vez seis ilhas em 24 horas, segundo a Cabo Verde Interilhas.
Futebol

Bale também quer um Brexit mas não conhece Boris

Não se preocupa com o Brexit, não sabe quem é o primeiro-ministro britânico e adora golfe. Bale, polémico como sempre, deu uma entrevista "sui generis": e continua a querer sair do Real Madrid.
Catalunha

Puigdemont só vai a tribunal em dezembro

Carles Puigdemont deveria ser ouvido esta terça-feira na Bélgica, no seguimento das acusações de sedição e má gestão de fundos públicos. O independentista catalão está fugido desde o referendo.
Espanha

Vale dos Caídos reabre esta terça-feira

O Vale dos Caídos reabriu ao público já sem o corpo de Franco. As obras foram concluídas e os bilhetes para ver o túmulo estão esgotados pelo menos nos próximos dias.
Galiza

Distinguido projeto entre Galiza e Portugal

108
O projeto de dinamização cultural NORTEAR foi distinguido na categoria de Melhor Projeto de Cooperação Transfronteiriça com o prémio europeu "Sail of Papenburg".
Banca

Bankia regista quebra de 22,6%

A principal razão é a deterioração dos ativos não financeiros. O banco reforçou a posição entre os restantes de Espanha como líder em solvências e o diretor-executivo aponta um lucro estável.
Migrantes

Noventa e dois migrantes intercetados em Alicante

Noventa e dois migrantes foram intercetados e um outro encontrado morto no domingo à noite entre o sul da província de Alicante e Cartagena, em Espanha.
Barcelona

Barcelona. Ruas cheias a pedir fim do "procés"

192
Na noite do passado sábado foram mais de 300 mil a pedir a libertação dos políticos catalães e agora, no domingo, "têm a palavra" os catalães que não querem abandonar a ideia de um país unido
Barcelona

Barcelona. 4 polícias e 4 manifestantes feridos 

Os incidentes ocorreram na Via Laietana, durante a noite deste sábado, no seguimento dos protestos convocados pelos Comités de Defesa da República, que pediam a libertação dos independentistas presos
Catalunha

Barcelona. 350 mil na rua e confrontos com polícia

115
Continua a luta de poderes entre independentistas e autoridades na Catalunha. Milhares de pessoas (uns mais pacíficos que outros) inundaram as ruas a exigir a libertação dos líderes do 'procés'.
Catalunha

Manifestações para todos os gostos na Catalunha

Saem à rua independentistas e depois é a vez dos unionistas — e, antes deles todos, já saíram aqueles que querem uma solução de meio-termo que coloque cada lado a falar com o outro.
Espanha

VOX leva milhares à rua pela unidade de Espanha

Milhares de pessoas concentraram-se no centro de Madrid, num encontro convocado pelo Vox para defender a "unidade da Espanha, a ordem constitucional e a convivência nacional".
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Catalunha

Quase 300polícias feridos na Catalunha

É o balanço feito pelas autoridades desde que começaram os protestos motivados pelas sentenças dos líderes separatistas. Mais de metade eram Mossos d'Esquadra.
Hong Kong

“Solidariedade entre Hong Kong e Catalunha”

Centenas concentraram-se esta quinta-feira em Hong Kong para manifestar solidariedade e apoio, segundo destacaram os próprios manifestantes, à “luta” pela "liberdade" dos “semelhantes catalães”.
Catalunha

Barcelona-Real. Liga Espanhola vai interpôr ações 

A Liga considera que a decisão viola o regulamento de comercialização conjunta dos direitos audiovisuais, os compromissos com os operadores televisivos e a integridade da competição.
Espanha

Vivas e protestos: imagens da exumação de Franco

O corpo do ditador espanhol começou ser exumado na manhã desta quinta-feira. À porta do cemitério de Mingorrubio estiveram vários apoiantes de Franco a protestar. Vejas as imagens.
Espanha

Sánchez: exumação põe "fim a uma afronta moral"

642
Franco foi levado do Vale dos Caídos para o cemitério de Mingorrubio. Insultado por franquistas, Sánchez diz: "A Espanha atual é fruto do perdão, mas não pode ser produto do esquecimento".
Catalunha

Catalunha. "Estamos num impasse, não há diálogo" /premium

Numa conversa na Rádio Observador, o representante do governo catalão em Lisboa admite que "não é adequado" falar de datas para um referendo, como fez Quim Torra. E culpa Madrid por não haver diálogo.
Meteorologia

As imagens da tempestade na Catalunha

Fortes chuvas torrenciais abalaram a noite desta terça-feira na Catalunha. As imagens mostram o cenário criado pela passagem da tempestade, que deixou um morto e quatro desaparecidos.
Liga Espanhola de Futebol

Catalunha: FC Barcelona-Real Madrid foi adiado

Jogo entre o FC Barcelona e o Real Madrid foi oficialmente adiado para 18 de dezembro, concordou o Comité de Competições da RFEF. A decisão deve-se à tensão social política que se vive na Catalunha.
Catalunha

Um morto e quatro desaparecidos após chuvas 

137
Uma pessoa morreu e quatro pessoas desapareceram na Catalunha devido às chuvas torrenciais desta terça-feira à noite. Estão mais de 20 mil casas sem eletricidade.
Catalunha

Criar corvos na Catalunha

229
O independentismo lançou um anátema sobre os catalães que desejam manter os vínculos com Espanha, acusando-os de fascismo e de colonialismo, e mesmo os separatistas entregaram-se a guerras fratricidas
Catalunha

"Não há ambiente" para reunir antes das eleições

Porta-voz do governo espanhol descarta um encontro entre Sánchez e Torra antes das eleições gerais. Sanchéz diz que Torra tem que falar primeiro com os catalães
Catalunha

Catalunha: entender a causa

A única solução será alcançada quando os catalães perceberem que todos ganham se estiverem unidos. Mas o governo espanhol comete erro atrás de erro e não entende que a questão não se resolve com prisões.
Espanha

Espanha. Os detalhes da exumação de Franco

166
A exumação do ditador acontece finalmente hoje e está pensada ao pormenor. Com um custo superior a 60 mil euros, vai contar com helicópteros, medidas de segurança apertadas e nada de telemóveis.
Catalunha

Independentistas insistem na "autodeterminação"

Os partidos independentistas da Catalunha vão aprovar uma resolução onde reafirmar a buscar pelo direito à autodeterminação da região. Acordo surge em altura de divisão entre forças independentistas.
Violência Doméstica

Homem degolou ex-mulher à frente da filha

271
Esta foi a terceira mulher morta por um companheiro ou ex-companheiro nos últimos três dias, em Espanha. E é a 48ª vítima de violência doméstica deste ano.
Catalunha

Socialista aceita condenação de violência de Torra

O presidente dos socialistas catalães reconheceu que Torra condenou violência com "clareza" e de forma "contundente", conforme Pedro Sánchez lhe exigia para se reunir com o presidente da Generalitat.
Catalunha

Governo catalão acusa Sánchez de eleitoralismo

A secretária dos Assuntos Exteriores e da União Europeia do Governo catalão veio a Portugal apelar à intervenção internacional. Mireia Borrel diz que há um "retrocesso democrático" em Espanha.
Espanha

O que os portugueses enfrentam na gruta em Espanha

O plano A de resgate dos portugueses na gruta em Espanha está em prática, mas pode demorar até 18 horas e depende da meteorologia. Já não devem ter comida, mas o maior problema é o frio montanhoso.
Barcelona

Torra quer libertar independentistas condenados

Os sete independentistas condenados por executarem o referendo de 2017 podem vir a ser libertos — e ir só dormir à prisão — ainda este ano. Isto porque a Generalitat controla as prisões.
Acidentes e Desastres

Como é a gruta visitável mais profunda da Europa?

Tem 2 entradas, 6,7km de comprimento, um poço vertical de 300 metros e o ponto mais profundo tem 780 metros. O que se sabe sobre a gruta Cueto-Coventosa, onde estão presos 4 portugueses?
Ténis

Nadal casa em cerimónia sem telemóveis

543
A cerimónia foi à prova de paparazzi e jornalistas, livre de telemóveis, num castelo muralhado numa ilha vigiada por ar, terra e mar e com a presença de Juan Carlos e Dona Sofia. Fotos? Só duas.
Espanha

Exumação de Franco será na quinta-feira

Segundo avança a imprensa espanhola, o corpo será depois enterrado no cemitério de El Pardo-Mingorrubio, em Madrid. Família do ditador irá acompanhar a exumação.
Barcelona

Sánchez foi a Barcelona, mas não falou com Torra

Numa carta enviada ao presidente da Generalitat, o primeiro-ministro espanhol lembra que o papel de um governante é condenar a violência. Enquanto isso não acontecer, não vai falar com ele.
Acidentes e Desastres

Portugueses estão bem e já saíram da gruta

670
"Fico contente porque daqui a pouco vou poder telefonar aos meus pais, dizer que está tudo bem", referiu um dos portugueses à saída da gruta. Todos estão bem, mas cansados.
Catalunha

Estrangeiros no seu próprio país

339
Queremos mesmo fomentar uma guerra numa região com enorme autonomia num dos países mais democráticos do mundo para benefício de líderes incompetentes e corruptos e de anarquistas que destroem as ruas?
Catalunha

Maiorca. Manifestação por "presos políticos"

Cerca de 4.000 pessoas manifestaram-se no centro de Palma de Maiorca, capital das Ilhas Baleares, província espanhola, para exigir a "liberdade dos presos políticos”.
Catalunha

Os independentistas protestaram com sacos do lixo

A ideia era mostrar, durante um "picnic pela República", que o Governo espanhol é "um aterro". Os sacos de lixo, a maioria dos quais com papel lá dentro, foram atirados em mais um dia de protesto.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
Catalunha

Cordões humanos minimizam caos em Barcelona

194
Os confrontos nas ruas de Barcelona foram minimizados por cordões humanos convocados para conter a violência. A polícia fala em dois mil jovens radicais que têm espalhado o caos na capital catalã.
Catalunha

Puigdemont critica deslealdade de independentistas

199
A viver na Bélgica desde que outros políticos catalães foram detidos, Puigdemont não gostou da criação de um grupo de trabalho para baixar a tensão e alcançar uma solução para o conflito em Barcelona.
Catalunha

Cuidado com as aparências /premium

150
Aparentemente Portugal e a Catalunha estiveram lado a lado em 1640. Mas há que ter cuidado com as aparências: nem Portugal era um principado nem a Catalunha um estado.
Catalunha

O homem que pode mediar o conflito da Catalunha /premium

O nome de Daniel Innerarity chegou a ser acordado para mediar o conflito catalão, mas tudo caiu por terra. Obcecado por criar diálogo na confusão, hoje diz que aceitaria o convite — apesar de tudo.
Catalunha

Catalunha. O reformado que trava independentistas

176
Tem 72 anos, foi administrativo toda a vida, mas agora opõe-se a ataques dos independentistas mais violentos à polícia. "Não tenho medo. Ponho-me à frente deles para que recuem", conta ao El Español.
Futebol

Félix lesiona-se, Atlético fica com 10 e empata

178
João Félix lesionou-se no tornozelo, saiu em ombros para o balneário, deixou a equipa com menos um e o Atl. Madrid acabou por empatar com o Valencia (1-1). Simeone lamentou lesão "algo grave".
Catalunha

Carga policial em Barcelona. 26 feridos em Madrid - como aconteceu

230
A polícia catalã Mossos d'Esquadra avisou os manifestantes em Barcelona que se preparava para intervir. Manifestantes incendiaram uma barricada perto da praça de Urquinaona.
Catalunha

O que é preciso para a Catalunha e Madrid falarem? /premium

Novas lideranças, algumas concessões e abertura para perder guerras para no final de tudo ganhar paz. Falámos com dois especialistas, e vozes de moderação, para dar sentido ao caos que domina Espanha.
Casa Real

A estreia da princesa Leonor nas Astúrias

215
O clima de tensão que se vive na zona da Catalunha não impediu que a jovem princesa se estreasse em Oviedo neste papel protocolar no mesmo sítio e com a mesma idade que o pai, Felipe VI.
Catalunha

Manifestantes começam a dispersar - como aconteceu

333
Ministro do Interior prometeu resposta "contundente" face à escalada de violência entre polícia e independentistas. Protestos dão sinal de abrandamento com avanço da noite.
Protestos

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Arquitetura

Alberto Nunes e António Braga recebem Prémio

Alberto Castro Nunes e António Maria Braga vão receber o Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional, no valor de 50 mil euros, esta quinta-feira, em Madrid.
Catalunha

Governo avisa portugueses para efeitos da greve  - como aconteceu

179
Ministério dos Negócios Estrangeiros lançou alerta para efeitos das manifestações na Catalunha, em particular nos transportes. Outros países fazem avisos por causa de greve-geral desta sexta-feira.
Livros

Prémio Planeta para Javier Cercas e Manuel Vilas 

Os escritores espanhóis Javier Cercas e Manuel Vilas foram, respetivamente, o vencedor e o finalista do Prémio Planeta, galardão literário no valor de 601 mil euros, foi anunciado esta quarta-feira.
Futebol

Barcelona-Real pode mudar de estádio (e de dia)

Os protestos na Catalunha e as manifestações já agendadas levaram a Liga a pedir à Federação que o Barcelona-Real Madrid marcado para dia 26 seja no Santiago Bernabéu. Mas os clubes não concordam.
Catalunha

Confrontos em Barcelona com arremesso de pedras - como aconteceu

192
Líder do Governo reuniu-se com Partido Popular, Unidas Podemos e Ciudadanos para discutir situação na Catalunha. Ao terceiro dia de manifestações, já há registo de confrontos em Barcelona.
Catalunha

O tsunami que levou milhares às ruas da Catalunha

203
São anónimos e querem a "luta não violenta e desobediência civil como estratégias" pela independência da Catalunha. Este "tsunami" usa a internet (e uma app) e já bloqueou o aeroporto de Barcelona.
Água

Guadiana ganha rede de gestão da qualidade da água

O projeto Valagua pretende "contribuir para a articulação das redes" de monitorização da qualidade de água que já existem nos dois lados da fronteira, afirma um dos responsáveis.
Catalunha

Catalunha. 25 detidos no segundo dia de protestos - como aconteceu

102
No segundo dia de manifestações após a condenação dos políticos catalães, as manifestações continuam em Barcelona. Já foram contabilizados 131 feridos. Um deles perdeu o olho e outro o testículo.
Catalunha

Vídeo. Carga policial e ruas cortadas em Barcelona

223
Manifestantes entram em conflito com policias espanhóis no aeroporto e ruas enchem-se de manifestantes, em Barcelona, depois da sentença que condenou independentistas a penas de prisão.
Barcelona

Fotogaleria. Independendistas voltam aos protestos

Estradas cortadas e aeroporto, voos cancelados, estações de metro e praças da cidade invadidos por milhares de independentistas. Esta segunda-feira, os protestos voltaram às ruas de Barcelona.
Catalunha

A questão catalã segue dentro de momentos…

Em meu entender, os efeitos políticos que se prefiguram serão devastadores para a Espanha. E sê-lo-ão mais para o próprio Estado do que para os condenados.
Espanha

Locais polémicos onde se enterraram 10 ditadores

1395
Franco vai para o cemitério de El Pardo, Salazar está em Santa Comba Dão, Estaline debaixo de um busto e de Khadaffi ninguém sabe. A última morada de dez ditadores que ainda hoje é polémica.
Catalunha

Reativado mandado de detenção contra Puigdemont

181
Após da condenação dos políticos que executaram o referendo independentista, o Supremo Tribunal considerou o pedido do Ministério Público justificável. Puigdemont pode ser detido na Bélgica.
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

765
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Catalunha

Quem são os condenados no processo da Catalunha? 

100
Supremo de Espanha condenou os políticos catalães acusados de sedição e desvio de fundos. Oriol Junqueras recebe a pena mais alta — 13 anos. Quem é quem?
Espanha

Políticos catalães condenados, milhares nas ruas

912
Manifestantes tentaram bloquear aeroportos de Barcelona e Madrid, em protesto contra condenação até 13 anos de prisão dos políticos independentistas. 110 voos cancelados e 78 pessoas foram assistidas.
Catalunha

Catalunha. O trauma que dividiu o independentismo /premium

Pouco antes de se conhecer a sentença dos políticos catalães, o independentismo está dividido. "Querem todos acusar o outro de ser um traidor”, diz um analista. Poderá uma condenação voltar a uni-los?
Banca

Caixa vende filial espanhola ao Abanca

A Caixa Geral de Depósitos celebra esta segunda-feira numa cerimónia em Madrid a venda definitiva da filial espanhola ao banco Abanca, por 364 milhões de euros.
Casa Real

As imagens do Dia Nacional de Espanha

153
Felipe VI, Letizia e as filhas, com destaque para a princesa Leonor, a herdeira da coroa, estiveram em evidência neste 12 de outubro, data em que o país vizinho assinala o seu Dia Nacional.
Catalunha

Catalães vão ser condenados por sedição

202
Condenados por sedição em vez de rebelião, mas continua a ser histórico. O Supremo Tribunal espanhol decidiu de forma unânime condenar os 12 políticos que lutaram pela independência da Catalunha.
Espanha

Exumação de Franco até 25 de outubro

O Conselho de Ministros espanhol anunciou esta sexta-feira que a exumação do ditador deverá acontecer durante os próximos 14 dias. Objetivo é resolver o assunto antes do início da campanha eleitoral.
Espanha

Iberdrola. Escândalo despede chefe de segurança

Chefe de segurança foi esta sexta-feira despedido pela gigante elétrica espanhola depois de uma investigação ter revelado que Villarejo se infiltrou na oposição à construção de uma central elétrica.
Espanha

Big Brother. Juíza diz que houve abuso sexual 

Caso aconteceu há dois anos, mas só agora a investigação foi concluída e entregue ao Ministério Público para decidir se acusa o suspeito e o leva a julgamento. Vítima não se lembra do que aconteceu.
Cultura

João Laia inaugura "Em queda Livre" em Barcelona

O título da exposição recorre à imagem da queda "como metáfora da transformação profunda", através de treze obras de arte contemporânea que remetem para os atuais tempos de transformação acelerada.
Circo

O Cirque du Soleil contratou... o Messi

“Messi 10” é a nova produção da companhia circense canadiana Cirque du Soleil inspirada no jogador argentino, com estreia marcada para 10 de outubro, em Barcelona.
Rio Tejo

Espanha não cumpriu caudais do Tejo, diz movimento

"Espanha não cumpriu com os caudais acordados com o nosso país na Convenção de Albufeira", denuncia o proTejo, que acrescenta que situação originou "caudais com elevada irregularidade".
Madrid

Praga. Madrid vai eliminar 12 mil periquitos-monge

4039
Periquitos-monge existem em abundância na capital espanhola e são agressivos e portadores de doenças. Autarquia quer caçar animais e esterilizar ovos para controlar populações.
Ativismo

Clima. Manifestantes detidos em Londres e Madrid

Em protestos junto ao Ministério da Defesa do Reino Unido, 135 manifestantes foram detidos. Já em Madrid, 33 pessoas foram detidas e três ficaram presas por desobediência à polícia de choque.
Energia Nuclear

Central nuclear de Almaraz parada por 34 dias

O reator II da central nuclear espanhola de Almaraz está parado a partir desta segunda-feira durante 34 dias para fazer trabalhos de manutenção e realizar uma recarga de combustível.
Rio Tejo

Redução do caudal do Tejo preocupa autarcas

Autarcas de Portugal e Espanha apelaram às entidades responsáveis de Portugal e Espanha para estabelecerem um quadro que garanta a boa gestão dos caudais e a melhoria da qualidade da água no rio Tejo.
A página está a demorar muito tempo.