Mais novidades sobre a civilização maia: um grupo de arqueólogos do Queens College descobriu uma cidade milenar construída de acordo com um padrão quadricular, pouco comum para este povo. Esta urbe tem 2.600 anos e está localizada na Guatemala, conforme conta o ABC.

Descoberta em 1995, a cidade recebeu o nome de “Nixton-Ch’ich”. Durante vinte anos, os cientistas procuraram entender a dinâmica do local e descobriram que os prédios foram erguidos entre 300 e 600 a.C segundo um padrão regular. Além dos prédios orientados maioritariamente de este para oeste, “a área cerimonial tinha pelo menos quinze prédios que seguiam uma linha reta perfeita”, descreve o responsável pelas investigações, Timothy Pugh. Na mesma zona existem também pirâmides com trinta metros de altura.

Nixton-Ch’ich estava rodeada por uma muralha. De acordo com Pugh, esta organização pode demonstrar que a civilização maia estaria a ser regida por um governo muito poderoso, já que este tipo de orientação era pouco comum nas cidades deste povo.

A descoberta surge pouco tempo depois do The Guardian ter noticiado que o arqueólogo Sergio Gómez descobriu grandes quantidades de mercúrio líquido no fundo de um túnel de uma pirâmide mexicana. Esta observação pode suportar a ideia de que um rei pode estar enterrado neste local, como é convicção de Gómez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR