História

Conversas à Quinta

Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime

Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
História

Bonnie e Clyde: o dia em que foram apanhados

104
Bonnie e Clyde conheceram-se em 1929 e juntos viveram dois anos de assaltos, assassinatos e fugas. Uma exposição de fotografias no Texas conta agora a história do dia em que o casal foi apanhado.
Exército

Só pode ser mentira /premium

1.246
A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.
Índia

Índia. Deputado mascara-se de Hitler

Naramalli Sivaprasad compareceu na sessão do parlamento indiano desta quinta-feira vestido como Adolf Hitler. O objetivo era enviar um aviso ao primeiro ministro e angariar fundos para o seu estado.
Incêndios

Incêndio revela mensagem da Segunda Guerra Mundial

615
O incêndio que deflagrou em Bray Head, na Irlanda, revelou uma mensagem da Segunda Guerra Mundial. Quando o fogo foi apagado, a polícia local, que sobrevoava a zona, viu um sinal do século passado.
China

Airbnb. Protestos travam noite na Muralha da China

A plataforma de alugueres de curta duração tinha organizado um concurso cujo vencedor podia dormir no monumento Chinês. Face a uma onda de descontentamento, a ideia caiu por terra.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Revolução

Que se lixem os 28’s de Maio e os 25’s de Abril

110
O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português
Pintura

Foi mesmo da Vinci que pintou "Salvator Mundi"?

Em novembro, o quadro "Salvator Mundi" bateu todos os recordes ao ser vendido por 380 milhões de euros. Agora, um historiador de arte garante que não foi da Vinci a pintar o quadro.
Polémica

Por um Museu dos Descobrimentos

4.442
Os Descobrimentos portugueses não inauguraram o Paraíso na Terra, mas deram origem ao mundo moderno tal como o temos, com os defeitos e virtudes inerentes a toda a construção humana.
Espanha

O regresso da História

O reaparecimento do nacionalismo centralista não aparenta limitar-se a querer manter as fronteiras atuais do estado espanhol, pretende também alcançar um objectivo secular: a unificação peninsular.
França

Torre Eiffel reabre após dia e meio de greve

O monumento mais emblemático de Paris, a Torre Eiffel, reabriu na manhã desta sexta-feira após um dia e meio de greve dos trabalhadores, para contentamento dos turistas.
Literatura

Textos inéditos de Hemingway vão ser publicados

161
Histórias da Segunda Guerra Mundial de Ernest Hemingway, escritas em 1956, vão ser publicadas pela primeira vez, anunciou esta quinta-feira a revista britânica Strand Magazine.
Escravatura

As fake news de José Neves e de Fernanda Câncio /premium

590
"Os Sons do Silêncio" não é auto-flagelação, é historiografia feita com o máximo de rigor que me foi possível, tentando não omitir nada, nem o positivo nem o negativo, nem o louvável nem o censurável.
Livros

Recordando Raymond Aron (1905-1983) /premium

131
As Memórias de Raymond Aron foram agora publicadas entre nós, 35 anos depois da publicação original. Por que motivo foi Aron em França odiado pela esquerda e respeitado pela direita — mas à distância?
Música

A ópera que desencadeou uma guerra civil /premium

A estreia em Paris, em 1647, de "L’Orfeo", de Luigi Rossi, foi uma das faíscas para os cinco anos de turbulência da Fronda. O maestro Raphaël Pichon e a encenadora Jetske Mijnssen recuperaram-na.
História

As 500 cartas de amor de 5 mulheres e um cardeal

317
Uma investigadora espanhola descobriu correspondência trocada entre cinco mulheres e um cardeal no século XVI. Cartas estavam no arquivo do mosteiro beneditino de Santa Escolástica, em Itália.
Polémica

Portugal, escravatura e saber se pior é impossível

799
A maior especificidade do sistema transatlântico da escravatura iniciado com a chegada dos portugueses às costas de África é o movimento que, séculos depois desse momento, levaria à sua auto-abolição.
História

A vida dos livros

«O Fundo da Gaveta» de Vasco Pulido Valente fala-nos da Contra-Revolução e do Radicalismo no Portugal do século XIX. São dois ensaios que se completam e nos revelam um país inseguro e heterogéneo.
Pedro Santana Lopes

Santana distinguido pela Academia de História

261
O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes foi eleito académico honorário da Academia Portuguesa da História, informou a sua presidente, Manuela Mendonça.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Nostalgia

Os Achilles de Brito. Uma história com 100 anos /premium

748
Com uma marca de sabonetes, fundada em 1918, iniciou-se uma linhagem de empresários unidos pelo mesmo nome. Cem anos e quatro gerações depois, fomos conhecer a história dos Achilles de Brito.
Livros

Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium

282
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Egito

Descobertas 3 múmias dentro de sarcófago egípcio

As múmias que foram encontradas no túmulo de granito preto com trinta toneladas estavam em alto estado de decomposição, devido a uma fenda que deixou entrar água de esgotos.
Livros

Três cartas escritas por Nelson Mandela na prisão /premium

1.649
Mandela faria cem anos a 18 de julho de 2018. Foi preso em 1962 e assim permaneceu durante 10052 dias. Um novo livro recupera 255 cartas escritas na prisão. O Observador revela três destes documentos.
História

Romanov. Como o ADN do duque de Edimburgo resolveu

422
O Duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II, é sobrinho-neto da czarina Alexandra, a mulher de Nicolau II. Cedeu 5 centímetros cúbicos de sangue e ajudou a identificar os corpos dos Romanov.
Educação

Os Maias deixam de ser obrigatórios no secundário

9.060
As novas diretrizes das aprendizagens essenciais prevêem que seja apenas ensinado um romance de Eça de Queirós, não especificando qual. Na disciplina de História também há conteúdos que desaparecem
Património da Humanidade

Língua, interculturalidade e descobrimentos

Teve acolhimento na Academia das Ciências de Lisboa, e já se iniciou o processo de uma classificação conjunta como Património Mundial da Língua, da Interculturalidade e dos Descobrimentos Portugueses
História

Homem de Neandertal ocupou o Vale de Côa

553
Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território.
História

O que fizeram os impérios por nós? /premium

130
Contrariando a tendência geral para realçar a brutalidade e opressão dos impérios que dominaram o mundo, "Visões imperiais", de Krishan Kumar, põe em relevo o seu “espantoso registo de sucessos".
Rússia

100 anos depois, haverá paz para os Romanov? /premium

2.368
Na madrugada de 17 de julho, um grupo de homens escolhidos a dedo matou Nicolau II e a família real russa. Cem anos depois, a sombra do crime violento, aprovado por Lenine, ainda paira sobre a Rússia.
História

A última refeição do Homem do gelo

289
Os cientistas examinaram o estômago de Ötzi, a múmia melhor conservada do mundo, e descobriram a sua última refeição. Veado, trigo e gordura de cabra, compunham o banquete.
Comunismo

O assassinato da família real russa era inevitável /premium

442
O assassinato de Ekaterimburgo não passou de um episódio do chamado “terror vermelho”, que ceifou milhões de vidas. Os comunistas começaram pelos nobres, mas depois a máquina de matar nunca mais parou
História

Viver no campo ou o Portugal de Salazar hoje /premium

236
Portugal saltou do "orgulhosamente sós" para "o segredo mais bem guardado da Europa", até chegar ao boom turístico. Mas o campo foi sempre uma paisagem ideológica. Um ensaio de Bruno Vieira Amaral.
Polémica

Portugal e a escravatura: dois mal-entendidos

3.068
Se o fito de Fernanda Câncio for esclarecer a opinião pública, então deve parar um pouco para se informar melhor. Mas se a sua intenção for flagelar Portugal, então não precisa de se informar.
Estados Unidos da América

Escalou a Estátua da Liberdade. Como conseguiu?

A 30 metros de altura, o protesto: uma mulher de 44 anos escalou a base da Estátua da Liberdade e protagonizou um autêntico momento televisivo. Polícia precisou de 4 horas para a convencer a sair.
Lisboa

Padrão dos Descobrimentos recebe exposição

O restauro das esculturas do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, deu origem a uma exposição de fotografia da autoria de Luís Pavão que será inaugurada no sábado, no monumento.
Mundial 2018

A febre do futebol, parte 2: o bairrismo global /premium

O futebol é uma coreografia insensata ou um ritual que espelha a luta entre o Bem e o Mal? As equipas derrotadas devem ser decapitadas? Os accionistas da SAD deverão ser ressarcidos das perdas?
Tecnologia

Historiador alerta para perigo da tecnologia

111
O historiador Fernando Rosas alerta para a "desculturalização do conhecimento", promovida pelas novas tecnologias.
Mundial 2018

A febre do futebol, parte 1: hooligans e tagarelas /premium

Enlouquece as massas, não poupa as elites e converte pessoas sensatas em energúmenos. Esta pandemia, que tem vindo a tornar-se cada vez mais virulenta e omnipresente, atinge um pico a cada dois anos.
Arquitetura

Um museu dos “portugueses eram mesmo maus"?

273
Reivindico o direito que temos à essência do nosso país, a assumir do seu contributo para o Mundo ao longo dos últimos 600 anos de expansão e colonização. Sem isso pouco Portugal teria dado ao planeta
Museus

Descobertas e má consciência /premium

O que a conversa contemporânea sobre a palavra “descobertas” faz é omitir os diferentes sentidos da palavra. Tal como para as celebrações de Salazar, é o aspecto político o único que realmente conta.
História

A condessa que bebia sangue para ser jovem

176
Erzsébet Báthory pertenceu a uma família húngara no século XVI. Conta a lenda que, para manter a juventude, bebia o sangue de jovens que raptava e torturava.
Polémica

Museu Portugal Global, e não Museu das Descobertas

“A história portuguesa é história global” e “o lugar de Portugal é de crucial importância”! Porquê continuarmos a menorizarmo-nos a nós próprios? Porquê ter medo de admitir que Portugal foi global?
Santo António

Pessoa, os santos populares e o Estado Novo

385
Em junho de 1935, mês do último aniversário, Fernando Pessoa escreveu uma série de três poemas sobre os santos populares. O objetivo era criticar a apropriação feita pelo Estado Novo.
10 de junho

Um dia contra Portugal? /premium

1.266
Catarina Martins não quer ver "reconhecida" a "enorme violência da expansão portuguesa", quer apenas usar a história para deslegitimar os regimes ocidentais -- e só esses.
Revolução

Recordando Frank Carlucci /premium

Frank Carlucci liderou e simbolizou a mudança da política externa norte-americana que viria a ser vigorosamente consagrada pelo saudoso Presidente Ronald Reagan.
Coreia do Norte

Os 335 dias mais tensos entre EUA e Pyongyang /premium

Em 1968 o navio-espião USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte sem dar resposta. Falámos com um tripulante, que foi torturado durante quase um ano. Hoje, o navio é atração turística em Pyongyang
Comida

A história de como a francesinha ganhou o seu nome

1.465
Júlio Couto comeu a primeira francesinha de sempre e é responsável máximo pelo nome que hoje já correu o mundo. O Observador foi falar com ele e conta-lhe como tudo aconteceu
Crónica

A visita ao bispo e outras histórias /premium

Duas Europas que se olham com azeda desconfiança cada uma combatendo com as suas iradas tropas, em surdina ou com estrondo, o antagónico universo da outra. Um combate entre dois desastres.
Cultura

Ministro anuncia novo modelo de gestão dos museus

O ministro da Cultura anunciou no parlamento que em 2019 passará a entrar em funcionamento um novo modelo de autonomia de gestão dos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos.
Monumentos

Ruiu uma das torres da Fortaleza de Juromenha

617
Torre do castelo medieval do Alandroal estava em ruínas e a precisar de obras. Segundo a RTP, ruiu por falta de conservação.
Ténis

Roland Garros: o aviador que nunca foi tenista

464
O torneio de Roland Garros é um dos 4 Grand Slams do circuito internacional de ténis. Mas Roland Garros nunca foi tenista. Esta é a história do aviador que morreu há 100 anos, na 1.ª Guerra Mundial.
França

Maios e Anti-Maios. Elogio da recuperação /premium

A Revolução Francesa, e o debate sobre o seu significado se prolonga até hoje, está em inúmeros artigos e livros. Paulo Tunhas pegou em muitos deles para reflectir sobre os acontecimentos daquele mês.
História

Maio de 68: o olhar de quem estava na outra margem /premium

Paris será sempre Paris, e isso é verdade tanto para quem levantava as pedras das calçadas como para os que olhavam da outra margem para essa revolta sem revolução. Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
História

Maio de 68: um nada que gerou alguma coisa /premium

133
O efeito mais expressivo de Maio de 68, tão contestário do legado da “civilização ocidental”, foi a radicalização do projecto moderno dessa mesma “civilização ocidental”. Um ensaio de Miguel Morgado.
História

Estivemos lá, mas esse mundo está a desaparecer /premium

Maio de 68 é muito mais do que memória romântica e inconsequente – ele representa a ascensão do “Eu” e antecipa a imposição da ditadura de um subjectivismo radical. Ensaio de Maria de Fátima Bonifácio
Museus

Museu dos Descobrimentos vai chamar-se "A Viagem"

347
A polémica em torno do Museu dos Descobrimentos pode estar quase no fim. De acordo com o jornal i, o futuro espaço museológico de Lisboa vai ter um novo nome e uma nova localização.
Política

A mais natural das direitas

207
O grupo de Ofir, liderado por Lucas Pires. reforça o trabalho de pensamento alternativo ao socialismo, reafirmando o papel central da Europa, da democracia e da abertura económica no Portugal moderno.
Adolf Hitler

Um tiro e cianeto. Hitler matou-se mesmo em 1945

1.619
Os restos mortais do ditador foram analisados pela primeira vez desde 1946. Matou-se mesmo, a 30 de abril de 1945, em Berlim, de duas formas: com um tiro na cabeça e uma ampola de cianeto.
História

Angola é nossa! /premium

310
Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica.
Descobrimentos

Costa defende descolonização dos Descobrimentos

126
O primeiro-ministro acredita que é "preciso descolonizar os Descobrimentos", sublinhando que se tratou de um "processo histórico que não foi unilateral — descobrimo-nos uns aos outros."
Descobrimentos

Museus, Poder, Comunidade – uma hiperconectividade

Um “Museu da Viagem Portuguesa” e que, acredito, não envergonhará ninguém se se chamar “das Descobertas”, não tem de retirar peças a outros museus, ou de sobrepor-se a trabalho museológico existente.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)