História

Livros

Europa: esta Torre de Babel vai aguentar? /premium

O 2.º volume da história da Europa por Ian Kershaw retrata um continente que, após um período inédito de paz e prosperidade, se vê enredado num novelo de crises – cujo resultado poderá ser a implosão.
Crónica

António Patrício Gouveia /premium

294
Tínhamos a vitalidade e o convencimento intactos. Acreditávamos. Talvez porque após a tormenta da revolução soubéssemos o país bem entregue. E nós, com ele.
História

Há 378 anos voltámos a ser Portugal /premium

242
A nossa independência nacional é tão antiga, uma das mais antigas na Europa, e muitas vezes os portugueses dão-na como adquirida. É um erro. Nada de importante deve ser tratado como se fosse adquirido
Estados Unidos da América

Bush. De herói da II Guerra a líder histórico

132
O fundador de uma das tribos políticas mais bem sucedidas dos EUA teve uma história de vida que dava um filme de Hollywood. Conheça ao pormenor o seu percurso.
Escravatura

Só 4% dos navios negreiros partiram de Portugal

1.432
Dos séculos XVI a XIX, 37% das viagens de navios negreiros iniciaram-se no Brasil, 31% na Grã-Bretanha, 13% em França, 5% na Holanda, outros 5% nas Caraíbas e que só menos de 4% partiram de Portugal.
Lifestyle

Fotogaleria. Conheça 16 recordes vertiginosos

O El País reuniu imagens das maiores estruturas que a arquitetura e a engenharia tornaram possível construir. Vão desde um edifício que ultrapassa as nuvens a um laboratório que se entranha na Terra.
Crónica

Recordar António Patrício Gouveia

656
O António marcou profundamente a minha vida. A ele devo a referência moral e espiritual que sempre me tem acompanhado até hoje. Para mim o tempo nunca terá poder sobre a sua memória e a desses dias.
Índia

Índia quer construir estátua com 221 metros

O estado indiano de Uttar Pradesh quer construir estátua com 221 metros de altura, em honra do deus hindu Ram, que irá ultrapassar o recorde da estátua de Patel inaugurada no mês passado em Gujurat
Prémios e Galardões

António Borges Coelho recebe Prémio da UL

994
O historiador António Borges de Coelho recebe o Prémio Universidade de Lisboa, uma distinção atribuída pelo "singular percurso na historiografia portuguesa". Em 2017, Maria de Sousa foi a vencedora.
Holocausto

Auschwitz. A sobrevivente que dançou para Mengele /premium

5.410
Sobreviveu a Auschwitz e à Marcha da Morte, mas perdeu os pais nas câmaras de gás. Aos 91 anos, ainda trabalha como psicóloga — para ajudar outros a encontrarem a paz que demorou anos a descobrir.
Guerra Fria

Raymond Aron: "patriota liberal" e a Guerra Fria /premium

122
Pré-publicação. Em "Raymond Aron e a Guerra Fria", Carlos Gaspar analisa o pós-Segunda Guerra visto por aquele que considera ser "o último dos grandes intelectuais que marcam a história do séc. XX".
I Guerra Mundial

A I Guerra, de Sarajevo à Conferência de Paz /premium

No âmbito do centenário do armistício, o embaixador Joaquim Rafael Caimoto Duarte lança o livro "De Sarajevo à Conferência de Paz", onde reflecte sobre as origens e consequências da Grande Guerra.
Diplomacia

França vai restituir 26 obras de arte ao Benim

As 26 obras de arte que vão ser restituídas foram tomadas como saque pelo Exército francês, em 1892, durante a guerra civil, tendo sido agora reclamadas pela República do Benim.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Museu é a prova "pujança" da Força Aérea

202
O Presidente da República destacou que o Museu do Ar é "uma instituição aberta", com núcleos da TAP e da ANA-Aeroportos de Portugal, "que mostram a colaboração" entre a aviação militar e civil.
História

PJ apreende pergaminho que estava à venda no OLX

161
O pergaminho do século XIV com a escritura da entrega do Castelo de Lisboa foi colocado à venda no OLX por 750 euros. O documento vai agora ser analisado, de forma a comprovar-se a sua autenticidade.
História

Escavações revelam elementos da Guerra do Mirandum

184
As escavações realizadas nas últimas duas semanas no antigo Castelo de Miranda do Douro descobriram fragmentos relacionados com a "Guerra do Mirandum". As escavações continuam nas próximas semanas.
Dinamarca

Dinamarca. Site vendia bolas de Natal nazis

292
"Houve nazis que celebraram o Natal, não podemos mudar isso", defendeu homem que pôs bolas de Natal com suástica à venda na DBA, o equivalente ao eBay da Dinamarca.
Conversas à Quinta

Patriotismo é assim tão diferente de nacionalismo?

Macron, nas comemorações do centenário do fim da I Guerra, pediu mais patriotismo e menos nacionalismo. Pretexto para revisitar a história destes dois conceitos ao longo de dois conturbados séculos.
Museus

Mais 4 monumentos instalam bilheteiras automáticas

As bilheteiras automáticas do Mosteiro dos Jerónimos e Museu Nacional da Arqueologia vão ser alargadas em 2019 à Torre de Belém, mosteiros de Alcobaça e Batalha e ao Convento de Cristo.
Exposições

"Contar Áfricas!" no Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, acolhe no final de novembro uma exposição que reúne peças escolhidas por 45 investigadores com relação a África.
Panteão Nacional

Sidónio Pais recordado no centenário da sua morte

O Panteão Nacional, em Lisboa, inaugura uma exposição, que inclui objetos apresentados pela primeira vez ao grande público, evocativa do Presidente da República Sidónio Pais, assassinado há cem anos.
I Guerra Mundial

Macron adverte contra nacionalismo 

218
O presidente de França advertiu contra o crescimento do nacionalismo, a que chamou "o oposto do patriotismo". Macron discursava nas celebrações dos 100 anos do fim da I Guerra Mundial.
I Guerra Mundial

Comemoração falham hora exata do fim da guerra

As comemorações do fim da I Guerra Mundial deviam ter começado às 11h, à hora a que foi declarado o cessar-fogo. Em vez do silêncio, ainda se ouviam as armas a essa hora.
I Guerra Mundial

O dia em que a Guerra não acabou /premium

179
No centenário do armistício da Grande Guerra é necessário fazer uma reflexão sobre as origens do conflito, a paz de 1919 e as razões pelas quais essa paz não poderia prevalecer. Ensaio de Bruno Alves.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afasta ideia de "exército europeu"

107
Marcelo Rebelo de Sousa foi interpelado no Fórum da Paz, em Paris, sobre a polémica entre Trump e Macron. O francês tinha manifestado a intenção de construção de um "exército europeu".
I Guerra Mundial

De espias a cientistas: 10 mulheres da I Guerra

2.191
Marie Curie salvou milhares com as suas experiências, Dorothy Lawrence fingiu ser homem para estar nas trincheiras e Mata Hari foi espia. As histórias de 10 mulheres que marcaram a I Guerra Mundial.
I Guerra Mundial

O homem que morreu no último minuto da I Guerra

202
Henry Gunther queria ser sargento e limpar a imagem perante os generais. Atacou os alemães a um minuto do cessar fogo. Morreu no último minuto da I Guerra Mundial. A culpa foi do orgulho. E obsessão.
Livros

Como a Prússia foi feita e desfeita /premium

136
"O Reino de Ferro. Uma História da Prússia" recupera a ascenção e a queda de um estado cuja história influenciou toda a Europa. O Observador faz a pré-publicação de um excerto do livro.
História

A Grande Guerra foi, afinal, um Grande Piquenique? /premium

115
A I Guerra Mundial acabou há cem anos. Há 20, Niall Ferguson publicava "O Horror da Guerra", que desafia algumas ideias aceites e provocou polémica na Grã-Bretanha. Chegou a Portugal em 2018.
Mundo

O deja vu, ou um sinal da história?

Muitas das modernas democracias estão enfraquecidas e incapazes de dar resposta a problemas como o desemprego, a corrupção ou as catástrofes humanas resultantes dos movimentos migratórios.
História

As oito reflexões de Hideyoshi

142
Não será que hoje se age, fala e se publicam tweets depressa demais? Se se toma uma decisão irrefletida e danosa, ao menos que haja coragem moral para se retificar o que houver a retificar. Ao menos.
Crime

Veterano de 98 anos internado após assalto brutal

237
Peter Gouldstone, um veterano da II Guerra Mundial, foi internado depois de ter sido vítima de um violento assalto. Sofreu danos cerebrais ao ter sido esmurrado e arrastado pela chão da sua casa.
Indonésia

Descoberta primeira pintura rupestre da humanidade

162
Foi descoberta a primeira pintura rupestre feita no mundo. A pintura, com pelo menos 40 mil anos, está localizada numa caverna na floresta da ilha indonésia de Bornéu, noticia a revista Nature.
Alemanha

Berlim recorda "Noite de Cristal" 80 anos depois

A "Kristallnacht" assinala a data de quando mais de mil sinagogas em Berlim foram queimadas ou totalmente destruídas, assim como largas centenas de espaços comerciais de proprietários judeus.
Livros

Churchill, Orwell e a luta de classes britânica /premium

Contemporâneos e ambos com funções importantes no combate contra aqueles que se opunham à liberdade, as duas figuras são protagonistas de um livro de que o Observador faz uma pré-publicação.
Monumentos

Preços aumentam no Castelo e no Padrão

130
As entradas no Castelo de São Jorge e no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vão ficar mais caras, aponta uma versão preliminar dos instrumentos de gestão provisional da EGEAC.
Julgamentos

Ex-guarda de campo de concentração nazi julgado

105
Quando tinha entre 18 e 20 anos guardava as torres de vigia no campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia. Aos 94 anos, este ex-guarda é acusado de cumplicidade em centenas de assassínios.
I Guerra Mundial

Maior parada militar da democracia em Lisboa

1.716
Um desfile militar de grande dimensão, com passagem de caças F-16, assinala este domingo, em Lisboa, os cem anos do Armistício da I Guerra Mundial, reunindo as altas figuras do Estado. Veja as imagens
História

O Conde que ficou com o Castelo de Lisboa em 1383 /premium

871
A Torre do Tombo comprou, no OLX, um pergaminho que confirma a transferência do castelo para este nobre. Carlos Maria Bobone recorda quem foi, o que fez e que papel tinha na monarquia.
Militares

Grande Guerra. Maior desfile militar em 100 anos

O centenário do Armistício da Grande Guerra vai ser assinalado no domingo com o maior desfile militar desde há 100 anos na Avenida da Liberdade, Lisboa.
História

Pergaminho do século XIV encontrado à venda no OLX

366
Acredita-se que o documento seja autêntico, sendo que o seu maior impacto será a nível documental e não histórico. Foi posto à venda no site de artigos usados OLX. A Torre do Tombo vai comprá-lo.
Coimbra

Coimbra discute arquitetura do Estado Novo

As obras marcantes do Estado Novo e o seu papel na afirmação do regime "salazarista" estarão no centro da discussão, em 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra.
História

Exposição assinala 600 anos de Fernão Lopes

A exposição na Torre do Tombo associa-se a uma homenagem ao historiador António Borges Coelho, a celebrar 90 anos, cuja obra se centra na História Medieval e na História Moderna.
António Ramalho Eanes

A relação tempestuosa entre Eanes e Sá Carneiro /premium

377
No livro "Eanes e a Democracia", o historiador David Castaño descreve a tensa relação entre Ramalho Eanes e Sá Carneiro, aquando da chegada da AD ao poder. O Observador pré-publica um dos capítulos.
Museus

Kenneth Weiss estreia Cravo Taskin em Lisboa

O Cravo Taskin do Museu Nacional da Música, em Lisboa, volta a ser escutado no sábado, num programa de Kenneth Weiss sobre Barroco francês para este instrumento de 1782.
Aníbal Cavaco Silva

As memórias de que a oligarquia não gosta  /premium

1.005
Portugal não foi “uma segunda Grécia”. Uns não fizeram nada por isso. Outros fizeram. Cavaco Silva não terá sido dos que fez menos. Tem todo o direito de o lembrar e nós temos a obrigação de o ouvir.
Monumentos

Museus e monumentos com bilheteiras automáticas

A diretora-geral do Património Cultural revelou esta quinta-feira que o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Nacional de Arqueologia terão bilheteiras automáticas a funcionar a partir de novembro.
Greve

Adesão total na greve dos monumentos de Lisboa

A greve de funcionários da Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, teve esta quinta-feira de manhã uma "adesão de 100%", disse à agência Lusa fonte sindical.
Noruega

PM norueguesa pediu perdão às "meninas alemãs"

Erna Solberg, a primeira-ministra do país escandinavo, pediu desculpas às mulheres que sofreram represálias após a Segunda Guerra Mundial por terem tido relações com os invasores alemães.
Arqueologia

Navio com 2.400 anos descoberto no Mar Negro

2.089
Equipa de arqueólogos, cientistas e mergulhadores descobriu no Mar Negro aquilo que se julga ser o navio intacto mais antigo: uma embarcação comercial grega com 2.400 anos.
Exposições

Celebração dos 500 anos de circum-navegação

145
Vinte artistas portugueses e chilenos vão participar numa residência artística no Chile, da qual resultará uma exposição para comemorar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
Obras Públicas

Requalificação do Palácio de D. Manuel já arrancou

As obras de requalificação do Palácio de D. Manuel, em Évora, resultam de um investimento de 1,2 milhões de euros, para transformar o edifício num centro interpretativo e de acolhimento a turistas.
Livros

“Eu sou a Constituição!”: o declínio da democracia /premium

489
Da Turquia, Polónia, Hungria e Brasil não têm vindo boas notícias, mas a preocupação central do livro "Como morrem as democracias", de Steven Levitsky & Daniel Ziblatt, é a América de Trump.
História

O Cardeal Cerejeira e o nazismo /premium

502
Faça-se a justiça de dizer a verdade: a Igreja Católica sempre declarou a absoluta incompatibilidade entre a fé cristã e a ideologia nacional-socialista.
Monumentos

Mau tempo faz cair abóbada de convento

A abóbada de uma das salas do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo (Évora), onde funciona a associação cultural O Espaço do Tempo, ruiu parcialmente na madrugada de domingo.
História

O século XX mercantil, entre Washington e Lisboa /premium

Na última parte de um especial dividido em quatro capítulos, José Carlos Fernandes chega à actualidade, analisando a linha comercial nem sempre recta que vai dos EUA ao Japão, passando por Portugal.
Filosofia

O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente

117
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Conversas à Quinta

Já não podemos ensinar a nossa História livremente

944
Um relatório do Conselho da Europa faz reparos à forma como se ensina a nossa História no ensino básico, tudo em nome da agenda de um activismo que até discute a narrativa da descoberta do Novo Mundo.
História

Quem é o sobrinho-neto de Hitler que vive nos EUA?

Numa entrevista ao jornal alemão Bild, Alexander Stuart-Houston, sobrinho-neto do ditador, falou sobre como foi parar aos Estados Unidos e sobre os seus parentes políticos prediletos.
Livros

Seguiria este homem até ao Inferno? /premium

272
Em "O carisma de Hitler", Laurence Rees analisa como Hitler se tornou num líder capaz de galvanizar as massas e de inspirar fidelidade e confiança. Um dom que deixou a humanidade à beira do abismo.
Ciência

"Fake news". Investigadores criticam estudo

Investigadores de Portugal e Espanha criticam notícias sobre alegada invasão, há 4.500 anos, que acabou com os homens da Península Ibérica. "Fake news", dizem, apesar de não terem acesso ao estudo.
Holocausto

Merkel reafirma responsabilidade do Holocausto

108
Angela Merkel, afirmou a "responsabilidade perpétua" do seu país face ao antissemitismo e a xenofobia, durante uma visita ao Memorial do Holocausto (Yad Vashem) em Jerusalém.
História

Nuances sobre o bom selvagem /premium

152
Combater o racismo em Portugal é um bom objetivo, e se a História puder ajudar, tanto melhor. Mas que não se tornem os manuais no cliché estafado "europeus maus, todos os outros anjinhos celestiais".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)