História

Música

Como da guerra se fez música para salvar as almas /premium

"Himmelsmusik", de Cristina Pluhar e L’Arpeggiata, são 75 minutos de música celestial, parte dela composta enquanto a Alemanha estava mergulhada no inferno da Guerra dos 30 Anos.
Livros

A anti-nazi com um amor entre Salazar e De Gaulle /premium

As histórias de portugueses desconhecidos que lutaram contra o nazismo fazem o livro "A Sombra dos Heróis", de José Manuel Barata-Feyo. O Observador faz a publicação de um excerto.
História

Site reúne cartas de figuras históricas

541
Fidel tinha 12 anos quando escreveu ao Presidente dos EUA: "Se puder, dê-me uma nota de dez dólares americanos". Esta e outras cartas originais podem ser lidas na íntegra em Letters of Note.
Conversas à Quinta

Como o primeiro fascismo nasceu há 100 anos

259
Foi há 100 anos em Milão e a reunião só mereceu uma breve nota no diário da cidade. Mas três anos e meio depois Mussolini tomava ao poder, ele que fora um socialista radical e revolucionário
Paris

Notre-Dame. Anunciado concurso para novo pináculo

109
Segundo o primeiro-ministro francês, o objetivo é "dar à catedral um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios dos tempos". Emmanuel Macron espera ver catedral reconstruída em cinco anos.
Monumentos

Incêndio nos Jerónimos seria "igual a Notre Dame"

457
Tragédia na catedral parisiense veio mostrar que os monumentos nem sempre estão salvo, mesmo quando há planos de segurança e proteção. Mas Portugal terá sequer meios para esses planos?
História

Notre Dame é o maior símbolo do Ocidente

326
A Europa do fim da Idade Média, por muito que tenha as Universidades e as feiras, as ordens menores, os torneios e as cidades, é sobretudo a Europa das Catedrais. E nunca houve outra maior.
Música

Notre-Dame e a revolução musical /premium

349
Ao mesmo tempo que a Catedral de Notre-Dame de Paris começava a ser erguida, a música ocidental punha-se também em movimento. É impossível separar as duas e a História explica porquê.
França

Notre Dame é "Fénix" nas redes sociais

232
As fotografias, os desenhos e as mensagens de pesar pelo fogo que devastou a catedral na segunda-feira cresceram nas redes sociais.
Alemanha

Bomba da II Guerra Mundial detonada em Frankfurt

100
Bomba norte-americana estava no rio Meno, em Frankfurt, desde a década de 1940, mas só foi descoberta na terça-feira, durante um exercício de mergulho. 600 pessoas foram retiradas para a detonação.
História

México vs. Espanha: como se apaga esta mágoa? /premium

235
O presidente do México escreveu a Filipe VI de Espanha, instando-o a pedir perdão por eventos ocorridos há cinco séculos. Uma aspiração legítima ou revela antes uma profunda incompreensão da História?
Música

Há 300 anos uma estrela da música chegou a Lisboa /premium

209
Em 1719, chamado de Roma por D. João V, chegava a Lisboa Domenico Scarlatti, nome maior da música barroca. Ficaria dez anos e descobriria na Península Ibérica inspiração para se reinventar.
Descobrimentos

Os melhores cartógrafos do mundo eram portugueses /premium

1.076
A história marítima portuguesa também se fez em terra. Nesta pré-publicação de "Homens do Mar", descubra os cartógrafos que deixaram Portugal no mapa — e que até o Imperador Carlos V queria na corte.
Música

Começa hoje ciclo de órgão em S. Vicente de Fora

Dedicado ao tema da Paixão de Cristo, o ciclo de órgão começa este sábado com uma atuação do barítono Manuel Rebelo, acompanhado pelo organista João Vaz. A série de concertos prolonga-se até dezembro.
História

Rota algarvia desvenda legado islâmico e ibérico

423
Uma nova rota cultural está a despertar a atenção dos turistas que visitam o Algarve. O passadiço conta a história do sul da Península Ibérica, inspirando-se em al-Mutamid, rei e poeta Islão.
História

As duas vidas de D. Maria II /premium

495
Nasceu há 200 anos, no último ano pacífico antes de uma era de tumultos entre liberais e absolutistas. Carlos Maria Bobone recorda a monarca que amava as artes e que influenciou a política portuguesa.
História

Como Churchill e Estaline dividiram a Europa

291
Churchill e Estaline reuniram-se no Kremlin, noite fora, e acabaram a rabiscar uma divisão da Europa no pós-guerra. "Documento" vai agora ser exibido numa exposição nos Arquivos Nacionais, em Londres.
Espanha

Espanha divulga manuscrito medieval português

646
Trata-se de uma folha do Livro da Montaria, redigido no século XV, na corte de D. João I de Portugal. Tinha sido roubado em 1995 e recuperado em 2014. Vai ser devolvido ao Arquivo Provincial de Lugo.
História

O hotel que foi o Império de Natália Correia /premium

1.101
Está nas listas de hotéis Art Déco mais bonitos do mundo, faz 75 anos e a sua história cruza-se com artistas, poetas e o fim de um império. O Britânia permanece no número 17 da Rua Rodrigues Sampaio.
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Monumentos

Obras no Palácio da Ajuda com atrasos

Segundo a Direção-Geral do Património Cultural, nos próximos 14 meses o trânsito estará cortado entre a Alameda dos Pinheiros e a Calçada do Mirante à Ajuda, obrigando ao desvio de circulação.
Monumentos

Sinos de regresso à torre do Palácio de Mafra

769
Os cerca de 100 sinos da torre norte já estão restaurados, "vão ter cabeçalhos novos em madeira" antes de serem de novo instalados". A recuperação dos sinos e dos carrilhões custou 1,5 milhões.
Descobrimentos

México quer "perdão" de Espanha sobre colonizações

1.141
"A chamada Conquista, descoberta ou encontro de mundos e culturas, foi na verdade uma invasão", apontou o presidente mexicano. Espanha diz que colonização não pode ser avaliada com critérios modernos.
Mundo

O mistério da ilha fantasma de San Borondón

Surge em várias cartas de navegação antigas e muitos dizem ter visto aquela ilha das Canárias. Mas os mais céticos argumentaram que San Borondón é, na verdade, ilusão de ótica.
Entrevista

Vídeo. Ourives “cronistas de Portugal" há 200 anos

144
Serviram reis e plebeus, ricos e menos ricos, monárquicos e republicanos. "E Nossa Senhora de Fátima também é nossa cliente”, explica Jorge Leitão, o responsável pela casa de joalharia Leitão & Irmão.
História

A "feia, pobre e portuguesa" que fundou o Prado /premium

4.638
Casou-se com o tio Fernando VII e passou pela história de Espanha "como uma sombra", mas iluminou a história da arte como poucas. Há 200 anos, abria portas o Prado, graças à desditosa consorte.
História

Rede de Judiarias é mais-valia para o Centro

208
O investimento de sete milhões de euros na Rede de Judiarias de Portugal constitui para a diretora regional de Cultura do Centro uma "mais-valia determinante" para o desenvolvimento da região.
Descobrimentos

Descobrimentos espanhóis, navegadores estrangeiros

Os nacionalistas espanhóis deveriam reflectir sobre o facto de as mais relevantes viagens marítimas espanholas anteriores a 1519 se deverem a estrangeiros, uma linhagem em que entraria a de Magalhães.
Monumentos

Linhas de Torres Vedras é agora Monumento Nacional

457
O Presidente da República promulgou o decreto que classifica Linhas de Torres Vedras como Monumento Nacional. O local recebe por ano cerca de 10 mil visitantes.
Descobrimentos

A circumnavegação e tudo o resto

Nestas celebrações deve-se fazer justiça ao génio pessoal de Fernão de Magalhães, à fabulosa carga de conhecimentos portugueses que tinha trazido consigo e ao notabilíssimo feito do espanhol Urdaneta.
Arqueologia

O astrolábio mais antigo do mundo é português

3.195
Foi encontrado no fundo Mar Arábico, perto da costa de Omã, um astrolábio do navio Estrela, parte da segunda viagem de Vasco da Gama. O Guinness World Records certificou-o como o mais antigo do mundo.
Polémica

Magalhães

1.591
Uma instituição com os pergaminhos da Real Academia de la Historia jamais se deveria permitir emitir um comunicado que enferma de simplismo, omissão, distorção de factos e falta de informação.
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
II Guerra Mundial

Investigada morte de doentes mentais na 2ª Guerra

139
Ainda não se sabem quantas pessoas morreram ao certo em instituições como o hospital psiquiátrico Het Apeldoorrnsche Bosch, de onde os nazis tiraram 1250 pessoas que foram para a Auschwitz
Livros

O que aconteceu nas margens do Império Português /premium

1.081
O livro "Filhos da Terra", de António Manuel Hespanha, conta como os que se instalaram nas margens do “império formal” criaram um império sombra, multiétnico e multicultural.
História

Ministra diz que polémica com Espanha é artificial

189
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, considerou que Portugal e Espanha deveriam conjugar esforços contra os populismos, a propósito da "polémica artificial" da viagem de circum-navegação.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
História

"Descobrimento espanhol, ciência portuguesa"

2.465
“Se não fosse Fernão de Magalhães, os espanhóis nunca teriam feito aquela viagem. Aliás, nunca mais a fizeram", defende historiador. "A economia e a política foram espanholas, a ciência portuguesa."
Crítica de Livros

Um thriller que é o jogo de xadrez da Guerra

O tema está aparentemente explorado à saciedade, pois milhares de obras sobre ele foram publicadas nos últimos cem anos, sobretudo em língua inglesa. Mas não está.
Descobrimentos

Relatório: circum-navegação foi projeto espanhol

2.120
A Real Academia de História de Espanha divulgou um relatório em que esclarece que a primeira viagem de circum-navegação da Terra foi um projeto total e exclusivamente espanhol.
História

Churchill. Ministério da Guerra Sem Cavalheirismos /premium

381
Em 1939, a ameaça do III Reich fez nascer na Grã-Bretanha um gabinete para emperrar a máquina de guerra nazi através de golpes baixos. Giles Milton conta a sua saga em "A guerra suja de Churchill".
Revolução

Conferências assinalam 45 anos da revolução de 74

A Associação 25 de Abril inicia um ciclo de conferências com o objetivo de assinalar os 45 anos da revolução portuguesa de 1974. Foi também divulgado que António Costa vai estar presente.
Sismo

Há 50 anos, "o fim do mundo" passou em Portugal /premium

4.814
A 28 de fevereiro de 1969 o país tremeu com um sismo de magnitude 7,9, o maior do século XX. No mar "era como se os barcos levantassem voo", conta quem o viveu. Mas porque aconteceu? E vai repetir-se?
História

Pergaminho posto no OLX entregue à Torre do Tombo

173
Estava à venda no OLX por 750 euros, mas foi apreendido pela Polícia Judiciária. Agora o documento com a escritura do castelo de São Jorge ao Conde de Barcelos ficará na Torre do Tombo.
Cultura

Breve memória de João Bigotte Chorão

284
Conheci-o católico em religião, nacionalista em política e conservador em costumes e em tudo isto com um sentido de medida e equilíbrio onde aliava uma cultura humanista às raízes do Portugal profundo
Obituário

Fernando Rosas lembra papel de Arnaldo Matos

Fernando Rosas, que juntamente com Arnaldo Matos, Vidaúl Ferreira e João Machado fundaram o MRPP, recorda o líder como "ativista político contra a ditadura" e com um papel fundamental na revolução.
Monumentos

Castelo de Tintagel terá outra vez ponte icónica

Registos do final do século XV e desenhos que datam do início de 1600 mostram que só era possível fazer a travessia através de cordas. Depois foram construídas escadarias íngremes.
Estados Unidos da América

"O Beijo do Marinheiro" pertence ao #MeToo?

219
A inscrição sucedeu um dia depois da morte de George Mendonsa, o marinheiro que beijou a enfermeira Greta Friedman. O ato reacende polémica antiga, com críticas e aplausos nas redes sociais.
Arte

80 mil aguarelas mostram o mundo antes do séc. XX

163
Fred Hohler criou um website com 80 mil quadros anteriores ao século XX para o público compreender o passado do mundo, nomeadamente as alterações climáticas.
Monumentos

Stonehenge. Pedras terão sido transportadas 200 km

183
Novo estudo revela que algumas das pedras do monumento terão sido levadas para Salisbury não por mar, mas por terra. Distância é superior ao habitual noutros monumentos megalíticos.
Monumentos

Sintra. Monumentos e parques com mais visitantes

Em 2018, os parques e monumentos localizados no concelho de Sintra registaram um total de mais de 3,5 milhões de visitantes. No Parque e Palácio Nacional da Pena foram registadas 1.976.367 entradas.
Fotografia

Morreu o marinheiro da fotografia em Times Square

13.142
Na foto icónica, George Mendonsa surge a dar um beijo a uma enfermeira em Times Square, no final da II Guerra Mundial. Filho de portugueses, morreu este domingo, aos 95 anos.
Livros

Como 4 aviadores se tornaram Falcões do Biafra /premium

464
Entre 1967 e 1970, a República do Biafra gerou a guerra civil nigeriana e Portugal apoiou o regime secessionista. Esta é a pré-publicação do excerto de um novo livro que recorda esse episódio.
Livros

"Um escritor nunca deve ser um missionário" /premium

161
Depois do avô morrer, Hertmans descobriu dois cadernos com as suas memórias. Para o autor belga, o mais impressionante não foram as histórias da guerra mas a descrição de um mundo que já não existe.
História

A história dos verdadeiros "Sacanas sem Lei" 

360
Fugiram da Europa ainda menores, foram recrutados pelo exército norte-americano e acabaram de volta na frente de batalha -- onde funcionaram como os melhores espiões dos Aliados.
História

Freira finge morte para escapar do convento

175
Uma equipa de historiadores da Universidade de York encontrou evidências de que uma freira do século XIV fingiu a própria morte para conseguir voltar à vida secular.
Titanic

Recordado erro histórico do clássico "Titanic"

122
William McMaster Murdoch, o primeiro oficial do navio RMS Titanic, não morreu como no filme, disse o diretor da "Titanic Foundation". Afinal, foi um herói e não um homem que matou e se suicidou.
Monumentos

Torre do Tombo contabiliza 18 incorporações

O único depósito foi o Arquivo Valle e Sousa de Menezes (1544-1867), da família ligada à administração do Estado Português da Índia e a João de Castro (1500-1548), cartógrafo e 4.º vice-rei da Índia.
História

As paixões e as guerras no nome de um país /premium

A polémica em torno do topónimo “Macedónia” coloca excessiva ênfase num nome. Na verdade, muitos países e cidades são conhecidos por nomes diferentes daqueles que os próprios habitantes lhes dão.
Evolução Humana

Incesto na origem da morte dos neandertais

671
Não foi só a chegada do Cro-Magnon, mais apto a sobreviver, que condenou os neandertais. Eles tinham anomalias genéticas porque mantinham relações sexuais com membros da própria família.
Revolução

2019 e a natureza das revoluções /premium

Em 2015 Portugal saiu das legislativas num clima “polarizado” e “crispado”. Quatro anos depois todos os partidos com assento parlamentar, da esquerda à direita, acabaram a aprovar as metas de Bruxelas
Conselho de Ministros

Conselho de Ministros aprova autonomia dos museus

A ministra da Cultura salienta a importância, para o setor dos museus, da aprovação do diploma e de uma resolução que cria o grupo de projeto "Museus no Futuro".
História

Circum-navegação. Tensão entre Portugal e Espanha

186
Um historiador português diz que o navegador espanhol Juan Sebastián Elcano completou a viagem de Fernão de Magalhães "ilegalmente". Jornal espanhol ABC critica postura portuguesa e silêncio espanhol.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)