História

Arte

80 mil aguarelas mostram o mundo antes do séc. XX

Fred Hohler criou um website com 80 mil quadros anteriores ao século XX para o público compreender o passado do mundo, nomeadamente as alterações climáticas.
Monumentos

Stonehenge. Pedras terão sido transportadas 200 km

130
Novo estudo revela que algumas das pedras do monumento terão sido levadas para Salisbury não por mar, mas por terra. Distância é superior ao habitual noutros monumentos megalíticos.
Monumentos

Sintra. Monumentos e parques com mais visitantes

Em 2018, os parques e monumentos localizados no concelho de Sintra registaram um total de mais de 3,5 milhões de visitantes. No Parque e Palácio Nacional da Pena foram registadas 1.976.367 entradas.
Fotografia

Morreu o marinheiro da fotografia em Times Square

12.223
Na foto icónica, George Mendonsa surge a dar um beijo a uma enfermeira em Times Square, no final da II Guerra Mundial. Filho de portugueses, morreu este domingo, aos 95 anos.
Livros

Como 4 aviadores se tornaram Falcões do Biafra /premium

390
Entre 1967 e 1970, a República do Biafra gerou a guerra civil nigeriana e Portugal apoiou o regime secessionista. Esta é a pré-publicação do excerto de um novo livro que recorda esse episódio.
Livros

"Um escritor nunca deve ser um missionário" /premium

103
Depois do avô morrer, Hertmans descobriu dois cadernos com as suas memórias. Para o autor belga, o mais impressionante não foram as histórias da guerra mas a descrição de um mundo que já não existe.
História

A história dos verdadeiros "Sacanas sem Lei" 

358
Fugiram da Europa ainda menores, foram recrutados pelo exército norte-americano e acabaram de volta na frente de batalha -- onde funcionaram como os melhores espiões dos Aliados.
História

Freira finge morte para escapar do convento

175
Uma equipa de historiadores da Universidade de York encontrou evidências de que uma freira do século XIV fingiu a própria morte para conseguir voltar à vida secular.
Titanic

Recordado erro histórico do clássico "Titanic"

122
William McMaster Murdoch, o primeiro oficial do navio RMS Titanic, não morreu como no filme, disse o diretor da "Titanic Foundation". Afinal, foi um herói e não um homem que matou e se suicidou.
Monumentos

Torre do Tombo contabiliza 18 incorporações

O único depósito foi o Arquivo Valle e Sousa de Menezes (1544-1867), da família ligada à administração do Estado Português da Índia e a João de Castro (1500-1548), cartógrafo e 4.º vice-rei da Índia.
História

As paixões e as guerras no nome de um país /premium

A polémica em torno do topónimo “Macedónia” coloca excessiva ênfase num nome. Na verdade, muitos países e cidades são conhecidos por nomes diferentes daqueles que os próprios habitantes lhes dão.
Evolução Humana

Incesto na origem da morte dos neandertais

671
Não foi só a chegada do Cro-Magnon, mais apto a sobreviver, que condenou os neandertais. Eles tinham anomalias genéticas porque mantinham relações sexuais com membros da própria família.
Revolução

2019 e a natureza das revoluções /premium

Em 2015 Portugal saiu das legislativas num clima “polarizado” e “crispado”. Quatro anos depois todos os partidos com assento parlamentar, da esquerda à direita, acabaram a aprovar as metas de Bruxelas
Conselho de Ministros

Conselho de Ministros aprova autonomia dos museus

A ministra da Cultura salienta a importância, para o setor dos museus, da aprovação do diploma e de uma resolução que cria o grupo de projeto "Museus no Futuro".
História

Circum-navegação. Tensão entre Portugal e Espanha

186
Um historiador português diz que o navegador espanhol Juan Sebastián Elcano completou a viagem de Fernão de Magalhães "ilegalmente". Jornal espanhol ABC critica postura portuguesa e silêncio espanhol.
Cuba

O ex-capitão que percorreu Cuba por um Chevrolet

Anselmo Ramírez conseguiu encontrar um Chevrolet Impala de 1959, em Havana, pintado de preto e em “perfeito estado”, nas mãos de uma jovem que acabaria por se tornar sua companheira.
Vinho

As garrafas com história de João Paulo Martins

De um Vintage Ferreira de 1958 ao branco "mais famoso do mundo", o crítico João Paulo Martins reuniu uma colheita de garrafas da sua coleção pessoal e contou as histórias que lá estão engarrafadas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Descoberta capela quinhentista

1.338
A capela foi descoberta durante os trabalhos de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha, um edifício com mais de seis séculos. Paredes, chão e altar estão preservados.
Holocausto

74 anos depois de Auschwitz

308
Em memória dos que faleceram, seja qual for a nossa religião, a nossa etnia, a nossa orientação sexual, o nosso partido, não podemos esquecer, não podemos deixar que seja esquecido ou desvalorizado.
Partidos e Movimentos

Direita radical: a excepção portuguesa

2.270
O que é que tem impedido o advento em Portugal de um grande movimento nacionalista, populista ou de direita radical (ou, dada a cultura política acomodada e medrosa, “de direita não envergonhada”)?
Europa

Macedónia: a história, a glória e as tragédias /premium

182
O reacendimento dos nacionalismos na Europa teve mais um episódio na polémica em torno do nome oficial da ex-república jugoslava da Macedónia. Para decifrar a quezília é preciso recuar alguns séculos.
PCP

O PCP e o 18 de Janeiro de 1934 /premium

O 18 de Janeiro marca o fim da influência maioritária do anarco-sindicalismo nos movimentos organizados do operariado. O PCP assumiu então o controlo da via revolucionária. Ensaio de José Luís Andrade
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues: "Avizinham-se tempos sombrios"

967
Ferro Rodrigues considera importante persistir na homenagem à memória das vítimas do Holocausto, para que não caiam no esquecimento as consequências do ódio racial, religioso ou político.
Monumentos

Mosteiro de Alcobaça em obras até ao final do ano

174
A obra inclui também a recuperação das fachadas norte e poente do Mosteiro, subdiretor-geral do Património Cultural anunciou que "Se tudo correr bem, vamos conseguir reduzir o prazo previsto [2020]".
História

Irene Pimentel lança "Os Cinco Pilares da PIDE"

A historiadora e vencedora do prémio Pessoa escolheu escrever sobre Barbieri Cardoso, José Sacchetti, Pereira de Carvalho, Rosa Casaco e Casimiro Monteiro.
Livros

Entre os nazis e os soviéticos: os Blumthal /premium

554
José Milhazes escreveu um novo livro para contar a história dos avós da sua mulher, Siiri, e para recuperar um dos períodos mais negros da história da Europa. O Observador faz a pré-publicação.
Escravatura

Fernando Rosas não entende o Marquês de Pombal

698
Ao contrário do que diz Fernando Rosas, Portugal foi por intermédio do Marquês de Pombal o primeiro país ocidental a avançar no sentido da abolição e fê-lo por razões de ordem prática e de civilização
Holocausto

A incrível história de sobrevivência dos Kleinmann /premium

5.313
Uma família desmembrada pelo Holocausto e um filho que não abandona o pai, nem sequer quando o enviam para Auschwitz. Jeremy Dronfield conta a história — para que o mundo continue sem esquecer.
História

Magalhães e a viagem que Portugal tentou impedir /premium

1.028
Portugal quer ver a rota reconhecida pela UNESCO. Espanha reclamou com fervor patriótico. Mas que expedição foi esta? O que fizeram os dois países? E o que queria mesmo o navegador ressabiado?
Genocídio

As datas que devem pôr a Humanidade de guarda /premium

480
27 de Janeiro é o dia das vítimas do Holocausto e também o do fim do Bloqueio de Leninegrado, duas matanças que deveriam ter servido de vacina para sempre, mas cujo prazo de validade está a terminar.
Conversas à Quinta

Fernão de Magalhães, herói, génio, traidor? Tudo

500 anos após o início da 1ª viagem de circum-navegação, Portugal e Espanha ora disputam, ora partilham a glória do feito de Fernão de Magalhães. Como há meio milénio disputavam o domínio das Molucas.
Cinema

Os que fugiram do holocausto para Portugal /premium

728
Estreou-se no Indie e agora tem uma sessão diária no Cinema Ideal em Lisboa. "Debaixo do Céu" é o novo documentário de Nicholas Oulman. Entrevistámos o realizador.
História

A história dos EUA enquanto polícia do mundo /premium

103
Trump diz que os americanos devem deixar de tentar resolver os problemas dos outros e concentrar-se nos seus. Os EUA vão arrumar as botas? Ou vão à Venezuela? Esta é a história do polícia do mundo.
História

Fernão de Magalhães. Candidatura será conjunta

102
A ministra do Mar garantiu ao Observador que a candidatura a património mundial será feita com Espanha. Programa de comemorações dos 500 anos da circum-navegação foi apresentado esta quinta-feira.
História

Fernão Magalhães e a circum-navegação em exposição

182
A Biblioteca Nacional de Portugal vai inaugurar em fevereiro uma exposição que mostra as obras com que Fernão de Magalhães terá planeado a primeira viagem de circum-navegação, iniciada há 500 anos.
IAVE

Errare humanum est… exceto para o IAVE!

É grave tal atitude e incompreensível este silêncio do IAVE. Efetivamente, o que sempre se escreveu nos anos anteriores neste contexto foi o que consta na Informação-Prova de História A para 2018.
Espanha

Portugal e Espanha disputam Fernão de Magalhães 

3.178
O governo espanhol vai pedir mais informações sobre a candidatura da rota de Magalhães apresentada por portugueses à UNESCO. Portugal não terá referido papel de Espanha na viagem de circum-navegação.
História

Sem rei nem roque? 100 anos da Monarquia do Norte /premium

1.807
Há 100 anos, a monarquia foi restaurada no Porto para combater o radicalismo da esquerda revolucionária republicana. Porque é que isso aconteceu? E porque é que fracassou? Ensaio de Rui Ramos
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz? /premium

454
Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
História

Arquivo Ultramarino diz: espólio fica em Lisboa

146
Ana Canas, diretora do Arquivo Histórico Ultramarino, garante que não há possibilidade de antigas colónias reclamarem parte do espólio do Arquivo.
História

Maria matou a mãe por um namorado que ninguém viu /premium

375
Em 1848, Maria José matou a mãe, despedaçou o seu corpo e espalhou-o pela zona da Graça a mando de José Maria. A polícia nunca encontrou provas da existência do namorado e Maria foi condenada à forca.
História

A história do pergaminho que esteve à venda no OLX /premium

143
Documento só vai para a Torre do Tombo quando PJ fechar o caso esta semana. Vendedor de Gaia ganhou 750 euros, mas assustou-se quando a polícia foi atrás dele.
Conflitos

Mediterrâneo

Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar.
Cultura

O Ateneu Comercial do Porto faz 150 anos

1.672
Em 2019 um dos clubes mais emblemáticos da invicta celebra 150 anos de vida, mas já olha para o futuro com esperança. Eis uma visita guiada ao Ateneu Comercial do Porto.
Museus

Ministra quer museus com identidade fiscal própria

A falta de autonomia fiscal tem sido uma das críticas que os diretores de museus e monumentos têm vindo a apontar a duas versões da proposta de autonomia da tutela apresentada em 2018.
Comunismo

Quando a "Pasionaria" virou católica…

184
Depois de ter sido uma das figuras maiores da máquina de propaganda de Moscovo, a "Pasionaria" acabou os seus dias reconciliada com a sua fé de infância e juventude, tendo regressado à Igreja Católica
Lisboa

Lisboa já tem 142 Lojas com História

Lisboa já tem 142 Lojas com História, mais 18 desde o final do ano passado, com a freguesia de Santa Maria Maior a concentrar o maior número de estabelecimentos.
Escravatura

Lusotropicalismo ao contrário

289
O Império Português em África não foi uma excepção no tristíssimo capítulo do trabalho coercivo, não obstante o que Fernanda Câncio e outros “lusotropicalistas ao contrário” nos querem fazer crer.
Literatura

Trabalho forçado nas colónias estava disseminado

O investigador José Pedro Monteiro vai apresentar esta quinta-feira o livro "Portugal e a questão do trabalho forçado", onde analisa o trabalho forçado nas colónias portuguesas até à década de 60.
Museus

Museus queixam-se de carência de recursos

Os diretores e entidades representativas dos museus e monumentos queixaram-se esta terça-feira de "carência dramática" de recursos humanos e suborçamentação do setor.
Península Ibérica

A Utopia de Saramago e Lobo Antunes

427
Antes Saramago, agora Lobo Antunes. Ambos idealizam uma União Ibérica à qual reajo com aversão, mas a opinião de dois dos maiores nomes da literatura não deve ser liminarmente rejeitada.
Titanic

O que é preciso para viajar ao Titanic em 2019?

213
Uma empresa promete levar turistas até aos destroços do Titanic este ano. As inscrições estão quase fechadas. Quem lá chegar primeiro pode também ser o último. Veja se tem o que é preciso.
Música

"Doctor Atomic": a ópera que nasceu da bomba /premium

Robert Oppenheimer, o cientista que liderou a construção da primeira bomba atómica, é o protagonista de Doctor Atomic, de John Adams, que conhece agora a primeira edição em CD.
História

Academia Portuguesa da História com novos membros

184
Academia Portuguesa de História (APH) recebe na próxima quarta-feira, em sessão solene, 12 novos académicos, entre eles, Pedro Santana Lopes, como "académico honorário", divulgou a instituição.
Conversas à Quinta

Versailles, uma paz que levou à pior das guerras

Há 100 anos, em Paris, começavam as negociações para a paz que devia acabar com todas as guerras. Mas o Tratado de Versailles consagraria injustiças que levariam ao mais terrível de todos os conflitos
II Guerra Mundial

Holocausto: 1,5 milhões mortos em três meses

3.185
Estudo calcula taxa de assassínios nas câmaras de gás e conclui que ritmo terá sido superior ao estimado até agora. Durante um período de apenas três meses, nazis terão matado 15 mil pessoas por dia.
História

Pergaminho do OLX já foi comprado pelo Estado

280
Pergaminho com a escritura do Castelo de Lisboa já pode ser consultado pelo público na Torre do Tombo, depois de o Estado ter pago 750 euros ao vendedor que o colocou no OLX.
História

Integralismo, Modernismo: urgência de um desagravo

136
O Integralismo Lusitano foi a reacção possível de uma elite política de referência às misérias de uma república trauliteira exaurida de ideias, de sentido cívico ou de responsabilidade ética e social
II Guerra Mundial

Museu de Florença pede devolução de quadro roubado

Quadro do pintor Jan van Huysum, do século XVIII, terá sido roubado pelos nazis durante a II Guerra Mundial. Diretor da Galeria dos Ofícios pede à Alemanha que o devolva.
Cultura

O primeiro dia no jardim de Sophia /premium

1.384
Tudo em Sophia era único e irrepetível. Faziam-lhe perguntas, mas para tudo tinha resposta de maravilha. Tanto podia usar palavras simples e luminosas, como ser completamente abstrata e indecifrável.
Livros

"Gulbenkian deixou a família ir à falência" /premium

353
Em 2019 comemoram-se os 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian e a Objectiva publica uma nova biografia. Falámos com o autor sobre a vida, os negócios e os mistérios de uma figura histórica.
História

Como os nazis inventaram o Concerto de Ano Novo /premium

302
A amável tradição do Concerto de Ano Novo, que irradiou de Viena para o resto do mundo, nasceu há 80 anos como uma campanha de solidariedade que acabou por contribuir para o esforço de guerra nazi.
Pré-Publicação

Mário de Sá-Carneiro e a Primeira Guerra Mundial /premium

O colóquio que assinalou os 100 anos da morte de Mário de Sá-Carneiro na Universidade de Roma Tre deu origem a um livro, recentemente editado. O Observador publica um dos ensaios, de Steffen Dix.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)