História

Monumentos

Mau tempo faz cair abóbada de convento

A abóbada de uma das salas do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo (Évora), onde funciona a associação cultural O Espaço do Tempo, ruiu parcialmente na madrugada de domingo.
História

O século XX mercantil, entre Washington e Lisboa /premium

Na última parte de um especial dividido em quatro capítulos, José Carlos Fernandes chega à actualidade, analisando a linha comercial nem sempre recta que vai dos EUA ao Japão, passando por Portugal.
Filosofia

O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente

117
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Conversas à Quinta

Já não podemos ensinar a nossa História livremente

944
Um relatório do Conselho da Europa faz reparos à forma como se ensina a nossa História no ensino básico, tudo em nome da agenda de um activismo que até discute a narrativa da descoberta do Novo Mundo.
História

Quem é o sobrinho-neto de Hitler que vive nos EUA?

Numa entrevista ao jornal alemão Bild, Alexander Stuart-Houston, sobrinho-neto do ditador, falou sobre como foi parar aos Estados Unidos e sobre os seus parentes políticos prediletos.
Livros

Seguiria este homem até ao Inferno? /premium

272
Em "O carisma de Hitler", Laurence Rees analisa como Hitler se tornou num líder capaz de galvanizar as massas e de inspirar fidelidade e confiança. Um dom que deixou a humanidade à beira do abismo.
Ciência

"Fake news". Investigadores criticam estudo

Investigadores de Portugal e Espanha criticam notícias sobre alegada invasão, há 4.500 anos, que acabou com os homens da Península Ibérica. "Fake news", dizem, apesar de não terem acesso ao estudo.
Holocausto

Merkel reafirma responsabilidade do Holocausto

108
Angela Merkel, afirmou a "responsabilidade perpétua" do seu país face ao antissemitismo e a xenofobia, durante uma visita ao Memorial do Holocausto (Yad Vashem) em Jerusalém.
História

Nuances sobre o bom selvagem /premium

152
Combater o racismo em Portugal é um bom objetivo, e se a História puder ajudar, tanto melhor. Mas que não se tornem os manuais no cliché estafado "europeus maus, todos os outros anjinhos celestiais".
Genética

Há 4.500 anos uma invasão eliminou homens ibéricos

1.584
Invasão de yamnayas, um grupo vindo do Leste Europeu, levou a que quase todos os homens da Península Ibérica fossem apagados do mapa. Mulheres foram poupadas e isso influenciou código genético.
Livros

Fernando Rosas revê e publica livro da I República

A I República (1910-1926) foi "ferida de uma crise de legitimidade estrutural" que a tornou "presa fácil da conspiração das direitas antiliberais", afirma o historiador Fernando Rosas.
Arte

O português que devolve cor a edifícios históricos /premium

537
Usa pigmentos vindos do fundo da terra (e até de animais) e devolve a prédios antigos a vida que já tiveram. Inspirado na Lisboa da sua infância, destaca-se em Londres a fazer o que mais ninguém faz.
História

A destruição do Mundo Clássico pelos cristãos /premium

222
"A chegada das trevas", de Catherine Nixey, é o livro que dá a conhecer a destruição deliberada da cultura da Antiguidade Clássica pelos cristãos durante os séculos IV a VI.
Livros

A viagem de Magalhães pelos olhos de um explorador

518
A mítica viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães é agora recontada num livro de banda desenhada por Christian Clot, um explorador franco-suíço que seguiu os passos do português há 500 anos.
História

Livro contém documentos raros da Segunda Guerra

Novo livro mostra desenhos raros de um mapa de evacuação de regimento inglês em Dunquerque feitos à mão, bem como as notas pessoais do famoso discurso de Churchill, "End of the Beginning".
Património

A memória dos homens não é a sua menor fraqueza /premium

103
Recuperar obras antigas, descobrir inéditos, revelar tesouros incríveis a partir dos quais se pode estudar, aprender e ensinar é humanizar a própria Humanidade. O MPMP faz isto mesmo há quase dez anos
História

Tenda régia de Henrique VIII vai ser reconstituída

Historiadores ingleses planeiam recriar a tenda régia de Henrique VIII e mostrar ao mundo como o "glamping" era uma prática cultivada pelo monarca da dinastia Tudor.
História

In memoriam de Franco Nogueira /premium

325
“Um homem livre, recto e determinado que lutou, com paixão, pelas suas convicções e pelas suas ideias, (…) para recuperar o espírito que fez a grandeza de Portugal”.
Museus

Museu das Descobertas já chegou ao The Guardian

141
A polémica sobre o Museu das Descobertas, que fazia parte do programa de Fernando Medina para as autárquicas de 2017, já chegou ao jornal inglês The Guardian.
Cultura

Lusofonia. 54 artistas expõem em Lisboa

122
Uma exposição com obras de 54 artistas dos Países de Língua Portuguesa vai ser inaugurada na terça-feira, na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.
Justiça

Como se deve escolher um Procurador Geral?

259
Se Yoshimune fosse hoje Xogum em Portugal, que pessoa escolheria para PGR? Certamente alguém com respeito pela lei e justiça, e sem respeito pelo dinheiro e poder. E que fosse capaz de o por na ordem.
Arqueologia

Descoberto desenho mais antigo do mundo 

Três linhas cruzadas por seis linhas, todas vermelhas, num pequeno fragmento de rocha. Assim é o desenho mais antigo do mundo.
Estados Unidos da América

John McCain: O significado da coragem /premium

Numa altura em que a coragem começa a ser um conceito pouco apreciado pela opinião mediática do politicamente correcto, olhar para a vida do militar e político John McCain é um estimulante benfazejo.
Rússia

Vídeo. O enorme contingente militar russo em ação

Pelo ar, por terra e pelo mar. O contingente russo neste exercício militar histórico é o maior desde a Guerra Fria, com mais de 300 mil soldados. As imagens mostram a deslocação para a Sibéria.
Rússia

Rússia inicia maior manobra militar desde 1980

391
300 mil militares, mil aviões, helicópteros e drones, 36 mil tanques e blindados de transporte de tropas e 80 navios e outras embarcações. Começam esta terça as maiores manobras militares desde 1980.
Música

“Chora, chora Catalunha”: o outro 11 de Setembro /premium

214
A 11 de setembro passam 304 anos sobre a derrota que constituiu um rude golpe nas aspirações independentistas catalãs — uma história que serve de fio condutor ao duplo "Excelsis Deo", de Jordi Saval.
História

O traficante de escravos que deu o museu destruído /premium

1.181
Um dos delatores da Lava-Jato disse aos investigadores que a corrupção no Brasil começou quando o traficante portuense Elias Lopes doou a D João VI o palácio que agora ardeu. Esta é a sua história.
História

O comércio livre (mal) falado em inglês /premium

Na terceira parte de um especial dividido em cinco capítulos, José Carlos Fernandes recorda momentos decisivos nas políticas comercias do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Livros

Vasco Pulido Valente: o passado existe /premium

Vasco Pulido Valente publicou "O Fundo da Gaveta", um livro que reflete sobre o extremismo vivido em Portugal no século XIX e nos confronta com a realidade do passado. Um ensaio de Paulo Tunhas.
Obituário

In memoriam – Ernesto Moura Coutinho

1.369
O Ernesto era da nossa geração, da nossa tribo, parte integrante da nossa história e da nossa aventura. Discreto, confiante, confiado, era aquele Amigo com quem se conta sempre mesmo quando é difícil.
Relações Internacionais

Adeus coragem /premium

McCain morreu. O caminho que levamos na Europa, e por todo o Mundo, baseado na xenofobia, no iliberalismo democrático, na rejeição do multilateralismo, onde nos levará? Essa é a pergunta que interessa
Rio de Janeiro

A história do museu que um dia foi casa de reis

640
De residência real ao museu nacional de história natural e antropologia, o Palácio de São Cristóvão conta com mais de dois séculos de história. Foi destruído pelas chamas na noite do passado domingo.
História

Um Portugal-Holanda com 4 séculos e outros duelos /premium

De Singapura a Dejima, passando por Amesterdão, o século XVII foi fértil em lutas comerciais. Recuperamos algumas das mais importantes no segundo de 4 especiais sobre comércio livre e proteccionismo.
Antropologia

Livro maia é documento pré-colombiano mais antigo

O Instituto Nacional de História e Antropologia do México confirmou a autenticidade do livro maia "Grolier Codex", descoberto há 54 anos e considerado o mais antigo documento pré-colombiano.
História

Estátuas caídas e outras aberrações /premium

1.281
O Ocidente está doente, minado por dentro. Há um processo revolucionário em curso de que muita gente ainda não se deu conta e que tenta levar a cabo uma transformação cultural.
Apple

Primeiro computador da Apple vai a leilão

Entre 1976 e 1977, Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple, produziram 200 computadores. Custavam 666 dólares (com inflação, 2.500 euros). Agora, um deles vai a leilão por 260 mil euros.
Crimes Quase Perfeitos

Há 90 anos, o povo de Lagarinhos gritou "mate-se!" /premium

294
Um homem é assassinado. Apontam-se culpados. O ódio cresce. Os sinos tocam. Na serra, a violência explode. Milhares acorrem ao grito "Mate-se!"
Alemanha

Berlim. Fogo detona munições da 2º Guerra Mundial

130
Um incêndio que deflagrou esta quinta-feira a 50 quilómetros de Berlim fez detonar várias munições da Segunda Guerra Mundial que ainda estavam enterradas na floresta, dificultando o combate às chamas.
História

Comércio livre e proteccionismo: 1498-1580 /premium

Num mundo cada vez mais globalizado, o presidente Trump deu início a uma guerra tarifária. É mais um episódio numa longa história de oscilações entre comércio livre e proteccionismo.
Conversas à Quinta

Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime

Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
História

Bonnie e Clyde: o dia em que foram apanhados

104
Bonnie e Clyde conheceram-se em 1929 e juntos viveram dois anos de assaltos, assassinatos e fugas. Uma exposição de fotografias no Texas conta agora a história do dia em que o casal foi apanhado.
Exército

Só pode ser mentira /premium

1.246
A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.
Índia

Índia. Deputado mascara-se de Hitler

Naramalli Sivaprasad compareceu na sessão do parlamento indiano desta quinta-feira vestido como Adolf Hitler. O objetivo era enviar um aviso ao primeiro ministro e angariar fundos para o seu estado.
Incêndios

Incêndio revela mensagem da Segunda Guerra Mundial

615
O incêndio que deflagrou em Bray Head, na Irlanda, revelou uma mensagem da Segunda Guerra Mundial. Quando o fogo foi apagado, a polícia local, que sobrevoava a zona, viu um sinal do século passado.
China

Airbnb. Protestos travam noite na Muralha da China

A plataforma de alugueres de curta duração tinha organizado um concurso cujo vencedor podia dormir no monumento Chinês. Face a uma onda de descontentamento, a ideia caiu por terra.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Revolução

Que se lixem os 28’s de Maio e os 25’s de Abril

110
O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português
Pintura

Foi mesmo da Vinci que pintou "Salvator Mundi"?

Em novembro, o quadro "Salvator Mundi" bateu todos os recordes ao ser vendido por 380 milhões de euros. Agora, um historiador de arte garante que não foi da Vinci a pintar o quadro.
Polémica

Por um Museu dos Descobrimentos

4.442
Os Descobrimentos portugueses não inauguraram o Paraíso na Terra, mas deram origem ao mundo moderno tal como o temos, com os defeitos e virtudes inerentes a toda a construção humana.
Espanha

O regresso da História

O reaparecimento do nacionalismo centralista não aparenta limitar-se a querer manter as fronteiras atuais do estado espanhol, pretende também alcançar um objectivo secular: a unificação peninsular.
França

Torre Eiffel reabre após dia e meio de greve

O monumento mais emblemático de Paris, a Torre Eiffel, reabriu na manhã desta sexta-feira após um dia e meio de greve dos trabalhadores, para contentamento dos turistas.
Literatura

Textos inéditos de Hemingway vão ser publicados

161
Histórias da Segunda Guerra Mundial de Ernest Hemingway, escritas em 1956, vão ser publicadas pela primeira vez, anunciou esta quinta-feira a revista britânica Strand Magazine.
Escravatura

As fake news de José Neves e de Fernanda Câncio /premium

590
"Os Sons do Silêncio" não é auto-flagelação, é historiografia feita com o máximo de rigor que me foi possível, tentando não omitir nada, nem o positivo nem o negativo, nem o louvável nem o censurável.
Livros

Recordando Raymond Aron (1905-1983) /premium

131
As Memórias de Raymond Aron foram agora publicadas entre nós, 35 anos depois da publicação original. Por que motivo foi Aron em França odiado pela esquerda e respeitado pela direita — mas à distância?
Música

A ópera que desencadeou uma guerra civil /premium

A estreia em Paris, em 1647, de "L’Orfeo", de Luigi Rossi, foi uma das faíscas para os cinco anos de turbulência da Fronda. O maestro Raphaël Pichon e a encenadora Jetske Mijnssen recuperaram-na.
História

As 500 cartas de amor de 5 mulheres e um cardeal

317
Uma investigadora espanhola descobriu correspondência trocada entre cinco mulheres e um cardeal no século XVI. Cartas estavam no arquivo do mosteiro beneditino de Santa Escolástica, em Itália.
Polémica

Portugal, escravatura e saber se pior é impossível

799
A maior especificidade do sistema transatlântico da escravatura iniciado com a chegada dos portugueses às costas de África é o movimento que, séculos depois desse momento, levaria à sua auto-abolição.
História

A vida dos livros

«O Fundo da Gaveta» de Vasco Pulido Valente fala-nos da Contra-Revolução e do Radicalismo no Portugal do século XIX. São dois ensaios que se completam e nos revelam um país inseguro e heterogéneo.
Pedro Santana Lopes

Santana distinguido pela Academia de História

261
O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes foi eleito académico honorário da Academia Portuguesa da História, informou a sua presidente, Manuela Mendonça.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Nostalgia

Os Achilles de Brito. Uma história com 100 anos /premium

748
Com uma marca de sabonetes, fundada em 1918, iniciou-se uma linhagem de empresários unidos pelo mesmo nome. Cem anos e quatro gerações depois, fomos conhecer a história dos Achilles de Brito.
Livros

Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium

282
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Egito

Descobertas 3 múmias dentro de sarcófago egípcio

As múmias que foram encontradas no túmulo de granito preto com trinta toneladas estavam em alto estado de decomposição, devido a uma fenda que deixou entrar água de esgotos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)