História

Museus

Museu dos Descobrimentos vai chamar-se "A Viagem"

267
A polémica em torno do Museu dos Descobrimentos pode estar quase no fim. De acordo com o jornal i, o futuro espaço museológico de Lisboa vai ter um novo nome e uma nova localização.
Política

A mais natural das direitas

206
O grupo de Ofir, liderado por Lucas Pires. reforça o trabalho de pensamento alternativo ao socialismo, reafirmando o papel central da Europa, da democracia e da abertura económica no Portugal moderno.
Adolf Hitler

Um tiro e cianeto. Hitler matou-se mesmo em 1945

1.612
Os restos mortais do ditador foram analisados pela primeira vez desde 1946. Matou-se mesmo, a 30 de abril de 1945, em Berlim, de duas formas: com um tiro na cabeça e uma ampola de cianeto.
História

Angola é nossa! /premium

310
Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica.
Descobrimentos

Costa defende descolonização dos Descobrimentos

126
O primeiro-ministro acredita que é "preciso descolonizar os Descobrimentos", sublinhando que se tratou de um "processo histórico que não foi unilateral — descobrimo-nos uns aos outros."
Descobrimentos

Museus, Poder, Comunidade – uma hiperconectividade

Um “Museu da Viagem Portuguesa” e que, acredito, não envergonhará ninguém se se chamar “das Descobertas”, não tem de retirar peças a outros museus, ou de sobrepor-se a trabalho museológico existente.
Conversas à Quinta

Maio de 1968, a revolução que não foi, mas venceu /premium

Maio de 1968 não chegou a ser uma revolução, até porque não tinha revolucionários, tinha contestatários. Talvez por isso mesmo ainda seja o ícone de uma geração saudosista dos tempos em que era jovem.
Colonialismo

África, África...

Só após as exigências da Conferência de Berlim (1884-85) o governo de Lisboa foi constrangido à ocupação efectiva dos territórios coloniais, inicialmente por meios militares devido à resistência local
História

O general que quis demitir Salazar /premium

636
Há 60 anos, Humberto Delgado avançou contra Salazar. A sua campanha não foi o resultado da percepção do poder da oposição, mas sim a sensação de desagregação interna do regime. Ensaio de Rui Ramos.
História

O precedente do Intendente /premium

429
A principal riqueza de uma nação não está nos seus bens patrimoniais, mas no aprumo e dignidade moral dos titulares dos órgãos de soberania e de todos os seus cidadãos.
História

Maio de 68. Memórias de uma revolução em cartazes

Os franceses estão a celebrar 50 anos do maio de 1968, um movimento estudantil que resultou numa das maiores ondas de protesto de sempre. A história pode explicar-se através destes cartazes.
Peniche

Fortaleza de Peniche: 1 milhão de euros para obras

Foi lançado um concurso de cerca de um milhão de euros para obras de recuperação dos antigos pavilhões prisionais da Fortaleza de Peniche. Empreitada tem um prazo de execução de 180 dias.
Paris

Maio de 68 foi um "período deslumbrante"

O cartoonista português Vasco de Castro recorda que o Maio de 68 "foi um período deslumbrante", um período "de tensão permanente, de felicidade" do qual ia resultar alguma coisa.
Descobrimentos

Museu Deus me dê paciência /premium

128
O que celebramos da história é sempre mais ilustrativo do presente do que do passado. Confesso, porém, que esta sanha de politizar tudo (que é o ar do tempo dos inícios do século XXI) me satura muito.
Holocausto

Foi presa a "avó nazi" que negava o Holocausto 

728
Ursula Haverbeck foi acusada de oito crimes de incitamento ao ódio. Já tinha sido condenada e devia ter começado a cumprir a pena no dia 23 de abril. Esta segunda-feira a polícia deteve-a em casa.
Adele

Adele chegou aos 30 anos e fez uma festa à Titanic

A cantora celebrou a entrada nos 30 com uma festa temática do seu filme preferido: vestiu-se como a Rose do Titanic. "foi a melhor noite da minha vida", escreveu no post onde partilhou as fotos
História

O sortilégio de Karl Marx, 200 anos depois

128
No dia em que se assinalam os 200 anos do nascimento de Karl Marx, que legado deixou o pensador e economista, cujos ensinamentos continuam a deixar muitos à espera da revolução.
História

Seguir os Zhou

E que tal a Terceira República fazer um exercício sério de reflexão, sem as mistificações e hagiografias do costume, sobre o que aconteceu na Segunda e Primeira?
Cidades

28 fotos antigas das grandes cidades de hoje

205
Como eram as grandes cidades do mundo antes de serem assim tão grandes? Recue mais de um século no tempo para descobrir os primeiros tempos das metrópoles mais famosas, de Lisboa a Jerusalém.
Ciclismo

O ciclista que salvou judeus durante o Holocausto

192
Gino Bartali fazia quase 200 quilómetros para transportar documentos falsos que impediam que os judeus italianos fossem deportados. Esta semana foi nomeado Cidadão Honorário de Israel.
Oceania

Yap, a ilha onde o dinheiro é maior que as pessoas

O dinheiro de pedra é uma tradição que se prolonga há séculos na ilha Yap, na Micronésia. Hoje em dia, continua a ser vital para os mais de 11 mil habitantes.
Conversas à Quinta

Que museu gostava de ver? Que tal das Descobertas?

173
Polémica. Um Museu da História de Portugal? Seria excelente. Das Descobertas? Também faz falta. O que não faz falta é um debate importado que menoriza o que os portugueses fizeram nos séculos XV e XVI
História

Novos apoios ao Museu da Interculturalidade

240
Ideias como a do Museu da Interculturalidade são pacificadoras e espero que aceites pelo Ministério da Cultura e pela Câmara de Lisboa, e são por certo também bem-vindas neste Mundo tão sedento de Paz
História

Maio de 1968 - uma crónica sentimental /premium

A retórica espontaneísta do «contra» dos acontecimentos de Maio de 1968 deixou marcas profundas e a paisagem humana e social de hoje seria bem diferente e bem mais baça sem elas.
História

Identificado possível manuscrito do mar Morto

Centenas de pequenos fragmentos, com dois mil anos, foram identificados com uma tecnologia desenvolvida especificamente pela NASA.
História

A história desta seita é melhor do que uma série

130
O seguidores de Rajneesh, guru que liderou a transformação, revolta e tragédia numa cidade americana, está em seis partes na Netflix. Mas é um retrato real, mais improvável que uma obra de ficção.
Coreia do Norte

Coreias desmantelam altifalantes da propaganda

As coreias do Norte e do Sul anunciaram hoje o desmantelamento dos altifalantes instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira.
História

O silêncio sobre os dois primeiros anos do PCP

208
Porque se evita falar dos anos da fundação do PCP, da adesão à Internacional Comunista, do consulado de Carlos Rates? O partido faz cem anos em 2021 mas José Luís Andrade antecipa a data histórica.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
Livros

II Guerra Mundial: o impensável que foi inevitável

200
"A Ordem do Dia", de Éric Vuillard, envolve factos históricos num véu translúcido de liberdade literária e lembra-nos que “as catástrofes maiores anunciam-se por vezes com pezinhos de lã".
Reino Unido

Homem guardou bomba ativa da II Guerra Mundial

Só queria uma recordação da II Guerra Mundial, da altura em que combateu no Japão, mas acabou por levar para casa uma bomba ativa. Dispositivo só foi desativado mais de 50 anos depois.
Epidemias e Pragas

Gripe espanhola. Medidas de Ricardo Jorge atuais

As medidas de Ricardo Jorge, enquanto autoridade de saúde, em 1918, ajudaram a minimizar os efeitos de uma pandemia que em meses fez mais baixas do que os quatro anos da I Guerra Mundial.
Arqueologia

Arqueólogos suecos descobrem massacre do séc. V

367
Arqueólogos encontraram provas que mostram que os corpos em Sandby borg, Suécia, foram vítimas "de um massacre" no século quinto. Os atacantes entraram na aldeia num ato de "traição".
Epidemias e Pragas

Gripe espanhola. Analisada mortalidade em Portugal

Cem anos depois de a "gripe espanhola" ter aparecido em Portugal, o Instituto Dr. Ricardo Jorge vai analisar os dados da época, com o objetivo de perceber como evoluiu a pandemia.
Paris

Maio de 68. Carlos Saboga foi "soldado raso"

O argumentista e realizador Carlos Saboga viveu o Maio de 68, participando num comité de ação português de trabalhadores-estudantes. Depois foi obrigado a fugir para Itália.
Timor-Leste

Timor. Ramos-Horta rejeita debater o papel no país

548
O ex-Presidente timorense José Ramos-Horta recusou responder às críticas recentes de que tem sido alvo sobre o seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste.
Paris

Maio de 68. Português recorda "delírio coletivo"

Em 1968, com 25 anos, Fernando Medeiros viveu, em Paris, "uma experiência absolutamente empolgante" não só em termos da "perspetiva histórica" mas pelo "prazer de participar" nesse "movimento social".
Berlim

Berlim. Centro isolado para desativar bomba

Nas próximas horas vai começar a operação para desativar a bomba da II Guerra Mundial encontrada em Berlim. Perímetro de segurança já está montado. Cerca de 10 mil pessoas estão proibidas de entrar.
Paris

Português em Paris viveu Maio de 68 de longe

O músico e ator português Luís Rego estava em Paris durante os protestos do Maio de 68, mas teve medo de participar porque em Portugal já tinha sido preso pela PIDE.
Berlim

Berlim. Centro vai ser evacuado devido a bomba

Centro de Berlim vai ser evacuado na sexta-feira. Foi encontrada uma bomba da II Guerra Mundial que vai ser desativada naquela que vai ser uma operação "grande e difícil".
Monumentos

Dia dos Monumentos e Sítios celebrado com eventos

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado hoje, com o tema "Património Cultural: de Geração para Geração", e vão realizar-se mais de 600 atividades por todo o país.
Livros

Victor Cunha Rego: um senhor

Como escreveu Maria João Avillez, “o Victor destoava. Via mais longe, antes dos outros e, pior, estava de boa fé e cultivava a ética.” Numa palavra, era um senhor.
Música

Porpora: o mestre esquecido da ópera setecentista

Em 1768 morria na miséria, em Nápoles, Nicola Porpora, compositor e pedagogo cujas óperas tinham colhido aplauso pela Europa fora. 250 anos depois, a Decca faz-lhe justiça com dois discos.
Monumentos

Cerca de 600 eventos no Dia dos Monumentos

149
A data é celebrada na quarta-feira, sob o mote "Património Cultural: de Geração para Geração", prevendo-se cerca de 600 atividades, organizadas por 540 entidades em 160 concelhos.
Cinema

O transmontano que foi herói na I Guerra Mundial

Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa realizam a primeira longa-metragem portuguesa passada na Grande Guerra, sobre o soldado que se distinguiu em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
História

O documentário de Bobby Kennedy chega à Netflix

O irmão de JFK estava na corrida à Casa Branca quando foi morto a tiro. É essa campanha eleitora que quatro episódios de uma hora cada vão recordar, a partir de 27 de abril no serviço de streaming.
Conflitos

Risco de conflito é o mais alto desde Guerra Fria

Análise que a consultora de risco político AON fez a quase 200 países a nível mundial conclui que o risco de violência política aumentou pelo terceiro ano consecutivo.
Cinema

"Soldado Milhões": como se fez o regresso a La Lys

320
É uma história de guerra sobre Aníbal Milhais e a vida nas trincheiras, cem anos depois. Falámos com Jorge Carvalho, um dos responsáveis pelos efeitos visuais do filme que chega esta semana às salas.
Livros

Cunha Rego: uma entrevista de Maria João Avillez

114
O 25 de Abril, os dias como chefe de gabinete de Mário Soares, ou as memórias de Sá Carneiro. Uma entrevista histórica de Maria João Avillez no dia do lançamento de "Na Prática a Teoria é Outra".
I Guerra Mundial

La Lys. António Costa evoca paz entre povos

António Costa evocou "a paz e a reconciliação entre os povos europeus", na localidade de La Couture, no norte de França, numa cerimónia evocativa do centenário da Batalha de La Lys.
História

22 fotos que não vêm nos livros de História

365
As dunas que viriam a ser Telavive, um raio-X a um mineiro em busca de diamante e uma criança a ganhar xadrez aos maiores génios do desporto. As fotografias históricas que não lhe mostraram na escola.
Presidente Marcelo

La Lys. Homenagem é reparação histórica

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a homenagem feita aos combatentes portugueses na Grande Guerra é uma reparação histórica porque até aqui, a visão que se tinha "não era justa para Portugal".
Presidente Marcelo

La Lys: "maior luto militar desde Alcácer-Quibir"

409
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão em França para prestar homenagem aos combatentes portugueses que foram mortos, feridos ou feitos prisioneiros na batalha de La Lys.
I Guerra Mundial

Marcelo e Macron nos 100 anos da Batalha de La Lys

De acordo com o programa das cerimónias, será descerrada uma placa evocativa do centenário da batalha, seguindo-se os discursos dos dois chefes de Estado e um tributo aos combatentes.
I Guerra Mundial

Marcelo louvou "a força" dos portugueses em Paris

Presidente da República descerrou uma placa comemorativa do centenário da Batalha de La Lys na 'Avenue des Portugais' e evocou "longa história de amizade" entre Portugal e França.
História

La Lys: “Naquela altura o meu gosto seria morrer"

1.070
Ricardo Rangel Gomes, militar do CEP, preso a 10 de abril de 1918, escreveu sobre a sua vida na Frente Ocidental. O Observador revela e publica pela primeira vez o seu “Dicionário de Campanha".
História

A história do apoio às artes durante 20 séculos

2.140
A polémica com os concursos da DGArtes tem-se ficado pelas contas, mas vale a pena examinar a evolução de aspectos da criação artística e das condições que a tornaram possível ao longo da história.
I Guerra Mundial

História. Batalha de La Lys com versões diferentes

247
Os portugueses disseram que receberam ordens para abandonar as trincheiras mas os britânicos dizem que desertaram. As versões da batalha de La Lys, há 100 anos, não coincidem.
História

La Lys: a história de uma tragédia militar

1.504
Foi o maior desastre militar português: "Por mais ilustrações de heroísmo (que o houve) que recuperem, a realidade é bem crua, triste e vergonhosa". Ensaio de José Luís Andrade.
Itália

Roma procura novo dono para 1,5 milhões

213
Contribuições dos turistas, que lançam moedas ao monumento em troca de desejos, vai deixar de ser entregue à Cáritas. Mas a autarquia da capital italiana ainda não escolheu a quem entregar a verba.
Páscoa

Os erros históricos de três filmes da Semana Santa

561
"Ben-Hur", "A Paixão de Cristo" e "A Bíblia": os filmes que passam sempre na televisão durante a Semana Santa ensinaram muita coisa. Mas será que todas as histórias estão historicamente corretas?
Diplomacia

Guterres avisa: "Situação é similar à Guerra Fria"

141
António Guterres disse esta quinta-feira que a tensão vivida entre EUA e Rússia faz lembrar a Guerra Fria. O secretário-geral da ONU considera que está na altura de serem tomadas precauções.
Obituário

Victor Ribeiro, o Comandante

2.284
Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)