Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

História
Livros

Como evoluiu o Homo sapiens: na pele, pêlo e sexo /premium

Da monogamia, à cor da pele e ao corpo sem pêlos: "Encontros imediatos com a humanidade" examina alguns dos processos evolutivos que conduziram às bizarras criaturas que nós somos.
História

Os mistérios de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques /premium

555
Foi filha de um rei, mãe de outro e governou com "mão forte" uma região estratégica, o Condado Portucalense. Apesar disso, pouco se sabe sobre ela e até existem dúvidas quanto ao seu lugar de enterro.
História

Daniel Oliveira e os números da escravatura

1078
É lamentável que haja tanta gente que, à semelhança do que fez Daniel Oliveira no Expresso, se compraz em apresentar o nosso país à pior luz possível, com a agravante de estar a utilizar dados errados
Conversas à Quinta

100 anos depois, como na Alemanha nasceu o nazismo

283
Foi há 100 anos que foi fundado o partido nazi, abrindo um capítulo sombrio da história europeia cujo negrume só se tornaria mesmo perceptível 25 anos depois, quando se abriram as portas de Auschwitz.
Coronavírus

A quarentena é usada desde o séc. XIV

Quarentena é uma das medidas usadas no controlo de doenças infecciosas. Existem várias teorias em relação ao período de isolamento estipulado inicialmente, mas a história do termo não divide opiniões.
História

Quando os EUA quiseram devolver John Lennon /premium

André Ventura sugeriu a “devolução” de Joacine por causa de uma proposta do Livre. Há 48 anos, nos EUA, temendo a oposição do ex-Beatle, muitos mexeram cordelinhos para Lennon voltar a casa.
Colonialismo

Descolonizar a "lógica colonial"

1007
As ciências sociais foram invadidas por um discurso híbrido que mistura ciência com activismo político. Por isso, quando abordam o nosso passado ultramarino, surgem apelos à purga do espaço público.
Educação

Os pais educam os filhos /premium

230
Ensinei os meus filhos a orgulharem-se da história de Portugal, como os meus pais e avós me ensinaram. Onde vai parar a condenação da nossa história, hoje na moda? Vamos deixar de ensinar os Lusíadas?
História

Os nomes do que comemos: nozes, castanhas e avelãs /premium

Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
História

O padre António Vieira e as pessoas de boa-fé

764
A História não é feita para julgar, mas para compreender. É essa a boa norma. O que não é de boa norma é a esta sanha persecutória e o esforço de demolição de algumas figuras maiores da nossa cultura.
História

Será que Portugal pilhou mais ou foi mais pilhado?

120
Breve introdução à história ocidental da pilhagem (e das devoluções) e um fascista português chamado Rolão Preto.
Livros

As memórias de Domingos Lopes, dissidente do PCP /premium

O choque ideológico em família, a luta clandestina e os bastidores do Comité Central estão nestas “Memórias Escolhidas”. O Observador publica dois capítulos.
Livros

George Steiner era o centro da Europa

611
Para Steiner (1929-2020), as grandes obras de arte e do pensamento são realizações heróicas para um mundo que está a perder a capacidade de as compreender e de se conhecer a si próprio.
Filosofia

O filósofo progressista que não chegou a ser

146
Bertrand Russell foi, ao mesmo tempo, uma espécie de relíquia e farol do Reino Unido do seu tempo. Foi tudo aquilo que se costuma dizer da filosofia inglesa. Morreu há 50 anos.
Holocausto

Não sou racista, mas… /premium

Ninguém é ‘declaradamente racista’. Não é assim que o racismo se manifesta. ‘Nunca mais’ é nunca esquecer mas acima de tudo é estarmos conscientes que o Holocausto começou nos actos mais singelos.
Museus

A devo(lu)ção de Joacine

Não será a História da Humanidade composta, no fundo, por uma sucessão de conquistas e reconquistas? Ser-nos-á lícito inverter os caminhos da História? Perguntas de difícil resposta.
Colonialismo

Devolver património? "Querem manipular a História" /premium

833
Fala de Joacine como uma "justiceira" que se acha uma heroína. Diz que "não é possível reverter a História". "Onde é que isto parava?". O Sob Escuta com o historiador João Pedro Marques.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
História

A leitura emocional da História

736
Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).
Holocausto

Auschwitz é eterno (ponto)

274
Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”
Livros

Primo Levi, o culpado de Auschwitz

2405
Nenhum outro livro sobre o Holocausto teve o impacto de “Se Isto é um homem”: um retrato da perda da humanidade quando tudo o que é humano desaparece.
Holocausto

Auschwitz

733
Em Auschwitz senti vergonha e solidão. Não há vergonha partilhada. E senti medo. É preciso ir a Auschwitz porque Auschwitz não se diz.
Auschwitz

Auschwitz. Vítimas homenageadas por toda a Europa

9855
Vários Chefes de Estado e sobreviventes regressaram esta segunda-feira ao maior campo de extermínio da Alemanha nazi para homenagear as vítimas. O gesto replicou-se em diversas cidades europeias.
Holocausto

Regressar de Auschwitz-Birkenau

1584
As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
Documentários

Exibição de documentário em mais de 10 países

O documentário, realizado por Claude Lanzmann entre 1974 e 1985, foi premiado em 2013 no festival de cinema de Berlim, com o Urso de Ouro Honorário. A exibição conta com mais de 35 inscritos.
Holocausto

Holocausto: Marcelo encontra-se com sobreviventes 

O Presidente considerou que "é um imperativo moral, um imperativo ético" estar presente no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em que participam mais de 40 altos representantes de vários países.
II Guerra Mundial

II Guerra. Rossio apelidado de "bonpernasse"

Durante a época na qual mulheres estrangeiras se refugiaram em Portugal durante a II Guerra, os portugueses passaram a apelidar a praça do Rossio, em Lisboa, de "bonpernasse", devido às saias curtas.
Descobrimentos

Sagres chega a Cabo Verde a navegar só com vela

2337
O navio-escola Sagres atracou na cidade da Praia, após nove dias a navegar à vela, trazendo a bordo vinho para amadurecer nesta circum-navegação.
História

Lei Seca. A proibição que mudou a América /premium

Nunca é fácil prever o impacto de uma alteração na sociedade. E ninguém imaginaria as consequências que uma pequena emenda, aprovada há cem anos, teria em toda a sociedade americana.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
Família Real Britânica

Arthur. A história do primeiro príncipe no Canadá

293
Há mais de 100 anos, Arthur foi um verdadeiro fenómeno de popularidade do outro lado do Atlântico e chegou a ser nomeado governador-geral do Canadá. Afinal, os Sussex não inventaram o sonho canadiano.
Crónica

Tributo ao papel /premium

Dez séculos de História que me permiti manusear por entre cartas, documentos, desenhos, notas, cerzidas pelo tempo numa tapeçaria a que vulgarmente chamamos civilização.
História

Assassínio selectivo: uma história com 2500 anos /premium

De Alcibíades a Qasem Soleimani, morto pelo exército americano, este é um voo de pássaro (ou de drone) sobre a longa e mui pouco galante arte do assassínio cirúrgico.
Filosofia

Roger Scruton: um conservador para dois mundos

307
A antropologia de Scruton (1944-2020) está escorada na ideia de que há na natureza leis que são maiores do que o indivíduo e a que este se deve sujeitar, até para se cumprir como indivíduo.
História

Os nomes do que comemos: dos deuses e das fadas /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
História

A importância da História na vida de todos nós

137
Remonta ao século XIX a ideia de um museu dedicado aos Descobrimentos Portugueses, e eu acalento há mais de 40 anos o projecto de um museu a que chamo “Portugal Global”.
Polónia

Polónia pode boicotar cerimónia em Auschwitz

O presidente polaco foi impedido de discursar na cerimónia que celebra a libertação do campo de concentração. Em causa estão as recentes acusações russas ao país. Putin será o principal orador.
Obituário

Gertrude Himmelfarb (1922-2019): homenagem pessoal /premium

Foi sobre o mistério da cultura política de língua inglesa — associando liberdade e sentido de dever — que a distinta historiadora Gertrude Himmelfarb nos deixou uma obra inesquecível.
História

Os nomes do que comemos: vulgar ou mosto ardente /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Como a Peste Negra esvaziou Lisboa em 1569 /premium

190
Há 450 anos, a “Peste Grande” de Lisboa matou 50 mil pessoas. Em muitas casas, como na de António Rodrigues, da freguesia de Santiago, morreu toda a família. Foi a pior epidemia desde o século XIV.
Grupo Espírito Santo

Como “Ninita” se tornou a portuguesa mais rica /premium

Bisneta, neta, sobrinha e filha única, casada com um primo que liderou os Espírito Santo. Herdou várias fortunas mas manteve uma vida quase invisível. A saga e as fotos inéditas de Maria do Carmo.
Vladimir Putin

Polónia está preparada para guerra informativa

São declarações do governo polaco que têm como alvo as recentes acusações de Putin. A Rússia acusou a Polónia de assinar um pacto secreto com a Alemanha antes da II Guerra Mundial.
2019

Do amor a crime. 39 histórias que contámos em 2019

Como a chegada à Lua e o festival de Woodstock se viveram em Portugal. Os 50 anos do crime de Charles Manson ou do sismo que matou 13 pessoas. E Fernão de Magalhães, claro.
Comida

Marinhas: há 65 anos a fazer queijos e manteiga

7920
Há 65 anos nasceu em Esposende a primeira fábrica de laticínios certificada em Portugal. A Marinhas é uma empresa familiar, onde o queijo e a manteiga são ainda produzidos de forma 100% artesanal.
História

Os nomes do que comemos: ninfas e dragõezinhos /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Há cem anos Keynes antecipou o futuro da Europa /premium

O grau premonitório de "As Consequências Económicas da Paz" é tal que a interpretação da História e da Economia parece ciência de regra e esquadro. Carlos Maria Bobone lembra porquê.
História

Palavras, Deus e a História

Sendo rigorosos, na História, como na vida, não há Progresso nem Regresso, não há ciclos, nada se repete. Há apenas o Presente, memórias e expectativas.
História

Os nomes do que comemos: oito cornos e a maratona /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Tucídides na Arrábida

Só travando a separação entre verdade e política é possível enfrentar o domínio da política emotiva, manipuladora de paixões que substituem o pensamento deliberativo por reivindicações impositivas.
História

Os nomes do que comemos: a especiaria mais cara /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

1041
João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

245
Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

295
Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
II Guerra Mundial

Escravas sexuais usadas pelo exército japonês

643
As mulheres eram da Coreia do Sul, Taiwan, Austrália, Filipinas e Japão e os documentos agora divulgados sublinham o papel do Estado no chamado sistema de "mulheres de conforto".
História

Os nomes do que comemos: fénix e ilhas do Maluco /premium

149
As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Alemanha

Crimes nazi inseparáveis da identidade alemã

1336
É uma afirmação proferida pela chanceler alemã à saída do campo de Auschwitz- Birkenau. Merkel considera que "a homenagem digna às vítimas é uma responsabilidade que nunca poderá acabar".
Campos De Concentração

Merkel visita Auschwitz pela primeira vez 

119
A chanceler alemã, Angela Merkel, visita pela primeira vez o campo de Auschwitz-Birkenau. A chefe do governo da Alemanha é a terceira chanceler a visitar o antigo campo de concentração e extermínio.
Nostalgia

Era assim a primeira árvore de Natal em Portugal

2492
D. Fernando II trouxe um hábito da Áustria: decorar um pinheiro com frutos, velas e animais. Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena recria aquela que foi a primeira árvore de Natal em Portugal.
Nostalgia

A história da primeira árvore de Natal portuguesa

763
Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena reconstrói a primeira árvore de Natal feita em Portugal, por D. Fernando II. Tem frutos da época, velas e brinquedos por embrulhar. Veja o vídeo.
II Guerra Mundial

10 mil pessoas retiradas do centro de Turim

Mais de 10.000 pessoas que vivem no centro histórico de Turim foram retiradas da zona para uma bomba inglesa não explodida, que remonta à Segunda Guerra Mundial, poder ser desarmada.
História

O senhor que se segue no Valle de los Caídos /premium

127
Depois da trasladação de Franco para um cemitério nacional espanhol, a figura mais relevante que resta no Valle de Los Caídos é Primo de Rivera, o "Ausente". Quem é ele? Ensaio de José Luís Andrade.
Livros

"O Marquês de Pombal fez sofrer os portugueses" /premium

Porque é que um historiador americano fez um livro sobre o grande sismo que mudou a História de Portugal e da Europa? Eis a pergunta de partida para uma entrevista com o autor de “O Abismo de Fogo".
Museu dos Coches

Landau do Regicídio voltou para o Museu dos Coches

1042
A viatura onde seguiam D. Carlos e D. Luís Filipe quando foram assassinados saiu para Vila Viçosa em 2016 e regressou em julho. Foi reintegrado na exposição do Museu dos Coches no final de outubro.
Turismo

Os vencedores dos Óscares do Turismo em imagens

440
Lisboa superou Atenas, Nova Iorque e Lima. Madeira levou a melhor sobre Creta, Bali ou Maldivas. TAP bateu a British Airways e Emirates em algumas categorias. E temos o Melhor Hotel Clássico do Mundo.
Black Friday

Porque é que Black Friday se chama assim?

Black Friday é conhecida por dar nome ao dia de saldos que inaugura a temporada de compras de Natal. Existem várias teorias para a sua origem, mas será que conhece a história detrás do nome?
Coimbra

Santa Clara-a-Velha alvo de obras de recuperação

323
O projeto de recuperação, apresentado esta quinta-feira, decorre dos danos provocados pelas cheias de 2016. Edifício não será encerrado durante as obras de 18 meses, que poderão ser visitadas.
País

Livro divulga património único na Batalha

O livro "Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha" estuda um evento único em Portugal. Os artesãos que há 500 anos passaram pelo Mosteiro da Batalha deixaram incríveis grafitos nas paredes.
PREC

Marcelo evoca 25 de Novembro num almoço com Eanes

313
"Convidei o senhor Presidente Ramalho Eanes para simbolizar que o 25 de Novembro é uma data nacional", disse Marcelo, para quem a data deve ser evocada em "espírito de unidade".
Livros

O mal, a liberdade e a revolução por Hannah Arendt /premium

107
A edição recente de "Sobre a Revolução" e "Pensar sem Corrimão" levam-nos de volta ao pensamento de Hannah Arendt, pelas suas ideias inesperadas e por ser mais do que um nome mediático.
História

Os nomes do que comemos: o que é o bafo-de-dragão? /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Família Real Britânica

"The Crown". A verdadeira história de Alice

3213
Nasceu na presença da rainha Vitória, foi tratada por Freud, escondeu judeus durante o Holocausto e fundou um convento. Esta é a história da princesa Alice de Battenberg, sogra de Isabel II.
História

A História não se reduz aos momentos de glória /premium

Reconhecer que a História não se faz só de momentos gloriosos é um factor de evolução, orgulho e elevação nacional, não é uma tentativa de exercício revisionista nem um frete ao politicamente correcto
Vegetarianismo

Vegetarianos radicais portugueses de há 100 anos /premium

282
Os vegetarianos portugueses de há 100 anos eram radicais. Tinham um jornal próprio, hotéis, termas e hospitais “vegetarianos”. Alguns só comiam fruta e frutos secos.
Livros

De' Medici: “Foi terrível crescer nesta família" /premium

401
Descendente direto da mais poderosa família renascentista da Europa, Lorenzo de' Medici acaba de publicar o primeiro romance em português. Como é ser um Médicis nos dias de hoje?
Doenças Contagiosas

450 anos depois de Lisboa, a peste volta a ameaçar /premium

1662
Em 1569, Lisboa sofreu o maior surto desde a Peste Negra. Agora, a doença reemerge e ameaça. A bactéria está a tornar-se resistente a antibióticos. E há países a desenvolver armas biológicas com ela.
Livros

Teremos de viver sempre com a guerra? /premium

137
Um livro do politólogo Jonathan Holslag oferece uma panorâmica sobre 3000 anos de história e tenta compreender a razão de “um planeta que sempre ansiou pela paz não ser capaz de a preservar”.
História

The Crown: porque nos interessamos pela monarquia? /premium

233
Este domingo, dia 17, chega à Netflix a terceira temporada de The Crown, a popular série da Netflix sobre a família real inglesa. A monarquia já não é o que era mas continua a ser fascinante. Porquê?
Pintura

Paines de São Vicente vão ser restaurados

O restauro dos painéis de São Vicente, uma das mais reconhecíveis obras da pintura portuguesa, vai arrancar na primavera de 2020 pela mão de quatro conservadores de honras internacionais.
Livros

Livro retrata caras do anarquismo em Portugal

Os quatro homens "representam bastante bem as variedades de posicionamento dentro do espetro libertário-anarquista português" entre a Primeira República e o pós-25 de Abril, disse João Freire.
História

Beja. Atividades gratuitas para celebrar Mariana

No fim de semana em que decorre em Beja o congresso internacional dedicado à alegada autora das "Cartas Portuguesas", a autarquia organizou um programa aberto a todos, que inclui música e teatro.
Arte

Painéis de São Vicente vão ser restaurados

O protocolo determina que a fundação passará a ser mecenas estratégico do museu para o triénio e abrangerá o restauro da Coleção Della Robbia e dos Painéis de São Vicente.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

624
A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Religião

Generosidade da Teologia da Libertação reconhecida

O problema “é que o marxismo fomentou o ódio, ao passo que a Teologia da Libertação não fomenta o ódio para com o rico”, diz um antigo reitor do Santuário de Fátima.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
História

Os nomes do que comemos: dos feijões às ervilhas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Polémica

A trilogia moral abjeta

O problema é o das elites bem-pensantes insistirem em aprisionar o sentido da vida vivida no presente numa fórmula discursiva do passado que substitui o racional pelo místico.
30 anos Muro de Berlim

Depois de Berlim, 24 muros que separam o mundo

3720
Nos EUA, o muro que Trump quer aumentar. Na Europa, as cercas que travam refugiados. No oriente, o cimento manchado de balas e sangue. O Muro de Berlim caiu há 30 anos. Outros permanecem de pé.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

257
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
História

O perigo de uma história única /premium

O confronto de narrativas, a discussão das diferentes interpretações sobre alguns momentos da nossa história, nomeadamente os mais sombrios, não devem ser sinónimos de traição ou falta de patriotismo.
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Cultura

Cem anos, Sophia /premium

1688
Sophia detestava artificialismos e não sabia lidar com gente ardilosa. Obstinada, recusava-se a ir ao que a desinteressava, mesmo quando havia quem a quisesse homenagear ou um prémio para lhe entregar
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Politicamente Correto

A História não exige penitências

683
Pedir que um povo dê tanto espaço e atenção a actos de celebração como aos de arrependimento e penitência é próprio de gente irrealista e que quer ter uma relação sadomasoquista com a história do país
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

227
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
País

Mecenato facilita acesso a Arquivo da Inquisição

214
É um protocolo de cooperação assinado entre Portugal e o embaixador de Israel em Lisboa, que permite digitalizar e recuperar aquivos históricos sobre o judaísmo e os chamados "Arquivos da Inquisição".
Estados Unidos da América

Estados Unidos condenam massacre turco a arménios

A Câmara dos Representantes dos EUA reconheceu o mais de um milhão de arménios mortos pelo Império Otomano, durante a I Guerra Mundial, como um massacre. A Turquia já reagiu.
Música

Criado roteiro para "caminhar com José Afonso" 

“Lugares de José Afonso na geografia de Setúbal” pretende “refazer espaços e trajetos” do cantor na cidade e no concelho e está integrado nas comemorações dos 90 anos do nascimento de Zeca Afonso.
Mundo

Oceanógrafo procura aviadora Amelia Earhart

Robert Ballard é o oceanógrafo que descobriu o Titanic e está agora a tentar encontrar os restos mortais de Amelia Earhart — a primeira mulher a atravessar sozinha o Atlântico.
História

Servos do Apocalipse

627
É à difamação, tentativa de chantagem, humilhação de Portugal e dos Portugueses, que o Estado, o Governo, os Partidos, a Assembleia, o Presidente continuam a assistir com um silêncio inexplicável.
Livros

As profissões (quase) desaparecidas no Porto

313
O jornalista e investigador Germano Silva lança este sábado o livro “Porto. Profissões (quase) desaparecidas”, onde recorda antigos ofícios. Ao Observador, falou do turismo e da paixão pela cidade.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
História

Açores sofreram sismo destruidor há 497 anos

Faz 497 anos que os Açores sofreram o sismo mais devastador do arquipélago, apenas suplantado em Portugal pelo terramoto de 1755, que destruiu por completo Vila Franca do Campo.
Literatura

"Literaturas e Resistência" em Montemor-o-Novo

A terceira edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo, que integra a exposição “48 Anos de Censura em Portugal”, tem como tema “Literaturas e Resistência”. O encontro começa na quinta-feira.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
II Guerra Mundial

Bomba da II Guerra Mundial: 4 mil casas evacuadas

As autoridades italianas evacuaram as habitações de 4 mil pessoas na cidade de Bolzano. Bomba por explodir foi retirada e levada para local seguro, para ser desarmada.
História

"É importante pensar no colonialismo actual" /premium

Filho de uma belga nascida no Congo e neto de um médico que trabalhou naquela antiga colónia, Matthias de Groof estreia um documentário este domingo no Doclisboa sobre o polémico Museu de África.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

100
E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
Espaço

NASA faz primeiro passeio espacial só com mulheres

387
Já começou o primeiro passeio espacial feito só por mulheres astronautas. Nas próximas 5 a 6 horas vão sair da estação espacial internacional para arranjar uma bateria. Veja o vídeo em direto da NASA.
Conversas à Quinta

Que História querem ensinar nas nossas escolas?

3106
A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
História

Jaime Gama: nova História no 12º ano é militante

9211
O socialista, antigo presidente do Parlamento nota que o objetivo da nova disciplina opcional do secundário é mais "militante" do que científico e não aceita símbolos nacionais, heróis ou causas.
Lifestyle

Periquita: na nossa vida desde sempre

417
Castelão, Trincadeira e Aragonês, três castas tipicamente portuguesas que nos dão o fabuloso Periquita. Mas o vinho é mais do que apenas a uva que lhe dá início...
Porto

Porto: INS recorda peste e Ricardo Jorge

Instituto Nacional de Saúde, na sexta-feira e no sábado, evoca no Porto os 120 anos da organização e da Peste Bubónica. O evento pretende ainda recordar o médico Ricardo Jorge.
História

A história de 450 anos da igreja de Santa Engrácia

408
Mais conhecida como Panteão, a igreja de Santa Engrácia e o campo de Santa Clara têm uma fascinante história secular que está agora a ser contada na exposição "Os tempos do lugar".
Livros

Como Adam Smith influenciou Mario Vargas Llosa /premium

O Observador faz a pré-publicação de "O Apelo da Tribo", o livro em que Mario Vargas Llosa assina um conjunto de ensaios biográficos sobre autores que o ajudaram a traçar uma visão liberal do mundo.
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

119
No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
Porto

Porto dá primeira luz verde ao Mercado Time Out 

O projeto que prevê a construção de uma torre de 21 metros teve um parecer positivo em relação ao PIP. Segundo a Câmara, "não é o mesmo que um licenciamento". UNESCO considera construção "intrusiva".
História

1º Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica no Côa

146
O Museu do Côa vai acolher na quarta-feira o primeiro Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica. O encontro surge num momento em que se inicia a constituição da Rede Nacional de Arte Pré-Histórica.
História

Caravela Vera Cruz chegou a Sevilla

101
A caravela portuguesa Vera Cruz atracou no porto de Sevilha, largada de Setúbal e depois de uma viagem para celebrar e divulgar em Espanha os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
História

PJ apreende cartas régias dos séculos XVII e XIX

144
Documentos "de grande relevância e valor inestimável em termos históricos" continham cartas originais enviadas em nome do “Rei” a figuras ilustres de Beja. Documentos estavam na posse de particulares.
Património

Descobertas novas gravuras rupestres 

315
Os desenhos estão no Poço do Caldeirão, junto ao rio Zêzere, em Barroca, no Fundão, e mostram "a cabeça de um cavalo, um caprino e figuras geométricas".
CDS-PP

Como Freitas do Amaral perdeu as eleições de 1986 /premium

O Observador publica um excerto do terceiro volume das Memórias Políticas de Diogo Freitas do Amaral, uma análise aos resultados das presidenciais de 1986. O fundador do CDS morreu aos 78 anos.
China

O Oriente é vermelho: 70 anos da República Popular /premium

146
A 1 de outubro contam-se os 70 anos do dia em que Mao, em Beijing, proclamou a República Popular da China. Como é que a propaganda oficial tem tratado a data? Ensaio de Maria João Marques.
Sociedade

Escola Cantina Salazar requalificada "em breve"

336
A requalificação da Escola Cantina Salazar, que futuramente deverá acolher o Centro Interpretativo do Estado Novo, vai arrancar em breve, disse o presidente da Câmara de Santa Comba Dão.
Monumentos

Mosteiro da Batalha. Protocolo com templo budista

Protocolo é estabelecido com o Templo de Borobudur, localizado em Java Central, na Indonésia, e cuja construção data dos séculos VIII e IX. Objetivo é reforçar parcerias e promover turismo e cultura.
Livros

O avô "mágico" que filmou o regime /premium

Livre, desbocado, irreverente. Assim aparece Leitão de Barros numa biografia agora publicada por duas netas. O realizador que privou com Salazar era salazarista?
História

Como foi construída a catedral de Notre-Dame /premium

O Observador publica um excerto de "Notre-Dame", o livro em que Ken Follett recorda a história da catedral de Paris e a relação que o autor estabeleceu com o monumento.
História

Os nomes do que comemos: tem maçãs-do-diabo? /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Descobrimentos

Milhares assistiram a embarque na nau Vitória

Milhares de pessoas assistiram esta sexta-feira à recriação do embarque do português Fernão de Magalhães e do espanhol Juan Sebastian Elcano na nau Vitória, em Sanlucar de Barrameda, Espanha.
Óbito

Holocausto. Sobrevivente austríaco morre aos 106

540
Marko Feingold morreu na quinta-feira aos 106 anos. Passou por Auschwitz e mais três campos de concentração. Apesar da idade, ainda dava palestras e participava em conferências.
História

Fotogaleria. A viagem de Magalhães em 30 paragens

227
Há 500 anos, Fernão de Magalhães partiu para a primeira e arriscada expedição à volta do mundo. Morreu pelo caminho, mas deu novos mundos ao mundo. Conheça-os aqui.
História

“Fernão de Magalhães quis vingar-se de D. Manuel” /premium

119
Historiador e especialista nos Descobrimentos explica a importância da expedição que começou há 500 anos. E os reais motivos do navegador português.
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães /premium

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
Descobrimentos

Só a morte de Magalhães levou à circum-navegação

928
Há 500 anos, dar a volta ao mundo nunca foi um objectivo para Fernão de Magalhães. O paradoxo é que aconteceu por simples instinto de sobrevivência, desespero e desnorte de uma tripulação sem líder.
História

Quem era o português que deu a volta ao mundo? /premium

552
A educação na corte, a ambição de ser navegador, as dificuldades em ocupar um cargo superior e a glória que foi também o seu fim. Há 500 anos, Fernão de Magalhães iniciou a viagem de circum-navegação.
Conversas à Quinta

O dia em que União Soviética invadiu a Polónia

216
Todos se recordam do dia em que a Alemanha invadiu a Polónia, poucos lembram aquele em que a URSS tratou de ficar com o seu quinhão do país que Hitler e Estaline tinham secretamente dividido entre si.
Trabalho

Na I Guerra, horas a mais não aumentavam produção

172
Aproveitando dados recolhidos numa fábrica de munições em 1915, um investigador concluiu que "uma redução das horas de trabalho teria tido pouco ou quase nenhum efeito prejudicial na produção".
Arqueologia

Foi descoberto um sítio pré-histórico subaquático

951
Foram encontrados em agosto passado vários artefactos datados entre 4.000 a.C. e 3.000 a.C. e uma estrutura que está submersa. Descoberta já foi comunicada à Direção-Geral do Património Cultura.
França

Notre-Dame: erros graves expõem crianças a chumbo

Em escolas próximas de Notre-Dame, demorou-se muito (demasiado) a fazer testes de contaminação por chumbo. A exposição foi muito alta por erros graves, indica longa investigação do NYT.
História

Os nomes do que comemos: nabos e erva-dos-pardais /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Serviço Nacional de Saúde

Monumentos iluminados para celebrar SNS

236
Cristo Rei em Lisboa, edifício da Arcada em Braga e os Paços do Concelho em Coimbra vão iluminar-se com as cores da bandeira. Celebram os 40 anos do SNS.
Monumentos

Sá da Bandeira: monumento de interesse público

À distinção de Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local soma-se agora a possibilidade de o Teatro Sá da Bandeira ser considerado um monumento de interesse público.
História

Os nomes do que comemos: lobos e maçãs-insanas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Televisão

Jogos Sem Fronteiras: quem teve esta ideia genial? /premium

191
A competição foi criada em 1975, mas Portugal só entrou em 1979, há precisamente 40 anos. Hugo van der Ding recorda o programa-concurso que mudou as salas de estar portuguesas às segundas à noite.
Hotéis

PortoBay Flores: um hotel com alma quinhentista 

1090
O novo hotel de cinco estrelas do Porto ocupa um palacete do século XVI. Nas traseiras mora uma capela barroca do arquiteto Nicolau Nasoni, autor da Torre dos Clérigos e do Museu da Misericórdia.
Porto

As lendas do Porto contadas debaixo da terra

527
“Porto Legends: The Underground Experience” é o espetáculo audiovisual onde o ator Jeremy Irons e o músico Pedro Abrunhosa vão contar as lendas e os mistérios do Porto a partir do dia 26 na Alfândega.
Arqueologia

Tavira. Escavação arqueológica encontra edifícios 

118
A escavação arqueológica, que permitiu descobrir “os limites de duas edificações e a via que existia entre ambas e com direção este-oeste", além de outros materiais, vai continuar por mais dois anos.
Bragança

Escavações: fortificação ocupada desde século III

100
Os trabalhos no Castro de S. João das Arribas, no distrito de Bragança, tiveram o seu início em 2014. As escavações revelaram estruturas e objetos que situam a sua ocupação a partir do século III.
Descobrimentos

Que será feito do Museu dos Descobrimentos?

495
Os que não se envergonham da palavra e do acontecimento “Descobrimentos”, e consideram que ele merece um museu, devem unir-se e insistir com os poderes públicos para o levar por diante.
II Guerra Mundial

Eanes em cerimónia que assinala II Grande Guerra 

1725
O Presidente da república pediu a Ramalho Eanes que o representasse em Varsóvia na cerimónia que junta líderes europeus e mundiaispara assinalar os 80 anos da II Guerra Mundial.
Estilo de Vida

Há 150 anos o automóvel fez a primeira vítima 

289
Ou, pelo menos, foi aquela que ficou para a história - mas a vida da astrónoma e naturalista Mary Ward teve tanto de surpreendente quanto a sua morte.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela ao ensino da II Guerra Mundial

3120
O Presidente da República apela ao ensino da II Guerra Mundial aos jovens, assinalando o atual "recrudescer de pulsões extremistas e intolerantes" e "novas formas de populismo radical e xenófobo".
Conversas à Quinta

1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo

Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
China

China. Morreu o autor dos retratos de Mao

Poucos o conheciam. Nunca pôde assinar a sua obra e nunca o quis fazer. Foi castigado por retratar Mao só com uma orelha, mas continuou a pintar o quadro do "grande timoneiro". Morreu com 88 anos.
PS

O conteúdo do socialismo /premium

123
Deixando António Costa de lado para não lhe atribuir pensamentos que poderão não ser os dele, conheço muitos votantes PS que nutrem especial carinho pela ideia de revolução.
A página está a demorar muito tempo.