História

Pré-Publicação

A sede da PIDE e o turismo revolucionário /premium

No seu novo livro, António Araújo discute o que aconteceu à PIDE. Um dos capítulos, que o Observador pré-publica, fala sobre a transformação da sede da polícia política num destino turístico.
História

Os nomes do que comemos: dos melões aos pepinos /premium

110
Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a segunda de uma série de 5 partes.
Livros

Como os símbolos nacionais evoluíram desde 1910 /premium

135
A história, a importância e o significado dos símbolos nacionais está por contar ou por conhecer. Por isso Miguel Metelo de Seixas escreveu "Quinas e Castelos". O Observador faz a pré-publicação.
História

Os nomes do que comemos: dos limões às pêras /premium

286
Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a primeira de uma série de 5 partes.
Monumentos

Notre-Dame recebe missa no próximo fim de semana

596
Patrick Chauvet, o bispo e reitor deste templo, confirmou a novidade esta segunda-feira. Dois meses depois do grave incêndio que destruiu parte do monumento, a reabertura ao público está próxima.
Política

Vencidos da vida

636
Há 200 anos que Portugal é uma chalaça. Mas o que verdadeiramente mata Portugal é a angústia de saber que não tinha e não tem de ser assim.
Tendências

Nostalgia e futurismo: os óculos que marcam 2019

187
Há décadas que este acessório se transforma ao sabor da moda. Ora encolhe, ora aumenta. Serve de espelho, mas também revela o olhar. Prepare-se porque 2019 é o ano para abrir o baú dos óculos de sol.
II Guerra Mundial

May, Macron e Trump agradecem a veteranos

O presidente francês e a primeira-ministra britânica agradeceram aos "veteranos do Dia D" na Cerimónia de comemoração dos 75 anos do desembarque aliado na Normandia. Trump também já discursou.
História

O outro lado do desembarque na Normandia

175
A história conta que houve um dia D, de desembarque das tropas norte-americanas na Normandia, que foi preponderante para os Aliados ganharem a guerra e derrotarem Hitler. Mas nem tudo foi perfeito.
História

Líderes mundiais e atores recriaram Dia D 

Uma parada de líderes mundiais, atores e cantores celebrou esta quarta-feira os 75 anos do "Dia D" e o seu impacto na vitória das forças aliadas sobre a Alemanha nazi, em junho de 1944.
Liberalismo

Para o menino Adam Smith, uma salva de palmas!

127
Adam Smith festejaria a 5 de Junho, se fosse imortal como as suas ideias, os seus 296 anos e por certo o faria na sua linguagem moderada, humana e carregada de empatia em relação aos menos afortunados
Xadrez

Peça de xadrez comprada por 5 libras vale 1 milhão

567
Família guardava "O Homem de Xadrez", uma relíquia perdida há 200 anos. Peça é um "importante símbolo da civilização europeia" e vai ser leiloada a 2 de julho, em Londres.
Património

Évora. Cromeleque terá novo centro interpretativo

2.036
A medida tem como objetivo oferecer visitas com explicações sobre o monumento e a sua importância. Projeto quer ainda divulgar "outro património megalítico do concelho".
II Guerra Mundial

D-Day: 75 anos depois /premium

É desejável que a legítima crítica a Donald Trump não traga de volta o profundo anti-americanismo que dominou no século XX largos sectores da esquerda e da direita anti-democráticas na Europa.
História

Elisa e Marcela. O casamento há 100 anos e o Porto /premium

943
Elisa e Marcela casaram-se numa igreja em Espanha em 1901. Perseguidas pela polícia, refugiaram-se no Porto e conquistaram o apoio da população. O primeiro filme sobre elas estreia-se a 7 de junho.
Monumentos

3,8 milhões na reabilitação do Castelo de Leiria

138
O Castelo de Leiria vai ser alvo de uma reabilitação no valor de 3,8 milhões de euros, com o início das obras previsto para segunda-feira, anunciou o vereador da Cultura do município, Gonçalo Lopes.
História

António Coelho com Medalha de Mérito Cultural

O Ministério da Cultura destaca o percurso profissional e pessoal do historiador, poeta e ensaísta António Borges Coelho que vai ser distinguido na sexta-feira com a Medalha de Mérito Cultural.
História

Mêda comemora 500 anos de atribuição de foral 

254
A Câmara de Mêda vai comemorar os 500 anos da atribuição de foral por Dom Manuel I com um programa que inclui um conjunto de iniciativas que pretendem evocar um período o século XVI em Portugal.
Angola

Não haverá reconciliação sem verdade histórica /premium

400
Só o Presidente João Lourenço pode permitir a abertura dos arquivos para responder aos pedidos de explicações dos filhos e netos das vítimas da trágica repressão que se seguiu ao 27 de Maio de 1977.
Política

O caso Berardo e o regresso a Auschwitz

A psicologia de massas, manipulada pelos novos cénicos «chefes providenciais», vai transfigurando a história em mito, crendo num «admirável mundo novo», depreciando a democracia, diabolizando a Europa
Festival de Cannes

Cannes. "Avó do Death Metal" premiada 

168
Era o que faltava a Inge Ginsberg, 97 anos, sobrevivente do Holocausto, espia, letrista de Hollywood e metaleira: um prémio em Cannes. O português Pedro Henriques da Silva foi recebê-lo por ela.
História

EUA. Encontrado num rio último navio de escravos 

144
O Clotilda navegou em segredo devido à proibição da escravatura e transportou mais de 100 escravos africanos para os EUA em 1860. Foi afundado num rio há 160 anos para esconder o tráfico ilegal.
Família Real Britânica

Vitória, para lá da moral e bons costumes /premium

345
Nasceu há dois séculos e foi senhora do império em que o sol nunca se punha. Teve nove filhos e uma grande paixão pelo marido. Esteve quase 64 anos no trono britânico. Quem foi a trisavó de Isabel II?
Ciência

Vietname. Maior gruta do mundo explorada 

323
Três mergulhadores entraram pela primeira vez nos rios subterrâneos da maior gruta do mundo. Descobriram uma passagem subterrânea que a liga a uma outra gruta.
Cultura

Lisboa. Open Conventos arranca quinta-feira

232
O objetivo da iniciativa é valorizar e promover o património e a história dos conventos de Lisboa. Participantes podem fazer visitas livres ou guiadas e há ainda concertos e debates.
História

Linhas de Torres Vedras nos destinos de Napoleão

845
A Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras que inclui seis municípios aderiu à Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, passando a integrar o itinerário "Destination Napoleon".
História

Alemanha devolve padrão português à Namíbia

2.528
Diogo Cão ergueu o monumento na costa do território que hoje é a Namíbia em 1486. Reclamou para Portugal o terreno, mas tropas alemãs roubaram o padrão em 1893. Vai agora voltar à ex-colónia alemã.
Eleições Europeias

Uma herança que tem que ser levada a sério /premium

Goste-se ou não se goste dos contornos atuais da União Europeia, somos nós, cidadãos europeus, que decidimos o destino que queremos dar a esta Europa onde os nossos filhos e netos vão crescer.
Ciência

O que há no local mais profundo da Terra? Plástico

5.165
É o recorde do maior mergulho de sempre: 11 km de profundidade. No mais fundo local dos oceanos, foram encontradas novas espécies animais, mas também um saco de plástico e papéis de rebuçados.
II Guerra Mundial

Veterano da II Guerra salta de avião aos 94 anos

Setenta e cinco anos depois de quase ter perdido a vida no desembarque da Normandia, um veterano da II Guerra vai voltar a saltar de paraquedas para celebrar o Dia D. Harry Read tem 94 anos.
Arte

Jerónimos e Arte Antiga com novos diretores

Dalila Rodrigues sucede a Isabel Cruz Almeida e assume, a partir de 14 de maio, o cargo de Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. Joaquim Caetano vai passar a ser o diretor do MNAA.
Museus

Vai uma ida gratuita ao museu no próximo sábado?

519
O Dia dos Museus celebra-se no próximo sábado, 18, com entradas gratuitas em edifícios como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Ajuda e o Museu Nacional de Arte Antiga.
Livros

O "Diário de Anne Frank" original e completo 

162
Um dos livros mais importantes sobre a era do holocausto foi publicado pela primeira vez em Berlim sem correções e retoques que a autora e o pai fizeram. A nova edição inclui a versão A e B da obra.
Bibliotecas

Biblioteca Nacional celebra 1969 com exposição 

100
A exposição celebra vitórias nacionais no desporto, publicações de livros, filmes e inauguração de edifícios. A mostra resulta de uma parceria com vários museus e terá filmes e vários objetos.
Rússia

Recuperados 3 mil corpos de soldados da II Guerra

123
Estaline dizia que tinham morrido 7 milhões de soviéticos. Foram mais de 40 milhões. Cerca de 42 mil voluntários procuram corpos de soldados russos da II Guerra Mundial. Já recuperaram mais de 3 mil.
II Guerra Mundial

Afinal, quantos soviéticos morreram na II Guerra?  /premium

711
José Estaline decidiu que a grande guerra ceifou a vida a sete milhões de soviéticos. O seu sucessor Khruschov subiu o número para 20 milhões e Gorbatchov para 27 milhões. Hoje fala-se de 41 milhões.
Roma

Roma. Descoberta uma câmara secreta com 2.000 anos

3.525
Uma equipa de arqueólogos descobriu acidentalmente a câmara por baixo de uma colina junto ao Coliseu. As paredes estavam pintadas com frescos de animais e figuras mitológicas.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Educação

O professor do ano ajuda os alunos a querer saber

290
O "Global Teacher Prize Portugal" 2019 foi atribuído esta segunda-feira ao professor de história Rui Correia. Recebeu 30 mil euros para implementar um projeto educativo com base nos seus métodos.
Espanha

Mérida. 65.º Festival de Teatro tem novas estreias

Na edição deste ano, o espetáculo recebe também dança e ópera. "Dionísio" e "Antígona" são estreias, assim como a ópera "Sansão e Dalila". A organização espera receber 1.200 espetadores portugueses.
Ministério da Cultura

Governo protege Linhas de Torres Vedras 

As Linhas de Torres Vedras são estruturas militares construídas há 200 anos para defender Lisboa das invasões francesas. No local será agora proibido construir estruturas que perturbem o património.
Salazar

A aldeia modelo de Salazar pode virar museu vivo

1.273
Em causa está a colónia agrícola de Vascões, em Chã de Lamas, que foi construída nos anos 50 e é tida como sendo um exemplo perfeito do modernismo português
Holocausto

E se já houvesse Instagram no tempo do Holocausto?

Uma pai e uma filha israelitas recriaram, através de "stories" do Instagram, a história verdadeira de uma adolescente que, tal como Anne Frank, também teve um diário nos tempos da repressão nazi.
Nepal

Há uma equipa que quer limpar o Evereste

2.307
Latas, garrafas e muito plástico. Uma equipa de voluntários está a limpar a montanha mais alta do mundo e propõem-se a recolher 10.000 quilos de lixo. Também já encontraram quatro cadáveres.
Áustria

Poucos austríacos sabem o que foi o Holocausto

422
Um estudo concluiu que existe, na Áustria, um elevado grau de desconhecimento sobre o Holocausto, o que faz aumentar as preocupações sobre o crescimento do partido de extrema-direita.
Pintura

Quem foi "Mona Lisa"? /premium

295
Em 1503, um mercador encomendou um retrato da sua mulher. Nunca chegou a recebê-lo. O pintor levou-o para França, onde um roubo o tornou conhecido. Esta é a história do quadro mais famoso da História.
Ópera

Ópera censurada pelos nazis tem adaptação 

O espetáculo satírico do autor alemão Kurt Weill foi censurado em 1927 depois de se ter tornado popular na época. Contava a história do assassinato de um imperador. A peça foi agora adaptada.
História

Wenceslau de Moraes: o nosso homem no Japão /premium

É pela pena deslumbrada deste antigo oficial da Marinha que temos os melhores retratos em português do Japão oitocentista. Foi ele o grande relator do Oriente, depois de uma transformação inesperada.
Japão

Japão. Arroz, espadas e outras tradições imperiais /premium

147
O velho imperador Akihito sai de cena e dá lugar ao filho mais velho. Cerimónias vão durar mais de um ano. No país do sol nascente as tradições milenares misturam-se com novos hábitos.
Monumentos

Elvas. Município reabilita Aqueduto da Amoreira 

679
As obras devem começar em 2020 e a primeira fase visa conservar apenas uma pequena parte do aqueduto. Segundo o presidente do município, não existem fundos para o restauro total do monumento.
Japão

Imperador japonês Akihito abdica do trono

273
O Japão entra no ano 1 da nova era imperial "Reiwa". Após três décadas sob o império do japonês Akihito, o imperador abdica, pela primeira vez em dois séculos, em favor do filho mais velho, Naruhito.
Celebridades

As princesas da família imperial japonesa /premium

Resumimos a desafiante e discreta vida das principais figuras femininas da família imperial japonesa, em tempos de mudança no trono de Crisântemo e de um isolamento que insiste em marcar terreno.
Negócios

Os 158 anos da retrosaria Casa Reis

104
Nasceu com o nome "Tem Tudo". E além da variedade de tecidos, teve uma bomba de gasolina durante mais de 40 anos. O gerente conta que ali se terá hasteado a primeira bandeira de Portugal republicano.
Monumentos

A Restauração defenestrada

194
Eis-nos chegados à humilhação máxima: ver retornar ao Palácio da Independência a mesma tribo dos o escaqueiraram no PREC. A génese da SHIP (o seu ADN, como hoje se diz) parece esquecida.
História

A vida íntima de Leonardo Da Vinci para lá da obra /premium

560
Há 500 anos, a 2 de Maio de 1519, morria Leonardo Da Vinci, o homem que se converteu no arquétipo do “Homem da Renascença”, mas que também foi vítima da sua curiosidade omnívora e insaciável.
Crítica de Livros

O inverno de Paris é o mais cruel

"As Moscas de Outono" é a história do declínio dos Karine, uma família russa apanhada pela Revolução. O romance, um relato belo e comovente, foi escrito por quem sentiu na pele as dores da guerra.
Família Real Britânica

As obras, e os tesouros, de Buckingham 

Acredita-se que poderão ser encontrados autênticos tesouros com interesse arqueológico durante aquela que é a maior intervenção de fundo na residência oficial de Isabel II desde o pós-guerra.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

1.182
É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
25 de Abril

Os generais de Abril /premium

796
Os capitães foram fundamentais para fazer o 25 de Abril, mas a revolução precisou dos generais para acontecer e a sua história também precisa deles para fazer sentido. Um ensaio de Rui Ramos.
Música

Como da guerra se fez música para salvar as almas /premium

"Himmelsmusik", de Cristina Pluhar e L’Arpeggiata, são 75 minutos de música celestial, parte dela composta enquanto a Alemanha estava mergulhada no inferno da Guerra dos 30 Anos.
Livros

A anti-nazi com um amor entre Salazar e De Gaulle /premium

As histórias de portugueses desconhecidos que lutaram contra o nazismo fazem o livro "A Sombra dos Heróis", de José Manuel Barata-Feyo. O Observador faz a publicação de um excerto.
História

Site reúne cartas de figuras históricas

541
Fidel tinha 12 anos quando escreveu ao Presidente dos EUA: "Se puder, dê-me uma nota de dez dólares americanos". Esta e outras cartas originais podem ser lidas na íntegra em Letters of Note.
Conversas à Quinta

Como o primeiro fascismo nasceu há 100 anos

259
Foi há 100 anos em Milão e a reunião só mereceu uma breve nota no diário da cidade. Mas três anos e meio depois Mussolini tomava ao poder, ele que fora um socialista radical e revolucionário

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)