História

Cultura

Coimbra quer acolher espólio de Louzã Henriques

Câmara de Coimbra vai retomar negociações com a família de Louzã Henriques para acolher e divulgar os espólios que o médico e etnólogo reuniu ao logo da vida, dentre eles instrumentos musicais.
Turquia

Turquia. Cidade com 12 mil anos vai ficar submersa

Hasankeyf foi edificada há 12 mil anos nas margens do Tigre. Apesar dos protestos e das organizações de defesa do património, a construção da barragem avançou. Cidade pode ficar submersa em breve.
História

Alasca. Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos

O marinheiro russo Anatoliy Botsanenko tinha 36 anos quando, a bordo do Sulak, em plena Guerra Fria, mandou uma mensagem ao mar. Agora encontraram a garrafa na costa e o autor foi localizado.
Livros

O Homem: presunçoso, casmurro e pouco esperto /premium

165
"Humanos", de Tom Phillips, propõe uma visão invulgar da História da Humanidade, que dá relevo não às grandes realizações, mas à “nossa notável tendência para lixar tudo”.
Relações Internacionais

Brasil. Côa Parque faz protocolos com instituições

487
A Fundação Côa Parque assinou protocolos de cooperação com instituições culturais e científicas do Brasil, para promover a partilha de conhecimentos técnico-científicos, entre os seus membros.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

752
Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Monumentos

Paris. Caíram pedras do teto da Notre-Dame

Paris teve temperatura recorde de 42,6º C no final de julho e o calor secou o betão que mantinha as pedras no teto. Danos não são graves, mas monumento continua em risco.
Paris

Notre-Dame. Remoção do chumbo vai ser demorada 

Centenas de toneladas de chumbo foram derramadas ou dispersas em partículas. Os trabalhos envolvem um total de 10 mil metros quadrados. Envenenamento por chumbo pode afetar principalmente crianças.
Greve

"Nem um passo atrás!": de Estaline aos motoristas

568
Os motoristas em greve gritam "nem um passo atrás!" em Aveiras, mas essas palavras tiveram origem na Moscovo de 1942. O lema serviu para proibir deserções em combate contra as tropas nazis.
Viana do Castelo

Prédio Coutinho. Há 17 anos para ser um mercado /premium

115
Por causa do prédio Coutinho, Viana já teve três mercados. O primeiro foi demolido para construir o edifício. O segundo foi demolido para realojar os moradores. O terceiro é temporário há 17 anos.
História

Os zombies que há 50 anos Manson tornou assassinos /premium

465
Manson, o menino com vergonha da mãe, entrou no crime aos 9 anos. Depois dos 30 tinha um culto com sexo e drogas livres. E levou adolescentes hipnotizados a cometeram a chacina que marcou Hollywood.
Monumentos

Cromeleque dos Almendres terá plano de salvaguarda

255
O Cromeleque dos Almendres, um dos mais relevantes do megalitismo europeu. A Câmara de Évora pretende "definir medidas e intervenções que devem ser tomadas para garantir a preservação e o acesso".
Bélgica

Ponte medieval desmontada por causa de cruzeiros

2.464
Pont des Trous, do século XIII, é uma das últimas pontes militares do mundo. Estrutura está a ser derrubada para reconstruir com arcos que permitam passar barcos maiores. Veja as fotos.
História

Lisboa. Galerias Romanas abertas todo o ano

173
Por enquanto, o espaço mantém-se aberto apenas duas vezes por ano. Câmara de Lisboa anuncia que abertura permanente ao público começa no fim de 2020. Será ainda criado um centro interpretativo.
Brasil

Nesta cidade, foi Pinzón quem descobriu o Brasil

3.814
Em Cabo de Santo Agostinho ensina-se às crianças que foi o espanhol Pinzón quem descobriu o Brasil, contrariando a versão lecionada na maioria das escolas, de que foi o português Álvares Cabral.
Livros

Attenborough: a História dos animais é a do Homem /premium

A publicação de "Aventuras de um Jovem Naturalista" não é importante apenas por contar histórias da estrela da "televisão-animal": lembra-nos que entre animais e homens há elos impossíveis de ignorar.
Música

10 canções para lembrar José Afonso

1.614
Numa altura em que se assinalam 90 anos do seu nascimento — em agosto de 1929 —, recordamos o percurso do autor de "Grândola, Vila Morena" em outras dez canções.
Escravatura

E então os factos? Réplica a Francisco Bethencourt

139
É uma maçada quando a ideologia se agiganta, extravasa e condiciona o que devia ser o principal métier do historiador, isto é, a fria análise de factos e argumentos.
Arqueologia

Londres. Encontrada "caneta" romana com uma piada 

641
O utensílio de escrita data de 70 d.C e foi oferecido como lembrança. Objetos como este são raros e a mensagem humorística que tem inscrito torna este um exemplar único.
TVI

António Pedro Vasconcelos prepara nova série

O realizador António Pedro Vasconcelos está a preparar uma série de ficção sobre o exílio de Gungunhana, o último imperador de Gaza (Moçambique), nos Açores, entre 1896 e 1906.
Cultura

Malaca. Museu português degradado precisa de apoio

2.128
O responsável do museu do Bairro Português em Malaca está desapontado com Portugal por não ajudar na remodelação do espaço degradado que preserva o legado português com mais de 500 anos.
Ministério da Defesa

Turismo militar é nova aposta do Governo

399
Programa "Turismo Militar" inclui mais de 200 castelos, fortalezas e faróis. Gomes Cravinho diz que "História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal". Objetivo é dinamizar o país.
Monumentos

Calor na Europa ameaça estrutura da Notre Dame

Arquiteto francês diz que pedras da catedral ainda estão saturadas pela água usada para apagar o incêndio. Com as altas temperaturas, podem secar muito rapidamente e levar à queda da abóbada.
Livros

O que nos leva a querer construir muros? /premium

143
Da Muralha de Adriano ao muro que Trump prometeu erguer na fronteira México-EUA, o livro "A era dos muros" examina a tendência crescente para as nações quererem manter estrangeiros à distância.
Lua

Chegada à Lua. 17 histórias que talvez não conheça /premium

1.102
Tantas fotos e registos públicos. Mas será que sabemos o suficiente sobre o dia 20 de julho de 1969? Três homens fizeram História, mas há ainda muitas alíneas por revelar. Mesmo 50 anos depois.
Diplomacia

Desfile em Londres comemora aliança Luso-Britânica

Capela da Rainha do Palácio de Saint James, que foi usada pela portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei inglês Carlos II no século XVII, vai celebrar uma missa especial.
Estilo de Vida

Monumental: um histórico em busca do século XXI /premium

140
Obras arrancam em breve e muitos detalhes estão sob segredo. Conheça o passado, presente e futuro deste prédio icónico da zona do Saldanha.
Cultura

DGPC adquire peças pertencentes ao rei D.Miguel

1.533
A Direção-Geral do Património Cultural adquiriu, para o Palácio Nacional da Ajuda, uma espada, uma insígnia, um conjunto de talheres de prata e um retrato que pertenceram ao rei D. Miguel.
Sociedade

Descoberto autor de carta em garrafa com 50 anos

Foi escrita em 1969 do alto mar e encontrada agora por rapaz australiano. Dois dias depois de a história correr mundo, sabe-se quem a escreveu: um migrante inglês de 13 anos que está... em alto mar.
Monumentos

Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de “fogo” terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril. Mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da catedral.
Livros

De Ptolemeu ao Google: os mapas e a visão do mundo /premium

"História do mundo em 12 mapas", de Jerry Brotton, oferece uma panorâmica da evolução dos mapas ao longo de quase dois milénios, que é também uma história do olhar da humanidade sobre o mundo.
Séries

"O objetivo final de Gil y Gil era ser adorado" /premium

Histórico presidente do Atlético de Madrid, Jesús Gil y Gil também foi um político controverso. “O Pioneiro”, minissérie documental da HBO, recorda essa face do espanhol. Falámos com um dos criadores.
Livros

CIA e KGB: as superpotências da espionagem /premium

125
No segundo volume da história dos espiões, Christopher Andrew percorre o período entre a Primeira Guerra Mundial e a atualidade. O Observador faz a pré-publicação do novo livro.
História

Os nomes do que comemos: abóboras e narco-alfaces /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Energia Nuclear

O submarino nuclear cem vezes pior que Chernobyl

698
Radiação deste submarino nuclear é oitocentas mil vezes maior do que o normal, mas especialistas dizem que não é caso para alarme, porque é diluída nas águas do mar Ártico.
Livros

As cartas que Gulbenkian escreveu ao neto /premium

Em plena Segunda Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian responsabiliza-se pela educação do neto, Mikaël. O Observador faz a pré-publicação do livro que reúne a correspondência trocada entre ambos.
Política Científica

FCT propõe-se excluir Centro de História Religiosa

116
Mais inquietante é que os relatórios dos painéis referem «registos» a que não se tem acesso, o que sugere a existência de uma avaliação secreta, por trás daquela que é divulgada. É preciso esclarecer.
História

Descoberto o mais antigo Homo sapiens não africano

375
‘Apidima 1’, como foi batizado é “mais antigo do que qualquer outro espécime encontrado fora de África”. Tem 210 mil anos e antecipa em mais de 150 mil anos a chegada da espécie à Europa.
Óbito

A história de João Gilberto em 13 canções /premium

2.501
"Chega de Saudade" foi mote para o nascimento e popularização da bossa nova, as versões com Stan Getz a confirmação de que era mesmo estrela, também nos EUA. 88 anos resumidos em 13 canções.
Monumentos

Fotogaleria. Os 17 locais distinguidos pela UNESCO

182
Da Torre de Belém à paisagem de Sintra, do Porto à Ilha do Pico. São desde domingo 17 os locais nacionais classificados pela UNESCO como Património Mundial. Veja-os, ou reveja-os, aqui.
Monumentos

Palácio de Mafra e Bom Jesus na lista da UNESCO

13.599
Os dois monumentos foram distinguidos este domingo durante a reunião do comité da UNESCO que acontece em Baku, no Azerbaijão. Portugal conta já com 17 locais classificados em território nacional.
Livros

"Da Vinci guardou a Mona Lisa até morrer"

465
Com 700 páginas, a biografia escrita por Walter Isaacson descreve ao pormenor os cadernos daquele que é, para ele, o génio mais criativo de todos os tempos. E porquê? Porque nunca parou de questionar.
História

Os nomes do que comemos: cerejas, maçãs e bruxas

Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a última de uma série de 5 partes.
Museus

Gulbenkian celebra 150 anos do fundador

"O Gosto pela Arte Islâmica" é o título da exposição que visa celebrar os 150 anos do fundador, e que vai estar desde 12 de julho até 7 de outubro na galeria principal da Fundação Gulbenkian.
Leilões

Busto de Tutankamon leiloado sob protesto do Egito

357
O Egito afirma que a escultura foi roubada há quarenta anos. A casa de leilões que fez a venda diz que a peça nunca esteve sob investigação. Comprador anónimo arrecadou peça por 5 milhões de euros.
Rádio Observador

A história dos mais curiosos insultos portugueses

Sérgio Luís de Carvalho, autor do "Dicionário de Insultos", explica que não reuniu "um rol de palavrões". O livro explica o significado e origem histórica de 600 expressões insultuosas portuguesas.
Política

O paradoxo de Franco Nogueira e a crise da direita

614
A sua passagem do patriotismo liberal ao nacionalismo realista em função da própria evolução da questão nacional pode servir de tema de reflexão e caminho de esclarecimento no momento actual político.
Pessoas

Morreu o historiador António Manuel Hespanha

175
O historiador António Manuel Hespanha morreu aos 74 anos em Lisboa. O historiador morreu esta segunda-feira à tarde, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, na sequência de um cancro no cólon.
Livros

Como a autodestruição alimentou Hitler até ao fim /premium

105
"No Bunker de Hitler" é o livro de Joachim Fest que chega às livrarias no dia 2. O Observador faz a pré-publicação de um excerto que revela como a vontade do líder nazi o conduziu ao seu ato final.
II Guerra Mundial

Odette, a espia mais condecorada do Reino Unido

199
A estafeta de um circuito de espionagem aliado no sul de França sobreviveu à fome, à Gestapo e ao campo de concentração de Ravensbrück. E só morreu aos 82 anos, na companhia do 3.º marido.
História

Os nomes do que comemos: ratos e bagas peludas /premium

Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a quarta de uma série de 5 partes.
Crónica

História extraordinária /premium

Devemos basear as nossas políticas públicas em estudos bem cimentados, com avaliações frequentes, aprendendo da própria experiência e da alheia, e não em utopias, em mitos ou em ideologias caducas.
Monumentos

Anta Grande do Zambujeiro em "risco de colapso"

A "maior anta de Portugal e da Península Ibérica" está em "estado de abandono e de grande degradação" segundo o vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
11 de Setembro

Casal encontra fotos inéditas do 11 de setembro

180
Um casal de arquivistas descobriu 2.400 fotos nunca antes vistas do pós-11 de setembro. Estavam perdidas numa venda de garagem e foram recuperadas. Imagens mostram limpeza dos destroços.
Observador

João Miguel Tavares e Rui Ramos juntos na rádio

Um é jornalista, o outro é historiador. Para falar de história a propósito da actualidade, vão estar na Rádio Observador, todas as quartas depois das 13h, com "E o resto é História".
Ministério da Cultura

Barreiro. Inaugurado novo Centro de Documentação

O novo centro é composto por coleções de fotografias e desenhos desde o século XIX até à atualidade. Espaço procura recordar a história dos Descobrimentos e as naus que foram construídas no Barreiro.
História

Brinquedos de Valongo contam história de Portugal

308
Em 1916 transformou sobras de chapa em alianças e gaitas. Isso originou um negócio em Alfena, Valongo, que através do brinquedo conta parte da história de Portugal dos últimos 100 anos.
Livros

O agente duplo que evitou uma paranoia nuclear /premium

290
"O Espião e o Traidor" é o livro de Ben Macintyre que conta a história de Oleg Gordievsky, o agente secreto soviético que passava informação para o MI6. O Observador faz a pré-publicação.
História

Os nomes do que comemos: maçãs e sicofantas /premium

Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a terceira de uma série de 5 partes.
Monumentos

China. Os primeiros homens a percorrer a muralha

269
Dong, Wu e Zhang passaram 17 meses a percorrer uma das secções da muralha. Foram registando os estragos e escreveram um livro. A expedição tornou-se numa causa de sensibilização.
História

A carroça com asas que ia levar o Homem à Lua

118
Há 400 anos, um dos fundadores da Royal Society quis ir à Lua a bordo de uma carroça com asas. A fome não era problema porque não haveria gravidade. Não tardou até a ciência lhe travar os planos.
Património

Viana. Ponte Eiffel será património nacional

732
A ponte Eiffel, em Viana do Castelo, entrou em processo de classificação como imóvel de interesse nacional. Ponte é património da cidade e constitui um símbolo da arquitetura do ferro do séc. XIX.
Pré-Publicação

A sede da PIDE e o turismo revolucionário /premium

271
No seu novo livro, António Araújo discute o que aconteceu à PIDE. Um dos capítulos, que o Observador pré-publica, fala sobre a transformação da sede da polícia política num destino turístico.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)