História
História

Os nomes do que comemos: a especiaria mais cara /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

1041
João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

245
Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

295
Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
II Guerra Mundial

Escravas sexuais usadas pelo exército japonês

643
As mulheres eram da Coreia do Sul, Taiwan, Austrália, Filipinas e Japão e os documentos agora divulgados sublinham o papel do Estado no chamado sistema de "mulheres de conforto".
História

Os nomes do que comemos: fénix e ilhas do Maluco /premium

149
As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Alemanha

Crimes nazi inseparáveis da identidade alemã

1336
É uma afirmação proferida pela chanceler alemã à saída do campo de Auschwitz- Birkenau. Merkel considera que "a homenagem digna às vítimas é uma responsabilidade que nunca poderá acabar".
Campos De Concentração

Merkel visita Auschwitz pela primeira vez 

119
A chanceler alemã, Angela Merkel, visita pela primeira vez o campo de Auschwitz-Birkenau. A chefe do governo da Alemanha é a terceira chanceler a visitar o antigo campo de concentração e extermínio.
Nostalgia

Era assim a primeira árvore de Natal em Portugal

2492
D. Fernando II trouxe um hábito da Áustria: decorar um pinheiro com frutos, velas e animais. Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena recria aquela que foi a primeira árvore de Natal em Portugal.
Nostalgia

A história da primeira árvore de Natal portuguesa

763
Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena reconstrói a primeira árvore de Natal feita em Portugal, por D. Fernando II. Tem frutos da época, velas e brinquedos por embrulhar. Veja o vídeo.
II Guerra Mundial

10 mil pessoas retiradas do centro de Turim

Mais de 10.000 pessoas que vivem no centro histórico de Turim foram retiradas da zona para uma bomba inglesa não explodida, que remonta à Segunda Guerra Mundial, poder ser desarmada.
História

O senhor que se segue no Valle de los Caídos /premium

127
Depois da trasladação de Franco para um cemitério nacional espanhol, a figura mais relevante que resta no Valle de Los Caídos é Primo de Rivera, o "Ausente". Quem é ele? Ensaio de José Luís Andrade.
Livros

"O Marquês de Pombal fez sofrer os portugueses" /premium

Porque é que um historiador americano fez um livro sobre o grande sismo que mudou a História de Portugal e da Europa? Eis a pergunta de partida para uma entrevista com o autor de “O Abismo de Fogo".
Museu dos Coches

Landau do Regicídio voltou para o Museu dos Coches

1042
A viatura onde seguiam D. Carlos e D. Luís Filipe quando foram assassinados saiu para Vila Viçosa em 2016 e regressou em julho. Foi reintegrado na exposição do Museu dos Coches no final de outubro.
Turismo

Os vencedores dos Óscares do Turismo em imagens

440
Lisboa superou Atenas, Nova Iorque e Lima. Madeira levou a melhor sobre Creta, Bali ou Maldivas. TAP bateu a British Airways e Emirates em algumas categorias. E temos o Melhor Hotel Clássico do Mundo.
Black Friday

Porque é que Black Friday se chama assim?

Black Friday é conhecida por dar nome ao dia de saldos que inaugura a temporada de compras de Natal. Existem várias teorias para a sua origem, mas será que conhece a história detrás do nome?
Coimbra

Santa Clara-a-Velha alvo de obras de recuperação

323
O projeto de recuperação, apresentado esta quinta-feira, decorre dos danos provocados pelas cheias de 2016. Edifício não será encerrado durante as obras de 18 meses, que poderão ser visitadas.
País

Livro divulga património único na Batalha

O livro "Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha" estuda um evento único em Portugal. Os artesãos que há 500 anos passaram pelo Mosteiro da Batalha deixaram incríveis grafitos nas paredes.
PREC

Marcelo evoca 25 de Novembro num almoço com Eanes

313
"Convidei o senhor Presidente Ramalho Eanes para simbolizar que o 25 de Novembro é uma data nacional", disse Marcelo, para quem a data deve ser evocada em "espírito de unidade".
Livros

O mal, a liberdade e a revolução por Hannah Arendt /premium

107
A edição recente de "Sobre a Revolução" e "Pensar sem Corrimão" levam-nos de volta ao pensamento de Hannah Arendt, pelas suas ideias inesperadas e por ser mais do que um nome mediático.
História

Os nomes do que comemos: o que é o bafo-de-dragão? /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Família Real Britânica

"The Crown". A verdadeira história de Alice

3213
Nasceu na presença da rainha Vitória, foi tratada por Freud, escondeu judeus durante o Holocausto e fundou um convento. Esta é a história da princesa Alice de Battenberg, sogra de Isabel II.
História

A História não se reduz aos momentos de glória /premium

Reconhecer que a História não se faz só de momentos gloriosos é um factor de evolução, orgulho e elevação nacional, não é uma tentativa de exercício revisionista nem um frete ao politicamente correcto
Vegetarianismo

Vegetarianos radicais portugueses de há 100 anos /premium

282
Os vegetarianos portugueses de há 100 anos eram radicais. Tinham um jornal próprio, hotéis, termas e hospitais “vegetarianos”. Alguns só comiam fruta e frutos secos.
Livros

De' Medici: “Foi terrível crescer nesta família" /premium

401
Descendente direto da mais poderosa família renascentista da Europa, Lorenzo de' Medici acaba de publicar o primeiro romance em português. Como é ser um Médicis nos dias de hoje?
Doenças Contagiosas

450 anos depois de Lisboa, a peste volta a ameaçar /premium

1662
Em 1569, Lisboa sofreu o maior surto desde a Peste Negra. Agora, a doença reemerge e ameaça. A bactéria está a tornar-se resistente a antibióticos. E há países a desenvolver armas biológicas com ela.
Livros

Teremos de viver sempre com a guerra? /premium

137
Um livro do politólogo Jonathan Holslag oferece uma panorâmica sobre 3000 anos de história e tenta compreender a razão de “um planeta que sempre ansiou pela paz não ser capaz de a preservar”.
História

The Crown: porque nos interessamos pela monarquia? /premium

233
Este domingo, dia 17, chega à Netflix a terceira temporada de The Crown, a popular série da Netflix sobre a família real inglesa. A monarquia já não é o que era mas continua a ser fascinante. Porquê?
Pintura

Paines de São Vicente vão ser restaurados

O restauro dos painéis de São Vicente, uma das mais reconhecíveis obras da pintura portuguesa, vai arrancar na primavera de 2020 pela mão de quatro conservadores de honras internacionais.
Livros

Livro retrata caras do anarquismo em Portugal

Os quatro homens "representam bastante bem as variedades de posicionamento dentro do espetro libertário-anarquista português" entre a Primeira República e o pós-25 de Abril, disse João Freire.
História

Beja. Atividades gratuitas para celebrar Mariana

No fim de semana em que decorre em Beja o congresso internacional dedicado à alegada autora das "Cartas Portuguesas", a autarquia organizou um programa aberto a todos, que inclui música e teatro.
Arte

Painéis de São Vicente vão ser restaurados

O protocolo determina que a fundação passará a ser mecenas estratégico do museu para o triénio e abrangerá o restauro da Coleção Della Robbia e dos Painéis de São Vicente.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

624
A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Religião

Generosidade da Teologia da Libertação reconhecida

O problema “é que o marxismo fomentou o ódio, ao passo que a Teologia da Libertação não fomenta o ódio para com o rico”, diz um antigo reitor do Santuário de Fátima.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
História

Os nomes do que comemos: dos feijões às ervilhas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Polémica

A trilogia moral abjeta

O problema é o das elites bem-pensantes insistirem em aprisionar o sentido da vida vivida no presente numa fórmula discursiva do passado que substitui o racional pelo místico.
30 anos Muro de Berlim

Depois de Berlim, 24 muros que separam o mundo

3720
Nos EUA, o muro que Trump quer aumentar. Na Europa, as cercas que travam refugiados. No oriente, o cimento manchado de balas e sangue. O Muro de Berlim caiu há 30 anos. Outros permanecem de pé.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

257
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
História

O perigo de uma história única /premium

O confronto de narrativas, a discussão das diferentes interpretações sobre alguns momentos da nossa história, nomeadamente os mais sombrios, não devem ser sinónimos de traição ou falta de patriotismo.
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Cultura

Cem anos, Sophia /premium

1688
Sophia detestava artificialismos e não sabia lidar com gente ardilosa. Obstinada, recusava-se a ir ao que a desinteressava, mesmo quando havia quem a quisesse homenagear ou um prémio para lhe entregar
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Politicamente Correto

A História não exige penitências

683
Pedir que um povo dê tanto espaço e atenção a actos de celebração como aos de arrependimento e penitência é próprio de gente irrealista e que quer ter uma relação sadomasoquista com a história do país
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

227
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
País

Mecenato facilita acesso a Arquivo da Inquisição

214
É um protocolo de cooperação assinado entre Portugal e o embaixador de Israel em Lisboa, que permite digitalizar e recuperar aquivos históricos sobre o judaísmo e os chamados "Arquivos da Inquisição".
Estados Unidos da América

Estados Unidos condenam massacre turco a arménios

A Câmara dos Representantes dos EUA reconheceu o mais de um milhão de arménios mortos pelo Império Otomano, durante a I Guerra Mundial, como um massacre. A Turquia já reagiu.
Música

Criado roteiro para "caminhar com José Afonso" 

“Lugares de José Afonso na geografia de Setúbal” pretende “refazer espaços e trajetos” do cantor na cidade e no concelho e está integrado nas comemorações dos 90 anos do nascimento de Zeca Afonso.
Mundo

Oceanógrafo procura aviadora Amelia Earhart

Robert Ballard é o oceanógrafo que descobriu o Titanic e está agora a tentar encontrar os restos mortais de Amelia Earhart — a primeira mulher a atravessar sozinha o Atlântico.
História

Servos do Apocalipse

627
É à difamação, tentativa de chantagem, humilhação de Portugal e dos Portugueses, que o Estado, o Governo, os Partidos, a Assembleia, o Presidente continuam a assistir com um silêncio inexplicável.
Livros

As profissões (quase) desaparecidas no Porto

313
O jornalista e investigador Germano Silva lança este sábado o livro “Porto. Profissões (quase) desaparecidas”, onde recorda antigos ofícios. Ao Observador, falou do turismo e da paixão pela cidade.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
História

Açores sofreram sismo destruidor há 497 anos

Faz 497 anos que os Açores sofreram o sismo mais devastador do arquipélago, apenas suplantado em Portugal pelo terramoto de 1755, que destruiu por completo Vila Franca do Campo.
Literatura

"Literaturas e Resistência" em Montemor-o-Novo

A terceira edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo, que integra a exposição “48 Anos de Censura em Portugal”, tem como tema “Literaturas e Resistência”. O encontro começa na quinta-feira.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
II Guerra Mundial

Bomba da II Guerra Mundial: 4 mil casas evacuadas

As autoridades italianas evacuaram as habitações de 4 mil pessoas na cidade de Bolzano. Bomba por explodir foi retirada e levada para local seguro, para ser desarmada.
História

"É importante pensar no colonialismo actual" /premium

Filho de uma belga nascida no Congo e neto de um médico que trabalhou naquela antiga colónia, Matthias de Groof estreia um documentário este domingo no Doclisboa sobre o polémico Museu de África.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

100
E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
Espaço

NASA faz primeiro passeio espacial só com mulheres

387
Já começou o primeiro passeio espacial feito só por mulheres astronautas. Nas próximas 5 a 6 horas vão sair da estação espacial internacional para arranjar uma bateria. Veja o vídeo em direto da NASA.
Conversas à Quinta

Que História querem ensinar nas nossas escolas?

3106
A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
História

Jaime Gama: nova História no 12º ano é militante

9211
O socialista, antigo presidente do Parlamento nota que o objetivo da nova disciplina opcional do secundário é mais "militante" do que científico e não aceita símbolos nacionais, heróis ou causas.
Lifestyle

Periquita: na nossa vida desde sempre

417
Castelão, Trincadeira e Aragonês, três castas tipicamente portuguesas que nos dão o fabuloso Periquita. Mas o vinho é mais do que apenas a uva que lhe dá início...
Porto

Porto: INS recorda peste e Ricardo Jorge

Instituto Nacional de Saúde, na sexta-feira e no sábado, evoca no Porto os 120 anos da organização e da Peste Bubónica. O evento pretende ainda recordar o médico Ricardo Jorge.
História

A história de 450 anos da igreja de Santa Engrácia

408
Mais conhecida como Panteão, a igreja de Santa Engrácia e o campo de Santa Clara têm uma fascinante história secular que está agora a ser contada na exposição "Os tempos do lugar".
Livros

Como Adam Smith influenciou Mario Vargas Llosa /premium

O Observador faz a pré-publicação de "O Apelo da Tribo", o livro em que Mario Vargas Llosa assina um conjunto de ensaios biográficos sobre autores que o ajudaram a traçar uma visão liberal do mundo.
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

119
No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
Porto

Porto dá primeira luz verde ao Mercado Time Out 

O projeto que prevê a construção de uma torre de 21 metros teve um parecer positivo em relação ao PIP. Segundo a Câmara, "não é o mesmo que um licenciamento". UNESCO considera construção "intrusiva".
História

1º Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica no Côa

146
O Museu do Côa vai acolher na quarta-feira o primeiro Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica. O encontro surge num momento em que se inicia a constituição da Rede Nacional de Arte Pré-Histórica.
História

Caravela Vera Cruz chegou a Sevilla

101
A caravela portuguesa Vera Cruz atracou no porto de Sevilha, largada de Setúbal e depois de uma viagem para celebrar e divulgar em Espanha os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
História

PJ apreende cartas régias dos séculos XVII e XIX

144
Documentos "de grande relevância e valor inestimável em termos históricos" continham cartas originais enviadas em nome do “Rei” a figuras ilustres de Beja. Documentos estavam na posse de particulares.
Património

Descobertas novas gravuras rupestres 

315
Os desenhos estão no Poço do Caldeirão, junto ao rio Zêzere, em Barroca, no Fundão, e mostram "a cabeça de um cavalo, um caprino e figuras geométricas".
CDS-PP

Como Freitas do Amaral perdeu as eleições de 1986 /premium

O Observador publica um excerto do terceiro volume das Memórias Políticas de Diogo Freitas do Amaral, uma análise aos resultados das presidenciais de 1986. O fundador do CDS morreu aos 78 anos.
China

O Oriente é vermelho: 70 anos da República Popular /premium

146
A 1 de outubro contam-se os 70 anos do dia em que Mao, em Beijing, proclamou a República Popular da China. Como é que a propaganda oficial tem tratado a data? Ensaio de Maria João Marques.
Sociedade

Escola Cantina Salazar requalificada "em breve"

336
A requalificação da Escola Cantina Salazar, que futuramente deverá acolher o Centro Interpretativo do Estado Novo, vai arrancar em breve, disse o presidente da Câmara de Santa Comba Dão.
Monumentos

Mosteiro da Batalha. Protocolo com templo budista

Protocolo é estabelecido com o Templo de Borobudur, localizado em Java Central, na Indonésia, e cuja construção data dos séculos VIII e IX. Objetivo é reforçar parcerias e promover turismo e cultura.
Livros

O avô "mágico" que filmou o regime /premium

Livre, desbocado, irreverente. Assim aparece Leitão de Barros numa biografia agora publicada por duas netas. O realizador que privou com Salazar era salazarista?
História

Como foi construída a catedral de Notre-Dame /premium

O Observador publica um excerto de "Notre-Dame", o livro em que Ken Follett recorda a história da catedral de Paris e a relação que o autor estabeleceu com o monumento.
História

Os nomes do que comemos: tem maçãs-do-diabo? /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Descobrimentos

Milhares assistiram a embarque na nau Vitória

Milhares de pessoas assistiram esta sexta-feira à recriação do embarque do português Fernão de Magalhães e do espanhol Juan Sebastian Elcano na nau Vitória, em Sanlucar de Barrameda, Espanha.
Óbito

Holocausto. Sobrevivente austríaco morre aos 106

540
Marko Feingold morreu na quinta-feira aos 106 anos. Passou por Auschwitz e mais três campos de concentração. Apesar da idade, ainda dava palestras e participava em conferências.
História

Fotogaleria. A viagem de Magalhães em 30 paragens

227
Há 500 anos, Fernão de Magalhães partiu para a primeira e arriscada expedição à volta do mundo. Morreu pelo caminho, mas deu novos mundos ao mundo. Conheça-os aqui.
História

“Fernão de Magalhães quis vingar-se de D. Manuel” /premium

119
Historiador e especialista nos Descobrimentos explica a importância da expedição que começou há 500 anos. E os reais motivos do navegador português.
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães /premium

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
Descobrimentos

Só a morte de Magalhães levou à circum-navegação

928
Há 500 anos, dar a volta ao mundo nunca foi um objectivo para Fernão de Magalhães. O paradoxo é que aconteceu por simples instinto de sobrevivência, desespero e desnorte de uma tripulação sem líder.
História

Quem era o português que deu a volta ao mundo? /premium

552
A educação na corte, a ambição de ser navegador, as dificuldades em ocupar um cargo superior e a glória que foi também o seu fim. Há 500 anos, Fernão de Magalhães iniciou a viagem de circum-navegação.
Conversas à Quinta

O dia em que União Soviética invadiu a Polónia

216
Todos se recordam do dia em que a Alemanha invadiu a Polónia, poucos lembram aquele em que a URSS tratou de ficar com o seu quinhão do país que Hitler e Estaline tinham secretamente dividido entre si.
Trabalho

Na I Guerra, horas a mais não aumentavam produção

172
Aproveitando dados recolhidos numa fábrica de munições em 1915, um investigador concluiu que "uma redução das horas de trabalho teria tido pouco ou quase nenhum efeito prejudicial na produção".
Arqueologia

Foi descoberto um sítio pré-histórico subaquático

951
Foram encontrados em agosto passado vários artefactos datados entre 4.000 a.C. e 3.000 a.C. e uma estrutura que está submersa. Descoberta já foi comunicada à Direção-Geral do Património Cultura.
França

Notre-Dame: erros graves expõem crianças a chumbo

Em escolas próximas de Notre-Dame, demorou-se muito (demasiado) a fazer testes de contaminação por chumbo. A exposição foi muito alta por erros graves, indica longa investigação do NYT.
História

Os nomes do que comemos: nabos e erva-dos-pardais /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Serviço Nacional de Saúde

Monumentos iluminados para celebrar SNS

236
Cristo Rei em Lisboa, edifício da Arcada em Braga e os Paços do Concelho em Coimbra vão iluminar-se com as cores da bandeira. Celebram os 40 anos do SNS.
Monumentos

Sá da Bandeira: monumento de interesse público

À distinção de Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local soma-se agora a possibilidade de o Teatro Sá da Bandeira ser considerado um monumento de interesse público.
História

Os nomes do que comemos: lobos e maçãs-insanas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Televisão

Jogos Sem Fronteiras: quem teve esta ideia genial? /premium

191
A competição foi criada em 1975, mas Portugal só entrou em 1979, há precisamente 40 anos. Hugo van der Ding recorda o programa-concurso que mudou as salas de estar portuguesas às segundas à noite.
Hotéis

PortoBay Flores: um hotel com alma quinhentista 

1090
O novo hotel de cinco estrelas do Porto ocupa um palacete do século XVI. Nas traseiras mora uma capela barroca do arquiteto Nicolau Nasoni, autor da Torre dos Clérigos e do Museu da Misericórdia.
Porto

As lendas do Porto contadas debaixo da terra

527
“Porto Legends: The Underground Experience” é o espetáculo audiovisual onde o ator Jeremy Irons e o músico Pedro Abrunhosa vão contar as lendas e os mistérios do Porto a partir do dia 26 na Alfândega.
Arqueologia

Tavira. Escavação arqueológica encontra edifícios 

118
A escavação arqueológica, que permitiu descobrir “os limites de duas edificações e a via que existia entre ambas e com direção este-oeste", além de outros materiais, vai continuar por mais dois anos.
Bragança

Escavações: fortificação ocupada desde século III

100
Os trabalhos no Castro de S. João das Arribas, no distrito de Bragança, tiveram o seu início em 2014. As escavações revelaram estruturas e objetos que situam a sua ocupação a partir do século III.
Descobrimentos

Que será feito do Museu dos Descobrimentos?

495
Os que não se envergonham da palavra e do acontecimento “Descobrimentos”, e consideram que ele merece um museu, devem unir-se e insistir com os poderes públicos para o levar por diante.
II Guerra Mundial

Eanes em cerimónia que assinala II Grande Guerra 

1725
O Presidente da república pediu a Ramalho Eanes que o representasse em Varsóvia na cerimónia que junta líderes europeus e mundiaispara assinalar os 80 anos da II Guerra Mundial.
Estilo de Vida

Há 150 anos o automóvel fez a primeira vítima 

289
Ou, pelo menos, foi aquela que ficou para a história - mas a vida da astrónoma e naturalista Mary Ward teve tanto de surpreendente quanto a sua morte.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela ao ensino da II Guerra Mundial

3120
O Presidente da República apela ao ensino da II Guerra Mundial aos jovens, assinalando o atual "recrudescer de pulsões extremistas e intolerantes" e "novas formas de populismo radical e xenófobo".
Conversas à Quinta

1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo

Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
China

China. Morreu o autor dos retratos de Mao

Poucos o conheciam. Nunca pôde assinar a sua obra e nunca o quis fazer. Foi castigado por retratar Mao só com uma orelha, mas continuou a pintar o quadro do "grande timoneiro". Morreu com 88 anos.
PS

O conteúdo do socialismo /premium

123
Deixando António Costa de lado para não lhe atribuir pensamentos que poderão não ser os dele, conheço muitos votantes PS que nutrem especial carinho pela ideia de revolução.
Arqueologia

Alenquer. Descoberta muralha pré-histórica

384
A muralha de cinco mil anos tem quatro a cinco metros de largura e um comprimento de 150 metros. Pode ser "a maior estrutura pré-histórica deste tipo de sítios" em Portugal.
Livros

As marcas do fascismo estão entre nós? /premium

1001
O livro "Como funciona o fascismo", de Jason Stanley, identifica nos líderes e partidos populistas que hoje ganham relevância pelo mundo fora, de Trump a Orbán, as marcas do extremismo.
Titanic

As imagens que mostram o definhar do Titanic

122
O Titanic está afundado há mais de 100 anos, mas pode desaparecer até 2030. A água salgada, bactérias e correntes estão a corromper os destroços. Novas imagens em 4K mostram o estado atual do navio.
Titanic

O Titanic está a desaparecer

1488
Foi a primeira vez em quase 15 anos que uma equipa desceu ao fundo do oceano para visitar o Titanic. E as imagens são "chocantes": o navio está a deteriorar-se e pode desaparecer num futuro próximo.
Museus

British Museum muda objetos para sul de Inglaterra

Centenas de milhares de artefactos do espólio do British Museum guardados em Londres vão ser transferidos para o novo centro que será construído no sul de Inglaterra. Espaço abre em 2023.
Ciência

Mistério nos Himalaias: o "Lago dos Esqueletos"

Grupo de investigadores concluiu que os diversos esqueletos humanos, encontrados há mais de 5 mil metros de altitude, eram de origem mediterrânica, asiática e índia, e datados de diversas épocas.
Arqueologia

Tavira. Nova campanha de escavações arqueológicas

910
A antiga cidade romana de Balsa, no concelho de Tavira, volta a ser alvo de uma campanha de escavações arqueológicas, com trabalhos de investigação programados para os próximos três anos.
Cultura

Coimbra quer acolher espólio de Louzã Henriques

197
Câmara de Coimbra vai retomar negociações com a família de Louzã Henriques para acolher e divulgar os espólios que o médico e etnólogo reuniu ao logo da vida, dentre eles instrumentos musicais.
Turquia

Turquia. Cidade com 12 mil anos vai ficar submersa

177
Hasankeyf foi edificada há 12 mil anos nas margens do Tigre. Apesar dos protestos e das organizações de defesa do património, a construção da barragem avançou. Cidade pode ficar submersa em breve.
História

Alasca. Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos

113
O marinheiro russo Anatoliy Botsanenko tinha 36 anos quando, a bordo do Sulak, em plena Guerra Fria, mandou uma mensagem ao mar. Agora encontraram a garrafa na costa e o autor foi localizado.
Livros

O Homem: presunçoso, casmurro e pouco esperto /premium

186
"Humanos", de Tom Phillips, propõe uma visão invulgar da História da Humanidade, que dá relevo não às grandes realizações, mas à “nossa notável tendência para lixar tudo”.
Relações Internacionais

Brasil. Côa Parque faz protocolos com instituições

504
A Fundação Côa Parque assinou protocolos de cooperação com instituições culturais e científicas do Brasil, para promover a partilha de conhecimentos técnico-científicos, entre os seus membros.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

752
Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Monumentos

Paris. Caíram pedras do teto da Notre-Dame

Paris teve temperatura recorde de 42,6º C no final de julho e o calor secou o betão que mantinha as pedras no teto. Danos não são graves, mas monumento continua em risco.
Paris

Notre-Dame. Remoção do chumbo vai ser demorada 

Centenas de toneladas de chumbo foram derramadas ou dispersas em partículas. Os trabalhos envolvem um total de 10 mil metros quadrados. Envenenamento por chumbo pode afetar principalmente crianças.
Greve

"Nem um passo atrás!": de Estaline aos motoristas

568
Os motoristas em greve gritam "nem um passo atrás!" em Aveiras, mas essas palavras tiveram origem na Moscovo de 1942. O lema serviu para proibir deserções em combate contra as tropas nazis.
Viana do Castelo

Prédio Coutinho. Há 17 anos para ser um mercado /premium

115
Por causa do prédio Coutinho, Viana já teve três mercados. O primeiro foi demolido para construir o edifício. O segundo foi demolido para realojar os moradores. O terceiro é temporário há 17 anos.
História

Os zombies que há 50 anos Manson tornou assassinos /premium

465
Manson, o menino com vergonha da mãe, entrou no crime aos 9 anos. Depois dos 30 tinha um culto com sexo e drogas livres. E levou adolescentes hipnotizados a cometeram a chacina que marcou Hollywood.
Monumentos

Cromeleque dos Almendres terá plano de salvaguarda

255
O Cromeleque dos Almendres, um dos mais relevantes do megalitismo europeu. A Câmara de Évora pretende "definir medidas e intervenções que devem ser tomadas para garantir a preservação e o acesso".
Bélgica

Ponte medieval desmontada por causa de cruzeiros

2464
Pont des Trous, do século XIII, é uma das últimas pontes militares do mundo. Estrutura está a ser derrubada para reconstruir com arcos que permitam passar barcos maiores. Veja as fotos.
História

Lisboa. Galerias Romanas abertas todo o ano

173
Por enquanto, o espaço mantém-se aberto apenas duas vezes por ano. Câmara de Lisboa anuncia que abertura permanente ao público começa no fim de 2020. Será ainda criado um centro interpretativo.
Brasil

Nesta cidade, foi Pinzón quem descobriu o Brasil

3814
Em Cabo de Santo Agostinho ensina-se às crianças que foi o espanhol Pinzón quem descobriu o Brasil, contrariando a versão lecionada na maioria das escolas, de que foi o português Álvares Cabral.
Livros

Attenborough: a História dos animais é a do Homem /premium

A publicação de "Aventuras de um Jovem Naturalista" não é importante apenas por contar histórias da estrela da "televisão-animal": lembra-nos que entre animais e homens há elos impossíveis de ignorar.
Música

10 canções para lembrar José Afonso

1614
Numa altura em que se assinalam 90 anos do seu nascimento — em agosto de 1929 —, recordamos o percurso do autor de "Grândola, Vila Morena" em outras dez canções.
Escravatura

E então os factos? Réplica a Francisco Bethencourt

139
É uma maçada quando a ideologia se agiganta, extravasa e condiciona o que devia ser o principal métier do historiador, isto é, a fria análise de factos e argumentos.
Arqueologia

Londres. Encontrada "caneta" romana com uma piada 

641
O utensílio de escrita data de 70 d.C e foi oferecido como lembrança. Objetos como este são raros e a mensagem humorística que tem inscrito torna este um exemplar único.
TVI

António Pedro Vasconcelos prepara nova série

O realizador António Pedro Vasconcelos está a preparar uma série de ficção sobre o exílio de Gungunhana, o último imperador de Gaza (Moçambique), nos Açores, entre 1896 e 1906.
Cultura

Malaca. Museu português degradado precisa de apoio

2128
O responsável do museu do Bairro Português em Malaca está desapontado com Portugal por não ajudar na remodelação do espaço degradado que preserva o legado português com mais de 500 anos.
Ministério da Defesa

Turismo militar é nova aposta do Governo

399
Programa "Turismo Militar" inclui mais de 200 castelos, fortalezas e faróis. Gomes Cravinho diz que "História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal". Objetivo é dinamizar o país.
Monumentos

Calor na Europa ameaça estrutura da Notre Dame

Arquiteto francês diz que pedras da catedral ainda estão saturadas pela água usada para apagar o incêndio. Com as altas temperaturas, podem secar muito rapidamente e levar à queda da abóbada.
Livros

O que nos leva a querer construir muros? /premium

143
Da Muralha de Adriano ao muro que Trump prometeu erguer na fronteira México-EUA, o livro "A era dos muros" examina a tendência crescente para as nações quererem manter estrangeiros à distância.
Lua

Chegada à Lua. 17 histórias que talvez não conheça /premium

1102
Tantas fotos e registos públicos. Mas será que sabemos o suficiente sobre o dia 20 de julho de 1969? Três homens fizeram História, mas há ainda muitas alíneas por revelar. Mesmo 50 anos depois.
Diplomacia

Desfile em Londres comemora aliança Luso-Britânica

Capela da Rainha do Palácio de Saint James, que foi usada pela portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei inglês Carlos II no século XVII, vai celebrar uma missa especial.
Estilo de Vida

Monumental: um histórico em busca do século XXI /premium

140
Obras arrancam em breve e muitos detalhes estão sob segredo. Conheça o passado, presente e futuro deste prédio icónico da zona do Saldanha.
Cultura

DGPC adquire peças pertencentes ao rei D.Miguel

1533
A Direção-Geral do Património Cultural adquiriu, para o Palácio Nacional da Ajuda, uma espada, uma insígnia, um conjunto de talheres de prata e um retrato que pertenceram ao rei D. Miguel.
Sociedade

Descoberto autor de carta em garrafa com 50 anos

Foi escrita em 1969 do alto mar e encontrada agora por rapaz australiano. Dois dias depois de a história correr mundo, sabe-se quem a escreveu: um migrante inglês de 13 anos que está... em alto mar.
Monumentos

Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de “fogo” terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril. Mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da catedral.
Livros

De Ptolemeu ao Google: os mapas e a visão do mundo /premium

"História do mundo em 12 mapas", de Jerry Brotton, oferece uma panorâmica da evolução dos mapas ao longo de quase dois milénios, que é também uma história do olhar da humanidade sobre o mundo.
Séries

"O objetivo final de Gil y Gil era ser adorado" /premium

Histórico presidente do Atlético de Madrid, Jesús Gil y Gil também foi um político controverso. “O Pioneiro”, minissérie documental da HBO, recorda essa face do espanhol. Falámos com um dos criadores.
Livros

CIA e KGB: as superpotências da espionagem /premium

125
No segundo volume da história dos espiões, Christopher Andrew percorre o período entre a Primeira Guerra Mundial e a atualidade. O Observador faz a pré-publicação do novo livro.
História

Os nomes do que comemos: abóboras e narco-alfaces /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Energia Nuclear

O submarino nuclear cem vezes pior que Chernobyl

698
Radiação deste submarino nuclear é oitocentas mil vezes maior do que o normal, mas especialistas dizem que não é caso para alarme, porque é diluída nas águas do mar Ártico.
Livros

As cartas que Gulbenkian escreveu ao neto /premium

Em plena Segunda Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian responsabiliza-se pela educação do neto, Mikaël. O Observador faz a pré-publicação do livro que reúne a correspondência trocada entre ambos.
Política Científica

FCT propõe-se excluir Centro de História Religiosa

116
Mais inquietante é que os relatórios dos painéis referem «registos» a que não se tem acesso, o que sugere a existência de uma avaliação secreta, por trás daquela que é divulgada. É preciso esclarecer.
História

Descoberto o mais antigo Homo sapiens não africano

375
‘Apidima 1’, como foi batizado é “mais antigo do que qualquer outro espécime encontrado fora de África”. Tem 210 mil anos e antecipa em mais de 150 mil anos a chegada da espécie à Europa.
Óbito

A história de João Gilberto em 13 canções /premium

2501
"Chega de Saudade" foi mote para o nascimento e popularização da bossa nova, as versões com Stan Getz a confirmação de que era mesmo estrela, também nos EUA. 88 anos resumidos em 13 canções.
Monumentos

Fotogaleria. Os 17 locais distinguidos pela UNESCO

182
Da Torre de Belém à paisagem de Sintra, do Porto à Ilha do Pico. São desde domingo 17 os locais nacionais classificados pela UNESCO como Património Mundial. Veja-os, ou reveja-os, aqui.
Monumentos

Palácio de Mafra e Bom Jesus na lista da UNESCO

13599
Os dois monumentos foram distinguidos este domingo durante a reunião do comité da UNESCO que acontece em Baku, no Azerbaijão. Portugal conta já com 17 locais classificados em território nacional.
Livros

"Da Vinci guardou a Mona Lisa até morrer"

465
Com 700 páginas, a biografia escrita por Walter Isaacson descreve ao pormenor os cadernos daquele que é, para ele, o génio mais criativo de todos os tempos. E porquê? Porque nunca parou de questionar.
História

Os nomes do que comemos: cerejas, maçãs e bruxas

Se os frutos de que nos alimentamos fizeram um longo e retorcido percurso até serem o que hoje são, os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas. Esta é a última de uma série de 5 partes.
A página está a demorar muito tempo.