Dark Mode 93,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

História

Música

Amália: a voz que rebentou barreiras ideológicas /premium

464
Em maio de 1969, em tempo de Primavera marcelista, Amalia estreava a sua digressão soviética. Milhares foram ouvir a “voz do fado” na cidade berço da revolução comunista de 1917.
Coronavírus

Pode um vírus salvar a humanidade (de si mesma)? /premium

106
Multiplicam-se as vozes dos que vêem a pandemia de Covid-19 como uma oportunidade para repensar a forma como temos vivido até aqui. Resta saber se terão eco no futuro.
Palavras cruzadas

Nada há como a noite de S. João. Nem a Oktoberfest

Temos de ter cuidado: somos brancos, heterossexuais, com raízes e educação judaico-cristã, prezamos a família, somos partidários da liberdade de expressão. Ou seja, somos um anátema para os activistas
Monumentos

Palácio de Mafra: bilhetes custam menos 50%

As entradas no Palácio Nacional de Mafra vão ter um desconto de 50% até 30 de setembro devido à redução dos circuitos de visita por consequência da "carência de pessoal de vigilância".
Política

Estranhezas que afinal eram tristezas /premium

Chega-se à conclusão de como, apesar do tumulto daqueles anos iniciais da liberdade, a política era compatível com coragem, frontalidade, combate, palavra, verdade. Com decência, por outras palavras.
Racismo

Sermões de uma guerrilha cultural

As simplificações em torno do Padre António Vieira não são o legado maior do estudo da História, mas sim o produto de uma tentativa de polarização.
Monumentos

Batalha defende obras urgentes no Mosteiro

Assembleia Municipal da Batalha aprovou na segunda-feira uma moção que reclama o início urgente das obras anunciadas e previstas com o apoio dos fundos europeus no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Stonehenge

Stonehenge. Achados poços com mais de 4 mil anos

454
Trabalhos de campo descobriram pelo menos 20 poços pré-históricos maciços, de mais de 10 metros de diâmetro e 5 metros de profundidade. Arqueólogos acreditam que serviram de limite a uma área sagrada.
Livros

Angela Davis: "Somos realmente livres?" /premium

O Observador faz a pré-publicação de "A Liberdade é uma Luta Constante", o primeiro livro da ativista e académica americana publicado em Portugal.
Extremismo

Ainda sobre a “polémica” das estátuas /premium

Em vez de cederem à chantagem das ululantes minorias radicais, da extrema-esquerda ou da extrema-direita, os partidos centrais devem confiar no bom senso da maioria dos eleitores.
Livros

Como a identidade se converte em dogma e cegueira /premium

511
"A Insanidade das Massas", de Douglas Murray, reflecte sobre a ascensão da “militância de identidade” e da pulsão para corrigir o mundo à luz de teorias simplistas, maniqueístas e totalitárias.
Guiné-Bissau

"Cultura de matchundadi" domina a Guiné diz JKM

418
Joacine Katar Moreira publicou tese que tenta explicar a forma como a masculinidade hegemónica impede o normal funcionamento do Estado.
História

E ainda não chegámos aos Santos

Saber aprender com a História e com todos os que até aqui tiveram que tomar decisões e fazer escolhas. Mais certas ou mais erradas, mas coerentes e sem medo de as tomar.
Holocausto

Irena Sendler: As escadas para o céu…

Na sociedade pós-moderna, urge mais do que pensar o outro, senti-lo, ser Irena Sendler e mais facilmente subir as escadas que levam ao céu...
Cinema

Roy Cohn: insensível, vítima, herói de Trump /premium

Foi fundamental na execução de Julius e Ethel Rosenberg. Quase 70 anos depois, a neta do casal realizou um documentário sobre uma das figuras mais influentes dos EUA. Estreia-se este sábado na HBO.
Racismo

A quem serve a revolução cultural em curso? /premium

766
A esquerda radical só conta porque há uma esquerda que se diz “moderada”, mas que usa os radicais para cercar e intimidar os seus adversários. É o que temos visto nas últimas manifestações no Ocidente
Música

Morreu Vera Lynn, a voz que unia o Reino Unido

911
A voz de Vera Lynn serviu como âncora aos britânicos na Segunda Guerra Mundial e durante a pandemia. Morreu aos 103 anos.
Governo

Mário Centeno é a nova Whoopi Goldberg /premium

Também a estátua do Gil, a mascote da Expo 98, foi vandalizada. Mas o problema não eram os opressores homens brancos? Ou de agora em diante também vão tirar desforço das inofensivas criancinhas azuis?
Convidado Extra

“Mudar o passado para se ser correto é absurdo"

Ao 9º romance histórico, Isabel Stilwell assume pela 1ª vez um homem como protagonista: “D. Manuel I - duas irmãs para um Rei”. É o “descobrimento” da vida do Venturoso.
Arte

Almada: o "português sem mestre" morreu há 50 anos /premium

1238
Estudou os Painéis de São Vicente, retratou Pessoa, tornou-se estrela pop no fim da vida. Almada Negreiros não fez apenas arte, foi ele próprio uma criação artística que marcou o século XX português.
História

Pregar moral não é fazer política /premium

Um historiador profissional não pode desfazer a história a pedido. Foi mal? Foi bem? São perguntas sem sentido ou, pior, com sentido escondido destinado a fundamentar movimentos políticos moralistas.
História

Sobre a vandalizaçâo de estátuas e outros símbolos

Cada facto na sua circunstância, no seu contexto próprio. Afinal, tanto no entendimento da História como na compreensão do itinerário pessoal de cada um de nós.
Politicamente Correto

Manifesto em defesa das nossas origens

656
Devemos exigir o direito a sermos o que éramos de origem: autênticos Neandertais. Vamos arrasar, destruir, queimar, tudo o que não tenha a ver com uma cultura e um legado verdadeiramente Neandertal.
Extremismo

Era uma vez… nada. Vitória, acabou a História!

1162
Os brutos que estão a tomar conta do espaço público e os cobardes que, intimidados ou coniventes, se estão a calar não deixarão pedra sobre pedra na mais virtuosa civilização da História: o Ocidente.
Lisboa

Lisboa vai ter "memorial dedicado à escravatura"

1545
Em entrevista ao DN, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa fala no futuro Museu da Descoberta, que existirá mesmo, e sobre uma Lisboa com menos poluição e congestionamento depois da pandemia.
Política

Requiem por Winston, pela decência e pela História

É hora de recusar quer a loucura abismal que se precipita na inaceitável violência, quer a intolerável destruição do Belo e da História em nome de um qualquer progresso incauto.
História

“E tudo o vento levou…” /premium

1643
Os que agora vandalizaram a estátua de Winston Churchill, não teriam podido fazê-lo se este primeiro-ministro inglês não tivesse ganho a segunda Guerra Mundial.
Colonialismo

As guerras com a história colonial de Portugal /premium

480
Que há de comum entre a vandalização da estátua do Padre António Vieira e a crispação em torno do Museu dos Descobrimentos? O passado colonial português tem politizado a discussão.
Comentário

"A história da escravatura já foi condenada"

1210
O historiador João Pedro Marques fala em atos de vandalismo de uma "visão radical de esquerda que quer representar o drama da escravatura". Em Portugal "já não há manifestações de racismo", diz.
Resposta Pronta

"É um ato fanático de alguma estupidez"

7266
O politólogo Jaime Nogueira Pinto considera que os atos de vandalismo à estátua de Padre António Vieira demonstram alguma "ignorância e estupidez" por um homem que lutou pelo povo indígena.
Noticiário

9h Vandalismo da estátua é "Fanático e estúpido"

Politólogo diz que o "ato teve uma intenção" e foi levado a cabo por pessoas de "certa orientação política e ideologia". Padre António Vieira foi dos que "mais defendeu povos indígenas".
País

Restauro da igreja de S. Gonçalo começa em setembr

329
Prevê-se que a empreitada, desejada há décadas na cidade, devido à degradação do imóvel, se prolongue por 480 dias, contando com a comparticipação de fundos europeus.
II Guerra Mundial

Parlamento discute Aristides no Panteão

296
Assembleia da República debate terça-feira um projeto de resolução de Joacine Katar Moreira para homenagear Aristides de Sousa Mendes, através da colocação simbólica do túmulo no Panteão Nacional.
Liberdades

O calcanhar da Democracia

414
Os problemas começam porque a maioria das pessoas não precisa do que a Democracia garante, a Liberdade – precisa de um certo desafogo, de um SNS e de segurança. Um ensaio de Maria de Fátima Bonifácio.
História

Camões era activista, influenciador e político

207
A edição d’Os Lusíadas veio a público porque interessava politicamente á facção da nobreza mais patriótica, assim como interessava a uma facção do clero preocupada com a crescente força dos jesuítas.
Hungria

Trianon: "Se outros calam, cantemos nós"

154
A Hungria perdeu dois terços do território e largas parcelas da sua população ficaram além-fronteiras, em novos e recentes países, que tentavam impor a sua língua, cultura e, em alguns casos, religião
México

Descoberta maior e mais antiga estrutura maia

614
Uma tecnologia de mapeamento a laser revelou a maior e mais antiga estrutura maia alguma vez conhecida. Aguada Fénix mede mais de 1 quilómetro de comprimento e devia ter até 15 metros de altura.
História

Newton propôs sapo em pó para curar a Peste Negra

241
O "melhor é um sapo suspenso pelas patas numa chaminé por três dias até que vomite", "combinado com sapo em pó", sugeriu o cientista numa série de apontamentos que vão a agora a leilão.
Cozinha

"Mademoiselle Modesto"? Não, Maria de Lourdes /premium

970
Foi pioneira a cozinhar em televisão, redescobriu a gastronomia e deu-lhe um rigor quase científico. Aos 90 anos, Maria de Lourdes Modesto é a incontestável guardiã da cozinha tradicional portuguesa.
Fact Check

Einstein associou o mal à ausência de Deus?

Frase que relaciona o mal e a ausência de Deus tem sido atribuída nos últimos anos a Albert Einstein, mas não existe qualquer prova de que o físico alguma vez a tenha dito. Além disso, era agnóstico.
História

Manuscritos do Mar Morto contêm textos ocultos

661
Técnica de fotografia multiespectral revela texto hebraico escondido em fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto. Texto tem ligação ao Livro de Ezequiel e acreditava-se que estava em branco.
História

Governo vai proteger arquivo do Diário de Notícias

O Ministério da Cultura vai abrir um processo de classificação para proteger o arquivo com mais de 150 anos do Diário de Notícias, "dada a excecional relevância histórica, cultural e cívica" do mesmo.
Democracia

8, 9 e 10 de Maio: Três aniversários felizes /premium

Os 75 anos do VE Day, os 70 anos da Declaração Schuman e os 80 anos da chegada de Churchill a primeiro-ministro são aniversários felizes da civilização europeia e ocidental.
Coronavírus

ONU pede que lições da II GM sejam lembradas

António Guterres pediu esta sexta-feira que os ensinamentos de 1945 sejam lembrados, e que exista união diante da pandemia da covid-19 e dos conflitos atuais.
PCP

Afinal, quem venceu na Segunda Guerra Mundial? /premium

414
Há uma diferença fundamental que o PCP esquece entre o Acordo de Munique e o Pacto Molotov-Ribbentrop: o primeiro não tinha protocolos secretos nem previa a partilha de territórios entre os assinantes
Europa

70 anos do Plano Schuman: o que falta fazer? /premium

180
Foi a 9 de maio de 1950 que a integração europeia começou. Muito foi conseguido nas últimas sete décadas, mas o processo continua inacabado. Um ensaio de Fausto de Quadros.
Reino Unido

Isabel II e a "mensagem do Dia da Vitória"

560
A Rainha Isabel II aproveitou os 75 anos da rendição da Alemanha Nazi para evocar os que não sobreviveram à II Guerra e deixar uma mensagem de esperança em tempos de Covid — sem nunca usar a palavra.
Coronavírus

Máscara obrigatória em museus e monumentos

510
Máscara obrigatória, distância mínima de dois metros e higienização das mãos e dos espaços serão normas para museus, palácios e monumentos exigidas a partir da abertura ao público, a 18 de maio.
25 de Abril

A direita e os 55 dias do primeiro “25 Abril" /premium

A direita democrática não tem nenhum problema com o 25 de Abril. A prova disso é que o seu líder foi o n.º 2 do primeiro governo pós-ditadura. O que correu mal a seguir? Ensaio de Miguel Pinheiro.
E o Resto é História

Como é que o PCP ganhou tanta força sindical?

A propósito do 1º de maio, falamos das origens da força do PCP nos sindicatos. E ainda sobre extremismos políticos, telescola e os 60 anos do início da batalha e da queda de França, na II Guerra.  
Coreia do Norte

Rússia condecora líder da Coreia do Norte

110
O Presidente russo condecorou o líder norte-coreano com a medalha de guerra que assinala os 75 anos da vitória sobre a Alemanha nazi, em 1945. Em causa está a preservação dos soldados soviéticos.
Auto

150 anos a dar mais arte à história do automóvel

188
Quando os automóveis mais icónicos de sempre escolhem a Continental para os seus pneus de origem, a arte não pode ficar afastada da sua história. Saiba como esta marca une arte e inovação há 150 anos.
Televisão

Morreu Maria Helena Varela Santos, locutora da RTP

1914
A primeira locutora de continuidade da RTP, Maria Helena Varela Santos, morreu este domingo, aos 86 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa a sua filha.
História

3 mulheres que pegaram em armas e foram à guerra /premium

Ian Kershaw disse que as mulheres guerreiras são a exceção, não a regra. A historiadora Pamela D. Toler decidiu refutar isso: no seu livro, não faltam mulheres armadas. Eis a história de três delas.
História

A árvore de Gernika /premium

A obra de Picasso tornou a cidade basca famosa, mas tudo começou num bombardeamento que, 83 anos depois, continua rodeado de perguntas e polémicas. Um ensaio de José Luís Andrade.
II Guerra Mundial

Putin e Trump pedem cooperação nos 75 anos de Elba

Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta assinalando o encontro dos exércitos aliados junto ao Rio Elba, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e desejaram mais cooperação.
Eça de Queirós

Esta Quinta da Murtosa será mesmo a de Eça? /premium

Está para breve a classificação da Quinta da Murtosa, uma antiga propriedade em Santa Maria da Feira. Associada à figura de Eça de Queiroz, será mais um lugar onde o escritor nunca terá estado.
25 de Abril

1975. Eleitores de Abril vs Capitães de Abril /premium

866
Na nossa democracia, os “eleitores de Abril” foram tão importantes como os “capitães de Abril”: impediram outra ditadura, tão anti-democrática e tão repressiva como a anterior. Ensaio de Rui Ramos.
Resposta Pronta

Documentos da PIDE: "Fomos nós que alertámos a PJ"

O diretor da Torre do Tombo admite que os documentos da PIDE que estavam a ser leiloados na internet tenham sido desviados no 25 de Abril ou numa mudança dos arquivos.
Crónica

A Normalidade em Tempos de Exceção

132
Num tempo em que se banalizam vis comportamentos, em que se menospreza todos os que vão minando a democracia, devemos constantemente lembrar-nos que não são apenas os monstros que cometem atrocidades.
História

Quantos papéis foram desviados do Arquivo da PIDE? /premium

656
Os Arquivos da PIDE que se encontram na Torre do Tombo estão longe de estar completos e a afirmação de que parte dos documentos da polícia política foram desviados para Moscovo ganhou agora mais força
Polícia Judiciária

PJ apreende documentos da PIDE à venda na internet

254
A documentação apreendida em Gaia incluiu um conjunto de 700 negativos de clichés fotográficos, aparentemente de fichas de indivíduos identificados pela PIDE, classificados por nome e alcunha.
Coronavírus

Israel. Sobreviventes do Holocausto assinalam data

146
Uma sirene soou esta terça-feira de manhã durante 2 minutos para lembrar as vítimas do Holocausto. As pessoas interromperam o que estavam a fazer nas ruas e permaneceram paradas, com a cabeça baixa.
História

Há 90 anos, BBC anunciava: "Hoje não há notícias"

263
A 18 de abril de 1930, a BBC abriu o noticiário da noite a dizer que não havia notícias naquele dia. O momento ficou para a história do jornalismo. Passados 90 anos, contrasta com os tempos de hoje.
Património Cultural

Este ano o Dia dos Monumentos celebra-se online 

Pela primeira vez em mais de três décadas e por causa da pandemia de Covid-19, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este ano celebra-se online.
Universidade de Coimbra

Coimbra e a “pandemia” que gerou a Crise Académica

A luta de hoje é distinta daquela que, há 51 anos, foi levada avante pela generalidade da massa estudantil da Universidade de Coimbra. Não obstante, a coragem e a esperança, essas, são as mesmas.
Monumentos

Galerias Romanas de Lisboa abre em 3D

1404
As Galerias Romanas na Baixa de Lisboa voltariam a abrir ao público na próxima sexta-feira, mas, devido à covid-19, o Museu de Lisboa anunciou que vai disponibilizar 'online' uma visita virtual 3D.
Livros

Jean-Paul Sartre, o intelectual acima de tudo /premium

150
Sartre, que morreu há 40 anos, não foi um cientista da alma, nem um verdadeiro romancista. Foi um propagandista que a partir da filosofia foi capaz de encontrar fios para montar um espantalho humano.
Livros

Holderlin. O castigo do sábio poeta louco /premium

Nasceu há 250 anos, é um dos grandes poetas alemães, mas é também uma influência na história da filosofia. Encanta os linguistas como restaurador da cultura grega, sem ser clássico nem romântico.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Os clássicos em tempo de peste

Há quem estabeleça um paralelo entre a ascensão da China e os papéis dos protagonistas da Guerra do Peloponeso, Atenas e Esparta. É uma comparação que não cola, excepto num ponto: uma súbita epidemia.
Livros

"Os Noivos": o amor, a peste e a História em Milão /premium

Há poucos romances com uma importância tão óbvia na História dos seus países quanto "Os Noivos". Não é só o primeiro romance histórico italiano, mas o primeiro de todos os romances italianos.
Música

Galinhas, ursos, imperatrizes: sinfonias de Haydn /premium

Uma caixa de 35 CDs permite ouvir, pela primeira vez na história do registo fonográfico, as 107 sinfonias de Haydn em interpretações historicamente informadas.
Coronavírus

O dia em que a Grande Pirâmide de Gizé se iluminou

2982
A maior das Pirâmides de Gizé, no Egito, iluminou-se esta segunda-feira à noite. Através de projeções, pôde ler-se: "Fiquem em casa. Fiquem em segurança. Obrigado aos que nos mantêm seguros".
Coronavírus

Vírus, livros e a Natureza que nem sempre é amiga

163
Em 2020, a Humanidade descobriu, com choque e pavor, que afinal ainda existem problemas que não se resolvem com o download de uma app. Mas e a quem devemos atribuir a culpa?
História

Como os lisboetas tentaram curar a peste em 1569 

917
Numa altura em que pouco ou nada se sabia sobre a Peste Negra, os lisboetas recorreram ao que tinham à mão para tentarem afastar uma doença que se acreditava ser causada pela má qualidade do ar.
História

O movimento que quis uma mulher à frente da Igreja /premium

No século XIII, um grupo herético quis reformar a Igreja e colocar uma mulher no trono de S. Pedro. A Inquisição apagou o movimento nascido de uma mulher que diziam ser a encarnação do Espírito Santo.
História

O que foi o Império Otomano, que caiu há 100 anos /premium

216
De um pequeno sultanato a um dos maiores impérios de sempre, foi uma força com um poder raramente visto na história, mas como surgiu de forma imponente, também desapareceu em grande.
Coronavírus

Vida em pandemia? As fotos da Gripe Espanhola

1178
Os julgamentos passaram a ser na rua, os barbeiros andavam de máscara e os eventos desportivos não eram cancelados. Há 100 anos, o mundo também passava por uma pandemia. E a vida era diferente.
Crónica

Uma visão provocatória da identidade portuguesa

111
É este o nosso mal, permanecermos encerrados numa bolha silenciosa que nos inspira a acreditar na fantasia de que em Portugal se produz a melhor comida, os melhores atletas, os melhores escritores...
E o Resto é História

Afonso VI, o rei enclausurado (e não foi um vírus)

Tal como Marcelo, Afonso VI esteve enclausurado; ao contrário de Marcelo, não foi voluntariamente. Mais: o prestígio dos tribunais portugueses, a invasão de Portugal na II Guerra e o cerco do Porto.
História

Os nomes do que comemos: as-sementes-dos-Big-Macs /premium

Os óleos de origem vegetal têm desempenhado papel central na alimentação desde há milénios, mas nos últimos anos têm sido alvo de polémica. Estas são as histórias dos mais utilizados.
História

Amor na Idade Média: "As pessoas arriscavam muito" /premium

197
Arriscava-se até a própria vida. Reis puniam severamente o adultério, menos o deles. Homossexualidade masculina era mais censurada do que a feminina. E o amor não ficava sempre à porta dos mosteiros.
Racismo

Racismo e luso-tropicalismo

504
A atitude certa num português, filho da cultura portuguesa e cultor do modo português de estar no mundo, é estar vinculado a construir uma sociedade não-racista. Esse é o legado do luso-tropicalismo.
História

Os nomes do que comemos: das avelãs aos girassóis /premium

Os óleos de origem vegetal têm desempenhado papel central na alimentação desde há milénios, mas nos últimos anos têm sido alvo de polémica. Estas são as histórias dos mais utilizados.
Racismo

O passado colonial não faz de nós racistas

2404
É tão histórica a atitude dos brancos que toleravam o comércio de homens como a dos que passaram a considerá-lo incompatível com a civilização e a olhar os negreiros como Alexandre Herculano os olhava
História

Porque é que os anos bissextos são necessários?

199
O dia extra nos anos bissextos faz com que o calendário esteja mais ajustado às nossas estações. São 24h de bónus para aproveitar, que só surgem mais ou menos de 4 em 4 anos.
Livros

António Barreto. Como o país mudou de 1960 a 2000 /premium

424
O texto de António Barreto da "História Social Contemporânea: Portugal 1808-2000" fala de como a permissividade aumentou e se afirmou a laicização da sociedade e dos comportamentos desde os anos 60.
PREC

Naquele tempo /premium

O importante é que naquele tempo tinha havido bons chefes, o combate fora de vida ou de morte e ganhara a vida e tínhamos colectivamente acreditado. Naquele tempo foi assim. E hoje? 
Obituário

A Álvaro o que era de Álvaro /premium

Aprender o quê com Álvaro Barreto? Por exemplo, o seu melhor legado: sermos nós a fazer alguma coisa pelo país e não pedir ao Estado que faça por nós.
Óbito

Vasco Pulido Valente e a opção liberal-democrática /premium

Saliento a sua profunda adesão à tradição liberal, aristocrática e moderada dos povos de língua inglesa, diferente da tradição despótica, igualitária e alegadamente democrática da revolução francesa.
História

Os nomes do que comemos: nozes e cornos-de-madeira /premium

Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
Óbito

Vasco Pulido Valente. A Verdade na História

Ao longo da sua vida Vasco Pulido Valente escreveu sobre a mediocridade portuguesa dos séculos XIX e XX, mas essa mediocridade que descreveu continua presente no nosso país no século XXI.
Óbito

O homem mais livre que existia em Portugal /premium

128
Vasco Pulido Valente escrevia e dizia sempre o que pensava, e sempre sem qualquer medo e sem calculismos. Nada nem ninguém o condicionava.
Livros

Pulido Valente e a História dos homens vencidos /premium

110
Poucos intelectuais na vida contemporânea portuguesa puseram tanto empenho no seu estilo literário como Vasco Pulido Valente. E poucos trabalharam com tamanha mestria a História das decisões falhadas.
Comentário

JMF: “VPV vai fazer-nos muita falta"

Na emissão especial da Rádio Observador sobre a morte de Vasco Pulido Valente, José Manuel Fernandes destacou a intuição política e o olhar único do cronista: “Tinha sempre um ângulo diferente”
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós /premium

174
Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
Óbito

Um herói português

1269
Uma noite, após o jantar, o Vasco soltou inadvertidamente um cliché, não recordo qual. Ficou envergonhado durante cinco minutos, e deprimido outros dez. Estas lições não têm preço.
Política

Hoje, como antes, no PREC

365
Toda a opinião ou proposta política que não se enquadre nos “cânones progressistas” deve ser eliminada, aplicando-se ao autor, como pena, um qualquer rótulo desqualificador, provocador.
História

O outro totalitarismo que não pode ser esquecido

106
Os horrores do nazismo não podem constituir um factor de inibição na investigação dos crimes de regimes comunistas, sobretudo depois de o Parlamento Europeu não ter hesitado em equipará-los.
Livros

Como evoluiu o Homo sapiens: na pele, pêlo e sexo /premium

Da monogamia, à cor da pele e ao corpo sem pêlos: "Encontros imediatos com a humanidade" examina alguns dos processos evolutivos que conduziram às bizarras criaturas que nós somos.
História

Os mistérios de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques /premium

580
Foi filha de um rei, mãe de outro e governou com "mão forte" uma região estratégica, o Condado Portucalense. Apesar disso, pouco se sabe sobre ela e até existem dúvidas quanto ao seu lugar de enterro.
História

Daniel Oliveira e os números da escravatura

1182
É lamentável que haja tanta gente que, à semelhança do que fez Daniel Oliveira no Expresso, se compraz em apresentar o nosso país à pior luz possível, com a agravante de estar a utilizar dados errados
Conversas à Quinta

100 anos depois, como na Alemanha nasceu o nazismo

283
Foi há 100 anos que foi fundado o partido nazi, abrindo um capítulo sombrio da história europeia cujo negrume só se tornaria mesmo perceptível 25 anos depois, quando se abriram as portas de Auschwitz.
Coronavírus

A quarentena é usada desde o séc. XIV

Quarentena é uma das medidas usadas no controlo de doenças infecciosas. Existem várias teorias em relação ao período de isolamento estipulado inicialmente, mas a história do termo não divide opiniões.
História

Quando os EUA quiseram devolver John Lennon /premium

André Ventura sugeriu a “devolução” de Joacine por causa de uma proposta do Livre. Há 48 anos, nos EUA, temendo a oposição do ex-Beatle, muitos mexeram cordelinhos para Lennon voltar a casa.
Colonialismo

Descolonizar a "lógica colonial"

1007
As ciências sociais foram invadidas por um discurso híbrido que mistura ciência com activismo político. Por isso, quando abordam o nosso passado ultramarino, surgem apelos à purga do espaço público.
Educação

Os pais educam os filhos /premium

230
Ensinei os meus filhos a orgulharem-se da história de Portugal, como os meus pais e avós me ensinaram. Onde vai parar a condenação da nossa história, hoje na moda? Vamos deixar de ensinar os Lusíadas?
História

Os nomes do que comemos: nozes, castanhas e avelãs /premium

Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
História

O padre António Vieira e as pessoas de boa-fé

764
A História não é feita para julgar, mas para compreender. É essa a boa norma. O que não é de boa norma é a esta sanha persecutória e o esforço de demolição de algumas figuras maiores da nossa cultura.
E o Resto é História

Será que Portugal pilhou mais ou foi mais pilhado?

120
Breve introdução à história ocidental da pilhagem (e das devoluções) e um fascista português chamado Rolão Preto.
Livros

As memórias de Domingos Lopes, dissidente do PCP /premium

O choque ideológico em família, a luta clandestina e os bastidores do Comité Central estão nestas “Memórias Escolhidas”. O Observador publica dois capítulos.
Livros

George Steiner era o centro da Europa

611
Para Steiner (1929-2020), as grandes obras de arte e do pensamento são realizações heróicas para um mundo que está a perder a capacidade de as compreender e de se conhecer a si próprio.
Filosofia

O filósofo progressista que não chegou a ser

146
Bertrand Russell foi, ao mesmo tempo, uma espécie de relíquia e farol do Reino Unido do seu tempo. Foi tudo aquilo que se costuma dizer da filosofia inglesa. Morreu há 50 anos.
Holocausto

Não sou racista, mas… /premium

Ninguém é ‘declaradamente racista’. Não é assim que o racismo se manifesta. ‘Nunca mais’ é nunca esquecer mas acima de tudo é estarmos conscientes que o Holocausto começou nos actos mais singelos.
Museus

A devo(lu)ção de Joacine

Não será a História da Humanidade composta, no fundo, por uma sucessão de conquistas e reconquistas? Ser-nos-á lícito inverter os caminhos da História? Perguntas de difícil resposta.
Colonialismo

Devolver património? "Querem manipular a História" /premium

833
Fala de Joacine como uma "justiceira" que se acha uma heroína. Diz que "não é possível reverter a História". "Onde é que isto parava?". O Sob Escuta com o historiador João Pedro Marques.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
História

A leitura emocional da História

736
Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).
Holocausto

Auschwitz é eterno (ponto)

274
Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”
Livros

Primo Levi, o culpado de Auschwitz

2405
Nenhum outro livro sobre o Holocausto teve o impacto de “Se Isto é um homem”: um retrato da perda da humanidade quando tudo o que é humano desaparece.
Holocausto

Auschwitz

733
Em Auschwitz senti vergonha e solidão. Não há vergonha partilhada. E senti medo. É preciso ir a Auschwitz porque Auschwitz não se diz.
Atualidade

Auschwitz. Vítimas homenageadas por toda a Europa

9855
Vários Chefes de Estado e sobreviventes regressaram esta segunda-feira ao maior campo de extermínio da Alemanha nazi para homenagear as vítimas. O gesto replicou-se em diversas cidades europeias.
Holocausto

Regressar de Auschwitz-Birkenau

1584
As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
Documentários

Exibição de documentário em mais de 10 países

O documentário, realizado por Claude Lanzmann entre 1974 e 1985, foi premiado em 2013 no festival de cinema de Berlim, com o Urso de Ouro Honorário. A exibição conta com mais de 35 inscritos.
Holocausto

Holocausto: Marcelo encontra-se com sobreviventes 

O Presidente considerou que "é um imperativo moral, um imperativo ético" estar presente no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em que participam mais de 40 altos representantes de vários países.
II Guerra Mundial

II Guerra. Rossio apelidado de "bonpernasse"

Durante a época na qual mulheres estrangeiras se refugiaram em Portugal durante a II Guerra, os portugueses passaram a apelidar a praça do Rossio, em Lisboa, de "bonpernasse", devido às saias curtas.
Descobrimentos

Sagres chega a Cabo Verde a navegar só com vela

2337
O navio-escola Sagres atracou na cidade da Praia, após nove dias a navegar à vela, trazendo a bordo vinho para amadurecer nesta circum-navegação.
História

Lei Seca. A proibição que mudou a América /premium

Nunca é fácil prever o impacto de uma alteração na sociedade. E ninguém imaginaria as consequências que uma pequena emenda, aprovada há cem anos, teria em toda a sociedade americana.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
Família Real Britânica

Arthur. A história do primeiro príncipe no Canadá

293
Há mais de 100 anos, Arthur foi um verdadeiro fenómeno de popularidade do outro lado do Atlântico e chegou a ser nomeado governador-geral do Canadá. Afinal, os Sussex não inventaram o sonho canadiano.
Crónica

Tributo ao papel /premium

Dez séculos de História que me permiti manusear por entre cartas, documentos, desenhos, notas, cerzidas pelo tempo numa tapeçaria a que vulgarmente chamamos civilização.
História

Assassínio selectivo: uma história com 2500 anos /premium

De Alcibíades a Qasem Soleimani, morto pelo exército americano, este é um voo de pássaro (ou de drone) sobre a longa e mui pouco galante arte do assassínio cirúrgico.
Filosofia

Roger Scruton: um conservador para dois mundos

307
A antropologia de Scruton (1944-2020) está escorada na ideia de que há na natureza leis que são maiores do que o indivíduo e a que este se deve sujeitar, até para se cumprir como indivíduo.
História

Os nomes do que comemos: dos deuses e das fadas /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
História

A importância da História na vida de todos nós

137
Remonta ao século XIX a ideia de um museu dedicado aos Descobrimentos Portugueses, e eu acalento há mais de 40 anos o projecto de um museu a que chamo “Portugal Global”.
Polónia

Polónia pode boicotar cerimónia em Auschwitz

O presidente polaco foi impedido de discursar na cerimónia que celebra a libertação do campo de concentração. Em causa estão as recentes acusações russas ao país. Putin será o principal orador.
Obituário

Gertrude Himmelfarb (1922-2019): homenagem pessoal /premium

Foi sobre o mistério da cultura política de língua inglesa — associando liberdade e sentido de dever — que a distinta historiadora Gertrude Himmelfarb nos deixou uma obra inesquecível.
História

Os nomes do que comemos: vulgar ou mosto ardente /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Como a Peste Negra esvaziou Lisboa em 1569 /premium

190
Há 450 anos, a “Peste Grande” de Lisboa matou 50 mil pessoas. Em muitas casas, como na de António Rodrigues, da freguesia de Santiago, morreu toda a família. Foi a pior epidemia desde o século XIV.
Grupo Espírito Santo

Como “Ninita” se tornou a portuguesa mais rica /premium

Bisneta, neta, sobrinha e filha única, casada com um primo que liderou os Espírito Santo. Herdou várias fortunas mas manteve uma vida quase invisível. A saga e as fotos inéditas de Maria do Carmo.
Vladimir Putin

Polónia está preparada para guerra informativa

São declarações do governo polaco que têm como alvo as recentes acusações de Putin. A Rússia acusou a Polónia de assinar um pacto secreto com a Alemanha antes da II Guerra Mundial.
2019

Do amor a crime. 39 histórias que contámos em 2019

Como a chegada à Lua e o festival de Woodstock se viveram em Portugal. Os 50 anos do crime de Charles Manson ou do sismo que matou 13 pessoas. E Fernão de Magalhães, claro.
Comida

Marinhas: há 65 anos a fazer queijos e manteiga

7920
Há 65 anos nasceu em Esposende a primeira fábrica de laticínios certificada em Portugal. A Marinhas é uma empresa familiar, onde o queijo e a manteiga são ainda produzidos de forma 100% artesanal.
História

Os nomes do que comemos: ninfas e dragõezinhos /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Há cem anos Keynes antecipou o futuro da Europa /premium

O grau premonitório de "As Consequências Económicas da Paz" é tal que a interpretação da História e da Economia parece ciência de regra e esquadro. Carlos Maria Bobone lembra porquê.
História

Palavras, Deus e a História

Sendo rigorosos, na História, como na vida, não há Progresso nem Regresso, não há ciclos, nada se repete. Há apenas o Presente, memórias e expectativas.
História

Os nomes do que comemos: oito cornos e a maratona /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Tucídides na Arrábida

Só travando a separação entre verdade e política é possível enfrentar o domínio da política emotiva, manipuladora de paixões que substituem o pensamento deliberativo por reivindicações impositivas.
História

Os nomes do que comemos: a especiaria mais cara /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

1041
João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

245
Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

295
Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
II Guerra Mundial

Escravas sexuais usadas pelo exército japonês

643
As mulheres eram da Coreia do Sul, Taiwan, Austrália, Filipinas e Japão e os documentos agora divulgados sublinham o papel do Estado no chamado sistema de "mulheres de conforto".
História

Os nomes do que comemos: fénix e ilhas do Maluco /premium

149
As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Alemanha

Crimes nazi inseparáveis da identidade alemã

1336
É uma afirmação proferida pela chanceler alemã à saída do campo de Auschwitz- Birkenau. Merkel considera que "a homenagem digna às vítimas é uma responsabilidade que nunca poderá acabar".
Campos De Concentração

Merkel visita Auschwitz pela primeira vez 

119
A chanceler alemã, Angela Merkel, visita pela primeira vez o campo de Auschwitz-Birkenau. A chefe do governo da Alemanha é a terceira chanceler a visitar o antigo campo de concentração e extermínio.
Nostalgia

Era assim a primeira árvore de Natal em Portugal

2492
D. Fernando II trouxe um hábito da Áustria: decorar um pinheiro com frutos, velas e animais. Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena recria aquela que foi a primeira árvore de Natal em Portugal.
Atualidade

A história da primeira árvore de Natal portuguesa

763
Quase 200 anos depois, o Palácio da Pena reconstrói a primeira árvore de Natal feita em Portugal, por D. Fernando II. Tem frutos da época, velas e brinquedos por embrulhar. Veja o vídeo.
A página está a demorar muito tempo.