O filme “As Mil e Uma Noites”, do realizador português Miguel Gomes vai ser exibido no âmbito da 40.ª edição do Festival de Cinema de Toronto, que abre esta quinta-feira naquela cidade do Canadá.

Da programação do festival faz também parte a curta-metragem “Noite Sem Distância”, do espanhol Lois Patiño, filmada em Portugal e produzida pelo certame Curtas de Vila do Conde.

A trilogia de Miguel Gomes e a curta de Lois Patiño fazem parte da secção “Wavelengths” do festival, que decorrerá até 20 de setembro.

Desde a sua estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, “As Mil e Uma Noites” esteve presente em festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Vila do Conde, Nova Zelândia, Austrália, onde foi distinguido com o prémio do Festival de Sidney, e Polónia, onde recebeu o prémio da crítica.

Rodado em película, o filme é uma coprodução entre Portugal, França e Alemanha, e o primeiro volume “O Inquieto”, estreou em sala a 27 de agosto, seguindo-se “O Desolado”, a 24 de setembro, e, finalmente, “O Encantado”, a 01 de outubro.

Esta semana, a Academia Portuguesa de Cinema anunciou que “O Desolado” foi escolhido para candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR