Dificilmente seria possível superar as expectativas da enorme legião de fãs, mas ainda assim a reunião do elenco da série Friends aconteceu no final de janeiro. O encontro pode ter servido para homenagear o realizador norte-americano James Burrows, que dirigiu alguns dos episódios da sitcom, mas não foi isso que fez com que a imprensa internacional desse tanto destaque (e títulos) à reunião. Em causa estava uma série que se acredita ter marcado uma geração e que, mais de dez anos depois, continua a dar que falar.

O encontro, planeado e emitido pela NBC, realizou-se no final de janeiro mas só agora se conhece o que se passou durante as duas horas em que cinco membros do elenco — Matthew Perry, que fazia de Chandler, não esteve presente — recordaram os 10 anos de série (de 1994 a 2004). Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow) e Joey (Matt LeBlanc) sentaram-se todos num mesmo sofá para felicidade de muitos, mas a dinâmica de grupo esteve bem longe daquela que um dia foi eternizada no pequeno ecrã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tento o The Guardian como o The Daily Beast fazem retratos críticos a um encontro frouxo em amizade e em segredos desvendados — o primeiro jornal chega até a enumerar os piores momentos da noite, enquanto no segundo lê-se que, talvez, 12 anos depois do fim da série a amizade tenha acabado.

Ainda assim, nem todos os relatos são negativos e há meios que optam por evidenciar as poucas descobertas — como quem diz faits divers — que se conseguiram extrair da conversa, tal como fez o New York Post. E aqui vão elas:

1. O grupo jogava póquer no estúdio. James Burrows não é só o responsável por lançar a carreira do grupo de atores, como teve um dedinho (ou uma cartada) na união do mesmo. O realizador encorajou os então jovens artistas a criarem laços de amizade na vida real e, para isso, “convidou-os” a jogarem póquer. “Ele deu-nos o seu camarim (para jogar)”, comentou Kudrow. “Eles até escreveram um episódio sobre isso”, acrescentou Aniston.

2. Viam os episódios juntos e ajudavam-se uns aos outros. Durante a primeira temporada, o grupo tinha por hábito reunir-se todas as semanas nas casas uns dos outros para ver os episódios em conjunto e dar sugestões. Era uma questão de apoio coletivo, tal como lembrou LeBlanc.

3. O tão falado contrato que impedia os atores de dormirem uns com os outros nunca existiu. Foi Krudow que o confirmou assim que a pergunta surgiu: “Nunca me pediram para assinar nada assim”.

4. Durante 10 anos, Aniston, Kudrow e Cox comeram o mesmo almoço. As três atrizes almoçavam todos os dias juntas e comiam sempre aquilo a que chamavam de “salada da Jennifer”.

5. Aniston e Cox poderiam ter interpretado os papéis uma da outra. Ao início, Aniston fez uma audição para dar vida ao papel de Monica e Cox ao de Rachel. Nunca houve, no entanto, qualquer desentendimento por causa disso.