Chegou outra vez aquela altura do ano em que o cinema italiano se mostra a Portugal em quantidade, qualidade, variedade e boa ordem. A 9ª edição da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano começa amanhã, dia 30, em Lisboa, e vai até 7 de Abril, nos cinemas São Jorge, UCI-El Corte Inglés e na Cinemateca. Depois, os filmes irão passar por mais 14 cidades portuguesas, um recorde para este certame (Cascais, Coimbra, Porto, Aveiro, Elvas, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Braga e Beja) e 9 lusófonas (Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre).

Em particular destaque na Festa 2016 estão Fellini e o recentemente falecido Ettore Scola. Do primeiro, veremos a cópia restaurada em digital de “8 ½”, e a exposição de fotografias de cena do filme, da autoria de Gideon Bachman. Com elas virá, para fazer parte desta homenagem a Federico Fellini, Gianfranco Angelucci, amigo e colaborador de longa data do autor de “Amarcord”, que também já presidiu à Fundação Fellini.

De Scola, será apresentada na Cinemateca uma selecção de filmes seus, como argumentista e depois como realizador, bem como o documentário biográfico “Ridendo e Scherzando, ritrato di un regista all’italiana”, rodado em 2015 por Paola e Silvia Scola, filhas do autor de “Feios, Porcos e Maus”. De entre a programação das várias secções desta 9ª edição da Festa, seleccionámos 9 propostas. (Ver todas as informações em aqui)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Conto dos Contos” (Matteo Garrone) – O filme de abertura da Festa, assinado pelo autor de “Gomorra” e “Reality”, é composto por três fantásticos e cruéis contos de fadas sicilianos recolhidos no século XVII pelo poeta Gianbattista Basile, e filmados, em co-produção com a França e a Grã-Bretanha, com um orçamento de vários milhões de euros e um elenco internacional que inclui Salma Hayek, John C. Reilly, Vincent Cassel ou Toby Jones. Competiu no Festival de Cannes. (Dia 30, São Jorge-Sala Manoel de Oliveira , 21.30)

“Suburra” (Stefano Sollima) – O realizador de “Gomorra, A Série”, propõe-nos aqui um “thriller” político à italiana, com todos os ingredientes do género: famílias mafiosas em disputa por um lucrativo negócio – a transformação do porto de Ostia, em Roma, numa meca do jogo -, políticos viciosos e corruptos e até mesmo o Vaticano metido ao barulho. Tudo perante a impotência (ou a indiferença) da polícia. (Dia 31, São Jorge-Sala Manoel de Oliveira, 21.30; dia 2, São Jorge-Sala Manoel de Oliveira, 21.30)

“Nessuno si Salva da Solo” (Sergio Castellito) – Sergio Castellito é um dos mais destacados actores do cinema italiano, também realizador (estreou-se a filmar com o divertidíssimo “Libero Burro”, em 1999), que se move com desenvoltura da comédia ao drama, e um pouco por todos os géneros. Traz á Festa o seu novo filme como realizador, “Nessuno si Salva da Solo”, sobre um casal recém-separado e com dois filhos. (Dia 1, São Jorge-Sala Manoel de Oliveira, 21.30; dia 4, São Jorge – Sala 3, 22.00)

“Sangue del mio Sangue” (Marco Bellochio) – Exibido no Festival de Veneza, este fascinante filme do veterano Marco Bellochio passa-se em duas épocas separadas por centenas de anos. No século XVII, uma freira que seduziu um jovem cavalheiro é emparedada viva num castelo como punição. Nos nossos dias, um homem visita o castelo e descobre que este é habitado por um misterioso aristocrata que vive apenas de noite. (Dia 1, UCI-El Corte Inglés, Sala FCI, 21.45; dia 4, UCI-El Corte Inglés, Sala FCI, 19.15).

“Marcello Mastroianni, Lembro-me, Sim, Eu Lembro-me” (Anna Maria Tató) – Este documentário biográfico foi rodado por Anna Maria Tatò em Julho de 1996, durante as filmagens de “Viagem ao Princípio do Mundo”, de Manoel de Oliveira, o último filme de Marcello Mastroianni, que morreu no ano seguinte. O actor fala da sua infância, das relações com os pais, da descoberta do cinema, da sua carreira ou da amizade e do trabalho com Fellini, entre muitos outros assuntos. (Dia 2, Cinemateca, 17.00)

“A Espera” (Piero Messina) – Anna (Juliette Binoche) viva uma vida solitária numa enorme vila siciliana. Um dia, bate-lhe à porta Jeanne (Lou de Laage), que diz ser namorada de Giuseppe, o filho de Anna e que foi convidada por este para passar alguns dias de férias na sua casa da Sicília. Anna não sabe de nada e o filho está ausente, mas mesmo assim deixa que Jeanne se instale e espere por Giuseppe. E as duas mulheres começam lentamente a conhecer-se. (Dia 2, UCI-El Corte Inglés, Sala FCI, 19.15).

“Mergulho Profundo” (Luca Guadagnino) – O novo filme do realizador de “Eu Sou o Amor”, que se prepara fazer o “remake de “Suspiria”, é uma nova versão de “A Piscina”, de Jacques Deray (1967). Uma estrela de rock (Tilda Swinton) e o namorado cineasta (Matthias Schoenarts) estão de férias numa ilha do Mediterrâneo, quando aparecem o produtor e ex-namorado dela (Ralph Fiennes) e a sensual filha deste (Dakota Johnson). Os egos vão chocar e o sexo carburar. ( Dia 3, UCI-El Corte Inglés, Sala FCI, 21.45)

“Anna (Per Amor Vostro)” (Giuseppe Gaudino) – Valeria Golino ganhou a Taça Volpi de Melhor Actriz no Festival de Veneza com a sua interpretação neste filme de uma mulher de Nápoles que se acomodou à sua rotina de dona de casa e mãe de família. A sua vida tornou-se tão cinzenta, que já nem consegue ver o mundo a cores. Até ao dia em que surge no horizonte a possibilidade de um novo amor. (Dia 4, Cinema São Jorge-Sala Manoel de Oliveira, 21.30).

“Quo Vado?” (Gennaro Nunziante) – A encerrar esta 9ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, uma comédia que foi um gigantesco sucesso comercial em Itália, superando o novo filme da série “Guerra das Estrelas”. Interpretada e co-escrita pelo popular cómico Checco Zalone, “Quo Vado?” é a história de um homem comodista que sempre conseguiu viver a vida como queria, sem muito incómodo nem esforço, mas que de repente se vê perante um dilema no seu confortável emprego: ser despedido ou ser transferido para longe. E o inferno começa. (Dia 7, São Jorge-Sala Manoel de Oliveira, 21.30)