Histórico de atualizações
  • Encerramos aqui o liveblogue que tivemos aberto desde a tarde de ontem para acompanhar o massacre em Munique.

    A zona onde Ali David Sonboly – cujo perfil traçámos aqui – matou 9 pessoas e feriu várias outras está a regressar à normalidade, com algumas pessoas a prestarem a sua homenagem às vítimas.

    Obrigado por ter acompanhado o nosso liveblogue.

  • Merkel: Alemanha em "luto profundo"

    A chanceler alemã deu uma curta conferência de imprensa após reunião do Conselho de Segurança e garantiu que toda a Alemanha partilha o “luto profundo” dos afetados diretamente pela tragédia.

    “Partilhamos a vossa dor — estamos a pensar em vós e a sofrer convosco”, disse Angela Merkel, fazendo votos para que os feridos recuperem rapidamente.

    A chanceler alemã garante que fará “tudo o que for necessário para assegurar que a liberdade na Alemanha é preservada”, depois deste ataque “difícil de suportar”.

  • Quem era Ali David Sonboly, o “filho do taxista”? E porque quis matar?

    Quem era Ali David Sonboly, o “filho do taxista”? E porque quis matar? Leia o retrato do jovem atirador.

  • Três turcos entre as vítimas

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia confirmou que há três pessoas com nacionalidade turca entre os mortos.

  • Esta será a primeira foto de Ali David Sonboly

    https://twitter.com/Holbornlolz/status/756795474389131264

  • "Um tiroteio de raiva clássico. Não terrorismo"

    Mais informações dadas pela polícia:

    • Há indicações que o atirador poderia estar ou já ter estado sob tratamento psiquiátrico. Mas não tinha cadastro significativo, além de um envolvimento num pequeno furto com outros jovens, há vários anos.
    • A polícia explicou que o alvo privilegiado do jovem eram outros jovens.
    • O atirador, esquerdino, terá mesmo cometido suicídio com um tiro na cabeça com a própria arma.
    • A arma utilizada foi uma Glock de 9mm. Não tinha licença de porte de arma, diz a polícia.
    • Tinha cerca de 300 balas na mochila e no quarto existia um livro sobre casos de outros ataques do género. Era “obcecado por tiroteios”
    • Foram apreendidos documentos e o computador pessoal do jovem. Não há qualquer carta de despedida.
    • Os pais, diz a polícia, ainda não estão em condições para prestar esclarecimentos.
    • Polícia não confirma que o atirador criou o Facebook falso. Essa hipótese está a ser investigada. Polícia avisa que se houver pessoas a criar informações falsas sofrerão consequências legais.

    Polícia confirma que houve 10 mortos, incluindo o atirador, com 27 feridos, incluindo 10 com gravidade. As vítimas são, sobretudo, jovens.

  • Atirador terá agido sozinho. Não há provas de ligação ao Estado Islâmico

    Está a decorrer a conferência de imprensa da polícia alemã.

    As provas parecem indicar que o atirador agiu sozinho, não há evidências de ligação a movimentos terroristas nem parece estar relacionado com a crise dos refugiados.

    “Não há quaisquer indicações, com base numa pesquisa intensiva, que o atirador teria ligações ao Estado Islâmico”, afirma a polícia.

  • Atirador criou "Facebook falso" para atrair jovens ao restaurante

    Acredita-se que Ali David Sonboly terá criado uma conta falsa no Facebook para atrair jovens para o restaurante McDonald’s, às 16h, oferecendo-se para pagar comida a quem viesse. A conta falsa no Facebook era, claro, de uma rapariga a que chamou Selina Akim.

  • David Sonboly será o nome do atirador

    A imprensa local já está a noticiar o nome completo do atirador. “David S.” chamava-se “David Sonboly“.

    Em outras notícias, o nome do atirador aparece como “Ali David Sonboly“.

  • David S. "Um tipo pacato"

    Enquanto aguardamos pela conferência de imprensa da polícia, agendada para os próximos minutos, a imprensa alemã traz alguns detalhes sobre a identidade do atirador.

    A Spiegel Online diz que o jovem se chamava David, e do seu sobrenome apenas é conhecida a primeira letra: S. “David S.”, portanto.

    O tablóide Bild, face à escassez de informação, falou com vizinhos do rapaz, que vivia com os pais na cidade.

    “Ele vivia mesmo ao meu lado”, disse um vizinho do jovem que, segundo a imprensa alemã, se chamava David. “Um amigo meu foi colega de escola dele e disse que era um tipo pacato. Ele reconheceu-o nos vídeos que foram divulgados”.

  • Conferência de imprensa da polícia dentro de momentos

    Bom dia,

    Continuamos a concentrar neste liveblogue a cobertura das últimas notícias sobre o ataque que vitimou 9 pessoas (10, contando com o atirador que se terá suicidado) e deixou vários feridos, três dos quais em estado crítico.

    Está agendada para as 10h30 uma conferência de imprensa da polícia em Munique. A polícia já esteve no apartamento onde vivia o atirador e essas buscas poderão ser úteis para perceber as motivações do jovem de 18 anos — até ao momento, o dado mais significativo que existe nesse âmbito foi o grito do atirador “Eu sou alemão – malditos turcos!“.

    Vamos acompanhar a conferência de imprensa da polícia de Munique. Fique connosco.

  • O que foi confirmado pela polícia de Munique

    Ao final da tarde de sexta feira, em Munique, Alemanha, um homem disparou sobre pessoas na rua, primeiro à porta de um restaurante de fast food, depois dentro de um centro comercial.

    A polícia da cidade confirmou que o atacante foi encontrado morto. Provavelmente suicidou-se mas as autoridades ainda terão de confirmar se o suspeito não terá sido atingido por disparos das próprias forças policiais.

    Este mesmo atacante foi identificado como um homem de 18 anos, com dupla nacionalidade, alemã e iraniana, filho de iranianos, que vive em Munique “há algum tempo”.

    No ataque, até ao final da conferência de imprensa da polícia, foram confirmadas nove vítimas mortais, entre elas adolescentes. Foram também registados, até à mesma altura, 16 feridos (incluindo crianças), 3 em estado crítico e outros 13 ainda em tratamento.

    Até ao início da madrugada deste sábado não foi adiantado nenhum motivo para o ataque nem nenhuma associação entre o atacante e qualquer organização.

    No momento do ataque foi visto um carro a sair do local a grande velocidade. Na viatura seguiam duas pessoas, facto que levou as autoridades a suspeitar que o atacante teria cúmplices. Mais tarde, a polícia confirmou que as pessoas dentro do carro não estavam relacionadas com o ataque.

    As investigações vão continuar. A polícia vai começar pela história do atacante, pela sua vida pessoal e o seu ambiente mais próximo. Também será feita uma investigação forense. Houve 2300 polícias envolvidos, apoiados por elementos das forças especiais. Forças do estado alemão da Baviera mas também da Suíça e da Áustria estiveram envolvidas na operação.

    O responsável pela polícia de Munique adiantou que mais informações deverão ser reveladas este sábado por volta das 11h30, hora local, 10h30 em Portugal continental.

    O Observador vai continuar a acompanhar todas as investigações e informações sobre o ataque em Munique.

  • “Há crianças entre os feridos e há pessoas novas, adolescentes, entre as vítimas mortais”

  • “Vamos começar pela história do atacante, pela sua vida pessoal e do seu ambiente mais próximo. Temos a identidade do suspeito e é por aí que vamos começar.”

  • “Confirmo que o atacante tinha dupla nacionalidade, alemã e iraniana. Não tenho conhecimento de feridos por parte da polícia”

  • “Diria que por volta das 11h30 deste sábado [hora alemã, 10h30 em Portugal], poderemos dar mais informações”

  • “Nunca há garantias a 100% de segurança, mas não nos parece que as pessoas devam estar assustadas”

  • “O atacante foi encontrado por volta das 21h30. Estamos a pedir imagens às pessoas que as tenham captado”

  • “Se o atacante tinha um passaporte alemão? Não sei, isso será investigado”

  • “Um veículo deixou o local do ataque a alta velocidade mas as duas pessoas nesse carro não estavam relacionadas com os acontecimentos”

1 de 6