Foi através de um vídeo de apresentação no site oficial da companhia que, esta quinta-feira, foi anunciada a Nintendo Switch. Esta é uma consola que pode ser utilizada em casa ou na rua, por um só jogador ou por vários em simultâneo, com jogos que são adaptados aos diversos formatos, podendo começar o jogo em casa e continuar na rua, sem interrupções.

Para o uso doméstico, a consola é colocada numa base que se liga à televisão, funcionando assim como uma consola tradicional. Quando retira a Switch da base o jogo passa automaticamente para o modo portátil e fica pronto para levar consigo, tudo em alta definição.

Os comandos para esta consola vão permitir diferentes utilizações. Podem ser usados em simultâneo pela mesma pessoa ou funcionar de forma individual, como se fossem dois comandos, para partilhar com um amigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Encaixam nas laterais da Nintendo Switch, ou do adaptador, para manter a sensação que se está a usar uma consola portátil. Existe ainda um outro comando com um design mais semelhante aos que podemos encontrar nas diversas consolas domésticas.

Uma outra funcionalidade da nova consola passa por poder ser ligada a outras Switch, via wireless, para que todos possam ver o que está a acontecer e permitir uma jogabilidade melhor em modo multiplayer.

Em comunicado, Satoru Shibata, presidente da Nintendo Europa, espera que “este primeiro olhar sobre a Nintendo Switch permita aos fãs imaginarem o potencial da liberdade para jogarem onde, quando e como quiserem”. Acrescentou que as equipas envolvidas estão a trabalhar “arduamente no sentido de proporcionar experiências únicas e novas para todos e estamos desejosos de poder revelar ainda mais”.

Demonstrações completas de jogos, a data de lançamento da própria consola e a configuração do produto serão disponibilizadas antes do final do mês de março de 2017.